Estou com um livro pronto para ser publicado. Anos pesquisando a Guerra do Contestado, seus personagens, mal entendidos (ou interesses), politicas e propagandas, aqui e no exterior.....vou disponibilizar nas plataformas digitais. Me criei em Lages e ouvia quando era criança muitas histórias sobre o evento....cresci curioso! A história verdadeira é bem diferente da oficial.....
@@gta5comguara822 Não tenho como saber. A pesquisa foi feita em livros, arquivos, depoimentos, histórias.....acho que nem se estivesse lá, a VERDADE estaria a salvo. Cada um tem sua verdade não é? Não tenho a pretensão de achar que a minha versão será a mais correta.....fiz por curiosidade.
Sou da região de Porto União SC e minha família sentiu na pele os efeitos dessa vergonha que foi a guerra do contestado, meu bisavô perdeu tudo o que tinha, só escapou com sua família, suas terras foram vendidas pros imigrantes e hoje os decendentes de europeus são donos de todas essas terras que foram roubadas as custas de muito sangue.
Oi @Sergio Godoy. Obrigada pelo relato. Eu fiquei bem chocada quando estudei mais a fundo a história da Guerra do Contestado, nem posso imaginar como deve ser para as famílias que viveram o processo.
Eu sou descendente do Mauel alves de assumpção, sou perseguido aqui no RS desde a escola. Malditos comunistas, a república sempre foi comunista porque os milicos do deodoro o eram, fingem ser de ''direita'' mas o brasil republicano já nasceu de esquerda e de roubos de pequenso proprietarios rurais.
Muito bem produzido esse excelente vídeo, com um texto bem elaborado, sustentado por boa pesquisa, e excelente locução, perfeita e articulada, na apresentação desse importante fato histórico quase nunca ou nunca falado nas escolas. Parabéns.
Eu passei em Irani - SC onde estão enterrados martires dessa guerra. E então veio uma emoção enorme como se os mortos estivessem ali clamando por justiça. E pensar que em 2022 o povo de Santa Catarina votou maciçamente num representante do latifundio e da grilagem para presidente, dos quais os opressores daquela epóca são ancestrais.
Fui instalar sensores de solo para detecção de movimento no solo num sítio em Joaçaba no ano 2009. Na escavação para colocação dos sensores achamos algumas armas e munições. Estes achados foram levados para uma universidade em Florianópolis
Sou de Porto União e essa é uma história triste quê aconteceu pôr aqui e sempre como em todos ôs lugares quêm promevel essa atrocidades foram políticos corruptos com sede de poder e do exército quê deveria defender ô povo mais nunca faz ô seu papel
No Interior da minha cidade Natal, Mangueirinha, tem um olho De água que dizem ser onde São João Maria dormiu... A lenda conta, que sempre onde ele ficava dormindo se criava uma fonte de água que nunca secava. De fato, sempre teve secas, e lá era os raros locais onde a água jorrava com abundância...
Olá, @luciano rigon . Obrigada pelo depoimento. Sabes que durante as minhas pesquisas para escrever o roteiro deste vídeo eu li muitas histórias iguais a essa que você mencionou.
@@reniluizgalvao que legal ! Em 1998, joguei os jogos Escolares, fase Regional em Francisco Beltrão... Nunca vou esquecer, pois era bem na copa do mundo, e chegamos a ver o jogo Brasil X Chile no refeitório do Colégio onde ficamos Alojados... Teve uma final da Taça Sudoeste de Futsal, o time de Mangueirinha jogou contra Beltrão e foi campeão.. Fomos com 1 ônibus ver o jogo 😄😄 Muitas histórias naquela cidade...
Tem um filme sobre este episódio: Guerra dos pelados, de Silvio Bach. O filme foi produzido em Caçador. Conheci alguns extras que participaram da filmagem. Sou natural de Caçador e vivia lá na época da filmagem.
Sou remanescente da querra do contestado,minha família são de Santa Maria Rio Grande do Sul, meus pais ,chegaram a Sta catarina convocados por liderança de querras,em defesas das terras catarinenses ,na qual meu avô materno Gezuino macaneiro descendente de indio Quarani migrado do Paraquai pará o Brasil,caso se com minha avô materna
Uma vergonha para os clãs políticos que hoje tem seus nomes nojentos homenageados e avenidas e praças, homenagens manchadas de sangue de inocentes que tiveram que lutar por suas terras. mataram mais de 15 mil pessoas por causa dos interesses de uma empresa ferroviária americana.
Excelente. Contaria também a contestação entre Brasil e Argentina pela região Oeste. Também que milenarmente viviam pessoas, indígenas, na anterioridade, jesuítas ocuparam os ervais até 1768. Os caboclos, muitos eram descendentes de indígenas que sempre viveram na região
É a história mais sangrenta e triste para muitas famílias dessas regiões, meu bisavô materno conheceu um dos monjes que comandou a revolta dos colonos .
Imagina a devastação que fizeram c as árvores, dizem que era um mar de araucárias derrubadas e vendidas, e quantas pessoas ficaram sem as terras que moravam, foi muito triste .
Faz um documentário sobre o massacre do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, ocorrido em 1937, na região do Crato, Estado do Ceará...você está de parabéns pelos trabalhos que tens feito.
Meu avô paterno nascido em 1911 contava muitas histórias desta época e acreditava que João Maria era santo(escutava as histórias dos seus parentes que participaram da guerra do contestado)
Meus avós de pai vieram da Ucrânia foram jogados na região de Porto União da Vitória e ajudaram muito no desenvolvimento do PR SC e o Brasil com seu sangue trabalho.
Sim eles vieram para aqui e foram utilizados pelo governo burgues , para ajudar as empresas americanas pegarem as terras dos caboclos ( ex escravos largados a sua sorte ) em fim , uma triste história
Sou do interior de Guarapuava PR..... até os anos 70 era comum entre os caboclos batizarem seus filhos nos Olhos d' Água da Região por onde teria passado João Maria.... fui batizado em um olho d' água do Distrito de Saudade Velha.
Eu estive no local da Batalha Final de Rio das Antas, tem um monumento, fica na saída da cidadezinha.Senti um sentimento muito forte; Tive vontade de chorar 🥲🥲🥲 …fica em uma encruzilhada! ALGO INESQUECÍVEL! …até me pareceu que eu estive aí lutando!!
Estive naquele local do Rio das Antas, onde todos os mortos na batalha foram lançados em um banhado. Há no local placa comemorativa, promovida pelo Município de Irani e a PM do Paraná. Seleram a reconciliação simbólica um século depois. Essa batalha é considerada a única do conflito genuínamente como da guerra do Contestado. As demais envolveram questões da Ferrovia.
Eu passei em Irani - SC onde estão enterrados martires dessa guerra. E então veio uma emoção enorme como se os mortos estivessem ali clamando por justiça. E pensar que em 2022 o povo de Santa Catarina votou maciçamente num representante do latifundio e da grilagem para presidente, dos quais os opressores daquela epóca são ancestrais.
Sou de Canoinhas SC, nossa cidade foi palco dessa guerra, infelizmente na escola na minha època e até hj fala se muito pouco sobre essa guerra e oque nos contavam era que os rebeldes eram bandidos, com a internet hj rm dia podemos estudar melhor a historia e saber melhor a realidade que não o nos contaram la atrás.
Uma enorme e dolorida mancha que se soma a outras duas manchas horrendas em nossa história ( e na história de nossos militares ) que foram o Massacre de Canudos e o Massacre do Caldeirão ( onde religiosos da comunidade criada pelo Beato José Lourenço no sertão do Ceará foram exterminados por aviões da Força Aérea que lançou dezenas de bombas sobre os religiosos que eram pessoas simples que buscavam refúgio contra a fome e a seca na comunidade solidária do beato ) ...
