@@BikeIsLife4EverGG , copiar seu cérebro não é garantia de copiar você. A ideia de que o cérebro tem tudo que define nossa identidade é especulativa e mesmo assim, existe uma diferença entre igualdade (cópia) e identidade. Só uma coisa é idêntica a ela mesma, qualquer outra coisa é no máximo equivalente para um determinado fim. Cada coisa tem uma relação única com a realidade, não tem como destruir e recriar a realidade de uma coisa.
@Wolf of South , o cérebro ir para outro corpo nem seria um problema se pudéssemos ter certeza de que nossa individualidade se resume ao cérebro. O problema é que enviar o cérebro para outro corpo é bem diferente de fazer uma cópia do cérebro. Uma cópia nasce no momento em que é criada e tem existência própria. Tanto tem que é possível o original e a cópia coexistirem. Eu me admiro que as pessoas não pensem nisto quando fazem filmes que falam de backups da consciência.
@@programasepolitica Mas se o cérebro não é o que armazena tudo e não é o centro da consciência não seria a mesma coisa que falar que uma pessoa com morte cerebral ou Anencefalia teria consciência(pensar,agir e sentir) ? isso não seria desprezar todos os estudos ligados a neurologia? já que a neurociência prega que há relações precisas entre a atividade cerebral e funções mentais, estados ou experiências sendo realmente uma minoria de céticos acreditam que essas relações não podem provar a consciência. Até onde sabia a formação de um ser humano está ligado interação entre genes e ambiente.
Cara, eu nunca vi (vou enfatizar propositalmente, NUNCA vi) alguém que trouxesse tanto conteúdo, com tanta clareza e em um curto espaço de tempo como acontece nesse canal. É incrível
Parece que estamos sempre morrendo. Partindo da ideia do barco, estamos em constante troca de células. Nenhuma que temos no nosso corpo hj existia na infância
Na verdade pelo que isso me leva a pensar, estamos sempre perdendo uma parte de nós. Mas morrendo como um todo, não! Já que nossas células estão em constante troca, porém, nossos neurônios, não.
Caraca eu tava na duvida, ia entrar no teletransporte agora, ainda bem que esperei ate final do video. Manooo muito bom, seu trabalho é incrivelmente valioso.
" nunca entre em uma maquina de teletransporte " Ufaaa!!!! Ainda bem que você falou agora , ja estava indo testar a máquina de teletransporte que comprei na amazon ...
Moral da história: A máquina de teletransporte te Mata, cria um clone de você e o clone vive a sua vida sem saber que é um clone por que tem suas memórias.
Com essa premissa de teletransporte, seria como uma máquina de clonagem, possibilitando que uma réplica seja formada no ponto de destino, sem que necessariamente o corpo original tenha que ser desfeito . Vendo o vídeo, pensei na hipótese do teletransporte como uma espécie de "buraco de minhoca" pequeno e breve o suficiente para que não haja danos ao corpo
Eu tenho 30 anos, e me surpreende saber que você tem seus 20 e poucos (sei lá, eu nessa idade ainda não fazia nem ideia de quem eu era, imagina ter que pensar no paradoxo do teletransporte), eu sempre assisto e re-assisto seus videos, repetidamente, o conteúdo é sensacional, e a sua didática melhor ainda, então parabéns, espero que você siga firme com a ciência e que continue ajudando pessoas a compreenderem assuntos tão complexos.
Essa é a mesma teoria do filme "O Grande Truque" onde é apresentado o truque muito conhecido chamado O Homem que Teletransporta e é exatamente essa teoria. Muito legal ter um aprofundamento e entendimento maior sobre essa teoria
Eu tive um debate sobre esse tema com alguns amigos na empresa onde trabalhava ha 20 anos atraz... eu como era da area de TI, utilizei a seguinte analogia: Voce sabe como funciona o famoso "cut & paste" (recorta e cola) do windows ? Pois bem, seria praticamente o mesmo processo, onde voce "teletransportaria" um arquivo da Unidade C:\ para a unidade D:\ onde o arquivo seria "teletransportado" fisicamente de um hard drive para outro. Durante esse processo, o que realmente acontece eh que o windows faz uma copia identica do arquivo Original do drive C:\ para o D:\, ou seja um "clone", e depois ele "deleta" o original... ou seja o arquivo original eh destruido, simples assim!
Uma coisa interessante parecida com esse paradoxo do barco, é a renovação das células do nosso corpo. A cada 7 anos todas as nossas células são renovadas, então, tecnicamente, a cada 7 anos nós somos outra pessoa, não só intelectualmente e fisicamente, mas também em essência, um clone de nós mesmos que nosso próprio corpo produziu.
Exato! Uma característica básica do ser vivo é a possibilidade de estar em constante manutenção. A mudança é a constante da vida. Mas pelo menos tem sempre algo do original até a próxima etapa, o que não ocorreria no teletransporte.
Na verdade isso é um mito. Os neurônios não são repostos nunca, o máximo q acontece é a substituição dos átomos que os compõem e mesmo assim não são de todos. Alem disso os atomos que compõem o DNA neuronal não é jamais substituido, permanecendo os mesmos desde que você nasceu. Ou seja esse exemplo do barco não se aplica nos casos de seres humanos. Essa história de mudar de 7 em 7 anos é coisa de quem não sabe biologia
@@xzjulio17 Prova então. Lembra-te que regeneração e reposição são 2 coisas completamente diferentes. Afinal se elas se renovassem não existiria a doença de Alzheimer nem memória a longo prazo.
Rapaz eu não entraria e todos que entenderam do que se trata tenho certeza que não entrariam, já que entrar na máquina seria igual a se matar pois você deixa de existir, você não e consciente de você mesmo no clone pois o clone já e outro ser vivo embora tenha suas memórias, seria igual construir um robô e tacar suas memórias nele e a mesma coisa só muda que na máquina e em carne e osso, então assim máquina de teleporte e a melhor forma de suicido indolor e não faria falta já que outro ser vivo com suas memórias iria te substituir, portanto se fosse uma máquina do tempo já e outra história...
Enquanto eu assistia o vídeo me deparei com outras duas questões: - Se o teletransporte destrói o corpo original e uma máquina o recria em outro lugar, teoricamente você pode ser "teletransportado" para dois, três ou mais lugares ao mesmo tempo. Ou ainda, uma mesma máquina poderia recriá-lo diversas vezes. Neste caso, haveria diversos "vocês" com exatamente as mesmas memórias até o momento do teletransporte. E se a memória é o que define o ser, ela não seria apenas um teletransporte, mas uma espécie de máquina de clonagem. - Se a máquina somente recria você a partir do que foi escaneado no momento do teletransporte, ela não precisaria fazer isso imediatamente, certo? Então você poderia ser recriado anos ou séculos depois, e a máquina seria mais do que um teletransporte, mas um tipo de cápsula do tempo. Enfim, viajei legal aqui. :P
Para um teletransporte funcionar, teriamos que abrir um buraco de minhoca para cada destino que queira fazer, dessa forma, a viagem seria instantânea e sem paradoxos.
É exatamente esse o meu conceito de teletransporte. Suponhamos que do ponto A ao ponto B sejam 30 kilometros de distância. Você quer sair do ponto A para chegar ao ponto B sem precisar percorrer a distância necessária. Então a máquina de teletransporte abriria um "portal" pra um lugar intermediário, e nesse lugar intermediário teria a entrada para o ponto B. Mas isso é muita ficção.
No meu ponto de vista e usando uma analogia, "eu" sou um software e meu corpo é o hardware. Se o hardware for idêntico, o software deverá se comportar de forma absolutamente igual. Agora, se mudar a placa mãe, CPU, o HD, ou a RAM, ai precisarão de novos driver e o software terá que se adaptar, se diferenciando totalmente do original.
Quem nós somos está definida na Cultura Racional do desenvolvimento do raciocínio , que desenvolvido trará ao ser humano toda a memória de 21 eternidades que aqui vivemos; até chegar à voltarmos ao nosso verdadeiro natural de corpo de energia pura e perfeita na fase da natureza que estamos passando agora. Parabéns e abraço.
Ha, as cores dos portais nas ilustrações são as cores dos portais da Portal Gun do jogo Portal. Gostei da referência :D ( Tem mto portal nessa frase mas ok )
Um pensamento ruim que tenho antes de dormir: Será que quando dormimos, o cérebro destrói a consciência e cria uma cópia um pouco mais experiente toda vez que acordamos ? É facil perceber que Não somos a mesma pessoa de 10 anos atrás... E se na verdade não somos a mesma pessoa de ontem, mas como ela se parece muito com a gente hj, temos a ilusão de continuidade??? Boa noite.
O ontem, o hoje e o amanhã são a mesma coisa, pois o hoje é o amanhã do ontem e o amanhã é o hoje de ontem em que seu passado se torna presente do futuro e seu futuro se torna passado do presente
É exatamente os pensamentos que deparava-me quando em minha tolice me imaginava construindo o teletransporte. Achava que era o único que pensava na existência desse paradoxo.
Esse canal é sensacional. Relaciona conhecimentos de física com história, filosofia, biologia etc. Parabéns pelo trabalho! É um canal de merecido abundante sucesso, mas gostaria que canais assim fossem ainda mais populares.
Acho que o mais correto seria nn criar uma máquina que desfaz e refaz sua matéria mais sim uma que cria brechas no espaço e através dela vc consegue cair em outro lugar como o exemplo do papel dobrado e o lápis atravessando as duas faces
Todos os nossos átomos são substituídos ao longo da vida. Me parece que o que nos torna únicos são as nossas lembranças e a nossa forma de agir, pensar, sentir e reagir ao mundo. Se outro ser for copiado à nossa imagem e semelhança, átomo por átomo, o mais lógico seria pensar que ele seria uma nova versão de nós mesmos só que deslocada no espaço. Teríamos memorias comuns até aquele momento, e cada uma das versões acreditaria ser a versão original. Mas partir daquele momento as memorias e lembranças começariam a se diferenciar porque as experiencias já não seriam as mesmas.
