Sou muito auto-critico e raramente reconheço que fiz um bom trabalho. Muitas vezes procrastino porque na minha cabeça não vou fazer determinada tarefa correta. Aí já não faço.
Me parece que é um combo: a autocrítica excessiva -> baixa autoconfiança -> baixa autoestima Também me parece que quanto maior é a violência sofrida na infância, mais bugado se desenvolve esse regulador interno, e aí a conta cai para nós mais velhos pagarmos.
POV: vc é tão severo com si mesmo q acaba criando “fanfics” q vc acredita q sejam totalmente verdadeiras, mesmo vc sabendo da muito provável alternativa q elas n sejam reais e sim só paranóia sua. Seu medo de ser abandonado tbm n ajuda, visto q umas de suas paranóias é q a qualquer momento seus familiares/pessoas importantes vão se cansar de vc e te abandonar. Vc se recusa a uma sessão de terapia por acreditar q n mereça tal capricho. Sua consciência acaba q dá um jeito de te culpar no final, n importa de quem foi o erro, foi culpa sua no final das contas. Vc acredita q se ficar quieto e aceitar a situação talvez a paz reine, oq realmente acontece e só reforça tudo isso. Com sua ansiedade em geral, vc n passa por um grupo de pessoas pq elas vão te ver, vc vai alguma hora fazer contato visual com elas e elas vão provavelmente te julgar. Vc tbm acredita q vc deve ser o melhor em tudo ao ser redor se não será um fracassado sem futuro. Pelo amor de deus, me digam q n sou só eu q passo por isso se n eu enlouqueço.
passo por algo parecido, mas bem diferente eu vivo na contradição de cobrar perfeição de mim msm X não cobrar nada de mim por achar q mudanças são desnecessárias (afinal, se todo mundo morre um dia, pq mudar?). E o medo de ser abandonado vem, justamente, pela minha quase falta de empatia. É aquela sensação de: será que eu falei algo grave sem perceber e a pessoa ficou quieta pq ficou ofendida? Como eu sou algm q preza pela minha imagem ao ponto de enganar os outros pra mantem um dialogo saudável, essa falta de percepção e essa sensação é oq me fode e sobre terapia, é quase a mesma coisa. Eu n faço nenhuma terapia por considerar inútil. Quem vai em uma terapia sabe do problema e tem a intensão de mudar. Eu sei dos meus problemas, mas n tenho sequer nenhuma intensão de mudar por achar algo complexo dms. É aquela coisa: eu faço terapia sem expectativa ou vontade de mudar algo, sabendo que, daqui uma semana ou um mês, eu vou voltar pro msm problema, então é melhor não fazer nenhuma terapia e dar a chance de algm q realmente precisa de aproveitar ela
Um exercício que aplico em mim mesmo e pode ajudar é avaliar minha autocrítica comparando com a crítica à uma criança: me imagino fazendo a mesma crítica à minha filha e penso "não faria essa crítica à ela, por quê estou fazendo à mim mesmo?"
Minha autocrítica vem de uma educação baseada em violência. Minha mãe me batia por diversos motivos, desde para ser uma criança mais "comportada" (eu era falante e inquieta) até não responder ela, mesmo que ela estivesse errada. Eu apanhei até meus 20 poucos anos quando eu comecei a namorar, ela não aceitava meu namoro. Apanhei por vários motivos e de várias formas e fugi de casa porque cansei. Faço terapia pra tentar lidar com isso, mas tenho e sinto dificuldades pra me expressar, lidar com emoções e faço mais que autocrítica, percebi que tenho me autodepreciado.. enfim, minha mãe me batia tanto que eu já não soube mais diferenciar os meus erros e acertos, eu apanhei tanto que eu já não acreditava mais que era "pra me educar" a dar bom dia para as pessoas e sim para fazer e ser tudo o que ela queria que eu fosse e fizesse. Me sinto pessoalmente ofendida quando alguém diz algo relacionado a "bater educa"
Ela não te batia pra te educar... isso é o que ela dizia pra vc, era a desculpa que ela usava pra justificar a violência. Muitos pais fazem isso pra justificar a violência, as agressões aos filhos. O pior é que isso ainda é socialmente aceito, ainda mais em países menos civilizados como o nosso. Infelizmente, os pais agridem os filhos para descarregar as próprias frustrações . Carregam dores de todas as formas que vc puder imaginar. Assim como vc carrega essa sua dor, eles tb carregam as deles. A diferença é que vc não vai descarregar a sua dor em seus filhos, como sua mãe fazia contigo. Beijo PS: não sou psicólogo
"Eu não sirvo para nada!" A frase que mais ouço na minha cabeça. Sempre acho que incomodo os outros, sinto que não faço nada certo, ando super ansiosa, sempre me cobro além do limite, fracaço e me frusto. Sei que isso não é bom mas já entrei em um ciclo vicioso 😔 tento mudar, consigo por uns dias e depois volto ao mesmo ponto. Queria ir em um psicólogo mas no momento não tenho condições financeiras.
Eu sou perfeccionista (acho que nem é certo se rotular assim) e realmente quando se trata de um erro pequeno que fiz eu fico com aquilo na cabeça, prejudicando até na hora de eu dormir. Ainda bem que isso melhorou mt, quando eu passei a ser mais grato por coisas que eu fiz, pelo que sou. Quando passei a conhecer-me (ainda to) melhor, td ficou mais leve, sei dos meus limites sei que erro mas não sou menor que ngm...
Tudo que eu faço eu penso no passado ,como eu poderia fazer melhor , como eu poderia melhorar apartir dawuele momento, porém eu sempre repito o erro , e cada vez mais me crítico , me acho um lixo
@@edirleynascimento Sim kkk não adianta a longo prazo... De início? talvez. Talvez seja uma boa "zona de escape", mas uma coisa que aprendi é que toda zona de escape é temporária. Tenha várias zonas de escape: jogar games, correr, passear com o cachorro, ir na academia, desenhar, esculpir, escrever. - Tenha vários! Assim, se uma enjoar tu terá outras ainda.
Eu sou extremamente autocrítica, acho que desde de criança. Lembro de ter entre 6 ou 7 anos e ter cometidos equívocos bobos e ficar me martirizando por muito tempo. Hoje com 23 ainda sinto que podia ter tentado mais, ter feito melhor, não deveria desistido, que esse tcc tá uma bosta, eu nao sei de nada, não sirvo pra isso etc. É uma bola de neve que começa com a autocrítica excessiva, passar pela síndrome do impostor e beira a ansiedade e esmaga meu bem estar e minha felicidade.
Cara, passo meu msm coisa, desde criança TB... E sempre foi sobre o jeito q falo c/ as pessoas, nunca me perdoando pra nada... Levei um balde de água fria c/ o vídeo rs
Não é nada fácil lidar com autocrítica extrema, nada que a gente faz parece está bom o bastante, eu nem sei se vai chegar um ponto em que estará bom o abastante, de uma pessoa que lida com isso para outra, busque ajuda de um profissional e se vcoê já estiver na terapia força , espero que você consiga terminar seu TCC.