Período conturbado esse. Nunca ouvi sobre isso nas aulas de história. Fui tomar conhecimento que houve esta guerra quando por motivo de trabalho, fiquei alguns meses entre Rio Negro-PR e Mafra-SC. Muito esclarecedor seu vídeo. Parabéns.
A vergonha! A vergonha pelos atos e ações infames, não são parte de nossos currículos escolares. Deveria ser, assim, seria de conhecimento geral que lesou, quem foi lesado, que foi e ainda continua sendo beneficiado com decisões torpes (Governamentais) e quem foi prejudicado e continua sendo! Mais: além de prejudicados, ainda sofrem achincalhe por quem foi e é beneficiado com o produto da torpeza.
A vergonha! A vergonha pelos atos e ações infames, não são parte de nossos currículos escolares. Deveria ser, assim, seria de conhecimento geral que lesou, quem foi lesado, que foi e ainda continua sendo beneficiado com decisões torpes (Governamentais) e quem foi prejudicado e continua sendo! Mais: além de prejudicados, ainda sofrem achincalhe por quem foi e é beneficiado com o produto da torpeza.
Não vi isso nos livros, acho uma covardia ,emitir essa passagem da história. Contente por ter conhecido e triste por saber que a capacidade humana pode chegar nos seus atos , para obter seus objetivos. Impossível tentar imaginar , o que os envolvidos passaram. Parabéns pelo trabalho. Parabéns pela excelente narração. Obrigado.
Sabe porquê nos livros de 25 anos pra ca nas universidades e escolas públicas e contado a história do pt e nao do brasil por isso que ninguém fala nada sobre a.verdadeira história do Brasil. Meu avô materno e paterno todos os dois foram soldados do exército brasileiro. Meu avô dinarte Ricardo ress.e outro avô Pedro dosato ambos contavam a história da guerra e choravam muito isso me marcou tenho orgulho de ser desendente de contestado aqui Pedro Luiz de Foz do Iguaçu
@@pedroluizreis497 Bom dia Sr Pedro, imagine um ônibus lotado dirigido por um cachaceiro, que consequentemente vai acabar em tragédia, e os passageiros vendo isso, e sem reação nenhuma. Esse é o quadro que vejo hoje. A política , por natureza, não é limpa nem transparente, e esse partido aí que o Sr mencionou, acabou de contribuir para o apodrecimento. Tenho dó dos que são crianças hoje e dos que virão. Só vão conhecer qualidade de vida e liberdade através de livros. Se é que eles permitirem uso de livros. Desculpe o desabafo.
Eu passei em Irani - SC onde estão enterrados martires dessa guerra. E então veio uma emoção enorme como se os mortos estivessem ali clamando por justiça. E pensar que em 2022 o povo de Santa Catarina votou maciçamente num representante do latifundio e da grilagem para presidente, dos quais os opressores daquela epóca são ancestrais.
Sou decendente de um dos heróis da guerra do contestado, Amaro Cordeiro da Rocha, que salvou muitas pessoas na serra da esperança, lugar próximo de Lebon Régis, durante a invasão dos militares ele liderou um grupo de pessoas, e ajudou elas a fugir do local, além de alguns outros feitos, e hoje em dia tem uma rua em seu nome na cidade de Lebon Régis, a rua Amaro Cordeiro da Rocha e uma em nome de seu filho, Anibal Cordeiro da Rocha, inclusive no youtube tem um vídeo do neto do Amaro contando as histórias, se eu achar coloco nos comentários.
Concordo. Mas em Canudos o líder Antonio Conselheiro tinha boa instrução, conhecimento do direito, experiência de vida e sólido conhecimento da doutrina católica o que permitiu organizar melhor o povo, e não descambar para delírios místicos, fantasias com virgens e outros erros perigosos. Mas nos dois casos é lamentável a brutalidade do exército contra o próprio povo do país, o abandono das populações pelos fazendeiros e pelo governo e o descaso do clero em dar assistência espiritual e religiosa aos mais pobres.
Sou formado em história e geografia. Sempre procurei introduzir nos meus planos de aula, para os alunos do ensino médio principalmente, essas informações preciosas. Essas pérolas de batalhas, lutas e revoluções internas são colocadas de lado. Acredito que o motivo é não despertar no povo brasileiro, o espírito de patriotismo.
Eu passei em Irani - SC onde estão enterrados martires dessa guerra. E então veio uma emoção enorme como se os mortos estivessem ali clamando por justiça. E pensar que em 2022 o povo de Santa Catarina votou maciçamente num representante do latifundio e da grilagem para presidente, dos quais os opressores daquela epóca são ancestrais.
Parabéns pela narrativa dessa guerra, sou da região extremo oeste catarinense mas morei em Joaçaba e Herval do Oeste por alguns anos, onde tem.ate hoje a estrada de ferro, conheci o cemitério em Irani e alguns pontos dessa guerra e gostaria de pedir se possível um vídeo sobre o famoso assalto ao trem pagador que também aconteceu na região.
Foi uma página triste para a história do Exército. treinando a aviação contra a população cabocla e sempre do lado da companhia americana Lamber e do lado dos coronéis locais.
Mas aínda hoje o exército está contra o povo brasileiro e a favor dos "coronéis" edas multinacionais americanas é só ver o que o governo fez com a Petrobrás e a base de Alcântara
@@sergioschneider8946 Esse exército sempre teve um lado. Manifestantes cometendo crime em frentes dos quartéis e os generais passam a mão na cabecinha. Imaginee se fossem professores pedindo aumento, ja teriam sidos fuzilados. E se queimassem Brasília, o exército já teria dado um golpe sem hesitar um segundo.
Olá @Gilma Ranieri. Fico feliz que tenha gostado do meu trabalho e te agradeço pelo comentário. Estou preparando um novo vídeo sobre o tema "revolta da chibata" e em breve vou postar. Vamos falando. Abraço.
Conheco muitas historias do Brasil mas não conhecia a historia do contestado e muito interesante vou estuda la a fundo deixo aqui meus sentimentos pelos herois que perderam suas vidas em busca vitoria conseguida.
Sou nascido e criado em santa Catarina atualmente moro no Rio grande do Sul e não sabia de toda essa história alguns dos meus parentes contam que tínhamos parentes nessas guerras
Professora, ouvi dizer que o povo da região, os caboclos, antes da guerra, viviam mais ou menos como era em Canudos; tinham suas lavouras e realizavam trocas de produto entre as famílias. Ouvi também que tinham uma cultura de que, na colheita, todos se reuniam. Há registros, mesmo q orais, sobre isso?
Oi. Quando eu estudei mais a fundo este assunto eu li algo parecido com o teu comentário, mas infelizmente eu já excluí os artigos científicos usados como fonte para este vídeo.
Algo importante que você deixou passar e que acho ser de suma importância, o que aconteceu com o Americano e suas empresas, já que ele tinha uma concessão de quase um século para exploração dos recursos, sendo que foi essa concessão o pivô desses acontecimentos.
Sim, tinha o direito de explirar 15 km de cada lado do leigo da ferrovia. Primeiro explorou a araucária que era abundante na êpoca. Os registros di,em que montou a maior serraria do mundo à epoca, serranfo 1000 m3 por dia. Depois foram negociadas as terras que firam ocupadas por imigrantes e colonos vindos especialmente do RS.
Olá @Luís Silva. Percival Farquar representava diversas empresas. Entre 1907 e 1912 perdeu 180 milhões de dólares de capital europeu e mais uma fortuna de capital próprio e dos seus sócios americanos, somando mais de 220 milhões de dólares. A última companhia de Farquhar foi fundada quando ele tinha 77 anos e morreu aos 89 anos quando se submeteu a uma cirurgia cerebral para amenizar os efeitos do Mal de Parkinson, doença que o obrigou a aposentar-se.
