"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos, e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.” Eduardo Galeano.
Esse vídeo me lembrou um trecho de "O Que Fazer?" de Lênin, principalmente de se falar em sonho e esperança: "Meu sonho pode ultrapassar o curso natural dos acontecimentos, ou desviar-se para uma direção onde o curso natural dos acontecimentos jamais poderá conduzir. No primeiro caso, o sonho não produz nenhum mal; pode até sustentar e reforçar a energia do trabalhador... Em tais sonhos, nada pode corromper ou paralisar a força de trabalho. Ao contrário. Se o homem fosse, completamente desprovido da faculdade de sonhar assim, se não pudesse de vez em quando adiantar o presente e contemplar em imaginação o quadro lógico e inteiramente acabado da obra que apenas se esboça em suas mãos, eu não poderia decididamente compreender o que levaria o homem a empreender e realizar vastos e fatigantes trabalhos na arte, na ciência e na vida prática... O desacordo entre o sonho e a realidade nada tem de nocivo se, cada vez que sonha, o homem acredita seriamente em seu sonho, se observa atentamente a vida, compara suas observações com seus castelos no ar e, de uma forma geral, trabalha conscientemente para a realização de seu sonho. Quando existe contato entre o sonho e a vida, tudo vai bem".
Gostei do tema, conseguiu tirar o sentido pejorativo da palavra utopia associada ao marxismo. Eu próprio envergonhava-me de ser associado à utopia e dizia sempre aos que me objetavam que o socialismo científico nada tem a haver com o utópico, e achava que o comunismo de Marx nada tivesse a ver com utopia, por ele apresentar etapas concretas de acordo com as condições materiais da realidade. Pensando bem, os autores do socialismo utópico que precederam Marx tiveram influência direta nas suas ideias e militância, já que a ideia do "outro mundo é possível" é libertadora para quem vê-se amarrado às condições injustas e exploratórias da realidade. No próprio filme do "Jovem Marx", dá para perceber que a transformação de Marx de liberal radical para comunista foi graças aos socialistas utópicos, que tinham os ideais e sua base de apoio, só lhes faltava o método correto de análise da realidade. Lutar por uma utopia é rebelar-se contra as injustiças da realidade (capitalista), e essa palavra não pode ser um insulto para nenhum marxista.
Bielorrússia, Rússia... Os países Bálticos (ex URSS) evitas ir, o comunismo/marxismo é proibido pelas próprias constituições de cada país, normalmente ideias comunistas não são bem vindas nesses países (e ainda bem). Gosto muito desses países, mostram ao mundo como um país deve evoluir.
Em 17:53 → "O avô da Teologia da Libertação é um filósofo marxista ateu". Há um outro que influenciou de muito mais perto a Teologia da Libertação, Erich Fromm. Ele tinha um desembaraço na abordagem da teologia que impressionava os próprios teólogos, ainda mais se tratando de um ateu. Serviu de guia na interpretação dos Manuscritos Econômicos Filosóficos de Marx, particularmente sobre o aspecto espiritual da Alienação.
No Google tradutor deu isso: "Suponho, naturalmente, leitores que querem aprender algo de novo e que, portanto, também querem pensar por si." Acho que é o prefácio de alguma edição do capital
O sentido da frase é por aí mesmo :) Ela se encontra em um prefácio de "O capital", e Marx está falando que ele pressupõe leitores que queiram aprender algo novo, e que esses leitores, consequentemente, também queiram pensar por si próprios.
Você falou em teologia da libertação. Quando eu li um resumo das ideias de Ernst Bloch, eu vi enormes semelhanças com o pensamento de Paulo Freire. Acho que nosso pedagogo se inspirou e muito em Bloch
Camarada, se me permite a sugestão, poderia fazer um vídeo sobre as aparentes contradições (pelo menos pra mim, leigo) entre o pensamento de Sartre (questões de privilégios, boa-fé, etc) e seu posicionamento político. Alguns "coaches", até mesmo conservadores (Jordan B Peterson), acabam citando Sartre pra embasar suas afirmações. Grato desde já e parabéns pelo canal.