Entendo… quando eu era criança minha mãe NUNCA me ensinou a fazer as coisas dentro de casa, daí ela me batia o tempo td pra eu aprender e dizia coisas horríveis pra mim, eu acabava n fazendo as coisas direito pq n me esforçava já q na minha cabeça eu n ia conseguir mesmo, ent pq tentar? Oq só fazia ela me bater e me xingar mais ainda. Me sentia péssima pq minha mãe dizia q com 9 anos ela já sabia fazer td em casa, e isso só fazia eu achar q eu era uma vagabunda como ela dizia, mas hoje eu entendi q eu era só uma criança e n era justo ter tanta pressão e responsabilidade tão cedo, e q n e pq minha mãe teve q aprender a cuidar da casa com 9 anos n q signifique q eu tbm tinha. Entendi q td mundo tem o seu tempo e hoje já tô aprendendo a cuidar da casa, mas ainda sou a minha pior crítica, me culpo o tempo inteiro por ser meio preguiçosa irresponsável e desleixada, me sinto culpada quando n to fazendo nada de produtivo, e queria mt deixar de ser tão imatura, infantil, lerda, etc, nunca acho q fiz algo direito e quando faço penso q poderia ter feito melhor. Eu ainda coloco mt presão em cima de mim como fazer faculdade (nem sei ainda q profissão vou escolher) arrumar um emprego, etc, e as vezes me pego pensando quão decepcionante seria se eu acabasse virando uma adulta desempregada e ainda morando com minha mae😞💔 (Detalhe: eu só tenho 13 anos) Enfim…. Desculpem o textão, só queria desabafar. Se vc leu até aqui obg❤️
Taí um tema constante das minhas sessões de terapia. Eu posso até entender isso de modo racional, mas constantemente recaio nas mesmas armadilhas da autocrítica. E aí me autocritico por isso, então vira um loop. 😔
Eu me crítico o tempo todo, mas eu considero de uma forma saudável, eu pego pesado, mas não ao ponto de me sentir mal, só tento reavaliar se eu não estou sendo um babaca, porque todo mundo já foi, e provavelmente é, e eu acho melhor sempre rever as minhas atitudes e preconceitos.
Cresci ouvindo 99 porcento de negatividade dos parentes em uma criação violenta... ausente e c muita exigência, n acho q nasci p ser feliz, mais tento me sinto gente focando no estudo e no trabalho.
Eu tinha muito isso até aprender que não devo nada ao mundo assim como ele também não me deve, todo mundo terá o mesmo fim independente do que outros pensem a seu respeito.
Eu até consigo ver que fiz um bom trabalho mas quando eu faço pra mim é só uma obrigação, não dou um valor adequado ao esforço. Quando eu faço errado, ou mal feito, ai é como se eu fosse a pior decepção.
Muito bom o vídeo!! Podíamos ter podcasts no Spotify só com o áudio. As vezes quero ouvir os vídeos a caminho da faculdade, no ônibus, etc., mas é difícil deixar o youtube aberto na rua.
Eu preciso muito de ajuda. Sou MUITO auto-crítico e tenho sofrido muito com isso ultimamente. Me autocrítica por quase tudo e isso me gerou uma insegurança boba por qualquer coisa. Por exemplo, na loja em q trabalho desenvolvi um medo irracional, uma insegurança em tirar chaveiros do molho pq tinha medo de não conseguir. Me acho muito lerdo e simplesmente comecei a ter medo dos fregueses irem pra essa sessão por q eu tinha medo de não conseguir e passar vergonha, o pior de tudo é que eu fiquei com esse medo a um tempão e só saiu de mim em um dia que no meu turno eu tive q vender esses benditos chaveiros. Mas esse é só um exemplo bobo, tenho diversas outras inseguranças paranoicas, inclusive nessa mesma loja. Essa auto-crítica também me desencandeou um pensamento bem maluco e esquizofrênico que não estou aberto a contar aqui, mas tem tirado minha paz. Não sei mais o que fazer, enfrento isso sozinho e não tenho com quem contar. Me sinto fraco e enlouquecendo, a 4 meses, não sei onde isso vai dar. Preciso de ajuda! :(
Não sei se ajuda mas você não tá sozinho, passo pela mesma situação, me sinto da mesma forma. É extremamente difícil tomar qualquer decisão pq na minha cabeça eu vou errar, ou depois que tomo eu já me arrependo pq sinto que tinha outra opção melhor e a que eu tomei tava errada. É muito difícil !
@@julianenascimento9726 Caralho, como a vida é né? eu sequer lembrava desse meu comentário, hoje estou melhor, ainda não 100% mas bem melhor. Força a você tb, amiga. Procure ajuda, converse, eu sei que é possivel, va á luta.
A cobrança excessiva pode ser um grande obstáculo para o nosso crescimento e desenvolvimento. Ela pode nos levar a sentir estresse, ansiedade e depressão, e pode até mesmo nos impedir de alcançar nossos objetivos. É importante lembrar que não existe perfeição. Todos nós cometemos erros e falhamos. O importante é aprender com nossos erros e continuar tentando. Se você se sente sobrecarregado pela cobrança, é importante buscar ajuda. A Terapia Breve pode ajudar a identificar as origens da cobrança e a desenvolver estratégias para lidar com ela de forma mais saudável.
Dica N° 1 - Analisar o nível de autocrítica - Só se auto critique até reparar seu erro, se continuar fazendo você deve perceber que isso não vai mudar nada. Dica N° 2 - Preste atenção e anote os sentimentos que surgem antes de você se sentir mal por cometer um erro - Fique atento a quando começar a se sentir mal, assim que perceber alguma emoção negativa, tente anotar que ideias passaram pela sua cabeça antes de você se sentir mal (triste/bravo/culpado). (É comum que pessoas mais autocríticas tenham pensamentos depressiativos e irrealistas assim que cometem um erro, algo que pode ajudar nesses casos é se dar conta da irracionalidade presente nessas idéias.) Assim que tiver alguns desses pensamentos anotados siga a Dica N° 3 - Liste as evidências que apoiam e as que não apoiam esses pensamentos - Não precisa ser uma lista gigante, 5 à 10 exemplos são o suficiente. Lembre-se de ver tudo que está na lista ao pé da letra, para ter certeza de que não está hiper generalizando nada, por exemplo: "Eu faço *tudo* errado", na sua vida, nem *tudo* que você fez estava errado, é exagero dizer que sim, por tanto isso não é verdade, é importante ver essas coisas ao pé da letra, pois o subconsciente não entende o que é totalmente verdade e o que não é, fazendo com que você passe à acreditar que realmente *tudo* que você faz está errado ao dizer isso para sí mesmo. Uma boa forma de enfraquecer esses pensamentos é confrontando-os com evidências contrárias. Listando em uma folha momentos em que você fez algo errado e momentos em que fez algo certo, você vai perceber que existem várias situações em que não fez nada de errado, por tanto nem tudo que você faz é errado e você não está fadado a isso. Treine sua capacidade de avaliar racionalmente como você se trata após cometer um erro, não tem problema se criticar, mas sim a forma que você faz isso, todos cometem erros, mas o que fazemos depois de comete-los podem afetar nossa saúde mental. Não tenha medo de querer ser bom no que faz, por tanto que faça isso respeitando seus limites, reconhecendo seu progresso e se permitindo errar sem se julgar tanto.
@@Kallastar. Fico feliz de ter ajudado, eu tinha escrito isso só para entender melhor o vídeo, mas que bom que ajudou outra pessoa à parar de se culpar também.
