Isso que vc comentou sobre a porta do consultório ficar aberta o tempo todo e o "galerão" na fila de espera ouvindo/vendo TUDO enquanto vc é atendido foi o que mais me chocou (e me incomodava) quando morei na China. Como eu era a única mãe estrangeira no condomínio onde morávamos, várias vezes outras mães chinesas me perguntava quantos filhos a gente podia ter no nosso país e quando eu falava "as many as you want", elas ficavam meio "de cara". Alguns meses depois que chegamos lá o governo chinês liberou o segundo filho e aí foi um tal da mulherada no condomínio aparecendo grávida que não foi brincadeira!
@@PauloPereira-jj4jv Sim, elas perguntavam quantos filhos a gente podia ter no Brasil e eu falava "quantos vc quiser". O governo brasileiro não tem nenhuma lei que limite a quantidade de filhos que alguém possa ter, certo?
@@PauloPereira-jj4jv Sim, morávamos em um dos melhores condomínios da cidade e haviam algumas pessoas que falavam inglês. Não fluente, mas dava pro gasto. Elas aproveitavam pra treinar comigo.
Eu vi com meus próprios olhos, numa madrugada de 14/08/2011, enluarada, diga-se de passagem, a decepção dos avós quando viram sua neta dar a luz uma menina. A amiga da mãe abriu a mãozinha da bebê e colocou entre os dedinhos uma nota de 100 rmb, que era pra dar sorte. Eu tentei impedir, mas não consegui. Disse a minha amiga e guia que aquilo poderia ser perigoso devido às bactérias, etc, mas ela não ligou. A mãe tinha aproximadamente 22 anos e era a primeira filha, porém com certeza não seria a única, pois logo depois que voltei pro Brasil foi aprovada a lei liberando o segundo filho. A amiga, cujo nome é Dhai Dzi Jun tinha um irmão e uma irmã, era universitária e de familia rural, que havia migrado pra cidade. Me pediram pra sugerir um nome, sugeri o Apelido de NANÁ, lembrando o apelido de minha avo.
Eu me lembro que na década de 70, quase 80, de uma revista (Manchete, se não me engano), com reportagem sobre essa época na China...sabe o que o que vi? CORPOS de bebês recém nascidos jogados pelas sarjetas... e um orfanato, onde as meninas eram deixadas amarradas para morrer de fome, eram as indesejadas meninas estatais...
Exatamente, isso só gerou gerações de homens frustrados por não conseguirem uma esposa. Como tinha poucas mulheres elas começaram a buscar um marido de bom status social. A maioria ficou à deriva, sem conseguir uma mulher.
Olá Karina, obrigada por mais um vídeo, se fosse possível gostaria de te ouvir falar sobre a adoção de meninas chinesas por casais ocidentais, li um livro da Xinran que se chama 'mensagem de uma mãe chinesa desconhecida ' e fiquei tocada. Adoraria ouvir o seu ponto de vista.
Aqui na china está cada vez mais caro para manter um filho, imagine dois.... Aulas disso e daquilo.... agora não basta querer, é só para quem pode! rs Vejo muitas meninas no Weibo, etc , falando que nem casar não querem, fora a questão econômica, a mentalidade do povo mudou.
O materialismo se tornou maior do que o apego ao próprio sangue. Falo tentando ser o mais polida e realista possível, mas na minha cabeça vieram outras coisas.
Sabemos que é um assunto "pesado" mas, muito bom para nosso aprendizado. Você morou lá por muito tempo e nos passa a realidade sem fantasias. Obrigada!
Nos dramas chineses mais moderninhos, os casais cogitam a família perfeita sendo composta por pai, mãe e um casal de filhos. Até trazem alguns onde o (a) protagonista tem um irmão ou irmã. Certamente estão tentando dar um up na população do futuro.
No mundo inteiro a tendência é que nos próximos anos haja uma redução da população. Atualmente as pessoas estão mais focadas em investir em si mesmas, na própria carreira, viajar... Por último vem a ideia de ter filhos.
Seus vídeos são simples, diretos e muito sensatos! Muito obrigada por sua coragem de falar de coisas tão sensíveis sobre um país que é comunista e uma Incógnita para muitos! Assistindo seus vídeos eu percebi que eu sei quase nada sobre a China 🇨🇳 😅 gratidão 💖
Você mencionou sobre os problemas demográficos, mas faltou abordar algumas outras consequências. Por exemplo, durante essa política do filho único, o fato deles abortarem mais fetos femininos por preferência a bebês meninos, fez com que hoje tenha 30 milhões de mulheres a menos do que homens na china. Muito homem vai ficar sem esposa, eu já vi documentários deles procurando esposas em outros países do sudeste asiático. Além disso, tem um monte de gente que não tem hukou pois foram o segundo filho na época que não podia. São pessoas literalmente ilegais. E outro motivo pelo qual hoje em dia pouca gente quer ter o segundo filho é o custo de vida, não é só lavagem cerebral. O governo chinês vai ter que se virar para estimular famílias a ter mais filhos, pois filho custa muito caro mesmo um só, dificilmente vai rolar.
Ótimo video! Tem um documentário, no canal da vice em que os fabricantes de bonecas infláveis lá estão ficando milhonarios por que muitos chineses homens estão condenados a nunca terem uma mulher. Obrigado deus por ter nascido no Brasil!
@@betaniacury5186 Respeito muito sua opinião, e de um ponto de vista concordo com ela! Mas, primeiro, existe uma diferença enorme entre a omissão e o incetivo partindo do estado. Segundo: quem coloca os políticos lá somos nós, é muito fácil apontar o erro alheio, sendo nós somos os verdadeiros culpados. Vide, a nossa última eleição, que em segundo lugar ficou, com quase 50% dos votos (44,87%), um partido que está envolvido com assassinatos, desvio de dinheiro para ditaduras, corrupção no seu mais alto nível (o maior desvio (roubo) de dinheiro da humanidade), sendo que 13 anos de governo foram altamente marcado por denúncia de corrupção. A diferença entre Brasil e a China é que lá, quem decide o rumo do país é o governo, aqui são os cidadãos! Então, a monstruosidade está na escolha na hora do voto. Vamos aprender votar!
Vivi em Cuba e lá também "resolvem" porque acham mais prático que usarem métodos preventivos.Mas hoje já estamos vendo a coisa se tornar comum, como a notícia recente sobre na França se passar a permitir a "solução" até o nono mês e , incrível, há quem cogite a "solução" pós nascimento! É, o mundo "evoluiu", pena meu estômago ser tão fraco!
