Faço química na USP e esse é um dos casos que os professores mostram exaustivamente no começo do primeiro semestre, exatamente pra nos incentivar a seguir todas as normas de segurança. Reações químicas podem ser muito imprevisíveis se não forem tratadas do jeito, esse é um caso muito triste mesmo e fico arrepiada de pensar na dor que passaram por causa de tamanha irresponsabilidade 😔
Uma vez eu tive que pular de escada porque a geladeira soltou. E veio pra cima de mim Não tive escolha tive Que pular da escada Para não ser morto por ela. O dono disse pra mim porque eu não fiz nada para parar ela.. Resultado ele ficou puto comigo 😂😂 !!!!!!! Não vale a pena msm não
O bizarro sobre o caso é saber que todo inferno que esse pobre homem passou poderia ter sido evitado se não fosse a negligência e ganância da empresa..parabéns pelo trabalho Ju..
Bem vindo ao capitalismo. Chernobyl foi na URSS, mas o pecado foi o mesmo. Negligência devido a rotina sem fiscalização..Falta de treinamento constante.
Nesses casos de doenças que causam dor e sofrimento a Palavra final é do cônjuge. Depois os filhos. Cumpro esse princípio como agente funerário. Quem decide o cemitério é esposa ou marido, falta desses, os filhos. Está similar ao Código Civil pois não temos um Código de Direito Funerário no país.
@@Eu_gabriella_barboza e não vai mudar pq sempre vai existir que coloca suas empresas e lucros a frente dos seus funcionários sem pensar que antes de tudo são pessoas simples que se expõe em nome da sua família..Boa tarde Gabi..
Pra mim, ele não sobreviveu 83 dias. Ele vegetou em dor 83 por dias. Vida é outra coisa e os médicos e a família deveriam entender e respeitar isso. Ele foi selado a morte na hora que recebeu a dose mais que fatal de radiação.
Sou professor de Física e sua explanação à respeito do caso, linguagem simples e de fácil entendimento. Meu conteúdo do primeiro bimestre, é Física Radiológica. Irei usar esse seu excelente vídeo, como roteiro de estudo aos alunos. Por mais vídeos assim🙌🏼. Gratidão sempre 🙌🏼
@@rodrigomartins7090 conteúdo bimestral do segundo ano, ensino médio. Chernobyl e a Bomba de Hiroshima, com certeza, fazem parte também do guia bimestral
Julia, o que você quis dizer sobre a “infecção” por radiação na verdade são os efeitos do envenenamento por radiação ou síndrome aguda da radiação. No Brasil o caso famoso de envenenamento radioativo foi o de Goiânia, do Césio-137. A radiação é letal.
É muito triste saber q uma pessoa passou por tudo isso por pura negligência e ambição de outra pessoa. Eu não aguentaria ver alguém q eu amo passando por isso
@@rayannecaciolari Consigo entender a família mas quando minha vó adquiriu covid por exemplo, ver ela entubada foi demais pra mim. Imagina nesse caso, eu seria a primeira a falar para não continuar. Foi uma tortura "consentida" por se aproveitarem da fragilidade dos familiares
Além de toda a negligência no trabalho o homem foi tratado como um experimento, pq vivo sabiam que ele não ficaria, foram testando os limites para saber até onde iria.
Mas vamos dizer que tentaram ? Porque se não tentassem vocês tbm iriam falar, porque teve gente já que conseguiu sobreviver algo que todos achavam impossível, não sei
@@vitoriacristina7962 tentaram oque? Amiga aquilo ali é radiação acima do normal recebido já não ia sobreviver, deveriam dar uma morte rápida a ele e não esperar ele se degenerar vivo enquanto sofria.
Eu acho que os médicos tentaram salvar ele de verdade, e notaram a luta do Hisashi pela vida e lutaram juntos com ele fazendo o máximo que podiam fazer, não podemos dizer que estavam fazendo experimentos por se tratar de um caso de radiação a final o grupo era de grandes médicos e especialistas na área da saúde e não um grupo de cientistas, eu acredito na intenção deles de salvar o Hisashi.
De todas as pessoas que já contaram esse caso, o seu relato foi o mais rico em detalhes e o mais respeitoso e empático de todos os outros. É nítido a empatia e o respeito pela dor dele e a dos familiares enquanto você conta, ao mesmo tempo que mantém a imparcialidade e o profissionalismo. Parabéns, Ju!
Então você nao viu o video do canal paralelo metaforico! Alem de ser o primeiro video aqui abordando esse caso, ele traz uma riqueza de detalhes, até o nome verdadeiro do rapaz.
Muito boa matéria! Eu trabalhava e morava a uns 5km dessa usina, na cidade de Hitachinaka. Nesse dia pediram pra ninguém sair da casa ou do trabalho até segunda ordem. Depois de alguns dias pediram para que todos os residentes fizessem o teste de radioatividade. Mas logo a rotina voltou como antes.
O nome certo pro que ele teve é síndrome aguda da radiação, que causa essa morte do indivíduo de dentro pra fora conforme os dias se passam após uma exposição a altos níveis de radiação. Com toda a certeza é a pior forma de morrer, sabendo que seu corpo está literalmente se desfazendo. Ótima narração da Ju, parabéns pelo trabalho.
A ganância não foi apenas da empresa nuclear, mas sim tb pelos médicos que o mantiveram vivo por tanto tempo sofrendo e sabendo no fundo que ele não iria aguentar.
O que os médicos fizeram foi desumano demais, eles sabiam desde o começo que não ia ter nada que eles pudessem fazer, e mesmo ele dizendo que não queria ser uma cobaia, eles ainda continuaram.
Deixar morrer tbem é prova de amor, gente, pelo amor de Deus, foi muito egoísmo da família e os médicos se aproveitaram mesmo, eu jamais deixaria isso acontecer independente.
@@entusiastaportecnologiajun7289 o cara com o corpo todo podre, os órgãos apodrecendo, e tu me diz que a família tinha razão? Só se os médicos não passava toda informação a eles.
@@entusiastaportecnologiajun7289 eram uns imbecis ignorantes então, como a maioria da população mundial. Custava ler sobre o assunto ao invés de ficar confiando na profissão que mais atrai psicopatas ?
Os médicos apenas quiseram ver cada etapa da morte por radiação acontecendo a olhos vistos para que pudessem estudar sobre a dor infinita de uma cobaia acidental Tenho verdadeira repulsa e aversão a essa equipe sádica
Não acho que se deve criticar a família ou os médicos e sim a negligência e ganância das empresas que expuseram as pessoas a esse risco radioativo desnecessário por lucro.
Meu Deus, não consigo imaginar a dor. Tenho doença autoimune na pele e eu sofro como se estivesse queimada. Que Deus mantenha esse senhor num lugar bom.
Já tentou as dietas anti-inflamatórias? Tipo evitar consumir gluten, açúcar, gordura vegetal, tipo óleo pra cozinhar...? Esses alimentos podem piorar doenças autoimune. Espero ter ajudado!
@@deboraddenise óbvio.. o problema é que já sabiam que o quadro de saúde era irreversível após vários transplantes e outros tratamentos sem sucesso. Nesse caso não tinha mais oque fazer, milagre não existe.
@@deboraddenise Olha Sinto Muito mas ele não tinha nenhuma condição DE TOMAR ESSA DECISÃO! todos sabiam que ele iria MORRER! ISSO ERA ÓBVIO! A Família foi muito egoísta sabendo que o cara iria sofrer muito por conta da radiação e iria morrer de forma terrível! O Cara foi torturado deis que chegou nesse hospital
Pensando profundamente, o que ele viveu foi meio que a forma oposta de um paradoxo que é comum: assim que uma pessoa morre, todo o "corpo" dela ainda está vivo (usando o conceito de morte cerebral); Já com esse homem, enquanto ele ainda estava vivo, todo o corpo dele já estava morto...
