Curtam esse comentário para que eu reassista essa aula mil vezes. Preciso me libertar de uma relação. Desejo a todos os empatas liberdade desses seres.
@@marianateixeira5944 simmm, tbm passei por isso. Tbm tem as pessoas que "sem ouvir" o que realmente vc está contato, já vem com a resposta pronta, mas ela não fez isso pra te proteger? Por medo? Pq te ama? Querendo acertar?
Exatamente! Nos olham com tanto julgamento quando resolvemos abrir que só contribui pra mais sentimento de culpa ainda, por mais que saibamos que o problema não está em nós. E quanto às frases prontas, é BEM ISSO.
Eu sou cristã e pensando nos valores do cristianismo decidi não cortar o contato com a minha mãe 100%, mas reduzi muito o contato e tudo que falava pra ela. O tempo passou, e minha mãe morreu há 5 anos. No ano passado comecei a pensar em como nossa vida mudou, está calma, sem tretas, fofocas, alfinetadas e etc... Inocentemente, pensei: "mas há quanto tempo está assim?"... "Ahhh, está assim há uns 4 anos.".... "Puxa, bem o tempo que minha mãe morreu." Lembro que esse insight me deixou reflexiva por dias. A morte dela foi triste, mas nos libertou.
Respeito seus valores cristãos,mais o problema é que muitos cristãos acha que é obrigatório conviver com pessoas desse tipo,por que se afastar 100%,a pessoa já é taxada de ser ruim,mau agradecida,imagina por exemplo você descobrir que vive com psicopata ou narcisista certo é cortar os laços,a igreja até hoje falha muito nisso em não dá atenção direito as pessoas que estão sofrendo com pessoas assim,quando alguém vai lá pedir ajuda,já jogam na cara que você está desrespeitando os pais,que está pecando e etc,vejo muito isso!
EU TENHO ESSA SENSAÇÃO, NAO SÓ A IGREJA MAS A SOCIEDADE ACHA Q TEM Q HONRAR PAI E MÃE E SE DESONRAR,PQ É CONTRA A VIDA VC VALORIZAR TANTO ALGUEM TENDO QUE PASSAR POR CIMA DE VC MSM. AMAR O PRÓXIMO COMO A TI.... ISSO JA TA FORA DOS MANDAMENTOS. MAS EU TÔ FAZENDO MINHA PARTE, ELA É MUITO MÁ COM TODOS NÓS, MAS TÔ CONSEGUINDO VER A CRIANCA FERIDA NA INFÂNCIA, E ISSO FAZ OLHAR COM AMOR, MSM ELA ME AGREDINDO E QUERENDO ME MATAR KKKKKK. MAS DEUS É FIEL,EU VOU SER CURADA E LIBERTA DESSE CATIVEIRO. JA SAI UMA VEZ E ELA ME CONVENCEU A VOLTAR PRA ME INFERNIZAR,FINGIU TER MUDADO NA IGREJA E EU CARENTE ACREDITEI. A TARY ME AJUDOU MUITO NESSE PROCESSO. UM ANJO DE DEUS NAS NOSSAS VIDAS. MAS EU VOU EVOLUIR PRA SAIR DAQUI. ENTAO TO FAZENDO O QUE DEUS MANDA, SEGUINDO A MONHA BÚSSOLA INTERNA E TO ME SENTINDO MAIS EM PAZ ,PERDOANDO E ESQUECENDO O MAL QUE ELA ME CAUSA/CAUSOU. ACABEI ABSORVENDO O STRESS E GRITOS DELA, ME PEGO AGINDO PARECIDO COM ELA E COM OUTRAS PESSOAS, POR ISSO LUTO PRA ME CURAR,CUSTANDO MUITA LÁGRIMA E DOR, MAS TA SENDO LIBERTADOR. VOU VOAR E SER FELIZ COM AMOR E PAZ. ❤😊
Tb cheguei a conclusão de que só seria possível nos termos paz quando ela morrer e parar de querer nos destruir. ESPERO EM DEUS QUE ELA MUDE, mas se não mudar azar o dela. Eu sei que Eu e a minha Casa Serviremos ao Senhor e Vamos sim viver com Deus no céu, na cidade Santa❤😊
Sinto mesmo sobre meu pai. Sou doente, e herdei os problemas dele, só que meu pai além dele ser problemático, é totalmente ignorante, acho que por culpa da p..... da religião. Tenho a sensação de que quando ele morrer vou me libertar... Mas na lógica, acho que só vou achar outro problema pra não ser feliz
Eu nunca vi uma pessoa externa com tanto fervor e emoção o que ela faz, essa mulher deve ser a pessoa mais feliz do mundo falando sobre o que ela ama. Sensacional.
Eu me casei com um homem assim. Eu era personal trainer. Linda e bem sucedida. Ele foi me tirando aos poucos meus amigos, familiares e até minhas alunas. Ele falava que não confiava. E eu ia cedendo até parar tudo. De repente me vi sozinha, sem trabalho, sem amigos e sem ninguém. Ele me humilhava e me agredia de todas as formas possíveis. Eu não conseguia me livrar dele pois ele dizia que sem ele eu não era ninguém. Eu acreditava e eu entrei em uma profunda depressão. Nos separamos drasticamente, ele me pos pra fora de casa depois de 10 anos assim. Eu perdi minhas funções renais e fui hospitalizada. Ele nunca foi me ver. Perdi tudo e todos. Minha saúde, nunca mais pude trabalhar. Ele me destruiu e fez com que eu me destruísse também. Hoje eu luto por uma reconstrução de identidade e fisicamente também. Meus cabelos caíram, perdi mais de 10 kg. Virei um outro ser. E sei que ele se alegra com tudo isso. Mas eu encontrei Jesus no meio do nada. Hoje sei que Deus me levantará pois ele é fiel aos que tem Jesus no coração! Eu creio na minha vitória de vida! Em nome de Jesus Cristo!
Eu tenho mãe narcisista e percebi na família esse transtorno,eu desenvolvi doença autoimune renal sem causa específica eu me senti como vc falou ,estudo bastante sobre o tema e sobre autoconhecimento estou estabilizada da doença estou assumindo minha identidade real , não é fácil não é legal é doloroso mais é necessário,continuemos na caminhada muita paz luz e amor na sua vida.
Tive minha vida e minha personalidade esmagada devido uma mãe narcisista. Que usava palavras como "miseravel" pra se referir a mim o tempo todo. Eu me cobrava muito e me sentia mal, ela me convenceu de que eu era uma pessoa ruim, que merecia morrer sozinha, destruiu meus relacionamentos e destruiu minha carreira. Desenvolvi muitas fobias, depressao, ansiedade...Cheguei ao extremo de tentar suicidio. Podcasts como esse fez eu refletir: Eu nao estou sozinha, eu nao sou um monstro.
MEU DEUS! Eu vivi isso toda a minha vida. Desde de pequena com minha mãe. Minha mãe sentia inveja de mim, me fazia ficar frustrada, até faculdade tive que fazer escondido porque ela nunca foi a favor. Nunca. Pois ela nunca teve estudos. Com os anos percebi. Mas mesmo assim ela me fazia ficar mal, após o falecimento do pai que tem 7 meses. Ela mudou. Começou a ficar bem pior comigo. Me fez ESTOURAR. Nunca havia gritado com ela, nada. Aí ela quis fazer isso para me expulsar de casa e implorar para ela. Para que fosse dependente dela. Hoje agradeço a Deus. Pois perdi contato com ela. Mas ela sempre procura ver minhas coisas por fake e comentar coisas desagradáveis. E fez meu irmão, cunhada, família inteira todos me odiarem. E nem falarem mais comigo. E olha que sempre fiz de tudo por ela, vivia pra ela, fazia DE TUDO. MAS NUNCA nada estava bom ou eu conseguia fazer ela feliz. Por anos me questionava e fazia de tudo para ela me amar.. Me tornei sozinha. Sendo assim, agora tenho paz. Mas esse vídeo foi fundamental. Mesmo sendo psicóloga e tendo conhecimento na área. Não sou especialista nesse assunto. Mas gratidão por esse vídeo. Que é fundamental. DETALHE: Nunca sou de comentar vídeos. Mas esse não teve jeito. Gratidão.
Super te entendo! Eu também tudo que conseguia fazer cursos até tirar carta, era escondido ou eu começava e dps contava… ela não gostava de me ver bem com meu pai meu irmão! Só Deus sabe!!!
E como é difícil expor pra sociedade, visto que a mãe é algo tão vislumbramente sagrado. Tive e tenho problemas, pq se fala sobre a mãe o problema está em vc.
Ela tem uma expressão teatral de exposição dos assuntos e uma boa narração de detalhes, que faz a gente voltar às cenas e entender muito bem cada situação 👏👏👏👏
Dizem que pessoas autistas tem formas diferentes de se comunicar, e as vezes têm dificuldade, talvez seja por isso ela é tão autêntica. Acredito que ela se ajustou a esse modo para que sempre que se comunicasse fosse mais facilmente compreendida.
Seria ótimo, se falasse sobre filhos adultos narcisista, pois creio que vivi um relacionamento abusivo vindo da minha filha, por ter um amor incondicional por ela e meus outros dois filhos, me submetir a muitas humilhações, ela me humilhava e eu sempre pensava que por eu ser mãe tinha que perdoar, pois como mãe tinha que ensinar minha filha perdoar, estou a um tempo sem falar com ela, isto me dói muito, como se eu tivesse um câncer na alma, mas tomei uma decisão ainda que eu morra, não tentarei mais conviver com ela, peço a Deus todos os dias que me dê forças e sabedoria pra lidar com isto.
Ela é maravilhosa desse jeitinho mesmo. Através dos vídeos dela e de um grupo de apoio que ela tinha mudei os rumos da minha vida desde 2018. Gratidão eterna 🙏
Cara, não consigo descrever o quanto esse Vênus foi necessário na minha vida. Sempre me enxerguei uma pessoa fria, insegura de baixa autoestima...simplesmente por aceitar a definição repetida diariamente pra mim por uma mãe narcisista. Depois de ter minha liberdade financeira, meu próprio espaço e morar a uma longa distância, fui percebendo que essas características não eram de fato minhas, mas sim de alguém "moldado" a pensar que era assim. Quando a visito, volto a ter esses sentimentos e sempre que fica claro que hoje sou independente tanto no financeiro como no emocional, parece que a pessoa não descansa até fazer do encontro familiar um inferno. Hoje ouvindo esse Vênus, a cada sintoma descrito pela Taryana eu gritava mentalmente: "caralho, é assim mesmo!" e consegui entender a razão de infinitas complexidades na minha cabeça e na minha relação com meus irmãos, amigos e parentes que estão envolvidos na relação direta com ela. Infelizmente nunca consegui convencê-la de procurar um profissional, pois segundo ela, ela não é "maluca" pra ter que ir em psiquiatra ou psicólogo e eu que sou muito ignorante e ingrata de pedir isso depois de tudo que ela fez por mim. Tô num sentimento misturando choro de tirar o peso da culpa e de me achar ingrata com "puta que pariu, isso tem diagnóstico, agora tudo faz sentido e eu não tô sozinha nesse mundo" que vocês não tem noção. Sou daquelas que só assiste e curte e n comenta muito, mas nesse ep não teve jeito, preciso dizer que vocês 3 são fodas e extremamente necessárias pra gente aqui do outro lado da telinha ❤️❤️ obrigada, obrigada, obrigada!
Também mudei de estado para ficar longe, e ela tenta baixar minha autoestima e cria rivalidade entre eu e minha irmã.. minha irmã fica de rivalidade por não sacar que é a veia que faz o jogo.. eu resolvi não participar disso
Taryana deve ser uma ótima terapeuta pois viveu tudo que relata! Eu tenho um leve autismo e uma mãe narcisa. A vida foi muito gentil comigo e aos 14 anos ingressei em uma escola militar em outra cidade. Longe de casa sob o rigor da escola passei por uma metamorfose. Quando voltei para casa tudo ficou diferente " Aquela escola estragou voce..." remungava ela. Nunca perdi meu afeto mas nunca mais conversei com ela assuntos intimos, ela nunca conheceu minhas namoradas e só conversavamos sobre temas triviais, politica, futebol,etc. Tenho 66 anos e acho que tudo deu certo!
Meu dentista , um homem de 60 anos, e bem meu amigo, me contou q foi salvo pela escola militar. A mãe dele queria q ele fosse uma menina e q cuidasse dela. Queria q ele fizesse serviços domésticos junto a ela (filho único) e se vestisse dum jeito mais feminino . Corria com as namoradas dele dizendo q “ele tinha mais o q fazer em casa …” . Botava culpas nele , chantagem emocional ….um troço horrível . Dai ele foi estudar no colégio militar em POA/rs e começou a viver . Mas mesmo assim ficou com sequelas . Não consegue permanecer casado e vai a psiquiatra 2 x por semana
Assistindo a Dra Taryana falar, eu realmente me sinto tomando a "red pill do Matrix'. 33 anos, saindo de uma depressão profunda, descobri finalmente a gênesis de todos os meus traumas: Minha mãe narcisista e, possivelmente, sociopata. É até um pouco assustador perceber que me vi em praticamente todas as situações expostas nas quase 3h de podcast. Só quem viveu ou passou por algo parecido, pode saber o quanto afeta a nossa vida, psicológico e até percepção da realidade. No mais, obrigado meninas do Venus. Essa entrevista realmente mudou a vida de alguém. Um beijo.
Ouso dizer que chega a ser desesperador, minha mãe tem o diagnóstico de bipolar e narcisista já há alguns anos, e vendo hoje o vídeo porque a minha filha pediu, eu me vejo em um misto de sentimentos, ainda bem que a teria já existe na minha vida.
Pra quem ainda está aqui, já fazem dois meses que descobri por meio desse episódio que sofri abuso a vida toda. Com ele, todas as peças se encaixaram. Depois de umas duas semanas derrubado pela quantidade de informações esfregadas na minha cara, resolvi arregaçar as mangas e cutucar a ferida pra finalmente fechá-la. Estou tratando desse tema fortemente na terapia. Li e busquei formas de lidar com a situação, porém, como a Dra. disse, só há duas realmente eficazes: Total afastamento e aplicação do método Pedra Cinza. Ainda é difícil, leva tempo, mas é realmente curioso ver como funciona. A impressão que dá é que agora sim, depois de 33 anos, estou livre pra viver a minha vida. Se você leu esses comentários e se identificou com o episódio, não desista. Você não é o único e sim, há solução. Procure ajuda. Foque na sua vida. Um abraço.
Por mais que Taryana explique com sua maestria impecável o que é uma mãe narcisista, só quem teve esse azar gigantesco sabe o real significado dessa sentença de morte em vida. Minha eterna gratidão a você Tary. Felizmente minha "genitora" já faleceu. Sim, FELIZMENTE.
Esse é o sentimento mesmo. Mas vai falar isso pra qualquer pessoa que não tenha noção do que é isso, e quem será taxado de vilão da história é você. A instituição "mãe" é sagrada a ponto de qualquer ato ser justificável. Minha mãe ainda está viva e hoje já consegui me distanciar um pouco dela. Nunca consegui que ela procurasse ajuda, então fico só imaginando o que possa ser; transtorno de personalidade narcisista ou borderline... não sei. Só sei que a esperança de ter um diagnóstico ajuda a tirar da gente a culpa de querer se afastar de quem a gente deveria amar incondicionalmente.
Infelizmente eu descobri que fui criada por uma mãe narcisista. Descobri há uns 4 meses. E esse Pod Cast só fez eu enxergar detalhes e dar sentido a toda minha infância... Nao fui amada e sempre me senti fora da caixinha. Para terem uma ideia, minha mãe não gosta que eu uso maquiagem. Me chamo de ridícula quando corto o cabelo. Toca no meu passado (na adolescência tive vários namorados) toda vez que estamos em família... Hoje tenho 40 anos, sou bem casada e o simples fato de eu ser "bem casada", (ela não teve nenhum casamento) faz com que ela fale mau do meu marido para terceiros! É horrível! Eu me afastei! Sem culpa! Hoje eu tenho vida com Deus e nada mais me faz falta!
@@cristinamarques551 se VC tiver a possibilidade de morar em outra casa... Doenças emocional também matam! Eu encontrei em Deus tudo o que eu mais, e sempre procurava!