@@phillipcazuzagabriel3673 eu acho que ela seria você, pq ela se lembraria aaté de ter entrado no portal e saído, eu achco que você continuaria existindo por meio da cópia, ela seria exatamente igual a você, mas isso é questão de ´ponto de vista
@@futgamer811 parando pra pensar, essa máquina seria uma máquina de clonagem, não de teletransporte, pq ela criaria uma copia sua, mas parando pra pensar denovo, ela poderia ser sim uma máquina de teletransporte pq ela põe suas memórias numa replica de vc, e se essa réplica estiver em outro lugar, então pra vc seria como se vc tivesse se teletransportado, mas essa máquina poderia ser usada pra criar um corpo novo pra vc não morrer, tornando vc imortal, o que vc acha????
@@phillipcazuzagabriel3673 não sei se haveria tecnologia para criar um corpo imortal, mas a princípio sim, isso seria possível. Não acho q seria uma máquina de clonagem, pq o original morreu, ent não haveria clone, só haveria 1
Ele faz faculdade de física, aí ele chegou no flow e disse q ele chegou num ponto da faculdade q ele não usava mais números nos cálculos e ele tinha q usar todas as letras do alfabeto indo-arábico, grego, romano e ainda faltava representação, esse cara é dms😂😂
@@fbsopavatdvajadjllcdsjaf980 consegui minimiza as minhas crises existêncial com um dilema: A vida não faz sentido né, pois então a morte tambem não faz sentido ja que nada faz sentido eu continuo vivendo mesmo kkkkk acho que ja deu pra reparar que eu sou niilista.
Assisti Rick and Morty, eles acabam com suas crises existenciais destruindo completamente qualquer significado que você da pra vida. "Ninguém existe por um propósito, ninguém pertence a lugar nenhum, todos vamos morrer. Vem ver TV"
Eu gosto muito de tecnologia e de tudo que esta ligado a ela. Esse foi meu primeiro vídeo, e foi o suficiente para alimentar minha vontade de conhecer mais sobre assuntos como esse. Parabéns, gostei muito.
Série que aborda de forma muito interessante a ideia de consciência, de ser: The Feed (Amazon Prime) Game que aborda de forma fantástica e aterradora a ideia de memórias mencionados no vídeo: SOMA (Steam) Só recomendo.
''-Nossa, pessoal burro, tinham medo de algo tão simples [pessoa se teletransporta pra casa] -MÃÃÃE, SABE O QUE EU DESCOBRI NA ESCOLA? QUE O PESSOAL DE ANOS ATRÁS TINHAM MEDO DE TELETRANSPORTAR''
A explicação que ele deu foi bem limitada, dizer que teletransporte se limita somente à opção de "escanear" e destruir algo de um lado e "imprimir" algo do outro na realidade nem devia ser chamado de teletransporte, só se remeter ao teletransporte de toda a informação de algo de uma origem até outra, e mesmo assim de qualquer maneira essa informação só pode ser transportada por meio da velocidade da luz, o que ainda é devagar e limitado em relação ao real conceito de teletransporte da ficção científica. O teletransporte em sua essência é uma tecnologia que é capaz de TRANSPORTAR matéria e energia, geralmente por meio de um "portal" bidimensional, ou pra se aproximar mais do imaginável, por meio de uma "dobra espacial", de modo instantâneo, ou seja, acima da velocidade da luz e provavelmente próximo ou na mesma velocidade mais alta possível. É claro que como qualquer outra tecnologia ou conhecimento de ficção científica nenhuma dessas coisas é provavelmente possível ou se é ainda não foi descoberto como. Prefiro ficar na posição de que essas coisas tais como exemplo de velocidade acima da luz, transporte de matéria e energia velocidades extremas e dobras espaciais sejam teorias e não coisas impossíveis, porque sabemos qual é o destino de qualquer indivíduo arrogante em relação à tomar conclusões precipitadas sobre algum assunto, dizer que algo é impossível porque tem todo o conhecimento atual sobre um assunto é tão estúpido quanto a própria ignorância de outros indivíduos sobre o assunto.
Eu acredito na tese que somos nossas memórias. Alguém com as mesmas memórias que eu, pelo menos na minha perspectiva só pode ser eu. Pense como quando você morre e da respawn em algum jogo; o seu personagem, após renascer, ainda é você, embora você tenha morrido. Portanto, eu penso que o novo "eu" ainda vá ser eu, pois ele é exatamente como eu, e não há um porque de eu descriminá-lo como cópia com ele tendo as mesmas memórias, e, portanto, ideias e experiências do que eu. Achei um ótimo questionamento, ganhou mais um inscrito.
exatamente o que eu pensei, amigo. são nossas memórias que moldam nosso caráter e personalidade, portanto, se o novo "eu" tivesse as mesmas memórias do "eu" original seria como se nada tivesse acontecido. e eu pretendo descartar esse último conselho dele, entraria numa máquina de teletransporte mesmo e que se foda. acho que se no futuro existir um sistema de teletransporte vai ajudar mt todo mundo ou vai ser a maior cagada de todos os tempos
@@erickztie Eu também entraria em uma, mas não nos primeiros dias de lançamento, porque provavelmente ela estaria cheia de defeitos e da primeira vez que eu usa-se o meu braço ia parar dentro da minha cabeça. Agora, com a máquina já testada e com uma porcentagem de segurança alta, acho que iria ser bem mais eficiente que outros meio de transporte, ou só iria ser a maior cagada de todos os tempos mesmo.
Acho interessante pensar nisso de outra forma. Bem, eu vou usar "alma" aqui mas não é no contexto religioso, é só porque eu acho que é um bom ponto de partida. Apesar de nossas memórias, emoções, nós não somos apenas isso. Há algo maior; nossa "alma", identidade. Qdo vc lembra da sua infância, principalmente de momentos que vc foi inocente, oq vc sente? Bem, eu me sinto o próprio Henrique, é a identidade dele, é exatamente o que ele é e como eu me identifiquei e me identifico durante toda minha vida. É assim que me percebo e entendo mas, apesar disso, se alguém chegasse e me dissesse que eu estou efetivamente consciente apenas hoje e que amanhã outra "pessoa" (alma) vai tomar meu lugar e em minha perspectiva apenas irei morrer, certamente não deveria me importar. Porque para mim, para meu cérebro, minhas memórias, eu sou eu desde o princípio até a morte.
no início concordei com esse pensamento, mas também há a possibilidade de que o "novo eu", mesmo com as memórias, experiências e etc ainda não seja eu. Sim, são as memórias e experiências que nos fazem quem somos, mas por exemplo: pessoas que passaram pelos mesmos traumas podem reagir de formas diferentes, são vários fatores que levam a esse ponto, é como se houvesse algo a mais, se é que isso faz algum sentido
Se fizerem um clone seu agora, com as mesmas memórias suas até o presente momento, mas não destruírem o original e mandarem o seu clone (que pensa ser vc) para outro lugar (europa, por exemplo) seu "novo eu" vai viver experiências completamente diferentes das suas e se tornar uma pessoa completamente diferente do original que está vivendo uma vida no Brasil....provavelmente com condições de saúde diferentes e tempo de vida diferente...e vc não vai ter acesso às experiências e a memória dele.....e nem ele vai ter acesso às suas....vcs eventualmente se tornarão pessoas distintas com personalidades parecidas (pois advindas de uma mesma origem) mas não idênticas e definitivamente não serão a mesma pessoa.
Comecei a ouvir o Sinapse recentemente (cronologicamente), e vejo que questões existenciais reverberam no canal e no podcast sempre, haha!! Só falta agora um vídeo sobre a revolução das máquinas
@@dayanecarvalho8531 Na verdade, eles não possuem nem o mesmo DNA, nem a mesma matéria. O DNA e a matéria são, sim, muito parecidos, idênticos, se podemos dizer assim, mas não podemos falar que são o mesmo. E mesmo se tivessem a mesma matéria (que, vamos levar em consideração, seria impossível. A mesma matéria não pode estar em dois lugares diferentes), eles seriam duas pessoas diferentes com duas convivências diferentes, histórias diferentes, etc...
Apenas uma hipótese aqui, e se, ao invés de destruir e replicar a matéria, conseguíssemos achar uma forma de realocar a matéria de lugar. Tipo, cada átomo que compõe nosso corpo é realocado e recolocado perfeitamente em seu lugar instantaneamente porém em outro lugar. É bem parecido com o barco de Teseu mas invés de trocar por tábuas novas, ele seria desconstruído e reconstruído com os exatos mesmos materiais nós exatos mesmos lugares. Se fosse feito isso, tecnicamente o cérebro continuaria sendo o mesmo, considerando que todos os átomos não são apenas cópias, mas sim os mesmos, e por consequência as memórias e toda a minha identidade. Ainda assim, continuaria sendo eu mesmo? Pq pensa só, foi instantâneo, mas eu fui desconstruído mesmo assim.
Agora aplica o paradoxo do barco de teseu a isso, e se o cérebro fosse destruído e os mesmos átomos sejam colocados da mesma forma em outro lugar, são os mesmos átomos então seria a mesma pessoa provavelmente, mas e se tirássemos um único átomo que faz parte do sistema que forma a nossa consciência e substituíssemos ele por outro átomo identico e no mesmo lugar, mas não seria o mesmo átomo, ainda seria a mesma pessoa? E se continuássemos fazendo isso até trocar todos os átomos por átomos identicos no mesmo lugar, não seria mais a mesma pessoa, aí é que tá, em que momento ele deixaria de ser a mesma pessoa?
Boa noite a todos, em Star Trek, tem um episódio de Interprise que explica exatamente isso, a materia é desconstruida, armazenada em um banco de memória específica e emitida via fótons para o local de destino, por isso que sempre tem algumas restrições com relação ao local de onde pode ou não ser emitida!
Mas Pedro, a gente não permanece com os mesmos átomos a vida inteira, certo? Inclusive, já li em algum lugar que a estimativa é que a cada 7 anos a gente tenha trocado todos os átomos. Então seria a primeira parte do problema do barco, não?
Provavelmente seria como trocar de pele de uma cobra, ou da cigarra, só que muito mais complexo. Se eu juntar todas as células mortas e formar um novo eu, provavelmente, teria um cadáver meu, e eu, da mesma forma que as tábuas velhas jutas, nunca seria um barco viável, no máximo da viagem, seria um eu zumbi e um barco zumbi...
Era exatamente o ponto que eu ia citar (apesar de não saber quanto tempo leva). VOCÊ JÁ É UM NAVIO DE TESEU. As lembranças da sua infância são realmente SUAS se todas as "peças" daquela criança já foram trocadas pelo q hoje vc chama de "eu"?
