Eu sempre usei a autoexplicação , sempre em voz alta, e estudos diários, nada de acumular. Por isso nada de estudos em bibliotecas ou salas de estudos. Gosto do estudo solitário, no meu quarto , sem ninguém por perto e sem nada para distrair, e com intervalos entre conteúdos. E a noite, pra mim melhor hora para estudar. Pra mim, funciona muito bem.
Eu também uso a auto explicação como método de estudo. As pessoas ficam falando que eu sou doido por falar sozinho, mal elas sabem que estou otimizando meu processo de aprendizado. Quando estou em locais públicos ou em laboratório por exemplo, tento usar a técnica de perguntas ou resumos. Sinceramente é uma técnica frustrante pra mim pois poderia estar usando a auto explicação que leva bem menos tempo e esforço.
Minha filha (8 anos) estava desmotivada a fazer tarefas e estudar. Então comprei um Timer de cozinha no formato de um bichinho (Galo) que vendem em qualquer MarketPlace. Passamos a usar a técnica Pomodoro (porém 25min cada Pomodori). Atualmente ela configura o "Galinho", estuda sozinha e me chama para tirar dúvidas e explicar o assunto abordado na atividade. Mas eu também (pai) mudei minhas atitudes: não levanto a voz pra fazê-la estudar, apenas digo: "O Galinho está te esperando, não podemos decepcioná-lo"... ou quando está dispersa eu sugiro parar tudo, sair do ambiente e voltar depois de 10min.
Estudo para concursos e nunca tive resultados. Depois de muita frustração comecei a estudar somente por questões comentadas utilizando o método da evocação. Duas semanas estudando assim e consegui fazer 86% nas questões de português da FGV (o qual eu erra terrível), sinto que estou evoluindo e isso é muito satisfatório.
@@jonatasagas2300 É bem simples, você faz a questão, lê o comentário do professor, fecha os olhos e tenta visualizar toda a explicação que acabou de ler. Depois que terminar a sua sessão de estudos, tente relembrar novamente tudo o que aprendeu. No início dá muita dor de cabeça e você não conseguirá estudar muito tempo, daí a importância dos intervalos. Mas tem uma vantagem muito boa, estou aprendendo matérias novas sem precisar perder tempo com videoaulas ou pdf's e memorizando muito mais.
Todo concurseiro deveria estudar só por questões kkkkk. Conseguir ser aprovado dentro das vagas imediatas recentemente no concurso na PMCE. Eu estudei apenas por questoes, sempre procurando aprender por elas
@@darlansilva2341 Pra alguns funciona mesmo, mas essa é a graça de ser humano, nem todos são iguais. No meu caso é: ler PDF e mapas mentais, resolver questões e vídeo aula.
O maior crime que a escola comete com os alunos é querer que eles estudem para tirar 10 SEM AO MENOS ENSINÁ-LOS A COMO SE FAZ ISSO. Ensinar como se estuda deveria ser obrigação nas escolas.
Quando eu fiz cálculo 3 na universidade peguei uma professora que tinha fama de passar 10 pessoas numa turma de 60, eu estudava duas horas todos os dias e respondia as questões como se ela fosse corrigir na prova, fui um macaquinho,e acabei passando, hoje se perguntar qualquer coisa desta matéria lembro quase nada, nosso sistema educacional prioriza a decorar e não aprender, aprender é vc nunca esquecer, pq vc nunca esquece uma segunda língua,pq vc aprendeu de vdd, se esquecer é pq decorou.
Verdade, nosso sistema educacional é focado em memória. A aprendizagem precisa ser significativa, por isso que funciona com os idiomas. E ainda assim, se você parar de utilizar o novo idioma, vai esquecer também.
É bom, mas perde muito tempo justamente porque a pessoa não sabe nada do assunto. Acho melhor fingir que está dando uma aula e ir repetindo alguns conceitos como se os "alunos" estivessem perguntando. Eu gostava assim.
@@giovannemenezesaguiar te entendo. Na maior parte das vezes isso funciona com que tem disponibilidade e está afim de escutar sobre a matéria, normalmente os próprios colegas. A gente aprende monte de coisas todos os dias e ver quem está disponível é complicado. uma técnica que ajuda segundo alguns profs de concursos, é vc gravar enquanto fala, o espelho, seu animal de estimação, brinquedos, objetos, como se fossem pessoas e dps te ouvir para saber o que pode melhorar, mantenha um postura de professor, como se vc realmente fosse dar uma aula, organize as ideias, as palavras e etc, 'faça uma encenação' msm.
@@Gatao_2020E quem te obriga a estudar massa molar? O intuito é estudar o que se gosta e o que você considera importante saber. O comentário acima se refere ao ato do estudo e não ao conteúdo. Eu, por exemplo, adoro latim. Não é uma língua mais falada, porém eu quis aprender e estudei para isso. Não gosto de matemática e física, mas não deixo de reconhecer sua importância para o refinamento do raciocínio. Estudo e reviso periodicamente essas matérias. Estudante, no final das contas, é isso: você cria sua própria "grade curricular".
@@samuelsouzadeoliveirasamue3489 A grade curricular me obriga, e caso eu não decore no mínimo 60% pra prova, eu reprovo e tenho que refazer o ano ou dar pro professor pra passar
Ou você esqueceu que o MEC dita oq as escolas brasileiras devem ensinar? Não soma 24 pontos até Dezembro não, pra tu ve. O modelo educacional brasileiro é obsoleto e falho, não é atoa que o países como a Finlândia já o abandonaram faz tempo
Técnicas ineficientes: reler, grifar, estudo de véspera e muitas horas seguidas. Técnicas eficientes: estudo ativo (quiz, explicar em voz alta), espaçar o estudo (sessões mais curtas, usar pomodoro para controlar os horários).
Nunca se esqueçam que o método de estudos depende do objetivo final. Por exemplo, Técnica Feynman (tentar explicar o que aprendeu para outra pessoa) não funciona pra estudantes de concurso público (pelo tempo demandado, óbvio), mas funciona para estudar para uma prova da escola ou faculdade. No geral, aprender demanda: 1) revisões espaçadas e ativas (questões são as melhores) 2) pequenas seções de foco (faço 50 min foco + 10 min descanso) 3) mentalidade de longo prazo 4) controle de dopamina (evitar estímulos artificiais como alimentos ultra processados, redes sociais, etc...) 5) bom sono e boa alimentação 6) exercícios físicos (é obrigatório!) Bons estudos a todos e que Deus guie seus passos rumo ao seu objetivo!
Perfeito! Estava com essa dúvida, pois estudo para concurso exige aprender uma quantidade muito grande de matérias. Acredito que tentar explicar o que aprendeu não funcione tão bem.
Estou estudando para um vestibular muito concorrido. Estou tendo bons resultados com algumas técnicas, caso alguém ache interessante, vou elucidar algumas: 1 - Colar vários post-its no quarto (onde estudo) com resumos, assim posso checar os conteúdos mais importantes 2 - Ouvir as mesmas aulas em momentos do cotidiano, como treino na academia, para memorizar pontos chave 3 - Combinar aulas e inseri-las na sua vida, no seu jeito de pensar. Fazer uma crítica, sabe? Ir juntando aula por aula para formar um conhecimento mais amplo e significativo. 4 - Explicar os fatos para pessoas que não sabem, da maneira mais simples e fácil que conseguir 5 - Fazer questões, obviamente. Principalmente as discursivas!!
