O pior disso tudo é que mesmo havendo um aumento na arrecadação, nada vai mudar na vida do cidadão...Esses paises com os maiores IVAs, são todos extremamentes desenvolvidos com quase todo o imposto voltado para o povo na forma de serviços públicos de qualidade e qualidade de vida....enquanto aqui todo, QUE VIVE NO MUNDO REAL, sabe o que vai acontecer com esse dinheiro...
@@tnas_ Não de forma direita, mas novas regras como aquela que permite prefeitos a aumentar aliquotas apenas por decreto...vão permitir o aumento da arrecadação...
Tiago, sua didática mais uma vez perfeita. Você poderia ir a coletiva de impressa pra explicar a população. Pq o ministro não sabe ne onde ta quando fala.
Obrigada por sua orientação Nao vejo que estejam preocupados. Vom a população Mesmo por que, os envolvidos so pensam neles mesmos e nao Na população que so tem que trabalhar para a ostentação deles Estao criando uma arapuca para os governantes vindouros
Se há corrupção no governo, desvia-se mais dinheiro, então com mais impostos, mais dinheiro no bolso errado. DEVERÍAMOS estar discutindo leis anticorrupção, justiça e segurança, não reforma de tributos. Não adianta pagar mais ou melhor se o dinheiro for pra mãos erradas. No "atual" Brasil, isso é inútil.
Nunca entendi essa obsessão em taxar grandes fortunas ! Não sou rico, mas o sujeito trabalha, empreende e fica muito rico e é obrigado a deixar grande parte da fortuna para o Estado/governo. O Brasil quase não é corrupto.
Thiago, muito obrigada por essa excelente explanação. Eu sou contadora e estou muito preocupada. Como explicar isso ao cliente? No lucro real ainda tem um agrave. Porque é não cumulativo. Há empresas que não pagam porque compram mais que vendem . Preocupante demais . E sinceramente não concordo com essa reforma
E vejo uma questão ainda mais grave nessa reforma. Ela só vai "estourar" por completo quando esse governo não estiver mais ai. A culpa dos 27,5% vai recair em outro governo e o povo, como sempre de memória curta, vai esquecer que foi nesse governo que tudo foi arquitetado. Parabéns pelo vídeo e pelas explicações claras.
No futuro da humanidade vão dizer que o Brasil pagava s imposto e tributos mais elevado da história 😂😂😂😂😂 mais o país era o melhor do mundo , tudo era feito com amor😂😂😂😂
Eu acho que simplificar e o caminho para melhorar, fica facil e transparente cobrar e saber pra onde esta indo.Hoje os Contadores inventam mais que pescador.Mas esse valor e Impossivel e Oligarquico.O Brasil e Capitalista nao e Comunista. Agente nao pode ter um Imperador que pega bolsas de ouro.
Quem é HONESTO não reclama, são reformas necessárias. Se você acha errado então você não é uma pessoa tão honesta, ficou acostumado com a mamata do Bolsonaro.
Do que adianta desburocratizar se aumenta o imposto desse jeito, isso é absurdo, o Brasil virou circo, e o povo é quem ta sendo feito de palhaço, e tem gente que defende isso ainda sem saber na merda q ta se metendo
Amigo, a Reforma Tributária não aumenta a carga tributária, ela será a mesma carga da média entre 2011 e 2019. O que irá acontecer é equalizar a tributação entre os setores. Veja bem, a indústria em alguns produtos chega a pagar 45%. Já os serviços pagam até normalmente até 14,25%. Me diz, você acha isso justo?
@@mauriciodacosta8191 realmente n é justo, porém aí que está amigo, a solução pra isso n é aumentar para o outro setor, e sim diminuir para os dois setores, quanto mais dinheiro na mão do povo ao invés de políticos, melhor.
@@gabrielRodrigues-du5ju entendo perfeitamente, também acharia mais justo pagarmos 10, 15%. No entanto hoje os gastos públicos, sejam para custeio ou para investimentos, são grandes. E veja bem, o custeio (pessoal, pensionistas, aposentados, etc.) do Estado aumenta a cada ano devido as despesas vinculadas, aquelas que não podem ser diminuidas, e portanto as despesas discricionárias, aquelas usadas para investimentos como educação, saúde, infraestrutura, são estranguladas pelas despesas vinculadas. Ou seja, não adianta cortar, pois só se corta investimentos, que são justamente aqueles gastos que aumentam o PIB e melhoram a qualidade de vída da população. Então na situação atual, o melhor a se fazer seria diminuir as exceções para diminuir a alíquota padrão, para chegar 25% e futuramente quem sabe 20%. Mas convenhamos, eu não acredito muito nisso. Espero, mas não acredito.
Estes 27,5% ainda não foram aprovados. O IVA só será totalmente implementado em 2033. Então, a alíquota que for aprovada do IVA (que deve ser algo em torno de 27,5%) será integralmente cobrada a partir de 2033. No caso de inflação não entra nesta conta. O percentual a ser definido é o mesmo. A inflação impacta nos preços dos produtos, não na alíquota de imposto. Claro que, subindo os preços, o valor arrecadado também aumenta mas em termos percentuais é o mesmo. Faz sentido ?
