Língua Basca (Euskara) - História e Gramática sem Mistérios!
HTML-код
- Опубликовано: 9 фев 2025
- A Língua Basca, Euskara, Euskera - uma língua isolada da Espanha e França (País Basco, Euskal Herria) que é hoje a única língua não indo-europeia da Europa Ocidental, representante de uma tipologia linguística europeia antiga, que de outro modo estaria extinta. O Basco é uma língua ergativa, com marcação de caso e número no nível sintagmático, sem gênero gramatical e com verbos dotados de morfemas de concordância pluripessoal, concordando com sujeito, objeto direto e objeto indireto.
ERRATA - os Neadertais se extinguiram há 50 mil anos, não 5 mil.
Apoie o Canal no APOIA-SE: apoia.se/mopcl...
Ou contribua pelo PAYPAL (pelo email mopctransl@yahoo.com.br)
TWITTER MOPCarvalho
Facebook MOPC Linguística / mopclinguistica
#divulgalinguistica
O Basco é uma espécie de ''milagre ''linguístico , porque em séculos de contatos com outras línguas e invasões territoriais , domínio espanhol ....com muitas coisas a língua continua existindo!!!!! Muitas línguas antigas desta região não existem a muito tempo , o Basco sobrevive , o local deve ter ajudado na preservação do povo e da língua!!!!
Acho que só da língua mesmo porque o "povo" Basco já nem é mais diferenciado em estudos genéticos. A Região de onde hoje se concentra a maior parte de falantes de basco já são geneticamente iguais a todo o resto !
São um pouco mais "Germânicos" Que o resto das populações Ibéricas, pois na época do Reino Visigotico, o país basco serviu de pontapé inicial para a entrada de muitos imigrantes germânicos que estavam sendo expulsos de terras gálicas (na atual França) pelo reino do Francoss ao norte. A maioria destes se estabeleceram lá (o povo basco apesar de ser conservador quanto a cultura, eles são muito hospitaleiros e dão pão e água pra qualquer um que ouse entrar em suas terras. Bem parecido com o Brasil né?). Hoje em dia em estudos genéticos, há haplogrupos comuns na Alemanha facilmente achados em todos os Bascos...
I'm so Unusual ...gostei dos comentários aprendi muito,obrigado!!!
Quando você conhece os bascos você entende. Rs rs
Não mexam com a cultura basca que dá ruim na hora. Rs rs
Brincadeiras à parte, que bom que resistiram ao linguicídio francês.
@@fsdeslandes seu comentário me fez
Pensar uma coisa o Brasil tem muito a aprender com os Bascos
Triste em ver que um canal como esse, tem menos de 5K de inscritos. Tanto conteúdo bom e rico, sobre linguística.
Agora, 17.000 inscritos, cresceu muito, mais que triplicou.
@@chungnah7329 20k agora
25,9k agora
33k agora
38,1 mil, agora.☺
Encontrei seu canal agora, conteúdo riquíssimo! Parabéns! Sempre estarei acompanhando. 👏👏👏
Bem vinda Dani, explore o canal pelas Playlists, onde vc pode achar os videos por temas.
Faz um vídeo sobre a tribo Pirahã, por favor. Na realidade tem muitas tribos com línguas isoladas aqui no Brasil.
Rapaz, isso daria uma série fenomenal.
O melhor vídeo sobre a língua basca
Aquitânia remete à água por conta de charcos e das águas termais muito comuns na região. Um caso peculiar é a cidade de Dax, nos Lanas (charcos) da Gasconha, outrora escrita sob a forma "Acqs" ou das pessoas de Acqs "D'Acqs" em Francês antigo que derivava do latim « CIVITAS DE AQVIS », que por sua vez vinha de Aquæ Tarbellicæ. Mas era uma cidade que tinha e tem dessas águas que saem do solo a cerca de 60°C. Se o francês deformou o nome da cidade, a fonética permaneceu no gentílico "dacquois", forma francesa para o latim vulgar d'acqua.
O nome da cidade em gascão permaneceu Dacs e em basco Akize .
Portanto, a Vascônia foi a região que engloba hoje o território linguístico da Gasconha e do País Basco/Vasco (já que o "v" se aproxima do "b"). Houve muita troca entre as duas culturas e línguas. Quando o rapaz na metade do vídeo fala em basco, logo se entende "lengo" para designar a língua. Isso vem diretamente do gascão (variante occitana) "lenga" (pronúncia "lengo").
