@@LuisCarlos-cn7qy Acho que não era assim não, deve ser vc que odeia pessoas religiosas e tem essa visão. O cristianismo amenizou muitas crueldades que foram cometidas antigamente, mas a religião em si não diz pra fazer nada disso, diferente de outra religiào aí que diz pra apedrejar mulheres, matar infiéis, que tais pessoas são decendentes de um profeta e devem ser tratadas como deuses, etc. Religião que é defendidas por muitas pessoas que criticam o cristianismo.
PRA MIM DEI MUITA SORTE, ESTOU VIVA E TENHO CHANCE DE CORRER ATRÁS DOS MEUS SONHOS, ENQUANTO MULHERES MUNDO AFORA VIVEM PRESAS SENDO SUBMISSAS DESTRATADAS DE FORMA MAIS DESUMANA POSSÍVEL E A CADA DIA SENDO INTERROMPIDO SEUS SONHOS, SE ESSA SUA GANGORRA TEM PARTE DE AZAR ISSO MOSTRA SUA INGRATIDÃO, SEJA GRATA ATÉ NAS PEQUENAS COISAS MENINA, TU TEM MUITO A APRENDER.
A IGNORANCIA SE MANTEM POR FALTA DE CONHECIMENTO, NAO SE EVOLUI COM OS LIVROS E SIM COM RALITYS ,PRA QUE NINGUEM CRESÇA ELES SE MANTENHAM NO PODER CRIANDO TODAS AS BARBARES LIVREMENTE
sim!!!!!! é de partir o coração ver tanta ignorância enquanto vidas são destruídas como a dessa garota e de muitas outras garotas e mulheres. e não só nessa situação mas em inúmeros outros crimes e horrores da humanidade :(
Que tristeza ver que as mulheres ainda são submetidas a atrocidades como essa. E dói ainda mais quando são mulheres fazendo isso contra outras mulheres 😢
@@maggvanderley8486Não dá pra afirmar isso com certeza moça, depois de ver o que as próprias mulheres pensam sobre essa prática eu não me surpreenderia se esse ato desumano tivesse sido criado por uma mulher.
@@silencio073 Pela forma como elas falam, pelo o que eu vi só ha mulheres no evento e por serem anciãs que detém o "poder" acredito que realmente deve ter sido uma mulher que instaurou essa prática e nomeou de tradição!
@@maggvanderley8486amiga, não importa quem criou essa prática desumana. Até porque nunca saberemos por ser algo muito antigo. O importante agora é que isso deve ser combatido, isso tem que acabar. 😢
Temos. mas TUDO, tudo mesmo tem limites. Não existe nenhum regra que tenha que ser absoluta ao ponto de ignorar princípios humanistas. Se algo de uma cultura machuca pessoas inocentes, simplesmente é dever moral combater.
Carla você tem toda razão!! Respeitar a cultura, mas a cultura pra mim é tomar chimarrão por exemplo, usar roupas de gaúcho, essa é nossa cultura. Mas isso aí, é crime, é morte.
@@harryhoudini2992 esse humanismo é uma regra da cultura ocidental que se baseia em princípios humanistas como direitos humanos, liberdades individuais e o império da ciência. Muitas culturas rechaçam essa visão. Eu sou humanista também, mas de certa maneira estamos a colonizar esse povo o ensinando o que pode e não pode fazer com base na nossa cultura. É complexo, não é tão simples assim.
É uma triste ironia que o ex-namorado daquela jovem seja o principal estandarte da abolição dessa crueldade enquanto que as anciãs da sociedade são justamente àquelas que insistem em perpetua-la. Espero profundamente que as futuras gerações abram seus olhos e suas mentes para perceber que essa abominação precisa ser erradicada.
São poucas mulheres que são contra. Elas nasceram achando isso normal .Tem um filme da modelo famosa "Flor do deserto ". Que conta a história dela . Ela achava normal até um dia na Inglaterra ,olhar para as outras meninas e ver que isso não era comum . Acho que o caso dela se passa na Somália .
@@tiagomoraes1510 multilação feminina e circuncisão masculinas são coisas extremamente diferentes e vc sabe bem disso, só fez esse comentário por pura má intenção
Na expressão do rosto dele, demonstra o quanto ele amava a moça 😢 certamente foi uma emorragia muito grave, para esse rapaz desejo muita paz, que Deus te abençoe sempre. Salvador Bahia Brasil.
Parabéns BBC por estar expondo essas aberrações que acontecem na África! Um continente incrível, porém com muitos problemas! Coitadas das mulheres, assediadas, estupradas e mutiladas.
É uma cultura tão arraigada que eles praticam essa barbárie até na Europa. Tem um livro que virou filme sobre essa prática abominável também na Europa, onde é proibida. Toda a atitude que causa sofrimento não é defensável.
E detalhe: negros matando e oprimindo outros negros. Mulheres vítimas constantes de estupro, pedofilia e castração. Deveriam ter a opção de fazer a escolha do gênero de seus filhos, com menos mulheres essas culturas insanas deixariam de existir.
@@rogerioaraujo5001 lugar de homens como vc é na cadeia, vai pra lá com tuas perguntas toscas , com certeza é um abusivo desgraçado que já deve até ter feito coisas piores do que esse vídeo mostra.
Eu descobri essa prática quando eu era adolescente, estava no salão e quando abri a revista tinha uma página falando sobre isso, eu fiquei em choque e passei várias noites sem dormir. Peço a Deus por elas é muito sofrimento.😢
@@LuisCarlos-cn7qy basicamente foi isso que a Samanta falou, que (permita-me parafrasear) quando tradições ultrapassam limites, não são mais tradições - são crimes
@@tiagomoraes1510 não sabia que a circuncisão masculina impede o direito do homem de ter prazer sexual. Muitos que fazem cirugia de fimose dizem exatamente o contrário. E deve-se considerar que no Brasil, essas cirurgias são realizadas em ambientes higienizados, por profissionais capacitados.
vi um documentário sobre isso e eles acham q se a mulher n for cortada ela vai gostar mais de sexo, logo vai trair o marido pq vai procurar outros homens pra se satisfazer achei a coisa mais absurda do mundo como pode existir um ngc desse
@@tiagomoraes1510 circuncisão de homem é horrivel cara o risco de cancer peniano é gigante sem falar que é feito em um hospital pode ter certeza que raramente deve morrer alguém por isso eu nunca vi caso algum sobre isso
Las privan del placer y eso no es todo sus etapas del desarrollo son caóticas si es que sobreviven...muchas se suicidan...otras con depresión de por vida...terrible ..vi el testimonio de mujeres que sobrevivieron y ayudan a otras ,fundando lugares de acogida...
As pessoas tem o hábito de respeitar todos os tipos de cultura. O simples fato de ser uma cultura não significa que seja bom ou correto. Muitas culturas ao redor do mundo cometem crimes contra a humanidade, mas são vistos como normal ou cultural. Milhares de pessoas sofrem ao redor do mundo por que são forcados a seguir a cultura em que nasceram. O ser humano é um escravo da própria cultura.
Falam muito isso em questões LGBT: têm que respeitar o Quatar que condena homossexuais, é a cultura de lá. Têm que respeitar a cultura da Uganda que quer mandar gays pra prisão, é a cultura de lá...
@@GabrielGabriel-zq2ci Pois é, mas infelizmente quando é a nossa comunidade o principal alvo pouco se fala sobre e quando se fala às conclusões são quase sempre: " É a cultura deles, fazer o quê 🤷“. Dá um ódio!
Esses são países onde a sensualidade feminina é muito mal vista assim essa mutilação genital se explica, mas não se justifica. A chegada da misoginia islâmica nessa região reforçou essa prática terrível. Além do que lá não há uma democracia que fortaleça a luta pelos direitos humanos.
No Brasil ha etnias indígenas que enterram vivos crianças gêmeas ou com deficiência... e a Funai impede de pessoas de fora salvar essas crianças que as mães pedem pra tirar da aldeia... tudo pq eh a cultura deles.