Reforma política é disso que o país precisa!!! Primeiramente cortar pela metade os números de políticos na ativa, incluindo cadeiras de secretário, executivos e participantes da política. Segundo ponto cortar tbm privilégios dados a esses mesmo. Vereadores, vice prefeitos e deputados passando a ser voluntários recebendo apenas o dia trabalhado apenas quando exercer a função ( nesse ponto diminuiriam bastante os números de interesseiros no dinheiro público e gerando oportunidade para realmente a ós interessados a desenvolver o país). Governadores tendo no mínimo 3 anos de curso de economia. Com a bancada cortada pela metade, irá sobrar um grande valor que será usado para criar novos fiscais federais sem antecedentes criminais para cargos fiscais políticos fazendo valer novas leis severas anti corrupção com todas podendo ter a penalidade mínima de 15 a máxima de 30 anos preso por corrupção, sem direito de pisar na rua, sem fiança e após esse tempo trancado ser totalmente excluído de qualquer participação política. Criaria novas salas de votação espalhada no Brasil inteiro para o cidadão decidir leis de grandes importância. Utilizando as umas eletrônicas e sempre com fiscais federais (anti corrupção) fiscalizando essas votaçõe. E tbm tem muitas outras séries de coisas que dão para serem mudadas, para uma melhora significativa que não irei escrever aqui se não daria um livro. Mas deixei apenas as principais. E como eu disse a mudança tem que ser feita na política todos sabemos que o cidadão que bancam esses políticos sem preparo nenhum para governar um país!!! Perdoe meu português mas a mensagem passada dar pra ser compreendida.
muda o giverno e vao cancelar tudo quer apostar e lembre se empresa jamais vai tirar dela mesma e pagar as despesas, todos esses impostos, sem jogar no custo dos servicos, em resumo vai sobrecair para o usuario
O povo continuará pagando o luxo de todos os representantes do estado e o pior é q nao veremos retorno em nosso beneficio. Como sempre. Saude educaçao e infraestrutura. Esse país anda pra trás. Se está ruim hj daqui pra frente só piora. Triste para os nossos filhos. Politicos de merda.
Bom dia! Assisti pela segunda vez, mas tem uma coisa que me intrigou: Em tudo que se fala, o CBS substituirá os impostos Pis, Cofins e IPI. Nada se fala sobre a CSLL e o IR... O que acontecerá, segundo o texto aprovado no senado, com tais impostos IR e CSLL? Grato e parabéns pela explicação.
Olá amigo, sobre essa questão, acredito que o governo será maduro para instituir o imposto sobre lucro e dividendos e diminuir o IRPJ e CSLL sobre lucros reinvestidos. O reinvestimento hoje precisa aumentar para garantirmos um crescimento estavel nos próximos anos.
Se o objetivo é simplificar e desburocratizar o sistema tributário acho que será uma boa reforma, ajustes terão que ser feitos, como em tudo que se faz de novo a norma terá que ser aperfeiçoada, o que não podemos é achar que só existem pontos negativos e que é uma conspiração do governo atual para manipular a economia , sejamos sensatos, acho que temos que ficar ligados para entender todos os pontos da reforma e não sair falando besteira por ai. Parabéns ao T2 educação pelo ótimo conteúdo.
2022: hihihi ovo taxa os ricu . 2023:vamo quebra os pobre tudu. O cara ainda fala que é razoável e esperado. Que vontade é essa pra tentar justificar voto em pqp.
Ou seja, continua o assalto sobre o trabalhador q no final pagará como sempre a conta da turma q defende coletivismo, tudo pelo Estado, nada fora , nada contra. IVA de 30% , no mundo é 5% . Aqui será o pior p variar e tem quem aplauda e acredita q o Estado combate a concentração de renda e desigualdade .
Eu fico extremamente triste em ver o rumo que o meu país está tomando. Isso me define, tristeza. Sinto como se estivesse vendo aquela pessoa que tem o maior potencial do mundo, mas se perde por conta das inúmeras escolhas erradas....
Olha amigo, podemos estar fazendo muitas escolhas erradas, supostamente. No entanto a Reforma Tributária é extremamente positiva para o país. A produtividade que trará é esperado que aumente em 10% do PIB, no mínimo, em 15 anos.
Eu acho que devemos olhar a reforma de maneira mais abrangente possível. - o setor de serviços hoje paga, no máximo 14 e tantos % de imposto, se o IVA for 27,5% vai ser ruim; - carros pagam quase 40% de imposto. Com o novo IVA, o preço tende a cair; - alguns brinquedos tem quase 40% de imposto, outros chegam a 70%, ou seja, vai baratear; - alguns alimentos têm imposto entre 15 a 20%, se eles forem para cesta básica vão pagar zero! Mesmo se eles forem classificados como alíquota reduzida, pagarão algo em torno de 11%; - um celular paga algo próximo a 40% de imposto; - roupas pagam quase 35% - gasolina paga 34% - diesel paga 23%, esse deve aumentar - cimento está na casa dos 38% Enfim, várias coisas ficarão mais baratas, outras várias ficarão mais caras e é isso aí. Não vamos esquecer que existe o simples e, ao que tudo indica, ele vai continuar existindo. A maioria dos empregos está no setor de serviços, de fato, mas temos que levar em conta que o grosso dos empregos são gerados por micro e pequenas empresas, onde muitas delas optam pelo simples. A reforma não é perfeita e acredito que nem teria como ser! Mas entre continuar do jeito que estamos e a reforma, eu entendo que a reforma é benéfica. Sobre a alíquota é bom lembrarmos que nós só não temos a maior do mundo hoje, sem fazer nenhuma reforma, simplesmente porque não temos IVA. Achei um texto no site da Unicamp onde menciona que em 2019, em média, pagamos 43,3% de imposto sobre consumo. A alíquota não será a maior do mundo, ela já é!
