A DW produz semanalmente o podcast DW Revista. Ele é publicado às sextas-feiras pela manhã e coloca em perspectiva assuntos importantes para o debate público. É possível ouvir o podcast pelo Spotify (bit.ly/3Dfw0tz), Deezer (bit.ly/2VD6iw2), iTunes (apple.co/3vyQ1tO), Google Podcasts (bit.ly/3jh7tHy), Google Assistente (bit.ly/41Pd53z) e Alexa (bit.ly/41MxfeB). Os episódios também podem ser acessados por celulares ou tablets com sistema Android ou iOS por meio do Google Assistente.
O sentimento de união que ela descreve ao ver as crianças iguais é um sentimento que eu também senti quando morei na Dinamarca. A gente morando no Brasil não se dá conta da diferença que faz a gente ter sentimento de união, de pertencimento! A polaridade corroeu essa oportunidade há algum tempo, e a gente só se sente parte de grupos pequenos que parecem estar frequentemente lutando contra outros grupos. Eu tô generalizando, mas essa é minha visão a partir da minha visão depois de alguns anos de volta morando no Brasil.
Esse negócio de dar muito valor ao trabalho, mesmo que não vale nada ou se ganhe muito pouco é uma herança conservadora portuguesa. Trás alga que nem um burro e tá sempre na merda
Um destaque da Finlândia é a educação de qualidade e também diferenciada daquela de concorrer como ratos, acredito que isso impacte muito na saúde psicológica na percepção de satisfação da simplicidade
Esse negócio de felicidade é errônea, a maioria dos nórdicos sofrem de depressão profunda e a taxa de suicídio é alta. O que os nórdicos sentem é satisfação e confiança com os serviços públicos oferecidos e o Estado que sempre é muito presente na vida das pessoas.
@@robertakerman O ser humano tem uma tendência biológica de se isolar mais em ambiente frio o que faz com que as chances de desenvolvimento de depressão sejam maiores.
Concordo. Não me vejo sendo feliz num país onde é muito difícil fazer amizades, clima é 8 meses extremamente frio e não se ver a luz do sol por longos meses.
A falta de exposição ao sol gera baixos níveis de vitamina D, isso leva a uma forma de depressão. Hoje é comum nesses países tomar dose de vitamina sintética e luz artificial.
Assim tb é na Suíça . Vendo superficialmente esses países bem sucedidos financeiramente pode se dizer que „ as coisas funcionam „, não é o caso do Brasil onde com dinheiro está se num paraíso , assim é o senso de segurança … mas como alguém falou aqui nos comentários: „ o senso de felicidade não é para todos igual ! ( em todos os sentidos)! Não tem paraíso nessa terra.
A minha anda na escala de 3. Como tão bem descrito, não somos nada se não produzimos trabalho remunerado, embora exausta d tanto trabalhar. Devido a traumas e injustiças deste país, q formam ciclos q se repetem intermináveis. E atualmente sobrecarregada c cuidados c idoso, e sem perspectiva c amanhã. Um país muito duro especialmente c as mulheres, é o nosso.
Estou estudando esse fenômeno e é muito triste. A extrema direita piora o quadro com seus pastores dizendo que mulher é "ajudadora" e tirando delas toda a possibilidade de virar o jogo.
Essas pesquisas dependem sempre dos critérios de avaliação que são estabelecidos e normalmente são utilizados critérios de avaliação que favoreção os países supostamente mais desenvolvidos. Estive na Finlândia várias vezes um país de gente fria que quase não mostra suas emoções, conversando com amigos finlandeses foram unânimes em reconhecer o alto grau de depressão que atinge grande parte da população, efeito colateral de solidão, isso sem falar no número absurdo de alcoólatras, portanto não conseguir ver tanta felicidade assim, mas sem dúvida nenhuma eles são uma sociedade muito bem organizada, com boa distribuição de renda e acesso de bens de consumo para a maioria, e isso é devido, assim como o resto da Escandinávia por conta de políticas públicas de bem estar social e os partidos políticos mais votados são os partidos de vies socialista progressistas.
Como diria Jorge Amado, "Sou brasileiro puro sangue". Eu nunca vivi fora dessa latinidade. Mas, eu diria que a sensação de satisfação e confiança em países nórdicos, saxônicos e anglófonos acontece quando se substitui a codependência pela interdependência nas relações.
É impossível estar 100% satisfeito num mundo tão desigual, sem se deixar abater pela realidade. Mas, tirando isso, digo que não posso absolutamente reclamar da minha condição.
Eu não acredito nessa de mais feliz do mundo, o ser humano é complicado e complexo de mais, felicidade é um estado mental passageiro, ninguém pode permanecer feliz o tempo todo ou por qualquer motivo, o ser humano está sempre procurando algo pra preencher o seu vazio existencial, o que eu considero como felicidade, pra mim é contentamento. Eu não sou uma pessoa feliz, mas eu me considero contente, contente por ter três refeições por dia, ter uma cama para dormir e um teto para se abrigar, eu acredito em momentos de felicidade, mas eu não acredito que o ser humano ou alguém seja feliz, por que a vida humana é complicada, complexa e as vezes dura, e para o finlandês que é um ser humano como qualquer um, não deve ser diferente.
