Meu querido, gostaria muito que vc falasse da guerra do contestado na Região do Amapá com a Guiana francesa, o Herói Cabrauzinho, que gritou em defesa do Amapá: eu mato ou morro! Ou será que foi: ou cago no Mato ou no morro?
Olá Peninha, como vai? Excelente vídeo, tua intenção foi bela por trazer o assunto Guerra do Contestado. Com certeza cabe mais vídeos sobre o assunto. Explicar melhor sobre a palavra Jagunço...Esses Jagunços não eram os sertanejos que viviam nas encostas por onde passou a malha ferroviária. Por décadas erroneamente foi passado para as gerações dessa região do Contestado. Jagunços eram os pistoleiros contratados pelo governo, policia militar e fazendeiros para vir na frente amedrontando aqueles que resistiam a sair de suas terras. Muitos operários da empresa contratada, ao desligarem da empresa, entravam nesses bandos para viver de recompensa expulsando e matando os caboclos(filhos do negro com o índio). Gostaria que você conversasse com o Professor Nilson César Fraga da Universidade do PR. Uma das pessoas mais gabaritadas no resgate da história do Contestado. Um tempo atrás a elite de SC aliada com políticos, tiveram a brilhante ideia de quererem trocar o nome da Vale do Contestado por Vale Europeu...Isso só vem a comprovar que para esses sem cultura nenhuma e muitos empresários que olham para essa região com olhos pensando em tirar vantagem que, pra uma elite do estado o Massacre do Contestado tem que ficar apagado. Não vai apagar nunca, esta bem vivo.
Sou descendente de um dos revoltos do contestado, sou da cidade de canoinhas /Sc onde foi a cede geral da lumber, sei muito sobre a história dessa guerra, mas coisa que mais me orgulha era o valentia e a garra dos verdadeiros brasileiro aqui ali lutaram para defender suas casas e a floresta de araucária milenar de onde tiravam o seus sustento. Lembrando que os nativos lutavam com espadas feitas de imbuia ( imbuia é uma árvore e a sua madeira é muito dura e muito resistente) contra 80 % de todo exercício “brasileiro “ e mesmo assim os nativos resistiram por cerca de 10 anos. Os nativos usavam esse facão de imbuia todos os dias para abrir o mato e tinham uma abilidade enorme com isso então eram poucos soldados que conseguiam vence los numa briga de espadas. Meu bisavô foi um dos sobreviventes dessa guerra e eu cresci ouvindo minha avó contando sobre sua coragem e garra e sobre todos que lutaram na guerra.
Muito bom saber que há descendentes vivos diante desse conflito cruel. Tudo de bom pra vcs e mantenha a História dos seus antepassados assim como vc, viva! Seguimos resistência!
Carra, essa é uma guerra que vale muito ser relembrada, pois dá para perceber uma tendência de que ela caia no esquecimento. Nota-se que há pouca informação divulgada sobre ela. O Contestado trouxe consequências terríveis para a região, uma verdadeira carnificina. Muito se fala que foi em nome do progresso, mas pouco se esclarece ao progresso de quem. Triste, muito triste, um devastador capítulo da história de nossa região.
Progresso houve a custa de muito sangue. Os EUA fizeram reforma agrária logo no início. Entretanto, nosso governo sempre prefere matar seus habitantes a garantir-lhes direitos.
@@marciof.camillo2028 que progresso foi esse? Tentar expulsar pessoas de suas terras sem nada de remuneração, depois fazer uma guerra contra elas e ganhar com brutalidade e depois a porcaria da Brazil Railway Company faliu.
Moro na região contestada. A cidade que vivo se chama Uniao da Vitória PR. Essa se chamava Porto União da Vitória, no final do conflito foi dividida ao meio e hoje faz fronteira com Porto União SC. Vale lembrar que a guerra nunca foi entre os dois Estados e que se chama guerra do contestado por ter sido travada encima da área contestada. A guerra na verdade foi um massacre do exército nacional armado com metralhadoras e aviões (eram 2 um caiu e outro pegou fogo dentro do trem que o trazia) contra uma população miserável armada com espadas improvisadas de madeira.
Em Porto União tem também uma réplica de dos aviões próximo ao batalhão. Ainda tem fontes de água na cidade que dizem que foram o João Maria que encontrou.
Sou graduando em Geografia pela UEL, e o Nilson César Fraga é meu professor, autor de Contestado em guerra - 100 anos de massacre insepulto do Brasil 1912-2012. Baita professor bom, tem a carreira toda dedicada ao contestado. Muito bom a sua Aula, Eduardo! Obrigado!
Parabéns pelo vídeo! Vivo nessa região contestada na divisa entre os estados de SC e PR, e mesmo aqui essa Guerra é pouco comentada pelas pessoas, falta conhecimento sobre ela e, ainda, colocam os famosos "panos quentes" sobre a verdadeira história dos grandes coronéis aqui. O que poucos sabem é que mesmo após o fim da Guerra (assinado) os jagunços continuaram sendo perseguidos e mortos pelos coronéis da região. Muitos roçaram quilômetros para construção da estrada de ferro, quando chegaram no fim não receberam o pagamento, e eram mais pessoas se juntando ao movimento. O monge ainda é uma figura que influencia as crenças da região, existem vários "pocinhos de São João Maria" que foram abençoados, onde as pessoas podem batizar as crianças ou pegar daquela água. Existem simpatias locais ligadas a ele, e muitas histórias de locais onde ele passou que nunca vão "pegar enchente", ou seja, as pessoas ainda tem fé no Monge, e isso gera várias histórias e lendas na nossa cultura. Tenho a ousadia de dizer que esse conflito reflete nos dias atuais na situação econômica dessa região que era a contestada, o cenário aqui ainda é diferente de outras partes do estado, são regiões menos desenvolvidas, com menos oportunidades de emprego, grandes proprietários de terras, violência, entre tantos problemas... Parabéns novamente por mostrar mais sobre essa guerra tão importante para nossa região!
Depois de 1 ano achei seu comentário e concordo com tudo que escreveu. Sou da região tbm, onde sempre prevaleceu a posse de grandes propriedades e decisões políticas tomadas pela influencia e interesse desses fazendeiros.
Parabéns pelo comentário , sou da região do contestado também , muito pouco se fala , sobre a carnificina que os coronéis fizeram após a guerra , minha avó contava que se fosse pego falando em jagunço ( pelado , ou monge) era degolado na frente da família, isso quando não matavam a família toda e ainda matavam os corvos para que os corpos ficassem ali para exemplo de que quisesse se rebelar. até hoje tenho um quadro de João Maria de Jesus, que era de minha avó...perto onde era a casa de minha avó tem um quadrado santo que ele fez , e por incrível que pareça a água jamais seca , pode ser o tempo ou a seca que for
Eu sou de caçador - SC, cidade onde fica localizado o museu do contestado, aqui desde o primário e tbm na universidade aprendemos sobre a guerra do contestado ! Até hoje só vi você abordar esse assunto de forma tão detalhada ! Obrigado Peninha, por não deixar nossa história ser esquecida.
tava procurando quem era da região kkkkk sou de videira, vim morar pra cá ano passado, antes era de caçador laa do berguer é sempre bom relembrar a historia regional
no colégio (decada de 70) os professores NUNCA abordaram as revoltas no Brasil (por que será?rsrs). Muito prazeroso conhecer nossa história, muito rica.