Eu tenho 19 anos e vivo dentro dessa casa com ela, ela não me deixa ser feliz, cortar uma franja, quer que eu seja o que ela quer não deixa eu aflorar minha personalidade. Estou muito triste e tentando uma possibilidade de sair de casa, seja com meus avós no Espírito santo (moro no Rio) ou passando em algum vestibular pra ter moradia, mas é difícil até pra estudar pq vc n se sente boa o suficiente. Ela vai ficar muitooo nervosa se eu fugir, mas eu tô criando coragem pra isso. Só um desabafo, fico feliz por vc estar bem. Bjs❤❤
@@yasminfonseca4301 se puder se afastar é melhor. Porém, procure em Deus a força, o discernimento e amor que tanto falta que Ele não decepciona! Busque a Deus amiga... 🙌🏼
Quando criança eu ouvi de minha mãe que mulher feia tinha que estudar pq não ia arrumar marido pra sustentar... quando tive filhos e saí de casa ela disse que sorrindo que não me veria mais com os vestidos bonitos que eu usava pq tinha bocas para alimentar... eu via minhas amigas de escola falando com tanto carinho das mães e eu me sentia mal pq não conseguia falar da mesma maneira da minha mãe, eu só conseguia ter muito medo dela . Não é que eu não a ame, mas dentro de mim eram sempre sentimentos muito contraditórios. Tenho 45 anos e meu irmã gêmeo me diz que até hoje tem sonhos em que nossa mãe está muito brava brigando com a gente. Eu lembro dela ter me batido uma vez só na vida, mas às coisas que ela falava, as broncas que ela dava faziam a gente se sentir muito mal. Sempre tive baixa autoestima e nunca me senti merecedora de amor. Fui abusada na infância por parente, dentro de casa e passei anos calada, depois de adulta quando falei pra ela, ela fez uma expressão de perplexidade e disse que não poderíamos falar pra ninguém já que tantos anos haviam se passado. Não sei se ela é narcisista, algumas coisas batem com as características dessas pessoas. Enfim, sigo vivendo altos e baixos e em vários momentos me pergunto pq viver. Já fiz terapia, já tomei medicação psiquiátrica e assim vou levando. Não me considero uma pessoa feliz.
Mas gente, achei um corte desse podcast e acabei aqui, assistindo tudo.😳 Tô apaixonada pelo jeito da Taryana falar. ❤️ Podia ficar horas, dias, ouvindo ela falar.
Aos meus 45 anos descobri que sou filha de uma narcisista. Casei com um narcisista e ela elogiava ele e me chamava de privilegiada por ter um marido tão bom,. Eu me sentia o cocô do cavalo do bandido e ingrata, por ter 2 pessoas tão ótimas na minha vida e só quando eu literalmente adoeci, vi que eu era a vítima desses 2 narcisistas. Estou me curando, mas falta muita coisa ainda.
Te entendo, no meu caso é marido e sogra narcisistas, são 20 anos de casamento com altos e baixos, minha sogra narcisista e protege o filho, tambem esou doente da alma e tentando sair desse inferno.
@@MarciaSilva-ir7fo olá. O importante a gente manter a sanidade mental é voltar a acreditar em nós. Que somos pessoas fortes e capazes e começar a procurar a saída desse labirinto. Tenha força, foco e fé que vai conseguir. Não desanime. Ainda será muito feliz 🌹
Afastar é observar do lado de fora já será um grande passo e se amar e entregar nas mãos do Senhor Jesus essas pessoas porque elas precisam de ajuda hj tenho 52 agora depois de quase loucura que entendi não era sobre eu e sim eles 😢❤
O mais doloroso é que muitos dos narcisistas são pais e mães. A sociedade vai dizer "respeita seu pai, respeita sua mãe, eles só querem seu bem, você é um rebelde". Isso mata as pessoas por dentro fazendo elas remoerem culpa, levando à depressão e doenças psicossomáticas. A ação de narcisista já mexeu com meu emocional a ponto de sofrer com dor crônica em quase todo o corpo, gastrite, refluxo. Nos grupos do whatsapp de pessoas que sofrem por conviver com narcisistas não é raro encontrar fibromialgia, problemas gástricos, dermatológicos. Enfim, se vc conhece alguém que possa estar passando por isso compartilhe esses conteúdos. Ajude alguém a sair da bolha de manipulação de narcisistas.
Eu tenho fibromialgia por culpa do meu pai. Sofri violência física até os 18 anos e psicológica até me casar. Não sei o que ele tem, mas normal não é. Sempre foi muito religioso e ninguém acreditava em mim e achavam que eu era a rebelde. Ele é a pessoa mais mentirosa que conheço, desde criança lembro de seus desvios de caráter no casamento. Ele deve ser narcisista, eu fui a filha que mais sofreu. Ele manipulou tanto minha mãe que ela ficava cega e não via coisas que estavam à sua frente.
@@jessicasilvestrenatu imagino, moça! É muito difícil quando essas pessoas manipulam as outras pra pintar a gente como monstros, mas nós sabemos a verdade. Espero que esteja fazendo terapia e consiga se recuperar 🙏🏾 Que Deus te abençoe e te ajude a superar toda essa trajetória!
@@jessicasilvestrenatu com certeza é um NARCISISTA, é muito triste que a cada vídeo ea cada milhões de comentários, tenham tantas vítimas desses demos!! Ainda bem que vc conseguiu se distanciar, permaneça assim e se não adiantar, que seja contado 0. Boa sorte e tudo de bom. Você merece ser feliz!!
@@karinesouza7842 exatamente! Infelizmente só quem mora mesmo com a pessoa consegue conhecê-la um pouco mais. Estou sem terapia mas voltarei esse ano ainda. Muito obrigada pelo apoio!
Mistura de vergonha, medo, surpresa, tristeza e alívio Eu chorei quando ela falou sobre o gatilho, que usa todos até a pessoa explodir Meu Deus isso é muito real
Eu acho que se a a Taryana falar por 24 horas eu sou capaz de assistir sem cansar! Ela sabe conduzir o assunto narcisismo com tanta propriedade que você fica hipnotizada. Obrigada Tary por nos presentear com seu conhecimento 🙏🏻
Gente, estou saindo de um relacionamento Narcisista, e assim tomem cuidado, muito cuidado mesmo! Vamos nos proteger, escutem podcast, leiam, quanto mais informações, nós tivermos, mais rápido saímos, fiquei 2 anos em um relacionamento, 1 ano foi ele me estudando, outro ano foi ele mostrando quem era de verdade.
"O narcisista patologico comeca a mexer com sua percepcao da realidade. Comeca a destruir seu senso de Eu". Parabens pela entrevista! Utilidade publica.
Taryana foi a pessoa que abriu os meus olhos pra um problema que sempre existiu na minha vida e eu sempre soube que existia algo, sempre soube que não era normal! Foi uma dor necessária, mas antes livre do que nunca livre!!!
Eu adoro essas entrevista de pessoa inteligentes, acho muito mais interessante do que quando é com famoso, o famoso fala só deles, com esses profissionais aprendemos muito e ajuda muito no nosso auto conhecimento
Minha mãe é narcisista e só fui descobrir depois de um casamento com um narcisista. A gente acha que é normal pois desde que nascemos é o que é apresentado pra nós como seres que amam a gente! Só depois de me casar por 10 anos e sofrer muito com violência doméstica que entendi a dinâmica do narcisista. A minha mãe já era, e eu era "acostumada" a ser mandada, manipulada. Então casar com um narcisista não foi coincidência! É um ciclo na nossa vida. Deus me libertou!!!!! TODA GLÓRIA PARA O FILHO DO SENHOR!!!!
Minha mãe é narcisista, e eu fui a filha que é culpada de tudo! Eu escutando e vendo minha mãe se encaixar em TUDO! É pra minha família eu que sou o demônio pq destruí a família.
Tary é incrível, consegui me afastar da mãe narcisista e posso dizer que foi graças aos vídeos dela, sou a mulher do grupo de irmãos homens, e a bode expiatório, depois de muito sofrimento hj estou livre, obrigada Tary 🥰❤
Mix de lindeza intra e extra corpórea. Firme, direta, bebedora de água, falante com propriedade de quem viveu na pele o perrengue e ressurgiu das cinzas. Amei. Parabéns pelo nível empreendido na entrevista!
Levei 39 anos para descobrir que tenho uma mãe narcisista, as consequências desse abuso são absurdas,tenho crises de ansiedade,síndrome do pânico,tudo em função do narcisismo.
Eu vi seu comentário e hoje eu tive uma crise de ansiedade por causa de uma certa situação com a minha mãe e hoje depois de 28 anos descobri que não era coisa da minha cabeça 😭uma amiga me apresentou esses vídeo descobri minha vida descobri a resposta pra tudo , tô passando com a psicóloga mais só eu sei oque tô passando
@@aninhalima4823 engraçado que eu descobri na casa dos 40 também. A gente leva anos pra entender e devemos nos sentir privilegiadas por ter entendido, ainda q tarde 🙏🏻
A culpa que eles te fazem sentir é a arma mais poderosa deles, pq sabem q temos um coração bom e empático, então usam disso contra nós mesmos. Todo abusado por narcisista precisa entender que estabelecer limites não é ser ruim, não é ser ingrato, é simplesmente SE PRESERVAR!!!! Ninguém é ruim por se preservar e se guardar e é isso oq precisamos construir na nossa cabeça. Eu tenho pais com traços muito fortes de narcisismo, e acabei namorando por três anos com um narcisista que foi ainda pior q os meus pais, eu sei do assunto 😅 não aceitem a manipulação deles!!! Se reconheçam como pessoas boas e sempre que tr chamarem de ingratos, de egoístas, NÃO ACEITEM!!!! Minha mãe melhorou muito depois q coloquei limites nela, pq ai da moro junto, mas mesmo assim, vira e mexe ela me joga uma "você é egoísta!", "nossa como vc é grossa" (sendo q ela é quem faz a grosseria comigo em primeiro lugar e quando me defendo ela faz a vítima kkkkkkk são sempre as vítimas, é incrível 😂😂😂😂). Se fortaleçam em vocês mesmos e entendam que se proteger e estabelecer limites é um direito de vocês!
Seria melhor saber que o narcisismo é uma doença , com meios pra diagnóstico , pelo menos estariamos sendo vítima de alguem doente . Ruim é sa ber que é maldade e ter que sofrer calado.
Eu olho para os meus filhos e sempre digo pra eles: vocês são fortes, vocês são inteligentes, vocês conseguem. Não consigo imaginar "quebrando " meus pequenos
Tenho uma mãe narcisista. Fiz terapia minha vida toda e ainda faço para aprender a lidar com ela. Depois de trabalhar muito em cima de comunicação não violenta, consegui colocar limites na nossa relação e nosso relacionamento melhorou muito. Pais narcisistas sabem exatamente como nos tirar do sério e a gente não pode cair nessa armadilha, pois quando caímos, eles invalidam o nosso discurso, nos colocam como loucos e perdemos a razão. Eles não vão reconhecer que precisam de ajuda, então quem tem que buscar somos nós.
Passei a vida toda tentando ajudar minha mãe a perceber que ela é excessivamente violenta sem razão. Que era preciso mais diálogo e parceria. Tudo em vão. Elas agem como em um campo de batalha e você precisa ser destruído pra que ela tenha valor e exista. Ainda sinto culpa e passo datas festivas com ela, como nesse Natal. E é sempre a mesma coisa: reclama de tudo que você oferece: comida, bebida....depois critica você, inclusive sua competência profissional. Quando quebra todo o clima, vai embora como vítima incompreendida. É muito cansativo. Ainda preciso aprender a lidar com a culpa pra largar ela sozinha nessas datas sem medo de me sentir mal.
Sou filha de mãe narcisista, tenho 41 anos, sofri quase uma vida, sempre achei que tinha algo errado com minha mãe. Há 2 anos em terapia descobri que minha mãe é narcisista. Hoje vivo uma vida bem diferente, eu casada, ela morava na minha casa, quando descobri essa questão passei a mudar um pouco a maneira de lidar, ela simplesmente não suportou mais morar comigo. Ela morando em outro lugar tem sido libertador essa distância.
Год назад+56
Isso de se mudar muito é TOTAL minha avó materna que é narcisista diagnosticada! Ela fez da vida do meu vô , mãe e tios um pesadelo, vivia se mudando, ela forçava a familia a se mudar, aproveitava do fato do meu vô ser impressionável pra assusta-lo botando medo dizendo que tinha fantasma na casa ou qualquer outra coisa para forçar a se mudarem toda hora, ela forjava ataque epilético que passava com chá de camomila, tive que morar com essa bruxa uns tempos e foi TERRÍVEL, minha mãe enquanto deu manteve eu e meu irmão longe dela, é pavoroso contar as pessoas que sua vó é a maldade em pessoa e ver elas não acreditando, te fazendo passar de injusto. Um narcisista destrói vidas...
Existe um tipo de abusador(a) -são vários tipos - q vive se mudando . Inclusive de cidade , estado e até país . O start e quando observam q a família está se adaptando a casa , ao bairro , fazendo amigos . Eles se sentem traídos vendo as pessoas em paz , ambientadas , tranquilas , então decidem destruir tudo , desinstalar a todos , dar sustos (ataques apilepticos falsos) ,forçar uma readaptação mais uma vez . E um traço perverso de muitos q esses seres manifestam .
Parece o avô do meu marido (quem também é narcisista e fez eu descobrir que isso existia). Só por esse motivo eu tenho pena dele, pq ele só me deu aquilo que ele recebeu do avô.
Eu sou filha de narcisista. Passei a minha vida toda sendo "mãe da minha mãe", abrindo mão do que eu queria pra fazer o que ela queria. Sempre fui diminuída, nunca fui boa o bastante, bonita o bastante, inteligente o bastante. Fui agredida fisicamente aos 30 anos, grávida porque ela colocou a culpa em mim de uma discussão que teve com meu irmão mais novo depois que ela foi morar com o namorado e deixou ele, menor de idade, comigo. Depois abriu um BO contra mim, colocou a família toda contra mim. Hoje eu tenho o mínimo de contato possível pra evitar mais dor de cabeça dos vitimismos dela que faz com que pessoas que nem convivem conosco fiquem vindo atrás de mim e dos meus irmãos por termos "abandonado a pobre mãe doente". Queria conseguir cortar vínculo totalmente mas ainda estou presa na culpa de ser uma filha desnaturada e ingrata. É muito difícil viver assim....
é muita terapia e busca de hábitos saudáveis pra poder sair dessa. Eu te entendo, tb não consigo cortar com a minha. Mas moro longe então a convivência é quase nada. Mas haja terapia em
Sim. Minha mãe tb esta chegando nesse nível já. De ameaçar me denunciar nso sei do que. Eu quero só ver se um dia ela for na delegacia p me denunciar o q que ela vai dizer: Quero denunciar a minha filha, pq ela pagar todas as minhas contas, não deixa faltar comida, luz, Internet dentro de casa, me dá roupas, sapatos, presentes e sempre me leva pra jantar nos melhores restaurantes. Acho q é isso q minha mãe vai falar pro delegado qdo for me denunciar kkkkkkkkkkkk, pq ela não tem nada a dizer além disso. Só de ela começar a inventar. Como já está começando a querer fazer kkkkkkkkkkkk São verdadeiros monstros
Incrível a descrição da mãe Narcisista da Taryana, parece que ela conheceu a minha mãe. É exatamente o que aconteceu comigo, as mentiras que ela inventava, as máscaras que ela "usava" na frente das outras pessoas, e tudo mais. Infelizmente eu fui a filha massacrada da família. Fiz terapia para depressão e depois aprendi a me valorizar mais, sem ter contato com a minha mãe.