Deixa de querer aparecer homem . Parece palhaço de circo querendo ter destaque com plateia . Ninguém aqui perguntou pra você se estuda , se faz vestibular e muito menos te pediu dicas de técnicas pra ter bons resultados .
Autodidatismo exige método, disciplina mas tb autoconhecimento. É preciso entender como você aprende melhor para saber o que funciona mais pra vc. Sem isso, fica difícil.
Eu estudo como se estivesse me preparando para dar uma aula. No final do estudo, dou essa aula e anota o que mais tive dificuldade. Nesse estudo uso pomodoro. Comecei aprender assuntos de forma mais suave dos quais tinha grande dificuldade.
Na época em.que cursei engenharia estudava feito louco e nunca tinha tanto resultado. Mais de 8 horas, as vezes. Hoje estudo 2h e sempre pela manhãs, ao acordar, e de forma contínua. No meu caso a absorção é muito melhor dessa forma. Creio que cada um se adapta melhor a uma forma de aprendizado e o segredo é entender e aplicar isso, além de ser constante nos estudos!
Usava o método de estudar um dia antes da prova e funcionava pq tinha uma memória fotográfica, mas depois de uma certa idade só a autoexplicação me ajuda. Acho q tbm depende da idade.
Também acho que a idade influencia. Antes eu conseguia manter a concentração por horas. E eu me desligava totalmente do mundo a minha volta. Eu poderia estudar com uma banda tocando do meu lado. Hoje já não funciona assim. Vou tentar essa técnica pomodoto.
Sou estudante de um curso de Engenharia, e confesso, estou há muito mais tempo do que deveria estar tentando concluir do curso (hoje falta basicamente TCC e alguns laboratórios). O que todo esse tempo de reprovações, frustrações e derrotas me ensinaram é que, na maioria das vezes, o problema não era o nível de dificuldade do conteúdo das disciplinas (embora seja da elétrica 😅), ou que eu fosse menos inteligente que os meus colegas. O problema era a forma como eu me dedicava a estudar. Vício em redes sociais, jogos etc me impulsionaram a cometer todos os erros de estudo apresentado no vídeo. Eu desenvolvi alguns problemas de saúde, física e mental, devido a minha rotina ruim. alimentação e café de forma exagerada, e alimentação com pouco valor nutricional, nenhuma prática de atividade física, privação de sono e de luz natural, além de pouca interação social. Não é algo fácil, gente, mas quem se encontra na mesma situação em que estive por anos saiba que há como se recuperar disso tudo. Hoje eu sigo as mesmas práticas de estudo recomendadas. Sugiro muito a leitura do livro _A Mind for Numbers_ , da Barbara Oakley. Ela também tem um mooc na plataforma Coursera.
Meu sonho é parar de procrastinar. Após me formar na facul meu cérebro ficou com uma vontade enorme de descansar e só isso. Eu trabalho, mas preciso de foco pra um concurso público e objetivar uma condição de vida melhor. É um desafio que eu lutarei muito, espero que consiga
Interessante... vídeos como esse deveriam ser passados nas escolas públicas de todo o Brasil🇧🇷, vou testar esses métodos. Meus parabéns à BBC News🇧🇷💖🇬🇧👏👏👏👏
Eu faço muitas questões comentadas, faço estudo ativo também (esforço para lembrar do que estudou), e também associações com fatos cotidianos que ajuda a fixar. Consegui aprovação em 5 concursos públicos. O mais difícil hoje em dia é manter a concentração. Muito facilmente fico distraído.
Eu fui universitário de primeira geração e realmente foi um desafio bem grande a transição de colégio para universidade. Diria que eu só consegui concluir devidamente a transição no final da graduação. Fiquei mais aliviado agora em saber que esse é um fenômeno recorrente 😅
Eu uso bastante o pomodoro. É bom. As vezes caio na tentação de ver redes sociais enquanto estudo ( como agora jaja) . Mas a diferença é gritante. Fico mais cansado e retenho menos. Acredito que estudar concentrado, sem distrações, entender o conceito e fazer exercícios é a chave para fixar o estudo.
Aprendizado é extramente simples. É só você estudar seguindo um raciocínio lógico ao invés de decoreba, podendo ser com perguntas e respostas mas onde haja começo, meio e fim onde dentro do meio, possa haver contra-pontos. Os resumos servem mais para tirar a encheção de linguiça e no lugar do texto linear, divida em tópicos.
Usem o gravador de voz do celular, leiam primeiro fazendo anotações sobre o trecho com suas palavras, depois grave um áudio explicando aquilo que estudou. Depois na revisão ouça aquele áudio que gravou e releia o texto marcando aquilo que deixou passar.
Amei o vídeo! Na época da escola e da faculdade eu estudava por associação mental, conseguia decorar e aprender assim! Prestar bastante atenção nas aulas e estudar picado, na véspera so revisar, dormir bem! Mas cada um tem uma realidade de vida, nunca precisei trabalhar fora e estudar, só estagiava, era remunerado e poucas horas por dias! Mas tem gente que precisa trabalhar, estudar, cuidar de filhos, casa! 👏🏻💪🏻❤️📚
Curso a minha segunda graduação aos 44 anos, numa área totalmente diferente da primeira. Assim como você, na primeira faculdade, eu apenas estagiava e era jovem. De fato, a diferença é muito grande de estudar, trabalhar, cuidar de casa, marido e cachorros, como faço hoje. Gosto muito mais deste curso do que gostava do primeiro, mas as preocupações da vida realmente tornam o aprendizado mais difícil.
Como acadêmico de Direito, uso diferentes métodos de estudo. As técnica Feynman se encaixa muito bem nos meus estudos, bem como autoexplicação, anotações e resolução de questões.
Técnicas eficientes: 1- estudo ativo, fazendo perguntas ou quizzes sobre o conteúdo (e respondendo); 2 - estudo espaçado em vários dias, poucas horas, em vez de estudar de véspera por muitas horas; 3 - método pomodoro (35min de estudo e 5min de pausa) 4 - Estudo autorregulado: adaptar as técnicas de estudo à complexidade do que se precisa memorizar.
Eu acredito que a "forma" mais eficiente é gostando de estudar. Eu tinha uma certa dificuldade em interpretações de problemas matemáticos (ainda tenho), mas eu fui em busca da curiosidade e porquê essas soluções são chamadas de "fórmulas". Em resumo, vá atrás do real porquê e aprenda a gostar.
Você não é o seu cérebro. A recompensa não é para o cérebro, é para o sujeito! E faltou falar o mais importante: você tem que gostar, pelo menos tentar estabelecer uma ligação com aquilo que está estudando. Por isso a autoexplicação e a tentativa de fornecer exemplos ajudam muito na fixação e retenção do conteúdo. A leitura, releitura e escrita são fundamentais para a aprendizagem. Estudos espaçados, diários, nada de acumular material e estudar tudo na véspera do exame.