Li muitos artigos, livros e tive a honra de conhecer o historiador Vicente Teles, profundo conhecedor do assunto, residente em Irani-SC, cidade considerada berço do contestado, onde houve o primeiro conflito que levou as mortes de João Gualberto, oficial das forças do Paraná e José Maria, líder messiânico dos sertanejos. E indiferente de qual guerra ou revolução que foi maior, devemos entender que na maioria se houve um massacre. Mas, devemos se conscientizar que houve heróis dos dois lados, pois o exército cumpria ordens e muitas vezes, restabeleceram a ordem em tempos difíceis de guerras onde não se existem leis, havendo saques, estupros, homicídios de civis pelos próprios revoltosos. O fato é, nenhuma guerra traz coisas boas. Traz morte, dor e sofrimento para ambos os lados.
moro em Três Barras aonde foi palco da Guerra do Contestado, onde não houve grandes embates, mas se apresenta como ponto estratégico para contar essa história. No final do século XIX, instalou-se no município a empresa norte-americana Southern Brazil Lumber e Colonization Company que foi a maior serraria da América Latina.
@Marlon Pereira depois de 2 anos achei seu comentário. Perfeito! Sou casada com um bisneto do Joao Gualberto e quase sempre ele e retratado como arrogante e que de certa forma matou um "santo". Sabemos que não foi bem assim. O Joao Gualberto era um estudioso. Era engenheiro, matemático e astrônomo. Deixou 6 filhos pequenos órfãos. Era oficial de gabinete e não tinha experiencia militar. Foi enviado praticamente para a morte com 200 homens contra 3.000 caboclos. E ja historiadores dizer que foi ele que pediu essa quantidade de homens e disse que bastavam. Era candidato a prefeito de Curitiba e isso desagradou quem o enviou. E ser transformado em heroi foi um premio de consolo ja que a familia nem o salário dele recebia. Eram filhos pequenos e a viuva viveu por causa da ajuda da população que tinha dinheiro na época. Estavam ajudando a familia de um herói. Nem tudo e como se contam. E muito fácil defender o pobre e oprimido, mas lembrar que faltava ordem e existiam saques, estupros e nem os revoltosos se entendiam e um mero detalhe para alguns. Enfim, obrigada por esse comentário precioso.
Faltou falar da mudança da fronteira sul do Paraná. A própria cidade de União Vitória (PR) hoje tem uma linha de trem que a separa de Porto União (SC).
Que triste: Sou paranaense, moro a menos de 300 km da região e só ouvi falar dessa guerra numa revista de história, quando já tinha mais de 20 anos. Na escola, nunca ouvi falar, talvez por que tenha feito meu ensino fundamental na época do governo militar, será? Parabéns pelo vídeo e pela inserção da graúna no início!
@@ep6713 Oi! hehe, expliquei mal: não é vergonha de ser paranaense, disso tenho muito orgulho! Vergonha de não conhecer a história de minha própria região, nem mesmo ter visitado o local. Mas vou tirar esse atraso! P.S. Nasci em SP, mas fui criado nessa terra maravilhosa, de gente muuuito boa!
@@MatematicaTel Eu já iria implicar kkkkkkk realmente, se a gente já tem um baita orgulho de ser paranaense, imagina se a gente fosse ensinado sobre a história de nosso próprio Estado. Ficamos horas desenhando desenhos toscos na Aula de Artes, mas nem 5 min de estudos sobre a história de nosso próprio Estado
@@fabricioj6744 Até editei meu comentário, eu tinha colocado mal o inicio. Eu nem nasci no Paraná, mas fui criado desde muito novo aqui, nessa terra de gente boa e hospitaleira, por isso me considero paranaense. E sim, o ensino de história precisa mudar. Ainda bem que tem canais como este, hehehehe
Rapaz, na minha cidade natal, Mangueirinha sudoeste do Paraná tem uma gruta do João Maria na Beira da rodovia, eu nunca imaginei que ele tinha haver com a guerra do Contestado.... Que aula!!! Só sabia que ele era um curandeiro, considerado pelos mais Antigos como Santo da região
O avião caiu proximo onde hoje é General Carneiro PR, e vi o monumento sem querer quando estava a trabalho numa estrada de terra no interior de lá. Sou do Oeste de SC, e aqui temos o cemitério e monumento do contestado em Irani, e o museu do contestado em Caçador, que valem a pena ser visitados pra entendermos melhor nossa história regional
Acredito que vc esteja enganado qto ao local da queda do avião. A região contestada ficava em SC, nada no Paraná, e o avião caiu no local do conflito onde fazia o reconhecimento da movimentação dos caboclos. Haviam forças paranaense pois o Paraná se julgava dono dessas terras.
@@edisonortiga3657 Se julgava dono não... Nós vivíamos naquelas terras. lembre-se que os campeiros curitibanos fundaram o oeste e serra de sta.catarina. Vide a cidade de curitibanos, por exemplo.
Tchê, apesar de tu ser gremista, comprei os teus livros (Box Coleção Brasilis). Brincadeiras à parte, teus vídeos são sensacionais. Conhecimento, humor, tudo no tom correto.
Que show de explicação professor! Sou um coroa, paulistano que mora no sul e está sempre transitando pela região do contestado, por mais que os "europeus" daqui não saibam e nem queiram saber? Eu me interesso muito, obrigado pelo serviço a nossa sociedade
Caramba! Qtas coisas q os brasileiros não se deu conta q já aconteceram em nosso país e não valorizam. Por essas e por outras votamos errados pq repetimos os mesmos erros por não nos interessarmos pelo passado desse continente chamado Brasil! Parabéns pelo vídeo e pela forma com q passa a história! =D Com certeza se meus professores de História fossem mais bem humorados nas aulas certamente teria sido divertido e despertado maior interesse por essa disciplina. Like like, likeeeee!
Fico contente de indicar como fonte o prof. Nilson César Fraga. Ele pesquisa e ensina sobre o Contestado há muitos anos, é um dos poucos pesquisadores que procura manter viva essa história que mesmo aqui no Sul mal se ouve falar, mas que deixou marcas profundas naquela região e na história de todo o Brasil.
Maria da Rosa, ou Rosinha viveu até longa idade na cidade de Palmas - PR. Morreu a pouco tempo atrás com vários descendentes e era pouco conhecida na cidade por sua história, apenas alguns dos mais antigos (incluindo minha avó) sabiam quem era aquela senhora ranzinza que diziam ter mais de 1 século de vida.
Tanta história que nunca ouvir falar na escola. Não acredito que faltei a tantas aulas. Parabéns.
7 лет назад+36
Nasci no Oeste catarinense. Essa histórica, que acabou sendo cimentada com o tempo nos faz pensar como seria essa região se o resultado da guerra/ocupação fosse outro
sou do oeste catarinense, e meu pai me contava sobre meu bisavó, que tinha lutado ao lado do jagunços, que queriam a volta do imperio, bem que poderiam ser um personagem regional, assim como os cangaceiros, os gauchos, e os sertanejos.
@@emanoeldias5614 O MAIORES LUTADORES CONTRA A REPÚBLICA FOI EM CANUDOS, NÃO TEM IGUAL, JÁ CANGACEIROS FORAM UMA ESCÓRIA, ESTUPRAVAM É MATAVAM, SEM NENHUMA IDEOLOGIA POLÍTICA, JÁ OS OUTROS NÃO FALO PQ NÃO SOU DESSAS REGIÕES NÃO TENDO CARTA BRANCA PARA FALAR SOBRE O ASSUNTO.
@@capitaolampiao9534 sou do rio t grande do sul e a revolução farroupilha foram apenas fazendeiros ricaços de birra com o império q estavam querendo ganhar dinheiro e brigar em cima de escravizadas (visto que foram eles q lutaram a guerra)
Moro no Oeste. Quase nada é falado, contado. Esse país vive as "agruras (que coincidência esse termo para com os acontecimentos do Brasil)" de forma intensa e esquece sua história. Parabéns pelo canal!!! Muito **da!
