Obrigado. Eu tento não fazer polêmica num assunto que no meu entender não tem motivo para ser polêmico, mas tem uma galera que curte polemizar, não é meu caso, quero passar longe das tretas da internet. :)
Obrigado. :) Mas não sou não, só tentei fazer algo com lógica, acho que o que eu disse aí vale para todo equipamento, no fim o que vale é ter ou não ter necessidade.
Vídeo maravilhoso. Comprei um fotometro agora depois de 25 anos de profissão. Comprei mais para poder estudar melhor a luz. Não tiro nem coloco uma vírgula nesse vídeo
Obrigado. :) É aquilo, todo equipamento pode ter utilidade se soubermos o que estamos fazendo com ele e se isso trouxer produtividade, qualidade etc. Mas tem gente que acha que tem que comprar por que sim, apenas para ter, e tem youtubers que acham que é obrigação, aí complica, ferramenta só devemos comprar se tiver utilidade, no teu caso, para estudo, está muito certo, estudar, entender etc.
Como sempre Armando com vídeos honestos e claros sobre um assunto que desperta "humores primitivos"... É bem como disse mestre, em estúdio acho válido, agora em eventos como fotojornalismo e esportivos ou de rua dia a dia é desnecessário. Perde o "time" das fotos espontâneas de rua... Obrigado Armando.
Uma dúvida, eu estou com um fotômetro Vivitar Electronic Flashmeter 2 e estou tendo a impressão de que ele está super expondo as minhas fotos. Ele pode estar descalibrado? Ou é pq ele foi fabricado para câmera de filmes e os sensores digitais seriam mais sensíveis a luz?
Fotômetro pode ter um decaimento de desempenho conforme o envelhecimento de sua célula de captação da luz, acontece aos poucos e geralmente são desvios pequenos. Outra coisa é que arquivo digital tem alcance dinâmico maior que filme então há mais informação visual nas sombras o que muitas vezes dá impressão de sobre exposição e já vi gente que cria o costume de expor baseado no fotômetro de mão mas subtraindo 1/3 ou 2/3 de ponto na hora de clicar. Se o desvio está fora desses padrões, talvez a vida útil desse fotômetro já tenha terminado mesmo.
mestre armando , eu concordo em partes , eu penso que o fotometro de mao eh essencial para todas a situacoes aonde vc precisa medir a luz incidente , por exemplo quando comecei a usar o fotometro nas minhas caminhadas na rua , eu passo mais dispercebido , fotometro a luz alta do sol , e a sombra na rua que entro para fotografar , ae eh somente fazer o ajuste na camera sem olhar para ela sabendo quantos pontos tenho que girar para cada lado para ajustar a fotometria , (assunto no sol e na sombra), passei mais dispercebido quando emprestei lentes analogicas aonde ajustava do f na propria lente , que quase nunca precisava olhar para camera obs tendo total controle de F ,VEL e ISO
Excelente vídeo ! Eu tinha algumas dúvidas sobre o fotômetro, acho extremamente importante o conhecimento, porém não sei para o meu fluxo de trabalho seria indispensável, e como vc mesmo já disse em vídeos anteriores se a gente não sabe se precisa, certamente não precisamos 😂. Eu faço ensaios em estúdio e externa. No meu estúdio eu já conheço bem, e já sei a distância e os diafragmas sem precisar fotometrar de forma muito mais precisa.
Para quem trabalha em estúdio eu recomendo bastante o fotômetro de mão, mesmo que hoje seu estúdio esteja bem dominado e controlado, mas sempre pode comprar um equipamento novo ou pode trabalhar em um estúdio locado que não seja o seu, e aí o fotômetro vai ajudar.
Boa noite professor, esqueceu uma área considerável da fotografia, a analógica, muita gente persiste nessa área, um fotômetro ajuda bastante a depender da câmera que usa, abraço.
