Eu suspeitava que meu filho era AUTISTA. Por acaso, eu descobri que EU SOU AUTISTA e agora ele tb está fazendo testes pra confirmar o diagnóstico. Graças ao seu canal, dr. Lucelmo! Muito grata pelo seu trabalho! 💓
@@lunaaba Eu que agradeço! Seu canal é de utilidade pública e ajuda milhares de pessoas nesse país!!! Eu vejo todos os seus vídeos e foram eles que me ajudaram a ver o que sofria por mais de 30 anos!!! Foi uma LIBERTAÇÃO! Que o universo todinho te envie AMOR. Gratidão! 💓🙏🏻
Muito legal seu comentário como você começou a desconfiar que você era autista ? Eu tenho um filho de 2 anos que é autista... as vezes me pergunto se também eu não sou .... Já fiz vários questionários para autismo em adultos meu risco dá baixo, porém eu tenho algumas características mas eu procurei um neuro também ele falou que não sou autista.
@@jehteixeira7715 oiê! Então, eu comecei por ouvir meu esposo (que é PSICANALISTA, e estudou um pouco sobre autismo) dizer que estava que eu tinha muitas características do Espectro. Depois, uma amiga de longa data que tem um filho Autista TB disse que eu tinha muito do espectro. Aí, eu comecei a ver os vídeos deste maravilhoso canal e me identifiquei total com tudo o que foi dito pelo Dr. Lucelmo. Aí, procurei uma psiquiatra que disse que eu tinha mesmo muitas características do Espectro e me encaminhou para testes específicos. Aí, saiu o resultado. Além do QI ter dado alto, eu tenho grau 1, mas com alguns aspectos que necessitam apoio terapêutico e terapias ocupacionais. Vale muito você procurar um especialista para avaliar seu caso. Fazer terapia ajuda muito. Eu tenho algumas comorbidades (como TDM - Transtorno de Depressão Maior) e TDAH. Estou sendo medicada e melhorando a cada dia que passa. Tô muito feliz com o diagnóstico. Agora eu sei o que sou e porque sempre fui diferente. Meu marido diz que me ama desse jeitinho e que não mudaria nada em mim. Tudo isso, graças aos vídeos deste canal! Sou muito grata!
Não me arrependo de ter meus. Filhos. Mas,reconheço o quanto é difícil. É que antes as crianças quando eram desobedientes eram espancadas e não levadas ao psicoterapêutico. Eu passei por isso. E até hoje,pra quem é pobre por um filho no mundo é algo inviável. Pousada, a gente sofre ainda mais, por ver o filho sofrer e depender do serviço precário e desrespeitoso do SUS, é pior ainda.
Engraçado que estou descobrindo que sempre tive autismo, mas na época não tinha especialista na área, eu não falava quando era criança, até os 4 anos, e não andava, só comecei a andar com 2 anos , nunca fiz tratamento e SEMPRE fui taxada na família como parada e doente, e depois que eu tive filho , descobri que meu filho é autista, e agora estou sentindo mais forte os sintomas de autismo
Eu tenho 2 filhos com autismo...e na saga para os diagnósticos deles..descobri que tenho algumas irmãs por parte do meu pai que tb têm filho autista, e nessa saga de diagnóstico acendeu luzes na cabeça minha e do meu marido para procurarmos pq nós 2 temos muitas características 😊
Meu filho foi diagnosticado com TEA nível 1 de suporte,TDHA e TOD. Tb ascendeu uma luz em mim,mas eu tinha certeza que tinha TDHA Pois bem busquei ,investiguei,meu laudo saiu essa semana,seu que eu tenho (Autismo nível 2 de porte),( Transtorno de Ansiedade generalizada) e (Depressão). Meu esposo está em investigação Tb.daqui a duas semanas sai.
Tenho cinquenta anos e suspeita de autismo leve.Muito sofrimento,luta e adaptacao interna a vida toda...tudo over...E tudo adaptei na marra!Estou perdida nessa busca do diagnóstico correto.Suspeito que meu pai também era autista...Sempre fui muito parecida com ele...Os esquisitos da família!
Boa tarde Mya Ledo, como pai, eu entendo!!! Fiz um curso e tem me ajudado muito com os meus filhos, caso queira estou aqui para ajudar, abraços meu amigo.
Faz um vídeo falando só sobre esse aspecto ambiental ultrauterino ? Sobre uma lista de fatores que acontecem que poderiam estar relacionados ao autismo nesse ambiente do útero.
Sempre achei meu marido hiper focado, após várias observações e como a maioria quando fecha o diagnóstico do filho, achamos dentro do consultório da psicopedagoga e depois com a Neuropediatra o que o meu marido tem: autismo leve. Desconfiamos que meu tio e o sobrinho dele também são. Aqui em casa filho e pai, ambos totalmente diferentes o pai não gosta de sair, e ama estudar e não suporta barulhos e o filho ama passear, não gosta de aprender somente o que lhe é útil e produz barulho ( esteriótipias). Nosso filho é grau moderado. Sobre se dedicar totalmente, nós também iríamos adotar, mas pensando nas duas crianças com necessidades diferentes, desistimos e estamos bem mais conscientes das necessidades do nosso filho. Muito obrigada pelo o vídeo.
Que interessante, não sabia desses fatores genéticos e hereditários. Sou professora, e percebi que os pais dos meus alunos autistas tem alguns traços de autismo, posso dizer que todos os pais tem, ainda que leve. Muito esclarecedor.
