Fazer desempregado financiar programa de governo é o maior absurdo que eu já vi nesses tempos que acompanho política. Nunca vi nada mais bizarro que isso.
Só.vai mudar quando todos defenderem a constituição..pois nada disso é constitucional..somos um país capitalista com valorização do trabalho humano..logo, não podemos aceitar que a corrupção faça isso com as pessoas, em afronta direta à constituição.
@@emersonsiqueiramoro além do Guedes, Marcos Lisboa, Gustavo Franco, Samuel Pessoa, Alexandre Schwartsman, Arminio Fraga, Eduardo Gianetti, Eduardo Azevedo, Zeina Latif.....mas se vc quiser estudar em vez de bancar o "esperto" começa pelo Marcos Lisboa tem mto material bom dele aqui no RUclips e ele realmente é gênial.
@@andreoliveira-th4nw vi um vídeo dele no TED. Ele nada fala da dívida pública que consume quase 50% do orçamento (olha a pizza do orçamento de 2018 e observe como foram os nossos gastos). Fica com bla bla bla de previdência social. E não vai na raiz do problema que é a dívida ilegítima da dívida. O Brasil hoje enxuga os caixas dos bancos e esse dinheiro não é aplicado na base da pirâmide social. Nem vou ver os outros por esse já sei qual o seu ponto de vista neoliberal. Neoliberalismo está em crise no mundo todo viu. Só alertando. Só é bom para o mercado financeiro. Já que me chamou de esperto olha os vídeos da YT da Maria Lúcia Fatorrelli. E veja o que ela fala da tal dívida pública.
Repeito vc, e não sou inimigo de quem pensa diferente e nem quero ser rs rs, mas pra mim que estudo economia todos os dias desde os meus 19 anos (43 hj) - não existe economista de esquerda, pq nada de esquerda nunca funcionou em lugar nenhum do mundo, até Piketty (q tem um trabalho genial) reconhece isso - apontar que existe desigualdade qqr um faz, só que o socialismo acaba com ela deixando todos igualmente sem comida (exceto o governo) sobre a divida foi o aloprado governo petista que deixou estourar ------ e só pra vc entender, divida pública é a poupança da população e mercado é o conjunto de pessoas e empresas que trabalham, produzem e investem, sim! somos todos nós! - logo vc é contra todo mundo!
Enquanto metade do orçamento for para pagar uma Dívida Pública que nunca foi auditada, enquanto houver perseguição a artistas de rua e camelôs, NÃO ME VENHAM COM ESSA DE ESTADO MÍNIMO!! Só hoje vi mais de 20 seguranças do metrô caçando EMPREENDEDORES POPULARES. A direita é tão ou mais incoerente que a esquerda. Quero ver o que o Pondé tem a dizer sobre isso...
UM ESTADO MÍNIMO COM 1.200.000 PRESOS E 700.000 MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS, QUASE 2 MILHÕES DE HOMENS COMENDO, BEBENDO, DORMINDO E, ALGUNS, E MUITOS, GANHANDO SALÁRIOS, MAS, SEM PRODUZIR NADA, O ESTADO MÍNIMO EM TEMPO DE PAZ NÃO VAI AGUENTAR.
Sou a favor de capitalização de previdência social, não acho justo contribuir muito e ser limitado por um teto estabelecido pelo estado e dividir com quem nunca contribuiu com nada. O estado não faz o seu papel com relação a educação e criação de empregos e a maioria não briga por isso.
Muito bom mesmo. Gostaria de saber da Laura sobre a questão do estado máximo para o mercado financeiro também, porque os monopólios brasileiros fazem a festa com o tal do juros altos às custas de compra de títulos da dívida pública.
andre oliveira governo Lula foi um suspiro de esperança para o Brasil. Porém o Lula eh egoísta para caralho! Brasileiros! O caminho não eh a direita. A direita só trabalha para o 0,01%, o topo da pirâmide. O caminho eh o centro, a estabilidade!
@@NmlGhl - Não meu filho, o que eu quero é um estado que proteja o cidadão, só quem ganha com o capitalismo são os banqueiros. Aliás, com esse vírus, teria condição da população se tratar ??? Claro que não, então está aí o estado que vocês abominam funcionando. Vai estudar por favor, ou você é mais um daqueles mauricinho, filhinho de papai ???
Belezinha, falou tudinho certinho. Agora mergulha de cabeça na lama da democracia disputando eleições e muda essa realidade pelo menos em um município para começar. O Marx disse que os filósofos pensaram, mas nos cabe transformar e realizar.
Estado minimo trata-se de estado menor participação do contribuinte para que um partido transfira renda para seus partidários, e correlegionários e também transferência de ativos brasileiros, para Cuba,Argentina, Venezuela, Bolívia e sempre percentual em contas no estrangeiros para estes políticos que usam socialismo e estado de bem estar social para criar legião que o apoiem e paguem por todos abusos e desvios.
@@joaopedrocardosoarcanjo7630 É por causa desses fedelhos que mal saíram das fraldas que o país entrou nessa merda que estamos vivendo. Eles viviam fazendo arminha com a mão achando que o governo ia se resumir a isso. Eu tenho dó dessa gente quando for "TENTAR" se aposentar. Aliás eu não tenho dó coisa nenhuma, que se danem e na velhice paguem uma arma de verdade e dêem um tiro na cabeça!!!
