Acho que não tem haver com coragem, mas sim com conflito de classes. Os deputados e senadores, além do presidente não promovem uma reforma progressiva pq são covardes, mas pq representam os interesses da classe dominante brasileira. Interesse objetivo. Enquanto o Brasil for um país capitalista. Enquanto fizermos parte de uma economia dependente dos países do centro do capital, nada vai mudar. A gente precisa aprender com China, mas pra isso temos que fazer o que eles fizeram em 1949. De resto é pura ilusão.
Pro jogo começar, tem que ter o pontapé inicial! Mas o pé sempre no traseiro dos que mas paga. Moral da história, pobre e chamado prá eleição e nunca pro plebiscito
Eu, como Contador, digo que a unificação é necessária… porém, vai escancara a alta carga tributária que já existe no país. O que me deixa preocupado é a canetada do aumento de alíquota.
Talvez não precise baixar os salários, mas acabar com os " penduricalhos". Um deputado ganha 33 mil reais por mês e ainda recebe vários auxílios, isso é um absurdo. Tem que cortar tudo!!
Eduardo, fale sobre a imunidade tributária das igrejas e sua extensão, que são empresas do ramo da religião, entidades privadas que auferem renda muita renda. Só no Brasil as igrejas não pagam impostos.
Como dévem as iģuejas págar impostos se não fabricam não pŕuduzem ... vivem de donativos de pessoas que pagam impostos como todos ... na Alemanha todos trabalhados e descontado logo no salário
SERIA MAIS IMPORTANTE CHAMAR O CIRO GOMES PARA DEBATER SOBRE ESSA "REFORMA" , OS "CAMINHOS" DA PETROBRÁS , BC E O AMIGUINHO BOLSONARISTA DO NEOLIBERAL HADDAD , ... COISAS DO TIPO 😁
Eu tô só observando o governo abrindo brechas pra criar outra monstruosidade no setor educacional para o ensino médio, assim como o financiamento criou a Kroton/Cogna. Depois dessa reforma do ensino médio, já to vendo a galera de direita defendendo ticket de 200 reais para privatizar o ensino público e o pobre tomar bem naquele lugar.
Tenho perguntado as pessoas que "ENTENDERAM" essa explicação e ninguém soube informar quais ou qual será o benefício para o POVÃO , O TRABALHADOR , A DONA DE CASA , O DESEMPREGADO , ... Dizer que saiu coisa boa da câmara mais reacionária , mais anti povo da história da república é me chamar de otário Foi um avanço ? Em qual direção ?
@@rogalvaogalvao2583a reforma vai unificar impostos simplificando pras empresas e vai desonerar a indústria assim a economia vai poder voltar a crescer
@@rogalvaogalvao2583 é um avanço para o mais pobres e classe média pelo que ele falou no começo, vai desburocratizar muito e com isso o Estado arrecadará mais pois terão menos disputas judiciárias e administrativas para decidir se a pessoa deve ou não pagar tal tributo, disputas que levam MUITOS anos para acabar e muitas vezes terminam em uma negociação para a pessoa pagar um valor menor parcelado. É comum que ricos(ricos de verdade, não o classe média que acha que é rico) deixem acumular um valor alto de tributos/impostos para depois entrar na justiça e levar anos para pagar enquanto investe aquele dinheiro da dívida e no final fizeram esse dinheiro render um valor maior do que a dívida inicial e como eu disse antes ainda terminam negociando para pagar um valor muito menor parcelado, com a simplificação da tributação existe uma margem muito menor para criar esse tipo de disputa judicial e consequentemente conseguir fazer ela render por uma eternidade.
@@rogalvaogalvao2583 Na verdade, pelo visto foi o senhor que acabou NÃO ENTENDENDO. Vou tentar ser mais direto o possível aqui para lhe poupar a vista: NÃO EXISTE BENEFÍCIO ALGUM a essa classe, essa é uma reforma com um viés literalmente técnico e que justamente afeta no tocante legislativo da regulação tributária. Acho que não preciso debater aqui sobre o que diz respeito aos interesses da classe política, não é mesmo? A classe trabalhadora NUNCA é valorizada como deveria, enfim, votem melhor seus deputados.
Por mim qualquer preso de justiça, sendo convocado para depor na cpmi deveria ir depor com uniforme do presídio, acabar com a farra de ir todo na beca ou com uniforme militar, preso e preso e acabou.
Discordo! Ele é um comunicador, o trabalho dele é muito mais IMPORTANTE do que integrar o jogo político, literalmente um toma lá da cá. Ele trabalhando com esses figurões da política brasileira vai ser como esconder um grande talento, ele é um COMUNICADOR! Julgo hoje ser o papel mais importante no cenário em que vivemos, a guerra das narrativas e fake news, estamos passando por um processo de alienação e despolitização na nossa sociedade, entende o papel e a guerra que ele está travando? A sociedade precisa acordar, sair dessa matrix da mídia, esse é o cara!!!