Ótimo vídeo Peninha! Sugeri esse tema em um comentário que fiz em um de seus vídeos!! Muito bom vê-lo retratado nas suas palavras! Percebo que no Brasil não se da a devida importância histórica que o tema merece. Sou do Oeste de Santa Catarina e sempre busquei informações sobre o assunto. Ainda por volta de 1902 Santa Catarina moveu uma ação contra o Paraná no STF para definir a divisa dos Estados, cujos limites somente foram acordados após o conflito. Depois da guerra, também foram criados importantes municípios, hoje pólos regionais. Os reflexos da guerra do contestado perduram até hoje. Grande abraço!
Parabéns pelo vídeo. Seus materiais são bem feitos e possuem muito impacto. Sugiro umas pequenas observações: a denominação "Quadro Santo" (e não "quadrado santo") foi usada a partir do segundo povoado de Taquaruçu (em dezembro de 1913, quando José Maria já estava morto). Os trabalhos na construção da estrada de ferro foram realizados entre 1908 e 1910, concluindo o ramal entre Marcelino Ramos e União da Vitória, antes de 1906 este trecho não tinha sido trabalhado (isto foi estudado por Márcia Espig (Personagens do Contestado: os turmeiros da EFSPRG, Ed. UFPel, 2008). O monge João Maria é um personagem à parte, pois ele passou pelo território antes e depois da Guerra do Contestado. O primeiro João Maria (Giovani Maria Agostinho, o italiano) circulou pelo Brasil entre 1844 e 1853 (depois morreu nos EUA, sua trajetória foi estudada por Alexandre Karsburg (O Eremita das Américas. Ed. UFSM, 2015). Há outro João Maria que passa pelo território na época da Guerra Federalista (1893-95), havendo relatos deste indivíduo pelo padre Rogério Neuhaus, de Lages e pelo médico Ângelo Dourado, um maragato que acompanhou a coluna de Gumercindo Saraiva. Há aparições de João Maria depois da Guerra do Contestado (no Movimento dos Monges Barbudos, de Soledade, RS, entre 1935-37) e outros. É claro que não se trata do mesmo indivíduo. Há muitos indivíduos que assumiram a identidade de João Maria. A antropóloga Tânia Welter entrevistou pessoas que ainda hoje possuem "contato" com o monge.
Sou de Canoinhas SC a cidade que mais esteve presente na guerra (pois era uma das áreas de guerra) e aqui a gente tem muitos resquícios da guerra e memórias da guerra
Que vídeo maravilhoso! Conheci o canal por causa de uma questão do Enem de 2010 que fala sobre essa guerra e eu nunca nem tinha ouvido falar antes... Muito incrível sua explicação, já me inscrevi no canal!!
Meu avô. João Custodio de Oliveira lutou nessa guerra infeliz Ele nasceu em Canguçu no RS em 1888 e faleceu em 1969 sendo eu da idade de 6 anos porem meu saudoso Pai me contava a historia do sofrimento desse velho guerreiro que nao se conformava com o fato de Brasileiros combaterem Brasileiros para favorecer imigrantes alemães e Ucranianos porem essa e nossa historia tragica onde quem vem de fora tem mais valor que o propio povo Brasileiro
Muito Bom. Se isso fosse ensinado nas escolas públicas talvez, TALVEZ (enfase no talvez imitando o Eduardo) a população seria mais consciente do país que vive e escolheria melhor seus representantes.
Sou professor de História, nascido e criado na região do Contestado. Nas escolas que atuo, faço questão de incluir no currículo este momento importantíssimo da República Velha e que, infelizmente, é esquecida nas demais regiões do país. Inclusive, dos livros didáticos que já tive a oportunidade de folhear, encontrei meia página de informações soltas sobre o fato. Uma pena!
Não pertenciam a ninguém ,estavam sendo contestadas,e o território de Santa Catarina ainda é bem menor que o Paraná atualmente,se o Paraná tivesse ficado com tudo ,Santa Catarina seria a metade do que é hoje,a divisão foi justa e usaram o Rio iguaçu como limite ,abaixo ficou com Santa Catarina e acima com o Paraná,,na época era um mundaréu de terra e mesmo assim acabaram com os pobres dos camponeses,negando-lhes a o direito a sobrevivência ,uma vergonha.....
@@eugeniopinto802 Então meu piá, sim pertencia. Tem mapa geográfico oficial da época que mostra que a região fazia parte do PR. Até recentemente encontraram um apartamento aqui em CTBA, com uma pintura original da epoca que mostra que a região fazia parte do PR (Embora o governo de SC investia mais).
recomendo a leitura do livor Messianismo e Conflito Social Maurício Vinhas de Queiroz. Relata a guerra com relatos dos participes da guerra. A revolta ocorreu entre o planalto norte (tres Barras, Canoinhas catarinense indo até o meio oeste e a serra catarinense (Lages até Caçador)
Você pode deixar os seus pedidos lá no nosso grupo e votar nas sugestão que já estão na enquete. Fica mais fácil pra gente monitorar os vídeos mais pedidos. bit.ly/GrupoBuenas Abraço!
Olha que bacana somos quase vizinhos kkk sou de Zortea SC,pior que é verdade poucos sabem a história do contestado, infelizmente nossa história está esquecida.
Você pode deixar os seus pedidos lá no nosso grupo e votar nas sugestão que já estão na enquete. Fica mais fácil pra gente monitorar os vídeos mais pedidos. bit.ly/GrupoBuenas Abraço!
Você pode deixar os seus pedidos lá no nosso grupo e votar nas sugestão que já estão na enquete. Fica mais fácil pra gente monitorar os vídeos mais pedidos. bit.ly/GrupoBuenas Abraço!
Léon conservateur und monarchistisch: Se tudo fosse mil maravilhas não haveria motivo para recordações e comemorações, “quindi” não teríamos história...
Léon conservateur und monarchistisch: eles apenas expõem os fatos. Eu acho que, o que você não gosta, é do fato deles não defenderem um mundo cor de rosa. Mas, expor sem um viés romântico a realidade histórica. O que incomoda muita gente.
Você pode deixar os seus pedidos lá no nosso grupo e votar nas sugestão que já estão na enquete. Fica mais fácil pra gente monitorar os vídeos mais pedidos. bit.ly/GrupoBuenas Abraço!
O Brasil foi e sempre será assim, um país colônia governado pelo interesse próprio de algumas juntas de canalhas, corruptos e mafiosos, começando pelo governo federal, passando para os governos estaduais e acabando nas prefeituras. Estes todos entregam o país ao interesse internacional todos os dias, assim como entregaram naquela época e a história destas terras vai se repetindo, com a pequena diferença de que o povo naquela época tentava resistir.
A tragédia é que ou vendemos o país aos USA ora aos comunas. Deviamos ser autodirigidos. Somos riquissimos, nao precisamos de paises sanguessugas. Mas nossos politicos nos vendem, hora a uns, hora a outros.
Alguém disse que a história se repete como farsa ou como tragédia, no caso do Brasil ambas as coisas, desde sempre o povo pobre é massacrada, os líderes perseguidos e a riqueza repartida com os oligarcas. Qualquer semelhança com os dias correntes não é mera coincidência.
Um líder lunático e mentiroso levando legiões de ignorantes a morte e ao sofrimento na ilegalidade usando discurso cheio de falácias e fundamentalismos, exigindo um regime para que ele mesmo seja o Rei absoluto. Realmente a história se repete. Se fosse preso e não morto o povo gritaria por JOÃO MARIA LIVRE.
Você pode deixar os seus pedidos no nosso grupo no Facebook bit.ly/GrupoBuenas Fica mais fácil pra gente conseguir monitorar os vídeos mais pedidos. Abraço!
Herdeiro do contestado é o povo paranaense! Ainda recuperaremos nosso território, todo o território que foi de nós tomado! O Vale do Ribeira, a região do Itararé paulista e principalmente, o contestado!