Tem um filósofo chamado Heráclito que diz algo nesse sentido, veja: "Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou."
E se depois de destruir o primeiro Pedro, o processo de criação do novo pedro fosse feito 2 vezes, qual seria o Pedro certo? Legalmente, qual dos dois teria direito aos seus bens? Depois do primeiro ser destruido, os filhos do Pedro poderiam pedir em juízo direto à herança e ficar com o dinheiro todo dos "novos Pedros", alegando que seu pai está morto?
Viemos das: fusoes intergalacticas, agua,elementos transmutados,porisso que morremos ,os elementos decaem ,ficamos velhos,tudo isso vieram do espaco,ai os seres foram se evoluindo ,mas a eletricidade ,foi a mesma na juncao de ty udo isso saimos nos,temos uma eletricidade complexa, mas uma unidade seria a constante 1.19 x 10 elevado a _19 coulumb ,a caga elementar, fomos engenhados nao somos velhos ,somos bebes, mas somos setes importantes pros engenheiros, temos uma aurea,energia quantica, ta mais ou menos bem assim?
7:50 quando vc é escaneado e tem todos os neurônios contendo todas as cargas memórias . Quando fosse remontado o aparelho re-organizaria a energia em matéria exatamente igual ao desmontado. Vc n morreria seria transformado em energia. Seas celulas morrem todos os dias e novas nascem então vc n é o mesmo a muito tempo.
Exatamente a um dos pilares da física, de que nada se acaba, tudo se transforma.. No caso a transformação é exatamente por meio da conservação da energia, se existir algo que organize essa transformação de fato não haveira morte.. Muito interessante
Grande parte das nossas células morrem, mas as células do sistema nervoso não se renovam, o que manteria nossas memórias que formam nossa identidade. Sendo assim, nosso corpo não é o mesmo mas nossa identidade continua sendo a mesma, o que nos mantém ligados ao nosso passado e que mantém a nossa continuidade. A sua linha de pensamento foi ótima.
Mano, eu tenho 12 anos e to viciado nos seus videos, de buraco negro, antigravidade, os paradoxos, dimensoes, motor de dobra, e tudo, é incrivel seu conteudo
@@iaramaria3924 Acho que o único problema no que vc disse é o problema de identidade que o Pedro comentou no vídeo. Continuar avançando a tecnologia ao ponto de desenvolver o teletransporte é bem provável dado que primatas passaram da dominação do fogo para veículos que podem deixar o seu planeta natal (foguetes). O ENIAC (primeiro computador digital) era uma estrutura imensa capaz de realizar cálculos aritméticos simples, enquanto o celular que vc carrega hoje no bolso pode realizar esse feito em uma fração rísivel de segundo. Sem contar as grandes máquinas antigas que podiam armazenar menos que um giga de memória, enquanto um pendrive hoje consegue armazenar 32 GB de memória. Ou seja: a tecnologia nunca parou de evoluir, desde os tempos antigos. Assumir com essa GRANDE certeza que "nem vai existir máquina de teletransporte" é uma afronta ao nosso desenvolvimento tecnológico e à todas as mentes brilhantes que pesquisaram e formularam teorias ao longo do tempo.
4 года назад+39
“Todo homem é dois, e o outro é o mais verdadeiro”. Diria N. Rodrigues
outra coisa tbm seria a diferença de pressão do novo ambiente escolhido se for mais alto ou mais baixa , fuso horários, choque de temperatura, e localização por exemplo aparecer muito alto do chão ou dentro do mar ou até mesmo dentro de uma parede
Assisti seu vídeo depois de Dark e agora voltando depois de WandaVision e amo a maneira didática como esclarece a física e a filosofia. Seus vídeos são maravilhosos, parabéns! ❤️
Então vejamos, o teletransporte das naves da Frota Estelar em Star Trek , não teletransportam apenas matéria, eles necessariamente teletransportam também informação.
Em tese, aquelas máquinas fazem cópias perfeitas. Mas de todo modo é ilusão que chegaremos a isso. Teria que scanear 10^27 átomos com suas posições e velocidades e reconstruir tudo na outra ponta. Mas supondo que chegássemos, esse poder é de nível divino, já seríamos uma civilização completamente diferente. Ser humano e ter tecnologia de teletransporte é como bactérias terem bombas nucleares, não rola.
Se o clone tiver suas memórias ele vai achar que é você, vai falar... ainda sou eu aqui, deu certo. Mas será que seria você, ou você não existiria mais e teria alguém com a certeza absoluta que é você?
Claro pois vc n teria lembranças de ser destruído vc teria a última memória de quando entro então vc teria certeza que era vc pois vc tinha suas memória que faz quem vc e pois a diferença de uns para outro n e só física e mas consciência pois só quem pode conta sua história e vc mesmo então suas memória e vc realmente n seu corpo
De acordo com a teoria da Dupla fenda e possível mesma particulas estarem ao mesmo tempo . Inclusive já teletransportaram um átomo. Nós somos feito de frequência heatz reduzindo a vibração nós tornamos bolsen heights depois Quatz elétrons ..... e será super seguro. A dificuldade está sendo em reorganizar as partículas a pois o tele....
Um exemplo claro disso é a animação Invencível. Onde tem um cara lá q clona ele igualzinho, até mesmo as memórias, só que ninguém sabe qual é o original (os 2 tem a lembrança de se clonar) 10:51
Legal, Pedro. Mas temos que lembrar que nós também não somos a mesma pessoa que nasceu tempos atrás. Isso de deve pelo fato de que todas as células do nosso corpo morrem e são substituídas, conforme a velocidade de cada tipo de tecido. Nós já vivemos em um Paradoxo de Teseu e nos identificamos aquele mesmo indivíduo, que nasceu bebezinho, e que hoje está aqui discutindo isso com nossos amigos. No entanto, todas as nossas células são novas, o que nos fazem, teoricamente, outras pessoas. Pense nisso. Forte abraço e parabéns pelo canal.
Nessa de teletransportar e deixar um "outro eu no outro lugar" essas pessoas que são o "barco antigo" nós colocaram em um lugar e os nossos dejavu são flashbacks do nosso eu "antigo" (o barco velho)
Pedro, permita-me dizer que minha opinião sobre resolver o paradoxo, seria de que voce nao deixaria de existir e nem necessitaria de tecnologia que transferisse sua mente , mas existe uma hipótese antiga (ou nem tanto) que dizia que voce poderia se teletransportar abrindo um buraco de minhoca comum (como se fosse a coisa mais fácil do mundo), ou entrando no espaço entre os espaços e saindo o lado oposto instantanemente, um vórtex , ou mesmo uma Pistola Interdimensional (como do Ricky e Morty haha), só que programado para uso dentro da dimensão, lógico. Voce consegue atravessar o espaço-tempo da mesma maneira que a caneta atravessa a folha de papel dobrada no exemplo. Ou seja, voce abre um buraco ''pensando na 4a dimensão'', fora do espaço-tempo corrente, e sai em qualquer lugar programado. É uma teoria absurda, como todas anteriores . Ouvi falar, mas minha descrição não é a mais precisa, qualquer correção é bem vinda. PS : Ótimo vídeo parabéns!
1:12 "Para os propósitos desse vídeo..." Existem diversas teorias para o teletransporte, e eu acredito que todas nos levariam a um paradoxo. Essa que você citou, pro exemplo, eu acredito que nos levaria a questão das múltiplas dimensões.
@@caroline_vieira Se todas as questões nos levam a um paradoxo, entao a aplicação de Multiversos e dimensões, linhas do tempo paralelas são perfeitamente funcionais rs Muito intrigante, mas legal rs
Uma dúvida o paradoxo de teseu já não ocorre com seres humanos naturalmente já que eu não sou o mesmo de 10 anos atrás. já que as células que compunham o meu corpo já não são as mesmas?
O Paradoxo de Teseu propõe que 100% do Barco tenha sido trocado. Pense num Automóvel - enquanto não trocar o Chassi e seu número de série irá continuar com o mesmo carro, não importa se trocou rodas, portas, vidros, estofamentos, pode até mesmo ter trocado o motor - Mas o Paradoxo de Teseu exige que até o Chassi deve ter sido trocado. Enquanto apenas o partes do corpo seja trocado não tem Paradoxo, mas quando trocar até o Chassi/Memórias/Alma ai o Paradoxo começa.
Vc é o seu cérebro, tudo oq vc acredita ser e como vc percebe o mundo está armazenado no seu cérebro. O seu corpo é apenas uma ferramenta movida pelas vontade do cérebro. Dito isso, as celular trocadas foram a do seu corpo. Celular cerebrais não são trocadas, ou seja, vc é o mesmo. Quer dizer, talvez vc tenha mudado nesses 10 anos. Vc não exatamente o mesmo já que as suas experiências e interações com o mundo com ctz mudaram alguma coisa na sua personalidade. Quantas vezes vc não viu algo que vc fez e se perguntou "Como eu posso ter feito isso ??". Mas o seu cérebro é o msm.
Dá uma ouvida no nosso podcast oficial, o Sinapse! anchor.fm/sinapse
Ouvirei
Beleza, meu chapa!
Teleporta pra Nárnia
Vdiebejoshdew
Mas se for um portal que liga dois pontos como uma porta, seria teleporte instantâneo sem destruir e reconstruir.
Enquanto isso em 3020:
Hoje no Manual do Mundo você vai aprender a fazer um teletransporte caseiro usando PVC e cola branca
e corante azul
😂😂😂😂😅😅😅😅😅😅😅😄😄😄😄😄😄😄
Caraí
Kkk que irônia
HAHAHAHA MANUAL DO MUNDO!!!! Fantástico :D :D :D Ri muito :D
Entrei no vídeo com curiosidade
Saí com dúvidas
Perfeito.
Kkkk boa
Muito bem Pedro, isso significa que vc pensou (uma atividade quase extinta nos dias de hoje).
Kkkkkkkka foda ne vei
LKKKKKKKK
O fato é que quanto mais no aprofundamos na Ciência/Física, nos deparamos inevitavelmente com a Religião.
"hoje eu vou dormir com a cabeça tranquila"
Pedro : Paradoxo
não ainda não, vamos falar sobre copiar o seu cérebro e usar um hospedeiro em marte para poder transferir os dados para um robô ou ser humano lá.