Acho que esse é um dos problemas que mais me aflige por estar relacionado com muitas coisas ao mesmo tempo e formar uma teia, como: perfeccionismo, baixa autoestima, insegurança, repressão sentimental... e por aí vai... Mas né... é difícil de lidar, mas não impossível :')
Amo o canal! Você poderia falar mais sobre insegurança. Aquela que desorganiza, que causa hematomas, sintomas fisiológicos desconfortáveis? Me identifiquei também com o vídeo do Impostor. Agradeço e Parabéns pelo casal!
Vou contar minha historia,a mais omenos 3 meses atrás me vi tendo um sentimento de muita ansiedade mas achei que era normal,ou era esgotamento espiritual ou algo do tipo,no mês seguinte pedi pra uma cigana fazer uma revelacao do que esperar do meu mes e ela falou "toma cuidado com sua ansiedade e auto critica"ai ok o mes passou,e esse sentimento estranho continuava,tenteu focar na área espiritual pq achei que ali que estava o problema,só que no mês seguinte foi onde tudo piorou,resolvi colocar minha vida ao normal,so que nisso tentei estabilizar as minhas 4 principais áreas, 1-espiritualidade,2-financeira,3-emocional,e 4-mente,o" 4" que me pegou,quando fui tentar ver como estava minha area mental tive uma sensacao de cansaso ....tristeza e ate esquecimento ,mas cara era muito forte,me senti triste e pra baixo depois,quando do nada passou um video na minha fy do tik tok de um cara falando a mesma coisa que eu tava sentindo,olhei nos comentarios e a menina comentou "eu me sentia assim até descobrir que oq eu tava sentindo era distimia"fui procurar saber oq era e começei a ter um ataque de panico no qual eu nunca mais avia sentido aquilo,era um sentimento muito forte de ansiedade medo tristeza,passei a noite toda chorando e fiquei com aquilo na minha mente achando que eu tbm tinha distimia,ai dai pra alguns meses dps acabou q minha mente foi gerando varios pensamento julgadores,é como se tivesse outra pessoa dentro de mim falando que eu "nn to sentindo nada e nao sou feliz"ele apaga minha mente,apaga os sentimentos que eu to sentindo...e fica me criticando
Independente do assunto que vcs falem, eu já mando um like antes do primeiro "A", pq eu tenho muita confiança no conteúdo de vcs e eu sentir a diferença na minha saúde mental no momento que eu conhece o canal, e com isso, quero muito que outras pessoas conheçam tbm. Então, tudo que vcs falam que vão trazer mais visibilidade pro canal eu tento fazer. Vcs são incríveis e podem ter certeza que fazem a diferença na vida de muita gente!
Parabéns e obrigada, pelo trabalho do canal responsável, didático e humanizado ❤️ Os comentários dizendo que tudo é trauma... pra mim reforçam o extremismo/rotulação/generalização... social, uma verdadeira falta de interpretação das individualidades e especificidades humanas e sociais
Queria saber MTS coisas... Minutos psíquicos diferença entre falta de atenção e defit de atenção. Pontos positivos e negativos de uma pessoa q seja e fala MT de uma positividade excessiva. Jeito de mudar hábitos ruins. E sobre sentimentos, do tipo aquele q chamam de sanguíneo e essas coisas, sabe... Vi uma blogueira falando sobre isso e me interessei, queria saber + 😌❤️
auto critica severa me tornei assim na igreja pra tentar agradar a Deus procurei em mim defeitos ate que não existia pra tentar conquistar o amor dele.
Eu sou muito auto-crítica sou pessima em tomar descisões, sempre falo "vc que sabe" quando alguem me pergunta alguma coisa, mesma que a coisa seja a mais simples do mundo, pois penso "não vou escolher porq se eu escolher errado eu sei q vou me arrepender e vou começar a me auto-criticar e eu sei q eu isso é pessimo e me faz mal" ent se no futuro algo der errado eu n vou me culpar e nem vou culpar a pessoa que tomou a decisão, oq é estranho porq pra mim o ser humano tem o direito de errar e isso é natural, mas Eu não tenho esse direito pois sou EU. Agora nesse momento refletindo sobre isso acabei de perceber que eu procuro me conhecer muito e tentar me entender e isso é bom :)
Eu sou desenhista ,então eu tenho que me criticar mais do que qualquer um , aprendi a conviver conviver com isso , agora percebo você ser o maior crítico de você mesmo é a melhor coisa a se fazer , porque com isso evolui não somente no desenho ,mas também como pessoa.
O louco é que ela puxa vários outros transtornos (espero que esteja certo), ou seja se vc não cuida ela se agrava e vc não terá só a autocritica como problema... Saúde mental é um assunto sério gente, se cuidem
Autocrítica é meu sobrenome do meio. Sou crítica severa de meus atos e decisões. Fico me cobrando por vários dias, mas não me vitimizo, nem me deprecio. Minha autocrítica é para satisfazer meu perfeccionismo e melhorar sempre. Quando era estudante, não aceitava nota abaixo de 10. Um 9 era morte pra mim 😬
De vez em quando me culpava por coisas que fiz a 3 ou 2 anos atrás, e continuava me sentindo culpada por isso ou me entristecia. Depois de ver esse vídeo, vi que realmente isso não leva pra frente, e muito obrigada por você me ter feito ver um lado bom de ser autocrítica (de maneira controlada, claro). Adoro seu canal ^^.
O oposto. Me superestimo demais, não tenho uma visão realista de mim mesmo. porém, ando trabalhando isso e tentando reconhecer algumas barreiras que eu, como qualquer outro mero humano há de suportar no dojo da vida. Obrigado pela aula, sensei-nin.
Canal EXCELENTE. Admiro muito o trabalho de vocês. E essa classe em responder à esse comentário "tudo é transtorno ... porrada", perfeita explicação e educação.
Muito bom André!! Sigo seu canal faz muito tempo e sempre me ajudam e me faz ser uma pessoa cada vez melhor, e tenho certeza que não sou o único. Você me inspira demais a seguir esse caminho! ❤️😁
Eu tenho muita ansiedade então o menor dos erros q eu cometa se torna algo absurdo na minha cabeça. É complicado e chega a dar vontade de vomitar varias vezes
...sabe dr. muito bom ouvi-lo e nos colocando a entender em resumo, como dito logo no início, que realmente sabemos sim ser pacientes e amigos de quem erram e impacientes e até nos tornamos inimigos de nós mesmos quando consideramos errar até em menor proporção e tornando a convivência de nós com nós mesmos uma amizade difícil...PARABÉNS PELO EXCELENTE TEMA!!!
Muito bom meu caro! E com bom humor! Parabéns! Vc estimula nós, profissionais liberais da saúde, a publicarmos nosso conhecimento de forma acessível. Forte abraço
@@pessoinhacansada6900 amiga vc ta sendo educada, pense que o outro nao lhe deu bom dia por um problema EXLCUSIVAMENTE dele, só dele e fique com a cabeça tranquila, vc foi educada e quis ser legal com uma pessoa ao dar bom dia, se ela nao deu, problema dela.
Ótimo vídeo. Eu sofro desse mal. Excesso de autocrítica. Bom saber que podemos modelar os nossos pensamentos para termos uma qualidade de vida muito melhor, aperfeiçoando nossoauto-conhecimento e a nossa saúde mental. Sugestão.: faz um vídeo com dicas de leituras sobre Psicologia e os tópicos abordados nos vídeos. Será, certamente, de grande proveito para os incritos e para o público em geral. Obrigada!