Eu ouvi toda a matéria e a questão aqui não é Bolsonaro, Lula ou qualquer outro político. A questão aqui é o povo, porque o político não brota do nada, ele é do povo e eleito pelo povo da sua nação. Ela falou no alto grau de confiança e participação isso é cultural, não dá para comparar com nenhum outro lugar. Qual o grau de confiança que você tem com o outro: Vizinhos, amigos, parentes, colegas de trabalho e o mais difícil que é uma pessoa estranha? Ela mesmo disse que entrega um documento e não tem protocolo, porque ambos confiam no recebimento e na entrega é que o que foi solicitado será realizado. Para que isso aconteça a população contribui com o sucesso do sistema e participam ativamente para que o sistema dê certo. É cultural. Creio que o índice de satisfação está ligada a essa confiança mútua. Você sabe se perder sua carteira com todos os seus documentos, dinheiro e cartões será devolvido ou você tem um local onde possa com certeza absoluta de encontrar todos os seus pertences intactos. Isso deixa as pessoas mais tranquilas, leves e felizes. Fora que o sistema de governo é justo e auxilia quando há problemas. A base dessa nação é a confiança mútua e colaboração como um todo.
Entendo a Nádia muito muito bem! Eu morei na Akemanha, em Munique especificamentente, e fiquei lá exatamente por tudo que ela falou. A Alemanha tenho uma história mais complicada que a Finlândia por ser uum país responsável por duas guerras mundiais, e claro isso ainda reflete no país....mas do resto é bem agradável .
Eu não seria tão feliz lá devido ao frio. Sou uma pessoa solar, e de 0 a 10 , me considero 8 no quesito felicidade, vivendo no Brasil. Adoro viajar, conhecer novos lugares, hábitos e culturas mas não deixaria o Brasil.
3:50 Isso seria maravilhoso. No meu trabalho lido com sistemas de TI bugados e tenho que provar tudo que falo, com prints, tela, videos, etc. Gasto mais tempo provando que o sistema é um lixo do que trabalhando. Honestidade facilitaria absurdamente nossa vida.
Quando os europeus passam a morar no Brasil, são unanimes em afirmar que nunca se sentiram tão felizes quanto aqui. Isso é válido para os asiáticos também. Quando perguntados o porquê, a primeira resposta é o calor humano. O organismo que faz a pesquisa confunde bem estar (segurança) com estado de espírito (felicidade ou infelicidade).
No Brasil, fazem pouco mais de 100 anos, que abolimos a escravidão, as relações de trabalho ainda estão enraizadas nesse fato histórico, em relação as questões de cobranças e relações trabalhistas.
Tinha uma amiga que viveu lá em Helsinki, fomos vizinhas aqui no Brasil: eu fui pra Suíça e ela pra Finlândia. Ela partiu muito jovem mas não foi culpa do país que ela amava e estava integrada .
@@pikinikiverde7373 Olha que sei muito pouco sobre os costumes de outros Países no que se refere à igreja né 😃, fico mais feliz em saber que em Países onde a igreja não é fator predominante, o povo é mais racional e principalmente mais feliz 👍🏿
Com relação a saúde eu sinto a mesma coisa aqui no Canadá. Aqui se trata a doença, mas a prevenção fica a desejar. A menos que você saiba navegar o sistema.
Não podemos esquecer que este país tem histórico de enfrentar muitas ferozes guerras. Isto muda muito a visão do povo, nem sempre para melhor. Aqui no Brasil, o último prefeito dito socialista na cidade de São Paulo, portanto administrador da rede pública municipal de ensino, mantinha seus filhos estudando em escolas particulares.
Quanta hipocrisia! Nesse país, não somente na cidade de São Paulo, qualquer pai que tenha condições financeiras acima da média coloca seus filhos para estudar em uma escola particular. Ressalvado quando o filho está no "antigo segundo grau", aí caberia um Instituto Federal.
No Brasil é assim: insegurança no presente e no futuro, em todos os sentidos. No meu caso, isso é que corrói o prazer de morar no Brasil. Em relação à política, penso que o que temos aqui é reflexo direto da percepção do povo.