@@BikeIsLife4EverGG , copiar seu cérebro não é garantia de copiar você. A ideia de que o cérebro tem tudo que define nossa identidade é especulativa e mesmo assim, existe uma diferença entre igualdade (cópia) e identidade. Só uma coisa é idêntica a ela mesma, qualquer outra coisa é no máximo equivalente para um determinado fim. Cada coisa tem uma relação única com a realidade, não tem como destruir e recriar a realidade de uma coisa.
@@programasepolitica não tem como recriar ainda.....
@Wolf of South , o cérebro ir para outro corpo nem seria um problema se pudéssemos ter certeza de que nossa individualidade se resume ao cérebro. O problema é que enviar o cérebro para outro corpo é bem diferente de fazer uma cópia do cérebro. Uma cópia nasce no momento em que é criada e tem existência própria. Tanto tem que é possível o original e a cópia coexistirem. Eu me admiro que as pessoas não pensem nisto quando fazem filmes que falam de backups da consciência.
@@programasepolitica Mas se o cérebro não é o que armazena tudo e não é o centro da consciência não seria a mesma coisa que falar que uma pessoa com morte cerebral ou Anencefalia teria consciência(pensar,agir e sentir) ? isso não seria desprezar todos os estudos ligados a neurologia? já que a neurociência prega que há relações precisas entre a atividade cerebral e funções mentais, estados ou experiências sendo realmente uma minoria de céticos acreditam que essas relações não podem provar a consciência. Até onde sabia a formação de um ser humano está ligado interação entre genes e ambiente.
É incrível a habilidade do Pedro de relacionar física e filosofia.
No final, física é muita filosofia
Tudo a ver uma com a outra
Pois é, só faltou falar da metafísica... mas é difícil admitir que a matéria não explica tudo né?
O Pedro é um poeta!
Sem Filosofia, a Física é apenas um ramo da Matemática metido a besta.
"Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio, pois na segunda vez o rio já não é o mesmo,
nem tão pouco o homem. " (Heráclito de Éfeso)
E se eu tomar banho em outro rio q tenha a água do primeiro rio ?
Zu Olivier mas tu Não vai ser o mesmo homem
@@danteoliveira2994 assim como vc disse, é outro rio...
é maconha doido, é o crime é nois - junior, sikeira.
é o mesmo rio, a água é diferente
Cara, eu nunca vi (vou enfatizar propositalmente, NUNCA vi) alguém que trouxesse tanto conteúdo, com tanta clareza e em um curto espaço de tempo como acontece nesse canal. É incrível
Parece que estamos sempre morrendo. Partindo da ideia do barco, estamos em constante troca de células. Nenhuma que temos no nosso corpo hj existia na infância
Exceto os neurônios
Até nossa concepção sobre a vida muda, nossas idéias e objetivos também, ou seja, não somos nem os mesmos nem de 1 ano atrás.
eu ja tinha pensado nisso quando aprendi desse negócio das trocas de células quando era mais criança e fiquei aterrorizado
Na verdade pelo que isso me leva a pensar, estamos sempre perdendo uma parte de nós. Mas morrendo como um todo, não! Já que nossas células estão em constante troca, porém, nossos neurônios, não.
@@pedroivog.s.6870 ué pq os neurônios não são trocados?
Caraca eu tava na duvida, ia entrar no teletransporte agora, ainda bem que esperei ate final do video.
Manooo muito bom, seu trabalho é incrivelmente valioso.
" nunca entre em uma maquina de teletransporte " Ufaaa!!!! Ainda bem que você falou agora , ja estava indo testar a máquina de teletransporte que comprei na amazon ...
KKKKKKKKKKKKM
kkkjkkkkkjk
Vai tranquilo. A recomendação é que você não entre nele se houver moscas ao redor.
@@gladistonsantana que ótimo saber , vou agora mesmo conhecer os estados unidos
@@pedro197 teletransporte e máquina do tempo são duas coisas diferentes! so ia achar os ossos dele com o teletransporte n?🤔😆🤣🤣
23 anos? meus parabens cara, pela pouca pouca idade vc tem um conhecimento extraordinário
Moral da história: A máquina de teletransporte te Mata, cria um clone de você e o clone vive a sua vida sem saber que é um clone por que tem suas memórias.
Tem uma série exatamente assim, so q o original sobrevive, ai da varias merdas por causa disso chama: live with yourself
Lembrei de um filme de Arnold shwazneger ( sei lá como se escreve).
Fora que nisso a uma grade possibilidade de perda de memória ou até mesmo criar uma deficiência mental por sermos tão complexos nossa recriação
O jogo SOMA discute isso
@@Vyk9 "O Sexto dia", é o nome desse filme.
Com essa premissa de teletransporte, seria como uma máquina de clonagem, possibilitando que uma réplica seja formada no ponto de destino, sem que necessariamente o corpo original tenha que ser desfeito .
Vendo o vídeo, pensei na hipótese do teletransporte como uma espécie de "buraco de minhoca" pequeno e breve o suficiente para que não haja danos ao corpo
Exatamente
Eu tenho 30 anos, e me surpreende saber que você tem seus 20 e poucos (sei lá, eu nessa idade ainda não fazia nem ideia de quem eu era, imagina ter que pensar no paradoxo do teletransporte), eu sempre assisto e re-assisto seus videos, repetidamente, o conteúdo é sensacional, e a sua didática melhor ainda, então parabéns, espero que você siga firme com a ciência e que continue ajudando pessoas a compreenderem assuntos tão complexos.
Pois é, me senti até velha agora kkkk Certamente quando ele estiver nos 40 já vai ser um sucesso total
"Por favor, nunca entre em um teletransporte!" Ainda por cima se houver uma mosca dentro.
O Bart Simpson fez isso..
E não deu certo!
kkk
essa referência foi foda
@@macena.fisica outra pessoa fez isso um tiquinho antes do Bart...
Esse coment entrega nossa idade jurássica hehe
😳😳😳📽🎬🎞📺
2019: Nunca entre em um teletransporte
3019: Como criar um teletransportador em 5 minutos
kkkkkkkkkkkk
2019?
@@Eofab1nnevida ele é de 3019 viagem no tempo já existe!! kkkkkjj
Kkkkk tutorial do yt
o novo projeto do manual do mundo
Essa é a mesma teoria do filme "O Grande Truque" onde é apresentado o truque muito conhecido chamado O Homem que Teletransporta e é exatamente essa teoria. Muito legal ter um aprofundamento e entendimento maior sobre essa teoria
E a pomba sempre era esmagada. 😅
O filme “O Grande Truque” trabalha esse conceito do barco de uma maneira muito legal e de explodir a cabeça.
Vdd mano, filme incrível
Wandavision tem uma cena que fala sobre também
Ele matava os caras afogado KKKKKKKKKKKK
@@postoquandoder12 na vdd o original morreu na primeira vez, é sempre o "clone" que assume o show e o antigo morre no tanque
@@gustavorodrigues2903 tem na Netflix?
Parece que a qualquer momento ele vai dizer "muito obrigado e até a próxima"
Verdade kkk, ele dá uma parada de conversar.
Goku morreu mais que Kuririn.
@@semprequehouverumatretaeue8384 quem perguntou?
@@SamuelGomesCCB
O gavião arqueiro.
ruclips.net/video/QlUKK3jbgek/видео.html
@@semprequehouverumatretaeue8384 mojang
O visão no último episódio de Wandavision
Entrei nós comentários só pra achar esse... Vlw mano... Kkkkkkkk
e eu tentando lembrar de onde eu conhecia essa história do barco e pá ...
Wandavisioun
@@rafaelsales9944 6
@@rafaelsales9944 kkkkkk
Eu tive um debate sobre esse tema com alguns amigos na empresa onde trabalhava ha 20 anos atraz... eu como era da area de TI, utilizei a seguinte analogia:
Voce sabe como funciona o famoso "cut & paste" (recorta e cola) do windows ?
Pois bem, seria praticamente o mesmo processo, onde voce "teletransportaria" um arquivo da Unidade C:\ para a unidade D:\ onde o arquivo seria "teletransportado" fisicamente de um hard drive para outro.
Durante esse processo, o que realmente acontece eh que o windows faz uma copia identica do arquivo Original do drive C:\ para o D:\, ou seja um "clone", e depois ele "deleta" o original... ou seja o arquivo original eh destruido, simples assim!
Windows Macabro
Mas.... essa é exatamente a premissa do vídeo, não? Aliás, excelente explicação visual. :D
excelente analogia !
Eu ia morrer sem saber disso
Uma coisa interessante parecida com esse paradoxo do barco, é a renovação das células do nosso corpo. A cada 7 anos todas as nossas células são renovadas, então, tecnicamente, a cada 7 anos nós somos outra pessoa, não só intelectualmente e fisicamente, mas também em essência, um clone de nós mesmos que nosso próprio corpo produziu.
Exato! Uma característica básica do ser vivo é a possibilidade de estar em constante manutenção. A mudança é a constante da vida. Mas pelo menos tem sempre algo do original até a próxima etapa, o que não ocorreria no teletransporte.
Na verdade isso é um mito. Os neurônios não são repostos nunca, o máximo q acontece é a substituição dos átomos que os compõem e mesmo assim não são de todos. Alem disso os atomos que compõem o DNA neuronal não é jamais substituido, permanecendo os mesmos desde que você nasceu.
Ou seja esse exemplo do barco não se aplica nos casos de seres humanos.
Essa história de mudar de 7 em 7 anos é coisa de quem não sabe biologia
@@hcupo Não, e posso provar.
@@xzjulio17 Prova então. Lembra-te que regeneração e reposição são 2 coisas completamente diferentes. Afinal se elas se renovassem não existiria a doença de Alzheimer nem memória a longo prazo.
@@hcupo tem algum video sobre isso cara? não sabia desse detalhe primordial
Como é lindo ver a interação dessas lindas áreas: Física e Filosofia ❤️
Tive um professor de Filosofia que vivia dando exemplos de Física, mto interessante mesmo
estão mais próximas do que você imagina
A física provem da filosofia, no caso a filosofia natural
A filosofia é a mãe das ciências
O bom filho à casa torna.
2020: nunca entre em um teletransporte
3020: fui para marte no novo teletransporte da SpaceX veja no que deu.
Como assim
@@MarcosAntonio-rl7xg burro
1920: aposto que daqui a 100 anos já terão carros voadores
2020: a Terra é plana
@@corvotrevoso *raciocínio : am i a joke to you?*
Vc cópiou o carinha ali em cima?
eu entraria em um teletransporte e sei que você mesmo falando para não entrarem também entraria! rsrs EXCELENTE VIDEO!
