Sou da área. Essa modificação está sendo imposta por questões políticas e não por variação natural da língua, o que sempre aconteceu. Chega ser idiota!
É imposição ideológica mesmo,haja vista que aqueles que querem impor essa mudança,os tais não sabem nem o mínimo de gramática e muito sabem falar o portugues corretamente. São verdadeiros analfabetos funcionais.😂
Eu possuio grandes dificuldades entender a língua neutra, minha capacidade mental muito difícil de entender as frases, eu nasci com um problema leve por erro médico, mais hoje eu sou normal, mais ainda tenho dificuldade em entender as frases quando leio um texto
@@noahcabral3681 Boa tarde, Noah, graças a Deus você está bem, fico muito feliz. O pronome neutro que alguns querem colocar em nossa língua portuguesa nada mais é do que trocar algumas vogais por símbolos ou letras como forma de inclusão.
Esse povo tem que estudar português. Querem impor algo , mas não estudam!! É tudo gente desocupada. Eu amei a explicação do professor e Dr. Pablo. Perfeito!!!!
Eu entendo que esiste(descupem a letra "sis" do meu teclado não esta funcionando) um problema de natureza historica e sociologica, que levou a criação do pronome neutro. Mesmo discordando dessa ideia(teoria), porque esistem muitos neurologistas e psicologos que discordam da ideia de genero indefinido, principalmente quando se trata de crianças! Entretanto concordo que esista alguma robustês do lado de quem defenda isso! Agora, qual é a estrategia que essas pessoa formularam para que a sociedade aceite isso de forma natural? uma musica? giria? Alguma proposição fatica? Embora tal teoria tenha sido proposta em paises tão avançados como Noruega e Suecia! Como, vamos nos adequar a isso se até nesse pais foi rechaçado?! E olha que a Suecia é bem esageradamente "progressista" sobre o tema género.
O professor Pablo Jamilk deu uma aula,um show nunca havia visto o canal dele,mas pelo que ele acabou de ensinar tem total respeito, não está sendo preconceituoso,mas mostrando fatos, parabéns.
Um detalhe interessante que faltou ser aprofundado nessa fala do professor: no latim (idioma do qual se originou o português) existem, de fato, três gêneros gramaticais: o masculino (terminado em "us"), o feminino (terminado em "a") e o neutro (terminado em "um"). A questão é que, conforme a língua portuguesa foi evoluindo, o gênero neutro foi se conformando ao gênero masculino, pela questão da proximidade fonética: a terminação "um" (neutra) era mais parecida com com a terminação masculina "us" do que com a terminação feminina "a". Sendo assim, quando vamos utilizar uma palavra neutra hoje em dia nós automaticamente utilizamos a versão masculina. (ex: utilizamos "alunos" para nos referirmos a um grupo composto por alunos e alunas. Dizer que isto é machismo é sinal de ignorância histórica acerca da evolução do português).
Grande bosta fez Doutorado em letras para falar e escrever errado. Tudo que meus anos de estudos estariam errados hahahaha. Ah antes que tal besteira o que eu Tenho de estudo é quase sua idade....
@@gleyderffsonmalaquias6305 Pois é, fica difícil ter uma discussão válida com as pessoas fazendo enigma desse jeito achando que todo mundo é mãe diná pra adivinhar o que eles escrevem kkk
Obrigada professor Pablo, estou terminando de fazer um texto de um estudo de caso sobre linguagem neutra dentro da sala. Suas palavras foram esclarecedoras.
Duas coisas que eu sempre falo: 1. Seja gay, seja ateu, seja vegano, seja muçulmano, seja caucasiano, seja cristão, seja negro, índio, árabe, lusófono, poliglota, seja o que quiser, mas não seja chato. 2. Vai c4g4r regras na casa do baralho. Obrigado,
Mas nada mudou. Ao longo do vídeo, explica-se que não há mudança por enquanto, pois nossa língua, por ser neolatina, baseia-se na concordância e isto é algo fortuito da língua.