Nasci e moro no Velho Oeste Catarinense Sem dúvidas é o melhor lugar pra se viver no mundo. Mas amo SC esse é o meu país. Faz um video falando da República Juliana. Um abraço irmão do Rio Grande
Que bom que gostou. Você pode deixar os seus pedidos lá no nosso grupo e votar nas sugestão que já estão na enquete. Fica mais fácil pra gente monitorar os vídeos mais pedidos. bit.ly/GrupoBuenas Abraço!
Que bom que está gostando do canal. Você pode deixar os seus pedidos lá no nosso grupo e votar nas sugestão que já estão na enquete. Fica mais fácil pra gente monitorar os vídeos mais pedidos. bit.ly/GrupoBuenas Abraço!
Não era uma disputa armada entre os dois estados, só depois da revolta os dois estados fizeram o acordo demarcando os, tanto SC, PR mandaram militares p combater os revoltosos, mas as tropas federais eram as mais fortes e que fizeram mais atrocidades, principalmente um regimento que foi de Santa Maria RS p lá e foi decisivo no fim da guerra
Belo vídeo Peninha!!!! Mas vem cá, tchê. Me diz uma coisa, eu achei que era havia sido o primeiro uso militar de aviões no mundo todo, e não só no Brasil...
Até os militares, em 1965, propuseram o Estatuto da Terra, um projeto de lei para pelo menos amenizar a situação no campo (vendo que as reformas de base do Jango jamais chegariam) e evitar que surgisse algum tipo de revolta e revolução de lá (especialmente no norte de Minas e nordeste as coisas eram bem quentes na época do golpe), quando a proposta chegou no senado e na câmara os próprios parlamentares deram uma pincelada bonita no projeto, diminuindo muito ainda mesmo a proporção da reforma que os próprios militares, contraintuitivamente, haviam proposto. Ora, hoje mesmo a população está viciada nesse binarismo político estúpido onde "tal ideia é de direita, tal coisa é de esquerda", mas mesmo o governo do FHC foi um dos que mais fizeram distribuição de terras na história (inclusive mais do que o PT, que eu me lembre - algo que desafia totalmente a compreensão daqueles petistas mais fanáticos), o que é algo pra fazer alguma reflexão, já que os neoliberais supostamente mais elitistas foram os que deram exemplo com a reforma agrária e o governo de bandeira vermelha, ao invés, virou melhor amigo do agronegócio e dos banqueiros e ainda fez questão de "pelegar" a maior parte dos sindicatos e movimentos do campo, que hoje chegam à parecer mais um braço do partido do que movimentos de reivindicação em si.
PORRA! MAL CONSEGUE DISFARÇAR O SEU 'PANELISMO'! QDO É QUE FHC FEZ ALGO MELHOR QUE O PT? O QUE EU SEI É QUE FOI HUMILHADO PELO CLINTON QDO QUEBROU O BRASIL E FOI PEDIR MAIS GRANA!
Inscreva-se no canal: bit.ly/YTBuenasIdeias
Meu querido, gostaria muito que vc falasse da guerra do contestado na Região do Amapá com a Guiana francesa, o Herói Cabrauzinho, que gritou em defesa do Amapá: eu mato ou morro! Ou será que foi: ou cago no Mato ou no morro?
Faz um do levante do forte Copacabana. Os 18 do forte
Olá Peninha, como vai? Excelente vídeo, tua intenção foi bela por trazer o assunto Guerra do Contestado. Com certeza cabe mais vídeos sobre o assunto. Explicar melhor sobre a palavra Jagunço...Esses Jagunços não eram os sertanejos que viviam nas encostas por onde passou a malha ferroviária. Por décadas erroneamente foi passado para as gerações dessa região do Contestado. Jagunços eram os pistoleiros contratados pelo governo, policia militar e fazendeiros para vir na frente amedrontando aqueles que resistiam a sair de suas terras. Muitos operários da empresa contratada, ao desligarem da empresa, entravam nesses bandos para viver de recompensa expulsando e matando os caboclos(filhos do negro com o índio). Gostaria que você conversasse com o Professor Nilson César Fraga da Universidade do PR. Uma das pessoas mais gabaritadas no resgate da história do Contestado. Um tempo atrás a elite de SC aliada com políticos, tiveram a brilhante ideia de quererem trocar o nome da Vale do Contestado por Vale Europeu...Isso só vem a comprovar que para esses sem cultura nenhuma e muitos empresários que olham para essa região com olhos pensando em tirar vantagem que, pra uma elite do estado o Massacre do Contestado tem que ficar apagado. Não vai apagar nunca, esta bem vivo.
Qualy
Sou descendente de um dos revoltos do contestado, sou da cidade de canoinhas /Sc onde foi a cede geral da lumber, sei muito sobre a história dessa guerra, mas coisa que mais me orgulha era o valentia e a garra dos verdadeiros brasileiro aqui ali lutaram para defender suas casas e a floresta de araucária milenar de onde tiravam o seus sustento. Lembrando que os nativos lutavam com espadas feitas de imbuia ( imbuia é uma árvore e a sua madeira é muito dura e muito resistente) contra 80 % de todo exercício “brasileiro “ e mesmo assim os nativos resistiram por cerca de 10 anos. Os nativos usavam esse facão de imbuia todos os dias para abrir o mato e tinham uma abilidade enorme com isso então eram poucos soldados que conseguiam vence los numa briga de espadas. Meu bisavô foi um dos sobreviventes dessa guerra e eu cresci ouvindo minha avó contando sobre sua coragem e garra e sobre todos que lutaram na guerra.
Eu também sou da Cidade de canoinhas
Canoinhense presente🤚
Muito bom saber que há descendentes vivos diante desse conflito cruel. Tudo de bom pra vcs e mantenha a História dos seus antepassados assim como vc, viva!
Seguimos resistência!
Sou egresso da UnC (com muito orgulho). Estudei essa história.
Tbm sou de Canoinhas, meu TCC foi sobre a guerra do contestado.
Carra, essa é uma guerra que vale muito ser relembrada, pois dá para perceber uma tendência de que ela caia no esquecimento. Nota-se que há pouca informação divulgada sobre ela. O Contestado trouxe consequências terríveis para a região, uma verdadeira carnificina. Muito se fala que foi em nome do progresso, mas pouco se esclarece ao progresso de quem. Triste, muito triste, um devastador capítulo da história de nossa região.
Qual parte de que "houve grande progresso na região" não ficou clara pra ti???
Progresso houve a custa de muito sangue. Os EUA fizeram reforma agrária logo no início. Entretanto, nosso governo sempre prefere matar seus habitantes a garantir-lhes direitos.
@@marciof.camillo2028 que progresso foi esse? Tentar expulsar pessoas de suas terras sem nada de remuneração, depois fazer uma guerra contra elas e ganhar com brutalidade e depois a porcaria da Brazil Railway Company faliu.
@@zagoleo7732 olha pra SC de hoje e olha para os outros estados que vais entender.
@@marciof.camillo2028 você quer que eu olhe o que exatamente?
Moro na região contestada. A cidade que vivo se chama Uniao da Vitória PR. Essa se chamava Porto União da Vitória, no final do conflito foi dividida ao meio e hoje faz fronteira com Porto União SC. Vale lembrar que a guerra nunca foi entre os dois Estados e que se chama guerra do contestado por ter sido travada encima da área contestada. A guerra na verdade foi um massacre do exército nacional armado com metralhadoras e aviões (eram 2 um caiu e outro pegou fogo dentro do trem que o trazia) contra uma população miserável armada com espadas improvisadas de madeira.
Em Porto União tem também uma réplica de dos aviões próximo ao batalhão. Ainda tem fontes de água na cidade que dizem que foram o João Maria que encontrou.
Sou graduando em Geografia pela UEL, e o Nilson César Fraga é meu professor, autor de Contestado em guerra - 100 anos de massacre insepulto do Brasil 1912-2012. Baita professor bom, tem a carreira toda dedicada ao contestado.