Tive a oportunidade de morar por duas vezes fora do Brasil, e foi quando tive parâmetros seguros que o melhor seria estar fora. Tentei por 10,meses mas infelizmente retornei. Hoje estou indo morar numa cidade pequena no interior fugindo da capital… segue a vida…
Países de maior índice de IDH ( os números indica a posição do ranking) são: 1 Noruega, 2 Suíça, 3 Irlanda, 4 Hong Kong, 5 Islândia, 6 Alemanha, 7 Suécia, 8 Austrália, 9 Holanda, 10 Dinamarca, 11 Singapura, 12 Finlândia todos eles com alto índice de ateísmo que várias de 55% a 70% de descrença se comparado a países mais religiosos, no caso vou listar os de 85% a 92% de católicos onde temos 84 Brasil, 107 Filipinas, 74 México, 83 Colômbia, 17 USA 79 Itália fica claro que estatisticamente os países com maior IDH tem altos índices de descrença comparado a países mais católicos. Na Europa que tem 50 países Itália se destacam em numero absolutos de católicos de uma lista extensa de países, com baixo IDH Itália esta em oitava posição de baixo para cima, ou seja dos 50 países europeus o IDH da Itália não é favorável a dizer que ser católico na Europa traz vantagens sociais. Me parece que seu deus prefere que os ateus Nórdicos tenham uma boa vida. Lembrando que este meu argumento é com base de artigos científicos que coletaram dados de IDH dos países ranqueadas pela ONU ou promovido por instituições de pesquisa privadas e públicas, anda que seja discutível como são feitas estas pesquisas elas são as únicas e mais completas sobre crença e descrença. Um exemplo de politicas inclusivas sem influência de crenças religiosos que promove a socialização é da Finlândia o único país do mundo que está em queda o número de desabrigados, enquanto o resto no mundo (tirando Japão) os desabrigados está em ascensão sendo que a Finlândia detém índice de descrença que chegou aos 70% entre adultos e 100% entre jovens até 30 anos de idade. Obs: Japão é o único que mantêm a mesma taxa de desabrigados faz alguns anos, eles conseguem dar abrigo para vários desabrigados porém sempre surge uma nova onda de desabrigados que faz com que eles mantêm os mesmos índices. Entre os países de maior IDH na África houve quase um empate técnico 7 são cristão e 6 são islâmicos, porem na região central da a grande maioria dos países são cristão e são os países de pior IDH. Eu não fiz uma pesquisa extensa sobre a África o pouco que fiz de fato dá a entender que sim, parece ser uma tendência. Ainda que os dados da África sejam mais escassos. Portanto não dá nem para dizer que ser católico ou cristão em geral traz vantagens sociais e econômicas nos países da África. Até nos países asiáticos o budistas se destacam em comparação ao catolicismo, o pais com pior IDH da Ásia é a Filipinas e único pais católico. O fato é que eu estou cansado de escutar de religiosos dizendo que ateísmo gera degeneração social. Se isso fosse verdade os países que tem IDH mais alto que são os nórdicos europeus 3 três asiáticos seriam os mais corruptos, teriam mais assassinatos, assaltos e desigualdade social, o que os padres e pastores e lideres religiosos dizem não correspondem aos fatos, eu fui pesquisar os dados estatísticos de vários países estou fazendo isso a semanas, e tudo indica o contrario que eles falam. Eu tenho algumas hipóteses porque estes pais com IDH alto são mais ateus. 1 Porque a maioria da população nestes países tem acesso a graduação e pós-graduação, com isso ele desenvolvem uma mente mais analítica sobre a crença e descrença. 2 Porque a carga de trabalho deles é menor, e eles tem mais tempo de leitura assim como foi comigo. 3 Por tem uma grande maioria com formação acadêmica tem mais senso critico para escolherem melhor os políticos mais apropriado a desenvolver seus países social e economicamente. Acreditar em alguma divindade é completamente irrelevante para a vida das pessoas, acreditar em divindades pode até ser prejudicial no sentido de perder tempo de vida acreditando em um livro de contos de fadas, esta perda de tempo poderia ser utilizado para: 1 dedicar mais tempo a família. 2 dedicar mais tempo ao trabalho. 3 dedicar mais tempo ao lazer. 4 dedicar mais tempo aos estudos para sua carreira profissional. 5 deixar de gastar dinheiro com crenças e utilizar para sua família, estudo e laser.
Bem, a comparação é cruel.... vivemos em um país dos mais violentos do mundo, com taxa de homicídio em nível de guerra civil, muitas guerras, massacres, opressões apagadas deliberadamente de nossa história, vários períodos de violenta ditadura militar com muita corrupção em toda a República (e antes disso só exploração e escravidão), com poucos momentos de democracia. Dá pra ser feliz com concidadãos passando fome? Nivel 2 na escala.
Espero que você passe logo no concurso. Desejo boa sorte. Independência financeira e saúde são os bens mais preciosos,, sendo que a independência financeira ajuda a melhorar a saúde física.
@@Explorador123 Mas eles nunca foram socialistas. O modelo de governo nórdico sempre esteve longe de ser socialista. São países com grande liberdade econômica e de mercado com mais de 100 posições à frente do Brasil, por exemplo. É justamente o oposto do socialismo mesmo levando o nome de social-democrata
Na Suíça os Coach são profissionais com experiência própria em uma determinada aérea que prestam serviços de informação, aconselhamento e alguns dão cursos , treinamentos etc. não sei se na Finlândia é assim.