E temos que aprender né. Caso contrário, seremos tachados de preconceituosos, taxistas, machistas... enfim, tudo o que tiver "istas". É capaz de até de sermos presos por "linguisticafobia", "gêneroneutrofobicos"... Etc. Então, força aí guerreiros. Que isto está apenas começando.
há uma questão importante na construção da língua portuguesa que me incomoda, o projeto colonial da língua. o tempo inteiro dizem "temos a língua mais bela e difícil" sem conhecer especificidades de nenhuma outra língua. acredito que o professor pablo tratou o assunto com importância, não generalizou, não disse que é desimportante, mas a fala da jornalista findou sendo o que pensa uma pessoa do senso comum. "é ruim, vai causar um caos", não resolve a problemática da discussão de gênero na linguagem. concordo com o prof "primeiro as pessoas falam, depois isso se transforma em norma" isso é lindo. história oral. veja bem, escrevo tudo em minúsculas porquê quero. assim a língua, inscrita no tempo das transformações sociais. por fim, existe uma glorificação imaginária da língua portuguesa que constrói relações de poder e de violência.
Sempre achei q a humanidade caminharia cada vez mais para evolução, mas qando vejo um assunto tão absurdo qanto esse em discussão percebo q mts estão retroagindo, parabéns professor pelo posicionamento sensato, o pior é q já vi uns e outros profs de LP defendendo essa anomalia.
Você provavelmente está aqui pq não sabe de tudo. Então baixa a bola com essa postura pseudosuperior. Arrisco dizer, baseado em alguns termos usados no seu texto, que a sua revolta não é sobre o idioma em si. Fica na paz de Cristo.
@@lucas-prado não sei qem tu é e não me interessa, sendo assim automaticamente pouco importa tua opinião sobre o q escrevi, doeu no teu ego moralista de 💩? Nem lamento! Pode deixar mil comentários se qser, não faz diferença nenhuma na minha opinião, vai se tratar doentinho e comece procurando a paz de Cristo já q vc dedica aos outros.
Eu fico imaginando a pessoa não binária falando: "use linguagem neutra comigo, por favor" aí a pessoa responde: "claro. Sem problemas. E você use a língua portuguesa comigo, por favor". 🤦♀️
@@concurseirovencedor-f1d sim! Ele é uma autoridade ! Não sei se ele ainda leciona, mas continua sendo uma referência de peso quando se trata da língua Portuguesa. Há concursos inclusive que indicam no próprio manual a gramática dele.
Insanidade, não existe ser humano sem gênero, basta decidir o lado. Sexualidade não é neutra, seria uma amputação generalizada. Nunca vi Tanta insanidade, parabéns professor belíssima fundamentação.
QUANDO A GENTE DESBANCA A MODINHA. Fui a um restaurante com a esposa. A atendente chega para nos atender e cumprimenta-nos com um sorriso: - "Olá Amigues!" - "Amigues?", interrogo, também com um sorriso. - "Isso mesmo, somos um restaurante inclusivo!", respondeu ela, com orgulho. - "Olha que bom! Isso é ótimo porque daqui pouco tempo chegará um amigo que é cego. Você tem o cardápio em Braille?" - "Não, não temos isso.” - "Ok, mas também espero uma amiga, que virá com a afilhada, que é autista. Menu com pictogramas, otimizado para pessoas autistas, vocês têm?” - "Não, desculpe...", ela disse visivelmente nervosa. - "Não tem problema, isso geralmente acontece. Imagino que a linguagem de sinais para clientes surdos você deve saber certo?" - "A verdade é que você está me encurralando", responde ela sorrindo de nervoso. Ela não estava mais confortável, tímida de vergonha, um pouco de culpa e um pouco de desconforto também. Então eu disse: "- Não se preocupe, isso geralmente acontece. Mas então lamento dizer que vocês não são um lugar inclusivo, vocês querem estar na moda. Aqui, essas pessoas não conseguiriam se comunicar ou pedir para comer ou beber. Se quer ser inclusivo, inclua todos. Todos aqueles a quem o sistema não dá oportunidade. É difícil sim, e muito, mas não devemos achar que um E, um X, ou @ no final faz de você inclusivo. INCLUSÃO SIM, MILITÂNCIA NÃO... Achei esse texto interessante e resolvi compartilhar...