@@brasildox Muito obrigado, suas explicações foram muito úteis e complementam o seu vídeo. Penso que a justiça divina não se fez esperar, e esse sujeito começou a pagar já em vida seus inúmeros crimes.
Parabéns pelo conteúdo e qualidade do documentário 👏👏. Pernoitei em Treze Tílias em Janeiro de 2016, escutei a respeito da Guerra do Contestado. Procurei vasto material e encontrei, dentre outros no RUclips, este seu documentário. Curioso constatar que este tema não foi incluído na grade de ensino, quando fiz meu ginasial (anos 70). Um capítulo muito triste de nossa história, não devidamente contado !
Conheci o canal essa semana e fiquei apaixonada pela proposta de um canal dedicado a contar a história brasileira. Me sinto muito lisonjeada por saber que começaram o canal contando um acontecimento tão importante da história do estado de onde eu sou.
Oi. Que legal que você gostou. Sim ! Este foi o primeiro dc que eu fiz. Espero que tenha gostado e me desculpe qualquer coisa, era muito no início e tudo era muito novo. Abraço. Falamos...
Gente estou passada com esse vídeo, eu gostaria que uma historia como essa fosse mais divulgada para que todos conhecesse as historias do nosso país, eu nunca entendi piraue o povo do sul não gostam do nordestinos, agora da pra ente der a vida toda sempre religião e politicas semore quer ter o poder sobre as pessoas, que historias fantasticas eu já enviei para todos meus co tatos para que mais gente conhessa a nossa historias, meu imenso agradecimento a todos que se dedicou a pesquisar todo esses fatos, muito obrigado
Eu acho que..Porto União tem um cemitério abandonado no meio do mato de alguns corpos dessa guerra... Quando eu tive em Porto União eu passei nessa área... não tenho certeza...só vc que é nativo para confirmar meu amigo.
Não existiam nordestino aqui nessa época. Sertanejo que dizer do sertão. E a palavra sertão, foi originada a partir dos registros de Euclides da Cunha, em seu livro " Os Sertões". Sertão vem do aumentativo da palavra deserto: DESERTÃO. E por outro lado, é chamado sertão todo lugar distante e que moram poucas pessoas. Muito mato. Lugar distante. O povo aqui do Sul não gosta de nordestino por não verem problema em praticar crime de xenofobia. Só pra responder ao comentário de @Maria Aparecida Santos Aoki
Aqui no sul do Brasil teve muitos conflitos desse... sul do Brasil..Paraná Santa Catarina e Rio Grande do sul teve muita guerra...isso que o povo do sul do Brasil também enfrentou a Argentina Uruguai sozinho... principalmente o povo do Rio Grande do sul.. Os gaúcho do RS e os Catarina Barriga verde tem muita história... abraço
Meu bisavô era do Tenente do Exercito e morreu no Contestado. Não sei exatamente em que batalha, mas ainda preservo, como lembrança familiar a espada de Oficial que ele tinha. Foi uma guerra terrivel, mas antes que falem algo, ele cumpriu ordens e morreu com honra !
@@lucascanale9574 ali todos cometeram roubos e assassinatos e coisas piores, ninguém era vítima ou coitadinho, no final era só sobrevivência a qualquer custo
aos que responderam com ódio contra meu bisavô que só fez cumprir ordens e morreu pelo país (certo ou errado, não sei, não estava la, a historia hoje tem duas versões) ja denunciei no youtube...aguardem contato deles
Que grata recordação. Depois de 40 anos, ter lampejos e reflexos das aulas de história. Observando, a narrativa dos tempos, parece que as personagens permanecem. A roupagem parece-me mais sofisticada como medidas de alfaiates. Pergunto: o poder constituído, os coronéis, o poder religioso e o povo, ao longo de cada era, não mantém o mesmo roteiro? Excetuando-se a forma sangrenta de embates explícitos mas, não menos desigual na relação humana, esse mesmo contexto de outras eras ( tanto anteriores, como pós) não são e serão similares? Muito bom ter voltado no tempo.
Sou baiano, só fiquei sabendo deste conflito, quando morei em Osasco SP. Através de documentários esporádicos da TV Cultura, mas não diziam os motivos que levaram há ocorrer! Mas eu entendi por suposição pois não constava nós livros de história do Brasil, antes tinham brasileira caboclos morando na região e atualmente tinham colonos e seus descendentes, como sempre, está chaga chamado governo brasileiro, só favorece as companhias estrangeiras que molha a mão dos políticos que se vendem em benefício próprio é os cidadãos do país são deixados a própria capacidade em meio as dificuldades, ocorridos por expulsão de suas posses centenárias, sem a menor consideração apenas o direito de sair com vida e a roupa do corpo.
Parabéns pelo canal! Todos os documentários são muito bons!! Se não for ser abusado, gostaria de sugerir documentários sobre os seguintes temas: Canudos, Padre Cícero e Cangaço. Sucesso!!
Pelo que percebi dos acontecimentos, não teve nada a ver com os limites entre SC e PR, mas sim com os interesses estrangeiros no Brasil, o que acontece até hoje. Essa questão dos limites estaduais não tem a mínima relevância, visto que as reais motivações do conflito foram as desapropriações de terras de seus verdadeiros proprietários e a revolta desses.
@@silas2122ful Veja. Isso independente de certos presidentes, da letra B de bosta ou L de leviano. A humanidade escolheu a competição sem limites como seu modo de vida e o resultado, através de toda sua história é esse. Nessas condições, a tecnologia piora o quadro. Estamos em plena 3a guerra mundial e a maioria nem percebeu. Estão esperando anunciar no Facebook.
Eu passei em Irani - SC onde estão enterrados martires dessa guerra. E então veio uma emoção enorme como se os mortos estivessem ali clamando por justiça. E pensar que em 2022 o povo de Santa Catarina votou maciçamente num representante do latifundio e da grilagem para presidente, dos quais os opressores daquela epóca são ancestrais.
@@brasildox eu que te agradeço. Pra mim qualquer pessoa que traga assuntos relacionados a Guerra do Contestado eu fico muito feliz. Foi realmente uma guerra dos ricos contra os pobres. E da mesma forma como os pobres foram tratados naquele período a Josy da guerra foi escondida. Fala-se muito em Canudos, Farrapos e tantos outros, porém o Contestado foi escondido. Mais uma vez, obrigado e continue! 👏🏻
@@brasildox eu que te agradeço. Pra mim qualquer pessoa que traga assuntos relacionados a Guerra do Contestado eu fico muito feliz. Foi realmente uma guerra dos ricos contra os pobres. E da mesma forma como os pobres foram tratados naquele período a Josy da guerra foi escondida. Fala-se muito em Canudos, Farrapos e tantos outros, porém o Contestado foi escondido. Mais uma vez, obrigado e continue! 👏🏻
Ela não é desconhecida dos livros de história. O que acontece é que ,no centenário de Canudos, fizeram um filme sobre o tema. Além disso, temos o magnífico livro Os Sertões, de Euclides da Cunha, e o livro a Guerra do Fim do Mundo, de Vargas Lhosa. Isso acaba tornando Canudos mais evidente.
São muitas as páginas vergonhosas e incontáveis as histórias de infâmia e crueldade do exército brasileiro contra o seu próprio povo. E isso não é uma opinião, é a constatação de um fato histórico....
Execelente canal, muito informativo.Se puder posta algo sobre a chegada dos confederados norte americanos nas cidades de Americana e Santa Barbara D'Oeste, ambas no estado de Sao Paulo.Eu morei 7 anos na cidade de Columbia, no estado da Carolina do Sul,EUA e muitos daquele estado ao termino da guerra civil americana foram para o Brasil e "escolheram' estas cidades que mencionei e regiao, como local de residencia.Obrigado pelo canal elucidador.