Já tive essa discussão com um amigo sobre países nórdicos e é claro não tem corrupção violência quase perfeita mais como não existe lugar perfeito eles são frios nao são calorosos como os latinos um povo depressivo devido frio imagino fechados. Eles tem tudo que um país precisa pra ser bom financeiramente falando mais as pessoas podem ser felizes só que são frias não é atoa que os gringo fazem turismo sexual no Brasil devido nossas mulheres sendo que as deles são lindas mais são frias e nada calorosas. O povo latino no geral está cercado de problemas mais continuam fazendo festa sendo felizes alegres então você percebe o que falta em um tem no outro sem contar que as maiores taxas de suicídio são dos nórdicos. Resumindo eles são felizes com a sociedade que vivem que tudo funciona bem o governo distribui bem os impostos para melhoria do país agora como pessoa individualmente falando não sei se são mais felizes que povos latinos já que as taxas de suicídio dizem o contrário.
Ninguém quer povo caloroso não. Brasileiro fala alto, fofoca e é intrometido. Fora o materialismo. No Brasil você é o que você tem. Mil vezes os nórdicos.
Esse fenômeno paradoxal dos países eu tb vivi e presenciei muito na Suíça . Tb tem uma taxa altíssima de suicidio . Quem morou muitos anos lá senti se as vezes deslocado : no Brasil não tem ordem e nem progresso , na Suíça tem mas o preço que se paga é a espiritualidade . Conheci muitas pessoas ( latinas) que vivem de aparências , os psicólogos são lotados, as clínicas de recuperação tb e os psiquiatras lotados . Eu pessoalmente amo muito a Suíça por ter sido o país que me moldou na mulher que hoje sou , atualmente estou no Brasil, me sinto as vezes como uma gringa na terra natal . Principalmente no que diz respeito aos princípios de educação , saúde e segurança, estão muito em falta nessa sociedade Cearense. Tenho sorte de ter uma filha aqui, neta e alguns amigos que são minha reide de apoio. Meu grau de felicidade não tenho como medir pois a vida me ensinou a fazer sempre o melhor das situações e valorizar pequenos momentos de alegria, satisfação e laser.
@@pikinikiverde7373 Você concorda comigo na questão de se tudo funciona bem as pessoas entram numa apatia depressão penso isso sobre os nórdicos não tem o que reclamar aí vem o tédio e depressão
A DW produz semanalmente o podcast DW Revista. Ele é publicado às sextas-feiras pela manhã e coloca em perspectiva assuntos importantes para o debate público.
É possível ouvir o podcast pelo Spotify (bit.ly/3Dfw0tz), Deezer (bit.ly/2VD6iw2), iTunes (apple.co/3vyQ1tO), Google Podcasts (bit.ly/3jh7tHy), Google Assistente (bit.ly/41Pd53z) e Alexa (bit.ly/41MxfeB).
Os episódios também podem ser acessados por celulares ou tablets com sistema Android ou iOS por meio do Google Assistente.
O sentimento de união que ela descreve ao ver as crianças iguais é um sentimento que eu também senti quando morei na Dinamarca. A gente morando no Brasil não se dá conta da diferença que faz a gente ter sentimento de união, de pertencimento! A polaridade corroeu essa oportunidade há algum tempo, e a gente só se sente parte de grupos pequenos que parecem estar frequentemente lutando contra outros grupos. Eu tô generalizando, mas essa é minha visão a partir da minha visão depois de alguns anos de volta morando no Brasil.
Esse negócio de dar muito valor ao trabalho, mesmo que não vale nada ou se ganhe muito pouco é uma herança conservadora portuguesa. Trás alga que nem um burro e tá sempre na merda
Comentário excelente. Aqui não existe o pertencimento. Praticamente não gostamos um do outro. Tenho a impressão que tem piorado muito isso.
Um destaque da Finlândia é a educação de qualidade e também diferenciada daquela de concorrer como ratos, acredito que isso impacte muito na saúde psicológica na percepção de satisfação da simplicidade
Cidadania e social democracia, o q aqui os falsos puritanos chamariam de comunismo.
Também não há estímulo aos esquemas abusivos no trabalho, nem a paranoia da competitividade.
Olá, td bem? A Janteloven (ou Lei de Jante) é beeem anterior a Marx e o conceito de comunismo.
O país do heavy metal 🖤
Esse negócio de felicidade é errônea, a maioria dos nórdicos sofrem de depressão profunda e a taxa de suicídio é alta. O que os nórdicos sentem é satisfação e confiança com os serviços públicos oferecidos e o Estado que sempre é muito presente na vida das pessoas.
Exatamente o que ela disse.
Prefiro mil vezes um lugar assim, depressão não está no país e sim na pessoa, meu irmão teve depressão estando no Brasil
@@robertakerman O ser humano tem uma tendência biológica de se isolar mais em ambiente frio o que faz com que as chances de desenvolvimento de depressão sejam maiores.
Conheci pessoas que estiveram na Finlândia e entraram em depressão por causa do frio. Enfim, felicidade é algo muito pessoal.
Sim. É bom para quem nasceu e cresceu lá. Em outras palavras: Finlândia é para os finlandeses.
Concordo. Não me vejo sendo feliz num país onde é muito difícil fazer amizades, clima é 8 meses extremamente frio e não se ver a luz do sol por longos meses.