Isso é RIDÍCULO! Pra alguns já é difícil aprender a língua portuguesa, imagine aprender forma neutra. Pablo, vc é foda com as suas explicações, parabéns!!!
Caraca! Interessante saber que não se pode criar outros artigos! Não sabia disso!!! Professor, não sei se você já fez algum vídeo sobre isso, vou procurar no seu canal, mas um tema legal de vídeo é sobre as línguas inventadas para livros, séries, etc. Adoraria saber mais sobre o élfico e sobre a ofidioglossia. Na verdade, o mais daora seria conhecer o processo para se criar uma língua nova caso queira escrever uma obra de ficção.
Muito bom pablão, mais transparente do que água, querem empurrar goela abaixo uma linguagem que não existe, além de não agregar em absolutamente nada à língua portuguesa! Absurdo!
S KKKKKK eu tava prestando atençao no pablo e fui ler as letras no quadro azul "Uma caneta foi enfiado no nariz do XXX até atingir o..." Wtf que porra eh essa? KKKK
Me deu arrepios ao ver toda a explicação de forma tão sucinta, completa e ao mesmo tempo não desmerecendo ninguém! Que trabalho incrível! A comunidade LGBTQIA+ te admira muuuito, professor!
Prof. Pablo, também sou um colega de profissão. Já fui indagado em sala por alguns alunos sobre essa discussão. Acho que me saí bem na resposta. Eu apontei a necessidade social dessa adequação e não uma necessidade linguística. Por sua explicação e pensando na discussão, o masculino já é por si só a neutralidade da nossa língua (todos, eles, alunos, bem-vindos, avós... etc). Nesse caso, essa discussão não é meio que política, no sentido dos grupos que a criaram (comunidade não-binária e feministas extremas), com o confronto das discussões de gênero e não sobre uma necessidade de mudança da língua?? Há um entendimento errôneo sobre essa necessidade da linguagem neutra, não há? Parabéns pela entrevista.
Pera ai! Então se forem criar um novo pronome neutro no singular seria o TUDES? (eu, tu, tudes, ele/ela, nós, vós, eles/elas) considerando que já temos os pronomes plurais (eles, nós, vós) como forma de nos expressarmos em coletivo (masculino e feminino)?
Eu posso chegar em uma sala de aula e dizer: " Bom dia alunos" mesmo que ali tenha meninas, porque isso tem a ver com a formação da palavras. Para quem quiser saber mais sobre isso é só estudar sobre morfemas lexical, vogal temática e desinência.
Se for fazer isso e não ter diferença, vai sobrar para a Constituição e o Direito penal. Pois tem leis que é especificamente para mulher e outras para homens, como a regra de aposentadoria, serviço militar, período de gestação e paternidade, e outros milhões de leis. Bagunça generalizada se quiser mexer nisso.
Seria um caos ,já pensou fazer uma redação para o vestibular ?????es alunes estão fazendo es proves,Os alunos estão fazendo as provas ,seria mudar a língua toda, desistam ,perda de tempo,imagina uma língua como o portugues ,já é difícil falar, e agora falar neutro ,e os livros de Drumond ,Monteiro Lobato, a música brasileira ,como fica???Manda essa gente plantar tomate ,coisa melhor pra fazer
ELES FALANDO ENTRE ELES TUDO BEM O PROBLEMA É QUERER IMPUTAR ISSO EM QUEM PENSA DIFERENTE E CONCORDA COM COM A LINGUAGEM GRAMATICAL EXISTENTE E TRADICIONAL.ISSO O JORDAN PETERSON JÁ COMBATIA NA UNIVERSIDADE DO CANADA JÁ ANOS MAS EU JAMAIS ACHAVA QUE CHEGARIA AQUI NO BRASIL TALVEZ POR MINHA INGENUIDADE,ESTOU BASBACADA.
Sou da área. Essa modificação está sendo imposta por questões políticas e não por variação natural da língua, o que sempre aconteceu. Chega ser idiota!
se sempre aconteceu, deixa acontecer, amigo. nada a ver o que você falou.
Vdd, Ephraim
É imposição ideológica mesmo,haja vista que aqueles que querem impor essa mudança,os tais não sabem nem o mínimo de gramática e muito sabem falar o portugues corretamente. São verdadeiros analfabetos funcionais.😂
@@felipem.goncalves2427
e vc não entendeu o que foi escrito
Finalmente alguém com bom senso.