Glauber, muito bom o vídeo. Me matriculei no seu curso, estou fazendo ele e estou com muita vontade de cursar filosofia. Parabens pelo trabalho força camarada
~ anotacoes : Utopia concreta >> ser humano significa possuir uma utopia, se projetar para o futuro é uma ideia própria da humanidade. Livro: "o princípio esperança" . B como o avô da Teologia da libertação, uma vez que quem se aproxima dela é ___
Olá Glauber. Muito legal o vídeo e sua divulgação de Bloch. Mas temos aqui diversos pesquisadores que de longa data trabalham com Bloch, como Suzana Albornoz, Carlos Jordão Machado e as pesquisas de seu discípulo Arno Münster publicadas pela editora da Unesp, além de Pierre Furter e sua "Dialética da esperança". Eu mesmo como educador, procuro relacionar a categoria de esperança de Bloch com a pedagogia da esperaça de Paulo Freire. Certamente um autor que merece mais traduções em português. Abraço.
no prefacio do livro ele fala que o titulo veio de uma publicaçao francesa. "a pedido do meu amigo paul lafrargue...destaquei tres capitulos desse livro para um folheto, que ele traduziu e publicou em 1880 com o titulo "Socialisme utopique et socialisme scientifique"
Meu caro filósofo Glauber faça um vídeo sobre os soldados alemães, japoneses e italianos que ficaram prisioneiros na União Soviética depois da segunda guerra mundial!🙌
Professor Glauber, estou lendo um livro chamado Filosofia Comentada Karl Marx ou a sociologia do marxismo do autor Luiz Ferracine, você conhece está obra? Poderia comenta-la em um vídeo? Pessoalmente achei um crítica muito rasa que merece uma resposta.
Glauber, você conhece outros canais no estilo do seu para indicar, vídeos curtos com comentários específicos e bem comentados, com propriedade, sobre filosofia?
Você já fez um vídeo sobre a Mais-valia ? Se sim , gostaria de saber como acessá-lo . Gostaria de saber se a Mais-valia também se aplica ao comércio, setor de serviços, ao serviço público . Ou apenas à indústria .
Interessante a oposição Camus, também fala de Esperança, qual seria a diferença filosófica, neste sentido entre Bloch e Camus, quanto a Esperança, como conceito filósofica....??? Vou pesquisar...
Como sempre tudo muito claro, e também calmo, só uma dica mais vídeos peripatéticos, gostei, e talvez, tenho dúvidas, evitar falar de personalidades controversas, talves vídeos sobre personalidades como rosa de luxemburgo e outros expoentes, tanto do Marxismo, o próprio Marx e Engels, quanto do anarquismo e outros movimentos, modernos, descer mais a detalhes como o Ernest Bloch , Lukács, sua relação, que parecem foram amigos, por toda a vida. Tem muita coisa boa por aí.
Fala, Glauber! Muito massa essa sua exposição a respeito da utopia no socialismo... Eu tenho certa dificuldade com a ideia de um socialismo "não-utópico" em contraposição a um "socialismo utópico", como muitas vezes a questão é apresentada... Em parte porque eu gosto bastante de Proudhon, que está presente em alguma medida na experiência Zapatista no México... Mas, claro, o zapatismo não pretende ser o que foi a URSS, por exemplo, e tem todo um contexto de herança indígena tendente a uma estrutura mais anarquista... Mas não haveria alguma intenção polêmica no uso desses termos? O socialismo "científico", apelando à força da ciência para se impor como medida de razoabilidade, não seria um recurso retórico para se sobrepor aos "socialismos utópicos"? O que você acha? Um abraço, camarada!
Ah, e mais uma coisa... Quando você começou falando sobre a recepção do Bloch no Brasil, já me veio à mente os anos de teologia na Metodista, em que a influência do Bloch estava bem presente entre os teólogos da libertação... Legal você ter lembrado isso...
Do meu ponto de vista a revolução não visa uma construção de uma nova sociedade a partir do zero, mas sim atuar na realidade em busca de cumprir uma possibilidade concreta que está dada no interior do próprio capitalismo. Neste sentido, uma revolução seria tão utópica quanto levar o carro até a oficina para consertá-lo
Cara eu li esse livro e pelo título eu tive a mesma impressão, eu achei inclusive que o livro era uma crítica ao socialismo utópico, pelo visto não era.
Suas lives são excelentes, Glauber. Uma maravilha que o empreendedorismo nos premiou chamada internet e para completar o you tube. Dificilmente teríamos essa maravilha se tivéssemos num socialismo.
Esse comentário não faz o menor sentido, ninguém nega que o capitalismo eleva as forças produtivas e as tecnologias, o própria Marx falou que um mérito do capitalismo era abaixar os preços e "levar a civilização" para outros países.
@@kauatorres9893 ainda afirmo que foi empreendedorismo. Várias invenções antes levaram a esse resultado. Você deve saber quem foi o WWW. Voce deveria se apegar aos exemplos que dei no geral. Todas às atividades humanas requerem compensação. Sem isso não há progresso. O regime chinês está aí para provar.
Estou demonstrando que o socialismo ou outro nome como comunismo, não passa de utopia. O inverso, pelo menos até hoje, é o capitalismo que premia os empreendedores com ganho ou compensação. O progresso humano está baseado na valorização do trabalho e o regime capitalista é o único que traz prosperidade.
