Poxa, entendo quase nada de mercado financeiro. Mas kobori é fora de série com seus vídeos e tem o prazer de ensinar. Parabéns! Isso me encanta. Abraço, mestre.
A justiça brasileira é o mecanismo maior de proteção do devedor aos seus credores, com exceção da trabalhista, onde o viés dos magistrados selecionados parece resultar em regra na extinção de empresas com a perseguição dos empregadores.
Volto a dizer: se é rombo não está registrado no Balanço. Esses valores não foram registrados... houve maquiagem do Balanço... não reconheceram os juros e correções de anos anteriores. Ou registraram os juros e correções a débito da conta fornecedores, assim como os valores repassados pelo banco a débito da conta fornecedores. Se foi isso ocorreu um erro crasso.
Seria um erro ou uma omissão dolosa??? Se houvesse o registro de maneira regular, a AMER3 já não estaria sendo negociada em valores bem mais baixos a tempos? Lembrando que há divulgação (pendente de confirmação) que controladores venderam próximo a R$ 300 milhões de suas ações em Setembro de 2022. Ainda, considerando que o "erro de balancete" vem ocorrendo a mais de 5 anos (no mínimo), no Folow on de 2019 teriam captado 7,8 Bi no mercado se os balancetes informassem corretamente?? Por fim, será que o Lemann e cia não sabiam de nada ???
Opa, olá amigo. Tô até agora tentando entender o lançamento que fizeram pra causar esse rombo. Conseguiria simular um caso aqui com débitos e créditos?
A questão que se impõe é: Como o ex-Ceo da empresa Americanas constatou tal irregularidade contábil em tempo recorde, e a auditoria interna e/ou externa realizada na Empresa não. Outra questão; em termos de investimento, tem como o investidor confiar nos dados contábeis divulgados pelas Empresas. Será que a contabilidade tal como é feita no Brasil espelha a real situação das Empresas.
Talvez a contabilidade espelha o que os "manda chuvas" querem independente de ser real ou não. Brasil é o país da impunidade, exemplos que não faltam, a começar pelo representante do "povo."
@@sandroracer2925 Verdade, o que esperar de um país onde o chefe dos maiores escândalos de corrupção da história saiu da cadeia e foi “eleito”. O Brasil não corre o menor risco de dar certo, infelizmente!
A Lei das S.A. número 6.404 de 1976 e a Lei 11.638 de 2007, especifica muito bem a classificação das contas contábeis e as normas do Conselho Federal de Contabilidade. Se fosse nos Estados Unidos, todos estariam presos.
Este Conselho tá devendo muito serviço. Pro contador só resta declarações e mais declarações por parte da RFB e o trabalho mesmo que o profissional deveria fazer, fica em último plano. Coitado do empreendedor, que paga está conta, sem saber.
O que ninguem comentou até agora e acho extremamente relevante é porque as auditorias independentes não apontaram esse problema? Incompetência? Para mim essas auditorias deveriam ser investigadas e se for o caso punidas.
Para mim o cerne da questão é simples. Pedalaram no balaço para superestimar o valuation e conseguir movimentar capital de giro, consequentemente a empresa conseguia ter acesso a financiamento de bancos com taxa de juros mais baratas . Obs perfil de dívida bruta, dívida líquida e ebtida é frequente usado na precificação de risco. Fizeram isso durante anos a fio até a bomba estourar. Outra obs: diretores fizeram venda de participação antes do meu ocorrido, logo tinha sem ciência das pedaladas no balanço.
Excelente vídeo professor. Informações mais confiáveis da Internet. Análise sólida, desapaixonada e quando o senhor faz suas deduções deixa bem explícito que essa parte não são os fatos. Por isso seu canal é o melhor sobre o assunto. Muito obrigado, aprendo bastante por aqui.
Год назад
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo e pelo reconhecimento. Forte abraço!
Se a empresa fosse de um empresário pequeno seria fraude contábil, mas como é de um mega empresário tudo vai ser verificado e no fim vai pegar empréstimo no BNDS.
Só não entendo o motivo de ninguém chamar a público para explicar o ocorrido os executivos das gestões antecedentes, visto que parecem ser os reais envolvidos na questão. Parabéns pela excelente explanação professor!
@@pedrohoracio8300 Exatamente, bilionários podem cometer fraudes financeiras (desde que não envolva políticos) e mesmo assim ficarem tranquilos. Esse pedido ao juíz carioca não foi pensando na empresa e sim no patrimônio deles. Não vai dar em nada infelizmente.
Exatamente, como a auditoria não pegou esse erro. Qual a responsabilidade deles agora. Vi que a Black Rock está comprada e nem eles viram antes de investir. Isso e demais informações que o JK repassou só me leva a crer que não estava contabilizado.
Parabéns pela 'aula' dada. Embora, eu não tenha muito conhecimento contábil, consegui entender muito bem os todos os pontos básicos desse imbróglio todo!
Ótimo video Kobori, os Brasileiros precisam de mais pessoas como você, porém eu quero ter acesso ao Livro diário da Empresa...rsrs posso fazer até a pericia contábil para Americanas de graça!!! Grande abraço continue com os videos, ganhou mais um inscrito! 😊👍
Год назад+1
Muito obrigado pelo reconhecimento, Michel. Seja bem-vindo. Forte abraço!