To contigo. Inadmissível fazer tais manobras pós nascimento ou ainda em gestações muito mais evoluídas. Na minha concepção é aceitável apenas em caso de es tu pro ou ainda em caso de crianças. Tem mta forma de prevenir disponível é acessível a todos, isso já deixa complicado “justificar” que o ato da concepção aconteceu “sem querer”.
O mundo se tornou algo bárbaro . Um mundo que apoia a morte de bebes é um mundo doente . Para mim um medico que faz aborto merece no minimo uma pena de morte. Ja que ele sabe o que ele esta fazendo e nao em como ele ser inocente como é possível a pessoa que faz e que nao entende que esta tirando uma vida e que esta botando a sua propria em risco.
Mas é sempre bom ressaltar q tal lei aqui no Brasil é para casos realmente sérios como estupros, complicações da gravidez, falta de condições psicológicas e ou financeiras por parte dos pais e gravidez precoce que prejudica tanto a mãe quanto o futuro bebê, e não como na china, que o procedimento é realizado por puro capricho dos pais pq o feto é feminino ou por não ter o signo desejado. A legalização do aborto no Brasil é caso de SAÚDE PÚBLICA, e a última coisa que precisamos nesse momento é ver outra criança de 10 anos ser chamada de assassina!!!
@@himawariuzumaki1565 ah, vai tomar no seu rabo com essa conversa escorregadia. Querem forçar a legalização sem limites usando um caso isolado, que a lei já permitia.
@@himawariuzumaki1565 Alguém aqui chamou alguma criança de 10 anos de assassina? Eu disse que tal assunto estará na pauta do Legislativo, para ser rediscutido. Boa tarde.
@@andre.ciniciato Se você ignorar o absurdo que aconteceu no inicio do mês então sim, realmente, ninguém chamou criança nenhuma de assassina; e não meu caro colega, não discordo do facto de você ter comentado que tal pauta estava em análise no legislativo, só quis complementar o seu comentário especificando a importância desse assunto e evidenciando a diferença entre Brasil e China. Tenha uma boa tarde e passar bem.
Mas isso deveria ser obrigação aqui faz tempo, se uma mulher não quer ter um filho, qual é o problema, você quer obrigar alguém ter um filho é isso? Você vai dar a fralda, vai cuidar, vai comprar remédio? Aí depois que a criança é encontrada no lixo acha ruim e enquanto tá o orfanato, não adota, me poupe viu.
Muito bom o vídeo Karina...!!! Por favor, se possível faça um vídeo sobre a tradição que a China tem na área da matemática [assim como a Ásia em geral e as atuais repúblicas que compunham a antiga União Soviética]. Um abraço e que Deus te abençoe...!!!
Um horror o que acontece lá. Gostei de ver sua forma de não compactuar com o que acontece lá. A sua expressão mostrou isso e me fez gostar ainda mais de seu canal.
Karina, não havia preocupação com uma superpopulação masculina? Não vou entrar no marítimo do homicídio. Outro aspecto da lei do filho único, era o abandono de recém nascidas em praça pública.( espero que este assunto não te prejudiquem) parabéns pelo conteúdo dos teus videos
@@claudialimaribeiro8571 nos video que eu vi de crianças chinesas adotadas, a maioria eram meninas, então não sei se é pq só tinha menina ou pq as pessoas só queriam meninas
Incrível como tratam com naturalidade um procedimento tão invasivo e prejudicial. Me pergunto se crianças deficientes não entraram nessa onda também apenas por serem especiais. Eugenia que chama, né?
Um ótimo livro sobre isso é Mensagem de uma mãe chinesa desconhecida. Autora Xinran. Fala em como as mães abandonavam seus bbs por medo ou regime político de terem o segundo filho ou uma filha. Livro super real e emotivo. As crianças abandonadas morriam. Ou às vezes, por sorte iam pra orfanato....
Você pode falar alguma coisa sobre o sequestro de meninas para prostituição ou para casamento... e que tem pessoas (detetives) especializados no trabalho de tentar reaver essas meninas?
Eu considero uma família estruturada com dois a quatro filhos. País criam e produzem para os filhos. Os filhos que presisam estar em maior quantidade para cuidar dos pais quando envelhecer. Tem muito mais vantagens em ter mais filhos principalmente a longo prazo si puder
A vantagem de ter filhos foi desfeita com a mudança da estrutura social . Filhos demoram cada vez mais a se inserir economicamente, ficando dependentes de algum modo dos pais por muito tempo. Quase não existem mais propriedades de produção familiar e a tendência do mundo econômico é engolir mais ainda esses empreendimentos. Os idosos tem diversas formas públicas ou privadas de seguridade e podem garantir isso ainda adultos. As pessoas moram longe da família por questão de trabalho etc.
Em 2012, curante o curso de jornalismo, recebemos um produtor brasileiro - Edson Dorigo- não é muito conhecido no meio cinematográfico, mas ele apresentou o trabalho dele pra nossa turma. Ele relatou que fez muitos cursos aqui no Brasil, pra atuação, direção e produção, mas como muitos brasileiros não encontrou oportunidades. Então resolveu deixar tudo e ir embora para os EUA. Chegando lá, foi trabalhar de pedreiro e outros serviços e encontrou outros brasileiros que também estavam trabalhando. Ele falou sobre o projeto que ele tinha de gravar um filme ou documentário. A princípio ele queria fazer sobre a vida do brasileiro nos EUA, porém, uma colega contou a ele sobre as boates para adolescentes e as clínicas de aborto. Ela trabalhava na casa de uma família e acompanhava a rotina deles e de muitas outras famílias. A tal família, um dia, descobriu que a menina de 13 anos estava grávida de seis meses e vinha escondendo, até então a barriga não aparecia. A mãe a levou na clínica e a moça foi junto. Lá o médico aconselhou o aborto, embora achassem arriscado, o médico e a enfermeira insistiram e o cenário foi mais ou menos esse aí. Entrava com problemas e saía feliz e assim foi feito. A última coisa que ela ouviu na sala do médico "pronto, agora você pode voltar a se divertir e viver a vida sem problemas"... Resolveram apurar mais e descobriram coisas inimagináveis. As boates recebiam muitos adolescentes e a festa "rolava a solta". E volta e meia tinha as visitas nessas clínicas. Eles foram até as clínicas para fazer um apanhado, mas foram expulsos. Então resolveram sondar, encontraram fetos em sacos de lixo dentro das lixeiras atrás das clínicas, e a procura pelos serviços era mais comum. Uma das atrizes, embora fosse adulta, parecia ter 15 anos de idade, (edita) " foi até o hospital para fazer um acompanhamento da gravidez (falsa), ela foi aconselhada a procurar uma dessas clínicas" e lá escutou coisas como "para não levar adiante, que só ia ser gasto, que ela poderia abortar sem problemas, ela era muito nova pra ter que perder sua liberdade cuidando de criança..." Alternavam entre os trabalhos e as filmagens e fugir da polícia por causa das capturas de imagens nas lixeiras e das movimentações de adolescentes. Quando terminaram o trabalho ele veio para o Brasil, mas chegando aqui os DVD's ficaram parados na alfândega. Ele trouxe o que conseguiu.E nós ficamos horrorizados, já que muitos de nós tínhamos muitas expectativas em relação ao país. Recentemente saiu no canal da BBC uma matéria sobre o casamento infantil legalizado em alguns estados dos EUA, e a união infantil ilegal no Brasil.