@@josefranciscodasilvafranci8215 Tudo o que existe hoje, da alavanca à computação quântica, é composto em larga medida de técnicas e conhecimento produzidas e acumuladas coletivamente por gerações e gerações, em diversas sociedades, sob diversos modos de produção, ao longo de dezenas de milhares de anos da história social da nossa espécie. O capitalismo ocupa apenas uns 4 séculos dessa história. Não pense que o ser humano começou a ser criativo, curioso, motivado, inventivo, a produzir, fazer ciência, e mais uma infinidade de atividades, somente quando ele virou "empreendedor" no capitalismo. A história da humanidade é muito maior do que o nosso estilo de vida contemporâneo. Não podemos perder de vista o todo.
A questão dessas "análises" é que elas NÃO partem de uma dúvida e nem caminha em direção à uma verdade, uma conclusão fria. Elas partem de uma certeza ( o comunismo como sendo um sistema infalível e redentor do mundo ) e passam o tempo todo querendo justificar essa certeza. Logo, se não há espaço para a dúvida, não é ciência, é crença. Sendo assim, essas "análises" estão imersas na seara da fé, e em relação a fé, não se há o que discutir e a "análise" serve apenas à doutrinação e à catequese dos marxistas.
No manifesto comunista, Marx e Engels elecam os "socialismos" em reacionário, conservador e crítico-utópico. Dentre eles, há uma apresentação sucinta do "socialismo verdadeiro" (ou alemão). Há alguma relação desse "socialismo verdadeiro" com o "nacional socialismo" de Hitler?
lógico que não maluco o manifesto vem a público dezenas de anos antes do nazismo, e nacional-socialismo não diz respeito a uma corrente de pensamento ou movimento social que já existia, é só o nome arbitrário de um partido político, assim como "partido democrata cristão" ou "partido social liberal"
@@cosmodradek ôh imbecil. Não há nada do que você disse nesse comentário que eu desconheça. Minha pergunta é clara. Se você conhece o texto ao qual me refiro, vá lê-lo e volte aqui. Caso contrário, dispenso teu comentário de merda.🤦🏽♂️
Vejo socialista como religiosos. Acreditar em uma sociedade socialista seria como mesmo que acreditar no paraíso na terra. A esperança dessa sociedade socialista no futuro e o mesmo principio do paraiso religioso, ou seja, ambas só existem na esperança.
O socialismo ou o marxismo utópico (não realizado) fracassou em todas as tentativas de implantação real. Ele se mostrou vulnerável ao capitalismo ou liberalismo democrático. Felizmente, o liberalismo radical ou neoliberalismo também vem se enfraquecendo. Não consigo ver a implantação e permanência do marxismo num ambiente livre e democrático. Talvez você explique isso no futuro. Obrigado!
Tanto Socialismo quanto comunismo ja tá arruinado, o termo socialismo foi que mais foi deturpado entre os dois , ate os nazistas usaram o termo, já que o termo ja existia a muito tempo. O termo comunismo foi deturpado pelo stalinismo e suas variantes, maoismo, ditadura dos kim e etc, ligando ele a um coisa parecida de sistema feudal. Talvez comunismo real, pode ou ser ligado a o tribalismo, com relação a o comunismo primitivo, sociedades comunais primitivas ou primeiro modo de produção, e talvez um comunismo não marxista, o comunismo pode ser ligado a um tipo de EUSSOCIALIDADE. Ambos em comum ligados a o padrão matriarcal. Um exemplo claro de um embrião de eussocialidade foi o surgimento do estado de bem estar social, mais especificamente o surgimento de estruturas como, hospitais, bercarios, creches, escolas, universidades, segurança e etc. O que mais chama a atencão numa sociedade eussocial não e as castas, ja que as castas estão ligadas a uma adapitação genetica para execultar uma determinada função, tornando o individuo inutil ao execultar outras funções, no caso da humanidade não e preso a essa limitáção porque hoje tem maquinas, ferramentas e armas, possibilitando a os individuos execultar qualquer uma das funções. Mas o principal problema de tanto socialismo quanto comunismo ser impossivel, e a propia caracterista principal da sociedades civil, as familias, toda atividade mercantil atual esta direcionada a elas, e esse formato inevitavelmente incita a divisão por classes, divisão por etinia e conflito de interesses, muito reacioando ao multicuturalismo alem de uma falsa sensação de independencia proporcionada pela moeda de troca. Ou volta tribalismo ou vai uma coisa alem do atual. Se for alem, e so pegar o padrão eussocial, eussocialidade por natureza e tecnocrata, e adicionar uma coisa parecida com um SOLAR PUNK, todos nacem , vão para o berçario, são cuidados por operarios especializados nessa area, depois vão para as creches, depois para escolas, depois para as universidades, depois escolher uma carreira tecnica, apezar da mão de obra manual no futura vai ficar obsoleta, dependendo do numero de individuos e a alta produção proporcionada pela tecnologia futura, os operarios podem dividir em varios turnos, diminuindo drasticamente o horario de trabalho, e como não e um padrão mercantil, não estariam dependentes a fonte de renda, como e uma eussocialidade, os individuos des da infancia, tem todas informação sobre comportamento igiene e etc, tornando os individuos toleraveis uns aos outros, independentemente da etinia, e como a divisão familiar não existiria, a sociedade não seria dominada por clãns ou oligarquias, com a capacidade de construção e reparos superior, poderiam construr cidades palacio, ou varias construcoes de ambiente coletivo, criando no individuo que ele faz parte de tal ambiente. O problema seria manter os individuos ocupados.