@@rejannecarvalho88 cara a melhor época é agora, o país quebrou as correntes q o prendiam, o maior ladrão do Brasil está acorrentado. Veja bem. A proposta esquerdista fede. Se vc fala de mim, que mal saí das fraldas, eu espero de vc maturidade e bom senso, para perceber que a proposta esquerdista nada se bom trás
Fábio sim, fabio se o estado diminui quem entra no lugar dele é a iniciativa privada, voce ja viu empresa privada repassar algo positivo para alguem,ruim por ruim o estado ainda joga migalhas.
@@apenasumrapazlatinoamerica2645 Não sei qual sua idade ou o que já estudou na vida, mas foi justamente a iniciativa privada que fez com que tantos bens de consumo pudessem ser comercializados a custo mais baixo e em maior quantidade. O bem-estar das pessoas, nos dias de hoje, vêm muito mais disso do que das "migalhas" jogadas pelo Estado.
Fábio , ok, entao votem no doria em 2022 e em 2024 vejam o que aconteceu num pais de economia neoliberal, só observo...... entregar o estado a iniciativa privada é entregar o que resta na mão de um capital fantasma , ninguem sabe , ninguem viu.....
Compartilho da leitura e da projeção de sociedade que resulta do modelo. O que me instiga é pensar sobre um possível modelo que resulte em outra sociedade. Pensar também que sociedade seria essa. Pra você, Laura, quais seriam? Obs.: não se prenda na necessária obtenção de apoio político para implementar as mudanças, mas parta da realidade. Ferramentas possíveis e uma sociedade ideal.
É verdade, Adilson Almeida. O carro elétrico, a usina nuclear para facilitar a distribuição de água gratuita a milhares de brasileiros, a descoberta do pré-sal que reverteria na sua grande parte para educação e saúde, tudo, tudo destruído em prol do mercado. É uma verdadeira lástima.
Percebe-se q essa discussão sobre a automação do trabalho, q tem tido muita atenção de parte da elite econômica nada mais é q uma tentativa de cooptar o debate e controlar que a classe trabalhadora não perceba o óbvio sobre o "problema": só vai faltar emprego e renda, caso essa automatização seja muito ampla, se mantivermos os moldes de carga horária e divisão (aglutinaçao) de lucros por parte das empresas. Se dividir bem o trabalho em carga horária menor, com uma diluição maior dos lucros entre a classe trabalhadora, não vai faltar emprego e dinheiro pra ninguém, e ainda um aumento significativo na qualidade de vida entre a classe trabalhadora. A questão é: quem vai fazer a elite burguesa aceitar repartir lucros, ao invés de substituir o trabalhador por um robô de baixíssimo custo? Ps: é óbvio q toda simplificação é problemática, a questão é q, ao meu ver, não há discussão sobre o assunto sem q se passe por uma reestruturação geral no sistema de trabalho da sociedade.
O mínimo que o povo deveria fazer era se revoltar e partir pra cima destes canalhas que estão no topo do poder ! Mais de 200 milhões de pessoas aceitando serem escravizadas sem reagir !
Bom mesmo deve ser viver controlado pelo estado, como os Cubanos vivem. Sem liberdade nem para falar o que pensa. Hoje são mais de 1000 pessoas mortas pela ditadura cubana em 1 semana, apenas por discordar do ditador. Fora as que estão presas.
@@dakkar66 Exatamente. União abriu mão de R$ 68,7 bi com desoneração da folha em 5 anos, entre 2012-2017. Pergunta quem foram os beneficiados? Pergunta também quem estava no poder nessa época?
blz, e o correto seria mais direitos trabalhistas? tipo a clt facista com fgts, que no final das contas tem como propósitos fazer o banco estatal incompetente lucrar mais? no exemplo do uber, oque vcs acham que a empresa iria fazer? repassar a conta pra usuários ou diminuir o lucro?
Hoje estamos em uma mutação, o mundo em conjunto está migrando para um sistema de controle total ! Cada país terá suas funções específicas e prédeterminadas de acordo com o governo geral ! A discussão é apenas quais povos se colocarão em uma posição de controle e quais estarão submissos dentro desta fase de transformação!
Quem produz são pessoas e não o capital. simplesmente retirar direito dos trabalhadores com o argumento de que isso gera empregos é de uma imbecilidade imensa. achar que o tal mercado por si só resolve todas as complexidades de uma economia, em especial de uma economia de baixa produção tecnológica, é tentar ganhar na loteria. nada empírico. e uma coisa muito bacana, desonera todo o capital e ainda retira o que poderia agregar a renda do trabalhador. e ainda se fala em aumentar a renda das pessoas retirando-lhes direitos. é surreal.
Taxa de desemprego de 3% nos eua mesmo com aquele bocó do Trump como presidente. Crises de 10 em 10 anos lá e de curta duração. Brasil vive em crise desde que me lembro com pequenos períodos raros de crescimento. Capitalismo é cruel mas funciona com taxas de qualidade de vida mais altas do que esse nosso sistema demagógico de bem estar social.
@@epilpstd1 você só esquece uma coisa, nos estados unidos existe troca de poder o tempo todo. olha por exemplo na noruega, finlandia, dinamarca, alemanha, que nesse momento tem aumentado a proteção aos trabalhadores ,todas trabalham o tal sistema de bem estar social que você tá falando. e tem idh (indice de desenvolvimento humano) maior do que os estados unidos. o problema do brasil é que ele nunca mudou o sistema, e o atual sistema vai é agravar mais ainda a desigualdade.