Resumindo, é muita gente fresca sem ter o que fazer .👉👌👌👌👌
Tremende palhaçade
@@monicacosta1979 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@monicacosta1979 morri kkkkkkkkkkkk
@@rafaelvander890 kkkk
Gente que não sabe se da o cu, ou se come cu.
Ressuscitaram a LINGUAGEM DO MUSSUM, CACILDES !!
Kkkkkkkk
Kkk
Kkkkkkkkk
Eu ia comentar isso. kkkk
CALCIDEZ KKKKKKKK
Sou professor de letras assim como o professor Pablo, e me recuso ensinar "essa linguagem bizarra" para os meus alunos.
isso é pq você tem bom senso
Eu tb.Jamais ensinaria.
Eu possuio grandes dificuldades entender a língua neutra, minha capacidade mental muito difícil de entender as frases, eu nasci com um problema leve por erro médico, mais hoje eu sou normal, mais ainda tenho dificuldade em entender as frases quando leio um texto
@@noahcabral3681 Boa tarde, Noah, graças a Deus você está bem, fico muito feliz. O pronome neutro que alguns querem colocar em nossa língua portuguesa nada mais é do que trocar algumas vogais por símbolos ou letras como forma de inclusão.
@@Concursoscomoprofessordide Tenho dislexia e tenho dificuldade com o Português também... Imagine uma alteração ou nova língua
Tem coisas de verdade pra essas pessoas lutarem, isso só divide mais as pessoas, já tão polarizada
Esse povo tem que estudar português. Querem impor algo , mas não estudam!! É tudo gente desocupada.
Eu amei a explicação do professor e Dr. Pablo. Perfeito!!!!
É, tem q esclarecer. Muito bom ter um Profissional "number one" para tirar nossas dúvidas.
@@arletegaston3784 Concordo plenamente. Tem que haver uma explicação concreta dos fatos. Eu gosto muito do canal dele.
Deus te abençoe querida!
Eu entendo que esiste(descupem a letra "sis" do meu teclado não esta funcionando) um problema de natureza historica e sociologica, que levou a criação do pronome neutro. Mesmo discordando dessa ideia(teoria), porque esistem muitos neurologistas e psicologos que discordam da ideia de genero indefinido, principalmente quando se trata de crianças!
Entretanto concordo que esista alguma robustês do lado de quem defenda isso! Agora, qual é a estrategia que essas pessoa formularam para que a sociedade aceite isso de forma natural? uma musica? giria? Alguma proposição fatica? Embora tal teoria tenha sido proposta em paises tão avançados como Noruega e Suecia! Como, vamos nos adequar a isso se até nesse pais foi rechaçado?! E olha que a Suecia é bem esageradamente "progressista" sobre o tema género.
O único que conseguiu efetuar essas palavras com a vogal "i" foi mussum : calcidis ; forevis; suco de cevadis ;
O resto é restis kkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Genial! Saudoso Mussum. O Coitadis morreu ni Cachaçis.
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Minha meta é ter possuir tanto conhecimento assim, para refutar argumentos com tamanha educação e complexidade.
O professor Pablo Jamilk deu uma aula,um show nunca havia visto o canal dele,mas pelo que ele acabou de ensinar tem total respeito, não está sendo preconceituoso,mas mostrando fatos, parabéns.
Parabéns pela clareza na explicação, professor. Jantou👏
"Eu que agradeço. Boa noite, a TODOS".
a galera do pronome neutro dando dislike.
Conhecimento brilhante professor Prablo
Um detalhe interessante que faltou ser aprofundado nessa fala do professor: no latim (idioma do qual se originou o português) existem, de fato, três gêneros gramaticais: o masculino (terminado em "us"), o feminino (terminado em "a") e o neutro (terminado em "um").
