Alice é um exemplo perfeito de como as crianças da atual geração podem ser quando não são expostas à Internet, TV, tablets, celulares etc: inteligentíssimas, articuladas, com vocabulário rico e com excelente capacidade de comunicação.
A Alice é sobredotada. Ela é uma criança "em mil". Ou seja não é fácil encontrar uma criança assim. A minha filha também falava português correctamente antes dos 2 anos. E aos 2 falava inglês.
Muitas crianças só fazem refeições assistindo tela. Como é a hora das refeições da Alice? Ela se alimenta bem? Não fica querendo sair da mesa para brincar ou negando a comida? Muito bom esse conteúdo sobre telas!! Parabéns!
A exposição a telas está tanta que as crianças estão decorando tudo que vêem na TV, aí falam que são superdotadas. Na verdade, a alice sim é superdotada, ela não teve estímulo de telas.
Sou a favor de tudo que a Morgana falou, telas só atrapalham o desenvolvimento da criança, mas ao que você disse acho que não se aplica a todas as crianças, a Alice é muito mais inteligente que a maioria e parece até mesmo ter a síndrome de Asperguer, que um dos sintomas é exatamente esse, falar palavras difíceis e elaboradas muito cedo.
Morgana meu neto tem quase 7 anos e ainda não assiste TV.e não usa celular. E uma criança mto criativa, mto inteligente, adora livros, gosta de cantar, gosta de tocar os instrumentos que já possue. Gosta de andar de bicicleta, skates, jogar bola, enfim, é uma criança alegre, mto saudável. Se alimenta com alimentos saudáveis, ajuda nas tarefas domésticas. Adora a escola (pedagogia Waldorf) e está se desenvolvendo mto bem. É uma criança preservada, ou seja é criança. Adoro ver os teus vídeos, adoro a Alice e a irmãzinha!!! Fico imaginando como serão as duas daqui im tempo. Muitas bênçãos para vocês!
Eu tb consumo conteúdos da Morgana, muito aprendizado mesmo sem ser mãe, e nem entendo pais deixam cel na mão de criança aparelho caro e não é brinquedo, como minhas coisas é comprado na dificuldade nunca daria a uma criança, brincadeiras de criança é uma rica e gostosa lembrança que tenho, todas deveriam ter🙏
Eu tbm não sou mãe mas apesar de ser um vídeo voltado a quem tem filhos ou q pretende ter, a Morgana é tão didática e simpática q mesmo não fazendo parte da minha realidade, este conteúdo torna-se mt interessante. E adquirir conhecimento sobre qualquer assunto nunca é demais😉
Tem um ditado africano que diz: é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança. Filosofia Ubuntu. A gente se interessa por esse tipo de conteúdo pq nosso instinto de preservação de espécie quer o melhor para as nossas crianças.
Tambem nao sou e amo esse tipo de conteudo! Divido do teu pensamento, mas minha mae trabalhava muito, fez o que pode, sou muito grata, brinquei bastante, e tambem a epoca era outra, nao existia celular e computador como hoje, graças a Deus
@@idoculta4463 te compreendendo. Na minha época o excesso de estímulo vinha da TV e era ruim tb. Minha mãe também foi uma guerreira, fez o que pôde para nos manter. Sou muito grata à ela por isso.
Sensacional! Sou professora de crianças pequenas e esse vídeo resume o que venho falando e propagando às famílias nos últimos anos. Crianças precisam brincar, criar e se entediar pra formar as sinapses nesses anos tão cruciais ao desenvolvimento infantil. Parabéns pelo vídeo, Morgana! Como sempre, você foi muito sensata e consciente.
MELHOR COISA! Crianças sem celular pregado na cara desenvolvem muito mais rápido, sem contar que além de ver a vida fora da tela, brincam como deve brincar! A minha filha a gente tenta o máximo deixar longe, mas vez ou outra ela acaba pegando e pelamor, o maldito do celular hipnotiza a criança e ela num fala nada e nem olha pro lado. Agora imagina essas crianças que nascem e os pais já tacam o celular na cara delas, aí lascou, e depois reclamam que o filho tá demorando pra falar
A criança pode ser sim inteligente usando o celular , o celular tem muitas coisas positivas e benéficas na vida das pessoas , tem bastante conteúdos interessantes que podem até mudar a vida da pessoa pra melhor , como : praticar hooponopono , mantras , e muito mais , se não conhece sobre mantras e hooponopono dá uma pesquisada e estudada na internet pra você entender melhor como funciona , internet tem coisa boa também , a minha prima mesmo de 4 anos ela aprendeu muita coisa usando a internet , a minha tia fica rindo e perguntando de onde ela aprendeu tanta coisa e meu primo fala que é a internet que ensina !!!
Talvez porque nem todos os pais tenham condições de "trabalhar" de influencer nem tenham rede de apoio ou centros de recreação para deixar os filhos. Sim, muito importante discutir sobre o uso de telas. Mas totalmente desnecessário julgar a realidade de outras famílias culpabilizando os pais (coisa que a Morgana não fez nenhuma vez em 30min de vídeo).
@@gabriellaamaria4986 A Morgana sempre frisa que esta é a realidade deles, mas que ela não julga as famílias que deixam os filhos terem acesso às telas porque cada família tem a sua realidade.
Nossa, eu mesma estava morando com amigas e praticamente não ligavamos a TV, de vez em quando para ver filmes ou séries. Tive que voltar para a casa da minha mãe e eu estou tendo bastante dificuldade com isso, é uma coisa que mexe bastante comigo isso de não ter um minuto de silêncio na casa. E acaba se intensificando com os jornais passando o dia inteiro, várias notícias horríveis uma atrás da outra. Imagino para uma criança como não é complicado também.
Verdade, eu moro com minha mãe e ela gosta da tv ligada. Não suporto esses jornais com péssimas notícias e sensacionalismo que não muda nada na minha vida. Amo o silêncio
Nossa, necessito do silêncio. Minha irmã mais velha veio morar comigo, e acontece o mesmo que na casa de sua mãe. Tv ligada o dia todo, programa de fofocas, notícias ruins.
Eu amo o silêncio e qd vou à casa dos meus pais passo pela mesma situação q a sua, pq a tV fica ligada o dia inteiro e em programas q só falam d notícias pesadas, c/ mt sofrimento😬 Nossa me incomoda demais, chego a comentar c/ meus pais, mas não adianta, é um hábito deles🤷🏻♀️ Meu marido adora TV ligada, mas como passa mt tempo no computador, a nossa TV acaba ficando desligada o dia todo. As vezes estou na sala sozinha, em silêncio e ele fica pasmo pelo fato d ficar ali quietinha s/ ligar a TV😄 Ele já tem outra mentalidade, é mais dependente d telas🤷🏻♀️
eu morava sozinha e a tv nem antena tinha. era só pra assistir séries e jogar videogame em raras ocasiões. voltei a morar com a minha mãe recentemente... ela senta no sofá com o namorado, cada um com um celular na mão vendo vídeos diferentes, enquanto a tv tá ligada. é um barulho infernal, pq eles só assistem com volume alto e as 3 telas ao mesmo tempo.
Excelente vídeo. Eu sou mãe sem rede de apoio, minha família mora toda no interior e nós 3 na capital. Tive bebê na pandemia, passei meu resguardo sozinha com a bebê. Eu sofri muito no primeiro ano, mas me manti firmo em relação ao não uso de telas, 1 ano e 3 meses e sem telas. É muito difícil! Eu entendo perfeitamente as mães que cedem em relação a telas, porque eu renunciei cuidar de mim, cuidar de outras coisas para cuidar 100% da minha filha 24 horas por 7. Sobrevivi até aqui e tem ficado mais fácil, minha bebê tem um excelente hábito de leitura porque introduzimos logo cedo, ela brinca sozinha também com supervisão, e é bem avançada para idade dela, isso para mim não tem preço e percebo que fiz a escolha certa. Pretendo segurar até os 2 anos, após isso vou ver questões escolares para ela e aí eu sei que é raro aqui no Brasil escola sem telas. Infelizmente! Mas quero continuar sem telas em casa até quando der. ❤️❤️ Um abraço em todas as mamães, vocês estão dando o melhor para os bebês de vocês, cada uma tem sua realidade e temos que viver a nossa realidade, o que é possível para mim pode não ser para você, e vice-versa.
Adorei o teu relato, parabéns pela disciplina, porque não é fácil mesmo! Orgulho de você, sua filha vai ser muito grata quando crescer e ver tudo que fez por ela :)
@@biapiccinato você vai conseguir! Quando entendemos o que é o melhor dentro da nossa realidade, as coisas ficam mais fáceis, porque ninguém vai te convencer do contrário e a tela não será uma opção. Aqui quando eu chegava no meu ápice do cansaço porque minha bebê não dormia, não queria brincar, nem nada, eu não pensava: vou colocar uma tela. Eu já pensava em sair e da uma volta de 5 minutos com minha bebê numa pracinha, acalmava ela, voltava para casa, dava um banho, peito e dormia. Temos outras opções! Espero muito que você consiga e seja muito feliz com sua decisão ❤️
O ponto crucial é o tempo que os pais dedicam para dar atenção às crianças, lendo, conversando, brincando… Mas atualmente os adultos querem ficar com a cara no celular ou na tv e pra isso precisam que as crianças estejam distraídas, quietinhas, ou seja: na tela também. Enfim, deem atenção aos seus filhos ❤.
Nao so por isso, mas pq a maiorias dos pais precisam trabalhar o dia todo, e maes solteiras muito mais, quando chega em casa ainda tem as tarefas da casa + o bebe, entao na realidade o aparelho é usado pra distrair sim, mas por varios motivos nao so preguica dos pais
@@elikadaily eu não falei em preguiça, mas sim que em vez de dar atenção aos filhos, os pais se distraem no celular ou na tv. Tem momentos que não tem como, claro, tem as atividades da casa, mas eu já vi cenas de crianças pedindo a atenção dos pais enquanto eles estão distraídos em redes sociais.
@@elikadaily Se não tem condições financeiras para dedicar um Bom tempo na criação dos filhos é só se previnir. Não ter um filho para deixar na casa da vó, na creche ou no celular...
@@elikadaily é difícil! Acho que depende muito do tipo da criança. Eu sempre fui contra usar tela, mas as vezes é difícil, pois temos que arrumar a casa,cozinhar e entre outros afazeres. Vi que muitos aqui no comentário seu falou umas coisas que ñ concordo. Moro na fazenda e meu esposo trabalhando o dia todo e pelo menos uma meia hora acabo tendo que colocar para assistir desenho. Pois penso que na hora de cozinhar a criança não deve ficar por perto e mesmo assim quando é uma comida mais fácil Fasso com ela no colo. Tem 1 ano e 5 meses. Penso também se formos esperar ficarmos ricos não teremos filhos. Pois teria que ter alguém para fazer o serviço de casa. Mas sou contra as telas sei que não é bom ,mas as vezes ñ temos escolhas.
É incrível como o seu público se abrange pessoas que nem tem filhos , mas que ficam tão admiradas com a criação que vcs oferecem a Alice. Parabéns! Vocês são um exemplo!
Antes de ter meu filho, já te assistia e os seus conteúdos , eles tem me ajudado bastante, meu filho está com 1 ano e 5 meses e fala muito bem, o uso de telas é bem reduzido, as vezes leva dias sem usá-la. Uso bastante livros, as vezes compro e tbm pego emprestado em uma escola, e tem sido incrível o desenvolvimento do meu bebê, se não fosse seus vídeos talvez minhas realidade fosse outra. Obrigada Morgana
Sou mãe de duas filhas que hoje são mães. Na época que elas eram crianças, não se tinha o uso de telas tão frequente como hoje. Achei muito válido o seu vídeo para que eu, educadora aposentada, ajude meus netos e outras famílias.
O que eu acho magnífico na educação da Alice é a forma como os pais extremamente educados/sensíveis e ela é criança de verdade. Nada adultizada.