@@fernandoferreiradesouza2278 os países nórdicos são territorialmente pequenos com populações pequenas, aqueles modelos não funcionam aqui. Canadá e Austrália são grandes mas também tem pouca gente. Qual o país desenvolvido mais similar ao Brasil em tamanho e população? China e índia com seus bilhões também não. Só eua mesmo. Não é perfeito mas é melhor do que o Brasil de hoje.
@@epilpstd1 o problema amigo é que a situação tecnológica dos estados unidos é completamente diferente da brasileira. os estados unidos tem como competir no mercado o brasil não. se o brasil abre por completo sua economia sem que haja um forte controle do estado a desigualdade aqui vai aumentar profundamente. o brasil precisa se reestruturar, e uma reforma tributária é fundamental. reforma que seja essa progressiva. aí sim em alguns anos talvez tenhamos sim condições pra competir em pé de igualdade. achar que tomar medidas como a dos americanos hoje nos faria crescer é no mínimo perigoso.
Não, não!!! Vai piorar e muito. As pessoas só vão se dar conta daqui a uns anos a cagada que fizeram, principalmente quem for procurar se aposentar sem registro na carteira. Aumentaram o tempo de contribuição pro pobre conseguir se aposentar, estão tirando os registros e carteira e trabalho, assim vai ser menos tempo de contribuição ainda. Fora o projeto do Bozo para empregaram pessoas de até 55 anos!!! Se bem que no Brasil as empresas já não querem contratar depois dos 35 pois já nos acham velhos.
Quanta besteira! Está crescendo dia a dia a oferta de emprego! A educação e a saúde estão melhorando; vá ver o que o Ministro da Infra-estrutura está fazendo... Pelo jeito ela está fazendo um discurso atrasado da era PT.
Nossa difícil de entender, ela quer explicar porem mistura segurança com economia, baseada em um forte viés preconceituoso de esquerda, o Brasil já estava destruído antes de Bolsonaro.
A temática é imprescindível para a sociedade brasileira, no entanto a palestrante falou "o mesmo do mesmo" não trouxe nada novo, uma abordagem rasa do assunto.
@@carloseduardosilva317 Sou economista, e te garanto que neoliberalismo não existe; isso foi uma palavra inventada por esquerdistas pra agredir o único sistema econômico que já produziu e gerou renda, mesmo com todos os seus defeitos, todas as outras tentativas falharam, como estratégia de sobrevivência a esquerda passou a chamar todo mundo de malabarista, trapezista, neonazista e coisas absurdas do tipo pra fugir da discussão da economia onde tudo que a esquerda toca vira merda; Venezuela,Cuba, Argentina, Nicaragua, Grecia, Coreia do Norte, Equador, Bolivia, a esquerda destruiu a economia de todos esses países (só pra citar essa década) - esquerdismo é irracional.
@@andreoliveira-th4nw me espanta vc sendo economista usar os msm argumentos que um jovem bolsonarista que acabou de terminar o ensino médio. Vc como economista deve saber que a origem do liberalismo não é pautada só na economia, mas em todos os aspectos sociais. O neoliberalismo não é um conceito criado pela esquerda, mas sim um conceito reformulado pela própria direita enganadora que quer unificar liberalismo econômico e conservadorismo social, dando origem ao famoso "estado fio dental". A negação do óbvio é uma marca gritante dessa direita doentia que governa o Brasil. Pra eles o nazismo é de esquerda, a terra é plana, todo esquerdista é comunista, Lula é o maior bandido da história do Brasil e Bolsonaro e seus filhos são um santo, o capitalismo só traz benefícios, a China é capitalista, devemos combater o marxismo cultural, o Brasil sempre viveu a ameaça comunista e por aí vai. Enfim, quem tá sendo irracional nessa história? Olha quem é o presidente do Brasil e me responde, quem é irracional nessa história? Ah, mano! Por favor!! O Brasil não está seguindo um bom caminho. Qualquer dúvida é só olhar como estão as coisas no Chile. Gerar renda é só um passo do processo, não é o único, tão pouco o mais importante, o mais difícil e principal é distribuir essa renda, para que todo cidadão desfrute desse crescimento, e não só uma parcela privilegiada que enriquece cada vez mais em cima da miséria alheia. Ou lutamos por mais igualdade e justiça social ou então não há o que comemorar. Livre mercado? Conta outra. Me diz quantos desses mega bilionários estão preocupados com o nosso povo. Tô cansado de ver gente se matando pra defender o lado de quem só suga a energia do povo, é acha que eles são os heróis da nação. Chega!! Se os protestos no Chile não são suficientes pra entender que a política de desenvolvimento não se limita a crescimento de PIB, não sei o que mais pode ser.
12 anos é o suficiente para mudar os rumos de um país. O Brasil de 2002 era ruim e em 2014 estava pior. Pode argumentar o tanto que quiser mas o que as pessoas sentem na pele não mente.
@Lucas Correa resumindo então, o sistema em vigor nesse período não funcionou e os culpados são vários. Me parece que uma mudança de atuação política-econômica é bem vinda.
Em 2002 uma geladeira era artigo de luxo. O salário mínimo era na casa de 50 dólares. Não fale besteira. Sabe de onde eu acho que vêm esse tipo de comentário absurdo? Da pauta moral. A maioria dos que defendem a direita atual o fazem por isso, preferem pagar o preço amargo da crise e miséria do que aceitar costumes diferentes. E vou ressaltar aqui que não sou identitario.