Obrigada por esse vídeo, o melhor de todos que já vi. Magnífico Professor. Assistirei todos os que postar.
Tem um diretor espanhol, dos meus preferidos, Julio Medem, que é dessa região, tem descendência, e fez vários de seus filmes por ali, inclusive tem vários atores dali.
Eu recomendo "Vacas" e "La ardilla roja".
Dá pra baixar em torrent e e encontrar a legenda respectiva do arquivo em sites especializados.
Além desses eu recomendo Loreak (Flores, na Netflix) é basco, Errementari (também Netflix) e a trilogia de Baztán, inspirado nos livros de Dolores Redondo (também Netflix, Legado dos Ossos / O Guardião Invisível / Oferenda à Tempestade). A inspetora de A cada de papel, Itziar Ituño é basquíssima, e também o Professor. Há inúmeras referências que poderíamos citar. Recentemente está em alta um filme Netflix "As silenciadas", dirigido por um argentino, e que se baseia na história real das Bruxas de Zugarramurdi, povoado existente até hoje, em que foram mortas várias mulheres por condenação por bruxaria apenas porque exerciam a prática de seus rituais e costumes bascos. Infelizmente o filme não traz muita coisa interessante sobre o tema, que é amplo demai (las brujas de Zugarramurdi - para quem não lê em Euskara ou Zugarramurdiko sorginak). Uma outra ótima dica é o livro "Tratado de Brujería Vasca", de Pierre de Lancre. Ele é o inquisidor do povo de Zugarramurdi que escreveu cada coisa que viu lá para poder condená-los. A história é real e monstruosa. Um abraço.
Nas ferias passei 3 vezes pelo pais Basco e ouvi a musica deles e adorei imenso. Fiquei fascinado por este idioma totalmente diferente de tudo o que jä vi e tenho aprendido bastante. Gostava que fizesse mais videos sobre o Basco por ser o idioma mais antigo da europa falado actualmente, que por acaso tem origens nos Vikings porque estudei isto e os Vikings tem influencia no aparecimento do Basco!
Primera vez que oigo lo de los vikingos… 🙄
Interessante como o som das línguas latinas são parecidas com o basco.
Sou fã de línguas e acompanho sempre seus vídeos. Valeu!
Clodoaldo Assunção convivência de milênios
Só o espanhol mesmo,porque a fonética do basco influenciou muito a fonética do espanhol.
A fonética do basco influenciou a fonética do espanhol quando a língua estava sendo formada.
Bueno en el caso de la península el ibero, lengua prerromana también no indoeuropea, todavía no se puede descifrar, pero podría ser similar al euskera y siendo así sería normal que haya similitudes en la pronunciación actual y algunas palabras. EL sustrato de lo que se hablaría mayoritariamente habría quedado en alguna forma en el español actual. En el ADN no se han encontrado diferencias significativas entre los vascos actuales y el resto de españoles.
Cara, tu ganhou um Inscrito. Eu tive contacto aqui com o pessoal da região Basca, e me interessei de entender um pouco sobre o povo e região. Seu vídeo é muito bom. Parabéns 👍🏼
Fascinante vídeo!! Realmente uma língua muito especial...esta concordância do verbo com o sujeito e com o objeto ao mesmo tempo me fez lembrar a língua lakota...
Contato p/ Mentoria mopctranslatios arroba gmail ponto com - aprenda idiomas online comigo
Apoie o Canal no APOIA-SE: apoia.se/mopclinguistica
Ou contribua pelo PAYPAL (pelo email mopctransl@yahoo.com.br)
TWITTER @MOPCarvalho
Facebook MOPC Linguística facebook.com/MOPCLinguistica
Eu acredito que a língua basca venha dos povos que foram para Europa levando a agricultura para lá
I know im asking randomly but does someone know a trick to log back into an Instagram account..?
I somehow lost the password. I love any assistance you can offer me
11:22 A capital do pais vasco é Vitória-Gasteiz (de fato) sede oficial do Parlamento e do Governo da Comunidade Autônoma do País Vasco.
a capital é Bilbao.
A capital histórica do País Basco amplo é Iruña, também conhecida como Pamplona pois o País Basco amplo (Euskal Herria) engloba Euzkadi, Navarra (Nafarroa) e Iparralde (País Basco francês)
@@ricardopontes7177 Sim, mas atualmente é Vitoria-Gasteiz.
@@jesusangelsanchez4135 não estas errado, é a capital de Euzkadi, a comunidade autónoma.