Que bacana ! Vou contribuir um pouco... Claro que cada cérebro é único pode haver técnicas mais adequadas para uns do que para outros... Tipos de memorização: - --técnica bruta : focada na repetição massiva da ideia ou texto que se deseja memorizar, repetindo-a muitas vezes, preferencialmente ao longo de pelo menos 5 dias. É uma forma pouco eficiente que gasta muita energia e esforço, mas pode ser a única forma a depender do assunto. --- memorização com mnemónicos: técnica de memorização em que blocos de palavras ou ideias são concatenados em frases/expressões menores que auxiliem a lembrar do conceito maior. Pode ser feito retirando, por exemplo, as primeiras letras de cada palavra a ser memorizada para construir nova palavra que carregue o sentido das anteriores. É eficiente para memorizar assuntos que possam ser categorizados, eficiência media. --- memorização explicativa-----normalmente, tentar explicar para alguém um assunto faz com que seu cérebro tenha que revisitar conceitos. ----memorização contextual------ técnica em que a pessoa tenta criar relações e condições entre o que esta se tentando memorizar e contextos históricos ou culturais que ajudem a cercar os dado com mais informações. Entender o contexto em que a informação foi criada fortalece a conexão cerebral em que a memoria é guardada. Ex: "definição de contabilidade de 1924" em uma época onde quase não havia universidades e as pessoas, na maioria, eram analfabetas, é de se supor que teriam de aprender e praticar além de orientar os demais e dai se memoriza melhor o conceito. Memorização racional----- técnica com excelente custo beneficio em que, antes de se esforçar para memorizar, a pessoa pensará qual a relação o sentido ou justificativa que existe entre os termos a fim de entender porque um conceito é explicado de um jeito ou de outro. Raciona-se o porquê de ser das coisas para que se entenda porque algo é como é. Ex: competências de uma agência reguladora - reflita que é impossível alguém regular algo se não for possível emitir regulaçoes; contudo, se eu as emito e não fiscalizo seu cumprimento, é como se nem existissem; durante a fiscalização ocorre que alguém terá duvida sobre as regras e precisarei explica-las ... Então são competências de uma agencia reguladora função normativa, fiscalizadora e recursiva. Se você entende porque algo é de um jeito, passa a fazer mais sentido e você memoriza melhor. ---memorização musical: criar músicas que traduzam ou citem informações que se deseja memorizar , tonalidade das palavras. Enfim, ha outras técnicas...
Ahh já faço tudo isso, uma pena que só aplique quando a situação fica ruim e irremediável. Estudar diariamente sempre será melhor do que noites viradas.
Olha eu sou o louco do post-it kkk, aqui em casa pra todo lado tem um papel amarelinho pregado, o que me ajudou bastante a passar no primeiro concurso O segundo é falar em voz alta, como se estivesse me auto explicando do jeito que foi mencionado no vídeo, e isso me ajudou muito na apresentação de TCC por exemplo
Comecei a utilizar Técnicas de MEDITAÇÃO E RESPIRAÇÃO: estudo, e ao final de um conteúdo(capítulo, final do estudo dia, ou quando percebo q não tô entendendo) fecho os olhos e RESPIRO, sempre pensando em retirar TD q possa me prejudicar, Imagino uma Grande represa q está enchendo conforme eu Estude! E tbm digo a mim: EU VOU CONSEGUIR! Resultado: passei em 1° no concurso ao qual estou!
Enquanto pude estudar, sem saber, apliquei essas técnicas, mais ou menos. Isto a mais de 55 anos. Minha nota média sempre foram mais de 8 e nunca estudei no dia de prova, reservava a energia para ficar calmo na hora da prova; sempre deu certo.
Veja que interessante, já eu gostava de estudar até o último minuto antes das provas, se fosse possível até a hora de receber a prova em mãos, e sempre deu certo tbm pra mim porque eu já começava a prova a todo vapor.
Eu uso todos eles e, às vezes, nenhum deles ou alguns. Depende do meu tempo e domínio do conteúdo. O quizz, por exemplo, exige muito tempo, então não é sempre que dá para fazer, mas gosto muito!
Eu utilizo esses metodos e acho realmente muito bons, ficar pensando no conteúdo e suas aplicações, fico explicando pra mim mesmo em voz alta dentro de casa, também utilizo métodos convencionais em conjunto, ler e explicar pra mim mesmo, resolver exercícios e fazer afirmações em voz alta sobre as respostas, escrever o que está lendo de maneira resumida, pois assim é possível assimilar o conteúdo ja que eu tenho que entende-lo pra poder resumir, faço intervalos, como por exemplo agora que estou assistindo este video e depois irei voltar a estudar química, ja que está sendo bem massante
Eu tenho feito alguns treinamentos EAD, sem um tempo rígido de término. Nos primeiros treinamentos, dediquei muitas horas seguidas em cada módulo afim de terminá-los o mais rápido que pudesse e esse foi meu erro, pois tive problemas nas primeiras provas. Mudei minha estratégia e comecei a diminuir o tempo das seções de estudo, porém, aumentei a frequência destas e estou mais confiante e fixando mais os conteúdos, ou seja, algo parecido com o sugerido, que funcionou para mim.
Não sei se é porque estudo há muitos anos, mas não vi nada de novo. Aliás, a própria ideia de estudar só para provas é de uma pobreza triste. Mas aqui no Brasil, onde NGM lê nada, é muito comum. Algumas coisas fundamentais que não foram ditas: vc precisa estar mentalmente descansado pra estudar bem. Entao, domir é fundamental. A outra coisa é que vc precisa obedecer os melhores horários que para você são produtivos. Por exemplo. Eu estudo bem pela manhã e depois das 19h00 até umas 22h. Quando consigo estudar nestes períodos a coisa rende muito mais!
*REPASSAR AQUILO QUE APRENDEU NA SALA DE AULA PELO MENOS 10 MINUTOS POR DIA DE SEGUNDA A SEXTA EM CASA OU NO TRABALHO SEMPRE MARCANDO DETERMINADO ASSUNTO OU PONTO DE CONHECIMENTO QUE PODE ENRIQUECER A MATERIA SENDO PESQUISADO DEPOIS A PARTE. ESSES PONTOS DE CONHECIMENTO OU ASSUNTOS SEMPRE LEVAM A MAIS CONHECIMENTO E APRENDIZADO COM QUALIDADE !!!!!!!* *FOI ASSIM QUE ME FORMEI COM LOUVOR E NOTA MAXIMA NA FACULDADE E NA MINHA POS GRADUAÇÃO !!!!!!!!*
Uso todos. Vou me descobrindo ao passo que o tempo vai me indicando o que é melhor para mim e a realidade do momento. É uma vida difícil, mas é pra quem quer vencer sem ter que fazer dancinha em rede social. Tô na luta.
Em sentido amplo, estudar nunca é um ato exclusivamente individual. Para se ter foco, disciplina, concentração, estratégias, métodos etc., é preciso ter bem claro aonde se pretende chegar. Este sentimento/entendimento é proporcionado pela família, pela escola/universidade, pelos pares, ou seja, pelas instituições que frequentamos ao longo da vida. Assim, duas pessoas cognitivamente iguais podem ter desempenhos intelectuais muito desiguais diante dos mesmos desafios cerebrais. Em suma, enquanto não conseguirmos descobrir um sentido para se estudar, tudo o que poderemos fazer será atender às exigências burocráticas da rotina escolar das avaliações formais e também aos caprichos dos professores.