@@marcelooliveira1977 O que ocorre é um reequilibro na balança, hoje o setor de serviços ocupa uma importância na economia justamente pelas alíquotas baixíssimas. Lembre-se que a indústria já foi 30% do nosso PIB, e hoje, mesmo sendo em torno de 13%, ainda contribui com mais de 20% da arrecadação.
@@anjos87Faço das minhas palavras as suas. O Brasil já possui a maior carga tributária sobre o consumo, mas hoje nós não temos a transparência necessária para entender. Além disso, hoje os que criticam a suposta maior alíquota do mundo (o que acredito que de fato será), deveriam criticar também as exceções postas, como benefícios para carros flex em montadoras do centro-oeste e nordeste, o que desbalanceia a concorrência e justamente o ponto mais forte da reforma, a neutralidade da tributação na questão dos incentivos fiscais, o que traz ineficiência na escolha da localidade das plantas industriais.
Uma vez que a lei complementar for aprovada, segue para a fase de implementação. O que pode ser feito é rediscutir os setores que teriam alíquota reduzida
Muito boa explicação Dúvidas; o período de vigência/aplicacaçao do IVA não foi alterado no senado para 2 anos ? A alíquota limite do ITCMD não foi alterada para 16% ? Solicito esclarecer.
Empresas que "exportam serviços", hoje tem isenção de alguns impostos (ISS, PIS, etc...) no novo modelo do IVA, continuaria assim, alguma ideia sobre isso?
Para mim nos próimos 2 anos será o de maior percentual de quebradeira de empresas da história. Atualmente muitas empresas sequer conseguem pagar aliquota do simples e estão inadimplentes, imagina quando isso aumentar 200%. Repassar isso integralmente para o cliente (o que a maioria dos pequenos e médios não conseguem fazer para se manter competitivo), vai diminuir signficativamente o faturamento de todo mundo. Essa mudança precisa vir acompanhada de uma verdadeira revolução do compartamento do cidadão frente aos políticos, precisam transitar de torcedores fanáticos idiotas para pessoas consicentes que compreendem verdadeiramente seu papel na moderação do comportamento insidioso da classe política brasileira. Na Suécia tem um IVA alto, mas políticos vão de bicicleta pro trabalho, custeado por ele próprio. Qualquer gasto público não justificável o cara é interpelado na rua. Cobrado de forma firme pelos cidadãos. Aqui no Brasil, pra mimtudo isso é prenúncio de tempos sombrios, porque estamos a anos luz de distancia desse tipo de conduta.
Para mão de quem vai os impostos estaduais e municipais?? Ai é na onde esta o X da questão, quem vai tomar conta desses impostos?? Esses conselhos serão indicado pelo PT? Isso indica que estaremos nas mãos deles, assim como os estados do Nordeste esperando o repasse do Governo. Veja no min 7:17
7 anos de transição é horrivel. A reforma ela tem sim pontos positivos é um bom começo para mudanças significativas na tributação do país, com o passar do tempo devera ser discutido a redução das taxas IVA, mas primeiros vamos simplificar isso logo
@@Rafael13579 kkkkk eu em nenhum momento falei que a reforma é perfeita, mas em comparativo de agora é melhor que nada. Ou voce prefere ficar nessa mesmisse que voce vive desde que voce nasceu?
Eu não entendi algo, eu amo esses assuntos então gosto de ir atrás, vc simulou o imposto que uma empresa de serviços vai pagar com IVA que de acordo com a Fazenda seria 27,5% e aí comparou com o que é feito hoje no exemplo lucro presumido iria de 8,65% para 27,5 % mas aqui nos esquecemos que o imposto pelo que entendi seria cobrado apenas uma vez, ou seja, hoje se uma empresa compra um produto X ela paga no valor daquele produto impostos sobre impostos, e quando ela compra ainda paga mais impostos e quando vende ainda tem que pagar mais 8,65% no caso do exemplo acima, vamos a um exemplo produto A chegou na empresa por R$ 10,00 a esse valor seria acrescido 2,75 aproximadamente e esse produto custaria 12,75 tecnicamente o único imposto desse produto seria R$ 2,75 já que no resto da cadeia produtiva não teria mais impostos. Posso ter entendido errado, mas esse valor presumido pela Fazenda está baseado em tudo que é cobrado hoje.
Muito boa explanação. Quanto à tributação do setor de serviços, só faltou explicar que a IVA Dual é não cumulativo, ou seja, possibilita o aproveitamento de créditos, que podem vir a reduzir a carga tributária.
Potencialmente deve reduzir imposto para outros setores. Por isso o IVA seria de 27,5% Segundo o que foi dito por técnicos da Fazenda, para que a arrecadação seja a mesma o IVA teria de ser 27,5%. Então, sim, potencialmente, há uma redução de impostos em outros setores.
Sua comparação de empresas prestadoras de serviço no lucro presumido x real é bem pela metade né, faltou mencionar se a empresa presta serviços pra outras empresas ou pra consumidor final. Faltou mencionar que o ISS é CUMULATIVO independente de como a empresa apura o IR, e não mencionou se o PIS/COFINS de cada uma vez é cumulativo ou não, e tudo isso faz uma diferença enorme.