"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos, e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.” Eduardo Galeano.
Em qual obra do Galeano essa citação aparece?
se matriculem no curso que é bom demais, tá me ajudando muito
Obrigado, César! Grande abraço! :)
Esse vídeo me lembrou um trecho de "O Que Fazer?" de Lênin, principalmente de se falar em sonho e esperança:
"Meu sonho pode ultrapassar o curso natural dos acontecimentos, ou desviar-se para uma direção onde o curso natural dos acontecimentos jamais poderá conduzir. No primeiro caso, o sonho não produz nenhum mal; pode até sustentar e reforçar a energia do trabalhador... Em tais sonhos, nada pode corromper ou paralisar a força de trabalho. Ao contrário. Se o homem fosse, completamente desprovido da faculdade de sonhar assim, se não pudesse de vez em quando adiantar o presente e contemplar em imaginação o quadro lógico e inteiramente acabado da obra que apenas se esboça em suas mãos, eu não poderia decididamente compreender o que levaria o homem a empreender e realizar vastos e fatigantes trabalhos na arte, na ciência e na vida prática... O desacordo entre o sonho e a realidade nada tem de nocivo se, cada vez que sonha, o homem acredita seriamente em seu sonho, se observa atentamente a vida, compara suas observações com seus castelos no ar e, de uma forma geral, trabalha conscientemente para a realização de seu sonho. Quando existe contato entre o sonho e a vida, tudo vai bem".
Grande citação! ✊🏼✊🏼✊🏼
Estou sentindo falta dos podcasts no Spotify, camarada.
Estou para voltar, camarada! Muita gente tem me cobrado!
Sou aluno do curso de Introdução à Filosofia e recomendo! Vale a pena!
Obrigado, Ramon! Grande abraço!
Glauber, poderia falar sobre a relação entre Marx e Proudhon, ou mesmo Marxismo e a Anarquia. Seria um vídeo muito interessante! Abraços, camarada
Gostei do tema, conseguiu tirar o sentido pejorativo da palavra utopia associada ao marxismo. Eu próprio envergonhava-me de ser associado à utopia e dizia sempre aos que me objetavam que o socialismo científico nada tem a haver com o utópico, e achava que o comunismo de Marx nada tivesse a ver com utopia, por ele apresentar etapas concretas de acordo com as condições materiais da realidade.
Pensando bem, os autores do socialismo utópico que precederam Marx tiveram influência direta nas suas ideias e militância, já que a ideia do "outro mundo é possível" é libertadora para quem vê-se amarrado às condições injustas e exploratórias da realidade. No próprio filme do "Jovem Marx", dá para perceber que a transformação de Marx de liberal radical para comunista foi graças aos socialistas utópicos, que tinham os ideais e sua base de apoio, só lhes faltava o método correto de análise da realidade. Lutar por uma utopia é rebelar-se contra as injustiças da realidade (capitalista), e essa palavra não pode ser um insulto para nenhum marxista.
Faz um vídeo mostrando os principais pontos da Europa que devem ser visitados por um turista marxista!! Como você mora aí deve ter boas dicas
Bielorrússia, Rússia...
Os países Bálticos (ex URSS) evitas ir, o comunismo/marxismo é proibido pelas próprias constituições de cada país, normalmente ideias comunistas não são bem vindas nesses países (e ainda bem).
Gosto muito desses países, mostram ao mundo como um país deve evoluir.
O cara é filosofo e ainda curte metal 🤘👍
Em 17:53 → "O avô da Teologia da Libertação é um filósofo marxista ateu".