Discordo, o Lula e o Haddad sabe das coisas que devem ser feitas pra ajudar a classe trabalhadora, eles não são ignorantes, nesse sentido nem precisam de um Eduardo Moreira. Eles não fazem isso; pois acreditam que devem lamber as bolas dos banqueiros e empresários pra conseguir o mínimo pra classe trabalhadora. É uma opção política do atual governo.
Aqui a minha análise porque os senhores deputados só pensam em reforma só pro lado deles porque eles não pensam quantas trabalhadors tão passando fome por não conseguir marcar nem uma perícia no inss todos nós trabalhadores pamgamos toda uma quando precisamos não somos atendidos.eles tem que pensa um pouco em nois trabalhadores brasileiros.
Oi gente amiga, confiram a estes importantes esclarecimentos do extraordinário Professor Eduardo Moreira do ICL NOTÍCIAS, sobre a Reforma Tributária... Um Forte Abraço a todos e gratidão e os nossos parabéns ao Grande Companheiro, o Professor Eduardo Moreira🙏😇 🤠🫂👍🙌🤩🌟🙌🙌🙌👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Tenho uma dúvida há muito tempo sobre essa questão de zerar imposto. As pessoas esperam que esse tipo de atitude do governo faça os preços caírem, no entanto nem sempre isso é verdade, por que as vezes o imposto é zerado e o preço se mantém o mesmo de antes, o comércio simplesmente passa a lucrar mais. Existe um nome para esse fenômeno? E mais importante, existe uma forma de prevenir esse tipo de prática no mercado de maneira estratégica (sem por exemplo forçar que os preços abaixem - o que ao meu ver é uma opção viável em primeiro momento, mas não é ideal)?
Isso mesmo, os pobres não tem representatividade no Parlamento Brasileiro! O lobby do agro, da indústria e dos setores de serviço influenciou a base da reforma, por Isso acompanho o seu raciocínio!
Sempre falo sobre isso, quando vejo algum liberal ou de direita esbravejando sobre a reforma tributária, eu me pergunto, esse cara fez o mesmo na trabalhista e previdenciária?
O Eduardo Moreira tem sido uma das pessoas mais lúcidas pra se acompanhar nesse país carregado de dissonância cognitiva em tudo que é canto. Não tem emoção, não tem ideologia, ele usa fatos e dados e faz sua análise. Muito bom!
Perdão ! Qual vídeo você assistiu ? Creio que não foi esse . Tenho empreiteira e o país tá uma draga . Os serviços diminuíram . É o que esse pt trouxe . Político não ajuda ninguém .
A Reforma Tributária serve pra te enrolar e fazer você pagar + imposto, afetado a todos, principalmente, o + pobre, quando faz compras de supermercado. Observa o cupom do supermercado quanto você paga de impostos em cada compra que faz?
Sonegação será legítima defesa. Se você aumenta o imposto do setor de serviços, o que acha que irá acontecer? Óbvio! Informalidade meu amigo. O setor de serviços dirá: olha senhor, com nota fiscar fica X% mais caro. O que o senhor prefere? Entretanto, tem um efeito colateral. O Estado não pode ser prejudicado pela falta de arrecadação por parte do setor de serviços. Pois precisa bancar toda uma estrutura progressista e assistencialista, que sem impostos é insustentável. Com isso, O que vai acontecer? Advinha? Exato! Mais impostos, que refletiram no INPC. INPC lá em cima. Você acha que todo mundo vai ter acesso ao consumo? Se o consumo foi reduzido, o que acha que acontece com o setor industrial? Pense um pouquinho. Só que o oba oba só está começando. Bora imprimir dinheiro. E quem trabalha por dinheiro estará sendo prejudicado. Os números serão mascarados como já o são. Aliás, percebeu que eram 5 nomenclaturas taxativas? As novas nomenclaturas somam 4 formas de taxas. Que diferença faz 4 para 5? Simplificou no que? Transparência? A Receita Federal se escondeu.
@@MarcosLima-kb4gio assunto é complexo, mas o comportamento dos agentes é simples de entender. O governo federal quer além de aumentar as alíquotas, aumentar a fatia do bolo, garantindo assim maior controle sobre os outros entes.
Um dos poucos veículos onde ainda se debate de forma sensata este tipo de tema, na grande maioria dos demais veículos ficamos vendidos e perdidos entre vieses e segundas intenções, muito obrigado.
Obrigada Edu, vi muita gente falando sobre a reforma mas estava esperando mesmo por você, se eu entendi bem ficou mais pra uma "arrumação". Agora é ficar de olho nesses destaques e coisas a serem definidas.