A questão é que, conforme a língua portuguesa foi evoluindo, o gênero neutro foi se conformando ao gênero masculino, pela questão da proximidade fonética: a terminação "um" (neutra) era mais parecida com com a terminação masculina "us" do que com a terminação feminina "a". Sendo assim, quando vamos utilizar uma palavra neutra hoje em dia nós automaticamente utilizamos a versão masculina. (ex: utilizamos "alunos" para nos referirmos a um grupo composto por alunos e alunas. Dizer que isto é machismo é sinal de ignorância histórica acerca da evolução do português).
Isso está no meu livro sobre o assunto. Bem colocado!
@@PabloJamilk Conheci se canal agora! Muito bom mesmo! Ganhou mais um inscrito!
Muito Bommmm Diaaaaaa. Bravoooooo Prof. Pablo Jamilk. Sucesso sempre Pessoa Linda.
É o vídeo mais explicativo sobre esse tema. Parabéns.
1910: no futuro os homens respirarão de baixo d'agua sem equipamento!
2020:
Explicou muito bem!
Pronome neutro = Falta do que fazer
Ótima explicação!! 👏👏👏
EXECELENTE COLOCAÇÃO PROFESSOR.
Parabéns professor, você é, simplesmente ótimo !!!
Lembrei do pronome "it" do inglês, só que para objetos e animais, e usado para não deixar a frase sem sujeito, nêutro.
Tem they que é no plural e no singular tão usando como neutro tbm
Como sempre um sapientíssimo! Parabéns por vossas colocações.
Deixo aqui meu parabèm , pelo lindo comentário . Tenho orgulho de você - Jamilk . Parabèm, sucesso! Já vejo tu no ministério da educação.
Excelente explicação
Parabéns professor, ótima explicação!
Parabéns pela análise, professor!
Muito bem explicado.
Ihhhhhh....Vai ser chamado de direitista, fascista, misógino...
Bela aula professor, o senhor desenhou e explicou o desenho.
Based
Doutor em letras . Top d+
Grande bosta fez Doutorado em letras para falar e escrever errado. Tudo que meus anos de estudos estariam errados hahahaha. Ah antes que tal besteira o que eu Tenho de estudo é quase sua idade....
@@R0geri0 E o que exatamente o Doutor falou e escreveu errado?
@@lucasdantas1322 a pergunta é: o que o Rogério Silva quis dizer? Não entendi nada!
@@gleyderffsonmalaquias6305 Pois é, fica difícil ter uma discussão válida com as pessoas fazendo enigma desse jeito achando que todo mundo é mãe diná pra adivinhar o que eles escrevem kkk
@@lucasdantas1322 kkkkkkkkkkkkkkkkk, toda a razão!
Parabéns, doutor. Merece ser compartilhado.
Pablo extremamente esclarecido. Realmente doutor 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigada professor Pablo, estou terminando de fazer um texto de um estudo de caso sobre linguagem neutra dentro da sala. Suas palavras foram esclarecedoras.
Uma coisa é vc viver seus delírios, outra coisa é querer que os outros também os viva.
Perfeito ......
O pior é que estão vivendo… vejam a importância que estão dando para o assunto
na lata 😁
Duas coisas que eu sempre falo:
1. Seja gay, seja ateu, seja vegano, seja muçulmano, seja caucasiano, seja cristão, seja negro, índio, árabe, lusófono, poliglota, seja o que quiser, mas não seja chato.
2. Vai c4g4r regras na casa do baralho.
Obrigado,
Mais um pronome pra nós, concurseiros, sofrer para aprender....😂😂☠🦅 força, guerreiros!
Pois é
Mas nada mudou. Ao longo do vídeo, explica-se que não há mudança por enquanto, pois nossa língua, por ser neolatina, baseia-se na concordância e isto é algo fortuito da língua.
E temos que aprender né. Caso contrário, seremos tachados de preconceituosos, taxistas, machistas... enfim, tudo o que tiver "istas". É capaz de até de sermos presos por "linguisticafobia", "gêneroneutrofobicos"... Etc. Então, força aí guerreiros. Que isto está apenas começando.
Vdd kkkkkkk ja morro na concordancia
@@MacCormickCave Eu que não vou aprender kk
Por favor, não matem o nosso português. Pois o brasileiro nem sabe falar o português direito, com essa então!