Há um outro que influenciou de muito mais perto a Teologia da Libertação, Erich Fromm. Ele tinha um desembaraço na abordagem da teologia que impressionava os próprios teólogos, ainda mais se tratando de um ateu. Serviu de guia na interpretação dos Manuscritos Econômicos Filosóficos de Marx, particularmente sobre o aspecto espiritual da Alienação.
19 minutos que passaram como se fossem 5 minutos.
Incrível.
Valeu, Victor! Grande abraço!
pessoal o curso de filosofia é ótimo recomendo dms!
Todo mundo já deve ter pedido mas eu gostaria da tradução para português dessa frase do cartaz de Marx atrás de você, por favor.
No Google tradutor deu isso: "Suponho, naturalmente, leitores que querem aprender algo de novo e que, portanto, também querem pensar por si."
Acho que é o prefácio de alguma edição do capital
O sentido da frase é por aí mesmo :) Ela se encontra em um prefácio de "O capital", e Marx está falando que ele pressupõe leitores que queiram aprender algo novo, e que esses leitores, consequentemente, também queiram pensar por si próprios.
Parabens, vc é um excelente professor...
Como sempre, excelente! Muito obrigada por mais esse vídeo e pela sua incrível didática :)
Obrigado, Karol! Grande abraço!
Podia fazer um vídeo sobre o livro, a origem da família, da proprieda e do Estado de Engels
Você falou em teologia da libertação. Quando eu li um resumo das ideias de Ernst Bloch, eu vi enormes semelhanças com o pensamento de Paulo Freire. Acho que nosso pedagogo se inspirou e muito em Bloch
Olá, Glauber. Eu queria saber se você poderia fazer um vídeo sobre o paradoxo de epicuro e a resolução de Santo Agostinho. Valeu.
Up
Apoiado
Camarada, se me permite a sugestão, poderia fazer um vídeo sobre as aparentes contradições (pelo menos pra mim, leigo) entre o pensamento de Sartre (questões de privilégios, boa-fé, etc) e seu posicionamento político.
Alguns "coaches", até mesmo conservadores (Jordan B Peterson), acabam citando Sartre pra embasar suas afirmações.
Grato desde já e parabéns pelo canal.
Chega na morena/boi e fala "Olá, amiga(o) do saber" haha
Excelente vídeo, o socialismo é utópico-concreto ent
Valeu, Math! 😅 Grande abraço!
Grande aula. A filosofia resiste!
Glauber, muito bom o vídeo.
Me matriculei no seu curso, estou fazendo ele e estou com muita vontade de cursar filosofia.
Parabens pelo trabalho força camarada
Valeu, Matheus! Grande prazer poder contribuir! Abraços!
Você é show, Glauber! Trabalho finíssimo!
Jumentos do PT.
A VENEZUELA TEM MAIS PETRÓLEO QUE A ARÁBIA SAUDITA, GRAÇAS A NATUREZA, PORÉM, É POBRE COMO O HAITI, GRAÇAS AO SOCIALISMO.
~ anotacoes :
Utopia concreta
>> ser humano significa possuir uma utopia, se projetar para o futuro é uma ideia própria da humanidade.
Livro: "o princípio esperança"
. B como o avô da Teologia da libertação, uma vez que quem se aproxima dela é ___
O Enrique Dussel,foi um grande leitor de Ernst Bloch.
Olá Glauber. Muito legal o vídeo e sua divulgação de Bloch. Mas temos aqui diversos pesquisadores que de longa data trabalham com Bloch, como Suzana Albornoz, Carlos Jordão Machado e as pesquisas de seu discípulo Arno Münster publicadas pela editora da Unesp, além de Pierre Furter e sua "Dialética da esperança". Eu mesmo como educador, procuro relacionar a categoria de esperança de Bloch com a pedagogia da esperaça de Paulo Freire. Certamente um autor que merece mais traduções em português. Abraço.
no prefacio do livro ele fala que o titulo veio de uma publicaçao francesa. "a pedido do meu amigo paul lafrargue...destaquei tres capitulos desse livro para um folheto, que ele traduziu e publicou em 1880 com o titulo "Socialisme utopique et socialisme scientifique"
Meu caro filósofo Glauber faça um vídeo sobre os soldados alemães, japoneses e italianos que ficaram prisioneiros na União Soviética depois da segunda guerra mundial!🙌
Professor Glauber, estou lendo um livro chamado Filosofia Comentada Karl Marx ou a sociologia do marxismo do autor Luiz Ferracine, você conhece está obra? Poderia comenta-la em um vídeo? Pessoalmente achei um crítica muito rasa que merece uma resposta.
Up! Um dos melhores canais do RUclips
Excelente Filosofia Vermelha,✊✊✊❤👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Opa mais um vídeo de qualidade, parabéns camarada aprendo muito com você!