Eu vi minha vida toda passar novamente, tenho 46 anos e não superei os abusos maternos .Hj faço terapia e tomo medicação contra depressão, só quem tem mãe narcisista vai entender como é ser criada dentro de um furacão.Ela tem 84 anos e ainda tenho medo dela, precisei me afastar por completo pra começar a descobrir quem eu sou . EXCELENTE programa, parabéns
Tenho 42 anos. E sempre achei que o comportamento da minha mãe tinha algo errado. Desde pequena ela sempre me maltratou de todas as formas. E meu irmão sempre foi o dourado. A minha mãe é psicóloga e sempre usou a profissão dela para me humilhar, ninguém nunca acreditou em mim. Ela jogou todos contra mim. Meu pai qd percebeu o que ela fazia comigo, eu tinha 15 anos. E se separou dela. Ele queria que eu fosse morar com ele, mas ela não deixou. Qd meu pai foi embora daí ela deitou e rolou nas punições. Nunca pude sair, namorava escondido pq eu tinha vergonha dela. Meus amigos todos falaram o qt ela era ruim comigo. Fugi de casa com 17 anos e engravidei pq não aguentava mais aquela vida. Ela sempre me sabotou em tudo, casamentos que foram 3, meus ex maridos odiavam ela. Ela tentou acabar com minha relação com minhas filhas. E principalmente, ela sempre jogou meu irmão contra mim, ele é e sempre foi MT manipulado por ela Hoje decidi ter contato zero com ela. Sofro pq meu sonho era ter uma mãe normal, sempre fui muito carente.
A minha até punhal pegava, para me ameaçar. Me batia sem motivos e me humilhava de todas as formas..quando completei 16 anos. Ela faleceu . E com dezesseis anos fui internada em um hospital pisiquiatríco.
Quando ela falou sobre o luto eu quase chorei, passei por isso espontaneamente, mesmo sem ter certeza q a minha mãe é narcisista, eu sentia todos os efeitos então eu sabia que ela era incapaz de amar, sabia q tinham coisas muito erradas na nossa relação e quando eu admiti isso pra mim mesmo meu mundo caiu, eu já tive depressão e por incrível que pareça, a dor da depressão nem se compara ao luto de perceber que a sua própria mãe não sente amor por você, passar por isso sozinho não é fácil, eu quase cometi suicídio, eu não iria exitar se houvesse a chance de morrer sem q eu mesmo o fizesse, não tenho coragem pra isso e só por isso que eu tô vivo. Ainda não consegui me afastar, mas sigo tentando me livrar das acusações e tudo de ruim que essa mulher me proporciona por ser seu filho
Amigo compartilho da sua vivência, em absolutamente tudo, e é muito doloroso não ter esse amor da pessoa que mais esperamos, nossa mãe. Mas se vale de conselho cuide do seu psicológico e assista vídeos como esse pra você ver que a culpa não é sua e que se afastar realmente é importante. 😔
Eu abandonei de vez e sem culpa.. Sempre digo que há mulheres que não eram pra ser mães, mas aconteceu. Não conseguem nos amar, então não merecem nos ter. A última que a minha fez eu saí de perto dela e dentro de mim pensei:" adeus, mãe! Nos despedimos aqui. Não deu pra vc me amar fazer o que. Adeus!" E foi. Não procuro nem saber dela e nem ela de mim. Estou LIVREEEEE!💙
MELHOR DICA Evite intriga , não de a sua mãe o gosto de te ver mau !! Se afaste o máximo , quando conseguir mude de casa Infelizmente não sou maior de idade , mas vou estudar muito e trabalhar pra poder estudar em outra cidade.
Passando por isso agora Tô me preparando pra mudar de país ou estado,, mas agora ela inventou que tá com depressão, e a família quer que eu nora cuide dela..🤢
Utilidade pública! Esse assunto deveria ser abordado obrigatoriamente nas escolas ! Descobri depois dos 35 anos que tive mãe narcisista,carrego sequelas até hoje,me dá náuseas só de lembrar tudo que passei ,me culpava e não entendia … Melhor podcast de todos os tempos! Extremamente esclarecedor!!!
infelizmente se narcisismo e TAB fossem abordados nas escolas, ficaria muito fácil as pessoas serem identificadas e ninguém iria querer se relacionar com pessoas bipolares e narcisistas. elas não tem culpa de terem nascido assim e meio que todo mundo cai no conto uma vez, alguns mais de uma. e assim é a vida, se soubéssemos de tudo aos 20 anos de idade nada teria graça. força e paz de espírito a todos.
01:50:00 Demorei 8 anos em terapia pra "resolver" as sequelas do narcisismo na minha vida. Ainda assim, às vezes tenho lapsos. É um estresse pós traumático, é como se a gente tivesse participado de uma guerra ou de uma seita.
Coisa mais comum é filho de narcisista desenvolver TEPT. Eu ainda tô em cativeiro, tentando me estruturar pra sair. Posso meter o loko e o pé no mundo? Sim! Mas nessa posso voltar com o rabo entre as pernas e ser ainda mais humilhada. Somos sobreviventes de uma "guerra" contra quem deveria nos proteger e nos amar.
@@PGSG Entendo o que vc diz. Minhas tentativas de ir para o mundo sempre foram desastradas e com resultados ruins (normal para quem não se conhece e nunca teve espaço pra pensar). Tenha calma e vá um passo de cada vez mesmo que seja dificil com a ansiedade e pressão. Fique atenta aos sinais e um caminho vai se mostrar, vc vai ver que muitas coisas acontecem naturalmente.
@@nightbessa Obrigada pelas palavras! Trabalho muito e tenho muita fé tbm que minha libertação física tá perto. Pois já tomei consciência, já passei pelo processo do luto, não barganho mais, e da minha parte ja houve o distanciamento emocional. Em resumo: não amo mais. E sequer consigo sentir compaixão/pena/dó se há demonstração de dor, tristeza ou qq coisa do tipo. O q sinto na verdade se resume a "revirar os olhos" constantemente. Agora luto pelo distanciamento físico.
Normalmente quando vc vai descobrir que está ao lado de um narcisista vc já investiu horrores nessa amizade/relacionamento! Daí mesmo vc resolvendo cair fora ou ser descartado por eles sairá com algum prejuízo financeiro ou emocional, normalmente é isso que acontece.
Imagino um encontro entre ela a Doutora Ana Beatriz e a Doutora Jane (que mora no exterior), será que tem?? Se tiver vou ficar horas assistindo um papo com essas feras, sobre várias temáticas no campo da Psicologia e Psiquiatria!!
A minha situação é tão complicada e caótica, que tive que passar pelo extremo pra de fato perceber o quanto fui manipulada a vida inteira. Na infância fui negligenciada, passei por humilhação e várias outras coisas que cheguei a ponto sim, de ficar rebelde por um período a qual foi um escape da depressão. Sempre fui uma ótima filha, estudiosa e trabalhava desde nova, ajudava com o que podia, fazia o possível e só era boa quando ajudava, quando não tinha era egoísta, mesquinha e ruim. Levantei a casa do meu pai, gastei, me endividei, mas fiz algo pra se orgulhar e morar com dignidade. Obs: minha mãe tinha a casa dela. Enfim, depois de tantas coisas e várias humilhações, fiquei desempregada ano passado, uma fase ruim na vida e pelos traumas já existentes, fiquei depressiva, mas não deixei de procurar ou correr atrás. Meus pais saíram de outra cidade apenas para me despejar, dizer que nada fiz na casa mesmo com provas, que eu não mereço e estava passando dos limites. Sem contar que minha mãe chegou já tocando o terror, queria que eu saísse da casa no mesmo dia. Sem dinheiro, sem condições e até agressão teve. O limite que eles falaram era sobre: pedir coisas e eu não podia dar, afinal estava desempregada, (nossa, você é uma péssima filha). Jogou meu irmão menor na minha responsabilidade comigo desempregada e quando reclamava de algo dele ou que ele não fazia, ajudava, (nossa, você não liga pra sua família). Então o "passar do limite para eles", era não fazer algo que não me cabia fazer. Enfim, não tiveram empatia, amor ou reconhecimento. Hoje sei que minha mãe é ou tem traços muito fortes e que meu pai é manipulado. Cortei o contato com todos, pai, mãe e irmãos, afinal nenhum teve empatia. E espero poder conseguir seguir em frente sem nenhum remorso. Isso tudo piorou minha situação, estou com crises de ansiedade, esquecimentos frequentes, saúde está abalada e com apenas 27 anos. Enfim, quem puder e já perceber esses traços, se está bem financeiramente ou trabalha, saia de casa, não faça nada no quintal de sua família para evitar sofrimentos futuros.
Meu Deus. Vc passou coisas que nem uma pessoa de cinquenta passou, pq? Pq são coisas absurdas!!!! Procure ajuda sim, procure um amigo que possa te acolher, seu irmão, desculpe , judicialmente não é obrigação sua, procure se for o caso autoridades. Claro que ter passado isso te doeu te marcou porém tbm te fez ou forte ou grande ou mais fria né. Mas ..mesmo assim a sua luta continua mas com chance ganhos no final!!!! Deus é contigo, tudo ELE vê 🙏🏽
Oq eles mais fazem é jogar culpa em cima de você por você não fazer oq eles querem, ou, nas palavras deles, do que eles "precisam". Nenhum filho merece passar por isso! Não aceite essa culpa JAMAIS! Deus te deu a vida pra viver ela com abundância e do jeito que vc quer viver! Não deixem abusarem da sua bondade! Você vai conseguir! Construa um EU seu todos os dias. Entenda sobre a sua personalidade, sobre as coisas que fazem de você VOCÊ, não deixe sua luz se apagar!!! ❤
16:37 - O desenho é "Enrolados" mesmo. Na cena que a Rapunzel foge da torre e experimenta a liberdade e sente culpa por causa das histórias assustadoras que a Mamãe Gothel contou a ela sobre o mundo.
Os Irmãos Willoughby, filme que ela mencionou beem rapidamente, é o retrato perfeito de pais narcisistas, do início ao fim! A conclusão da trama é incrivelmente realista. É uma animação excelente, numa perspectiva completamente infantil e por isso usa de muita fantasia, de uma forma que escracha aspectos da realidade. Mas se tu assistes com a noção de que o filme condensa simbolicamente todo um drama existencial infantil, vai notar a genialidade dessa produção e que apesar da fantasia, o realismo está imprimido ali. Assistam! É lindo, emocionante e eu diria até que gera uma identificação benéfica pra pessoas que já vivenciaram situação semelhante.
apesar de eu e minha irmã termos vindo de uma pessoa narcisista, e eu reconhecer que minha irmã é o filho dourado e eu o bode expiatório, nós somos completamente apegadas. eu não sei oq seria da minha vida sem minha irmã, e minha irmã sempre tem conforto em mim. apesar de ter sido difícil pra nós duas, sempre encontramos apoio uma na outra
@@anacarol4111poxa precisam realmente falar mais sobre o devaneio. Comecei a entender melhor o que tava acontecendo comigo quando assisti o vídeo dela sobre o assunto. Infelizmente não tem muito sobre isso na internet
Assistindo ao vídeos dela após 50 anos de vida consegui finalmente entender e dar nome a tal “ coisas estranhas” q minha mãe era e fazia. Considerando os diversos graus q devem existir finalmente botei um nome e uma linha racional aos todos ocorrido 👏👏👏👏👏👏👏
Há dois dias atrás ela teve um surto comigo no meio da rua, disse coisas absurdas, e hj a noite mandou mensagem no WhatsApp, "Boa noite, tudo bem?", mandou isso com nada tiver acontecido, eu to aqui tremendo, ninguém merece isso 😢
Sofri com uma pessoa narcisista recente e ela explicou tudo que eu sempre senti, nunca me senti tão compreendida na vida. Mas infelizmente eu fui pra depressao, pra mim ta dificil ate fazer video, a única coisa que me faz feliz é saber que eu tenho meus inscritos que me amam mt.
Oi querida que vc fique bem quando caí a ficha é difícil mas vc ficará mais forte!! Que Deus te abençoe Minha filha ama vc assiste seus vídeos sempre!! Saiba que vc é querida!!!
Meus pais são exatamente assim, chorei do começo ao final do podcast. Principalmente minha mãe, ela se intromete nas minhas amizades, e se torna amiga dos meus amigos para está sempre me manipulando, ela cria segredos com meus amigos pelas minhas costas, e faz questão de mostrar que conversa com ele no WhatsApp. Tanto meu pai quanto a minha mãe eles se dizem ser “super protetores” mas agora eu sei que não era só isso. Minha mãe nunca me deixa escolher minhas próprias roupas, sapatos e olha que eu tenho 21 anos. E pra ela eu sou o “bode expiatório” tudo que acontece é sempre minha culpa, e sempre me acata. Obrigada por me fazer enxergar!! Esse vídeo me ajudou muito
Procura mais informações sobre o narcisismo e foca em sair de casa assim que possível. Independência financeira e afastamento é a melhor forma de começar a se recuperar. Não conte seus planos, não de acesso a sua vida, não se abra jamais. Foque nos seus planos e não fale nada pra ninguém que pode ter contato com ela. Quando vc já tiver uma base pra conseguir sair de casa vá e não olhe pra trás.
Essas pessoas cresceram com traumas, e não tiveram alguém, nem coragem de desabafar! E todos sentimentos/traumas sem tratamentos ficam alojados, causando mais traumas ainda! É muito triste! Essas pessoas merecem muito amor e carinho! Alguém tem que se fazer útil e acabar com tudo isso! Só o amor edifica e salva! Todos nós temos um trauma e que infelizmente não foi tratado.❤️💎🙏🏽🕊
Meu pai era narcisista e muito machista também, eu cresci sem poder sair, sem poder me expressar, sem poder fazer amizades, ele regulava com quem eu tava, oq fazia, até que música escutava e dava um jeito de podar e controlar tudo. Hoje tenho 23 anos e me sinto imatura não sei viver direito pq fui impedida de viver, minha mãe também sofria tudo isso . Ha 3 anos minha mãe se separou dele e fomos morar em outro lugar, e eu sinto que vivi mais e me desenvolvi mais nesses 3 anos do que nos 20 que vivi perto dele.
Que bom que tua mãe conseguiu se livrar. Antes tarde do que nunca.. mas nem todas conseguem… eu sair de casa aos 18 anos por não aguentar tantas coisas.. eu vivia como vc, sem direito, sem escolhas! Hj eu entendo tudo isso, mas me sinto tão sem forças pra me reerguer, já estou com 30 e tantos… eu preciso caminhar pois mesmo longe ele não deveria vencer… :(
Eu tbm não podia ter amigos,meu pai queria que eu namorasse com o meu primo que era autista,quando ele descobriu que eu tinha um namorado ele me bateu,deixou minha boca inchada e me xingou de vagabunda,falou que ele só ia me mastigar e depois ia me jogar fora, saí de casa e estou com meu namorado até hoje
Eu vivi tudo isso tbm, morando com meu pai. Minha mãe se separou tbm, mas eu tinha 8 anos. E então por falta de escolha fiquei con meu pai, e sofri tudo em dobro pq ele enxergava ela em mim. Mas minha mãe tbm é narcisista, o que falta nele, sobra nela. Então eu sofri dos dois lados. E hoje com 37 anos, grávida eu sofro o narcisismo dos 2. Não moro com eles. Mas tentei ter contato.
Conheço uma narcisista que é psicóloga e fala de boca cheia que fez terapia com os melhores psicólogos a vida toda para curar seu jeito "debochado" de ser. Faz um inferno na vida de todo mundo. Eu fico só imaginando os pacientes o que passam na mão dela.
Só quem conviveu com uma mãe narcisista compreende os estragos psicológicos que suas atitudes abusivas causam em nossas vidas. Ela explica muito bem esse transtorno. Estou aprendendo bastante com ela em vários aspectos!!!
Conheci uma gestora de RH que é narcisista, passamos o horror com líderes na hora de reclamar não tínhamos pra quem, pois justamente a pessoa que deveria ajudar era quem nos julgava, ela não tinha traço de empatia nenhuma.
❤eita 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 estou montando um seminário na família pra Outubro de 2024 . Vai ser muita cura
Oi meninas! Obrigada por convidarem a Taryana Rocha. Já tinha assistido ela no A Deriva, e achei o trabalho dela incrível e extremamente necessário. Se houver oportunidade, tragam-na mais vezes. Um grande beijo 😘
Me divorciei de um narcisista e é isso mesmo ...tudo isso , eles acabam com a personalidade da gente destroem nossa auto estima, nós traem , humilham e acham q estão certos 😣
Como conseguiu se divorciar? Minha mae não consegue se divorciar do meu padrasto pq ele nao deixa, ele persegue ela e faz ela passar vergonha no emprego dela, ela fica com medo dele
Acho incrível como todos os narcisistas são tão parecidos, chega a ser cômico! Minha avó é narcisista e se encaixa 100% em todas as características. Faço acompanhamento psicológicos para superar todos os traumas e complexos que ela me causou.