O que as pessoas não entendem é o fato do desenvolvimento do Brasil estar atrelado a investimentos feitos pelo Estado. A burguesia brasileira nunca assumiu o papel de investir em tecnologia. Outra coisa, achar que o Estado é sempre o culpado, sinceramente: é burrice! Para esses indico o livro "O Estado Empreendedor". O Estado também é uma instituição que depende das disputas políticas, a meu ver o grande problema é a ausência de controle social sobre o Estado, isto é, faz-se necessário democratização e não privatização.
Máximo para os cincos B's . Para os BANCOS, os BRANCOS, para BAUXITA [mineradores], BÍBLIA [classe média crente] e BALA [militares e coronéis do campo].
Fazer desempregado financiar programa de governo é o maior absurdo que eu já vi nesses tempos que acompanho política. Nunca vi nada mais bizarro que isso.
Eu diria, mais perverso.
@@kappes1972 l
Só.vai mudar quando todos defenderem a constituição..pois nada disso é constitucional..somos um país capitalista com valorização do trabalho humano..logo, não podemos aceitar que a corrupção faça isso com as pessoas, em afronta direta à constituição.
Útil importante relevante excelência
adorei os livros.
Ótima Análise, muito realista !!!
Parabéns Professora Laura Carvalho !!
Um exemplo de mulher. Inteligente, agradável e simples. Nem sobrancelhas Nike ela usa como quase todas as outras. Parabéns!
Tão SIMPLES que entendo como o povo não compreende. Aplaude os açoites porque a mente é escrava e feliz. Pensar é um trabalho difícil.
Sou fã dessa economista.
Uma pessoa que fala essa quantidade de besteiras não é economista! e se for é da unicamp.
@@andreoliveira-th4nw indica um economista bom aí. O Guedes? Ksksk
@@emersonsiqueiramoro além do Guedes, Marcos Lisboa, Gustavo Franco, Samuel Pessoa, Alexandre Schwartsman, Arminio Fraga, Eduardo Gianetti, Eduardo Azevedo, Zeina Latif.....mas se vc quiser estudar em vez de bancar o "esperto" começa pelo Marcos Lisboa tem mto material bom dele aqui no RUclips e ele realmente é gênial.
@@andreoliveira-th4nw vi um vídeo dele no TED. Ele nada fala da dívida pública que consume quase 50% do orçamento (olha a pizza do orçamento de 2018 e observe como foram os nossos gastos). Fica com bla bla bla de previdência social. E não vai na raiz do problema que é a dívida ilegítima da dívida.
O Brasil hoje enxuga os caixas dos bancos e esse dinheiro não é aplicado na base da pirâmide social.
Nem vou ver os outros por esse já sei qual o seu ponto de vista neoliberal. Neoliberalismo está em crise no mundo todo viu. Só alertando. Só é bom para o mercado financeiro. Já que me chamou de esperto olha os vídeos da YT da Maria Lúcia Fatorrelli. E veja o que ela fala da tal dívida pública.
Repeito vc, e não sou inimigo de quem pensa diferente e nem quero ser rs rs, mas pra mim que estudo economia todos os dias desde os meus 19 anos (43 hj) - não existe economista de esquerda, pq nada de esquerda nunca funcionou em lugar nenhum do mundo, até Piketty (q tem um trabalho genial) reconhece isso - apontar que existe desigualdade qqr um faz, só que o socialismo acaba com ela deixando todos igualmente sem comida (exceto o governo) sobre a divida foi o aloprado governo petista que deixou estourar ------ e só pra vc entender, divida pública é a poupança da população e mercado é o conjunto de pessoas e empresas que trabalham, produzem e investem, sim! somos todos nós! - logo vc é contra todo mundo!
laura carvalho para ministra da economia! ❤️
Maravilhoso o posicionamento e oportuno a sensatez da Laura!
Enquanto metade do orçamento for para pagar uma Dívida Pública que nunca foi auditada, enquanto houver perseguição a artistas de rua e camelôs, NÃO ME VENHAM COM ESSA DE ESTADO MÍNIMO!! Só hoje vi mais de 20 seguranças do metrô caçando EMPREENDEDORES POPULARES. A direita é tão ou mais incoerente que a esquerda. Quero ver o que o Pondé tem a dizer sobre isso...
A Laura é uma das brasileiras mais inteligentes que conheço.
Conhece pouco kk
Nem quero nem imaginar como seria a mais burra. Quem defende estado máximo não gosta muito de democracia e nem de liberdade.
UM ESTADO MÍNIMO COM 1.200.000 PRESOS E 700.000 MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS, QUASE 2 MILHÕES DE HOMENS COMENDO, BEBENDO, DORMINDO E, ALGUNS, E MUITOS, GANHANDO SALÁRIOS, MAS, SEM PRODUZIR NADA, O ESTADO MÍNIMO EM TEMPO DE PAZ NÃO VAI AGUENTAR.
Laura divah eterna!!!
O defeito desse video é que ele acaba
Haha Boa! A versão integral do debate também está disponível aqui no canal: ruclips.net/video/D8HaJXn6Zbs/видео.html
Sou a favor de capitalização de previdência social, não acho justo contribuir muito e ser limitado por um teto estabelecido pelo estado e dividir com quem nunca contribuiu com nada. O estado não faz o seu papel com relação a educação e criação de empregos e a maioria não briga por isso.
