@@thewhiteman7579 o canal Branco aviação, fala sobre falha de motores em bimotor. Mas pra resumir, é como o carro que passa no barro ou na água em apenas um dos lados e sai para o lado do barro e da água. No caso do avião, o motor direito, gera empuxo e amais sustentação na asa direita, com isso, a tendência de momento da aeronave, é de fazer uma curva para a esquerda, pois o motor parado, é como de fresasse aquele lado do avião , enquanto o direito acelera. R por não ter o vento das asas, empuxo, o lado esquerdo perde sustentação e a asa abaixa. Espero ter ajudado, mas no canal citado tem animação, é mais fácil de entender. Abraço
Parabéns cmte. Sou um dos caras mais voado de Seneca talvez até no mundo. Mais de 14000 hs em Senecas de todos os tipos. E o que sempre falo. Maquinao. Obs. Da próxima vez desligue o ar condicionado. Mas PARABÉNS !!!
O acidente com um empresário de Araçatuba em um Seneca V quase novo, foi devido a perda de controle em vôo monomotor ou algum outro fator? Segundo um relatório do Cenipa a aeronave que mais se acidenta no Brasil é o Seneca, isso porque existem muitos modelos no país ou a aeronave tem uma operação crítica?
julio cesar Bertolin não sei de onde tirou essa informação. Mas mesmo que proceda o Seneca e um dos aviões que mais voa nos céus do Brasil. Devem ser mais ou menos uns 1400 Senecas da frota do país Dai c certeza deve ter um n maior de acidentes em relação a outro tipo de aeronave
@@cmtebenito encontrei os dados no Sumário Estatístico 2008 a 2017 do Cenipa! Lá tem todos dados de acidentes da aviação geral nesse período! Muito grato pela atenção do senhor!!
@@abn8726 A vantagem do seneca para os demais bimotores é que o motor é contra-rotativo. Com isso elimina as limitações de motor crítico e torna a aeronave mais controlável em caso de desligamento ou falha de qualquer motor.
é aquela história, quem tem 2 motores, na verdade tem 1 e quem só tem 1 motor não tem é nenhum iuahihaiuh! Parabéns ao piloto, mostrou calma e pericia!
Parabéns, provou toda a calma, a frieza que temos que ter nestes momentos difíceis, mas vc provou que é possível, já tive a infelicidade de estar com um colega de companhia , com um Sêneca 2, eu e ele na frente , com o cunhado um delegado de são Paulo ,junto com o filho de delegado atrás, juro que não vi a morte , por nós 2 éramos da comercial,e os 2 éramos comandantes de 737-200, tínhamos a calma e sabedoria para sair daquela situação, tínhamos altitude, estavamos no FL 085, então tivemos tempo para preparar um pouso, achamos uma fazenda com saibro, e ali a aproximação foi feita, se não tivéssemos observado aquela pista, encontrávamos em uma situação crítica, o Sêneca 2 vinha como um tijolo para baixo, quando passamos pelo 040, ele começou a render um pouco mais. Somos vencedores nas pegadinhas da aviação, agora em dezembro , cheguei no meu final, 35 anos , com 32 de comercial, as minhas rugas , mostram bem o meu cansaço, por voar pressurizado, e motor a reação, pra mim deu, apesar que faço por amor a profissão, más hoje temos muito vôos noturnos, que sinceramente , se tornou perigoso pra mim, master, instrutor e internacional, prá mim deu, parabéns pela sua calma, soube se manter calmo, e o mais importante , o avião voando, más só um detalhe, estava vazio, não precisa responder , guarda para vc
Você disse que já passou por isso e diante da situação crítica tiveram que pousar em uma fazenda. Eu como leigo pergunto: todo avião bimotor não é feito para voar o necessário com um só motor caso um der pane, como visto no vídeo? Por que o seu descia como um tijolo ao invés de voar, digamos, normalmente? Ou isso depende do avião estar cheio ou vazio? . A propósito, explica também esse vídeo do link abaixo, onde um motor de um Seneca falhou e o comandante teve que pousar - brilhantemente, diga-se de passagem - em um rio? Se um motor falhou, por que então o piloto não manteve a aeronave no ar com o outro motor funcionando normalmente? ruclips.net/user/shorts17vmkfMg-nM?feature=share Se puder responder agradeço. Abraço!
Uma pesquisa divulgada em 1984, revelou que o Sêneca era o avião leve mais usado para transporte de pessoas nas ligações entre cidades urbanas. Somente em 1979, este bimotor representava quase 30% de todos os aviões leves entregues pela Embraer.
Minha experiêcia com o sêneca ll foi muito boa . Na decolagem, cruzando a cerca no final da pista o motor esquerdo entrou no bandeira. Como sempre gostei de decolar com pelo menos 15% a mais de velocidade não tive problemas em continuar a subida com 100 pes/min. Tanque cheio 2 pob + bagagem. Como a subida era em terreno acidentado e em aclive, mantive a proa com inclinação lateral de 4 graus . chek pós decolagem feito e ja numa altura de segurança iniciei curva à direta regressando a pista dep Pousei com velocidade de 90nós. Motivo da parada do motor: quebra do anel de vedação na caneca da helice onde a pressão é de 23 libras .Quando o Oring quebra, a hélice imediatamente vai para o bandeira.
perícia sabedoria Piloto se preocupar com desligar completo um motor,e Calma em Levar com segurança a aeronave e tripulação e com até local seguro.. Parabéns.