Resumo do vídeo: 💡 De acordo com pesquisas científicas de aprendizagem, reler um texto nem sempre é uma técnica de estudo eficiente, pois pode dar uma falsa sensação de domínio sem realmente reter o conteúdo. 📝 O realce pode ser produtivo se usado com intenção clara, mas se for apenas para ficar atento, provavelmente não será muito útil. 🧠 A aprendizagem ativa, como criar perguntas ou explicar o conteúdo em voz alta, pode ajudar a dar sentido ao que está sendo estudado para uma prova. 💡 Aprender consiste em criar correntes cerebrais novas ou mais fortes, portanto deixar pouco tempo para o cérebro fortalecer as cadeias dessa aprendizagem não é eficiente.
Ótimo vídeo. Seria interessante fazer um vídeo sobre se o estudo em video aulas é eficaz e como estudar. E para quem sofre de disturbio de ansiedade, qual seria a melhor técnica.
Eu vou testar. Já tentei me desligar de tudo e só estudar por determinado tempo e ir tirando um descanso, mas não consegui. Sempre demorava mais tempo no descanso e as vezes nem voltava a estudar. Mas dessa vez não! Eu estou de armadura desta vez!
Não existe uma técnica falivel e universal de estudo e memorização para todos, cada um deve buscar aquela em que se melhor adéque. No meu caso eu busco fazer um resumo de tudo que leio de forma simplificado.
Essas técnicas são as melhores mesmo. O famoso “deu branco” é pq estudamos de forma “errada” : o reler, o grifar, o escrever tópicos. A primeira vez q percebi a diferença de como eu estudava e o quanto deu resultado foi quando reprovei numa matéria da faculdade , e fiquei chocada pq nunca tinha reprovado na vida 😂. Eu Não gostava da matéria, mas quando estudei procurando escrever com minhas palavras o q eu entendia , ou seja, a técnica da autoexploração , eu passei com nota dez. Nas provas de cálculo eu estudava procurando entender a origem das fórmulas, então nunca dava branco em como resolver o exercício pq eu sabia a origem da fórmula , e fechei o ano com nota 10 cálculo.
Eu acho que a questão é essa. O exercicio de procurar decorar pode ser direcionado para o de " pesquisar". Como você disse, procurar a origem de uma fórmula faz mais sentido do que se esforçar para decorar a fórmula. COmigo, quando algo faz sentido, parece que nunca mais vou esquecer daquilo.
Qd estava na escola e precisava aprender a resolver exercícios de matemática, eu gostava de anotar a forma resolução completa, o passo a passo mesmo, só aprendia assim, detestava qd alguns professores encurtavam o caminho pra facilitar, pra mim só dificultava, me sentia até meio burra na época, mas agora entendo que cada pessoa tem.uma maneira de absorver o conteúdo.
Tecnicas:
1. Criar perguntas e quizzes
2. Auto explicaçao
3.exemplos concretos
4.sessão de Estudos curtas
5. Pomodoro
obrigado pelo resumo
Faço tudo isso
Anki é uma ótima plataforma para flashcards, o software trabalha com a curva de esquecimento. Recomendo bastante.
@@patriciagss2024E funciona?
Muito bom!
Eu sempre usei a autoexplicação , sempre em voz alta, e estudos diários, nada de acumular. Por isso nada de estudos em bibliotecas ou salas de estudos. Gosto do estudo solitário, no meu quarto , sem ninguém por perto e sem nada para distrair, e com intervalos entre conteúdos. E a noite, pra mim melhor hora para estudar.
Pra mim, funciona muito bem.
Presunçosa
Meu horário de noite não rende quase nada kkkkkkkk a não der quando tomo o café.
concordo com tudo, mas o melhor horario para mim é de manhã cedo
Eu também uso a auto explicação como método de estudo. As pessoas ficam falando que eu sou doido por falar sozinho, mal elas sabem que estou otimizando meu processo de aprendizado. Quando estou em locais públicos ou em laboratório por exemplo, tento usar a técnica de perguntas ou resumos. Sinceramente é uma técnica frustrante pra mim pois poderia estar usando a auto explicação que leva bem menos tempo e esforço.
Isso quando vc não tem vizinhos barulhentos
Estudar é hábito, quanto mais vc estuda mais se torna prazeroso e recompensador. O começo é difícil, mas o final vale mt a pena!
Verdade! 👏👏
Nem sempre é prazeroso. Mas vai na força ódio mesmo.
com você Conrcordo
É que nem ir pra academia, alguns dias tu não vai querer, mas precisa mesmo assim pra não perder todo o progresso.
Verdade
Minha filha (8 anos) estava desmotivada a fazer tarefas e estudar. Então comprei um Timer de cozinha no formato de um bichinho (Galo) que vendem em qualquer MarketPlace. Passamos a usar a técnica Pomodoro (porém 25min cada Pomodori). Atualmente ela configura o "Galinho", estuda sozinha e me chama para tirar dúvidas e explicar o assunto abordado na atividade. Mas eu também (pai) mudei minhas atitudes: não levanto a voz pra fazê-la estudar, apenas digo: "O Galinho está te esperando, não podemos decepcioná-lo"... ou quando está dispersa eu sugiro parar tudo, sair do ambiente e voltar depois de 10min.
O mundo precisa de mais pessoas como vc
Tu é um bom pai, eu fui ensinado na base da pancada mesmo 😂
Que pai maravilhoso
Que fofos🥰🐔
Muito bacana!
Estudo para concursos e nunca tive resultados. Depois de muita frustração comecei a estudar somente por questões comentadas utilizando o método da evocação. Duas semanas estudando assim e consegui fazer 86% nas questões de português da FGV (o qual eu erra terrível), sinto que estou evoluindo e isso é muito satisfatório.
Olá, amiga concurseira!!! Como funciona este método da evocação?
@@jonatasagas2300 É bem simples, você faz a questão, lê o comentário do professor, fecha os olhos e tenta visualizar toda a explicação que acabou de ler. Depois que terminar a sua sessão de estudos, tente relembrar novamente tudo o que aprendeu. No início dá muita dor de cabeça e você não conseguirá estudar muito tempo, daí a importância dos intervalos. Mas tem uma vantagem muito boa, estou aprendendo matérias novas sem precisar perder tempo com videoaulas ou pdf's e memorizando muito mais.
👏🏾👏🏾👏🏾
Todo concurseiro deveria estudar só por questões kkkkk. Conseguir ser aprovado dentro das vagas imediatas recentemente no concurso na PMCE. Eu estudei apenas por questoes, sempre procurando aprender por elas
@@darlansilva2341 Pra alguns funciona mesmo, mas essa é a graça de ser humano, nem todos são iguais. No meu caso é: ler PDF e mapas mentais, resolver questões e vídeo aula.
Estou estudando para concurso e essas dicas caíram com o luva.
Problema seu . O que os outros tem com isso ?
Boa sorte!!! Revise muito o que estuda. Não revisar foi meu maior erro quando estudava para concurso. É UM SACO, mas tem que revisar
@@denilson71 e pra quê essa agressividade, querido?! ... se liga aí, na lei do retorno. 😊
Puts vou começar amanhã, boa sorte pra nós
lei da inércia vem forte pra esse@@tacianaoliveiraEE
O maior crime que a escola comete com os alunos é querer que eles estudem para tirar 10 SEM AO MENOS ENSINÁ-LOS A COMO SE FAZ ISSO. Ensinar como se estuda deveria ser obrigação nas escolas.