Год назад+34
Desde antes de engravidar eu acompanhava a Morgana pela Alice, sempre achei incrível crianças muito desenvolvidas, e coloquei na minha cabeça que quando tivesse filhos eles também seriam mantidos sem telas, pelo menos até 2 anos, pois bem, engravidei e sigo firme aqui com a ideia sem a tela, ela está com 6 meses e até hoje são 0 telas, a não ser vídeo chamada as vezes no horário de almoço do meu marido, acho incrível o desenvolvimento dela, não é fácil, muito pelo contrário é bem difícil, trabalho como maquiadora e as vezes preciso levar ela, pq ela não usa chupeta, nunca mamou mamadeira, só peito, e quando meu marido não pode ir comigo enquanto atendo, eu tenho que levar ela, é bem difícil, durante o dia vou fazendo o que consigo enquanto ela está tranquila no carrinho, ou dormindo, então eu nunca paro kkkkk mas vale a pena, é a batalha que decidi lutar e tenho certeza que verei os frutos e inclusive já vejo ❤
Eu já acho importante pra nós, adultos, diminuir um pouco essa “dependência” de telas, imagina pra crianças. Claro que não precisa, necessariamente, deixar de usar, mas é bom ter um bom senso. Meus pais também sempre cuidaram pra que meus irmãos e eu não ficássemos muito na frente da tv, então eles nos estimulavam a brincar no pátio, praticar algum esporte, pintar, desenhar, montar e desmontar brinquedos, enfim. A criança precisa desenvolver esses sentidos e evitar ficar excessivamente em frente à telas. Obrigada por trazer esse tema, Morgana 🙌🏻
Concordo com você, a criança precisa muito de brincar ao ar livre, sem telas, praticar esporte, desenhar etc. É só ter bom senso, de vez em quando temos que acabar recorrendo às telas mesmo pra conseguir fazer alguma tarefa. Acho triste pessoas que julgam demais sem viver a realidade da maternidade ou mesmo que vivem a maternidade, mas tem rotina muito mais tranquila e condições de estar em tempo integral com a criança. Podem levá-la para passear em parques, casas de brincar etc em dia de semana. Ou mesmo em casa estar presente de corpo e alma.
Visão incrível, parabéns!! Não sou mãe, mas sou dinda e professora e observo muito as crianças a minha volta. Realmente, o uso excessivo de telas é extremamente prejudicial para o desenvolvimento cognitivo e tbm para a socialização. Noto que as crianças muito expostas as mídias digitais não sabem brincar sozinhas ou em grupo, são imediatistas, irritadas e não conseguem parar quietas, são viciadas.
Tenho um casal de filhos, até os dois anos de idade não tiveram acesso a telas, hoje são adolescentes e muito inteligentes, obrigada ao Içami Tiba e Augusto Cury e não temos televisão em casa, porém, temos muitos livros 📚
Eu comecei a pesquisar sobre o assunto antes de engravidar, meu filho tem 1.9 e ele não usa telas. E digo com toda certeza, que a restrição de tela ajudou demais no desenvolvimento dele. Ele começou a falar com 7 meses, disse as primeiras palavras, antes de 1 ano já repetia do jeito dele as palavras, com um ano começou a falar frases com duas palavras, e hoje ela conversa e entende tudo que a gente fala, já sabe as vogais, a maioria das letras do alfabeto, conta até 10, sabe as cores primárias e mais algumas, sabe o que é circulo, triângulo e quadrado, contas histórias, eu sempre comprei livros e ele ama e conta as historinhas do livro. Ele nasceu de 7 meses, e o desenvolvimento dele é surpreendente, e eu acredito que seja justamente como a Morgana falou, é muito melhor uma conversa com seu filho, do que colocar um celular ou TV na frente dele. Ele ainda não estuda, vai pra escolinha só o próximo ano. Além da restrição de telas, sugiro que as mamães leiam sobre educação com limites e respeito. Para quem não ouviu falar do assunto ainda. Tem alguns perfis ótimos no instagram que fala da educação neuroconciente. 😉
Meu bebe tem a mesma idade e parece ate que foi em quem escreveu. Ele tbm sabe de tudo isso eu tenho um armario branco na cozinha que deixo ele desenhar ali escrevi o alfabeto e ele sabe tudo. Amo muito isso. Ele e mais quieto a personalidade dele. Com estranhos ou pessoas da familia q digo q sao mais chatas kkkk Mas qndo se sente a vontade fala tudotudo. Hehe. As vezes na hora q estou fazendo almoço ele chora q qer mama e ai eu tem dia q dou o celular. Mas olha o arrependimento vem 5 minutos depois. E impressionante como ele atrapalha a nossa vida. Ele fics irritado se tiro. Ai chora e tenho que brincar rir falar o alfabeto ou coisas assim pra ele esquecer o celular. Mas e raro. Soq eu noto q o desenho em tela e uma desgraça.
@@danielasantos2160 Ainda não, mas quem sabe um dia, né? Vendo seu comentário, vejo claramente que é uma pessoa amargurada e deveria procurar ajuda. Sinceramente, não sei por qual motivo meu comentário te incomodou, apenas relatei a minha realidade, cada um tem a sua. Se você não gosta da sua, então mude, não tente invalidar a história dos outros. Paz no seu coração, viu...
To no minuto 6 e pausei pra falar SENSACIONAL! Como professora, acho incrível você usar sua plataforma e sua audiência para disseminar informações tão importantes! Simplesmente SENSACIONAL!
Semana passada deixei minha filha brincar na chuva, tem 2 anos.. e postei no grupo da família.. acharam um absurdo.. q a coitadinha ia ficar doente.. pelamor.. 😒
A maioria das crianças de hoje ficam praticamente o dia quase todo nas telas,isso causa diversos problemas psicológicos,prejudica o desensevolvimento das crianças na escola é muitos ainda ficam tão viciados que não conseguem dar atenção pra Família 👪
Eu ñ sou mae sou educadora e acredito piamente na educscao q a Morgana aplica na Alice sou contra as telas p.criancas celulares principslmente tv tem os programas infantis e eles levam p.Alice as brincadeiras infantis com a menina musicas infantis brincadeiras proprias p.criancas isso e' o'timo ! Ela esta tendo infancia o q a maioria das vriancas ñ te^m infancia eu acho essencial a uma crianca ela so precisa ter coleguinha p brincar eu vejo isso.esse habito de leitura q ela tem e' o'timo trabalhava mto com isso qdo davs aula formar bom leitor ela ja e'ua boa leitora isso vcs conseguiram parabens p os pais da Alice sem duvids so fez bem p ela o fato de ñ.ter telas.... bjs Lena
Minhas filhas não assistem nenhum tipo de tela. Nós lemos livros,brincamos,rezamos,conversamos,estudamos,almoçamos todos juntos,passeamos. É isso. Tudo tem o seu tempo e este tempo é de formação. E ninguém senti falta do que nunca teve.
@@marciadepaulasouza4541 impossível uma criança instalada na vida concreta e real ser alienda. Muito mais fácil instalada em tecnologia e no mundo da ilusão de ótica e de inércia isso ocorrer. E isso está claro nas salas de aula. Crianças que não sabem ler, não sabem se cuidar, cuidar de suas coisas, ter criatividade, vivacidade e muito mais tem sido muito comum aos adeptos da tecnologia.
Achei ótimo que ela destacou sempre que pôde a interpretação do contexto. Muita gente só sabe criticar os pais que deixam seus filhos e filhas muito tempo na tela. Claro que existem pais que deixam a preguiça tomar conta e, muitas vezes, eles mesmos acabam ficando muito tempo na tela e por consequência é a realidade das crianças também. Ela teve a chance de efetuar uma criação sem uso de tela e NADA diminui a criação dela ou de outrem. Quem puder, faça sempre o melhor pelas suas crianças.
Não é atoa que a Alice é uma menina muito inteligente!!Conforme fui assistindo aos vídeos,logo imaginei que ela não deveria usar nada de telas!! Tenho um bebê de 28 dias e antes mesmo de engravidar, decidi juntamente com meu marido,que será dessa forma!! Amo ler desde criança, e sp fui mt inteligente na escola devido a isso,então faço questão que meu filho tenha a leitura no dia a dia dele desde a infância tbm!! Parabéns Morgana!!!Estás criando um ótimo ser humano para esse mundo !!
Morgana, existe no RUclips uma coleção( Coleção Disquinho) de estorinhas gravadas. É bem antiga, tem uns 50 anos que eu ouvi pela primeira vez. São estórias, contos e fábulas clássicas. Muito bacana! Eu recomendo. As crianças amam ouvir...
Sou de 2007 e de família humilde e na época a internet nem era tão acessível assim, aprendi a ler com 3 anos e afalbetizei com 5, brinquei na rua, tinha caixa de brinquedos, pensava como gente grande e falava muito (mesmo tendo um leve atraso na fala), desenho só tem tv aberta pela manhã (eu estudava a tarde) ou com DVD e era os mesmos de sempre. Minha irmã veio em 2014 e as coisas estavam bem diferentes: com 2 anos ela já assistia os desenhos no celular e ficava até tarde, nunca gostou de brincar, pensar por si mesma, ter autonomia e foi alfabetizada aos 7. É CLARO que as coisas mudam com o tempo, as ruas não estão mais seguras e os brinquedos socorro, muito acima do preço que era em 2010/2012, mas a tela teve um impacto sim na nossa criação e percebo, passo mais tempo viajando na maionese imaginando histórias enquanto minha irmã chora quando a internet cai.
Parabéns pela criação da Alice!!! Ainda não sou mãe, mas me inspiro em você quando esse momento chegar. É nítido o desenvolvimento da Alice. Infelizmente a maioria das crianças de hoje já possuem essa dependência de telas e um certo "atraso" no desenvolvimento. Adoro acompanhar vocês. Beijos na família, fiquem com Deus.
Acho perfeita a opção de vcs limitarem ao máximo o acesso da Alice. Educação à antiga, desenvolvendo a criatividade, a imaginação, o aprendizado dos verdadeiros valores. Grande exemplo a ser seguido, Morgana
Ah, Morgana! Fico emocionada contigo. Admiro demais a decisão de vocês. Fui educadora infantil por 32 anos e sei muito bem o prejuízo, o mal que as telas causam. Parabéns!
Assuntos que eu nunca tive interesse por não pensar em filhos no momento, mas consigo ouvir e prestar atenção em tudo o que é dito pela Morgana por ser importante em qualquer fase da minha vida.
Esse livro do Augusto é maravilhoso. Pra mim é um grande desaio ficar longe do celular, pq trabalho com isso. E é fato que quanto mais temos essa dopamina mas a gente quer. Vivo tendo que me controlar. Vc é um exemplo, Morgana. Não sei se tem consciência do quão importante é sua missão quando dá dicas como essas, certamente esta transformando ambientes onde essas crianças serão criadas. Vejo como algo divino! Deus te abenoe e abençoe cada maezinha desse canal.
Amo minha bisneta tem 5anos veio comigo passou 3dias na minha casa 🏡 ficou com meu celular quando ela foi embora dei conta q ela abriu 52 jogos sp Reneide 73 anos😘
Amei o vídeo. Mas, infelizmente, eu cedi às telas. Criei minha bebê até os 18 meses sem celular ou televisão. Mas, no começo de dezembro ela entrou de férias da escolinha e eu passei a cuidar dela o dia todo, ao mesmo tempo em que terminava meu curso (estou em transição de carreira) e iniciava em um emprego dos SONHOS na área nova. Meu marido trabalha o dia todo também e, como dá aula, está sempre em vídeo com os alunos. Logo, tive que ceder. Me arrependo? Não. Minha filha sempre gostou dos livros e continua gostando. Andou aos 9 meses e fala quase tudo. Ela larga o celular no meio do desenho pra brincar de cavalinho na mesinha dela. E seguimos assim. Claro, acredito TOTALMENTE nos estudos que falam sobre os efeitos das telas durante essa fase da vida. Mas também acredito que cada criança é diferente e se desenvolve em seu ritmo e jeito....e que nos momentos de folga é possível compensar (de certa forma). (:
É por isso que falei que cada família tem que encontrar seu equilíbrio, pesar prós e contras e decidir o que faz mais sentido para si naquele momento. 👏🏻
Fiz a mesma escolha para o meu filho Miguel, hoje ele possui três anos e fará quatro anos no dia 28 de abril. Por muitos vezes, me senti uma anormal e solitária por fazer essa escolha, escuto mais críticas do que apoio, mas sigo firme, o que me conforta é perceber como isso ajudou no desenvolvimento atual do Miguel e no seu futuro. Existe um preço apagar por essa escolha, na qual conscientemente decidi pagar. Fico feliz por me identificar com vc neste ponto, me faz sentir que não estou sozinha.