@@mundoeuniverso5123???
A falta de exposição ao sol gera baixos níveis de vitamina D, isso leva a uma forma de depressão. Hoje é comum nesses países tomar dose de vitamina sintética e luz artificial.
Assim tb é na Suíça . Vendo superficialmente esses países bem sucedidos financeiramente pode se dizer que „ as coisas funcionam „, não é o caso do Brasil onde com dinheiro está se num paraíso , assim é o senso de segurança … mas como alguém falou aqui nos comentários: „ o senso de felicidade não é para todos igual ! ( em todos os sentidos)! Não tem paraíso nessa terra.
A minha anda na escala de 3. Como tão bem descrito, não somos nada se não produzimos trabalho remunerado, embora exausta d tanto trabalhar. Devido a traumas e injustiças deste país, q formam ciclos q se repetem intermináveis. E atualmente sobrecarregada c cuidados c idoso, e sem perspectiva c amanhã. Um país muito duro especialmente c as mulheres, é o nosso.
Você traduziu muito bem a nossa situação🌺🌺
Estou estudando esse fenômeno e é muito triste.
A extrema direita piora o quadro com seus pastores dizendo que mulher é "ajudadora" e tirando delas toda a possibilidade de virar o jogo.
Infelizmente é verdade o que você disse .
Os filmes do Kaurismäki retratam uma outra face da Finlândia...
Essas pesquisas dependem sempre dos critérios de avaliação que são estabelecidos e normalmente são utilizados critérios de avaliação que favoreção os países supostamente mais desenvolvidos.
Estive na Finlândia várias vezes um país de gente fria que quase não mostra suas emoções, conversando com amigos finlandeses foram unânimes em reconhecer o alto grau de depressão que atinge grande parte da população, efeito colateral de solidão, isso sem falar no número absurdo de alcoólatras, portanto não conseguir ver tanta felicidade assim, mas sem dúvida nenhuma eles são uma sociedade muito bem organizada, com boa distribuição de renda e acesso de bens de consumo para a maioria, e isso é devido, assim como o resto da Escandinávia por conta de políticas públicas de bem estar social e os partidos políticos mais votados são os partidos de vies socialista progressistas.
Como diria Jorge Amado, "Sou brasileiro puro sangue". Eu nunca vivi fora dessa latinidade. Mas, eu diria que a sensação de satisfação e confiança em países nórdicos, saxônicos e anglófonos acontece quando se substitui a codependência pela interdependência nas relações.
É impossível estar 100% satisfeito num mundo tão desigual, sem se deixar abater pela realidade. Mas, tirando isso, digo que não posso absolutamente reclamar da minha condição.
Bem dito .
Enquanto pobre tiver filho isso sempre vai acontecer.
Sucesso Nadja!
Eu não acredito nessa de mais feliz do mundo, o ser humano é complicado e complexo de mais, felicidade é um estado mental passageiro, ninguém pode permanecer feliz o tempo todo ou por qualquer motivo, o ser humano está sempre procurando algo pra preencher o seu vazio existencial, o que eu considero como felicidade, pra mim é contentamento. Eu não sou uma pessoa feliz, mas eu me considero contente, contente por ter três refeições por dia, ter uma cama para dormir e um teto para se abrigar, eu acredito em momentos de felicidade, mas eu não acredito que o ser humano ou alguém seja feliz, por que a vida humana é complicada, complexa e as vezes dura, e para o finlandês que é um ser humano como qualquer um, não deve ser diferente.
Excelente programa.
Aposto que lá não tem nenhum bolsonaro.
Nem lule
E nenhum ex-presidiário no poder
Nenhum político daqui
Nem o Molusco 🦑
Eu ouvi toda a matéria e a questão aqui não é Bolsonaro, Lula ou qualquer outro político. A questão aqui é o povo, porque o político não brota do nada, ele é do povo e eleito pelo povo da sua nação. Ela falou no alto grau de confiança e participação isso é cultural, não dá para comparar com nenhum outro lugar. Qual o grau de confiança que você tem com o outro: Vizinhos, amigos, parentes, colegas de trabalho e o mais difícil que é uma pessoa estranha?
Ela mesmo disse que entrega um documento e não tem protocolo, porque ambos confiam no recebimento e na entrega é que o que foi solicitado será realizado. Para que isso aconteça a população contribui com o sucesso do sistema e participam ativamente para que o sistema dê certo. É cultural. Creio que o índice de satisfação está ligada a essa confiança mútua. Você sabe se perder sua carteira com todos os seus documentos, dinheiro e cartões será devolvido ou você tem um local onde possa com certeza absoluta de encontrar todos os seus pertences intactos. Isso deixa as pessoas mais tranquilas, leves e felizes. Fora que o sistema de governo é justo e auxilia quando há problemas. A base dessa nação é a confiança mútua e colaboração como um todo.
Entendo a Nádia muito muito bem!
Eu morei na Akemanha, em Munique especificamentente, e fiquei lá exatamente por tudo que ela falou.