Sim, pontuei isso em uma lista de equívocos do vídeo mais acima.
Vim do Gabriel Poliglota e me interessei sobre essa lingua. Incrivel
Canal muito bom. Tudo é sumo e precisão.
Conheci o canal hoje e já estou adorando, muita qualidade
Este canal foi um verdadeiro achado! Parabéns! Talvez a associação que façam do Basco com o Tupi se deva ao fato de Anchieta, filho de pai basco e mãe judia, ter encontrado indícios de ergatividade na Língua Brasílica, a saber, obviamente, na conjugação dos verbos transitivos. Mas deixo isso ao encargo dos especialistas, pois sou apenas um curioso nessa área. Tenho ancestrais bascos e navarros do lado paterno. Atualmente estou estudando o Euskara Batua. Um grande abraço e Eskerrik asko!
À capa do vídeo dos caras vestidos de branco com lenço vermelho me lembrou a maneira como se vestem para a festa de Bayonne, uma cidade ali no sul da França, fronteiriça justamente com o país basco
Meu caro, eu não sabia o quanto iria gostar de videos de estudos linguísticos 👏👏👏
Parabéns pelo maravilhoso trabalho!!
Excelente vídeo, comment d'habitud! Um primo meu, tempos atrás, acreditava que o basco poderia ter uma possível relação com o tupi-guarani, embora eu discorde e quase certamente o amigo também. Mas é uma teoria a mais, já que tentaram comparar com o japonês!
Não sei se sugeri antes, mas poderia no futuro falar sobre o Occitano? Um ótimo final de semana!
Pretendo abordar o Ocitano sim, quem sabe ainda este ano. A fila está longa.
Você reparou na estátua de 500 A.C.???? Olho largo e fino, nariz comprido e pequeno, parece mistura mesmo de europeu com japonês. A língua é uma mistura doida de japonês com alemão/tcheco mesmo, não me admirava xD O tupi guarani parece ter imenso dos seus parentes do sudeste asiático quando chegaram ao atual Brasil ha uns 12 mil anos mais ou menos segundo li... mas os sudeste asiáticos foram pelo norte da ásia até ao norte da europa e passeou um pouco pela europa toda também apesar de ter ficado mais pelo norte até alcançar as terras que hoje pertence aos inuit, nativo americanos e indígenas sul americanos (sem falar as ilhas do pacífico)... será que uns antepassados dos japoneses ficaram presos nos pirineus e deixaram lá parte da língua e da genética???? eheheh brincadeirinha ;)
Se o Guarani tem alguma relação ela é muito antiga e provavelmente indireta. Existem cognatos.
Comme d'habitude.
Leia meus comentários recentes. E sim, há alguma semelhança. Um amigo basco achou curioso o nome da cidade ATIBAIA e a palavra IBAI (ambos têm a ver com rio). Uma coisa que já se sabe é que os bascos que vinham para a América do Sul nas expedições das invasões espanholas conseguiam aprender com mais facilidade o tupi-guarani do que os espanhóis. O Euskara facilitava sua compreensão.
Muito bom, meu sobrenome é basco e veio para a América em 1733!
Excelente video sempre quis saber sobre essa língua!!!!!
Muito bom esse canal! Já estou ajudando na divulgação!
Muito legal, minha família é originária de lá, porém nenhum familiar sabe a história da família.
Uchoa com ch está espanholizado. O apelido original é Otsoa (lobo) e também admite-se Otxoa.
@@m.aguirrespaulobr8626 não sabia, mas obrigado. Quando tiver dinheiro, quero fazer minha árvore genealógica e descobrir de onde vim
A família do meu pai também é originária dos Bascos. Muito boa essas informações!
Vídeo incrível, mais uma inscrita 👏👏
Desde criança lá naquelas aula do primário que amo história, era minha aula preferida
Acho este um idioma muito interessante.
Ótimo vídeo!
Muito bom ! gostaria de aprender esse idioma💙
Não apoie só com palavras, entre no meu APOIASE = apoia.se/mopclinguistica OBRIGADO!
Fascinante! Conteúdo de primeira. Obrigado, professor!
Muito bom seu canal gosto muito
Vídeo excelente
Você explica muito bem, realmente é curioso de onde será que essa língua veio.
Chega a ser uma língua "isolada" como o Japonês e o Coreano que não conseguem relacionar diretamente com outras línguas, como conseguimos relacionar o Português, Italiano, Francês, Espanhol e Galego?