É cada coisa estranha que tem nesse mundo que fica até difícil de acreditar, como o ser humano tem a capacidade de cultivar costumes tão bizarros e dizer que é a cultura local. Algo que literalmente coloca vidas em perigo sendo permitido por uma sociedade omissa e antiquada, isso é CRIME não é cultura.
@@ThePedroo32 uma cultura com raízes criminosas, mas é sim, porém deveria ser proibido esse crime com a justificativa de ser cultura, não dá para aceitar como normal.
Parabéns pela sua coragem, em transmitir ao mundo a prática de tamanho abuso, violência e monstruosidade. Que mais e mais pessoas possam apoiar a sua causa, principalmente as mulheres que são as vítimas! Toda mulher, independente do pais em que viva, precisa entender que tem o direito de viver sem violência.
Se fossemos fazer vista grossa pra todo tipo de cultura, ainda estaríamos fazendo canibalismo, ainda iríamos colocar pessoas pra lutar até a morte por entretenimento e várias outras coisas terríveis
Como é possível você ter "tamanho" discernimento? Será você um génio superdotado? Também penso como você. Mas a avaliar por outros comentários, parece que nosso entendimento simples e lógico é "anormal". Não é de estranhar a muita barbárie que ainda há neste mundo...
Fazemos muito mais que vista grossa, nós admitimos isso, visto que tribos indígenas podem matar um dos filhos gêmeos ou uma criança deficiente ou até praticar canibalismo pois é a cultura deles, eles fazem isso muito antes de estarmos aqui e o código penal não vale pra eles.
A menina, que deveria ter uns seis anos, chorava e se debatia como o animal que vai para o sacrifício. As anciãs seguravam nela pelos braços e pernas, conduzindo ela para o local da mutilação. Lá, duas mulheres esperavam com uma lâmina na mão e cinza. Agora os gritos da criança eram mais intensos. As mulheres seguravam nela com mais vigor, expondo sua vagina. Uma das anciãs corta o clitóris da menina e o sangue inunda a região genital. Agora a outra anciã esfrega a vagina com cinza procurando a desinfeção. A menina desfalece... Relato de uma mutilação no interior da selva em África...
Meu Deus, que sofrimento deve ser, não dá para imaginar. Isso tem que se tornar crime em qualquer lugar. Como mulheres fazem isso numa criança? (Mesmo em adultas). Abominável.
@@tiagomoraes1510A circuncisão masculina (apesar de eu ser contra) reduz as chances de infecção por diversas ISTs, num pais onde sexo é brincadeira de criança e quem se posiciona contra é taxado de fascista tem alguma lógica manter, já MGF tem como único efeito causar dor no ato sexual (o que não acontece com a circuncisão masculina) e dificultar ao extremo o parto, além de ter o efeito oposto que é facilitar a infecção por ISTs
Tradições malditas. Pior que as autoridades fazem vista grossa e as atrocidades continuam. As entidades internacional de defesa da humanidade deveriam fazer seu papel em pró da vida
@@LaucellyAvelar Amiga hoje não estou legal tenho depressão e sou idosa mas fiquei muito feliz com o seu comentário , eu tive recentemente um comentário da Ucrânia e outro da Rússia e consegui traduzir e o meu celular é de pobre , então você diz que ele não vai ler pode até ser mas eu escrevi . Obrigada por conversar comigo. Abraços de Jesus Cristo para você.
@@leonicealbino1992que você se recupere e consiga sair desse buraco chamado depressão 💗 Deus vai lhe abençoar e te ajudar nessa luta. Se cuide mais e tente mais e mais sair da depressão 💕 Deus abençoe
@@templariodecristo23 É um pouquinho diferente. O caso do menino Ruan é nojento, ele definitivamente não merecia isso, mas ele foi um caso isolado. Lá é comum de se acontecer com todas as meninas
Se uma cultura causa danos a saúde física e mental, ao ponto de pôr em risco a vida do indivíduo... Isso não precisa ser só debatido, mas principalmente, combatido.
Comento este video, porque sei que quanto mais ele for comentado mais o youtube mostra a mais pessoas, e o trabalho deste rapaz deve ser divulgado ao máximo de pessoas possíveis. Digo NÃO Á MUTILAÇAO GENITAL FEMININA.
@@franciscoivannobregadeoliv7257 Boa noite! por nada Vamos Orar Pedindo a Deus para entrar com Providência nessa causa , pois para ele tudo é possível 🙏
Choro de tristeza ao ouvir algum documentario a esse respeito...oro a DEUS para que faça um milagre criando um caminho para acabar com essa desumanidade. .
Meu Deus que TERROR !! Desejo que você tenha Persistência pra continuar essa luta. É triste que essa prática perversa e desumana continue sendo ignorada pelas autoridades do país... É lamentável que ainda nos dias de hoje em nome da CULTURA, pessoas se beneficiem com atos tão violentos !!! Minha solidariedade a todas as moças mutiladas e fica aqui o meu respeito e votos de coragem a VOCÊ!!! abraço
Nesse filme o Clitóris é removido com uma lâmina, e a vacina é costurada deixando apenas um orifício bem pequeno que permita sair a urina..como um selo de garantia após o casamento arranjado, ela é aberta novamente com uma navalha pelo marido. Em Serra Leoa ocorre algo diferente, a vacina é mutilada para não sentir prazer sexual. Pelo que entendi existem rituais diferentes com algumas similaridades.
Eu assisti um filme chamado Flor do Deserto que conta a história da modelo Waris Dirie, que passou por essa violência na infância. Lembro que fiquei muito chocada quando assisti, porque nunca imaginei que isso pudesse acontecer. Que direito alguém tem de mutilar uma mulher em nome da cultura?! É o machismo em seu grau mais alto e nojento. Edit: recomendo fortemente o filme e o livro no qual ele é baseado.
Vi mulheres como a primeira ministra, a sowie dizendo que ignoraria, que não ser multilada era como uma doença, não vi machismo, vi um homem defendendo as mulheres da cultura feminista, não tem homens nesta história, a história é velha as mulheres estão ouvindo e não querem mudar.
Que lástima saber que, infelizmente, em meio a tantos avanços e progressos no mundo, ainda existe coisas assim, desse tipo! Isso é inadmissível, simplesmente!
@@tiagomoraes1510 Vc mora nas cavernas? Na sociedade onde vive tem rituais de mutilação? Não vive num mundo tecnológico, com estado de direito, acesso informação?! Imb3c1l
Esses países Sempre cortou, para não sentir vontade de fazer sexo ,sempre existiu e não,será de hoje isso e de antigamente já fazia e fazem até hoje ..... Somália fazem até hoje ,toda mulher está cortada lá em baixo
O mundo tende a ouvir a voz da ciência, mas para isso, ela precisa ter espaço numa sociedade. Serra Leoa é independente da Grã-Bretanh há pouco mais de 60 anos, e sabemos que colônias do imperialismo não tinham direito a educação e ciência, então não é de se estranhar que velhas tradições e superstições permaneçam, mas como podemos ver na reportagem, o questionamento das mesmas está em curso através das novas gerações. É questão de tempo.
Nessa tribo está faltando um grupo de homens pensantes, que sejam maridos e pais, autossuficientes para comprarem essa briga e proibir que suas filhas e noivas sejam mutilatas, o serviço desse rapaz é fundamental, pois ele como homem possui o poder social de ter sua voz ouvida. Espero que ele consiga fazer o movimento ir para frente e salvar a dignidade das meninas que não virão ser torturadas. Espero que as moças sejam corajosas para serem rejeitadas por essas ancias, velhas que não aceitam a mudança, que as moças se unam e tenha à sombra da proteção desses jovens homens suas vidas mudadas, e depois elas consigam ter suas vozes ouvidas e suas existências respeitadas.
