Muito sensata. Minha filha mais velha é superdotada. Pelo meu temperamento e crenças resolvi não expor, tratar com toda naturalidade. Tinha receio de como isso poderia alterar o curso da vida dela. Naquele tempo não tinha as mídias sociais mas as mães gostavam de comentar, etc. Qdo ela tirou o primeiro lugar na universidade não autorizamos cartaz com foto. Não critico a Morgana, muito pelo contrário, adoro esses pais, só tô colocando aqui meu lado, como ela mesmo fala. Hoje ela tem 32 anos, trabalho na Holanda, muito bem sucedida e tem uma humildade e empatia que eu admiro, talvez pela criação. A mesna simplicidade que Morgana e família tem....
A verdade é que tem gente que fica incomodada com o fato da Morgana e a família ganharem dinheiro com isso. Hipocrisia, pois os mesmos gostam do conteúdo. Eu acho demais ver o desenvolvimento da Alice e dos conteúdos da Morgana .
é de extrema importância a gente sempre se alertar sobre essa exposição de crianças. sigo uma influenciadora que compartilha sobre a rotina dela com o filho, e recentemente ela contou nas redes que o filho está passando por alguns probleminhas íntimos de saúde. pensei bastante sobre como ele irá se sentir futuramente… na escola, por exemplo pode acarretar em um bullying, talvez. porém, é sempre uma escolha dos pais.
Percebo q você é muito cuidadosa com os vídeos, as pessoas é q são invasivas, os vídeos de vocês são muito bem elaborados e muito criativos, Alice é uma criança muito bem educada, parabéns!
Quando meu filho nasceu, não queríamos postar nenhuma foto dele nas redes. E foi um melindre tão desnecessário pedir aos familiares pra não postar que me dá náuseas só de lembrar. E tudo seria evitado de fosse perguntado antes a nós, pais, se a gente estava de boa com isso. Outra situação bem desnecessária foi gente sem a menor intimidade vir comentar quando a gente postou a primeira foto: até que enfim vimos a cara dele. Eu respondia todo mundo: ele sempre esteve aqui em casa, era só vir visitar.
As pessoas acham que temos obrigação de postar fotos do nossos filhos até especulam quem é mais ou menos quando por exemplo um pai posta mais foto e mãe não. Outro dia vi um comentário do tipo sobre uma famosa q se separou dizendo que era extranho que os filhos não saiam nas fotos da mãe e o pai sim parece que ama os filhos porque sempre posta com os filhos 🙄
Minha mãe brigou comigo porque ela colocou um vídeo do meu filho no Instagram e eu pedi pra ela configurar a rede social dela pra privado pra ser mas seguro. Ela fez o maior drama ainda falou pra outros q perguntaram se meu filho é celebridade ou filho de rico tentei explicar pra ele os motivos mas até agora ela não quer entender. Ficou com raiva
Eu adoro a abordagem e o senso crítico que a Morgana tem. Não tenho filhos, não tenho pretensão, mas sempre me sinto ''presa'' nos conteúdos que ela traz e acabo aprendendo muito.
@@brunabrito3044 massa. Eu levei pro sentido mais usual do termo (explanação de um profissional sobre assunto de que tem domínio) e achei engraçado a moça intitular assim o vídeos de Morgana - que são, de fato, maravilhosos.
Muito bom, Morgana. Você é muito assertiva e suas postagens da Alice ajudam o mundo ver como criar filhos saudáveis, física e psiquicamente. Vocês são corajosos, sim, mas muito cuidadosos, também.
Desde o momento que difundiram a ideia de que “liberdade de expressão” significa poder “falar o que se quer ou o que se pensa” sem respeito ao próximo, houve a perda do bom senso. A falta do bom senso trouxe consigo a falta de limites. Parabéns, Morgana por trazer esse tema ao debate. Bom senso e respeito ao próximo, entendendo que o direito de um termina onde começa o direito do outro.
Já passei por algumas situações de pessoas desconhecidas na rua pedirem pra tirar foto da minha filha e não não autorizei. Impressionante como a reação de todas foi unânime: ficaram nitidamente ofendidas e de cara feia pra mim. Acho que a cultura brasileira ainda não entende que uma atitude simples pode ter consequências sérias por aí.
Eu acho muito bacana a forma como a Morgana trás a opinião dela, sem colocar regras que deve ou nao ser feito isso ou aquilo. Acredito muito que se todos pensassem em respeitar o outro e a opinião do outro, tudo na vida seria mais fácil. Obrigada Morgana por ser essa pessoa inspiradora.
Oi Morgana, tudo bem? Você não sabe a minha felicidade em ver esse vídeo publicado. Estou no 7º período do curso de publicidade e no 8º do curso de direito (sim, faço as duas graduações) e esse é o assunto do meu trabalho de conclusão. Por envolver estudos de ambos os cursos e que me chama bastante a atenção. Inclusive, cito o seu caso com a Alice a partir da da participação da campanha de final do ano de 2021 com o Banco Itaú e os desdobramentos inesperados.
Vou deixar uma citação que encontrei para o tcc e que relaciona muito bem com o conteúdo do vídeo: Num passado não muito distante, quando um dos pais queria mostrar a imagem de seu filho, o fazia abrindo a carteira e exibindo, orgulhoso, uma foto 3x4. Ou, ainda, mostrava um álbum de fotos impressas. A divulgação da imagem era feita, assim, de pessoa para pessoa. Tudo isto mudou com a internet. Hoje os momentos da vida da criança estão registrados nas redes sociais. E isso faz parte da vida moderna, não há como se controlar. A menos que um pai exponha seu filho de maneira vexatória ou constrangedora na internet, não se costuma questionar este tipo de atitude (AFFONSO, 2019, p. 13). AFFONSO, Filipe José. Influenciadores digitais e o direito à imagem de seus filhos: uma análise a partir do melhor interesse da criança. Revista Eletrônica da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro-PGERJ, Rio de Janeiro, v. 2 n. 2, mai./ago, 2019. Disponível em: Acesso em: 01 jul 2023
Sempre sensata e trazendo reflexões de equilíbrio e pensamento crítico. Já abri e fechei meu instagram umas 10 vezes desde que minha filha nasceu por conflitos entre mostrar ela pro mundo e medo de quem iria ter acesso às imagens… mas sempre penso nesse viés de sensatez ao escolher as fotos e vídeos… complicado, mas a nossa vida acontece também no mundo virtual…
Morgana, te entendo, sou mãe solo, conheço vocês há tempos, amooo assistir Alice, é um anjinho que sempre alegra, ilumina nossos dias, mas infelizmente há pessoas maldosas, cruéis, e o coração é enganoso, não sabemos da intenção do coração de ninguém, se vocês fazem um trabalho de amor creio que DEUS está cuidando e protegendo de todo mal em nome de JESUS!!!🙌🏻💞🙏🏻💞🙌🏻🛐🇧🇷🛐💕😘😍👏🏻
Queria expressar minha sincera gratidão pelo vídeo em que você abordou a exposição de crianças nas redes sociais. Recentemente, dois vídeos do nosso pequeno Samy viralizaram, um com mais de 3 milhões de visualizações e outro com 30 milhões. Ficamos emocionados com a repercussão, mas também nos preocupamos com a exposição do nosso filho. As explicações e insights que você compartilhou foram inestimáveis para nós. Suas orientações nos ajudaram a entender melhor os desafios e cuidados envolvidos ao expor nossos filhos nas redes sociais. Aprender sobre as medidas que podemos tomar para garantir a privacidade e a segurança deles é de extrema importância para nós. Sua experiência e sinceridade ao abordar esse assunto nos deram uma visão mais clara e nos ajudaram a tomar decisões mais informadas. Agradecemos por dedicar seu tempo e conhecimento a esse tópico sensível. Mais uma vez, muito obrigado por compartilhar seu insight valioso. Continuaremos seguindo suas sugestões para garantir que o crescimento digital do nosso filho seja saudável e seguro. Com gratidão, Lucas e Leticia
Eu estou na vibe de não me expor. Já há uns meses diminuí muito minha presença no insta. Então com meu filho não será diferente, será só uma consequência da minha “ausência” lá. É bem o que vc disse. Tudo tem risco. Pra mim o insta estava me fazendo mal, então quero evitar isso pra minha família tbm.