Sua voz me lembra o RUclipsr Zangado também, curiosamente
Sim, é uma lingua isolada, como explicado ao longo do video.
Amei esse vídeo!👏🏻👏🏻
09:07 Shakira... Perdoem-me, ótimo vídeo e conteúdo, mas posso usar de um toque de humor?
Eu ia dizer a mesma coisa
Meu Deus! Obrigada. Eu amo Eukera. Viva o paos basco! Eu morei lá. Que lugar mais lindo, comida pessoa, pessoas idem. Só amor...❤❤❤
Muito legal você falando em Basco no início hahaha
MOPC, verdade os Bascos devem amar Askatasun ,realmente ,só se sabe o valor da liberdade quem não a tem ou a perdeu!!!
Could you make a video about the Hungarian language?
I could and I should
The Hungarian video has been posted, please watch - ruclips.net/video/NAdivHt0qdc/видео.html
📍Mogi das Cruzes, São Paulo.
Poderia falar sobre as línguas celtas e se há alguma que ainda pode-se aprender.
Já tem uma série sobre as Línguas Célticas aqui
Zaifer Kovall bretão, manês, córnico, galês, gaélico e irlandês são possíveis de aprender. Acho que existe uma que eu estou esquecendo. A única ainda falada no continente é o Bretão, as outras são faladas apenas na Grã-Bretanha.
Zaifer Kovall mas boa sorte, são complicadíssimas!
Muito obrigado pelo vídeo. Sugestão: faça um vídeo sobre a etimologia da palavra "casa", seria muito interessante, pois trata-se de uma vocábulo presente em muitas línguas românicas e que não se parece nem um pouco com a palavra latina de mesmo significado.
Vitor Eufrásio Linhares casa pode ter perfeitamente a mesma origem de house
A palavra casa não deriva da palavra genérica para casa em latim, que era domus, e sim da palavra latina "casa" que designava uma cabana, uma barraca. Muitas palavras latinas que designavam coisas de gente pobre, simples em latim substituiram os termos padrão. Equus era o cavalo em latim, mas cavalo vem do termo caballus, que era um pangaré, um cavalo de pobre.
MOPC Linguística casebre?
MOPC Linguística normal, é como perguntar como se diz “computador” no crioulo de Malaca, isolado desde 1641 do português. Eles usam a palavra em inglês. Com a ausência (ou quase ausência) do latim culto o caminho era o de que as palavras menos usadas caíssem no esquecimento.
@@MOPCLinguistica Obrigado.
Faz um vídeo sobre a língua Ermâna!
Videco frido, frate! Domeo venecobarat 🙏
Fiz meu teste de DNA genético e deu que tenho ancestralidade de Basco, eu não conhecia essa região. É muito interessante.
Como fez este teste de DNA de ancestralidade
Andei por essas terras, na década de1990. De repente vi uma placa de estrada indicando, provavelmente um povoado: GOYAZ (acho que assim a grafia lá). Pronto! Explicação definitiva da origem da língua basca: um índio goiá, do meu estado (sou goiano) cometeu uma reecadern, digo, reencarnação retroativa, e foi bater lá naquele lugar da Espanha e deu origem a tal língua! KKKKKKKKK
Excelente material para os curiosos da linguística. Eu sempre ouço ou leio, como foi dito no vídeo, que o basco é a única língua da Europa ocidental que não é de origem indo-europeia. E na Europa oriental, há muitas línguas que não são de origem indo-europeia?
As linguas Uralianas (Lapônicas, Finlandês, Estoniano, Hungaro) e as linguas do Caucaso (se vc considera o Caucaso parte da Europa) não são indo europeias. O antigo Etrusco não era indo-europeu, assista o video de Etrusco aqui no canal = ruclips.net/video/GuO8u59jgpU/видео.html.
13:35 kale acredito que venha do latino "callis, -is" que significa "ruela, viela".
Quantos casos!!!!!!!!!!!!!!!!! Isso deve ser um desafio para se aprender ,provavelmente poucas pessoas que vão morar na Espanha vão para a região Basca !!!( como é uma região separatista a Espanha não deve deixar se desenvolver plenamente...)
Paulo Roberto Almeida Santos ninguém impede no lado espanhol. No lado francês, sim
Otávio Abuchaim - falando de autismo obrigado por explicar!!!
Paulo Roberto Almeida Santos de nada
Pues claro que hay personas de otros sitios de España que van al País Vasco, como Vascos a otras partes de España! Y bien bonito y comida rica que tiene el País Vasco además de unos paisajes increíbles!