Não é que eu tenha esquecido, como é um nicho acabei não comentando, e geralmente quem clica com filme já sabe das necessidades o que dispensava em parte o comentário. Sobre analógico ou foto químico, fotografei profissionalmente em filme por muitos anos e em muitas situações não usava fotômetro de mão pois boas câmeras eletrônicas já possuíam nos anos 90 excelentes sistemas de medição, cliquei uns 500 shows de rock em filme e nunca levei fotômetro nesses casos, então isso será verdade se estamos pegando máquinas totalmente manuais, muito antigas, sem eletrônica, aí o fotômetro começa a se tornar realmente importante. E em estúdio, com filme, ele é fundamental.
Eu era um desses, pensava que o fotômetro de mão era mais preciso que o integrado na câmera! Obrigado pelo excelente vídeo e por compartilhar conhecimento conosco!
A questão da precisão é complexa, na verdade se for levar muito a sério, quem tem que ser preciso é o fotógrafo, os instrumentos só fornecem leituras, o importante é o que fazemos com a leitura da luz, e isso é mais importante do que se a leitura da luz veio de equipamento X ou Y.
Que vídeo bom ! Muito esclarecedor para quem tem esse tipo de dúvida. Eu tenho e uso o fotômetro de mão, quando a situação permite, quando não uso o da câmera . Estou naquela pegada que falou, aprender não ocupa espaço. Gosto de estudar e explorar todas as possibilidades dos equipamentos, a gente cresce muito com isso. Mas da pra ser feliz e competente com o que se tem, o importante é aprender. Abraço.
Sempre vejo esse trem aí causando polêmica. Para alguns trabalhos é útil e outros não, muito simples. Tu tratou muito bem da questão. Agradeço pelo vídeo!
Dessa vez tenho que discordar um pouco kkkk Na minha experiência com fotografia eu consigo ser muito mais rápido em grande parte das situações usando o fotômetro de mão. As únicas vezes que uso o fotometro da câmera é para algo que seja realmente muito rápido, como fotografar um pássaro por exemplo, uso inclusive algum em TV ou AV, depende. Mas se vou fotografar uma flor por exemplo, com a medição de luz incidente eu determino o contraste que desejo rapidamente, ficar pensando em quanto tal cor reflete mais... Isso mais atrapalha que ajuda, pelo menos comigo; um clique no fotômetro e outro na câmera, pronto tenho a foto. Sobre a transmissão de luz T, isso não vale apenas para a maior abertura da lente? Então acredito que além do estúdio o fotômetro de mão tem seu espaço em outras áreas da fotografia com certeza.
Olha, tem muita coisa que eu realmente não sabia.rs esclareceu muito sobre o fotômetro, e de forma geral eu tenho um ponto de vista muito similar, claro que vc vai achar pontos fora da curva, tem profissionais que fazem todo tipo de fotografia com fotômetro e o mesmo vale para o inverso, tem gente que utiliza de outros meios até pra fotografia de estúdio e não usa fotômetro, e dentro do que eu conheço eu acredito que sim, existem áreas que vc apontou que é essencial o fotômetro, existem áreas que tanto faz, e áreas que realmente vc não precisa mesmo. Você não deixa de ser fotógrafo por usar ou não usar o fotometro. 😁✌️
Em alguns aspectos sim, em outros não. Conhecimento nunca é demais e sempre podemos tirar lições de processos anteriores, mas adaptações são necessárias. Veja o sistema de zonas, parte de uma lógica de 11 stops, temos câmeras com alcance dinâmico de 13 e até 14 stops hoje, ou seja, podemos ir mais longe do que previa o sistema então temos que ampliar a possibilidade dessa ideia para os dias de hoje. Fotômetro de mão, como falei, em estúdio segue extremamente útil, em outras situações tem técnicas melhores, tudo depende, mas conhecimento nunca é inútil. Mas como falei num vídeo anterior meu, fotografia é mudança, estranho seria se uma técnica com 50 ou mais anos de idade ainda fosse a mais relevante hoje, isso sim seria estranho.