O congresso teria que faver uma lei contra o ativismo do ódio, envolvendo as religiões. Esta lei teria que ter o nomes de Malacheia e Valadrão! E que esta lei seja considerada hedionda😮
Favor corrigir a parte de valor agregado, sobre o ISS, quando fala que compra o produto por 15 e vende por 20 e paga sobre a diferença. ISS é serviço não cabe produto a priori
Excelente explicação! Simplifica para as empresas, continua gerando mais impostos pro governo e o povo continua pagando muito imposto. Se algo é bom pra população e muito melhor pro Governo. 😅😅
Taxar heranças é injusto, independente se é de rico, é um direito dos filhos e não pertence ao estado. O que não entendo é que ninguém discute os super salários e todos os gastos mal planejados do estado, independente de ser de direita ou esquerda, o que na real eu não vejo diferença, ambos os governos são incompetentes e mal administrados.
Há avanços, sim, nesta reforma, conforme bem explicou o Eduardo. Eu, porém, particularmente, não vejo com bons olhos a taxação sobre heranças, a não ser para espólios muito vultosos. Um dos incentivos mais poderosos para se trabalhar e poupar é justamente deixar alguma coisa para os filhos.
No final ele conclui que faltou fazer a reforma que interessa, então eu concluo que tudo que ele falou de bom anteriormente da reforma que passou é apenas um blábláblá e que não teve nada de bom não!
O que precisva mesmo com essa simplificação, uma alíquota o mais baixo possível! Está muito caro e difícil viver no Brasil. Mas eu não acredito que ficará mais barato viver no Brasil
Eu sou um homem de esquerda médio, classe media, sensível aos problemas das classes mais baixas, mas sei que não represento essa classe, moro em bairro de padrão elevado onde não visualizo problemas como violência, trânsito... Na verdade o único problema que visualizo são bolsonaristas e não muito radicais, bolsonaristas higienizados com uma pelicula de criticidade, sabe médicos, artistas. Eu tenho a impressão que para essas pessoas em bairros nobres pega mal ser radical então eles até são mas por traz dos panos. Mas enfim, o que queria dizer é que quando se trata de economia busco ver opiniões mais técnicas, e um dos canais que vejo é esse, admiro o senhor Edu Moreira que mesmo tendo seu viés ideológico como todos têm faz uma análise isonômica.
Olá! Em partes concordo com o senhor. Eduardo Moreira sem dúvidas é um brasileiro esclarecido e com grande conhecimento no campo econômico, além do que exerce um trabalho grandioso e excelente no viés jornalístico e de comunicação. No entanto, devo sugerir que para a questão econômica procure por análises mais técnicas e aprofundadas: André Roncaglia e Paulo Gala, sem dúvidas são o ouro da economia brasileira, não posso me esquecer de Samuel Pessoa apesar de ser de um campo um tanto diferente da corrente de pensamento, mas ainda sim um EXCELENTE economista. Até breve!
Eduardo, adoro suas leves, não li o texto dessa reforma, mas muito grata, me explicou muito, porque eu não sabia, que essa reforma foi proposta pelo centro, e quase tudo que vem do centro de Arthur Lira, não é tão bom assim Mas é o que temos !! E por termos uma parte da sociedade analfabeta política, ninguém está questionando a respeito!! Mas tem pontos positivos como vc disse, mas essa, não é uma reforma que alcança, a grande população, que está sendo penalizadas pelos preços altos!!
Parabéns ao ICL por ajudar a entender os pontos gerais da reforma. Agora, vamos esperar a parte 2 da reforma, se vai de fato trazer mais progressividade ao sistema. Vamos cobrar. É de se lamentar como alguns setores de forma injustificada e através de lobby conseguiram constitucionalizar seus privilégios com alíquotas menores. Mas aí quando reclamarem da alíquota geral, já sabemos a quem reclamar e quem obteve os privilégios que encareceram a alíquota geral.
difícil saber como ficara pois foram muitas décadas de um jeito e agora mudanças geram medo tanto para o trabalhador (IPTU, IPVA) como para empresários: pequenos, médios e grandes, o problema do Brasil é a CORRUPÇÃO pois o dinheiro que entra através do imposto ou outro qualquer meio é mal usado, é desviado, nós temos que cobrar dos políticos o uso honesto e não aceitarmos as notas frias que usam em seus reduto eleitoral, com o nosso suado dinheiro retido ( impostos) , logo tudo ficara bom para nós o trabalhador, acredito nisso. emenda PIX
O cara está falando sozinho. Os calados no estudio, são poetas... Deus do céu... 1 aluno estudante do terceiro semestre de economia, sabe quantas baboseiras 1 militante político fanático pode dizer ...
O canal do ICL tem a boa conduta importantíssima que sabe usar as explicações de forma verídica que as grandes mídias brasileira não usa e nem quer explicar pra populações de forma vulneráveis que ainda não sabe.
Chegar a ser piada.... Reforma política e administrativa é o que o Brasil precisa... mas, vamos fazer a reforma tributária para ferrar ainda mais os pobre e as classes que ainda sustenta este país. Parabéns, o amor venceu.
