1)Não discutir,menos ainda com professor;evitar conflitos. 2)Fazer amizades com pessoas virtuosas e intelectualmente desenvolvidas; 3)Estudar para passar na prova e depois para aprender de verdade; 4)Montar grupos de estudos acerca de autores importantes; 5)Evitar envolvimento ou discussão sobre partidos políticos; 6)Festas universitárias são INÚTEIS;conversar pessoalmente com pessoas. 7)Preparar-se para o mundo profissional. 8)Não mudar de curso toda hora.Preparar-se para mercado. 9)Universidades brasileiras têm baixo nivel de qualidade na área de humanas.
Vivencio esta triste realidade diariamente... infelizmente o meio universitário é bem pouco receptivo a opiniões distintas do viés esquerdo-progressistas... E é totalmente visível a mudança comportamental do discente universitário: se seus princípios de vida não são fortemente embasados, serão facilmente subvertidos pelo meio ao qual está inserido... Muito obrigado professor Guilherme Freire! Excelente vídeo.
Para quem ainda não passou ou ainda está dentro da Universidade, podem escutar TODOS os conselhos do Guilherme, pura verdade é que ajudaram a vocês. A parte das festinhas universitárias é uma das mais importantes, não teimem com o Guilherme. Fiquem com Deus.
0:28 *Uma coisa q as pessoas acreditam é q todas as opiniões são respeitadas na universidade.* 0:55 *Na maioria das vezes o viés da universidade é de esquerda.* 1:40 *É inútil discutir com o professor. Ele pode simplesmente perseguir o aluno.* 2:00 *Os demais alunos tendem a ficar do lado da autoridade.* 2:50 *Se o aluno partir pro debate, eles vão achar esse espantalho.* 5:10 *O aluno tem q estudar pra passar na prova e depois precisa estudar pra aprender a verdade.* 9:20 *Uma das coisas mais inúteis são as festas de universidade.* ... etc ... +1+1+1+1+1+1+1+1+1...
Estudo em universidade pública e já vi de professor dizendo em sala de aula para "não votar em tal candidato", até panfletos de estudos cristãos sendo rasgados ou rabiscados, etc. Bem complicado.
Tive a graça divina de durante a faculdade conhecer um colega viciado em musculação. Acabei influenciado e durante os anos acadêmicos me dediquei com afinco a isto, raramente bebia álcool e me alimentava bem. A dedicação a uma atividade física, esporte, arte marcial é algo que vai te fornecer disciplina e serve de escudo contra esse monte de incentivos imbecis e mundanos aos quais somos submetidos na vida universitária.
Estou no 3°ano do Ensino Médio e já estou vivenciando discussões em sala de aula, por conta de o professor mostrar apenas um lado do assunto ou mentir sobre dados e fatos históricos. Dicas extremamente boas, com muita sensatez. Obrigada, Guilherme!
Quando eu estava no 3° ano do Ensino Médio ano passado eu discuti com uma professora de esquerda e eu estava conversando com ela sobre a questão da homossexualidade e ela já dizia que a pessoa já nasce assim, no entanto eu dizia que a Bíblia diz que é pecado, mas ele dizia que não temos autoridade para dizer que isso é pecado, então ela dizia que a Bíblia foi escrita por homens e eu falava que está escrito na Bíblia que toda escritura é divinamente inspirada, mas ele falava que nada ou ninguém garante que a Bíblia é mesmo divinamente inspirada e que até eu hoje em dia poderia escrever um livro e dizer que é divinamente inspirado. Eu apresentava alguns motivos para acreditar que a Bíblia é divinamente inspirada, mas era inútil, porque ele já tinha opinião formada sobre isto e não iria mudar.
@@isaquefreitas6547 Meu Senhor , que absurdo tremendo… o pior é que as escolas e universidades estão cheio dessas pessoas, tanto alunos quanto mestres, triste.
@@aemnerual374 Ela já disse coisa pior que isto, pois um dia eu falei com ela na sala de aula sobre a volta de Jesus, apresentei todos os sinais que Jesus falou e que estão acontecendo, e ela mesmo dizendo que acredita em Deus e sendo uma pessoa que se declara cristã falou que Jesus não volta mais, que pode esperar encima de monte e chegou a falar uma frase totalmente Anticristã de que se Jesus aparecer no céu a Nasa metralha ele, para ela a volta de Jesus não é literal, mas apenas simboliza uma vinda simbólica dele para os nossos corações. Eu lembrei que essa fala um tanto blasfema dela lembra o que está escrito em Apocalipse 19:19 lá diz que a besta(Anticristo), os reis da terra e os seus exércitos estarão reunidos para fazerem guerra ao que está assentado sobre o cavalo e o seu exército, ou seja o texto fala de Jesus vindo nós céus e o Anticristo com seus exércitos reunidos para batalharem contra Cristo na batalha de Armagedom, mas o Cordeiro que é Jesus os vencerá.
Ela já incentivou os alunos a fazerem a coisinha (sexo) também, sendo que eles nem são casados e não pretendem casar logo, o que se acontecer na prática se enquadra em fornicação. Infelizmente, tem professores até mesmo nas universidades que incentivam os jovens a levarem uma vida promíscua.