Eu ligo a tv pra fazer barulho, pra eu não me sentir só, é o jeito, mas não faço sempre. Amei o vídeo. Queria um vídeo sobre as literaturas de Alice. Sobre concentração, não pode interromper a criança concentrada brincando, mas a senhoras da minha casa fazem isso sempre! A avó pra ficar com o bebê primeira coisa que faz é ligar a tv. Você não disse se você e o Shiller assistem suas séries e filmes, aqui em casa a gente via antes do bebê começar a IA, quando ele começava o sono noturno. No Brasil em qualquer lugar na rua que você vá tem televisões ligadas, telas gigantes. Depois de 4 anos sem pisar no Rio vi pequenas telas em cima das placas de ruas, achei péssimo, uma poluição de ruas tão bonitas no Leblon, mas é algo que nos acostumamos sem perceber.
Percebo completamente a diferença das crianças que usam telas e as que não usam. Meu sobrinho, usa desde muito bebê, até na hora da alimentação ele usa telas, ele é um menino com POUQUÍSSIMA concentração, muito agitado, sempre fica irritado após sair das telas, também percebo uma agressividade após o uso. Eu até tento introduzir livros na vida dele, mas ele não consegue ficar muito tempo com o livro, nem prestar atenção na história que estou contando, ele assiste muito vídeos de crianças maiores, além dos desenhos e isso faz ele ter um vocabulário que não acho adequado para a idade. Quando vejo a Alice, vejo o quanto ela é inteligente, concentrada e pouco ansiosa. Completamente diferente de uma criança que usa telas, como meu sobrinho.
Entendi que um dos "segredos" da sua "receita" para a vida é: Resiliência. O ser humano faz planos e a frustração que gera entre expectativa e realidade, pode nos paralisar, se não deu certo, o negócio é parar, sentar e rever, em busca de um plano b, mais fácil é desesperar-se em vez de tornar-se cada vez mais flexível. Obrigado por compartilhar seu aprimoramento/evolução pessoal. Vocês são estrelas no mundo. Como diria a Dory: Continue a brilhar, continue a brilhar, a brilhar, a brilhar. Inclusive dica de filme para assistirem, mesmo que seja melhor esperar um pouco, porque as tartarugas são fofas, mas lembrei que o tubarão pode assustá-la.
Pra mim um ponto crucial foi quando vi que os criadores da tecnologia que é no Vale do Silício, na Califórnia, não dão de modo algum ao seus filhos a telas e a tecnologia que eles mesmo criam para o mundo todo estar conectado, me foi suficiente para entender muita coisa. Outro ponto foi ver crianças em fase escolar viciadas, desconectadas da realidade e com dificuldade de aprendizagem na minha própria família. Aqui, em casa, será aos meus filhos não terem acesso, como os criadores de tecnologia fazem com seus filhos. Já conversei com meu esposo. E já compro livros infantis e boa literatura infantil e universal para quando eles chegarem.
Até hoje a única "digital influencer" que eu sinto que vale a pena acompanhar! Você é necessária Morgana! Obrigada por nos trazer conteúdos tão importantes e adoçar nossos dias com essas duas fofurinhas 🥰❤️
Você está certíssima! Vejo problemas em mim por conta do acesso ilimitado a eletrônicos desde criança. Eu tento me desvencilhar, mas é um vício de longa data. Também vejo esse vício no meu irmão, ele tem 7 anos e é viciado. Fica no celular desde os 6 meses e não aguenta ficar sem. Também já está causando problemas para ele: ansiedade, irritabilidade, fala atrasada, início de TOC e alguns momentos que até parece depressão (diz que está triste, mas não sabe o porquê). Não vejo benefício nenhum para oferecer telas precocemente.
Gente, amei ! Esse conteúdo é super importante e relevante pra esses dias em que vivemos onde famílias inteiras estão se perdendo devido ao uso excessivo e a má escolha dos conteúdos assistidos em que nada de bom se acrescenta na formação do indivíduo. Que venham mais assuntos como esse ! Parabéns pela aula! Já espero a próxima
Falta de foco e deficiência cognitiva são os maiores riscos. Pesquisa feita sobre isso mostrou q o mundo digital está criando crianças e adolescentes menos inteligentes q os próprios pais. É sério mesmo. Morgana certíssima!!!
Conheço crianças com MUITOS atrasos cognitivos, tipo... Coisa de aparentar 4 anos a menos comparado à faixa etária. É muita coisa. Não entendo por que os pais estão ignorando tanto e tratando isso como se não fosse uma calamidade!
@@txtlarissa Terrível isso. Tbm não entendo as pessoas não se alarmarem sobre a invasão do mundo virtual digital em nossas vidas. Mesmo pessoas q não cresceram no mundo digital estão perdendo as bases mais simples da convivialidade e escuta do outro. Ninguém se escuta e estão sempre no automático em q o Outro é só mais um produto para consumo ou bom para a lata de lixo. Pasmem!
Sensacional seu vídeo Morgana! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Sou psicóloga e Infelizmente ainda não vemos muitos pais tendo esse conhecimento sobre o uso de telas na infância. Pelo contrário, a utilizam demasiadamente, no intuito de entreter a criança 😞🫤.
Eu tenho um filho de 20 anos. E na minha casa também não assistimos televisão. Ele gostava muito de jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, cinema, teatro e livros. Amei o seu vídeo, muito legal, espero que chegue a muitas famílias.
Amo seus vídeos Morgana,esse em especial pois ganhei uma aposta com meu esposo Eu havia dito para ele reparar que em nenhum dos vídeos Alice está dançando tik tok nem assistindo na TV muito menos em celular ela brinca de restaurante com vocês em inglês simula estar escrevendo na mão enfim muito lúdico,real e proveitoso...Parabéns a vocês
Morgana, tenho acompanhado seus vídeos e (não sei se vc vai ler, mas gostaria que você soubesse que) acho muito legal a franqueza e sinceridade que você transparece... hoje, nas redes sociais, muitos parecem querer passar uma imagem de hiper segurança e perfeição, mas você parece buscar mostrar a vida como ela é e não como a gente idealiza! Grande abraço!
Meu filho ficou sem telas até 1 ano e 5 meses mais ou menos. Depois comecei a deixar um pouco e ele ficou viciado. Tirei novamente. Ele fala tudo desde 1 ano de idade, todo mundo fica admirado com a fala dele e com todo o desenvolvimento. Faz muita diferença! Hoje ele usa telas por um tempo determinado e eu escolho todo o conteúdo. Ele tem 2 anos e 4 meses hoje!
Bem legal, mas na minha realidade não consegui essa proeza. Precisei começar a trabalhar e minha própria mãe e marido começaram a dar o celular na mão da criança. Quando está comigo não assiste e quando está com eles não consigo controlar. É isso... parabéns pra quem consegue, mas na maioria dos casos acredito ser praticamente impossível.
Minha filha fez 3 anos agora em janeiro, e ela não têm contato com telas. Só quando estou assistindo algo, ela da uma olhada no que estou vendo e logo vai brincar. Quando estava grávida eu pensei exatamente como Morgana.
Eu mudei pra Europa faz 5 anos . Na época minha filha Alice de 2 anos e meio já veio do Brasil com hábito de ver Tv . Aos poucos , fui reduzindo e deixando apenas filmes em horas alternadas. Neste meio tempo , mantive , mas ela sempre pede Tv ou o celular pra ver RUclips e sempre é um drama devido a eu impor tempo limitado. Ah !Na pandemia eu liberei , foi este meu erro , mas fui obrigada devido à situação. Hoje tenho uma bebê de 3 meses , chamada Júlia ( tb ❤) e vou tentar fazer diferente c ela . Seu vídeo é ótimo é necessário para a saúde das crianças e das famílias ! Obrigada 🙏🏽 Beijo nosso aqui da França 🇫🇷 😘😘😘😘😘
Minha filha tem 33 anos, assistia TV quando pequena, mas eu sempre incentivei a leitura, o brincar, ela era muito agarrada em mim e desenvolveu super bem. Minha neta tem 15 anos e a mãe colocava muita música e tinha dvd's de desenho que ela assistiu mil vezes, mas era em alguns horários, desenvolveu a fala com 1 ano, brincava muito e com 2 anos era como a Alice, falando palavras difíceis. Agora tem 2 sobrinhas (uma de 4 anos filha de pais surdos e com grande atraso na fala e a outra 2 anos) da era smartphone que desde bebê já era com músicas e desenhos o tempo todo, desde 1 ano já tem um celular para si e são crianças de pouca interação, sem frases e que não tem foco e nem paciência de assistirem algo por muito tempo e ficam grande parte do tempo com o celular na mão.
A minha meta antes de ter um filho é primeiro adquirir hábitos melhores. Há alguns anos acompanho vocês e existem muitas coisas que quero colocar em prática quando decidir ser mãe (provavelmente daqui há 5 anos, hoje tenho 25). Apesar disso, desde já começo a pensar sobre a minha mudança primeiro. Eu vivo praticamente 24 horas por dia no celular e na tv. Seria impossível colocar em prática com o meu filho sendo que eu mesmo não vivo essa realidade. Um trabalho duro pela frente 😂 quando me perguntam quando vou fazer planos de ter um filho, eu respondo que o planejamento já está em andamento para daqui 5 anos ahaha
Legal que você é consciente! Já é um bom começo! Considere priorizar conteúdos, não assista só por assistir. Desligue a TV sempre q não estiver por perto. Estabeleça um horário, nem que seja meia hora p leitura diariamente. Estabeleça, tbm ligar e conversar com pessoas idosas de sua família, avós, país, tios e amigos sem ser por aplicativos . Crie um hábito de fazer isso talvez um dia na semana p cada pessoa importante para você. Por poucos minutos mas, vc estará fazendo um enorme agrado p essas pessoas e vai estreitar laços e criar lindas recordações. Substitua alguns horários de TV por ouvir música. Aos poucos vc vai se desligando , quando perceber vai ficar em segundo plano mesmo assistir TV sozinha. Depois faça reuniões com amigos p assistir filmes nos finais de semana e se divertirem juntos além de curtirem outros jogos e brincadeiras. Fique com Deus se cuidem aí. Ah... Eu não assisto TV há décadas. Mas vejo algumas séries e sou bem seletiva com filmes mas passo mais de semana sem ligar a teve. Já meu marido assiste no quarto dele todos os dias. Bjs 😍😘😉
@@fernanda4118 com certeza. Eu e meu marido já nos planejamos há alguns anos pra quando esse momento chegar. Pra mim é muito importante que seja um planejamento e uma responsabilidade dos dois. Eu acredito ser inaceitável eu ter que ensinar tudo sendo que também não sei nada ainda, por isso estamos aprendendo juntos e definindo juntos qual será o nosso estilo de vida quando chegar o momento de ter um filho
Eu estou grávida e no processo. Antes eu lia exatamente um livro por semana, porém casei e adquiri os hábitos do marido, de ver tv sempre a noite. Depois mudei de emprego e aprendi a usar a tv de dia enquanto trabalho TBM 🙆. Agora é retornar ao antigo, eu lembro que não sentia falta nenhuma nenhuma de tv
@@anakarlla10 Que legal. Uma das poucas pessoas que vejo se planejando para uma gravidez. Parabéns. Se todos fossem assim, não teríamos tantas crianças negligenciadas.