@@gideaoduartedeabreu7091 sério? Diz pra gente o porquê se os dois estão "pau a pau" no quesito economia. Eles deveriam querer o contrario: o sobrecrescimento populacional para arrancar a estabilidade económica por falta de recursos básicos! Alimentar a China não é fácil. Fontes por favor! Porque aqui a Karina já deixou bem claro que a China não aceita piteco dos EUA nem com as redes sociais, vão aceitar na saúde pública e mais especificamente no controle populacional? Vocês não tem mais o que inventar... 😂😂😂😂😂😂
Estou grávida do meu segundo filho na China e quando comprei o teste de gravidez junto ao teste vinha um cartão de crédito que diz você tem 100 Remembi de crédito pra fazer a interrupção caso queira. No primeiro filho por eu ser estrangeira me ofereceram a interrupção e eu e meu marido negou óbvio, já pra este segundo filho temos apenas 6 meses de diferença de um bebê pro outro tô meio em surto. Na primeira gravidez quando me ofereceram a interrupção disseram pra mim ei você é nova você tem chance de engravidar de novo, o clima pode afetar o bebê, então você pode interromper e tentar mais tarde.
Nada é tão cruel quanto assassinar bebês indefesos e inocentes nos ventres de suas mães! A que ponto o ser humano pode chegar! Karina, um dia se puder fale da colheita de órgãos na China...
Os líderes da China estão preocupados com a a falta de mão de obra em 2050 e o aumento de população idosa (improdutiva) e por coincidência criam em 2019 um vírus que ataca principalmente idosos ou quem tem alguma imorbidade ( pessoas que são menos produtivas e provocam mais despesas, custam caras ao sistema de saúde. Seria isso um plano já que as “leis” não tem sido eficazes ??? Muito bom o conteúdo que você trouxe. Estamos vivendo momento de verdadeira ojeriza às lideranças da China 🇨🇳. Gostaria muito que vice abordasse “ com códigos, claro” esse comportamento da China em relação aos EUA 🇺🇸, ao Brasil e essas ofensas ao governo brasileiro (Bolsonaro) . Na sua visão tem um significado já que o embaixador da China no Brasil enviou recados aos deputados brasileiros a não reconhecer a eleição da presidente de Taiwan??? Se puder responder , agradeço. Mas vou entender caso não se sinta à vontade em abordar o assunto. Parabéns pelo seu canal!!
Nossa, queria muito ver um vídeo sobre isso, mesmo em códigos ultra secretos, eu me esforçaria muito para entender! Ótima sugestão de tema 😊 Deus te abençoe
qual seria a soluçao correta para o problema entao? tem alguma outra forma de impedir a superpopulaçao? ou simplismente deixar que as familias tenham quantos filhos quiser? e a fome?
Eu sou favorável ao aborto mas com limitação de tempo, até os três meses no máximo. E sim, os contraceptivos deveriam ser oferecidos gratuitamente ou subsidiados pelo estado a preços muito baixos. Seria uma boa forma de diminuir o número de abortos.
Seu vídeo é ótimo para demonstrar a banalidade com que as vidas são tratadas em um regime onde Deus, expresso nas religiões, é excluído forçosamente da vida das pessoas. Também deixa claro o que alguns partidos querem quando simplesmente propagam "a escolha é minha".
@@DominandooMandarim Que triste, eu tenho um filho com síndrome de Asperger( autismo). Amo meu filho incondicionalmente. Não se detecta autismo em ultrasom.
Ser humano é um bicho sem equilibrio. Não gosto da ideia de obrigar uma mulher a ter filho e tbm não gosto da ideia de descartar gravidez como se fossem nada. Mas Infelizmente parece que nos como seres só conhecemos os extremos e nunca o meio-termo. Temos que refletir muito nisso.
O que muitos anti aborto querem é justamente isso: obrigarem as mulheres a terem uma gravidez indesejada. Eu sou favorável ao aborto até por volta de 2 meses. Após isso, tenha santa paciência, termine a gravidez e encaminhe para a adoção se não quiser criar.
Na Turquia não pode existir mãe solteira não, fiquei chocada quando uma moça engravidou de um cara casado e no horário de almoço ela fez aborto e voltou a trabalhar com o se nada tivesse acontecido! Dizem que muitas mulheres abortam assim da forma igual vc mencio ou no vídeo choquei! Infelizmente acontece em todos os lugares uns com grande volume de mulheres outros menos mas acontecem ...triste
Boa noite Karina, conheci seu canal recentemente e gostei dele pelo tom cômico e pela verdade que você conta que por muitas vezes vc tem que usar meias palavras; por motivos obvios. Voce acha que essa nova geração que e diferente da das passadas em termos de comportamento vai sobreviver as próximas lavagens ate chegar ao comunismo total ?
O posicionamento sobre esse tema está muito vinculado ao tipo de religião, ou não, da pessoa. No país de Mao, pelo que você já trouxe em outro vídeo, não há a mesma liberdade religiosa que há no Brasil. Logo, eles tendem a ter uma visão mais "prática" da questão, sem a influência extrafísica no assunto. No Brasil, dos espíritas (kardecistas) aos evangélicos, há um posicionamento conservador e categórico: essa prática é crime. Há a abertura no judiciário para pouquíssimos casos somente. Já que você tocou nesses dois assuntos, como a China enxerga a espiritualidade, não me refiro à religião em si, mas à espiritualidade. Como eles veem, por exemplo, o Tao Te Ching, o I Ching, o Feng Shui?
Fala sobre adoção! Se uma família chinesa quiser adotar 5 crianças, por exemplo, é permissível uma vez que essas crianças não seriam geradas, mas já estariam no mundo? Casais gays podem adotar? E os solteiros?