Com as informações confusas que estão disponíveis por enquanto, suas explicações foram bem elucidativas sobre este imbróglio. Parece ter havido uma contabilidade criativa aí. Torço pela recuperação desta grande empresa, é muito triste uma falência, pois junto vão milhares de empregos.
O patrimonio líquido cobre a dívida. Eles pegavam os produtos, 5 bilhões, vendiam por 5 bilhoes e lançavam contra os fornecedores o valor da venda, 5 bilhões. Fechou. Só ficava a dívida pois quem pagava os fornecedores era o banco. Houve um mal entendido, não tem rombo, se tivesse não seria tão grande.
Obrigado pelas explicações e comentários. Assisti, no próprio RUclips, um vídeo com trechos de uma conferência, realizada na manhã de 12/1 e organizada por uma conhecida instituição financeira, na qual, em determinado momento, o ex-CEO disse que, salvo erro, ele e o ex-CFO não viram, em nenhum momento, o tal valor da discórdia ser identificado como dívida nas cartas de circularização encaminhadas às instituições financeiras. Isso também não é estranho? Outra coisa que chamou a minha atenção é que, na leitura da ITR /DFP do 3º trimestre/22, disponível no sítio de RI, há menção sobre o papel da plataforma financeira digital da companhia na manutenção do programa de antecipação à fornecedores com "caixa próprio". E, em outro ponto, destaca o volume financeiro concedido pelo marketplace de crédito daquela plataforma, com uma observação, entre parênteses, de "sem risco de crédito para a companhia". Será que uma compreensão melhor do problema se estende por ali?
Era o sonho de pagar muito tributo com os lucros superestimados, da sucumbência do passivo… Pensa o impacto na contabilidade fiscal e o comparativo trabalhoso se a Receita também se interessar O que derrepente não pode aparecer ou sumir nessa nova auditoria heim.. de tirar o chapéu a volta que tão dando pra alcançar negócios.. quero ver a justiça pedir os contratos de renegociação (6-7 anos) que esses credores devem ter feito muitos aditamentos pra ficarem sem receber por tanto tempo
Prof. KOBOURI não tenho ações da Americanas, mas fico muito feliz de saber que nesses momentos de notícias "b@ombas" podemos contar com o entendimento de um especialista como você.
Год назад
Muito obrigado pelo reconhecimento, Roger. Forte abraço!
José Kodore obrigado por decifrar mais esse embrolio, diante de tantos riscos e manipulação do mercado, só o prof. Para fazer essa leitura tão didática. Tu é Top.
Год назад
Muito obrigado pelo reconhecimento, Johnny. Forte abraço!
Ótimo vídeo professor. Pelo visto vamos ter de aguardar a auditoria externa para saber o tamanho do problema. O que parece certo, é que o problema de lançamento errado das informações nos demonstrativos tem mais de 7 anos, e ninguém quis trazer a publico antes.
Obrigado pelo vídeo. Descobri o canal pelo RUclips me recomendando e você soube explicitar bem os mecanismos e as notícias sobre o caso Americanas. Já me inscrevi no canal justamente por essa qualidade em apresentar o mundo financeiro de forma didática.
Год назад
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo, Lucas. Seja bem-vindo. Forte abraço!
Muito interessante. O caso da Americanas se enquadra perfeitamente aos meus estudos em contabilidade. Em especial o CPC 23, CPC do evento subsequente, e o impacto disso na DMPL e na D.R.E Parabéns pelo vídeo! Excelente conteúdo
Год назад+1
Muito obrigado pelo reconhecimento, Joao. Forte abraço!
E é relativo, porque o Magazine Luíza teve uma situação de perda de confiabilidade após publicação dos últimos resultados, mas recuperou parte da confiabilidade após os investidores ter ciência das altas disponibilidades do caixa e a situação do PL
Recorrer ao inpairmant parece mostrar um sério desespero da empresa, o que parece refletir mesmo a situação altamente negativa da empresa. Os profissionais contábeis da empresa devem estar sofrendo muito neste momento. Até o CFC já manifestou que quer esclarecimento da contabilização
Bom dia, professor Kobori! A experiência do senhor lhe trouxe olhos de águia....rsrs! Também achei contraditório as declarações dele. Obrigado pelo conhecimento compartilhado! Abraço.
Год назад
Muito obrigado pelo reconhecimento, Junior. Forte abraço!
A salvação dela pelo jeito vai ser só o governo ajudando e muito, o rombo é muito estratosférico mesmo pra caras como o Lemann, Sicupira e Telles. Fora que é uma empresa de varejo com margem de lucro baixa, sem diferencial relevante e com muitos concorrentes, não valeria muito apena arriscar as suas fortunas pra recuperar essa bomba.
Isso que eu fico pensando, será mesmo que esses Bilionários não se fazem a mesma pergunta ? "Vale a pena eu arriscar parte do meu patrimônio tentando salvar essa empresa sem a garantia que ela vai voltar a dar lucro como dava há décadas atrás?" Quem é louco de arriscar bilhões com o risco de não ter nem milhões em retorno ?? Tem coisas que não fazem sentido !