Que aulão!!! Muito bom, Morgana. Tem praticamente 1 ano que eu venho estudando sobre esse assunto, pois meu marido e eu estamos nos planos de ter filhos agora. Eu sempre fui uma pessoa que gosta de estudar sobre aquilo que eu vou fazer futuramente. E estudando sobre a maternidade, me deparei com o assunto uso das telas para crianças pequenas. Não me assustei com o assunto, mas meu marido sim, pois ele gosta muito de ver tv e ficar no celular. Mas a cada dia mais que passa eu tenho a convicção e pulso firme de que vou seguir por esse caminho também, pois quero o melhor para meus filhos. Daí eu te conheci e vi que eu tava indo pelo caminho certo. Não vai ser nada fácil, mas vamos fazer de tudo para conseguir.
Sua filha possui uma mente verdadeiramente genial. Mantenha esta jóia rara distante das facilidades digitais sem filtro e a permita conviver com humanos sábios, livros consagrados pela importância, valores humanísticos e sobretudo, exemplos de ética universal. Ela é realmente incrível. Mas a mãe vetor desta dádiva ao futuro da humanidade.
É uma pena que uma grande maioria de famílias não possam seguir esse exemplo. Concordo com a Morgana apesar de ter criado os meus de forma diferente. O importante é evoluir.❤
Minha filha tem 3 anos e nunca gostei de colocar telas pra ela, sempre gostei de lê e levá-la a praças, mas ela fala pouquíssimas palavras! Acredito que vai muito da criança, é claro que nós pais tem que fazer nossa parte.
Muito obrigada Morg pelas informações, deu um estalo aqui. Tv não assisto, porém estava ficando muito no celular enquanto ficava com minha bb de 7 meses e percebi o interesse dela por ele. Mudança por aqui 🙏
Parabéns! Pena que não tive na minha época uma Morgana para dar esses sábios conselhos, as vezes me faz repensar tantas coisas que não fiz corretamente e aquela sensação: que mãe eu fui? Mas o tempo não volta atrás né?! Tentei ser a melhor q podia ,nas condições que tinha
Eu consegui segurar até 1 ano e 3 meses.. depois acabei cedendo por ele ser muito agitado, minha casa estava ficando um caos..depois de uma semana ( com limites claro) percebi que meu bebê ficou mais ansioso, querendo assiatir tv. Revolvi deixar a casa, qdo der eu organizo, e se depender de mim, so vai assistir em raros casos. Ele sempre se desenvolveu bem, fala bastante e nunca sentiu falta de tv. Eu sou prova viva das duas versões. Ele é muito esperto e nunca precisou de tela o máximo são as videochamadas pelo celular o qual é muito raro ele me ver mexendo qdo estou com ele.
Imagina uma criança naturalmente mais agitada é que a mais precisa se movimentar, gastar energia, explorar os espaços. Um desperdício se deixasse parado na frente de uma tela. Parabéns pelo esforço (eu sei o quão trabalhoso é)! 👏🏻
Eu apoio plenamente. Essa exposição só atrapalha o desenvolvimento cognitivo e em outras áreas da criança. Pretendo fazer com meus filhos também, se um dia for mãe.
👏🏼👏🏼👏🏼 aqui em casa tenho um casal de gêmeos de 1 ano e 8 meses SEM TELAS. Eh desafiador, mas priorizo o bem estar futuro deles e não meu bem estar atual. 🤷🏽♀️
Melhor escolha !Sou mãe de Gêmeos e mais uma pequena e em casa não optamos por telas e sim brincadeiras e muitaaa diversão na natureza com as crianças !😊
Acho tão bacana esse seu jeito solto , leve de lidar com questões que especialistas dos especialistas ficam criando um caso...é isso, cada família tem que encontrar seu melhor educar.
Muito completa sua informação. Concordo plenamente eu tive 3 filhos e na época não existia celular e eles nem gostavam muito de TV. Quando começaram a gostar de filmes queria só repetir o mesmo filme. Eu não sabia o porquê. Com sua explicação consegui compreender de fato. Muito obrigada. Tá explicado tb pq a Alice é tão especial!!!! Parabéns
Sou tia e não tenho filhos. Mas auxilio na educação do meu sobrinho que tem 2 e 4 meses. Digo que não dar telas a ele é muito difícil, porém como ele está passando um período comigo, tenho tentado colocar isso em prática. Ele não teve acesso a telas com frequência quando menor mas às vezes minha irmã colocava. Daqui a alguns meses, ele terá outra irmãzinha e não sei como vai ficar. Sou professora e estou tentando introduzir a leitura na vida dele, porém é um pouco difícil pra mim que não tenho prática, pois ele risca o livro todinho e quer rasgar. Mas, enfim estou na luta. Obrigado pelo conteúdo de qualidade Morgana.
Parabéns Morgana e Shiller. Eu não tenho filhos, mas se tivesse os meus filhos tbm não assistiram televisão e muito menos celular. Vcs estão absolutamente certos.
Realmente há diferença nas crianças com uso direto de telas digo principalmente celular. Tenho uma filha de 4 anos celular nunca deixamos ela usar, somente para vídeo chamadas por que também moramos longe da família. A televisão ela assiste mas também tentamos limitar o tempo. Ela é uma criança muito focada. Criativa, qualquer papel, palito de dente vira brinquedo 😊. Sabemos que não é fácil no mundo de hoje. Mas com certeza vale a pena!
Que informação maravilhosa, têm lógica, faz sentido, não tenho filhos, mas vivo no meio de muitas mães e vejo que todas deixam seus filhos convivem com telas.
Parabéns ..!!! Mãe da Alice Morgana 👏🏼👏🏼 Parabéns ...!!! Também pra mamãe da Nossa princesa Maysa essas duas crianças tem todo nosso carinho e respeito👏🏼👏🏼 as duas únicas Deus abençoe 🙏 poderosamente 🙏
Não sou mãe e não cogito também, mas amo vê como vocês cuidam da vida da Alice, então estou sempre com minha pipoca na mão acompanhando o canal. Obrigada por essa preocupação.
Meus filhos já são grandinhos (19 e 17), quando tive a primeira e precisei voltar a trabalhar eles ficavam com minha mãe (que Deus a tenha) e coitada, a vovó tinha zilhões de coisas pra fazer e ainda cuidar da minha filha. Eu me incomodava com o fato dela assistir televisão, realmente naquela época não se falava disso, mas eu sentia que não era bom, que era um desfavor para o desenvolvimento da criança. Mas, claro, não podia exigir nada da minha mãe e também não passava pela minha cabeça deixar o trabalho pra me dedicar 100% a eles. As coisas são como são. Hoje em dia, como todo jovem nessa idade, eles passam o dia inteiro no celular…. mas graças a Deus são bons. Se pudesse voltar atrás… eu pensaria em me fazer responsável e ter essa atitude que vc teve, Morgana. Um abraço cheio de admiração e respeito.
Não tenho filhos e mesmo assim a Morgana é meu conteúdo favorito tanto aqui como no Instagram. Eu mando pros amigos pais e fico elogiando e obrigando a assistirem! Esse vídeo é excelente. Você foi muito ponderada e fina em não chamar os pais que cedem de preguiçosos!😅 Vc conseguiu explicar um pouco de tudo, falou pouco dos prejuízos (o q é ótimo pra ganhar a atenção de possíveis hateres), por exemplo do dano na formação cerebral por causa das telas. Vc é excelente, seu conteúdo é dos melhores da internet e a Alice é a melhor pessoinha q tem no meu Instagram. ❤❤❤❤
Maravilhosos! Me ifentifiquei muito e me senti representada pra mostrar pra parte da família que não me entende e as vezes não respeita minha decisão. Estou me embasando cientificamentr agora depois de 1 ano e 5 meses, mas até então agi por intuição e cautela por viver com tantas pessoas da família viciadas em telas. Claro que já li alguma coisa jogada na internet, mas até agora nada tinha sido científico. Mas funcionou e funciona pra mim, mesmo também sem rede de apoio e sendo mãe solo. Beijos família, meus e da Ayla.💜
Parabéns 👏👏👏 A maioria dos pais acham mais fácil deixar o celular na mão das crianças porque é mais cômodo pra eles no momento.Só que no futuro a conta chegará infelizmente 😕
@@inesrodrigues1115 Sim, as consequências são muitas: baixo rendimento nos estudos, pouca vontade de socializar pessoalmente, saúde mental e física prejudicada
Pais preguiçosos colocam uma tela na mão da criança e se joga nas redes sociais deixando a criança horas e horas, sem um aprendizado essencial para desenvolvimento, depois se preocupam com a falta de desenvolvimento. Esse vídeo é um “Acorda papai e mamãe, os filhos precisam de atenção na criação.”
Alice é um exemplo perfeito de como as crianças da atual geração podem ser quando não são expostas à Internet, TV, tablets, celulares etc: inteligentíssimas, articuladas, com vocabulário rico e com excelente capacidade de comunicação.
E concentração e foco.
A Alice é sobredotada. Ela é uma criança "em mil". Ou seja não é fácil encontrar uma criança assim. A minha filha também falava português correctamente antes dos 2 anos. E aos 2 falava inglês.
Muitas crianças só fazem refeições assistindo tela. Como é a hora das refeições da Alice? Ela se alimenta bem? Não fica querendo sair da mesa para brincar ou negando a comida? Muito bom esse conteúdo sobre telas!! Parabéns!
A exposição a telas está tanta que as crianças estão decorando tudo que vêem na TV, aí falam que são superdotadas. Na verdade, a alice sim é superdotada, ela não teve estímulo de telas.
Sou a favor de tudo que a Morgana falou, telas só atrapalham o desenvolvimento da criança, mas ao que você disse acho que não se aplica a todas as crianças, a Alice é muito mais inteligente que a maioria e parece até mesmo ter a síndrome de Asperguer, que um dos sintomas é exatamente esse, falar palavras difíceis e elaboradas muito cedo.
Morgana meu neto tem quase 7 anos e ainda não assiste TV.e não usa celular. E uma criança mto criativa, mto inteligente, adora livros, gosta de cantar, gosta de tocar os instrumentos que já possue. Gosta de andar de bicicleta, skates, jogar bola, enfim, é uma criança alegre, mto saudável. Se alimenta com alimentos saudáveis, ajuda nas tarefas domésticas. Adora a escola (pedagogia Waldorf) e está se desenvolvendo mto bem. É uma criança preservada, ou seja é criança. Adoro ver os teus vídeos, adoro a Alice e a irmãzinha!!! Fico imaginando como serão as duas daqui im tempo. Muitas bênçãos para vocês!
Eu não sou mãe e nem quero ter filhos mas eu acho o conteúdo da Morgana tão bom e importante que eu sempre paro pra assistir
Eu tb consumo conteúdos da Morgana, muito aprendizado mesmo sem ser mãe, e nem entendo pais deixam cel na mão de criança aparelho caro e não é brinquedo, como minhas coisas é comprado na dificuldade nunca daria a uma criança, brincadeiras de criança é uma rica e gostosa lembrança que tenho, todas deveriam ter🙏
@@natalialuzlima concordo com você!
Eh nozes.
Idem kkkk
Eu tbm não sou mãe mas apesar de ser um vídeo voltado a quem tem filhos ou q pretende ter, a Morgana é tão didática e simpática q mesmo não fazendo parte da minha realidade, este conteúdo torna-se mt interessante. E adquirir conhecimento sobre qualquer assunto nunca é demais😉
Eu amo o fato de eu ter 18 anos, longe de qualquer possibilidade de ter filho e eu assisto TUDO da morgana kkkkkkkkk
😂❤️❤️❤️
Próximo vídeo não é maternidade, pensando em vcs! 😊❤️
Tem um ditado africano que diz: é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança. Filosofia Ubuntu.
A gente se interessa por esse tipo de conteúdo pq nosso instinto de preservação de espécie quer o melhor para as nossas crianças.