Muito bom a sua Aula, Eduardo! Obrigado!
Onde encontro este livro? Tem pdf pra baixar?
Que didática espetacular.
Buenos , continue com esse belo trabalho parabéns.
e digo mais , vou comprar esses livros aí, agora me indignei! haha
@@vincentevangogh4312 vou baixar no telegram😂
Parabéns pelo vídeo! Vivo nessa região contestada na divisa entre os estados de SC e PR, e mesmo aqui essa Guerra é pouco comentada pelas pessoas, falta conhecimento sobre ela e, ainda, colocam os famosos "panos quentes" sobre a verdadeira história dos grandes coronéis aqui. O que poucos sabem é que mesmo após o fim da Guerra (assinado) os jagunços continuaram sendo perseguidos e mortos pelos coronéis da região. Muitos roçaram quilômetros para construção da estrada de ferro, quando chegaram no fim não receberam o pagamento, e eram mais pessoas se juntando ao movimento. O monge ainda é uma figura que influencia as crenças da região, existem vários "pocinhos de São João Maria" que foram abençoados, onde as pessoas podem batizar as crianças ou pegar daquela água. Existem simpatias locais ligadas a ele, e muitas histórias de locais onde ele passou que nunca vão "pegar enchente", ou seja, as pessoas ainda tem fé no Monge, e isso gera várias histórias e lendas na nossa cultura. Tenho a ousadia de dizer que esse conflito reflete nos dias atuais na situação econômica dessa região que era a contestada, o cenário aqui ainda é diferente de outras partes do estado, são regiões menos desenvolvidas, com menos oportunidades de emprego, grandes proprietários de terras, violência, entre tantos problemas... Parabéns novamente por mostrar mais sobre essa guerra tão importante para nossa região!
Depois de 1 ano achei seu comentário e concordo com tudo que escreveu. Sou da região tbm, onde sempre prevaleceu a posse de grandes propriedades e decisões políticas tomadas pela influencia e interesse desses fazendeiros.
Parabéns pelo comentário , sou da região do contestado também , muito pouco se fala , sobre a carnificina que os coronéis fizeram após a guerra , minha avó contava que se fosse pego falando em jagunço ( pelado , ou monge) era degolado na frente da família, isso quando não matavam a família toda e ainda matavam os corvos para que os corpos ficassem ali para exemplo de que quisesse se rebelar. até hoje tenho um quadro de João Maria de Jesus, que era de minha avó...perto onde era a casa de minha avó tem um quadrado santo que ele fez , e por incrível que pareça a água jamais seca , pode ser o tempo ou a seca que for
Eu sou de caçador - SC, cidade onde fica localizado o museu do contestado, aqui desde o primário e tbm na universidade aprendemos sobre a guerra do contestado ! Até hoje só vi você abordar esse assunto de forma tão detalhada ! Obrigado Peninha, por não deixar nossa história ser esquecida.
tava procurando quem era da região kkkkk
sou de videira, vim morar pra cá ano passado, antes era de caçador laa do berguer
é sempre bom relembrar a historia regional
no colégio (decada de 70) os professores NUNCA abordaram as revoltas no Brasil (por que será?rsrs). Muito prazeroso conhecer nossa história, muito rica.
O poder estava nas mãos dos militares...
Li muitos artigos, livros e tive a honra de conhecer o historiador Vicente Teles, profundo conhecedor do assunto, residente em Irani-SC, cidade considerada berço do contestado, onde houve o primeiro conflito que levou as mortes de João Gualberto, oficial das forças do Paraná e José Maria, líder messiânico dos sertanejos. E indiferente de qual guerra ou revolução que foi maior, devemos entender que na maioria se houve um massacre. Mas, devemos se conscientizar que houve heróis dos dois lados, pois o exército cumpria ordens e muitas vezes, restabeleceram a ordem em tempos difíceis de guerras onde não se existem leis, havendo saques, estupros, homicídios de civis pelos próprios revoltosos. O fato é, nenhuma guerra traz coisas boas. Traz morte, dor e sofrimento para ambos os lados.
moro em Três Barras aonde foi palco da Guerra do Contestado, onde não houve grandes embates, mas se apresenta como ponto estratégico para contar essa história. No final do século XIX, instalou-se no município a empresa norte-americana Southern Brazil Lumber e Colonization Company que foi a maior serraria da América Latina.
@Marlon Pereira depois de 2 anos achei seu comentário. Perfeito! Sou casada com um bisneto do Joao Gualberto e quase sempre ele e retratado como arrogante e que de certa forma matou um "santo". Sabemos que não foi bem assim. O Joao Gualberto era um estudioso. Era engenheiro, matemático e astrônomo. Deixou 6 filhos pequenos órfãos. Era oficial de gabinete e não tinha experiencia militar. Foi enviado praticamente para a morte com 200 homens contra 3.000 caboclos. E ja historiadores dizer que foi ele que pediu essa quantidade de homens e disse que bastavam. Era candidato a prefeito de Curitiba e isso desagradou quem o enviou. E ser transformado em heroi foi um premio de consolo ja que a familia nem o salário dele recebia. Eram filhos pequenos e a viuva viveu por causa da ajuda da população que tinha dinheiro na época. Estavam ajudando a familia de um herói. Nem tudo e como se contam. E muito fácil defender o pobre e oprimido, mas lembrar que faltava ordem e existiam saques, estupros e nem os revoltosos se entendiam e um mero detalhe para alguns. Enfim, obrigada por esse comentário precioso.
Parabéns pelo comentário!!
Faltou falar da mudança da fronteira sul do Paraná. A própria cidade de União Vitória (PR) hoje tem uma linha de trem que a separa de Porto União (SC).
Cara que história mais louca o Brasil é doido
COMO EU ADMIRO ESTE PROFESSOR!!!
OBRIGADO POR EXISTIR....
VOCÊ É MUITO FODA!
Peninha é fodástico
Trabalho do Professor Paulo Pinheiro Machado sobre o contestado é espetacular. recomendo.
Que triste: Sou paranaense, moro a menos de 300 km da região e só ouvi falar dessa guerra numa revista de história, quando já tinha mais de 20 anos. Na escola, nunca ouvi falar, talvez por que tenha feito meu ensino fundamental na época do governo militar, será? Parabéns pelo vídeo e pela inserção da graúna no início!
Porque vergonha? Deveria ter orgulho.
@@ep6713 Oi! hehe, expliquei mal: não é vergonha de ser paranaense, disso tenho muito orgulho! Vergonha de não conhecer a história de minha própria região, nem mesmo ter visitado o local. Mas vou tirar esse atraso! P.S. Nasci em SP, mas fui criado nessa terra maravilhosa, de gente muuuito boa!
@@MatematicaTel Ahhh sim tá explicado.
@@MatematicaTel Eu já iria implicar kkkkkkk realmente, se a gente já tem um baita orgulho de ser paranaense, imagina se a gente fosse ensinado sobre a história de nosso próprio Estado. Ficamos horas desenhando desenhos toscos na Aula de Artes, mas nem 5 min de estudos sobre a história de nosso próprio Estado
@@fabricioj6744 Até editei meu comentário, eu tinha colocado mal o inicio. Eu nem nasci no Paraná, mas fui criado desde muito novo aqui, nessa terra de gente boa e hospitaleira, por isso me considero paranaense. E sim, o ensino de história precisa mudar. Ainda bem que tem canais como este, hehehehe
Moro aqui em Curitibanos-SC um dos principais palcos da guerra do contestado muito bom ver a história aqui da região sendo relembrada
Ah,como eu amo esse canal
Rapaz, na minha cidade natal, Mangueirinha sudoeste do Paraná tem uma gruta do João Maria na Beira da rodovia, eu nunca imaginei que ele tinha haver com a guerra do Contestado....