Conteúdo excelente e com a profundidade necessária àqueles que buscam entender realmente esses fatos. Muito obrigado por compartilhar o conhecimento professor Kobori!
Год назад
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo, André. Forte abraço!
Parabens pelo conteudo do canal e pela clareza nas explicacoes. Aproveitando, tendo em vista um possivel "erro" no balanço cabe a abertura de processo contra a empresa por parte de pessoas fisicas visando reparacao do prejú com a queda no preço das acoes ?
Professor José Kobori, uma Referência e O Diferencial, para nós, nesse Mundo em que abundam 'entendidos', suas opiniões são VERDADEIRAS AULAS, SEMPRE, para quem pretende fugir dos lacradores e dos achismos. Grato, mais uma vez.
Год назад
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo, Agnaldo. Forte abraço!
.COM certeza. os maiores donos sabia e desviaram dinheiro. há mais de 25 anos uma empresa.que fabricava ônibus faliu .porém antes de falir os donos compraram muitos kg de ouro. Os credores.que ficaram a ver navios.
Professor, no Fato Relevante do dia 12 as 14h existe um outro link de vídeo: A teleconferência do BTG. Esse que vc usou é um resumo pois eles não gravaram o início da teleconf. No minuto 20:25 ele explica pq não estão os 16bi na conta fornecedor.
Ibovespa tá profissionalizando, todo ano tem uma empresa com rombo fiscal escondido, nessas horas certo tá o tiozão da poupança, pode ser perda fixa mas melhor que perda variável igual Ibovespa.
Ao que parece, ele fez uma estimativa da dívida, mas não sabia dizer ao certo quanto seria exatamente, não sei dizer se ele não conferiu cada papel até a mesma data dos auditores, mas pelo que eu sei, eles pareceram fazer um trabalho mais completo.
Enquanto isso SE não me engano Americanas era classificada como AA , não tenho Ações nem Debêntures da Empresa mas novamente temos que questionar essas empresas de Auditoria e classificação de Risco. Como diz Barsi : Varejo é complicado....os Diretores que por ¨mera coincidência ¨venderam as Ações pouco antes da descoberta do ¨descompassso Contabil ¨serão exemplarmente punidos?
Talvez e CEO tenha se confundido. Naquela parte acho que ele queria dizer que como os 4 5 que estão em fornecedores os 16 também estão lá, ao invés de estarem na dívida bancária. Agora os "redutores" aí ficou estranho.
Gostei muito a sua clareza... quanto a clareza do CEO, acho que ele segue o lema do gato garfield: Se não tem como convencer confunda-os. Kkkkk. AGRADEÇO SUA AULA PROFESSOR
Год назад
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo, Ricardo.. Forte abraço!
Quero ver a posição da PWC. É impossível a auditoria não questionar 20bi. Sou ex-EY, trabalhei com empresas gigantescas e sei como funciona o processo de auditoria. O gato subiu no telhado.
Prof. Kobori, bom dia. Excelente! A combinação dos dois vídeos postados contribui para um melhor entendimento, ainda inicial, do caso Americanas... Mas, tecnicamente, para aqueles que investem em renda variável, um alerta de que não basta escolher uma empresa/ação, por afeição, fama, valor descontado etc. Precisamos ser mais cautelosos e, além de uma profundidade técnica, escolher a quem seguir e ouvir os conhecimentos e comentários publicados. Agradeço, por mim e, certamente, por muitos outros que foram acrescentandos, em outras palavras, abençoados e edificados, pelos seus conhecimentos compartilhados conosco. Parabéns Professor e que DEUS te abençoe e prospere, por Cristo Jesus. José Ribas
Год назад
Muito obrigado pelo reconhecimento, José. Forte abraço!
Eu não entendi uma coisa: se a tese de que todo o problema foi "só" o lançamento errado em "Fornecedores" ao invés de "Empréstimos e financiamentos", então, por que em Fornecedores só tem 5 bilhões e não (pelo menos) 20 bilhões?
O problema deste rolo contabil são as covenants de empréstimos, que ao serem violadas podem provocar a antecipação de dividas vincendas e que para proteção da propria empresa, provocar pedido de recuperação judicial ate uma solucao que deva vir por alguma forma de capitalização. Ou seja...
Professor, a empresa não faz a conciliação da conta fornedores? Por que a auditoria não colocou em notas explicativas uma observação se referindo a esta movimentação da empresa? A contabilidade só registra os fatores econômicos da empresa e o resultado é as ações dos responsáveis pela gestão da empresa. Na minha opinião este balanço da lojas americanas não é confiável.
Год назад
Alan, Envie sua pergunta para o JKCAST, o número do Whatsapp é (61) 98117 0005. Forte abraço!
Boa tarde, muito boa a sua exposição professor. Continuo a dizer.... está situação é mais complexa do que aparenta ser....e ao meu ver têm impactos a nível fiscal. Isto porque ao antecipar o pagamento de faturas via financiamento bancário isto terá um preço ( juros- custo do dinheiro no tempo).... Então sugem as seguintes questões: Como registaram os juros deste financiamento? Quando é que reduziram a conta fornecedor: a) no momento do financiamento bancário... b) na data de vencimento da dita fatura, sendo que o mesmo já havia sido pago pelo banco? Por enquanto deixo essas questões em aberto.