Genia
perfeito
Análise muito boa e esclarecedora.
Parabéns Laura!! Queremos mais espaços para você e seus colegas que defendem realmente uma política econômica racional no país!
Perfeito!
Muito bom mesmo. Gostaria de saber da Laura sobre a questão do estado máximo para o mercado financeiro também, porque os monopólios brasileiros fazem a festa com o tal do juros altos às custas de compra de títulos da dívida pública.
Noto que a classe média ainda não se deu conta no que a espera; ainda aplaudem um governo que cada vez mais, alarga as distâncias sociais..
bom é governo de esquerda que deixa todos igualmente sem comida?
@@andreoliveira-th4nw por isso vou votar no Bolsonaro 2022
andre oliveira governo Lula foi um suspiro de esperança para o Brasil. Porém o Lula eh egoísta para caralho! Brasileiros! O caminho não eh a direita. A direita só trabalha para o 0,01%, o topo da pirâmide. O caminho eh o centro, a estabilidade!
@@zejean que centro pmdb psdb esses partidos corruptos é esses caras que devem governar o brasil?
@@GABRiEL_SiNCERO alguém nacionalista! Alguém que queira desenvolver o país. Pq esses entreguistas já deu!
Começo a desconfiar de quem construiu este estado de bem estar social, por que parece que ninguém em está interessado em lutar por ele.
Você é brasileiro ??? Então não entendeu seus conterrâneos até hoje...
Bem estar social é PLENO EMPREGO. O resto é dívida que estamos colocando para os nossos filhos.
@@blog8020 - Infelizmente o emprego está se acabando, e mais ainda o pleno...
@@NmlGhl - Não meu filho, o que eu quero é um estado que proteja o cidadão, só quem ganha com o capitalismo são os banqueiros. Aliás, com esse vírus, teria condição da população se tratar ??? Claro que não, então está aí o estado que vocês abominam funcionando. Vai estudar por favor, ou você é mais um daqueles mauricinho, filhinho de papai ???
Exatamente isso que está acontecendo. Muito bem explanado. Parabéns.
Muito bem esplanado!
Obrigado!
Muito bom ouvir analises avançadas por jovens estudiosos dos assuntos sociais e economicos e politicos
Ótima aula.
Belezinha, falou tudinho certinho. Agora mergulha de cabeça na lama da democracia disputando eleições e muda essa realidade pelo menos em um município para começar. O Marx disse que os filósofos pensaram, mas nos cabe transformar e realizar.
defender trabalhador nota 10 agora o resto tem pagar pelos crimes que cometeram.
Estado minimo trata-se de estado menor participação do contribuinte para que um partido transfira renda para seus partidários, e correlegionários e também transferência de ativos brasileiros, para Cuba,Argentina, Venezuela, Bolívia e sempre percentual em contas no estrangeiros para estes políticos que usam socialismo e estado de bem estar social para criar legião que o apoiem e paguem por todos abusos e desvios.
Dias difíceis, precisamos conscientizar o maior número de pessoas possível.
#foraBolsonaro
Ótima análise. Estado mínimo para proletários, Estado máximo para burgueses.
Abandona essas ideias marxistas. Cresça intelectualmente
@@nelsonrs2599 não vejo marxismo no meu comentário, rs. Você é que precisa crescer intelectualmente, criança.
Exatamente!!!
@@joaopedrocardosoarcanjo7630 É por causa desses fedelhos que mal saíram das fraldas que o país entrou nessa merda que estamos vivendo. Eles viviam fazendo arminha com a mão achando que o governo ia se resumir a isso. Eu tenho dó dessa gente quando for "TENTAR" se aposentar. Aliás eu não tenho dó coisa nenhuma, que se danem e na velhice paguem uma arma de verdade e dêem um tiro na cabeça!!!
@@rejannecarvalho88 cara a melhor época é agora, o país quebrou as correntes q o prendiam, o maior ladrão do Brasil está acorrentado. Veja bem. A proposta esquerdista fede. Se vc fala de mim, que mal saí das fraldas, eu espero de vc maturidade e bom senso, para perceber que a proposta esquerdista nada se bom trás
Se o estado esta ruim como esta, imagine diminuindo?
é justamente ele aumentado o que torna as coisas ruins
Fábio sim, fabio se o estado diminui quem entra no lugar dele é a iniciativa privada, voce ja viu empresa privada repassar algo positivo para alguem,ruim por ruim o estado ainda joga migalhas.
@@apenasumrapazlatinoamerica2645 Não sei qual sua idade ou o que já estudou na vida, mas foi justamente a iniciativa privada que fez com que tantos bens de consumo pudessem ser comercializados a custo mais baixo e em maior quantidade. O bem-estar das pessoas, nos dias de hoje, vêm muito mais disso do que das "migalhas" jogadas pelo Estado.
Fábio , ok, entao votem no doria em 2022 e em 2024 vejam o que aconteceu num pais de economia neoliberal, só observo...... entregar o estado a iniciativa privada é entregar o que resta na mão de um capital fantasma , ninguem sabe , ninguem viu.....
Concordo porque quando privatizou o setor elétrico, a conta de luz tá da cor do ouro muito cara.
Merecia no minimo um milhão de curtidas!
Tudo que é privatizado é pior que o público. Menos eficiente, serviço pior. ...
Laura, vc é o máximo.. Mulher linda, inteligente e combativa a favor da igualdade social..