Que aula!!!
Só sabia que ele era um curandeiro, considerado pelos mais Antigos como Santo da região
O avião caiu proximo onde hoje é General Carneiro PR, e vi o monumento sem querer quando estava a trabalho numa estrada de terra no interior de lá. Sou do Oeste de SC, e aqui temos o cemitério e monumento do contestado em Irani, e o museu do contestado em Caçador, que valem a pena ser visitados pra entendermos melhor nossa história regional
Acredito que vc esteja enganado qto ao local da queda do avião. A região contestada ficava em SC, nada no Paraná, e o avião caiu no local do conflito onde fazia o reconhecimento da movimentação dos caboclos. Haviam forças paranaense pois o Paraná se julgava dono dessas terras.
@@edisonortiga3657 Se julgava dono não... Nós vivíamos naquelas terras. lembre-se que os campeiros curitibanos fundaram o oeste e serra de sta.catarina. Vide a cidade de curitibanos, por exemplo.
Gostou do vídeo? Deixe o seu comentário e curta a página do Buenas Ideias no Facebook facebook.com/buenasideias/
Tchê, apesar de tu ser gremista, comprei os teus livros (Box Coleção Brasilis). Brincadeiras à parte, teus vídeos são sensacionais. Conhecimento, humor, tudo no tom correto.
Por favor, fale sobre a confederação dos Tamoios!
Você bem que poderia participar da bancada do Jornal da Cultura. Kkk
Esperando quarta-feira pra ver esse programa como se fosse último capitulo de novela
Os bugreiros são outro ponto não falado no video que é interessante!
Minha avó nasceu em Canoinhas SC, segundo ela, meu triavô lutou na guerra do Contestado. Uma pena essa história não ser tão conhecida
Que show de explicação professor! Sou um coroa, paulistano que mora no sul e está sempre transitando pela região do contestado, por mais que os "europeus" daqui não saibam e nem queiram saber? Eu me interesso muito, obrigado pelo serviço a nossa sociedade
Caramba! Qtas coisas q os brasileiros não se deu conta q já aconteceram em nosso país e não valorizam. Por essas e por outras votamos errados pq repetimos os mesmos erros por não nos interessarmos pelo passado desse continente chamado Brasil! Parabéns pelo vídeo e pela forma com q passa a história! =D Com certeza se meus professores de História fossem mais bem humorados nas aulas certamente teria sido divertido e despertado maior interesse por essa disciplina. Like like, likeeeee!
Sandra Silva Foram só tirar o imperador
Uma das maiores guerras do Brasil e não nos é ensinado nos colégios públicos, triste. Obrigado, Grande Peninha!
Vou ali chorar num canto.
Fico contente de indicar como fonte o prof. Nilson César Fraga. Ele pesquisa e ensina sobre o Contestado há muitos anos, é um dos poucos pesquisadores que procura manter viva essa história que mesmo aqui no Sul mal se ouve falar, mas que deixou marcas profundas naquela região e na história de todo o Brasil.
Maria da Rosa, ou Rosinha viveu até longa idade na cidade de Palmas - PR. Morreu a pouco tempo atrás com vários descendentes e era pouco conhecida na cidade por sua história, apenas alguns dos mais antigos (incluindo minha avó) sabiam quem era aquela senhora ranzinza que diziam ter mais de 1 século de vida.
pela breve pesquisa que fiz ela morreu em batalha. qual história será verdade?
HENRIQUE LUCIANO PELIZZONI DARON BOMM As duas e mais, ela deve estar ainda viva morando dentro de uma pedra... vai por mim!
Mario Treglia e mais dizem que ela ressuscitou e reencarnou na Dilma Roussef. Bem é oque dizem por aí, vai querer duvidar?
jefferson silva Longe de mim!
Na verdade ele se escondeu na cidade da lapa/Paraná, na famosa gruta do monge
Tanta história que nunca ouvir falar na escola. Não acredito que faltei a tantas aulas. Parabéns.
Nasci no Oeste catarinense. Essa histórica, que acabou sendo cimentada com o tempo nos faz pensar como seria essa região se o resultado da guerra/ocupação fosse outro
sou do oeste catarinense, e meu pai me contava sobre meu bisavó, que tinha lutado ao lado do jagunços, que queriam a volta do imperio, bem que poderiam ser um personagem regional, assim como os cangaceiros, os gauchos, e os sertanejos.
@@emanoeldias5614 O MAIORES LUTADORES CONTRA A REPÚBLICA FOI EM CANUDOS, NÃO TEM IGUAL, JÁ CANGACEIROS FORAM UMA ESCÓRIA, ESTUPRAVAM É MATAVAM, SEM NENHUMA IDEOLOGIA POLÍTICA, JÁ OS OUTROS NÃO FALO PQ NÃO SOU DESSAS REGIÕES NÃO TENDO CARTA BRANCA PARA FALAR SOBRE O ASSUNTO.
@@capitaolampiao9534 sou do rio t grande do sul e a revolução farroupilha foram apenas fazendeiros ricaços de birra com o império q estavam querendo ganhar dinheiro e brigar em cima de escravizadas (visto que foram eles q lutaram a guerra)
Moro no Oeste. Quase nada é falado, contado.
Esse país vive as "agruras (que coincidência esse termo para com os acontecimentos do Brasil)" de forma intensa e esquece sua história. Parabéns pelo canal!!! Muito **da!
Ótimo vídeo Peninha! Sugeri esse tema em um comentário que fiz em um de seus vídeos!! Muito bom vê-lo retratado nas suas palavras! Percebo que no Brasil não se da a devida importância histórica que o tema merece. Sou do Oeste de Santa Catarina e sempre busquei informações sobre o assunto. Ainda por volta de 1902 Santa Catarina moveu uma ação contra o Paraná no STF para definir a divisa dos Estados, cujos limites somente foram acordados após o conflito. Depois da guerra, também foram criados importantes municípios, hoje pólos regionais. Os reflexos da guerra do contestado perduram até hoje. Grande abraço!
Parabéns pelo assunto deste vídeo!
Vivo em Portugal desde ano 2016.
Parabéns pelo vídeo. Seus materiais são bem feitos e possuem muito impacto. Sugiro umas pequenas observações: a denominação "Quadro Santo" (e não "quadrado santo") foi usada a partir do segundo povoado de Taquaruçu (em dezembro de 1913, quando José Maria já estava morto). Os trabalhos na construção da estrada de ferro foram realizados entre 1908 e 1910, concluindo o ramal entre Marcelino Ramos e União da Vitória, antes de 1906 este trecho não tinha sido trabalhado (isto foi estudado por Márcia Espig (Personagens do Contestado: os turmeiros da EFSPRG, Ed. UFPel, 2008). O monge João Maria é um personagem à parte, pois ele passou pelo território antes e depois da Guerra do Contestado. O primeiro João Maria (Giovani Maria Agostinho, o italiano) circulou pelo Brasil entre 1844 e 1853 (depois morreu nos EUA, sua trajetória foi estudada por Alexandre Karsburg (O Eremita das Américas. Ed. UFSM, 2015). Há outro João Maria que passa pelo território na época da Guerra Federalista (1893-95), havendo relatos deste indivíduo pelo padre Rogério Neuhaus, de Lages e pelo médico Ângelo Dourado, um maragato que acompanhou a coluna de Gumercindo Saraiva. Há aparições de João Maria depois da Guerra do Contestado (no Movimento dos Monges Barbudos, de Soledade, RS, entre 1935-37) e outros. É claro que não se trata do mesmo indivíduo. Há muitos indivíduos que assumiram a identidade de João Maria. A antropóloga Tânia Welter entrevistou pessoas que ainda hoje possuem "contato" com o monge.