É a famosa reforma das "leis complementares"... Brasil precisa de uma reforma autêntica e eficaz... não uma refoma que muda algumas coisas e empurra outras com a barriga.
Então quer dizer que vamo arrecadar mais para melhor os serviços que o Estado nos fornece, quer dizer que pagamos pouco por isso nosso serviço prestado é ineficaz tá bom
Essa conversa de taxar os ricos no segundo semestre tá parecendo aquela história do na volta a gente compra
Vai passar batido, quando vê acabou o ano e nada
Resumiu tudo 😅😅😅😅
Infelizmente essa reforma vai aumentar os impostos e todos vão para o bolso do ladrão da nação.
Eu gargalhei alto aqui. Melhor descrição.
Gado de esquerda tbm é gado... Tudo batendo palmas indo para o abatedouro com cara de feliz
Deveria ser feita é uma reforma política no nosso país, isso sim.
Apoiado!
Com esse Congresso super escroto, a reforma política viraria um Frankenstein.
#utopia
Revolução é o caminho
A reforma política brasileira será feita por políticos brasileiros....oq vcs acham que vai ser o resultado dela.
Eu sempre descrevo que tivemos uma reforma covarde ! Que ainda não teve coragem pra fazer uma redistribuição de renda nesse país!!
Concordo plenamente. Falta muito pra que haja uma isonomia tributária.
Gente, esse é o sistema, jamais farão uma reforma minimamente igualitária. Só haverá um rompimento com uma legítima Revolução!
Acho que não tem haver com coragem, mas sim com conflito de classes.
Os deputados e senadores, além do presidente não promovem uma reforma progressiva pq são covardes, mas pq representam os interesses da classe dominante brasileira.
Interesse objetivo. Enquanto o Brasil for um país capitalista. Enquanto fizermos parte de uma economia dependente dos países do centro do capital, nada vai mudar.
A gente precisa aprender com China, mas pra isso temos que fazer o que eles fizeram em 1949. De resto é pura ilusão.
Jamais vai existir uma redistribuição de renda por parte do governo, quem manda no governo jamais vai permitir
Pro jogo começar, tem que ter o pontapé inicial! Mas o pé sempre no traseiro dos que mas paga. Moral da história, pobre e chamado prá eleição e nunca pro plebiscito
Eu, como Contador, digo que a unificação é necessária… porém, vai escancara a alta carga tributária que já existe no país. O que me deixa preocupado é a canetada do aumento de alíquota.
Esta foi a melhor explicação que vi da Reforma.
Essa reforma tinha que diminuir o salário de políticos pela metade.
Aí é outra questão. Nada a ver com reforma tributária. Apoio uma reforma política pra combater esta aberração.
Talvez não precise baixar os salários, mas acabar com os " penduricalhos".
Um deputado ganha 33 mil reais por mês e ainda recebe vários auxílios, isso é um absurdo. Tem que cortar tudo!!
Eduardo, fale sobre a imunidade tributária das igrejas e sua extensão, que são empresas do ramo da religião, entidades privadas que auferem renda muita renda. Só no Brasil as igrejas não pagam impostos.
São cabos eleitorais.
😂
Como dévem as iģuejas págar impostos se não fabricam não pŕuduzem ... vivem de donativos de pessoas que pagam impostos como todos ... na Alemanha todos trabalhados e descontado logo no salário
Somente as igrejas católicas, apenas os romanos. Igreja evangélica não tem isenção de imposto e nenhuma ajuda do governo.
Pagar imposto sobre o que? O que produzem ? Só os políticos parar de gastar oceanos de dinheiro que sobra pra outras áreas.
Vamos ver quando sair as alíquotas, porque sabemos que a classe política, independente da ideologia sempre dá um jeito de colocar no toba do povo.
Seria muito bom que O ICL escrevesse um artigo com todos os pontos explicados pelo Eduardo Moreira
SERIA MAIS IMPORTANTE CHAMAR O CIRO GOMES PARA DEBATER SOBRE ESSA "REFORMA" , OS "CAMINHOS" DA PETROBRÁS , BC E O AMIGUINHO BOLSONARISTA DO NEOLIBERAL HADDAD , ...
COISAS DO TIPO 😁
Que o governo não seja, mais uma vez, a galinha que apenas cacareja pra esquerda e coloca os ovos de ouro pra direita!
Mas é esse o caminho...
Literalmente o que está sendo feito.
Já está sendo!
Eu tô só observando o governo abrindo brechas pra criar outra monstruosidade no setor educacional para o ensino médio, assim como o financiamento criou a Kroton/Cogna. Depois dessa reforma do ensino médio, já to vendo a galera de direita defendendo ticket de 200 reais para privatizar o ensino público e o pobre tomar bem naquele lugar.
Mas é o que ela vem fazendo. Essa reforma é totalmente burguesa.