❤
Bom dia família linda ❤
Não sou mãe, mas admiro muito vocês. Queria ter tido 1% dessa educação.
Tambem nao sou e amo esse tipo de conteudo! Divido do teu pensamento, mas minha mae trabalhava muito, fez o que pode, sou muito grata, brinquei bastante, e tambem a epoca era outra, nao existia celular e computador como hoje, graças a Deus
12
@@idoculta4463 te compreendendo. Na minha época o excesso de estímulo vinha da TV e era ruim tb. Minha mãe também foi uma guerreira, fez o que pôde para nos manter. Sou muito grata à ela por isso.
Alice é linda maravilhosa superdotada você também Morgana é muito lindo e tá sabendo criar sua filha abraço da Dulce igreja
Sensacional! Sou professora de crianças pequenas e esse vídeo resume o que venho falando e propagando às famílias nos últimos anos. Crianças precisam brincar, criar e se entediar pra formar as sinapses nesses anos tão cruciais ao desenvolvimento infantil. Parabéns pelo vídeo, Morgana! Como sempre, você foi muito sensata e consciente.
MELHOR COISA! Crianças sem celular pregado na cara desenvolvem muito mais rápido, sem contar que além de ver a vida fora da tela, brincam como deve brincar! A minha filha a gente tenta o máximo deixar longe, mas vez ou outra ela acaba pegando e pelamor, o maldito do celular hipnotiza a criança e ela num fala nada e nem olha pro lado. Agora imagina essas crianças que nascem e os pais já tacam o celular na cara delas, aí lascou, e depois reclamam que o filho tá demorando pra falar
A criança pode ser sim inteligente usando o celular , o celular tem muitas coisas positivas e benéficas na vida das pessoas , tem bastante conteúdos interessantes que podem até mudar a vida da pessoa pra melhor , como : praticar hooponopono , mantras , e muito mais , se não conhece sobre mantras e hooponopono dá uma pesquisada e estudada na internet pra você entender melhor como funciona , internet tem coisa boa também , a minha prima mesmo de 4 anos ela aprendeu muita coisa usando a internet , a minha tia fica rindo e perguntando de onde ela aprendeu tanta coisa e meu primo fala que é a internet que ensina !!!
👏👏👏👏👏👏👏
Talvez porque nem todos os pais tenham condições de "trabalhar" de influencer nem tenham rede de apoio ou centros de recreação para deixar os filhos.
Sim, muito importante discutir sobre o uso de telas. Mas totalmente desnecessário julgar a realidade de outras famílias culpabilizando os pais (coisa que a Morgana não fez nenhuma vez em 30min de vídeo).
@@gabriellaamaria4986 A Morgana sempre frisa que esta é a realidade deles, mas que ela não julga as famílias que deixam os filhos terem acesso às telas porque cada família tem a sua realidade.
@@lauraalvesbaptista1192 sim, exato!
Nossa, eu mesma estava morando com amigas e praticamente não ligavamos a TV, de vez em quando para ver filmes ou séries. Tive que voltar para a casa da minha mãe e eu estou tendo bastante dificuldade com isso, é uma coisa que mexe bastante comigo isso de não ter um minuto de silêncio na casa. E acaba se intensificando com os jornais passando o dia inteiro, várias notícias horríveis uma atrás da outra. Imagino para uma criança como não é complicado também.
Nossa eu amo silêncio, tb fico nervosa com tanta tv ligada 🤯
Verdade, eu moro com minha mãe e ela gosta da tv ligada. Não suporto esses jornais com péssimas notícias e sensacionalismo que não muda nada na minha vida. Amo o silêncio
Nossa, necessito do silêncio. Minha irmã mais velha veio morar comigo, e acontece o mesmo que na casa de sua mãe. Tv ligada o dia todo, programa de fofocas, notícias ruins.
Eu amo o silêncio e qd vou à casa dos meus pais passo pela mesma situação q a sua, pq a tV fica ligada o dia inteiro e em programas q só falam d notícias pesadas, c/ mt sofrimento😬 Nossa me incomoda demais, chego a comentar c/ meus pais, mas não adianta, é um hábito deles🤷🏻♀️ Meu marido adora TV ligada, mas como passa mt tempo no computador, a nossa TV acaba ficando desligada o dia todo. As vezes estou na sala sozinha, em silêncio e ele fica pasmo pelo fato d ficar ali quietinha s/ ligar a TV😄 Ele já tem outra mentalidade, é mais dependente d telas🤷🏻♀️
eu morava sozinha e a tv nem antena tinha. era só pra assistir séries e jogar videogame em raras ocasiões.
voltei a morar com a minha mãe recentemente... ela senta no sofá com o namorado, cada um com um celular na mão vendo vídeos diferentes, enquanto a tv tá ligada. é um barulho infernal, pq eles só assistem com volume alto e as 3 telas ao mesmo tempo.
Excelente vídeo. Eu sou mãe sem rede de apoio, minha família mora toda no interior e nós 3 na capital. Tive bebê na pandemia, passei meu resguardo sozinha com a bebê. Eu sofri muito no primeiro ano, mas me manti firmo em relação ao não uso de telas, 1 ano e 3 meses e sem telas. É muito difícil! Eu entendo perfeitamente as mães que cedem em relação a telas, porque eu renunciei cuidar de mim, cuidar de outras coisas para cuidar 100% da minha filha 24 horas por 7. Sobrevivi até aqui e tem ficado mais fácil, minha bebê tem um excelente hábito de leitura porque introduzimos logo cedo, ela brinca sozinha também com supervisão, e é bem avançada para idade dela, isso para mim não tem preço e percebo que fiz a escolha certa. Pretendo segurar até os 2 anos, após isso vou ver questões escolares para ela e aí eu sei que é raro aqui no Brasil escola sem telas. Infelizmente! Mas quero continuar sem telas em casa até quando der. ❤️❤️ Um abraço em todas as mamães, vocês estão dando o melhor para os bebês de vocês, cada uma tem sua realidade e temos que viver a nossa realidade, o que é possível para mim pode não ser para você, e vice-versa.
Adorei o teu relato, parabéns pela disciplina, porque não é fácil mesmo! Orgulho de você, sua filha vai ser muito grata quando crescer e ver tudo que fez por ela :)
Que relato lindo! Te admiro, tenho um bebê de 4 meses e espero ter a mesma firmeza que você teve nessa decisão!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@@txtlarissa ❤️❤️❤️❤️❤️❤️
@@biapiccinato você vai conseguir! Quando entendemos o que é o melhor dentro da nossa realidade, as coisas ficam mais fáceis, porque ninguém vai te convencer do contrário e a tela não será uma opção. Aqui quando eu chegava no meu ápice do cansaço porque minha bebê não dormia, não queria brincar, nem nada, eu não pensava: vou colocar uma tela. Eu já pensava em sair e da uma volta de 5 minutos com minha bebê numa pracinha, acalmava ela, voltava para casa, dava um banho, peito e dormia. Temos outras opções! Espero muito que você consiga e seja muito feliz com sua decisão ❤️
O ponto crucial é o tempo que os pais dedicam para dar atenção às crianças, lendo, conversando, brincando… Mas atualmente os adultos querem ficar com a cara no celular ou na tv e pra isso precisam que as crianças estejam distraídas, quietinhas, ou seja: na tela também. Enfim, deem atenção aos seus filhos ❤.
Nao so por isso, mas pq a maiorias dos pais precisam trabalhar o dia todo, e maes solteiras muito mais, quando chega em casa ainda tem as tarefas da casa + o bebe, entao na realidade o aparelho é usado pra distrair sim, mas por varios motivos nao so preguica dos pais
@@elikadaily eu não falei em preguiça, mas sim que em vez de dar atenção aos filhos, os pais se distraem no celular ou na tv. Tem momentos que não tem como, claro, tem as atividades da casa, mas eu já vi cenas de crianças pedindo a atenção dos pais enquanto eles estão distraídos em redes sociais.
@@elikadaily CONCORDO E Ademais opino... Se Você não está preparado para ser Pai ou Mãe, que não os tenham!!!
@@elikadaily Se não tem condições financeiras para dedicar um Bom tempo na criação dos filhos é só se previnir. Não ter um filho para deixar na casa da vó, na creche ou no celular...
@@elikadaily é difícil! Acho que depende muito do tipo da criança. Eu sempre fui contra usar tela, mas as vezes é difícil, pois temos que arrumar a casa,cozinhar e entre outros afazeres. Vi que muitos aqui no comentário seu falou umas coisas que ñ concordo. Moro na fazenda e meu esposo trabalhando o dia todo e pelo menos uma meia hora acabo tendo que colocar para assistir desenho. Pois penso que na hora de cozinhar a criança não deve ficar por perto e mesmo assim quando é uma comida mais fácil Fasso com ela no colo. Tem 1 ano e 5 meses. Penso também se formos esperar ficarmos ricos não teremos filhos. Pois teria que ter alguém para fazer o serviço de casa. Mas sou contra as telas sei que não é bom ,mas as vezes ñ temos escolhas.
É incrível como o seu público se abrange pessoas que nem tem filhos , mas que ficam tão admiradas com a criação que vcs oferecem a Alice. Parabéns! Vocês são um exemplo!
A maternidade nunca foi meu sonho, mas a Morgana mostra a maternidade de um jeito que eu admiro muito.
Antes de ter meu filho, já te assistia e os seus conteúdos , eles tem me ajudado bastante, meu filho está com 1 ano e 5 meses e fala muito bem, o uso de telas é bem reduzido, as vezes leva dias sem usá-la. Uso bastante livros, as vezes compro e tbm pego emprestado em uma escola, e tem sido incrível o desenvolvimento do meu bebê, se não fosse seus vídeos talvez minhas realidade fosse outra. Obrigada Morgana
Fico muito feliz em saber! 🙏❤️
Alice não está perdendo nada! TV não tem nada a acrescentar. Internet...no tempo certo poderá ajudá-la nos estudos. Parabéns Morgana!!! 💖💖
Sou mãe de duas filhas que hoje são mães. Na época que elas eram crianças, não se tinha o uso de telas tão frequente como hoje. Achei muito válido o seu vídeo para que eu, educadora aposentada, ajude meus netos e outras famílias.
O que eu acho magnífico na educação da Alice é a forma como os pais extremamente educados/sensíveis e ela é criança de verdade.
Nada adultizada.
Desde antes de engravidar eu acompanhava a Morgana pela Alice, sempre achei incrível crianças muito desenvolvidas, e coloquei na minha cabeça que quando tivesse filhos eles também seriam mantidos sem telas, pelo menos até 2 anos, pois bem, engravidei e sigo firme aqui com a ideia sem a tela, ela está com 6 meses e até hoje são 0 telas, a não ser vídeo chamada as vezes no horário de almoço do meu marido, acho incrível o desenvolvimento dela, não é fácil, muito pelo contrário é bem difícil, trabalho como maquiadora e as vezes preciso levar ela, pq ela não usa chupeta, nunca mamou mamadeira, só peito, e quando meu marido não pode ir comigo enquanto atendo, eu tenho que levar ela, é bem difícil, durante o dia vou fazendo o que consigo enquanto ela está tranquila no carrinho, ou dormindo, então eu nunca paro kkkkk mas vale a pena, é a batalha que decidi lutar e tenho certeza que verei os frutos e inclusive já vejo ❤
Isso é que saber ser pais. Casal realmente preparado para colocar outro ser humano no mundo. Excepcional.
Perfeito! Quero o mesmo pro meu filho e convivo com 3 amigas que fazem exatamente o mesmo. A diferença é GRITANTE
Não sou mãe, mas sei que os pais atualmente tem preguiça de ensinar os filhos e prefere facilitar através de celulares e etc.
Eu já acho importante pra nós, adultos, diminuir um pouco essa “dependência” de telas, imagina pra crianças.