REGULAMENTAR AS REDES SOCIAIS, solução encontrada pela esquerda para impedir que as pessoas exponham a corrupção e as falcatruas da política. 1 - O governo atual é de esquerda ou direita? 2 - Quais partidos de esquerda você conhece?
TUDO CERTO, BEM EXPLICADO ETC, O IMPORTANTE É: SE SOMOS 1UM PAÍS E PESSOAS POBRES É CLARO QUE O IMPOSTO TEM E OBRIGATORIAMENTE DEVE SER O MAIS BARATO DO MUNDO ETC POIS O POBRE TEM POUCO DINHEIRO ÓBVIO E TUDO ÓBVIO E ULULANTE E CLARO E EVIDENTE , E DEPOIS ESSE MUNDAREU DE DINHEIRO ARRECADADO TEM QUE SER EMPREGADO EM OBRAS E ETC NO. BRASIL E MUITO BEM SUPERVISIONADO ETC E COM ESSA GANG MUITO NOCIVA EM BRASILIA NÃO DA CERTO ETC, E GRAÇAS A DEUS ATÉ PRA 2026 OU 7 ESSAS CARNIÇAS NÃO ESTARÃO NO PODER E 2030 OU 40 JÁ ESTAREMOS NO REINADO DE JESUS CRISTO E INFINITAS GRAÇAS A DEUS. HALELUYAH .
Uma aula excelente
Muito esclarecedora
Nenhum veículo de mídia dará uma explanação assim
Estamos todos fritos com essa reforma
Nivaldo, valeu pelo feedback! 👏🏻
Nao é imposto. É amor😊
O pior disso tudo é que mesmo havendo um aumento na arrecadação, nada vai mudar na vida do cidadão...Esses paises com os maiores IVAs, são todos extremamentes desenvolvidos com quase todo o imposto voltado para o povo na forma de serviços públicos de qualidade e qualidade de vida....enquanto aqui todo, QUE VIVE NO MUNDO REAL, sabe o que vai acontecer com esse dinheiro...
Na verdade, vai mudar a vida do cidadão sim
Pra pior
Não vai haver aumento na arrecadação, a reforma é neutra do ponto de vista da carga tributária.
@@tnas_ Não de forma direita, mas novas regras como aquela que permite prefeitos a aumentar aliquotas apenas por decreto...vão permitir o aumento da arrecadação...
Vou pra Súecia! 25%. E mais nada! E me devolvem educação segurança, saúde, lazer... Sem comparação!
Nenhum imposto é razoável, absolutamente.
Então sonega 😂😂😂
@@caveiraviva4144 Sim, tem que sonegar mesmo se puder.
Que isso, que vídeo sensacional!!! Didática excelente. Muito obrigado!!!
Agora o povo chora. Apesar de facilitar a burocracia, ficaram muito muito altos os valores.
Tiago, sua didática mais uma vez perfeita. Você poderia ir a coletiva de impressa pra explicar a população. Pq o ministro não sabe ne onde ta quando fala.
Gratidão pelas palavras, bora pra cima 😍🚀
Mto bom. Vou usar suas explicações como tese no meu TCC
Muito esclarecedor o vídeo.
Vamos ter mais uma comprovação da péssima gestão dos enganadores do povo brasileiro. 😢
Valeu demais! 🙏
Ê brasil vei
De que adianta simplificar e aumentar tudo
IVA = IMPOSTO DO AMOR ❤❤❤❤❤❤❤ fazueli vagabundos!!!!!!
Eitaaaa senado, bãozinho, bão Zinho, e vamos enfrente.chorando e gemend
Vim ver seu vídeo pra ver se tinha esperança. Mas agora parece que piorou 😅.
Eita O.O
Obrigada por sua orientação Nao vejo que estejam preocupados. Vom a população Mesmo por que, os envolvidos so pensam neles mesmos e nao
Na população que so tem que trabalhar para a ostentação deles Estao criando uma arapuca para os governantes vindouros
Esclarecedor e aterrorizante!
Se há corrupção no governo, desvia-se mais dinheiro, então com mais impostos, mais dinheiro no bolso errado. DEVERÍAMOS estar discutindo leis anticorrupção, justiça e segurança, não reforma de tributos. Não adianta pagar mais ou melhor se o dinheiro for pra mãos erradas. No "atual" Brasil, isso é inútil.
Precisamos dos 2, um não impede o outro
O que o governo prometeu: "Vamos tributar as grandes fortunas!"
Realidade: Taxa o consumo...🤡🤡🤡
Quem faz as leis tem grandes fortunas!
Nunca entendi essa obsessão em taxar grandes fortunas ! Não sou rico, mas o sujeito trabalha, empreende e fica muito rico e é obrigado a deixar grande parte da fortuna para o Estado/governo. O Brasil quase não é corrupto.
sou contra no EUA eles têm poder de compra e nós não
E o cashback??
Thiago, muito obrigada por essa excelente explanação. Eu sou contadora e estou muito preocupada. Como explicar isso ao cliente? No lucro real ainda tem um agrave. Porque é não cumulativo. Há empresas que não pagam porque compram mais que vendem . Preocupante demais . E sinceramente não concordo com essa reforma
Pois é, mesmo assim é semelhante ao que é praticado na maior parte do mundo e traz uma grande melhora na produtividade do país.