Particularmente, acredito que aprender e compreender o sistema de zonas é importantíssimo para saber "ler" a cena e interpretar até mesmo leitura do fotometro da câmera. É um excelente exercício para aprender a reconhecer as diferenças de luminosidade da cena e como isto afeta na exposição e nas decisões criativas a serem tomadas. Mesmo no digital.
@@fernando_doering olha que interessante. Analisando seu próprio modo de ver o conhecimento, já indica tudo o que o Vernaglia endossou. Conhecimento nunca será inútil, e lhe possibilita usar o cérebro para clarear novas possibilidades de inovações dentro das técnicas "velhas e novas"...
O seu video foi mais elucidativo, mostrou claramente que, apesar de ser um equipamento que muitos "Dinos" ainda usem (Eu me incluo nessa categoria) existem momentos em que ele é necessário e outros momentos que ele seria só um peso na mala do fotógrafo. Tanto o de fotômetro de mão como o da câmera tem suas utilidades, o importante é saber como e quando usar.
Obrigado. A ideia é que é tudo ferramenta, temos que saber para que serve a ferramenta, e se nos servir, aí usamos, nem devemos glorificar ferramentas, nem desprezar, elas estão lá para servir a um propósito, nós é que temos que entender o propósito.
Você deve viver no mundo da chutometria, aquele fotógrafo do tipo clica e olha...clica olha. Vive a mercê do Ttl e não tem criatividade nenhuma. Não sabe resultado das fotos antes de clicar. Vai depender mais da edição do que da luz. Uma grande largatixada pra quem faz foto sem raciocínio técnico nenhum. Muitos são convencidos comprar lente cara, comprar um fotômetro nunca vão, porque sabe que não precisar de curso nenhum mais.
@@junior.oficial você deve ser o tipo de fotógrafo ignorante que vê os videos do Fernando Bagnola (que é um grande mestre, um cara que eu considero muito) e se acha o cara... vc nem me conhece e fala besteiras, vc deve ser uma dessas largatixas que infestam o mundo da fotografia com fotos copiadas e repetindo conceitos que nem deve entender direito... aproveite sua vida, vai estudar e tentar aprender a ser gente.
Não sei se é por aí... pensando aqui na comparação, afinal a câmera tem fotômetro também, apenas o de mão é que tem usos mais restritos, assim como uma partitura tem versões impressas e online, existem cifras e tablaturas, ferramentas diferentes para objetivos similares, talvez...
@@ArmandoVernagliaJunior mas me refiro quanto a reprodução da luz exata, haha já que só posso reproduzir uma perfeitamente sem conhecer, com a partitura que dá o tempo.. assim como reproduzir a msm luz em um outro momento.. pelo menos foi assim que entendi. Mas entendi seu ponto de vista tbm hahaha grato pela atenção em responder sou teu fan! Aprendo MT ctg.
Levei meia hora entre eu escrever a resposta e me ligar que você estava falando disso, aí voltei aqui para complementar e você já havia feito o complemento. :D :D :D sim, é isso mesmo.
Grande mestre, acabou solucionado todas as minhas duvidas sobre o fotômetro, fiz alguns cursos onde haviam alunos que ficavam exaltados na defesa do fotômetro de mão, vários professores não entravam no que alguns alunos falavam e continuavam as aulas, acredito que esses alunos já eram profissionais e queriam o certificado . Mas voltando ao video, tenho que te agradecer, pois sou amador e tiro fotos simplesmente para fugir da depressão, pelo menos para mim isso funciona, tiro fotos de minha família, da natureza e de lugares, ficava na duvida de como usar o fotômetro de mão em festa de criança ou quanto tento fotografar um passarinho ( perdi hoje um beija flor, esse é pior que o pica pau) e agora tenho a importante informação de para mim, pelo o meu uso, não preciso de um fotômetro de mão, mas que esse esse é um importante equipamento para profissionais . Muito obrigado pela informação, é muito importante, acredito que para muitos também .