Claro que não precisa, necessariamente, deixar de usar, mas é bom ter um bom senso. Meus pais também sempre cuidaram pra que meus irmãos e eu não ficássemos muito na frente da tv, então eles nos estimulavam a brincar no pátio, praticar algum esporte, pintar, desenhar, montar e desmontar brinquedos, enfim. A criança precisa desenvolver esses sentidos e evitar ficar excessivamente em frente à telas.
Obrigada por trazer esse tema, Morgana 🙌🏻
Excelente. Isso mesmo
Sim, tudo precisa de equilíbrio
Concordo com você Morgana p você sabe criança você é super mãe
A Alice com três anos e meio já sabe ler ?
Concordo com você, a criança precisa muito de brincar ao ar livre, sem telas, praticar esporte, desenhar etc. É só ter bom senso, de vez em quando temos que acabar recorrendo às telas mesmo pra conseguir fazer alguma tarefa. Acho triste pessoas que julgam demais sem viver a realidade da maternidade ou mesmo que vivem a maternidade, mas tem rotina muito mais tranquila e condições de estar em tempo integral com a criança. Podem levá-la para passear em parques, casas de brincar etc em dia de semana. Ou mesmo em casa estar presente de corpo e alma.
Visão incrível, parabéns!! Não sou mãe, mas sou dinda e professora e observo muito as crianças a minha volta. Realmente, o uso excessivo de telas é extremamente prejudicial para o desenvolvimento cognitivo e tbm para a socialização. Noto que as crianças muito expostas as mídias digitais não sabem brincar sozinhas ou em grupo, são imediatistas, irritadas e não conseguem parar quietas, são viciadas.
Tenho um casal de filhos, até os dois anos de idade não tiveram acesso a telas, hoje são adolescentes e muito inteligentes, obrigada ao Içami Tiba e Augusto Cury e não temos televisão em casa, porém, temos muitos livros 📚
Eu comecei a pesquisar sobre o assunto antes de engravidar, meu filho tem 1.9 e ele não usa telas. E digo com toda certeza, que a restrição de tela ajudou demais no desenvolvimento dele. Ele começou a falar com 7 meses, disse as primeiras palavras, antes de 1 ano já repetia do jeito dele as palavras, com um ano começou a falar frases com duas palavras, e hoje ela conversa e entende tudo que a gente fala, já sabe as vogais, a maioria das letras do alfabeto, conta até 10, sabe as cores primárias e mais algumas, sabe o que é circulo, triângulo e quadrado, contas histórias, eu sempre comprei livros e ele ama e conta as historinhas do livro. Ele nasceu de 7 meses, e o desenvolvimento dele é surpreendente, e eu acredito que seja justamente como a Morgana falou, é muito melhor uma conversa com seu filho, do que colocar um celular ou TV na frente dele. Ele ainda não estuda, vai pra escolinha só o próximo ano. Além da restrição de telas, sugiro que as mamães leiam sobre educação com limites e respeito. Para quem não ouviu falar do assunto ainda. Tem alguns perfis ótimos no instagram que fala da educação neuroconciente. 😉
Meu bebe tem a mesma idade e parece ate que foi em quem escreveu.
Ele tbm sabe de tudo isso eu tenho um armario branco na cozinha que deixo ele desenhar ali escrevi o alfabeto e ele sabe tudo. Amo muito isso.
Ele e mais quieto a personalidade dele. Com estranhos ou pessoas da familia q digo q sao mais chatas kkkk Mas qndo se sente a vontade fala tudotudo. Hehe.
As vezes na hora q estou fazendo almoço ele chora q qer mama e ai eu tem dia q dou o celular. Mas olha o arrependimento vem 5 minutos depois.
E impressionante como ele atrapalha a nossa vida. Ele fics irritado se tiro. Ai chora e tenho que brincar rir falar o alfabeto ou coisas assim pra ele esquecer o celular.
Mas e raro. Soq eu noto q o desenho em tela e uma desgraça.
Passou em medicina também?
@@danielasantos2160 mais fácil ele passar do que crianças idiotizadas com telas
@@danielasantos2160 Ainda não, mas quem sabe um dia, né? Vendo seu comentário, vejo claramente que é uma pessoa amargurada e deveria procurar ajuda. Sinceramente, não sei por qual motivo meu comentário te incomodou, apenas relatei a minha realidade, cada um tem a sua. Se você não gosta da sua, então mude, não tente invalidar a história dos outros. Paz no seu coração, viu...
@@carol3edu Não liga não. Talvez ela ache que é normal crianças ficarem viciadas e largadas em telas, mas não é.
Sou avó há apenas 3 meses, resolvi acompanhar seus vídeos orientando sobre telas e criação dos pequenos...estou gostando muito.❤
Por um mundo com mais Morganas.
Pretendo um dia criar meus filhos assim também, sem alienação das telas e excesso de tecnologia. Parabéns, Morgana. ☺️
Que vc consiga na prática.
To no minuto 6 e pausei pra falar SENSACIONAL! Como professora, acho incrível você usar sua plataforma e sua audiência para disseminar informações tão importantes! Simplesmente SENSACIONAL!
Vcs e a Alice são um exemplo de como as crianças deveriam ser criadas e educadas nessa geração
Tomar um banho de chuva, correr na grama, livros, papel e lápis colorido, até um banho de bacia, experiências desses dias na nossa casa.
Que Legal! Parabéns 😍😘
Tenho 46 anos e o que mais me lembro são os banhos de chuva com meu pai. Banho de calha com chuva. Era uma festa.
Aqui fazemos tudo isso tbm, vamos muito em parques, passeamos
sdds banho de chuva quando eh era criança
Semana passada deixei minha filha brincar na chuva, tem 2 anos.. e postei no grupo da família.. acharam um absurdo.. q a coitadinha ia ficar doente.. pelamor.. 😒
A maioria das crianças de hoje ficam praticamente o dia quase todo nas telas,isso causa diversos problemas psicológicos,prejudica o desensevolvimento das crianças na escola é muitos ainda ficam tão viciados que não conseguem dar atenção pra Família 👪
Eu ñ sou mae sou educadora e acredito piamente na educscao q a Morgana aplica na Alice sou contra as telas p.criancas celulares principslmente tv tem os programas infantis e eles levam p.Alice as brincadeiras infantis com a menina musicas infantis brincadeiras proprias p.criancas isso e' o'timo ! Ela esta tendo infancia o q a maioria das vriancas ñ te^m infancia eu acho essencial a uma crianca ela so precisa ter coleguinha p brincar eu vejo isso.esse habito de leitura q ela tem e' o'timo trabalhava mto com isso qdo davs aula formar bom leitor ela ja e'ua boa leitora isso vcs conseguiram parabens p os pais da Alice sem duvids so fez bem p ela o fato de ñ.ter telas.... bjs Lena
Vc e' um maezona Morgana!!! Bjs Lena
Minhas filhas não assistem nenhum tipo de tela.
Nós lemos livros,brincamos,rezamos,conversamos,estudamos,almoçamos todos juntos,passeamos. É isso.
Tudo tem o seu tempo e este tempo é de formação.
E ninguém senti falta do que nunca teve.
Parabéns
Que maravilha! Bem alienada....
@@marciadepaulasouza4541 impossível uma criança instalada na vida concreta e real ser alienda. Muito mais fácil instalada em tecnologia e no mundo da ilusão de ótica e de inércia isso ocorrer. E isso está claro nas salas de aula. Crianças que não sabem ler, não sabem se cuidar, cuidar de suas coisas, ter criatividade, vivacidade e muito mais tem sido muito comum aos adeptos da tecnologia.
Você falou tudo 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 aqui também sigo sem telas pro meu filho que vai fazer 2 anos. E já estou pensando em prosseguir assim.
@@marciadepaulasouza4541 Ahh.Você é aquela morta por dentro que comenta em varias publicações!!😉
Achei ótimo que ela destacou sempre que pôde a interpretação do contexto. Muita gente só sabe criticar os pais que deixam seus filhos e filhas muito tempo na tela. Claro que existem pais que deixam a preguiça tomar conta e, muitas vezes, eles mesmos acabam ficando muito tempo na tela e por consequência é a realidade das crianças também.
Ela teve a chance de efetuar uma criação sem uso de tela e NADA diminui a criação dela ou de outrem. Quem puder, faça sempre o melhor pelas suas crianças.
Não é atoa que a Alice é uma menina muito inteligente!!Conforme fui assistindo aos vídeos,logo imaginei que ela não deveria usar nada de telas!!
Tenho um bebê de 28 dias e antes mesmo de engravidar, decidi juntamente com meu marido,que será dessa forma!!
Amo ler desde criança, e sp fui mt inteligente na escola devido a isso,então faço questão que meu filho tenha a leitura no dia a dia dele desde a infância tbm!!
Parabéns Morgana!!!Estás criando um ótimo ser humano para esse mundo !!
Morgana, existe no RUclips uma coleção( Coleção Disquinho) de estorinhas gravadas. É bem antiga, tem uns 50 anos que eu ouvi pela primeira vez. São estórias, contos e fábulas clássicas. Muito bacana! Eu recomendo. As crianças amam ouvir...
Sou de 2007 e de família humilde e na época a internet nem era tão acessível assim, aprendi a ler com 3 anos e afalbetizei com 5, brinquei na rua, tinha caixa de brinquedos, pensava como gente grande e falava muito (mesmo tendo um leve atraso na fala), desenho só tem tv aberta pela manhã (eu estudava a tarde) ou com DVD e era os mesmos de sempre. Minha irmã veio em 2014 e as coisas estavam bem diferentes: com 2 anos ela já assistia os desenhos no celular e ficava até tarde, nunca gostou de brincar, pensar por si mesma, ter autonomia e foi alfabetizada aos 7. É CLARO que as coisas mudam com o tempo, as ruas não estão mais seguras e os brinquedos socorro, muito acima do preço que era em 2010/2012, mas a tela teve um impacto sim na nossa criação e percebo, passo mais tempo viajando na maionese imaginando histórias enquanto minha irmã chora quando a internet cai.
Parabéns pela criação da Alice!!! Ainda não sou mãe, mas me inspiro em você quando esse momento chegar. É nítido o desenvolvimento da Alice. Infelizmente a maioria das crianças de hoje já possuem essa dependência de telas e um certo "atraso" no desenvolvimento. Adoro acompanhar vocês. Beijos na família, fiquem com Deus.
Acho perfeita a opção de vcs limitarem ao máximo o acesso da Alice.
Educação à antiga, desenvolvendo a criatividade, a imaginação, o aprendizado dos verdadeiros valores.
Grande exemplo a ser seguido, Morgana
Parabéns pela a educação q vc da pra a Alice
Você falou o suficiente para uma pessoa de bom senso entender que precisa rever hábitos e conceitos.
Ah, Morgana! Fico emocionada contigo. Admiro demais a decisão de vocês. Fui educadora infantil por 32 anos e sei muito bem o prejuízo, o mal que as telas causam. Parabéns!
Assuntos que eu nunca tive interesse por não pensar em filhos no momento, mas consigo ouvir e prestar atenção em tudo o que é dito pela Morgana por ser importante em qualquer fase da minha vida.
Seu jeito de explicar é tão calminho… muito bom seu canal.
Esse livro do Augusto é maravilhoso. Pra mim é um grande desaio ficar longe do celular, pq trabalho com isso. E é fato que quanto mais temos essa dopamina mas a gente quer. Vivo tendo que me controlar.
Vc é um exemplo, Morgana. Não sei se tem consciência do quão importante é sua missão quando dá dicas como essas, certamente esta transformando ambientes onde essas crianças serão criadas. Vejo como algo divino!
Deus te abenoe e abençoe cada maezinha desse canal.
Mãe inteligente e consciente do que é melhor para a criança é outro nível! Lindo conteúdo!
6:07
Amo minha bisneta tem 5anos veio comigo passou 3dias na minha casa 🏡 ficou com meu celular quando ela foi embora dei conta q ela abriu 52 jogos sp Reneide 73 anos😘
Amei o vídeo. Mas, infelizmente, eu cedi às telas.