Cara, sim... Sempre ocorre a morte do cérebro e o corpo vivo, com ele, era um cérebro vivo num corpo morto. Eu não tinha parado pra pensar nisso, é desesperador demais, e pior, consciente de que estava ocorrendo!
Que todos realizem uma prece pelo trabalhador Hisashi e por sua família, a quem ele era dedicado. Poderia ser qualquer um de nós. Defendamos o bem-estar, a saúde, a segurança, a alegria, a paz de todos. A vida é delicada e breve. Parabéns para a Julia em resgatar o caso de Hisashi Ouchi. Memória é fundamental.
Eu acho q se ele estava consciente, ele é quem deveria decidir se continuaria daquela forma ou não; tanto q ele decidiu quando deveriam parar e deixar ele descansar. 🧡
Também acho. É muita crueldade extender tanto sofrimento, mesmo que com boas intenções.... quando ele entrou em desespero, implorando para não ser usado como cobaia, já era para terem deixado o homem descansar...
Cara, muito dificil vendo de fora...eu digo a mesma coisa , mas não era meu pai, meu irmão ou meu filho. É diferente, e muito dificil mesmo, vc quer lutar até o fim.
@@larissacferro4403 Eu entendo. Parece que no subconsciente a gente fica mesmo a espera de um milagre. Infelizmente, essa batalha já estava perdida desde o começo. Triste demais...
Vi uma imagem dele na maca, se a imagem for real.. realmente usaram ele de experimento e cobaia, todos acham que a ultima coisa que alguém pode aceitar é a morte, mas a morte perto do que esse cara passou não é nada.
No meu primeiro semestre de faculdade (engenharia elétrica), meu professor passou pra gente vários vídeos de pessoas sendo eletrocutadas e morrendo por ignorar práticas de proteção e pela falta de EPI. Foi bem chocante, mas acho que é o único jeito de fazer entrar na cabeça das pessoas de que as coisas podem ser mais perigosas do que a gente pensa! A nossa vida vale muito mais do que o trabalho!
Eu me formei em Engenharia Elétrica e quando em estágio e por minha negligência, recebi uma descarga de mais de 400 Volts num circuito de alimentação, foi doloroso e vejam que consegui puxar a mão o mais rápido que pude.
@@MissDuskiness né, sofrimento como aquele tem logo que acabar, se a família realmente o amasse não faziam dele um boneco de testes e em vez disso pediam para desligar os aparelhos, e deixar o homem morrer em paz, já que nem com a tecnologia de hoje em dia daria para salvar o cara muito menos antigamente
Eu acho q é facil julgar estando de fora.Acho que eles também seriam julgados por 'desistir' se tivessem decidido não tentar os tratamentos.Eu só imagino que, com os medicos falando q ele poderia sim melhorar se ele passasse pelos efeitos, acabou dando esperança de que por mais que fosse dificil, tudo podia ficar bem.Fora que também não é "ah, a familia decidiu", o propio Hisashi, vendo a familia toda lá, apoiando, rezando, decidiu passar por tudo isso na esperança de melhorar.
A partir do momento que os cromossomos estavam destruídos não tinha mais o que se fazer, a família só teve esperanças pq os médicos davam esperanças, mas a questão eram os médicos que queriam ver de perto cada estágio da radiação... E como sempre o patrão se safou
Na verdade os médicos o ajudaram muito, vários médicos de vários lugares vieram (profissionais totalmente especializados) para ajudar o homem, tanto que alguns chegaram a ficar muuuuito tempo tentando fazer uma reconstrução de cromossomos a partir de um cromossomo da irmã dele para tentar fazer uma regeneração. Ninguém ali quis fazer experimentos nele, médicos e enfermeiros sempre estavam ali por ele, os familiares até ficaram "morando" no hospital pra ficar perto dele, todos com a mínima esperança pra ele viver. Agora a negligência obviamente foram a de seus chefes, como que me deixam ele trabalhar sem uma proteção pra radiação, ali é a negligência.
Pra mim o pior dessa história é as pessoas mantendo um sofrimento desse por 30 dias por egoísmo. E mesmo que ele conseguisse, teria uma vida horrível depois.
Eles estavam incrédulos de como ele aguentou bem por tanto tempo quando comparado com outros casos .. queriam respostas, vai que o cara era imune , ciencia exige isso, é triste mas é assim que funciona .. se voce for parar num hospital e nao morrer quando ja o devia ter feito os medicos vao procurar saber se voce tem alguma coisa em particular
Já tinha assistido dois vídeos sobre esse caso, mas nenhum deles havia comentado sobre esse fungo aspergillus. Meu pai faleceu há 4 meses devido uma pneumonia desse fungo. O tratamento dele foi muito difícil e todas as abordagens terapêuticas apresentavam pouquíssimos resultados. Saudade meu paizinho amado!
Eu admiro muito o tanto que ele aguentou aquele sofrimento, e também os médicos que, ao contrário de muitos outros, não desistiu dele, e fizeram tudo que foi possível para deixar ele vivo pelo máximo de tempo, uma história realmente triste
Tem algumas fotos na internet e é assustador e também inacreditável que ele estava vivo naquela situação ,coitado desse rapaz meu Deus! A equipe médica não deveria ter dado esperanças a família ocasionando todo esse sofrimento,até um leigo sabe que ninguém sobreviveria naquele estado.
A foto q tem na internet e saber q ele ainda estava vivo.. impossível entender o q se passa na cabeça do familiar. Como vc ama aquele ente e olharia pra ele no estado q ele chegou e pensaria, "não. Ele vai aguentar e vai ficar bem!" Nao faz sentido nenhum. E qualquer um q olhar a foto dificilmente vai pensar diferente! Permitir q rle continuasse naquele estado foi cruel, mas antes de tudo, com medidas de proteção sendo realizadas e supervisão, nada disso teria acontecido e a vida dele nao seria condenada a morte. Lamentável e imensurável 😢
O que os médicos fizeram com ele foi cruel. Isso é absurdo. Usaram ele como cobaia numa busca incessante por uma cura improvável. Faltou sensibilidade para dar a ele a oportunidade de uma morte digna. Por isso os cuidados paliativos são tão importantes. Evitar condutas desnecessárias e que prolongue um sofrimento em vão.
Não estava com vontade de viver não, na verdade só estenderam o que deu a vida dele pra usa-lo como cobaia, pois nunca tiveram oportunidade de acompanhar por tanto tempo a evolução dos danos causados pela radiação.
Eu acredito que não. Acho que ele não via a hora de morrer. Mesmo assim continuavam em prolongar o sofrimento dele....Eu digo isso também pq uma tia minha teve uma infecção na perna. E cada vez aumentava mais a ferida e o mau cheiro. Ela deu graças a Deus que finalmente amputaram a perna. Pq ela não aguentava mais de dor. Imagina esse pobre coitado...
@@MultiFERGUSSON É, pode ser que sim... A situação era muito complicada mesmo, a família toda lá dando apoio e os esforços dos médicos pra tentar uma melhora (ninguém quer pensar na ideia da morte, mesmo que seja um processo natural), infelizmente deve ter sido um momento de muita incerteza, eu não consigo nem imaginar a dor dele, mas o corpo dele resistiu tanto, ainda mais consciente. De qualquer forma, agora ele descansou. E que bom que sua tia se sentiu aliviada!
@@zendher Talvez eu vi isso de uma forma muito positiva mesmo, de qualquer forma o corpo dele resistiu bastante mesmo com os esforços médicos. Será que foi sadismo mesmo? Mantê-lo vivo, ver o que acontece, infelizmente é uma decisão muito delicada a ser tomada... simplesmente deixar para morrer, de qualquer forma agora ele descansou.