Nesta semana passada eu fiu para o treino de Jiu-jitsu e na hora da luta machuquei uma menina sem querer e isso me deixou mal pelo resto da semana, toda hora ficava me me chamando de idiota que sempre hajo de maneira bruta. Obrigada pelo vídeo me faz refletir sobre isso, e a melhorar como pessoa
Eu tenho MUITOS PROBLEMAS com autocrítica excessiva. Estou trabalhando isso na psicoterapia e tem melhorado bastante. Minha terapeuta é humanista e eu acredito que seja uma abordagem muito eficiente nesses casos.
Adoro o canal, sempre instrutivo, dinâmico, umas sacada de humor e muito conteúdo esclarecido em uma ótima didática, fico feliz de acompanhar vocês o quanto posso ❤ recomendem livros!
A segunda dica eu já pratico e nem sabia que era uma técnica conhecida. Realmente ajuda muito! Sou extremamente autocrítica e isso, muitas vezes, me impede de viver plenamente. 🤔
Ao ver o vídeo achei interessante. Tambem apanhei muito na minha infância, por conta de um segundo casamento de meu pai. Madrasta era muito ruim, Batia constantemente. Cresci assim, apanhando, Na fase adulta, assumi um relacionamento muito jovem, e um casamento bastante complicado, com quatro filhos, e bastante dificuldades financeiras. Consegui finalmente encontrar um equilibrio mental em minha vida, atraves da prática do budismo aos 33 anos. Hoje com 71 anos levo uma vida mais tranquila.
E eu que vivo frustrada comigo mesma só por existir 🤗 literalmente não gosto de nada que eu faço... Sempre me coloco pra baixo nunca espero nada de ninguém e muito menos de mim, estou tão cansada emocionalmente e desgastada comigo mesma. Vish se eu fazer uma lista, vai dar uma lista grande, é difícil nós mesmos perceber as nossas qualidades, infelizmente isso é constante. Eu me cobro tanto que daqui a pouco vem em boleto.
Esse vídeo infelizmente reflete grande parte da minha vida, até que caí numa depressão, e apesar de ter feito tratamento e acompanhamento psicológico, só com o tempo fui capaz de moderar essa autocrítica. Sei que sou exigente comigo e ter essa consciência me ajuda. Obrigada por suas partilhas! Parabéns pelo conteúdo sempre útil! Abraço! 😊🇵🇹
Hoje eu sou muito auto crítico porque nunca eu tenho a disciplina pra fazer o que eu devo fazer. De vez em quando eu olho pro futuro e não vejo esperanças. Por isso que é bom que os pais disciplínem os seus filhos, pq tentar vencer o nosso eu sozinho e bem complicado. Mas bola pra frente!! Temos que olhar pro futuro e ver a vitória.
"Como sou uma jumenta " me define. É horrível. Me sinto péssima, ansiosa...assistindo o vídeo e lágrimas rolando com tanta identificação 😢 Faço terapia atualmente, mas entendo que o próximo passo para lidar com esse sofrimento e esgotamento emocional será com um psiquiatra
Sou muito auto-critico e raramente reconheço que fiz um bom trabalho. Muitas vezes procrastino porque na minha cabeça não vou fazer determinada tarefa correta. Aí já não faço.
Isso é foda, não sei porque nossa mente esta contra nós
Faço o msm 🙁
Já perdi oportunidades na vida por causa disso.
@@Querenciaamadars. É uma espécie de auto-sabotagem, né?
@@raillenso em mim tbm. 😔
Me parece que é um combo: a autocrítica excessiva -> baixa autoconfiança -> baixa autoestima
Também me parece que quanto maior é a violência sofrida na infância, mais bugado se desenvolve esse regulador interno, e aí a conta cai para nós mais velhos pagarmos.
Simm, vivo exatamente isso
@@pudim4422 me identifiquei bastante, também sofro bastante com isso!
@@pudim4422 Pode acrescentar isso com Fobia Social e Déficit e Depressão?
Tive pai mágico,transformava 1 litro de álcool em 2 horas de agressão.Hj rejeitei uma oportunidade de emprego por ter medo de não fazer nada certo.
Fd mesmo e quando nos desemvolve transtorno de ansiedade
Amo o canal. Gostaria de recomendar um tema: o efeito das cores no ambiente e como isso afeta não só a percepção como a memória.
melhor recomendação do mundo
Up
Aquele tipo de tema que a gente já se interessa logo de cara
Mano, tu é foda
Ameiii!
POV: vc é tão severo com si mesmo q acaba criando “fanfics” q vc acredita q sejam totalmente verdadeiras, mesmo vc sabendo da muito provável alternativa q elas n sejam reais e sim só paranóia sua. Seu medo de ser abandonado tbm n ajuda, visto q umas de suas paranóias é q a qualquer momento seus familiares/pessoas importantes vão se cansar de vc e te abandonar. Vc se recusa a uma sessão de terapia por acreditar q n mereça tal capricho. Sua consciência acaba q dá um jeito de te culpar no final, n importa de quem foi o erro, foi culpa sua no final das contas. Vc acredita q se ficar quieto e aceitar a situação talvez a paz reine, oq realmente acontece e só reforça tudo isso. Com sua ansiedade em geral, vc n passa por um grupo de pessoas pq elas vão te ver, vc vai alguma hora fazer contato visual com elas e elas vão provavelmente te julgar. Vc tbm acredita q vc deve ser o melhor em tudo ao ser redor se não será um fracassado sem futuro.
Pelo amor de deus, me digam q n sou só eu q passo por isso se n eu enlouqueço.
eu chorei de verdade agora, eu sou exatamente assim
DESSE JEITINHO
Isso é uma doença, eu tbm tenho. O nome é maladaptive daydreaming
Tu falou exatamente como eu sou, só não sinto muito essa parte de criar mts "fanfics" sobre as coisas sla. Chorei lendo isso pqp
passo por algo parecido, mas bem diferente
eu vivo na contradição de cobrar perfeição de mim msm X não cobrar nada de mim por achar q mudanças são desnecessárias (afinal, se todo mundo morre um dia, pq mudar?).
E o medo de ser abandonado vem, justamente, pela minha quase falta de empatia. É aquela sensação de: será que eu falei algo grave sem perceber e a pessoa ficou quieta pq ficou ofendida? Como eu sou algm q preza pela minha imagem ao ponto de enganar os outros pra mantem um dialogo saudável, essa falta de percepção e essa sensação é oq me fode
e sobre terapia, é quase a mesma coisa. Eu n faço nenhuma terapia por considerar inútil. Quem vai em uma terapia sabe do problema e tem a intensão de mudar. Eu sei dos meus problemas, mas n tenho sequer nenhuma intensão de mudar por achar algo complexo dms. É aquela coisa: eu faço terapia sem expectativa ou vontade de mudar algo, sabendo que, daqui uma semana ou um mês, eu vou voltar pro msm problema, então é melhor não fazer nenhuma terapia e dar a chance de algm q realmente precisa de aproveitar ela
Se falou sobre autocrítica eu já tô incluso
Somos dois
Somos 3
Um exercício que aplico em mim mesmo e pode ajudar é avaliar minha autocrítica comparando com a crítica à uma criança: me imagino fazendo a mesma crítica à minha filha e penso "não faria essa crítica à ela, por quê estou fazendo à mim mesmo?"
