Data Science depois dos 40 anos: Muito velho para me tornar Cientista de Dados?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 3 дек 2024

Комментарии • 67

  • @wiwlt
    @wiwlt 3 года назад +48

    Tenho 41, me formando em Ciência de Dados, fazendo Engenharia da Computação e há 2 anos venho fazendo cursos sobre BI e Ciência de Dados. Toda minha vida profissional fui designer e resolvi mudar de área completamente. Hoje, graças a Deus, estou trabalhando em uma empresa fantástica como Analista de BI Jr. É possível? Sim, porém, é preciso bastante compromisso, muito estudo e saber que vc nunca vai parar de aprender, tanto profissionalmente quanto com cursos de aperfeiçoamento.

    • @felipesantana795
      @felipesantana795 3 года назад +1

      Exatamente isso, Leo. Você está no caminho, continue firme que vai chegar lá.

    • @alannagonzaga9276
      @alannagonzaga9276 3 года назад

      Oi Léo, tambem tenho sua idade e há 5 meses venho me dedicando a estudos de data science e analytics, depois de quase 20 anos inserida na area financeira. Uma pergunta, você fez algum portifolio para ser contratado? Pode me orientar ? Obrigada

    • @wiwlt
      @wiwlt 3 года назад +1

      @@alannagonzaga9276 Oi, Alanna. Olha, eu montei um portfólio, mas fiz a imensa burrada de querer publicar só quando tivesse um volume e variedade boas de análises, dashboards, códigos e todo o resto. Acabei perdendo tudo quando meu HD infelizmente queimou, então não tive portfólio pra apresentar. No meu caso específico, como venho estudando há muito tempo, me destaquei na entrevista pq mostrei um conhecimento sólido sobre tudo que foi pedido. Como fui designer, montei um currículo chamativo, com os pontos importantes com bastante destaque, e muito fácil de bater o olho e pegar a informação que o recrutador quer. Também procurei bastante na internet o que era importante para se colocar no currículo e principalmente comparei com currículos de outros analistas (não em questão de design, mas conteúdo) e fui em busca daquele conhecimento para deixar meu currículo atraente esteticamente falando e bem técnico, voltado pra área que eu estava buscando emprego.

    • @musaserieb
      @musaserieb 3 года назад

      Obrigada pelo depoimento! Também sou designer e me interessei por ciência de Dados mas até agora não sabia se teria chances por não ser formada na área, seu depoimento me incentivou

    • @damianmoreno5038
      @damianmoreno5038 2 года назад

      obrigado.. eu com 43 vamo la!!

  • @denysmartins5267
    @denysmartins5267 3 года назад +45

    40??? estou estudando ciencia de dados agora com 51 !!

    • @simone1298
      @simone1298 3 года назад

      👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    • @rochareis6075
      @rochareis6075 3 года назад +4

      Rapaz, do jeito que vão precisar de especialistas na área daqui a alguns anos, até a garotada de 70 que conhece vai ser chamada rs

    • @felipesantana795
      @felipesantana795 3 года назад +1

      Sensacional, Denys. É isso aí, não tem idade para aprender!

    • @joseguilhermoberenguerflor3352
      @joseguilhermoberenguerflor3352 3 года назад +1

      eu tenho 50, tmj Denys

    • @anapaulaalcantara5028
      @anapaulaalcantara5028 2 года назад

      Vc já se formou?

  • @joycevicentini8684
    @joycevicentini8684 3 года назад +14

    Adorei o vídeo, parabéns. Tenho 38 anos, sou advogada em transição de carreira. Estou fazendo faculdade de Tecnologia em Sistemas e começando a estudar ciência de dados, vou me formar com 41 anos e acho que nunca é tarde para começar, só depende do seu esforço pessoal, tem 2 anos que comecei a faculdade e já comecei a colher os frutos.

    • @felipesantana795
      @felipesantana795 3 года назад

      Parabéns, Joyce. Esse é o pensamento mesmo, nunca é tarde para começar e aprender uma nova profissão.