@@victorhugosantos3324 Qual a diferença? Não emtendo mt, tem se nao me engano um Piper 34-200, seneca, voa aqui por cima de casa, acho q é piper. Ele é qual? I, II, III ou IV?
Caro Matheus, os aviões bimotores leves, com peso máximo de decolagem menor do que 6.000 libras, com Vs maior do que 61 kt e certificados segundo o regulamento FAR23 tiveram que demonstrar capacidade de subida nas seguintes condições: a 5.000 ft em condições ISA, trem de pouso e flaps recolhidos e hélice do motor inoperante embandeirada. Então, os aviões desta classe tem sim desempenho positivo em voo monomotor. No entanto, um dos grandes mal-entendidos na operação desta classe de aeronaves bimotoras é o desempenho monomotor na decolagem, com trem de pouso e flaps estendidos e hélice do motor inoperante fora da posição bandeira. O fato é que esta condição não é requisito de certificação para esta classe de aeronaves e por isso mesmo isto nunca foi testado durante a fase de desenvolvimento. Por isso, não existe garantia de desempenho positivo em voo monomotor na configuração de decolagem. Mas para aquelas condições cobertas pela certificação (configuração lisa, helice embandeirada e 5000ft), sim, o avião voa mono. Obrigado pela atenção.
Em descida dar pra fazer curvas pra todo lado. Pois não necessitando de potência. Agora não se deve fazer curvas pro motor parado/ruim na hora de vc precisar dar potência. Aí fica ruim. Mas, já fiz isso mais de uma vez, em outras ocasiões de voo de pane simuladas em curvas pro motor ruim e fica bem restrito. Não é bom não. Tudo vai da experiência/cautelas e ter avião na mão. Tem que treinar bastante pra numa hora que precisar vc já preparado pro imprevisto. Dica pra todos que falo; Treinar bem antes panes simuladas quando for voar um equipamento diferente. Isso deixa um piloto confiante/calmo quando numa dessas se safar..
@@cmtebirigui Entendo... na descida o torque do motor 2 não afunda o avião pro lado d motor 1 parado, como numa decolagem a toda potência de king air e etc, os motores do Seneca são contra rotativos, ou giram ambos sentido horário ou anti-horário?
Vejo muito comentario falando que seneca não voa mono, no vídeo não dá pra ver se ele já estava próximo da pista, mas em casos de que ele seja obrigado a percorrer uma longa distância ate a pista mais próxima estado mono ele é capaz ? Me refiro aos senecas I ao III
Sim, muitos comentários de Sêneca não voar mono. Mas pessoas assim são leigas em voar Sêneca. Pois todos acidentes envolvendo Sêneca, ou estava fora do envelope ou piloto sem muita experiência no mesmo. Pois todo avião fora do envelope não voa mono, e ainda mais pegar um sem experiência plena. Tenho muitas hs de voo em várias máquinas e cada uma tem seu critério pra voo seguro. Respeitando e fazendo/seguindo o padrão conforme manual, sim voa, e até chegar uma pista próxima segura. Digo por experiência própria disso. De várias panes já passadas e tbm vários treinamentos real mono feitos full e tbm em peso padrão. Aí segue: Aquele velho ditado '' Quem muito fala, pouco sabe. Quem muito sabe, pouco fala''. Note isso por aí. Em todos lugares sempre tem isso. Normal de leigos no meio da Aviação.
Desculpe! a dúvida, mas parece que no Finalzinho ali, olhando o Horizonte Artificial você curvou um pouco para o lado do Motor Ruim, é isso? Não deveria ser o Contrário? Curva somente para o lado do Motor Bom?
Sim, o certo é sempre pra curva lado motor bom. Principalmente quando vc precisa de dar potência, tipo numa arremetida( Isso não faça). Aí por isso sempre fazer curva motor bom. Mas ali eu fiz pra todo lado😄😄. Como estava já próximo o tráfego pra pouso e descendo , fiz pro lado motor off. Sem problemas, estava com potência de sobra e reduzindo, apesar de manetes à frente. Mas siga as regras sempre, que problemas quando aparecer, será bem ameno. E dentro do envelope tudo tranquilo. Faça vez ou outra voos de experiências simulado em emergências que vc saberá lidar com a máquina e verá que com sobra de potência aceita bem curvas pro lado motor off. Isso pra um eventual situação saber lidar , ok. Siga o manual e tudo ok.