Realmente pode parecer banal, mas sobreviver socialmente na universidade quando vc é pego pelo radar de um professor pode acarretar em uma péssima experiência universitária... Eu sofri uma certa perseguição pelo motivo mais bobo do mundo kkkkk eu fiz duas engenharias, dois anos após me formar em uma eu fiz outra, fiz mais para aproveitar matérias e o tempo livre a noite. Uma professora começou a me perseguir após descobrir que eu já tinha uma formação e trabalhava na minha área, ela se formou em engenharia civil na federal, mas nunca conseguiu fazer mestrado (por ser daquelas alunas q só ficavam em festinhas e outros programas da galerinha fracassada da facu) e por nunca ter conseguido trabalhar na área, ela era professora e não engenheira. Logo eu tive uma péssima experiência com as piadinhas e as tentativas constantes de descredibilizar a mim e minha profissão diante dos meus colegas, em situações onde eu nem me pronunciava, eu sempre tentei ser o mais invisível possível na sala de aula kkkkk.
*Seven Rules for University Life* _- Não debater/tretar inutilmente_ _- Saber como e onde se relacionar com as pessoas_ (não ser um bicho do mato) _- Ser pragmatista do ponto de vista profisional_ (vá catar um bom estágio e lá se dedique) _- Se exercite_ (a carcaça precisa estar em dia) _e "vamo pará" com essa modinha de pipeiro conserva_ _- Termine o que começou: mais vale um passaro na mão do que 2, 3 cursos voando_ _- Universidade: A melhor experiência humana > Prestígio > Baratinho_ _- Faculdade de humanidades não vai. Diplona é só um papel_ (Engenheiro Uber quem nunca viu?)
Não concordo que o diploma seja só uma papel, experimente conseguir atuar em alguma área específica sem diploma! Mas só o diploma depois de ter cursado a faculdade não é suficiente, precisa de habilidades técnicas e pessoais e da experiência profissional, e a experiência adquirimos com um bom estágio! Forte abraço
Como você me tranquilizou com esse vídeo cara... muito obrigado mesmo. Comecei psicologia agora numa federal e logo na primeira semana de aula já percebi muita militância(nem tanto dos professores). Bom... paciência né? Kk
Reparei tudo isso quando comecei a faculdade de economia. Acabei desistindo do curso e descobrindo que seria mais útil estudar uma habilidade mais prática, engenharia, e estudar economia/filosofia por conta. O senhor foi uma das pessoas que me ajudou a perceber isso.
Eu me graduei em uma universidade assim e estou trilhando outra dessa mesma maneira. Evitar gente inútil, tanto professores quanto alunos, é fundamental para conseguir isso. Focar na qualidade das experiências é sempre a chave. Parabéns prof. Freire.
@@lauraarges Sim, siga a sua vocação! Para mim eu acho que faria uma contribuição maior se pudesse cursar psicologia ou direito em uma universidade com boas propostas, como o que temos no Brasil é o contrário, acho mais conveniente aos meus propósitos me tornar uma pessoa bem-sucedida e conseguir ajudar as pessoas de formas mais gerais. Eu levo muito o Jordan Peterson em consideração, queria fazer psicologia por causa dele, sujeito muito inteligente e utiliza o ramo da psicologia da melhor forma possível.
Voltando nesse vídeo após 2 anos e meio na faculdade de Letras. Passar nas disciplinas, para mim, não é realmente um desafio. Difícil é lidar com a militância e suas influências dentro da universidade, sobretudo no meu curso. Muito desgastante. Obrigada pelo vídeo, professor Guilherme. Deus o pague. Edit: Editando porque tive muitas experiências em escolas desde então, sendo supervisionada pelos professores da geração Y que se formaram na última década. O curso só piora, mas consigo lidar melhor agora. Kkkk
Fui obrigado a ler um livro do Cortella na faculdade; um verdadeiro culto a Karl Marx disfarçado de você é o que você faz. Minha professora perguntou o que tinha achado do livro. Disse que era genial e iria comprar todos os livros dele. Entretanto até a leitura foi xerox. Nunca comprei e não pretendo comprar livros do Cortella. Ela ficou alegre. Eu tinha lido Sun Tzu, então fiz o correto.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Excelente!! Vou usar essa: olha, prof. esse autor é genial, mudou a minha vida. Ao sair jogo tudo no lixo do patio kkkkkkkkkkkk
Desde que entrei na universidade, busquei saber como funciona o mesmo curso em universidades de outros países, somente pra ter um senso de medidas. Me interessou muito como o Japão organiza o seu ambiente acadêmico.
Não sei se é uma boa referência... O ensino é de ponta, mas o nível de cobrança é tão alto que acaba gerando problemas psicológicos graves. As taxas de suicídio entre os estudantes são um problema sério no Japão.
Muito Bom o vídeo. Me formei em Letras e na faculdade onde me formei o pensamento de esquerda era dominante.Hoje faço Pós Latu Senso o mesmo viés, mas estudando. E participo de Grupo de Leitura com o Professor Bruno Guimarães aluno do Professor Olavo. Estou lendo livros da Literatura universal.
De fato, dependendo da Universidade que você escolhe, nem mesmo os cursos de tecnologia ou de exatas são grande coisa. Fiz um particular EAD e mais de 50% da chance de você aprender algo depende do seu esforço, de estudar "por fora", correr atrás. Universidade não faz milagre, além da situação atual de calamidade. No fim das contas, pesa o esforço individual.
Obg pelo vídeo. Entrei no curso de medicina ano passado e, embora não tenha relação com política e religião, já tive várias aulas de ciências sociais (sim, ciências sociais numa universidade de medicina) e só há apologia marxista. Neste ano começo o ensino presencial e estou com receio de como será o contato com meus colegas.
