As 5 coisas fundamentais para quem quer morar na Itália, na Região do Vêneto
HTML-код
- Опубликовано: 7 фев 2025
- As 5 coisas fundamentais para quem quer morar na Itália, na Região do Vêneto
RECEBA NOSSO CONTEÚDO NO WHATSAPP:
chat.whatsapp....
CURSO DE LÍNGUA VÊNETA:
www.lenguamare...
ADQUIRA A BANDEIRA DO VÊNETO PARA MOSTRAR SEU ORGULHO EM SER VÊNETO:
www.lenguamare...
ASSINATURA PREMIUM PODCAST ŁENGUACAST - TODO CONTEÚDO EM LÍNGUA VÊNETA, TEXTOS, TRADUÇÕES E ENTREVISTAS COM PERSONALIDADES DO VÊNETO:
contato@lenguamare.com
VÍDEO AULA HISTÓRIA GERAL DOS VÊNETOS:
bityli.com/HqS...
--------------------------
REDES SOCIAIS:
Instagram: / linguaveneta_lenguamare
Facebook: / lenguamare
#LínguaVeneta #VenetianLanguage #MorarnaItália
CURSO DE LÍNGUA VÊNETA:
www.lenguamare.com/o-curso-v%C3%AAneto
Desculpe uma correção: o Vêneto, como todo lugar latino, é principalmente latino. Depois disso tem sim influência celta, germânica etc. Assim como o sul da Itália é latino mas tem influência da Grécia antiga, dos árabes e dos normandos. Mas toda a Itália é latina, assim como França, Portugal, Espanha e Romênia. Tanto que a língua vêneta vem do latim. Acho um exagero dizer que uma pessoa com origem numa região não pode viver em outra. Então um napolitano não pode viver em Roma, um piemontês não pode viver em Bolonha? Que coisa provinciana! Outro erro é dizer que não há etnia italiana. Há sim, e é a latina, com diferenças entre os lugares, mas existe. Portugueses e espanhóis são latinos e são diferentes. Assim como os germânicos não são todos iguais, tem noruegueses, saxões, bávaros, suábios. Por exemplo, na região do Reno há uma herança latina muito forte, pois o limes romano era lá e os germânicos do Reno acabavam assumindo costumes romanos. E você cita os eslavos como sendo uma etnia. Sim, mas também não são todos iguais. Diga a um polonês que ele é igual a um russo para ver o que acontece, depois vem nos contar aqui.
Excelente live. Meus antepassados são da região Vêneto. Encaminhei minha cidadania este ano. Resido no Brasil, no Estado do RS e com a separação dos meus pais, eu, com 7 anos fui morar com meus nônos no interior e aprendi a língua Vêneto. Hoje com 51 anos esqueci de muita coisa e na minha ignorância eu achava que era um dialeto. Estou aprendendo italiano pelo Yotube e mal sabia que eu sabia falar uma das mais importantes línguas da Itália.
Esta sua live é uma verdadeira aula de história e vai evitar em eu passar uma baita vergonha. Kkk(Passo Fundo - RS)
Que surpreendente revelação histórica você nos dá! Agora vc deu um pouco mais de possibilidade concreta às informações que minha tia nos repassava. Que minha bisavó seria austríaca Judithe ou Giudite Maria (Domana ou Dolimana) antes de casar-se com Marcos Brutti. Embora possa ter sido apenas no período de cessão e retomada do Veneto à Áustria pela França.
Grande video! Logo quando cheguei no Vêneto (trabalho em Vicenza mas resolvi morar em Padova) senti esse peso da historia como voce falou! Mas fui muito bem recebido por todos (contrariando a fama). Vou em jogos do Vicenza e do Padova, ja fiz varios amigos locais em pouco tempo.
Que dá hora , não sabia disso ...
Meu bisnono é do Vêneto, Lamom , Belluno ...
Estou tirando a cidadania e pretendo ir pra Itália.
Descobri semana passada que minha Trisavó e Trisavô vieram de BELLUNO e TREVISO (linha paterna e vó).... VENETASSOS FORTE..AÍNDA tenho por parte do Vô o Trisavô de San Bonifácio, Verona..
Nossa achei muito interessante minha bisavó e sua família vieram de verona
E logo mais estarei lá é uma dica importante, muito boa
Meu bisavô veio de Casale di Scodosia no Veneto. Obrigado pela excelente aula.
Voltei a ver este vídeo depois de um tempo e foi ainda melhor
Muito interessante! Levarei mto em consideração tudo o que aprendo nesse canal nas minhas aulas de "italiano" que ministro na extensão da UFMT
Muito bom, poucas pessoas aqui do nossa região tem conhecimento disso, Belo trabalho Fernando!
Obrigado, amigo!
Bisavô paterno napolitano, avós maternos venetos. Canova, Ceolin, Sensatto, Zarantonelli, Sorrentino, Carotenuto, um "shake" da península😂
Importantíssimas dicas! Baita aula, grande professor Fernando!