  • @geisamendes
    @geisamendes 3 года назад +16

    Sou formada em Contábeis e vi na Ciências de Dados uma evolução tecnológica para a minha área, porém ao ingressar na pós graduação e adquirir o curso de vocês em março, percebi que é algo muito maior e melhor do que eu imaginei no início. Estou muito feliz em ingressar nessa area. Mas as dificuldades são muitas, à começar pela minha falta de conhecimento em tecnologia. Mas isso não me desanima, pelo contrário, me desafia.

    • @felipesantana795
      @felipesantana795 3 года назад +1

      Que legal, Geisa. Fico muito feliz em participar do seu processo de migração. É isso ai mesmo, não desanime, se você persistir vai conseguir atingir seus objetivos, não tenho dúvidas. Parabéns pela coragem e disposição, conte com a gente.

    • @geisamendes
      @geisamendes 3 года назад

      @@felipesantana795 conto com vocês sim. Essa semana estava fazendo uma atividade da pós com o Python e não consegui rodar o pandas (fazer uma leitura de um arquivo em Excel). Tentei de todas as formas e ele só dá erro de arquivo não encontrado. Se você tiver uma dica para me ajudar. Fico muito agradecida.

    • @felipesantana795
      @felipesantana795 3 года назад

      @@geisamendes me chama no Slack da comunidade de alunos. Vou te ajudar.

    • @monica.contadoraoficial
      @monica.contadoraoficial Год назад

      Tb sou contadora e ingressando nessa area

  • @luizmelo662
    @luizmelo662 3 года назад +3

    Felipe o seu vídeo é muito oportuno e abrange vários aspectos muito interessantes e igualmente importantes. 40+ em qq segmento terá grandes dificuldades e ciência de dados não seria diferente. O maior problema será o ponta-pé-inicial, ou seja, aquele lugar que lhe dará uma chance de estágio. Para empreender vc precisa de cash, para freelance vc precisará de portfolio. Se a pessoa já é de TI e empregada, negociar com a empresa um estágio será o caminho. Fica aqui a sugestão de disponibilizar o link (infelizmente aquela rede q começa com link é muito genérica para nos ajudar) ou até criar uma rede especializada em empregabilidade para 40+ na área de TI (como um todo). Gostaria de sugerir também um curso "rápido" em parceria com alguma consultoria que possa viabilizar o estágio. Hoje em dia existem escolas que você faz o curso de programação "de graça" e paga depois que inicia no trabalho. Não posso deixar o link aqui porque não seria correto, mas é só a galera pesquisar. Vejo aqui nos comentários que existem muitos 40+ e todos nos sabemos o quanto vale o nosso tempo nesse momento de vida. Geralmente já temos uma profissão, família e ate filhos. Precisamos ser cirúrgicos no que vamos fazer com o nosso tempo. Pode parecer esquisito mas quando estamos na faixa 40+ nossa ansiedade é igual a de um adolescente, queremos resultados rápidos pois sabemos onde queremos chegar.

  • @roseaneleal3168
    @roseaneleal3168 3 года назад +4

    Olá tenho 48 anos, e resolvi mudar porque estou encerrando minha carreira militar. Me inscrevi no curso de vcs ano passado, mas infelizmente ainda não consegui conclui. Mas, gostei tanto dessa área que no inicio desse ano comecei uma graduação de Data Sciense, estou fascinada e aprendendo muito. Mas, sempre fica a dúvida, "será se na minha idade, ainda vou conseguir me colocar no mercado de trabalho, nessa área que parece dominada por uma geração bem jovem?" São muitos "se"...rsrsrs. Além de ser militar, atuo há 6 anos como coordenadora de projetos, não projetos de TI, são projetos para captar recursos financeiros. Pretendo de alguma forma linkar o conhecimento em Data Sciense com a minha experiência em captar recursos financeiros. Esse vídeo foi muito massa...me deu uma injeção de ânimo. Obrigada.

    • @felipesantana795
      @felipesantana795 3 года назад

      Que legal, Roseane. Vai conseguir sim, sem dúvidas só não pode desistir. Continue se preparando e se dedicando. O mercado é muito grande e existe uma carencia de mão de obra absurda. Você se dedicando vai encontrar uma oportunidade logo logo. Conte com a gente, um forte abraço!