A minha avó também! Ela acabou com a vida do meu avô. Ele faleceu há 8 meses e hoje acaba com todos nós, principalmente com a minha mãe! É devastador ver o que ela faz com minha mãe e eu tento ao máximo tirar ela disso, protegê-la
Eu tive um relacionamento muito breve com um cara que depois constatei ser narcisista. Eu era ruína e pedestal na mesma frase. No primeiro encontro, ele disse assim: eu nunca precisei ir atrás de ninguém, mas com vc é diferente. Isso já mostrou que eu deveria "agradece-lo" pela atenção que ele tava dando. Daí pra frente foi ladeira abaixo, várias humilhações nos encontros atrelados com elogios. Fui embora e bloqueei de todas as redes sociais. O pior era uma "amiga" em comum que defendia o cara e falava que o problema era comigo. Me afastei dela também.
vc fez o certo.O tempo e a atitude certa mostram o caminho da sanidade. ainda bem que temos a nossa mão(smartphone) toda a informação necessária.Boa Sorte na vida!
Será que encontramos a mesma pessoa? 😱😱 No primeiro encontro que tive com rapaz ele já falou que não ia atrás de mulher nenhuma, elas eram que vinha até ele e não faltava mulher, ele tinha todas que queria. Ali naquela fala dele eu já intuir que algo não estava certo, nem conhecia essas patologias. Foi o primeiro e último. Mais tarde eu soube horrores desse rapaz, de fato o que pensei era fato, mulher para ele era M@rd8. A intuição nunca falha.
Eu fui entender depois dos 30 q meu pai é narcisista. Hoje trabalho pra que as crises dele não me afetem e eu possa demonstrar q não me abalo e assim ele parar a manipulação. Quando olho pra trás fico triste d ter acordado tão tarde..Todo mundo devia ir ao psicólogo desde pequeno.
Trabalho em um lugar que tem vários psicólogos, e sao as pessoas mais problemáticos do prédio, e por incrível que pareça. Os tatuadores são os mais tranquilos e educados com os funcionários do prédio.
Caramba! Ela falando e descrevendo IDENTICAMENTE uma conhecida minha!! O tratamento dela com os três filhos é justamente essa!! O pior, apenas um dos filhos percebe isso e é visto como "mal agradecido"...
Eu sou a "mal agradecida" entre os meus irmãos; até meu pai, tendo sofrido tudo que sofreu enquanto foi casado com minha mãe, continua insistindo pra que eu mantenha contato constante, que a valorize porque "ninguém ama mais a gente do que a nossa mãe" ¬¬ Sinceramente, viu...
Identifiquei exatamente os mesmos traços da minha madrasta e adivinha do que ela me chama? Ingrata. Sou ingrata por ter sofrido a infância e adolescência inteira nas manipulações emocionais dela, colocando meus irmãos contra mim, meu pai contra mim, e minha irmã contra meu pai.
Eu assisti esse podcast chorando 😢! Me veio tantas lembranças das coisas que minha mãe fazia quando eu era criança! Como pode uma pessoa que dizia que os filhos eram tudo na vida dela fazer tanta coisa ruim ! Tanta pressão psicológica deveria ser crime! Só nós sabemos o quanto é dolorido o quanto nos culpamos por coisas que não eram nossa! Meu Deus e vejo pelos comentários quantas pessoas também passaram e passam por isso!!
Passei pela mesma sensação horrível de reviver as situações que ela citou , ela falando e os flashes de memória me cortando por dentro . No meu caso foi um ex narcisista.
8:20 e não consigo segurar as lagrimas, eu achava que eu era um fracasso, a culpa era toda minha por está sem emprego até hoje... Dia 3 completei 30 me sentindo um nada... Ouvir que a culpa não é totalmente sua não vai mudar tudo que passei, os vacilos que cometi também, mas isso dá mais força para seguir em frente... Ahh mano brigado Musas de Milo!
Não ter um emprego não é o fim do mundo...a maior dádiva do ser humano a meu ver é ser uma pessoa boa, de caráter, valores...se você é alguém bom, parabéns, já tem uma grande vitória em sua vida 😇 agora o emprego, todo dia é dia, né? Vai tentando, que um dia Deus abre as portas pra você. Não desista
Um dos episódios mais instrutivos do Vênus . Um episódio que vale apenas ver e rever. Um dos episódios em quem brilha e fascina é a convidada entrevistada e não as entrevistadoras como costuma acontecer na maioria dos episódios, não que isso chegue a ser um demérito, mas juntar o brilhantimos dos entrevistados com a graça e inteligência das entrevistadoras faz o podcast excepcional.
Eu lembro que comecei a fazer terapia pq eu comecei a achar q eu odiava a minha mãe sem motivos, pq a gente sempre brigava e eu sempre surtava primeiro. Ela mexia tanto comigo, sempre usava contra mim todos os meus gatilhos, chantagem emocional, se fazia de vítima, era horrível. Decidi fazer terapia pq eu achava q era uma adolescente mimada q não entendia a mãe, e no fim descobri que o problema era ela, infelizmente.
Gente que espetáculo de aula. Compreendi anos de situações da minha vida. É extremamente dificil conviver com narcisista, mas descobrir com o que você está lidando é esclarecedor e até libertador. Obrigada por esse espetáculo!
Nossa na fase adulta custei para adquirir auto estima, comprar minhas coisas ... Minhas mãe que nunca teve isso só me joga na cara o quanto fútil e doente sou ... Comecei a doar tudo que tenho ... Escutando a palestra cheguei a chorar ... Mereço ser feliz
É até um pouco perturbador ter uma mãe narcisista e assistir esse podcast. Mas é tbm fundamental! Ver alguém falar com tanta clareza e foco sobre a dinâmica narcisista, dar nome pra tudo, choca mas tbm traz alívio. Esse podcast foi SENSACIONAL! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 PARABENS! E MTO GRATA!
Real! Minha mãe é narcisista, eu descobri por acaso e passei a estudar sobre o assunto até querendo ajudar ela. Mas assistir alguém falar sobre é meio perturbador, incomoda, mexe na ferida...
Eu tive um relacionamento com um narcisista por 06 anos . Só quem sobrevive relacionamentos deste tipo sabe como é difícil sair do ciclo de abuso . Existe vida sem um narcisista ! Você consegue !
Venho aqui da meu testemunho sobre tenho traços narcisista , na infância passei muita vergonha devido ser uma pessoa muito humilde, casa caindo pelo chão , meu pai deficiente,passei muita vergonha, era sempre zoado , humilhado e nunca tive o apoio do meu pai e nem da minha mãe , então tive que aprender a me defender, aí que entra o super ego a sensação de superioridade, a dois anos tive contato com essa palavra , fui pesquisar oque era minha primeira reação EU NÃO SOU ISSO , já perdi dois relacionamentos com mulheres incríveis por conta dessa comportamento, já machuquei muitas vezes pessoas ao meu redor , demorei quase dois anos para cair a ficha que eu era isso , hoje tento ser uma pessoa melhor , tento ser bem mais humilde , quero me livrar disso , mais uma coisa é certa a maioria dos narcisista são líderes, donos de empresas e por aí vai ,
Minha sogra é narcisista e eu não sabia. O lance da inveja, de sempre se achar superior a todo mundo, jogar pessoas umas contra as outras, colocar pessoas para baixo, humilhá-las, se fazer de "coitada" e arrumar doenças como uma espécie de "muletas", são características que estão enraizadas nela. De todas a situações que já testemunhei, e como sou bastante observadora, vou citar uma delas: Certa vez, uma ex-nora chegou toda contente do salão; mudança de visual, cabelos cortados, ruivos e escovados. A garota perguntou para nós se estava bonita, minha sogra diz: " onde já se viu o feio ficar bonito?" . Senti vergonha alheia e desconforto pela menina. No outro dia, a mulher sai sem dizer nada e volta com o mesmo corte, cor de cabelo e escova. Eu sempre soube que essa mulher trazia consigo algo de muito problemático.
Meu, eu sinceramente qdo vejo histórias de sogras narcisistas tenho vontade de chorar. Tive uma assim, até que separei. É mto louco..pq passamos todo o tempo achando q nos somos loucas por tudo que vai acontecendo, eu pesquisava todos os dias relatos de sogras na internet, pra tentar conviver, ficava me sentindo mal, pq meu ex marido lidava mto mal com tudo, enfim, até que me separei. Qdo vi que ela era realmente narcisista e projetava nele o marido que ela não teve, meu mundo foi abaixo. Mas graças a Deus consegui sair. Toda despedaçada, mas sai. As pessoas precisam se curar urgentes, pq é um ciclo mto foda. Um machucado o outro.
Curtam esse comentário para que eu reassista essa aula mil vezes. Preciso me libertar de uma relação. Desejo a todos os empatas liberdade desses seres.
Você precisa escolher você mesma! Deus está contigo!
Antes precisa se libertar de seus medos . Melhor procurar um analista.
Não deixe o narcisista saber dos seus planos. Eles não costumam ser muito perspicazes. Não é tão difícil. Normalmente, nada difícil.
Me libertei pessoal. Obrigada!!! Estou bem!! Existe luz no fim do túneo. Deus é mais!
Você vai conseguir, entrego ao universo toda torcida pra vc! Os caminhos se abrirão
Eu sou médico e falo sem dúvida alguma que esse podcast foi uma aula de psiquiatria. Excelente!!
eu também sou médico e sou especializado em psiquiatria, com MBA em psicanálise.
@@saudeplenitudee?
@@saudeplenitudeE qual sua opinião sobre esse pod ?
Que bonita contribuição 😊
@@lilianizabel1305kkkkkk melhor comentario kkkkkkk
eu sempre volto nesse podcast,pra lembrar que não sou louca e que a culpa não é minha, minha mãe ser narcisista.
Estou assim também!
Eu também
Eu tbm
eu tb
Eu tô aqui outra vez. Hoje chorei tanto.
A internet quando bem usada, nos proporciona essas preciosidades. Parabéns meninas.👏🏽👏🏽👏🏽
Kkkkkk
Concordo 😁
Verdade, estão de parabéns, isso que é conteúdo, muito bom!
O tipo de canal que pena pra chegar no milhão.
Sim muito bom o podcast delas maravilhosos
Falar "mal" dos pais, narcisismo familiar é assunto TABU e necessita de mta divulgação. Precisa chegar em TODO MUNDO!
Verdade
@@marianateixeira5944 simmm, tbm passei por isso. Tbm tem as pessoas que "sem ouvir" o que realmente vc está contato, já vem com a resposta pronta, mas ela não fez isso pra te proteger? Por medo? Pq te ama? Querendo acertar?
@@jujumassa4080 triste, né?
@@niviac6723 sim, mto...
Exatamente! Nos olham com tanto julgamento quando resolvemos abrir que só contribui pra mais sentimento de culpa ainda, por mais que saibamos que o problema não está em nós.
E quanto às frases prontas, é BEM ISSO.
Eu sou cristã e pensando nos valores do cristianismo decidi não cortar o contato com a minha mãe 100%, mas reduzi muito o contato e tudo que falava pra ela. O tempo passou, e minha mãe morreu há 5 anos. No ano passado comecei a pensar em como nossa vida mudou, está calma, sem tretas, fofocas, alfinetadas e etc... Inocentemente, pensei: "mas há quanto tempo está assim?"... "Ahhh, está assim há uns 4 anos.".... "Puxa, bem o tempo que minha mãe morreu."
Lembro que esse insight me deixou reflexiva por dias. A morte dela foi triste, mas nos libertou.
Respeito seus valores cristãos,mais o problema é que muitos cristãos acha que é obrigatório conviver com pessoas desse tipo,por que se afastar 100%,a pessoa já é taxada de ser ruim,mau agradecida,imagina por exemplo você descobrir que vive com psicopata ou narcisista certo é cortar os laços,a igreja até hoje falha muito nisso em não dá atenção direito as pessoas que estão sofrendo com pessoas assim,quando alguém vai lá pedir ajuda,já jogam na cara que você está desrespeitando os pais,que está pecando e etc,vejo muito isso!
EU TENHO ESSA SENSAÇÃO, NAO SÓ A IGREJA MAS A SOCIEDADE ACHA Q TEM Q HONRAR PAI E MÃE E SE DESONRAR,PQ É CONTRA A VIDA VC VALORIZAR TANTO ALGUEM TENDO QUE PASSAR POR CIMA DE VC MSM. AMAR O PRÓXIMO COMO A TI.... ISSO JA TA FORA DOS MANDAMENTOS. MAS EU TÔ FAZENDO MINHA PARTE, ELA É MUITO MÁ COM TODOS NÓS, MAS TÔ CONSEGUINDO VER A CRIANCA FERIDA NA INFÂNCIA, E ISSO FAZ OLHAR COM AMOR, MSM ELA ME AGREDINDO E QUERENDO ME MATAR KKKKKK. MAS DEUS É FIEL,EU VOU SER CURADA E LIBERTA DESSE CATIVEIRO. JA SAI UMA VEZ E ELA ME CONVENCEU A VOLTAR PRA ME INFERNIZAR,FINGIU TER MUDADO NA IGREJA E EU CARENTE ACREDITEI. A TARY ME AJUDOU MUITO NESSE PROCESSO. UM ANJO DE DEUS NAS NOSSAS VIDAS. MAS EU VOU EVOLUIR PRA SAIR DAQUI. ENTAO TO FAZENDO O QUE DEUS MANDA, SEGUINDO A MONHA BÚSSOLA INTERNA E TO ME SENTINDO MAIS EM PAZ ,PERDOANDO E ESQUECENDO O MAL QUE ELA ME CAUSA/CAUSOU. ACABEI ABSORVENDO O STRESS E GRITOS DELA, ME PEGO AGINDO PARECIDO COM ELA E COM OUTRAS PESSOAS, POR ISSO LUTO PRA ME CURAR,CUSTANDO MUITA LÁGRIMA E DOR, MAS TA SENDO LIBERTADOR. VOU VOAR E SER FELIZ COM AMOR E PAZ. ❤😊
Tb cheguei a conclusão de que só seria possível nos termos paz quando ela morrer e parar de querer nos destruir. ESPERO EM DEUS QUE ELA MUDE, mas se não mudar azar o dela. Eu sei que Eu e a minha Casa Serviremos ao Senhor e Vamos sim viver com Deus no céu, na cidade Santa❤😊
Sinto mesmo sobre meu pai.
Sou doente, e herdei os problemas dele, só que meu pai além dele ser problemático, é totalmente ignorante, acho que por culpa da p..... da religião.
Tenho a sensação de que quando ele morrer vou me libertar... Mas na lógica, acho que só vou achar outro problema pra não ser feliz
Eu nunca vi uma pessoa externa com tanto fervor e emoção o que ela faz, essa mulher deve ser a pessoa mais feliz do mundo falando sobre o que ela ama. Sensacional.
Ela é maravilhosa, fala de um jeito que te acorda, muito bom esse assunto sendo cada vez mais falado e de um jeito sem agredir ninguém.
Quem é ela?
Ela é a prova de pessoas com objetivos de vida. Faz o que ama. Basicamente ela serve a vida e isso é muito top.
Isso é o hiperfoco, o autista é totalmente expert e excelente no seu hiperfoco.
Já eu entendi bem o contrário. Ela mesma disse que tem hiperfoco. Essas questões n devem ser tão fáceis pra ela, considerando a situação familiar dela
Eu me casei com um homem assim. Eu era personal trainer. Linda e bem sucedida. Ele foi me tirando aos poucos meus amigos, familiares e até minhas alunas. Ele falava que não confiava. E eu ia cedendo até parar tudo. De repente me vi sozinha, sem trabalho, sem amigos e sem ninguém. Ele me humilhava e me agredia de todas as formas possíveis. Eu não conseguia me livrar dele pois ele dizia que sem ele eu não era ninguém. Eu acreditava e eu entrei em uma profunda depressão. Nos separamos drasticamente, ele me pos pra fora de casa depois de 10 anos assim. Eu perdi minhas funções renais e fui hospitalizada. Ele nunca foi me ver. Perdi tudo e todos. Minha saúde, nunca mais pude trabalhar. Ele me destruiu e fez com que eu me destruísse também.