Em uma maquina de teletransporte eu não sei, mas em uma maquina do tempo ksks. Sem dúvidas!✨🚇✨
@@lucaspedro4198isto tbm ksks
Rapaz eu não entraria e todos que entenderam do que se trata tenho certeza que não entrariam, já que entrar na máquina seria igual a se matar pois você deixa de existir, você não e consciente de você mesmo no clone pois o clone já e outro ser vivo embora tenha suas memórias, seria igual construir um robô e tacar suas memórias nele e a mesma coisa só muda que na máquina e em carne e osso, então assim máquina de teleporte e a melhor forma de suicido indolor e não faria falta já que outro ser vivo com suas memórias iria te substituir, portanto se fosse uma máquina do tempo já e outra história...
Enquanto eu assistia o vídeo me deparei com outras duas questões:
- Se o teletransporte destrói o corpo original e uma máquina o recria em outro lugar, teoricamente você pode ser "teletransportado" para dois, três ou mais lugares ao mesmo tempo. Ou ainda, uma mesma máquina poderia recriá-lo diversas vezes. Neste caso, haveria diversos "vocês" com exatamente as mesmas memórias até o momento do teletransporte. E se a memória é o que define o ser, ela não seria apenas um teletransporte, mas uma espécie de máquina de clonagem.
- Se a máquina somente recria você a partir do que foi escaneado no momento do teletransporte, ela não precisaria fazer isso imediatamente, certo? Então você poderia ser recriado anos ou séculos depois, e a máquina seria mais do que um teletransporte, mas um tipo de cápsula do tempo.
Enfim, viajei legal aqui. :P
Por isso velocidade infinita é melhor
É um teletransporte
Interessante
@@Algorithm_God_Cult vdd, pq aí seria a mesma matéria desde o inicio ao fim da viajem
@@Algorithm_God_Cult nada pode ser mais rápido que a luz, então teoricamente nunca poderemos fazer isso
Pedro: "Você realmente sabe quem é você?" e várias viagens filosóficas
Cara que entrou no vídeo: Eu só queria me teletransportar :(
Mais uma crise existencial para a lista
Entrei pensando em viajar pelo mundo e saí com uma garrafa de vodka lendo Bukowski
@@otome_1411 se for olhar o copo meio cheio, não foi viajem perdida
@@franciscojosebalo1373 espera... O copo não está meio vazio...?
@@otome_1411 não sei, mas eu n ligo, contanto que eu possa encher ta tudo bem
Para um teletransporte funcionar, teriamos que abrir um buraco de minhoca para cada destino que queira fazer, dessa forma, a viagem seria instantânea e sem paradoxos.
É exatamente esse o meu conceito de teletransporte.
Suponhamos que do ponto A ao ponto B sejam 30 kilometros de distância.
Você quer sair do ponto A para chegar ao ponto B sem precisar percorrer a distância necessária.
Então a máquina de teletransporte abriria um "portal" pra um lugar intermediário, e nesse lugar intermediário teria a entrada para o ponto B. Mas isso é muita ficção.
ASSUNTO FASCINANTE E EXCEPCIONALMENTE MUITO BEM EXPLICADO! PARABÉNS! 👏👏👏👏👏👏
O meu maior TERROR em Teletransporte foi ter assistido ao Filme: A Mosca, de 1986. É Chocante!
Eu acho muito engraçado, pq não vi a mosca, eu vi os Simpsons, um mosquito fica com o corpo do Bart, e a cabeça do Bart fica no mosquito é hilário.
@@rodrigomatos2727 também kkk
Pior é meu tio que morreu mechendo no poste....
_Foi um choque_
Assista o grande truque
@@macvinii Muito massa esse filme.
Para quem não assistiu "Altered Carbon", ta aí uma série que explora o paradoxo do barco de madeira.
Ora nem mais.
Série mto boa
É verrrdade
Vdd , quem seria o verdadeiro ?
Tiago Thomaz O Grande Truque também, dirigido pelo Christopher Nolan e com atores como Hugh Jackson e Christian Bale.
A Ciência se torna bem mais interessante com você, Pedro! Obrigado por existir, Ciência Todo Dia.
ruclips.net/video/YEa6ZTabI5E/видео.html
🇧🇷teoria brasileira 🇧🇷
Formação das estrelas e planetas
Man eu quero estudar fisica na minha facul só por causa desse homem FOD*A ^-^
Que video fantástico. Impressionante a capacidade de se expressar do Pedro, e a capacidade de nos envolver com os temas abordados !!!
Parabéns !
"Achar respostas não é o objetivo e sim o camimho" ótima frase!
O mais importante é a jornada!
li esse comentario no exato segundo q ele falou kk
@@antoniodorivaldasilva1308 O mais importante é a família ~ Carequinha da regata branca.
Obg
É percorrendo os caminhos que econtramos às respostas!
Falei pra minha mãe do barco... ela falou:
Os dois são originais, assim vale mais na hora de vender...
STONKS
Como ele montou o barco com a taboas trocadas se as taboas trocadas estavam quebradas?
@@rafaruffy cola quente
@@rafaruffy durepox e saliva
@@rafaruffy Silver tap, é o nome.
double stonks
No meu ponto de vista e usando uma analogia, "eu" sou um software e meu corpo é o hardware. Se o hardware for idêntico, o software deverá se comportar de forma absolutamente igual.
Agora, se mudar a placa mãe, CPU, o HD, ou a RAM, ai precisarão de novos driver e o software terá que se adaptar, se diferenciando totalmente do original.
Mas e se vc abrir os anúncios de como aumentar o Malaquias
Quem nós somos está definida na Cultura Racional do desenvolvimento do raciocínio , que desenvolvido trará ao ser humano toda a memória de 21 eternidades que aqui vivemos; até chegar à voltarmos ao nosso verdadeiro natural de corpo de energia pura e perfeita na fase da natureza que estamos passando agora. Parabéns e abraço.
Ha, as cores dos portais nas ilustrações são as cores dos portais da Portal Gun do jogo Portal.
Gostei da referência :D
( Tem mto portal nessa frase mas ok )
Sim, foi uma referência. Porém não são portais e sim, a cápsula de teletransporte!
Tbm reparei kkk
@@LumaSloth Ah sim, kk. Achei q eram portais por causa do formato
"Achar respostas não é um objetivo, e sim um caminho."
Não acho
Eu li seu comentário no exato momento q ele disse no vídeo 😅
Um pensamento ruim que tenho antes de dormir:
Será que quando dormimos, o cérebro destrói a consciência e cria uma cópia um pouco mais experiente toda vez que acordamos ?
É facil perceber que Não somos a mesma pessoa de 10 anos atrás... E se na verdade não somos a mesma pessoa de ontem, mas como ela se parece muito com a gente hj, temos a ilusão de continuidade???
Boa noite.
O ontem, o hoje e o amanhã são a mesma coisa, pois o hoje é o amanhã do ontem e o amanhã é o hoje de ontem em que seu passado se torna presente do futuro e seu futuro se torna passado do presente
🤯
@@vinicius6462 um bom exemplo pra que as pessoas nao usem drogas, vc acaba ficando assim
Certamente eu não sou o mesmo de quando criei minha conta aqui
Carai mermão, não entendi foi nada
É exatamente os pensamentos que deparava-me quando em minha tolice me imaginava construindo o teletransporte.
Achava que era o único que pensava na existência desse paradoxo.
Esse canal é sensacional. Relaciona conhecimentos de física com história, filosofia, biologia etc. Parabéns pelo trabalho! É um canal de merecido abundante sucesso, mas gostaria que canais assim fossem ainda mais populares.
Acho que o mais correto seria nn criar uma máquina que desfaz e refaz sua matéria mais sim uma que cria brechas no espaço e através dela vc consegue cair em outro lugar como o exemplo do papel dobrado e o lápis atravessando as duas faces
Pensei a mesma coisa! Um buraco de minhoca é bem mais simples.
@@Mariarosabeauty a massa que um buraco de minhoca criaria, provavelmente engoliria a terra
A máquina não "destrói"! é que é impossível o teletransporte, logo a saída seria este falseamento, uma cópia!
Como e que vc vai perfurar esse espaço ?
que tipo de tecnologia é essa ? com oq vc está mechendo?
@@M0raes1 Não é tecnologia, é distorção de espaço/tempo. Uma especie de 5° dimensão.
Todos os nossos átomos são substituídos ao longo da vida. Me parece que o que nos torna únicos são as nossas lembranças e a nossa forma de agir, pensar, sentir e reagir ao mundo. Se outro ser for copiado à nossa imagem e semelhança, átomo por átomo, o mais lógico seria pensar que ele seria uma nova versão de nós mesmos só que deslocada no espaço. Teríamos memorias comuns até aquele momento, e cada uma das versões acreditaria ser a versão original. Mas partir daquele momento as memorias e lembranças começariam a se diferenciar porque as experiencias já não seriam as mesmas.
mas como o primeiro morreu, não há diferenciação, apenas continuidade
@@futgamer811 parando pra pensar, a copia não seria vc, ela apenas acharia que é vc
@@phillipcazuzagabriel3673 eu acho que ela seria você, pq ela se lembraria aaté de ter entrado no portal e saído, eu achco que você continuaria existindo por meio da cópia, ela seria exatamente igual a você, mas isso é questão de ´ponto de vista
@@futgamer811 parando pra pensar, essa máquina seria uma máquina de clonagem, não de teletransporte, pq ela criaria uma copia sua, mas parando pra pensar denovo, ela poderia ser sim uma máquina de teletransporte pq ela põe suas memórias numa replica de vc, e se essa réplica estiver em outro lugar, então pra vc seria como se vc tivesse se teletransportado, mas essa máquina poderia ser usada pra criar um corpo novo pra vc não morrer, tornando vc imortal, o que vc acha????
@@phillipcazuzagabriel3673 não sei se haveria tecnologia para criar um corpo imortal, mas a princípio sim, isso seria possível. Não acho q seria uma máquina de clonagem, pq o original morreu, ent não haveria clone, só haveria 1
Vc sempre surpreende com cada assunto que vc expõe!!! Eu viajo em cada um deles !!! Parabéns!!!