Minha filha e eu somos autistas leve. Já expliquei q minhas filhas podem ter filhos autistas , inclusive , de outros níveis. Já estimulei q elas não tenham filhos ( inicialmente) pq a vida é única e rápida e se dedicar a outro ser já é difícil. Ter um filho nível severo é brabo. Já ouvi vários casos de suicídio.
Esse lance da probabilidade explica mesmo muito sobre qualquer questão em genética de populações. No entanto o que mais me fascina é a aleatoriedade na dança dos cromossomos, os crossing over da vida e finalmente a variação e as mutações. Viva Mendel e Darwin! ;)
Que vídeo esclarecedor, muito obrigada! Tenho um filho autista leve, meu esposo também é autista leve e eu tenho características. Queríamos muito ter outro filho, mas infelizmente temos receio dessas variações. Conversamos com o médico sobre isso na última consulta e ele disse que a probabilidade era grande, mas não soube explicar com tanta propriedade. Optamos por não ter outro e futuramente adotar. Seu trabalho é muito importante, obrigada!
Eu tenho 2 filhos com autismo, o mais velho é nível 3 e não verbal, o mais novo ainda é bebê e acabou de iniciar as terapias, portanto ainda não sabemos o nível, depois do diagnóstico do segundo filho que tive a certeza que no nosso caso é hereditário, eu e meu marido não temos diagnóstico de autismo mas meu marido tem um sobrinho com autismo nível 1.
Meu filho foi diagnosticado com autismo leve. Eu acho que sempre tive mas não sabia, porque nunca me incomodou. Eu tenho quase quarenta anos e posso dizer que o autismo é meu superpower na minha profissão
Brigado, estou tentando o diagnóstico da minha filha, mas estou enfrentando as burrocrasias e os profissionais despreparados como um neurologista que na consulta da minha filha conseguiu atender ela em dez minutos e foi mais ignorante que o seu lugar zangado, minha esposa teve até crise de nervos
Preciso mostrar esse vídeo pra alguns profissionais que estão afirmando que autismo tem causa 58% ambiental (ambiente externo mesmo, não intrauterino). Eu refutei a afirmação, mas como não sou da área e ela sim…. Inacreditável.
Oi, vou iniciar um processo de avaliação com um neuropsicologo, já tenho 34 anos e, apesar de entender que não há motivos para, estou com receio de ser diagnosticado, mas não pela condição, mas pq tenho um pouco de vergonha de "assumir" isso. Me lembrou de quando eu já sabia que era LGBT mas tinha vergonha de assumir, ao contrário de hoje que eu tenho muito orgulho. Estou até "rezando" pra o diagnostico dar negativo haha
Eu me considero tdah baseado em pesquisas. E meu esposo acredito que seja autista leve. Ele é anti social, tem toques, seletividade alimentar e na infância sofreu muito pelo fato de não se socializar. Até o chamavam de "da lua" , mas é muito inteligente, tem uma memória de "5tb" kkkk . O avô do meu filho começou a falar aos três anos de idade e também tem sinais. Meu filho foi diagnosticado com autismo leve. Embora eu ache que já passou para moderado. Segunda feira estarei levando ele no neuro. Para uma nova avaliação. Ele tem tres aninhos. Começou a falar agora.
Minha nora tem um irmão autista leve. Casou a primeira vez é teve um filho autista leve, depois se separou se casou com meu filho é minha neta é autista leve também .
Olá, professor! Muito obrigada pela franqueza no vídeo! Vc é a primeira pessoa que fala que um autista tem 80% de chance de ter outro filho c a mesma doença 😥. A real é que, independente da estatística, existe chance. Isso deve ser levado em conta.
SOU MÃE DE UMA MENINA AUTISTA, E NA PARTE DA MINHA FAMÍLIA NINGUÉM NASCEU COM AUTISMO, JÁ NA FAMÍLIA DO PAI DA MINHA FILHA O PRIMO DELE É AUTISTA, MAS A MINHA SOGRA E O RESTANTE DA FAMÍLIA DELA ME ACUSAM DE TER VINDO DA MINHA GENÉTICA E NÃO DÁ DELES, EU GOSTARIA DE SABER QUAL EXAME GENÉTICO EU POSSO FAZER NA MINHA FILHA PARA PROVAR QUE O AUTISMO VEIO DA FAMÍLIA DO PAI DA MINHA FILHA E NÃO DÁ MINHA? PORQUE JÁ VIROU UMA ACUSAÇÃO CONTRA MIM, AS VISITAS DE FINAIS DE SEMANA NA CASA DA MINHA SOGRA JÁ ESTÃO DESCONFORTÁVEIS PARA MIM, INCLUSIVE ACUSAM MINHA FILHA MAIS VELHA DE TER AUTISMO MESMO ELA NUNCA TER TIDO ATRASO NO DESENVOLVIMENTO E NÃO SER FILHA DO MESMO PAI, A MINHA SOGRA NÃO ACEITA QUE O MEU MARIDO SEJA AUTISTA SENDO QUE ELE TEM MUITAS CARACTERÍSTICAS DO AUTISMO. EU QUERO ACABAR DE VEZ COM ISSO, PRECISO PROVAR QUE MEU MARIDO É AUTISTA ATÉ PARA ELE COMEÇAR A SE TRATAR TAMBÉM PORQUE ELE TEM MUITAS DIFICULDADES DE SOCIALIZAÇÃO
Professor @lucelmo,@luna graças a seus vídeos e informações comecei o acompanhamento para investigação meu bebe de 1 ano e 10 meses foi diagnosticado no último dia 23/01/2023... minha eterna gratidão a esse canal,(conheci a menos de 60 dias).