Só o fato disso possibilitar que vcs estejam presentes com tanto amor, inteligência, sensibilidade etc na vida delas já valeu demais! Vejo pessoas que são contra, mas o pouco tempo que tem para ficar com os filhos é sem vontade e sem paciência! Estamos vivendo um caos de crianças classe média pra cima que nem deviam saber o que é problema com crise de ansiedade e ao invés de cada um cuidar da sua vida e usar o seu preciso tempo pra resolver os seus próprios problemas estão cuidando do que pode ser um problema na vida dos outros! Haja paciência pra ser brasileira!
Nem sou mãe e amo ouvir seus vídeos por reflexões tão sensatas, equilibradas e atuais!! Parabéns pela pessoa que vc é e pela família linda, Morgana!! Por mais influenciadores como vc nesse mundo!! ❤❤❤
Morgana, eu aprendo muito observando as outras pessoas. Concordo com tudo que você falou e adiciono uma observação nessa discussão: as pessoas, em geral, não conseguem interpretar uma informação. É um problema gravíssimo que eu identifico ao entrar em qualquer aba de comentários, em qualquer plataforma. A informação, por mais simples que seja, é "distorcida" na cabeça das pessoas e isso afeta MUITO a nossa convivência em sociedade. As crianças, infelizmente, estão vivendo sob a responsabilidade de pais que sequer conhecem os seus próprios direitos e deveres. É muito triste perceber que a ignorância faz com que, por exemplo, uma pessoa não entenda o risco na exposição de uma criança (indefesa) na internet. Se nós, adultos, estamos vulneráveis, as crianças estão o dobro. Eu imagino que seria muito mais fácil debater assuntos como esse na internet se todos reconhecessem que somos ignorantes ao fingir que um problema não existe apenas para ganharmos uma briga. Seria mais fácil se entendessemos que podemos estar errados em muita coisa e que é nossa obrigação respeitar os direitos legais de TODOS, especialmente das nossas crianças.
Isto é gente invejosa que NÃO ensinam os filhos a falarem português,só pode é esse bando de adolescentes que enriquecem " influencer " com péssima influência?
Sou artista da dança e meu marido é servidor público, os limites da nossa vida pessoal x profissional nas redes é um tanto borrada e me bateu uma neura quando minha bebê nasceu. Ansiosa pelo próximo vídeo! Grata pelo conteúdo ❤
No caso da Alice foi uma viralização inédita pelo fato dela com pouca idade falar palavras difíceis. Parabéns aos pais da Alice e agora da Júlia. Amo demais
Morgana você é uma mamãe e ser humano excepcional, racional e muito responsável e consciente!! Admiro muito você e o Schiller!!! Bjsss em seus ❤❤e de Alice❤ e Julinha ❤,também!!!
A vida é como uma seguradora . Enquanto você nunca usa tá tudo bem . Quando você precisa usar e que você se fxxxde . Eqto as coisas ruins não acontece tá tudo bem até acontecer . Só que precisamos escolher os riscos que queremos correr . Se eu tivesse filhos eu compartilharia muito principalmente se ganhasse dinheiro . Adoro essa família
Oh meu Deus! Quanta lucidez... eu aki assistindo e nem filho tenho. Acho que toda criança merecia e merece esse comprometimento, esse acolhimento e esse amor dos pais. Aplaudindo de pé! ❤
Vídeo extremamente necessário em tempos em que as pessoas postam tudo em redes sociais. Devemos manter o equilibrio preservando a intimidade principalmente dos pequenos. Que mais adultos tenham consciência sobre o que compartilhar em redes sociais principalmente quanto a exposição de crianças.
Achei o vídeo muito interessante e esclarecedor! Eu não consigo enxergar defeito na Morgana e no Schiller. A forma como eles conduzem tudo tem coerência, naturalidade, honestidade e muito respeito. Eu acho que eles deveriam escrever um guia para auxiliar outros pais de crianças estrelas da Internet. A gente percebe a diferença. Tem gente que só pensa em likes, dinheiro e status. Influenciam de forma negativa, o conteúdo é só consumismo, etc. Enfim, eu sou muito fã dessa família e me inspiro muito para quando eu me tornar mãe um dia! Obrigada pelo conteúdo sempre incrível! ❤❤❤
Concordo que ver criança na internet fazendo gracinha é tudo de bom. Alice e Julia, então, deixam nosso dia leve e feliz. O problema é quando expor essas crianças diariamente, vira necessidade de monetização. precisa de regulação jurídica. Tem muitos pais sem noção, explorando crianças.
Sim essa discussão é necessária. Conheço adolescentes que se sentem extremamente invadidos quando os pais postam. E as crianças não podem escolher, mesmo sendo muito inteligentes não é possível entenderem em que essa exposição implica, nem ninguém pode saber como se sentirão quando forem mais velhas. Por isso o cuidado.
Minhas filhas já são adultas, mas amo ouvir seus conselhos e seus vídeos e sempre passo pra minha sobrinha que tem 3 filhos menores. Parabéns pelo seu canal e assuntos sempre pertinentes diante do novo momento que vivemos!!!
Sou do time que não tem filhos, mas que gosta de acompanhar vcs no processo de preparação para ter um dia. Falando nisso, vc poderia fazer um vídeo de livros que vc indica pra quem quer se preparar para ter filhos? Tipo, de tudo que vc já leu até agora, quais vc gostaria de ter lido antes, ou que de fato leu antes e fez diferença. Um outro offtopic é: adoro seus brincos! Rs fica aí a oportunidade de publi hahaha o azul do vídeo da introdução alimentar da Julia e um outro que tem um fiozinho solto da parte de trás, que vc usava mais nos primeiros vídeos, eu amo! De onde são? Bjus!!!
Ah obrigada, esse vídeo dos vídeos está na lista, uma hora sai. 😅 Os outros brincos ganhei da minha mãe, ela comprava em joalherias lá da nossa cidade (Lajeado). MAs gostei da sugestão de publis, quem sabe sai alguma, adoro brincos mesmo! ❤️
Queria que esse vídeo atingisse ao máximo de pessoas possíveis, da mesma forma que as matérias sobre vcs. Pq olha, fico irritadíssima com os comentários das pessoas de fora da bolha, que não sabem nada sobre vcs e que simplesmente saem julgando tudo, sem o menor conhecimento. É só assistir um vídeo, um story para ver como vcs são especiais e necessários!!
Ah, Morgana.. você é excelente em tudo que faz. Suas explicações, sua empatia, sua inteligência! Obrigada por nos ensinar tanto com seu exemplo. Você é um ser humano incrível ❤
Conteúdo importantissimo. Muito bom senso em suas colocações pra se compreender o equilíbrio das postagens de crianças ou mesmo adultos que compartilham o dia a dia nas redes sociais. Parabéns!!!
Год назад+4
Assunto importante.e.tratado aqui com muita serenidade. Parabéns Morgana.
O vídeo traz informações preciosas, mas focou mais nas redes sociais tipo instagram ou youtube. Ha de lembrar que também existe muito compartilhamento em grupos de familiares ou amigos no WhatsApp. Muitas vezes pessoas BEM próximas não concordam e não respeitam, acabam usando a imagem de forma indevida ou compartilhando com pessoas fora do circulo. Ja tive experiencia de ter foto do meu filho bebe em um momento muito intimo compartilhada por uma pessoa da família (sem a minha autorização). Depois disso me atentei que os cuidados nao se restringem a estranhos. Infelizmente muito do que tu trouxeste no video é visto como "frescura" ou mimimi. Principalmente por pessoas mais velhas que as vezes não entendem a dimensão que a internet possui. Hoje sou bastante criteriosa e acredito que vcs tambem ajam assim, tendo em vista que as meninas, apesar da grande exposição, são preservadas e respeitadas. Pra tudo existe limite. Quanto mais criterio tivermos com o que compartilhamos, menos risco corremos de que usem de forma indevida. Outro ponto forte é o da autorização. Pedir autorização a criança não é apenas uma questão de demosntrar respeito aos desejos dela, mas de ensinar sobre consentimento. Meus filhos sabem que ninguem pode fotografa-los sem pedir autorização. Nem mesmo familiares.
