ótimo vídeo! precisamos de mais conversas "filosóficas" sobre os jogos de tabuleiro. questionar e criticar algo q a gnt gosta, sem misturar as coisas, é uma ótima prática pra isso
Adorei o vídeo, você fala com sinceridade sobre o jogo, apontando tanto os pontos bons como ruins. Isso é importantíssimo, muitas vezes os canais só falam da parte boa
Comecei recentemente no hobby e estou a um tempo querendo comprar o jogo, mas tenho pensado bastante na complexidade para trazer e ensinar novas pessoas. Acho que vou esperar mais um pouco! Valeu, ótimo vídeo.
Valeu pelo feedback Rafael!! Definitivamente se você, e principalmente seu grupo, começaram recentemente no hobby, deveria esperar para pegar o Root. Primeiro identifique o tipo de jogo que realmente curte e o perfil de jogos do seu grupo. O meu grupo não curte assimetrias pesadas e acabou ficando parado. Se seu grupo for mais experiente e gosta desse tipo de jogos, então vai em frente. Recomendo tbm ver vários gameplays e vídeos de como jogar antes de comprar qualquer jogo. Se a explicação no RUclips for muito longa e complexa não recomendo para grupo iniciante 🙌🏼
Aproveita que o jogo tá com 50% na Steam. Pelo aplicativo é muito fácil de aprender. Após algumas partidas você pega tudo e fica fácil de ensinar para os outros jogadores. Root não é nada complicado, a única questão são as regras específicas de cada facção, mas as regras básicas são simples.
Nem é tão complexo de aprender. Os tabuleiros de jogador são bem diretos em dar assistência. Agora ele é um jogo para jogar múltiplas vezes com o emsmo grupo. O complexo dele é quando só uma pessoa engaja em aprender.
Eu acho que a única coisa que "salva" o root é justamente essa complexidade. O jogo em si é extremamente simples. E cada facção tem várias regras para lembrar, mas você não precisa saber tudo das demais, só ter uma ideia do geral de como elas funcionam. Depois de jogar uma ou duas vezes com cada facção, vc já consegue aproveitar o jogo em todo o seu potencial.
“Uma ou duas vezes com cada faccao” isso já dá 8 partidas (jogando duas vezes com cada. O que já é mais vezes do que eu já joguei com meu jogo favorito.
Eu não acho tão difícil de explicar não, eu dou um visão geral pra pessoa, e falo, lê seu tabuleiro de jogador aí, se tiver dúvida me fala que eu te explico, geralmente não tem muitas dúvidas, o tabuleiro de jogador facilita muito a vida, os detalhes mais específicos a pessoa vai pegando conforme for jogando, acho que é assim pra todos os jogos, ninguém entende totalmente a regra na primeira vez que joga, as vezes nem mesmo quem leu o manual hahaha
Em tese isso deveria facilitar, mas pelo menos as minhas experiências não foram boas. Mesmo com o tabuleiro na frente as pessoas tem dificuldade. E o maior desafio é que todos querem entender as outras facções para poder enfrentar apropriadamente. Ai a assimetria pesa.
Não sei se fico assustado ou maravilhado com o que eu acabei de ouvir desse jogo😰 Só sei que eu fiquei ainda mais intrigado pra poder jogar algum dia! Tava pensando em comprar, mas pelo que eu tô vendo esse jogo nunca veria uma mesa com mais de 2 jogadores aqui em casa... Difícil morar no interior do Pará onde o Hobby é quase 0% desenvolvido...
Pelo que eu entendo, a complexidade das facções atrás do tabuleiro não diz sobre o quão difícil é jogar, e sim sobre o quão você conhece o jogo como um todo! Por exemplo, facções com baixa complexidade não precisam entender as outras, é só focar no seu jogo que você tem a possibilidade de ganhar!
Oi Ederson. Na minha forma de ver a complexidade se refere sim as facções em si. Facções como marqueses e rapinas são de baixa complexidade e realmente são as mais simples de jogar. E o que fomenta isso tbm é que não importa a complexidade da sua facção, você tem que entender as outras para jogar. Se não entender você simplesmente não vai saber o que estão fazendo e não será capaz de parar o seu oponente!