Hoje eu luto por uma reconstrução de identidade e fisicamente também.
Meus cabelos caíram, perdi mais de 10 kg. Virei um outro ser. E sei que ele se alegra com tudo isso.
Mas eu encontrei Jesus no meio do nada. Hoje sei que Deus me levantará pois ele é fiel aos que tem Jesus no coração! Eu creio na minha vitória de vida! Em nome de Jesus Cristo!
🙏
Força mb
Muita força e saude pra vc
Eu tenho mãe narcisista e percebi na família esse transtorno,eu desenvolvi doença autoimune renal sem causa específica eu me senti como vc falou ,estudo bastante sobre o tema e sobre autoconhecimento estou estabilizada da doença estou assumindo minha identidade real , não é fácil não é legal é doloroso mais é necessário,continuemos na caminhada muita paz luz e amor na sua vida.
Deus vai te reeguer e você vai ser muito melhor do que já foi
Tive minha vida e minha personalidade esmagada devido uma mãe narcisista. Que usava palavras como "miseravel" pra se referir a mim o tempo todo. Eu me cobrava muito e me sentia mal, ela me convenceu de que eu era uma pessoa ruim, que merecia morrer sozinha, destruiu meus relacionamentos e destruiu minha carreira. Desenvolvi muitas fobias, depressao, ansiedade...Cheguei ao extremo de tentar suicidio. Podcasts como esse fez eu refletir: Eu nao estou sozinha, eu nao sou um monstro.
MEU DEUS! Eu vivi isso toda a minha vida. Desde de pequena com minha mãe. Minha mãe sentia inveja de mim, me fazia ficar frustrada, até faculdade tive que fazer escondido porque ela nunca foi a favor. Nunca. Pois ela nunca teve estudos. Com os anos percebi. Mas mesmo assim ela me fazia ficar mal, após o falecimento do pai que tem 7 meses. Ela mudou. Começou a ficar bem pior comigo. Me fez ESTOURAR. Nunca havia gritado com ela, nada. Aí ela quis fazer isso para me expulsar de casa e implorar para ela. Para que fosse dependente dela. Hoje agradeço a Deus. Pois perdi contato com ela. Mas ela sempre procura ver minhas coisas por fake e comentar coisas desagradáveis. E fez meu irmão, cunhada, família inteira todos me odiarem. E nem falarem mais comigo. E olha que sempre fiz de tudo por ela, vivia pra ela, fazia DE TUDO. MAS NUNCA nada estava bom ou eu conseguia fazer ela feliz. Por anos me questionava e fazia de tudo para ela me amar..
Me tornei sozinha. Sendo assim, agora tenho paz. Mas esse vídeo foi fundamental. Mesmo sendo psicóloga e tendo conhecimento na área. Não sou especialista nesse assunto. Mas gratidão por esse vídeo. Que é fundamental.
DETALHE: Nunca sou de comentar vídeos. Mas esse não teve jeito.
Gratidão.
Eu também
Super te entendo! Eu também tudo que conseguia fazer cursos até tirar carta, era escondido ou eu começava e dps contava… ela não gostava de me ver bem com meu pai meu irmão! Só Deus sabe!!!
E como é difícil expor pra sociedade, visto que a mãe é algo tão vislumbramente sagrado. Tive e tenho problemas, pq se fala sobre a mãe o problema está em vc.
Lavou a alma
Eu tb passei por isso e leva tempo p percebermos, e libertador se afastar apesar de ser mãe e preciso.
Ela tem uma expressão teatral de exposição dos assuntos e uma boa narração de detalhes, que faz a gente voltar às cenas e entender muito bem cada situação 👏👏👏👏
Dizem que pessoas autistas tem formas diferentes de se comunicar, e as vezes têm dificuldade, talvez seja por isso ela é tão autêntica. Acredito que ela se ajustou a esse modo para que sempre que se comunicasse fosse mais facilmente compreendida.
Ela narrando desta forma, eu começo a reviver o que passei. Como é difícil lidar com narcisistas
Seria ótimo, se falasse sobre filhos adultos narcisista, pois creio que vivi um relacionamento abusivo vindo da minha filha, por ter um amor incondicional por ela e meus outros dois filhos, me submetir a muitas humilhações, ela me humilhava e eu sempre pensava que por eu ser mãe tinha que perdoar, pois como mãe tinha que ensinar minha filha perdoar, estou a um tempo sem falar com ela, isto me dói muito, como se eu tivesse um câncer na alma, mas tomei uma decisão ainda que eu morra, não tentarei mais conviver com ela, peço a Deus todos os dias que me dê forças e sabedoria pra lidar com isto.
Essa riqueza de detalhes dela é tão incisiva que em outro vídeo, me acionou tanto gatilho que vomitei, chorei horrores
@@amoras2020 Vc assistiu o video completo?
Nossa! O assunto dessa moça nunca é tedioso! É muito raro encontrar alguém tão original como ela! Que bacana!
Esse foi de longe o MELHOR episódio do Vênus! Pra mim vai ficar marcado na história, não conhecia a Tary e agora estou APAIXONADA
Ela é maravilhosa desse jeitinho mesmo. Através dos vídeos dela e de um grupo de apoio que ela tinha mudei os rumos da minha vida desde 2018. Gratidão eterna 🙏
Ela é tudooooooooooi
EU a vi a primeira vez no PodCast do Petry e simplesmente amei conhece-la.
Tbm acho. Fantástico!!
tmb me apaixonei
Cara, não consigo descrever o quanto esse Vênus foi necessário na minha vida. Sempre me enxerguei uma pessoa fria, insegura de baixa autoestima...simplesmente por aceitar a definição repetida diariamente pra mim por uma mãe narcisista. Depois de ter minha liberdade financeira, meu próprio espaço e morar a uma longa distância, fui percebendo que essas características não eram de fato minhas, mas sim de alguém "moldado" a pensar que era assim. Quando a visito, volto a ter esses sentimentos e sempre que fica claro que hoje sou independente tanto no financeiro como no emocional, parece que a pessoa não descansa até fazer do encontro familiar um inferno.
Hoje ouvindo esse Vênus, a cada sintoma descrito pela Taryana eu gritava mentalmente: "caralho, é assim mesmo!" e consegui entender a razão de infinitas complexidades na minha cabeça e na minha relação com meus irmãos, amigos e parentes que estão envolvidos na relação direta com ela. Infelizmente nunca consegui convencê-la de procurar um profissional, pois segundo ela, ela não é "maluca" pra ter que ir em psiquiatra ou psicólogo e eu que sou muito ignorante e ingrata de pedir isso depois de tudo que ela fez por mim.
Tô num sentimento misturando choro de tirar o peso da culpa e de me achar ingrata com "puta que pariu, isso tem diagnóstico, agora tudo faz sentido e eu não tô sozinha nesse mundo" que vocês não tem noção.
Sou daquelas que só assiste e curte e n comenta muito, mas nesse ep não teve jeito, preciso dizer que vocês 3 são fodas e extremamente necessárias pra gente aqui do outro lado da telinha ❤️❤️ obrigada, obrigada, obrigada!
Uau!!!
Identifico com seu sentimento em gênero número e grau! TMJuntasso!
Essa descoberta é difícil, mas libertadora. Boa sorte e força no processo, é longo mas vai mudar a sua vida, como também mudou a minha! ♥️
Também mudei de estado para ficar longe, e ela tenta baixar minha autoestima e cria rivalidade entre eu e minha irmã.. minha irmã fica de rivalidade por não sacar que é a veia que faz o jogo.. eu resolvi não participar disso
Nâo precisa escrever palavrão e feio.
Taryana deve ser uma ótima terapeuta pois viveu tudo que relata! Eu tenho um leve autismo e uma mãe narcisa. A vida foi muito gentil comigo e aos 14 anos ingressei em uma escola militar em outra cidade. Longe de casa sob o rigor da escola passei por uma metamorfose. Quando voltei para casa tudo ficou diferente " Aquela escola estragou voce..." remungava ela. Nunca perdi meu afeto mas nunca mais conversei com ela assuntos intimos, ela nunca conheceu minhas namoradas e só conversavamos sobre temas triviais, politica, futebol,etc. Tenho 66 anos e acho que tudo deu certo!
Meu dentista , um homem de 60 anos, e bem meu amigo, me contou q foi salvo pela escola militar. A mãe dele queria q ele fosse uma menina e q cuidasse dela. Queria q ele fizesse serviços domésticos junto a ela (filho único) e se vestisse dum jeito mais feminino . Corria com as namoradas dele dizendo q “ele tinha mais o q fazer em casa …” . Botava culpas nele , chantagem emocional ….um troço horrível . Dai ele foi estudar no colégio militar em POA/rs e começou a viver . Mas mesmo assim ficou com sequelas . Não consegue permanecer casado e vai a psiquiatra 2 x por semana
Eu tbm! MINHA história é igual a sua, aos 14 anos fui pro militar noutra cidade e quando voltei foi exatamente isso que ouvi. Está tudo bem
Meu irmão quando ingressou na PM cortou as asas da minha mãe ela passou a falar que os militares são malditos que ele virou outra pessoa...
Quero te dizer uma coisa: PA-RA-BENS! Foi a declaração mais inspiradora que já ouvi!
Sou igualzinho a vc amigo, não me exponho em nada com a minha mãe kkk é só pedrada mesmo
Assistindo a Dra Taryana falar, eu realmente me sinto tomando a "red pill do Matrix'. 33 anos, saindo de uma depressão profunda, descobri finalmente a gênesis de todos os meus traumas: Minha mãe narcisista e, possivelmente, sociopata. É até um pouco assustador perceber que me vi em praticamente todas as situações expostas nas quase 3h de podcast. Só quem viveu ou passou por algo parecido, pode saber o quanto afeta a nossa vida, psicológico e até percepção da realidade. No mais, obrigado meninas do Venus. Essa entrevista realmente mudou a vida de alguém. Um beijo.
Sinto muito, Renan! Melhoras! Que vc consiga se reerguer!
Ouso dizer que chega a ser desesperador, minha mãe tem o diagnóstico de bipolar e narcisista já há alguns anos, e vendo hoje o vídeo porque a minha filha pediu, eu me vejo em um misto de sentimentos, ainda bem que a teria já existe na minha vida.
Somos 2, irmão
Pra quem ainda está aqui, já fazem dois meses que descobri por meio desse episódio que sofri abuso a vida toda. Com ele, todas as peças se encaixaram. Depois de umas duas semanas derrubado pela quantidade de informações esfregadas na minha cara, resolvi arregaçar as mangas e cutucar a ferida pra finalmente fechá-la. Estou tratando desse tema fortemente na terapia. Li e busquei formas de lidar com a situação, porém, como a Dra. disse, só há duas realmente eficazes: Total afastamento e aplicação do método Pedra Cinza. Ainda é difícil, leva tempo, mas é realmente curioso ver como funciona. A impressão que dá é que agora sim, depois de 33 anos, estou livre pra viver a minha vida. Se você leu esses comentários e se identificou com o episódio, não desista. Você não é o único e sim, há solução. Procure ajuda. Foque na sua vida. Um abraço.
Passei por mãe narcisista e depressiva.Sinto muito de verdade e entendo sua dor!
Por mais que Taryana explique com sua maestria impecável o que é uma mãe narcisista, só quem teve esse azar gigantesco sabe o real significado dessa sentença de morte em vida.
Minha eterna gratidão a você Tary.
Felizmente minha "genitora" já faleceu.
Sim, FELIZMENTE.
@@fabianachueco A minha já se foi, mas até hoje carrego traumas. É um bosta.
Esse é o sentimento mesmo. Mas vai falar isso pra qualquer pessoa que não tenha noção do que é isso, e quem será taxado de vilão da história é você. A instituição "mãe" é sagrada a ponto de qualquer ato ser justificável.
Minha mãe ainda está viva e hoje já consegui me distanciar um pouco dela. Nunca consegui que ela procurasse ajuda, então fico só imaginando o que possa ser; transtorno de personalidade narcisista ou borderline... não sei. Só sei que a esperança de ter um diagnóstico ajuda a tirar da gente a culpa de querer se afastar de quem a gente deveria amar incondicionalmente.
@@fabianachueco Te desejo tudo de bom
@@fabianachueco Até mesmo quando morrem não nos deixam em paz; Porque elas morrem, mas os traumas continuam.
por isso que ela explica muito bem, ela vivenciou, infelizmente
Infelizmente eu descobri que fui criada por uma mãe narcisista. Descobri há uns 4 meses. E esse Pod Cast só fez eu enxergar detalhes e dar sentido a toda minha infância... Nao fui amada e sempre me senti fora da caixinha. Para terem uma ideia, minha mãe não gosta que eu uso maquiagem. Me chamo de ridícula quando corto o cabelo. Toca no meu passado (na adolescência tive vários namorados) toda vez que estamos em família... Hoje tenho 40 anos, sou bem casada e o simples fato de eu ser "bem casada", (ela não teve nenhum casamento) faz com que ela fale mau do meu marido para terceiros! É horrível! Eu me afastei! Sem culpa! Hoje eu tenho vida com Deus e nada mais me faz falta!
Minha mãe também é assim 3 triste mais o melhor é 0 contato eu estou adoecendo perto dela
@@cristinamarques551 se VC tiver a possibilidade de morar em outra casa... Doenças emocional também matam! Eu encontrei em Deus tudo o que eu mais, e sempre procurava!
Eu tenho 19 anos e vivo dentro dessa casa com ela, ela não me deixa ser feliz, cortar uma franja, quer que eu seja o que ela quer não deixa eu aflorar minha personalidade. Estou muito triste e tentando uma possibilidade de sair de casa, seja com meus avós no Espírito santo (moro no Rio) ou passando em algum vestibular pra ter moradia, mas é difícil até pra estudar pq vc n se sente boa o suficiente. Ela vai ficar muitooo nervosa se eu fugir, mas eu tô criando coragem pra isso.
Só um desabafo, fico feliz por vc estar bem. Bjs❤❤
@@yasminfonseca4301 se puder se afastar é melhor. Porém, procure em Deus a força, o discernimento e amor que tanto falta que Ele não decepciona! Busque a Deus amiga... 🙌🏼
Quando criança eu ouvi de minha mãe que mulher feia tinha que estudar pq não ia arrumar marido pra sustentar... quando tive filhos e saí de casa ela disse que sorrindo que não me veria mais com os vestidos bonitos que eu usava pq tinha bocas para alimentar... eu via minhas amigas de escola falando com tanto carinho das mães e eu me sentia mal pq não conseguia falar da mesma maneira da minha mãe, eu só conseguia ter muito medo dela . Não é que eu não a ame, mas dentro de mim eram sempre sentimentos muito contraditórios. Tenho 45 anos e meu irmã gêmeo me diz que até hoje tem sonhos em que nossa mãe está muito brava brigando com a gente. Eu lembro dela ter me batido uma vez só na vida, mas às coisas que ela falava, as broncas que ela dava faziam a gente se sentir muito mal. Sempre tive baixa autoestima e nunca me senti merecedora de amor. Fui abusada na infância por parente, dentro de casa e passei anos calada, depois de adulta quando falei pra ela, ela fez uma expressão de perplexidade e disse que não poderíamos falar pra ninguém já que tantos anos haviam se passado. Não sei se ela é narcisista, algumas coisas batem com as características dessas pessoas. Enfim, sigo vivendo altos e baixos e em vários momentos me pergunto pq viver. Já fiz terapia, já tomei medicação psiquiátrica e assim vou levando. Não me considero uma pessoa feliz.
Se tiver um episódio de podcast com 10 horas de duração com a Taryana, eu escuto as 10 horas.
Eu também
Siiiim
Sem dúvida, aquela pipocona e bora.
Simmmm
Verdade, ela é uma mulher inteligentíssima, é maravilhoso ouvi lá.
Mas gente, achei um corte desse podcast e acabei aqui, assistindo tudo.😳 Tô apaixonada pelo jeito da Taryana falar. ❤️ Podia ficar horas, dias, ouvindo ela falar.
Eu tbm 😊👏👏👏👏👏👏👏
Eu tambéeeeemmmm
Eu também!