Eu faço enfermagem e partilho de algo semelhante. Na grade curricular são obrigatórias algumas disciplinas, como antropologia e sociologia da saúde (basicamente ciências sociais). Não questiono necessariamente a obrigatoriedade delas, mas como são trabalhadas. Faço também licenciatura e todas as matérias até agora que fiz têm uma carga ideológica muito grande. Em uma matéria a professora criticou a Saúde da Mulher ser voltada para a maternidade!
É particular ou federal ? Estava pensando se entro numa de exatas tipo algo ligado a engenharia, e se der numa particular com alguma bolsa, p ver se evita essas coisas. Quero saber se nas particulares de exatas acontece isso tbm? Caso sim seria melhor curso técnico
@@oliveira1650 A minha é federal. É inevitável encontrar professores nesse estilo. Estudo na ufjf, mas meus amigos de exatas de lá não reclamam tanto não. O pior se dá nas disciplinas de humanas. Por outro lado, na Universidade Católica de Petrópolis, alguns amigos seminaristas me disseram que nem ouvem falar de Paulo Freire, por exemplo...
As pessoas que pensam que vão para a universidade em pé de igualdade e é só mostrar a sua qualidade desenganem-se. A universidade é mais sobre nível de estatuto, círculos sociais, dar graxa, concordar com os professores, alinhar com a subjetividade aceite pela elite professorial, ter recursos (carro, próximidade de alojamento, dinheiro para meteriais, etc) para avançar os seus projectos. Se uma pessoa não tem um plano concreto de integração num meio em que o curso é uma das alavancas nem vale a pena estar na faculdade. A vida é um jogo social. Ponto final.
Parabéns Guilherme ,os jovens atuais precisam mais que nunca destes conselhos. Deveras, o ambiente Universitário pode se tornar hostil e até mesmo destrutivo.
Eu tive a sorte de ter Professores com viés mais de Direita, não escancarado e falando disso, mas olhando de forma geral e dando uma opinião pessoal e falando pros alunos buscar estudar os meios. Infelizmente é triste saber que tem Professores militantes forçando sua visão política nos alunos e mostrando que é o certo.
Sou formado em Física, sofri bastante com as militâncias socialistas, até na área da ciências eles se infiltram e tentam manipular professores, pesquisadores, alunos, etc.
@@jonasdavi4832 Infelizmente a área da ciência também está corrompida, porque por mais que fenômenos naturais sejam "absolutos", mas existem algumas cartilhas que determinam o que deve ou não ser divulgado e principalmente a maneira como elas devem ser divulgadas. Exemplo: na parte de filosofia da ciência, existem autores progressistas que defendem "outros olhares" sobre métodos científicos, um deles é Thomas Kuhn que é mais progressista e é enaltecido no meio acadêmico. Embora a ciência seja menos subjetiva, mas a maneira como ela é estudada e a "conveniência" de dados está corrompida.
Desde que eu entrei na universidade, eu praticamente SÓ estudo por fora. Até tem uns conteúdos da universidade que são meio importantes, mas são muito poucos.
Eu tive um incidente desagradável e, por muito menos, o professor me causou transtorno. Na ocasião, ele não havia ensinado a fazer um recurso, matava aulas demais e chegou um dia em sala passando uma avaliação e fazendo deboche. Me levantei e disse que não faria a avaliação e levaria ao conhecimento da Diretoria do departamento jurídico. Então, concordo também que é inútil discutir.
Quase mandando a galera fazer exatas kkk. Brincadeira, mas é triste o nível de marxismo nas universidades, e quantas pessoas se perdem nela, acabam deixando se envolver.
Francamente, com o nível das humanidades no Brasil o que você pode aprender de útil na faculdade em geral é de exatas. A verdadeira intelectualidade de humanas está fora do meio universitário atualmente.
@@lucascruz3977 Concordo, eu fiz um curso de exatas, e por mais que exista influências externas, NÃO HÁ MARXISMO que consiga mudar como as coisas funcionam, não existe um depende nas engenharias, computação, matemática ....
Vocês não ouviram falar em etnocentrismo matemático? Vocês não tem ideia do que vem acontecendo nas univesidades brasileiras. E não só nas públicas! Os tais Planos Político Pedagógicos vem do MEC.
Na verdade tem que confrontar as ideias do professor sua contradições sua incapacidade etc..., fazem isso que ele vai sempre te da 10 em tudo, porque ele vai ter receio do que falar em sala porque você vai tar lá pra confrontar, estude e saiba mais que ele.
"uma experiência social inútil" concordo e - PARA MIM - uma experiência acadêmia inútil também. Sou formada em Letras e NADA do que alcancei profissionalmente é mérito ou pode ser atribuído a qualquer coisa que "estudei" na graduação.
realmente tem esta miltancia equerdopata sim fiz historia licenciatra e basecamente era dividido em area pedagogica e a de historia propriamente dita ...na pedagogica so se falava em paulo freire ,piage ,Vygotsky ,emilia ferreiro e etc todos comunas e na de historia so boris fausto,marx angels,celso furtado ,Milton Almeida dos Santos ,Gilberto Freyre ,
Excelente vídeo, professor. Muito obrigado. Gostaria de lhe perguntar se tem algum pensamento específico para os estudantes de Medicina. No meu entendimento, este vídeo foi direcionado aos cursos das humanidades, mas fico me perguntando quais comentários se aplicam a outras áreas.