@@BoardOfView mas exclusivamente essas duas facções, em questão de tempo são as mais rápidas pra ganhar, exemplo: O malandro e a aliança não tem como ganhar se eles não intervir nas outras facções, já as rapinas e os gatos, são facções que se as outras deixar elas livres, elas ganham automaticamente, na questão de tempo as rapinas em seguida os marqueses são os mais rápidos, as rapinas só precisam prestar atenção no decreto e em entrar em tumulto na hora certa, se ninguém intervir ela está fazendo 10 - 12 ações enquanto as outras estão fazendo 3 - 4 Vira uma bola de neve, por isso entendo que a complexidade pra essas duas seja mais baixas, pois você não precisa se preocupar muito com as outras, já que são elas que vão precisar fazer algo pra te parar e não ao contrário!
O nível de complexidade está relacionando com a quantia de regras e exceções que cada facção tem. O que é MUITO pouco útil na minha opinião. Um critério melhor seria: O quanto você precisa dominar o jogo para conseguir utilizar bem essa facção e ter chance de ganhar. Uma facção que dependa menos de interagir com os demais é mais simples nesse sentido. Mas não é isso que o tabuleiro indica.
Oi Diego. Já joguei. Com e sem expansão. Achei um jogo bom/ok, mas esperava mais. Principalmente porque deckbuilding é um dos meus gêneros favoritos. Até devo fazer um Review do jogo. De tema ele é bem fraco e geralmente curto quando o tema engaja os jogadores e o deckbuilding dele achei desbalanceado. Como todo deck building você depende de uma combinação de fatores para conseguir comprar determinadas cartas, mas no caso dele algumas cartas deixaram os jogadores overpowered e os outros sem ter o que fazer na minha opinião. Meu deckbuilding favorito é o arnak. Além de muito divertido todas as cartas são diferentes e por mais que compre uma carta muito boa, outro jogador pode comprar outra carta que balanceei. Mas varia do estilo de jogador. 🙌🏼
Root apesar de não ser “leve” é um dos mais leves na coleção. Não chega perto de um COIN linha da GMT e que serviu de inspiração. Acho que longe de ser tão complexo, mas claro que é questão de perspectiva.
Não conheço o COIN, mas a complexidade de Root é inegável. Quem já tem muito experiência com jogos consegue entender mais facilmente, mas para uma pessoa mas nova em jogos ou mesmo que já jogue e esteja experimentando de primeira é um desafio. Todas as facções jogam diferente e você tem que entender pelo menos as 4 em jogo para jogar bem. Além disso, o livro das leis de root é um desafio já que a quantidade de detalhes pode fazer algo despercebido. Eu peguei bem porque li os manuais e jogava no app, mas o consenso com as pessoas que conheço que gostam ou tem Root é que é difícil por na mesa.
O Root é um jogo excelente, porém, infelizmente ele tem esse problema de complexidade para explicar as regras. Porém, acho que o maior problema do Root não é as regras e nem o jogo e sim a mania da maioria dos jogadores em querer aprender a jogar sem ler manual ou falar que aprende o jogo durante uma partida.
Cara, eu gostei demais do seu vídeo. Eu amo muito o Root, tenho um carinho enorme por ele e concordo com todos os pontos que você abordou no vídeo. O root pra mim só tem 3 problemas: 1) Explicar as facções para quem está jogando pela primeira vez; 2) Tempo de espera entre os turnos; - Cara, pra mim isso pode matar qualquer jogo de tabuleiro, quando você não tem nada pra fazer durante a vez dos outros jogadores, fica muito chato. Por isso que muitos amigos preferem o Catan ou o Twight Imperium, pq você tem oq fazer enquanto espera. 3) É um jogo de guerra; - Como todo jogo de guerra, você tem que atacar os seus amigos em algum momento e isso pode deixar as pessoas com raiva, se sentirem marcadas, você mesmo se estressa as vezes. Mas tirando esses 3 pontos, é um jogo lindo, "rápido", com várias possibilidades de estratégias. Dá pra se divertir com os amigos. Eu tenho jogado muito mais a versão digital. Acabei de comprar a expansão do Submundo, previsão de chegar amanhã e já estou morrendo de ansiedade.
Oi Leandro!! Primeiro de tudo vê se seu grupo de jogos curte esse tipo de board game para não ficar parado na prateleira! Root, felizmente consegui montar grupo e o Rising Sun acabei me desfazendo por ser um pouco parado. RS vai depender demais do grupo para ser divertido. Já Root é um baita jogo! Outro jogo assimétrico excelente é Schyte. Baita jogo e mesmo repetindo a facção vc não consegue jogar igual devido aos tabuleiros de especialidades. Também recomendo Blood Rage. Todos começam iguais, mas basta por uma carta de melhoria e já se torna assimétrico!