é fácil diferenciar cultura de um crime! CULTURA SEMPRE É ALGO BOM, util, livre, proveitoso, equilibrado, equânime, que gera vida, alegria, sustentabilidade. CRIME SEMPRE É ALGO RUIM, que gera prisão, morte, tristeza, extremos, dor, tortura, violência!! Simples assim!!! Comer pão de queijo, dançar carimbó, fazer festa de aniversário, comemorar ano novo, dançar balé. ISSO SÃO CULTURAS. Multilar uma criança NÃO É CULTURA, é crime!!! Tatuagens é cultura e dói, mas a pessoa É LIVRE para querer ou não a tatuagem e quem não usa não é melhor nem pior e quem tem! Simples assim!
Que crueldade, como o ser humano é sádico e monstruoso... O que mais me deixa triste e revoltado são essas pessoas ignorantes se pondo em altares de glória através de uma "cultura" que simplesmente sequestra o que existe de mais natural na natureza humana... E ainda se acham no total direito.
É óbvio que ela morreu devido a essa mutilação, além de ser horrível, é feito sem anestesia, sem higiene básica e deve ser usado lâminas velhas e compartilhadas... Credo...
Semelhante a algumas tribos indígenas que enterraram crianças vivas. Tem gente que defende essas práticas desumano alegando ser uma cultura. Nada é maior que a vida e o bem estar humano. Essas pessoas precisam ser educadas e civilizadas.
Esse tipo de prática pode ser vista como ignorância cultural, e extremismo, afinal, somos descendentes de europeus e africanos que não possuem direito de mexer com a cultura e ações religiosas dos povos originários 🤫
Mas é cultura, não é? Nunca vi nenhum indígena sendo preso por assassinato ou coisa parecida. Eles não vivem numa sociedade como a nossa, não tem tribunal, policiais. Eles fazem o que os costumes deles dizem e pronto. Cultura é cultura, não tem nada na definição da palavra que diz que tem que ser um costume positivo, mas a gente tem que respeitar né, e respeitar uns e desrespeitar outros é hipocrisia. Então tem que deixar eles lidarem com isso por conta própria, porque não é problema nosso. Os portugueses disseram o mesmo sobre ensinar os indígenas, mas eles preferem viver do jeito deles e não é direito nosso dizer como eles devem se comportar.
Quem disse que temos que respitar humanos vivendo como animais ou homens das caverna ? Saiu de onde essa história que cultura é algo eterno ? Toda civilização existente foi subjulgada por uma civilização mais avançada. Por isso estamos aqui escrevendo e assistindo um video pela Internet. Não fosse assim estaríamos ainda tentando fazer fogo com paus e pedras. Não existe essa história de que cultura é maior que a vida humana. Algum idiota inventou essa falácia e o resto das pessoas vai atrás repetindo igual papagaio.
@Hallo, Wir geht's? Deve-se impor em todas as pessoas do mundo as mesmas regras, de respeitar a vida e a liberdade individual. Se uma cultura for contra isso, ela deve ser extinta.
Год назад+9
Que documentario meus amigos, que documentario. Parabens Tyson Conteh pelo otimo video e parabens a BBCnews Brasil por nos proporcionar ter conhecimento sobre esse tipo de violencia.
Pelo que vi no vídeo, são mulheres que castram as outras mulheres, não são os homens, e ai, vc não vai falar contra essas mulheres? O Reino da hipocrisia não gira, capota, não é mesmo?
ciertas religiones realizan la circuncisión antes de los 10 días de nacidos los bbs varones..sin anestesia, con navajas cuchillos tijeras y vimo para que el recién nacido ko llore...algunos han muerto desangrados, otros de dolor otros por infecciones.. . hacen grandes fiestas para la vejación de un recien nacido...
Eu fico pasma como alguns povos com “tradição cultural” nunca evoluíram, é com se eles estivessem parados no tempo, é triste ver que é um homem que está lutando para acabar com esse sofrimento feminino, nem mesmo as mulheres mais velhas não enxergam que isso é brutal e desumano
Países como este deveriam ter intervenção para proteger essas pessoas de tanta coisas horríveis que elas sofrem. A sensação de impotência perante a situação é horrível
Deus criou a mulher pra cuidada e amada ,assim com Ele ama sua igreja. Tantas mulheres sofrem ,só por serem mulheres 😢. Deus faça justiça por cada uma delas.
Triste ver que quem mutila são mulheres que já foram mutiladas por outras mulheres. Em vez de querer romper com uma tradição macabra, elas continuam com ela na base da inveja e do ódio por terem sido mutiladas, elas não querem ver outras mulheres felizes e sem mutilação, já que elas sofreram todas devem sofrer. Essa é uma doença da alma que se enraizou ao longo dos anos dentro desse lugar.😢
Quando as práticas culturais claramente colocam em risco a vida das pessoas, entendo que é completamente legítima interferência estatal para assegurar os direitos humanos das "vítimas" dessas práticas.
Mas se liga, supondo que eles sejam uma democracia o estado vai ser a favor disso, visto que a maioria do país tem essa prática e vão eleger políticos que concordam.
@@frankskoda-simmons você falou varias coisas interessantes, mas na parte do carnaval saiba que contribui com muito dinheiro pro setor de turismo, tá? Eu não pulo carnaval pq não gosto de multidão nem de barulho, mas uma festa é o extremo oposto a um procedimento de mutilação. Achei bem desconectado do tema essa sua colocação.
Ás vezes me pergunto se estamos mesmo no século XXI, porque até os dias de hoje práticas horrendas como esta não foram abolidas de vez no mundo. Eu vejo além de ignorância, muito machismo nessa prática e o mais revoltante e chocante é que são mulheres fazendo isso com outras mulheres. É maldade pura.😢😢😢😢😢
Desejo nenhum. Porque o prazer femino é no clitóris. Sem ele não sente nada. Apenas um objeto de uso masculino. Sem contar que deve ficar muito feio só a vagina e nada mais.
A violência entre casais lésbicas e 300 % maior que casais heterossexuais sabe o feministas fazem NADA , a única preocupação das feministas e demonizar a figura masculina, elas não dão a mínima pra essas mulheres da África e Oriente médio.
Um ritual tão cruel e profano, deveria ser um crime hediondo. Fale ao mundo. Lute! Nós mulheres do Brasil precisamos saber para ajudar a combater atos tão criminosos. Fale mais. Exponha mais. Crie um movimento contra essa pratica absurda. Nós mulheres do mundo todo apoiaremos.
Se estão assustados só pelo documentário, têm que ver como é feito o procedimento e como elas ficam até a cicatrização, como enfermeira e estudante de medicina, só digo uma coisa, absurdo e tortura total.
Que absurdo que isso ainda se mantenha nesse país. Inacreditável saber que as próprias mulheres que deveriam lutar contra isso, acabem fazendo totalmente o contrário e com argumentos fora de qualquer realidade. Os países que comercializam com Serra Leoa, deveriam acatar isso como uma violação aos direitos humanos e aplicarem sanções econômicas fortes. Só quando toca no dinheiro e no bolso é que as coisas funcionam. Infelizmente só assim. Ao rapaz e familiares, só resta os sentimentos e que seja combustível para esta luta.
Li sobre isso quando era adolescente na revista Marie Clarie, e é inacreditável saber que depois de tanto tempo essa prática se mantém... muito triste!
Acho que foi a mesma matéria que eu tb li, era a história da Dirie Waris, uma modelo negra que contava as coisas terríveis que passou quando ainda era uma menina. A reportagem se chamava "flor do deserto".
É uma vergonha para a humanidade! Que país atrasado! Mas isso não ocorre só na Serra Leoa mas em muitos outros paises africanos; parece que ainda vivem na idade da pedra!
Seu comentário é muito racista! A África é extensa, há centenas de grupos étnicos, diversas culturas, então não generalize toda a população só porquê um número X de pessoas praticam isso!