A fotografia tem um papel interessante em terapias, escrevi alguns artigos sobre isso muitos anos atrás numa revista, foram uns 3 textos sobre estresse e o como uma caminhada fotográfica ou uma sessão de fotos com amigos ou família rendem um alívio interessante, já usei muito para mim mesmo esse efeito também, assim como uso a música com esses objetivos. :)
Como sempre, claro e preciso!! Mas, agora vou ter de estudar mais. RSRSRSRS! Isso não é ruim. Ao contrário! Já estava ficando dependente do fotometro no meu pequeno estúdio caseiro. Mas, agora vou começar a treinar o TTL para setups com três ou mais luzes. Como já estava fácil com o fotômetro, creio que terei alguma dificuldade, não?
Acho que não terá dificuldade, TTL é fácil, assim como flashes manuais com fotômetro de mão, depois de um tempo treinando e alguma lógica no uso, dominamos, ambas são técnicas válidas e vai do conforto de cada um a escolha de qual usar.
Mais um topico interessante Armando, parabens! Eu tenho um, bem simples, confesso que quebra um galho em algumas situacoes mas geralmente nao uso pq gosto de fazer muita foto externa, mudando de posicao constantemente... entao acabaria demorando muito mais usar o fotometro do q a fotometria da camera. Pena que tem muita gente que acha q ter um fotometro eh sinonimo de ser profissional, assim como varios outros acessorios / equipamentos que mostram o quanto voce eh profissional. Complicado o ego fotografico... hehe. Abracos e bom trabalho!
Acho bom é que tem cara com foto de perfil que ta uma bosta, criticando a fala do Armando, que sejamos sincero, é um artista. Se não sabem fazer uma foto de perfil, o que dirá outras foto kkkkk...
Não vejo como polêmico, é só um acessório, e cada um encontra ou não uso para ele dentro das próprias necessidades. Se alguém polemiza equipamento, esse alguém não sou eu. :D
Parabéns professor. É impressionante a forma como fala com propriedade, lucidez, objetividade e ponderação, mas sem ser chato ou arrogante, mesmo em temas essencialmente técnicos. E sempre também levando em conta a realidade de mercado e sem viés publicitário. Obrigado por descomplicar a vida!
preciso, seguro e sem polêmica. show professor Vernaglia
Obrigado. Eu tento não fazer polêmica num assunto que no meu entender não tem motivo para ser polêmico, mas tem uma galera que curte polemizar, não é meu caso, quero passar longe das tretas da internet. :)
bem oq eu penso vc falou. show!!
Obrigado. :)
Muito bom vídeo.
Tem gente que vai cuspir fogo kkk ótimo esclarecimento obrigado Armando
Obrigado. :)
Mais um da fábrica de salsicha, onde fico de braços cruzados
Melhor fase para se ouvir. Nenhum conhecimento é inútil.
vc é muito F..., parabéns Armando
Obrigado. :) Mas não sou não, só tentei fazer algo com lógica, acho que o que eu disse aí vale para todo equipamento, no fim o que vale é ter ou não ter necessidade.
Vídeo maravilhoso. Comprei um fotometro agora depois de 25 anos de profissão. Comprei mais para poder estudar melhor a luz. Não tiro nem coloco uma vírgula nesse vídeo
Obrigado. :) É aquilo, todo equipamento pode ter utilidade se soubermos o que estamos fazendo com ele e se isso trouxer produtividade, qualidade etc. Mas tem gente que acha que tem que comprar por que sim, apenas para ter, e tem youtubers que acham que é obrigação, aí complica, ferramenta só devemos comprar se tiver utilidade, no teu caso, para estudo, está muito certo, estudar, entender etc.
O melhor do YT !!!
Obrigado. :)
Ta aí um tema que era meio "místico" pra mim!!! Conteúdo show!!!