Tem um jogo tbm que ainda não é assimétrico, mas reocmendo ficar de olho. Arnak. Jogão, meu favorito no momento. A expansão líderes vai tornar o jogo assimétrico!
Da uma conferida na série de vídeos do canal que ensina como jogar com cada uma das facções, além do overview das regras. A dos lagartos é muito poderosa depois que domina!
Oi Gabriel, ainda não tive a oportunidade de jogar o vast. Se tiver a oportunidade jogarei, mas juntando os jogos novos meus e do grupo o backlog de jogos por jogar tá grande 😅
Oi Davi! O grupo meio que morreu. Inclusive estou passando minha coleção do root. Adoro o jogo, mas o felizmente tem que se criar um evento todas as vezes que vou jogar.
Ainda tenho uma coleção reduzida de BG. Só os que curto mais. Mas dei uma pausa nas comprar pq os gastos estavam altos 😅 root já vendi há um tempo pq não ia pra mesa
ótimo vídeo! precisamos de mais conversas "filosóficas" sobre os jogos de tabuleiro. questionar e criticar algo q a gnt gosta, sem misturar as coisas, é uma ótima prática pra isso
ótimo video, ajuda a decidir comprar ou não. A maioria das pessoas não dão esse detalhe que só quem joga várias vezes tem.
Adorei o vídeo, você fala com sinceridade sobre o jogo, apontando tanto os pontos bons como ruins. Isso é importantíssimo, muitas vezes os canais só falam da parte boa
Valeu!!! Vou tentar retornar o canal!!
Comecei recentemente no hobby e estou a um tempo querendo comprar o jogo, mas tenho pensado bastante na complexidade para trazer e ensinar novas pessoas. Acho que vou esperar mais um pouco! Valeu, ótimo vídeo.
Valeu pelo feedback Rafael!! Definitivamente se você, e principalmente seu grupo, começaram recentemente no hobby, deveria esperar para pegar o Root. Primeiro identifique o tipo de jogo que realmente curte e o perfil de jogos do seu grupo. O meu grupo não curte assimetrias pesadas e acabou ficando parado. Se seu grupo for mais experiente e gosta desse tipo de jogos, então vai em frente. Recomendo tbm ver vários gameplays e vídeos de como jogar antes de comprar qualquer jogo. Se a explicação no RUclips for muito longa e complexa não recomendo para grupo iniciante 🙌🏼
Aproveita que o jogo tá com 50% na Steam. Pelo aplicativo é muito fácil de aprender. Após algumas partidas você pega tudo e fica fácil de ensinar para os outros jogadores. Root não é nada complicado, a única questão são as regras específicas de cada facção, mas as regras básicas são simples.
Muito obrigada pelo vídeo .
De Portugal
Mas não compararia esse jogo pela complexidade. 🤗
Nem é tão complexo de aprender. Os tabuleiros de jogador são bem diretos em dar assistência. Agora ele é um jogo para jogar múltiplas vezes com o emsmo grupo. O complexo dele é quando só uma pessoa engaja em aprender.
Eu acho que a única coisa que "salva" o root é justamente essa complexidade.
O jogo em si é extremamente simples. E cada facção tem várias regras para lembrar, mas você não precisa saber tudo das demais, só ter uma ideia do geral de como elas funcionam. Depois de jogar uma ou duas vezes com cada facção, vc já consegue aproveitar o jogo em todo o seu potencial.
“Uma ou duas vezes com cada faccao” isso já dá 8 partidas (jogando duas vezes com cada. O que já é mais vezes do que eu já joguei com meu jogo favorito.
@@E77-zf4xz Meu jogo favorito eu tenho quase mais de 100 partidas. O meu segundo favorito tb.
E são 10 facções no Root...
Eu não acho tão difícil de explicar não, eu dou um visão geral pra pessoa, e falo, lê seu tabuleiro de jogador aí, se tiver dúvida me fala que eu te explico, geralmente não tem muitas dúvidas, o tabuleiro de jogador facilita muito a vida, os detalhes mais específicos a pessoa vai pegando conforme for jogando, acho que é assim pra todos os jogos, ninguém entende totalmente a regra na primeira vez que joga, as vezes nem mesmo quem leu o manual hahaha
Em tese isso deveria facilitar, mas pelo menos as minhas experiências não foram boas. Mesmo com o tabuleiro na frente as pessoas tem dificuldade. E o maior desafio é que todos querem entender as outras facções para poder enfrentar apropriadamente. Ai a assimetria pesa.
