O TOLO FICÇÃO AMERICANA (AMERICAN FICTION): PREMISSA E TEMA NÃO SÃO TUDO | CRÍTICA/DISCUSSÃO

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 сен 2024
  • No novo vídeo do canal eu converso com o crítico de cinema e jornalista André Guerra sobre Ficção Americana (American Fiction), um dos indicados ao Oscar de melhor filme. Um filme tolo que não aproveita as suas excelentes premissas e temas por conta de uma execução totalmente desinteressante e genérica (que nada tem haver com uma execução "simples" que pode ser algo maravilhoso em todos os níveis).
    #FicçãoAmericana #AmericanFiction #CordJefferson #Oscar2024
    Créditos do vídeo:
    Pauta, Edição e Áudio: Diego Quaglia
    Thumbnail: Diego Quaglia
    INSCREVA-SE NO CANAL:
    / fizcinema
    Me encontre em:
    Twitter (X): @diegoquaglia2 / diegoquaglia2
    Instagram:@diegoquaglia2 / diegoquaglia2
    Letterboxd: letterboxd.com...
    Podcast Sábado Sem Legenda: linktr.ee/saba...
    • Podcast Sábado Sem Leg...
    Blog: fizcinema.blogs...
    Facebook: @FizCinema / fizcinema
    ---
    E-mail de contato (inclusive para jobs): diegoquaglia@uol.com.br

Комментарии • 7

  • @ogamendonca
    @ogamendonca 5 месяцев назад +1

    Adorei a discussão. Eu concordo com vcs com o fato de principalmente a fotografia ser tão “básica” e com cara de filme para TV, que compromete a filmografia. Mas acho q o fato dele equilibrar e conseguir tornar POP assuntos tão ácidos, como algo “positivo” pensando em filmografia preta americana. Claramente o roteirista se perde no final, dá uma derrubada no filme. É isso, pessoalmente eu prefiro Sorry To Bother You, ou Bambloozed ou qualquer um do Peele, mas fiquei feliz de viver nesse universo “pipoca” com temas tão pesados, pois é um filme com tema difíceis de reverberar na sociedade e furar bolhas. Esse filme consegue sem ser racista igual o Greenbook. Por isso, adorei a crítica, pois no final vimos a mesma coisa, mas neste caso, eu preferi ver o copo meio cheio. Obrigado pelo papo!

    • @ogamendonca
      @ogamendonca 5 месяцев назад +1

      Um adendo…Pensando nisso que me agradou no filme, dele ter uma premissa racial, mas conseguir criticar uma pessoa de outra etnia e despertar algum tipo de pensamento crítico, sem fazer o cérebro delas desligarem…o Marte um, é brilhante. Infelizmente o American Fiction não chegou neste nível, mas tem tanta “sacada” (até isso eu vi como positivo) no filme, que me fez olhar de uma forma mais positiva pras fraquezas que vcs bem apontaram

    • @FizCinema
      @FizCinema  5 месяцев назад

      Po, Oga, fico honrado e muito feliz com o seu comentário e com a sua presença aqui :) Eu super entendo o seu ponto e super entendo quem tenha uma simpatia ou um olhar mais positivo pelo filme ou veja uma validade nele pelo papel externo dele, levantar discussões, ele não ser problemático em questão de conteúdo e apresentar discussões num espaço mais mainstream e como ele se adequa no mercado como filme preto. Acho tudo isso positivo e realmente ele pode ter um bom papel na filmografia preta americana. Pessoalmente pra mim não é algo que pesa na minha relação com o filme, na percepção dele e se pesou a parte negativa. Pelo o que você falou tão bem que acho que muitas vezes é a beleza do cinema, da crítica, do pensamento nesse sentido, que duas pessoas podem ter a mesma opinião, mas o nível disso e o peso dado pra isso pode ser completamente diferente. E magina estou aqui pra isso :)

    • @FizCinema
      @FizCinema  5 месяцев назад

      @@ogamendonca Isso é super válido e eu consigo ver isso no filme. Como as sacadas dele e ideias delas são interessantes, pra mim foi uma pena que como isso é executado e pra mim colocado em prática ser tão na minha visão superficial e pouco atraente não tem um impacto comigo. Mas faz parte. É assim mesmo :)

  • @DrSininsinity
    @DrSininsinity 5 месяцев назад +1

    Bacana a discussão sobre o filme e para além dele tb, da crítica e do gosto.
    Quanto a American fiction, eu coloco numa categoria que chamo de auto caricatura paródica metalinguística de Schrodinger. E achei bem ruim, perde-se bem e absolutamente tudo que ele tenta criticar no espectro étnico com até pontos válidos ele acaba sendo o que critica no recorte de classe (no questão de estratificação econômica) pq ele ignora esta materialidade, Monk é privilegiado economicamente e faz exploitation de baixo sem nem pestanejar ou minimamente refletir.

  • @sucote100
    @sucote100 5 месяцев назад

    Caramba...vcs são desinformados! desconhecem com força o contexto cultural norte americano

    • @FizCinema
      @FizCinema  5 месяцев назад

      Massa mas a gente tava falando do filme em si e não disso