@@betaniacury5186 acho que tu precisa te informar melhor sobre as coisas que nosso governo está fazendo. Nossa ministra Damares está trabalhando muito pelas nossas crianças. Mas não será do dia pra noite que tudo mudará!
@@betaniacury5186 então p melhor seria matar essas crianças pra não estarem na rua abandonadas? O Que devíamos defender era a facilitação da adoção e não do assassinatos de bebês na barriga. Existem mais pais na fila do Que criança pra adotar.
Pessoas terem um monte de filhos sem elas terem condição financeira de criar é um problema, então eu não posso dizer que a China está errada em colocar limite de filhos por casal.
Sim cara, é algo que eu reflito muito, o Brasil tem um sério problema com isso, aqui quem mais tem filho é quem não pode ter, inacreditável, ao meu ver deveria ser cedido gratuitamente no SUS a vasectomia, tendo em vista que mais fácil desarmar do que armar, e também implantar algumas leis que tornem favorável ter menos filhos sendo pobre.
O problema é que depois de gerações viverem assim, vc não consegue mudar isso do dia para a noite. E o governo já está preocupado pq sua população está envelhecendo rápido demais e crescendo menos e isso pode afetar os planos de potência global que a China tem.
Eu apoio a legalização da referida prática no Brasil, porém é muito problemático liberar isso e não ter incentivo ao uso de contraceptivos e afins, e tbm n ter uma boa educação sexual. O trabalho fica feito pela metade.... igual é no nosso país.
O medo de pegar doença e de engravidar, torna o uso de contraceptivos muito comum no Brasil. É verdade que adolescentes nem sempre têm cabeça para pensar e acredito que sejam a maioria das gravidezes indesejadas em nosso país. Eu sou favorável ao aborto até o segundo mês.
E nessa onda escolhiam só filhos homens que ao chegar na idade de casar não encontravam companheiras. Obrigada pelo vídeo.
mas foi por isso que a economia cresceu tanto la apesar da burocracia.
@@loplockmilessong325 exatamente, por conta da falta de oferta, os homens tiveram que competir mais entre si para arrumar uma fêmea
@@matheusdiogo5423 Isso e pq eles produzem bem mais e são bem menos assistidos pelo estado.
@@matheusdiogo5423 fêmea? Eu ein
Quanta besteira.
"no regime do Mao".
A dualidade da língua é uma coisa fabulosa msm~~ ♡
E por essas e outras que eu amo o português.
Há um documentário no Amazon Prime: "One Child Nation". Foi produzido por chineses que saíram da China e mostra o quão longe foi isso.
Eu assisti, muito bom!
Muito bom esse documentário
Isso que vc comentou sobre a porta do consultório ficar aberta o tempo todo e o "galerão" na fila de espera ouvindo/vendo TUDO enquanto vc é atendido foi o que mais me chocou (e me incomodava) quando morei na China. Como eu era a única mãe estrangeira no condomínio onde morávamos, várias vezes outras mães chinesas me perguntava quantos filhos a gente podia ter no nosso país e quando eu falava "as many as you want", elas ficavam meio "de cara". Alguns meses depois que chegamos lá o governo chinês liberou o segundo filho e aí foi um tal da mulherada no condomínio aparecendo grávida que não foi brincadeira!
Como assim, "as many as you want?" Não eram chinesas com quem você diz ter falado?
@@PauloPereira-jj4jv Sim, elas perguntavam quantos filhos a gente podia ter no Brasil e eu falava "quantos vc quiser". O governo brasileiro não tem nenhuma lei que limite a quantidade de filhos que alguém possa ter, certo?
@@fabi0681 ... você falou isso em "inglês"? É disso que eu falava... falou em outra língua com chinesas.
@@PauloPereira-jj4jv Sim, morávamos em um dos melhores condomínios da cidade e haviam algumas pessoas que falavam inglês. Não fluente, mas dava pro gasto. Elas aproveitavam pra treinar comigo.
@@fabi0681 ... tá explicado. Agora... esses chineses são bem fechados no mundinho deles, hein? Imagine se o condomínio fosse de gente de baixa renda.
Eu vi com meus próprios olhos, numa madrugada de 14/08/2011, enluarada, diga-se de passagem, a decepção dos avós quando viram sua neta dar a luz uma menina.
A amiga da mãe abriu a mãozinha da bebê e colocou entre os dedinhos uma nota de 100 rmb, que era pra dar sorte. Eu tentei impedir, mas não consegui. Disse a minha amiga e guia que aquilo poderia ser perigoso devido às bactérias, etc, mas ela não ligou.
A mãe tinha aproximadamente 22 anos e era a primeira filha, porém com certeza não seria a única, pois logo depois que voltei pro Brasil foi aprovada a lei liberando o segundo filho.
A amiga, cujo nome é Dhai Dzi Jun tinha um irmão e uma irmã, era universitária e de familia rural, que havia migrado pra cidade.
Me pediram pra sugerir um nome, sugeri o Apelido de NANÁ, lembrando o apelido de minha avo.
Muito obrigada pela disponibilidade e coragem de falar sobre assuntos que a mídia tenta abafar.
Eu me lembro que na década de 70, quase 80, de uma revista (Manchete, se não me engano), com reportagem sobre essa época na China...sabe o que o que vi? CORPOS de bebês recém nascidos jogados pelas sarjetas... e um orfanato, onde as meninas eram deixadas amarradas para morrer de fome, eram as indesejadas meninas estatais...
Eu assisti esse vídeo. Horrível.
@@simon_sol8151 sério? Me manda o link
Infelizmente, eu não tenho. Era de uma amiga com quem perdi o contato.
Estava em VHS ainda.
Muito triste
Verdade Karina,eu fiquei triste 🥺 por que eu vi,que lá,eles tem preferências por filhos meninos,e não gostam das filhas, geralmente 😭
Exatamente, isso só gerou gerações de homens frustrados por não conseguirem uma esposa. Como tinha poucas mulheres elas começaram a buscar um marido de bom status social. A maioria ficou à deriva, sem conseguir uma mulher.
Toda sociedade é assim as mulheres buscam o melhor primeiro.
@@teruhashipleasenocrimefav5815 e estamos erradas ? 😅
@@teruhashipleasenocrimefav5815 sao apenas dois óvulos , por isso mulheres são mais seletivas …
Olá Karina, obrigada por mais um vídeo, se fosse possível gostaria de te ouvir falar sobre a adoção de meninas chinesas por casais ocidentais, li um livro da Xinran que se chama 'mensagem de uma mãe chinesa desconhecida ' e fiquei tocada. Adoraria ouvir o seu ponto de vista.