Minha autocrítica vem de uma educação baseada em violência. Minha mãe me batia por diversos motivos, desde para ser uma criança mais "comportada" (eu era falante e inquieta) até não responder ela, mesmo que ela estivesse errada. Eu apanhei até meus 20 poucos anos quando eu comecei a namorar, ela não aceitava meu namoro. Apanhei por vários motivos e de várias formas e fugi de casa porque cansei. Faço terapia pra tentar lidar com isso, mas tenho e sinto dificuldades pra me expressar, lidar com emoções e faço mais que autocrítica, percebi que tenho me autodepreciado.. enfim, minha mãe me batia tanto que eu já não soube mais diferenciar os meus erros e acertos, eu apanhei tanto que eu já não acreditava mais que era "pra me educar" a dar bom dia para as pessoas e sim para fazer e ser tudo o que ela queria que eu fosse e fizesse. Me sinto pessoalmente ofendida quando alguém diz algo relacionado a "bater educa"
Ela não te batia pra te educar... isso é o que ela dizia pra vc, era a desculpa que ela usava pra justificar a violência. Muitos pais fazem isso pra justificar a violência, as agressões aos filhos. O pior é que isso ainda é socialmente aceito, ainda mais em países menos civilizados como o nosso. Infelizmente, os pais agridem os filhos para descarregar as próprias frustrações . Carregam dores de todas as formas que vc puder imaginar. Assim como vc carrega essa sua dor, eles tb carregam as deles. A diferença é que vc não vai descarregar a sua dor em seus filhos, como sua mãe fazia contigo. Beijo
PS: não sou psicólogo
Meu pai tbm era assim comigo
Depois dos 16 eu saia de casa, roubava o caro dele, mandava ele ir para aquele lugar 😂😂
É por isso q eu digo q violência ñ resolve nd
Já eu respeitava muito minha mãe, ela sempre foi mais de coversar, aceitar os gostos e tals.
Fala sobre como os pais podem afetar a saúde mental dos filhos pfv
Vdd
Up
Por favor!
Up
e virou vídeo
"Eu não sirvo para nada!"
A frase que mais ouço na minha cabeça. Sempre acho que incomodo os outros, sinto que não faço nada certo, ando super ansiosa, sempre me cobro além do limite, fracaço e me frusto. Sei que isso não é bom mas já entrei em um ciclo vicioso 😔 tento mudar, consigo por uns dias e depois volto ao mesmo ponto. Queria ir em um psicólogo mas no momento não tenho condições financeiras.
Meu caso é o mesmo!
Cuidado com a depressão, ela vem em silêncio e sigilo
Rt😞
O psicológo pode te ajudar a manter esse resultado e até melhora-lo. Por favor, se esforce em conseguir um.
@@Arthurmotovlogs só quando eu puder trabalhar e pagar
Eu sou perfeccionista (acho que nem é certo se rotular assim) e realmente quando se trata de um erro pequeno que fiz eu fico com aquilo na cabeça, prejudicando até na hora de eu dormir.
Ainda bem que isso melhorou mt, quando eu passei a ser mais grato por coisas que eu fiz, pelo que sou. Quando passei a conhecer-me (ainda to) melhor, td ficou mais leve, sei dos meus limites sei que erro mas não sou menor que ngm...
“Eu sou um m*rda e um fracassado etc...”
Quase sempre me autocrítico
Tudo que eu faço eu penso no passado ,como eu poderia fazer melhor , como eu poderia melhorar apartir dawuele momento, porém eu sempre repito o erro , e cada vez mais me crítico , me acho um lixo
@@RabaoBao eu não aceito o passado
@@RabaoBao eu faço a mesma coisa, kra. Isso é torturante.
@@edirleynascimento Sim kkk não adianta a longo prazo... De início? talvez. Talvez seja uma boa "zona de escape", mas uma coisa que aprendi é que toda zona de escape é temporária.
Tenha várias zonas de escape: jogar games, correr, passear com o cachorro, ir na academia, desenhar, esculpir, escrever. - Tenha vários! Assim, se uma enjoar tu terá outras ainda.
@@Querenciaamadars. se perdoe.
Eu sou uma pessoa com autocritica e vitimização excessiva, eu quero fugir de mim todos os dias, pq não me suporto.
Eu sou extremamente autocrítica, acho que desde de criança. Lembro de ter entre 6 ou 7 anos e ter cometidos equívocos bobos e ficar me martirizando por muito tempo. Hoje com 23 ainda sinto que podia ter tentado mais, ter feito melhor, não deveria desistido, que esse tcc tá uma bosta, eu nao sei de nada, não sirvo pra isso etc. É uma bola de neve que começa com a autocrítica excessiva, passar pela síndrome do impostor e beira a ansiedade e esmaga meu bem estar e minha felicidade.
Te entendo.
Vamos vencer isso.
Cara, passo meu msm coisa, desde criança TB... E sempre foi sobre o jeito q falo c/ as pessoas, nunca me perdoando pra nada...
Levei um balde de água fria c/ o vídeo rs
Não é nada fácil lidar com autocrítica extrema, nada que a gente faz parece está bom o bastante, eu nem sei se vai chegar um ponto em que estará bom o abastante, de uma pessoa que lida com isso para outra, busque ajuda de um profissional e se vcoê já estiver na terapia força , espero que você consiga terminar seu TCC.
Entendo… quando eu era criança minha mãe NUNCA me ensinou a fazer as coisas dentro de casa, daí ela me batia o tempo td pra eu aprender e dizia coisas horríveis pra mim, eu acabava n fazendo as coisas direito pq n me esforçava já q na minha cabeça eu n ia conseguir mesmo, ent pq tentar? Oq só fazia ela me bater e me xingar mais ainda. Me sentia péssima pq minha mãe dizia q com 9 anos ela já sabia fazer td em casa, e isso só fazia eu achar q eu era uma vagabunda como ela dizia, mas hoje eu entendi q eu era só uma criança e n era justo ter tanta pressão e responsabilidade tão cedo, e q n e pq minha mãe teve q aprender a cuidar da casa com 9 anos n q signifique q eu tbm tinha. Entendi q td mundo tem o seu tempo e hoje já tô aprendendo a cuidar da casa, mas ainda sou a minha pior crítica, me culpo o tempo inteiro por ser meio preguiçosa irresponsável e desleixada, me sinto culpada quando n to fazendo nada de produtivo, e queria mt deixar de ser tão imatura, infantil, lerda, etc, nunca acho q fiz algo direito e quando faço penso q poderia ter feito melhor. Eu ainda coloco mt presão em cima de mim como fazer faculdade (nem sei ainda q profissão vou escolher) arrumar um emprego, etc, e as vezes me pego pensando quão decepcionante seria se eu acabasse virando uma adulta desempregada e ainda morando com minha mae😞💔
(Detalhe: eu só tenho 13 anos)
Enfim…. Desculpem o textão, só queria desabafar.
Se vc leu até aqui obg❤️
Taí um tema constante das minhas sessões de terapia. Eu posso até entender isso de modo racional, mas constantemente recaio nas mesmas armadilhas da autocrítica. E aí me autocritico por isso, então vira um loop. 😔
Timing perfeito do vídeo na minha vida...