Seneca não tem curva pro lado do motor bom ou ruim porque não possui motor crítico pelo fato de as hélices serem contra-rotativas. Por esse motivo as curvas para ambos os lados funcionaram sem problemas. O que deve ser respeitado é a VMCA-velocidade mínima de controle aerodinâmico, pois caso a velocidade indicada venha a ser inferior a esta, a aeronave irá entrar em parafuso e mergulho devido ao fato de o leme de direção não mais exercer força suficiente para compensar a tração assimétrica. Em aeronaves que possuam motor crítico como por exemplo turbo-hélices ou o Baron, além da VMCA ser respeitada como em qualquer avião, as curvas para o lado do motor inoperante devem ser evitadas devido ao aumento do “P Factor” causado pela rotação do motor oposto ao crítico. Por fim, nunca deve se executar uma arremetida em bimotores leves, pois a perda de um motor não corresponde a uma perda de tração da ordem de 50% e sim a uma perda de tração de 75% a 82%, devido ao perfil aerodinâmico dessas aeronaves e nessa situação ao se tentar ganhar altitude, a aeronave tenderá a voar abaixo da VMCA causando um acidente.
@@Bochelof2 - olá Felipe! No seu comentário, você abordou vários conceitos importantes e aplicáveis para a operação monomotora em bimotores leves. Mas eu gostaria de deixar uma contribuição, se vc me permitir. O fato de uma aeronave bimotora possuir hélices contrarrotativas elimina sim o motor crítico. Entretanto, mesmo nestes aviões, quando um dos motores está parado, independente de qual deles, a assimetria de potência passa a ser o fator importante para o controle direcional. A curva para o lado do motor inoperante resulta em forças aerodinâmicas adicionais no sentido de guinar a aeronave para aquele lado, a ponto de resultarem em um aumento da Vmca para valores que não podem ser previstos pelo piloto. Daí permanecer a recomendação de evitar curvas para o lado do motor inoperante quando voando a baixa velocidade, mesmo no caso de aeronaves com hélices contrarrotativas. Obrigado pela atenção.
Olá, se estiver dentro envelope, sim. Alguns anos atrás Já tive parada repentina, pino biela quebrou com bloco tbm, em um Sêneca II com 5 à bordo e com 300 lts combustível . Estava no FL095 e voei uns 15 minutos mono até encontrar uma pista segura. Só que pra manter nível, velocidade caiu pra 78 a 80 kts. Já no Sêneca V mais garra, cai pra 90 kts, com esse peso. Uma dica é : " Só manter a calma e fazer o quê aprendeu, caso aconteça um dia aos colegas aí ".
Rsss. Mas se estiver dentro do envelope, voa sim. Mas se estiver lotadaço , como sempre e fora do envelope, aí perderá uns 100 FT/min. A 200 fts/min. Aí achar logo uma pista próxima. Pois o Sênecão sempre um cargueiro, pode tacar peso que vai. Mas numa dessas panes, aí é chão mesmo.
Eu vejo uns Sênecas decolando de pista de garimpo, com calor de 40º no lombo,tempo umido e mais pesados que mulas gordas. Não há engenheiro aeronáutico que dê jeito se um motor pensar em engasgar. Bons voos.
ele vai pro chão mas não vai despencar igual muitos pensam descendo a uma vs de 200 ft por minuto c estiver a 10000 ft de altitude eo terreno for 2500 ft ele vai levar quase 40 min pra chegar no chão voando a 12000 ft ele vai levar uma hora da tempo de achar um lugar pra pousar,levando esses dados em conta na hora do planejamento do voo da pra fazer uma rota passando próximo a pistas para caso de pane lógico quando é possível pra galera da amazônia e so torcer pra nao ter pane kkk
Parabéns pela perícia, Comandante! A propósito, confira-se análise de situações críticas de perda de motor nesse vídeo do excelente canal "BRANCO Aviação": ruclips.net/video/V_WY2xBulO8/видео.html
Comandante esta aeronave é obrigatorio 2 pilotos?? Para Viagens de distancia até 2000 km..Que recomenda?? Seneca V ou Baron?? Conforto...Ruido a bordo e Segurança??obrigado
Bom dia. Estas aeronaves são single pilot. Na executiva não precisa copiloto e pode voar só um cmte. Mas tem aeroportos depende categoria precisa de 2 ou PLA checado para operar lá. Para distâncias longas, prefiro o Baron. Voa 20 km a mais por hora que o Sêneca. Mas gasto médio à mais é de 20 lts gasolina por hora tbm do que no Sêneca V. Em questão de barulho, o Baron é bem mais barulhento. Tbm um motorzão 300 HP faz mesmo. E conforto eu prefiro o Sêneca. Um pouco mais de espaço, e barulho bem menos. E segurança, a diferença de um pra outro são iguais. Todos bons. Depende operação. Pistas curtas com obstáculos e carregado. E nessas condições, sem comparação será o Sêneca, pois é um tratorzão. Pois sai curto mesmo carregado e com razão subida Boa. Já o Baron necessita mais de pistas nessas condições. Mas como disse, os dois são bons nessa categoria. Depende operação que vai fazer. Não adianta ter um equipamento outro bom se o perfil de voo é outro. Cada qual no seu lugar. Muitos criticam um ou outro, mas não sabem operar 100 % direito o equipamento. Em que realmente proporciona e lhe oferece. Eu voo os dois a anos e sei o que um faz e outro tbm. Lógico que tem diferença entre um e outro. Ainda mais quando vc chega num voo com um e monta no outro. Pra quem não é a acostumado, sente sim uma boa diferença. Cada um tem sua diferença particular. O Baron mais parrudo, rústico, forte 300 HP, com 350 kgs de peso à mais, e voa média 20 km/h à mais tbm. O Sêneca mais diet, leve, suave com 220 HP, mais silencioso e pau pra toda obra. Como diz, mais frágil ( Aparentemente). Mas é só seguir o Padrão dentro do envelope e fazer as coisas certas e bora voar.