Não acho que foi sadismo. Tá mais pra aquele papo do Maquiavel, "fins justificam os meios". Nunca uma vítima de radiação havia sobrevivido tanto tempo, então, mesmo sendo uma atitude fria e eu diria até desumana, prolongaram seu sofrimento para expandir o conhecimento médico e quem sabe, salvar vidas de futuras vítimas desse infortúnio...
Foi negligencia medica, 1x que a radiacao foi identificada como mais de 20x o que um ser humano pode suportar, os medicos deveriam ter esclarecido a familia e ter dado a ele uma morte digna e nao todo esse sofrimento por nada, isso foi cruel demais, imperdoavel.
Chegou uma altura em que os médicos conversaram com a família e recomendaram não reanimá-lo novamente, caso o coração parasse, mas a família não deu ouvidos.
Concordo contigo. Todo mundo fica dizendo que é culpa da empresa, mas para mim esse sofrimento foi culpa dos médicos que usaram esse cara como um rato de laboratório. Podiam ter deixado ele em paz e dado a real para a família, para que eles finalmente vivessem o luto.
Sou toxicologista veterinária, e falei desse caso na minha palestra sobre radiação no grupo de estudos sobre toxicologia na faculdade, seu relato foi muito completo e detalhado! Vou até compartilhar com a galera do grupo!
@@el_pinto a culpa foi da empresa sim por não fazer o procedimento da forma correta, preferiram fazer de uma forma mais rápida para obter o lucro atrasado
Que história incrível e que trabalho magnífico você fez, parabéns. Acho que foi o único vídeo que eu realmente tive o prazer de ver até o final. Sucesso. MERECIDO DEMAIS!
Acredito sim que foi um pouco de abuso dos médicos com experimentos juntamente com a esperança da família.. Que angustiante ver o sofrimento desse rapaz, muito triste 😢😢😢
Não acho que faz sentido dizer "o quanto ele foi forte e quanto ele quis viver", eu já estive internado por dois meses sentindo dor intensa permanentemente e posso dizer que nessa condição a gente é tão impotente que não existe escolha, somente o desejo de que a dor passe. Ótimo vídeo.
Que história triste, esse homem sofreu demais por causa da negligência dos outros... E a esposa dele tem meu mais sincero respeito, não é qualquer um, seja homem ou mulher, que ficaria ao lado do seu cônjuge, numa situação tão macabra como essa!! Que ele esteja em um bom lugar de descanso, e que ela e a família estejam bem 🙏🏽
Júlia,esse caso não é de investigação criminal e sim de história da humanidade.Porque não é de gente com problemas psiquiátricos e sim de uma fatalidade.O Hisachi é um heroi... a questão é que todo mundo aprendeu com ele.
Foi um dos únicos casos que eu chorei. Só de pensar na dor e de quanto ele foi forte me deu um aperto. Eu desabei quando você disse que o coração tinha sido o único órgão mais intacto. Espero que ele descanse em paz
Amei sua explicação Ju. Sou da área da radiologia e fiquei surpresa pela sua abordagem no assunto, principalmente em explicações específicas... Parabéns ❤😊
Foi apenas mais uma cobaia viva. Só isso. Resultado final. Cobaia não resistiu e a radiação acima da prevista realmente mata. Uma cobaia que rendeu novos remédios.
Limite de 6 meses, foi o que deixei por escrito pra tentar me reanimar, seja coma ou alguma doença sinistra... se passar disso pode desligar tudo e me deixar ir de base.
Achei que nao dormiria esta noite apos um video aterrador e traumatizante, mas vejo que dormirei com a lembranca reconfortante do quao poderosa é a fe e o amor.
Vi uma foto de como ele tava quando morreu. Nao acredito que os medicos achavam que ainda tinha como reverter aquilo. E, em todas as materias que li, falam que os medicos estenderam o sofrimento dele pra ficar fazendo testes nele
Infelizmente você tem razão, os médicos foram instruídos a testar ele pois era muito estranho ele sobreviver por tanto tempo.. quem sabe daí tirar respostas e dar um novo conceito á radiação
Pode acreditar que eles usaram ele como experimento. Inclusive o Japão é um país com histórico longo e muito conhecido por gostarem de fazer experimentos com prisioneiros de guerra, de forma bem cruel mesmo.
As pessoas criticam sem nem parar para pensar sobre. É muito fácil dizer que seria egoísmo querer que seu ente querido não morra, mas na prática, é sim o que queremos, pois não queremos nos despedir de quem amamos. Também não podemos acusar os médicos, uma porque eles não sabiam de fato como lidar com um caso como esse, segundo, nenhum médico pode, por iniciativa própria, decidir quando termina a vida do paciente, isso vai contra a ética médica e também contra a lei, falo isso pelo o que aprendi nas aulas de bioética. Já tinha visto esse caso em outros vídeos, os médicos inicialmente tentaram reverter o quadro até a síndrome passar, mas nesse caso não adiantou, e tudo o que podiam fazer eram ações paliativas, que depois também não foram o suficiente.😢
Independente das opiniões de pessoas especializadas em energia nuclear, particularmente, acho que Hisashi Ouchi deixou duas mensagens boas diante da luta dele pela sobrevivência, bem como dos primeiros técnicos a chegarem no local do acidente de Chernobyl: - Nunca desista de lutar, enquanto vc acha que sua dor é grande, existem dores maiores, enquanto você reclama. - O coração humano é o motor central da formação do caráter. O coração dele ficou praticamente intacto.
Eu vi esse caso em outro canal e fiquei chocada com o que fizeram com ele. Virou ima cobaia para os médicos. Engraçado que estudei radiologia e nenhum professor falou sobre o caso desse homem.
Ju, eu PRECISO dar uma dica: Reduz o volume da intro, ou faz algo menos "agressivo", com sons menos "explosivos". Não sei se é o meu autismo, mas os casos nunca são demais pra mim, mas a intro sempre me dá um negócio. HAHAHAHAHA Te amo
Muito bom o vídeo Julia! Já tinha visto bastante coisas do Hisashi, realmente esse rapaz sofreu demais... Seria meio que impossível ele sobreviver com o tanto de radiação que ele tomou, o companheiro de serviço que também tomou a radiação, e no caso bem menos que o Hisashi, já iria morrer, ainda mais o próprio. Eu acho que foi um pouco de cada coisa sabe, claro que não iriam "matar" o rapaz, ali no hospital, mas, não teria como salvar não, não culpo os médicos de terem tentado um monte de coisas diferentes, "experimentando" pra ver se daria certo, e com isso, ir fazendo o Hisashi de "cobaia", enquanto iam estudando os acontecimentos e "aprendendo mais sobre radiação", por outro lado é a família "acreditando" que pudesse passar por aquilo, por mais que vissem o cara agonizando naquele sofrimento inimaginável todos os dias! Eu realmente preferiria morrer rápido, porque foi um episódio surreal sobre o efeito devastador que a radiação faz, esse acontecimento.
Vamos lá, vamos orar, ele vai sobreviver 😰😰😰 naaaaaaao, não podee gente 😢😢😢 ele sofreu muito, eu deixaria sim ele ir com Deus, não tentaria não! Pfvr né
Que história angustiante. Mas acredito que o Hisashi assim como todos os seres humanos, sempre lutam pela sobrevivência, então é de se compreender essa luta pela sobrevivência.
Quem não viu a série "Chernobyl", há uma cena de um dos primeiros bombeiros a chegarem no "acidente" que ele fica mais ou menos dessa forma, a cena dele no final é realmente muito chocante, ele praticamente vira uma gelatina!!!