Criei minha bebê até os 18 meses sem celular ou televisão. Mas, no começo de dezembro ela entrou de férias da escolinha e eu passei a cuidar dela o dia todo, ao mesmo tempo em que terminava meu curso (estou em transição de carreira) e iniciava em um emprego dos SONHOS na área nova.
Meu marido trabalha o dia todo também e, como dá aula, está sempre em vídeo com os alunos.
Logo, tive que ceder. Me arrependo? Não.
Minha filha sempre gostou dos livros e continua gostando. Andou aos 9 meses e fala quase tudo. Ela larga o celular no meio do desenho pra brincar de cavalinho na mesinha dela. E seguimos assim.
Claro, acredito TOTALMENTE nos estudos que falam sobre os efeitos das telas durante essa fase da vida. Mas também acredito que cada criança é diferente e se desenvolve em seu ritmo e jeito....e que nos momentos de folga é possível compensar (de certa forma).
(:
É por isso que falei que cada família tem que encontrar seu equilíbrio, pesar prós e contras e decidir o que faz mais sentido para si naquele momento. 👏🏻
Fiz a mesma escolha para o meu filho Miguel, hoje ele possui três anos e fará quatro anos no dia 28 de abril. Por muitos vezes, me senti uma anormal e solitária por fazer essa escolha, escuto mais críticas do que apoio, mas sigo firme, o que me conforta é perceber como isso ajudou no desenvolvimento atual do Miguel e no seu futuro. Existe um preço apagar por essa escolha, na qual conscientemente decidi pagar. Fico feliz por me identificar com vc neste ponto, me faz sentir que não estou sozinha.
Eu ligo a tv pra fazer barulho, pra eu não me sentir só, é o jeito, mas não faço sempre. Amei o vídeo. Queria um vídeo sobre as literaturas de Alice. Sobre concentração, não pode interromper a criança concentrada brincando, mas a senhoras da minha casa fazem isso sempre! A avó pra ficar com o bebê primeira coisa que faz é ligar a tv. Você não disse se você e o Shiller assistem suas séries e filmes, aqui em casa a gente via antes do bebê começar a IA, quando ele começava o sono noturno. No Brasil em qualquer lugar na rua que você vá tem televisões ligadas, telas gigantes. Depois de 4 anos sem pisar no Rio vi pequenas telas em cima das placas de ruas, achei péssimo, uma poluição de ruas tão bonitas no Leblon, mas é algo que nos acostumamos sem perceber.
Percebo completamente a diferença das crianças que usam telas e as que não usam. Meu sobrinho, usa desde muito bebê, até na hora da alimentação ele usa telas, ele é um menino com POUQUÍSSIMA concentração, muito agitado, sempre fica irritado após sair das telas, também percebo uma agressividade após o uso. Eu até tento introduzir livros na vida dele, mas ele não consegue ficar muito tempo com o livro, nem prestar atenção na história que estou contando, ele assiste muito vídeos de crianças maiores, além dos desenhos e isso faz ele ter um vocabulário que não acho adequado para a idade. Quando vejo a Alice, vejo o quanto ela é inteligente, concentrada e pouco ansiosa. Completamente diferente de uma criança que usa telas, como meu sobrinho.
Entendi que um dos "segredos" da sua "receita" para a vida é: Resiliência.
O ser humano faz planos e a frustração que gera entre expectativa e realidade, pode nos paralisar, se não deu certo, o negócio é parar, sentar e rever, em busca de um plano b, mais fácil é desesperar-se em vez de tornar-se cada vez mais flexível.
Obrigado por compartilhar seu aprimoramento/evolução pessoal.
Vocês são estrelas no mundo.
Como diria a Dory: Continue a brilhar, continue a brilhar, a brilhar, a brilhar.
Inclusive dica de filme para assistirem, mesmo que seja melhor esperar um pouco, porque as tartarugas são fofas, mas lembrei que o tubarão pode assustá-la.
Pra mim um ponto crucial foi quando vi que os criadores da tecnologia que é no Vale do Silício, na Califórnia, não dão de modo algum ao seus filhos a telas e a tecnologia que eles mesmo criam para o mundo todo estar conectado, me foi suficiente para entender muita coisa. Outro ponto foi ver crianças em fase escolar viciadas, desconectadas da realidade e com dificuldade de aprendizagem na minha própria família. Aqui, em casa, será aos meus filhos não terem acesso, como os criadores de tecnologia fazem com seus filhos. Já conversei com meu esposo. E já compro livros infantis e boa literatura infantil e universal para quando eles chegarem.
Acho vcs pais sábios. Creio que vcs estão indo no caminho certo em relação a criação das suas filhas. Parabéns 👏👏👏
Alice já sabe ler?
Até hoje a única "digital influencer" que eu sinto que vale a pena acompanhar! Você é necessária Morgana! Obrigada por nos trazer conteúdos tão importantes e adoçar nossos dias com essas duas fofurinhas 🥰❤️
Conhece o canal da Flávia Calina? É incrível também. Os dois canais nos trazem conteúdos incríveis
Ela ainda é um bebê mas tá certo de pequena q se educa mas conheço jovens q os pais n usam celular meses jovens dou parabéns a eles
Você está certíssima! Vejo problemas em mim por conta do acesso ilimitado a eletrônicos desde criança. Eu tento me desvencilhar, mas é um vício de longa data. Também vejo esse vício no meu irmão, ele tem 7 anos e é viciado. Fica no celular desde os 6 meses e não aguenta ficar sem. Também já está causando problemas para ele: ansiedade, irritabilidade, fala atrasada, início de TOC e alguns momentos que até parece depressão (diz que está triste, mas não sabe o porquê). Não vejo benefício nenhum para oferecer telas precocemente.
Gente, amei ! Esse conteúdo é super importante e relevante pra esses dias em que vivemos onde famílias inteiras estão se perdendo devido ao uso excessivo e a má escolha dos conteúdos assistidos em que nada de bom se acrescenta na formação do indivíduo.
Que venham mais assuntos como esse ! Parabéns pela aula! Já espero a próxima
Falta de foco e deficiência cognitiva são os maiores riscos. Pesquisa feita sobre isso mostrou q o mundo digital está criando crianças e adolescentes menos inteligentes q os próprios pais. É sério mesmo. Morgana certíssima!!!
Conheço crianças com MUITOS atrasos cognitivos, tipo... Coisa de aparentar 4 anos a menos comparado à faixa etária. É muita coisa. Não entendo por que os pais estão ignorando tanto e tratando isso como se não fosse uma calamidade!
@@txtlarissa Terrível isso. Tbm não entendo as pessoas não se alarmarem sobre a invasão do mundo virtual digital em nossas vidas. Mesmo pessoas q não cresceram no mundo digital estão perdendo as bases mais simples da convivialidade e escuta do outro. Ninguém se escuta e estão sempre no automático em q o Outro é só mais um produto para consumo ou bom para a lata de lixo. Pasmem!
Filhos precisam de exemplo dos pais. Parabéns pela bela criação ❤️
Amo criança.
Porque elas passam vidas de exemplos de uma certa pureza.
Parabens.
Sensacional seu vídeo Morgana! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Sou psicóloga e Infelizmente ainda não vemos muitos pais tendo esse conhecimento sobre o uso de telas na infância. Pelo contrário, a utilizam demasiadamente, no intuito de entreter a criança 😞🫤.
Eu tenho um filho de 20 anos.
E na minha casa também não assistimos televisão. Ele gostava muito de jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, cinema, teatro e livros.
Amei o seu vídeo, muito legal, espero que chegue a muitas famílias.
Amo assistir Alice , agora à Júlia
já se revelando, sorriso fácil e
bonito Deus Proteja á Família
Secco. Fortaleza. Ce. Brasil
Amo seus vídeos Morgana,esse em especial pois ganhei uma aposta com meu esposo
Eu havia dito para ele reparar que em nenhum dos vídeos Alice está dançando tik tok nem assistindo na TV muito menos em celular ela brinca de restaurante com vocês em inglês simula estar escrevendo na mão enfim muito lúdico,real e proveitoso...Parabéns a vocês
Morgana, tenho acompanhado seus vídeos e (não sei se vc vai ler, mas gostaria que você soubesse que) acho muito legal a franqueza e sinceridade que você transparece... hoje, nas redes sociais, muitos parecem querer passar uma imagem de hiper segurança e perfeição, mas você parece buscar mostrar a vida como ela é e não como a gente idealiza! Grande abraço!
Meu filho ficou sem telas até 1 ano e 5 meses mais ou menos. Depois comecei a deixar um pouco e ele ficou viciado. Tirei novamente.
Ele fala tudo desde 1 ano de idade, todo mundo fica admirado com a fala dele e com todo o desenvolvimento.
Faz muita diferença! Hoje ele usa telas por um tempo determinado e eu escolho todo o conteúdo. Ele tem 2 anos e 4 meses hoje!
Bem legal, mas na minha realidade não consegui essa proeza. Precisei começar a trabalhar e minha própria mãe e marido começaram a dar o celular na mão da criança. Quando está comigo não assiste e quando está com eles não consigo controlar.
É isso... parabéns pra quem consegue, mas na maioria dos casos acredito ser praticamente impossível.
Minha filha fez 3 anos agora em janeiro, e ela não têm contato com telas. Só quando estou assistindo algo, ela da uma olhada no que estou vendo e logo vai brincar. Quando estava grávida eu pensei exatamente como Morgana.
Meu projeto de vida ,para quando tiver filhos. Obrigada Morgana, por trazer sua experiência.
Eu mudei pra Europa faz 5 anos . Na época minha filha Alice de 2 anos e meio já veio do Brasil com hábito de ver Tv . Aos poucos , fui reduzindo e deixando apenas filmes em horas alternadas. Neste meio tempo , mantive , mas ela sempre pede Tv ou o celular pra ver RUclips e sempre é um drama devido a eu impor tempo limitado. Ah !Na pandemia eu liberei , foi este meu erro , mas fui obrigada devido à situação. Hoje tenho uma bebê de 3 meses , chamada Júlia ( tb ❤) e vou tentar fazer diferente c ela .
Seu vídeo é ótimo é necessário para a saúde das crianças e das famílias !
Obrigada 🙏🏽
Beijo nosso aqui da França 🇫🇷
😘😘😘😘😘
Socializar é preciso:.mas o amor e a atenção dos pais é primordial.Deus abençoe a vida da Alice e da Júlia (com o apoio e carinho dos pais)...💫💫💫
Minha filha tem 33 anos, assistia TV quando pequena, mas eu sempre incentivei a leitura, o brincar, ela era muito agarrada em mim e desenvolveu super bem.
Minha neta tem 15 anos e a mãe colocava muita música e tinha dvd's de desenho que ela assistiu mil vezes, mas era em alguns horários, desenvolveu a fala com 1 ano, brincava muito e com 2 anos era como a Alice, falando palavras difíceis.
Agora tem 2 sobrinhas (uma de 4 anos filha de pais surdos e com grande atraso na fala e a outra 2 anos) da era smartphone que desde bebê já era com músicas e desenhos o tempo todo, desde 1 ano já tem um celular para si e são crianças de pouca interação, sem frases e que não tem foco e nem paciência de assistirem algo por muito tempo e ficam grande parte do tempo com o celular na mão.
A minha meta antes de ter um filho é primeiro adquirir hábitos melhores. Há alguns anos acompanho vocês e existem muitas coisas que quero colocar em prática quando decidir ser mãe (provavelmente daqui há 5 anos, hoje tenho 25). Apesar disso, desde já começo a pensar sobre a minha mudança primeiro. Eu vivo praticamente 24 horas por dia no celular e na tv. Seria impossível colocar em prática com o meu filho sendo que eu mesmo não vivo essa realidade. Um trabalho duro pela frente 😂 quando me perguntam quando vou fazer planos de ter um filho, eu respondo que o planejamento já está em andamento para daqui 5 anos ahaha
Legal que você é consciente! Já é um bom começo! Considere priorizar conteúdos, não assista só por assistir.