@Henrique Avelar Sim, sim, eu tenho percebido há um tempo já no curso como a galera se deixa ser escravizada por ideologias. No meu caso, acontece mais em assuntos relacionados à saúde pública. Os ideais marxistas sempre se mantém, e eu diria inclusive que guiam, até certo ponto, o próprio currículo da faculdade. Felizmente, tenho a oportunidade de correr atrás de várias coisas por fora e ainda há bastante conteúdo do currículo padrão que não é enviesado da forma que costumamos ver. E tenho a grande sorte de ter um grande amigo que pensa como eu e nós aqui, seguidores do canal. Conversamos bastante e temos planos em conjunto pra várias coisas. Amizades assim realmente fazem enorme diferença no dia a dia e te ajudam a superar as dificuldades.
E o Olavo ainda estimula o conflito entre professor e aluno nas universidades. Mas vá conflitar com ele pra vc ver. Nao sei como ainda caem nesse papo de entrar em conflito com professor. Isso na verdade é o EGO DO ALUNO falando. Ele tao egocentrico quanto o professor, so que o professor esta numa posiçao hierarquica superior e isso exige o minimo de maturidade para o aluno entender.
Como sobrevivi à universidade: entrei quieta e saí calada 😂
Akakkaakak tipo isso
Eu tô sendo bem isso hahaha
eu kkk
Esse é o meu plano também kkkkk
Kkkkkkk
1)Não discutir,menos ainda com professor;evitar conflitos.
2)Fazer amizades com pessoas virtuosas e intelectualmente desenvolvidas;
3)Estudar para passar na prova e depois para aprender de verdade;
4)Montar grupos de estudos acerca de autores importantes;
5)Evitar envolvimento ou discussão sobre partidos políticos;
6)Festas universitárias são INÚTEIS;conversar pessoalmente com pessoas.
7)Preparar-se para o mundo profissional.
8)Não mudar de curso toda hora.Preparar-se para mercado.
9)Universidades brasileiras têm baixo nivel de qualidade na área de humanas.
"A festa é uma experiência humana de baixíssima qualidade"
Freire, Guilherme
Se na universidade/faculdade alguém disser pra você que "aqui é um ambiente acolhedor e seguro para você desabafar", CORRA! KKKKKKK
Precisava ver isso 3 anos atrás.
Tarde de mais 😂😂
@@jonasdavi4832 Agora já fui até ameaçada de morte na faculdade porque retruquei uma feminista. Detalhe: faculdade particular de exatas.
@@raquelj.soares2695 sou da área da computação pelo menos aqui ainda está "seguro" na minha região.
@@raquelj.soares2695 qual foi argumentos da feminista?
Muito gente nem percebe, porque não conhece a agenda que está sendo passada.
Vivencio esta triste realidade diariamente... infelizmente o meio universitário é bem pouco receptivo a opiniões distintas do viés esquerdo-progressistas...
E é totalmente visível a mudança comportamental do discente universitário: se seus princípios de vida não são fortemente embasados, serão facilmente subvertidos pelo meio ao qual está inserido...
Muito obrigado professor Guilherme Freire! Excelente vídeo.
@@SkullRojo passou de duas linhas eu não leio
@@SkullRojo cara literalmente existe perseguição.
Para quem ainda não passou ou ainda está dentro da Universidade, podem escutar TODOS os conselhos do Guilherme, pura verdade é que ajudaram a vocês. A parte das festinhas universitárias é uma das mais importantes, não teimem com o Guilherme. Fiquem com Deus.
0:28 *Uma coisa q as pessoas acreditam é q todas as opiniões são respeitadas na universidade.*
0:55 *Na maioria das vezes o viés da universidade é de esquerda.*
1:40 *É inútil discutir com o professor. Ele pode simplesmente perseguir o aluno.*
2:00 *Os demais alunos tendem a ficar do lado da autoridade.*
2:50 *Se o aluno partir pro debate, eles vão achar esse espantalho.*
5:10 *O aluno tem q estudar pra passar na prova e depois precisa estudar pra aprender a verdade.*
9:20 *Uma das coisas mais inúteis são as festas de universidade.*
... etc ...
+1+1+1+1+1+1+1+1+1...
@@lr1179 Poderia desenvolver melhor?
@@rogernevez5187 ele te chamou de herói kkkk
Estudo em universidade pública e já vi de professor dizendo em sala de aula para "não votar em tal candidato", até panfletos de estudos cristãos sendo rasgados ou rabiscados, etc. Bem complicado.
Se este vídeo existisse há 5 anos teria me ajudado muito. Mas consegui sobreviver... Com a saúde mental abalada, mas consegui.
Tive a graça divina de durante a faculdade conhecer um colega viciado em musculação. Acabei influenciado e durante os anos acadêmicos me dediquei com afinco a isto, raramente bebia álcool e me alimentava bem. A dedicação a uma atividade física, esporte, arte marcial é algo que vai te fornecer disciplina e serve de escudo contra esse monte de incentivos imbecis e mundanos aos quais somos submetidos na vida universitária.
Estou no 3°ano do Ensino Médio e já estou vivenciando discussões em sala de aula, por conta de o professor mostrar apenas um lado do assunto ou mentir sobre dados e fatos históricos. Dicas extremamente boas, com muita sensatez. Obrigada, Guilherme!