3:06 Em verdade, o ácido nítrico é utilizado para diluir o urânio para facilitar o processo de centrifugação, onde o U235 (enriquecido e utilizado com combustível) é separado do U238 (pobre e abundante).
Eu só sei de uma coisa, eu NUNCA deixaria meu parente passar por isso. NUNCA! Eu passaria pelo sofrimento que for, mas nunca permitiria meu marido, meu filho, meu irmão sofrer dessa forma
Meu Deus que horror,nem sei o que dizer sobre o sofrimento e agonia deste rapaz. Já a empresa deveria ter tido uma punição maior por tamanha negligência em prol de ganância e lucros!
Eu já tinha visto esse caso e agora eu percebi que o homem sofreu tanto não só por culpa da ganância da empresa, mas também foi da família. Sabendo do sofrimento do rapaz e ainda assim eles não disseram adeus.
Na realidade foi um caso inédito na história e ninguém sabia nem dos riscos e nem das consequências tanto do processo em que trabalharam quanto das reações da radiação tão alta em uma pessoa. Hoje, com todo o conhecimento, provavelmente não deixaram ninguém sofrer por tanto tempo.
Faço química na USP e esse é um dos casos que os professores mostram exaustivamente no começo do primeiro semestre, exatamente pra nos incentivar a seguir todas as normas de segurança. Reações químicas podem ser muito imprevisíveis se não forem tratadas do jeito, esse é um caso muito triste mesmo e fico arrepiada de pensar na dor que passaram por causa de tamanha irresponsabilidade 😔
você entrou pela fuvest ou pelo enem? desculpa a curiosidade, é que eu quero fazer med na usp
@@kenmakozume7775 entrei pela FUVEST, quando entrei ainda não tinha a opção de entrar pelo ENEM
@@kenmakozume7775já passei pela FUVEST e pelo ENEM. Ano passado voltei pelo ENEM mesmo
Eu ia querer tentar salvar meu parente 😢
Não culpo os parentes deles. Deus o tenha.
@@kenmakozume7775 Eu tô na mesma situação. Uma duvída, você já terminou o ensino médio?
Fica a lição de que nenhum trabalho vale a nossa vida.
Uma vez eu tive que pular de escada porque a geladeira soltou.
E veio pra cima de mim
Não tive escolha tive
Que pular da escada
Para não ser morto por ela.
O dono disse pra mim porque eu não fiz nada para parar ela..
Resultado ele ficou puto comigo 😂😂
!!!!!!!
Não vale a pena msm não
Concordo plenamente com vc
@@webertisaias8622 pra tudo tem jeito, menos pra vida. Vc escolheu o certo, o resto a gente se vira depois kkjj
@@Yamazaki_Jrrs EXATO
@@juh_liana verdade viu mano
O bizarro sobre o caso é saber que todo inferno que esse pobre homem passou poderia ter sido evitado se não fosse a negligência e ganância da empresa..parabéns pelo trabalho Ju..
Bem vindo ao capitalismo. Chernobyl foi na URSS, mas o pecado foi o mesmo. Negligência devido a rotina sem fiscalização..Falta de treinamento constante.
Nesses casos de doenças que causam dor e sofrimento a Palavra final é do cônjuge. Depois os filhos. Cumpro esse princípio como agente funerário. Quem decide o cemitério é esposa ou marido, falta desses, os filhos. Está similar ao Código Civil pois não temos um Código de Direito Funerário no país.
Exatamente muita irresponsabilidade, tudo por causa de ganância, sem ao menos pensa o qual perigoso é
@@Eu_gabriella_barboza e não vai mudar pq sempre vai existir que coloca suas empresas e lucros a frente dos seus funcionários sem pensar que antes de tudo são pessoas simples que se expõe em nome da sua família..Boa tarde Gabi..
@@Dyoliver32 Sim verdade, boa tarde!
Pra mim, ele não sobreviveu 83 dias. Ele vegetou em dor 83 por dias. Vida é outra coisa e os médicos e a família deveriam entender e respeitar isso. Ele foi selado a morte na hora que recebeu a dose mais que fatal de radiação.
@@FrancielleSantos-fk8kh eu concordo,mas também a gente tem que lembrar o ano em que a história se passa
Sou professor de Física e sua explanação à respeito do caso, linguagem simples e de fácil entendimento. Meu conteúdo do primeiro bimestre, é Física Radiológica. Irei usar esse seu excelente vídeo, como roteiro de estudo aos alunos. Por mais vídeos assim🙌🏼. Gratidão sempre 🙌🏼
tu quer traumatizar seus alunos?
Acredito q seja p adolescentes. Não crianças pqnas. E não acho q isso seja algo traumatico. É informação. Fato real.
@@kellydasilvapereira2389 fui pesquisar as fotos aqui acho que nem durmo essa noite
@@rodrigomartins7090 conteúdo bimestral do segundo ano, ensino médio. Chernobyl e a Bomba de Hiroshima, com certeza, fazem parte também do guia bimestral
@@kellydasilvapereira2389 com certeza, segundo ano do ensino médio
Julia, o que você quis dizer sobre a “infecção” por radiação na verdade são os efeitos do envenenamento por radiação ou síndrome aguda da radiação. No Brasil o caso famoso de envenenamento radioativo foi o de Goiânia, do Césio-137.
A radiação é letal.
É muito triste saber q uma pessoa passou por tudo isso por pura negligência e ambição de outra pessoa. Eu não aguentaria ver alguém q eu amo passando por isso
Pior é saber que manteram ele vivo por 3 meses
@@jeanvictor9524exatamente, fiquei furiosa de escutar esse história. Onde já se viu manter um ser humano nessa situação
Pra mim que tenho autismo e tdah, a forma simplificada sem muito termos técnicos me fez prender no vídeo e conseguir compreender tudo, obrigado 🙏🏻
Que maravilha! 🙂
Respondendo a sua pergunta Ju: Não, não deixaria. Por amar e por não querer que a pessoa que eu amo sofresse.
Seria extremo egoísmo da minha parte.
É o que penso
Com certeza! Isso não foi um tratamento, foi uma mistura de tortura com experiências sadicas.
Poise, foi causa perdida desde o início, mas quisesseram insistir nos experimentos
@@rayannecaciolari Consigo entender a família mas quando minha vó adquiriu covid por exemplo, ver ela entubada foi demais pra mim. Imagina nesse caso, eu seria a primeira a falar para não continuar.
Foi uma tortura "consentida" por se aproveitarem da fragilidade dos familiares
@@alysson7878 o que eu penso
Além de toda a negligência no trabalho o homem foi tratado como um experimento, pq vivo sabiam que ele não ficaria, foram testando os limites para saber até onde iria.
Mas vamos dizer que tentaram ? Porque se não tentassem vocês tbm iriam falar, porque teve gente já que conseguiu sobreviver algo que todos achavam impossível, não sei
@@vitoriacristina7962 deveriam ter deixado ele morrer msm do que deixar ele sofrer desse jeito
@@vitoriacristina7962 tentaram oque? Amiga aquilo ali é radiação acima do normal recebido já não ia sobreviver, deveriam dar uma morte rápida a ele e não esperar ele se degenerar vivo enquanto sofria.
Eu acho que os médicos tentaram salvar ele de verdade, e notaram a luta do Hisashi pela vida e lutaram juntos com ele fazendo o máximo que podiam fazer, não podemos dizer que estavam fazendo experimentos por se tratar de um caso de radiação a final o grupo era de grandes médicos e especialistas na área da saúde e não um grupo de cientistas, eu acredito na intenção deles de salvar o Hisashi.