Fullmetal Alchemist já diz faz anos que recriar gente dá treta... XP
Troca equivalente, no ruim do ruim eu viro uma armadura gigante
Troca equivalente, no ruim do ruim eu viro um cachorro falante
Achei que só eu lembrei de Full Metal alchimist hahaha anime foda
Troca equivalente, do ruim do ruim, eu viro um baixinho com um irmão de armadura
@@issovaidaumtrabaaaaaalho8987 quimera*
Embora não tenha teletransporte, isso é o tema central do seriado “Altered Carbon” da Netflix.
A série Travelers também.
E Westworld
Eu não ia assistir, mas agora vou só pq falou isso hahahah
Teletransporte é o tema central? Acho que você viu a série errada
VanvanArts transferência da consciência. Não o teletransporte em si. Em AC a consciência/memórias ficam nos cartuchos independente do corpo.
Ainda bem que vc avisou pra não entrar, já estava quase me teletransportado, ufa.
Kkkkkkk
A gente sabe como esse papo de teletransporte trás dor de cabeça....Chronno Trigger já nos mostrou isso.
Eu não acredito que esse Pedro tem somente 23 anos de vida!! Uau, parabéns pelos roteiros, ideias, e pelo poder de comunicação!
A verdade é que o Pedro é um reptiliano
Ele não tem, o vídeo foi feito a 3 anos atrás a julgar pela nossa linha temporal atual
Mesmo assim é bastante intetessante.
Ele tem vídeos com quase 10 anos.
Começou muitoooo jovem.
@@joselanyfrancisco2924 sim, isso é fascinante mesmo
@@rafaelmarques3859 ele tem 26 agora então não muda muito
Tanta coisa nesse vídeo e eu tô chocada com:
23 anos de idade?!?!?!
Ele faz faculdade de física, aí ele chegou no flow e disse q ele chegou num ponto da faculdade q ele não usava mais números nos cálculos e ele tinha q usar todas as letras do alfabeto indo-arábico, grego, romano e ainda faltava representação, esse cara é dms😂😂
@@MarcosAntonio-rb8or qualquer curso de exatas é assim man. a matematica é só a ferramenta.
@@brunonovais8801 Eu fiquei mais impressionado com a questão da falta de representação pras incógnitas mas faz sentido ss
@@MarcosAntonio-rb8or incognitas? n, n. Variáveis
@@pedromalheiros4186 incógnitas são valores desconhecidos, podem ser chamadas de variáveis tbm
"hoje eu vou dormir tranquilo"
Pedro: paradoxo
Eu: *CRISE EXISTENCIAL*
Kkkk já me acostumei com a crise existencial
😂😂
@@fbsopavatdvajadjllcdsjaf980 consegui minimiza as minhas crises existêncial com um dilema:
A vida não faz sentido né, pois então a morte tambem não faz sentido ja que nada faz sentido eu continuo vivendo mesmo kkkkk acho que ja deu pra reparar que eu sou niilista.
Só que eu gosto de refletir sobre o nada...
Assisti Rick and Morty, eles acabam com suas crises existenciais destruindo completamente qualquer significado que você da pra vida.
"Ninguém existe por um propósito, ninguém pertence a lugar nenhum, todos vamos morrer. Vem ver TV"
Eu gosto muito de tecnologia e de tudo que esta ligado a ela. Esse foi meu primeiro vídeo, e foi o suficiente para alimentar minha vontade de conhecer mais sobre assuntos como esse. Parabéns, gostei muito.
Como já dizia Geraldo de Rivia:
"Odeio portais."
Portais seria um brecha no espaço e tempo, e não tem nada haver com o teletransporte
@@celioroberto6337 não tem como ter certeza...
Lógico em teoria sim
Geraldo el magias
Portais são diferentes de teletransporte. Portais não destroem seu corpo quando vc passa por ele, é só uma porta que vc atravessa para outro lugar.
''Nunca entre em um teletransporte''
puts, ainda bem que você avisou, acordei hoje pensando em entrar num teletransporte
né
@Hen Mimimi.
@Hen vai assistir o seu treta news.
@@fellype1654 mais tbm hj tudo vira piada... entendo 50% do cara ali
Chegou 3 bots pra linchar o cara que vergonha kkkkkkkkk pelo menos o Saitama ajudou ele
Série que aborda de forma muito interessante a ideia de consciência, de ser: The Feed (Amazon Prime)
Game que aborda de forma fantástica e aterradora a ideia de memórias mencionados no vídeo: SOMA (Steam)
Só recomendo.
Esse game é fenomenal e explode a cabeça, pena que não teve a atenção merecida.
Goku morreu mais que Kuririn.
O Grande Truque (The Prestige), filme, também mostra bem essa discussão.
SOMA é o jogo com um dos melhores enredos que já vi. Uma ficção científica cheia de questionamentos filosóficos e existênciais. Jogão.
Eu tenho SOMA no PS4, acho que vou baixar
que maravilhoso é o jeito que vc apresenta o vídeo. É prazeroso assistir 💙
2020: nunca entre em um teletransporte.
3021: meu teletransporte é melhor.
-não o meu é muito melhor ele é da xiaomi
"Meu teletransporte da xiaomi bota o da Apple pra mamar" seria incrível ouvir essa frase.
imagina um teletransporte da positivo kkkkkkkk
@@thiagoandrade9146 se desse pra mandar áudio pelo youtube você ouviria ela agora.
@@carlfriedrichgauss8725 manda um link.
@@lulugameslive cortava o cara no meio kllk
Moral da história: fiquem longe das drogas e, principalmente, dos teletransportes!
Das legais, das ilegais ou de ambas?
Só das legais
@@caiofac pára de se fazer de inocente
Lsd
@@caiofac todas que te prejudicam.
Ano 2020:
"Nunca entre em um teletransporte"
Ano 2299 :
"Nossa, os físicos de antigamente tinham medo do teletransporte"
''-Nossa, pessoal burro, tinham medo de algo tão simples
[pessoa se teletransporta pra casa]
-MÃÃÃE, SABE O QUE EU DESCOBRI NA ESCOLA? QUE O PESSOAL DE ANOS ATRÁS TINHAM MEDO DE TELETRANSPORTAR''
Kkkkkk
A explicação que ele deu foi bem limitada, dizer que teletransporte se limita somente à opção de "escanear" e destruir algo de um lado e "imprimir" algo do outro na realidade nem devia ser chamado de teletransporte, só se remeter ao teletransporte de toda a informação de algo de uma origem até outra, e mesmo assim de qualquer maneira essa informação só pode ser transportada por meio da velocidade da luz, o que ainda é devagar e limitado em relação ao real conceito de teletransporte da ficção científica. O teletransporte em sua essência é uma tecnologia que é capaz de TRANSPORTAR matéria e energia, geralmente por meio de um "portal" bidimensional, ou pra se aproximar mais do imaginável, por meio de uma "dobra espacial", de modo instantâneo, ou seja, acima da velocidade da luz e provavelmente próximo ou na mesma velocidade mais alta possível. É claro que como qualquer outra tecnologia ou conhecimento de ficção científica nenhuma dessas coisas é provavelmente possível ou se é ainda não foi descoberto como. Prefiro ficar na posição de que essas coisas tais como exemplo de velocidade acima da luz, transporte de matéria e energia velocidades extremas e dobras espaciais sejam teorias e não coisas impossíveis, porque sabemos qual é o destino de qualquer indivíduo arrogante em relação à tomar conclusões precipitadas sobre algum assunto, dizer que algo é impossível porque tem todo o conhecimento atual sobre um assunto é tão estúpido quanto a própria ignorância de outros indivíduos sobre o assunto.
no ano 2299 não estaremos aqui...
@@eeeee9377 eu estarei... garanto.
Eu acredito na tese que somos nossas memórias. Alguém com as mesmas memórias que eu, pelo menos na minha perspectiva só pode ser eu.
Pense como quando você morre e da respawn em algum jogo; o seu personagem, após renascer, ainda é você, embora você tenha morrido.
Portanto, eu penso que o novo "eu" ainda vá ser eu, pois ele é exatamente como eu, e não há um porque de eu descriminá-lo como cópia com ele tendo as mesmas memórias, e, portanto, ideias e experiências do que eu.
Achei um ótimo questionamento, ganhou mais um inscrito.
exatamente o que eu pensei, amigo. são nossas memórias que moldam nosso caráter e personalidade, portanto, se o novo "eu" tivesse as mesmas memórias do "eu" original seria como se nada tivesse acontecido. e eu pretendo descartar esse último conselho dele, entraria numa máquina de teletransporte mesmo e que se foda. acho que se no futuro existir um sistema de teletransporte vai ajudar mt todo mundo ou vai ser a maior cagada de todos os tempos
@@erickztie Eu também entraria em uma, mas não nos primeiros dias de lançamento, porque provavelmente ela estaria cheia de defeitos e da primeira vez que eu usa-se o meu braço ia parar dentro da minha cabeça.
Agora, com a máquina já testada e com uma porcentagem de segurança alta, acho que iria ser bem mais eficiente que outros meio de transporte, ou só iria ser a maior cagada de todos os tempos mesmo.
Acho interessante pensar nisso de outra forma. Bem, eu vou usar "alma" aqui mas não é no contexto religioso, é só porque eu acho que é um bom ponto de partida.
Apesar de nossas memórias, emoções, nós não somos apenas isso. Há algo maior; nossa "alma", identidade.
Qdo vc lembra da sua infância, principalmente de momentos que vc foi inocente, oq vc sente? Bem, eu me sinto o próprio Henrique, é a identidade dele, é exatamente o que ele é e como eu me identifiquei e me identifico durante toda minha vida. É assim que me percebo e entendo mas, apesar disso, se alguém chegasse e me dissesse que eu estou efetivamente consciente apenas hoje e que amanhã outra "pessoa" (alma) vai tomar meu lugar e em minha perspectiva apenas irei morrer, certamente não deveria me importar. Porque para mim, para meu cérebro, minhas memórias, eu sou eu desde o princípio até a morte.
no início concordei com esse pensamento, mas também há a possibilidade de que o "novo eu", mesmo com as memórias, experiências e etc ainda não seja eu. Sim, são as memórias e experiências que nos fazem quem somos, mas por exemplo: pessoas que passaram pelos mesmos traumas podem reagir de formas diferentes, são vários fatores que levam a esse ponto, é como se houvesse algo a mais, se é que isso faz algum sentido
Se fizerem um clone seu agora, com as mesmas memórias suas até o presente momento, mas não destruírem o original e mandarem o seu clone (que pensa ser vc) para outro lugar (europa, por exemplo) seu "novo eu" vai viver experiências completamente diferentes das suas e se tornar uma pessoa completamente diferente do original que está vivendo uma vida no Brasil....provavelmente com condições de saúde diferentes e tempo de vida diferente...e vc não vai ter acesso às experiências e a memória dele.....e nem ele vai ter acesso às suas....vcs eventualmente se tornarão pessoas distintas com personalidades parecidas (pois advindas de uma mesma origem) mas não idênticas e definitivamente não serão a mesma pessoa.