Esse Percival Farqhar Tb explorou o Brasil fingindo que construiu a Ferrrovia Madeira Mamoré em Porto Velho Rondônia. Não era um empresário, não era um visionário... era só um ladrao: ora veja aqui roubava terras e madeiras e em Porto Velho, roubava o governo, pois não concluiu a obra conforme contrato
Os ecos dessa gerra ressoam até hoje, na regiao do contestado varias cidades são divididas entre Paraná e Santa Catarina como por ex. Mafra e Rio Negro ou então União da Vitória e Porto União que são divididas pela linha férrea de Farquat, a mesma cidade, o mesmo povo, duas prefeituras duas administrações diferentes. Uma chaga dessa guerra vergonhosa que ainda lastima a região.
Obrigado pelo vídeo. Muito bom. Sou do PR, com a familia originalmente de Minas e Bahia. Estudei um pouco do Contestado na escola. Mas preciso aprender mais. Este vídeo muito bom foi um empurrão pra isso Obrigado de novo.
Sou de palmas..minha e meus avós fugiram de videira pra palmad por causa dessa guerra..ja meu avo paterno Sebastião carneiro participou desta guerra era natural de calmon hoje estado de santa Catarina..mais naquele tempo era Paraná...
Na Argentina 🇦🇷 o exército 🪖 tambem foi utilizado em diferentes oportunidades para destruir lutas populares . Logo cada ditadura que lá teve foi sempre a favor das empresas estrangeiras . Nossa 🇦🇷🪖 aviação tambem estreiou contra o propio povo argentino , soltando bombas (na praza de maio lotada de cíveis) em 1955 .
Quem não aprende com a história está condenado a repeti-la.
Estou com um livro pronto para ser publicado. Anos pesquisando a Guerra do Contestado, seus personagens, mal entendidos (ou interesses), politicas e propagandas, aqui e no exterior.....vou disponibilizar nas plataformas digitais.
Me criei em Lages e ouvia quando era criança muitas histórias sobre o evento....cresci curioso!
A história verdadeira é bem diferente da oficial.....
Gostaria de adquirir um exemplar!
Mas como vc sabe que sua história ou melhor, seu livro conta Á Verdade se vc nem estava lá, só uma curiosidade minha.
@@rodrigoseidel691 Assim que publicar, te encaminho um exemplar de cortesia...não sabia que era tão demorado. Muitas revisões e mudanças....
@@gta5comguara822 Não tenho como saber. A pesquisa foi feita em livros, arquivos, depoimentos, histórias.....acho que nem se estivesse lá, a VERDADE estaria a salvo. Cada um tem sua verdade não é? Não tenho a pretensão de achar que a minha versão será a mais correta.....fiz por curiosidade.
Como se chama o livro?
Sou da região de Porto União SC e minha família sentiu na pele os efeitos dessa vergonha que foi a guerra do contestado, meu bisavô perdeu tudo o que tinha, só escapou com sua família, suas terras foram vendidas pros imigrantes e hoje os decendentes de europeus são donos de todas essas terras que foram roubadas as custas de muito sangue.
Oi @Sergio Godoy. Obrigada pelo relato. Eu fiquei bem chocada quando estudei mais a fundo a história da Guerra do Contestado, nem posso imaginar como deve ser para as famílias que viveram o processo.
@@brasildox m
M
Infelizmente, Sérgio! Muitas injustiças país a dentro!!!
Deveria ter uma reparação.
Os governantes não deram importância alguma aos habitantes, todos brasileiros.
Seria o mínimo ter uma indenização.
História contada com detalhes, desta grande injustiça com os pobres trabalhadores rurais!
Quanta covardia!
"Obrigado pelo vídeo"
Eu sou descendente do Mauel alves de assumpção, sou perseguido aqui no RS desde a escola. Malditos comunistas, a república sempre foi comunista porque os milicos do deodoro o eram, fingem ser de ''direita'' mas o brasil republicano já nasceu de esquerda e de roubos de pequenso proprietarios rurais.
Muito bem produzido esse excelente vídeo, com um texto bem elaborado, sustentado por boa pesquisa, e excelente locução, perfeita e articulada, na apresentação desse importante fato histórico quase nunca ou nunca falado nas escolas. Parabéns.
Que bom que você gostou! 😊 A Guerra do Contestado é uma história importante e na minha opinião pouco conhecida e divulgada e merece ser revisitada.
Homens de coragem que lutaram contra sistemas corruptos e gananciosos.
Nossos descendentes sabiam defender suas famílias bem como a liberdade.
Só que naquela época não havia STF
@@meliponarioesmeraldasalair4733 naquela época existia "coronelismo", praticamente era tudo na pólvora. Quem era de família abastada eram dominadores.
Ainda sabem. O neoliberalismo só nos desmobilizou por um tempinho
Eu passei em Irani - SC onde estão enterrados martires dessa guerra. E então veio uma emoção enorme como se os mortos estivessem ali clamando por justiça. E pensar que em 2022 o povo de Santa Catarina votou maciçamente num representante do latifundio e da grilagem para presidente, dos quais os opressores daquela epóca são ancestrais.
@@umfilhodedeustotalmenteama5522 não entendi o final: " dos quais os opressores daquela época são ancestrais" poderia explicar?
Um canal só sobre a História do Brasil? Glória a Deus! Continue contando nossa história. Obrigada e parabéns.
Obrigada pelo elogio @Estela Carrera Yamasaki .
Uma das muitas manchas na história deste país.
Dar terras e não os seus documentos e um problema que persiste até hoje! Isso e culpa dos governantes
Fui instalar sensores de solo para detecção de movimento no solo num sítio em Joaçaba no ano 2009.
Na escavação para colocação dos sensores achamos algumas armas e munições.
Estes achados foram levados para uma universidade em Florianópolis
Que interessante ! Obrigada por compartilhar conosco esta informação @Paulo Benedetti .
Muito bom só assim pra nós saber
Muito bom só assim pra nós saber
Nós brasileiros temos que valorizar nossa história,a história do nosso povo.!!!
Sou de Porto União e essa é uma história triste quê aconteceu pôr aqui e sempre como em todos ôs lugares quêm promevel essa atrocidades foram políticos corruptos com sede de poder e do exército quê deveria defender ô povo mais nunca faz ô seu papel
No Interior da minha cidade Natal, Mangueirinha, tem um olho De água que dizem ser onde São João Maria dormiu...
A lenda conta, que sempre onde ele ficava dormindo se criava uma fonte de água que nunca secava.
De fato, sempre teve secas, e lá era os raros locais onde a água jorrava com abundância...
Olá, @luciano rigon . Obrigada pelo depoimento. Sabes que durante as minhas pesquisas para escrever o roteiro deste vídeo eu li muitas histórias iguais a essa que você mencionou.
@@brasildox eu que agradeço a vc por manter nossa história viva
Belíssima mangueirinha,sou de Francisco Beltrão....hoje em.curitiba
@@reniluizgalvao que legal !
Em 1998, joguei os jogos Escolares, fase Regional em Francisco Beltrão... Nunca vou esquecer, pois era bem na copa do mundo, e chegamos a ver o jogo Brasil X Chile no refeitório do Colégio onde ficamos Alojados...
Teve uma final da Taça Sudoeste de Futsal, o time de Mangueirinha jogou contra Beltrão e foi campeão.. Fomos com 1 ônibus ver o jogo 😄😄
Muitas histórias naquela cidade...
Tem um filme sobre este episódio: Guerra dos pelados, de Silvio Bach. O filme foi produzido em Caçador. Conheci alguns extras que participaram da filmagem. Sou natural de Caçador e vivia lá na época da filmagem.
Boa lembrança, @Nelson Cortese . Já indicamos este filme aqui no canal.