@@mauriciodacosta8191meu filho faça uma pesquisa no Google o imposto do Brasil vai ser um dos mais altos do mundo
Qual o impacto para o simples nacional para uma empresa de serviço?
Concordo, claro! Pago pouco imposto e quero pagar mais... Suave.. Saída pro Brasil? Guarulhos!
"Por que ela é positiva"✍️
E vejo uma questão ainda mais grave nessa reforma. Ela só vai "estourar" por completo quando esse governo não estiver mais ai. A culpa dos 27,5% vai recair em outro governo e o povo, como sempre de memória curta, vai esquecer que foi nesse governo que tudo foi arquitetado. Parabéns pelo vídeo e pelas explicações claras.
Otimo vídeo, bem explicado, parabéns, sobre o serviço fiquei assuntado. Vai ficar caro!
🚀😍
Parabens pela explicação imparcial!!!
Obrigadoo 😍🚀
No futuro da humanidade vão dizer que o Brasil pagava s imposto e tributos mais elevado da história 😂😂😂😂😂 mais o país era o melhor do mundo , tudo era feito com amor😂😂😂😂
Excelente vídeo, muito obrigado. Um ponto, que não muda nada na qualidade do vídeo, claro, mas PIS e COFINS não são impostos, são tributos.
Boa observação
Com o custo Brasil daqui pra frente melhor ou pior é que vamos saber a resposta
Aumentado absurdamente o imposto, muito boa a reforma,ne?
O ruim é que sempre p governo que mais impostos
Eu acho que simplificar e o caminho para melhorar, fica facil e transparente cobrar e saber pra onde esta indo.Hoje os Contadores inventam mais que pescador.Mas esse valor e Impossivel e Oligarquico.O Brasil e Capitalista nao e Comunista. Agente nao pode ter um Imperador que pega bolsas de ouro.
SIMPLESMENTE RIDÍCULO ESSE GOVERNO😂😂😂 É IMPOSSÍVEL REDUZIR IMPOSTOS NO PAÍS, VAI TER O IVA MAIS ELEVADO DA HISTÓRIA HUMANA😂😂😂😂😂😂
Mas a massa dessa categoria de serviço estão enquadrados no simples nacional
Sou contra esta reforma, vai simplificar vai, mas pagaremos muito caro por está simplificação!
Quem é HONESTO não reclama, são reformas necessárias. Se você acha errado então você não é uma pessoa tão honesta, ficou acostumado com a mamata do Bolsonaro.
Parabéns pelo conteúdo enriquecedor! Bem explicado e objetivo!
❤️🚀
Do que adianta desburocratizar se aumenta o imposto desse jeito, isso é absurdo, o Brasil virou circo, e o povo é quem ta sendo feito de palhaço, e tem gente que defende isso ainda sem saber na merda q ta se metendo
Amigo, a Reforma Tributária não aumenta a carga tributária, ela será a mesma carga da média entre 2011 e 2019.
O que irá acontecer é equalizar a tributação entre os setores. Veja bem, a indústria em alguns produtos chega a pagar 45%. Já os serviços pagam até normalmente até 14,25%. Me diz, você acha isso justo?
@@mauriciodacosta8191 realmente n é justo, porém aí que está amigo, a solução pra isso n é aumentar para o outro setor, e sim diminuir para os dois setores, quanto mais dinheiro na mão do povo ao invés de políticos, melhor.
@@gabrielRodrigues-du5ju entendo perfeitamente, também acharia mais justo pagarmos 10, 15%. No entanto hoje os gastos públicos, sejam para custeio ou para investimentos, são grandes. E veja bem, o custeio (pessoal, pensionistas, aposentados, etc.) do Estado aumenta a cada ano devido as despesas vinculadas, aquelas que não podem ser diminuidas, e portanto as despesas discricionárias, aquelas usadas para investimentos como educação, saúde, infraestrutura, são estranguladas pelas despesas vinculadas. Ou seja, não adianta cortar, pois só se corta investimentos, que são justamente aqueles gastos que aumentam o PIB e melhoram a qualidade de vída da população.
Então na situação atual, o melhor a se fazer seria diminuir as exceções para diminuir a alíquota padrão, para chegar 25% e futuramente quem sabe 20%.
Mas convenhamos, eu não acredito muito nisso. Espero, mas não acredito.
@@mauriciodacosta8191 entendi amigo, faz sentido, e infelizmente eu também não espero isso, acho que ninguém espera...
Tiago, dúvida: estes 27,5% é iniciado em 2026 ou 2033?
A inflação não é considerada para compararmos até lá estás porcentagens?
Estes 27,5% ainda não foram aprovados.
O IVA só será totalmente implementado em 2033.
Então, a alíquota que for aprovada do IVA (que deve ser algo em torno de 27,5%) será integralmente cobrada a partir de 2033.
No caso de inflação não entra nesta conta. O percentual a ser definido é o mesmo.
A inflação impacta nos preços dos produtos, não na alíquota de imposto.
Claro que, subindo os preços, o valor arrecadado também aumenta mas em termos percentuais é o mesmo.
Faz sentido ?
Faz sim! Obrigado pelo retorno 👏🏻
Video bom! obrigada
PERDEMO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Professor, muito obrigado
Eu que agradeço 🚀😍
Não conhecia seu trabalho. Ótimo exposição. Novo inscrito.
Obrigadoo😍🚀
isso nao tem a ver com IR ...ainda... pow, nem parece que e brasileiro...