A Alemanha tenho uma história mais complicada que a Finlândia por ser uum país responsável por duas guerras mundiais, e claro isso ainda reflete no país....mas do resto é bem agradável .
Eu não seria tão feliz lá devido ao frio. Sou uma pessoa solar, e de 0 a 10 , me considero 8 no quesito felicidade, vivendo no Brasil. Adoro viajar, conhecer novos lugares, hábitos e culturas mas não deixaria o Brasil.
Um apartamento de 60 metros no centro de Lisboa custa mais que isso. Achei que ai seria bem mais caro. E por aqui o salário mínimo é de 800 euros.
3:50 Isso seria maravilhoso. No meu trabalho lido com sistemas de TI bugados e tenho que provar tudo que falo, com prints, tela, videos, etc. Gasto mais tempo provando que o sistema é um lixo do que trabalhando. Honestidade facilitaria absurdamente nossa vida.
Quando os europeus passam a morar no Brasil, são unanimes em afirmar que nunca se sentiram tão felizes quanto aqui. Isso é válido para os asiáticos também. Quando perguntados o porquê, a primeira resposta é o calor humano. O organismo que faz a pesquisa confunde bem estar (segurança) com estado de espírito (felicidade ou infelicidade).
A felicidade está na coisas simples da vida 🙂
No Brasil, fazem pouco mais de 100 anos, que abolimos a escravidão, as relações de trabalho ainda estão enraizadas nesse fato histórico, em relação as questões de cobranças e relações trabalhistas.
Pode ter certeza que lá não deve ter muita igreja 😁. Porque se tiver duvido que sejam tão felizes assim ☺️
Certeza que não tem igreja.
Tinha uma amiga que viveu lá em Helsinki, fomos vizinhas aqui no Brasil: eu fui pra Suíça e ela pra Finlândia. Ela partiu muito jovem mas não foi culpa do país que ela amava e estava integrada .
Sim queria falar que não mesmo muitas igrejas no geral na Europa . O povo é muito racional e acredita na força do trabalho e principalmente no Money.
@@pikinikiverde7373
Olha que sei muito pouco sobre os costumes de outros Países no que se refere à igreja né 😃, fico mais feliz em saber que em Países onde a igreja não é fator predominante, o povo é mais racional e principalmente mais feliz 👍🏿
@@pikinikiverde7373sim eles não colocam culpa em igreja
Acabei de olhar minha conta bancária e veio a depressão 😢, não que dinheiro seja tudo, mas tem sua importância.
"Dinheiro não é tudo mas tudo precisa de dinheiro" - Warren buffer
Capital do Heavy Metal. 🤘 🖤
Com relação a saúde eu sinto a mesma coisa aqui no Canadá. Aqui se trata a doença, mas a prevenção fica a desejar. A menos que você saiba navegar o sistema.
Sem feijoada ninguem pode ser completamente feliz
Não podemos esquecer que este país tem histórico de enfrentar muitas ferozes guerras. Isto muda muito a visão do povo, nem sempre para melhor. Aqui no Brasil, o último prefeito dito socialista na cidade de São Paulo, portanto administrador da rede pública municipal de ensino, mantinha seus filhos estudando em escolas particulares.
Quanta hipocrisia! Nesse país, não somente na cidade de São Paulo, qualquer pai que tenha condições financeiras acima da média coloca seus filhos para estudar em uma escola particular. Ressalvado quando o filho está no "antigo segundo grau", aí caberia um Instituto Federal.
O ideal seria entrevistar um nativo da Finlândia.
No Brasil é assim: insegurança no presente e no futuro, em todos os sentidos. No meu caso, isso é que corrói o prazer de morar no Brasil. Em relação à política, penso que o que temos aqui é reflexo direto da percepção do povo.
Prazer em morar no Brasil? Eu nunca tive desde que me entendo por gente
Tive a oportunidade de morar por duas vezes fora do Brasil, e foi quando tive parâmetros seguros que o melhor seria estar fora. Tentei por 10,meses mas infelizmente retornei. Hoje estou indo morar numa cidade pequena no interior fugindo da capital… segue a vida…
@@claudiocalasans3221 eu só tenho um sentimento pelo Brasil e esse sentimento é de nojo, e nada mais
@robertakerman compreendo perfeitamente
Países de maior índice de IDH ( os números indica a posição do ranking) são: 1 Noruega, 2 Suíça, 3 Irlanda, 4 Hong Kong, 5 Islândia, 6 Alemanha, 7 Suécia, 8 Austrália, 9 Holanda, 10 Dinamarca, 11 Singapura, 12 Finlândia todos eles com alto índice de ateísmo que várias de 55% a 70% de descrença se comparado a países mais religiosos, no caso vou listar os de 85% a 92% de católicos onde temos 84 Brasil, 107 Filipinas, 74 México, 83 Colômbia, 17 USA 79 Itália fica claro que estatisticamente os países com maior IDH tem altos índices de descrença comparado a países mais católicos.