Obrigada, tudo que eu precisava ouvir. Eu sou tão autocrítica, quero muito mudar isso, isso me faz muito mal. Obrigada mais uma vez. Sucesso
"Um ótimo antídoto para a autocrítica é a autocrítica." - Rabelo (2021)
Ótimo! 😂
Ksksksk
Eu me crítico o tempo todo, mas eu considero de uma forma saudável, eu pego pesado, mas não ao ponto de me sentir mal, só tento reavaliar se eu não estou sendo um babaca, porque todo mundo já foi, e provavelmente é, e eu acho melhor sempre rever as minhas atitudes e preconceitos.
Admiro isso. Eu por outro lado, pareço um troglodita com ego inflado.
Gente, eu to CHO-CA-DAAAAAA
Carapuça servida com sucesso
Mesmo tendo esses pontos negativos, acho que de vez em quando pode ser bom para a pessoa ter mais noção doque está falando ou fazendo
Com certeza
Nunca penso que fiz algo bom, e quando faço me arrependo, algo como: “como pode pensar que isso é bom?”
Tbm sou assim
Cresci ouvindo 99 porcento de negatividade dos parentes em uma criação violenta... ausente e c muita exigência, n acho q nasci p ser feliz, mais tento me sinto gente focando no estudo e no trabalho.
Eu aqui: "até pra me autocríticar eu sou um idiota"
Eu tinha muito isso até aprender que não devo nada ao mundo assim como ele também não me deve, todo mundo terá o mesmo fim independente do que outros pensem a seu respeito.
Eu até consigo ver que fiz um bom trabalho mas quando eu faço pra mim é só uma obrigação, não dou um valor adequado ao esforço. Quando eu faço errado, ou mal feito, ai é como se eu fosse a pior decepção.
Rt😞
Muito bom o vídeo!! Podíamos ter podcasts no Spotify só com o áudio. As vezes quero ouvir os vídeos a caminho da faculdade, no ônibus, etc., mas é difícil deixar o youtube aberto na rua.
Infelizmente ia pelo excesso...
Agora, vai ser bem diferente!!!
Obrigada, dr.!!!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
O melhor crítico da humanidade : tá todo mundo iludido, ninguém sabe de nada mas todos imaginam que sabemos alguma coisa. Qual a sua crítica?
Levei 28 anos da minha vida pra perceber que sou dura demais comigo. Muito obrigada pelo vídeo.
Eu preciso muito de ajuda. Sou MUITO auto-crítico e tenho sofrido muito com isso ultimamente. Me autocrítica por quase tudo e isso me gerou uma insegurança boba por qualquer coisa. Por exemplo, na loja em q trabalho desenvolvi um medo irracional, uma insegurança em tirar chaveiros do molho pq tinha medo de não conseguir. Me acho muito lerdo e simplesmente comecei a ter medo dos fregueses irem pra essa sessão por q eu tinha medo de não conseguir e passar vergonha, o pior de tudo é que eu fiquei com esse medo a um tempão e só saiu de mim em um dia que no meu turno eu tive q vender esses benditos chaveiros. Mas esse é só um exemplo bobo, tenho diversas outras inseguranças paranoicas, inclusive nessa mesma loja. Essa auto-crítica também me desencandeou um pensamento bem maluco e esquizofrênico que não estou aberto a contar aqui, mas tem tirado minha paz. Não sei mais o que fazer, enfrento isso sozinho e não tenho com quem contar. Me sinto fraco e enlouquecendo, a 4 meses, não sei onde isso vai dar. Preciso de ajuda! :(
Não sei se ajuda mas você não tá sozinho, passo pela mesma situação, me sinto da mesma forma. É extremamente difícil tomar qualquer decisão pq na minha cabeça eu vou errar, ou depois que tomo eu já me arrependo pq sinto que tinha outra opção melhor e a que eu tomei tava errada. É muito difícil !
@@julianenascimento9726 Caralho, como a vida é né? eu sequer lembrava desse meu comentário, hoje estou melhor, ainda não 100% mas bem melhor. Força a você tb, amiga. Procure ajuda, converse, eu sei que é possivel, va á luta.
A cobrança excessiva pode ser um grande obstáculo para o nosso crescimento e desenvolvimento. Ela pode nos levar a sentir estresse, ansiedade e depressão, e pode até mesmo nos impedir de alcançar nossos objetivos.
É importante lembrar que não existe perfeição. Todos nós cometemos erros e falhamos. O importante é aprender com nossos erros e continuar tentando.
Se você se sente sobrecarregado pela cobrança, é importante buscar ajuda. A Terapia Breve pode ajudar a identificar as origens da cobrança e a desenvolver estratégias para lidar com ela de forma mais saudável.
Obrigado amigo, você é um amigo.
Dica N° 1 - Analisar o nível de autocrítica - Só se auto critique até reparar seu erro, se continuar fazendo você deve perceber que isso não vai mudar nada.
Dica N° 2 - Preste atenção e anote os sentimentos que surgem antes de você se sentir mal por cometer um erro - Fique atento a quando começar a se sentir mal, assim que perceber alguma emoção negativa, tente anotar que ideias passaram pela sua cabeça antes de você se sentir mal (triste/bravo/culpado).
(É comum que pessoas mais autocríticas tenham pensamentos depressiativos e irrealistas assim que cometem um erro, algo que pode ajudar nesses casos é se dar conta da irracionalidade presente nessas idéias.)
Assim que tiver alguns desses pensamentos anotados siga a Dica N° 3 - Liste as evidências que apoiam e as que não apoiam esses pensamentos - Não precisa ser uma lista gigante, 5 à 10 exemplos são o suficiente. Lembre-se de ver tudo que está na lista ao pé da letra, para ter certeza de que não está hiper generalizando nada, por exemplo: "Eu faço *tudo* errado", na sua vida, nem *tudo* que você fez estava errado, é exagero dizer que sim, por tanto isso não é verdade, é importante ver essas coisas ao pé da letra, pois o subconsciente não entende o que é totalmente verdade e o que não é, fazendo com que você passe à acreditar que realmente *tudo* que você faz está errado ao dizer isso para sí mesmo. Uma boa forma de enfraquecer esses pensamentos é confrontando-os com evidências contrárias.
Listando em uma folha momentos em que você fez algo errado e momentos em que fez algo certo, você vai perceber que existem várias situações em que não fez nada de errado, por tanto nem tudo que você faz é errado e você não está fadado a isso.
Treine sua capacidade de avaliar racionalmente como você se trata após cometer um erro, não tem problema se criticar, mas sim a forma que você faz isso, todos cometem erros, mas o que fazemos depois de comete-los podem afetar nossa saúde mental. Não tenha medo de querer ser bom no que faz, por tanto que faça isso respeitando seus limites, reconhecendo seu progresso e se permitindo errar sem se julgar tanto.
@@Kallastar. Fico feliz de ter ajudado, eu tinha escrito isso só para entender melhor o vídeo, mas que bom que ajudou outra pessoa à parar de se culpar também.
É por isso que eu fico esperando a semana toda. porque vale a pena.
A coragem de ser IMPERFEITO!