Só para 😊roubar mais 😢,o povo paga como sempre, estamos fodido
Que video bem explicado.. Estava procurando algo assim, muito obrigado!
😍🚀
Reforma política é disso que o país precisa!!!
Primeiramente cortar pela metade os números de políticos na ativa, incluindo cadeiras de secretário, executivos e participantes da política. Segundo ponto cortar tbm privilégios dados a esses mesmo. Vereadores, vice prefeitos e deputados passando a ser voluntários recebendo apenas o dia trabalhado apenas quando exercer a função ( nesse ponto diminuiriam bastante os números de interesseiros no dinheiro público e gerando oportunidade para realmente a ós interessados a desenvolver o país). Governadores tendo no mínimo 3 anos de curso de economia. Com a bancada cortada pela metade, irá sobrar um grande valor que será usado para criar novos fiscais federais sem antecedentes criminais para cargos fiscais políticos fazendo valer novas leis severas anti corrupção com todas podendo ter a penalidade mínima de 15 a máxima de 30 anos preso por corrupção, sem direito de pisar na rua, sem fiança e após esse tempo trancado ser totalmente excluído de qualquer participação política. Criaria novas salas de votação espalhada no Brasil inteiro para o cidadão decidir leis de grandes importância. Utilizando as umas eletrônicas e sempre com fiscais federais (anti corrupção) fiscalizando essas votaçõe. E tbm tem muitas outras séries de coisas que dão para serem mudadas, para uma melhora significativa que não irei escrever aqui se não daria um livro. Mas deixei apenas as principais. E como eu disse a mudança tem que ser feita na política todos sabemos que o cidadão que bancam esses políticos sem preparo nenhum para governar um país!!!
Perdoe meu português mas a mensagem passada dar pra ser compreendida.
Mas a lei complementar pode tratar o IVA sobre serviços e sobre produtos industrializados, estabelecendo um percentual para cada um?
Vídeo com muitoi boa a explicação! Esperamos os próximos
😍🚀
muda o giverno e vao cancelar tudo quer apostar e lembre se empresa jamais vai tirar dela mesma e pagar as despesas, todos esses impostos, sem jogar no custo dos servicos, em resumo vai sobrecair para o usuario
Simplificando o vídeo, aumentaram a eficiência na cobrança de imposto, diminuíram e burocracia e aumentaram o valor cobrado, quem é MEI vai virar CLT
Mas qual a base de cálculo do IVA num é o valor agregado? Se for as bases são diferentes entre LP e IVA
Faltou falar do impacto para as empresas do simples nacional !!
E como fica a ST substituição tributária na reforma? Ela deixará de existir ?
Muita empresa vai fecha
Minha cliente paga 9.000,00 com o IVA vai pagar 16.000,00
Contra vou trabalhar para dar dinheiro para corruptos.
O povo continuará pagando o luxo de todos os representantes do estado e o pior é q nao veremos retorno em nosso beneficio. Como sempre. Saude educaçao e infraestrutura. Esse país anda pra trás. Se está ruim hj daqui pra frente só piora. Triste para os nossos filhos. Politicos de merda.
Tem ante
E malas
Duvidas: o período de aplicação do IVA não foi alterado no senado para 2 anos; o limite do ITCMD progressivo não foi alterado para 16 % ?
Muito boa está explicação Tiago, Parabéns
Obrigadoo 😍🚀
😅 Brasil não é pra amadores
Bom dia! Assisti pela segunda vez, mas tem uma coisa que me intrigou: Em tudo que se fala, o CBS substituirá os impostos Pis, Cofins e IPI. Nada se fala sobre a CSLL e o IR... O que acontecerá, segundo o texto aprovado no senado, com tais impostos IR e CSLL? Grato e parabéns pela explicação.
Olá amigo, sobre essa questão, acredito que o governo será maduro para instituir o imposto sobre lucro e dividendos e diminuir o IRPJ e CSLL sobre lucros reinvestidos. O reinvestimento hoje precisa aumentar para garantirmos um crescimento estavel nos próximos anos.
@@mauriciodacosta8191 de toda forma nada foi dito a esse respeito né? Vamos aguardar...
@@wilton-moto-aventuraenauti3441 Com certeza, abraços
Se o objetivo é simplificar e desburocratizar o sistema tributário acho que será uma boa reforma, ajustes terão que ser feitos, como em tudo que se faz de novo a norma terá que ser aperfeiçoada, o que não podemos é achar que só existem pontos negativos e que é uma conspiração do governo atual para manipular a economia , sejamos sensatos, acho que temos que ficar ligados para entender todos os pontos da reforma e não sair falando besteira por ai. Parabéns ao T2 educação pelo ótimo conteúdo.
O setor de serviços será muito prejudicado. A alíquota aumentará muito.
Como fica o ITR?
2022: hihihi ovo taxa os ricu . 2023:vamo quebra os pobre tudu. O cara ainda fala que é razoável e esperado. Que vontade é essa pra tentar justificar voto em pqp.
Referente ao IPTU os prefeitos se reuniram com o presidene Lula e pediram para incluir na reforma tributaria, ele aceitou, Foi em um jornal que eu li.
Ou seja, continua o assalto sobre o trabalhador q no final pagará como sempre a conta da turma q defende coletivismo, tudo pelo Estado, nada fora , nada contra. IVA de 30% , no mundo é 5% . Aqui será o pior p variar e tem quem aplauda e acredita q o Estado combate a concentração de renda e desigualdade .