No eua a GM recebeu 13 bilhões do governo, a empresa é privada porem tem quase 200 mil funcionários diretos e indiretos acho que o governo precisa olhar esse acontecimento
Não vencimento antecipado a divida de credores divida com fornecedores era colocada como valores entao não mostrava a credores a real situação de penuria da americanas mas não entendo é os diretores venderem posições e a auditoria ? era uma das grandes qual responsabilidade desta
O estoque das vendas online das Americanas ñ é da loja, e sim dos Selles que anunciam lá, então só se reposição de estoque for para as lojas físicas. Nós temos o produto, nós enviamos rapidamente, e pagamos um percentual da nossa venda para a Americanas.
E onde está o tão falado "xerife do mercado"? Pra que serve a CVM afinal, se ela é um órgão totalmente omisso e incompetente na defesa dos pequenos investidores? Na minha opinião, a CVM deveria passar um processo de total reformulação de sua composição e do seu papel de defesa dos pequenos acionistas.
É a dívida de Schrodinger, ela está e não está no balanço ao mesmo tempo.
kkkkkkkkkkkkk, essa foi boa
Hahahaha
Contabilidade quântica...nova tendência aí
o mesmo vale para a empresa... está morta e está viva ao mesmo tempo... kkkkkkkkkkkk
kkkkk excelente..
Poxa, entendo quase nada de mercado financeiro. Mas kobori é fora de série com seus vídeos e tem o prazer de ensinar. Parabéns! Isso me encanta. Abraço, mestre.
A justiça brasileira é o mecanismo maior de proteção do devedor aos seus credores, com exceção da trabalhista, onde o viés dos magistrados selecionados parece resultar em regra na extinção de empresas com a perseguição dos empregadores.
Ótima aula com estudo de caso de MBA de Financas e gratuita! Parabéns professor!
Muito obrigado pelo reconhecimento, Bruno.
Forte abraço!
Volto a dizer: se é rombo não está registrado no Balanço. Esses valores não foram registrados... houve maquiagem do Balanço... não reconheceram os juros e correções de anos anteriores. Ou registraram os juros e correções a débito da conta fornecedores, assim como os valores repassados pelo banco a débito da conta fornecedores. Se foi isso ocorreu um erro crasso.
Basicamente contrataram um mágico de um contador que fez algum milagre.
Seria um erro ou uma omissão dolosa???
Se houvesse o registro de maneira regular, a AMER3 já não estaria sendo negociada em valores bem mais baixos a tempos?
Lembrando que há divulgação (pendente de confirmação) que controladores venderam próximo a R$ 300 milhões de suas ações em Setembro de 2022.
Ainda, considerando que o "erro de balancete" vem ocorrendo a mais de 5 anos (no mínimo), no Folow on de 2019 teriam captado 7,8 Bi no mercado se os balancetes informassem corretamente??
Por fim, será que o Lemann e cia não sabiam de nada ???
Opa, olá amigo. Tô até agora tentando entender o lançamento que fizeram pra causar esse rombo. Conseguiria simular um caso aqui com débitos e créditos?
Mas está registrado apenas trocaram o a pagar ,juros não vai ter pois quando forn cedor te dá o boleto e no valor da nota e ele arca com juros
A questão que se impõe é: Como o ex-Ceo da empresa Americanas constatou tal irregularidade contábil em tempo recorde, e a auditoria interna e/ou externa realizada na Empresa não. Outra questão; em termos de investimento, tem como o investidor confiar nos dados contábeis divulgados pelas Empresas. Será que a contabilidade tal como é feita no Brasil espelha a real situação das Empresas.
Talvez a contabilidade espelha o que os "manda chuvas" querem independente de ser real ou não. Brasil é o país da impunidade, exemplos que não faltam, a começar pelo representante do "povo."
@@sandroracer2925 Exatamente!!
@@sandroracer2925 Verdade, o que esperar de um país onde o chefe dos maiores escândalos de corrupção da história saiu da cadeia e foi “eleito”. O Brasil não corre o menor risco de dar certo, infelizmente!
Não é só o Brasil não, olha a crise do sub prime em 2008 nos EUA ninguém punido e olha que lá o rombo foi no mundo inteiro.
A Lei das S.A. número 6.404 de 1976 e a Lei 11.638 de 2007, especifica muito bem a classificação das contas contábeis e as normas do Conselho Federal de Contabilidade. Se fosse nos Estados Unidos, todos estariam presos.
Este Conselho tá devendo muito serviço. Pro contador só resta declarações e mais declarações por parte da RFB e o trabalho mesmo que o profissional deveria fazer, fica em último plano. Coitado do empreendedor, que paga está conta, sem saber.
Boicote nestes gatunos
O que ninguem comentou até agora e acho extremamente relevante é porque as auditorias independentes não apontaram esse problema? Incompetência? Para mim essas auditorias deveriam ser investigadas e se for o caso punidas.
Parece que o MPF também tá apurando o caso, abriram investigações!!
PWC novamente...