Aqui no caso eu já aviso, você só vai entender completamente o jogo depois que jogar com todas facções hahahaha
@@joaoemanuel7466 se falar isso aí a galera nem senta na mesa 😂😂😂
me explica entao por favor no discord ?
Eu demorei pra aprender até no app... Jogo é ótimo sem dúvida mas exige dedicação
Não sei se fico assustado ou maravilhado com o que eu acabei de ouvir desse jogo😰
Só sei que eu fiquei ainda mais intrigado pra poder jogar algum dia! Tava pensando em comprar, mas pelo que eu tô vendo esse jogo nunca veria uma mesa com mais de 2 jogadores aqui em casa... Difícil morar no interior do Pará onde o Hobby é quase 0% desenvolvido...
Entre submundo e ribeirinhos, qual vc daria preferência pra comprar primeiro?
Submundo! Sem dúvidas. As facções são melhores e tem outro tabuleiro
Comprei o jogo e cara que jogo divertido.
Root é um jogão. E além de ser complexo se a pessoal dizer besteira ele pode se tornar h em punitivo.
Qual jogo simples de guerra de facções existem além de root?
Eu também gosto muito do Root mas jogo muito pouco.
Posta o link do site que vc usou pra fazer lista!
O site chama Pub Meeple!! Vale a pena testar!
É meu jogo favorito
Se fosse mais para a mesa seria meu número 1 com certeza!
Pelo que eu entendo, a complexidade das facções atrás do tabuleiro não diz sobre o quão difícil é jogar, e sim sobre o quão você conhece o jogo como um todo! Por exemplo, facções com baixa complexidade não precisam entender as outras, é só focar no seu jogo que você tem a possibilidade de ganhar!
Oi Ederson. Na minha forma de ver a complexidade se refere sim as facções em si. Facções como marqueses e rapinas são de baixa complexidade e realmente são as mais simples de jogar. E o que fomenta isso tbm é que não importa a complexidade da sua facção, você tem que entender as outras para jogar. Se não entender você simplesmente não vai saber o que estão fazendo e não será capaz de parar o seu oponente!
@@BoardOfView mas exclusivamente essas duas facções, em questão de tempo são as mais rápidas pra ganhar, exemplo:
O malandro e a aliança não tem como ganhar se eles não intervir nas outras facções, já as rapinas e os gatos, são facções que se as outras deixar elas livres, elas ganham automaticamente, na questão de tempo as rapinas em seguida os marqueses são os mais rápidos, as rapinas só precisam prestar atenção no decreto e em entrar em tumulto na hora certa, se ninguém intervir ela está fazendo 10 - 12 ações enquanto as outras estão fazendo 3 - 4
Vira uma bola de neve, por isso entendo que a complexidade pra essas duas seja mais baixas, pois você não precisa se preocupar muito com as outras, já que são elas que vão precisar fazer algo pra te parar e não ao contrário!
O nível de complexidade está relacionando com a quantia de regras e exceções que cada facção tem. O que é MUITO pouco útil na minha opinião. Um critério melhor seria: O quanto você precisa dominar o jogo para conseguir utilizar bem essa facção e ter chance de ganhar.
Uma facção que dependa menos de interagir com os demais é mais simples nesse sentido. Mas não é isso que o tabuleiro indica.
Experimenta o tiranos de umbraterna
Oi Diego. Já joguei. Com e sem expansão. Achei um jogo bom/ok, mas esperava mais. Principalmente porque deckbuilding é um dos meus gêneros favoritos. Até devo fazer um Review do jogo. De tema ele é bem fraco e geralmente curto quando o tema engaja os jogadores e o deckbuilding dele achei desbalanceado. Como todo deck building você depende de uma combinação de fatores para conseguir comprar determinadas cartas, mas no caso dele algumas cartas deixaram os jogadores overpowered e os outros sem ter o que fazer na minha opinião. Meu deckbuilding favorito é o arnak. Além de muito divertido todas as cartas são diferentes e por mais que compre uma carta muito boa, outro jogador pode comprar outra carta que balanceei. Mas varia do estilo de jogador. 🙌🏼
Root apesar de não ser “leve” é um dos mais leves na coleção. Não chega perto de um COIN linha da GMT e que serviu de inspiração. Acho que longe de ser tão complexo, mas claro que é questão de perspectiva.