Obrigado. :)
Conteúdo de qualidade altíssima
Obrigado. :)
Linda camiseta =D
Obrigado. :)
Qual a diferença do Minolta Flash Meter V para o Minolta Flash Meter VF ? Qual o melhor?
Bom video, Vernaglia. Desmistifica este equipamento.
A ideia é essa, nem é obrigação, e nem é inútil, tudo depende.
Um video bastante honesto e sensato. Obrigado por compartilha Armando. :)
Obrigado. :)
Como sempre Armando com vídeos honestos e claros sobre um assunto que desperta "humores primitivos"... É bem como disse mestre, em estúdio acho válido, agora em eventos como fotojornalismo e esportivos ou de rua dia a dia é desnecessário. Perde o "time" das fotos espontâneas de rua...
Obrigado Armando.
Eu estou começando na fotografia de gastronomia e me falaram que é bom usar.
Uma dúvida, eu estou com um fotômetro Vivitar Electronic Flashmeter 2 e estou tendo a impressão de que ele está super expondo as minhas fotos. Ele pode estar descalibrado? Ou é pq ele foi fabricado para câmera de filmes e os sensores digitais seriam mais sensíveis a luz?
Fotômetro pode ter um decaimento de desempenho conforme o envelhecimento de sua célula de captação da luz, acontece aos poucos e geralmente são desvios pequenos. Outra coisa é que arquivo digital tem alcance dinâmico maior que filme então há mais informação visual nas sombras o que muitas vezes dá impressão de sobre exposição e já vi gente que cria o costume de expor baseado no fotômetro de mão mas subtraindo 1/3 ou 2/3 de ponto na hora de clicar. Se o desvio está fora desses padrões, talvez a vida útil desse fotômetro já tenha terminado mesmo.
mestre armando , eu concordo em partes , eu penso que o fotometro de mao eh essencial para todas a situacoes aonde vc precisa medir a luz incidente , por exemplo quando comecei a usar o fotometro nas minhas caminhadas na rua , eu passo mais dispercebido , fotometro a luz alta do sol , e a sombra na rua que entro para fotografar , ae eh somente fazer o ajuste na camera sem olhar para ela sabendo quantos pontos tenho que girar para cada lado para ajustar a fotometria , (assunto no sol e na sombra), passei mais dispercebido quando emprestei lentes analogicas aonde ajustava do f na propria lente , que quase nunca precisava olhar para camera obs tendo total controle de F ,VEL e ISO
Excelente vídeo ! Eu tinha algumas dúvidas sobre o fotômetro, acho extremamente importante o conhecimento, porém não sei para o meu fluxo de trabalho seria indispensável, e como vc mesmo já disse em vídeos anteriores se a gente não sabe se precisa, certamente não precisamos 😂. Eu faço ensaios em estúdio e externa. No meu estúdio eu já conheço bem, e já sei a distância e os diafragmas sem precisar fotometrar de forma muito mais precisa.
Para quem trabalha em estúdio eu recomendo bastante o fotômetro de mão, mesmo que hoje seu estúdio esteja bem dominado e controlado, mas sempre pode comprar um equipamento novo ou pode trabalhar em um estúdio locado que não seja o seu, e aí o fotômetro vai ajudar.
Taí, gostei😁
Obrigado. :)
Boa noite professor, esqueceu uma área considerável da fotografia, a analógica, muita gente persiste nessa área, um fotômetro ajuda bastante a depender da câmera que usa, abraço.
Não é que eu tenha esquecido, como é um nicho acabei não comentando, e geralmente quem clica com filme já sabe das necessidades o que dispensava em parte o comentário. Sobre analógico ou foto químico, fotografei profissionalmente em filme por muitos anos e em muitas situações não usava fotômetro de mão pois boas câmeras eletrônicas já possuíam nos anos 90 excelentes sistemas de medição, cliquei uns 500 shows de rock em filme e nunca levei fotômetro nesses casos, então isso será verdade se estamos pegando máquinas totalmente manuais, muito antigas, sem eletrônica, aí o fotômetro começa a se tornar realmente importante. E em estúdio, com filme, ele é fundamental.