Entendo o ponto do vídeo, mas não ter direito não significa que não vai acontecer. Ninguém tem o direito de ofender, difamar ou praticar bullying, por exemplo, mas isso acontece todo dia e toda hora na internet. Além disso, esse discurso da possibilidade de denunciar ou processar muito impraticável. Até pode ser mais fácil de resolver crimes de imagem em Londres, mas no Brasil não é comum nem denúncias extremamente graves serem levadas a sério e/ou investigadas, então não coloraria tanta fé nos órgãos de justiça pra resolver isso. É desanimador, mas é real. No fim, acho melhor prevenir do que remediar.
Morgana, parabéns pela sua posição e estou maravilhada, ainda mais, com a participação da Alice no Programa do L.Huck. Felicidades e bênçãos para a família. Admiração sempre
Ótima análise! Estou prestes a ter o meu primeiro filho e estou pensando nesses pontos desde que engravidei. Confesso que ainda não cheguei a nenhuma conclusão, mas também estou à procura de equilíbrio para fazer parte do mundo digital, mostrar ao mundo minha animação e felicidade e ainda assim manter a imagem do meu filho segura, pensando nas consequências futuras. Achei muito bom frisar que as pessoas NÃO tem direito de usar a imagem alheia como queiserem! Com o medo que esse assunto tem trazido, esquecemos que existem sim direitos que nos protegem (ainda poucos e não tão abrangentes, mas sim, existem). Internet NÃO é terra de ninguém.
Zero filhos por aqui e amo seus conteúdos. Inclusive comprei o livro que vc indicou sobre telas (tela com cautela)... vc é necessária. Obrigada, Morgana!
Bom Senso sempre foi a melhor assertiva em qualquer exposicao de seres humanos....e de animais , inclusive. Respeitar a individualidade sempre foi essencial.
Eu respeito e me importo muito com a individualidade das minhas filhas pra tomar qualquer decisão de expor elas enquanto elas crianças. Jamais me sentiria minimamente confortavel em receber dinheiro com a imagem ou ações de minhas filhas qdo crianças. Pra MIM , não é possível. Mas cada qual escolhe e mede ne? So quem realmente não escolhe conscientemente é a criança!
Você nunca sabe qual seria a decisão da criança. Talvez a decisão dela teria sido ser exposta, ter visibilidade e ter um conforto financeiro desde sempre. Mas como não tem como saber o melhor a fazer mesmo é o que você se sente confortável.
@@ester6163 os pais não tem nenhuma responsabilidade de fornecer conforto financeiro aos filhos, e sim casa, educação, saúde e um ambiente saudável e respeitoso. sorte da alice que assim que chegar na idade adulta já terá uma condição boa por seus próprios méritos... vai trazer bastante liberdade pra ela!
@@MorganaSeccoNo vídeo você diz que é importante respeitar a decisão de cada família! Ela não se sentiria bem, conforme descreveu! Acho que o respeito entraria aqui! A paz não se paga com dinheiro!
Gente isso é que é influenciadora ne, pesquisa trás o assunto com profundidade não é esse povo q liga a camera e fala o que acha pra milhões de pessoas. Por mais morganas assim no mundo da internet. E penso q os pais tem responsabilidades sobre as crianças até a maior idade então é isso q ela falou no final os pais que postam tem q assumir a responsabilidade de defender as crianças até a última instância se acontecer o pior
Acho complicado se expor e expor criança nas redes sociais, hj tem ferramentas pra capturar o rosto de alguém e colocar em fotos e videos....me preocupo o uso dessas ferramentas por parte principalmente pedófilos....eu particularmente não curto redes sociais e se tivesse filhos não colocaria nada deles na rede.
Morgana, só algo pra se pensar aqui!! Gosto muito de vc, seu marido, crianças! Sem críticas! Mas algo que vc não abordou devidamente foi o fato da exposição na infância e a vergonha posterior. Não é só chorar ou botar o dedo no nariz que pode envergonhar a filha no futuro. Qualquer situação da infância, que a gente acha lindo, fofo, pode envergonhar depois...tenho uma filha adolescente que era muiro parecida com Alice. Ela tinha uns vídeos super fofos que a gente fazia e deixava no RUclips restrito pra família. Ela morre de vergonha hoje em dia. Tirou tudo do RUclips dela. E não tinha nada que, para nós adultos, seria vergonhoso. Mas ela não gosta deles, agora que tem 16 anos. Então não é tão simples assim.
Pode ser apagado, mas já ficou lá online por 10 anos, entendeu? Nao resolve nada...Isso não se apaga...na verdade é uma decisão tomada pelos pais. Uma criança pequena não tem o discernimento para decidir algo assim. A criança pode gostar agora que é pequena, mas ela não sabe direito o que está acontecendo. Na verdade acaba sendo uma decisão tomada à revelia do personagem principal, pois ela não tem capacidade (inclusive juridicamente falando) de tomar uma decisão dessas. Não julgo vc não, já falei que gosto de vc, é uma decisão que vc tomou, buscando um mínimo de proteção! Mas é importante lembrar que isso pode sim gerar muito problema no futuro...e apenas conversar e apagar não vai resolver, pois anos de exposição já aconteceram... Outra coisa que seria legal abordar, mudando de assunto, é o fato de que um dia a criança pode parar de fazer sucesso. Como lidar com isso?
@@MarianaFreitas-kg9tka verdade é que a impressão que fica é que o intuito e a preocupação da Morgana com esse vídeo é justificar a exposição das filhas dela com o benefício de ganhar dinheiro com isso 😢
@@ester6163 Pois é, futuramente a Alice pode vir achar ruim quando entender melhor as coisas. Principalmente o fato de ganharem dinheiro expondo ela e não com um trabalho. Realmente pode acontecer isso que a moça do comentário acima falou, se sentir envergonhada e não gostar da fama que tem desde tão nova.
@@Danie532esse ponto é bem interessante pra mim pq no caso desses "kidinfluencers", eles não estão ganhando dinheiro interpretando, cantando, etc. Eles são **o produto**
Olá Morgana :) Já te sigo há bastante tempo e sou super fã. Adoro a sua família, e adoro o seu bom senso! Aprendo mesmo muito, obrigada! Tenho um bebé e de vez em quando partilho uma foto dele, na história, do Facebook. Nao tenho instagram. E vem logo a família toda encher o saco que nao devia expor assim e bla bla bla. Tudo de bom para voces, obrigada por mais um video incrivel. Beijinhos
Morgana, acho que temos que pensar no futuro, tem ai a inteligência artificial que pode trazer coisas muito ruins e inesperadas pra essas crianças. Clona voz, e mostra como a criança será quando for adulta, isso por enquanto é o que temos acesso.
Olha eu já fiz parte de alguns grupos de Facebook sobre educação,onde pais e mães postavam fotos das crianças no banho ou sem roupas. Cansei de alertar sobre isso,rspista que muitas vezes ouvi foi "Não acho nada de mais". A falta de noção do povo é difícil. Qualquer imagem pode ser usada de qualquer forma por quem quer que seja e da forma que seja. Então a melhor forma é a prevenção infelizmente. A inocência de alguns é que faz com que os lobos proliferem.
@@MorganaSecco ah coisas que as pessoas postam na ingenuidade que só quem conhece o modus operante de certos grupos consegue ver que alí tem material pra ser usado por gente do mal (gostaria de usar a palavra adequada mas vamos ficar com essa) derrubar canais de quem reposta seus vídeos com as meninas é o menor dos seus problemas. Eu já vi vídeos com a Alice que eu não postaria, porque você foi inocente em sua visão,mas eu vi ali conteúdo pra ser usado de outra forma. Dá pra proteger de tudo? Não dá,mas tem certas coisas que é preciso ter mais malícia pra entender o que se passa,tanto com a criança quanto com ou na cabeça daquele que vai ver.