✊🏾💗✊🏻
É A COVARDIA TOTAL, ESTES QUE ESTÃO FAZENDO ISTO IRÃO PAGAR CARO POR ISTO!!!!!!!!!!!!!
Estado mínimo para a maioria... Estado MÁXIMO para uma minoria... E cadê o imposto MÍNIMO!!!!
Gostei da última parte do seu comentário. Lute apenas por ela que o resto é uma merda, certo?
Tudo verdade
Compartilho da leitura e da projeção de sociedade que resulta do modelo.
O que me instiga é pensar sobre um possível modelo que resulte em outra sociedade.
Pensar também que sociedade seria essa.
Pra você, Laura, quais seriam?
Obs.: não se prenda na necessária obtenção de apoio político para implementar as mudanças, mas parta da realidade. Ferramentas possíveis e uma sociedade ideal.
👏👏👏👏👏
Laura Carvalho é brilhante
Ela é da idéia quebre a perna (impostos abusivos) e lhe dá muletas (benefícios sociais), desculpe Laura mas chega de bancar lagosta pra magistrados.
O problema é que a tecnologia nunca chega na necessária inovação da distribuição de renda...
É verdade, Adilson Almeida. O carro elétrico, a usina nuclear para facilitar a distribuição de água gratuita a milhares de brasileiros, a descoberta do pré-sal que reverteria na sua grande parte para educação e saúde, tudo, tudo destruído em prol do mercado. É uma verdadeira lástima.
Pouco enviesada a palestra 👌🏽
Estado maximo no combate ao crime? Onde?
Percebe-se q essa discussão sobre a automação do trabalho, q tem tido muita atenção de parte da elite econômica nada mais é q uma tentativa de cooptar o debate e controlar que a classe trabalhadora não perceba o óbvio sobre o "problema": só vai faltar emprego e renda, caso essa automatização seja muito ampla, se mantivermos os moldes de carga horária e divisão (aglutinaçao) de lucros por parte das empresas. Se dividir bem o trabalho em carga horária menor, com uma diluição maior dos lucros entre a classe trabalhadora, não vai faltar emprego e dinheiro pra ninguém, e ainda um aumento significativo na qualidade de vida entre a classe trabalhadora. A questão é: quem vai fazer a elite burguesa aceitar repartir lucros, ao invés de substituir o trabalhador por um robô de baixíssimo custo?
Ps: é óbvio q toda simplificação é problemática, a questão é q, ao meu ver, não há discussão sobre o assunto sem q se passe por uma reestruturação geral no sistema de trabalho da sociedade.
Oi Laura,
Essa sua descrição da situação atual não é resultado das gestões anteriores?
Lembre-se que o Bolsonaro tem 1 ano!
É a privatização das empresas e a estatização dos cidadãos!
O mínimo que o povo deveria fazer era se revoltar e partir pra cima destes canalhas que estão no topo do poder ! Mais de 200 milhões de pessoas aceitando serem escravizadas sem reagir !
Estão metendo as mãos no bolso do trabalhador, nunca vi um governo sem nenhuma meta.
GOSTARIA QUE GUEDES VIVESSE UM MÊS COM SALÁRIO MÍNIMO VAI GUEDES
Ele não sobreviveria uma semana!!!
Eu gostaria que gente como vc se mudasse pra Venezuela! - o salário mínimo lá compra cinco ovos.
@@andreoliveira-th4nw De 10 salários minimos pra ele, pra ele pode comprar 50 ovos, pelo menos nao morreira de fome rsrs.
Bom mesmo deve ser viver controlado pelo estado, como os Cubanos vivem. Sem liberdade nem para falar o que pensa. Hoje são mais de 1000 pessoas mortas pela ditadura cubana em 1 semana, apenas por discordar do ditador. Fora as que estão presas.
E Estado Máximo para empresários...😵😵😵😵
Especificamente agro empresários.
Mercado financeiro.
E não foi assim com a Odebrecht, OAS, JBS, UTC, etc...no tempo do Comissariado?
@@dakkar66 Exatamente. União abriu mão de R$ 68,7 bi com desoneração da folha em 5 anos, entre 2012-2017. Pergunta quem foram os beneficiados? Pergunta também quem estava no poder nessa época?
Juscelino Pereira Neto Mistério! Nem viu, ninguém lembra.🤪
O terror estar apenas começando no Brasil.....
Tudo muito triste !!!
O que revolta é que constituição cidadã de 1988 nem foi implementada como deveria ter sido ela está sendo atacada e arrancada do povo brasileiro.
Sem dúvida Jair Bolsonaro e uma versão totalmente piorada de Michel temer.😡💩
O Brasil, amanhã, será o Chile de hoje? 16112019
será muito pior nesse ritmo!
Infelizmente!!!
Seria uma benção de Deus ser como o Chile onde o salário minimo é de 2 mil reais e a carga tributária de 16% do PIB enquanto que no Brasil é 37%
Governo Bolsonaro ,nós livrou de uma bomba !
Mortadela
Que economista delirante.
Boa!
Na verdade, é uma grande chantagem em que o trabalho sairá perdendo. 16112019
E aí? Vamos fazer o quê? Vamos ficar ouvindo?
As reformas já foram aprovadas!!! Podemos até tirar o Bozo, mais as reformas não são canceladas.
@@rejannecarvalho88 acho que nossa forma de fazer política ainda está muito digital. Temos que avançar.