Eu era um desses, pensava que o fotômetro de mão era mais preciso que o integrado na câmera!
Obrigado pelo excelente vídeo e por compartilhar conhecimento conosco!
A questão da precisão é complexa, na verdade se for levar muito a sério, quem tem que ser preciso é o fotógrafo, os instrumentos só fornecem leituras, o importante é o que fazemos com a leitura da luz, e isso é mais importante do que se a leitura da luz veio de equipamento X ou Y.
Ótimo vídeo! A propósito, o novo setup de gravação utilizados nos últimos vídeos ficou muito bom!
Obrigado. :)
Que vídeo bom ! Muito esclarecedor para quem tem esse tipo de dúvida. Eu tenho e uso o fotômetro de mão, quando a situação permite, quando não uso o da câmera . Estou naquela pegada que falou, aprender não ocupa espaço. Gosto de estudar e explorar todas as possibilidades dos equipamentos, a gente cresce muito com isso. Mas da pra ser feliz e competente com o que se tem, o importante é aprender. Abraço.
Armando, para quem trabalha com fotografia de alimentos é necessário??
Depende, se usa flashes de estúdio, sim, se usa flashes dedicados ou luz contínua, não.
Sempre vejo esse trem aí causando polêmica. Para alguns trabalhos é útil e outros não, muito simples. Tu tratou muito bem da questão. Agradeço pelo vídeo!
Pede o leão pra ficar paradinho só pra fazer a medição😁😂🤣👏👏👏
Hahaha... especialmente se ele estiver correndo na direção de quem está fotografando.
@@ArmandoVernagliaJunior 😁😂🤣
Dessa vez tenho que discordar um pouco kkkk
Na minha experiência com fotografia eu consigo ser muito mais rápido em grande parte das situações usando o fotômetro de mão. As únicas vezes que uso o fotometro da câmera é para algo que seja realmente muito rápido, como fotografar um pássaro por exemplo, uso inclusive algum em TV ou AV, depende. Mas se vou fotografar uma flor por exemplo, com a medição de luz incidente eu determino o contraste que desejo rapidamente, ficar pensando em quanto tal cor reflete mais... Isso mais atrapalha que ajuda, pelo menos comigo; um clique no fotômetro e outro na câmera, pronto tenho a foto. Sobre a transmissão de luz T, isso não vale apenas para a maior abertura da lente?
Então acredito que além do estúdio o fotômetro de mão tem seu espaço em outras áreas da fotografia com certeza.
Valeu!
Olha, tem muita coisa que eu realmente não sabia.rs esclareceu muito sobre o fotômetro, e de forma geral eu tenho um ponto de vista muito similar, claro que vc vai achar pontos fora da curva, tem profissionais que fazem todo tipo de fotografia com fotômetro e o mesmo vale para o inverso, tem gente que utiliza de outros meios até pra fotografia de estúdio e não usa fotômetro, e dentro do que eu conheço eu acredito que sim, existem áreas que vc apontou que é essencial o fotômetro, existem áreas que tanto faz, e áreas que realmente vc não precisa mesmo. Você não deixa de ser fotógrafo por usar ou não usar o fotometro. 😁✌️
Armando, fotômetro de mão, sistemas de zonas e câmeras analógicas são assuntos envelhecidos para os dias atuais?
Em alguns aspectos sim, em outros não. Conhecimento nunca é demais e sempre podemos tirar lições de processos anteriores, mas adaptações são necessárias. Veja o sistema de zonas, parte de uma lógica de 11 stops, temos câmeras com alcance dinâmico de 13 e até 14 stops hoje, ou seja, podemos ir mais longe do que previa o sistema então temos que ampliar a possibilidade dessa ideia para os dias de hoje. Fotômetro de mão, como falei, em estúdio segue extremamente útil, em outras situações tem técnicas melhores, tudo depende, mas conhecimento nunca é inútil. Mas como falei num vídeo anterior meu, fotografia é mudança, estranho seria se uma técnica com 50 ou mais anos de idade ainda fosse a mais relevante hoje, isso sim seria estranho.