@@MorganaSecco Sim o RUclips derruba,mas não estou falando de coisas que ficam aqui,estou falando de vídeos "inocentes" que saem daqui e vão parar em outro lugar porque tem como deturpar certas coisas. Gostaria de poder ser mais explicit@ mas aqui não tem condições de te explicar.
Parabéns, Morgana! Mais uma vez você foi muito acertiva. Eu, enquanto adulta, tenho uma questão gravíssima de exposição de imagem. Gostaria de saber o passo a passo de como administrar e penalizar as pessoas maléficas. Grata, bjm
" Morgana " você literalmente colocou os pingos nos " i " .Na minha opinião a internete é a melhor ferramenta de comunicação que apareceu , desde que primeiro humano surgiu . Mais como todas as ferramentas comunicação de massa , tem altos e baixos .Neste sentido seus usuarios e orgão pubricos determinarem regras de ajuste .Não é sensura e sim correções nas regras de uso e comportamento .Não tenho mais filhos pequenos sob a minha tutela e responsabilidade .Mais vejo e acompanho seu trabalho .É uma pessoa equilibrada e altamente qualificada pára falar deste assunto . Você trouxe suas filhas pára internete com a respossabilidade que uma mãe tem que ter .Meus parabens pelo seu lindo video e magnifico conteúdo .🎉🐈🇧🇷
Eu não posto fotos do meu filho nas redes sociais, nem em stores que somem em 24 horas. E também não quero que ninguém poste fotos dele. Sou professora, e não gosto da ideia de que escolas e creches tem redes sociais e postam fotos dos alunos. E tenho certeza que serei jugada quando eu não assinar o termo que permite usarem a imagem do filho nas redes sociais da creche.
Sou professora de escola pública, na nossa realidade de escola os pais também precisam assinar um termo permitindo ou proibindo a produção e/ ou divulgação de fotos e vídeos dos alunos.
O problema é eu não assino, mas a mãe de fulano assina q pode e aí numa apresentação da escola, por exemplo, esse fulano está ao lado da minha filha, fulano está autorizado a ser postado e vcs postam vídeo desse fulano e acaba aparecendo minha filha e como fica?
Infelizmente as redes sociais ainda permitem que as fotos sejam copiadas. Seria possível implementar uma ferramenta que impedisse a cópia de fotos de outras pessoas, como por exemplo em plataformas de banco, onde não é possível fazer print da tela. Isso seria mto mais fácil do que fazer denúncias, pois é quase impossível controlar ou saber quem copiou sua foto e usou sua imagem, já que n há nenhum impedimento pra q isso seja feito.
Morgana, tudo bem? Já nos conhecemos pessoalmente aqui em Londres no grupo da Pri doula. Gostaria de dizer que a Alice veio pra pessoa certa nesse mundo sabe? Você é tão esclacecida, tão cuidadosa e respeitosa com a Alice (e certamente tb com a Júlia). Meus parabéns por esse cuidado na medida certa, por essa visão e discernimento. Eu acho que vc tem um papel nessa sociedade sabe? O de educar as pessoas que te seguem. Por que não é raro acharmos pais/mães e parentes que agem de forma completamente desrespeitosa com a criança. Quando você falou de direito de imagem (aplicado até pra adultos) e como as pessoas devem respeitar a vontade do outro de não compartilhamento. Eu lembrei da minha mãe tirando fotos minhas 1min depois do parto sendo que eu pedi pra não tirar e pior, compartilhar! Uma total falta de respeito comigo adulta. Imagina criança! Então eu gostaria de dizer, muito obrigada pelas reflexões q vc traz, muito obrigada pela Alice e pelo papel de vcs como família em tempos de redes sociais. Um abraço! Espero nos encontrarmos novamente um dia.
Você é maravilhosa sempre explicando tudo direitinho muito inteligente Julia e Alice são maravilhosas e muito inteligentes igual você e Schiller parabéns para a família abençoada de vocês ❤❤❤❤🎉🎉🎉
Mas quando ela falou isso? Ela disse com todas as letras que quando a criança tem sua fala ela deve ser respeitada e que não posta vídeos onde a Alice está vulneravel ou não quer....
Vídeo extremamente útil! ❤ Morgana, vc sabe que tem um canal aqui no YT que mostra algumas fotos da sua família? Não me lembro o canal, mas vou procurar... Beijos! 😘
Quando tem conteúdo eu derrubo fácil. Mas esse que ela comentou apagou os vídeos, está só com nome e foto de perfil, aí tentei denunciar e não adiantou. Mas vou contatar o suporte.
Tenho filhos? Não. Mas achei esse vídeo extremamente necessário! Parabéns pelo seu conteúdo ❤️
Acho incrível a coerência e bom senso da Morgana! A Internet e a vida precisam de mais pessoas assim!
Muito sensata. Minha filha mais velha é superdotada. Pelo meu temperamento e crenças resolvi não expor, tratar com toda naturalidade. Tinha receio de como isso poderia alterar o curso da vida dela. Naquele tempo não tinha as mídias sociais mas as mães gostavam de comentar, etc. Qdo ela tirou o primeiro lugar na universidade não autorizamos cartaz com foto. Não critico a Morgana, muito pelo contrário, adoro esses pais, só tô colocando aqui meu lado, como ela mesmo fala. Hoje ela tem 32 anos, trabalho na Holanda, muito bem sucedida e tem uma humildade e empatia que eu admiro, talvez pela criação. A mesna simplicidade que Morgana e família tem....
Acho que a sua escolha foi acertadíssima.
👏
A verdade é que tem gente que fica incomodada com o fato da Morgana e a família ganharem dinheiro com isso. Hipocrisia, pois os mesmos gostam do conteúdo. Eu acho demais ver o desenvolvimento da Alice e dos conteúdos da Morgana .
é de extrema importância a gente sempre se alertar sobre essa exposição de crianças. sigo uma influenciadora que compartilha sobre a rotina dela com o filho, e recentemente ela contou nas redes que o filho está passando por alguns probleminhas íntimos de saúde. pensei bastante sobre como ele irá se sentir futuramente… na escola, por exemplo pode acarretar em um bullying, talvez. porém, é sempre uma escolha dos pais.
O problema é a criança ja nascer trabalhando... isso precisa ser muito bem refletido.
exatamente! e sem ter consciência disso!
Percebo q você é muito cuidadosa com os vídeos, as pessoas é q são invasivas, os vídeos de vocês são muito bem elaborados e muito criativos, Alice é uma criança muito bem educada, parabéns!
Quando meu filho nasceu, não queríamos postar nenhuma foto dele nas redes. E foi um melindre tão desnecessário pedir aos familiares pra não postar que me dá náuseas só de lembrar. E tudo seria evitado de fosse perguntado antes a nós, pais, se a gente estava de boa com isso. Outra situação bem desnecessária foi gente sem a menor intimidade vir comentar quando a gente postou a primeira foto: até que enfim vimos a cara dele. Eu respondia todo mundo: ele sempre esteve aqui em casa, era só vir visitar.
Que saco, né? Vc está certíssima. Até pq a criança nem pode escolher se quer ser exposta ou não
As pessoas acham que temos obrigação de postar fotos do nossos filhos até especulam quem é mais ou menos quando por exemplo um pai posta mais foto e mãe não. Outro dia vi um comentário do tipo sobre uma famosa q se separou dizendo que era extranho que os filhos não saiam nas fotos da mãe e o pai sim parece que ama os filhos porque sempre posta com os filhos 🙄
Minha mãe brigou comigo porque ela colocou um vídeo do meu filho no Instagram e eu pedi pra ela configurar a rede social dela pra privado pra ser mas seguro. Ela fez o maior drama ainda falou pra outros q perguntaram se meu filho é celebridade ou filho de rico tentei explicar pra ele os motivos mas até agora ela não quer entender. Ficou com raiva
Passei e estou passando pela mesma coisa atualmente.
Eu adoro a abordagem e o senso crítico que a Morgana tem. Não tenho filhos, não tenho pretensão, mas sempre me sinto ''presa'' nos conteúdos que ela traz e acabo aprendendo muito.