Para mim o cerne da questão é simples. Pedalaram no balaço para superestimar o valuation e conseguir movimentar capital de giro, consequentemente a empresa conseguia ter acesso a financiamento de bancos com taxa de juros mais baratas . Obs perfil de dívida bruta, dívida líquida e ebtida é frequente usado na precificação de risco. Fizeram isso durante anos a fio até a bomba estourar. Outra obs: diretores fizeram venda de participação antes do meu ocorrido, logo tinha sem ciência das pedaladas no balanço.
É o que está parecendo mesmo, que bucha !!!
Professor, muito obrigado por distribuir gratuitamente conhecimento que eu tranquilamente pagaria para obter.
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo, David.
Forte abraço!
Excelente vídeo professor. Informações mais confiáveis da Internet. Análise sólida, desapaixonada e quando o senhor faz suas deduções deixa bem explícito que essa parte não são os fatos. Por isso seu canal é o melhor sobre o assunto. Muito obrigado, aprendo bastante por aqui.
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo e pelo reconhecimento.
Forte abraço!
É uma dívida "quântica"🙈, depende do observador🧐 [e da meta de resultado...]🤷♀️
Sempre uma aula seus vídeos Kobori, sempre aprendendo muito.
Parabéns por continuar compartilhando tanto conhecimento na plataforma.
Muito obrigado pelo carinho e reconhecimento, Natan..
Forte abraço!
Otima análise professor, foi de encontro com as minhas dúvidas quando vi o vídeo do ex-CEO. Parabéns!!
Muito obrigado pelo reconhecimento, Fernando.
Forte abraço!
Se a empresa fosse de um empresário pequeno seria fraude contábil, mas como é de um mega empresário tudo vai ser verificado e no fim vai pegar empréstimo no BNDS.
Só não entendo o motivo de ninguém chamar a público para explicar o ocorrido os executivos das gestões antecedentes, visto que parecem ser os reais envolvidos na questão. Parabéns pela excelente explanação professor!
Claro e didático. Agradeço pela generosidade intelectual em compartilhar os conhecimentos e observações sobre o assunto. Obrigado. Parabéns professor!
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo, Gabriel.
Forte abraço!
Professor,
Parabéns pelo conteúdo de extrema qualidade.
Muito obrigado pelo reconhecimento, Rômulo.
Forte abraço!
Seria também interessante um vídeo a respeito das possíveis punições para este tipo de fraude.
Na irbr3 não existiu punição, na OGX não teve punição... É óbvio que não vai ter punição.
@@pedrohoracio8300 Exatamente, bilionários podem cometer fraudes financeiras (desde que não envolva políticos) e mesmo assim ficarem tranquilos. Esse pedido ao juíz carioca não foi pensando na empresa e sim no patrimônio deles. Não vai dar em nada infelizmente.
Punição pra bilionário? Kkkkkkkkk tem muita gente lucrando com essa fraude. Devem estar todos juntos rindo nesse momento.
Exatamente, como a auditoria não pegou esse erro. Qual a responsabilidade deles agora. Vi que a Black Rock está comprada e nem eles viram antes de investir. Isso e demais informações que o JK repassou só me leva a crer que não estava contabilizado.
Excelente . Só me vem a mente uma palavra, diversificação. Obrigado pelo conteúdo.
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo, Marcos.
Forte abraço!
Parabéns professor! Havia assistido o vídeo do CEO porém sem me atentar a tantos detalhes importantes! Bismark/Natal RN
Muito obrigado, Bismark.
Forte abraço!
Parabéns pela 'aula' dada. Embora, eu não tenha muito conhecimento contábil, consegui entender muito bem os todos os pontos básicos desse imbróglio todo!
Muito obrigado, August.
Forte abraço!
Ótimo video Kobori, os Brasileiros precisam de mais pessoas como você, porém eu quero ter acesso ao Livro diário da Empresa...rsrs posso fazer até a pericia contábil para Americanas de graça!!! Grande abraço continue com os videos, ganhou mais um inscrito! 😊👍
Muito obrigado pelo reconhecimento, Michel.
Seja bem-vindo.
Forte abraço!
Com as informações confusas que estão disponíveis por enquanto, suas explicações foram bem elucidativas sobre este imbróglio. Parece ter havido uma contabilidade criativa aí. Torço pela recuperação desta grande empresa, é muito triste uma falência, pois junto vão milhares de empregos.
Baita análise...parabéns Professor 👏🏻
Muito obrigado pelo reconhecimento, Daniel.
Forte abraço!
É por essas e outras que sou Daytrader
O patrimonio líquido cobre a dívida. Eles pegavam os produtos, 5 bilhões, vendiam por 5 bilhoes e lançavam contra os fornecedores o valor da venda, 5 bilhões. Fechou. Só ficava a dívida pois quem pagava os fornecedores era o banco. Houve um mal entendido, não tem rombo, se tivesse não seria tão grande.
Obrigado pelas explicações e comentários. Assisti, no próprio RUclips, um vídeo com trechos de uma conferência, realizada na manhã de 12/1 e organizada por uma conhecida instituição financeira, na qual, em determinado momento, o ex-CEO disse que, salvo erro, ele e o ex-CFO não viram, em nenhum momento, o tal valor da discórdia ser identificado como dívida nas cartas de circularização encaminhadas às instituições financeiras. Isso também não é estranho? Outra coisa que chamou a minha atenção é que, na leitura da ITR /DFP do 3º trimestre/22, disponível no sítio de RI, há menção sobre o papel da plataforma financeira digital da companhia na manutenção do programa de antecipação à fornecedores com "caixa próprio". E, em outro ponto, destaca o volume financeiro concedido pelo marketplace de crédito daquela plataforma, com uma observação, entre parênteses, de "sem risco de crédito para a companhia". Será que uma compreensão melhor do problema se estende por ali?