Nossa, esse Ângelo Dourado é irmão do meu tataravô, rs
Muito meu amigo, Prof. Paulo.
"É a parte que lhe pertence nesse latifúndio" vi essa frase no livro Morte e Vida Severina ficou ótimo para encerrar o vídeo 👏👏👏👏👏
O cara é o Antonio Conselheiro do Sul 😂
Sou de Canoinhas SC a cidade que mais esteve presente na guerra (pois era uma das áreas de guerra) e aqui a gente tem muitos resquícios da guerra e memórias da guerra
Sensacional lembrança. Pensava eu que a menina tinha menos idade. Whatever, história importante, que o Brasil precisa conhecer.
gosto muito dos seus vídeos quando não tem palavrão, explica muito!!!
Que vídeo maravilhoso! Conheci o canal por causa de uma questão do Enem de 2010 que fala sobre essa guerra e eu nunca nem tinha ouvido falar antes... Muito incrível sua explicação, já me inscrevi no canal!!
Meu avô. João Custodio de Oliveira lutou nessa guerra infeliz
Ele nasceu em Canguçu no RS em 1888 e faleceu em 1969 sendo eu da idade de 6 anos porem meu saudoso Pai me contava a historia do sofrimento desse velho guerreiro que nao se conformava com o fato de Brasileiros combaterem Brasileiros para favorecer imigrantes alemães e Ucranianos porem essa e nossa historia tragica onde quem vem de fora tem mais valor que o propio povo Brasileiro
Muito Bom. Se isso fosse ensinado nas escolas públicas talvez, TALVEZ (enfase no talvez imitando o Eduardo) a população seria mais consciente do país que vive e escolheria melhor seus representantes.
No Paraná isso é ensinado várias vezes, no entanto que estou aqui por causa de um trabalho escolar.
Não permitirão, a escola não pode ter partido!
Estou aprendendo isso na escola. Inclusive, estou aqui para estudar para uma prova.
Tenho um trabalho sobre essa guerra
Ensinam. Inclusive to aq estudando para amanhã
Mestre , quantas histórias maravilhosas tens contado , seu canal é simplesmente fantástico
Junto do Imperios AD, Neordologia e esse canal
Esses sao os melhores canais de historia que eu ja vi
Sou professor de História, nascido e criado na região do Contestado. Nas escolas que atuo, faço questão de incluir no currículo este momento importantíssimo da República Velha e que, infelizmente, é esquecida nas demais regiões do país. Inclusive, dos livros didáticos que já tive a oportunidade de folhear, encontrei meia página de informações soltas sobre o fato. Uma pena!
Triste demais. :/
Show. 🎉
Ha 5 anos atras, o Eduardo Bueno está claramente e buenamente mais calmo nos seus humores. kkk
Quem não?
Que coisa mais triste.
Parabéns Eduardo
EXCELENTE SIMPLIFICAÇÃO... FALTOU DIZER APENAS QUE AS TERRAS QUE PERTENCIAM AO PARANA TORNAN-SE CATARINENSES
Não pertenciam a ninguém ,estavam sendo contestadas,e o território de Santa Catarina ainda é bem menor que o Paraná atualmente,se o Paraná tivesse ficado com tudo ,Santa Catarina seria a metade do que é hoje,a divisão foi justa e usaram o Rio iguaçu como limite ,abaixo ficou com Santa Catarina e acima com o Paraná,,na época era um mundaréu de terra e mesmo assim acabaram com os pobres dos camponeses,negando-lhes a o direito a sobrevivência ,uma vergonha.....
Pertencia nada
@@analu8234 pertencia sim
pertencia porra nenhuma
@@eugeniopinto802 Então meu piá, sim pertencia. Tem mapa geográfico oficial da época que mostra que a região fazia parte do PR. Até recentemente encontraram um apartamento aqui em CTBA, com uma pintura original da epoca que mostra que a região fazia parte do PR (Embora o governo de SC investia mais).
Muito obgd
recomendo a leitura do livor Messianismo e Conflito Social
Maurício Vinhas de Queiroz. Relata a guerra com relatos dos participes da guerra. A revolta ocorreu entre o planalto norte (tres Barras, Canoinhas catarinense indo até o meio oeste e a serra catarinense (Lages até Caçador)
Obrigado
Fale sobre a Guerra do Chaco, um assunto tão importante e ignorado por nós brasileiros
Você pode deixar os seus pedidos lá no nosso grupo e votar nas sugestão que já estão na enquete.
Fica mais fácil pra gente monitorar os vídeos mais pedidos. bit.ly/GrupoBuenas
Abraço!
Ok, obrigado
Mas a guerra do Chaco é entre Paraguai e Bolívia,que eu saiba.....
sensacional Eduardo!!!!
Cara, você me faz querer estudar história hahaha
Moro em Herval D'Oeste e me parece que a tendencia é que nossa história caia no esquecimento.
Olha que bacana somos quase vizinhos kkk sou de Zortea SC,pior que é verdade poucos sabem a história do contestado, infelizmente nossa história está esquecida.
@@daniellelongo3480 Pertinho mesmo, sempre passo por aí quando saio motocar.
Você arrebenta mestre.
Adoraria ver um vídeo sobre o Ceará e a guerra do Acre.
Só uma dica mestre.
Um abraço
Você pode deixar os seus pedidos lá no nosso grupo e votar nas sugestão que já estão na enquete.
Fica mais fácil pra gente monitorar os vídeos mais pedidos. bit.ly/GrupoBuenas
Abraço!
Concordo guerra com dinossauros fica mais legal .
Zoeira , mas imagina uma guerra que em vez de cavalos eles montam dinossauros
Essa história dói na alma
que história, hein!!!!!!
Sensacional... muito obrigado pelas informações!!!
Faz sobre a Revolta de Canudos
Você pode deixar os seus pedidos lá no nosso grupo e votar nas sugestão que já estão na enquete.
Fica mais fácil pra gente monitorar os vídeos mais pedidos. bit.ly/GrupoBuenas
Abraço!
Melhor canal de história do Brasil
Você explica com muita facilidade.
A história do João Maria, incluindo o fim que levou, se conhece no livro "O eremita das Américas" de Alexandre Karsburg.
Fenomenal
Mais uma parte triste da nossa história...
Se você perceber para todo Historiador o mundo só teve disgraça e palhaçada e mais nada kkk.
Léon conservateur und monarchistisch: Se tudo fosse mil maravilhas não haveria motivo para recordações e comemorações, “quindi” não teríamos história...
meu problema não é a história do mundo más com os historiadores
Léon conservateur und monarchistisch: eles apenas expõem os fatos. Eu acho que, o que você não gosta, é do fato deles não defenderem um mundo cor de rosa. Mas, expor sem um viés romântico a realidade histórica. O que incomoda muita gente.
normalmente historiadores defende um mundo vermelho esquerdista
Eu pedi e você fez!!!! Que maravilha
Fale sobre o Cerco da Lapa.
Você pode deixar os seus pedidos lá no nosso grupo e votar nas sugestão que já estão na enquete.
Fica mais fácil pra gente monitorar os vídeos mais pedidos. bit.ly/GrupoBuenas
Abraço!
ESSA É UM BOA..........
O Brasil foi e sempre será assim, um país colônia governado pelo interesse próprio de algumas juntas de canalhas, corruptos e mafiosos, começando pelo governo federal, passando para os governos estaduais e acabando nas prefeituras. Estes todos entregam o país ao interesse internacional todos os dias, assim como entregaram naquela época e a história destas terras vai se repetindo, com a pequena diferença de que o povo naquela época tentava resistir.
Ertclif Minte Também vejo assim, por isso abandonei o navio há três décadas e meia atrás...
Mario Treglia você foi muito sábio na decisão de pular fora desta canoa. Eu pulei fora uma vez, mas por motivos alheios acabei embarcando novamente...