Tudo bem comando ? Meus parabéns pela perícia. Uma pergunta, vc com sua experiência com Sêneca sabe dizer se durante a manutenção do wing box aparecem fraturas por fadiga ou é igual o Mooney que tem um spar de asa inteiriço e por isso muito forte ? Minha dúvida é devido ao seneca ser um "burro de carga" e muitos em operação usam pistas as vzs não tão boas daí o possível maior sacrifício estrutural.
Olá, no Sênecão são oito parafusos na junção/fixação pra cada asa, não é interissa. E tem tempo de revisão pra testes e troca deles e nas junção dos mesmos. Se nunca fizer ou ignorar essas revisões, certamente terá surpresa no decorrer do tempo. Mas tirando isso, pode ficar tranquilo que Sênecão é burro de carga mesmo. Pode tacar peso, padrão e mais um pouco, em pistas com restrições de obstáculos e comprimento, que ele decola messssmo com Full carga. E que é difícil acontecer esse tipo de Fadiga com revisões feitas corretamente. Nunca ouvi falar seguindo revisões certas. E já ouvi falar sim que teve fadiga, mas em aviões que nunca segue esse tipo de revisão. Aí é certo de acontecer. O Sênecão é pau pra toda obra Rssss. Pistas de 400 a 500 MTS não mais que isto , já decolei e pousei muitas vezes carregado até o teto no Parazão. Gosto muito dessa máquina pra esse tipo de voo. Só não voa bem em cruzeiro pra grandes distâncias e autonomia pouca. Aí nessa linha de aviões, já prefiro o Baron. Que voa bem e é mais robusto e tem boa autonomia. Mas não aceita muito exagero Rssss.
Parabéns cmte. Nariz nivelado, aplicou pedal, inclinou para o lado do motor bom e embandeirou o motor parado! Salvou vidas! 👏🏻👏🏻👏🏻
So nao entendi ele fazer curvas pro lado do motor parado...isso nao seria o incorreto?
@@thewhiteman7579 o canal Branco aviação, fala sobre falha de motores em bimotor. Mas pra resumir, é como o carro que passa no barro ou na água em apenas um dos lados e sai para o lado do barro e da água.
No caso do avião, o motor direito, gera empuxo e amais sustentação na asa direita, com isso, a tendência de momento da aeronave, é de fazer uma curva para a esquerda, pois o motor parado, é como de fresasse aquele lado do avião , enquanto o direito acelera.
R por não ter o vento das asas, empuxo, o lado esquerdo perde sustentação e a asa abaixa. Espero ter ajudado, mas no canal citado tem animação, é mais fácil de entender.
Abraço
@@thewhiteman7579 não se estiver 1.3% acima da vms.
Parabéns cmte. Sou um dos caras mais voado de Seneca talvez até no mundo. Mais de 14000 hs em Senecas de todos os tipos. E o que sempre falo. Maquinao. Obs. Da próxima vez desligue o ar condicionado. Mas PARABÉNS !!!
O acidente com um empresário de Araçatuba em um Seneca V quase novo, foi devido a perda de controle em vôo monomotor ou algum outro fator? Segundo um relatório do Cenipa a aeronave que mais se acidenta no Brasil é o Seneca, isso porque existem muitos modelos no país ou a aeronave tem uma operação crítica?
julio cesar Bertolin não sei de onde tirou essa informação. Mas mesmo que proceda o Seneca e um dos aviões que mais voa nos céus do Brasil. Devem ser mais ou menos uns 1400 Senecas da frota do país Dai c certeza deve ter um n maior de acidentes em relação a outro tipo de aeronave
@@cmtebenito encontrei os dados no Sumário Estatístico 2008 a 2017 do Cenipa! Lá tem todos dados de acidentes da aviação geral nesse período! Muito grato pela atenção do senhor!!
A perda de controle em bimotores leves, após pane de motor, tem.como consequência que a taxa de mortalidade em bimotores é maior.
@@abn8726 A vantagem do seneca para os demais bimotores é que o motor é contra-rotativo.
Com isso elimina as limitações de motor crítico e torna a aeronave mais controlável em caso de desligamento ou falha de qualquer motor.
Parabéns, excelente trabalho comandante, nesse momento é necessário muita calma!👨✈️
Essa trilha sonora matou o vídeo. Tirou a tensão! Kkk
Perícia e calma, é tudo numa hora dessas! Parabéns!