Muito obrigado, André.
Forte abraço!
Era o sonho de pagar muito tributo com os lucros superestimados, da sucumbência do passivo…
Pensa o impacto na contabilidade fiscal e o comparativo trabalhoso se a Receita também se interessar
O que derrepente não pode aparecer ou sumir nessa nova auditoria heim.. de tirar o chapéu a volta que tão dando pra alcançar negócios.. quero ver a justiça pedir os contratos de renegociação (6-7 anos) que esses credores devem ter feito muitos aditamentos pra ficarem sem receber por tanto tempo
Prof. KOBOURI não tenho ações da Americanas, mas fico muito feliz de saber que nesses momentos de notícias "b@ombas" podemos contar com o entendimento de um especialista como você.
Muito obrigado pelo reconhecimento, Roger.
Forte abraço!
Show de bola Kobori! Melhor q 100% dos influencers de finanças
Muito obrigado pelo reconhecimento, Hector.
Forte abraço!
Parabéns ela sua Humildade em nos agravar com seus Conhecimentos!!!
Muito obrigado, Thelson.
Forte abraço!
Excelente!!!
Muito obrigado, Francisco.
Forte abraço!
O importante e o resultado se der 2% ao mês ou crescer isso tá ótimo
José Kodore obrigado por decifrar mais esse embrolio, diante de tantos riscos e manipulação do mercado, só o prof. Para fazer essa leitura tão didática. Tu é Top.
Muito obrigado pelo reconhecimento, Johnny.
Forte abraço!
Valeu!!
obrigado mestre. O senhor tem muita credibilidade.
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo, Carlos.
Forte abraço!
Não tem como mexer na rentabilidade os boletos já está incluso juros tão de sacagem
Obrigado JK pela aula...disseminando conhecimento. Conhecimento salva tudo...absolutamente tudo...claro junto com sabedoria.
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo, Andre.
Forte abraço!
Não foram só os credores que foram iludidos, mas os acionistas, que usam esses mesmos demonstrativos para se posicionar no papel.
Você pode comentar EQTL3
Ótimo vídeo professor.
Pelo visto vamos ter de aguardar a auditoria externa para saber o tamanho do problema. O que parece certo, é que o problema de lançamento errado das informações nos demonstrativos tem mais de 7 anos, e ninguém quis trazer a publico antes.
Muito obrigado, Miguel.
Forte abraço!
Obrigado pelo vídeo. Descobri o canal pelo RUclips me recomendando e você soube explicitar bem os mecanismos e as notícias sobre o caso Americanas. Já me inscrevi no canal justamente por essa qualidade em apresentar o mundo financeiro de forma didática.
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo, Lucas.
Seja bem-vindo.
Forte abraço!
Eu sempre gostei de comprar na americana na loja física os chocolates e a parte de de higiene tipo enxaguante bucal , hidrante etc... São baratos
Houve empréstimos internacionais não contabilizados com colateral nas ADR de NY ??? Os acionistas controladores não perceberam isso???
Muito interessante. O caso da Americanas se enquadra perfeitamente aos meus estudos em contabilidade. Em especial o CPC 23, CPC do evento subsequente, e o impacto disso na DMPL e na D.R.E
Parabéns pelo vídeo! Excelente conteúdo
Muito obrigado pelo reconhecimento, Joao.
Forte abraço!
Show!
Muito obrigado, Lívia.
Forte abraço!
Excelente conteúdo professor !! Sua didática realmente é diferenciada
Muito obrigado pelo reconhecimento.
Forte abraço!
Os 16 bi caiu da mesa... 😅. O assunto é sério mas não consegui aguentar.. Obrigado pela aula.
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo, Adriano.
Forte abraço!
O número está no balanço, no PL+Caixa
E é relativo, porque o Magazine Luíza teve uma situação de perda de confiabilidade após publicação dos últimos resultados, mas recuperou parte da confiabilidade após os investidores ter ciência das altas disponibilidades do caixa e a situação do PL
Recorrer ao inpairmant parece mostrar um sério desespero da empresa, o que parece refletir mesmo a situação altamente negativa da empresa. Os profissionais contábeis da empresa devem estar sofrendo muito neste momento. Até o CFC já manifestou que quer esclarecimento da contabilização
Bom dia, professor Kobori! A experiência do senhor lhe trouxe olhos de águia....rsrs! Também achei contraditório as declarações dele. Obrigado pelo conhecimento compartilhado! Abraço.
Muito obrigado pelo reconhecimento, Junior.
Forte abraço!
Reduzindo os resultados, os executivos anteriores teriam que devolver dinheiro recebido?
A salvação dela pelo jeito vai ser só o governo ajudando e muito, o rombo é muito estratosférico mesmo pra caras como o Lemann, Sicupira e Telles.