Quando eu fiz cálculo 3 na universidade peguei uma professora que tinha fama de passar 10 pessoas numa turma de 60, eu estudava duas horas todos os dias e respondia as questões como se ela fosse corrigir na prova, fui um macaquinho,e acabei passando, hoje se perguntar qualquer coisa desta matéria lembro quase nada, nosso sistema educacional prioriza a decorar e não aprender, aprender é vc nunca esquecer, pq vc nunca esquece uma segunda língua,pq vc aprendeu de vdd, se esquecer é pq decorou.
Agente esquece porque não nos interessa, o que não acrescenta em nada na nossa vida, nem mesmo para a vida profissional, às vezes.
@@Thiago09021984 Cálculo 5? 😮 Na maioria das universidades só tem até Cálculo 4
@@Thiago09021984 tenta ir pra uma área de computação, tipo programação. talvez você encontre algo lá com seus conhecimentos de matemática.
Verdade, nosso sistema educacional é focado em memória. A aprendizagem precisa ser significativa, por isso que funciona com os idiomas. E ainda assim, se você parar de utilizar o novo idioma, vai esquecer também.
O sistema educacional no Brasil é ruim, junto com o desinteresse pelo o estudo da maioria dos jovens, isso vira uma bomba
A melhor forma de aprender é explicar pra uma pessoa que não entenda absolutamente nada do tema..
É bom, mas perde muito tempo justamente porque a pessoa não sabe nada do assunto. Acho melhor fingir que está dando uma aula e ir repetindo alguns conceitos como se os "alunos" estivessem perguntando. Eu gostava assim.
@@edu_oliveira
O problema desse método é que dificilmente você vai se fazer uma pergunta que não estava esperando ou que você jamais teria pensado..
Vai explicar para quem? Nem sempre irá encontrar alguém p ficar te ouvindo.
@@giovannemenezesaguiar
Avós, pais, tios, tias, primos, irmãos, amigos, colegas da faculdade, da escola..
@@giovannemenezesaguiar te entendo. Na maior parte das vezes isso funciona com que tem disponibilidade e está afim de escutar sobre a matéria, normalmente os próprios colegas. A gente aprende monte de coisas todos os dias e ver quem está disponível é complicado. uma técnica que ajuda segundo alguns profs de concursos, é vc gravar enquanto fala, o espelho, seu animal de estimação, brinquedos, objetos, como se fossem pessoas e dps te ouvir para saber o que pode melhorar, mantenha um postura de professor, como se vc realmente fosse dar uma aula, organize as ideias, as palavras e etc, 'faça uma encenação' msm.
Por fim. Que tal criar o hábito de estudar pra vida e não somente para provas?
Massa molar vai ajudar um humano normal em que?
Quando é um assunto que você gosta, você estuda pela sua vida inteira.
@@Gatao_2020E quem te obriga a estudar massa molar? O intuito é estudar o que se gosta e o que você considera importante saber. O comentário acima se refere ao ato do estudo e não ao conteúdo. Eu, por exemplo, adoro latim. Não é uma língua mais falada, porém eu quis aprender e estudei para isso. Não gosto de matemática e física, mas não deixo de reconhecer sua importância para o refinamento do raciocínio. Estudo e reviso periodicamente essas matérias. Estudante, no final das contas, é isso: você cria sua própria "grade curricular".
@@samuelsouzadeoliveirasamue3489 A grade curricular me obriga, e caso eu não decore no mínimo 60% pra prova, eu reprovo e tenho que refazer o ano ou dar pro professor pra passar
Ou você esqueceu que o MEC dita oq as escolas brasileiras devem ensinar? Não soma 24 pontos até Dezembro não, pra tu ve. O modelo educacional brasileiro é obsoleto e falho, não é atoa que o países como a Finlândia já o abandonaram faz tempo
Técnicas ineficientes: reler, grifar, estudo de véspera e muitas horas seguidas.
Técnicas eficientes: estudo ativo (quiz, explicar em voz alta), espaçar o estudo (sessões mais curtas, usar pomodoro para controlar os horários).
Eu repito milhões de vezes a mesma coisa, quero ver essa bagaça não entrar na minha cabeça.
Verdade kkkk, é aquele negócio, errou?Faz mais uma vez!errou?Faz novamente! em algum momento vai da certo.
Como dizia Tomás de Aquino: o melhor estudo é a repetição.
não funcionará!
apenas a releitura não é o suficiente dependendo da matéria
O problema de decorar desse jeito é que é demorado, mas se repetir bastante msm fica na cabeça
Nunca se esqueçam que o método de estudos depende do objetivo final. Por exemplo, Técnica Feynman (tentar explicar o que aprendeu para outra pessoa) não funciona pra estudantes de concurso público (pelo tempo demandado, óbvio), mas funciona para estudar para uma prova da escola ou faculdade.
No geral, aprender demanda:
1) revisões espaçadas e ativas (questões são as melhores)
2) pequenas seções de foco (faço 50 min foco + 10 min descanso)
3) mentalidade de longo prazo
4) controle de dopamina (evitar estímulos artificiais como alimentos ultra processados, redes sociais, etc...)
5) bom sono e boa alimentação
6) exercícios físicos (é obrigatório!)
Bons estudos a todos e que Deus guie seus passos rumo ao seu objetivo!
Perfeito! Estava com essa dúvida, pois estudo para concurso exige aprender uma quantidade muito grande de matérias. Acredito que tentar explicar o que aprendeu não funcione tão bem.
Estou estudando para um vestibular muito concorrido. Estou tendo bons resultados com algumas técnicas, caso alguém ache interessante, vou elucidar algumas:
1 - Colar vários post-its no quarto (onde estudo) com resumos, assim posso checar os conteúdos mais importantes
2 - Ouvir as mesmas aulas em momentos do cotidiano, como treino na academia, para memorizar pontos chave
3 - Combinar aulas e inseri-las na sua vida, no seu jeito de pensar. Fazer uma crítica, sabe? Ir juntando aula por aula para formar um conhecimento mais amplo e significativo.
4 - Explicar os fatos para pessoas que não sabem, da maneira mais simples e fácil que conseguir
5 - Fazer questões, obviamente. Principalmente as discursivas!!
Deixa de querer aparecer homem . Parece palhaço de circo querendo ter destaque com plateia . Ninguém aqui perguntou pra você se estuda , se faz vestibular e muito menos te pediu dicas de técnicas pra ter bons resultados .
Sempre tive a consciência do estudo ativo, de entender o que se lê. Agora achei legal essa de reler todos os dias, em microssessões.
Autodidatismo exige método, disciplina mas tb autoconhecimento. É preciso entender como você aprende melhor para saber o que funciona mais pra vc. Sem isso, fica difícil.
Eu estudo como se estivesse me preparando para dar uma aula. No final do estudo, dou essa aula e anota o que mais tive dificuldade. Nesse estudo uso pomodoro. Comecei aprender assuntos de forma mais suave dos quais tinha grande dificuldade.
Resolução de exercícios e ensinar aquilo que vc aprendeu é o mais eficiente.
Vai encontrar alguém p vc ensinar todo os dias?
@@giovannemenezesaguiar eu Acho grupo de estudos bem maneiro.
@@giovannemenezesaguiar pegue uma folha e finja que esta dando uma aula, mesmo que seja só para você!
@@Guilherme-zo1yn isso eu sei. Estudo ativo
Tem que fazer do estudo algo rotineiro, assim seu cérebro vai assimilando tudo e ficando cada vez mais fácil o entendimento e memorização.