Quando eu estava no 3° ano do Ensino Médio ano passado eu discuti com uma professora de esquerda e eu estava conversando com ela sobre a questão da homossexualidade e ela já dizia que a pessoa já nasce assim, no entanto eu dizia que a Bíblia diz que é pecado, mas ele dizia que não temos autoridade para dizer que isso é pecado, então ela dizia que a Bíblia foi escrita por homens e eu falava que está escrito na Bíblia que toda escritura é divinamente inspirada, mas ele falava que nada ou ninguém garante que a Bíblia é mesmo divinamente inspirada e que até eu hoje em dia poderia escrever um livro e dizer que é divinamente inspirado. Eu apresentava alguns motivos para acreditar que a Bíblia é divinamente inspirada, mas era inútil, porque ele já tinha opinião formada sobre isto e não iria mudar.
@@isaquefreitas6547 Meu Senhor , que absurdo tremendo… o pior é que as escolas e universidades estão cheio dessas pessoas, tanto alunos quanto mestres, triste.
@@aemnerual374 Ela já disse coisa pior que isto, pois um dia eu falei com ela na sala de aula sobre a volta de Jesus, apresentei todos os sinais que Jesus falou e que estão acontecendo, e ela mesmo dizendo que acredita em Deus e sendo uma pessoa que se declara cristã falou que Jesus não volta mais, que pode esperar encima de monte e chegou a falar uma frase totalmente Anticristã de que se Jesus aparecer no céu a Nasa metralha ele, para ela a volta de Jesus não é literal, mas apenas simboliza uma vinda simbólica dele para os nossos corações. Eu lembrei que essa fala um tanto blasfema dela lembra o que está escrito em Apocalipse 19:19 lá diz que a besta(Anticristo), os reis da terra e os seus exércitos estarão reunidos para fazerem guerra ao que está assentado sobre o cavalo e o seu exército, ou seja o texto fala de Jesus vindo nós céus e o Anticristo com seus exércitos reunidos para batalharem contra Cristo na batalha de Armagedom, mas o Cordeiro que é Jesus os vencerá.
Ela já incentivou os alunos a fazerem a coisinha (sexo) também, sendo que eles nem são casados e não pretendem casar logo, o que se acontecer na prática se enquadra em fornicação. Infelizmente, tem professores até mesmo nas universidades que incentivam os jovens a levarem uma vida promíscua.
Realmente pode parecer banal, mas sobreviver socialmente na universidade quando vc é pego pelo radar de um professor pode acarretar em uma péssima experiência universitária...
Eu sofri uma certa perseguição pelo motivo mais bobo do mundo kkkkk eu fiz duas engenharias, dois anos após me formar em uma eu fiz outra, fiz mais para aproveitar matérias e o tempo livre a noite. Uma professora começou a me perseguir após descobrir que eu já tinha uma formação e trabalhava na minha área, ela se formou em engenharia civil na federal, mas nunca conseguiu fazer mestrado (por ser daquelas alunas q só ficavam em festinhas e outros programas da galerinha fracassada da facu) e por nunca ter conseguido trabalhar na área, ela era professora e não engenheira. Logo eu tive uma péssima experiência com as piadinhas e as tentativas constantes de descredibilizar a mim e minha profissão diante dos meus colegas, em situações onde eu nem me pronunciava, eu sempre tentei ser o mais invisível possível na sala de aula kkkkk.
Sobrevivi a faculdade de Direito, graças a formação religiosa (pentecostal), que meus pais me deram. 🙏🏻🙏🏻
Se a pessoa não tiver uma fé bem estabelecida, a faculdade de Direito estraga o cara.
Pode dizer o pq?@@AndreLuiz-sv5me
Quanto mais ouço sobre a realidade atual mais valorizo a realidade que vivi.
*Seven Rules for University Life*
_- Não debater/tretar inutilmente_
_- Saber como e onde se relacionar com as pessoas_ (não ser um bicho do mato)
_- Ser pragmatista do ponto de vista profisional_ (vá catar um bom estágio e lá se dedique)
_- Se exercite_ (a carcaça precisa estar em dia) _e "vamo pará" com essa modinha de pipeiro conserva_
_- Termine o que começou: mais vale um passaro na mão do que 2, 3 cursos voando_
_- Universidade: A melhor experiência humana > Prestígio > Baratinho_
_- Faculdade de humanidades não vai. Diplona é só um papel_ (Engenheiro Uber quem nunca viu?)
Não concordo que o diploma seja só uma papel, experimente conseguir atuar em alguma área específica sem diploma! Mas só o diploma depois de ter cursado a faculdade não é suficiente, precisa de habilidades técnicas e pessoais e da experiência profissional, e a experiência adquirimos com um bom estágio! Forte abraço
Resumo: seja igual Gödel no circulo de Viena. Perguntaram? Calado, mas assim que sair produz uma tese que acabe com os caras 😅
EXATOOOOOOOO
Qual a treta do Gödel com o Círculo de Viena?
Bixo, belíssima analogia. É exatamente isso.
Concordo com você! Minha nossa senhora, como eu sofri e olha que eu sou uma pessoa muito discreta.
Dicas prudentes! E me parece mesmo que só mudam os endereços, o mundo acadêmico é bastante parecido.
Parabéns!
Como você me tranquilizou com esse vídeo cara... muito obrigado mesmo. Comecei psicologia agora numa federal e logo na primeira semana de aula já percebi muita militância(nem tanto dos professores). Bom... paciência né? Kk
Reparei tudo isso quando comecei a faculdade de economia. Acabei desistindo do curso e descobrindo que seria mais útil estudar uma habilidade mais prática, engenharia, e estudar economia/filosofia por conta. O senhor foi uma das pessoas que me ajudou a perceber isso.
Estou pensando em fazer Economia numa faculdade semipresencial. Não acha que Economia valha a pena fazer?