De todas as pessoas que já contaram esse caso, o seu relato foi o mais rico em detalhes e o mais respeitoso e empático de todos os outros. É nítido a empatia e o respeito pela dor dele e a dos familiares enquanto você conta, ao mesmo tempo que mantém a imparcialidade e o profissionalismo. Parabéns, Ju!
❤️
Simmmm❤❤❤
Então você nao viu o video do canal paralelo metaforico! Alem de ser o primeiro video aqui abordando esse caso, ele traz uma riqueza de detalhes, até o nome verdadeiro do rapaz.
@@JuMCassini Júlia, você é gorda?
@@pamelavoorheeskikikimamama1911 exato
Muito boa matéria! Eu trabalhava e morava a uns 5km dessa usina, na cidade de Hitachinaka. Nesse dia pediram pra ninguém sair da casa ou do trabalho até segunda ordem. Depois de alguns dias pediram para que todos os residentes fizessem o teste de radioatividade. Mas logo a rotina voltou como antes.
O nome certo pro que ele teve é síndrome aguda da radiação, que causa essa morte do indivíduo de dentro pra fora conforme os dias se passam após uma exposição a altos níveis de radiação. Com toda a certeza é a pior forma de morrer, sabendo que seu corpo está literalmente se desfazendo. Ótima narração da Ju, parabéns pelo trabalho.
A FALTA DE NORMAS DE SEGURANÇA NESTE PERÍODO FOI FUNDAMENTAL PARA A TRAGÉDIA OCORRIDA.
A ganância não foi apenas da empresa nuclear, mas sim tb pelos médicos que o mantiveram vivo por tanto tempo sofrendo e sabendo no fundo que ele não iria aguentar.
O que os médicos fizeram foi desumano demais, eles sabiam desde o começo que não ia ter nada que eles pudessem fazer, e mesmo ele dizendo que não queria ser uma cobaia, eles ainda continuaram.
@@danielagonzaga Mas foi a família do Hisashi que escolheu deixar ele vivo, na verdade foi o médico que disse que era melhor deixar ele morrer.
Deixar morrer tbem é prova de amor, gente, pelo amor de Deus, foi muito egoísmo da família e os médicos se aproveitaram mesmo, eu jamais deixaria isso acontecer independente.
Não é dever de ninguém julgar os familiares, Acho que pelo tanto que ele estava resistindo eles realmente acreditaram que o mesmo poderia se salvar
@@entusiastaportecnologiajun7289 o cara com o corpo todo podre, os órgãos apodrecendo, e tu me diz que a família tinha razão? Só se os médicos não passava toda informação a eles.
@@Teka.... pois é 😢
@@entusiastaportecnologiajun7289 eram uns imbecis ignorantes então, como a maioria da população mundial. Custava ler sobre o assunto ao invés de ficar confiando na profissão que mais atrai psicopatas ?
Os médicos apenas quiseram ver cada etapa da morte por radiação acontecendo a olhos vistos para que pudessem estudar sobre a dor infinita de uma cobaia acidental
Tenho verdadeira repulsa e aversão a essa equipe sádica
Ele sobreviver (mesmo nesse estado trágico) por tanto tempo, mesmo após aquela radiação tão superior ao limite, ja é surpreendente
Não acho que se deve criticar a família ou os médicos e sim a negligência e ganância das empresas que expuseram as pessoas a esse risco radioativo desnecessário por lucro.
Ah, dá pra criticar os médicos sim. Usaram o homem de cobaia pra estudo. Pesadíssimo....
Deve se criticar, sim! Torturaram o homem.
Claro que deve
@@silassousa5994 Sim, claro! O obrigaram a permanecer no hospital juntamente com a família.
@@silassousa5994Explica pra gente o que você faria, doutorado em medicina.
Admiro sua coragem e maturidade para tratar de casos tão pesados
Você é forte moça!
Meu Deus, não consigo imaginar a dor. Tenho doença autoimune na pele e eu sofro como se estivesse queimada. Que Deus mantenha esse senhor num lugar bom.
Sinto muito por vc, Deus te abençoe grandemente 🙏🏼 na sua vida
Espero que você melhore e que não sofra tanto com isso, minha diva ❤️
Espero que sua doença se estabilize e tu não sofra com essas dores ❤
Te entendo bem moça, também tenho doença autoimune relacionada a pele, to em crise vai fazer 3 anos. A dor chega a ser insuportável junto da coceira
Já tentou as dietas anti-inflamatórias? Tipo evitar consumir gluten, açúcar, gordura vegetal, tipo óleo pra cozinhar...? Esses alimentos podem piorar doenças autoimune.
Espero ter ajudado!
Eu não permitiria que um familiar meu, até filho mesmo sofresse tanto assim. Seria egoísmo da minha parte.
mas no Japão a eutanásia é crime, assim como no Brasil.
É uma decisão do paciente, já que ele estava consciente nos primeiros dias, ele ainda tinha esperança.
@@deboraddenise óbvio.. o problema é que já sabiam que o quadro de saúde era irreversível após vários transplantes e outros tratamentos sem sucesso. Nesse caso não tinha mais oque fazer, milagre não existe.
@@deboraddenise Olha Sinto Muito mas ele não tinha nenhuma condição DE TOMAR ESSA DECISÃO! todos sabiam que ele iria MORRER! ISSO ERA ÓBVIO! A Família foi muito egoísta sabendo que o cara iria sofrer muito por conta da radiação e iria morrer de forma terrível! O Cara foi torturado deis que chegou nesse hospital
@@galaxyPurple076 condição ele tinha, talvez ele queria que isso fosse uma oportunidade pra algum avanço científico
Pensando profundamente, o que ele viveu foi meio que a forma oposta de um paradoxo que é comum: assim que uma pessoa morre, todo o "corpo" dela ainda está vivo (usando o conceito de morte cerebral); Já com esse homem, enquanto ele ainda estava vivo, todo o corpo dele já estava morto...
Cara, sim... Sempre ocorre a morte do cérebro e o corpo vivo, com ele, era um cérebro vivo num corpo morto. Eu não tinha parado pra pensar nisso, é desesperador demais, e pior, consciente de que estava ocorrendo!
O corpo já estava em decomposição e ele ainda tinha atividade cardíaca e cerebral
Imagine a dor de se decompor vivo
É inimaginável
Quando eu vejo esses casos de radiação, eu sinto um desconforto, começo a me sentir mal, sei q é coisa psicológica, mas é muito louco.
eu também
@@ghostxs__ eu também mano
Já tinha ouvido essa história, mas você contou com riqueza de detalhes!
Narração perfeita!
Acredito que negligência médica e familiar
Que todos realizem uma prece pelo trabalhador Hisashi e por sua família, a quem ele era dedicado. Poderia ser qualquer um de nós. Defendamos o bem-estar, a saúde, a segurança, a alegria, a paz de todos. A vida é delicada e breve. Parabéns para a Julia em resgatar o caso de Hisashi Ouchi. Memória é fundamental.
Eu acho q se ele estava consciente, ele é quem deveria decidir se continuaria daquela forma ou não; tanto q ele decidiu quando deveriam parar e deixar ele descansar. 🧡
Também acho. É muita crueldade extender tanto sofrimento, mesmo que com boas intenções.... quando ele entrou em desespero, implorando para não ser usado como cobaia, já era para terem deixado o homem descansar...
Cara, muito dificil vendo de fora...eu digo a mesma coisa , mas não era meu pai, meu irmão ou meu filho. É diferente, e muito dificil mesmo, vc quer lutar até o fim.
@@larissacferro4403 Eu entendo. Parece que no subconsciente a gente fica mesmo a espera de um milagre. Infelizmente, essa batalha já estava perdida desde o começo. Triste demais...