Como vc disse, é difícil dividir a atenção com outro filho. Concordo com seu raciocínio. Mas se alguém tiver pensando em ter o segundo, eu digo que é possível. Minha pequena faz muitas terapias, precisa de muita atenção… mas consigo administrar o tempo entre ela e a outra filha… e também com a peça mais importante, minha esposa. Escrevo só para não desanimar alguém que queira. Também acho importante pensar na questão financeira da família, porque o custo é alto.
Tenho dois filhos em investigação com neuropediatra, um já foi solicitado avaliação neuropsicológica...Eu tenho muitas características, pretendo buscar um profissional para saber se tenho e tentar compreender algumas coisas em meu comportamento que percebo que tem me trazido muitos prejuízos, principalmente, no meu trabalho.
Também decidi por ter apenas um filho ,já que o meu filho é autista nível 2,quero me dedicar a ele exclusivamente. Várias pessoas me falam pra ter outro filho,mas tenho total noção que vai ser muito difícil e talvez eu acabe não dando conta o que é mto provável.
Ótimo vídeo, essas questões genéticas são muito interessantes. O caso de autismo da minha família veio através dos diagnósticos de uma prima de segundo grau e meu filho, ambos com idades aproximadas. Meu diagnóstico veio disso, tardiamente, e responde várias coisas e comportamentos. Autismo e TDAH no fim das contas. É libertador essas coisas! Enfim, nossos diagnósticos trouxeram muitas mudanças e aprendizados.
Lucelmo primeiro obrigada pelo seu trabalho tão válido pra todos nós. Autistas ou não. Todos necessitam aprender sobre autismo. Sempre acompanho seus vídeos e aprendo muito contigo. Qual foi o teste genético q vc fez pra descobrir o gen afetado? Tenho curiosidade de saber isso? No meu caso, meu filho mais novo é Tea nível 1. Diagnosticado com 4 anos. Ele está fazendo 6 anos dia 8-02 e semana passada recebi o laudo da minha avaliação neuropsicológica. Também estou no espectro autista. Enfim, queria saber qual o gen afetado pata nós dois. Acredito ser o mesmo. Pois nós dois somos nível 1. E meu pai também tinha muitas características. Hj eu percebo isso. Um grande abraço. Sucesso!
Eu já desconfiava desde os 4 meses ,mas o pai não aceitava de maneira nenhuma, isso é também a questão financeira dificultou uma intervenção mais rápida.Meu filho começou a fazer terapia com três anos e meio,poderia ter começado mais cedo ,é uma das minha frustrações na vida, ainda mais por ele ainda não ser verbal.
Meu filho foi diagnosticado recentemente com dois anos de idade, nível 3 de suporte, pesquisando eu vi algumas semelhanças, sempre pensei ter TDAH, mas agora não tenho certeza
Gravidez na adolescência, diferença de idade entre o casal 10, 20, 30 anos... Tem maiores chances do bebê nascer com autismo? Se puder fazer um vídeo falando sobre isso Dr.
Minha namorada é autista leve, sou professor, fui conhecer a família dela e acabei constatando que os 2 irmãos mais velhos dela também possuem autismo leve. Agora o irmão mais novo dela está no processo de diagnóstico de autismo, depois de tanto analisar isso, constatei que o pai dela também é autista.
Eu odeio resposta probabilística. Fica parecendo que a pessoa não tem conhecimento suficiente pra cravar uma resposta correta. Tem como um médico dizer que fulano provavelmente tem autismo ou o diagnóstico tem que ser sim ou não ? Tá difícil.
Foi isso que pensei. Para o pensamento antigo, do qual acreditavam que operar pessoas com TEA; DI; Esquizofrenia; evitariam a disseminação desses transtornos. Este fato e o argumento sobre esclarece que na verdade as pessoas do Passado estavam completamente erradas. Vi sobre o caso do Sanatório de Penhurst. Lamentável.
Eu já não era muito entusiasta da ideia de casar hj, com as mulheres do jeito que estão+a cultura, leis e etc, e já preferia ficar sozinho, agora depois de saber que tenho TEA... só Deus sabe...
Meu filho tem autismo nível 2 que faz tratamento e outro filho também tem autismo. Mas a outra mãe não aceita, dizendo que ele não é retardado. Eu como pai sempre tive autismo e nunca tive tratamento e sofro durante todo uma vida e cada dia isso só piora. Estou tentando uma consulta para ter certeza do meu diagnóstico.
Algumas pessoas falam . Que eu possa er autista. Tenho cinquenta anos de idade . Esqueço muito das coisas, tenho muita insônia, durmo bato o pé a noite td me falaram rolo na cama e tbm sou super acelerado
Sou muito sua fã. E sinceramente acho que o Mundo mereceria mais um filho seu, deixando claro que também aplaudo sua decisão de não tê-lo. Aplausos de pé pelo seu canal e por ser você como é.
O meu segundo filho está com suspeita e ao msm tempo suspeitando de mim msm já que ele é igualzinho eu, minha mãe fala que eu era igual ele quando era pequena e eu smp gostei de ficar sozinha nunca gostei de fazer amizades smp fui na minha oq mais atrapalhou na minha vida foi a timidez e por causa disso nunca consegui terminar nada do que eu comecei, tranquei a faculdade no último ano, só de pensar em ter q falar em público eu passava mal, com 13 anos tive a primeira crise de ansiedade tinha desmaios até os 15 foi a ultima vez q desmaiei com ataque de epilepsia mas como fazia academia o medico disse q resolveria e realmente resolveu mas até hj sou assim, todos falam q sou véia pq gosto de fica em casa q sou antissocial e etc.
