Professor Renan, eu sou um recém inscrito no seu canal. já me inscrevi em vários outros canais de Matemática, e após ter visto as suas aulas, senti como se tivesse perdido muito tempo em alguns canais que eu acompanhava. Embora ter-te começado a seguir muito recentemente, tenho feito um convite à varios amigos para poderem visitar o canal Matemática universitária, pois, o canal é literalmente para Universitários e não só. Gostaria desde já pedir se possivel fazer uma playlist de Probabilidade e Estatistica Descritiva, Estatística Inferencial, Análise Real e/ou Análise Funcional. Aquele Abraço.
Oi tudo bom? Primeiramente, muito obrigado por me ajudar na divulgação do canal! Essa divulgação me ajuda muito! Análise real, eu tenho três playlists, ainda a nível introdutório, ruclips.net/channel/UC6TTtp9Hdx7GUz0OjrVg1_Qplaylists?view=50&sort=dd&shelf_id=9&view_as=subscriber As outras sugestões são projetos futuros. Mas não consigo te precisar quando devo fazer.
A playlist inteira é explicando como fazer técnica de integração. Eu pensei em colocar um exercício, mas vi que não tinha necessidade. É apenas uma aplicação de fórmula. Futuramente, talvez, consigo "acoplar" uma segunda estrutura adjacente aos vídeos e incluir exercícios.
Professor, uma dúvida, a formula que o senhor chegou no final, os limites de integração não eram pra ser de 0 a M, uma vez que você ta integrando em relação a dm
Se formos rigorosos com a matemática, sim. Estamos fazendo mudança de variáveis entre a massa e a posição. Mais precisamente, na notação da aula, temos uma bijeção m: [0,L] -> [0, M] entre a massa e a posição da barra e vale que m'(x) = p(x). Logo via mudança de variáveis, teríamos. M = integral_0^M dm = integral_0^L p(x) dx.. Esta é a ideia. Espero ter ajudado! :
Nesta videoaula, é para integral simples. Para o cálculo de massa e centro de massa para integral dupla, recomendo a videoaula ruclips.net/video/Zl2f1DLIhOk/видео.html
ótima aula....
otima aula como sempre professor Renan, faço bacharelado em física na UFPE e suas aulas me ajudam muito! tmj
Fico sempre feliz em ajudar nos estudos, Celso! E tenho também cálculo 2 e EDO hehe para te ajudar nos próximos semestres!
Professor Renan, eu sou um recém inscrito no seu canal.
já me inscrevi em vários outros canais de Matemática, e após ter visto as suas aulas, senti como se tivesse perdido muito tempo em alguns canais que eu acompanhava.
Embora ter-te começado a seguir muito recentemente, tenho feito um convite à varios amigos para poderem visitar o canal Matemática universitária, pois, o canal é literalmente para Universitários e não só.
Gostaria desde já pedir se possivel fazer uma playlist de Probabilidade e Estatistica Descritiva, Estatística Inferencial, Análise Real e/ou Análise Funcional.
Aquele Abraço.
Oi tudo bom?
Primeiramente, muito obrigado por me ajudar na divulgação do canal!
Essa divulgação me ajuda muito!
Análise real, eu tenho três playlists, ainda a nível introdutório, ruclips.net/channel/UC6TTtp9Hdx7GUz0OjrVg1_Qplaylists?view=50&sort=dd&shelf_id=9&view_as=subscriber
As outras sugestões são projetos futuros. Mas não consigo te precisar quando devo fazer.
Ótima vídeo e excelente explicação, parabéns, me ajudou muito
Obrigado pelo elogio, Pedro! Fico feliz em ajudá-lo nos estudos!
Ótima explicação! Só senti falta de um exercício de exemplo para ajudar na fixação do conteúdo!
A playlist inteira é explicando como fazer técnica de integração.
Eu pensei em colocar um exercício, mas vi que não tinha necessidade. É apenas uma aplicação de fórmula.
Futuramente, talvez, consigo "acoplar" uma segunda estrutura adjacente aos vídeos e incluir exercícios.
muito bom professor!!!!
Fico feliz que tenha gostado da vídeo-aula! :)
Professor, uma dúvida, a formula que o senhor chegou no final, os limites de integração não eram pra ser de 0 a M, uma vez que você ta integrando em relação a dm
Se formos rigorosos com a matemática, sim. Estamos fazendo mudança de variáveis entre a massa e a posição.
Mais precisamente, na notação da aula, temos uma bijeção m: [0,L] -> [0, M] entre a massa e a posição da barra e vale que m'(x) = p(x). Logo via mudança de variáveis, teríamos.
M = integral_0^M dm = integral_0^L p(x) dx..
Esta é a ideia.
Espero ter ajudado! :
@@matematicauniversitariaRenan entendi, valeu, chefe
manja muito, maravilhoso o vídeo
gostaria de saber se isso é uma integral dupla ou simples
Nesta videoaula, é para integral simples.
Para o cálculo de massa e centro de massa para integral dupla, recomendo a videoaula ruclips.net/video/Zl2f1DLIhOk/видео.html