Na época em.que cursei engenharia estudava feito louco e nunca tinha tanto resultado. Mais de 8 horas, as vezes. Hoje estudo 2h e sempre pela manhãs, ao acordar, e de forma contínua. No meu caso a absorção é muito melhor dessa forma.
Creio que cada um se adapta melhor a uma forma de aprendizado e o segredo é entender e aplicar isso, além de ser constante nos estudos!
Usava o método de estudar um dia antes da prova e funcionava pq tinha uma memória fotográfica, mas depois de uma certa idade só a autoexplicação me ajuda. Acho q tbm depende da idade.
Memoria fotografica é mito
Também acho que a idade influencia. Antes eu conseguia manter a concentração por horas. E eu me desligava totalmente do mundo a minha volta. Eu poderia estudar com uma banda tocando do meu lado. Hoje já não funciona assim. Vou tentar essa técnica pomodoto.
Sou estudante de um curso de Engenharia, e confesso, estou há muito mais tempo do que deveria estar tentando concluir do curso (hoje falta basicamente TCC e alguns laboratórios). O que todo esse tempo de reprovações, frustrações e derrotas me ensinaram é que, na maioria das vezes, o problema não era o nível de dificuldade do conteúdo das disciplinas (embora seja da elétrica 😅), ou que eu fosse menos inteligente que os meus colegas. O problema era a forma como eu me dedicava a estudar. Vício em redes sociais, jogos etc me impulsionaram a cometer todos os erros de estudo apresentado no vídeo. Eu desenvolvi alguns problemas de saúde, física e mental, devido a minha rotina ruim. alimentação e café de forma exagerada, e alimentação com pouco valor nutricional, nenhuma prática de atividade física, privação de sono e de luz natural, além de pouca interação social. Não é algo fácil, gente, mas quem se encontra na mesma situação em que estive por anos saiba que há como se recuperar disso tudo.
Hoje eu sigo as mesmas práticas de estudo recomendadas. Sugiro muito a leitura do livro _A Mind for Numbers_ , da Barbara Oakley. Ela também tem um mooc na plataforma Coursera.
mas é so pra matematica?
Eu sou vc nesse texto hoje
tbm sou da area de engenharia eletrica e to tendo mt dificuldade
Passou 2 meses, e já estou melhorando graças a Deus, irei para o 3 ano
segundo video que ela faz sobre esse assunto em 4 anos. bom demais
“NÓS SOMOS AQUILO QUE FAZEMOS REPETIDAMENTE. EXCELÊNCIA, PORTANTO, NÃO É UM ATO MAS SIM UM HÁBITO.” (ARISTÓTELES)
Anotar no caderno e transcrever sempre foi o ideal para mim.
Meu sonho é parar de procrastinar. Após me formar na facul meu cérebro ficou com uma vontade enorme de descansar e só isso. Eu trabalho, mas preciso de foco pra um concurso público e objetivar uma condição de vida melhor.
É um desafio que eu lutarei muito, espero que consiga
Interessante... vídeos como esse deveriam ser passados nas escolas públicas de todo o Brasil🇧🇷, vou testar esses métodos.
Meus parabéns à BBC News🇧🇷💖🇬🇧👏👏👏👏
Eu sou professor de Física e sempre dei algumas dessas dicas para os meus alunos...
@@cardunespboa professor
Somente o tempo e a repetição fazem com que gravemos todo o aprendizado na memória!!!!!💯👍🤩
Eu faço muitas questões comentadas, faço estudo ativo também (esforço para lembrar do que estudou), e também associações com fatos cotidianos que ajuda a fixar.
Consegui aprovação em 5 concursos públicos.
O mais difícil hoje em dia é manter a concentração. Muito facilmente fico distraído.
Parabéns 🥳 🥳, vc pode me explicar o que são questões comentadas? Estou no início dos meus estudos para o enem, por enquanto estou procurando dicas.
E como associar questões com o dia a dia?
👏👏👏👏👏 É de conteúdos como esses que a Internet precisa e não de IGNORANTES que produzem e compartilham fake news. 👏👏👏👏👏
Tenho TDAH, n tomo medicação, o pomodoro e estudar escutando 'ruido marrom' tem melhorado meu desempenho nos estudos.
Eu fui universitário de primeira geração e realmente foi um desafio bem grande a transição de colégio para universidade. Diria que eu só consegui concluir devidamente a transição no final da graduação. Fiquei mais aliviado agora em saber que esse é um fenômeno recorrente 😅
Eu uso bastante o pomodoro. É bom. As vezes caio na tentação de ver redes sociais enquanto estudo ( como agora jaja) . Mas a diferença é gritante. Fico mais cansado e retenho menos. Acredito que estudar concentrado, sem distrações, entender o conceito e fazer exercícios é a chave para fixar o estudo.
Aprendizado é extramente simples. É só você estudar seguindo um raciocínio lógico ao invés de decoreba, podendo ser com perguntas e respostas mas onde haja começo, meio e fim onde dentro do meio, possa haver contra-pontos. Os resumos servem mais para tirar a encheção de linguiça e no lugar do texto linear, divida em tópicos.
gostar do que está estudando ajuda muito também. é muito ruim quando você escolhe um curso e no meio dele passa a não se identificar mais!
Reportagem maravilhosa essa da BBC. Sintetizando tudo, método Feymann e Pomodoro. ❤
Usem o gravador de voz do celular, leiam primeiro fazendo anotações sobre o trecho com suas palavras, depois grave um áudio explicando aquilo que estudou. Depois na revisão ouça aquele áudio que gravou e releia o texto marcando aquilo que deixou passar.
Amei o vídeo! Na época da escola e da faculdade eu estudava por associação mental, conseguia decorar e aprender assim! Prestar bastante atenção nas aulas e estudar picado, na véspera so revisar, dormir bem! Mas cada um tem uma realidade de vida, nunca precisei trabalhar fora e estudar, só estagiava, era remunerado e poucas horas por dias! Mas tem gente que precisa trabalhar, estudar, cuidar de filhos, casa! 👏🏻💪🏻❤️📚
Curso a minha segunda graduação aos 44 anos, numa área totalmente diferente da primeira. Assim como você, na primeira faculdade, eu apenas estagiava e era jovem. De fato, a diferença é muito grande de estudar, trabalhar, cuidar de casa, marido e cachorros, como faço hoje. Gosto muito mais deste curso do que gostava do primeiro, mas as preocupações da vida realmente tornam o aprendizado mais difícil.
@@opinioesaleatorias267 👏🏻❤️📚🙋🏻♀️😘💪🏻
@@gabrielacampos3800 Rumo ao último ano em agosto e à formatura em 2024!😌☺🥰
@@opinioesaleatorias267 amém! Te desejo tudo de melhor! 👏🏻💪🏻📚👩🎓
São métodos muitos úteis para além de ajudar nos estudos ajudar também a desenvolver habilidades e projectos interessantes
Como acadêmico de Direito, uso diferentes métodos de estudo. As técnica Feynman se encaixa muito bem nos meus estudos, bem como autoexplicação, anotações e resolução de questões.
Questões;
Associações (mnemônicos);
Feynman;
Interrogação Elaborativa;
Disciplina, organização e constância.