Meu filho é diagnosticado com autismo leve. O neurologista pediu o teste Chromosomal Microarray e deu negativo. O Chromosomal Microarray testa genes que já estão identificados como alguns dos causadores do autismo. No caso do meu filho, esses genes são normais. Isso não significa que ele não é autista. Apenas que o(s) gene (s) que causa o autismo dele, ainda não foi/foram descoberto(s).
Meu filho foi diagnosticado com autismo leve, nível 1. Mas nem eu e meu marido somos, quer dizer, na verdade eu sempre fui meio estranha, mas deve ser por conta da minha timidez, eu sempre fui péssima para comer, nossa passava muito mau comendo determinadas comidas, nunca fui comunicativa, só falava muito quando eu conhecia já a pessoa, aí a interação era normal. Aprendi a ler e escrever quando tinha de 4 para 5 anos. Mas eu acredito que tudo isso seja normal. Lembro que quando eu estava grávida do meu filho, eu tinha receio dele vir com o autismo, na época se falava muito na síndrome de asperger que é o autismo na sua forma mais leve e eu ficava com muito medo, será que poderia ser por conta desse ambiente uterino? Eu sempre me deparava com pessoas falando sobre o assunto na gravidez.
Meu noivo tem uma filha que tem autismo (primeiro casamento), qual as chances de termos um filho com autismo? Fizeram exame da princesa e constou que não é genético
Gostaria de saber se outros familiares,como por exemplo tios e tias aumentam a probabilidade de os sobrinhos terem autismo?pergunto isso porque tem vários familiares do meu esposo que tem.
Por essa probabilidade, o autismo pode ser por conta somente de de influências ambientais por ex, ou necessariamente de mais de um fator, como ambiente e genética?
Eu suspeitava que meu filho era AUTISTA. Por acaso, eu descobri que EU SOU AUTISTA e agora ele tb está fazendo testes pra confirmar o diagnóstico. Graças ao seu canal, dr. Lucelmo! Muito grata pelo seu trabalho! 💓
Que coisa linda uma informação dessa como reforçador do nosso trabalho, obrigado!
@@lunaaba Eu que agradeço! Seu canal é de utilidade pública e ajuda milhares de pessoas nesse país!!! Eu vejo todos os seus vídeos e foram eles que me ajudaram a ver o que sofria por mais de 30 anos!!! Foi uma LIBERTAÇÃO! Que o universo todinho te envie AMOR. Gratidão! 💓🙏🏻
Muito legal seu comentário como você começou a desconfiar que você era autista ? Eu tenho um filho de 2 anos que é autista... as vezes me pergunto se também eu não sou .... Já fiz vários questionários para autismo em adultos meu risco dá baixo, porém eu tenho algumas características mas eu procurei um neuro também ele falou que não sou autista.
@@jehteixeira7715 oiê! Então, eu comecei por ouvir meu esposo (que é PSICANALISTA, e estudou um pouco sobre autismo) dizer que estava que eu tinha muitas características do Espectro. Depois, uma amiga de longa data que tem um filho Autista TB disse que eu tinha muito do espectro. Aí, eu comecei a ver os vídeos deste maravilhoso canal e me identifiquei total com tudo o que foi dito pelo Dr. Lucelmo. Aí, procurei uma psiquiatra que disse que eu tinha mesmo muitas características do Espectro e me encaminhou para testes específicos. Aí, saiu o resultado. Além do QI ter dado alto, eu tenho grau 1, mas com alguns aspectos que necessitam apoio terapêutico e terapias ocupacionais. Vale muito você procurar um especialista para avaliar seu caso. Fazer terapia ajuda muito. Eu tenho algumas comorbidades (como TDM - Transtorno de Depressão Maior) e TDAH. Estou sendo medicada e melhorando a cada dia que passa. Tô muito feliz com o diagnóstico. Agora eu sei o que sou e porque sempre fui diferente. Meu marido diz que me ama desse jeitinho e que não mudaria nada em mim. Tudo isso, graças aos vídeos deste canal! Sou muito grata!
@@jehteixeira7715 Vc pode começar a pesquisar pelo fenotipo ampliado do autismo :)
Não me arrependo de ter meus. Filhos. Mas,reconheço o quanto é difícil. É que antes as crianças quando eram desobedientes eram espancadas e não levadas ao psicoterapêutico. Eu passei por isso. E até hoje,pra quem é pobre por um filho no mundo é algo inviável. Pousada, a gente sofre ainda mais, por ver o filho sofrer e depender do serviço precário e desrespeitoso do SUS, é pior ainda.
Engraçado que estou descobrindo que sempre tive autismo, mas na época não tinha especialista na área, eu não falava quando era criança, até os 4 anos, e não andava, só comecei a andar com 2 anos , nunca fiz tratamento e SEMPRE fui taxada na família como parada e doente, e depois que eu tive filho , descobri que meu filho é autista, e agora estou sentindo mais forte os sintomas de autismo
Eu tenho 2 filhos com autismo...e na saga para os diagnósticos deles..descobri que tenho algumas irmãs por parte do meu pai que tb têm filho autista, e nessa saga de diagnóstico acendeu luzes na cabeça minha e do meu marido para procurarmos pq nós 2 temos muitas características 😊
Meu filho foi diagnosticado com TEA nível 1 de suporte,TDHA e TOD.