Obrigado!
Excelente aula pra nós, filhos do Vêneto!
Na serra do RS ainda se fala a língua veneta inclusive eu, foi minha língua materna.
Vêneto? Ou seria talian?
@@Danfosky-
Talian é o Vêneto falado no Brasil.
Aqui no noroeste do RS também.
@@piadas804 Não, talian é um vêneto abrasileirado, um dialeto.
@@Danfosky-
Não foi isso que eu disse
São detalhes importantes, a se considerar, minha familia por parte de avô, veio de Friuli-Venezia Giulia, vizinha do Veneto, e essa região é extremamente linda
Parabens pelo conteúdo. Nao sabia de muito do que você diz. Faz sentido para a minha história familiar. Passei a me identificar mais com o vêneto, os eslavos e os germânicos do que que com italianos e latinos.
Amigo, vênetos não são eslavos e nem germânicos. A língua vêneta é uma língua de origem latina. Desculpe, mas os vênetos são mais próximos dos italianos do que dos eslavos ou dos suecos. Leia em vêneto e depois me diz se é mais parecida com italiano ou com alemão ou russo. Tá havendo muita confusão aqui que precisa ser esclarecida.
@@Engrenagensdotempo1 Sim! Difícil separar as coisas. Talvez impossível. Língua latina, sem dúvida, mas a etnia do povo? Pelo que entendi, tem mais pessoas de origem germânica e, principalmente, eslava, do que latina. Ou, pelo menos, muito mais do que costumamos imaginar aqui no Brasil. Isso explica um pouco da diferença notória entre o que hoje chamam de italianos do norte e do sul.
Meus avós maternos vieram de Piombino Dese perto de Padova
Belíssima aula de história!
Que aula incrível, conheci hoje seu canal. Parabéns pela dedicação profissional! a pouco tempo descobri a possibilidade, pois havia registros de ancestrais em Sospirolo, Belluno. Porém ainda não sei onde aprofundar a busca, mas sei que este nome é típico... Seu vídeo esclareceu muitas coisas errôneas que vemos de outros influenciadores desse assunto, e gerou interesse em continuar na busca. Parabéns velho!
Fernando, um tema que pode ser interessante são os pratos típicos do Vêneto. As pessoas não tem ideia da riqueza e diversidade da culinário local e da diferença entre o que a gente chama “comida italiana” no Brasil
Excelente!!!
Brao! Grasie e tanto!
Muito bom. Parabéns pelas dicas. 😊
Bem observado, Mestre! Por acaso indica algum canal de notícias mais voltado para a região do vêneto, caso haja?
Valeu! 🤘🏻🤘🏻
Tem o canal deles lá, a Rete Veneta.
@@lenguamare grasie!!!
Parabéns pelas informações
Nossa que interessante! Consegui entender a dificuldade com o sobrenome da minha bisavó que até hoje não sei q grafia certa o que dificulta inclusive as pesquisas para entender a,história da família... Acho que é Chill porque meu avô pronunciava "Quil" mas todos os registros dela estão diferentes no Brasil... tem Chil, Chilia, Quilio e Quilia... mas vc explicou bem, ótimo seu vídeo. Gratidão
Meus avós paternos eram de Veneza: Gessolo e Toselli.
Estive na região do Veneto, mais em treviso, aonde nasci . Foi num tempo livre que tive na excursão. Lá conhecemos uma brasileira que nos apresentou a alguns locais. Quando falei que me naturalizei brasileiro, a conversa mudou.
Fiquei em Mira-VE por 20 dias, amei a cidade e região, me senti na minha terra, mas meu Bisavo viviam em Amalfi e tinha tradicionalmente costume familiar de se registrar Aieta - Consenza - Calabria. Meu sentimento foi uma fraude! 😅 Família da esposa já pertence a Lombardia, proximo a Milao. Nao sabia do seu canal, achei procurando Mira para matar minha saudades. Abraço
Tem algum vídeo que vc ensina a língua veneta?
Ótimo conteúdo
Obrigado, Thaila!
Top top 👏👏👏👏
👊🏻
Salve, temo terminando a cidadania minha família, RECH é de Seren Del Grappa, a ideia é mudar para lá a hora q finalizarmos a cidadania, já foi marcada a data de audiência no tribunal de Veneza.
Quando você deu entrada no seu processo de cidadania? Entrei em abril deste ano!!
Adorei este vídeo 🌿eu posso dizer que sou veneta/trentina ?
Certamente que sim!
Elucidativo!
Grasie!!!!
Eu gostaria muito de saber onde tem essas bandeiras Venetas.
@@lacivmvominj tenho para vender. Me escreva: 54 992622828.
Uma pergunta quando você, fala republica Veneto, você inclui a Lombardia ou não.
Estou levantando a História da minha família Contesini, proveniente da Lombardia e Veneto. Mantova mais precisamente. Concordo infinitamente com você quando fala dessa. " Italianidade" que a maioria dos descendentes com orgulho falam.