Mas, e para a industria como vai ficar?
Tiago, ótima exposição. Parabéns! Só uma pergunta: como fica a guerra fiscal com essa reforma?
Grato.
Como a ideia que haver cobrança do imposto no destino, a “guerra fiscal” tende a acabar
@@T2educacao grato!
Eu fico extremamente triste em ver o rumo que o meu país está tomando. Isso me define, tristeza. Sinto como se estivesse vendo aquela pessoa que tem o maior potencial do mundo, mas se perde por conta das inúmeras escolhas erradas....
Olha amigo, podemos estar fazendo muitas escolhas erradas, supostamente. No entanto a Reforma Tributária é extremamente positiva para o país.
A produtividade que trará é esperado que aumente em 10% do PIB, no mínimo, em 15 anos.
@@mauriciodacosta8191 com essa aliquota??? aumento de preços e desemprego. a reforma é positiva pela desburocratização mas param por ai as vantagens.
Eu acho que devemos olhar a reforma de maneira mais abrangente possível.
- o setor de serviços hoje paga, no máximo 14 e tantos % de imposto, se o IVA for 27,5% vai ser ruim;
- carros pagam quase 40% de imposto. Com o novo IVA, o preço tende a cair;
- alguns brinquedos tem quase 40% de imposto, outros chegam a 70%, ou seja, vai baratear;
- alguns alimentos têm imposto entre 15 a 20%, se eles forem para cesta básica vão pagar zero! Mesmo se eles forem classificados como alíquota reduzida, pagarão algo em torno de 11%;
- um celular paga algo próximo a 40% de imposto;
- roupas pagam quase 35%
- gasolina paga 34%
- diesel paga 23%, esse deve aumentar
- cimento está na casa dos 38%
Enfim, várias coisas ficarão mais baratas, outras várias ficarão mais caras e é isso aí.
Não vamos esquecer que existe o simples e, ao que tudo indica, ele vai continuar existindo.
A maioria dos empregos está no setor de serviços, de fato, mas temos que levar em conta que o grosso dos empregos são gerados por micro e pequenas empresas, onde muitas delas optam pelo simples.
A reforma não é perfeita e acredito que nem teria como ser! Mas entre continuar do jeito que estamos e a reforma, eu entendo que a reforma é benéfica.
Sobre a alíquota é bom lembrarmos que nós só não temos a maior do mundo hoje, sem fazer nenhuma reforma, simplesmente porque não temos IVA. Achei um texto no site da Unicamp onde menciona que em 2019, em média, pagamos 43,3% de imposto sobre consumo.
A alíquota não será a maior do mundo, ela já é!
@@marcelooliveira1977 O que ocorre é um reequilibro na balança, hoje o setor de serviços ocupa uma importância na economia justamente pelas alíquotas baixíssimas. Lembre-se que a indústria já foi 30% do nosso PIB, e hoje, mesmo sendo em torno de 13%, ainda contribui com mais de 20% da arrecadação.
@@anjos87Faço das minhas palavras as suas. O Brasil já possui a maior carga tributária sobre o consumo, mas hoje nós não temos a transparência necessária para entender.
Além disso, hoje os que criticam a suposta maior alíquota do mundo (o que acredito que de fato será), deveriam criticar também as exceções postas, como benefícios para carros flex em montadoras do centro-oeste e nordeste, o que desbalanceia a concorrência e justamente o ponto mais forte da reforma, a neutralidade da tributação na questão dos incentivos fiscais, o que traz ineficiência na escolha da localidade das plantas industriais.
Existe possibilidade de mesmo sendo aprovada uma alíquota alta, ser rediscutida antes da implementação?
Uma vez que a lei complementar for aprovada, segue para a fase de implementação.
O que pode ser feito é rediscutir os setores que teriam alíquota reduzida
Obrigado mestre! 😎
Muito bom
Muito boa explicação
Dúvidas; o período de vigência/aplicacaçao do IVA não foi alterado no senado para 2 anos ?
A alíquota limite do ITCMD não foi alterada para 16% ?
Solicito esclarecer.
😍🚀
Empresas que "exportam serviços", hoje tem isenção de alguns impostos (ISS, PIS, etc...) no novo modelo do IVA, continuaria assim, alguma ideia sobre isso?
Didática e Material excelente ❤
Não vai ter jeito. Vamos ter que nos acostumar a comer carne de cachorro.
Para mim nos próimos 2 anos será o de maior percentual de quebradeira de empresas da história. Atualmente muitas empresas sequer conseguem pagar aliquota do simples e estão inadimplentes, imagina quando isso aumentar 200%. Repassar isso integralmente para o cliente (o que a maioria dos pequenos e médios não conseguem fazer para se manter competitivo), vai diminuir signficativamente o faturamento de todo mundo. Essa mudança precisa vir acompanhada de uma verdadeira revolução do compartamento do cidadão frente aos políticos, precisam transitar de torcedores fanáticos idiotas para pessoas consicentes que compreendem verdadeiramente seu papel na moderação do comportamento insidioso da classe política brasileira.
Na Suécia tem um IVA alto, mas políticos vão de bicicleta pro trabalho, custeado por ele próprio. Qualquer gasto público não justificável o cara é interpelado na rua. Cobrado de forma firme pelos cidadãos.