Em Argentina temos fatos similares , o exército fuzilando trabalhadores ruclips.net/video/2DyQzgl7TBY/видео.htmlsi=GKpJCgwe5SJF6qbh
@@culturabuzios3000 VERDADE AVANT 🇧🇷🇧🇷
Muitos brasileiros não conhecem sua história,assim sendo pouco ou nada disperta o sentimento de patriotismo,uma lástima ! Parabéns pelo trabalho.
Muito bom buscar nossas histórias...nos atualiza com informações que não sabíamos.
Finalmente achei um canal sobre a História do Brasil com qualidade!
Sou remanescente da querra do contestado,minha família são de Santa Maria Rio Grande do Sul, meus pais ,chegaram a Sta catarina convocados por liderança de querras,em defesas das terras catarinenses ,na qual meu avô materno Gezuino macaneiro descendente de indio Quarani migrado do Paraquai pará o Brasil,caso se com minha avô materna
Obrigada pelo depoimento @Ondina Machado .
Que interessante, daria um bom livro !!!
Oi, sou pesquisador e produtor. Posso conversar com você?
Uma vergonha para os clãs políticos que hoje tem seus nomes nojentos homenageados e avenidas e praças, homenagens manchadas de sangue de inocentes que tiveram que lutar por suas terras. mataram mais de 15 mil pessoas por causa dos interesses de uma empresa ferroviária americana.
E infelizmente temos em Curitiba uma Avenida em homenagem a esse João Gualberto.
Que agora tá aí a ferrovia abandonada que não passa nenhum trem mais e na cidade de caçador a Maria fumaça largada na antiga estação de trem
Qye história essa
Pena que não é muito conhecido pelo Brasil
É pouco divulgada porque é muito suja na maneira como foi conduzida.
Excelente. Contaria também a contestação entre Brasil e Argentina pela região Oeste. Também que milenarmente viviam pessoas, indígenas, na anterioridade, jesuítas ocuparam os ervais até 1768.
Os caboclos, muitos eram descendentes de indígenas que sempre viveram na região
É a história mais sangrenta e triste para muitas famílias dessas regiões, meu bisavô materno conheceu um dos monjes que comandou a revolta dos colonos .
Eu concordo contigo: essa história é muito triste mesmo e mostra que aquelas pessoas não tinham nenhuma chance naquela disputa.
Quantidade de terras q tem....e muita gente sem ter onde morar...governos gananciosos...corrupção desde sempre é triste é revoltante.
Imagina a devastação que fizeram c as árvores, dizem que era um mar de araucárias derrubadas e vendidas, e quantas pessoas ficaram sem as terras que moravam, foi muito triste .
Muito bom este documentário, já li e vi outros sobre este assunto. O problema é que começa a embrulhar o estômago conforme os relatos acontecem.
Faz um documentário sobre o massacre do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, ocorrido em 1937, na região do Crato, Estado do Ceará...você está de parabéns pelos trabalhos que tens feito.
Sugestão anotada
Nossa quero muito.
Meu avô paterno nascido em 1911 contava muitas histórias desta época e acreditava que João Maria era santo(escutava as histórias dos seus parentes que participaram da guerra do contestado)
Meus avós de pai vieram da Ucrânia foram jogados na região de Porto União da Vitória e ajudaram muito no desenvolvimento do PR SC e o Brasil com seu sangue trabalho.
Sim eles vieram para aqui e foram utilizados pelo governo burgues , para ajudar as empresas americanas pegarem as terras dos caboclos ( ex escravos largados a sua sorte ) em fim , uma triste história
Sou ucraniano por parte de mãe e polaco por parte de pai...
Somos gratos pelo serviço prestados 😊
Sou do interior de Guarapuava PR..... até os anos 70 era comum entre os caboclos batizarem seus filhos nos Olhos d' Água da Região por onde teria passado João Maria.... fui batizado em um olho d' água do Distrito de Saudade Velha.
Sabes que eu já tinha lido algo sobre este fato? E te agradeço por compartilhar esta parte da tua história conosco.
Muito bom documentário. Excelente....
Que bom que gostou. Obrigada 😉.
Eu estive no local da Batalha Final de Rio das Antas, tem um monumento, fica na saída da cidadezinha.Senti um sentimento muito forte; Tive vontade de chorar 🥲🥲🥲
…fica em uma encruzilhada!
ALGO INESQUECÍVEL!
…até me pareceu que eu estive aí lutando!!
Obrigada pelo depoimento @Sérgio Ogliari . Deve ser mesmo bem perturbador estar neste locall.
Estive naquele local do Rio das Antas, onde todos os mortos na batalha foram lançados em um banhado. Há no local placa comemorativa, promovida pelo Município de Irani e a PM do Paraná. Seleram a reconciliação simbólica um século depois.
Essa batalha é considerada a única do conflito genuínamente como da guerra do Contestado. As demais envolveram questões da Ferrovia.
Eu passei em Irani - SC onde estão enterrados martires dessa guerra. E então veio uma emoção enorme como se os mortos estivessem ali clamando por justiça. E pensar que em 2022 o povo de Santa Catarina votou maciçamente num representante do latifundio e da grilagem para presidente, dos quais os opressores daquela epóca são ancestrais.
Sou de Canoinhas SC, nossa cidade foi palco dessa guerra, infelizmente na escola na minha època e até hj fala se muito pouco sobre essa guerra e oque nos contavam era que os rebeldes eram bandidos, com a internet hj rm dia podemos estudar melhor a historia e saber melhor a realidade que não o nos contaram la atrás.
Obrigada pelo depoimento @Giovani .
No final todos se tornaram bandidos e perderam a razão praticando roubos e assassinatos e coisas piores
@@matheusmoreiradossantos5133 Todos?
Catia parabéns. Ótima dicção, e contanto a história sem ideologizacões nem para lá nem para cá.
Fico feliz que tenha gostado do meu trabalho @Cláudio Max. Obrigada pelo comentário.
Uma das maiores injustiça que ocorreu no Sul do Brasil.
Orgulho de ser herdeiro do contestado
Uma enorme e dolorida mancha que se soma a outras duas manchas horrendas em nossa história ( e na história de nossos militares ) que foram o Massacre de Canudos e o Massacre do Caldeirão ( onde religiosos da comunidade criada pelo Beato José Lourenço no sertão do Ceará foram exterminados por aviões da Força Aérea que lançou dezenas de bombas sobre os religiosos que eram pessoas simples que buscavam refúgio contra a fome e a seca na comunidade solidária do beato ) ...
Período conturbado esse. Nunca ouvi sobre isso nas aulas de história. Fui tomar conhecimento que houve esta guerra quando por motivo de trabalho, fiquei alguns meses entre Rio Negro-PR e Mafra-SC. Muito esclarecedor seu vídeo. Parabéns.
Fico feliz que tenha gostado do nosso trabalho. Obrigada pelo comentário @Antonio G. F. Filho
A vergonha! A vergonha pelos atos e ações infames, não são parte de nossos currículos escolares. Deveria ser, assim, seria de conhecimento geral que lesou, quem foi lesado, que foi e ainda continua sendo beneficiado com decisões torpes (Governamentais) e quem foi prejudicado e continua sendo! Mais: além de prejudicados, ainda sofrem achincalhe por quem foi e é beneficiado com o produto da torpeza.
A vergonha! A vergonha pelos atos e ações infames, não são parte de nossos currículos escolares. Deveria ser, assim, seria de conhecimento geral que lesou, quem foi lesado, que foi e ainda continua sendo beneficiado com decisões torpes (Governamentais) e quem foi prejudicado e continua sendo! Mais: além de prejudicados, ainda sofrem achincalhe por quem foi e é beneficiado com o produto da torpeza.
Os massacres do exército são cuidadosamente ocultados do livros de história.
Os professores de história só falam sobre CheGuevara e o salário baixo.
Não vi isso nos livros, acho uma covardia ,emitir essa passagem da história.