Muitos países ainda praticam esta crueldade e as meninas morrem por infecção.crimes praticados as vezes dentro de casa por mães e avós e chamam isto de cultura.😢
A partir do momento que fere a integridade física e psicológica do outro não é mais cultura, É CRIME
@@LuisCarlos-cn7qy Acho que não era assim não, deve ser vc que odeia pessoas religiosas e tem essa visão. O cristianismo amenizou muitas crueldades que foram cometidas antigamente, mas a religião em si não diz pra fazer nada disso, diferente de outra religiào aí que diz pra apedrejar mulheres, matar infiéis, que tais pessoas são decendentes de um profeta e devem ser tratadas como deuses, etc. Religião que é defendidas por muitas pessoas que criticam o cristianismo.
@@geopolitical23 Esses mesmo Cristãos a um tempo atrás queimavam gente viva em fogueiras
@@geopolitical23Hoje essas pragas ficam nas igrejas estuprando os garotos que estão na fase da puberdade
@@geopolitical23exatamente.
Isso serve pra sacrificio de animais? ou não pode criticar se não é racismo?
A minha vida como brasileiro é uma eterna gangorra entre pensar "como dei azar de nascer aqui" e "como dei sorte de nascer aqui".
O Brasil tem que deixar de ser fraco e começar a progredir realmente, tem que parar de ser uma eterna promessa e virar realidade
To na mesma vibe que vc
PRA MIM DEI MUITA SORTE, ESTOU VIVA E TENHO CHANCE DE CORRER ATRÁS DOS MEUS SONHOS, ENQUANTO MULHERES MUNDO AFORA VIVEM PRESAS SENDO SUBMISSAS DESTRATADAS DE FORMA MAIS DESUMANA POSSÍVEL E A CADA DIA SENDO INTERROMPIDO SEUS SONHOS, SE ESSA SUA GANGORRA TEM PARTE DE AZAR ISSO MOSTRA SUA INGRATIDÃO, SEJA GRATA ATÉ NAS PEQUENAS COISAS MENINA, TU TEM MUITO A APRENDER.
Tamo junto
@@milenamiansamiansa não nivele por baixo. Existem lugares piores, mas existem outros tantos infinitamente melhores..
Esse é um homem amoroso, sincero e corajoso..Espero e torço para que ele alcance essa vitória para as mulheres desse lugar...
Tribos que cortam a cabeça do pau também existem. 🥱
Gostaria que esse tipo de informação fosse mais importante para as pessoas do que os realitys
👏👏👏
Isso!
A IGNORANCIA SE MANTEM POR FALTA DE CONHECIMENTO, NAO SE EVOLUI COM OS LIVROS E SIM COM RALITYS ,PRA QUE NINGUEM CRESÇA ELES SE MANTENHAM NO PODER CRIANDO TODAS AS BARBARES LIVREMENTE
Tribos que cortam a cabeça do pau também existem. 🥱
Pronto agora podem voltar a assistir o BBB de vocês
sim!!!!!!
é de partir o coração ver tanta ignorância enquanto vidas são destruídas como a dessa garota e de muitas outras garotas e mulheres. e não só nessa situação mas em inúmeros outros crimes e horrores da humanidade :(
Que tristeza ver que as mulheres ainda são submetidas a atrocidades como essa. E dói ainda mais quando são mulheres fazendo isso contra outras mulheres 😢
E com certeza seguindo costumes e tradição criadas com certeza por homens no passado.
@@maggvanderley8486Não dá pra afirmar isso com certeza moça, depois de ver o que as próprias mulheres pensam sobre essa prática eu não me surpreenderia se esse ato desumano tivesse sido criado por uma mulher.
@@silencio073 Pela forma como elas falam, pelo o que eu vi só ha mulheres no evento e por serem anciãs que detém o "poder" acredito que realmente deve ter sido uma mulher que instaurou essa prática e nomeou de tradição!
@@maggvanderley8486amiga, não importa quem criou essa prática desumana. Até porque nunca saberemos por ser algo muito antigo. O importante agora é que isso deve ser combatido, isso tem que acabar. 😢
Ainda não porque nunca existiu isso no Ocidente🙄
E ainda dizem que precisamos respeitar cultura dos outros! Isso não é cultura e sim crime contra humanidade!
Temos. mas TUDO, tudo mesmo tem limites. Não existe nenhum regra que tenha que ser absoluta ao ponto de ignorar princípios humanistas. Se algo de uma cultura machuca pessoas inocentes, simplesmente é dever moral combater.
Carla você tem toda razão!! Respeitar a cultura, mas a cultura pra mim é tomar chimarrão por exemplo, usar roupas de gaúcho, essa é nossa cultura. Mas isso aí, é crime, é morte.
@@harryhoudini2992 esse humanismo é uma regra da cultura ocidental que se baseia em princípios humanistas como direitos humanos, liberdades individuais e o império da ciência. Muitas culturas rechaçam essa visão. Eu sou humanista também, mas de certa maneira estamos a colonizar esse povo o ensinando o que pode e não pode fazer com base na nossa cultura. É complexo, não é tão simples assim.
@@harryhoudini2992 exato
@@eduardobolzan1 os direitos humanos pelo menos, devia ser garantido para todos
É uma triste ironia que o ex-namorado daquela jovem seja o principal estandarte da abolição dessa crueldade enquanto que as anciãs da sociedade são justamente àquelas que insistem em perpetua-la. Espero profundamente que as futuras gerações abram seus olhos e suas mentes para perceber que essa abominação precisa ser erradicada.
verdade e ruim como a velinha falou- que os mas joven que não faz eles olham pra ela como se tivesse uma doença , ai são praticamente obrigadas
São poucas mulheres que são contra. Elas nasceram achando isso normal .Tem um filme da modelo famosa "Flor do deserto ". Que conta a história dela . Ela achava normal até um dia na Inglaterra ,olhar para as outras meninas e ver que isso não era comum . Acho que o caso dela se passa na Somália .
É triste como a ideologia opressora faz a cabeça do oprimido, capaz defendê-la. Isso acontece em muitos campos.
@@tiagomoraes1510 a circuncisão masculina só tira o prepúcio. Na feminina eles arrancam o clitoris e até os lábios vaginais, não há comparação.
@@tiagomoraes1510 multilação feminina e circuncisão masculinas são coisas extremamente diferentes e vc sabe bem disso, só fez esse comentário por pura má intenção
Na expressão do rosto dele, demonstra o quanto ele amava a moça 😢 certamente foi uma emorragia muito grave, para esse rapaz desejo muita paz, que Deus te abençoe sempre. Salvador Bahia Brasil.
Hemorragia*
@@Persefonegcpn precisa corrigir todos entendeu
@FelipeSilva-oz1qj
Vc está comentando no vídeo errado meu filho!
AFF 😕
Q horror😢,muito triste ,muita maldade com as mulheres.
Sim😢
É difícil mudar, porque sempre os anciãos querem que você passe a dor que eles passaram pra te considerar alguém de valor.
o clitóris tem tanto mais tanto nervo que fico angustiada imaginando a dor que elas sentem, isso é muito desumano cara
Um horror!!!
Então é o clitóris que é cortado ?
@@maramaededois6520sim
@@maramaededois6520não só ele
@@maramaededois6520 sim o clítoris tem como única e exclusiva função o prazer é é exatamente isso que elas não querem
Corajoso. Que bom que há homens usando sua voz pelas mulheres. 🙏
@@ReiMatheus-7você está zombando daquelas mulheres que sofrem mutilação? Foi isso que eu entendi?
@@ReiMatheus-7va pro inferno, sua alma pobre.
@@josianneany944que?
@@josianneany944 Sim :)
❤
Parabéns BBC por estar expondo essas aberrações que acontecem na África! Um continente incrível, porém com muitos problemas! Coitadas das mulheres, assediadas, estupradas e mutiladas.
É uma cultura tão arraigada que eles praticam essa barbárie até na Europa. Tem um livro que virou filme sobre essa prática abominável também na Europa, onde é proibida. Toda a atitude que causa sofrimento não é defensável.