Armando Vernaglia Jr obrigado pela resposta e, sobretudo, pela generosidade em atender aos inscritos no canal!
Particularmente, acredito que aprender e compreender o sistema de zonas é importantíssimo para saber "ler" a cena e interpretar até mesmo leitura do fotometro da câmera. É um excelente exercício para aprender a reconhecer as diferenças de luminosidade da cena e como isto afeta na exposição e nas decisões criativas a serem tomadas. Mesmo no digital.
@@fernando_doering olha que interessante. Analisando seu próprio modo de ver o conhecimento, já indica tudo o que o Vernaglia endossou. Conhecimento nunca será inútil, e lhe possibilita usar o cérebro para clarear novas possibilidades de inovações dentro das técnicas "velhas e novas"...
@@fernando_doering Achei interessante esse assunto, principalmente porque não tenho certeza se entendi, haha.
O seu video foi mais elucidativo, mostrou claramente que, apesar de ser um equipamento que muitos "Dinos" ainda usem (Eu me incluo nessa categoria) existem momentos em que ele é necessário e outros momentos que ele seria só um peso na mala do fotógrafo. Tanto o de fotômetro de mão como o da câmera tem suas utilidades, o importante é saber como e quando usar.
Obrigado. A ideia é que é tudo ferramenta, temos que saber para que serve a ferramenta, e se nos servir, aí usamos, nem devemos glorificar ferramentas, nem desprezar, elas estão lá para servir a um propósito, nós é que temos que entender o propósito.
Você deve viver no mundo da chutometria, aquele fotógrafo do tipo clica e olha...clica olha. Vive a mercê do Ttl e não tem criatividade nenhuma. Não sabe resultado das fotos antes de clicar. Vai depender mais da edição do que da luz. Uma grande largatixada pra quem faz foto sem raciocínio técnico nenhum. Muitos são convencidos comprar lente cara, comprar um fotômetro nunca vão, porque sabe que não precisar de curso nenhum mais.
@@junior.oficial você deve ser o tipo de fotógrafo ignorante que vê os videos do Fernando Bagnola (que é um grande mestre, um cara que eu considero muito) e se acha o cara... vc nem me conhece e fala besteiras, vc deve ser uma dessas largatixas que infestam o mundo da fotografia com fotos copiadas e repetindo conceitos que nem deve entender direito... aproveite sua vida, vai estudar e tentar aprender a ser gente.
Levar o fotometro de mão para a trilha só se for um ensaio de moda no meio da floresta. Mesmo assim, talvez nem seja utilizado... rsrs
Então analogamente falando o fotometro é a partitura da fotografia. 🤣❤👌
Não sei se é por aí... pensando aqui na comparação, afinal a câmera tem fotômetro também, apenas o de mão é que tem usos mais restritos, assim como uma partitura tem versões impressas e online, existem cifras e tablaturas, ferramentas diferentes para objetivos similares, talvez...
@@ArmandoVernagliaJunior mas me refiro quanto a reprodução da luz exata, haha já que só posso reproduzir uma perfeitamente sem conhecer, com a partitura que dá o tempo.. assim como reproduzir a msm luz em um outro momento.. pelo menos foi assim que entendi. Mas entendi seu ponto de vista tbm hahaha grato pela atenção em responder sou teu fan! Aprendo MT ctg.
Levei meia hora entre eu escrever a resposta e me ligar que você estava falando disso, aí voltei aqui para complementar e você já havia feito o complemento. :D :D :D sim, é isso mesmo.
assisti esperando algo mais importante do que o obvio apresentado,e tem dias que a noite e foda
O que é óbvio para uns, não é para outros, faz parte.