Eu vi um relato que ele pediu que deixassem morrer e não respeitaram o desejo dele e o encubaram por 18 dias
@@ciromariano815 Com boas intenções o inferno esta recheado, esse pessoal ai provavelmente vai de tobogan pro inferno sofrer poucas e boas la.
Vi uma imagem dele na maca, se a imagem for real.. realmente usaram ele de experimento e cobaia, todos acham que a ultima coisa que alguém pode aceitar é a morte, mas a morte perto do que esse cara passou não é nada.
O que ele passou é uma tortura tadinho...
se vc viu a imagem de uma pessoa toda queimada carne viva, isso é uma vítima de queimaduras, não o Hisashi.
No meu primeiro semestre de faculdade (engenharia elétrica), meu professor passou pra gente vários vídeos de pessoas sendo eletrocutadas e morrendo por ignorar práticas de proteção e pela falta de EPI. Foi bem chocante, mas acho que é o único jeito de fazer entrar na cabeça das pessoas de que as coisas podem ser mais perigosas do que a gente pensa! A nossa vida vale muito mais do que o trabalho!
Eu também fiz engenharia elétrica e é isso mesmo.
Como também fala de relatos de acidentes até mesmo no painel.
Eu me formei em Engenharia Elétrica e quando em estágio e por minha negligência, recebi uma descarga de mais de 400 Volts num circuito de alimentação, foi doloroso e vejam que consegui puxar a mão o mais rápido que pude.
Cara aguentou isso tudo meu Deus. Tem gente que pega uma gripe forte e morre. Que corpo forte
O cara era resistente pelo tanto que ele aguentou foi um verdadeiro super humano.
Amor a família, aos filhos , foi isso que o manteve vivo com tanto sofrimento, o coração.
@@AlCcesar nada, o homem só queria morrer, e eles não deixavam
Opinião impopular → isso é romantizar um sofrimento descomunal, seria preferível eutanásia.
@@MissDuskiness né, sofrimento como aquele tem logo que acabar, se a família realmente o amasse não faziam dele um boneco de testes e em vez disso pediam para desligar os aparelhos, e deixar o homem morrer em paz, já que nem com a tecnologia de hoje em dia daria para salvar o cara muito menos antigamente
@@Extra_Nunes Sim!
A pessoa com zero prognóstico e os médicos investindo desse jeito é absurdo.
Não dá pra entender o tanto de investimento nesse caso
A teoria de que ele foi cobaia faz sentido
Meu deus.
Não quero nem imaginar tanto sofrimento e agonia 😞
Eu acho q é facil julgar estando de fora.Acho que eles também seriam julgados por 'desistir' se tivessem decidido não tentar os tratamentos.Eu só imagino que, com os medicos falando q ele poderia sim melhorar se ele passasse pelos efeitos, acabou dando esperança de que por mais que fosse dificil, tudo podia ficar bem.Fora que também não é "ah, a familia decidiu", o propio Hisashi, vendo a familia toda lá, apoiando, rezando, decidiu passar por tudo isso na esperança de melhorar.
A partir do momento que os cromossomos estavam destruídos não tinha mais o que se fazer, a família só teve esperanças pq os médicos davam esperanças, mas a questão eram os médicos que queriam ver de perto cada estágio da radiação... E como sempre o patrão se safou
Médicos são cruéis, muito cruéis
@@ianclaudio777quando tiver doente, vai no açougueiro 👍
Nem todos @@ianclaudio777
@@ianclaudio777 quando tiver doente vai no açougueiro 👍
@@ianclaudio777 Médicos são vida e esperança! Quando ficar doente, visite uma casa de ervas então.
Ótimo video, Julia! A palavra que vc buscou para substituir "infecção" é "contaminação".
Pra mim ele foi vitima de negligência e serviu como experiência.
Lamentável, imagine a dor que ele sentiu.
Concordo. Os médicos só queriam usa lo.
Na verdade os médicos o ajudaram muito, vários médicos de vários lugares vieram (profissionais totalmente especializados) para ajudar o homem, tanto que alguns chegaram a ficar muuuuito tempo tentando fazer uma reconstrução de cromossomos a partir de um cromossomo da irmã dele para tentar fazer uma regeneração. Ninguém ali quis fazer experimentos nele, médicos e enfermeiros sempre estavam ali por ele, os familiares até ficaram "morando" no hospital pra ficar perto dele, todos com a mínima esperança pra ele viver. Agora a negligência obviamente foram a de seus chefes, como que me deixam ele trabalhar sem uma proteção pra radiação, ali é a negligência.
Pra mim o pior dessa história é as pessoas mantendo um sofrimento desse por 30 dias por egoísmo. E mesmo que ele conseguisse, teria uma vida horrível depois.
Eles estavam incrédulos de como ele aguentou bem por tanto tempo quando comparado com outros casos .. queriam respostas, vai que o cara era imune , ciencia exige isso, é triste mas é assim que funciona .. se voce for parar num hospital e nao morrer quando ja o devia ter feito os medicos vao procurar saber se voce tem alguma coisa em particular
Já tinha assistido dois vídeos sobre esse caso, mas nenhum deles havia comentado sobre esse fungo aspergillus. Meu pai faleceu há 4 meses devido uma pneumonia desse fungo. O tratamento dele foi muito difícil e todas as abordagens terapêuticas apresentavam pouquíssimos resultados. Saudade meu paizinho amado!
Eu admiro muito o tanto que ele aguentou aquele sofrimento, e também os médicos que, ao contrário de muitos outros, não desistiu dele, e fizeram tudo que foi possível para deixar ele vivo pelo máximo de tempo, uma história realmente triste
O Governo Japonês, foi negligente, em fiscalizar essa empresa e permitir que essas barbaridades acontecessem. Muita irresponsabilidade. Muito triste.
Parabéns, amei o vídeo!
Sério que vc amou ver um fãs mortes mais horríveis que se imaginar ? Vai entender a cabeça de esquerdista
Vc amou ver uma coisa dessa ? Imagina o que vc odeia então se ver uma morte horrível dessas vc amou tá loco comentário mais sem noção
@@nunesnunes228 verdade, né
@@nunesnunes228 O cara quis dizer que ele amou a produção do vídeo, e não a situação citada nele...
Tem algumas fotos na internet e é assustador e também inacreditável que ele estava vivo naquela situação ,coitado desse rapaz meu Deus! A equipe médica não deveria ter dado esperanças a família ocasionando todo esse sofrimento,até um leigo sabe que ninguém sobreviveria naquele estado.
A foto q tem na internet e saber q ele ainda estava vivo.. impossível entender o q se passa na cabeça do familiar. Como vc ama aquele ente e olharia pra ele no estado q ele chegou e pensaria, "não. Ele vai aguentar e vai ficar bem!" Nao faz sentido nenhum. E qualquer um q olhar a foto dificilmente vai pensar diferente! Permitir q rle continuasse naquele estado foi cruel, mas antes de tudo, com medidas de proteção sendo realizadas e supervisão, nada disso teria acontecido e a vida dele nao seria condenada a morte. Lamentável e imensurável 😢
O que os médicos fizeram com ele foi cruel. Isso é absurdo. Usaram ele como cobaia numa busca incessante por uma cura improvável. Faltou sensibilidade para dar a ele a oportunidade de uma morte digna. Por isso os cuidados paliativos são tão importantes. Evitar condutas desnecessárias e que prolongue um sofrimento em vão.
Mesmo com a dor, acredito que ele estava com muita vontade de viver! Que sofrimento ele deve ter passado, que descanse em paz!
Não estava com vontade de viver não, na verdade só estenderam o que deu a vida dele pra usa-lo como cobaia, pois nunca tiveram oportunidade de acompanhar por tanto tempo a evolução dos danos causados pela radiação.