Só verdades.
Ertclif Minte sim, enquanto as pessoas pensarem como vc, o Brasil vai ser assim
A tragédia é que ou vendemos o país aos USA ora aos comunas. Deviamos ser autodirigidos. Somos riquissimos, nao precisamos de paises sanguessugas. Mas nossos politicos nos vendem, hora a uns, hora a outros.
Como sempre, um Show!
Que bom que gostou, Lucas!
Abraço!
Alguém disse que a história se repete como farsa ou como tragédia, no caso do Brasil ambas as coisas, desde sempre o povo pobre é massacrada, os líderes perseguidos e a riqueza repartida com os oligarcas. Qualquer semelhança com os dias correntes não é mera coincidência.
Canudos : mandam literalmente todo o exército baiano e metade do carioca .
Contestado: Canhões e metralhadoras só isso .
Um líder lunático e mentiroso levando legiões de ignorantes a morte e ao sofrimento na ilegalidade usando discurso cheio de falácias e fundamentalismos, exigindo um regime para que ele mesmo seja o Rei absoluto. Realmente a história se repete. Se fosse preso e não morto o povo gritaria por JOÃO MARIA LIVRE.
@@JaymeVillela Bolsominion detected.
@@JaymeVillela ele queria ser rei ? Kkkkk ? Eu achava que eles queriam ser uma comunidade.
Mas se vc está dizendo, EU TENHO QUE ACREDITAR.
@@JaymeVillela já sabemos em quem votou
Esse cara é muito inteligente e repassa as informações muito bem
Você poderia fazer um vídeo falando da guerra de canudos.
Você pode deixar os seus pedidos no nosso grupo no Facebook bit.ly/GrupoBuenas
Fica mais fácil pra gente conseguir monitorar os vídeos mais pedidos.
Abraço!
Não conhecia esse canal, e para nossa alegria o youtube recomendou hoje. To amando assim como todos amantes da historia.
"Vou da serra ao litoral, sempre de chapéu tapeado, sou de Santa Catarina, herdeiro do Contestado..." ♫ ♪ ♫ ♪
Herdeiro do contestado é o povo paranaense! Ainda recuperaremos nosso território, todo o território que foi de nós tomado! O Vale do Ribeira, a região do Itararé paulista e principalmente, o contestado!
@@fabricioj6744 vai recuperar tua bunda kkkk
Nasci e moro no Velho Oeste Catarinense
Sem dúvidas é o melhor lugar pra se viver no mundo. Mas amo SC esse é o meu país.
Faz um video falando da República Juliana. Um abraço irmão do Rio Grande
Já do like antes de vê o vídeo
Raphael Sales Idem
Eu tb!
obrigado
Figuras Rasputinicas e um faroeste subtropical!
Que comentario machadiano fantastico!!! Ou melhor pareceu ele escrevendo.
Eu Também fiz essa associação.
SIMPLESMENTE incrível a sua forma de explicar !
A história de Contestado, ao menos aqui em MG, é bastante difundida, sempre em comparação à Canudos, devido às suas semelhanças.
CANUDOS SEM DÚVIDAS FOI MAIOR NA MINHA OPINIÃO...
Só que a de SC não teve escritores de renome com suas obras épicas para divulgá-la.
VÍDE DE EXCELENCIA, HISTÓRIA DO BRASIL, TRISTE REALIDADE
Muito bom como sempre. Poderia um dia nos contar um pouco sobre o massacre dos lanceios negros. Abraços
Que bom que gostou.
Você pode deixar os seus pedidos lá no nosso grupo e votar nas sugestão que já estão na enquete.
Fica mais fácil pra gente monitorar os vídeos mais pedidos. bit.ly/GrupoBuenas
Abraço!
Moro no oeste do Paraná e pouco se sabe sobre a guerra do contestado, principalmente nas escolas públicas é pouco exemplificado.
TRISTE!
Buenas, excelente! Só senti falta de citarem o Adeodato. Mas, muito bom. Contestado é de fato um evento indigesto, mas muito importante na história.
Nossa seus vídeos sao maravilhosos!!! Q massa!!! Kkkkkkkkkkkkkk! Faz uns vídeos sobre a guerra do Paraguay. Abraços!
Que bom que está gostando do canal.
Você pode deixar os seus pedidos lá no nosso grupo e votar nas sugestão que já estão na enquete.
Fica mais fácil pra gente monitorar os vídeos mais pedidos. bit.ly/GrupoBuenas
Abraço!
Excelente! !!
Mas Eduardo, onde que entra os estados do PR e SC disputando o territorio contestado do oeste (hoje) catarinense?
Não era uma disputa armada entre os dois estados, só depois da revolta os dois estados fizeram o acordo demarcando os, tanto SC, PR mandaram militares p combater os revoltosos, mas as tropas federais eram as mais fortes e que fizeram mais atrocidades, principalmente um regimento que foi de Santa Maria RS p lá e foi decisivo no fim da guerra
A guerra pelo território era nos tribunais.
Eu tenho a maior admiração do ,tenho todos os livros dele,mas gostaria que ele não divagações tanto.Sua memória e sua cultura e invejável.
Belo vídeo Peninha!!!!
Mas vem cá, tchê. Me diz uma coisa, eu achei que era havia sido o primeiro uso militar de aviões no mundo todo, e não só no Brasil...
Mario Kassiano o primeiro uso militar foi em 1914 durante a 1a guerra...
Aki em Canoinhas foi um dos principais palcos da guerra
Que tal um episódio sobre os Mucker?
Eu estava pensando a mesma coisa uma história sobre a "unica guerra religiosa do Brasil "
Buenos parabéns amei muito essa sua explicação
Bagual,
Muito bom.
Como é que alguém dá dislike num vídeo desses? Quem foi? Pega! Lincha! rsrs...
Quando escrevi aquilo tinha sido só um, agora já são onze, dá pra fazer um time dos contras, os “Peludos”... deixa pra lá...
Parabéns pela história..
É aí você vê que uma reforma agrária é e sempre foi um assunto marginalizado no Brasil!
Dom Pedro ll tinha em mente isso e foi o primeiro a cair!...
Até os militares, em 1965, propuseram o Estatuto da Terra, um projeto de lei para pelo menos amenizar a situação no campo (vendo que as reformas de base do Jango jamais chegariam) e evitar que surgisse algum tipo de revolta e revolução de lá (especialmente no norte de Minas e nordeste as coisas eram bem quentes na época do golpe), quando a proposta chegou no senado e na câmara os próprios parlamentares deram uma pincelada bonita no projeto, diminuindo muito ainda mesmo a proporção da reforma que os próprios militares, contraintuitivamente, haviam proposto. Ora, hoje mesmo a população está viciada nesse binarismo político estúpido onde "tal ideia é de direita, tal coisa é de esquerda", mas mesmo o governo do FHC foi um dos que mais fizeram distribuição de terras na história (inclusive mais do que o PT, que eu me lembre - algo que desafia totalmente a compreensão daqueles petistas mais fanáticos), o que é algo pra fazer alguma reflexão, já que os neoliberais supostamente mais elitistas foram os que deram exemplo com a reforma agrária e o governo de bandeira vermelha, ao invés, virou melhor amigo do agronegócio e dos banqueiros e ainda fez questão de "pelegar" a maior parte dos sindicatos e movimentos do campo, que hoje chegam à parecer mais um braço do partido do que movimentos de reivindicação em si.
PORRA! MAL CONSEGUE DISFARÇAR O SEU 'PANELISMO'! QDO É QUE FHC FEZ ALGO MELHOR QUE O PT? O QUE EU SEI É QUE FOI HUMILHADO PELO CLINTON QDO QUEBROU O BRASIL E FOI PEDIR MAIS GRANA!
@@erminiodiasbarbosa6499
Calma, cara