Eu me graduei em uma universidade assim e estou trilhando outra dessa mesma maneira. Evitar gente inútil, tanto professores quanto alunos, é fundamental para conseguir isso. Focar na qualidade das experiências é sempre a chave. Parabéns prof. Freire.
muito bom o vídeo! enfrento isso na Universidade....psicologia ainda! o negócio é tenso, mas estudo muito por fora! Obrigada pelo conteúdo!
Engraçado que você pode tentar fugir disso indo para biológicas ou exatas e do mesmo jeito terá esse viés revolucionário, seu relato é um exemplo.
Até psicologia? O jeito é fazer computação, engenharia ou contabilidade, virar empreendedor e estudar tudo o que eu quiser.
@@guilhermefigueiredo766 eu prefiro exercer o meu trabalho naquilo que é a minha vocação...cuidar das almas!
@@lauraarges Sim, siga a sua vocação! Para mim eu acho que faria uma contribuição maior se pudesse cursar psicologia ou direito em uma universidade com boas propostas, como o que temos no Brasil é o contrário, acho mais conveniente aos meus propósitos me tornar uma pessoa bem-sucedida e conseguir ajudar as pessoas de formas mais gerais. Eu levo muito o Jordan Peterson em consideração, queria fazer psicologia por causa dele, sujeito muito inteligente e utiliza o ramo da psicologia da melhor forma possível.
Voltando nesse vídeo após 2 anos e meio na faculdade de Letras. Passar nas disciplinas, para mim, não é realmente um desafio. Difícil é lidar com a militância e suas influências dentro da universidade, sobretudo no meu curso. Muito desgastante.
Obrigada pelo vídeo, professor Guilherme. Deus o pague.
Edit: Editando porque tive muitas experiências em escolas desde então, sendo supervisionada pelos professores da geração Y que se formaram na última década. O curso só piora, mas consigo lidar melhor agora. Kkkk
Letras tem o agravante dessa galera pós colonialista
Fui obrigado a ler um livro do Cortella na faculdade; um verdadeiro culto a Karl Marx disfarçado de você é o que você faz. Minha professora perguntou o que tinha achado do livro. Disse que era genial e iria comprar todos os livros dele. Entretanto até a leitura foi xerox. Nunca comprei e não pretendo comprar livros do Cortella. Ela ficou alegre. Eu tinha lido Sun Tzu, então fiz o correto.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Excelente!! Vou usar essa: olha, prof. esse autor é genial, mudou a minha vida. Ao sair jogo tudo no lixo do patio kkkkkkkkkkkk
Tem que mentir para eles, assim como eles mentem para gente. Assim fica tudo numa boa.
Genial kkkkkkkkkkkkk
Aproveitando que mês que vem eu entro na faculdade (federal ainda), vou adotar essa tática, a última coisa que eu quero é encrenca ksksks
Desde que entrei na universidade, busquei saber como funciona o mesmo curso em universidades de outros países, somente pra ter um senso de medidas. Me interessou muito como o Japão organiza o seu ambiente acadêmico.
Não sei se é uma boa referência... O ensino é de ponta, mas o nível de cobrança é tão alto que acaba gerando problemas psicológicos graves. As taxas de suicídio entre os estudantes são um problema sério no Japão.
" Uma experiência humana de baixíssima qualidade". Vou usar.
Muito Bom o vídeo. Me formei em Letras e na faculdade onde me formei o pensamento de esquerda era dominante.Hoje faço Pós Latu Senso o mesmo viés, mas estudando. E participo de Grupo de Leitura com o Professor Bruno Guimarães aluno do Professor Olavo. Estou lendo livros da Literatura universal.
Olá! Tudo bem? Tambem estou prestando pra Letras. Sou de sp interior . Onde estudou? Esse prof da pós que sorte você tem!
Rapaz jovem, no entanto, muito maduro e com sábios conselhos.
Dica dada também pelo Padre Paulo Ricardo, preciosíssima! Obrigada por trazer esse esclarecimento.
Professor Guilherme entrega o melhor conteúdo da internet, não tem como, muito bom!
Acabei de entrar na universidade e esse foi o vídeo mais útil possível. Obrigada!
Imagine como sobreviver na educação pública!
Guilherme muito obrigada pelos vídeos extremamente edificantes
De fato, dependendo da Universidade que você escolhe, nem mesmo os cursos de tecnologia ou de exatas são grande coisa. Fiz um particular EAD e mais de 50% da chance de você aprender algo depende do seu esforço, de estudar "por fora", correr atrás. Universidade não faz milagre, além da situação atual de calamidade. No fim das contas, pesa o esforço individual.
Obg pelo vídeo. Entrei no curso de medicina ano passado e, embora não tenha relação com política e religião, já tive várias aulas de ciências sociais (sim, ciências sociais numa universidade de medicina) e só há apologia marxista. Neste ano começo o ensino presencial e estou com receio de como será o contato com meus colegas.
Qual sua universidade meu caro?
Eu faço enfermagem e partilho de algo semelhante. Na grade curricular são obrigatórias algumas disciplinas, como antropologia e sociologia da saúde (basicamente ciências sociais). Não questiono necessariamente a obrigatoriedade delas, mas como são trabalhadas. Faço também licenciatura e todas as matérias até agora que fiz têm uma carga ideológica muito grande. Em uma matéria a professora criticou a Saúde da Mulher ser voltada para a maternidade!