@@brunobezerrabr Exatamente! As pessoas se acomodaram em ficar atrás de um celular e achando que vão mudar alguma coisa.
blz, e o correto seria mais direitos trabalhistas? tipo a clt facista com fgts, que no final das contas tem como propósitos fazer o banco estatal incompetente lucrar mais? no exemplo do uber, oque vcs acham que a empresa iria fazer? repassar a conta pra usuários ou diminuir o lucro?
Hoje estamos em uma mutação, o mundo em conjunto está migrando para um sistema de controle total !
Cada país terá suas funções específicas e prédeterminadas de acordo com o governo geral !
A discussão é apenas quais povos se colocarão em uma posição de controle e quais estarão submissos dentro desta fase de transformação!
Quem produz são pessoas e não o capital. simplesmente retirar direito dos trabalhadores com o argumento de que isso gera empregos é de uma imbecilidade imensa. achar que o tal mercado por si só resolve todas as complexidades de uma economia, em especial de uma economia de baixa produção tecnológica, é tentar ganhar na loteria. nada empírico. e uma coisa muito bacana, desonera todo o capital e ainda retira o que poderia agregar a renda do trabalhador. e ainda se fala em aumentar a renda das pessoas retirando-lhes direitos. é surreal.
Taxa de desemprego de 3% nos eua mesmo com aquele bocó do Trump como presidente. Crises de 10 em 10 anos lá e de curta duração. Brasil vive em crise desde que me lembro com pequenos períodos raros de crescimento. Capitalismo é cruel mas funciona com taxas de qualidade de vida mais altas do que esse nosso sistema demagógico de bem estar social.
@@epilpstd1 você só esquece uma coisa, nos estados unidos existe troca de poder o tempo todo. olha por exemplo na noruega, finlandia, dinamarca, alemanha, que nesse momento tem aumentado a proteção aos trabalhadores ,todas trabalham o tal sistema de bem estar social que você tá falando. e tem idh (indice de desenvolvimento humano) maior do que os estados unidos. o problema do brasil é que ele nunca mudou o sistema, e o atual sistema vai é agravar mais ainda a desigualdade.
@@fernandoferreiradesouza2278 os países nórdicos são territorialmente pequenos com populações pequenas, aqueles modelos não funcionam aqui. Canadá e Austrália são grandes mas também tem pouca gente. Qual o país desenvolvido mais similar ao Brasil em tamanho e população? China e índia com seus bilhões também não. Só eua mesmo. Não é perfeito mas é melhor do que o Brasil de hoje.
@@epilpstd1 o problema amigo é que a situação tecnológica dos estados unidos é completamente diferente da brasileira. os estados unidos tem como competir no mercado o brasil não. se o brasil abre por completo sua economia sem que haja um forte controle do estado a desigualdade aqui vai aumentar profundamente. o brasil precisa se reestruturar, e uma reforma tributária é fundamental. reforma que seja essa progressiva. aí sim em alguns anos talvez tenhamos sim condições pra competir em pé de igualdade. achar que tomar medidas como a dos americanos hoje nos faria crescer é no mínimo perigoso.
@@fernandoferreiradesouza2278 concordo, tem que ser lento. Mesmo apressado o Guedes propõe uma abertura gradual de alguns anos.
Tudo vai continuar pro pobre como sempre foi só que sem os direitos ou seja um escravo raiz
Não, não!!! Vai piorar e muito. As pessoas só vão se dar conta daqui a uns anos a cagada que fizeram, principalmente quem for procurar se aposentar sem registro na carteira. Aumentaram o tempo de contribuição pro pobre conseguir se aposentar, estão tirando os registros e carteira e trabalho, assim vai ser menos tempo de contribuição ainda. Fora o projeto do Bozo para empregaram pessoas de até 55 anos!!! Se bem que no Brasil as empresas já não querem contratar depois dos 35 pois já nos acham velhos.
O lema do governo bozo deveria ser,
" SEUS DIREITOS SÃO PRIVILÉGIOS, E MEUS PRIVILÉGIOS SÃO MEUS DIREITOS"
Quanta besteira! Está crescendo dia a dia a oferta de emprego! A educação e a saúde estão melhorando; vá ver o que o Ministro da Infra-estrutura está fazendo... Pelo jeito ela está fazendo um discurso atrasado da era PT.
Isso se chama baixo índice de poupança nacional!
Nossa difícil de entender, ela quer explicar porem mistura segurança com economia, baseada em um forte viés preconceituoso de esquerda, o Brasil já estava destruído antes de Bolsonaro.
Muito boa a reflexão, parabéns. Os bozos não têm capacidade invectiva para acompanhar um debate de alto nível...
A temática é imprescindível para a sociedade brasileira, no entanto a palestrante falou "o mesmo do mesmo" não trouxe nada novo, uma abordagem rasa do assunto.
Subsídios, programas e isenções saindo da base para o topo da pirâmide: eis o projeto.
Assistido em 16112019
O bem-estar social, no Brasil, não se mostrou sustentável. É interessante, mas faltou planejamento.
Tv BOItempo? kkkk é aqui que se reúnem os Gados da esquerda brasileira então? kkkkkkkkkkkk BOSLONARO 2022!!!!
Os anuncios neo liberais destinados ao consumo são tão obvios e massantes! No youtube.
concordo, pra eles vocês podem "investir" que terão êxito. Agora.. investir o quê?
só pra te avisar. neoliberalismo nem existe!