@@kinneretful Legal certamente um local muito incrível e belo. Eu moro no Brasil na região nordeste
25:58 ERGATIVIDADE: marcação do sujeito 😮 O japonês também tem isso, o sijeito é marcado com wa 😮
vc não entendeu o que é ergatividade, o japones é tudo menos ergativo
Wa marca tópico o marcador de sujeito é ga mas meio que wa subjuga o e ga se o sujeito ou objeto direto forem o tópico mas se o tópico for o objeto indireto se coloca o marcador de objeto indireto ni seguido pelo de tópico wa
Obrigado gosto muito de vídeos assim
Kaixo. Zer moduz?
Algumas considerações a sua fala:
1. A França há poucas semanas aprovou um modelo de ensino que permitirá que os bascos tenham seu próprio idioma na grade escolar, como acontece hoje em Navarra e em Euskadi (Comunidade Autônoma do País Basco).
2. Dizer que houve influência Ibérica sobre o Euskera, o que não está provado, pode ser só uma narrativa de dominância e dos que ocuparam as terras bascas e os discriminaram brutalmente e discriminam até hoje (há muito para se dizer sobre isso, não caberia em um texto de RUclips). O mais certo é que o Euskara tenha influenciado o espanhol com algumas palavras. Há algumas palavras modernas que o Euskara tomou emprestado de outras línguas e as adaptou (informatikoa, por exemplo) por não existirem no idioma.
3. Não há nada em comum entre bascos e iberos. Nem semelhanças físicas, pois os bascos têm características físicas muito peculiares (há vários estudos sobre isso), assim como já sabem, nada em comum com a cultura espanhola ou francesa. A escultura mostrada não tem nada a ver com as feições bascas. Basta pesquisar em fotografias antigas e conhecer os bascos atuais e verá como os traços nunca mudaram, até mesmo porque os bascos não se misturavam, realidade que vem mudando desde o início do século XXI.
4. O Euskara nunca foi um dialeto. É um idioma e nas últimas décadas ele foi unificado porque havia pequenas diferenças entre uma região e outra. Atualmente se ensina o Euskara Batua, regulado pela Euskaltzaindia, Academia da Língua Basca. Isso foi necessário depois de 40 anos de franquismo em que eles foram impedidos de escrever, falar e aprender. Dentro de casa os bascos mantinham secretamente o ensino do idioma aos seus filhos para que este não desaparecesse.
5. A capital de Euskadi não é Bilbao. Houve um equívoco na sua pesquisa. A capital de Euskadi é Gasteiz, também conhecida como Vitoria em espanhol. Apesar de Bilbao ser uma cidade importante industrial, comercial e culturalmente, muitos acham que lá é a capital. Não é.
6. O Euskara soa estranho para quem? Acho que não soa estranho, soa diferente para quem não o conhece.
7. Último detalhe: o Euskara foi muito massacrado até mesmo por intelectuais bascos que se juntaram à nata de Madrid, de Salamanca, etc. Alegavam que era um idioma pouco poético e rústico. Sim, as pessoas que mais falavam o Euskara estavam no campo e no litoral de Gipuzkoa e Biskaia, logo, eram trabalhadores sem muitos estudos. Nas grandes cidades, Iruna (Pamplona), Bilbo e Donosti (Sán Sebastián) vivia a nata da sociedade basca e por isso os espanhóis ou bascos espanholizados não viam valor na língua. Nada mais era que uma narrativa colonialista ou desconhecimento. Miguel de Unamuno, grande escritor basco, reconhecido não somente na Espanha, mas no mundo todo, defendia que o basco era idioma pobre. Mais tarde, antes de morrer, ele reviu sua percepção sobre o idioma e refez sua própria fala perante os acadêmicos. Há inúmeros poetas maravilhosos, originários de todos os tempos, mas se eu puder destacar dois, deixo aqui Gabriel Aresti (que já morreu) e o contemporâneo e querido Joseba Sarrionandia, escritor, poeta e filólogo e um dos maiores ícones da literatura basca. Sarrionandia é um apaixonado pela literatura brasileira, portuguesa e galega. Começou lendo os escritores galegos, migrou para os portugueses e acabou na literatura brasileira, tendo, inclusive, traduzido Manuel Bandeira para o Euskara. Há um livro publicado em Euskal Herria. Se não puderem lê-lo em Euskara, procurem algo dele traduzido ao galego (idioma fácil para nós, brasileiros) ou busquem algo dele traduzido ao espanhol. O idioma basco é lindo poeticamente. Há inúmeros poetas, há os bertsolariak (parecidos aos nossos repentistas) e escritores de alta categoria, desmantelando assim a narrativa colonialista de que eram, tanto pessoas como idioma, rústicos.