Acho que esse é um dos problemas que mais me aflige por estar relacionado com muitas coisas ao mesmo tempo e formar uma teia, como: perfeccionismo, baixa autoestima, insegurança, repressão sentimental... e por aí vai... Mas né... é difícil de lidar, mas não impossível :')
Como eu sou um jumento foi bem específico rsr. Acertou em cheio
Obrigado pelo vídeo André, eu tenho isso desde pequeno e é horrível, já tá inconsciente, é horrível.
Amo o canal! Você poderia falar mais sobre insegurança. Aquela que desorganiza, que causa hematomas, sintomas fisiológicos desconfortáveis?
Me identifiquei também com o vídeo do Impostor. Agradeço e Parabéns pelo casal!
Ultimamente tenho estado assim no trabalho. Constantemente me sinto incapaz de fazer alguma coisa.
Vou contar minha historia,a mais omenos 3 meses atrás me vi tendo um sentimento de muita ansiedade mas achei que era normal,ou era esgotamento espiritual ou algo do tipo,no mês seguinte pedi pra uma cigana fazer uma revelacao do que esperar do meu mes e ela falou "toma cuidado com sua ansiedade e auto critica"ai ok o mes passou,e esse sentimento estranho continuava,tenteu focar na área espiritual pq achei que ali que estava o problema,só que no mês seguinte foi onde tudo piorou,resolvi colocar minha vida ao normal,so que nisso tentei estabilizar as minhas 4 principais áreas, 1-espiritualidade,2-financeira,3-emocional,e 4-mente,o" 4" que me pegou,quando fui tentar ver como estava minha area mental tive uma sensacao de cansaso ....tristeza e ate esquecimento ,mas cara era muito forte,me senti triste e pra baixo depois,quando do nada passou um video na minha fy do tik tok de um cara falando a mesma coisa que eu tava sentindo,olhei nos comentarios e a menina comentou "eu me sentia assim até descobrir que oq eu tava sentindo era distimia"fui procurar saber oq era e começei a ter um ataque de panico no qual eu nunca mais avia sentido aquilo,era um sentimento muito forte de ansiedade medo tristeza,passei a noite toda chorando e fiquei com aquilo na minha mente achando que eu tbm tinha distimia,ai dai pra alguns meses dps acabou q minha mente foi gerando varios pensamento julgadores,é como se tivesse outra pessoa dentro de mim falando que eu "nn to sentindo nada e nao sou feliz"ele apaga minha mente,apaga os sentimentos que eu to sentindo...e fica me criticando
A perfeição até chama a atenção, mas somente a imperfeição conecta. Lembrem-se disso.❤️
Eu me cobro tanto que as vezes penso que sou um agiota
Adorei a citação irônica! Tive um leve ataque de riso... No início de nervoso, mas depois de alívio.
Aprendendo a usar autocrítica para combater a autocrítica. Realmente é a melhor alternativa.
Obrigada. Muito sabio, uma resolução para auto critica é a auto critica. me ajudou a entender como lidar
Independente do assunto que vcs falem, eu já mando um like antes do primeiro "A", pq eu tenho muita confiança no conteúdo de vcs e eu sentir a diferença na minha saúde mental no momento que eu conhece o canal, e com isso, quero muito que outras pessoas conheçam tbm. Então, tudo que vcs falam que vão trazer mais visibilidade pro canal eu tento fazer. Vcs são incríveis e podem ter certeza que fazem a diferença na vida de muita gente!
Parabéns e obrigada, pelo trabalho do canal responsável, didático e humanizado ❤️ Os comentários dizendo que tudo é trauma... pra mim reforçam o extremismo/rotulação/generalização... social, uma verdadeira falta de interpretação das individualidades e especificidades humanas e sociais
Gostei muito do modelo do vídeo, fica impactante ver você falar diretamente com a gente.
nunca tive, mas sempre quis saber sobre a psicologia disso e como posso ajudar pessoas que têm
1:20 é quase um mantra. Tá tendo! Hahaha Rindo mas é pra não chorar...
Até excluí e comentário e refiz poque tinha colocado o tempo 1 segundo adiantado :P e me xinguei por isso...
Queria saber MTS coisas... Minutos psíquicos diferença entre falta de atenção e defit de atenção.
Pontos positivos e negativos de uma pessoa q seja e fala MT de uma positividade excessiva. Jeito de mudar hábitos ruins. E sobre sentimentos, do tipo aquele q chamam de sanguíneo e essas coisas, sabe... Vi uma blogueira falando sobre isso e me interessei, queria saber + 😌❤️
Esse vídeo é tudo o que eu precisava!!! Pois às vezes tenho esse PÉSSIMO HÁBITO de me autocriticar
Muito Bom o vídeo, sou muitíssimo auto critica comigo ... to vendo como equilibrar isso e tornar isso saudável.
auto critica severa
me tornei assim na igreja
pra tentar agradar a Deus
procurei em mim defeitos ate que não existia pra tentar conquistar o amor dele.
Eu também
Eu sou muito auto-crítica sou pessima em tomar descisões, sempre falo "vc que sabe" quando alguem me pergunta alguma coisa, mesma que a coisa seja a mais simples do mundo, pois penso "não vou escolher porq se eu escolher errado eu sei q vou me arrepender e vou começar a me auto-criticar e eu sei q eu isso é pessimo e me faz mal" ent se no futuro algo der errado eu n vou me culpar e nem vou culpar a pessoa que tomou a decisão, oq é estranho porq pra mim o ser humano tem o direito de errar e isso é natural, mas Eu não tenho esse direito pois sou EU.
Agora nesse momento refletindo sobre isso acabei de perceber que eu procuro me conhecer muito e tentar me entender e isso é bom :)
Eu sou desenhista ,então eu tenho que me criticar mais do que qualquer um , aprendi a conviver conviver com isso , agora percebo você ser o maior crítico de você mesmo é a melhor coisa a se fazer , porque com isso evolui não somente no desenho ,mas também como pessoa.
Como esta no vídeo só é saudável até certo ponto, existem limites.
O louco é que ela puxa vários outros transtornos (espero que esteja certo), ou seja se vc não cuida ela se agrava e vc não terá só a autocritica como problema...
Saúde mental é um assunto sério gente, se cuidem
Autocrítica é meu sobrenome do meio.
Sou crítica severa de meus atos e decisões. Fico me cobrando por vários dias, mas não me vitimizo, nem me deprecio.
Minha autocrítica é para satisfazer meu perfeccionismo e melhorar sempre.
Quando era estudante, não aceitava nota abaixo de 10. Um 9 era morte pra mim 😬
De vez em quando me culpava por coisas que fiz a 3 ou 2 anos atrás, e continuava me sentindo culpada por isso ou me entristecia.
Depois de ver esse vídeo, vi que realmente isso não leva pra frente, e muito obrigada por você me ter feito ver um lado bom de ser autocrítica (de maneira controlada, claro).
Adoro seu canal ^^.
Ótimo vídeo, sou mto severo comigo msm sempre, por qqr erro, vou usar as dicas com ctz.
Essa notificação foi a coisa certa na hora certa 😳
Eu sou muito cruel comigo, seja quando erro, seja quando não obtenho reconhecimento, quando não consigo chegar onde eu gostaria.
Andre , alem de lindo! Adoro seus conteudos!.... Parabens e obg por compartilhar conosco seu conhecimento!..