Fora que é uma empresa de varejo com margem de lucro baixa, sem diferencial relevante e com muitos concorrentes, não valeria muito apena arriscar as suas fortunas pra recuperar essa bomba.
Isso que eu fico pensando, será mesmo que esses Bilionários não se fazem a mesma pergunta ? "Vale a pena eu arriscar parte do meu patrimônio tentando salvar essa empresa sem a garantia que ela vai voltar a dar lucro como dava há décadas atrás?" Quem é louco de arriscar bilhões com o risco de não ter nem milhões em retorno ?? Tem coisas que não fazem sentido !
Explicação impecável. Prof, qual o nome da cláusula quando você fala sobre a alavancagem?
Muito obrigado pelo reconhecimento, Brena.
Forte abraço!
Conteúdo excelente e com a profundidade necessária àqueles que buscam entender realmente esses fatos. Muito obrigado por compartilhar o conhecimento professor Kobori!
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo, André.
Forte abraço!
Parabens pelo conteudo do canal e pela clareza nas explicacoes. Aproveitando, tendo em vista um possivel "erro" no balanço cabe a abertura de processo contra a empresa por parte de pessoas fisicas visando reparacao do prejú com a queda no preço das acoes ?
Caberia, mas infelizmente no Brasil não temos mais justiça
Muito obrigado, Jorge..
Forte abraço!
Professor José Kobori, uma Referência e O Diferencial, para nós, nesse Mundo em que abundam 'entendidos', suas opiniões são VERDADEIRAS AULAS, SEMPRE, para quem pretende fugir dos lacradores e dos achismos. Grato, mais uma vez.
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo, Agnaldo.
Forte abraço!
.COM certeza. os maiores donos sabia e desviaram dinheiro. há mais de 25 anos uma empresa.que fabricava ônibus faliu .porém antes de falir os donos compraram muitos kg de ouro. Os credores.que ficaram a ver navios.
Tem que pedir prisão dos sabotadores.
Professor, no Fato Relevante do dia 12 as 14h existe um outro link de vídeo: A teleconferência do BTG. Esse que vc usou é um resumo pois eles não gravaram o início da teleconf. No minuto 20:25 ele explica pq não estão os 16bi na conta fornecedor.
Link do zoom
Ibovespa tá profissionalizando, todo ano tem uma empresa com rombo fiscal escondido, nessas horas certo tá o tiozão da poupança, pode ser perda fixa mas melhor que perda variável igual Ibovespa.
Padrão fifa de qualidade.
Muito obrigado! Por favor, continue com suas análises desse caso!!! Abraços
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo, Felipe.
Forte abraço!
Em uma data diz dever 20 bi e pede recuperação judicial sobre 40 bi ? Realmente muito controverso. Parabéns e felicidades professor ⚙️⚙️⚙️
Ela tinha 20 bilhões de dívida ja reconhecida e mais 20 bilhões escondida. Os 40 são a soma das duas.
Ao que parece, eles não pediram recuperação judicial até o momento, se não me engano. 🙃
Muito obrigado, Gilberto.
Forte abraço!
Ao que parece, ele fez uma estimativa da dívida, mas não sabia dizer ao certo quanto seria exatamente, não sei dizer se ele não conferiu cada papel até a mesma data dos auditores, mas pelo que eu sei, eles pareceram fazer um trabalho mais completo.
Obrigado Kobori!
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo, Samir.
Forte abraço!
Enquanto isso SE não me engano Americanas era classificada como AA , não tenho Ações nem Debêntures da Empresa mas novamente temos que questionar essas empresas de Auditoria e classificação de Risco. Como diz Barsi : Varejo é complicado....os Diretores que por ¨mera coincidência ¨venderam as Ações pouco antes da descoberta do ¨descompassso Contabil ¨serão exemplarmente punidos?
Talvez e CEO tenha se confundido. Naquela parte acho que ele queria dizer que como os 4 5 que estão em fornecedores os 16 também estão lá, ao invés de estarem na dívida bancária. Agora os "redutores" aí ficou estranho.
Parabéns, professor. Sempre uma análise de alto nível. 👏
Muito obrigado, Francisco.
Forte abraço!
Até onde lí, assumiram dívida de 40 Bilhões, terá um terceiro vídeo?
Professor vc q explicou melhor aqui no eytube bacana
Muito obrigado, Evaldo.
Forte abraço!
Gostei muito a sua clareza... quanto a clareza do CEO, acho que ele segue o lema do gato garfield: Se não tem como convencer confunda-os. Kkkkk. AGRADEÇO SUA AULA PROFESSOR
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo, Ricardo..
Forte abraço!
Assisti vários vídeos sobre o assunto AMERICANAS essa semana e somente o professor Kobori conseguiu explicar.
Fico feliz que tenha gostado, Sergio.
Forte abraço!
Quero ver a posição da PWC. É impossível a auditoria não questionar 20bi. Sou ex-EY, trabalhei com empresas gigantescas e sei como funciona o processo de auditoria. O gato subiu no telhado.
Excelente análise Professor...muito didática e esclarecedora.
Fico feliz que tenha gostado, Alexsandro.
Forte abraço!
Explicação perfeita professor
Muito obrigado, Jose.
Forte abraço!