Eu vi hj e tô aqui assistindo tbm
eu tbm kkk vi no face e vim procurar
Aos meus 45 anos descobri que sou filha de uma narcisista. Casei com um narcisista e ela elogiava ele e me chamava de privilegiada por ter um marido tão bom,. Eu me sentia o cocô do cavalo do bandido e ingrata, por ter 2 pessoas tão ótimas na minha vida e só quando eu literalmente adoeci, vi que eu era a vítima desses 2 narcisistas. Estou me curando, mas falta muita coisa ainda.
Te entendo, no meu caso é marido e sogra narcisistas, são 20 anos de casamento com altos e baixos, minha sogra narcisista e protege o filho, tambem esou doente da alma e tentando sair desse inferno.
@@MarciaSilva-ir7fo olá. O importante a gente manter a sanidade mental é voltar a acreditar em nós. Que somos pessoas fortes e capazes e começar a procurar a saída desse labirinto. Tenha força, foco e fé que vai conseguir. Não desanime. Ainda será muito feliz 🌹
Obrigada pela força 🙏
Força! Que você cure tudo e seja feliz!!! Se eu consegui, vc também consegue!!!!🥰
Afastar é observar do lado de fora já será um grande passo e se amar e entregar nas mãos do Senhor Jesus essas pessoas porque elas precisam de ajuda hj tenho 52 agora depois de quase loucura que entendi não era sobre eu e sim eles 😢❤
O mais doloroso é que muitos dos narcisistas são pais e mães. A sociedade vai dizer "respeita seu pai, respeita sua mãe, eles só querem seu bem, você é um rebelde". Isso mata as pessoas por dentro fazendo elas remoerem culpa, levando à depressão e doenças psicossomáticas.
A ação de narcisista já mexeu com meu emocional a ponto de sofrer com dor crônica em quase todo o corpo, gastrite, refluxo. Nos grupos do whatsapp de pessoas que sofrem por conviver com narcisistas não é raro encontrar fibromialgia, problemas gástricos, dermatológicos.
Enfim, se vc conhece alguém que possa estar passando por isso compartilhe esses conteúdos. Ajude alguém a sair da bolha de manipulação de narcisistas.
Bem lembrado, e como essa visão e imposição da sociedade reforça manter e aumentar o número de vítimas desse narcisistas!
Eu tenho fibromialgia por culpa do meu pai. Sofri violência física até os 18 anos e psicológica até me casar. Não sei o que ele tem, mas normal não é. Sempre foi muito religioso e ninguém acreditava em mim e achavam que eu era a rebelde. Ele é a pessoa mais mentirosa que conheço, desde criança lembro de seus desvios de caráter no casamento. Ele deve ser narcisista, eu fui a filha que mais sofreu. Ele manipulou tanto minha mãe que ela ficava cega e não via coisas que estavam à sua frente.
@@jessicasilvestrenatu imagino, moça! É muito difícil quando essas pessoas manipulam as outras pra pintar a gente como monstros, mas nós sabemos a verdade. Espero que esteja fazendo terapia e consiga se recuperar 🙏🏾 Que Deus te abençoe e te ajude a superar toda essa trajetória!
@@jessicasilvestrenatu com certeza é um NARCISISTA, é muito triste que a cada vídeo ea cada milhões de comentários, tenham tantas vítimas desses demos!! Ainda bem que vc conseguiu se distanciar, permaneça assim e se não adiantar, que seja contado 0. Boa sorte e tudo de bom. Você merece ser feliz!!
@@karinesouza7842 exatamente! Infelizmente só quem mora mesmo com a pessoa consegue conhecê-la um pouco mais. Estou sem terapia mas voltarei esse ano ainda. Muito obrigada pelo apoio!
MEU DEEEEEUS. PODEM FAZER UMA SÉRIE COM ESSA MULHER, ASSISTIREMOS TOOOODOS OS EPOSÓDIOS! DE MAAAAIS. ARRASARAM MENINAAS
Mistura de vergonha, medo, surpresa, tristeza e alívio
Eu chorei quando ela falou sobre o gatilho, que usa todos até a pessoa explodir
Meu Deus isso é muito real
"O narcisista, que só pensa nele, não existe sem os outros". O mundo é uma pegadinha...
Eu acho que se a a Taryana falar por 24 horas eu sou capaz de assistir sem cansar! Ela sabe conduzir o assunto narcisismo com tanta propriedade que você fica hipnotizada. Obrigada Tary por nos presentear com seu conhecimento 🙏🏻
Gente, estou saindo de um relacionamento Narcisista, e assim tomem cuidado, muito cuidado mesmo! Vamos nos proteger, escutem podcast, leiam, quanto mais informações, nós tivermos, mais rápido saímos, fiquei 2 anos em um relacionamento, 1 ano foi ele me estudando, outro ano foi ele mostrando quem era de verdade.
Me ajuda..
cara essa mulher é hilária, vai pra lista dos melhores convidados do canal
Siiim
Cirúrgica, exata, objetiva e elucidativa. Faltam adjetivos. É fantástica essa mulher. Queria assistir uma palestra dela.
Impossível é IA
Sou filha única e tudo que ela viveu com as irmãs eu vivi sozinha, é horrível e pavoroso identificar minha mãe nesse vídeo 💔
Muito difícil. Tente se recuperar.
Pois é filho único é foda
"O narcisista patologico comeca a mexer com sua percepcao da realidade. Comeca a destruir seu senso de Eu". Parabens pela entrevista! Utilidade publica.
Taryana foi a pessoa que abriu os meus olhos pra um problema que sempre existiu na minha vida e eu sempre soube que existia algo, sempre soube que não era normal! Foi uma dor necessária, mas antes livre do que nunca livre!!!
Um filme que retrata bem uma mãe narcisista é o Cisne Negro, a personagem é a mãe da Nina
VERDADE!!!
Não é narcisismo, é o caso de uma mãe superprotetora devido a esquizofrênia da filha
Eu adoro essas entrevista de pessoa inteligentes, acho muito mais interessante do que quando é com famoso, o famoso fala só deles, com esses profissionais aprendemos muito e ajuda muito no nosso auto conhecimento
Minha mãe é narcisista e só fui descobrir depois de um casamento com um narcisista.
A gente acha que é normal pois desde que nascemos é o que é apresentado pra nós como seres que amam a gente! Só depois de me casar por 10 anos e sofrer muito com violência doméstica que entendi a dinâmica do narcisista.
A minha mãe já era, e eu era "acostumada" a ser mandada, manipulada. Então casar com um narcisista não foi coincidência! É um ciclo na nossa vida.
Deus me libertou!!!!! TODA GLÓRIA PARA O FILHO DO SENHOR!!!!
Minha mãe é narcisista, e eu fui a filha que é culpada de tudo! Eu escutando e vendo minha mãe se encaixar em TUDO! É pra minha família eu que sou o demônio pq destruí a família.
Achava que esse termo "destruí a família" só existia na minha...
Tary é incrível, consegui me afastar da mãe narcisista e posso dizer que foi graças aos vídeos dela, sou a mulher do grupo de irmãos homens, e a bode expiatório, depois de muito sofrimento hj estou livre, obrigada Tary 🥰❤
nossa, eu tb!!!
Parabéns 👏. Uma vida longa com muitas alegrias.
Tb fui a bode expiatório. E sou até hoje. Só mantendo distância mesmo.
Estou nesse processo de libertação.
Eu tbm me afastei! Não dá pra ficar perto.
Mix de lindeza intra e extra corpórea. Firme, direta, bebedora de água, falante com propriedade de quem viveu na pele o perrengue e ressurgiu das cinzas. Amei. Parabéns pelo nível empreendido na entrevista!
Levei 39 anos para descobrir que tenho uma mãe narcisista, as consequências desse abuso são absurdas,tenho crises de ansiedade,síndrome do pânico,tudo em função do narcisismo.
Eu vi seu comentário e hoje eu tive uma crise de ansiedade por causa de uma certa situação com a minha mãe e hoje depois de 28 anos descobri que não era coisa da minha cabeça 😭uma amiga me apresentou esses vídeo descobri minha vida descobri a resposta pra tudo , tô passando com a psicóloga mais só eu sei oque tô passando
Eu só não consigo não sentir culpa,por que é minha mãe 😭
Isso tinha q ser divulgado mais na mídia mais acessada.
@@aninhalima4823 engraçado que eu descobri na casa dos 40 também. A gente leva anos pra entender e devemos nos sentir privilegiadas por ter entendido, ainda q tarde 🙏🏻
@@aninhalima4823 é... cada um pensa de um jeito né?
Só com que já passou por uma relação assim sabe o terror que é sentir culpado por algo que você não FEZ, perfeito o podcast!
Like 101
Sei como é, eu ainda estou no meio do furacão.
Exatamente! Um peso sem fim
A culpa que eles te fazem sentir é a arma mais poderosa deles, pq sabem q temos um coração bom e empático, então usam disso contra nós mesmos. Todo abusado por narcisista precisa entender que estabelecer limites não é ser ruim, não é ser ingrato, é simplesmente SE PRESERVAR!!!! Ninguém é ruim por se preservar e se guardar e é isso oq precisamos construir na nossa cabeça. Eu tenho pais com traços muito fortes de narcisismo, e acabei namorando por três anos com um narcisista que foi ainda pior q os meus pais, eu sei do assunto 😅 não aceitem a manipulação deles!!! Se reconheçam como pessoas boas e sempre que tr chamarem de ingratos, de egoístas, NÃO ACEITEM!!!! Minha mãe melhorou muito depois q coloquei limites nela, pq ai da moro junto, mas mesmo assim, vira e mexe ela me joga uma "você é egoísta!", "nossa como vc é grossa" (sendo q ela é quem faz a grosseria comigo em primeiro lugar e quando me defendo ela faz a vítima kkkkkkk são sempre as vítimas, é incrível 😂😂😂😂). Se fortaleçam em vocês mesmos e entendam que se proteger e estabelecer limites é um direito de vocês!
Gente que mulher bem articulada, inteligente, não sabia quem era mas me prendeu demais, amei essa entrevista
Tary é simplesmente ótimo !
Seria melhor saber que o narcisismo é uma doença , com meios pra diagnóstico , pelo menos estariamos sendo vítima de alguem doente . Ruim é sa ber que é maldade e ter que sofrer calado.
@@amoras2020 ué, ce é profissional da área? mesmo se for, já analisou ela o suficiente pra saber?
@@amoras2020 ?
Eu olho para os meus filhos e sempre digo pra eles: vocês são fortes, vocês são inteligentes, vocês conseguem.
Não consigo imaginar "quebrando " meus pequenos
Tenho uma mãe narcisista. Fiz terapia minha vida toda e ainda faço para aprender a lidar com ela. Depois de trabalhar muito em cima de comunicação não violenta, consegui colocar limites na nossa relação e nosso relacionamento melhorou muito. Pais narcisistas sabem exatamente como nos tirar do sério e a gente não pode cair nessa armadilha, pois quando caímos, eles invalidam o nosso discurso, nos colocam como loucos e perdemos a razão. Eles não vão reconhecer que precisam de ajuda, então quem tem que buscar somos nós.
Exatamente...
Passei a vida toda tentando ajudar minha mãe a perceber que ela é excessivamente violenta sem razão. Que era preciso mais diálogo e parceria. Tudo em vão. Elas agem como em um campo de batalha e você precisa ser destruído pra que ela tenha valor e exista. Ainda sinto culpa e passo datas festivas com ela, como nesse Natal. E é sempre a mesma coisa: reclama de tudo que você oferece: comida, bebida....depois critica você, inclusive sua competência profissional. Quando quebra todo o clima, vai embora como vítima incompreendida. É muito cansativo. Ainda preciso aprender a lidar com a culpa pra largar ela sozinha nessas datas sem medo de me sentir mal.
Minha mente tá explodindo aqui!
Corre pras montanhas
Sou filha de mãe narcisista, tenho 41 anos, sofri quase uma vida, sempre achei que tinha algo errado com minha mãe. Há 2 anos em terapia descobri que minha mãe é narcisista. Hoje vivo uma vida bem diferente, eu casada, ela morava na minha casa, quando descobri essa questão passei a mudar um pouco a maneira de lidar, ela simplesmente não suportou mais morar comigo. Ela morando em outro lugar tem sido libertador essa distância.
Isso de se mudar muito é TOTAL minha avó materna que é narcisista diagnosticada! Ela fez da vida do meu vô , mãe e tios um pesadelo, vivia se mudando, ela forçava a familia a se mudar, aproveitava do fato do meu vô ser impressionável pra assusta-lo botando medo dizendo que tinha fantasma na casa ou qualquer outra coisa para forçar a se mudarem toda hora, ela forjava ataque epilético que passava com chá de camomila, tive que morar com essa bruxa uns tempos e foi TERRÍVEL, minha mãe enquanto deu manteve eu e meu irmão longe dela, é pavoroso contar as pessoas que sua vó é a maldade em pessoa e ver elas não acreditando, te fazendo passar de injusto. Um narcisista destrói vidas...
Misericórdia
Minha mãe finge que encorpora espíritos e tem epilepsia
@@natanylomas8974 deixa ela rolar no chão . Sai de perto .
Existe um tipo de abusador(a) -são vários tipos - q vive se mudando . Inclusive de cidade , estado e até país . O start e quando observam q a família está se adaptando a casa , ao bairro , fazendo amigos . Eles se sentem traídos vendo as pessoas em paz , ambientadas , tranquilas , então decidem destruir tudo , desinstalar a todos , dar sustos (ataques apilepticos falsos) ,forçar uma readaptação mais uma vez . E um traço perverso de muitos q esses seres manifestam .
Parece o avô do meu marido (quem também é narcisista e fez eu descobrir que isso existia).
Só por esse motivo eu tenho pena dele, pq ele só me deu aquilo que ele recebeu do avô.
Cara só quem teve uma mãe extremamente narcisista entende bem esse podcast e dói muito 🥲💔
Eu sou filha de narcisista. Passei a minha vida toda sendo "mãe da minha mãe", abrindo mão do que eu queria pra fazer o que ela queria. Sempre fui diminuída, nunca fui boa o bastante, bonita o bastante, inteligente o bastante. Fui agredida fisicamente aos 30 anos, grávida porque ela colocou a culpa em mim de uma discussão que teve com meu irmão mais novo depois que ela foi morar com o namorado e deixou ele, menor de idade, comigo. Depois abriu um BO contra mim, colocou a família toda contra mim. Hoje eu tenho o mínimo de contato possível pra evitar mais dor de cabeça dos vitimismos dela que faz com que pessoas que nem convivem conosco fiquem vindo atrás de mim e dos meus irmãos por termos "abandonado a pobre mãe doente". Queria conseguir cortar vínculo totalmente mas ainda estou presa na culpa de ser uma filha desnaturada e ingrata. É muito difícil viver assim....
é muita terapia e busca de hábitos saudáveis pra poder sair dessa.
Eu te entendo, tb não consigo cortar com a minha. Mas moro longe então a convivência é quase nada.
Mas haja terapia em
Sim. Minha mãe tb esta chegando nesse nível já. De ameaçar me denunciar nso sei do que. Eu quero só ver se um dia ela for na delegacia p me denunciar o q que ela vai dizer: Quero denunciar a minha filha, pq ela pagar todas as minhas contas, não deixa faltar comida, luz, Internet dentro de casa, me dá roupas, sapatos, presentes e sempre me leva pra jantar nos melhores restaurantes. Acho q é isso q minha mãe vai falar pro delegado qdo for me denunciar kkkkkkkkkkkk, pq ela não tem nada a dizer além disso. Só de ela começar a inventar. Como já está começando a querer fazer kkkkkkkkkkkk
São verdadeiros monstros
O pior de tudo que a vítima nunca somos nós.
Quando alguém vier te julgar vc diz
"Vcs não sabem...minha mãe é abusiva"
E ignore...se eles quiserem eles que levem pra casa pra cuidar.
Abandonar filho menor por causa de macho é muito narcísico! Eles não pensam em ninguém!
Incrível a descrição da mãe Narcisista da Taryana, parece que ela conheceu a minha mãe. É exatamente o que aconteceu comigo, as mentiras que ela inventava, as máscaras que ela "usava" na frente das outras pessoas, e tudo mais. Infelizmente eu fui a filha massacrada da família. Fiz terapia para depressão e depois aprendi a me valorizar mais, sem ter contato com a minha mãe.