Tb ascendeu uma luz em mim,mas eu tinha certeza que tinha TDHA
Pois bem busquei ,investiguei,meu laudo saiu essa semana,seu que eu tenho (Autismo nível 2 de porte),( Transtorno de Ansiedade generalizada) e (Depressão).
Meu esposo está em investigação Tb.daqui a duas semanas sai.
Tenho cinquenta anos e suspeita de autismo leve.Muito sofrimento,luta e adaptacao interna a vida toda...tudo over...E tudo adaptei na marra!Estou perdida nessa busca do diagnóstico correto.Suspeito que meu pai também era autista...Sempre fui muito parecida com ele...Os esquisitos da família!
Vocês tem que fazer um curso para ajudar os pais, muitos não tem como encontrar ou proporcionar o devido tratamento com profissionais pros seus filhos
Boa tarde Mya Ledo, como pai, eu entendo!!! Fiz um curso e tem me ajudado muito com os meus filhos, caso queira estou aqui para ajudar, abraços meu amigo.
Faz um vídeo falando só sobre esse aspecto ambiental ultrauterino ? Sobre uma lista de fatores que acontecem que poderiam estar relacionados ao autismo nesse ambiente do útero.
Boa ideia, farei sim
Ótima sugestão
Vc chegou a fazer esse vídeo?@@lunaaba
Sempre achei meu marido hiper focado, após várias observações e como a maioria quando fecha o diagnóstico do filho, achamos dentro do consultório da psicopedagoga e depois com a Neuropediatra o que o meu marido tem: autismo leve. Desconfiamos que meu tio e o sobrinho dele também são. Aqui em casa filho e pai, ambos totalmente diferentes o pai não gosta de sair, e ama estudar e não suporta barulhos e o filho ama passear, não gosta de aprender somente o que lhe é útil e produz barulho ( esteriótipias). Nosso filho é grau moderado. Sobre se dedicar totalmente, nós também iríamos adotar, mas pensando nas duas crianças com necessidades diferentes, desistimos e estamos bem mais conscientes das necessidades do nosso filho. Muito obrigada pelo o vídeo.
Graças a Deus existe pessoas como vcs por aqui na internet 🙏 conteúdo de grande importância para nós pais de autista.
Meu filho foi diagnosticado aos 20 anos com TEA nível 1. E surgiu esta dúvida nele,sobre filhos....
Dr Ancelmo, te agradeço por trabalho lindo e transparente que vc faz. Fez uma diferença enorme na minha jornada com meu filho ❤ gratidão
Que interessante, não sabia desses fatores genéticos e hereditários. Sou professora, e percebi que os pais dos meus alunos autistas tem alguns traços de autismo, posso dizer que todos os pais tem, ainda que leve. Muito esclarecedor.
O que fazer se meu neto autista
Minha filha e eu somos autistas leve. Já expliquei q minhas filhas podem ter filhos autistas , inclusive , de outros níveis. Já estimulei q elas não tenham filhos ( inicialmente) pq a vida é única e rápida e se dedicar a outro ser já é difícil. Ter um filho nível severo é brabo. Já ouvi vários casos de suicídio.
Esse lance da probabilidade explica mesmo muito sobre qualquer questão em genética de populações. No entanto o que mais me fascina é a aleatoriedade na dança dos cromossomos, os crossing over da vida e finalmente a variação e as mutações. Viva Mendel e Darwin! ;)
Que vídeo esclarecedor, muito obrigada! Tenho um filho autista leve, meu esposo também é autista leve e eu tenho características. Queríamos muito ter outro filho, mas infelizmente temos receio dessas variações. Conversamos com o médico sobre isso na última consulta e ele disse que a probabilidade era grande, mas não soube explicar com tanta propriedade. Optamos por não ter outro e futuramente adotar. Seu trabalho é muito importante, obrigada!
Eu tenho 2 filhos com autismo, o mais velho é nível 3 e não verbal, o mais novo ainda é bebê e acabou de iniciar as terapias, portanto ainda não sabemos o nível, depois do diagnóstico do segundo filho que tive a certeza que no nosso caso é hereditário, eu e meu marido não temos diagnóstico de autismo mas meu marido tem um sobrinho com autismo nível 1.
Vídeo muito bom! Adoraria um vídeo sobre o fator protetivo feminino!
Aos 5:12
Tenho 2 irmãos autistas parte de pai, sou autista, 2 filhos autistas e meu marido só não tem diagnóstico mas é claramente autista.
Parabéns , Lucelmo. Você está ajudando muita gente.
Na minha família materna tem vários inclusive meu filho. Eu tenho características e meu esposo tbm tem várias.
Meu filho foi diagnosticado com autismo leve. Eu acho que sempre tive mas não sabia, porque nunca me incomodou.
Eu tenho quase quarenta anos e posso dizer que o autismo é meu superpower na minha profissão
Que benção!
Então você não tem faça um encéfalograma se tive alguma coisa aparecerá, o faça teste genético.
Brigado, estou tentando o diagnóstico da minha filha, mas estou enfrentando as burrocrasias e os profissionais despreparados como um neurologista que na consulta da minha filha conseguiu atender ela em dez minutos e foi mais ignorante que o seu lugar zangado, minha esposa teve até crise de nervos
Passei muito por isso com minha filha... Vocês são do Rio? Se forem, indico um neuro que de fato entende de autismo..
Consulta com neuro que durou 10 minutos? Misericórdia que bos* de médica
10 minutos de consulta nem dá pro paciente se apresentar. Com ctza é uma péssima profissional que faz o trabalho as coxas e não entende nada de TEA.