Na Europa que tem 50 países Itália se destacam em numero absolutos de católicos de uma lista extensa de países, com baixo IDH Itália esta em oitava posição de baixo para cima, ou seja dos 50 países europeus o IDH da Itália não é favorável a dizer que ser católico na Europa traz vantagens sociais.
Me parece que seu deus prefere que os ateus Nórdicos tenham uma boa vida. Lembrando que este meu argumento é com base de artigos científicos que coletaram dados de IDH dos países ranqueadas pela ONU ou promovido por instituições de pesquisa privadas e públicas, anda que seja discutível como são feitas estas pesquisas elas são as únicas e mais completas sobre crença e descrença.
Um exemplo de politicas inclusivas sem influência de crenças religiosos que promove a socialização é da Finlândia o único país do mundo que está em queda o número de desabrigados, enquanto o resto no mundo (tirando Japão) os desabrigados está em ascensão sendo que a Finlândia detém índice de descrença que chegou aos 70% entre adultos e 100% entre jovens até 30 anos de idade. Obs: Japão é o único que mantêm a mesma taxa de desabrigados faz alguns anos, eles conseguem dar abrigo para vários desabrigados porém sempre surge uma nova onda de desabrigados que faz com que eles mantêm os mesmos índices.
Entre os países de maior IDH na África houve quase um empate técnico 7 são cristão e 6 são islâmicos, porem na região central da a grande maioria dos países são cristão e são os países de pior IDH.
Eu não fiz uma pesquisa extensa sobre a África o pouco que fiz de fato dá a entender que sim, parece ser uma tendência. Ainda que os dados da África sejam mais escassos. Portanto não dá nem para dizer que ser católico ou cristão em geral traz vantagens sociais e econômicas nos países da África.
Até nos países asiáticos o budistas se destacam em comparação ao catolicismo, o pais com pior IDH da Ásia é a Filipinas e único pais católico.
O fato é que eu estou cansado de escutar de religiosos dizendo que ateísmo gera degeneração social. Se isso fosse verdade os países que tem IDH mais alto que são os nórdicos europeus 3 três asiáticos seriam os mais corruptos, teriam mais assassinatos, assaltos e desigualdade social, o que os padres e pastores e lideres religiosos dizem não correspondem aos fatos, eu fui pesquisar os dados estatísticos de vários países estou fazendo isso a semanas, e tudo indica o contrario que eles falam.
Eu tenho algumas hipóteses porque estes pais com IDH alto são mais ateus.
1 Porque a maioria da população nestes países tem acesso a graduação e pós-graduação, com isso ele desenvolvem uma mente mais analítica sobre a crença e descrença.
2 Porque a carga de trabalho deles é menor, e eles tem mais tempo de leitura assim como foi comigo.
3 Por tem uma grande maioria com formação acadêmica tem mais senso critico para escolherem melhor os políticos mais apropriado a desenvolver seus países social e economicamente.
Acreditar em alguma divindade é completamente irrelevante para a vida das pessoas, acreditar em divindades pode até ser prejudicial no sentido de perder tempo de vida acreditando em um livro de contos de fadas, esta perda de tempo poderia ser utilizado para:
1 dedicar mais tempo a família.
2 dedicar mais tempo ao trabalho.
3 dedicar mais tempo ao lazer.
4 dedicar mais tempo aos estudos para sua carreira profissional.
5 deixar de gastar dinheiro com crenças e utilizar para sua família, estudo e laser.
Bem, a comparação é cruel.... vivemos em um país dos mais violentos do mundo, com taxa de homicídio em nível de guerra civil, muitas guerras, massacres, opressões apagadas deliberadamente de nossa história, vários períodos de violenta ditadura militar com muita corrupção em toda a República (e antes disso só exploração e escravidão), com poucos momentos de democracia. Dá pra ser feliz com concidadãos passando fome? Nivel 2 na escala.
Mas o ideal era que tivessem conversado com um filandêz.
De 0 a 10 o meu nível de felicidade é 2😢
Não tem nenhum político brasileiro. Esse é o segredo.
Ou o povinho ne? E olha que sou bem atento a síndrome do cachorro vira-lata, mas os politicos e o povo são idênticos.
4 pq no momento eu estou um pouco mais feliz. Se não seria bem menor.
Pagam o mesmo valor de aluguel de Lisboa mas ganham em média 3x mais que em Portugal...
Evangelho, liberdade econômica, vizinhos e amigos com QI alto igualmente, frio, segurança
E sabemos que lá não tem essa de estado mínimo, é presença real do estado, são altos impostos... é ESTADO SOCIAL!!!
4, possibilidade de chegar a 7 se eu passar no concurso.😮
Espero que você passe logo no concurso. Desejo boa sorte. Independência financeira e saúde são os bens mais preciosos,, sendo que a independência financeira ajuda a melhorar a saúde física.