Eu vi minha vida toda passar novamente, tenho 46 anos e não superei os abusos maternos .Hj faço terapia e tomo medicação contra depressão, só quem tem mãe narcisista vai entender como é ser criada dentro de um furacão.Ela tem 84 anos e ainda tenho medo dela, precisei me afastar por completo pra começar a descobrir quem eu sou . EXCELENTE programa, parabéns
Tenho 42 anos. E sempre achei que o comportamento da minha mãe tinha algo errado. Desde pequena ela sempre me maltratou de todas as formas. E meu irmão sempre foi o dourado. A minha mãe é psicóloga e sempre usou a profissão dela para me humilhar, ninguém nunca acreditou em mim. Ela jogou todos contra mim. Meu pai qd percebeu o que ela fazia comigo, eu tinha 15 anos. E se separou dela. Ele queria que eu fosse morar com ele, mas ela não deixou. Qd meu pai foi embora daí ela deitou e rolou nas punições. Nunca pude sair, namorava escondido pq eu tinha vergonha dela. Meus amigos todos falaram o qt ela era ruim comigo. Fugi de casa com 17 anos e engravidei pq não aguentava mais aquela vida. Ela sempre me sabotou em tudo, casamentos que foram 3, meus ex maridos odiavam ela. Ela tentou acabar com minha relação com minhas filhas. E principalmente, ela sempre jogou meu irmão contra mim, ele é e sempre foi MT manipulado por ela
Hoje decidi ter contato zero com ela. Sofro pq meu sonho era ter uma mãe normal, sempre fui muito carente.
Nossa! Sinto muito! O fato dela ser psicóloga me assustou. Imagino como foi sua vida... Espero que fique bem e que consiga cicatrizar suas feridas.
Eu cortei contato com minha mãe, vou buscar terapia. Faça isso também, pense em você, cuide de você para você cuidar das suas filhas.
A minha até punhal pegava, para me ameaçar. Me batia sem motivos e me humilhava de todas as formas..quando completei 16 anos. Ela faleceu . E com dezesseis anos fui internada em um hospital pisiquiatríco.
@@elianegarciabarbosa9157 As feridas emocionais são profundas. Espero que esteja bem agora. Somos mais fortes do que imaginamos.
@@fabiolacoura9650 obrigada sim somos mais fortes do que pensamos.
Quando ela falou sobre o luto eu quase chorei, passei por isso espontaneamente, mesmo sem ter certeza q a minha mãe é narcisista, eu sentia todos os efeitos então eu sabia que ela era incapaz de amar, sabia q tinham coisas muito erradas na nossa relação e quando eu admiti isso pra mim mesmo meu mundo caiu, eu já tive depressão e por incrível que pareça, a dor da depressão nem se compara ao luto de perceber que a sua própria mãe não sente amor por você, passar por isso sozinho não é fácil, eu quase cometi suicídio, eu não iria exitar se houvesse a chance de morrer sem q eu mesmo o fizesse, não tenho coragem pra isso e só por isso que eu tô vivo. Ainda não consegui me afastar, mas sigo tentando me livrar das acusações e tudo de ruim que essa mulher me proporciona por ser seu filho
Por pior que pareça, sua vida pode melhorar. Procure ajuda psicológica.
Amigo compartilho da sua vivência, em absolutamente tudo, e é muito doloroso não ter esse amor da pessoa que mais esperamos, nossa mãe. Mas se vale de conselho cuide do seu psicológico e assista vídeos como esse pra você ver que a culpa não é sua e que se afastar realmente é importante. 😔
Eu abandonei de vez e sem culpa.. Sempre digo que há mulheres que não eram pra ser mães, mas aconteceu. Não conseguem nos amar, então não merecem nos ter. A última que a minha fez eu saí de perto dela e dentro de mim pensei:" adeus, mãe! Nos despedimos aqui. Não deu pra vc me amar fazer o que. Adeus!" E foi. Não procuro nem saber dela e nem ela de mim. Estou LIVREEEEE!💙
MELHOR DICA
Evite intriga , não de a sua mãe o gosto de te ver mau !!
Se afaste o máximo , quando conseguir mude de casa
Infelizmente não sou maior de idade , mas vou estudar muito e trabalhar pra poder estudar em outra cidade.
Passando por isso agora
Tô me preparando pra mudar de país ou estado,, mas agora ela inventou que tá com depressão, e a família quer que eu nora cuide dela..🤢
@@silvanaqueiroz9705 pense na sua saúde mental sempre!!! Vc vai conseguir sair disso amg, boa sorte
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu te desejo o melhor do mundo! Você merece ser feliz.
@@fabiolacoura9650 muito obrigada Fabíola, tudo em dobro pra vc sempre 🥰
Essa mulher mudou minha vida! Foi vendo os videos dela eu fui entendendo que eu nao tava louca
Eu também estou assistindo os cortes, agora o inteiro e lendo o máximo de comentários que também são extremamente úteis!
Dá um alívio saber né? Ainda bem que eu tbm não estava louca.
Minha mãe boicotava meu sucesso financeiro e profissional. Entendi isso a pouco tempo.
Meu próximo passo é a terapia, quero ser EU!
Utilidade pública! Esse assunto deveria ser abordado obrigatoriamente nas escolas !
Descobri depois dos 35 anos que tive mãe narcisista,carrego sequelas até hoje,me dá náuseas só de lembrar tudo que passei ,me culpava e não entendia …
Melhor podcast de todos os tempos!
Extremamente esclarecedor!!!
infelizmente se narcisismo e TAB fossem abordados nas escolas, ficaria muito fácil as pessoas serem identificadas e ninguém iria querer se relacionar com pessoas bipolares e narcisistas. elas não tem culpa de terem nascido assim e meio que todo mundo cai no conto uma vez, alguns mais de uma. e assim é a vida, se soubéssemos de tudo aos 20 anos de idade nada teria graça. força e paz de espírito a todos.
01:50:00 Demorei 8 anos em terapia pra "resolver" as sequelas do narcisismo na minha vida. Ainda assim, às vezes tenho lapsos. É um estresse pós traumático, é como se a gente tivesse participado de uma guerra ou de uma seita.
Eu faço terapia desde os 17 anos, estou com 40 e ainda tenho sequelas físicas e mentais. Sobreviventes somos!
A sensação é de cura diária uma vez longe dos narcisistas. Mas as sequelas são reais.
Coisa mais comum é filho de narcisista desenvolver TEPT. Eu ainda tô em cativeiro, tentando me estruturar pra sair. Posso meter o loko e o pé no mundo? Sim! Mas nessa posso voltar com o rabo entre as pernas e ser ainda mais humilhada.
Somos sobreviventes de uma "guerra" contra quem deveria nos proteger e nos amar.
@@PGSG Entendo o que vc diz. Minhas tentativas de ir para o mundo sempre foram desastradas e com resultados ruins (normal para quem não se conhece e nunca teve espaço pra pensar). Tenha calma e vá um passo de cada vez mesmo que seja dificil com a ansiedade e pressão. Fique atenta aos sinais e um caminho vai se mostrar, vc vai ver que muitas coisas acontecem naturalmente.
@@nightbessa Obrigada pelas palavras! Trabalho muito e tenho muita fé tbm que minha libertação física tá perto. Pois já tomei consciência, já passei pelo processo do luto, não barganho mais, e da minha parte ja houve o distanciamento emocional. Em resumo: não amo mais. E sequer consigo sentir compaixão/pena/dó se há demonstração de dor, tristeza ou qq coisa do tipo. O q sinto na verdade se resume a "revirar os olhos" constantemente.
Agora luto pelo distanciamento físico.
Normalmente quando vc vai descobrir que está ao lado de um narcisista vc já investiu horrores nessa amizade/relacionamento! Daí mesmo vc resolvendo cair fora ou ser descartado por eles sairá com algum prejuízo financeiro ou emocional, normalmente é isso que acontece.
Nem me fala isso...eu tenho um marido narscista e descobri a pouco. Ele ainda tem AVC e isso complica a separação.
Imagino um encontro entre ela a Doutora Ana Beatriz e a Doutora Jane (que mora no exterior), será que tem?? Se tiver vou ficar horas assistindo um papo com essas feras, sobre várias temáticas no campo da Psicologia e Psiquiatria!!
Penso nisso desde o primeiro podcast da Taryana. Seria incrível!😍😍
😉😉
Seria excelente juntar a Thary com a Dra Ana Beatriz! ❤
Queremos!!
Também quero assistir esse papo 👍🏽
Quanto mais eu conheço sobre o tema, mais eu agradeço por ter uma família tão "boa", apesar de como todo família temos problemas
Muita sorte viu!
A minha situação é tão complicada e caótica, que tive que passar pelo extremo pra de fato perceber o quanto fui manipulada a vida inteira. Na infância fui negligenciada, passei por humilhação e várias outras coisas que cheguei a ponto sim, de ficar rebelde por um período a qual foi um escape da depressão. Sempre fui uma ótima filha, estudiosa e trabalhava desde nova, ajudava com o que podia, fazia o possível e só era boa quando ajudava, quando não tinha era egoísta, mesquinha e ruim. Levantei a casa do meu pai, gastei, me endividei, mas fiz algo pra se orgulhar e morar com dignidade. Obs: minha mãe tinha a casa dela. Enfim, depois de tantas coisas e várias humilhações, fiquei desempregada ano passado, uma fase ruim na vida e pelos traumas já existentes, fiquei depressiva, mas não deixei de procurar ou correr atrás. Meus pais saíram de outra cidade apenas para me despejar, dizer que nada fiz na casa mesmo com provas, que eu não mereço e estava passando dos limites. Sem contar que minha mãe chegou já tocando o terror, queria que eu saísse da casa no mesmo dia. Sem dinheiro, sem condições e até agressão teve. O limite que eles falaram era sobre: pedir coisas e eu não podia dar, afinal estava desempregada, (nossa, você é uma péssima filha). Jogou meu irmão menor na minha responsabilidade comigo desempregada e quando reclamava de algo dele ou que ele não fazia, ajudava, (nossa, você não liga pra sua família). Então o "passar do limite para eles", era não fazer algo que não me cabia fazer. Enfim, não tiveram empatia, amor ou reconhecimento. Hoje sei que minha mãe é ou tem traços muito fortes e que meu pai é manipulado. Cortei o contato com todos, pai, mãe e irmãos, afinal nenhum teve empatia. E espero poder conseguir seguir em frente sem nenhum remorso. Isso tudo piorou minha situação, estou com crises de ansiedade, esquecimentos frequentes, saúde está abalada e com apenas 27 anos. Enfim, quem puder e já perceber esses traços, se está bem financeiramente ou trabalha, saia de casa, não faça nada no quintal de sua família para evitar sofrimentos futuros.
Meu Deus. Vc passou coisas que nem uma pessoa de cinquenta passou, pq? Pq são coisas absurdas!!!! Procure ajuda sim, procure um amigo que possa te acolher, seu irmão, desculpe , judicialmente não é obrigação sua, procure se for o caso autoridades. Claro que ter passado isso te doeu te marcou porém tbm te fez ou forte ou grande ou mais fria né. Mas ..mesmo assim a sua luta continua mas com chance ganhos no final!!!! Deus é contigo, tudo ELE vê 🙏🏽
Oq eles mais fazem é jogar culpa em cima de você por você não fazer oq eles querem, ou, nas palavras deles, do que eles "precisam". Nenhum filho merece passar por isso! Não aceite essa culpa JAMAIS! Deus te deu a vida pra viver ela com abundância e do jeito que vc quer viver! Não deixem abusarem da sua bondade! Você vai conseguir! Construa um EU seu todos os dias. Entenda sobre a sua personalidade, sobre as coisas que fazem de você VOCÊ, não deixe sua luz se apagar!!! ❤
16:37 - O desenho é "Enrolados" mesmo. Na cena que a Rapunzel foge da torre e experimenta a liberdade e sente culpa por causa das histórias assustadoras que a Mamãe Gothel contou a ela sobre o mundo.
Assim que vi, veio um insight dentro de mim. Pqp na hora. Um estalo.
Os Irmãos Willoughby, filme que ela mencionou beem rapidamente, é o retrato perfeito de pais narcisistas, do início ao fim! A conclusão da trama é incrivelmente realista. É uma animação excelente, numa perspectiva completamente infantil e por isso usa de muita fantasia, de uma forma que escracha aspectos da realidade. Mas se tu assistes com a noção de que o filme condensa simbolicamente todo um drama existencial infantil, vai notar a genialidade dessa produção e que apesar da fantasia, o realismo está imprimido ali. Assistam! É lindo, emocionante e eu diria até que gera uma identificação benéfica pra pessoas que já vivenciaram situação semelhante.
Vou pesquisar esse filme. Valeu por postar 👍🏻
Assisti muito genial mesmo!
Vou assistir...Obrigada!
vou pesquisar tambem
apesar de eu e minha irmã termos vindo de uma pessoa narcisista, e eu reconhecer que minha irmã é o filho dourado e eu o bode expiatório, nós somos completamente apegadas. eu não sei oq seria da minha vida sem minha irmã, e minha irmã sempre tem conforto em mim. apesar de ter sido difícil pra nós duas, sempre encontramos apoio uma na outra
Descreveu minha vida
Meninas do Venus, chamem a Taryana para falar só sobre Autismo e as suas várias "vertentes"! 🙂
Continuação de bom trabalho!
bjs
E tbm pra falar só sobre os devaneios excessivos precisa ser muito mais falado
@@anacarol4111poxa precisam realmente falar mais sobre o devaneio. Comecei a entender melhor o que tava acontecendo comigo quando assisti o vídeo dela sobre o assunto. Infelizmente não tem muito sobre isso na internet
Simmmmmmmm
Assistindo ao vídeos dela após 50 anos de vida consegui finalmente entender e dar nome a tal “ coisas estranhas” q minha mãe era e fazia. Considerando os diversos graus q devem existir finalmente botei um nome e uma linha racional aos todos ocorrido 👏👏👏👏👏👏👏
Graças a esses vídeos, hj podemos nos libertar de uma culpa sem tamanho de reconher que o erro não estava em nós!
Há dois dias atrás ela teve um surto comigo no meio da rua, disse coisas absurdas, e hj a noite mandou mensagem no WhatsApp, "Boa noite, tudo bem?", mandou isso com nada tiver acontecido, eu to aqui tremendo, ninguém merece isso 😢
Sofri com uma pessoa narcisista recente e ela explicou tudo que eu sempre senti, nunca me senti tão compreendida na vida. Mas infelizmente eu fui pra depressao, pra mim ta dificil ate fazer video, a única coisa que me faz feliz é saber que eu tenho meus inscritos que me amam mt.
Não sou de falar sobre isso porque ainda estou processando, obrigada pelo video
Oi querida que vc fique bem quando caí a ficha é difícil mas vc ficará mais forte!!
Que Deus te abençoe
Minha filha ama vc assiste seus vídeos sempre!!
Saiba que vc é querida!!!
Volta gatinha, mesmo triste põe um sorriso na cara e continua, é questão de tempo passar
Vi seu comentário e fui ver seu canal e amei! Ainda mais pq eu amo minecraft! Volte logo a publicar vídeos 🥰
Estamos juntas nessa. Parece que não passa nunca.
Meus pais são exatamente assim, chorei do começo ao final do podcast. Principalmente minha mãe, ela se intromete nas minhas amizades, e se torna amiga dos meus amigos para está sempre me manipulando, ela cria segredos com meus amigos pelas minhas costas, e faz questão de mostrar que conversa com ele no WhatsApp. Tanto meu pai quanto a minha mãe eles se dizem ser “super protetores” mas agora eu sei que não era só isso. Minha mãe nunca me deixa escolher minhas próprias roupas, sapatos e olha que eu tenho 21 anos. E pra ela eu sou o “bode expiatório” tudo que acontece é sempre minha culpa, e sempre me acata. Obrigada por me fazer enxergar!! Esse vídeo me ajudou muito
Jesus pode te ajudar ♥️
Que pena.=[
Procura mais informações sobre o narcisismo e foca em sair de casa assim que possível. Independência financeira e afastamento é a melhor forma de começar a se recuperar. Não conte seus planos, não de acesso a sua vida, não se abra jamais. Foque nos seus planos e não fale nada pra ninguém que pode ter contato com ela. Quando vc já tiver uma base pra conseguir sair de casa vá e não olhe pra trás.