Ou seja, vai trazer mais imposto, mas com demagogia, obrigado Eduardo
NINGUÉM EXPLICOU TÃO BEM O QUE REFORMA TRIBUTÁRIA DO JEITO QUE O EDUARDO MOREIRA EXPLICA. CONGRATULATIONS, AGORA EU ENTENDO MELHOR
😮😮😮😮 🇺🇸 🌎 🇺🇲 🇺🇸 🌎
Até agora não vi explicação melhor do que a Maria Lucia Fatorelli, alias para mim ela é muito mais autoridade no assunto do que o Eduardo.
Tenho perguntado as pessoas que "ENTENDERAM" essa explicação e ninguém soube informar quais ou qual será o benefício para o POVÃO , O TRABALHADOR , A DONA DE CASA , O DESEMPREGADO , ...
Dizer que saiu coisa boa da câmara mais reacionária , mais anti povo da história da república é me chamar de otário
Foi um avanço ?
Em qual direção ?
@@rogalvaogalvao2583a reforma vai unificar impostos simplificando pras empresas e vai desonerar a indústria assim a economia vai poder voltar a crescer
@@rogalvaogalvao2583 é um avanço para o mais pobres e classe média pelo que ele falou no começo, vai desburocratizar muito e com isso o Estado arrecadará mais pois terão menos disputas judiciárias e administrativas para decidir se a pessoa deve ou não pagar tal tributo, disputas que levam MUITOS anos para acabar e muitas vezes terminam em uma negociação para a pessoa pagar um valor menor parcelado.
É comum que ricos(ricos de verdade, não o classe média que acha que é rico) deixem acumular um valor alto de tributos/impostos para depois entrar na justiça e levar anos para pagar enquanto investe aquele dinheiro da dívida e no final fizeram esse dinheiro render um valor maior do que a dívida inicial e como eu disse antes ainda terminam negociando para pagar um valor muito menor parcelado, com a simplificação da tributação existe uma margem muito menor para criar esse tipo de disputa judicial e consequentemente conseguir fazer ela render por uma eternidade.
@@rogalvaogalvao2583 Na verdade, pelo visto foi o senhor que acabou NÃO ENTENDENDO. Vou tentar ser mais direto o possível aqui para lhe poupar a vista: NÃO EXISTE BENEFÍCIO ALGUM a essa classe, essa é uma reforma com um viés literalmente técnico e que justamente afeta no tocante legislativo da regulação tributária. Acho que não preciso debater aqui sobre o que diz respeito aos interesses da classe política, não é mesmo? A classe trabalhadora NUNCA é valorizada como deveria, enfim, votem melhor seus deputados.
Por mim qualquer preso de justiça, sendo convocado para depor na cpmi deveria ir depor com uniforme do presídio, acabar com a farra de ir todo na beca ou com uniforme militar, preso e preso e acabou.
👍👍👍👍
Eduardo Moreira deveria estar ao lado do Lula e do Haddad trabalhando. Explicações claras e objetivas! Obrigado.
Concordo, ele é excelente!!! 👏👏👏👏
Discordo! Ele é um comunicador, o trabalho dele é muito mais IMPORTANTE do que integrar o jogo político, literalmente um toma lá da cá. Ele trabalhando com esses figurões da política brasileira vai ser como esconder um grande talento, ele é um COMUNICADOR! Julgo hoje ser o papel mais importante no cenário em que vivemos, a guerra das narrativas e fake news, estamos passando por um processo de alienação e despolitização na nossa sociedade, entende o papel e a guerra que ele está travando? A sociedade precisa acordar, sair dessa matrix da mídia, esse é o cara!!!
Discordo, o Lula e o Haddad sabe das coisas que devem ser feitas pra ajudar a classe trabalhadora, eles não são ignorantes, nesse sentido nem precisam de um Eduardo Moreira. Eles não fazem isso; pois acreditam que devem lamber as bolas dos banqueiros e empresários pra conseguir o mínimo pra classe trabalhadora. É uma opção política do atual governo.
@@Henri-Gaudard discordo! Ele poderia sim estar na equipe técnica do ministério da Economia ou até mesmo ser ministro.
Competência não lhe falta, mas estar do lado de cá tbm é importante para disseminar informação de verdade q faz toda a diferença na nossa sociedade.
Aqui a minha análise porque os senhores deputados só pensam em reforma só pro lado deles porque eles não pensam quantas trabalhadors tão passando fome por não conseguir marcar nem uma perícia no inss todos nós trabalhadores pamgamos toda uma quando precisamos não somos atendidos.eles tem que pensa um pouco em nois trabalhadores brasileiros.
Só o ICL pra realmente analisar e passar pra a população de forma séria oq realmente é a reforma. Obrigado
Bom dia Eduardo Moreira Obrigado pela Explicação sobre a Reforma Tributária!
Que luz esse moço nos traz ❤❤❤
Luz para os cegos!