  • @JefersonMarquesCavalheiro
    @JefersonMarquesCavalheiro 3 года назад +22

    Importante a reflexão! Final de 2020 terminei uma pós em data science, tenho 46 anos e a luta é permanente

    • @felipesantana795
      @felipesantana795 3 года назад +6

      É isso aí mesmo, Jeferson. Se você está lutando significa que está no caminho certo. Não é fácil, mas é possível e viável. O caminho é longo mas compensador. Conte com a gente!

    • @alcancebrasil4467
      @alcancebrasil4467 3 года назад

      Está empregado nesta área?

    • @MScFabianoBriao
      @MScFabianoBriao 3 года назад +2

      Vi uma pessoa que é consultora famosa na área de.recolocação dizer, "Os recrutadores tem preferência por pessoas que estão trabalhando".
      O fato é que há uma forte demanda e está um samba de mudar de empresa.
      Fiz uma seleção recente e ouvi do técnico que isso tem atrapalhado muito, as empresas estão assediando e o povo tá saindo fora, mas o pior é que na maioria das vezes é 1k e uns benefícios a mais. Mas o que manda é que os clientes optam por quem está já trabalhando em outra empresa e carrega no CV um pleno/ sênior e tal.
      Tô na luta ainda.

    • @felipesantana795
      @felipesantana795 3 года назад +1

      @@MScFabianoBriao é isso mesmo, fabiano. Mas não desanime a primeira oportunidade em qualquer profissão é mais difícil mesmo. Depois que conseguir a experiência que hoje é uma dificuldade, será a sua aliada. Obrigado pelo comentário, um forte abraço!

  • @JamesBomdePapo
    @JamesBomdePapo 3 года назад +14

    Nunca é tarde para estudar. Tenho 43 anos e estou mudando de área depois de 23 anos trabalhando na indústria de viagens, principalmente em vendas e atendimento ao cliente.

    • @felipesantana795
      @felipesantana795 3 года назад +1

      Sensacional, Rodrigo. Nunca é tarde para aprender e reiventar na vida. Parabéns pela coragem e força de vontade!

    • @JamesBomdePapo
      @JamesBomdePapo 3 года назад +1

      @@felipesantana795 valeu. Sou fã do canal. Estou aprendendo muito com vocês. Tô pensando em montar algo em francês no Canadá para ajudar as pessoas. Os canais aqui são fracos. Espero logo chegar lá. Podemos futuramente fazer parcerias. Vocês são uma benção. Parabéns a todos!!! Sucesso!!!

    • @felipesantana795
      @felipesantana795 3 года назад

      @@JamesBomdePapo Muito bom, pode contar com a gente, estamos juntos!

  • @rennodanielle8661
    @rennodanielle8661 3 года назад +7

    Ola amigos td bem com voces. Espero que sim !
    Eu tenho 52 anos e toda minha vida trabalhei com TI. Neste momento estou fazendo o Bootcamp Banco Carrefour Data Engineer pela DIO. Nao esta sendo facil pois o conteudo e gigantesco.mas agora chegou na parte bacana Python a qual estou gostando muito. Estou desempregado neste momento e espero que Data Science me abra as portas para novos projetos. Nao desanimem pessoal Todos nos teremos Sucesso com a graca de Nosso Deus 🙏🙏🙏

    • @duhsantos6709
      @duhsantos6709 5 месяцев назад +1

      Q legal amigo. Bom ver isso pra servir de expiração pra todos. Como vc está hoje? Já está trabalhando na área?

  • @poweranalista
    @poweranalista 3 года назад +12

    Tô com 37, firme e forte. Migrando do planejamento pra dados. Tenho duas entrevistas pra hj.
    Vai desistir e falar que é difícil? Que bom! Sobra vaga pra mim.

    • @felipesantana795
      @felipesantana795 3 года назад

      É isso ai, Fernando. Vai pra cima que comparado com outras profissões está bem mais fácil conseguir uma oportunidade.