Vc vai consegui eu demorei 17 anos pra cair a fixa e hoje tenho zero contato com minha mãe
Exatamente assim, a minha escolheu a fada do eu casamento e os padrinhos, e fui obrigada a casar. Sofri e continuo sofrendo com as sequelas.
É triste e muito doloroso reconhecer minha mãe nas palavras da Taryana!
Essas pessoas cresceram com traumas, e não tiveram alguém, nem coragem de desabafar! E todos sentimentos/traumas sem tratamentos ficam alojados, causando mais traumas ainda! É muito triste! Essas pessoas merecem muito amor e carinho! Alguém tem que se fazer útil e acabar com tudo isso! Só o amor edifica e salva! Todos nós temos um trauma e que infelizmente não foi tratado.❤️💎🙏🏽🕊
Meu pai era narcisista e muito machista também, eu cresci sem poder sair, sem poder me expressar, sem poder fazer amizades, ele regulava com quem eu tava, oq fazia, até que música escutava e dava um jeito de podar e controlar tudo. Hoje tenho 23 anos e me sinto imatura não sei viver direito pq fui impedida de viver, minha mãe também sofria tudo isso . Ha 3 anos minha mãe se separou dele e fomos morar em outro lugar, e eu sinto que vivi mais e me desenvolvi mais nesses 3 anos do que nos 20 que vivi perto dele.
Amém!! Por vcs!!🌟💞💐🙌
Que bom que tua mãe conseguiu se livrar. Antes tarde do que nunca.. mas nem todas conseguem… eu sair de casa aos 18 anos por não aguentar tantas coisas.. eu vivia como vc, sem direito, sem escolhas! Hj eu entendo tudo isso, mas me sinto tão sem forças pra me reerguer, já estou com 30 e tantos… eu preciso caminhar pois mesmo longe ele não deveria vencer… :(
Eu tbm não podia ter amigos,meu pai queria que eu namorasse com o meu primo que era autista,quando ele descobriu que eu tinha um namorado ele me bateu,deixou minha boca inchada e me xingou de vagabunda,falou que ele só ia me mastigar e depois ia me jogar fora, saí de casa e estou com meu namorado até hoje
Vida nova 👏👏 você ainda é jovem🙌 você vai amadurecer bem rápido, não tenha medo 🙌😍🙏
Eu vivi tudo isso tbm, morando com meu pai. Minha mãe se separou tbm, mas eu tinha 8 anos. E então por falta de escolha fiquei con meu pai, e sofri tudo em dobro pq ele enxergava ela em mim. Mas minha mãe tbm é narcisista, o que falta nele, sobra nela. Então eu sofri dos dois lados. E hoje com 37 anos, grávida eu sofro o narcisismo dos 2. Não moro com eles. Mas tentei ter contato.
Eu sou psicóloga e para mim esse foi o MELHOR Podcast 🥰
Gratidão!
Tem também o podcast a deriva, ela participou e achei maravilhoso
@@marianecristina8930 gratidão, vou assistir também! Ela é fantástica!!
Tbm sou psicologa e estou aprendendo muito com essa entrevista.
Hoje fazem 45 dias que tenho que asisstir esse pod cast para me validar, e me afastar um narcisista!
Conheço uma narcisista que é psicóloga e fala de boca cheia que fez terapia com os melhores psicólogos a vida toda para curar seu jeito "debochado" de ser. Faz um inferno na vida de todo mundo. Eu fico só imaginando os pacientes o que passam na mão dela.
Que absurdo,gente 🤔
Cara isso é muito real...
Só quem conviveu com narcisista sabe como é isso.
Só quem conviveu com uma mãe narcisista compreende os estragos psicológicos que suas atitudes abusivas causam em nossas vidas. Ela explica muito bem esse transtorno. Estou aprendendo bastante com ela em vários aspectos!!!
Minha mãe também é narcisista, maa o estrago fora feito. Hoje, eu estou na terapia. Hoje, meu filho tem suspeita de personalidade narcisista.
finalmente a taryana recebendo o reconhecimento que ela merece💜
Conheci uma gestora de RH que é narcisista, passamos o horror com líderes na hora de reclamar não tínhamos pra quem, pois justamente a pessoa que deveria ajudar era quem nos julgava, ela não tinha traço de empatia nenhuma.
Esse episódio precisa estar em todo curriculo escolar de todo curso seja ensino médio e nas universidades!
❤eita 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 estou montando um seminário na família pra Outubro de 2024 . Vai ser muita cura
Oi meninas! Obrigada por convidarem a Taryana Rocha. Já tinha assistido ela no A Deriva, e achei o trabalho dela incrível e extremamente necessário.
Se houver oportunidade, tragam-na mais vezes.
Um grande beijo 😘
Tbm a conheci no podcast A Deriva…ela é sensacional…aprendemos tanto com seus conhecimentos 👌🏼😉
Assino embaixo
Me divorciei de um narcisista e é isso mesmo ...tudo isso , eles acabam com a personalidade da gente destroem nossa auto estima, nós traem , humilham e acham q estão certos 😣
Nossa passo por isso.
Como conseguiu se divorciar? Minha mae não consegue se divorciar do meu padrasto pq ele nao deixa, ele persegue ela e faz ela passar vergonha no emprego dela, ela fica com medo dele
Por isso q não me meto com homem narcisista. Uma vida inteira com uma mãe transtornada já está de bom tamanho re
Acho incrível como todos os narcisistas são tão parecidos, chega a ser cômico! Minha avó é narcisista e se encaixa 100% em todas as características. Faço acompanhamento psicológicos para superar todos os traumas e complexos que ela me causou.
A minha avó também! Ela acabou com a vida do meu avô. Ele faleceu há 8 meses e hoje acaba com todos nós, principalmente com a minha mãe! É devastador ver o que ela faz com minha mãe e eu tento ao máximo tirar ela disso, protegê-la
Eu tive um relacionamento muito breve com um cara que depois constatei ser narcisista. Eu era ruína e pedestal na mesma frase. No primeiro encontro, ele disse assim: eu nunca precisei ir atrás de ninguém, mas com vc é diferente. Isso já mostrou que eu deveria "agradece-lo" pela atenção que ele tava dando. Daí pra frente foi ladeira abaixo, várias humilhações nos encontros atrelados com elogios. Fui embora e bloqueei de todas as redes sociais. O pior era uma "amiga" em comum que defendia o cara e falava que o problema era comigo. Me afastei dela também.
Com certeza ela queria o cara, foram dois livramentos
vc fez o certo.O tempo e a atitude certa mostram o caminho da sanidade. ainda bem que temos a nossa mão(smartphone) toda a informação necessária.Boa Sorte na vida!
Será que encontramos a mesma pessoa? 😱😱 No primeiro encontro que tive com rapaz ele já falou que não ia atrás de mulher nenhuma, elas eram que vinha até ele e não faltava mulher, ele tinha todas que queria. Ali naquela fala dele eu já intuir que algo não estava certo, nem conhecia essas patologias. Foi o primeiro e último. Mais tarde eu soube horrores desse rapaz, de fato o que pensei era fato, mulher para ele era M@rd8.
A intuição nunca falha.
@@mihsb não sei se é o mesmo, mas que existe um padrão de narcisismo tem viu! Os mecanismos são os mesmos.
Você é de que cidade?
Eu fui entender depois dos 30 q meu pai é narcisista. Hoje trabalho pra que as crises dele não me afetem e eu possa demonstrar q não me abalo e assim ele parar a manipulação. Quando olho pra trás fico triste d ter acordado tão tarde..Todo mundo devia ir ao psicólogo desde pequeno.
meu Deus
Visite o canal da hipnoterapeuta Cassyah Faria, vai expandir sua mente, fique bem... 🥰
Trabalho em um lugar que tem vários psicólogos, e sao as pessoas mais problemáticos do prédio, e por incrível que pareça. Os tatuadores são os mais tranquilos e educados com os funcionários do prédio.
Caramba! Ela falando e descrevendo IDENTICAMENTE uma conhecida minha!! O tratamento dela com os três filhos é justamente essa!! O pior, apenas um dos filhos percebe isso e é visto como "mal agradecido"...
Eu sou a "mal agradecida" entre os meus irmãos; até meu pai, tendo sofrido tudo que sofreu enquanto foi casado com minha mãe, continua insistindo pra que eu mantenha contato constante, que a valorize porque "ninguém ama mais a gente do que a nossa mãe" ¬¬ Sinceramente, viu...
Identifiquei exatamente os mesmos traços da minha madrasta e adivinha do que ela me chama? Ingrata. Sou ingrata por ter sofrido a infância e adolescência inteira nas manipulações emocionais dela, colocando meus irmãos contra mim, meu pai contra mim, e minha irmã contra meu pai.
Eu assisti esse podcast chorando 😢! Me veio tantas lembranças das coisas que minha mãe fazia quando eu era criança! Como pode uma pessoa que dizia que os filhos eram tudo na vida dela fazer tanta coisa ruim ! Tanta pressão psicológica deveria ser crime! Só nós sabemos o quanto é dolorido o quanto nos culpamos por coisas que não eram nossa! Meu Deus e vejo pelos comentários quantas pessoas também passaram e passam por isso!!
Siiim
Passei pela mesma sensação horrível de reviver as situações que ela citou , ela falando e os flashes de memória me cortando por dentro .
No meu caso foi um ex narcisista.
Visite o canal da hipnoterapeuta Cassyah Faria, vai expandir sua mente, fique bem... 🥰
@@evertonlemos2244 Visite o canal da hipnoterapeuta Cassyah Faria, vai expandir sua mente, fique bem... 🥰
Sou uma sobrevivente. Carrego alguns traumas, mas, abuso NUNCA MAIS!
Esse video deveria ser divulgado em encontro de pais e mestre nas escolas.
8:20 e não consigo segurar as lagrimas, eu achava que eu era um fracasso, a culpa era toda minha por está sem emprego até hoje... Dia 3 completei 30 me sentindo um nada... Ouvir que a culpa não é totalmente sua não vai mudar tudo que passei, os vacilos que cometi também, mas isso dá mais força para seguir em frente... Ahh mano brigado Musas de Milo!
Top de mais né
Busque ajuda psicológica
faça terapia...será muito bom p vc
Visite o canal da hipnoterapeuta Cassyah Faria, vai expandir sua mente, fique bem... 🥰
Não ter um emprego não é o fim do mundo...a maior dádiva do ser humano a meu ver é ser uma pessoa boa, de caráter, valores...se você é alguém bom, parabéns, já tem uma grande vitória em sua vida 😇 agora o emprego, todo dia é dia, né? Vai tentando, que um dia Deus abre as portas pra você. Não desista
Gente, essa mulher é demais. Eu tô chocada. Realmente da pra ficar escutando ela por horas
GRAÇAS A ESTE CONHECIMENTO SOBRE NARCIZISMO...DESCOBRI Q FUI VÍTIMA MUITOS ANOS , POR EU SER EMPATA E CODPENDENTE.!!!!
Um dos episódios mais instrutivos do Vênus . Um episódio que vale apenas ver e rever. Um dos episódios em quem brilha e fascina é a convidada entrevistada e não as entrevistadoras como costuma acontecer na maioria dos episódios, não que isso chegue a ser um demérito, mas juntar o brilhantimos dos entrevistados com a graça e inteligência das entrevistadoras faz o podcast excepcional.
Eu lembro que comecei a fazer terapia pq eu comecei a achar q eu odiava a minha mãe sem motivos, pq a gente sempre brigava e eu sempre surtava primeiro. Ela mexia tanto comigo, sempre usava contra mim todos os meus gatilhos, chantagem emocional, se fazia de vítima, era horrível. Decidi fazer terapia pq eu achava q era uma adolescente mimada q não entendia a mãe, e no fim descobri que o problema era ela, infelizmente.
Gente que espetáculo de aula. Compreendi anos de situações da minha vida. É extremamente dificil conviver com narcisista, mas descobrir com o que você está lidando é esclarecedor e até libertador. Obrigada por esse espetáculo!
Taryana no Vênus? Não creio! Assistindo em 3, 2, 1! Valeu, meninas!
Como assim 2h40min se passaram em 10 min? kkkkkkkk Que entrevista maravilhosa e libertadora.
Vdd
😂😂😂😂 maravilhosa👏👏👏
Nossa na fase adulta custei para adquirir auto estima, comprar minhas coisas ...
Minhas mãe que nunca teve isso só me joga na cara o quanto fútil e doente sou ...
Comecei a doar tudo que tenho ...
Escutando a palestra cheguei a chorar ...
Mereço ser feliz
É até um pouco perturbador ter uma mãe narcisista e assistir esse podcast. Mas é tbm fundamental! Ver alguém falar com tanta clareza e foco sobre a dinâmica narcisista, dar nome pra tudo, choca mas tbm traz alívio. Esse podcast foi SENSACIONAL! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 PARABENS! E MTO GRATA!
Real! Minha mãe é narcisista, eu descobri por acaso e passei a estudar sobre o assunto até querendo ajudar ela. Mas assistir alguém falar sobre é meio perturbador, incomoda, mexe na ferida...
Acabei de dar a cartada final. Meu pai e minha mãe era narcisista
Eu tive um relacionamento com um narcisista por 06 anos . Só quem sobrevive relacionamentos deste tipo sabe como é difícil sair do ciclo de abuso . Existe vida sem um narcisista ! Você consegue !
Estou a 15 anos tenho 2 filhas é um pesadelo., estou tão perdida. E tb não posso afirmar o narcisismo dele... pois ele ir ao médico nem penar
Eu acabei de sair de um relacionamento assim, estou me sentindo leve e feliz ❤
Venho aqui da meu testemunho sobre tenho traços narcisista , na infância passei muita vergonha devido ser uma pessoa muito humilde, casa caindo pelo chão , meu pai deficiente,passei muita vergonha, era sempre zoado , humilhado e nunca tive o apoio do meu pai e nem da minha mãe , então tive que aprender a me defender, aí que entra o super ego a sensação de superioridade, a dois anos tive contato com essa palavra , fui pesquisar oque era minha primeira reação EU NÃO SOU ISSO , já perdi dois relacionamentos com mulheres incríveis por conta dessa comportamento, já machuquei muitas vezes pessoas ao meu redor , demorei quase dois anos para cair a ficha que eu era isso , hoje tento ser uma pessoa melhor , tento ser bem mais humilde , quero me livrar disso , mais uma coisa é certa a maioria dos narcisista são líderes, donos de empresas e por aí vai ,
Espero que vc consiga ir pra terapia e melhorar é muito possível . Parabéns por se olhar e ter essa atitude consigo mesmo e com o mundo
Minha sogra é narcisista e eu não sabia.
O lance da inveja, de sempre se achar superior a todo mundo, jogar pessoas umas contra as outras, colocar pessoas para baixo, humilhá-las, se fazer de "coitada" e arrumar doenças como uma espécie de "muletas", são características que estão enraizadas nela.
De todas a situações que já testemunhei, e como sou bastante observadora, vou citar uma delas:
Certa vez, uma ex-nora chegou toda contente do salão; mudança de visual, cabelos cortados, ruivos e escovados. A garota perguntou para nós se estava bonita, minha sogra diz: " onde já se viu o feio ficar bonito?" . Senti vergonha alheia e desconforto pela menina.
No outro dia, a mulher sai sem dizer nada e volta com o mesmo corte, cor de cabelo e escova.
Eu sempre soube que essa mulher trazia consigo algo de muito problemático.
Uau
A mãe do meu marido também é assim
Quase chorei pela garota, já passei por algo parecido, a gente se sente um lixo.
Meu, eu sinceramente qdo vejo histórias de sogras narcisistas tenho vontade de chorar. Tive uma assim, até que separei. É mto louco..pq passamos todo o tempo achando q nos somos loucas por tudo que vai acontecendo, eu pesquisava todos os dias relatos de sogras na internet, pra tentar conviver, ficava me sentindo mal, pq meu ex marido lidava mto mal com tudo, enfim, até que me separei. Qdo vi que ela era realmente narcisista e projetava nele o marido que ela não teve, meu mundo foi abaixo. Mas graças a Deus consegui sair. Toda despedaçada, mas sai. As pessoas precisam se curar urgentes, pq é um ciclo mto foda. Um machucado o outro.
Meu Deus minha sogra é exatamente assim!