Não conheço o COIN, mas a complexidade de Root é inegável. Quem já tem muito experiência com jogos consegue entender mais facilmente, mas para uma pessoa mas nova em jogos ou mesmo que já jogue e esteja experimentando de primeira é um desafio. Todas as facções jogam diferente e você tem que entender pelo menos as 4 em jogo para jogar bem. Além disso, o livro das leis de root é um desafio já que a quantidade de detalhes pode fazer algo despercebido. Eu peguei bem porque li os manuais e jogava no app, mas o consenso com as pessoas que conheço que gostam ou tem Root é que é difícil por na mesa.
O Root é um jogo excelente, porém, infelizmente ele tem esse problema de complexidade para explicar as regras. Porém, acho que o maior problema do Root não é as regras e nem o jogo e sim a mania da maioria dos jogadores em querer aprender a jogar sem ler manual ou falar que aprende o jogo durante uma partida.
@@ricardoferreiradeoliveira4052 exato. Aqui adorei o hábito de sempre ver e mandar os vídeos de como jogar antes.
eu amo esse jogo
Cara, eu gostei demais do seu vídeo. Eu amo muito o Root, tenho um carinho enorme por ele e concordo com todos os pontos que você abordou no vídeo. O root pra mim só tem 3 problemas:
1) Explicar as facções para quem está jogando pela primeira vez;
2) Tempo de espera entre os turnos;
- Cara, pra mim isso pode matar qualquer jogo de tabuleiro, quando você não tem nada pra fazer durante a vez dos outros jogadores, fica muito chato. Por isso que muitos amigos preferem o Catan ou o Twight Imperium, pq você tem oq fazer enquanto espera.
3) É um jogo de guerra;
- Como todo jogo de guerra, você tem que atacar os seus amigos em algum momento e isso pode deixar as pessoas com raiva, se sentirem marcadas, você mesmo se estressa as vezes.
Mas tirando esses 3 pontos, é um jogo lindo, "rápido", com várias possibilidades de estratégias. Dá pra se divertir com os amigos. Eu tenho jogado muito mais a versão digital. Acabei de comprar a expansão do Submundo, previsão de chegar amanhã e já estou morrendo de ansiedade.
Jogando bastante eu tbm enxerguei outro problema. As facções são claramente desbalanceada. Mas mesmo assim é puta divertido. Mas não é pra todo mundo
Estou cogitando comprar ele (root) e o Rising Sun na Black friday
Recomenda algum jogo com essa pegada de facções e diferentes formas de jogar?
Oi Leandro!! Primeiro de tudo vê se seu grupo de jogos curte esse tipo de board game para não ficar parado na prateleira! Root, felizmente consegui montar grupo e o Rising Sun acabei me desfazendo por ser um pouco parado. RS vai depender demais do grupo para ser divertido. Já Root é um baita jogo! Outro jogo assimétrico excelente é Schyte. Baita jogo e mesmo repetindo a facção vc não consegue jogar igual devido aos tabuleiros de especialidades. Também recomendo Blood Rage. Todos começam iguais, mas basta por uma carta de melhoria e já se torna assimétrico!
Tem um jogo tbm que ainda não é assimétrico, mas reocmendo ficar de olho. Arnak. Jogão, meu favorito no momento. A expansão líderes vai tornar o jogo assimétrico!
Vast
A facção dos lagartos então achei impossível de aprender e olha que eu joguei muito no app
Da uma conferida na série de vídeos do canal que ensina como jogar com cada uma das facções, além do overview das regras. A dos lagartos é muito poderosa depois que domina!
Ótimo video! Por acaso chegou a jogar Vast? Se sim, o que achou?
Oi Gabriel, ainda não tive a oportunidade de jogar o vast. Se tiver a oportunidade jogarei, mas juntando os jogos novos meus e do grupo o backlog de jogos por jogar tá grande 😅
Tenho muita vontade de jogar root, mas não é um jogo pra o meu grupo!
Se for de SP, se junte ao nosso grupo no whatsapp! Vamos tirar o Root da prateleira!!
@@BoardOfView tenho interesse, ta de é ainda ?
Oi Davi! O grupo meio que morreu. Inclusive estou passando minha coleção do root. Adoro o jogo, mas o felizmente tem que se criar um evento todas as vezes que vou jogar.
@@BoardOfView ainda tem a coleção ou já vendeu?
Ainda tenho uma coleção reduzida de BG. Só os que curto mais. Mas dei uma pausa nas comprar pq os gastos estavam altos 😅 root já vendi há um tempo pq não ia pra mesa
Bom vídeo cara! me chama para jogar que eu vou. kkkkkkkk
Ahahaha. Partiu! Vamos tirar esse root da prateleira!!
Qual é esse site ?
O de lista de jogos chama pub meeple!!