❤️
As palestras da Morgana são sempre muito explicativas e verdadeiras, não deixam dúvidas. Sou muito fã.
"palestras" 😂
@@tarsiladelima5201 Significado de Palestra
substantivo feminino Conversa sobre coisas de somenos importância.
🥰😘
@@brunabrito3044 massa. Eu levei pro sentido mais usual do termo (explanação de um profissional sobre assunto de que tem domínio) e achei engraçado a moça intitular assim o vídeos de Morgana - que são, de fato, maravilhosos.
Muito bom, Morgana. Você é muito assertiva e suas postagens da Alice ajudam o mundo ver como criar filhos saudáveis, física e psiquicamente. Vocês são corajosos, sim, mas muito cuidadosos, também.
Desde o momento que difundiram a ideia de que “liberdade de expressão” significa poder “falar o que se quer ou o que se pensa” sem respeito ao próximo, houve a perda do bom senso.
A falta do bom senso trouxe consigo a falta de limites.
Parabéns, Morgana por trazer esse tema ao debate.
Bom senso e respeito ao próximo, entendendo que o direito de um termina onde começa o direito do outro.
Já passei por algumas situações de pessoas desconhecidas na rua pedirem pra tirar foto da minha filha e não não autorizei. Impressionante como a reação de todas foi unânime: ficaram nitidamente ofendidas e de cara feia pra mim. Acho que a cultura brasileira ainda não entende que uma atitude simples pode ter consequências sérias por aí.
Eu acho muito bacana a forma como a Morgana trás a opinião dela, sem colocar regras que deve ou nao ser feito isso ou aquilo. Acredito muito que se todos pensassem em respeitar o outro e a opinião do outro, tudo na vida seria mais fácil. Obrigada Morgana por ser essa pessoa inspiradora.
Oi Morgana, tudo bem? Você não sabe a minha felicidade em ver esse vídeo publicado. Estou no 7º período do curso de publicidade e no 8º do curso de direito (sim, faço as duas graduações) e esse é o assunto do meu trabalho de conclusão. Por envolver estudos de ambos os cursos e que me chama bastante a atenção. Inclusive, cito o seu caso com a Alice a partir da da participação da campanha de final do ano de 2021 com o Banco Itaú e os desdobramentos inesperados.
Vou deixar uma citação que encontrei para o tcc e que relaciona muito bem com o conteúdo do vídeo:
Num passado não muito distante, quando um dos pais queria mostrar a imagem de seu filho, o fazia abrindo a carteira e exibindo, orgulhoso, uma foto 3x4. Ou, ainda, mostrava um álbum de fotos impressas. A divulgação da imagem era feita, assim, de pessoa para pessoa. Tudo isto mudou com a internet. Hoje os momentos da vida da criança estão registrados nas redes sociais. E isso faz parte da vida moderna, não há como se controlar. A menos que um pai exponha seu filho de maneira vexatória ou constrangedora na internet, não se costuma questionar este tipo de atitude (AFFONSO, 2019, p. 13).
AFFONSO, Filipe José. Influenciadores digitais e o direito à imagem de seus filhos: uma análise a partir do melhor interesse da criança. Revista Eletrônica da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro-PGERJ, Rio de Janeiro, v. 2 n. 2, mai./ago, 2019. Disponível em: Acesso em: 01 jul 2023
Sempre sensata e trazendo reflexões de equilíbrio e pensamento crítico. Já abri e fechei meu instagram umas 10 vezes desde que minha filha nasceu por conflitos entre mostrar ela pro mundo e medo de quem iria ter acesso às imagens… mas sempre penso nesse viés de sensatez ao escolher as fotos e vídeos… complicado, mas a nossa vida acontece também no mundo virtual…
Morgana, te entendo, sou mãe solo, conheço vocês há tempos, amooo assistir Alice, é um anjinho que sempre alegra, ilumina nossos dias, mas infelizmente há pessoas maldosas, cruéis, e o coração é enganoso, não sabemos da intenção do coração de ninguém, se vocês fazem um trabalho de amor creio que DEUS está cuidando e protegendo de todo mal em nome de JESUS!!!🙌🏻💞🙏🏻💞🙌🏻🛐🇧🇷🛐💕😘😍👏🏻
Que mãe! Nossa! Queria pra ser minha amiga pro resto da vida! Amo essa família!
❤️
Queria expressar minha sincera gratidão pelo vídeo em que você abordou a exposição de crianças nas redes sociais. Recentemente, dois vídeos do nosso pequeno Samy viralizaram, um com mais de 3 milhões de visualizações e outro com 30 milhões. Ficamos emocionados com a repercussão, mas também nos preocupamos com a exposição do nosso filho.
As explicações e insights que você compartilhou foram inestimáveis para nós. Suas orientações nos ajudaram a entender melhor os desafios e cuidados envolvidos ao expor nossos filhos nas redes sociais. Aprender sobre as medidas que podemos tomar para garantir a privacidade e a segurança deles é de extrema importância para nós.
Sua experiência e sinceridade ao abordar esse assunto nos deram uma visão mais clara e nos ajudaram a tomar decisões mais informadas. Agradecemos por dedicar seu tempo e conhecimento a esse tópico sensível.
Mais uma vez, muito obrigado por compartilhar seu insight valioso. Continuaremos seguindo suas sugestões para garantir que o crescimento digital do nosso filho seja saudável e seguro.
Com gratidão, Lucas e Leticia
Eu estou na vibe de não me expor. Já há uns meses diminuí muito minha presença no insta. Então com meu filho não será diferente, será só uma consequência da minha “ausência” lá. É bem o que vc disse. Tudo tem risco. Pra mim o insta estava me fazendo mal, então quero evitar isso pra minha família tbm.
Faz muito bem, todo cuidado e pouco com as crianças,
Está certa. Ainda mais no Brasil. Alice não é famosa dentre os ingleses, creio eu, o que dá certa tranquilidade e privacidade à família.
Só o fato disso possibilitar que vcs estejam presentes com tanto amor, inteligência, sensibilidade etc na vida delas já valeu demais! Vejo pessoas que são contra, mas o pouco tempo que tem para ficar com os filhos é sem vontade e sem paciência! Estamos vivendo um caos de crianças classe média pra cima que nem deviam saber o que é problema com crise de ansiedade e ao invés de cada um cuidar da sua vida e usar o seu preciso tempo pra resolver os seus próprios problemas estão cuidando do que pode ser um problema na vida dos outros! Haja paciência pra ser brasileira!
Sua clareza, conhecimento e bom senso são incríveis. Parabéns!!!
Amo a prudência e equilíbrio da Morgana! Nada deve ser 8 ou 80🙌
Não sou seu público alvo, mas amo seus vídeos e a forma responsável como você compartilha seus conhecimentos, meus parabéns pelo trabalho! ❤️
Obrigada 🙏❤️
Nem sou mãe e amo ouvir seus vídeos por reflexões tão sensatas, equilibradas e atuais!! Parabéns pela pessoa que vc é e pela família linda, Morgana!! Por mais influenciadores como vc nesse mundo!! ❤❤❤
Morgana, eu aprendo muito observando as outras pessoas. Concordo com tudo que você falou e adiciono uma observação nessa discussão: as pessoas, em geral, não conseguem interpretar uma informação. É um problema gravíssimo que eu identifico ao entrar em qualquer aba de comentários, em qualquer plataforma. A informação, por mais simples que seja, é "distorcida" na cabeça das pessoas e isso afeta MUITO a nossa convivência em sociedade. As crianças, infelizmente, estão vivendo sob a responsabilidade de pais que sequer conhecem os seus próprios direitos e deveres. É muito triste perceber que a ignorância faz com que, por exemplo, uma pessoa não entenda o risco na exposição de uma criança (indefesa) na internet. Se nós, adultos, estamos vulneráveis, as crianças estão o dobro.
Eu imagino que seria muito mais fácil debater assuntos como esse na internet se todos reconhecessem que somos ignorantes ao fingir que um problema não existe apenas para ganharmos uma briga. Seria mais fácil se entendessemos que podemos estar errados em muita coisa e que é nossa obrigação respeitar os direitos legais de TODOS, especialmente das nossas crianças.