Segundo o jornal que deu a notícia o total chega a 40 bilhões
Prof. Kobori, bom dia. Excelente! A combinação dos dois vídeos postados contribui para um melhor entendimento, ainda inicial, do caso Americanas... Mas, tecnicamente, para aqueles que investem em renda variável, um alerta de que não basta escolher uma empresa/ação, por afeição, fama, valor descontado etc. Precisamos ser mais cautelosos e, além de uma profundidade técnica, escolher a quem seguir e ouvir os conhecimentos e comentários publicados. Agradeço, por mim e, certamente, por muitos outros que foram acrescentandos, em outras palavras, abençoados e edificados, pelos seus conhecimentos compartilhados conosco. Parabéns Professor e que DEUS te abençoe e prospere, por Cristo Jesus. José Ribas
Muito obrigado pelo reconhecimento, José.
Forte abraço!
Excelente análise Professor!
Sem animosidade, polêmica, etc.
Parabéns pelo trabalho!
Muito obrigado, Rafael.
Forte abraço!
Excelente aula, caro professor José Kobori!!
Grato, por nos brindar com um pouco dos teus notórios conhecimentos!!!
Abraços!!
🤝
Muito obrigado pelo reconhecimento, Mauro.
Forte abraço!
Olá, o senhor poderia fazer um vídeo falando sobre as antiações? O que seria isso?
Marcus, Envie sua pergunta para o JKCAST, o número do Whatsapp é (61) 98117 0005. Forte abraço!
Os credores querem mais de 10Bi quando a estimativa eram de 20Bi de dívida... hj é de 40Bi e contando...
Fizeram uma matemática quântica. Depende do observador. Só existe enquanto vc tiver olhando.
Eu não entendi uma coisa: se a tese de que todo o problema foi "só" o lançamento errado em "Fornecedores" ao invés de "Empréstimos e financiamentos", então, por que em Fornecedores só tem 5 bilhões e não (pelo menos) 20 bilhões?
O problema deste rolo contabil são as covenants de empréstimos, que ao serem violadas podem provocar a antecipação de dividas vincendas e que para proteção da propria empresa, provocar pedido de recuperação judicial ate uma solucao que deva vir por alguma forma de capitalização. Ou seja...
Botaram o cara pra defender o pênalti, mas o cara tá sem pernas e sem braços....🤣🤣🤣🤣🤣
ACREDITO QUE MUITOS BANCOS VÃO TER PREJUÍZOS BEM GRANDES ( ADICIONEMOS MAIS OUTROS VAREJISTAS QUE SURGIRÃO ).
Tu acha, mah? Se isso acontecer vai ter fuga de capitais tremenda
Vamos boicotar SEMPRE É O POVO QUE PAGA
Segundo o Sérgio Rial, a PWC vai analisar essa situação, mas foram eles que validaram os balanços com essa presepada 🤡
Professor, a empresa não faz a conciliação da conta fornedores?
Por que a auditoria não colocou em notas explicativas uma observação se referindo a esta movimentação da empresa?
A contabilidade só registra os fatores econômicos da empresa e o resultado é as ações dos responsáveis pela gestão da empresa.
Na minha opinião este balanço da lojas americanas não é confiável.
Alan, Envie sua pergunta para o JKCAST, o número do Whatsapp é (61) 98117 0005. Forte abraço!
bom video
Muito obrigado.
Forte abraço!
Boa tarde, muito boa a sua exposição professor.
Continuo a dizer.... está situação é mais complexa do que aparenta ser....e ao meu ver têm impactos a nível fiscal.
Isto porque ao antecipar o pagamento de faturas via financiamento bancário isto terá um preço ( juros- custo do dinheiro no tempo)....
Então sugem as seguintes questões:
Como registaram os juros deste financiamento?
Quando é que reduziram a conta fornecedor: a) no momento do financiamento bancário...
b) na data de vencimento da dita fatura, sendo que o mesmo já havia sido pago pelo banco?
Por enquanto deixo essas questões em aberto.
Muito obrigado, Jose.
Forte abraço!
Muito esclarecedor !!
Fico feliz que tenha gostado, Leopoldo.
Forte abraço!
No eua a GM recebeu 13 bilhões do governo, a empresa é privada porem tem quase 200 mil funcionários diretos e indiretos acho que o governo precisa olhar esse acontecimento
Não vencimento antecipado a divida de credores divida com fornecedores era colocada como valores entao não mostrava a credores a real situação de penuria da americanas
mas não entendo é os diretores venderem posições
e a auditoria ? era uma das grandes qual responsabilidade desta
Para quem tem debentures da americanas o que fazer nesse caso?
Obrigado, Professor! Sua explanação ajudou a esclarecer bastante!!! Parabéns!
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo, Leandro.
Forte abraço!
O estoque das vendas online das Americanas ñ é da loja, e sim dos Selles que anunciam lá, então só se reposição de estoque for para as lojas físicas. Nós temos o produto, nós enviamos rapidamente, e pagamos um percentual da nossa venda para a Americanas.
E onde está o tão falado "xerife do mercado"? Pra que serve a CVM afinal, se ela é um órgão totalmente omisso e incompetente na defesa dos pequenos investidores? Na minha opinião, a CVM deveria passar um processo de total reformulação de sua composição e do seu papel de defesa dos pequenos acionistas.