É particular ou federal ? Estava pensando se entro numa de exatas tipo algo ligado a engenharia, e se der numa particular com alguma bolsa, p ver se evita essas coisas. Quero saber se nas particulares de exatas acontece isso tbm? Caso sim seria melhor curso técnico
@@oliveira1650 A minha é federal. É inevitável encontrar professores nesse estilo. Estudo na ufjf, mas meus amigos de exatas de lá não reclamam tanto não. O pior se dá nas disciplinas de humanas. Por outro lado, na Universidade Católica de Petrópolis, alguns amigos seminaristas me disseram que nem ouvem falar de Paulo Freire, por exemplo...
Faço votos de que seja feliz e se mantenha fiel aos seus princípios
As pessoas que pensam que vão para a universidade em pé de igualdade e é só mostrar a sua qualidade desenganem-se. A universidade é mais sobre nível de estatuto, círculos sociais, dar graxa, concordar com os professores, alinhar com a subjetividade aceite pela elite professorial, ter recursos (carro, próximidade de alojamento, dinheiro para meteriais, etc) para avançar os seus projectos. Se uma pessoa não tem um plano concreto de integração num meio em que o curso é uma das alavancas nem vale a pena estar na faculdade. A vida é um jogo social. Ponto final.
Parabéns Guilherme ,os jovens atuais precisam mais que nunca destes conselhos. Deveras, o ambiente Universitário pode se tornar hostil e até mesmo destrutivo.
cara isso e beeen real, ate hj lembro aula de story board e o professor falava direto de representividade chegava a ser chato e infrutifero :/
"Beba água."
Não ironicamente é um excelente conselho. KKKKKKKK
Igual a concurso, responda apenas o que a banca quer ouvir. Pesquise e desenvolva à parte.
Parabéns!!! Nos meus 69 anos de idade você me deixou esperançoso.Há um excelente futuro para o Brasil sim.
Prof Guilherme, obrigado pelas dicas!! Assertividade é tudo!!
Eu tive a sorte de ter Professores com viés mais de Direita, não escancarado e falando disso, mas olhando de forma geral e dando uma opinião pessoal e falando pros alunos buscar estudar os meios.
Infelizmente é triste saber que tem Professores militantes forçando sua visão política nos alunos e mostrando que é o certo.
Fantástico! Orientações muito, muito práticas. 👏👏👏
O homem é preciso, objetivo... inteligente! 🤗☺️
muito útil esse vídeo do Professor Guilherme Freire! Muito bom.
Sou formado em Física, sofri bastante com as militâncias socialistas, até na área da ciências eles se infiltram e tentam manipular professores, pesquisadores, alunos, etc.
Rapaz pensei matéria de física tinha escapado kk
@@jonasdavi4832 Infelizmente a área da ciência também está corrompida, porque por mais que fenômenos naturais sejam "absolutos", mas existem algumas cartilhas que determinam o que deve ou não ser divulgado e principalmente a maneira como elas devem ser divulgadas. Exemplo: na parte de filosofia da ciência, existem autores progressistas que defendem "outros olhares" sobre métodos científicos, um deles é Thomas Kuhn que é mais progressista e é enaltecido no meio acadêmico. Embora a ciência seja menos subjetiva, mas a maneira como ela é estudada e a "conveniência" de dados está corrompida.
@@CanalCoverdoAlto Recomendo um livro chamado a ciência e o mito:
Ciência e Mito: com uma resposta a O Grande Projeto de Stephen Hawking
@@jonasdavi4832 Obrigado irmão.
Desde que eu entrei na universidade, eu praticamente SÓ estudo por fora. Até tem uns conteúdos da universidade que são meio importantes, mas são muito poucos.
Qual curso?
@@jpmisterioman, Letras
@@anaceciliamascarenhas8788 complicado kkkkkk.
Vídeo extremamente necessário para mim que faço humanas numa Federal. Obrigada, Guilherme, por compartilhar seus posicionamentos aqui!
Amei o vídeo, professor! Aqui tem estudantes da UFBA, em Salvador? Se tiver, poderíamos fazer grupo de estudos!
Ótimo vídeo! Queria ter visto antes de ter ido a universidade, mas mesmo com algumas dificuldades estou formada! Graças a Deus!
Começo medicina mês que vêm, wish me luck
Prof o senhor falou tudo. Obrigada por tanto conhecimento! Deus o abençoe!
Ótimo vídeo! Já compartilhei com a minha filha,pois esses ano ela entra na universidade. Obrigada!
O negócio é ver o que há em comum entre com quém nos relacionamos. A coisa fica mais fácil !
Bom saber disso sempre, vou dar meu primeiro passo para o ingresso na universidade essa semana
Prof. Olavo sempre bateu nessa tecla de que devemos estudar o assunto e desmascarar esses vigaristas.
Olavo combate os vigaristas de esquerda mas apoia (e manipula) os da direita
Pois vai! segue o guru da virginia, vai!
@@Beunic1 chola mais bebê
@@luissousa9881 não sei onde
@@investindohoje-f1n eu nem chorei, so disse pra vc seguir
Muito obrigado pelas dicas Guilherme.
Minha universidade tem muita militância, mas, ainda bem, meu instituto de exatas é blindado
Que bom que tô me formando já.
Muito obrigada Guilherme. Esse vídeo é de grande valia.
Como eu precisava desse vídeo!
Eu tive um incidente desagradável e, por muito menos, o professor me causou transtorno. Na ocasião, ele não havia ensinado a fazer um recurso, matava aulas demais e chegou um dia em sala passando uma avaliação e fazendo deboche. Me levantei e disse que não faria a avaliação e levaria ao conhecimento da Diretoria do departamento jurídico. Então, concordo também que é inútil discutir.