Isto é gente invejosa que NÃO ensinam os filhos a falarem português,só pode é esse bando de adolescentes que enriquecem " influencer " com péssima influência?
Sou artista da dança e meu marido é servidor público, os limites da nossa vida pessoal x profissional nas redes é um tanto borrada e me bateu uma neura quando minha bebê nasceu. Ansiosa pelo próximo vídeo! Grata pelo conteúdo ❤
Acredito que se os pais monitoram com muito zelo e cuidado dá tudo certo
Morgaaaaana, entenda! Você é tão necessária! 🫶🏼 que vídeo fantástico! Ansiosa, esperando pelo próximo.
No caso da Alice foi uma viralização inédita pelo fato dela com pouca idade falar palavras difíceis. Parabéns aos pais da Alice e agora da Júlia. Amo demais
Morgana você é uma mamãe e ser humano excepcional, racional e muito responsável e consciente!!
Admiro muito você e o Schiller!!!
Bjsss em seus ❤❤e de Alice❤ e Julinha ❤,também!!!
A vida é como uma seguradora . Enquanto você nunca usa tá tudo bem . Quando você precisa usar e que você se fxxxde .
Eqto as coisas ruins não acontece tá tudo bem até acontecer .
Só que precisamos escolher os riscos que queremos correr . Se eu tivesse filhos eu compartilharia muito principalmente se ganhasse dinheiro . Adoro essa família
Oh meu Deus! Quanta lucidez... eu aki assistindo e nem filho tenho. Acho que toda criança merecia e merece esse comprometimento, esse acolhimento e esse amor dos pais. Aplaudindo de pé! ❤
Vídeo extremamente necessário em tempos em que as pessoas postam tudo em redes sociais. Devemos manter o equilibrio preservando a intimidade principalmente dos pequenos. Que mais adultos tenham consciência sobre o que compartilhar em redes sociais principalmente quanto a exposição de crianças.
Morgana, você é demais!! Não sou mãe mas estou aprendendo a ser com você!!❤🎉
Fica tranquila Morgana.. vc e sua familia são bençãos para todos nós.Agradeço.
Achei o vídeo muito interessante e esclarecedor! Eu não consigo enxergar defeito na Morgana e no Schiller. A forma como eles conduzem tudo tem coerência, naturalidade, honestidade e muito respeito. Eu acho que eles deveriam escrever um guia para auxiliar outros pais de crianças estrelas da Internet. A gente percebe a diferença. Tem gente que só pensa em likes, dinheiro e status. Influenciam de forma negativa, o conteúdo é só consumismo, etc.
Enfim, eu sou muito fã dessa família e me inspiro muito para quando eu me tornar mãe um dia!
Obrigada pelo conteúdo sempre incrível! ❤❤❤
👏 👏 👏
Concordo que ver criança na internet fazendo gracinha é tudo de bom. Alice e Julia, então, deixam nosso dia leve e feliz. O problema é quando expor essas crianças diariamente, vira necessidade de monetização. precisa de regulação jurídica. Tem muitos pais sem noção, explorando crianças.
Óbvio que o interesse é monetizar,
Eu sou a favor de proibirem propagandas de qualquer envolvendo crianças nas redes sociais
@@marise1966Exatamente, todo mundo que expõe os filhos é por dinheiro, ou não botavam a criança para fazer propaganda
Sim essa discussão é necessária. Conheço adolescentes que se sentem extremamente invadidos quando os pais postam. E as crianças não podem escolher, mesmo sendo muito inteligentes não é possível entenderem em que essa exposição implica, nem ninguém pode saber como se sentirão quando forem mais velhas. Por isso o cuidado.
Como eu falei, respeitas os desejos quando eles conseguem manifestar é o mínimo a ser feito.
Este é um elogio para além do tema, que é importante. Acho você tão inteligente e articulada. Um beijo!
🙏❤️
Eu não tenho filhos, mas que video necessário! Parabéns Morgana, pela coerência de sempre.
Minhas filhas já são adultas, mas amo ouvir seus conselhos e seus vídeos e sempre passo pra minha sobrinha que tem 3 filhos menores. Parabéns pelo seu canal e assuntos sempre pertinentes diante do novo momento que vivemos!!!
Eu vejo o maior problema quando os pais postam os filhos no banho por exemplo, sem roupinha na praia, na piscina. Pra tudo tem que ter bom senso
Para mim o maior problema é quando os pais estão ganhando dinheiro em cima da imagem da criança
@@mariarantesmoreiraoi!!! Que bom que te achei novamente!!! A Morgana apagou nossos comentários e as respostas dela né? Eu estava te procurando!
@@anatassini6352 Me inscrevi no seu canal
Eu acho extremamente arriscado colocar imagens de crianças nas redes sociais. É mais um risco que as crianças ficam expostas e já tem risco de mais...
Exato. Um egoismo que considero abuso de incapaz.
@@anniemaurey8946 concordo! Em alguns casos, é exploração!
Muito bom, Morgana! Conhecimento, bom senso, equilíbrio, respeito 🙏❤️
Sou do time que não tem filhos, mas que gosta de acompanhar vcs no processo de preparação para ter um dia. Falando nisso, vc poderia fazer um vídeo de livros que vc indica pra quem quer se preparar para ter filhos? Tipo, de tudo que vc já leu até agora, quais vc gostaria de ter lido antes, ou que de fato leu antes e fez diferença. Um outro offtopic é: adoro seus brincos! Rs fica aí a oportunidade de publi hahaha o azul do vídeo da introdução alimentar da Julia e um outro que tem um fiozinho solto da parte de trás, que vc usava mais nos primeiros vídeos, eu amo! De onde são? Bjus!!!
Ah obrigada, esse vídeo dos vídeos está na lista, uma hora sai. 😅
Os outros brincos ganhei da minha mãe, ela comprava em joalherias lá da nossa cidade (Lajeado). MAs gostei da sugestão de publis, quem sabe sai alguma, adoro brincos mesmo! ❤️
Queria que esse vídeo atingisse ao máximo de pessoas possíveis, da mesma forma que as matérias sobre vcs. Pq olha, fico irritadíssima com os comentários das pessoas de fora da bolha, que não sabem nada sobre vcs e que simplesmente saem julgando tudo, sem o menor conhecimento. É só assistir um vídeo, um story para ver como vcs são especiais e necessários!!
❤️
Ah, Morgana.. você é excelente em tudo que faz. Suas explicações, sua empatia, sua inteligência! Obrigada por nos ensinar tanto com seu exemplo. Você é um ser humano incrível ❤
Conteúdo importantissimo. Muito bom senso em suas colocações pra se compreender o equilíbrio das postagens de crianças ou mesmo adultos que compartilham o dia a dia nas redes sociais. Parabéns!!!
Assunto importante.e.tratado aqui com muita serenidade. Parabéns Morgana.
O vídeo traz informações preciosas, mas focou mais nas redes sociais tipo instagram ou youtube. Ha de lembrar que também existe muito compartilhamento em grupos de familiares ou amigos no WhatsApp. Muitas vezes pessoas BEM próximas não concordam e não respeitam, acabam usando a imagem de forma indevida ou compartilhando com pessoas fora do circulo. Ja tive experiencia de ter foto do meu filho bebe em um momento muito intimo compartilhada por uma pessoa da família (sem a minha autorização). Depois disso me atentei que os cuidados nao se restringem a estranhos.
Infelizmente muito do que tu trouxeste no video é visto como "frescura" ou mimimi. Principalmente por pessoas mais velhas que as vezes não entendem a dimensão que a internet possui.
Hoje sou bastante criteriosa e acredito que vcs tambem ajam assim, tendo em vista que as meninas, apesar da grande exposição, são preservadas e respeitadas. Pra tudo existe limite. Quanto mais criterio tivermos com o que compartilhamos, menos risco corremos de que usem de forma indevida. Outro ponto forte é o da autorização. Pedir autorização a criança não é apenas uma questão de demosntrar respeito aos desejos dela, mas de ensinar sobre consentimento. Meus filhos sabem que ninguem pode fotografa-los sem pedir autorização. Nem mesmo familiares.