Preciso mostrar esse vídeo pra alguns profissionais que estão afirmando que autismo tem causa 58% ambiental (ambiente externo mesmo, não intrauterino). Eu refutei a afirmação, mas como não sou da área e ela sim…. Inacreditável.
Ta loco. 58% tirado de onde? Ja se sabe que é mais de 90% genético a mais de 10 anos
Nossa, é inacreditável a ignorância das pessoas que não estudam e se auto intitulam especialistas.
Oi, vou iniciar um processo de avaliação com um neuropsicologo, já tenho 34 anos e, apesar de entender que não há motivos para, estou com receio de ser diagnosticado, mas não pela condição, mas pq tenho um pouco de vergonha de "assumir" isso. Me lembrou de quando eu já sabia que era LGBT mas tinha vergonha de assumir, ao contrário de hoje que eu tenho muito orgulho. Estou até "rezando" pra o diagnostico dar negativo haha
Eu acho massa o.jeito que o Lucelmo faz o gancho entre o assunto apresentado e o C.T.A..
Chamar o povo tem que ser planejado né? Kkkk
@@lunaaba verdade. Muito obrigado pela seu trabalho de extremo valor. 🙏
Pois é! Eu sou autista nível 1 e tenho 4 filhos autistas! Dois filhos no nível 2 e dois no nível 1!
Nossa moça 4 filhos autistas??? Com certeza é uma luta muito grande ne?
@@evalima718 Minha filha, você não faz ideia! 😂😂
@@larissaguerreiro4695 Deus que dá força 😂😂
Eu me considero tdah baseado em pesquisas. E meu esposo acredito que seja autista leve. Ele é anti social, tem toques, seletividade alimentar e na infância sofreu muito pelo fato de não se socializar. Até o chamavam de "da lua" , mas é muito inteligente, tem uma memória de "5tb" kkkk . O avô do meu filho começou a falar aos três anos de idade e também tem sinais.
Meu filho foi diagnosticado com autismo leve. Embora eu ache que já passou para moderado. Segunda feira estarei levando ele no neuro. Para uma nova avaliação. Ele tem tres aninhos. Começou a falar agora.
Quero vídeo do fator protetivo feminono
Minha nora tem um irmão autista leve. Casou a primeira vez é teve um filho autista leve, depois se separou se casou com meu filho é minha neta é autista leve também .
Sim, mas vai ter o nível 1 ou 2
Deu sorte. Os Asperger são pessoas funcionais com os devidos tratamentos, mas os graves é um verdadeiro pesadelo.
Olá, professor! Muito obrigada pela franqueza no vídeo! Vc é a primeira pessoa que fala que um autista tem 80% de chance de ter outro filho c a mesma doença 😥. A real é que, independente da estatística, existe chance. Isso deve ser levado em conta.
Ótimo vídeo! Como todos !!
Seria legal você fazer o vídeos explicando o fator protetivo femenino
Seria ótimo se fizesse o video falando do fator protetivo feminino
Esse canal é demais me ajuda muito com meu curso de pedagogia
SOU MÃE DE UMA MENINA AUTISTA, E NA PARTE DA MINHA FAMÍLIA NINGUÉM NASCEU COM AUTISMO, JÁ NA FAMÍLIA DO PAI DA MINHA FILHA O PRIMO DELE É AUTISTA, MAS A MINHA SOGRA E O RESTANTE DA FAMÍLIA DELA ME ACUSAM DE TER VINDO DA MINHA GENÉTICA E NÃO DÁ DELES, EU GOSTARIA DE SABER QUAL EXAME GENÉTICO EU POSSO FAZER NA MINHA FILHA PARA PROVAR QUE O AUTISMO VEIO DA FAMÍLIA DO PAI DA MINHA FILHA E NÃO DÁ MINHA? PORQUE JÁ VIROU UMA ACUSAÇÃO CONTRA MIM, AS VISITAS DE FINAIS DE SEMANA NA CASA DA MINHA SOGRA JÁ ESTÃO DESCONFORTÁVEIS PARA MIM, INCLUSIVE ACUSAM MINHA FILHA MAIS VELHA DE TER AUTISMO MESMO ELA NUNCA TER TIDO ATRASO NO DESENVOLVIMENTO E NÃO SER FILHA DO MESMO PAI, A MINHA SOGRA NÃO ACEITA QUE O MEU MARIDO SEJA AUTISTA SENDO QUE ELE TEM MUITAS CARACTERÍSTICAS DO AUTISMO. EU QUERO ACABAR DE VEZ COM ISSO, PRECISO PROVAR QUE MEU MARIDO É AUTISTA ATÉ PARA ELE COMEÇAR A SE TRATAR TAMBÉM PORQUE ELE TEM MUITAS DIFICULDADES DE SOCIALIZAÇÃO
Professor @lucelmo,@luna graças a seus vídeos e informações comecei o acompanhamento para investigação meu bebe de 1 ano e 10 meses foi diagnosticado no último dia 23/01/2023... minha eterna gratidão a esse canal,(conheci a menos de 60 dias).
Olá professor Lucelmo. Faça sim por favor um video sobre o Fator Protetivo Feminino.
Dr Lucelmo, fala sobre a neuromodulação em autistas.
São dados bem interessantes os da pesquisa, e o vídeo é sem dúvida bastante enriquecedor e algo a ser compartilhado. 👏👏👏👏
Existe algum exame específico que o casal possa fazer antes de engravidar que determine a probabilidade do filho nascer c autismo?