Oi gente amiga, confiram a estes importantes esclarecimentos do extraordinário Professor Eduardo Moreira do ICL NOTÍCIAS, sobre a Reforma Tributária... Um Forte Abraço a todos e gratidão e os nossos parabéns ao Grande Companheiro, o Professor Eduardo Moreira🙏😇 🤠🫂👍🙌🤩🌟🙌🙌🙌👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
meu caro amigo professor Eduardo, apesar deu ser um Sr leigo no estudo, mais gosto muito de assistir às suas aulas sobre política, parabéns Dr.
Muito bom ouvir pessoas inteligentes explicando a reforma.
falto inteligência ai kkkk
@@PatrickLopesorigem"falto" ???
Tenho uma dúvida há muito tempo sobre essa questão de zerar imposto. As pessoas esperam que esse tipo de atitude do governo faça os preços caírem, no entanto nem sempre isso é verdade, por que as vezes o imposto é zerado e o preço se mantém o mesmo de antes, o comércio simplesmente passa a lucrar mais. Existe um nome para esse fenômeno? E mais importante, existe uma forma de prevenir esse tipo de prática no mercado de maneira estratégica (sem por exemplo forçar que os preços abaixem - o que ao meu ver é uma opção viável em primeiro momento, mas não é ideal)?
Estamos com ICL.
No fim, nós pobres sempre acabamos pagando a conta dessas Reformas, foi assim na Terceirização, na Trabalhista e na da Previdência.
Isso mesmo, os pobres não tem representatividade no Parlamento Brasileiro! O lobby do agro, da indústria e dos setores de serviço influenciou a base da reforma, por
Isso acompanho o seu raciocínio!
Verdade. O Congresso em sua maioria representa a elite econômica. Se não vão taxar os ricos, a conta vai sobrar pra outros.
Sempre falo sobre isso, quando vejo algum liberal ou de direita esbravejando sobre a reforma tributária, eu me pergunto, esse cara fez o mesmo na trabalhista e previdenciária?
Essa live eh para levar pra vida..Que explicação gente!
Leva pra sua vida sim já sabendo que o governo vai a ranca seu couro até último dia da sua vida seu imbecil kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Na próxima pode taxar grandes fortunas?
O Eduardo Moreira tem sido uma das pessoas mais lúcidas pra se acompanhar nesse país carregado de dissonância cognitiva em tudo que é canto. Não tem emoção, não tem ideologia, ele usa fatos e dados e faz sua análise. Muito bom!
Perdão ! Qual vídeo você assistiu ? Creio que não foi esse . Tenho empreiteira e o país tá uma draga . Os serviços diminuíram . É o que esse pt trouxe . Político não ajuda ninguém .
@@robfernandes3012 com certeza o país ficou uma "draga" de janeiro pra cá rs.
@@cristianeramos7524tem piorado mensalmente.
A Reforma Tributária serve pra te enrolar e fazer você pagar + imposto, afetado a todos, principalmente, o + pobre, quando faz compras de supermercado. Observa o cupom do supermercado quanto você paga de impostos em cada compra que faz?
Na prática, a reforma diminui a burocracia, facilitando inclusive fiscalização, podendo diminuir também a sonegação...
Reforma totalmente capitalista.
Sonegação será legítima defesa.
Se você aumenta o imposto do setor de serviços, o que acha que irá acontecer?
Óbvio!
Informalidade meu amigo.
O setor de serviços dirá: olha senhor, com nota fiscar fica X% mais caro. O que o senhor prefere?
Entretanto, tem um efeito colateral.
O Estado não pode ser prejudicado pela falta de arrecadação por parte do setor de serviços. Pois precisa bancar toda uma estrutura progressista e assistencialista, que sem impostos é insustentável.
Com isso, O que vai acontecer? Advinha?
Exato!
Mais impostos, que refletiram no INPC.
INPC lá em cima. Você acha que todo mundo vai ter acesso ao consumo?
Se o consumo foi reduzido, o que acha que acontece com o setor industrial?
Pense um pouquinho.
Só que o oba oba só está começando. Bora imprimir dinheiro. E quem trabalha por dinheiro estará sendo prejudicado.
Os números serão mascarados como já o são.
Aliás, percebeu que eram 5 nomenclaturas taxativas?
As novas nomenclaturas somam 4 formas de taxas.
Que diferença faz 4 para 5?
Simplificou no que?
Transparência?
A Receita Federal se escondeu.
@@DomSilva-et7sf sonegação coisa de bandido. Quem sobega tem que ir pra cadeia.
@@celsolouzada3189 vc leu o texto. Esse assunto é tão complexo.
@@MarcosLima-kb4gio assunto é complexo, mas o comportamento dos agentes é simples de entender. O governo federal quer além de aumentar as alíquotas, aumentar a fatia do bolo, garantindo assim maior controle sobre os outros entes.