Oi Paula, é um tema interessante, seria uma continuação desse...
Inacreditável 😭... Humanos é de dá nojo mesmo😔
Aqui na china está cada vez mais caro para manter um filho, imagine dois.... Aulas disso e daquilo.... agora não basta querer, é só para quem pode! rs Vejo muitas meninas no Weibo, etc , falando que nem casar não querem, fora a questão econômica, a mentalidade do povo mudou.
O materialismo se tornou maior do que o apego ao próprio sangue. Falo tentando ser o mais polida e realista possível, mas na minha cabeça vieram outras coisas.
Sabemos que é um assunto "pesado" mas, muito bom para nosso aprendizado. Você morou lá por muito tempo e nos passa a realidade sem fantasias. Obrigada!
Excelente!!
Não assustou pois já conhecíamos essa lei do filho único. Mas sempre impressiona! Que loucura, hein??
Nos dramas chineses mais moderninhos, os casais cogitam a família perfeita sendo composta por pai, mãe e um casal de filhos. Até trazem alguns onde o (a) protagonista tem um irmão ou irmã. Certamente estão tentando dar um up na população do futuro.
A solução governamental é geralmente pior do que o problema
Não se esqueçam que não era uma opção, tem um filme "So long, my son" cineasta Wang Xiaoshuai, vale a pena assistir e refletir
No mundo inteiro a tendência é que nos próximos anos haja uma redução da população. Atualmente as pessoas estão mais focadas em investir em si mesmas, na própria carreira, viajar... Por último vem a ideia de ter filhos.
E as pessoas estão certas! Filhos tem q ser apenas em momentos em q a vida se tranquiliza!
Sim porque nunca antes existiu tanta gente no mundo.
@Aliens são permitido Não. 💅
@@betaniacury5186 sorte dele
Seus vídeos são simples, diretos e muito sensatos! Muito obrigada por sua coragem de falar de coisas tão sensíveis sobre um país que é comunista e uma Incógnita para muitos! Assistindo seus vídeos eu percebi que eu sei quase nada sobre a China 🇨🇳 😅 gratidão 💖
Você mencionou sobre os problemas demográficos, mas faltou abordar algumas outras consequências. Por exemplo, durante essa política do filho único, o fato deles abortarem mais fetos femininos por preferência a bebês meninos, fez com que hoje tenha 30 milhões de mulheres a menos do que homens na china. Muito homem vai ficar sem esposa, eu já vi documentários deles procurando esposas em outros países do sudeste asiático. Além disso, tem um monte de gente que não tem hukou pois foram o segundo filho na época que não podia. São pessoas literalmente ilegais. E outro motivo pelo qual hoje em dia pouca gente quer ter o segundo filho é o custo de vida, não é só lavagem cerebral. O governo chinês vai ter que se virar para estimular famílias a ter mais filhos, pois filho custa muito caro mesmo um só, dificilmente vai rolar.
Ótimo video!
Tem um documentário, no canal da vice em que os fabricantes de bonecas infláveis lá estão ficando milhonarios por que muitos chineses homens estão condenados a nunca terem uma mulher.
Obrigado deus por ter nascido no Brasil!
Parabéns!! Vc fala de forma realista sem rodeio, a verdade tem que ser dita nua e crua. Gostei.
Isso pode ser comum e cultural, mas não deixa de ser BIZARRO!!
A monstruosidade é maior que imaginamos!
@@betaniacury5186 Respeito muito sua opinião, e de um ponto de vista concordo com ela! Mas, primeiro, existe uma diferença enorme entre a omissão e o incetivo partindo do estado. Segundo: quem coloca os políticos lá somos nós, é muito fácil apontar o erro alheio, sendo nós somos os verdadeiros culpados. Vide, a nossa última eleição, que em segundo lugar ficou, com quase 50% dos votos (44,87%), um partido que está envolvido com assassinatos, desvio de dinheiro para ditaduras, corrupção no seu mais alto nível (o maior desvio (roubo) de dinheiro da humanidade), sendo que 13 anos de governo foram altamente marcado por denúncia de corrupção.
A diferença entre Brasil e a China é que lá, quem decide o rumo do país é o governo, aqui são os cidadãos! Então, a monstruosidade está na escolha na hora do voto. Vamos aprender votar!
@@betaniacury5186 uma monstruosidade aqui não elimina uma monstruosidade na China, Peru, Etiópia ou Grécia
É cultura e o desespero em ter comida para todos mundo.
Chega a ser assustador , agradeço pela franqueza em nós trazer tais informações.
Vivi em Cuba e lá também "resolvem" porque acham mais prático que usarem métodos preventivos.Mas hoje já estamos vendo a coisa se tornar comum, como a notícia recente sobre na França se passar a permitir a "solução" até o nono mês e , incrível, há quem cogite a "solução" pós nascimento! É, o mundo "evoluiu", pena meu estômago ser tão fraco!
To contigo. Inadmissível fazer tais manobras pós nascimento ou ainda em gestações muito mais evoluídas. Na minha concepção é aceitável apenas em caso de es tu pro ou ainda em caso de crianças. Tem mta forma de prevenir disponível é acessível a todos, isso já deixa complicado “justificar” que o ato da concepção aconteceu “sem querer”.
O mundo se tornou algo bárbaro . Um mundo que apoia a morte de bebes é um mundo doente . Para mim um medico que faz aborto merece no minimo uma pena de morte. Ja que ele sabe o que ele esta fazendo e nao em como ele ser inocente como é possível a pessoa que faz e que nao entende que esta tirando uma vida e que esta botando a sua propria em risco.
É o destino desse mundo que voltou a celebrar o hedonismo
Que Deus abençoe nosso Brasil, que jamais isso aconteça aqui.
Obrigado por ter tido a coragem e a franqueza de comentar este assunto. Aqui no Brasil, eles querem abordar leis que favoreça tal procedimento.
Mas é sempre bom ressaltar q tal lei aqui no Brasil é para casos realmente sérios como estupros, complicações da gravidez, falta de condições psicológicas e ou financeiras por parte dos pais e gravidez precoce que prejudica tanto a mãe quanto o futuro bebê, e não como na china, que o procedimento é realizado por puro capricho dos pais pq o feto é feminino ou por não ter o signo desejado. A legalização do aborto no Brasil é caso de SAÚDE PÚBLICA, e a última coisa que precisamos nesse momento é ver outra criança de 10 anos ser chamada de assassina!!!
@@himawariuzumaki1565 ah, vai tomar no seu rabo com essa conversa escorregadia. Querem forçar a legalização sem limites usando um caso isolado, que a lei já permitia.