Luiz Antonio Pereira sim! Kkkk obrigado 😁
é aquela história, quem tem 2 motores, na verdade tem 1 e quem só tem 1 motor não tem é nenhum iuahihaiuh! Parabéns ao piloto, mostrou calma e pericia!
Parabéns, provou toda a calma, a frieza que temos que ter nestes momentos difíceis, mas vc provou que é possível, já tive a infelicidade de estar com um colega de companhia , com um Sêneca 2, eu e ele na frente , com o cunhado um delegado de são Paulo ,junto com o filho de delegado atrás, juro que não vi a morte , por nós 2 éramos da comercial,e os 2 éramos comandantes de 737-200, tínhamos a calma e sabedoria para sair daquela situação, tínhamos altitude, estavamos no FL 085, então tivemos tempo para preparar um pouso, achamos uma fazenda com saibro, e ali a aproximação foi feita, se não tivéssemos observado aquela pista, encontrávamos em uma situação crítica, o Sêneca 2 vinha como um tijolo para baixo, quando passamos pelo 040, ele começou a render um pouco mais. Somos vencedores nas pegadinhas da aviação, agora em dezembro , cheguei no meu final, 35 anos , com 32 de comercial, as minhas rugas , mostram bem o meu cansaço, por voar pressurizado, e motor a reação, pra mim deu, apesar que faço por amor a profissão, más hoje temos muito vôos noturnos, que sinceramente , se tornou perigoso pra mim, master, instrutor e internacional, prá mim deu, parabéns pela sua calma, soube se manter calmo, e o mais importante , o avião voando, más só um detalhe, estava vazio, não precisa responder , guarda para vc
Você disse que já passou por isso e diante da situação crítica tiveram que pousar em uma fazenda. Eu como leigo pergunto: todo avião bimotor não é feito para voar o necessário com um só motor caso um der pane, como visto no vídeo? Por que o seu descia como um tijolo ao invés de voar, digamos, normalmente? Ou isso depende do avião estar cheio ou vazio? .
A propósito, explica também esse vídeo do link abaixo, onde um motor de um Seneca falhou e o comandante teve que pousar - brilhantemente, diga-se de passagem - em um rio?
Se um motor falhou, por que então o piloto não manteve a aeronave no ar com o outro motor funcionando normalmente?
ruclips.net/user/shorts17vmkfMg-nM?feature=share
Se puder responder agradeço. Abraço!
Abraço. Grande voo. Já passei por isso, mas estava a 5 minutos do destino. Minha sorte!
Parabéns pela competência
Deus presente
Nessas hras a calma é essencial, tem q tomar cuidado pra não fritar o motor em funcionamento! Parabéns
Parabéns... esse e maior trunfo... perícia calma e tranquilidade ... e claro profissionalismo...
Olha eu dando uma parada cardíaca ...show comandante . Es o cara!
Uma pesquisa divulgada em 1984, revelou que o Sêneca era o avião leve mais usado para transporte de pessoas nas ligações entre cidades urbanas. Somente em 1979, este bimotor representava quase 30% de todos os aviões leves entregues pela Embraer.
Parabens boa pilotagem seguro bem o leme no pedau
Música atrapalhou ouvir o diálogo... Parabéns Cmte.👍Graças a Deus, deu tudo certo.
Poxa Deus. E com Tigo
Parabéns 👏👏👏.
Minha experiêcia com o sêneca ll foi muito boa . Na decolagem, cruzando a cerca no final da pista o motor esquerdo entrou no bandeira. Como sempre gostei de decolar com pelo menos 15% a mais de velocidade não tive problemas em continuar a subida com 100 pes/min. Tanque cheio 2 pob + bagagem. Como a subida era em terreno acidentado e em aclive, mantive a proa com inclinação lateral de 4 graus . chek pós decolagem feito e ja numa altura de segurança iniciei curva à direta regressando a pista dep Pousei com velocidade de 90nós. Motivo da parada do motor: quebra do anel de vedação na caneca da helice onde a pressão é de 23 libras .Quando o Oring quebra, a hélice imediatamente vai para o bandeira.
Blz Rômulo!
Quem num lembra disso né. Maloteiros.
Acho que foi no EVA, foi?
@@cmtebirigui Não Cmte, foi PT-LEY EM bonito pista antiga
Por conta de um oring! Minha nossa! Voar é seguro enquanto não vir a colidir com o chão.
Parabéns! Manteve a calma e fez o que sabe!
Graças a Deus e Jesus Cristo que deu tudo certo.
Ai domininou a situacao e ainda tirou onda teve tempo de registrar 👏🏾👏🏾 parabens pelo profissionalismo birigui bons voos🛫
perícia sabedoria Piloto se preocupar com desligar completo um motor,e Calma em Levar com segurança a aeronave e tripulação e com até local seguro..
Parabéns.
Tive uma pane com seneca 2 turbo mas foi foda manter razão positiva de climb. Sorte que estava a menos de 10Nm de Goiânia.
Parabéns comandante pela sábia decisão...
Deus guiou sua rota 🙏
Exatamente 🙏🙏🙏
Muito bom meu garoto. Aqueles 5 graus pro lado do motor bom faz uma diferença da porra. Show
Parabéns por estalizar a aeronave , mas se tivesse com carga próximo ao limite iria perder altitude gradualmente .