    • @williammoraes6985
      @williammoraes6985 2 года назад +1

      Top, estou com 37 anos e estou estudando SQL, Modelagem, Excel e sp/sql. Não conheço nada da área mas estou adorando os cursos. Estou no caminho?

  • @peledefrango
    @peledefrango 3 года назад +14

    Tenho 42 anos, fiz MBA em IA (Conceito) em 2020 e trabalho com cientistas de dados bem mais jovens com vários títulos de Doutores, PhD, Mestres. Fico meio deslocado pois ainda estou tentando aprender mexer com o Jupyter mas não pretendo desistir porque tenho outros tipos de experiências que eles não tem.

    • @felipesantana795
      @felipesantana795 3 года назад +2

      É isso mesmo, Pele. No começo pode ser desafiador mas, aos poucos você vai se ambientalizando. Não desista, contine persistindo que tudo vai dar certo. Espero ter te ajudado, um abraço!

    • @marlimsbc
      @marlimsbc 3 года назад +3

      Fico contente por você ! Eu tenho 59 anos, sou formado como Tecnólogo em Redes de Computadores e trabalho como terceirizado dentro da Caixa Economica Federal. Estou desesperado pra mudar, pois percebi que trabalhar para o governo é uma tremenda furada. Mesmo conhecindo comandos de roteadores Cisco, Huawei, Juniper e outros e linguagens como Python, R, Asselmber, Cobol e algumas outras, as empresas por algums motivo ( idade ), não contratam. Ganho abaixo de R$ 2.000,00 por mês e acho inadmissivel.

  • @earlymusicbrazil
    @earlymusicbrazil 3 года назад +4

    Esse é meu ponto. Adquiri o curso e comecei até bem animado. Mas o dia a dia no trabalho e dinâmicas domésticas dificultaram. Parei e fico chateado por não estar conseguindo voltar ao treinamento. Tenho 55 anos e mais de 30 na área de dados como DBA, arquiteto e desenvolvedor. Mas considero um desafio dar uma guinada na carreira a essa altura do campeonato. Vida segue

    • @felipesantana795
      @felipesantana795 3 года назад +1

      Oi Rinaldo, não desanime. Sei que a caminhada não é fácil, mas vale a pena o esforço. Com o seu background você já tem muitas habilidades para atuar tanto como um Cientista ou Engenheiro de Dados. Vamos voltar com tudo para os estudos. Obrigado por participar aqui e pela confiança, forte abraço!

  • @MScFabianoBriao
    @MScFabianoBriao 3 года назад +5

    Buenas!
    Estou vivendo vários processos, tenho experiência, mas não com empresas de TI. Avanço nos processos com recrutadores e técnicos, mas esbarro nas entrevistas com os clientes. Estou começando a pensar é que sobre minha idade, 45 anos. Fato, não tenho projetos no github. Daí, te pergunto Felipe, os técnicos dos clientes estão olhando github(colocando-o com peso forte na balança), embora mesmo depois de eu ter passado pelos testes técnicos da empresa de TI?

    • @felipesantana795
      @felipesantana795 3 года назад +4

      Oi Fabiano, ter um portfólio técnico atrativo sem dúvidas faz muita diferença mas, se você está sendo aprovado nos processos seletivos técnicos não vejo o porque estão te descartando, pode não ser esse o motivo. De qualquer forma recomendo você trabalhar para montar o seu portfólio para não ter essa "desvantagem". Saiba também o processo de contratação é sim muitas vezes demorado, a etapa mais dura é para conseguir o primeiro emprego mesmo. Depois fica até fácil com o tanto de oportunidades surgindo. Espero ter te ajudado, um forte abraço!

    • @MScFabianoBriao
      @MScFabianoBriao 3 года назад

      @@felipesantana795 enviei um email para o contato@minerandodados.com.br.