-só África..?
O que tem de incrível? Só mazela.
Meu Deus como é triste essa realidade dessas mulheres que vivem subordinadas e reféns a esse sistema de governo e cultura.
E detalhe: negros matando e oprimindo outros negros.
Mulheres vítimas constantes de estupro, pedofilia e castração.
Deveriam ter a opção de fazer a escolha do gênero de seus filhos, com menos mulheres essas culturas insanas deixariam de existir.
Espero que ele atinja seu objetivo com estes vídeos e a meninas Bondo nunca mais sejam torturadas. É uma violência inacreditável a mutilação feminina.
A ONU sabe disso e não faz nada? Pra w serve a ONU então oxe?
Mas a mulher continua com aquele orifício da penetração ,não continua Daniele?
@@rogerioaraujo5001 que nojo desse comentário 🤢🤮🤮
@@taymota9805 não , minha princesa, não perguntei por mal ,😆😆😆
@@rogerioaraujo5001 lugar de homens como vc é na cadeia, vai pra lá com tuas perguntas toscas , com certeza é um abusivo desgraçado que já deve até ter feito coisas piores do que esse vídeo mostra.
Eu descobri essa prática quando eu era adolescente, estava no salão e quando abri a revista tinha uma página falando sobre isso, eu fiquei em choque e passei várias noites sem dormir. Peço a Deus por elas é muito sofrimento.😢
também li isso em uma revista quando eu era adolescente, dizia até que queimavam os seios com ferro quente
@@vava-u6h Eu também lembro disso, que queimavam os seios das meninas com ferro pra não crescer, acho que foi uma reportagem da TV Cultura ou Globo.
Isso é feito no Brasil, em quase todos os partos, com a mesma crueldade ou pior.
Que horror!
Que esse povo se liberte desse mal!
Tradições e crenças é uma coisa, mas isso já é doença gente, isso é crime!!
@@LuisCarlos-cn7qy basicamente foi isso que a Samanta falou, que (permita-me parafrasear) quando tradições ultrapassam limites, não são mais tradições - são crimes
@@tiagomoraes1510 não sabia que a circuncisão masculina impede o direito do homem de ter prazer sexual. Muitos que fazem cirugia de fimose dizem exatamente o contrário. E deve-se considerar que no Brasil, essas cirurgias são realizadas em ambientes higienizados, por profissionais capacitados.
@@niselira2865esses homens se acham a verdadeira vítima da sociedade
@@niselira2865 para mulher é muito pior, pois dói o tempo todo.
A falta de evolucao faz isso😢
“é porque uma mulher não cortada gosta mais do sexo do que uma mulher cortada. por isso reduzimos os desejos delas”
mds isso é tão ?????
Vejo como uma forma das mais velhas se vingarem por ter acontecido com elas, e assim vai se repetindo. Se eu fui cortada vc tbm será.
@@zaza1237pensei a mesma coisa.
Povo que não sabe lidar com o prazer feminino.
vi um documentário sobre isso e eles acham q se a mulher n for cortada ela vai gostar mais de sexo, logo vai trair o marido pq vai procurar outros homens pra se satisfazer
achei a coisa mais absurda do mundo como pode existir um ngc desse
Também pensei nisso, vingança azeda. Povo ignorante. Muito triste.
Tem que simplesmente acabar isso. Não pode haver tolerância com práticas que matam pessoas.
exatamente!!
Falou tudo.
Racista, fascista, machista, misógino... o lugar da mulher é onde ela quiser.
Hahah circuncisão não é só pra judeu não ignorante, aliás tem outras funções... E nunca vi homem morrer por isso.
@@tiagomoraes1510 circuncisão de homem é horrivel cara o risco de cancer peniano é gigante sem falar que é feito em um hospital pode ter certeza que raramente deve morrer alguém por isso eu nunca vi caso algum sobre isso
Um homem digno, corajoso e honesto.
Essa prática, sem comentários!
Uma moça bonita com uma vida pela frente! Meu Deus, isso não é cultura, é tortura! 😢
Las privan del placer y eso no es todo sus etapas del desarrollo son caóticas si es que sobreviven...muchas se suicidan...otras con depresión de por vida...terrible ..vi el testimonio de mujeres que sobrevivieron y ayudan a otras ,fundando lugares de acogida...
@@anamariarodriguezsanchez5036tristeza meu Deus!😢😢
As pessoas tem o hábito de respeitar todos os tipos de cultura. O simples fato de ser uma cultura não significa que seja bom ou correto. Muitas culturas ao redor do mundo cometem crimes contra a humanidade, mas são vistos como normal ou cultural. Milhares de pessoas sofrem ao redor do mundo por que são forcados a seguir a cultura em que nasceram. O ser humano é um escravo da própria cultura.
Falam muito isso em questões LGBT: têm que respeitar o Quatar que condena homossexuais, é a cultura de lá. Têm que respeitar a cultura da Uganda que quer mandar gays pra prisão, é a cultura de lá...
Para eles não importa o certo ou errado, tudo o que interessa é a cultura e mais nada.
@@GabrielGabriel-zq2ci Pois é, mas infelizmente quando é a nossa comunidade o principal alvo pouco se fala sobre e quando se fala às conclusões são quase sempre: " É a cultura deles, fazer o quê 🤷“.
Dá um ódio!
Esses são países onde a sensualidade feminina é muito mal vista assim essa mutilação genital se explica, mas não se justifica. A chegada da misoginia islâmica nessa região reforçou essa prática terrível. Além do que lá não há uma democracia que fortaleça a luta pelos direitos humanos.
No Brasil ha etnias indígenas que enterram vivos crianças gêmeas ou com deficiência... e a Funai impede de pessoas de fora salvar essas crianças que as mães pedem pra tirar da aldeia... tudo pq eh a cultura deles.
É cada coisa estranha que tem nesse mundo que fica até difícil de acreditar, como o ser humano tem a capacidade de cultivar costumes tão bizarros e dizer que é a cultura local. Algo que literalmente coloca vidas em perigo sendo permitido por uma sociedade omissa e antiquada, isso é CRIME não é cultura.
Isso é crime e cultura, quem te disse que cultura é só coisas boas?
@@ThePedroo32 uma cultura com raízes criminosas, mas é sim, porém deveria ser proibido esse crime com a justificativa de ser cultura, não dá para aceitar como normal.
Gostei muito do que vc escreveu.
Sim o mundo é bizarro, as pessoas consentem práticas medonhas
@@eaemanokjjinfelizmente
O repórter é muito bom, parabéns pela matéria.
Triste saber que nos tempos atuais ainda existem tais práticas normalizadas em algumas sociedades
Parabéns pela sua coragem, em transmitir ao mundo a prática de tamanho abuso, violência e monstruosidade. Que mais e mais pessoas possam apoiar a sua causa, principalmente as mulheres que são as vítimas! Toda mulher, independente do pais em que viva, precisa entender que tem o direito de viver sem violência.
Não só mulheres são mas homens também!! Veja o caso do menino Ruan aqui no Brasil
Que esse homem bondoso e corajoso atinja seu objetivo. Isso não é cultura, é crime!
Nenhuma cultura deve estar acima dos direitos básicos individuais humanos, dos direitos humanos.
@@ReiMatheus-7 Sim.
Dos direitos naturais, estes outros "direitos" são em sua maioria lixo inventado pelo Iluminismo.
Se fossemos fazer vista grossa pra todo tipo de cultura, ainda estaríamos fazendo canibalismo, ainda iríamos colocar pessoas pra lutar até a morte por entretenimento e várias outras coisas terríveis
Como é possível você ter "tamanho" discernimento? Será você um génio superdotado?
Também penso como você. Mas a avaliar por outros comentários, parece que nosso entendimento simples e lógico é "anormal".
Não é de estranhar a muita barbárie que ainda há neste mundo...