@@ArmandoVernagliaJunior obvio
Grande mestre, acabou solucionado todas as minhas duvidas sobre o fotômetro, fiz alguns cursos onde haviam alunos que ficavam exaltados na defesa do fotômetro de mão, vários professores não entravam no que alguns alunos falavam e continuavam as aulas, acredito que esses alunos já eram profissionais e queriam o certificado .
Mas voltando ao video, tenho que te agradecer, pois sou amador e tiro fotos simplesmente para fugir da depressão, pelo menos para mim isso funciona, tiro fotos de minha família, da natureza e de lugares, ficava na duvida de como usar o fotômetro de mão em festa de criança ou quanto tento fotografar um passarinho ( perdi hoje um beija flor, esse é pior que o pica pau) e agora tenho a importante informação de para mim, pelo o meu uso, não preciso de um fotômetro de mão, mas que esse esse é um importante equipamento para profissionais .
Muito obrigado pela informação, é muito importante, acredito que para muitos também .
A fotografia tem um papel interessante em terapias, escrevi alguns artigos sobre isso muitos anos atrás numa revista, foram uns 3 textos sobre estresse e o como uma caminhada fotográfica ou uma sessão de fotos com amigos ou família rendem um alívio interessante, já usei muito para mim mesmo esse efeito também, assim como uso a música com esses objetivos. :)
Como sempre, claro e preciso!! Mas, agora vou ter de estudar mais. RSRSRSRS! Isso não é ruim. Ao contrário! Já estava ficando dependente do fotometro no meu pequeno estúdio caseiro. Mas, agora vou começar a treinar o TTL para setups com três ou mais luzes. Como já estava fácil com o fotômetro, creio que terei alguma dificuldade, não?
Acho que não terá dificuldade, TTL é fácil, assim como flashes manuais com fotômetro de mão, depois de um tempo treinando e alguma lógica no uso, dominamos, ambas são técnicas válidas e vai do conforto de cada um a escolha de qual usar.
Doa o seu fotômetro pra mim! Hauhua brincadeira gostaria de um pra usar!
Forte abraço, like merecido! Conteúdo excelente!
Na descrição do vídeo tem um link para um que está vendendo na Portssar, preço está bom. :)
Ou seja o fotômetro é importante para reprodutibilidade da luz em ambientes controlados.
E no controle de precisão com flashes de estúdio.
Mais um topico interessante Armando, parabens! Eu tenho um, bem simples, confesso que quebra um galho em algumas situacoes mas geralmente nao uso pq gosto de fazer muita foto externa, mudando de posicao constantemente... entao acabaria demorando muito mais usar o fotometro do q a fotometria da camera. Pena que tem muita gente que acha q ter um fotometro eh sinonimo de ser profissional, assim como varios outros acessorios / equipamentos que mostram o quanto voce eh profissional. Complicado o ego fotografico... hehe. Abracos e bom trabalho!
Acho bom é que tem cara com foto de perfil que ta uma bosta, criticando a fala do Armando, que sejamos sincero, é um artista. Se não sabem fazer uma foto de perfil, o que dirá outras foto kkkkk...
Assunto polêmico... Eu particularmente não uso...
Não vejo como polêmico, é só um acessório, e cada um encontra ou não uso para ele dentro das próprias necessidades. Se alguém polemiza equipamento, esse alguém não sou eu. :D
@@ArmandoVernagliaJunior Dizem que quem não, usa não é profissional... O que acha sobre o assunto?
Já sabemos quem deu dislike! Hahahaha
Tenho um grupo de haters de estimação, todo vídeo tem pelo menos 3 ou 4 dislikes... quando não tem acho que errei algo hehehe
Parabéns professor. É impressionante a forma como fala com propriedade, lucidez, objetividade e ponderação, mas sem ser chato ou arrogante, mesmo em temas essencialmente técnicos. E sempre também levando em conta a realidade de mercado e sem viés publicitário. Obrigado por descomplicar a vida!
First
Obrigado. :)