Comecei a ouvir o Sinapse recentemente (cronologicamente), e vejo que questões existenciais reverberam no canal e no podcast sempre, haha!! Só falta agora um vídeo sobre a revolução das máquinas
Resumo: Ainda não sabemos se somos apenas matéria ou se existe algo além disso (metafísico).
Somos mais, gêmeos univitelinos tem o msm dna e logo msm matéria nem por isso são as mesmas pessoas
Por isso acho que temos alma
@@dayanecarvalho8531 peraí, eles possuem o mesmo DNA, ok. Mas por que eles teriam a mesma matéria?
@@dayanecarvalho8531 Na verdade, eles não possuem nem o mesmo DNA, nem a mesma matéria. O DNA e a matéria são, sim, muito parecidos, idênticos, se podemos dizer assim, mas não podemos falar que são o mesmo. E mesmo se tivessem a mesma matéria (que, vamos levar em consideração, seria impossível. A mesma matéria não pode estar em dois lugares diferentes), eles seriam duas pessoas diferentes com duas convivências diferentes, histórias diferentes, etc...
@@fernandsouza419 mano mas dna sao duas fitas q indica como vc vai ser,dna e uma materia
Seguindo a lógica de Teseu eu pergunto: eu sou o mesmo de quando eu era criança ,se todas as células do meu corpo foram renovadas?
Barco não possui espírito, você sim.
@@lobonewage3664 Ai forçou a ciência amigo. Espirito?
@@chamazeroque 😁😁
@@lobonewage3664 o que é espírito ?
@@lobonewage3664 como cristão, eu acredito em espirito. Como entusiasta científico eu pergunto... oq é espírito??
Apenas uma hipótese aqui, e se, ao invés de destruir e replicar a matéria, conseguíssemos achar uma forma de realocar a matéria de lugar. Tipo, cada átomo que compõe nosso corpo é realocado e recolocado perfeitamente em seu lugar instantaneamente porém em outro lugar. É bem parecido com o barco de Teseu mas invés de trocar por tábuas novas, ele seria desconstruído e reconstruído com os exatos mesmos materiais nós exatos mesmos lugares. Se fosse feito isso, tecnicamente o cérebro continuaria sendo o mesmo, considerando que todos os átomos não são apenas cópias, mas sim os mesmos, e por consequência as memórias e toda a minha identidade. Ainda assim, continuaria sendo eu mesmo? Pq pensa só, foi instantâneo, mas eu fui desconstruído mesmo assim.
É mais a ideia de destruir e construir é a única possibilidade de teletransporte possivel por enquanto
Agora aplica o paradoxo do barco de teseu a isso, e se o cérebro fosse destruído e os mesmos átomos sejam colocados da mesma forma em outro lugar, são os mesmos átomos então seria a mesma pessoa provavelmente, mas e se tirássemos um único átomo que faz parte do sistema que forma a nossa consciência e substituíssemos ele por outro átomo identico e no mesmo lugar, mas não seria o mesmo átomo, ainda seria a mesma pessoa? E se continuássemos fazendo isso até trocar todos os átomos por átomos identicos no mesmo lugar, não seria mais a mesma pessoa, aí é que tá, em que momento ele deixaria de ser a mesma pessoa?
Boa noite a todos, em Star Trek, tem um episódio de Interprise que explica exatamente isso, a materia é desconstruida, armazenada em um banco de memória específica e emitida via fótons para o local de destino, por isso que sempre tem algumas restrições com relação ao local de onde pode ou não ser emitida!
É como disse o filósofo: "Um homem não pode entrar duas vezes no mesmo teletransporte".
Mas Pedro, a gente não permanece com os mesmos átomos a vida inteira, certo? Inclusive, já li em algum lugar que a estimativa é que a cada 7 anos a gente tenha trocado todos os átomos. Então seria a primeira parte do problema do barco, não?
Provavelmente seria como trocar de pele de uma cobra, ou da cigarra, só que muito mais complexo. Se eu juntar todas as células mortas e formar um novo eu, provavelmente, teria um cadáver meu, e eu, da mesma forma que as tábuas velhas jutas, nunca seria um barco viável, no máximo da viagem, seria um eu zumbi e um barco zumbi...
Era exatamente o ponto que eu ia citar (apesar de não saber quanto tempo leva). VOCÊ JÁ É UM NAVIO DE TESEU.
As lembranças da sua infância são realmente SUAS se todas as "peças" daquela criança já foram trocadas pelo q hoje vc chama de "eu"?
Tem um vídeo ótimo do Ludoviajante sobre "O Enigma de Anderson Gaveta", recomendo se quiserem ver mais sobre o assunto!
Seria interessante se ele te respondesse.
Tem um filósofo chamado Heráclito que diz algo nesse sentido, veja: "Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou."
Esse canal "Ciência todo ano" é top!!!
Um abraço, curso Física na UFPE.
Eu trabalho aí no departamento. Ashuashuashu
@@H3lioBarros tamos juntos 💪🏻
Sou de Pernambuco.
Legal
@@boladao4663 você parece boladao
E se depois de destruir o primeiro Pedro, o processo de criação do novo pedro fosse feito 2 vezes, qual seria o Pedro certo? Legalmente, qual dos dois teria direito aos seus bens? Depois do primeiro ser destruido, os filhos do Pedro poderiam pedir em juízo direto à herança e ficar com o dinheiro todo dos "novos Pedros", alegando que seu pai está morto?
Sla
5:48 "De onde vievemos"?
Eu faço essas confusões as vezes
De onde viêmos
Viemos das: fusoes intergalacticas, agua,elementos transmutados,porisso que morremos ,os elementos decaem ,ficamos velhos,tudo isso vieram do espaco,ai os seres foram se evoluindo ,mas a eletricidade ,foi a mesma na juncao de ty udo isso saimos nos,temos uma eletricidade complexa, mas uma unidade seria a constante 1.19 x 10 elevado a _19 coulumb ,a caga elementar, fomos engenhados nao somos velhos ,somos bebes, mas somos setes importantes pros engenheiros, temos uma aurea,energia quantica, ta mais ou menos bem assim?
@@eduardogaldino8432 não, num é isso, naum...
@Marreco de Maringá Deus é claro
@@eduardogaldino8432 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK MANO. Tu sabe doque tu tá falando? KKKKKKKKKK "FUSÕES INTERGALÁCTICAS" KKKKKKKKKKKKKK
7:50 quando vc é escaneado e tem todos os neurônios contendo todas as cargas memórias .
Quando fosse remontado o aparelho re-organizaria a energia em matéria exatamente igual ao desmontado. Vc n morreria seria transformado em energia.
Seas celulas morrem todos os dias e novas nascem então vc n é o mesmo a muito tempo.
Mdsss isso faz muito sentido...
Exatamente a um dos pilares da física, de que nada se acaba, tudo se transforma.. No caso a transformação é exatamente por meio da conservação da energia, se existir algo que organize essa transformação de fato não haveira morte.. Muito interessante
Então esse tempo todo somos só memórias do nosso eu original omg 😯
Grande parte das nossas células morrem, mas as células do sistema nervoso não se renovam, o que manteria nossas memórias que formam nossa identidade. Sendo assim, nosso corpo não é o mesmo mas nossa identidade continua sendo a mesma, o que nos mantém ligados ao nosso passado e que mantém a nossa continuidade. A sua linha de pensamento foi ótima.
pensando nisso, poderíamos ser imortais, teleportando para corpos com matérias renovadas.
4:20 me lembro Fullmetal com aquele questionamento de que não se pode recriar alguém apenas adicionando materia
Que anime foda chorei no final
Tbm
Sim, seria apenas uma cópia!
Isso que é anime
Mano, eu tenho 12 anos e to viciado nos seus videos, de buraco negro, antigravidade, os paradoxos, dimensoes, motor de dobra, e tudo, é incrivel seu conteudo
Isso é ótimo, ainda temos esperança na sua geração, tomara que tenhamos muitos Ian, abs
Em todos os casos o problema pra mim é: o primeiro Pedro deixa de existir. Não vejo muitos humanos dispostos a enfrentar isso.
e se a morte doi, entao quem entrrar vai sentir a dor de morrer, mas aquele q sai nao ira se lembrar pois tera q ser remontado antes de ter morrido
Seria uma boa forma de morrer sem dor .
Ao menos q eles n saibam q vão morrer
@@Guinhoete gostei
Thiago vc por aqui?! Sou seu fã 🤩
Aulas no ano 4000:
-Essa daqui é uma maquina de teleporte no ano de 3000
-Nossa!Que maquina grande,hoje a gente só usa um anel para teletransportar
Nem vai esxistir maquinha de teletranporte imagina um anel kkkk que viaje kkkk
@@iaramaria3924 Dificil entender uma piada ? kkk
Sinapse ruclips.net/video/78be5ap6G8Y/видео.html
Depende do anel q vc vai usar e o que vc quer teletransportar 😂😂😂😂😂😂😂
@@iaramaria3924 Acho que o único problema no que vc disse é o problema de identidade que o Pedro comentou no vídeo.
Continuar avançando a tecnologia ao ponto de desenvolver o teletransporte é bem provável dado que primatas passaram da dominação do fogo para veículos que podem deixar o seu planeta natal (foguetes).
O ENIAC (primeiro computador digital) era uma estrutura imensa capaz de realizar cálculos aritméticos simples, enquanto o celular que vc carrega hoje no bolso pode realizar esse feito em uma fração rísivel de segundo. Sem contar as grandes máquinas antigas que podiam armazenar menos que um giga de memória, enquanto um pendrive hoje consegue armazenar 32 GB de memória. Ou seja: a tecnologia nunca parou de evoluir, desde os tempos antigos.