Perfeito. Muito obrigada!
Professor,peça para curtir os videos, compartilhar e comentar.
Quase mandando a galera fazer exatas kkk. Brincadeira, mas é triste o nível de marxismo nas universidades, e quantas pessoas se perdem nela, acabam deixando se envolver.
Francamente, com o nível das humanidades no Brasil o que você pode aprender de útil na faculdade em geral é de exatas. A verdadeira intelectualidade de humanas está fora do meio universitário atualmente.
@@lucascruz3977 Concordo, eu fiz um curso de exatas, e por mais que exista influências externas, NÃO HÁ MARXISMO que consiga mudar como as coisas funcionam, não existe um depende nas engenharias, computação, matemática ....
Vocês não ouviram falar em etnocentrismo matemático? Vocês não tem ideia do que vem acontecendo nas univesidades brasileiras. E não só nas públicas! Os tais Planos Político Pedagógicos vem do MEC.
Galera da computação acho que escapa pelo minha experiência...
@@jonasdavi4832 Eu fiz computação também, os professores não eram marxistas, mas tinha uns alunos de DP que sim
Na verdade tem que confrontar as ideias do professor sua contradições sua incapacidade etc..., fazem isso que ele vai sempre te da 10 em tudo, porque ele vai ter receio do que falar em sala porque você vai tar lá pra confrontar, estude e saiba mais que ele.
Ótimo, como sempre :)
"uma experiência social inútil" concordo e - PARA MIM - uma experiência acadêmia inútil também. Sou formada em Letras e NADA do que alcancei profissionalmente é mérito ou pode ser atribuído a qualquer coisa que "estudei" na graduação.
*acadêmica
É aquele negócio: o diploma não ajuda em nada, mas a falta dele pode atrapalhar.
Só dica relevante 👏🏽
Excelente vídeo. Gostaria de tê-lo assistido a uns 15 anos atrás. Mas quem tiver oportunidade, aproveite as dicas.
Há vinte anos, felizmente, a situação era menos caótica e imbecilizante.
Há 20 anos completar o ensino fundamental já era uma raridade.
Muito bom, professor!
Graças a Deus estou saindo dessa realidade !
Excelente!
Manual de Sobrevivência Escolar do Guilherme
Muito obrigado!
realmente tem esta miltancia equerdopata sim fiz historia licenciatra e basecamente era dividido em area pedagogica e a de historia propriamente dita ...na pedagogica so se falava em paulo freire ,piage ,Vygotsky ,emilia ferreiro e etc todos comunas e na de historia so boris fausto,marx angels,celso furtado ,Milton Almeida dos Santos ,Gilberto Freyre ,
seu português é horrível
Guilherme confesso que me acabei de ri ... neste seus vídeo. " substância porcaria nenhuma .... vai beber água" rsrsrsr. Boa!!!!
ótimo vídeo Guilherme!
Excelente vídeo!
Encaminhando para meus filhos já!
Obrigado professor!
Precisava disso muito tempo atrás :(
Ótimo conteúdo 👏🏼👏🏼👏🏼
Muito bom
Graças a Deus fiz exatas, 0 de ideologia.
Ótimos comentários!
esse vídeo tá muito atual.
Parabéns pelo vídeo
Vc poderia citar obras literárias já li algumas obras de Tolken e de C. S. Lewis e vc conhece outras brasileiras ou estrangeiras? Obrigado pelo vídeo.
Parece que vc vai na vertente fantástica. Já leu George Mcdonald? O que vc já leu de Lewis e Tolkien?
É isso aí professor
vc acha que tem tempo para redes sociais nesse meio do estudante de direito?? adorei o vídeo, obrigada :)
Muito bom!
Excelente vídeo, professor. Muito obrigado.
Gostaria de lhe perguntar se tem algum pensamento específico para os estudantes de Medicina. No meu entendimento, este vídeo foi direcionado aos cursos das humanidades, mas fico me perguntando quais comentários se aplicam a outras áreas.
Passo pelo mesmo problema.
@Henrique Avelar Sim, sim, eu tenho percebido há um tempo já no curso como a galera se deixa ser escravizada por ideologias. No meu caso, acontece mais em assuntos relacionados à saúde pública. Os ideais marxistas sempre se mantém, e eu diria inclusive que guiam, até certo ponto, o próprio currículo da faculdade. Felizmente, tenho a oportunidade de correr atrás de várias coisas por fora e ainda há bastante conteúdo do currículo padrão que não é enviesado da forma que costumamos ver. E tenho a grande sorte de ter um grande amigo que pensa como eu e nós aqui, seguidores do canal. Conversamos bastante e temos planos em conjunto pra várias coisas. Amizades assim realmente fazem enorme diferença no dia a dia e te ajudam a superar as dificuldades.
Sábio tu és irmão.
E o Olavo ainda estimula o conflito entre professor e aluno nas universidades. Mas vá conflitar com ele pra vc ver. Nao sei como ainda caem nesse papo de entrar em conflito com professor. Isso na verdade é o EGO DO ALUNO falando. Ele tao egocentrico quanto o professor, so que o professor esta numa posiçao hierarquica superior e isso exige o minimo de maturidade para o aluno entender.
Um erro da galera da direita: buscar o conflito num local que voce nao pode ganhar.
Na área de exatas é só tu ficar na tua que tá de boa. ( tem muita coisa pra estudar, aí quase não temos tempo pra pensar sobre política)
Estudando.