Técnicas eficientes:
1- estudo ativo, fazendo perguntas ou quizzes sobre o conteúdo (e respondendo);
2 - estudo espaçado em vários dias, poucas horas, em vez de estudar de véspera por muitas horas;
3 - método pomodoro (35min de estudo e 5min de pausa)
4 - Estudo autorregulado: adaptar as técnicas de estudo à complexidade do que se precisa memorizar.
Muito bom! Excelentes dicas!! ❤️👍
Meu método é: Fazer revisão + exercícios
Eu acredito que a "forma" mais eficiente é gostando de estudar. Eu tinha uma certa dificuldade em interpretações de problemas matemáticos (ainda tenho), mas eu fui em busca da curiosidade e porquê essas soluções são chamadas de "fórmulas". Em resumo, vá atrás do real porquê e aprenda a gostar.
Você não é o seu cérebro. A recompensa não é para o cérebro, é para o sujeito! E faltou falar o mais importante: você tem que gostar, pelo menos tentar estabelecer uma ligação com aquilo que está estudando. Por isso a autoexplicação e a tentativa de fornecer exemplos ajudam muito na fixação e retenção do conteúdo. A leitura, releitura e escrita são fundamentais para a aprendizagem. Estudos espaçados, diários, nada de acumular material e estudar tudo na véspera do exame.
Interessante,. Gostei muito da ideia de dar significado ao que se está estudando 😊
Montar uma aula sobre o que você está estudando é a melhor forma de reter conhecimento
Que bacana ! Vou contribuir um pouco...
Claro que cada cérebro é único pode haver técnicas mais adequadas para uns do que para outros...
Tipos de memorização:
- --técnica bruta : focada na repetição massiva da ideia ou texto que se deseja memorizar, repetindo-a muitas vezes, preferencialmente ao longo de pelo menos 5 dias. É uma forma pouco eficiente que gasta muita energia e esforço, mas pode ser a única forma a depender do assunto.
--- memorização com mnemónicos: técnica de memorização em que blocos de palavras ou ideias são concatenados em frases/expressões menores que auxiliem a lembrar do conceito maior. Pode ser feito retirando, por exemplo, as primeiras letras de cada palavra a ser memorizada para construir nova palavra que carregue o sentido das anteriores. É eficiente para memorizar assuntos que possam ser categorizados, eficiência media.
--- memorização explicativa-----normalmente, tentar explicar para alguém um assunto faz com que seu cérebro tenha que revisitar conceitos.
----memorização contextual------ técnica em que a pessoa tenta criar relações e condições entre o que esta se tentando memorizar e contextos históricos ou culturais que ajudem a cercar os dado com mais informações. Entender o contexto em que a informação foi criada fortalece a conexão cerebral em que a memoria é guardada. Ex: "definição de contabilidade de 1924" em uma época onde quase não havia universidades e as pessoas, na maioria, eram analfabetas, é de se supor que teriam de aprender e praticar além de orientar os demais e dai se memoriza melhor o conceito.
Memorização racional----- técnica com excelente custo beneficio em que, antes de se esforçar para memorizar, a pessoa pensará qual a relação o sentido ou justificativa que existe entre os termos a fim de entender porque um conceito é explicado de um jeito ou de outro. Raciona-se o porquê de ser das coisas para que se entenda porque algo é como é. Ex: competências de uma agência reguladora - reflita que é impossível alguém regular algo se não for possível emitir regulaçoes; contudo, se eu as emito e não fiscalizo seu cumprimento, é como se nem existissem; durante a fiscalização ocorre que alguém terá duvida sobre as regras e precisarei explica-las ... Então são competências de uma agencia reguladora função normativa, fiscalizadora e recursiva. Se você entende porque algo é de um jeito, passa a fazer mais sentido e você memoriza melhor.
---memorização musical: criar músicas que traduzam ou citem informações que se deseja memorizar , tonalidade das palavras.
Enfim, ha outras técnicas...
Nossa! Incrível aprendi muito com vc do com o vídeo. Muito obrigada por passar tanta informação útil.
Que incrível, qual técnica vc mais usa ou recomenda?
@@gabrielsdssoares5244 uso mt mnemonicos ... mas cada um é de jeito né... não tem um " jeito melhor"
Ahh já faço tudo isso, uma pena que só aplique quando a situação fica ruim e irremediável. Estudar diariamente sempre será melhor do que noites viradas.
Eu sempre uso o método da constância. Então, Todos os dias, estudo cerca de 2h.
Portanto, não preciso ficar 6 h ou 5h estudando muito
Olha eu sou o louco do post-it kkk, aqui em casa pra todo lado tem um papel amarelinho pregado, o que me ajudou bastante a passar no primeiro concurso
O segundo é falar em voz alta, como se estivesse me auto explicando do jeito que foi mencionado no vídeo, e isso me ajudou muito na apresentação de TCC por exemplo
Comecei a utilizar Técnicas de MEDITAÇÃO E RESPIRAÇÃO: estudo, e ao final de um conteúdo(capítulo, final do estudo dia, ou quando percebo q não tô entendendo) fecho os olhos e RESPIRO, sempre pensando em retirar TD q possa me prejudicar, Imagino uma Grande represa q está enchendo conforme eu Estude! E tbm digo a mim: EU VOU CONSEGUIR!
Resultado: passei em 1° no concurso ao qual estou!
Comentando para o algoritmo me "indicar" vídeos do mesmo tipo. Sensacional.
Uso o método da autoexplicação.
Já utilizo o método da auto explicação e é muito eficaz para mim.
Muito obrigado pela suas dicas pois são muito importantes, até para quem trabalha e tem que organizar seu tempo.
eu não sebia disso, mas agora vou usar e se poder explique mais.
Enquanto pude estudar, sem saber, apliquei essas técnicas, mais ou menos. Isto a mais de 55 anos.
Minha nota média sempre foram mais de 8 e nunca estudei no dia de prova, reservava a energia para ficar calmo na hora da prova; sempre deu certo.
Veja que interessante, já eu gostava de estudar até o último minuto antes das provas, se fosse possível até a hora de receber a prova em mãos, e sempre deu certo tbm pra mim porque eu já começava a prova a todo vapor.
Muito obrigado pela dica isso irá me ajudar muito
Mapas mentais ajudam no final para lembrar.
E para se dar bem, especialmente em concursos, precisa de um estudo “eficaz”, ao invés da mera eficiência!
Eu uso todos eles e, às vezes, nenhum deles ou alguns. Depende do meu tempo e domínio do conteúdo. O quizz, por exemplo, exige muito tempo, então não é sempre que dá para fazer, mas gosto muito!
Autoexplicação para mim é excelente. Sem uso de papel e caneta, ganho muito mais tempo lendo e explicando em seguida.
Eu utilizo esses metodos e acho realmente muito bons, ficar pensando no conteúdo e suas aplicações, fico explicando pra mim mesmo em voz alta dentro de casa, também utilizo métodos convencionais em conjunto, ler e explicar pra mim mesmo, resolver exercícios e fazer afirmações em voz alta sobre as respostas, escrever o que está lendo de maneira resumida, pois assim é possível assimilar o conteúdo ja que eu tenho que entende-lo pra poder resumir, faço intervalos, como por exemplo agora que estou assistindo este video e depois irei voltar a estudar química, ja que está sendo bem massante
melhor matéria da BBC de longe.