Que fantástico vc hein... Simples e direto.
há uma questão importante na construção da língua portuguesa que me incomoda, o projeto colonial da língua. o tempo inteiro dizem "temos a língua mais bela e difícil" sem conhecer especificidades de nenhuma outra língua.
acredito que o professor pablo tratou o assunto com importância, não generalizou, não disse que é desimportante, mas a fala da jornalista findou sendo o que pensa uma pessoa do senso comum. "é ruim, vai causar um caos", não resolve a problemática da discussão de gênero na linguagem.
concordo com o prof "primeiro as pessoas falam, depois isso se transforma em norma" isso é lindo. história oral. veja bem, escrevo tudo em minúsculas porquê quero. assim a língua, inscrita no tempo das transformações sociais.
por fim, existe uma glorificação imaginária da língua portuguesa que constrói relações de poder e de violência.
Dicas fantásticas, professor Pablo. Sem falar da sua desenvoltura excepcional (palmas)
Sempre achei q a humanidade caminharia cada vez mais para evolução, mas qando vejo um assunto tão absurdo qanto esse em discussão percebo q mts estão retroagindo, parabéns professor pelo posicionamento sensato, o pior é q já vi uns e outros profs de LP defendendo essa anomalia.
Estão caminhando como o Michael Jackson kkkkkkkkk
Você provavelmente está aqui pq não sabe de tudo. Então baixa a bola com essa postura pseudosuperior. Arrisco dizer, baseado em alguns termos usados no seu texto, que a sua revolta não é sobre o idioma em si. Fica na paz de Cristo.
@@lucas-prado não sei qem tu é e não me interessa, sendo assim automaticamente pouco importa tua opinião sobre o q escrevi, doeu no teu ego moralista de 💩? Nem lamento! Pode deixar mil comentários se qser, não faz diferença nenhuma na minha opinião, vai se tratar doentinho e comece procurando a paz de Cristo já q vc dedica aos outros.
A humanidade é como um fungo, um parasita habitando esse planeta. Costumo dizer que a humanidade é como um adolescente em crise de existência.
Ganhou meu respeito pra sempre.❤
Perfeito
Isso é idiotice!
Nao
@@user-nj6cz8uf9o sim
Em 2017 eu já vi que isso chegaria aqui nesse país subdesenvolvido por causa das notícias do Canadá kkkk
Parabéns pela entrevista, uma das melhores que já vi
Esse professor é diferenciado.
Explicações bem detalhadas e claras. Mas um argumento chamou minha atenção: a língua muda naturalmente e não por imposição. Perfeito!
Parabéns! Tentar impingir essa loucura é uma lei de privilégios!
caraca, deu aula literalmente heeeh
Professor Pablo como sempre respondendo com toda categoria e conhecimento.
Parabéns Pablito !!!Esse é meu prof
Eu fico imaginando a pessoa não binária falando: "use linguagem neutra comigo, por favor" aí a pessoa responde: "claro. Sem problemas. E você use a língua portuguesa comigo, por favor".
🤦♀️
Gente, admiro Muito esse professor, respeitoso e ético!
Rapaz, que jornalista linda!
Preocupar-se com quem está desempregado, morrendo de fome, morrendo nas filas dos hospitais, etc essas pragas não se preocupam não!
Parabéns Dr. Jamilk!
Explanação coerente e peremptória.
É inacreditável alguns elementos que ocupam o espaço no planeta terra!
Pablo é brabo sabe muito.
Ele saba muito
O falecido professor Celso Cunha deve estar se revirando no túmulo!!!
O filologo Bechara deve ta passando mal com isso...🤣🤣🤣
@@concurseirovencedor-f1d verdade! Tive o privilégio de ter sido aluno dele na UERJ, aqui no Rio de Janeiro.
@@patriklifeslikethat.7133 Esse Bechara tem varios livros publicados é reconhecido aqui e em Portugal.
@@concurseirovencedor-f1d sim! Ele é uma autoridade ! Não sei se ele ainda leciona, mas continua sendo uma referência de peso quando se trata da língua Portuguesa. Há concursos inclusive que indicam no próprio manual a gramática dele.