Comandante quem fala que o Sêneca não voa mono vc provou o contrário um abraço
O Seneca V voa mono. O problema aparece do III pra baixo.
@@victorhugosantos3324 Qual a diferença? Não emtendo mt, tem se nao me engano um Piper 34-200, seneca, voa aqui por cima de casa, acho q é piper.
Ele é qual? I, II, III ou IV?
O Seneca I II e III não voam mono. Dá muito problema
E isso porque ele conseguiu embandeirar a hélice a tempo...
Caro Matheus, os aviões bimotores leves, com peso máximo de decolagem menor do que 6.000 libras, com Vs maior do que 61 kt e certificados segundo o regulamento FAR23 tiveram que demonstrar capacidade de subida nas seguintes condições: a 5.000 ft em condições ISA, trem de pouso e flaps recolhidos e hélice do motor inoperante embandeirada. Então, os aviões desta classe tem sim desempenho positivo em voo monomotor. No entanto, um dos grandes mal-entendidos na operação desta classe de aeronaves bimotoras é o desempenho monomotor na decolagem, com trem de pouso e flaps estendidos e hélice do motor inoperante fora da posição bandeira. O fato é que esta condição não é requisito de certificação para esta classe de aeronaves e por isso mesmo isto nunca foi testado durante a fase de desenvolvimento. Por isso, não existe garantia de desempenho positivo em voo monomotor na configuração de decolagem. Mas para aquelas condições cobertas pela certificação (configuração lisa, helice embandeirada e 5000ft), sim, o avião voa mono. Obrigado pela atenção.
Parabéns Cmte! Por segurança ver também no canal do David Branco.
Meus parabéns comando, temos aqui em Blumenau o Sêneca II, é uma bela aeronave.
Bom mesmo.
Por isso é bom ter dois motores.
Perfeito Comandante.
Graças a DEUS, pouso com segurança
Deus é Bom, parabéns
Eessa hora que o comando tem que ter frieza no trabalho
Show 🇧🇷
Sorte sua que sua esposa sempre está em oração por você!
Eu tive um mono noturno num seneca II EM 18 de outubro de 2007 tava leve mas ele veio se arrastando umas 40 mn ... e pousei em Imperatriz ma
Eu tbm tive em um Sêneca ll tbm.
Pino da biela estourou e estrago geral foi.
Mas, voei até uma pista próxima e tudo ok.
é quele negocio, quem dois tem um, quem tem um nao tem nada
piloto muito bom...conhece a técnica de voar com um so motor
👏👏👏👏👏👍👍👍👍👍
Eu:comendo amendoin* olho pra janela* vejo o motor parado* eu:NORMAL meu irmao: PEGA O PARAQUEDAS!!!!!!
😆😆😆😆😆
PORQUE O SOM MUITO ALTO.
Ptz..vc fez a curva p reta final pro lado do motor RUIM...
Em descida dar pra fazer curvas pra todo lado. Pois não necessitando de potência.
Agora não se deve fazer curvas pro motor parado/ruim na hora de vc precisar dar potência. Aí fica ruim.
Mas, já fiz isso mais de uma vez, em outras ocasiões de voo de pane simuladas em curvas pro motor ruim e fica bem restrito. Não é bom não.
Tudo vai da experiência/cautelas e ter avião na mão.
Tem que treinar bastante pra numa hora que precisar vc já preparado pro imprevisto.
Dica pra todos que falo;
Treinar bem antes panes simuladas quando for voar um equipamento diferente.
Isso deixa um piloto confiante/calmo quando numa dessas se safar..
@@cmtebirigui Entendo... na descida o torque do motor 2 não afunda o avião pro lado d motor 1 parado, como numa decolagem a toda potência de king air e etc, os motores do Seneca são contra rotativos, ou giram ambos sentido horário ou anti-horário?
PROPELER no PIT FLAG
Vejo muito comentario falando que seneca não voa mono, no vídeo não dá pra ver se ele já estava próximo da pista, mas em casos de que ele seja obrigado a percorrer uma longa distância ate a pista mais próxima estado mono ele é capaz ? Me refiro aos senecas I ao III
Sim, muitos comentários de Sêneca não voar mono.
Mas pessoas assim são leigas em voar Sêneca. Pois todos acidentes envolvendo Sêneca, ou estava fora do envelope ou piloto sem muita experiência no mesmo. Pois todo avião fora do envelope não voa mono, e ainda mais pegar um sem experiência plena.
Tenho muitas hs de voo em várias máquinas e cada uma tem seu critério pra voo seguro.
Respeitando e fazendo/seguindo o padrão conforme manual, sim voa, e até chegar uma pista próxima segura.
Digo por experiência própria disso.
De várias panes já passadas e tbm vários treinamentos real mono feitos full e tbm em peso padrão.
Aí segue:
Aquele velho ditado '' Quem muito fala, pouco sabe. Quem muito sabe, pouco fala''.
Note isso por aí.
Em todos lugares sempre tem isso.