Entendo o ponto do vídeo, mas não ter direito não significa que não vai acontecer. Ninguém tem o direito de ofender, difamar ou praticar bullying, por exemplo, mas isso acontece todo dia e toda hora na internet.
Além disso, esse discurso da possibilidade de denunciar ou processar muito impraticável. Até pode ser mais fácil de resolver crimes de imagem em Londres, mas no Brasil não é comum nem denúncias extremamente graves serem levadas a sério e/ou investigadas, então não coloraria tanta fé nos órgãos de justiça pra resolver isso.
É desanimador, mas é real. No fim, acho melhor prevenir do que remediar.
Eu falei sobre esses pontos.
E as próprias plataformas tem sistemas de denúncias que funcionam. Eu já usei infinitas vezes.
Vc está certíssima acho tbm que cada um tem uma forma de controlar ,meus netos são controlados.
Seu discurso é muito racional, inteligente. Parabéns! Só vai ajudar muita gente.
Que vídeo maravilhoso! Que visão perspicaz!! Morgana sensata !!
Morgana, parabéns pela sua posição e estou maravilhada, ainda mais, com a participação da Alice no Programa do L.Huck. Felicidades e bênçãos para a família. Admiração sempre
Ótima análise! Estou prestes a ter o meu primeiro filho e estou pensando nesses pontos desde que engravidei. Confesso que ainda não cheguei a nenhuma conclusão, mas também estou à procura de equilíbrio para fazer parte do mundo digital, mostrar ao mundo minha animação e felicidade e ainda assim manter a imagem do meu filho segura, pensando nas consequências futuras.
Achei muito bom frisar que as pessoas NÃO tem direito de usar a imagem alheia como queiserem! Com o medo que esse assunto tem trazido, esquecemos que existem sim direitos que nos protegem (ainda poucos e não tão abrangentes, mas sim, existem).
Internet NÃO é terra de ninguém.
Zero filhos por aqui e amo seus conteúdos. Inclusive comprei o livro que vc indicou sobre telas (tela com cautela)... vc é necessária. Obrigada, Morgana!
❤️
Bom Senso sempre foi a melhor assertiva em qualquer exposicao de seres humanos....e de animais , inclusive. Respeitar a individualidade sempre foi essencial.
Tenho certeza de que esse vídeo esclarece também quem não tem filhos🧡
Eu respeito e me importo muito com a individualidade das minhas filhas pra tomar qualquer decisão de expor elas enquanto elas crianças. Jamais me sentiria minimamente confortavel em receber dinheiro com a imagem ou ações de minhas filhas qdo crianças. Pra MIM , não é possível. Mas cada qual escolhe e mede ne? So quem realmente não escolhe conscientemente é a criança!
Você nunca sabe qual seria a decisão da criança. Talvez a decisão dela teria sido ser exposta, ter visibilidade e ter um conforto financeiro desde sempre.
Mas como não tem como saber o melhor a fazer mesmo é o que você se sente confortável.
@@ester6163 os pais não tem nenhuma responsabilidade de fornecer conforto financeiro aos filhos, e sim casa, educação, saúde e um ambiente saudável e respeitoso. sorte da alice que assim que chegar na idade adulta já terá uma condição boa por seus próprios méritos... vai trazer bastante liberdade pra ela!
@@MorganaSeccoNo vídeo você diz que é importante respeitar a decisão de cada família! Ela não se sentiria bem, conforme descreveu! Acho que o respeito entraria aqui! A paz não se paga com dinheiro!
@@MsBrunaBio Mas onde ela foi desrespeitada?
Gente isso é que é influenciadora ne, pesquisa trás o assunto com profundidade não é esse povo q liga a camera e fala o que acha pra milhões de pessoas. Por mais morganas assim no mundo da internet.
E penso q os pais tem responsabilidades sobre as crianças até a maior idade então é isso q ela falou no final os pais que postam tem q assumir a responsabilidade de defender as crianças até a última instância se acontecer o pior
Que vídeo magnífico o seu, coerência em tudo que fala, parabéns pelo conteúdo, críticas sempre teremos faz parte do ser humano.
Parabéns a vcs pelo cuidado c a família! Continuem pois é muito legal vê-los ❤
Em breve teremos palestras !!!! Ela tem tudo !!!!😊😊😊😊😊😊❤️❤️❤️❤️❤️
Morgana querida porisso q te digo ,vc é muito estudioso, vc é muito clara , assertiva ❤
Acho complicado se expor e expor criança nas redes sociais, hj tem ferramentas pra capturar o rosto de alguém e colocar em fotos e videos....me preocupo o uso dessas ferramentas por parte principalmente pedófilos....eu particularmente não curto redes sociais e se tivesse filhos não colocaria nada deles na rede.
Morgana, só algo pra se pensar aqui!! Gosto muito de vc, seu marido, crianças! Sem críticas! Mas algo que vc não abordou devidamente foi o fato da exposição na infância e a vergonha posterior. Não é só chorar ou botar o dedo no nariz que pode envergonhar a filha no futuro. Qualquer situação da infância, que a gente acha lindo, fofo, pode envergonhar depois...tenho uma filha adolescente que era muiro parecida com Alice. Ela tinha uns vídeos super fofos que a gente fazia e deixava no RUclips restrito pra família.
Ela morre de vergonha hoje em dia. Tirou tudo do RUclips dela. E não tinha nada que, para nós adultos, seria vergonhoso. Mas ela não gosta deles, agora que tem 16 anos.
Então não é tão simples assim.
MAs eu falei sobre isso. Pode acontecer, é um risco e que terá que ser lidado depois. E o que tem pode ser apagado na imensa maioria dos casos.
Pode ser apagado, mas já ficou lá online por 10 anos, entendeu? Nao resolve nada...Isso não se apaga...na verdade é uma decisão tomada pelos pais. Uma criança pequena não tem o discernimento para decidir algo assim. A criança pode gostar agora que é pequena, mas ela não sabe direito o que está acontecendo. Na verdade acaba sendo uma decisão tomada à revelia do personagem principal, pois ela não tem capacidade (inclusive juridicamente falando) de tomar uma decisão dessas.
Não julgo vc não, já falei que gosto de vc, é uma decisão que vc tomou, buscando um mínimo de proteção! Mas é importante lembrar que isso pode sim gerar muito problema no futuro...e apenas conversar e apagar não vai resolver, pois anos de exposição já aconteceram...
Outra coisa que seria legal abordar, mudando de assunto, é o fato de que um dia a criança pode parar de fazer sucesso. Como lidar com isso?
@@MarianaFreitas-kg9tka verdade é que a impressão que fica é que o intuito e a preocupação da Morgana com esse vídeo é justificar a exposição das filhas dela com o benefício de ganhar dinheiro com isso 😢
@@ester6163 Pois é, futuramente a Alice pode vir achar ruim quando entender melhor as coisas. Principalmente o fato de ganharem dinheiro expondo ela e não com um trabalho. Realmente pode acontecer isso que a moça do comentário acima falou, se sentir envergonhada e não gostar da fama que tem desde tão nova.
@@Danie532esse ponto é bem interessante pra mim pq no caso desses "kidinfluencers", eles não estão ganhando dinheiro interpretando, cantando, etc. Eles são **o produto**
Olá Morgana :)
Já te sigo há bastante tempo e sou super fã.
Adoro a sua família, e adoro o seu bom senso! Aprendo mesmo muito, obrigada!
Tenho um bebé e de vez em quando partilho uma foto dele, na história, do Facebook. Nao tenho instagram. E vem logo a família toda encher o saco que nao devia expor assim e bla bla bla.
Tudo de bom para voces, obrigada por mais um video incrivel.
Beijinhos
Morgana, acho que temos que pensar no futuro, tem ai a inteligência artificial que pode trazer coisas muito ruins e inesperadas pra essas crianças. Clona voz, e mostra como a criança será quando for adulta, isso por enquanto é o que temos acesso.