Assumir com essa GRANDE certeza que "nem vai existir máquina de teletransporte" é uma afronta ao nosso desenvolvimento tecnológico e à todas as mentes brilhantes que pesquisaram e formularam teorias ao longo do tempo.
“Todo homem é dois, e o outro é o mais verdadeiro”. Diria N. Rodrigues
Por isso não existe culpa sair com as primas já que é o OUTRO.
outra coisa tbm seria a diferença de pressão do novo ambiente escolhido se for mais alto ou mais baixa , fuso horários, choque de temperatura, e localização por exemplo aparecer muito alto do chão ou dentro do mar ou até mesmo dentro de uma parede
Adoro esse canal! Simplesmente, o melhor canal de Ciências do Brasil.
Error! é o melhor canal de ciência e pseudo ciencia...
@henry pq uma máquina de teletransporte não existe
Pirula e slow melhores.
@@viricu Não e pseudo ciências e hipótese
ruclips.net/video/YEa6ZTabI5E/видео.html
🇧🇷teoria brasileira 🇧🇷
Formação das estrelas e planetas
Assisti seu vídeo depois de Dark e agora voltando depois de WandaVision e amo a maneira didática como esclarece a física e a filosofia. Seus vídeos são maravilhosos, parabéns! ❤️
Cara, sinceramente quando achava que as redes sociais e mídia estavam u lixo e só me conformaria na leitura descobri este maravilhoso canal! Parabéns!
Sinto a mesma coisa
redes sociais elas funcionam para mostrar o que mais você interage, quando mais conteúdo ruim você consumir, mais irá aparecer!
Dá uma olhada no kurzegast in a nutshell (é mais ou menos assim o nome), tu vai curtir bastante! Muito conhecimento científico e fácil de assistir 😄
Então vejamos, o teletransporte das naves da Frota Estelar em Star Trek , não teletransportam apenas matéria, eles necessariamente teletransportam também informação.
Em tese, aquelas máquinas fazem cópias perfeitas. Mas de todo modo é ilusão que chegaremos a isso. Teria que scanear 10^27 átomos com suas posições e velocidades e reconstruir tudo na outra ponta. Mas supondo que chegássemos, esse poder é de nível divino, já seríamos uma civilização completamente diferente. Ser humano e ter tecnologia de teletransporte é como bactérias terem bombas nucleares, não rola.
a não ser que o teletransporte crie um “”buraco de minhoca”” entre os dois pontos.
Exatamente, um buraco de minhoca pode realizar a ação de um teletransporte.
Dependendo do tamanho...
Mas os buracos de minhoca são extremamente lentos
@@samuelsamuel9130 Daonde vey, tu viaja anos luz em horas terrestres, ou menos.
@@ozoki ai não é teletransporte, e sim viajem no tempo.
Obrigado por todo o conhecimento compartilhado, vc merece todo o sucesso do mundo, cara!
Se o clone tiver suas memórias ele vai achar que é você, vai falar... ainda sou eu aqui, deu certo. Mas será que seria você, ou você não existiria mais e teria alguém com a certeza absoluta que é você?
Claro pois vc n teria lembranças de ser destruído vc teria a última memória de quando entro então vc teria certeza que era vc pois vc tinha suas memória que faz quem vc e pois a diferença de uns para outro n e só física e mas consciência pois só quem pode conta sua história e vc mesmo então suas memória e vc realmente n seu corpo
Mano e se isso já aconteceu kkkkk
Seria você. Porque suas informações ficaram preservadas. Não houve cópia. Apenas transporte.
@@familiaqueior4285 recomendo usar vírgula
@@lucasalmeida212 Não, seria cópia. Você morreria e nasceria um clone que acha q é vc
Intuitivamente sempre cheguei nessa mesma conclusão, mesmo sem ter lido algo sobre. No final das contas o teletransporte no máximo vai te clonar
RUclipsrs que eu acompanho: Hei, vc já ouviu falar sobre o barco de teseu?
Eu: Sai velho, todo dia isso
Tropia?
Meus familiares já não me aguentam mais de tanto que eu falo sobre isso
kkkkkk senti a mesma coisa ksks
Procura sobre a Nave de Dirceu
Nerdologia
*Teletransporte não e possível*
Goku: eu sou uma brincadeira pra você?
0
Eu sou um palhaço pra você?*
@@ozoki uma piada*
@@aquelecientista4491 Caraí, confundi com Clown kkkkkkkkk
Eu sou uma piada pra você fica uma bosta palhaço fica melhor
De acordo com a teoria da Dupla fenda e possível mesma particulas estarem ao mesmo tempo . Inclusive já teletransportaram um átomo.
Nós somos feito de frequência heatz reduzindo a vibração nós tornamos bolsen heights depois Quatz elétrons ..... e será super seguro.
A dificuldade está sendo em reorganizar as partículas a pois o tele....
Único comentario que prestou dos que eu li....
Um exemplo claro disso é a animação Invencível. Onde tem um cara lá q clona ele igualzinho, até mesmo as memórias, só que ninguém sabe qual é o original (os 2 tem a lembrança de se clonar)
10:51
sobre o video: esperava um abordabendo mais fisico do que filosofico sobre o teletransporte, porem ainda curti o video!
Mas física é filosofia natural aplicada.
Desde quando a física e a filosofia são coisas diferentes????
O eu quis dizer e tem gente que não está entendento, é que ele abordou uma questão mais psicologica filosófica e não uma questão fisica em si!
Legal, Pedro.
Mas temos que lembrar que nós também não somos a mesma pessoa que nasceu tempos atrás. Isso de deve pelo fato de que todas as células do nosso corpo morrem e são substituídas, conforme a velocidade de cada tipo de tecido. Nós já vivemos em um Paradoxo de Teseu e nos identificamos aquele mesmo indivíduo, que nasceu bebezinho, e que hoje está aqui discutindo isso com nossos amigos. No entanto, todas as nossas células são novas, o que nos fazem, teoricamente, outras pessoas. Pense nisso. Forte abraço e parabéns pelo canal.
Maravilhoso 🥰 esse lance do debate filosófico é incrível... Realmente é um dilema. Eh tipo aquele sonho de infância sendo destruído.
Nessa de teletransportar e deixar um "outro eu no outro lugar" essas pessoas que são o "barco antigo" nós colocaram em um lugar e os nossos dejavu são flashbacks do nosso eu "antigo" (o barco velho)
Prefiro a lógica do filme " Jumper" quando relaciona o teletransporte a fendas
"Don't think about it" - Sanchez, Rick
Kkk
Pedro, permita-me dizer que minha opinião sobre resolver o paradoxo, seria de que voce nao deixaria de existir e nem necessitaria de tecnologia que transferisse sua mente , mas existe uma hipótese antiga (ou nem tanto) que dizia que voce poderia se teletransportar abrindo um buraco de minhoca comum (como se fosse a coisa mais fácil do mundo), ou entrando no espaço entre os espaços e saindo o lado oposto instantanemente, um vórtex , ou mesmo uma Pistola Interdimensional (como do Ricky e Morty haha), só que programado para uso dentro da dimensão, lógico. Voce consegue atravessar o espaço-tempo da mesma maneira que a caneta atravessa a folha de papel dobrada no exemplo.
Ou seja, voce abre um buraco ''pensando na 4a dimensão'', fora do espaço-tempo corrente, e sai em qualquer lugar programado. É uma teoria absurda, como todas anteriores .
Ouvi falar, mas minha descrição não é a mais precisa, qualquer correção é bem vinda.
PS : Ótimo vídeo parabéns!
Infelizmente a gente não tem como sobreviver a um buraco de minhoca e o buraco de minhoca mais próximo está há dezenas de anos luz
Entendi tipo um atalho
1:12 "Para os propósitos desse vídeo..."
Existem diversas teorias para o teletransporte, e eu acredito que todas nos levariam a um paradoxo. Essa que você citou, pro exemplo, eu acredito que nos levaria a questão das múltiplas dimensões.
@@caroline_vieira Se todas as questões nos levam a um paradoxo, entao a aplicação de Multiversos e dimensões, linhas do tempo paralelas são perfeitamente funcionais rs Muito intrigante, mas legal rs
@@ZackZackeus tendi foi nada agora kkkkkkkkkkkkkk
Pedro tem cara que tem bom gosto pra música e certamente ouve Legião Urbana 😃
O jogo "SOMA" possui o mesmo tema deste vídeo, recomendo muito.
Bom demais esse jogo
O jogo The SWAPPER também. Excelente plataforma e puzzle com elementos sci fi
@@Ebcorehigh1 Pois é ;-;
tava procurando um comentário dizendo sobre Soma... eu lembrei na hora desse lindo jogo
é jogo pra celular android?
O jeito que esse cara explica as coisas é magnífico
Uma dúvida o paradoxo de teseu já não ocorre com seres humanos naturalmente já que eu não sou o mesmo de 10 anos atrás. já que as células que compunham o meu corpo já não são as mesmas?
Nossa, excelente pergunta. Parabéns.
O Paradoxo de Teseu propõe que 100% do Barco tenha sido trocado. Pense num Automóvel - enquanto não trocar o Chassi e seu número de série irá continuar com o mesmo carro, não importa se trocou rodas, portas, vidros, estofamentos, pode até mesmo ter trocado o motor - Mas o Paradoxo de Teseu exige que até o Chassi deve ter sido trocado. Enquanto apenas o partes do corpo seja trocado não tem Paradoxo, mas quando trocar até o Chassi/Memórias/Alma ai o Paradoxo começa.
A solução para isso é conseguir enviar e encaixar os mesmos atomos no lugar, no video já deram a resposta mostrando o barco original
Vc é o seu cérebro, tudo oq vc acredita ser e como vc percebe o mundo está armazenado no seu cérebro. O seu corpo é apenas uma ferramenta movida pelas vontade do cérebro. Dito isso, as celular trocadas foram a do seu corpo. Celular cerebrais não são trocadas, ou seja, vc é o mesmo. Quer dizer, talvez vc tenha mudado nesses 10 anos. Vc não exatamente o mesmo já que as suas experiências e interações com o mundo com ctz mudaram alguma coisa na sua personalidade. Quantas vezes vc não viu algo que vc fez e se perguntou "Como eu posso ter feito isso ??". Mas o seu cérebro é o msm.
Você não aprendeu na escola que as células do cérebro não se renovam?