@@andreoliveira-th4nw existe não. Assim como o neonazismo tbm não existe, são meras falácias. Tá certo!
@@carloseduardosilva317 Sou economista, e te garanto que neoliberalismo não existe; isso foi uma palavra inventada por esquerdistas pra agredir o único sistema econômico que já produziu e gerou renda, mesmo com todos os seus defeitos, todas as outras tentativas falharam, como estratégia de sobrevivência a esquerda passou a chamar todo mundo de malabarista, trapezista, neonazista e coisas absurdas do tipo pra fugir da discussão da economia onde tudo que a esquerda toca vira merda; Venezuela,Cuba, Argentina, Nicaragua, Grecia, Coreia do Norte, Equador, Bolivia, a esquerda destruiu a economia de todos esses países (só pra citar essa década) - esquerdismo é irracional.
@@andreoliveira-th4nw me espanta vc sendo economista usar os msm argumentos que um jovem bolsonarista que acabou de terminar o ensino médio. Vc como economista deve saber que a origem do liberalismo não é pautada só na economia, mas em todos os aspectos sociais. O neoliberalismo não é um conceito criado pela esquerda, mas sim um conceito reformulado pela própria direita enganadora que quer unificar liberalismo econômico e conservadorismo social, dando origem ao famoso "estado fio dental". A negação do óbvio é uma marca gritante dessa direita doentia que governa o Brasil. Pra eles o nazismo é de esquerda, a terra é plana, todo esquerdista é comunista, Lula é o maior bandido da história do Brasil e Bolsonaro e seus filhos são um santo, o capitalismo só traz benefícios, a China é capitalista, devemos combater o marxismo cultural, o Brasil sempre viveu a ameaça comunista e por aí vai. Enfim, quem tá sendo irracional nessa história? Olha quem é o presidente do Brasil e me responde, quem é irracional nessa história? Ah, mano! Por favor!! O Brasil não está seguindo um bom caminho. Qualquer dúvida é só olhar como estão as coisas no Chile. Gerar renda é só um passo do processo, não é o único, tão pouco o mais importante, o mais difícil e principal é distribuir essa renda, para que todo cidadão desfrute desse crescimento, e não só uma parcela privilegiada que enriquece cada vez mais em cima da miséria alheia. Ou lutamos por mais igualdade e justiça social ou então não há o que comemorar. Livre mercado? Conta outra. Me diz quantos desses mega bilionários estão preocupados com o nosso povo. Tô cansado de ver gente se matando pra defender o lado de quem só suga a energia do povo, é acha que eles são os heróis da nação. Chega!! Se os protestos no Chile não são suficientes pra entender que a política de desenvolvimento não se limita a crescimento de PIB, não sei o que mais pode ser.
12 anos é o suficiente para mudar os rumos de um país. O Brasil de 2002 era ruim e em 2014 estava pior. Pode argumentar o tanto que quiser mas o que as pessoas sentem na pele não mente.
@Lucas Correa resumindo então, o sistema em vigor nesse período não funcionou e os culpados são vários. Me parece que uma mudança de atuação política-econômica é bem vinda.
Em 2002 uma geladeira era artigo de luxo. O salário mínimo era na casa de 50 dólares. Não fale besteira.
Sabe de onde eu acho que vêm esse tipo de comentário absurdo? Da pauta moral. A maioria dos que defendem a direita atual o fazem por isso, preferem pagar o preço amargo da crise e miséria do que aceitar costumes diferentes. E vou ressaltar aqui que não sou identitario.
A luta é de classes... o Brasil piorada pela ascensão do facismo evangélico.
O que sempre foi AUSENTE agora eles querem tornar MÍNIMO.
Essa é a vontade dos demônios
A mediocridade e alienação deses palestrantes é gritante. Manipulação e nada mais.
o povo gado NÃO gosta de aprender com pessoas que pensam...e principalmente lúcidas 😣😣🤔
Chega de proteger criminosos... pare de mentir... facistinha...
Faltou mencionar a dívida pública interna, como torniquete para forçar uma situação de crise.
Bom, se continuar assim o povo vai ter que fazer robô pra roubar rico...kkkkk
Essa pessoa fala muito besteira. Discurso prontinho. Péssima e horrível! Trabalha para difundir o ódio e a intolerância.
Muito boa a análise, pena que o vídeo se repetiu no final...
Facismo vc vai ter que falar o que nos qremos e vai ter que aceitar caso contrário usaremos a força
O que as pessoas não entendem é o fato do desenvolvimento do Brasil estar atrelado a investimentos feitos pelo Estado. A burguesia brasileira nunca assumiu o papel de investir em tecnologia. Outra coisa, achar que o Estado é sempre o culpado, sinceramente: é burrice! Para esses indico o livro "O Estado Empreendedor". O Estado também é uma instituição que depende das disputas políticas, a meu ver o grande problema é a ausência de controle social sobre o Estado, isto é, faz-se necessário democratização e não privatização.
Comentário excelente.
Up
"Seus filhos, seus netos, seus bisnetos"
Sua noção de emprego é míope e pobre. Irreal.
#Força STF, Força Gilmar Mendes, DiasToffoli
Máximo para os cincos B's . Para os BANCOS, os BRANCOS, para BAUXITA [mineradores], BÍBLIA [classe média crente] e BALA [militares e coronéis do campo].
"Lamben as botas da nobre enquanto são plebeus."