Desligue a TV sempre q não estiver por perto.
Estabeleça um horário, nem que seja meia hora p leitura diariamente.
Estabeleça, tbm ligar e conversar com pessoas idosas de sua família, avós, país, tios e amigos sem ser por aplicativos . Crie um hábito de fazer isso talvez um dia na semana p cada pessoa importante para você.
Por poucos minutos mas, vc estará fazendo um enorme agrado p essas pessoas e vai estreitar laços e criar lindas recordações.
Substitua alguns horários de TV por ouvir música.
Aos poucos vc vai se desligando , quando perceber vai ficar em segundo plano mesmo assistir TV sozinha.
Depois faça reuniões com amigos p assistir filmes nos finais de semana e se divertirem juntos além de curtirem outros jogos e brincadeiras.
Fique com Deus se cuidem aí.
Ah... Eu não assisto TV há décadas. Mas vejo algumas séries e sou bem seletiva com filmes mas passo mais de semana sem ligar a teve. Já meu marido assiste no quarto dele todos os dias.
Bjs 😍😘😉
Importante também é escolher um bom pai pro seu filho. Maioria das mulheres esquece esse "pequeno" detalhe
@@fernanda4118 com certeza. Eu e meu marido já nos planejamos há alguns anos pra quando esse momento chegar. Pra mim é muito importante que seja um planejamento e uma responsabilidade dos dois. Eu acredito ser inaceitável eu ter que ensinar tudo sendo que também não sei nada ainda, por isso estamos aprendendo juntos e definindo juntos qual será o nosso estilo de vida quando chegar o momento de ter um filho
Eu estou grávida e no processo. Antes eu lia exatamente um livro por semana, porém casei e adquiri os hábitos do marido, de ver tv sempre a noite. Depois mudei de emprego e aprendi a usar a tv de dia enquanto trabalho TBM 🙆. Agora é retornar ao antigo, eu lembro que não sentia falta nenhuma nenhuma de tv
@@anakarlla10 Que legal. Uma das poucas pessoas que vejo se planejando para uma gravidez. Parabéns. Se todos fossem assim, não teríamos tantas crianças negligenciadas.
Que aulão!!! Muito bom, Morgana.
Tem praticamente 1 ano que eu venho estudando sobre esse assunto, pois meu marido e eu estamos nos planos de ter filhos agora. Eu sempre fui uma pessoa que gosta de estudar sobre aquilo que eu vou fazer futuramente. E estudando sobre a maternidade, me deparei com o assunto uso das telas para crianças pequenas. Não me assustei com o assunto, mas meu marido sim, pois ele gosta muito de ver tv e ficar no celular. Mas a cada dia mais que passa eu tenho a convicção e pulso firme de que vou seguir por esse caminho também, pois quero o melhor para meus filhos. Daí eu te conheci e vi que eu tava indo pelo caminho certo. Não vai ser nada fácil, mas vamos fazer de tudo para conseguir.
Sua filha possui uma mente verdadeiramente genial.
Mantenha esta jóia rara distante das facilidades digitais sem filtro e a permita conviver com humanos sábios, livros consagrados pela importância, valores humanísticos e sobretudo, exemplos de ética universal.
Ela é realmente incrível. Mas a mãe vetor desta dádiva ao futuro da humanidade.
É uma pena que uma grande maioria de famílias não possam seguir esse exemplo.
Concordo com a Morgana apesar de ter criado os meus de forma diferente.
O importante é evoluir.❤
vc e uma jovem mãe inteligente e com grandes escolhas, admiro a educação de vocês. ❤️🌺
Minha filha tem 3 anos e nunca gostei de colocar telas pra ela, sempre gostei de lê e levá-la a praças, mas ela fala pouquíssimas palavras! Acredito que vai muito da criança, é claro que nós pais tem que fazer nossa parte.
Muito obrigada Morg pelas informações, deu um estalo aqui. Tv não assisto, porém estava ficando muito no celular enquanto ficava com minha bb de 7 meses e percebi o interesse dela por ele. Mudança por aqui 🙏
Parabéns! Pena que não tive na minha época uma Morgana para dar esses sábios conselhos, as vezes me faz repensar tantas coisas que não fiz corretamente e aquela sensação: que mãe eu fui? Mas o tempo não volta atrás né?! Tentei ser a melhor q podia ,nas condições que tinha
Eu consegui segurar até 1 ano e 3 meses.. depois acabei cedendo por ele ser muito agitado, minha casa estava ficando um caos..depois de uma semana ( com limites claro) percebi que meu bebê ficou mais ansioso, querendo assiatir tv. Revolvi deixar a casa, qdo der eu organizo, e se depender de mim, so vai assistir em raros casos. Ele sempre se desenvolveu bem, fala bastante e nunca sentiu falta de tv. Eu sou prova viva das duas versões. Ele é muito esperto e nunca precisou de tela o máximo são as videochamadas pelo celular o qual é muito raro ele me ver mexendo qdo estou com ele.
Imagina uma criança naturalmente mais agitada é que a mais precisa se movimentar, gastar energia, explorar os espaços. Um desperdício se deixasse parado na frente de uma tela. Parabéns pelo esforço (eu sei o quão trabalhoso é)! 👏🏻
@@MorganaSeccoobrigada por compartilhar a sua experiência. ❤
Por isso a menina é tão inteligente e interativa. Parabéns aos pais 🎉🎉🎉🎉
Eu apoio plenamente. Essa exposição só atrapalha o desenvolvimento cognitivo e em outras áreas da criança. Pretendo fazer com meus filhos também, se um dia for mãe.
👏🏼👏🏼👏🏼 aqui em casa tenho um casal de gêmeos de 1 ano e 8 meses SEM TELAS. Eh desafiador, mas priorizo o bem estar futuro deles e não meu bem estar atual. 🤷🏽♀️
Parabens, não deve ser fácil! 👏🏻
Melhor escolha !Sou mãe de Gêmeos e mais uma pequena e em casa não optamos por telas e sim brincadeiras e muitaaa diversão na natureza com as crianças !😊
Acho tão bacana esse seu jeito solto , leve de lidar com questões que especialistas dos especialistas ficam criando um caso...é isso, cada família tem que encontrar seu melhor educar.
Muito completa sua informação. Concordo plenamente eu tive 3 filhos e na época não existia celular e eles nem gostavam muito de TV. Quando começaram a gostar de filmes queria só repetir o mesmo filme. Eu não sabia o porquê. Com sua explicação consegui compreender de fato. Muito obrigada. Tá explicado tb pq a Alice é tão especial!!!! Parabéns
Sou tia e não tenho filhos. Mas auxilio na educação do meu sobrinho que tem 2 e 4 meses. Digo que não dar telas a ele é muito difícil, porém como ele está passando um período comigo, tenho tentado colocar isso em prática. Ele não teve acesso a telas com frequência quando menor mas às vezes minha irmã colocava. Daqui a alguns meses, ele terá outra irmãzinha e não sei como vai ficar. Sou professora e estou tentando introduzir a leitura na vida dele, porém é um pouco difícil pra mim que não tenho prática, pois ele risca o livro todinho e quer rasgar. Mas, enfim estou na luta. Obrigado pelo conteúdo de qualidade Morgana.
Parabéns Morgana e Shiller.
Eu não tenho filhos, mas se tivesse os meus filhos tbm não assistiram televisão e muito menos celular. Vcs estão absolutamente certos.
Acho incrível essa decisão. Bom seria que os pais, antes de decidirem pela paternidade/maternidade, tivessem essas preocupações. Parabéns.
Realmente há diferença nas crianças com uso direto de telas digo principalmente celular. Tenho uma filha de 4 anos celular nunca deixamos ela usar, somente para vídeo chamadas por que também moramos longe da família. A televisão ela assiste mas também tentamos limitar o tempo. Ela é uma criança muito focada. Criativa, qualquer papel, palito de dente vira brinquedo 😊. Sabemos que não é fácil no mundo de hoje. Mas com certeza vale a pena!
Uma das melhores coisas em acompanhar vc é a SENSATEZ. Admiro demais
Que informação maravilhosa, têm lógica, faz sentido, não tenho filhos, mas vivo no meio de muitas mães e vejo que todas deixam seus filhos convivem com telas.
Depois você poderia fazer um vídeo de como funciona a rotina na prática sem telas.
Também gostaria de ver um vídeo de uma rotina na prática, real, sem absolutamente nada de telas.
Parabéns ..!!! Mãe da Alice Morgana 👏🏼👏🏼
Parabéns ...!!! Também pra mamãe da Nossa princesa Maysa essas duas crianças tem todo nosso carinho e respeito👏🏼👏🏼 as duas únicas Deus abençoe 🙏 poderosamente 🙏
Não sou mãe e não cogito também, mas amo vê como vocês cuidam da vida da Alice, então estou sempre com minha pipoca na mão acompanhando o canal. Obrigada por essa preocupação.
Meus filhos já são grandinhos (19 e 17), quando tive a primeira e precisei voltar a trabalhar eles ficavam com minha mãe (que Deus a tenha) e coitada, a vovó tinha zilhões de coisas pra fazer e ainda cuidar da minha filha. Eu me incomodava com o fato dela assistir televisão, realmente naquela época não se falava disso, mas eu sentia que não era bom, que era um desfavor para o desenvolvimento da criança. Mas, claro, não podia exigir nada da minha mãe e também não passava pela minha cabeça deixar o trabalho pra me dedicar 100% a eles. As coisas são como são. Hoje em dia, como todo jovem nessa idade, eles passam o dia inteiro no celular…. mas graças a Deus são bons.
Se pudesse voltar atrás… eu pensaria em me fazer responsável e ter essa atitude que vc teve, Morgana.
Um abraço cheio de admiração e respeito.
Não tenho filhos e mesmo assim a Morgana é meu conteúdo favorito tanto aqui como no Instagram. Eu mando pros amigos pais e fico elogiando e obrigando a assistirem! Esse vídeo é excelente. Você foi muito ponderada e fina em não chamar os pais que cedem de preguiçosos!😅 Vc conseguiu explicar um pouco de tudo, falou pouco dos prejuízos (o q é ótimo pra ganhar a atenção de possíveis hateres), por exemplo do dano na formação cerebral por causa das telas. Vc é excelente, seu conteúdo é dos melhores da internet e a Alice é a melhor pessoinha q tem no meu Instagram. ❤❤❤❤
Parabéns Morgana tem por limite, a só detv celular a criança .....
Alice é esperta curto os vídeos dela
Maravilhosos! Me ifentifiquei muito e me senti representada pra mostrar pra parte da família que não me entende e as vezes não respeita minha decisão. Estou me embasando cientificamentr agora depois de 1 ano e 5 meses, mas até então agi por intuição e cautela por viver com tantas pessoas da família viciadas em telas. Claro que já li alguma coisa jogada na internet, mas até agora nada tinha sido científico. Mas funcionou e funciona pra mim, mesmo também sem rede de apoio e sendo mãe solo. Beijos família, meus e da Ayla.💜
Parabéns! ❤
Parabéns 👏👏👏
A maioria dos pais acham mais fácil deixar o celular na mão das crianças porque é mais cômodo pra eles no momento.Só que no futuro a conta chegará infelizmente 😕
@@inesrodrigues1115 Sim, as consequências são muitas: baixo rendimento nos estudos, pouca vontade de socializar pessoalmente, saúde mental e física prejudicada
Pais preguiçosos colocam uma tela na mão da criança e se joga nas redes sociais deixando a criança horas e horas, sem um aprendizado essencial para desenvolvimento, depois se preocupam com a falta de desenvolvimento. Esse vídeo é um “Acorda papai e mamãe, os filhos precisam de atenção na criação.”
Ponto importante que pensei também, muitas vezes os próprios pais são viciados e por isso não querem tirar as telas dos filhos.
Fato e lamentável que as crianças que vão ser as maiores prejudicadas. 😢
Ainda bem que na minha infância não tinha celular. Porém via desenhos.
E eu grudada na tela assistindo a Morgana kkkkk