Contente por ter conhecido e triste por saber que a capacidade humana pode chegar nos seus atos , para obter seus objetivos. Impossível tentar imaginar , o que os envolvidos passaram.
Parabéns pelo trabalho. Parabéns pela excelente narração. Obrigado.
Obrigada @vagner jose rodrigues vieira .
Sabe porquê nos livros de 25 anos pra ca nas universidades e escolas públicas e contado a história do pt e nao do brasil por isso que ninguém fala nada sobre a.verdadeira história do Brasil. Meu avô materno e paterno todos os dois foram soldados do exército brasileiro. Meu avô dinarte Ricardo ress.e outro avô Pedro dosato ambos contavam a história da guerra e choravam muito isso me marcou tenho orgulho de ser desendente de contestado aqui Pedro Luiz de Foz do Iguaçu
@@pedroluizreis497 Bom dia Sr Pedro, imagine um ônibus lotado dirigido por um cachaceiro, que consequentemente vai acabar em tragédia, e os passageiros vendo isso, e sem reação nenhuma. Esse é o quadro que vejo hoje. A política , por natureza, não é limpa nem transparente, e esse partido aí que o Sr mencionou, acabou de contribuir para o apodrecimento. Tenho dó dos que são crianças hoje e dos que virão. Só vão conhecer qualidade de vida e liberdade através de livros. Se é que eles permitirem uso de livros.
Desculpe o desabafo.
Eu passei em Irani - SC onde estão enterrados martires dessa guerra. E então veio uma emoção enorme como se os mortos estivessem ali clamando por justiça. E pensar que em 2022 o povo de Santa Catarina votou maciçamente num representante do latifundio e da grilagem para presidente, dos quais os opressores daquela epóca são ancestrais.
Li sobre essa história no livro, as veias abertas na América Latina! Parabéns pelo trabalho! Sou apaixonado por história!
Nós também amamos História ! Obrigada pelo comentário @Divanir Lima .
Sou decendente de um dos heróis da guerra do contestado, Amaro Cordeiro da Rocha, que salvou muitas pessoas na serra da esperança, lugar próximo de Lebon Régis, durante a invasão dos militares ele liderou um grupo de pessoas, e ajudou elas a fugir do local, além de alguns outros feitos, e hoje em dia tem uma rua em seu nome na cidade de Lebon Régis, a rua Amaro Cordeiro da Rocha e uma em nome de seu filho, Anibal Cordeiro da Rocha, inclusive no youtube tem um vídeo do neto do Amaro contando as histórias, se eu achar coloco nos comentários.
ruclips.net/video/pWKvnuGrCOU/видео.html link do vídeo pra quem tiver interesse
Documentário histórico muito bom. A guerra do Contestado tem muitos pontos em comum com a guerra de Canudos na Bahia.
Obrigada
Concordo. Mas em Canudos o líder Antonio Conselheiro tinha boa instrução, conhecimento do direito, experiência de vida e sólido conhecimento da doutrina católica o que permitiu organizar melhor o povo, e não descambar para delírios místicos, fantasias com virgens e outros erros perigosos. Mas nos dois casos é lamentável a brutalidade do exército contra o próprio povo do país, o abandono das populações pelos fazendeiros e pelo governo e o descaso do clero em dar assistência espiritual e religiosa aos mais pobres.
Sou formado em história e geografia. Sempre procurei introduzir nos meus planos de aula, para os alunos do ensino médio principalmente, essas informações preciosas. Essas pérolas de batalhas, lutas e revoluções internas são colocadas de lado. Acredito que o motivo é não despertar no povo brasileiro, o espírito de patriotismo.
A verdadeira função das forças armadas brasileira, lutar contra a população brasileira
Tenho essa mesma opinião.
Eu o que aconteceu também no meu pais🇦🇷
Eu passei em Irani - SC onde estão enterrados martires dessa guerra. E então veio uma emoção enorme como se os mortos estivessem ali clamando por justiça. E pensar que em 2022 o povo de Santa Catarina votou maciçamente num representante do latifundio e da grilagem para presidente, dos quais os opressores daquela epóca são ancestrais.
Contra os insanos .
Exatamente Valdir !
PARABENS, PELO ÓTIMO TRABALHAO Pfª Cátia! Só através do CONHECIMENTO o Povo deixa de ser 'massa' e passa a ser NAÇÃO ORGANIZADA!
Eu que agradeço pelo seu comentário @Jorge Silva. Obrigada.
Continua massa pq elegeram um ladráo presidente.
Parabéns pela narrativa dessa guerra, sou da região extremo oeste catarinense mas morei em Joaçaba e Herval do Oeste por alguns anos, onde tem.ate hoje a estrada de ferro, conheci o cemitério em Irani e alguns pontos dessa guerra e gostaria de pedir se possível um vídeo sobre o famoso assalto ao trem pagador que também aconteceu na região.
Agradeço pela postagem do vídeo . Essa parte da história do Brasil eu não conhecia. Muito bem explicado. Valeu
Obrigada pelo elogio @Elisabeth Lesquevisck
Muito boa história.
Sou da região de Irani Joaçaba e Piratuba tem vários cemiterios da guerra por lá.
Que bom que gostou @Erivelton Tubin .
Foi uma página triste para a história do Exército. treinando a aviação contra a população cabocla e sempre do lado da companhia americana Lamber e do lado dos coronéis locais.
Em outras palavras se venderam..
Canudos tmb é uma página negra, assim como os golpes de 1889 e 1964.
Mas aínda hoje o exército está contra o povo brasileiro e a favor dos "coronéis" edas multinacionais americanas é só ver o que o governo fez com a Petrobrás e a base de Alcântara
@@sergioschneider8946 Esse exército sempre teve um lado. Manifestantes cometendo crime em frentes dos quartéis e os generais passam a mão na cabecinha. Imaginee se fossem professores pedindo aumento, ja teriam sidos fuzilados. E se queimassem Brasília, o exército já teria dado um golpe sem hesitar um segundo.
A história do nosso exército é triste.
Percival Farquat também construiu a estrada de Ferro Madeira Mamoré ligando Porto Velho a Guajará-Mirim em RO.
Achei agora e não vou mais largar mais. Parabens pelo conteúdo maravilhoso q vc nos traz. Ganhou uma seguidora fiel . Ameiiiiii 👏👏👏👏👍👍👍❤️❤️❤️
Olá @Gilma Ranieri. Fico feliz que tenha gostado do meu trabalho e te agradeço pelo comentário. Estou preparando um novo vídeo sobre o tema "revolta da chibata" e em breve vou postar. Vamos falando. Abraço.
Conheco muitas historias do Brasil mas não conhecia a historia do contestado e muito interesante vou estuda la a fundo deixo aqui meus sentimentos pelos herois que perderam suas vidas em busca vitoria conseguida.
Sou nascido e criado em santa Catarina atualmente moro no Rio grande do Sul e não sabia de toda essa história alguns dos meus parentes contam que tínhamos parentes nessas guerras
Fico feliz que tenha gostado do meu trabalho. Seja bem-vindo !
Excelente conteúdo! Parabéns aos envolvidos!
Muito obrigada 😃
Professora, ouvi dizer que o povo da região, os caboclos, antes da guerra, viviam mais ou menos como era em Canudos; tinham suas lavouras e realizavam trocas de produto entre as famílias. Ouvi também que tinham uma cultura de que, na colheita, todos se reuniam. Há registros, mesmo q orais, sobre isso?
Oi. Quando eu estudei mais a fundo este assunto eu li algo parecido com o teu comentário, mas infelizmente eu já excluí os artigos científicos usados como fonte para este vídeo.
@ obrigado!!! Tem um livro de História do Paraná onde eu vi isso. Vou procurar a autoria e te mandar
Sou natural de caçador sc . Bom documentário. No museu do contestado tem acervo que retrata esses episódios da guerra...
Te agradecemos pela dica e pelo elogio @Gelson Tesser .