@@himawariuzumaki1565 Alguém aqui chamou alguma criança de 10 anos de assassina? Eu disse que tal assunto estará na pauta do Legislativo, para ser rediscutido. Boa tarde.
@@andre.ciniciato Se você ignorar o absurdo que aconteceu no inicio do mês então sim, realmente, ninguém chamou criança nenhuma de assassina; e não meu caro colega, não discordo do facto de você ter comentado que tal pauta estava em análise no legislativo, só quis complementar o seu comentário especificando a importância desse assunto e evidenciando a diferença entre Brasil e China. Tenha uma boa tarde e passar bem.
Mas isso deveria ser obrigação aqui faz tempo, se uma mulher não quer ter um filho, qual é o problema, você quer obrigar alguém ter um filho é isso? Você vai dar a fralda, vai cuidar, vai comprar remédio? Aí depois que a criança é encontrada no lixo acha ruim e enquanto tá o orfanato, não adota, me poupe viu.
Muito bom o vídeo Karina...!!! Por favor, se possível faça um vídeo sobre a tradição que a China tem na área da matemática [assim como a Ásia em geral e as atuais repúblicas que compunham a antiga União Soviética]. Um abraço e que Deus te abençoe...!!!
Um horror o que acontece lá. Gostei de ver sua forma de não compactuar com o que acontece lá. A sua expressão mostrou isso e me fez gostar ainda mais de seu canal.
Misericórdia que o Senhor tenha possa mudar a mente e o coração desse povo
Depoimento valioso para compreender o que acontece em outra cultura, em outro regime. Totalmente diferente de nossa cultura.
É muito assustador minha querida Karina, Deus tenha misericórdia.
Parabéns por abordar um tema tão sério de uma forma bastante realista.
Karina, não havia preocupação com uma superpopulação masculina? Não vou entrar no marítimo do homicídio. Outro aspecto da lei do filho único, era o abandono de recém nascidas em praça pública.( espero que este assunto não te prejudiquem) parabéns pelo conteúdo dos teus videos
Será q isso acabou esse abandono de meninas
@@claudialimaribeiro8571 nos video que eu vi de crianças chinesas adotadas, a maioria eram meninas, então não sei se é pq só tinha menina ou pq as pessoas só queriam meninas
É muito pecado numa única nação! Q a mão de Deus pese sobre cada um destes q criam essas leis e as incentivam!
Se é que Deus existe né? Várias barbaridades no mundo e ele que pode tudo não faz nada.
Incrível como tratam com naturalidade um procedimento tão invasivo e prejudicial. Me pergunto se crianças deficientes não entraram nessa onda também apenas por serem especiais. Eugenia que chama, né?
com certeza seriam mortas
Levando em conta que uma das partes sempre morre, o tal procedimento não é só invasivo e prejudicial, é um assassinato mesmo.
No Japão, as crianças especiais são tratadas como incapazes e escondidas o máximo possível tbm...
Um ótimo livro sobre isso é Mensagem de uma mãe chinesa desconhecida. Autora Xinran. Fala em como as mães abandonavam seus bbs por medo ou regime político de terem o segundo filho ou uma filha. Livro super real e emotivo. As crianças abandonadas morriam. Ou às vezes, por sorte iam pra orfanato....
Oi, sabe onde vende?
@@zebi4578 olá. Na época comprei por Internet. Nas livrarias como Saraiva.
Você pode falar alguma coisa sobre o sequestro de meninas para prostituição ou para casamento... e que tem pessoas (detetives) especializados no trabalho de tentar reaver essas meninas?
Sequestro pra casamento é comum no Uzbequistão, Cazaquistão e etc
Muito obrigado por compartilhar e pela sua sinceridade.
Eu considero uma família estruturada com dois a quatro filhos.
País criam e produzem para os filhos.
Os filhos que presisam estar em maior quantidade para cuidar dos pais quando envelhecer.
Tem muito mais vantagens em ter mais filhos principalmente a longo prazo si puder
A vantagem de ter filhos foi desfeita com a mudança da estrutura social . Filhos demoram cada vez mais a se inserir economicamente, ficando dependentes de algum modo dos pais por muito tempo. Quase não existem mais propriedades de produção familiar e a tendência do mundo econômico é engolir mais ainda esses empreendimentos.
Os idosos tem diversas formas públicas ou privadas de seguridade e podem garantir isso ainda adultos. As pessoas moram longe da família por questão de trabalho etc.
A minha família é estruturada,e eu não tenho irmãos,não te entendi
@@angelinski9329 financeira pra a ver um cuidado com os mais velhos
Em 2012, curante o curso de jornalismo, recebemos um produtor brasileiro - Edson Dorigo- não é muito conhecido no meio cinematográfico, mas ele apresentou o trabalho dele pra nossa turma. Ele relatou que fez muitos cursos aqui no Brasil, pra atuação, direção e produção, mas como muitos brasileiros não encontrou oportunidades. Então resolveu deixar tudo e ir embora para os EUA. Chegando lá, foi trabalhar de pedreiro e outros serviços e encontrou outros brasileiros que também estavam trabalhando. Ele falou sobre o projeto que ele tinha de gravar um filme ou documentário. A princípio ele queria fazer sobre a vida do brasileiro nos EUA, porém, uma colega contou a ele sobre as boates para adolescentes e as clínicas de aborto. Ela trabalhava na casa de uma família e acompanhava a rotina deles e de muitas outras famílias.
A tal família, um dia, descobriu que a menina de 13 anos estava grávida de seis meses e vinha escondendo, até então a barriga não aparecia. A mãe a levou na clínica e a moça foi junto. Lá o médico aconselhou o aborto, embora achassem arriscado, o médico e a enfermeira insistiram e o cenário foi mais ou menos esse aí. Entrava com problemas e saía feliz e assim foi feito. A última coisa que ela ouviu na sala do médico "pronto, agora você pode voltar a se divertir e viver a vida sem problemas"...
Resolveram apurar mais e descobriram coisas inimagináveis. As boates recebiam muitos adolescentes e a festa "rolava a solta". E volta e meia tinha as visitas nessas clínicas. Eles foram até as clínicas para fazer um apanhado, mas foram expulsos. Então resolveram sondar, encontraram fetos em sacos de lixo dentro das lixeiras atrás das clínicas, e a procura pelos serviços era mais comum. Uma das atrizes, embora fosse adulta, parecia ter 15 anos de idade, (edita) " foi até o hospital para fazer um acompanhamento da gravidez (falsa), ela foi aconselhada a procurar uma dessas clínicas" e lá escutou coisas como "para não levar adiante, que só ia ser gasto, que ela poderia abortar sem problemas, ela era muito nova pra ter que perder sua liberdade cuidando de criança..."