Valeu, camarada! Grande abraço!
Valeu, camarada! Grande abraço!
Adorei esse assunto, ótimo vídeo!
Obrigado, Marina! Grande abraço!
Ótimo vídeo, mas fiquei curioso com os motivos do rompimento entre Lukács e Bloch kkk
Me inscrevi no curso! Estou com altas expectativas, ótimo preço!
Glauber, você conhece outros canais no estilo do seu para indicar, vídeos curtos com comentários específicos e bem comentados, com propriedade, sobre filosofia?
Você já fez um vídeo sobre a Mais-valia ? Se sim , gostaria de saber como acessá-lo . Gostaria de saber se a Mais-valia também se aplica ao comércio, setor de serviços, ao serviço público . Ou apenas à indústria .
Interessante a oposição Camus, também fala de Esperança, qual seria a diferença filosófica, neste sentido entre Bloch e Camus, quanto a Esperança, como conceito filósofica....??? Vou pesquisar...
Sensacional, parabéns pelo vídeo!
Muito bom camarada 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Valeu, camarada! Grande abraço! ✊🏼✊🏼✊🏼
Como sempre tudo muito claro, e também calmo, só uma dica mais vídeos peripatéticos, gostei, e talvez, tenho dúvidas, evitar falar de personalidades controversas, talves vídeos sobre personalidades como rosa de luxemburgo e outros expoentes, tanto do Marxismo, o próprio Marx e Engels, quanto do anarquismo e outros movimentos, modernos, descer mais a detalhes como o Ernest Bloch , Lukács, sua relação, que parecem foram amigos, por toda a vida. Tem muita coisa boa por aí.
Excelente, muito bom!
Valeu, Guaraci! Abraços! ✊🏼✊🏼✊🏼
nao sou marxista , mas gosto de ver seu canal !
"Não vai jogar o bebe junto com a agua da bacia" Muito bom! rssss
Fala, Glauber!
Muito massa essa sua exposição a respeito da utopia no socialismo... Eu tenho certa dificuldade com a ideia de um socialismo "não-utópico" em contraposição a um "socialismo utópico", como muitas vezes a questão é apresentada... Em parte porque eu gosto bastante de Proudhon, que está presente em alguma medida na experiência Zapatista no México... Mas, claro, o zapatismo não pretende ser o que foi a URSS, por exemplo, e tem todo um contexto de herança indígena tendente a uma estrutura mais anarquista...
Mas não haveria alguma intenção polêmica no uso desses termos? O socialismo "científico", apelando à força da ciência para se impor como medida de razoabilidade, não seria um recurso retórico para se sobrepor aos "socialismos utópicos"? O que você acha?
Um abraço, camarada!
Ah, e mais uma coisa... Quando você começou falando sobre a recepção do Bloch no Brasil, já me veio à mente os anos de teologia na Metodista, em que a influência do Bloch estava bem presente entre os teólogos da libertação... Legal você ter lembrado isso...
Do meu ponto de vista a revolução não visa uma construção de uma nova sociedade a partir do zero, mas sim atuar na realidade em busca de cumprir uma possibilidade concreta que está dada no interior do próprio capitalismo. Neste sentido, uma revolução seria tão utópica quanto levar o carro até a oficina para consertá-lo
Mais um vídeo espetacular.
Obrigado, Fábio! Grande abraço!
muito bom!!
O que você acha do livre mercado chinês?
Aos 6:48, Glauber nos mostra o título original da obra. Grato e um abraço.
Like pelo conteúdo e pela peita do Belphegor hehe
Valeu Afonso! Belphegor 🤘🏼🤘🏼🤘🏼
ótimo vídeo! fiquei interessada em ler Bloch :)
Vale a pena!
O livro em questão, "O princípio esperança" está traduzido para o português ou espanhol (direto)? Quais as melhores edições? Milegracias!
@@vifrantellecheainda1132 Tem uma tradução em português, mas não saberia dizer se é melhor que a espanhola.
Parabéns pelos vídeos
Onde consigo comprar um busto do Karl Marx?
Olá, Valério! Não saberia dizer onde mais, este meu eu comprei em Trier, na casa onde Marx nasceu (hoje um museu).
Muitas infos maneiras.
Glauco garanto que você já leu notícias de lugar nenhum de Wiliam Morris, uma utopia socialista muito legal.
Ainda não li esta obra, mas já vi referências, parece muito interessante!
@@FilosofiaVermelha é bem bacana
Qual o nome do apresentador/pesquisador?
Gostei da Camisa!