Eu acredito que não. Acho que ele não via a hora de morrer. Mesmo assim continuavam em prolongar o sofrimento dele....Eu digo isso também pq uma tia minha teve uma infecção na perna. E cada vez aumentava mais a ferida e o mau cheiro. Ela deu graças a Deus que finalmente amputaram a perna. Pq ela não aguentava mais de dor. Imagina esse pobre coitado...
@@MultiFERGUSSON É, pode ser que sim... A situação era muito complicada mesmo, a família toda lá dando apoio e os esforços dos médicos pra tentar uma melhora (ninguém quer pensar na ideia da morte, mesmo que seja um processo natural), infelizmente deve ter sido um momento de muita incerteza, eu não consigo nem imaginar a dor dele, mas o corpo dele resistiu tanto, ainda mais consciente. De qualquer forma, agora ele descansou.
E que bom que sua tia se sentiu aliviada!
@@zendher Talvez eu vi isso de uma forma muito positiva mesmo, de qualquer forma o corpo dele resistiu bastante mesmo com os esforços médicos. Será que foi sadismo mesmo? Mantê-lo vivo, ver o que acontece, infelizmente é uma decisão muito delicada a ser tomada... simplesmente deixar para morrer, de qualquer forma agora ele descansou.
Não acho que foi sadismo. Tá mais pra aquele papo do Maquiavel, "fins justificam os meios". Nunca uma vítima de radiação havia sobrevivido tanto tempo, então, mesmo sendo uma atitude fria e eu diria até desumana, prolongaram seu sofrimento para expandir o conhecimento médico e quem sabe, salvar vidas de futuras vítimas desse infortúnio...
é impossível imaginar o tamanho do sofrimento desse homem. a negligência, a falta de empatia... é muito injusto e revoltante esse caso.
Foi negligencia medica, 1x que a radiacao foi identificada como mais de 20x o que um ser humano pode suportar, os medicos deveriam ter esclarecido a familia e ter dado a ele uma morte digna e nao todo esse sofrimento por nada, isso foi cruel demais, imperdoavel.
Chegou uma altura em que os médicos conversaram com a família e recomendaram não reanimá-lo novamente, caso o coração parasse, mas a família não deu ouvidos.
Concordo contigo. Todo mundo fica dizendo que é culpa da empresa, mas para mim esse sofrimento foi culpa dos médicos que usaram esse cara como um rato de laboratório. Podiam ter deixado ele em paz e dado a real para a família, para que eles finalmente vivessem o luto.
Quanta bobagem....vcs nao cansam de falar o que nao sabem????
@@deeddye vocês quem? Pode ter certeza que isso não se aplica a mim, pois as informações que tenho retirei de um livro sobre esse caso.
Foi negligência trabalhista, ele nem devia tá usando um BALDE e com aquela quantidade de urânio
Mais uma vez ficou sensacional seu vídeo. Fentanil é prescrito para mim quando a dor está intensa então digo, ele deve ter sofrido algo inimaginável.
Sou toxicologista veterinária, e falei desse caso na minha palestra sobre radiação no grupo de estudos sobre toxicologia na faculdade, seu relato foi muito completo e detalhado! Vou até compartilhar com a galera do grupo!
É um caso muito sério e triste, mas... a parte do porquinho da índia ( 20:27 ) me pegou um pouco...
muito triste um trabalhador que sofreu em agonia por meses, por culpa da empresa, num acidente facilmente evitável.
Ele causou a própria morte, não foi a empresa, se ele tivesse escutado a empresa, ele estaria bem hoje
@@el_pinto independente de quem foi a culpa , é uito triste e agoniante saber desse sofrimento
@@el_pinto a culpa foi da empresa sim por não fazer o procedimento da forma correta, preferiram fazer de uma forma mais rápida para obter o lucro atrasado
@@el_pintose vc prestar atenção no vídeo eles só estavam fazendo oq passaram pra eles fazerem
E quem continuou o sofrimento foi os médicos e os familiares por não deixar o homem partir para parar de sofrer 😢
Que história incrível e que trabalho magnífico você fez, parabéns. Acho que foi o único vídeo que eu realmente tive o prazer de ver até o final. Sucesso. MERECIDO DEMAIS!
Acredito sim que foi um pouco de abuso dos médicos com experimentos juntamente com a esperança da família.. Que angustiante ver o sofrimento desse rapaz, muito triste 😢😢😢
Não acho que faz sentido dizer "o quanto ele foi forte e quanto ele quis viver", eu já estive internado por dois meses sentindo dor intensa permanentemente e posso dizer que nessa condição a gente é tão impotente que não existe escolha, somente o desejo de que a dor passe.
Ótimo vídeo.
Parabéns pelo vídeo, Ju! É uma história muito triste e você contou ela com muito respeito e sensibilidade❤
Pobre homem! Pobre família! Imagino o desespero dos familiares e dos médicos.
Eu achei o caso muito triste mesmo😢😢😢, mais não acredito que julgar a família seja direito de ninguém, e que as vítimas falecidas descansem em oaz🙏😢
Júlia te acompanho há alguns anos e quero te dar os parabéns. É perceptível a sua melhora no decorrer deste periodo.
Que história triste, esse homem sofreu demais por causa da negligência dos outros...
E a esposa dele tem meu mais sincero respeito, não é qualquer um, seja homem ou mulher, que ficaria ao lado do seu cônjuge, numa situação tão macabra como essa!! Que ele esteja em um bom lugar de descanso, e que ela e a família estejam bem 🙏🏽
Júlia,esse caso não é de investigação criminal e sim de história da humanidade.Porque não é de gente com problemas psiquiátricos e sim de uma fatalidade.O Hisachi é um heroi... a questão é que todo mundo aprendeu com ele.
Foi um dos únicos casos que eu chorei. Só de pensar na dor e de quanto ele foi forte me deu um aperto. Eu desabei quando você disse que o coração tinha sido o único órgão mais intacto. Espero que ele descanse em paz
Misericórdia meu Deus, ki caso chocante e intrigante! Esse homem sofreu tanto, é cruel, é bizarro. Ele não iria sobreviver.
Já tinha assistido essa história.mas na voz da Ju é incrível. É muito difícil escutar até o fim 😢
Amei sua explicação Ju. Sou da área da radiologia e fiquei surpresa pela sua abordagem no assunto, principalmente em explicações específicas... Parabéns ❤😊
Foi apenas mais uma cobaia viva. Só isso. Resultado final. Cobaia não resistiu e a radiação acima da prevista realmente mata. Uma cobaia que rendeu novos remédios.
Estou sem palavras, aliás a ju está com a lágrima quase a sair mesmo depois de já ter visto e revisto este trabalho, mas, não é para menos ❤
Esse caso nos traz muitas reflexões, parabéns pelo vídeo ju !!
O que me deixa assustada é que ninguem pensou em deixar o cara em coma induzido logo de uma vez.. ele ficou consciente por muito tempo
Pois é, no msm dia deveriam ter colocado ele em coma
Exatamente, ele consciente e sofrendo.
Acredito que até isso estavam monitorando, até onde ia a consciência e o sentimento de dor
Que horror, muito sofrimento, deveriam tê-lo deixado partir em paz 😭
Limite de 6 meses, foi o que deixei por escrito pra tentar me reanimar, seja coma ou alguma doença sinistra... se passar disso pode desligar tudo e me deixar ir de base.
Boa noite aqui de Portugal-Funchal-Ilha da Madeira ! Ansiosa sempre para ouvir suas histórias! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Achei que nao dormiria esta noite apos um video aterrador e traumatizante, mas vejo que dormirei com a lembranca reconfortante do quao poderosa é a fe e o amor.