8. Obrigada por compartilhar o Euskara aqui, mas historicamente há alguns equívocos. Eskerrik asko eta besarkada bat.
Quanto à capital do País Basco, realmente eu jurava que era Bilbao, mas não é mais. Agora, se vc provar pra mim que eu disse ou sugeri no video ou em qqer outro video do canal que o Basco é um "dialeto", eu apago o meu canal inteiro do RUclips e vou virar jogador de futebol.
Show de bola!
Excelente aula!
Vc poderia falar quais são os idiomas que estão na sua "lista de espera" e suas respectivas ordens?
Ficarei grato de saber.
Todos os idiomas literários importantes do mundo estão automaticamente na lista, na verdade, mas não existe ordem definida, exceto que eu nunca ponho idiomas da mesma região ou família um depois do outro, sempre procuro pular pra outra região, se agora foi Basco, provavelmente o proximo não será da Europa.
Gostei da aula👍 Parabéns ! . Só uma dúvida - Quando aparece a palavra esquerda , entre parênteses , tem a sigla (PT) Tem algo a ve com o partido 🤔 ?
PT = portugues
Elkar e Elkaar é tipo "na" ~ "на" em português e russo.
Só que muito mais improvável, 5 fonemas de coincidência com exatamente o mesmo significado, eu diria seria milhões ou bilhões de vezes menos provável.
@@MOPCLinguistica no caso, em "Elkar" e "Elkaar"
Os fonemas "aa" e "a", e o "r" do fim das palavras são realmente iguais? Caso não sejam, essa coincidência não pode ser por uma conveniência no uso do alfabeto romano, que usa o símbolo "r", por exemplo, para fonemas diferentes?
Os bascos seriam descendentes de agricultores neolíticos do oriente médio , da cultura da cerâmica cardial?
Como assim?
muito bom! realmente bem profundo!
Obrigada
- Esker!
Jamais esquecerei o que aprendi aqui. Muito grato estou! 😁
cenoura (esp: zanahoria) vem do basco Zain Gorria que significa raiz vermelha
Ainda que considerado apenas como marca de oralidade, no PT-BR, também fazemos a marcação do plural somente no determinante. Ex.: os menino entrou ali; esses peixe que pesquei...; algumas pessoa pensa/pensam que...; já encontrei aquelas camisa amarela que 'tava procurando.
bem notado, assista meus videos da Playlist de Linguística que eu falo sobre isso
Depois de assistir ao documentário Cara a Cara com o ETA na Netflix, caí aqui pra conhecer melhor sobre o Basco.
ótimo conteúdo!
Não existe relação entre o basco e a língua antiga da Geórgia? Ambas as regiões eram conhecidas como Ibéria.
Não, não existe qualquer relação linguística detectável entre Basco e qqer lingua do Cáucaso, no passado havia linguistas que afirmaram ter detectado relação, mas foram refutados.
O basco é uma língua à conjugação alocutiva, como o Beja, para a segunda pessoa do singular. Acredito eu que, no que diz respeito ao verbo "izan", "hik duk" é empregado se o interlocutor informal é masculino e "hik dun", se esse é feminino.
Conjugação alocutiva
Você fala quantas linguas mano? Coisa impressionante
Alguns arqueólogos acreditam que a língua basca pode ter sido a língua que os atlantes falavam.Faz sentido pois o país basco está no mesmo paralelo onde provavelmente se localizava Atlântida.Se for mesmo,é um milagre que a língua tenha sobrevivido
29:25 Marcação de plural.
Seu canal é demais!!
(pegaram a Shakira coitada e fizeram ela como se ela fosse do tempo das cavernas...)
Ótimo vídeo! Mas que vestígios genéticos são esses de neandertais vivendo há 5 mil anos atrás? 8:50
Erro meu d video, quis dizer 15 mil anos
Aqui no brasil eu tinha um amigo que era basco nossa que saudades desta familia viveram no brasil eram feirantes depois voltaram para o pais basco eles falavam nos somos bascos nao espanhol eu nao entendia hoje entendo seu orgulho
11:32 Vocabulário
O basco ensinado nas escolas e utiluzado na administração local não é o dialecto de Gipuzkoa, mas sim o Euskera Batua, criado em 1968, que é o Euskera unificado.