Normal de leigos no meio da Aviação.
Tem que ter perícia.
Desculpe! a dúvida, mas parece que no Finalzinho ali, olhando o Horizonte Artificial você curvou um pouco para o lado do Motor Ruim, é isso? Não deveria ser o Contrário? Curva somente para o lado do Motor Bom?
Sim, o certo é sempre pra curva lado motor bom.
Principalmente quando vc precisa de dar potência, tipo numa arremetida( Isso não faça). Aí por isso sempre fazer curva motor bom.
Mas ali eu fiz pra todo lado😄😄.
Como estava já próximo o tráfego pra pouso e descendo , fiz pro lado motor off.
Sem problemas, estava com potência de sobra e reduzindo, apesar de manetes à frente.
Mas siga as regras sempre, que problemas quando aparecer, será bem ameno.
E dentro do envelope tudo tranquilo.
Faça vez ou outra voos de experiências simulado em emergências que vc saberá lidar com a máquina e verá que com sobra de potência aceita bem curvas pro lado motor off.
Isso pra um eventual situação saber lidar , ok.
Siga o manual e tudo ok.
@@cmtebirigui Obrigado! pela resposta Comandante.
Seneca não tem curva pro lado do motor bom ou ruim porque não possui motor crítico pelo fato de as hélices serem contra-rotativas. Por esse motivo as curvas para ambos os lados funcionaram sem problemas. O que deve ser respeitado é a VMCA-velocidade mínima de controle aerodinâmico, pois caso a velocidade indicada venha a ser inferior a esta, a aeronave irá entrar em parafuso e mergulho devido ao fato de o leme de direção não mais exercer força suficiente para compensar a tração assimétrica. Em aeronaves que possuam motor crítico como por exemplo turbo-hélices ou o Baron, além da VMCA ser respeitada como em qualquer avião, as curvas para o lado do motor inoperante devem ser evitadas devido ao aumento do “P Factor” causado pela rotação do motor oposto ao crítico. Por fim, nunca deve se executar uma arremetida em bimotores leves, pois a perda de um motor não corresponde a uma perda de tração da ordem de 50% e sim a uma perda de tração de 75% a 82%, devido ao perfil aerodinâmico dessas aeronaves e nessa situação ao se tentar ganhar altitude, a aeronave tenderá a voar abaixo da VMCA causando um acidente.
Mas a atitude do colega senequeiro foi a mais correta a se realizar.
@@Bochelof2 - olá Felipe! No seu comentário, você abordou vários conceitos importantes e aplicáveis para a operação monomotora em bimotores leves. Mas eu gostaria de deixar uma contribuição, se vc me permitir. O fato de uma aeronave bimotora possuir hélices contrarrotativas elimina sim o motor crítico. Entretanto, mesmo nestes aviões, quando um dos motores está parado, independente de qual deles, a assimetria de potência passa a ser o fator importante para o controle direcional. A curva para o lado do motor inoperante resulta em forças aerodinâmicas adicionais no sentido de guinar a aeronave para aquele lado, a ponto de resultarem em um aumento da Vmca para valores que não podem ser previstos pelo piloto. Daí permanecer a recomendação de evitar curvas para o lado do motor inoperante quando voando a baixa velocidade, mesmo no caso de aeronaves com hélices contrarrotativas. Obrigado pela atenção.
Se fosse o Sêneca lll será que chegava na pista?? , o motor dele e menos eficiente
Olá, se estiver dentro envelope, sim.
Alguns anos atrás Já tive parada repentina, pino biela quebrou com bloco tbm, em um Sêneca II com 5 à bordo e com 300 lts combustível . Estava no FL095 e voei uns 15 minutos mono até encontrar uma pista segura.
Só que pra manter nível, velocidade caiu pra 78 a 80 kts.
Já no Sêneca V mais garra, cai pra 90 kts, com esse peso.
Uma dica é : " Só manter a calma e fazer o quê aprendeu, caso aconteça um dia aos colegas aí ".
O problema é uma pane dessas à noite....nem teria visto o óleo vazando, voos noturno não gosto não
Vazamento assim dá diferença de pressão e temperatura do óleo, não precisa ver vazando para identificar a pane!
@@j0ej0ej0e ia comantar isso!
O SENECA É TRANQUILO MONOMOTOR.
Se tiver dentro do padrão, aí tranquilo.
Mas nunca tá no peso padrão.
Sempre passa e muito 😄😄
⭐⭐⭐⭐⭐
E se tivesse com full load ? COmo procederia ?
Chão 😁😁
Rsss. Mas se estiver dentro do envelope, voa sim. Mas se estiver lotadaço , como sempre e fora do envelope, aí perderá uns 100 FT/min. A 200 fts/min. Aí achar logo uma pista próxima. Pois o Sênecão sempre um cargueiro, pode tacar peso que vai. Mas numa dessas panes, aí é chão mesmo.