Belíssimo vídeo, parabéns
perfeito como sempre
Eu adoro quando vem um maluco chamando tudo de utópico e nem sabendo oq ta dizendo
De fato nunca ouvi falar nesse filósofo Ernest do qual não arrisco escrever o sobrenome.
Gostei do Ernest Blochl. Boa...
Mto bom o vídeo
O que seria uma ontologia? Pesquisei no Google mas não consegui entender muito bem sem um exemplo rs
Cara eu li esse livro e pelo título eu tive a mesma impressão, eu achei inclusive que o livro era uma crítica ao socialismo utópico, pelo visto não era.
Utópico porque nenhum banqueiro vai dividir sua riqueza. Nem.qualquer capitalista que seja
As riquezas sempre estarão concentradas nas maos de poucos.
Bom dia 😄
Muito bom!
O que gera o valor da mercadoria?
Suas lives são excelentes, Glauber. Uma maravilha que o empreendedorismo nos premiou chamada internet e para completar o you tube. Dificilmente teríamos essa maravilha se tivéssemos num socialismo.
Esse comentário não faz o menor sentido, ninguém nega que o capitalismo eleva as forças produtivas e as tecnologias, o própria Marx falou que um mérito do capitalismo era abaixar os preços e "levar a civilização" para outros países.
Empreendedorismo não fez internet nenhuma querido, a internet é invenção do exército americano, você está desinformado.
@@kauatorres9893 ainda afirmo que foi empreendedorismo. Várias invenções antes levaram a esse resultado. Você deve saber quem foi o WWW. Voce deveria se apegar aos exemplos que dei no geral. Todas às atividades humanas requerem compensação. Sem isso não há progresso. O regime chinês está aí para provar.
Estou demonstrando que o socialismo ou outro nome como comunismo, não passa de utopia. O inverso, pelo menos até hoje, é o capitalismo que premia os empreendedores com ganho ou compensação. O progresso humano está baseado na valorização do trabalho e o regime capitalista é o único que traz prosperidade.
@@josefranciscodasilvafranci8215 Tudo o que existe hoje, da alavanca à computação quântica, é composto em larga medida de técnicas e conhecimento produzidas e acumuladas coletivamente por gerações e gerações, em diversas sociedades, sob diversos modos de produção, ao longo de dezenas de milhares de anos da história social da nossa espécie. O capitalismo ocupa apenas uns 4 séculos dessa história. Não pense que o ser humano começou a ser criativo, curioso, motivado, inventivo, a produzir, fazer ciência, e mais uma infinidade de atividades, somente quando ele virou "empreendedor" no capitalismo. A história da humanidade é muito maior do que o nosso estilo de vida contemporâneo. Não podemos perder de vista o todo.
Ótimo vídeo camarada.
já colou no Wacken?
Seria ano passado, a pandemia não permitiu. Deixei para este ano, e de novo lockdown. Espero conseguir ano que vem 🤘🏼🤘🏼🤘🏼
No livro Bloch Wörterbuch o nome Ernst está como Blochs, é com S ou sem S?
É por causa da gramática alemã, o "s" no final está apenas indicando o possessivo. O correto é "Bloch" mesmo.
@@FilosofiaVermelha Maravilha! Obrigada!
engajar os algoritmos
Excelente vídeo!
Ótimo vídeo
A questão dessas "análises" é que elas NÃO partem de uma dúvida e nem caminha em direção à uma verdade, uma conclusão fria. Elas partem de uma certeza ( o comunismo como sendo um sistema infalível e redentor do mundo ) e passam o tempo todo querendo justificar essa certeza. Logo, se não há espaço para a dúvida, não é ciência, é crença. Sendo assim, essas "análises" estão imersas na seara da fé, e em relação a fé, não se há o que discutir e a "análise" serve apenas à doutrinação e à catequese dos marxistas.
Muito bom
Joia
Belfegor Black metal da filosofia kkkk
Boa
👏👏👏
Libertalia!
Muito bom. Aprender alemão nem q seja para ler um tiquinho de Marx e Engels 😂
O Bloch tbm denunciou a burocratização do socialismo real, né? Ele fugiu da DDR, enquanto que o Lukács optou viver na Hungria socialista.
No manifesto comunista, Marx e Engels elecam os "socialismos" em reacionário, conservador e crítico-utópico. Dentre eles, há uma apresentação sucinta do "socialismo verdadeiro" (ou alemão). Há alguma relação desse "socialismo verdadeiro" com o "nacional socialismo" de Hitler?
Não, o "nacional socialismo" foi de lado oposto ao socialismo científico, Hitler era contra o fim do capitalismo e era a favor da "paz" entre classes.
@@kauatorres9893 releia minha pergunta. Se desconhece o manifesto do partido comunista, não carece responder.