@@concurseirovencedor-f1d está com quase 100 anos
Assunto tao importante ahannnn claro muito importante
Insanidade, não existe ser humano sem gênero, basta decidir o lado. Sexualidade não é neutra, seria uma amputação generalizada. Nunca vi Tanta insanidade, parabéns professor belíssima fundamentação.
QUANDO A GENTE DESBANCA A MODINHA.
Fui a um restaurante com a esposa.
A atendente chega para nos atender e cumprimenta-nos com um sorriso:
- "Olá Amigues!"
- "Amigues?", interrogo, também com um sorriso.
- "Isso mesmo, somos um restaurante inclusivo!", respondeu ela, com orgulho.
- "Olha que bom! Isso é ótimo porque daqui pouco tempo chegará um amigo que é cego. Você tem o cardápio em Braille?"
- "Não, não temos isso.”
- "Ok, mas também espero uma amiga, que virá com a afilhada, que é autista. Menu com pictogramas, otimizado para pessoas autistas, vocês têm?”
- "Não, desculpe...", ela disse visivelmente nervosa.
- "Não tem problema, isso geralmente acontece.
Imagino que a linguagem de sinais para clientes surdos você deve saber certo?"
- "A verdade é que você está me encurralando",
responde ela sorrindo de nervoso.
Ela não estava mais confortável, tímida de vergonha, um pouco de culpa e um pouco de desconforto também.
Então eu disse:
"- Não se preocupe, isso geralmente acontece.
Mas então lamento dizer que vocês não são um lugar inclusivo, vocês querem estar na moda.
Aqui, essas pessoas não conseguiriam se comunicar ou pedir para comer ou beber.
Se quer ser inclusivo, inclua todos.
Todos aqueles a quem o sistema não dá oportunidade.
É difícil sim, e muito, mas não devemos achar que um E, um X, ou @ no final faz de você inclusivo.
INCLUSÃO SIM, MILITÂNCIA NÃO...
Achei esse texto interessante e resolvi compartilhar...
Ameiiiii!!!
Levbrei do kwai
Coisx(o) Lindxs(o), parabéns pela explicação! Kkkkk
Kkkkkkkkk Eu ri muite meninix, cacildis
Isso é RIDÍCULO! Pra alguns já é difícil aprender a língua portuguesa, imagine aprender forma neutra. Pablo, vc é foda com as suas explicações, parabéns!!!
Força guerreiris! 💪😂
Orgulho de ser seu aluno, Dr. Pablo!!
Eita porra!!!
Que moral em!!!
Merecido, o cabra é foda!
O melhor professor!!
A sociedade está doente!
Relaxa, o pronome neutro vai curar 👀
@@aramisf.7018 Pronome Neutro vai foder ainda mais
Igual você 😻
Bráaaaaaaaaaaaaaaa Tomou bonito! Esse prof é top. Valew pela explicação!
Pelo amor de Deus! Essa gente não tem o que fazer??? Muito mimimi e poucas ações construtivas! Vão achar o que fazer!!!
Show!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Gostaria de ouvir a opinião do professor Evanildo Bechara.
Sou fã.
Caraca! Interessante saber que não se pode criar outros artigos! Não sabia disso!!! Professor, não sei se você já fez algum vídeo sobre isso, vou procurar no seu canal, mas um tema legal de vídeo é sobre as línguas inventadas para livros, séries, etc. Adoraria saber mais sobre o élfico e sobre a ofidioglossia. Na verdade, o mais daora seria conhecer o processo para se criar uma língua nova caso queira escrever uma obra de ficção.
Entrevistadora chegar a rir de tão explicado que está esse assunto.
Dividir pra conquistar.
O "povo" não sabe nem escrever e querem
inventar.
like
" Torre de Babel"
Complementando você, se me permite.
Falar corretamente. Ler minimamente interpretativo(preguiça!)e, escrever então...
Se não sabe escrever então aprenda né, já passou da hora
É tanta tentativa de buscar igualdade que já estão criando bizarrices!
Concordo seu pensamento por exemplo é uma bizarrice
Verdade! Criar , modificar a linguagem por imposição para tratar grupos diferentes vai acabar separarando as pessoas , o oposto de igualdade...
@@augustogabriel5500 você é bizarro
Como sempre, o nosso GUERREIRO arrasou!