Alternavam entre os trabalhos e as filmagens e fugir da polícia por causa das capturas de imagens nas lixeiras e das movimentações de adolescentes. Quando terminaram o trabalho ele veio para o Brasil, mas chegando aqui os DVD's ficaram parados na alfândega. Ele trouxe o que conseguiu.E nós ficamos horrorizados, já que muitos de nós tínhamos muitas expectativas em relação ao país. Recentemente saiu no canal da BBC uma matéria sobre o casamento infantil legalizado em alguns estados dos EUA, e a união infantil ilegal no Brasil.
Fora que quem patrocina o aborto na China é o próprio USA!.
@@gideaoduartedeabreu7091 será?
@@gideaoduartedeabreu7091idéias conspiratórias... nao precisamos de mais delas😅
@@gideaoduartedeabreu7091 sério? Diz pra gente o porquê se os dois estão "pau a pau" no quesito economia.
Eles deveriam querer o contrario: o sobrecrescimento populacional para arrancar a estabilidade económica por falta de recursos básicos! Alimentar a China não é fácil. Fontes por favor!
Porque aqui a Karina já deixou bem claro que a China não aceita piteco dos EUA nem com as redes sociais, vão aceitar na saúde pública e mais especificamente no controle populacional?
Vocês não tem mais o que inventar...
😂😂😂😂😂😂
@@llaracicllon das duas, uma. Ou ele quis ser irônico com o relato que deixei aqui ou ele é segue a linha de teóricos
Estou grávida do meu segundo filho na China e quando comprei o teste de gravidez junto ao teste vinha um cartão de crédito que diz você tem 100 Remembi de crédito pra fazer a interrupção caso queira. No primeiro filho por eu ser estrangeira me ofereceram a interrupção e eu e meu marido negou óbvio, já pra este segundo filho temos apenas 6 meses de diferença de um bebê pro outro tô meio em surto. Na primeira gravidez quando me ofereceram a interrupção disseram pra mim ei você é nova você tem chance de engravidar de novo, o clima pode afetar o bebê, então você pode interromper e tentar mais tarde.
Nossa!
voce ta na china? chegou aqui como?
Com sempre ótimo conteúdo! Ah, poderias comentar sobre as sementes chegando da China em todo mundo, inclusive em SC? O que pode ser? Obrigada!!!
parabéns seus videos são muito ricos em informações me divirto muito quando voce filma com sua familia principalmente com suas irmãs e seu pai.
Só os homens são valorizados.
Excelente professora, muito solícita e capaz!
Carina, estou adorando seus vídeos!
Faça um vídeo contando como eles tratam os idosos, já que as crianças são abortadas!
O homem p casar na China precisa comprar uma casa ou os pais dele dá de presente, faça um vídeo explicando isso, que homem lascado não casa. Kkkk
Imagina que você é o último biscoito/boracha do pacote, é +/- isso!!! Hueheuhe
Com tanta oferta de homens, não existe o último biscoito do pacote
Carina, sou o celso de castanhal, estado do pará, me fale sobre a muralha da china, me fale tudo.
O assunto é pesado, difícil mas você soube abordar muito bem. Você já assistiu o documentário "One child nation"? Tem na Amazon Prime.
Assisti sim, muito bom!
Nada é tão cruel quanto assassinar bebês indefesos e inocentes nos ventres de suas mães! A que ponto o ser humano pode chegar! Karina, um dia se puder fale da colheita de órgãos na China...
Muito bom seu vídeo 👏👏
Muito bom os seus vídeos! É cada coisa que deixa bastante espantado! Obrigado por compartilhar essas informações!
Conteúdo incrível Karina!
Cadê o anticoncepcional?? Não existe!!! Nunca ouviram falar!!!☹️
É realmente chocante! Dói menos que arrancar um dente... arrancar um filho! 😨
Os líderes da China estão preocupados com a a falta de mão de obra em 2050 e o aumento de população idosa (improdutiva) e por coincidência criam em 2019 um vírus que ataca principalmente idosos ou quem tem alguma imorbidade ( pessoas que são menos produtivas e provocam mais despesas, custam caras ao sistema de saúde. Seria isso um plano já que as “leis” não tem sido eficazes ???
Muito bom o conteúdo que você trouxe. Estamos vivendo momento de verdadeira ojeriza às lideranças da China 🇨🇳.
Gostaria muito que vice abordasse “ com códigos, claro” esse comportamento da China em relação aos EUA 🇺🇸, ao Brasil e essas ofensas ao governo brasileiro (Bolsonaro) .
Na sua visão tem um significado já que o embaixador da China no Brasil enviou recados aos deputados brasileiros a não reconhecer a eleição da presidente de Taiwan???
Se puder responder , agradeço. Mas vou entender caso não se sinta à vontade em abordar o assunto.
Parabéns pelo seu canal!!
Pior que é
Nossa, queria muito ver um vídeo sobre isso, mesmo em códigos ultra secretos, eu me esforçaria muito para entender! Ótima sugestão de tema 😊 Deus te abençoe
qual seria a soluçao correta para o problema entao? tem alguma outra forma de impedir a superpopulaçao? ou simplismente deixar que as familias tenham quantos filhos quiser? e a fome?
Exatamente, é um tema complexo, e as pessoas tratam muito como preto no branco.
Eu sou favorável ao aborto mas com limitação de tempo, até os três meses no máximo. E sim, os contraceptivos deveriam ser oferecidos gratuitamente ou subsidiados pelo estado a preços muito baixos. Seria uma boa forma de diminuir o número de abortos.
Seu vídeo é ótimo para demonstrar a banalidade com que as vidas são tratadas em um regime onde Deus, expresso nas religiões, é excluído forçosamente da vida das pessoas. Também deixa claro o que alguns partidos querem quando simplesmente propagam "a escolha é minha".
A suíça é um dos países mais ateus do mundo e tem uma baixa taxa abortiva. A interferência da religião sobre esse tipo de coisa é bem variável.
Um controle aveludado. É bom vê a realidade depois de sair uma bolha irreal. Boa tarde!
Teu conteúdo tá muito bommmmmm👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
É inacreditável a romantização feita do aborto.
O quê acontece quando nasce alguma criança com deficiência que não pode ser detectada no ultra som?
Pode ser mandada para um orfanato ou pior...
@@DominandooMandarim Que triste, eu tenho um filho com síndrome de Asperger( autismo).
Amo meu filho incondicionalmente. Não se detecta autismo em ultrasom.