Olha eu já fiz parte de alguns grupos de Facebook sobre educação,onde pais e mães postavam fotos das crianças no banho ou sem roupas. Cansei de alertar sobre isso,rspista que muitas vezes ouvi foi "Não acho nada de mais". A falta de noção do povo é difícil.
Qualquer imagem pode ser usada de qualquer forma por quem quer que seja e da forma que seja. Então a melhor forma é a prevenção infelizmente. A inocência de alguns é que faz com que os lobos proliferem.
Acho que hoje em dia as próprias plataformas já derrubam esse tipo de fotos, na maioria das vezes.
@@MorganaSecco ah coisas que as pessoas postam na ingenuidade que só quem conhece o modus operante de certos grupos consegue ver que alí tem material pra ser usado por gente do mal (gostaria de usar a palavra adequada mas vamos ficar com essa) derrubar canais de quem reposta seus vídeos com as meninas é o menor dos seus problemas. Eu já vi vídeos com a Alice que eu não postaria, porque você foi inocente em sua visão,mas eu vi ali conteúdo pra ser usado de outra forma. Dá pra proteger de tudo? Não dá,mas tem certas coisas que é preciso ter mais malícia pra entender o que se passa,tanto com a criança quanto com ou na cabeça daquele que vai ver.
Nao, o Que eu quis dizer é que se for conteúdo de nudez por exemplo o próprio algoritmo já não permite postar e derruba na hora.
@@MorganaSecco Sim o RUclips derruba,mas não estou falando de coisas que ficam aqui,estou falando de vídeos "inocentes" que saem daqui e vão parar em outro lugar porque tem como deturpar certas coisas. Gostaria de poder ser mais explicit@ mas aqui não tem condições de te explicar.
@@denisemaria4265 Você está certíssima e atenta, não é ingênua. Parabéns pela sagacidade.
Excelente vídeo!! Importante saber o equilíbrio qdo se trata de redes sociais.
Quero muito ver a parte 2! Excelente! ❤
Parabéns, Morgana! Mais uma vez você foi muito acertiva. Eu, enquanto adulta, tenho uma questão gravíssima de exposição de imagem. Gostaria de saber o passo a passo de como administrar e penalizar as pessoas maléficas. Grata, bjm
" Morgana " você literalmente colocou os pingos nos " i " .Na minha opinião a internete é a melhor ferramenta de comunicação que apareceu , desde que primeiro humano surgiu . Mais como todas as ferramentas comunicação de massa , tem altos e baixos .Neste sentido seus usuarios e orgão pubricos determinarem regras de ajuste .Não é sensura e sim correções nas regras de uso e comportamento .Não tenho mais filhos pequenos sob a minha tutela e responsabilidade .Mais vejo e acompanho seu trabalho .É uma pessoa equilibrada e altamente qualificada pára falar deste assunto . Você trouxe suas filhas pára internete com a respossabilidade que uma mãe tem que ter .Meus parabens pelo seu lindo video e magnifico conteúdo .🎉🐈🇧🇷
Muito Bom Morgana! Seus conteúdos são pra lá de coerentes. Amo suas explicações ❤️
Eu não posto fotos do meu filho nas redes sociais, nem em stores que somem em 24 horas.
E também não quero que ninguém poste fotos dele.
Sou professora, e não gosto da ideia de que escolas e creches tem redes sociais e postam fotos dos alunos.
E tenho certeza que serei jugada quando eu não assinar o termo que permite usarem a imagem do filho nas redes sociais da creche.
Você está certíssima. Parabéns por proteger seu filho.
Sou professora de escola pública, na nossa realidade de escola os pais também precisam assinar um termo permitindo ou proibindo a produção e/ ou divulgação de fotos e vídeos dos alunos.
O problema é eu não assino, mas a mãe de fulano assina q pode e aí numa apresentação da escola, por exemplo, esse fulano está ao lado da minha filha, fulano está autorizado a ser postado e vcs postam vídeo desse fulano e acaba aparecendo minha filha e como fica?
Sensata como sempre! Excelente reflexão!
Magnífica em sua coerência e discernimento ❤
Muito esclarecedor! Obrigada Morgana por compartilhar esses conhecimentos! Beijos em toda a família!❤
Excelente, muito bom e coerente, muito importante esse assunto! Parabéns!
Incrivel como vc é sensata!!!!
Você é incrível Morgana se preucupa com as suas princesas e nestes vidio seu são de grandes aprendizado parabéns!!!
Muito bem, Morgana! Excelente reflexão!👏👏👏👏
Infelizmente as redes sociais ainda permitem que as fotos sejam copiadas. Seria possível implementar uma ferramenta que impedisse a cópia de fotos de outras pessoas, como por exemplo em plataformas de banco, onde não é possível fazer print da tela. Isso seria mto mais fácil do que fazer denúncias, pois é quase impossível controlar ou saber quem copiou sua foto e usou sua imagem, já que n há nenhum impedimento pra q isso seja feito.
Que assunto maravilhoso, Morgana! ❤
Adoro a forma leve com que aborda esse tema.
Nossa! Mais uma vez, um ótimo vídeo, cheio de informação. Muito obrigada por compartilhar ❤️
parabéns Morgana.
super otimo o conteúdo.
importante e interessante.
vale muito ver❤super ajuda
super indico
Os seus conteúdos,sempre são muito úteis e importantes!!!
Parabéns!!!
Morgana, tudo bem? Já nos conhecemos pessoalmente aqui em Londres no grupo da Pri doula. Gostaria de dizer que a Alice veio pra pessoa certa nesse mundo sabe? Você é tão esclacecida, tão cuidadosa e respeitosa com a Alice (e certamente tb com a Júlia). Meus parabéns por esse cuidado na medida certa, por essa visão e discernimento. Eu acho que vc tem um papel nessa sociedade sabe? O de educar as pessoas que te seguem. Por que não é raro acharmos pais/mães e parentes que agem de forma completamente desrespeitosa com a criança. Quando você falou de direito de imagem (aplicado até pra adultos) e como as pessoas devem respeitar a vontade do outro de não compartilhamento. Eu lembrei da minha mãe tirando fotos minhas 1min depois do parto sendo que eu pedi pra não tirar e pior, compartilhar! Uma total falta de respeito comigo adulta. Imagina criança! Então eu gostaria de dizer, muito obrigada pelas reflexões q vc traz, muito obrigada pela Alice e pelo papel de vcs como família em tempos de redes sociais. Um abraço! Espero nos encontrarmos novamente um dia.
Obrigada! Fico feliz em saber que tá fazendo sentido aí! 🙏❤️
Amei o vídeo e vou levar em conta suas observações. Obrigada.
Tem que ver como vai se sentir a criança quando entrar na adolescência
Parabéns pela sua palestra sobre a exposição das crianças aliás filhos.
Morgana, parabéns por este vídeo muito educativo!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Você é maravilhosa sempre explicando tudo direitinho muito inteligente Julia e Alice são maravilhosas e muito inteligentes igual você e Schiller parabéns para a família abençoada de vocês ❤❤❤❤🎉🎉🎉
Sem filhos ainda, mas a voz dela me dá paz kkk
Realmente me surpreendi de você achar o tom da fala da Alice nada demais e ainda postar.
Mas quando ela falou isso? Ela disse com todas as letras que quando a criança tem sua fala ela deve ser respeitada e que não posta vídeos onde a Alice está vulneravel ou não quer....
você é incrivelmente sensata!!
Vc Morgana sempre mto sensata. Amei o vídeo. Vou compartilhar. 👏😍
Sempre informando coisas relevantes
Vídeo extremamente útil! ❤
Morgana, vc sabe que tem um canal aqui no YT que mostra algumas fotos da sua família? Não me lembro o canal, mas vou procurar...
Beijos! 😘
Edit: vi que tem um comentário sobre esse canal e vc respondeu que já tem conhecimento!
Tem vários, sempre denuncio quando vejo, mas não é tão simples denunciar quando o conteúdo é de outra pessoa.
Quando tem conteúdo eu derrubo fácil. Mas esse que ela comentou apagou os vídeos, está só com nome e foto de perfil, aí tentei denunciar e não adiantou. Mas vou contatar o suporte.