História da Willys Rural e F75
HTML-код
- Опубликовано: 10 фев 2025
- O Willys Rural, derivado do Willys Jeep Station Wagon norte americano, é considerado o primeiro SUV a venda no brasil, sua chegada foi em 1956, e atravessa as gerações há quase 70 anos juntamente com Jeep Willys Universal e picape F75, a marca Willys Overland do Brasil chegou a ser a maior indústria automobilística da América Latina, também fabricou icónicos automóveis como Aero Willys e Interlagos, até ser vendida para a Ford.
A Willys Overland Company teve início em 1902 em Ohio nos EUA, seu marco histórico ocorreu durante a 2ª Guerra Mundial, no início dos anos 40 quando projetou e forneceu para o governo americano, juntamente com a Ford, veículos militares 4x4.
Com o fim da segunda guerra, surgiram as adaptações dos veículos militares para o público civil, em 1946 surgiu a versão que ficaria conhecida como Willys Jeep Station Wagon, além de outros modelos de carroceria e furgão, ganhando fama por sua robustez aliada ao uso familiar.
No Brasil também após a segunda guerra, a Fabrica Nacional de Motores, FeNeMe, estudou a possibilidade de montar os veículos Willys em suas ociosas instalações, más os primeiros modelos chegariam mesmo importados por uma concessionaria local, até que em 1952, foi fundada no Brasil a subsidiária Willys Overland do Brasil, em SB do campo, em 1954, suas linhas de montagem começaram a pôr nas ruas o Jeep Willys CJ5, com o nome de jipe Universal, com tração em duas ou quatro rodas e câmbio de três marchas com redução. A marca viu a oportunidade de lançar uma versão perua para oferecer um carro realmente robusto para encarar as vias precárias do País, capaz de transportar toda a família, no ano de 1956, a Willys começava a montar a Rural no Brasil, inicialmente com peças importadas e o mesmo design da versão norte-americana, com o clássico padrão de pintura "saia-e-blusa", nas cores verde e branca, vermelha e branca ou azul e branca.
A mecânica contava com o motor Willys BF-161, a gasolina de seis cilindros e 2.6 litros, com 90 cv de potência, associado ao câmbio de três marchas, e tração 4x4. O sucesso obtido pelo modelo levaria a sua rápida nacionalização, o motor 2.6 litros passou a ser produzido em Taubaté, no interior de São Paulo, e também equipava outro veículos da marca, como o AeroWillys.
Em 1960, o SUV brasileiro recebeu seu primeiro retoque visual, com exclusividade em relação ao modelo norte americano de origem, não havia um concorrente direto com a mesma proposta da Rural.
Em 1961 foi lançada a versão picape, chamada Jeep Willys, com a mesma mecânica da Rural, a picape teria várias versões e ampla utilização nas forças armadas.
Em 1964, chegava a versão com tração 4x2, par uso menos severo, já que o modelo passava a ser muito utilizado por famílias e em uso urbano, trazia também alavanca de câmbio na coluna de direção e receberia suspensão dianteira independente para maior conforto.
Várias melhorias seguiram pelos anos seguintes, câmbio de quatro marchas sincronizadas, novo painel de instrumentos posicionado na frente do motorista, coluna de direção com trava, novos pedais e um novo volante. Apenas a versão Picape recebeu como opção o motor a diesel 4 cilindros da Perkins.
No pais de origem do utilitário, EUA, o modelo teve mais de 300 mil exemplares produzidos até 1965, quando foi retirado de linha substituído pelo Jeep Wagoneer.
Em outubro de 1967 foi anunciada a compra da totalidade das ações da Willys pela também norte americana Ford, os sedãs Aero-Willys e Itamaraty foram descontinuados pouco tempo depois, a linha de 4x4s mantida, e uma das primeiras mudanças a introdução do motor 3.0 litros com carburador de corpo duplo herdado do Itamaraty, que conseguia gerar 132cv.
Em 1971 a picape Willys foi renomeada para F-75, e em 1972 a antiga Willys Rural foi rebatizada de Ford Rural, sem mudanças estéticas más deixando de vez o nome da antiga marca.
Com a crise do petróleo, em 1973, o Ford Rural ganhou um motor Ford, mais leve, 2.3 litros de quatro cilindros, mesmo usado no Ford Maverick.
Na segunda metade na década de 70, com mais de 30 anos no mercado brasileiro, o então Ford Rural já estava velho demais, em 1977, a Ford encerrava a produção do utilitário, permanecendo a versão picape F-75 e o Jeep, que chegaram a receber também versão a álcool do motor 2.3, sendo também retirados de linha em 1982, entrando para a história. O nostálgico precursor dos SUVs nacionais, Willys Rural, com seus mais de 30 anos de história, entraria para o rol de preferidos de colecionadores e antigo mobilistas.
CONTATO do Canal: qravolantao@gmail.com
FACEBOOK: / qravolantao Авто/Мото