Daí criou a figura de "reizinho" o filho único.
Tem um documentário na prime vídeo feito por uma chinesa assistam é excelente!
Gostei das informações
Ser humano é um bicho sem equilibrio. Não gosto da ideia de obrigar uma mulher a ter filho e tbm não gosto da ideia de descartar gravidez como se fossem nada. Mas Infelizmente parece que nos como seres só conhecemos os extremos e nunca o meio-termo. Temos que refletir muito nisso.
O que muitos anti aborto querem é justamente isso: obrigarem as mulheres a terem uma gravidez indesejada. Eu sou favorável ao aborto até por volta de 2 meses. Após isso, tenha santa paciência, termine a gravidez e encaminhe para a adoção se não quiser criar.
Gente eu assisti o vídeo chorando 😭😭😭😭
O Incrível é que o caracter Hao fala de ter dois filhos.
Ah tbm o preconceito deles em relação ao casamento deles com outras nacionalidades !!
Na Turquia não pode existir mãe solteira não, fiquei chocada quando uma moça engravidou de um cara casado e no horário de almoço ela fez aborto e voltou a trabalhar com o se nada tivesse acontecido! Dizem que muitas mulheres abortam assim da forma igual vc mencio ou no vídeo choquei! Infelizmente acontece em todos os lugares uns com grande volume de mulheres outros menos mas acontecem ...triste
voce assiste sobrevivendo na turquia??
@@nattygirl12 ia falar a mesma coisa. Ouvi essa história no sobrevivendo na Turquia
@@costacosta413 também ouvi a Danny do sobrevivendo na Turquia contando essa história.
IVG - interrupção voluntária da gravidez.
Ótima informação!
Resumindo o feitiço virou contra o feiticeiro.
Gosto de vídeos assim !! Sucesso Karina... aguardo ansiosa por temas relacionados a cultura, política e economia chinesa.
Eu vi isso lá em Hunan.
Ótimo canal!
Mas,é o governo ,não faz campanhas sobre contracetivos? E estes procedimentos são pagos pelas pessoas ou o estado também oferece?
Realmente, o mao era um mal....
Claro, ele era pedofilo tal como Fidel Castro
Pois é meu amor
Karina, tenho uma dúvida, quem nasceu na China filho de pais estrangeiros consegue nacionalidade chinesa?
Até onde eu saiba não.
Vixi! Só Deus!
Nem sei o que dizer...
Sem palavras para tamanha perversidade e banalização da vida humana na China...
Parabéns pelo video!
Boa noite Karina, conheci seu canal recentemente e gostei dele pelo tom cômico e pela verdade que você conta que por muitas vezes vc tem que usar meias palavras; por motivos obvios.
Voce acha que essa nova geração que e diferente da das passadas em termos de comportamento vai sobreviver as próximas lavagens ate chegar ao comunismo total ?
O posicionamento sobre esse tema está muito vinculado ao tipo de religião, ou não, da pessoa. No país de Mao, pelo que você já trouxe em outro vídeo, não há a mesma liberdade religiosa que há no Brasil. Logo, eles tendem a ter uma visão mais "prática" da questão, sem a influência extrafísica no assunto. No Brasil, dos espíritas (kardecistas) aos evangélicos, há um posicionamento conservador e categórico: essa prática é crime. Há a abertura no judiciário para pouquíssimos casos somente. Já que você tocou nesses dois assuntos, como a China enxerga a espiritualidade, não me refiro à religião em si, mas à espiritualidade. Como eles veem, por exemplo, o Tao Te Ching, o I Ching, o Feng Shui?
Adriana a sociedade Chinesa é denominada percebi? Não livres nos aspectos básicos da individualidade
Fala sobre adoção! Se uma família chinesa quiser adotar 5 crianças, por exemplo, é permissível uma vez que essas crianças não seriam geradas, mas já estariam no mundo? Casais gays podem adotar? E os solteiros?
Anotado.
casais gays na China kkk, essa vive no mundo da lua mesmo, China ñ é ocidente ñ filha
Que coisa triste! Parece mentira! 😔😔
@@betaniacury5186 acho que tu precisa te informar melhor sobre as coisas que nosso governo está fazendo. Nossa ministra Damares está trabalhando muito pelas nossas crianças. Mas não será do dia pra noite que tudo mudará!
@@katia-qn8xj concordo plenamente contigo!
@@betaniacury5186 então p melhor seria matar essas crianças pra não estarem na rua abandonadas? O Que devíamos defender era a facilitação da adoção e não do assassinatos de bebês na barriga. Existem mais pais na fila do Que criança pra adotar.
Pessoas terem um monte de filhos sem elas terem condição financeira de criar é um problema, então eu não posso dizer que a China está errada em colocar limite de filhos por casal.
Sim cara, é algo que eu reflito muito, o Brasil tem um sério problema com isso, aqui quem mais tem filho é quem não pode ter, inacreditável, ao meu ver deveria ser cedido gratuitamente no SUS a vasectomia, tendo em vista que mais fácil desarmar do que armar, e também implantar algumas leis que tornem favorável ter menos filhos sendo pobre.
Concordo, pior que o aborto é a fome.
GRAVIDEZ INTERROMPIDA! traduzindo ABORTO! Parabéns pelo o video!
Há uma defazagem entre homens e mulheres da ordem de 20 milhões a menos de mulheres.
Daqui uns anos quando for necessário o governo obriga as famílias a terem no mínimo 3 filhos por casal. O Partido pode tudo, poder ilimitado.
O problema é que depois de gerações viverem assim, vc não consegue mudar isso do dia para a noite. E o governo já está preocupado pq sua população está envelhecendo rápido demais e crescendo menos e isso pode afetar os planos de potência global que a China tem.
E a vida de uma criança, crime bárbaro
Eu não sou contra ao aborto , mas romantizar assim é esquisito
Karina, Entao não é comum usar contraceptivo na china? É difícil encontrar lá?
A mentalidade deles é bem superior a nossa!!!
Assassinato!!! Que horror , meu Pai amado!!!
Eu apoio a legalização da referida prática no Brasil, porém é muito problemático liberar isso e não ter incentivo ao uso de contraceptivos e afins, e tbm n ter uma boa educação sexual. O trabalho fica feito pela metade.... igual é no nosso país.
O medo de pegar doença e de engravidar, torna o uso de contraceptivos muito comum no Brasil. É verdade que adolescentes nem sempre têm cabeça para pensar e acredito que sejam a maioria das gravidezes indesejadas em nosso país. Eu sou favorável ao aborto até o segundo mês.
Eles praticam o crime friamente, o que é isso?