O oposto. Me superestimo demais, não tenho uma visão realista de mim mesmo. porém, ando trabalhando isso e tentando reconhecer algumas barreiras que eu, como qualquer outro mero humano há de suportar no dojo da vida. Obrigado pela aula, sensei-nin.
seus vídeos me ajudam bastante, muito obrigado e parabéns pelo seu trabalho!
Canal EXCELENTE. Admiro muito o trabalho de vocês. E essa classe em responder à esse comentário "tudo é transtorno ... porrada", perfeita explicação e educação.
Muito bom André!! Sigo seu canal faz muito tempo e sempre me ajudam e me faz ser uma pessoa cada vez melhor, e tenho certeza que não sou o único. Você me inspira demais a seguir esse caminho! ❤️😁
Prof., Te conheci em 2019 e sou muito grata por seus vídeos.
Eu tenho muita ansiedade então o menor dos erros q eu cometa se torna algo absurdo na minha cabeça. É complicado e chega a dar vontade de vomitar varias vezes
...sabe dr. muito bom ouvi-lo e nos colocando a entender em resumo, como dito logo no início, que realmente sabemos sim ser pacientes e amigos de quem erram e impacientes e até nos tornamos inimigos de nós mesmos quando consideramos errar até em menor proporção e tornando a convivência de nós com nós mesmos uma amizade difícil...PARABÉNS PELO EXCELENTE TEMA!!!
Muito bom ver a carinha linda do André, e não apenas os desenhos massas do xicao. Excelente vídeo!
Fala sobre amizades tóxicas...
Muito bom meu caro! E com bom humor! Parabéns! Vc estimula nós, profissionais liberais da saúde, a publicarmos nosso conhecimento de forma acessível. Forte abraço
E quando a auto crítica não vem de erros mas de atividades comuns como dizer bom dia?
Nossa eu me crítico diariamente por isso
Quando eu dou bom dia e a pessoa não responde já começo a pensar "mdsss como sou trouxaaa, só fiz incomodar, que vergonha mds"
@@pessoinhacansada6900 amiga vc ta sendo educada, pense que o outro nao lhe deu bom dia por um problema EXLCUSIVAMENTE dele, só dele e fique com a cabeça tranquila, vc foi educada e quis ser legal com uma pessoa ao dar bom dia, se ela nao deu, problema dela.
@@pessoinhacansada6900 tbm sou assim, se eu falo algo pra alguém e ela responde de um jeito seco eu já fico pensando “oq q eu fiz de errado agora?”
@@pessoinhacansada6900 Já aconteceu isso comigo e me sinto exatamente do mesmo jeito. Odeio ser assim!
Muito bacana esse canal. Gostei muito do vídeo.
Ótimo vídeo. Eu sofro desse mal. Excesso de autocrítica. Bom saber que podemos modelar os nossos pensamentos para termos uma qualidade de vida muito melhor, aperfeiçoando nossoauto-conhecimento e a nossa saúde mental.
Sugestão.: faz um vídeo com dicas de leituras sobre Psicologia e os tópicos abordados nos vídeos. Será, certamente, de grande proveito para os incritos e para o público em geral.
Obrigada!
Me identifiquei tipo 100%, obrigado pelo vídeo, tenho sofrido muito e isso me deixa mais consciente pra lidar com isso pelo menos.
Nesta semana passada eu fiu para o treino de Jiu-jitsu e na hora da luta machuquei uma menina sem querer e isso me deixou mal pelo resto da semana, toda hora ficava me me chamando de idiota que sempre hajo de maneira bruta.
Obrigada pelo vídeo me faz refletir sobre isso, e a melhorar como pessoa
Obrigada por dividir seus conhecimentos. Isso ajuda milhares de pessoas e uma delas, sou eu. Deus abençoe 🙏
Tenho um problema com a autocrítica, ella me faz fazer criticas sobre os" outros ". É um problema pra mim. Obrigado pelo tema!
Eu tenho MUITOS PROBLEMAS com autocrítica excessiva. Estou trabalhando isso na psicoterapia e tem melhorado bastante. Minha terapeuta é humanista e eu acredito que seja uma abordagem muito eficiente nesses casos.
Eu amo esse canal, sempre aprendo coisas e procuro evoluir
Adoro o canal, sempre instrutivo, dinâmico, umas sacada de humor e muito conteúdo esclarecido em uma ótima didática, fico feliz de acompanhar vocês o quanto posso ❤ recomendem livros!
A segunda dica eu já pratico e nem sabia que era uma técnica conhecida. Realmente ajuda muito! Sou extremamente autocrítica e isso, muitas vezes, me impede de viver plenamente. 🤔
Ao ver o vídeo achei interessante. Tambem apanhei muito na minha infância, por conta de um segundo casamento de meu pai. Madrasta era muito ruim, Batia constantemente. Cresci assim, apanhando, Na fase adulta, assumi um relacionamento muito jovem, e um casamento bastante complicado, com quatro filhos, e bastante dificuldades financeiras. Consegui finalmente encontrar um equilibrio mental em minha vida, atraves da prática do budismo aos 33 anos. Hoje com 71 anos levo uma vida mais tranquila.
Esse vídeo me ajudou muito, obrigado
E eu que vivo frustrada comigo mesma só por existir 🤗 literalmente não gosto de nada que eu faço... Sempre me coloco pra baixo nunca espero nada de ninguém e muito menos de mim, estou tão cansada emocionalmente e desgastada comigo mesma. Vish se eu fazer uma lista, vai dar uma lista grande, é difícil nós mesmos perceber as nossas qualidades, infelizmente isso é constante. Eu me cobro tanto que daqui a pouco vem em boleto.
gostei e me identifiquei, poderia falar sobre persimismo
2:25 por isso q psicopatas n têm auto crítica, faz sentido
O vídeo que mudou minha vida!
Você poderia fazer um vídeo falando sobre Autopunição ?
Esse vídeo infelizmente reflete grande parte da minha vida, até que caí numa depressão, e apesar de ter feito tratamento e acompanhamento psicológico, só com o tempo fui capaz de moderar essa autocrítica. Sei que sou exigente comigo e ter essa consciência me ajuda. Obrigada por suas partilhas! Parabéns pelo conteúdo sempre útil! Abraço! 😊🇵🇹
Mais um ótimo vídeo... Parabéns.! Sugiro um sobre o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD)... forte abrç.
Já me imaginei sendo o câncer da minha família. Hoje consigo aplaudir minhas produções.
Esse vídeo veio na hora certa
Seus vídeos são simplesmente perfeitos, eu consigo me entender e entender a outros! Você me motiva a seguir meu sonho de cursar psicologia...
Hoje eu sou muito auto crítico porque nunca eu tenho a disciplina pra fazer o que eu devo fazer. De vez em quando eu olho pro futuro e não vejo esperanças. Por isso que é bom que os pais disciplínem os seus filhos, pq tentar vencer o nosso eu sozinho e bem complicado. Mas bola pra frente!! Temos que olhar pro futuro e ver a vitória.
"Como sou uma jumenta " me define. É horrível. Me sinto péssima, ansiosa...assistindo o vídeo e lágrimas rolando com tanta identificação 😢 Faço terapia atualmente, mas entendo que o próximo passo para lidar com esse sofrimento e esgotamento emocional será com um psiquiatra
Poderia fazer um video de como e oque falar quando for a um Psicólogo? Isso tá me tirando do sério.
Obrigado por esse vídeo, me ajudou a entender melhor alguns pensamentos recorrentes.