  • @claudioroberto8129
    @claudioroberto8129 3 года назад

    Na área de TI fui analista de suporte, analista de infra-estrutura, administrador de rede, banco de dados e analista de negócios. Atuei como consultor por +10 anos e aos 48 voltei a ser CLT numa empresa de tecnologia. De cara entrei numa equipe de Big Data. Tive de reaprender a trabalhar em equipe e me desenvolver rapidamente em ferramentas como Linux, Python, Hadoop entre outras. Em menos de 1 ano já me sinto preparado para encarar novos desafios. Pretendo seguir carreira como Cientista de Dados. Será que consigo?

  • @adrianofleck8439
    @adrianofleck8439 3 года назад +1

    Parabéns pelo vídeo. Sou economista e fiquei desempregado durante a pandemia. Tomei conhecimento pela profissão de ciência de dados recentemente. Gostaria de saber qual a formação e/ou caminho mais curto para ingressar no mercado. Estou pesquisando cursos e vi que há várias opções, desde pós-graduações até cursos on-line de pouco tempo de duração. Grato

  • @fariasvn
    @fariasvn 3 года назад +2

    Felipe, conta uma coisa pra gente, se você tivesse que iniciar sua carreira agora, mas tendo o conhecimento que você possui do mercado hoje, que curso você realizaria e por que?

    • @felipesantana795
      @felipesantana795 3 года назад

      Oi Antonio, muito boa a sua pergunta. Pode parecer suspeito, mas eu começaria ingressando na nossa plataforma a Stack Academy que é voltada para formação de profissionais Cientistas ou Engenheiro de Dados. Comparando todo o material que oferecemos e o investimento não existe nada igual no mercado. Para mais detalhes é só me chamar no Instagram (instagram.com/stack_tecnologias/) Um abraço!

  • @alannagonzaga9276
    @alannagonzaga9276 3 года назад

    Felipe, obrigada pelo vídeo. Voce cita comunidades para participarmos, pode esclarecer quais?

  • @sebastiaorobertoribeiro9769
    @sebastiaorobertoribeiro9769 3 года назад +3

    Mas, como pegar trabalhos como consultor?

    • @felipesantana795
      @felipesantana795 3 года назад +1

      Fala Sebastião, o primeiro passo é você criar um portfólio atrativo e ter experiência prática com as tecnologias, ou seja, saber resolver os problemas técnicamente falando. Depois recomendo fazer network em comunidades e expor o seu trabalho, pode ser divulgando seu conhecimento através de artigos ou ajudando as pessoas. Naturalmente você vai ganhar relevância na área e surgirão oportunidades.

  • @maicongueresi7371
    @maicongueresi7371 2 года назад +1

    Boa noite ! tenho 37 anos estou no inicio dos estudos em data science meu medo maior é que nunca fiz faculdade gostaria de saber se iiso me impedira de entrar no mercado de trabalho como junior ?

    • @LCDados
      @LCDados 2 года назад

      Oi Maicon, na minha opinião não ter faculdade não é um obstáculo para entrar na carreira, hj em dia a demanda esta muito forte, se vc manda bem no que faz não vai ter dificuldades. Abs!

  • @fabianataurinho8750
    @fabianataurinho8750 2 года назад

    Muito bem colocado seus pontos. Mais ainda vejo muita recusa com relação a idade desse novo profissional no mercado de trabalho e mulheres com mais idade.

  • @LUCASRIBEIRO-wn6gh
    @LUCASRIBEIRO-wn6gh 4 месяца назад

    Tenho 44 e estou estudando a um ano e gostando.

  • @MarceloSilva-ym7vs
    @MarceloSilva-ym7vs 3 года назад

    Tenho 47. Trabalho com desenvolvimento de sistemas e com banco de dados há mais de 20 anos. Também gostaria de "migrar" para a ciência de dados, mas a transição não é fácil, realmente. A minha estratégia é mais ou menos o que o Felipe comentou no vídeo...vou tentar pegar uns freelancers, criar portfólio e, quem sabe...

  • @damianmoreno5038
    @damianmoreno5038 2 года назад

    obrigado

  • @joseeliasbarrozo1712
    @joseeliasbarrozo1712 2 года назад

    Depois dos 50, só com muito QI ( Quem Indicou) ou seja autônomo.