Eu vejo uns Sênecas decolando de pista de garimpo, com calor de 40º no lombo,tempo umido e mais pesados que mulas gordas. Não há engenheiro aeronáutico que dê jeito se um motor pensar em engasgar. Bons voos.
ele vai pro chão mas não vai despencar igual muitos pensam descendo a uma vs de 200 ft por minuto c estiver a 10000 ft de altitude eo terreno for 2500 ft ele vai levar quase 40 min pra chegar no chão voando a 12000 ft ele vai levar uma hora da tempo de achar um lugar pra pousar,levando esses dados em conta na hora do planejamento do voo da pra fazer uma rota passando próximo a pistas para caso de pane lógico quando é possível pra galera da amazônia e so torcer pra nao ter pane kkk
Parabéns pela perícia, Comandante! A propósito, confira-se análise de situações críticas de perda de motor nesse vídeo do excelente canal "BRANCO Aviação": ruclips.net/video/V_WY2xBulO8/видео.html
Comandante esta aeronave é obrigatorio 2 pilotos?? Para Viagens de distancia até 2000 km..Que recomenda?? Seneca V ou Baron?? Conforto...Ruido a bordo e Segurança??obrigado
Bom dia.
Estas aeronaves são single pilot.
Na executiva não precisa copiloto e pode voar só um cmte. Mas tem aeroportos depende categoria precisa de 2 ou PLA checado para operar lá.
Para distâncias longas, prefiro o Baron. Voa 20 km a mais por hora que o Sêneca. Mas gasto médio à mais é de 20 lts gasolina por hora tbm do que no Sêneca V. Em questão de barulho, o Baron é bem mais barulhento. Tbm um motorzão 300 HP faz mesmo.
E conforto eu prefiro o Sêneca. Um pouco mais de espaço, e barulho bem menos.
E segurança, a diferença de um pra outro são iguais. Todos bons.
Depende operação. Pistas curtas com obstáculos e carregado.
E nessas condições, sem comparação será o Sêneca, pois é um tratorzão. Pois sai curto mesmo carregado e com razão subida Boa.
Já o Baron necessita mais de pistas nessas condições.
Mas como disse, os dois são bons nessa categoria. Depende operação que vai fazer. Não adianta ter um equipamento outro bom se o perfil de voo é outro. Cada qual no seu lugar.
Muitos criticam um ou outro, mas não sabem operar 100 % direito o equipamento. Em que realmente proporciona e lhe oferece.
Eu voo os dois a anos e sei o que um faz e outro tbm. Lógico que tem diferença entre um e outro.
Ainda mais quando vc chega num voo com um e monta no outro. Pra quem não é a acostumado, sente sim uma boa diferença.
Cada um tem sua diferença particular.
O Baron mais parrudo, rústico, forte 300 HP, com 350 kgs de peso à mais, e voa média 20 km/h à mais tbm. O Sêneca mais diet, leve, suave com 220 HP, mais silencioso e pau pra toda obra. Como diz, mais frágil ( Aparentemente).
Mas é só seguir o Padrão dentro do envelope e fazer as coisas certas e bora voar.
@@cmtebirigui ...Que Maravilha! Esclareceu muito bem com Sabedoria e Experiencia. Muito Obrigado.!!
@@cmtebirigui Parabéns pela resposta sensata!
Tudo bem comando ? Meus parabéns pela perícia. Uma pergunta, vc com sua experiência com Sêneca sabe dizer se durante a manutenção do wing box aparecem fraturas por fadiga ou é igual o Mooney que tem um spar de asa inteiriço e por isso muito forte ? Minha dúvida é devido ao seneca ser um "burro de carga" e muitos em operação usam pistas as vzs não tão boas daí o possível maior sacrifício estrutural.
Olá, no Sênecão são oito parafusos na junção/fixação pra cada asa, não é interissa. E tem tempo de revisão pra testes e troca deles e nas junção dos mesmos. Se nunca fizer ou ignorar essas revisões, certamente terá surpresa no decorrer do tempo.
Mas tirando isso, pode ficar tranquilo que Sênecão é burro de carga mesmo. Pode tacar peso, padrão e mais um pouco, em pistas com restrições de obstáculos e comprimento, que ele decola messssmo com Full carga. E que é difícil acontecer esse tipo de Fadiga com revisões feitas corretamente. Nunca ouvi falar seguindo revisões certas. E já ouvi falar sim que teve fadiga, mas em aviões que nunca segue esse tipo de revisão. Aí é certo de acontecer.
O Sênecão é pau pra toda obra Rssss. Pistas de 400 a 500 MTS não mais que isto , já decolei e pousei muitas vezes carregado até o teto no Parazão. Gosto muito dessa máquina pra esse tipo de voo.
Só não voa bem em cruzeiro pra grandes distâncias e autonomia pouca. Aí nessa linha de aviões, já prefiro o Baron. Que voa bem e é mais robusto e tem boa autonomia. Mas não aceita muito exagero Rssss.
Pane . Apagou O Motor
Tive que desligar e embandeirar.
Óleo vazando muito.
Se deixasse, ia fundir.
Nossá que do
O Cara com Motor embandeirado e usar Ar Condiicionado....tá de brincadeira.
Voar com 01 motor em um bi não é pra qualquer um tem que haver muita perícia