Fazemos muito mais que vista grossa, nós admitimos isso, visto que tribos indígenas podem matar um dos filhos gêmeos ou uma criança deficiente ou até praticar canibalismo pois é a cultura deles, eles fazem isso muito antes de estarmos aqui e o código penal não vale pra eles.
@@saboresnaturais9274 bem isso, o povo gosta de ser cego pra certas coisas
Isso ainda acontece mas é atrás das cortinas 😘
@@cerejacherry5671Não, mas é socialmente banido e repreendido pela sociedade ocidental, além de crme
A menina, que deveria ter uns seis anos, chorava e se debatia como o animal que vai para o sacrifício. As anciãs seguravam nela pelos braços e pernas, conduzindo ela para o local da mutilação. Lá, duas mulheres esperavam com uma lâmina na mão e cinza.
Agora os gritos da criança eram mais intensos. As mulheres seguravam nela com mais vigor, expondo sua vagina. Uma das anciãs corta o clitóris da menina e o sangue inunda a região genital. Agora a outra anciã esfrega a vagina com cinza procurando a desinfeção.
A menina desfalece...
Relato de uma mutilação no interior da selva em África...
😢tortura.Gente desumana.Nem com animais se faz isso
Meu Deus, que sofrimento deve ser, não dá para imaginar. Isso tem que se tornar crime em qualquer lugar. Como mulheres fazem isso numa criança? (Mesmo em adultas). Abominável.
isso deve ser aplicado pra mulheres vagabundas e estupradoras e nao inocentes
Mulheres machistas protegendo o patriarcado podre e corrompido 😢
Mano me subiu um arrepio misericórdia que horror.
Que episódio triste.
Como um ser humano pode fazer isso?
Nem tenho palavras pra expressar minha tristeza e o absurdo da violência😢
Continue firme rapaz! Essa causa precisa 😢
A que ponto o ser humano é capaz de chegar :(
@@tiagomoraes1510 que? KKKKKKKKKKK a circuncisão nos homens no Brasil é p tirar fimose Tonhão
@@tiagomoraes1510A circuncisão masculina (apesar de eu ser contra) reduz as chances de infecção por diversas ISTs, num pais onde sexo é brincadeira de criança e quem se posiciona contra é taxado de fascista tem alguma lógica manter, já MGF tem como único efeito causar dor no ato sexual (o que não acontece com a circuncisão masculina) e dificultar ao extremo o parto, além de ter o efeito oposto que é facilitar a infecção por ISTs
Tradições malditas. Pior que as autoridades fazem vista grossa e as atrocidades continuam. As entidades internacional de defesa da humanidade deveriam fazer seu papel em pró da vida
Sinto muito pela morte de sua noiva e todas que passam dificuldade com esse processo e morrem também , meus sentimentos.
Vc sabe que ele não vai ver né? Nem português fala.
@@LaucellyAvelar Amiga hoje não estou legal tenho depressão e sou idosa mas fiquei muito feliz com o seu comentário , eu tive recentemente um comentário da Ucrânia e outro da Rússia e consegui traduzir e o meu celular é de pobre , então você diz que ele não vai ler pode até ser mas eu escrevi . Obrigada por conversar comigo.
Abraços de Jesus Cristo para você.
@@leonicealbino1992que você se recupere e consiga sair desse buraco chamado depressão 💗 Deus vai lhe abençoar e te ajudar nessa luta. Se cuide mais e tente mais e mais sair da depressão 💕 Deus abençoe
@@leonicealbino1992
Misericórdia, as mulheres sendo torturadas até o dias atual 😢
Não só mulheres são mas homens também!! Veja o caso do menino Ruan aqui no Brasil
@@templariodecristo23fds
@@templariodecristo23 É um pouquinho diferente.
O caso do menino Ruan é nojento, ele definitivamente não merecia isso, mas ele foi um caso isolado. Lá é comum de se acontecer com todas as meninas
Que Absurdo!!!!!!Que Absurdo!!!!!!! Não da pra imaginar a dor que essas mulheres passam MDS!!!!
Se uma cultura causa danos a saúde física e mental, ao ponto de pôr em risco a vida do indivíduo... Isso não precisa ser só debatido, mas principalmente, combatido.
Muchas se suicidan.
Com toda certeza!! 😢
Comento este video, porque sei que quanto mais ele for comentado mais o youtube mostra a mais pessoas, e o trabalho deste rapaz deve ser divulgado ao máximo de pessoas possíveis. Digo NÃO Á MUTILAÇAO GENITAL FEMININA.
Verdade DIGA NÃO A MULTILACÃO GENITÁLIA FEMININA
@@dolydoly5679tampo !!!
Não, não.Isso é crime , ignorância,abuso de poder , violência perpétua.
🎉🎉🎉🎉🎉🎉
Excelente documentário sobre a cultura do povo em Serra Leoa, África. Parabéns a BBC News Brasil pela produção!! Muito importante esse documentário!!
Verdade, vamos compartilhar
@@Cantoraisasoares Boa Noite, Isa Soares! Obrigado pela colaboração!
@@franciscoivannobregadeoliv7257 Boa noite! por nada Vamos Orar Pedindo a Deus para entrar com Providência nessa causa , pois para ele tudo é possível 🙏
Não consigo ver essas meninas e pensar em tamanha crueldade, que dor terrível.
Choro de tristeza ao ouvir algum documentario a esse respeito...oro a DEUS para que faça um milagre criando um caminho para acabar com essa desumanidade. .
Meus sentimentos, Tyson... Sua luta não será em vão.❤
Tem um filme sobre isso e é chamado "flor do deserto", eu assisti na escola e saber que até hoje isso ainda tá acontecendo é revoltante.
Não conhecia, vou assistir. Obrigada por partilhar
😢
também já assisti esse filme.. bem comovente...
O que tradições, crenças e rituais sem menor base racional fazem com o ser humano...
@@tiagomoraes1510 wtf?? É tanta gente bitolada viu....
@@tiagomoraes1510 ????
@@tiagomoraes1510 dois erros não fazem um acerto e realmente, falta lógica por aqui.
@@tiagomoraes1510Mas circuncisão é coisa da cultura judaica 🤨
@@pedrosabino8751 neh ,oloko😮 kkkk
Meu Deus que TERROR !!
Desejo que você tenha Persistência pra continuar essa luta.
É triste que essa prática perversa e desumana continue sendo ignorada pelas autoridades do país... É lamentável que ainda nos dias de hoje em nome da CULTURA, pessoas se beneficiem com atos tão violentos !!!
Minha solidariedade a todas as moças mutiladas e fica aqui o meu respeito e votos de coragem a VOCÊ!!!
abraço
Misericórdia! Quanta maldade! Atrocidades não devem ser aceitas como cultura! Que Deus proteja estas mulheres!
Tem um filme chamado "Flor do deserto" que conta a história de uma mulher africana que passou por isso. Muito triste.
Ela é da Somália . Achava que isso era normal no mundo ,hoje em dia luta contra isso .
Ótimo filme. Depois dele já deviam ter parado com essa violência sem sentido.
Nesse filme o Clitóris é removido com uma lâmina, e a vacina é costurada deixando apenas um orifício bem pequeno que permita sair a urina..como um selo de garantia após o casamento arranjado, ela é aberta novamente com uma navalha pelo marido. Em Serra Leoa ocorre algo diferente, a vacina é mutilada para não sentir prazer sexual. Pelo que entendi existem rituais diferentes com algumas similaridades.
@@gustavorosa3295 qual é a lógica de proibir a esposa de ter prazer véi?
@@gustavorosa3295Mas o Xixi não sai pela vagina. E a mulher sente prazer é pelo clitóris. Eu sugiro você a estudar anatomia.
Eu assisti um filme chamado Flor do Deserto que conta a história da modelo Waris Dirie, que passou por essa violência na infância. Lembro que fiquei muito chocada quando assisti, porque nunca imaginei que isso pudesse acontecer. Que direito alguém tem de mutilar uma mulher em nome da cultura?! É o machismo em seu grau mais alto e nojento. Edit: recomendo fortemente o filme e o livro no qual ele é baseado.