@@silmapereira9952 e a saúde mental também
A música de fundo incomoda muito…pelo menos a mim
Tá um 4,5
Essas pesquisas indicam que a felicidade está nos países com governos socialistas. Doa a quem doer
A centro-direita venceu as eleições na Finlândia e deixou de ser um governo social-democrata.
qdo? @@matheusmesquita17
@@matheusmesquita17antes disso o país ainda era o mais feliz.
@@Explorador123 Mas eles nunca foram socialistas. O modelo de governo nórdico sempre esteve longe de ser socialista. São países com grande liberdade econômica e de mercado com mais de 100 posições à frente do Brasil, por exemplo. É justamente o oposto do socialismo mesmo levando o nome de social-democrata
@@matheusmesquita17Tá certo, Não são socialistas, mas são social-democratas.
4
Que história é essa, pelo que eu sei ele um país de Álcolatras, fogem da?realidade
Responderam o questionário alcolizados kkkkk
¿Como que? Se são felizes são péssimos em demonstrar felicidade, o melhor desse país são saunas mistas onde vemos pessoas peladas
Esqueceu de falar que 69% é Cristão.
🤔
Como alguém pobre nesse país eu me considero 1/10 na escala de felicidade, e esse 1 vem de ter coisas básicas pra sobreviver.
E no entanto tem celular ou computador e internet para ver e postar comentários. Coisas básicas para sobreviver no meu conceito são outras.
@@drac124 a pronto, um fiscal de pobre.
Sao tão feliz ,porque eles se imigram para outros países?
3
Teve vários governos de esquerda
Que bom, mas prefiro a China.
1 😢
Viva o socialismo da Finlândia 👏🏻👏🏻 quiçá o Bradul chegue a esse patamar... 🙏🏻
Mais feliz do mundo é o Butão.
DW façam uma matéria sobre Porque Brasileiros NAO CONSEGUEM SE APOSENTAR DEADE GESTAO DE BOLSONARO NO BRASIL???????
ATÉ O MOMENTO CONTINUAM NAS FILAS.
“Profissional Coach”…..faz o que mesmo ? Uma espécie de Pablo Marcal da Finlândia? 😂
Na Suíça os Coach são profissionais com experiência própria em uma determinada aérea que prestam serviços de informação, aconselhamento e alguns dão cursos , treinamentos etc. não sei se na Finlândia é assim.
ela explicou
Até a russia chegar............
Só lembrando que é um dos povos mais racistas da Europa...
Já tive essa discussão com um amigo sobre países nórdicos e é claro não tem corrupção violência quase perfeita mais como não existe lugar perfeito eles são frios nao são calorosos como os latinos um povo depressivo devido frio imagino fechados.
Eles tem tudo que um país precisa pra ser bom financeiramente falando mais as pessoas podem ser felizes só que são frias não é atoa que os gringo fazem turismo sexual no Brasil devido nossas mulheres sendo que as deles são lindas mais são frias e nada calorosas.
O povo latino no geral está cercado de problemas mais continuam fazendo festa sendo felizes alegres então você percebe o que falta em um tem no outro sem contar que as maiores taxas de suicídio são dos nórdicos.
Resumindo eles são felizes com a sociedade que vivem que tudo funciona bem o governo distribui bem os impostos para melhoria do país agora como pessoa individualmente falando não sei se são mais felizes que povos latinos já que as taxas de suicídio dizem o contrário.
Ninguém quer povo caloroso não. Brasileiro fala alto, fofoca e é intrometido. Fora o materialismo. No Brasil você é o que você tem.
Mil vezes os nórdicos.
Esse fenômeno paradoxal dos países eu tb vivi e presenciei muito na Suíça . Tb tem uma taxa altíssima de suicidio . Quem morou muitos anos lá senti se as vezes deslocado : no Brasil não tem ordem e nem progresso , na Suíça tem mas o preço que se paga é a espiritualidade . Conheci muitas pessoas ( latinas) que vivem de aparências , os psicólogos são lotados, as clínicas de recuperação tb e os psiquiatras lotados . Eu pessoalmente amo muito a Suíça por ter sido o país que me moldou na mulher que hoje sou , atualmente estou no Brasil, me sinto as vezes como uma gringa na terra natal . Principalmente no que diz respeito aos princípios de educação , saúde e segurança, estão muito em falta nessa sociedade Cearense. Tenho sorte de ter uma filha aqui, neta e alguns amigos que são minha reide de apoio. Meu grau de felicidade não tenho como medir pois a vida me ensinou a fazer sempre o melhor das situações e valorizar pequenos momentos de alegria, satisfação e laser.
@@pikinikiverde7373 Você concorda comigo na questão de se tudo funciona bem as pessoas entram numa apatia depressão penso isso sobre os nórdicos não tem o que reclamar aí vem o tédio e depressão
@@Nikki-vq2lt concordo demais contigo
@@Nikki-vq2ltfalou tudo👏👏
Que papo mais promoção-própria. Meio entre fora do tema, narcisista e carona, com um toque de viralatismo.
Ja sei, o PT nao esta la.kkkkk
E na Finlandia nao precisa de voto fazendo show da Madonna para apoiar o governo.
Comunistas!!!
Vc só fala e não mostra nada