Pois bem, eu assim como você sempre combati isso na minha família, causando inclusive muita discórdia. Obrigado por você existir.
Oi, Adelvina. Obrigado por estar aqui! Sim, Mantova fez parte da Sereníssima República de Veneza, portanto, você pode considerar que estavam todos sob um único governo naquele tempo. Abraços!
Meu trisavô perdeu a maioria dos irmãos, vi os registros do avô dele tem pessoas que nascia e morria depois de um ano ou alguns meses
Top !!! Like
A minha veio do Piemonte, e Gênova
Meu biza vô santino pianezzola nasceu em veneza mas ele não resgistrou meu avô dario só na justiça meu avô dario foi reconhecido filho biológico de santino pianezzola ja falecido pois tinha herança será que consigo morar na italia um dia ja que é a nossa origem tambem.
Sobre o sobrenome Tumelero você saberia dizer algo?
CONTRATAR PESQUISA E VÍDEO DO SEU SOBRENOME:
www.lenguamare.com/sobrenome
Quais as províncias do Vêneto?
Rovigo, Padova, Verona, Venezia, Treviso, Vicenza e Belluno.
👏👏👏👏
👏👏👏👍🇧🇷 🇮🇹
Quem vota na liga possivelmente vai defender a identidade regional, mas não tem alguns movimentos que defendem a Itália como uma cultura e que não gosta das identidades locais?
Não conheço, mas provavelmente tenha. Existe um grupo político fascista. Eles provavelmente defendem a Itália como uma só.
@@lenguamare bem lembrado, o fascismo é contra as identidades regionais, mas para a mídia fascista é quem defende essas identidades regionais
@@thiagorbrandao pois é, mas é justamente o contrário. Mussolini se empenhou em destruir o individualismo, porque queria construir a ideia de raça italiana.
8 38 . Se s Itália ignorou é porque a região é rica, então não abre mão do lugar. São muitos euros nós cofres públicos.
Minha avó dizia que não era italiana, era do Veneto.
Braa ła to nona, ła savéa cosa che ła zera drio dir eła :)
Só creio que separatismo não seja a melhor opção. Eu acredito no federalismo, num sistema que resguarda ampla autonomia política regional e respeita as particularidades culturais de cada ente federado. Divisão enfraquece, a união faz a força. Mas que seja uma união justa.
Tarantela
Trissino, Vicenza, qua! 😁
Veneto no xe Italian, Veneto xe ANCA Italian. No faxemo confusion
Allora per andare a Venezia mi devo munire di un passaporto veneto ? p
'Sa dìzito? Gheto mìa capìo el video?
@@lenguamare capito capio
@@danielechicchini6426 Donca, se te si de cultura veneta el to pasaporto el ze in man belche :)
@@lenguamare sun de Milan arius
@@lenguamare a parte gli scherzi il tuo video è ben fatto e mi è piaciuto molto
Como descubro que o meu sobrenome é vêneto?
Qual é o seu sobrenome?
Ao que me parece a unificação da Itália foi uma invasão, aliás o Garibaldi tinha causado no Brasil antes de causar na Itália. ps. Chamar Vêneto de dialeto é ofensivo, só fale isso se for para ofender, não que chamar uma língua de dialeto seja ofensivo em qualquer cultura, muitos suíços chamam o idioma suíço alemão de dialeto, ainda que seja um idioma, mas isso é outra história
No RS e SC Garibaldi é cultuado um herói
Então estou ferrado...Da parte de minha mãe sou descendente de Vêneto e Romano; Da parte do meu Pai: Vêneto e Calabrês. Então sou um vira-latas. kkk. Porém, parece que amo a Itália como um todo, mas acredito que o gene Romano é dominante. kkk(pequena provocação ao Celta).
O que importa é o sentimento. Abraços!
Vou colar o comentário que fiz acima. >
Vo' Euganeo, Bibano, Padova
A dura realidade de quando o brasileiro descendente de vênetos chegar lá e ser tratado como o que realmente é : um imigrante do terceiro mundo.
Se o povo de lá não quer saber dos italianos, imagine então dos brasileiros …
PS : quem escreve aqui é um descendente de vênetos, branco, educado, que ficou um tempo lá e sentiu na pele a xenofobia e o preconceito que estão varrendo a Europa com força nos últimos anos.
Oi, tudo bem? Lamento; felizmente não senti isso e fui, e sou bem recebido. Talvez falar vêneto faça muita diferença. Grande abraço!
Eu sou descendente de venetos e lombardos odeio quando canta tarântula napolitana
Tem razão Amigo, não é música do norte da Itália!!! Um abraço
Vc n é ph nenhuma kkkk
Ser Veneto e nao ser Italiano. O que voce esta falando? Sono Italiano, o que vc quer demostrar falando isso?
Talian era o dialeto veneto