Algo importante que você deixou passar e que acho ser de suma importância, o que aconteceu com o Americano e suas empresas, já que ele tinha uma concessão de quase um século para exploração dos recursos, sendo que foi essa concessão o pivô desses acontecimentos.
Sim, tinha o direito de explirar 15 km de cada lado do leigo da ferrovia. Primeiro explorou a araucária que era abundante na êpoca. Os registros di,em que montou a maior serraria do mundo à epoca, serranfo 1000 m3 por dia. Depois foram negociadas as terras que firam ocupadas por imigrantes e colonos vindos especialmente do RS.
Olá @Luís Silva. Percival Farquar representava diversas empresas. Entre 1907 e 1912 perdeu 180 milhões de dólares de capital europeu e mais uma fortuna de capital próprio e dos seus sócios americanos, somando mais de 220 milhões de dólares. A última companhia de Farquhar foi fundada quando ele tinha 77 anos e morreu aos 89 anos quando se submeteu a uma cirurgia cerebral para amenizar os efeitos do Mal de Parkinson, doença que o obrigou a aposentar-se.
@@brasildox Muito obrigado, suas explicações foram muito úteis e complementam o seu vídeo. Penso que a justiça divina não se fez esperar, e esse sujeito começou a pagar já em vida seus inúmeros crimes.
@@luissilva209 que bom que as minhas palavras elucidaram a tua dúvida.
Meus tataravôs perderam amigos nessa guerra....
Orgulho de ser herdeiro do Contestado
Parabéns pelo conteúdo e qualidade do documentário 👏👏. Pernoitei em Treze Tílias em Janeiro de 2016, escutei a respeito da Guerra do Contestado. Procurei vasto material e encontrei, dentre outros no RUclips, este seu documentário. Curioso constatar que este tema não foi incluído na grade de ensino, quando fiz meu ginasial (anos 70). Um capítulo muito triste de nossa história, não devidamente contado !
Agradecemos o elogio @Plinio Barbosa . Ficamos felizes em compartilhar conhecimento.
Conheci o canal essa semana e fiquei apaixonada pela proposta de um canal dedicado a contar a história brasileira. Me sinto muito lisonjeada por saber que começaram o canal contando um acontecimento tão importante da história do estado de onde eu sou.
Oi. Que legal que você gostou. Sim ! Este foi o primeiro dc que eu fiz. Espero que tenha gostado e me desculpe qualquer coisa, era muito no início e tudo era muito novo. Abraço. Falamos...
@brasildox o trabalho está impecável!
Meu pai Lapeano ali da Lapa Pr... Benedito de Lara 🙌👏🇧🇷
Muito bom o canal! Narração perfeita, roteiro e edição perfeitos.
Obrigada pelo elogio @Ourivesrock
Gente estou passada com esse vídeo, eu gostaria que uma historia como essa fosse mais divulgada para que todos conhecesse as historias do nosso país, eu nunca entendi piraue o povo do sul não gostam do nordestinos, agora da pra ente der a vida toda sempre religião e politicas semore quer ter o poder sobre as pessoas, que historias fantasticas eu já enviei para todos meus co tatos para que mais gente conhessa a nossa historias, meu imenso agradecimento a todos que se dedicou a pesquisar todo esses fatos, muito obrigado
Agradecemos as suas palavras @maria aparecida santos aoki e também por compartilhar com seus contatos o nosso trabalho . Obrigada .
Eu acho que..Porto União tem um cemitério abandonado no meio do mato de alguns corpos dessa guerra... Quando eu tive em Porto União eu passei nessa área... não tenho certeza...só vc que é nativo para confirmar meu amigo.
Não existiam nordestino aqui nessa época. Sertanejo que dizer do sertão. E a palavra sertão, foi originada a partir dos registros de Euclides da Cunha, em seu livro " Os Sertões". Sertão vem do aumentativo da palavra deserto: DESERTÃO. E por outro lado, é chamado sertão todo lugar distante e que moram poucas pessoas. Muito mato. Lugar distante. O povo aqui do Sul não gosta de nordestino por não verem problema em praticar crime de xenofobia. Só pra responder ao comentário de @Maria Aparecida Santos Aoki
Aqui no sul do Brasil teve muitos conflitos desse... sul do Brasil..Paraná Santa Catarina e Rio Grande do sul teve muita guerra...isso que o povo do sul do Brasil também enfrentou a Argentina Uruguai sozinho... principalmente o povo do Rio Grande do sul.. Os gaúcho do RS e os Catarina Barriga verde tem muita história... abraço
Isso não tem nada haver com sentimento de sulista em relação aos nordestinos, sou sulista e nunca tive nada contra nordestino.
Meu bisavô era do Tenente do Exercito e morreu no Contestado. Não sei exatamente em que batalha, mas ainda preservo, como lembrança familiar a espada de Oficial que ele tinha. Foi uma guerra terrivel, mas antes que falem algo, ele cumpriu ordens e morreu com honra !
Toda honra e respeito ao seu bisavô.
Toda honra e desrespeito ao teu bisavô que deveria ser banal e ignóbil e fez um monte de maldade com o discurso de um covarde eu estava .... ordens
@@lucascanale9574 ali todos cometeram roubos e assassinatos e coisas piores, ninguém era vítima ou coitadinho, no final era só sobrevivência a qualquer custo
Sim, os militares só cumprem ordens. Não há espaço para algum tipo de questionamento se é o certo ou errado. Isso fica a cargo da história.
aos que responderam com ódio contra meu bisavô que só fez cumprir ordens e morreu pelo país (certo ou errado, não sei, não estava la, a historia hoje tem duas versões) ja denunciei no youtube...aguardem contato deles
Ótimo comentário,muito informativo pra quem estudou isso na infância.
Que grata recordação. Depois de 40 anos, ter lampejos e reflexos das aulas de história.
Observando, a narrativa dos tempos, parece que as personagens permanecem. A roupagem parece-me mais sofisticada como medidas de alfaiates. Pergunto: o poder constituído, os coronéis, o poder religioso e o povo, ao longo de cada era, não mantém o mesmo roteiro? Excetuando-se a forma sangrenta de embates explícitos mas, não menos desigual na relação humana, esse mesmo contexto de outras eras ( tanto anteriores, como pós) não são e serão similares?
Muito bom ter voltado no tempo.
Que bom que gostou @EJ Nascimento .
Não eram rebeldes mas sim o povo trabalhador 🇧🇷👁🤡👿☠🐐
Sou baiano, só fiquei sabendo deste conflito, quando morei em Osasco SP. Através de documentários esporádicos da TV Cultura, mas não diziam os motivos que levaram há ocorrer! Mas eu entendi por suposição pois não constava nós livros de história do Brasil, antes tinham brasileira caboclos morando na região e atualmente tinham colonos e seus descendentes, como sempre, está chaga chamado governo brasileiro, só favorece as companhias estrangeiras que molha a mão dos políticos que se vendem em benefício próprio é os cidadãos do país são deixados a própria capacidade em meio as dificuldades, ocorridos por expulsão de suas posses centenárias, sem a menor consideração apenas o direito de sair com vida e a roupa do corpo.
Verdade.
Parabéns pelo canal! Todos os documentários são muito bons!! Se não for ser abusado, gostaria de sugerir documentários sobre os seguintes temas: Canudos, Padre Cícero e Cangaço. Sucesso!!
Olá @Arthur Silva . Fico feliz que tenha gostado do conteúdo. Te agradeço pelo comentário e pelas sugestões. Obrigada.