Também gostaria de saber
TB gostaria de saber
Vídeo com excelente explicação adoraria sabersobre o fator protetivo feminino. Faz sim um vídeo sobre.
Doutor fala sobre como foi teu diagnóstico e fala tmb sobre a proteção feminina por favooooorrrr
Gente, pelo amor de Deus, façam o vídeo sobre ambiente intrauterino e autismo.
UP
EU me sinto confortavel com toda a sua explicacao.
Gratidao !
Como vc disse, é difícil dividir a atenção com outro filho. Concordo com seu raciocínio.
Mas se alguém tiver pensando em ter o segundo, eu digo que é possível.
Minha pequena faz muitas terapias, precisa de muita atenção… mas consigo administrar o tempo entre ela e a outra filha… e também com a peça mais importante, minha esposa.
Escrevo só para não desanimar alguém que queira.
Também acho importante pensar na questão financeira da família, porque o custo é alto.
Mais um vídeo excelente. Tenho 2, ambos no TEA. Tbm entendemos como você. E nos achamos no Fenotipo.
Ótimo vídeo, muito interessante e importante!
Gostaria sim de ver um vídeo sobre o fator protetivo feminino
Up
Eu tbma!
Aos 5:11
Tenho dois filhos em investigação com neuropediatra, um já foi solicitado avaliação neuropsicológica...Eu tenho muitas características, pretendo buscar um profissional para saber se tenho e tentar compreender algumas coisas em meu comportamento que percebo que tem me trazido muitos prejuízos, principalmente, no meu trabalho.
Também decidi por ter apenas um filho ,já que o meu filho é autista nível 2,quero me dedicar a ele exclusivamente. Várias pessoas me falam pra ter outro filho,mas tenho total noção que vai ser muito difícil e talvez eu acabe não dando conta o que é mto provável.
Ótimo vídeo, essas questões genéticas são muito interessantes. O caso de autismo da minha família veio através dos diagnósticos de uma prima de segundo grau e meu filho, ambos com idades aproximadas. Meu diagnóstico veio disso, tardiamente, e responde várias coisas e comportamentos. Autismo e TDAH no fim das contas. É libertador essas coisas! Enfim, nossos diagnósticos trouxeram muitas mudanças e aprendizados.
Anselmo, qual o exame genético e como faz para realizar?
Alguém aqui é autista e não teve um filho autista? Ou conhece algum caso assim?
Probabilidade alta.
Meu irmão casula é autista, mas acho que o mais velho também é. Mas meus pais são saudáveis, eu acho que são ne.
Que vídeo!!!! Lucelmo sempre cirúrgico!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Lucelmo primeiro obrigada pelo seu trabalho tão válido pra todos nós. Autistas ou não. Todos necessitam aprender sobre autismo.
Sempre acompanho seus vídeos e aprendo muito contigo.
Qual foi o teste genético q vc fez pra descobrir o gen afetado? Tenho curiosidade de saber isso? No meu caso, meu filho mais novo é Tea nível 1. Diagnosticado com 4 anos. Ele está fazendo 6 anos dia 8-02 e semana passada recebi o laudo da minha avaliação neuropsicológica. Também estou no espectro autista.
Enfim, queria saber qual o gen afetado pata nós dois. Acredito ser o mesmo. Pois nós dois somos nível 1.
E meu pai também tinha muitas características. Hj eu percebo isso.
Um grande abraço. Sucesso!
Minha filha tem TEA nivel 1 ela tem 12 anos
Com 9 foi diagnosticado
Descobri que o pai dela tem e eu me identifico
Eu já desconfiava desde os 4 meses ,mas o pai não aceitava de maneira nenhuma, isso é também a questão financeira dificultou uma intervenção mais rápida.Meu filho começou a fazer terapia com três anos e meio,poderia ter começado mais cedo ,é uma das minha frustrações na vida, ainda mais por ele ainda não ser verbal.
Qual o exame que a gente faz pra saber os genes que tem?
Aqui em casa sou autista, casada com um autista... Não deu outra... Uma filha lindaa AUTISTA... 🩵💙🩵
Meu filho foi diagnosticado recentemente com dois anos de idade, nível 3 de suporte, pesquisando eu vi algumas semelhanças, sempre pensei ter TDAH, mas agora não tenho certeza
Descobri que meu filho é autista, pouco tempo depois descobri que tbm sou e agora descobri que minha filha tbm é 😅
Que tipos de influência ambiental uterina podem dar mais chances de que o bebê nasça com autismo?
O que é esse fator protetivo feminino?
Gravidez na adolescência, diferença de idade entre o casal 10, 20, 30 anos...
Tem maiores chances do bebê nascer com autismo?
Se puder fazer um vídeo falando sobre isso Dr.
E o estresse dos Pais pode causar Autismo?
Minha namorada é autista leve, sou professor, fui conhecer a família dela e acabei constatando que os 2 irmãos mais velhos dela também possuem autismo leve. Agora o irmão mais novo dela está no processo de diagnóstico de autismo, depois de tanto analisar isso, constatei que o pai dela também é autista.
É bem comum!
Sim são 4 filhos todos com autismo, o mais novo tem suspeita de ser transtorno de Aspenger.
Eu odeio resposta probabilística. Fica parecendo que a pessoa não tem conhecimento suficiente pra cravar uma resposta correta. Tem como um médico dizer que fulano provavelmente tem autismo ou o diagnóstico tem que ser sim ou não ? Tá difícil.