Ah sim, desculpe, fui ler novamente e percebi meu erro. Pode ser que sim, pois ele fala que o "socialismo verdadeiro" serviria aos burgueses etc
lógico que não maluco
o manifesto vem a público dezenas de anos antes do nazismo, e nacional-socialismo não diz respeito a uma corrente de pensamento ou movimento social que já existia, é só o nome arbitrário de um partido político, assim como "partido democrata cristão" ou "partido social liberal"
@@cosmodradek ôh imbecil.
Não há nada do que você disse nesse comentário que eu desconheça. Minha pergunta é clara. Se você conhece o texto ao qual me refiro, vá lê-lo e volte aqui. Caso contrário, dispenso teu comentário de merda.🤦🏽♂️
O socialismo não é utopia, o comunismo sim.
🔥
❤👏
👍
Poderi dizer que estamos vivendo uma distopia no Brasil com esse governo atual?
Marx, é um sonhador e sua teoria só tem valor no Reino encantado...lkkkkkkkkkkkkk😅😅
Vejo socialista como religiosos. Acreditar em uma sociedade socialista seria como mesmo que acreditar no paraíso na terra.
A esperança dessa sociedade socialista no futuro e o mesmo principio do paraiso religioso, ou seja, ambas só existem na esperança.
🚩
O socialismo ou o marxismo utópico (não realizado) fracassou em todas as tentativas de implantação real. Ele se mostrou vulnerável ao capitalismo ou liberalismo democrático. Felizmente, o liberalismo radical ou neoliberalismo também vem se enfraquecendo.
Não consigo ver a implantação e permanência do marxismo num ambiente livre e democrático. Talvez você explique isso no futuro. Obrigado!
comentando pra engajar fodac
É tudo superticao. 🍌🤯
Tanto Socialismo quanto comunismo ja tá arruinado, o termo socialismo foi que mais foi deturpado entre os dois , ate os nazistas usaram o termo, já que o termo ja existia a muito tempo. O termo comunismo foi deturpado pelo stalinismo e suas variantes, maoismo, ditadura dos kim e etc, ligando ele a um coisa parecida de sistema feudal.
Talvez comunismo real, pode ou ser ligado a o tribalismo, com relação a o comunismo primitivo, sociedades comunais primitivas ou primeiro modo de produção, e talvez um comunismo não marxista, o comunismo pode ser ligado a um tipo de EUSSOCIALIDADE. Ambos em comum ligados a o padrão matriarcal.
Um exemplo claro de um embrião de eussocialidade foi o surgimento do estado de bem estar social, mais especificamente o surgimento de estruturas como, hospitais, bercarios, creches, escolas, universidades, segurança e etc.
O que mais chama a atencão numa sociedade eussocial não e as castas, ja que as castas estão ligadas a uma adapitação genetica para execultar uma determinada função, tornando o individuo inutil ao execultar outras funções, no caso da humanidade não e preso a essa limitáção porque hoje tem maquinas, ferramentas e armas, possibilitando a os individuos execultar qualquer uma das funções.
Mas o principal problema de tanto socialismo quanto comunismo ser impossivel, e a propia caracterista principal da sociedades civil, as familias, toda atividade mercantil atual esta direcionada a elas, e esse formato inevitavelmente incita a divisão por classes, divisão por etinia e conflito de interesses, muito reacioando ao multicuturalismo alem de uma falsa sensação de independencia proporcionada pela moeda de troca.
Ou volta tribalismo ou vai uma coisa alem do atual.
Se for alem, e so pegar o padrão eussocial, eussocialidade por natureza e tecnocrata, e adicionar uma coisa parecida com um SOLAR PUNK, todos nacem , vão para o berçario, são cuidados por operarios especializados nessa area, depois vão para as creches, depois para escolas, depois para as universidades, depois escolher uma carreira tecnica, apezar da mão de obra manual no futura vai ficar obsoleta, dependendo do numero de individuos e a alta produção proporcionada pela tecnologia futura, os operarios podem dividir em varios turnos, diminuindo drasticamente o horario de trabalho, e como não e um padrão mercantil, não estariam dependentes a fonte de renda, como e uma eussocialidade, os individuos des da infancia, tem todas informação sobre comportamento igiene e etc, tornando os individuos toleraveis uns aos outros, independentemente da etinia, e como a divisão familiar não existiria, a sociedade não seria dominada por clãns ou oligarquias, com a capacidade de construção e reparos superior, poderiam construr cidades palacio, ou varias construcoes de ambiente coletivo, criando no individuo que ele faz parte de tal ambiente. O problema seria manter os individuos ocupados.
Muito bom
Muito bom