Não é dialeto, é idioma. Veja meus comentários acima. Obrigada.
@@m.aguirrespaulobr8626 sim, eu sei perfeitamente que o Euskera é um idioma, mas no vídeo diz que o dialecto basco de Gipuzkoa é o utilizado no ensino, o que é errado, como refere no seu comentário, foi criado em 1968 o basco unificado, Euskera Batua, algo do idêntico foi criado na língua portuguesa, o famoso acordo ortográfico.
@@ngirao a questão é que nunca foi um dialeto. Estou também esclarecendo o que foi dito no vídeo e não criticando sua fala. Além disso, eu penso ser interessante conhecer como um povo se sente quando lê sobre o que ele é e o que ele fala, come, como ele vive. Na formação de um basco não se admite chamar de dialeto seu idioma e muitas outras coisas. Há muito esforço para manter a existência sua existência como povo. A linguística é uma ciência que se expande para além do idioma. Sei que você deve saber disso, mas vale a pena que todos reflitamos a respeito. Não sei como todos os brasileiros se sentem ao ouvirem que a capital de seu país é o Rio, mas sei como um basco se sente com certos equívocos. É uma questão de identidade e raramente falamos de uma língua sem falar de sua história. Há que se ter cuidado. Eu me incluo na minha fala.
@@m.aguirrespaulobr8626 o basco falado em Gipuzkoa é um dialecto do basco, tal como é o dialecto de Nafarroa ou dialecto de iparralde, tal como o português que eu falo, é um dialecto de português da Beira alta. Dialecto é a forma como uma língua é falado numa região específica, neste caso o dialecto basco falado na região de Gipuzkoa. Todos os idiomas têm os seus dialetos, sendo que um falante de um determinado dialecto, entende o mesmo idioma falado em outro dialecto, eu entendo o português de Portugal, do Brasil, de Angola, de Moçambique, de Cabo Verde, de São Tomé e Príncipe, da Guiné e Timor Leste, falámos todos português, cada um com os dialectos regionais.
Quero vídeo sobre as línguas de Papua Nova Guiné
E quem não quer baby
Na internet diz-se que os últimos neadertais morreram há 40 mil anos, vestígios genéticos de 5 mil anos? Não seria razoável supor uma herança cromagnon?
Ainda assim; há quanto tempo o basco organiza um calendário com semanas e meses? Desde as cavernas?
Fantástico. na minha adolescencia bailei bailes Bascos como a Ezpatadantza !
Eu sou um dos poucos brasileiros no meu estado que usa tu, e o pior, eu concordo o verbo com a pessoa tu. Eu acabei pegando essa mania lendo e escrevendo e nunca perdi, as pessoas me zoam, mas dizem que acham bonito kkkk
Em Recife, falamos "tu"
@@lucassr6769 Ent, aqui onde eu moro, em Sergipe, se usa muito, mas com a concordância da terceira pessoa do singular, é muito usado entre jovens, cerca de 40% dos jovens usa dessa forma, mas concordar é bem raro, eu sou uma das poucas pessoas que faz kkk, no geral, ngm liga, mas as vezes julgam kk.
@@pedrotaschetto Nutella são vocês, bando de nariz empinado se achando e entoxicando pelo meio do separatismo
26:37 Verbo concorda com o Objeto.
Muito bom o vídeo! Não sei se já existe no canal algum vídeo referente a formação linguística das crianças nesse tipo de ambiente linguístico com tantas declinações e casos. Será que você planeja fazer algo assim no futuro ou conhece algum site/canal onde isso seja abordado para indicar?
Existe ampla literatura sobre aquisição de todo tipo de lingua por crianças. As crianças aprendem suas linguas com seus casos e outras arbitrariedades complexas com total facilidade e espontaneidade, e com 4-6 anos já usam seu idioma nativo perfeitamente.
Uma curiosidade: o primeiro "língua" (intérprete), que vinha na nau portuguesa, e conseguiu entender a língua falada pelos índios tupis que viviam na costa brasileira, era um BASCO !!! Como explicar isso ??
Sério, não sabia não. Não há qualquer similaridad entre Basco e linguas indigenas de qqer parte da América.
@@MOPCLinguistica Esses bascos são foda, tavam na Nau junto com Cabral😂😂😂😂😂
15:36 em latim a palavra "callis" significava "ruela".