Sempre controlam a vida dos outros muitos irresponsáveis tem filhos sabendo que tem chance de acontecer e muitos tem e não sabe e nem quer saber
O meu filho também teve o diagnóstico com 4 anos
Foi isso que pensei. Para o pensamento antigo, do qual acreditavam que operar pessoas com TEA; DI; Esquizofrenia; evitariam a disseminação desses transtornos. Este fato e o argumento sobre esclarece que na verdade as pessoas do Passado estavam completamente erradas.
Vi sobre o caso do Sanatório de Penhurst. Lamentável.
Eu tenho variantes e minha filha tem autismo
Mas há tanto tempo porque só tem aparência agora, antes nunca ouvi falar sobre autismo??
Eu já não era muito entusiasta da ideia de casar hj, com as mulheres do jeito que estão+a cultura, leis e etc, e já preferia ficar sozinho, agora depois de saber que tenho TEA... só Deus sabe...
Faz um video de Fator protetivo feminino
Meu filho tem autismo nível 2 que faz tratamento e outro filho também tem autismo. Mas a outra mãe não aceita, dizendo que ele não é retardado. Eu como pai sempre tive autismo e nunca tive tratamento e sofro durante todo uma vida e cada dia isso só piora. Estou tentando uma consulta para ter certeza do meu diagnóstico.
Algumas pessoas falam . Que eu possa er autista. Tenho cinquenta anos de idade . Esqueço muito das coisas, tenho muita insônia, durmo bato o pé a noite td me falaram rolo na cama e tbm sou super acelerado
Sou muito sua fã. E sinceramente acho que o Mundo mereceria mais um filho seu, deixando claro que também aplaudo sua decisão de não tê-lo. Aplausos de pé pelo seu canal e por ser você como é.
O meu segundo filho está com suspeita e ao msm tempo suspeitando de mim msm já que ele é igualzinho eu, minha mãe fala que eu era igual ele quando era pequena e eu smp gostei de ficar sozinha nunca gostei de fazer amizades smp fui na minha oq mais atrapalhou na minha vida foi a timidez e por causa disso nunca consegui terminar nada do que eu comecei, tranquei a faculdade no último ano, só de pensar em ter q falar em público eu passava mal, com 13 anos tive a primeira crise de ansiedade tinha desmaios até os 15 foi a ultima vez q desmaiei com ataque de epilepsia mas como fazia academia o medico disse q resolveria e realmente resolveu mas até hj sou assim, todos falam q sou véia pq gosto de fica em casa q sou antissocial e etc.
Acho que sou assim... acho que tenho algumas variantes porém não sou autista.
Lucelmo, fala sobre neuromodulacao para Tea
Meu filho é diagnosticado com autismo leve. O neurologista pediu o teste Chromosomal Microarray e deu negativo. O Chromosomal Microarray testa genes que já estão identificados como alguns dos causadores do autismo. No caso do meu filho, esses genes são normais. Isso não significa que ele não é autista. Apenas que o(s) gene (s) que causa o autismo dele, ainda não foi/foram descoberto(s).
Eu acho que sou autista, e tenho dois filhos que são 😢
Excelente vídeo!!
Meu filho foi diagnosticado com autismo leve, nível 1. Mas nem eu e meu marido somos, quer dizer, na verdade eu sempre fui meio estranha, mas deve ser por conta da minha timidez, eu sempre fui péssima para comer, nossa passava muito mau comendo determinadas comidas, nunca fui comunicativa, só falava muito quando eu conhecia já a pessoa, aí a interação era normal. Aprendi a ler e escrever quando tinha de 4 para 5 anos. Mas eu acredito que tudo isso seja normal. Lembro que quando eu estava grávida do meu filho, eu tinha receio dele vir com o autismo, na época se falava muito na síndrome de asperger que é o autismo na sua forma mais leve e eu ficava com muito medo, será que poderia ser por conta desse ambiente uterino? Eu sempre me deparava com pessoas falando sobre o assunto na gravidez.
Não só por isso, precisa também da base genética!
O que seria essa influência intrauterina?
Obrigada Doutor! Eu acho muito importante esses vídeos! E &preciso saber como entrar ajuda pro meu filho.
Esta clareza esbarra neste caos que familias autistas vivem.Geralmente são pais jovens, pior ainda
Meu pai tem Tea. Ele teve três filhos, dentre eles eu e meu irmão do meio fomos diagnosticados com Tea.
Ótimo.
Muito agradecida
Eu suspeito que o meu marido tenha leve.
Meu noivo tem uma filha que tem autismo (primeiro casamento), qual as chances de termos um filho com autismo? Fizeram exame da princesa e constou que não é genético
Como é feito esse exame??
Gostaria de saber se outros familiares,como por exemplo tios e tias aumentam a probabilidade de os sobrinhos terem autismo?pergunto isso porque tem vários familiares do meu esposo que tem.
Aumentam sim.
@lunaaba obrigada por responder!
Não devo ter filhos, então 😔
Como se faz esse exame? Qual o nome?
Por essa probabilidade, o autismo pode ser por conta somente de de influências ambientais por ex, ou necessariamente de mais de um fator, como ambiente e genética?
Não está claro, mas provavelmente não.
Boa tarde tenho um neto , uma neta, dois bisnetos e um sobrinho autista, aí tem o pai e dois filhos portanto achei que poderia ser ereditario
Onde eu faço esse exames, e quais os nomes desses exames? Dr. Lucelmo.
Tem vídeo aqui no canal só sobre os exames genéticos, explico tudo neles.
@@lunaaba sus da esses exames ou não ?
Dr qual nome deste exame ?
Exoma
Sinais de autismo em adultos??meu marido tem sinais😏mas não aceita 🙄