Li a história dela, numa Seleções, fiquei chocada 😢com o relato...
Já assisti
Eu assisti e fiquei dias chorando e com dificuldade pra dormir, muito triste
Vi mulheres como a primeira ministra, a sowie dizendo que ignoraria, que não ser multilada era como uma doença, não vi machismo, vi um homem defendendo as mulheres da cultura feminista, não tem homens nesta história, a história é velha as mulheres estão ouvindo e não querem mudar.
Passaram isso na escola, foi traumatizante para mim que estava na 4 série.
Que lástima saber que, infelizmente, em meio a tantos avanços e progressos no mundo, ainda existe coisas assim, desse tipo! Isso é inadmissível, simplesmente!
@@tiagomoraes1510 Vc mora nas cavernas? Na sociedade onde vive tem rituais de mutilação? Não vive num mundo tecnológico, com estado de direito, acesso informação?! Imb3c1l
Esses países Sempre cortou, para não sentir vontade de fazer sexo ,sempre existiu e não,será de hoje isso e de antigamente já fazia e fazem até hoje ..... Somália fazem até hoje ,toda mulher está cortada lá em baixo
😮 tô chocada...😢 Não sabia que existia essa prática na África... Muito triste isso 😞
Conteúdo excelente! Homem inteligentíssimo
Imagina a dor que essas mulheres sentem.
O mundo tende a ouvir a voz da ciência, mas para isso, ela precisa ter espaço numa sociedade. Serra Leoa é independente da Grã-Bretanh há pouco mais de 60 anos, e sabemos que colônias do imperialismo não tinham direito a educação e ciência, então não é de se estranhar que velhas tradições e superstições permaneçam, mas como podemos ver na reportagem, o questionamento das mesmas está em curso através das novas gerações. É questão de tempo.
Atraso de vida! Imaginem a dor que essas mulheres sofrem!
Sabe-se lá se eles não abusam dessas mulheres e meninas nessa mutilação... Esses criminosos tem que ser presos.
Nessa tribo está faltando um grupo de homens pensantes, que sejam maridos e pais, autossuficientes para comprarem essa briga e proibir que suas filhas e noivas sejam mutilatas, o serviço desse rapaz é fundamental, pois ele como homem possui o poder social de ter sua voz ouvida. Espero que ele consiga fazer o movimento ir para frente e salvar a dignidade das meninas que não virão ser torturadas. Espero que as moças sejam corajosas para serem rejeitadas por essas ancias, velhas que não aceitam a mudança, que as moças se unam e tenha à sombra da proteção desses jovens homens suas vidas mudadas, e depois elas consigam ter suas vozes ouvidas e suas existências respeitadas.
KSKSKSKSKSKSKKSKSKSKSKSKSKSKSKSKSKSKKSKSKSKSKSKSKSKSKSKKSKSKZKSKSKSKSKSKSKKSKSKSKSKSKSKSKWKSKSKSKSKSJKSKSKSKSKSKSKSKSKKSKSKSKSKWKSKSKSKSKKSKSKSKSKSKSKSKKSKWKSKSKSKWKSKSKWKKSKSKSKSKSKSKSKKSKSKSKSKSKSKSKSKKSKSKSKSKSKSKKSKSKSKSKSKSKKSKSKSKSKSKSKKSKSKSKSKSKKSKSKSKSKSKKSKSKSKSKSKSKKSKSKSKSKSKKSKSKSKSKSKSKSKKSKSKSKSKSKSKSKSKKSKSKSKSKSKSKSKKSKSKSKSKSKSKSKKSKSKSKSKKSKSKSKSKSKSKKSKSKSKSKSKKSK
é fácil diferenciar cultura de um crime! CULTURA SEMPRE É ALGO BOM, util, livre, proveitoso, equilibrado, equânime, que gera vida, alegria, sustentabilidade.
CRIME SEMPRE É ALGO RUIM, que gera prisão, morte, tristeza, extremos, dor, tortura, violência!!
Simples assim!!!
Comer pão de queijo, dançar carimbó, fazer festa de aniversário, comemorar ano novo, dançar balé.
ISSO SÃO CULTURAS.
Multilar uma criança NÃO É CULTURA, é crime!!!
Tatuagens é cultura e dói, mas a pessoa É LIVRE para querer ou não a tatuagem e quem não usa não é melhor nem pior e quem tem!
Simples assim!
Que viagem, acho que qualquer sociólogo ou antropólogo discorda da sua definição de cultura. A cultura pode ser bem mauvadona.
@Death at Intervals é isso
Isso aí não é cultura , cultura é dança ,roupas ,comidas e o povo , isso aqui é um ritual doentio
Que crueldade, como o ser humano é sádico e monstruoso... O que mais me deixa triste e revoltado são essas pessoas ignorantes se pondo em altares de glória através de uma "cultura" que simplesmente sequestra o que existe de mais natural na natureza humana... E ainda se acham no total direito.
Que história triste,vou compartilhar amigo sua luta não será em vão!!!
É óbvio que ela morreu devido a essa mutilação, além de ser horrível, é feito sem anestesia, sem higiene básica e deve ser usado lâminas velhas e compartilhadas... Credo...
Que loucura, deveria ser considerado crime essa prática.
Semelhante a algumas tribos indígenas que enterraram crianças vivas. Tem gente que defende essas práticas desumano alegando ser uma cultura. Nada é maior que a vida e o bem estar humano. Essas pessoas precisam ser educadas e civilizadas.
Esse tipo de prática pode ser vista como ignorância cultural, e extremismo, afinal, somos descendentes de europeus e africanos que não possuem direito de mexer com a cultura e ações religiosas dos povos originários 🤫
Mas é cultura, não é? Nunca vi nenhum indígena sendo preso por assassinato ou coisa parecida. Eles não vivem numa sociedade como a nossa, não tem tribunal, policiais. Eles fazem o que os costumes deles dizem e pronto. Cultura é cultura, não tem nada na definição da palavra que diz que tem que ser um costume positivo, mas a gente tem que respeitar né, e respeitar uns e desrespeitar outros é hipocrisia. Então tem que deixar eles lidarem com isso por conta própria, porque não é problema nosso.
Os portugueses disseram o mesmo sobre ensinar os indígenas, mas eles preferem viver do jeito deles e não é direito nosso dizer como eles devem se comportar.
Eu respeito às culturas, mas se às mesmas se impõem ao "Direito a vida" então não é cultara, mas sim crime hediondo...
Quem disse que temos que respitar humanos vivendo como animais ou homens das caverna ? Saiu de onde essa história que cultura é algo eterno ? Toda civilização existente foi subjulgada por uma civilização mais avançada. Por isso estamos aqui escrevendo e assistindo um video pela Internet. Não fosse assim estaríamos ainda tentando fazer fogo com paus e pedras. Não existe essa história de que cultura é maior que a vida humana. Algum idiota inventou essa falácia e o resto das pessoas vai atrás repetindo igual papagaio.
@Hallo, Wir geht's? Deve-se impor em todas as pessoas do mundo as mesmas regras, de respeitar a vida e a liberdade individual. Se uma cultura for contra isso, ela deve ser extinta.
Que documentario meus amigos, que documentario. Parabens Tyson Conteh pelo otimo video e parabens a BBCnews Brasil por nos proporcionar ter conhecimento sobre esse tipo de violencia.
Pesquisem sobre a Waris Dirie, ela passou por essa situação qhando tinha apenas 5 anos de idade. Uma história muito triste....😢
Que horror isso é desumano
torço por ele , tomara que ele consiga ter mais apoio , e tomara que ele nao desista
Muito sofrimento,penso na dor do namorado da jovem só ele lutou pela verdade, lamentável não obter êxito
Não é por acaso que em esta e outras "sociedades/comunidades" a mulher é a que mais sofre, tendo os seus desejos e liberdades roubados.