Vi uma foto de como ele tava quando morreu. Nao acredito que os medicos achavam que ainda tinha como reverter aquilo. E, em todas as materias que li, falam que os medicos estenderam o sofrimento dele pra ficar fazendo testes nele
😢😢
Infelizmente você tem razão, os médicos foram instruídos a testar ele pois era muito estranho ele sobreviver por tanto tempo.. quem sabe daí tirar respostas e dar um novo conceito á radiação
Pode acreditar que eles usaram ele como experimento. Inclusive o Japão é um país com histórico longo e muito conhecido por gostarem de fazer experimentos com prisioneiros de guerra, de forma bem cruel mesmo.
Justamente, as fotos de quando a pele se soltou já são monstruosas, a antes dele morrer é torturante.
As pessoas criticam sem nem parar para pensar sobre. É muito fácil dizer que seria egoísmo querer que seu ente querido não morra, mas na prática, é sim o que queremos, pois não queremos nos despedir de quem amamos. Também não podemos acusar os médicos, uma porque eles não sabiam de fato como lidar com um caso como esse, segundo, nenhum médico pode, por iniciativa própria, decidir quando termina a vida do paciente, isso vai contra a ética médica e também contra a lei, falo isso pelo o que aprendi nas aulas de bioética. Já tinha visto esse caso em outros vídeos, os médicos inicialmente tentaram reverter o quadro até a síndrome passar, mas nesse caso não adiantou, e tudo o que podiam fazer eram ações paliativas, que depois também não foram o suficiente.😢
Pior que o acidente foi fazerem do coitado uma cobaia,os médicos sabiam que ele não tinha cura. Isso se chama:Crueldade!
Depois de tudo, esses médicos deveriam ter sido processados...
@@themand1989 Deveriam ser presos perpetuamente, no mínimo.
E vc acha que existe gente boa? Vc acha que se cair num hospital vão querer o seu bem?
Esse homem foi um experimento humano. Maior dignidade era deixar ele partir logo no início.
Julia obrigado por explicar maravilhosamente, as negligências médicas estão por toda parte infelizmente
Triste hein...Coitado, ninguém merece sofrer desse jeito. Nem ele, nem a familia que o viu morrendo aos poucos... =(
Misericórdia Jesus 😿 quanta dor esse moço passou!!!
Independente das opiniões de pessoas especializadas em energia nuclear, particularmente, acho que Hisashi Ouchi deixou duas mensagens boas diante da luta dele pela sobrevivência, bem como dos primeiros técnicos a chegarem no local do acidente de Chernobyl:
- Nunca desista de lutar, enquanto vc acha que sua dor é grande, existem dores maiores, enquanto você reclama.
- O coração humano é o motor central da formação do caráter. O coração dele ficou praticamente intacto.
Eu vi esse caso em outro canal e fiquei chocada com o que fizeram com ele. Virou ima cobaia para os médicos. Engraçado que estudei radiologia e nenhum professor falou sobre o caso desse homem.
🇧🇷🇧🇷 Realmente , não é todos que conseguem acompanhar o video. É muita dor para um ser humano.🇧🇷🇧🇷
Ju, eu PRECISO dar uma dica: Reduz o volume da intro, ou faz algo menos "agressivo", com sons menos "explosivos". Não sei se é o meu autismo, mas os casos nunca são demais pra mim, mas a intro sempre me dá um negócio. HAHAHAHAHA
Te amo
Pensei o mesmo!
Não é só seu autismo não, as introduções são chatas 🤣
11:30 acredito que seja intoxicação por radiação a forma correta. Ótimo vídeo, você é muito boa contando os detalhes, faça mais assim!
Nossa...esse vídeo prendeu minha atenção até o final. Parabéns, Ju.
Que esse homem descanse em paz 😢😢
Muito bom o vídeo Julia!
Já tinha visto bastante coisas do Hisashi, realmente esse rapaz sofreu demais...
Seria meio que impossível ele sobreviver com o tanto de radiação que ele tomou, o companheiro de serviço que também tomou a radiação, e no caso bem menos que o Hisashi, já iria morrer, ainda mais o próprio.
Eu acho que foi um pouco de cada coisa sabe, claro que não iriam "matar" o rapaz, ali no hospital, mas, não teria como salvar não, não culpo os médicos de terem tentado um monte de coisas diferentes, "experimentando" pra ver se daria certo, e com isso, ir fazendo o Hisashi de "cobaia", enquanto iam estudando os acontecimentos e "aprendendo mais sobre radiação", por outro lado é a família "acreditando" que pudesse passar por aquilo, por mais que vissem o cara agonizando naquele sofrimento inimaginável todos os dias!
Eu realmente preferiria morrer rápido, porque foi um episódio surreal sobre o efeito devastador que a radiação faz, esse acontecimento.
Só eu que acho que isso se tornou uma experiência??? pra verem o quanto ele aguentava.
Me impressiona o fato de essas pessoas trabalharem fazendo algo tão complexo e desconhecerem sobre possíveis riscos, principalmente o chefe deles.
Apesar dessa tragédia pessoal, não poderia deixar de parabenizá-la pela excelente narrativa. Até onde vai a ganância!!
Vamos lá, vamos orar, ele vai sobreviver 😰😰😰 naaaaaaao, não podee gente 😢😢😢 ele sofreu muito, eu deixaria sim ele ir com Deus, não tentaria não! Pfvr né
?
Que história angustiante. Mas acredito que o Hisashi assim como todos os seres humanos, sempre lutam pela sobrevivência, então é de se compreender essa luta pela sobrevivência.
Quem não viu a série "Chernobyl", há uma cena de um dos primeiros bombeiros a chegarem no "acidente" que ele fica mais ou menos dessa forma, a cena dele no final é realmente muito chocante, ele praticamente vira uma gelatina!!!
Do jeito que ela falou no vídeo eu não achei tão pesado fui ver as fotos meu amigo o jeito que o cara ficou
Pesado
Como a gente pode ver ele
Parece que essas fotos não são do caso do hisashi, mas sim fotos retiradas de um banco de imagens de um hospital de pessoas queimadas
@@blackblackblack350 exatamente! Em uma das fotos o paciente esta com uma perna amputada, o Hisashi nao passou por aputações.
MDS!!! não consigo imaginar a dor que esse ser sentiu
3:06 Em verdade, o ácido nítrico é utilizado para diluir o urânio para facilitar o processo de centrifugação, onde o U235 (enriquecido e utilizado com combustível) é separado do U238 (pobre e abundante).
nunca fiquei tão emocionado e triste num caso desse obrigado Ju otimo trabalho
Eu só sei de uma coisa, eu NUNCA deixaria meu parente passar por isso. NUNCA! Eu passaria pelo sofrimento que for, mas nunca permitiria meu marido, meu filho, meu irmão sofrer dessa forma
@@sophitiworld3039 fala é fácil
Meu Deus que horror,nem sei o que dizer sobre o sofrimento e agonia deste rapaz.
Já a empresa deveria ter tido uma punição maior por tamanha negligência em prol de ganância e lucros!
Fui preocurar as imagens , ele tava praticamente em decomposição 😮
Meu Deus imagina a dor 😢
Eu já tinha visto esse caso e agora eu percebi que o homem sofreu tanto não só por culpa da ganância da empresa, mas também foi da família. Sabendo do sofrimento do rapaz e ainda assim eles não disseram adeus.
Médicos também
Na realidade foi um caso inédito na história e ninguém sabia nem dos riscos e nem das consequências tanto do processo em que trabalharam quanto das reações da radiação tão alta em uma pessoa. Hoje, com todo o conhecimento, provavelmente não deixaram ninguém sofrer por tanto tempo.