Quero mais dicas como estudar. Tenho problema em esquecer com facilidade!!
O pomodoro me ajuda demais! Duas sessões diárias (de 4 tempos cada) já me adiantam bastante coisa!
Estou fazendo isso e realmente tem me ajudado muito no meu aprendizado
Eu tenho feito alguns treinamentos EAD, sem um tempo rígido de término. Nos primeiros treinamentos, dediquei muitas horas seguidas em cada módulo afim de terminá-los o mais rápido que pudesse e esse foi meu erro, pois tive problemas nas primeiras provas. Mudei minha estratégia e comecei a diminuir o tempo das seções de estudo, porém, aumentei a frequência destas e estou mais confiante e fixando mais os conteúdos, ou seja, algo parecido com o sugerido, que funcionou para mim.
Mais uma vez, uma excelente matéria, parabéns a DW.
Não sei se é porque estudo há muitos anos, mas não vi nada de novo. Aliás, a própria ideia de estudar só para provas é de uma pobreza triste. Mas aqui no Brasil, onde NGM lê nada, é muito comum. Algumas coisas fundamentais que não foram ditas: vc precisa estar mentalmente descansado pra estudar bem. Entao, domir é fundamental. A outra coisa é que vc precisa obedecer os melhores horários que para você são produtivos. Por exemplo. Eu estudo bem pela manhã e depois das 19h00 até umas 22h. Quando consigo estudar nestes períodos a coisa rende muito mais!
*REPASSAR AQUILO QUE APRENDEU NA SALA DE AULA PELO MENOS 10 MINUTOS POR DIA DE SEGUNDA A SEXTA EM CASA OU NO TRABALHO SEMPRE MARCANDO DETERMINADO ASSUNTO OU PONTO DE CONHECIMENTO QUE PODE ENRIQUECER A MATERIA SENDO PESQUISADO DEPOIS A PARTE. ESSES PONTOS DE CONHECIMENTO OU ASSUNTOS SEMPRE LEVAM A MAIS CONHECIMENTO E APRENDIZADO COM QUALIDADE !!!!!!!*
*FOI ASSIM QUE ME FORMEI COM LOUVOR E NOTA MAXIMA NA FACULDADE E NA MINHA POS GRADUAÇÃO !!!!!!!!*
Gostaríamos de mais conteúdos como esse! Grato.
Uso todos. Vou me descobrindo ao passo que o tempo vai me indicando o que é melhor para mim e a realidade do momento. É uma vida difícil, mas é pra quem quer vencer sem ter que fazer dancinha em rede social. Tô na luta.
Em sentido amplo, estudar nunca é um ato exclusivamente individual. Para se ter foco, disciplina, concentração, estratégias, métodos etc., é preciso ter bem claro aonde se pretende chegar. Este sentimento/entendimento é proporcionado pela família, pela escola/universidade, pelos pares, ou seja, pelas instituições que frequentamos ao longo da vida. Assim, duas pessoas cognitivamente iguais podem ter desempenhos intelectuais muito desiguais diante dos mesmos desafios cerebrais. Em suma, enquanto não conseguirmos descobrir um sentido para se estudar, tudo o que poderemos fazer será atender às exigências burocráticas da rotina escolar das avaliações formais e também aos caprichos dos professores.
Resumo do vídeo:
💡
De acordo com pesquisas científicas de aprendizagem, reler um texto nem sempre é uma técnica de estudo eficiente, pois pode dar uma falsa sensação de domínio sem realmente reter o conteúdo.
📝
O realce pode ser produtivo se usado com intenção clara, mas se for apenas para ficar atento, provavelmente não será muito útil.
🧠
A aprendizagem ativa, como criar perguntas ou explicar o conteúdo em voz alta, pode ajudar a dar sentido ao que está sendo estudado para uma prova.
💡
Aprender consiste em criar correntes cerebrais novas ou mais fortes, portanto deixar pouco tempo para o cérebro fortalecer as cadeias dessa aprendizagem não é eficiente.
Ótimo vídeo. Seria interessante fazer um vídeo sobre se o estudo em video aulas é eficaz e como estudar. E para quem sofre de disturbio de ansiedade, qual seria a melhor técnica.
Obrigada pela dica vai me ajudar muito mesmo 👏
Autoexplicação! A melhor!
Eu vou testar. Já tentei me desligar de tudo e só estudar por determinado tempo e ir tirando um descanso, mas não consegui. Sempre demorava mais tempo no descanso e as vezes nem voltava a estudar. Mas dessa vez não! Eu estou de armadura desta vez!
Parabéns Paula, transmite a mensagem muito bem!! Excelente!!
MUITO INTERESSANTE O VÍDEO, OBRIGADO!!
Quando estudava para a residência, contava para meu esposo que nao e da área oque tinha lido. As perguntas dele, me fizeram passar!!!
Essa de criar perguntas eu já fazia. Mesmo que nada tenha me enfluado a isso.
👏👏👏👏👏 obrigado por esse vídeo muito esclarecedor.
Não existe uma técnica falivel e universal de estudo e memorização para todos, cada um deve buscar aquela em que se melhor adéque. No meu caso eu busco fazer um resumo de tudo que leio de forma simplificado.
Bom pessoal, o vídeo explicou claramente que estudar de véspera com alta carga de horas dá resultado. O resto é coaching.
Boa noite BBC.
Bom trabalho.
Já começou errado na Tumbnail "estudar para prova". Tem que estudar para aprender, o bom resultado vem como consequência.
BBC New muito obrigado pelo conteúdo
Não utilizo, mas achei bastante interessante.
Sensacional canal sempre vejo conteúdos
Gosto de usar a técnica de revisão espaçada + pomodoro.
Eu vendo esse video um dia antes da prova
Muuuito interessante essas técnicas de estudos pomodoro.
Quero mais vídeos desse por favor 🙏
Eu ja sigo as tenicas descritas neste video. E consigo bons resultados.
Essas técnicas são as melhores mesmo. O famoso “deu branco” é pq estudamos de forma “errada” : o reler, o grifar, o escrever tópicos. A primeira vez q percebi a diferença de como eu estudava e o quanto deu resultado foi quando reprovei numa matéria da faculdade , e fiquei chocada pq nunca tinha reprovado na vida 😂. Eu Não gostava da matéria, mas quando estudei procurando escrever com minhas palavras o q eu entendia , ou seja, a técnica da autoexploração , eu passei com nota dez. Nas provas de cálculo eu estudava procurando entender a origem das fórmulas, então nunca dava branco em como resolver o exercício pq eu sabia a origem da fórmula , e fechei o ano com nota 10 cálculo.
Eu acho que a questão é essa. O exercicio de procurar decorar pode ser direcionado para o de " pesquisar". Como você disse, procurar a origem de uma fórmula faz mais sentido do que se esforçar para decorar a fórmula. COmigo, quando algo faz sentido, parece que nunca mais vou esquecer daquilo.
Vou usar seu método de estudo. Talvez funcione pra mim
por favor uma parte 2 desse video
Qd estava na escola e precisava aprender a resolver exercícios de matemática, eu gostava de anotar a forma resolução completa, o passo a passo mesmo, só aprendia assim, detestava qd alguns professores encurtavam o caminho pra facilitar, pra mim só dificultava, me sentia até meio burra na época, mas agora entendo que cada pessoa tem.uma maneira de absorver o conteúdo.