Pelo que vi no vídeo, são mulheres que castram as outras mulheres, não são os homens, e ai, vc não vai falar contra essas mulheres?
O Reino da hipocrisia não gira, capota, não é mesmo?
Ainda bem SÓ mulheres sofrem.
@@sharezadealfa ainda bem poha nenhuma
Ué engraçado que são as próprias mulheres que fazem isso
ciertas religiones realizan la
circuncisión antes de los 10 días de nacidos los bbs varones..sin anestesia, con navajas cuchillos tijeras y vimo para que el recién nacido ko llore...algunos han muerto desangrados, otros de dolor otros por infecciones..
. hacen grandes fiestas para la vejación de un recien nacido...
Reportagem forte e necessária 👏🏽
Eu fico pasma como alguns povos com “tradição cultural” nunca evoluíram, é com se eles estivessem parados no tempo, é triste ver que é um homem que está lutando para acabar com esse sofrimento feminino, nem mesmo as mulheres mais velhas não enxergam que isso é brutal e desumano
Países como este deveriam ter intervenção para proteger essas pessoas de tanta coisas horríveis que elas sofrem. A sensação de impotência perante a situação é horrível
A ONU só finge que faz alguma coisa.
Haha e depois fala que são invasores europeus cristãos impondo religião 😂😂😂😂
Muito corajoso esse namorado, e muito boa a reportagem!!
Essas reportagens precisam ser traduzidas com voz. Para que todos possam entender o que acontece nessa parte do mundo........
Deus criou a mulher pra cuidada e amada ,assim com Ele ama sua igreja. Tantas mulheres sofrem ,só por serem mulheres 😢. Deus faça justiça por cada uma delas.
Triste ver que quem mutila são mulheres que já foram mutiladas por outras mulheres. Em vez de querer romper com uma tradição macabra, elas continuam com ela na base da inveja e do ódio por terem sido mutiladas, elas não querem ver outras mulheres felizes e sem mutilação, já que elas sofreram todas devem sofrer. Essa é uma doença da alma que se enraizou ao longo dos anos dentro desse lugar.😢
E issp ai
Quando as práticas culturais claramente colocam em risco a vida das pessoas, entendo que é completamente legítima interferência estatal para assegurar os direitos humanos das "vítimas" dessas práticas.
Mas se liga, supondo que eles sejam uma democracia o estado vai ser a favor disso, visto que a maioria do país tem essa prática e vão eleger políticos que concordam.
@@ThePedroo32 daí, já era!
@Death at Intervals entendo.
@@frankskoda-simmons você falou varias coisas interessantes, mas na parte do carnaval saiba que contribui com muito dinheiro pro setor de turismo, tá? Eu não pulo carnaval pq não gosto de multidão nem de barulho, mas uma festa é o extremo oposto a um procedimento de mutilação. Achei bem desconectado do tema essa sua colocação.
Ás vezes me pergunto se estamos mesmo no século XXI, porque até os dias de hoje práticas horrendas como esta não foram abolidas de vez no mundo. Eu vejo além de ignorância, muito machismo nessa prática e o mais revoltante e chocante é que são mulheres fazendo isso com outras mulheres. É maldade pura.😢😢😢😢😢
Sim. Muito revoltante mas ainda acontece a qui no sul 😢
Eles multilam as mulheres para que tenham menos desejos. O meio é injustificável e o fim é indesejável.
Desejo nenhum. Porque o prazer femino é no clitóris. Sem ele não sente nada. Apenas um objeto de uso masculino. Sem contar que deve ficar muito feio só a vagina e nada mais.
Vai ver querem ter desejo apenas entre homens...
Meu Deus do céu quanta maldade
Essa são as mentes diabólicas espero que paguem por essa tortura que comentem!
Que horror ! Ainda nos dias atuais, tal pratica ritualistica, ainda é mantida? Isto tem que acabar mesmo! Parabéns BBC News Brasil , pela divulgacao.
As feministas tinham que lutar por essas mulheres
elas lutam mais sao os homens que fazer as leis 🤷
@@MariaGoncalves-vs4nf Mas pelo q vi,as mulheres principalmente idosas são as q mais apoiam, inclusive as q fazem a mutilação nas outras mulheres 🤷
@@geovanagomesbarros2416 foram manipuladas pra pensar assim.
@@geovanagomesbarros2416 n existe feminismo nesse país
A violência entre casais lésbicas e 300 % maior que casais heterossexuais sabe o feministas fazem NADA , a única preocupação das feministas e demonizar a figura masculina, elas não dão a mínima pra essas mulheres da África e Oriente médio.
Um ritual tão cruel e profano, deveria ser um crime hediondo. Fale ao mundo. Lute! Nós mulheres do Brasil precisamos saber para ajudar a combater atos tão criminosos. Fale mais. Exponha mais. Crie um movimento contra essa pratica absurda. Nós mulheres do mundo todo apoiaremos.
Esse cara é muito decente
não tenho nem palavras para descrever que sinto vendo isso horror.
Se estão assustados só pelo documentário, têm que ver como é feito o procedimento e como elas ficam até a cicatrização, como enfermeira e estudante de medicina, só digo uma coisa, absurdo e tortura total.
Achava que isso já havia acabado!
Muito difícil mudar o ser humano.
É porque sempre tem alguém pra manter viva as ideias absurdas.
Acho que isso nunca vai mudar. Nossa espécie é horrenda.
Mano, pior q isso, é eles encobrirem os motivos das mortes
Meu Deus não dá nem pra imaginar a dor terrível que essas meninas sofrem 😢
Continue fazendo seus vídeos!!!
Que absurdo que isso ainda se mantenha nesse país. Inacreditável saber que as próprias mulheres que deveriam lutar contra isso, acabem fazendo totalmente o contrário e com argumentos fora de qualquer realidade. Os países que comercializam com Serra Leoa, deveriam acatar isso como uma violação aos direitos humanos e aplicarem sanções econômicas fortes. Só quando toca no dinheiro e no bolso é que as coisas funcionam. Infelizmente só assim. Ao rapaz e familiares, só resta os sentimentos e que seja combustível para esta luta.
Uns chamam de cultura ,eu chamo de crueldade. Arrependam se de suas maldades !!!!!!
Doeu em mim, que barbaridade!
Nem parece que estamos no século XXI. É chocante!
Li sobre isso quando era adolescente na revista Marie Clarie, e é inacreditável saber que depois de tanto tempo essa prática se mantém... muito triste!
Acho que foi a mesma matéria que eu tb li, era a história da Dirie Waris, uma modelo negra que contava as coisas terríveis que passou quando ainda era uma menina. A reportagem se chamava "flor do deserto".
@@reneri1137 isso!! Foi mesmo!
@@thaisbarreto1815 Como é revoltante saber que esses costumes arcaicos ainda persistem. Lamentável!
É uma vergonha para a humanidade! Que país atrasado! Mas isso não ocorre só na Serra Leoa mas em muitos outros paises africanos; parece que ainda vivem na idade da pedra!
Verdade.
Sim amigo e lastimável! Mas o que tornou alguns países africano horrível foi o passado avassalador dos europeus pitando e bordado com todo uma nação
Vivem da cultura islâmica
@@sharezadealfa não tem nada haver com o islamismo. Países do norte da africa e do oriente médio (de onde veio o islã) não praticam isso
Seu comentário é muito racista! A África é extensa, há centenas de grupos étnicos, diversas culturas, então não generalize toda a população só porquê um número X de pessoas praticam isso!
Muitos países ainda praticam esta crueldade e as meninas morrem por infecção.crimes praticados as vezes dentro de casa por mães e avós e chamam isto de cultura.😢
Minhas condolências aos familiares.
Misericórdia senhor!!!! como a mulher sofre na face da terra pelo simples fato de ser mulher .
Fiz um trabalho escolar há 15 anos sobre isso, lembro que era adolescente e fiquei extremamente chocada