Um dos poucos veículos onde ainda se debate de forma sensata este tipo de tema, na grande maioria dos demais veículos ficamos vendidos e perdidos entre vieses e segundas intenções, muito obrigado.
Vamos trabalhar para a próxima reforma da justiça social.
Eduardo Moreira Obrigado pela Explicação sobre Assuntos da Reforma Tributária!
Salário na deveria pagar Imposto de Renda. Absurdo. Único bem não poderia pagar absurdos de ITD
EU CONHECHO O PILANTRA..PELA VOZ..
Faria Lima aprovar qualquer reforma, é para refletir se será pelo menos bom para a população.😮
E por que Haddad não incluiu tudo de uma vez só na Reforma?
Como é bom ouvi- los.😊
Não falou do Conselho Federativo de bens e consumo concentrando toda a arrecadação do país
DÁ PARA NOTAR UM POSICIONAMENTO VONTADADO Á ESQUERDA DESSE JORNALISTA AÍ, FALTOU IMPARCIALIDADE!!!!
Eduardo vc está de parabéns 👏👏👏👏
Muito grato pela síntese, Eduardo.
Obrigada Edu, vi muita gente falando sobre a reforma mas estava esperando mesmo por você, se eu entendi bem ficou mais pra uma "arrumação". Agora é ficar de olho nesses destaques e coisas a serem definidas.
O congresso teria que faver uma lei contra o ativismo do ódio, envolvendo as religiões. Esta lei teria que ter o nomes de Malacheia e Valadrão! E que esta lei seja considerada hedionda😮
Favor corrigir a parte de valor agregado, sobre o ISS, quando fala que compra o produto por 15 e vende por 20 e paga sobre a diferença. ISS é serviço não cabe produto a priori
Claro que o imposto não vai ficar em 25%.A conversa no Senado e para ficar em 29% e ser o pais que mais paga imposto no mundo
E no caso dos profissionais que pagam ISS, quanto se imagina que ficaria esse imposto no município?
Vai firme Eduardo. Você faz toda a diferença especialmente para nós os mais desinformados
Avante ICL. Edu, tamo junto.
Excelente explicação!
Simplifica para as empresas, continua gerando mais impostos pro governo e o povo continua pagando muito imposto.
Se algo é bom pra população e muito melhor pro Governo. 😅😅
Uma pergunta!
Pra aumentar o PIB em um país, se aumenta os impostos ou se incentiva o consumo??
no BR se aumenta impostos no lombo do povo, menos comida no prato, mais grana no bolso dos velhotes de Brasilia
Eduardo sempre fantástico didaticamente
Fantástico. Gratidão ao ICl.
Boa tarde Eduardo parabens
Taxar heranças é injusto, independente se é de rico, é um direito dos filhos e não pertence ao estado. O que não entendo é que ninguém discute os super salários e todos os gastos mal planejados do estado, independente de ser de direita ou esquerda, o que na real eu não vejo diferença, ambos os governos são incompetentes e mal administrados.
Dr eduardo moreira trazendo luz.
Há avanços, sim, nesta reforma, conforme bem explicou o Eduardo. Eu, porém, particularmente, não vejo com bons olhos a taxação sobre heranças, a não ser para espólios muito vultosos. Um dos incentivos mais poderosos para se trabalhar e poupar é justamente deixar alguma coisa para os filhos.
8:21 o certo seria deixar de cobrar imposto anual de bens terrestre, e não expandir essa Quimera fiscal.
Petáculo, Camaradinha Simpatiquinho!!!
Isso mesmo! A próxima Reforma será mais Justa! Mas foi um Grande Passo!
Sempre foi assim, Deus semeou trigo! enquanto descansava, o inimigo semeou joio! Ele deixou crescer, os dois! No fim Um vai pro celeiro! Outro pro 🔥!
Bom dia!!!
Ainda procuro uma fonte que contra-argumente com o proprio texto da reforma
No final ele conclui que faltou fazer a reforma que interessa, então eu concluo que tudo que ele falou de bom anteriormente da reforma que passou é apenas um blábláblá e que não teve nada de bom não!
As lei complementares não vai fazer chegar a 25% não, confia
Essa reforma tributária está assustadora. O Brasil vai se tornar um evangelistão.
Bom dia de recife
Acho que o povo vai sfd
Muito boa a explicação, Eduardo Moreira
Dudu Moreira é preparado.
Um dia gostaria de ver vc como candidato a presidência. Mas com moderação.
estava aguardando um video assim. Obg, mto esclarecedor
Carlos Camacho SP
Como foi uma grande reforma Eduardo? Se não mecharam nas estruturas
Belíssimo como sempre Eduardo
Como é bom saber!
Não taxar dividendos é excrescência.
4:15 Discordo, o Estado nunca que vai arrecadar imposto para melhorias para sociedade.
O que precisva mesmo com essa simplificação, uma alíquota o mais baixo possível! Está muito caro e difícil viver no Brasil. Mas eu não acredito que ficará mais barato viver no Brasil
Camarada Eduardo!