Por favor, não chamem o Euskara de dialet. Ele é um idioma. Vejam meus comentários em outra publicação. Obrigada.
Se vc provar pra mim que eu disse ou sugeri no video ou em qqer outro video do canal que o Basco é um "dialeto", eu apago o meu canal inteiro do RUclips e vou virar funkeiro.
Algum brasileiro que fala basco? Eu falo (porque minha família é de lá) e nunca encontrei ninguém mais.
deve existir
e você já pensou em ensinar ou você já ensinou para alguém que seja próximo da sua família?
Eu acho que o Basco e o antigo Aquitano podem estar distantemente relacionados às línguas do Cáucaso, talvez às línguas Kartvelianas.
A mulher neanderthal parece a Shakira
rsrsrs
Da pra entende pq os europeus tem dna Neandertal kkkkk
@@TheZenytramMas a Shakira é sul americana(apesar de ter descendência europeia por parte de mãe).
@@TheZenytramTodos os povos da terra têm dna neandertal.
Nossa a loira no vídeo é a cara da shakira
15:43 Semelhança entre Basco x Holandês
Show!
9:00 Shakira neandertal? Kkkkkk
Os bascos, os Galegos e os portugueses, principalmente os do norte, são dos povos mais puros do mediterrâneo.
Mais puros virgula. Os bascos talvez sim, mas os portugueses são descendentes dos indo europeus que exterminaram a população original da Ibéria e depois foi comido por uma série de impérios. Portugueses são mouros do norte é só olhar a cara de um português
@@evertonmartins6396 Depende do português, a maioria deles tem mesmo cara de ibéricos normais.
@@evertonmartins6396 Teu rabo que Portugal é mediterrâneo
Portugal é DESCENDENTE dos Suevos, Visigodos e Celtas. Germânicos e Celtas
Português puro? Eles têm sangue berbere.
No livro Shibume o protagonista(Nicholai Hell) aprende a língua basca por livros.
OBGG POR ESSE VIDEOOO
13:00 Palavras bascas de origem latina.
Aquela ancestral basca que apareceu no video parece a ancesteal da cantora Shakira.
Professor, será se o "Ez" (Negação em Basco) tem alguma relação com o "Ex" em Português e Latim e o "Eks", Grego, todos significando (com certas variações) "para fora" ou "algo que não é mais"?
Bom dia professor, e parabéns pelo trabalho! ;)´
Nenhuma relação.
18:44 Dias da semana.
O Basco é bem diferente do idioma Turco, que já considero, diferente de tudo o que já havia ouvido, antes das novelas turcas kkkkk
Se é bem diferente, eu não sei. Mas alguns nomes turcos são parecidos com os bascos. Olha só:
Nomes bascos
Unai
Imanol
Yeray
Oihan
Mikel
Asier
Nomes turcos:
Altay
Senol
Ilkay
Ozalan
Cansel
Yaser
Sem contar que assim como o idioma turco,o basco utiliza muito o K nas palavras
Tenho uma dúvida os bascos já estavam na Europa antes dos indo europeus chegarem?
sim
'' artigos '' definidos e indefinidos curiosos!!!
Paulo Roberto Almeida Santos por quê?
Otávio Abuchaim - falando de autismo pois fazem parte da palavra ....
Paulo Roberto Almeida Santos o definido, sim, o indefinido, não:
Mahaia - a mesa
Mahai bat - uma mesa
Mahai batzuk - algumas mesas
Na verdade nada cumpre função exata de artigo definido, mas considerando esse A o mais próximo disso, é isso.
Hura etxe zuria da.
Hura - aquilo, aquele, aquela
Etxe - casa
Zuri - branco
Da - é
Aquela é uma casa branca.
Etxe zuria da - é uma casa branca
Etxea zuria da - a casa é branca
Otávio Abuchaim - falando de autismo ,obrigado, é me curioso ser posposto ao substantivo!!! Uma língua incrível ,portanto um povo mais incrível ainda ,pois manter língua e cultura em um mar de oposição!!! Mostra um caráter ,força e virtude muito admirável.
Paulo Roberto Almeida Santos ah, sim: etxe bi - duas casas
A partir daí vai antes do substantivo. As palavras não são pluralizadas (no caso etxeak, “casas”) quando há um marcador qualquer de plural:
Hiru etxe - três casas.
Poderia fazer um vídeo sobre a língua Zuni e sua pretensa semelhança com o japonês?
nunca ouvi falar, obrigado pela dica