Muito bom pablão, mais transparente do que água, querem empurrar goela abaixo uma linguagem que não existe, além de não agregar em absolutamente nada à língua portuguesa! Absurdo!
Kkkkk eu tentei correlacionar o título do vídeo e a manchete no telejornal kkkkkkkkkkkk
S KKKKKK eu tava prestando atençao no pablo e fui ler as letras no quadro azul "Uma caneta foi enfiado no nariz do XXX até atingir o..." Wtf que porra eh essa? KKKK
@@joaomarcos7545 heuaheuaheua né man? Tamo descontextualizado
@@joaomarcos7545 Rachei!!!!!
Grande professor!!!!
Que legal!
Ele responde o que é perguntado com a maior clareza do mundo! Obrigada, professor!
Excelente, Cara!
Me deu arrepios ao ver toda a explicação de forma tão sucinta, completa e ao mesmo tempo não desmerecendo ninguém! Que trabalho incrível! A comunidade LGBTQIA+ te admira muuuito, professor!
A inteligência em formato de ser humano esse Jamilk.
Prof. Pablo, também sou um colega de profissão. Já fui indagado em sala por alguns alunos sobre essa discussão. Acho que me saí bem na resposta. Eu apontei a necessidade social dessa adequação e não uma necessidade linguística. Por sua explicação e pensando na discussão, o masculino já é por si só a neutralidade da nossa língua (todos, eles, alunos, bem-vindos, avós... etc). Nesse caso, essa discussão não é meio que política, no sentido dos grupos que a criaram (comunidade não-binária e feministas extremas), com o confronto das discussões de gênero e não sobre uma necessidade de mudança da língua?? Há um entendimento errôneo sobre essa necessidade da linguagem neutra, não há? Parabéns pela entrevista.
Olha o que o algorítimo me trouxe!
👏👏👏😎
Esse é o meu professor top.
Muito bem explicado professor, irretocável. Só não entende quem não quer.
Traduzindo: essa língua neutra vale tanto quanto o que o gato enterra!!
Pelo menos o cocô pode virar adubo kkkkkkkkkkk
Pera ai! Então se forem criar um novo pronome neutro no singular seria o TUDES? (eu, tu, tudes, ele/ela, nós, vós, eles/elas) considerando que já temos os pronomes plurais (eles, nós, vós) como forma de nos expressarmos em coletivo (masculino e feminino)?
Elus,Nús e Vús kkkkkk
Eu posso chegar em uma sala de aula e dizer: " Bom dia alunos" mesmo que ali tenha meninas, porque isso tem a ver com a formação da palavras. Para quem quiser saber mais sobre isso é só estudar sobre morfemas lexical, vogal temática e desinência.
Esse é meu professor!!
Olha doutor top de mais Pablito !
Se for fazer isso e não ter diferença, vai sobrar para a Constituição e o Direito penal. Pois tem leis que é especificamente para mulher e outras para homens, como a regra de aposentadoria, serviço militar, período de gestação e paternidade, e outros milhões de leis. Bagunça generalizada se quiser mexer nisso.
Seria um caos ,já pensou fazer uma redação para o vestibular ?????es alunes estão fazendo es proves,Os alunos estão fazendo as provas ,seria mudar a língua toda, desistam ,perda de tempo,imagina uma língua como o portugues ,já é difícil falar, e agora falar neutro ,e os livros de Drumond ,Monteiro Lobato, a música brasileira ,como fica???Manda essa gente plantar tomate ,coisa melhor pra fazer
Que bom que isso não tem a menor chance de acontecer. Ô falta de roupa pra lavar desses politiqueiros.
ELES FALANDO ENTRE ELES TUDO BEM O PROBLEMA É QUERER IMPUTAR ISSO EM QUEM PENSA DIFERENTE E CONCORDA COM COM A LINGUAGEM GRAMATICAL EXISTENTE E TRADICIONAL.ISSO O JORDAN PETERSON JÁ COMBATIA NA UNIVERSIDADE DO CANADA JÁ ANOS MAS EU JAMAIS ACHAVA QUE CHEGARIA AQUI NO BRASIL TALVEZ POR MINHA INGENUIDADE,ESTOU BASBACADA.