Mas tá numa oratória de pastor de igreja evangélica danada
Eu sou um homem de esquerda médio, classe media, sensível aos problemas das classes mais baixas, mas sei que não represento essa classe, moro em bairro de padrão elevado onde não visualizo problemas como violência, trânsito... Na verdade o único problema que visualizo são bolsonaristas e não muito radicais, bolsonaristas higienizados com uma pelicula de criticidade, sabe médicos, artistas. Eu tenho a impressão que para essas pessoas em bairros nobres pega mal ser radical então eles até são mas por traz dos panos. Mas enfim, o que queria dizer é que quando se trata de economia busco ver opiniões mais técnicas, e um dos canais que vejo é esse, admiro o senhor Edu Moreira que mesmo tendo seu viés ideológico como todos têm faz uma análise isonômica.
Olá! Em partes concordo com o senhor. Eduardo Moreira sem dúvidas é um brasileiro esclarecido e com grande conhecimento no campo econômico, além do que exerce um trabalho grandioso e excelente no viés jornalístico e de comunicação. No entanto, devo sugerir que para a questão econômica procure por análises mais técnicas e aprofundadas: André Roncaglia e Paulo Gala, sem dúvidas são o ouro da economia brasileira, não posso me esquecer de Samuel Pessoa apesar de ser de um campo um tanto diferente da corrente de pensamento, mas ainda sim um EXCELENTE economista. Até breve!
ICL NO CANAL ABERTO !!!
Eduardo, adoro suas leves, não li o texto dessa reforma, mas muito grata, me explicou muito, porque eu não sabia, que essa reforma foi proposta pelo centro, e quase tudo que vem do centro de Arthur Lira, não é tão bom assim
Mas é o que temos
!!
E por termos uma parte da sociedade analfabeta política, ninguém está questionando a respeito!!
Mas tem pontos positivos como vc disse, mas essa, não é uma reforma que alcança, a grande população, que está sendo penalizadas pelos preços altos!!
ou seja nada mudou segue
Parabéns ao ICL por ajudar a entender os pontos gerais da reforma. Agora, vamos esperar a parte 2 da reforma, se vai de fato trazer mais progressividade ao sistema. Vamos cobrar. É de se lamentar como alguns setores de forma injustificada e através de lobby conseguiram constitucionalizar seus privilégios com alíquotas menores. Mas aí quando reclamarem da alíquota geral, já sabemos a quem reclamar e quem obteve os privilégios que encareceram a alíquota geral.
Maravilhosa explicação Edu. Gratidão ao ICL pelo lindo trabalho.
Estamos com ICL.
Excelente análise! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Cadê o lobby dos pobres?
A reforma está ridícula para os pobres.
O Simples, para quem usa, sabe muito bem que dependendo do CNAE acaba ficando bem caro.
E taxar os Bancos para pagarem mais imposto
difícil saber como ficara pois foram muitas décadas de um jeito e agora mudanças geram medo tanto para o trabalhador (IPTU, IPVA) como para empresários: pequenos, médios e grandes, o problema do Brasil é a CORRUPÇÃO pois o dinheiro que entra através do imposto ou outro qualquer meio é mal usado, é desviado, nós temos que cobrar dos políticos o uso honesto e não aceitarmos as notas frias que usam em seus reduto eleitoral, com o nosso suado dinheiro retido ( impostos) , logo tudo ficara bom para nós o trabalhador, acredito nisso. emenda PIX
O cara está falando sozinho. Os calados no estudio, são poetas... Deus do céu... 1 aluno estudante do terceiro semestre de economia, sabe quantas baboseiras 1 militante político fanático pode dizer ...
O canal do ICL tem a boa conduta importantíssima que sabe usar as explicações de forma verídica que as grandes mídias brasileira não usa e nem quer explicar pra populações de forma vulneráveis que ainda não sabe.
Chegar a ser piada.... Reforma política e administrativa é o que o Brasil precisa... mas, vamos fazer a reforma tributária para ferrar ainda mais os pobre e as classes que ainda sustenta este país. Parabéns, o amor venceu.
É a famosa reforma das "leis complementares"... Brasil precisa de uma reforma autêntica e eficaz... não uma refoma que muda algumas coisas e empurra outras com a barriga.
Resumindo o objetivo da reforma é arrecada, é não vai distribuir para pobre algum
Reforma política sobraria o dobro de recurso mais do que essa reforma tributária.
Então quer dizer que vamo arrecadar mais para melhor os serviços que o Estado nos fornece, quer dizer que pagamos pouco por isso nosso serviço prestado é ineficaz tá bom
“Vai ser um lob danado…. “Como se o problema fosse o empresário 😒 quem está do outro lado recebendo a propina?
85% de taxação, no mínimo, em fortunas acima de 5 milhões, no máximo
Perfeita suas explicações!!!