Aqui no Brasil, pra mimtudo isso é prenúncio de tempos sombrios, porque estamos a anos luz de distancia desse tipo de conduta.
Vídeo bom, achei a análise bastante técnica, sem paixões. Isso é raridade hoje em dia rsrsrs.
Impostos demais e maior alíquota do mundo
Excelente Thi!
😍🚀
Para mão de quem vai os impostos estaduais e municipais?? Ai é na onde esta o X da questão, quem vai tomar conta desses impostos?? Esses conselhos serão indicado pelo PT? Isso indica que estaremos nas mãos deles, assim como os estados do Nordeste esperando o repasse do Governo. Veja no min 7:17
Sou sua fã Thiago👏🏽👏🏽
🚀😍
7 anos de transição é horrivel. A reforma ela tem sim pontos positivos é um bom começo para mudanças significativas na tributação do país, com o passar do tempo devera ser discutido a redução das taxas IVA, mas primeiros vamos simplificar isso logo
Tu é muito ingênuo.
@@Rafael13579 kkkkk eu em nenhum momento falei que a reforma é perfeita, mas em comparativo de agora é melhor que nada. Ou voce prefere ficar nessa mesmisse que voce vive desde que voce nasceu?
K H na mão e joga fora
Minha meta é me torna tão inteligente quanto o Thiago 🤌👏
Vem comigo que isso é possível, bora pra cima. 😍🚀
@@T2educacao ❤️🫡
😍🚀
Eu não entendi algo, eu amo esses assuntos então gosto de ir atrás, vc simulou o imposto que uma empresa de serviços vai pagar com IVA que de acordo com a Fazenda seria 27,5% e aí comparou com o que é feito hoje no exemplo lucro presumido iria de 8,65% para 27,5 % mas aqui nos esquecemos que o imposto pelo que entendi seria cobrado apenas uma vez, ou seja, hoje se uma empresa compra um produto X ela paga no valor daquele produto impostos sobre impostos, e quando ela compra ainda paga mais impostos e quando vende ainda tem que pagar mais 8,65% no caso do exemplo acima, vamos a um exemplo produto A chegou na empresa por R$ 10,00 a esse valor seria acrescido 2,75 aproximadamente e esse produto custaria 12,75 tecnicamente o único imposto desse produto seria R$ 2,75 já que no resto da cadeia produtiva não teria mais impostos.
Posso ter entendido errado, mas esse valor presumido pela Fazenda está baseado em tudo que é cobrado hoje.
Eu quero nem ver esse vídeo, vamos dá a volta por cima
Muito boa explanação. Quanto à tributação do setor de serviços, só faltou explicar que a IVA Dual é não cumulativo, ou seja, possibilita o aproveitamento de créditos, que podem vir a reduzir a carga tributária.
Excelente conteúdo
Obrigadoo
E o que acontece com o Simples Nacional? Continua do mesmo jeito?
Sim, pelo menos ao que tudo indica até aqui, não haveria impacto no simples
Melhor professor
🚀😍
Se está subindo o imposto para o setor de serviços, está descendo o imposto de outro setor? Ou é puro aumento mesmo ?
Potencialmente deve reduzir imposto para outros setores.
Por isso o IVA seria de 27,5%
Segundo o que foi dito por técnicos da Fazenda, para que a arrecadação seja a mesma o IVA teria de ser 27,5%.
Então, sim, potencialmente, há uma redução de impostos em outros setores.
Sua comparação de empresas prestadoras de serviço no lucro presumido x real é bem pela metade né, faltou mencionar se a empresa presta serviços pra outras empresas ou pra consumidor final.
Faltou mencionar que o ISS é CUMULATIVO independente de como a empresa apura o IR, e não mencionou se o PIS/COFINS de cada uma vez é cumulativo ou não, e tudo isso faz uma diferença enorme.
👍👌
E O RICO KD X MAIS RICO E O POBRE KD X MAIS POBRE.TMF .....O LULA DA PICANHA O POVO SO TA NA PCA!!!!!
REGULAMENTAR AS REDES SOCIAIS, solução encontrada pela esquerda para impedir que as pessoas exponham a corrupção e as falcatruas da política.
1 - O governo atual é de esquerda ou direita?
2 - Quais partidos de esquerda você conhece?
Nos fudemos com louvor, governo do amor... 🤬
TUDO CERTO, BEM EXPLICADO ETC, O IMPORTANTE É: SE SOMOS 1UM PAÍS E PESSOAS POBRES É CLARO QUE O IMPOSTO TEM E OBRIGATORIAMENTE DEVE SER O MAIS BARATO DO MUNDO ETC POIS O POBRE TEM POUCO DINHEIRO ÓBVIO E TUDO ÓBVIO E ULULANTE E CLARO E EVIDENTE , E DEPOIS ESSE MUNDAREU DE DINHEIRO ARRECADADO TEM QUE SER EMPREGADO EM OBRAS E ETC NO. BRASIL E MUITO BEM SUPERVISIONADO ETC E COM ESSA GANG MUITO NOCIVA EM BRASILIA NÃO DA CERTO ETC, E GRAÇAS A DEUS ATÉ PRA 2026 OU 7 ESSAS CARNIÇAS NÃO ESTARÃO NO PODER E 2030 OU 40 JÁ ESTAREMOS NO REINADO DE JESUS CRISTO E INFINITAS GRAÇAS A DEUS. HALELUYAH .
👍👍👏👏👏
🚀😍
Bom politico