Muito bom o documentário
Que vídeo maravilhoso. Professora, abra a opção de "membros", eu serei um deles certamente
Moro na região do contestado e já fui visitar o museu do contestado na cidade de Irani onde aconteceu uma das primeiras batalhas
Pelo que percebi dos acontecimentos, não teve nada a ver com os limites entre SC e PR, mas sim com os interesses estrangeiros no Brasil, o que acontece até hoje. Essa questão dos limites estaduais não tem a mínima relevância, visto que as reais motivações do conflito foram as desapropriações de terras de seus verdadeiros proprietários e a revolta desses.
Como aínda hoje é. França e China querendo tomar conta de tudo com aval de governadores e certo presidente "L".
@@silas2122ful Veja. Isso independente de certos presidentes, da letra B de bosta ou L de leviano. A humanidade escolheu a competição sem limites como seu modo de vida e o resultado, através de toda sua história é esse. Nessas condições, a tecnologia piora o quadro. Estamos em plena 3a guerra mundial e a maioria nem percebeu. Estão esperando anunciar no Facebook.
Exatamente, no discurso atual os estrangeiros estão """"preocupados""" com a amazônia, querem """""cuidar""""" da floresta pra nós...kkkkkk
Eu passei em Irani - SC onde estão enterrados martires dessa guerra. E então veio uma emoção enorme como se os mortos estivessem ali clamando por justiça. E pensar que em 2022 o povo de Santa Catarina votou maciçamente num representante do latifundio e da grilagem para presidente, dos quais os opressores daquela epóca são ancestrais.
@@umfilhodedeustotalmenteama5522 poupe-nos das besteiras que tu escreveu. Não misture coisas que nada têm a ver.
Essa guerra foi maior que a de Canudos, porém foi esquecida e escondida dos livros de história. Excelente iniciativa!!
Obrigada @Athos Bet .
@@brasildox eu que te agradeço. Pra mim qualquer pessoa que traga assuntos relacionados a Guerra do Contestado eu fico muito feliz. Foi realmente uma guerra dos ricos contra os pobres. E da mesma forma como os pobres foram tratados naquele período a Josy da guerra foi escondida. Fala-se muito em Canudos, Farrapos e tantos outros, porém o Contestado foi escondido. Mais uma vez, obrigado e continue! 👏🏻
@@brasildox eu que te agradeço. Pra mim qualquer pessoa que traga assuntos relacionados a Guerra do Contestado eu fico muito feliz. Foi realmente uma guerra dos ricos contra os pobres. E da mesma forma como os pobres foram tratados naquele período a Josy da guerra foi escondida. Fala-se muito em Canudos, Farrapos e tantos outros, porém o Contestado foi escondido. Mais uma vez, obrigado e continue! 👏🏻
Ela não é desconhecida dos livros de história. O que acontece é que ,no centenário de Canudos, fizeram um filme sobre o tema. Além disso, temos o magnífico livro Os Sertões, de Euclides da Cunha, e o livro a Guerra do Fim do Mundo, de Vargas Lhosa. Isso acaba tornando Canudos mais evidente.
Sem passado como vamos montar o quebra -cabeça, amo história e é o que precisamos.
Obrigado pelo canal e pela matéria espetacular
Devemos conhecer melhor nossa história
Esta e a Historia oculta do Brasil srm patria eu nao conhicia estes fatos obrigada
Que bom que gostou @Dilma Benevides Freitas Freitas
Parabéns, Professora. Excelente trabalho!
Muito obrigada 😃@Jean Bahia
Importante citar a presença de Percival Farqhuar na construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré em Rondônia.
E uma viagem no tempo muito ooooooooooooo importante parabéns
Obrigada pelo elogio @Rui Laurentino
Muito bom o conteúdo, nunca iria pensar que ouve uma guerra entre Paraná e Santa Catarina.
Que bom que gostou HUEHUE br .
São muitas as páginas vergonhosas e incontáveis as histórias de infâmia e crueldade do exército brasileiro contra o seu próprio povo. E isso não é uma opinião, é a constatação de um fato histórico....
Olá Brasildox !!
Achei vc enqto assistia o saudoso Rolando Boldrin e seus casos.
Parabéns pela iniciativa.
Saudosíssimo Rolando Boldrin que vai fazer muita falta para a gente.
Que bom que vc nos encontrou. Seja bem-vindo @Claudio Santos
Muito boa apresentação com detalhes do fato ocorrido da guerra do Contestado. Parabéns.
Obrigada @Eleni Noal .
Muito legal a sua estória.
Execelente canal, muito informativo.Se puder posta algo sobre a chegada dos confederados norte americanos nas cidades de Americana e Santa Barbara D'Oeste, ambas no estado de Sao Paulo.Eu morei 7 anos na cidade de Columbia, no estado da Carolina do Sul,EUA e muitos daquele estado ao termino da guerra civil americana foram para o Brasil e "escolheram' estas cidades que mencionei e regiao, como local de residencia.Obrigado pelo canal elucidador.
Esse Percival Farqhar Tb explorou o Brasil fingindo que construiu a Ferrrovia Madeira Mamoré em Porto Velho Rondônia. Não era um empresário, não era um visionário... era só um ladrao: ora veja aqui roubava terras e madeiras e em Porto Velho, roubava o governo, pois não concluiu a obra conforme contrato
Os ecos dessa gerra ressoam até hoje, na regiao do contestado varias cidades são divididas entre Paraná e Santa Catarina como por ex. Mafra e Rio Negro ou então União da Vitória e Porto União que são divididas pela linha férrea de Farquat, a mesma cidade, o mesmo povo, duas prefeituras duas administrações diferentes. Uma chaga dessa guerra vergonhosa que ainda lastima a região.
*Parabéns pelo canal ... vida longa e próspera ... precisamos saber mais sobre a nossa história*
Muito bom parabéns pelo canal. Ótimo pra estudos.
Muito obrigada 😊
Obrigado pelo vídeo.
Muito bom.
Sou do PR, com a familia originalmente de Minas e Bahia.
Estudei um pouco do Contestado na escola. Mas preciso aprender mais. Este vídeo muito bom foi um empurrão pra isso
Obrigado de novo.
Que bom que gostou @Kori . Bons estudos!
Sou de palmas..minha e meus avós fugiram de videira pra palmad por causa dessa guerra..ja meu avo paterno Sebastião carneiro participou desta guerra era natural de calmon hoje estado de santa Catarina..mais naquele tempo era Paraná...
@@Joaosilva-ui8it oi 👋. Te agradeço por compartilhar a tua história conosco.
Obrigada 😊
Parabéns pelo documentário, e parabéns pelo canal abraços.
Muito obrigada @Francisco dos Santos
Muito bom massa
Fala sobre is conflitos de Juazeiro do Norte Ceará ❤️😊
Documentário muito bom 👏👏 já vou seguir a página 👏👏👏
Muito obrigada 😁.
EXCELENTE DOCUMENTÁRIO.
Obrigada @Luiz Carlos Ferreira ferreira
Obrigado por compartilhar um pouco mais desta região,infelizmente muitas pessoas morreram ao passo q o governo brasileiro poderia ter evitado isso...
Belíssima história em forma de documentário
Obrigada @Rafael Germano .
Parabéns pelo vídeo e documentário, muito bem explicado. Estou aprendendo mais em seus vídeos que nas aulas de história no tempo de escola. Obrigado!
Ficamos felizes que estejas gostando e acompanhando o nosso trabalho @Adilton .
Antes da disputa do Contestado, havia a Questão de Palmas, entre o Brasil e Argentina, na disputa da Oeste de Santa Catarina.
Deus Salve obrigado
parabéns muito didático e bem compreensível.
Obrigada @EDU .
Na Argentina 🇦🇷 o exército 🪖 tambem foi utilizado em diferentes oportunidades para destruir lutas populares . Logo cada ditadura que lá teve foi sempre a favor das empresas estrangeiras .
Nossa 🇦🇷🪖 aviação tambem estreiou contra o propio povo argentino , soltando bombas (na praza de maio lotada de cíveis) em 1955 .
Excelente comentário.