Muito obrihgado pela contribuição. Sou químico e professor também. As informações fluem com tanta naturalidade que tudo parece ser fácil. Exemplo de professor a ser seguido. Na graduação e no mestrado eu não tive tanta informação sobre a teoria evolutiva dos átomos. Parabéns mesmo. A ciência precisa de mais pessoas assim
Dedicado ao ensino. Ele é nota 10. Empolgado, domínio do conteúdo e gentil com alunos. Precisamos de mais professores assim nas graduações ao invés de vários falsos pesquisadores que dominam o quadro de docentes. Excelência no ensino. Esse tipo de prof que inspira jovens.
Excelente aula! Estou estudando os modelos atômicos e o experimento de Thomson era o único que eu não tinha entendido muito bem. Essas palavras, raios catódicos, campo externo, ampola de Crookes... eram como tags soltas em minha cabeça. Agora, consegui entender! Muito obrigado!
Sei que as aulas são voltadas ao Ensino Superior, mas estudo para o Vestibular assistindo alguma destas aulas, que são mais aprofundadas e também traz conhecimento histórico muito rico. Agradeço a postagem do vídeo.
pô, o Thompson descobriu uma série de coisas subsequentes, devia possuir uma ótima base de conhecimento, além de uma boa criatividade pra ligar os pontos. Esses caras não estavam de brincadeira
Explicação muito interessante, porém, tem um erro histórico de datas. Faraday tinha apenas 9 anos quando Alessando Volta inventou a Pilha, ele ainda era uma criança. Esse experimento só foi possível através dos seus estudos posteriores ao 1820 na Royal Institution
Ótima aula, professor. Gostaria de saber se o senhor tem alguma recomendação de livros de história da física que tratam de grandes experimentos que levaram a grandes descobertas. Desde já, muito obrigado.
Não sou um especialista no assunto, mas tenho um grande amigo que é. Trata-se do professor Allan Franklin, da Universidade do Colorado. Segue a indicação de dois livros recentes dele: 1.What Makes a Good Experiment? Reasons and Roles in Science. Pittsburgh, University of Pittsburgh Press, (2016). 2. Shifting Standards: Experiments in Particle Physics in the Twentieth Century. (2013), University of Pittsburgh Press. Divirta-se!
Bela aula. Mas não entendi o que seria um íon de hidrogênio na concepção da época, já que se considerava o átomo como uma integridade. H+ é um átomo de H que perdeu algo, o elétron, que justamente não se conhecia ainda...
Muito bem explicado professor, mas não consigo entender como eu encontro a relação carga massa por exemplo do ion Ag+ com a carga/massa do elétron. Se puder explicar
Do íon de H, prótons, com a dos raios catódico, elétrons, né? Pode ver aqui ruclips.net/video/5QnBybstXxY/видео.html onde na descrição é indicado um bom material explicando os detalhes desse e de outros experimentos: veja www.ufjf.br/fisica/files/2010/03/Labfismodroteiro.pdf
Hmmm, sobre Faraday estudar os raios catódicos menos de 2 anos após a invenção de Volta, em 1799, da pilha voltaica, parece haver um erro... Em 1799 Faraday completou 8 anos de idade!
Professor, no início do vídeo, 3 min aproximadamente, essas cargas que estão sendo atraídas pelo catodo, que não mudam de cor e são atraídas por um objeto carregado positivamente, estão pelo desenho, próximas ao polo negativo da pilha, não deveria ser no polo positivo? Obrigada
Os elétrons saem do cátodo e vão para o ânodo... Esses elétrons são os raios catódicos, que sofrem influência de corpos eletricamente carregados, sua luminosidade foi notada perto do cátodo, no primeiro experimento, mas nas condições certas se extende por todo o tubo
Pense em qual seriam as consequências perceptíveis macroscopicamente se os átomos não fossem neutros - quais seriam as propriedades elétricas dos objetos do nosso cotidiano?
Cara, a força gravitacional é diretamente proporcional da massa do corpo. Qual é a dúvida nisso? Certamente isso não está entre os principais assuntos curriculares, além do mais, o que tem haver com o vídeo?
Gente, mas nao foi o Rutherford quem descobriu o próton? Tô bastante encucada com isso, porque toda vida ouvi que Thomson descobriu o elétron (a relação carga/massa de uma partícula negativa, mais precisamente), Chadwick descobriu o nêutron e Rutherford descobriu o próton. Eu não sei se eu não entendi direito o vídeo ou se o professor realmente falou isso! P.S.: E, até porque, se fosse Thomsom, de fato, quem houvesse descoberto o próton, seu modelo atômico não seria de um próton gigante encrustado de elétrons, acredito eu.
Em 1886, o físico alemão Eugen Goldstein criou um tubo e observou que, quando ocorriam descargas elétricas através do tubo contendo um gás rarefeito, surgiam raios que apresentavam massa e cargas elétricas positivas. Esses raios foram denominados de raios canais. Posteriormente, o inglês Ernest Rutherford verificou que os raios canais(ou anódicos) originários do hidrogênio possuíam a menor carga positiva conhecida até então. A essa unidade eletricamente carregada positivamente deu-se o nome de próton.
hcmichele O Rutherford descobriu o núcleo e que este é positivo. Rutherford também previu teoricamente o neutron , pois esta particula explicaria a estabilidade do nucleo com vários protons. Thompson quando descobriu o elétron e este sendo negativo, concluiu a existencia de outra partícula que fosse positiva. Tudo isso para manter o átomo neutro.
Na verdade não, ele acabou de dizer que quem descobriu o próton foi J.J. Thomson, Ernest Rutherford descobriu a forma em que o átomo se organizava bombardeando partículas alfa em uma folha de ouro de espessura da ordem de E-6 o que foi batizado por modelo do sistema solar, mas isso foi refutado por Bhor pois o modelo de Rutherford possuía um pequeno erro, os elétrons estavam ali soltos rodando ao redor de algo que os atraia a lógica temporal seria dos elétrons colidirem com este algo que é o núcleo, uma vez havendo a junção de cargas que naturalmente se atraem ocorreria um colapso da matéria, provavelmente Bhor deve ter pensado se tudo ainda existe ele esta um pouco errado, mas Bhor se calçou em outros caras antes. Espero que a esta altura já não tenha mais esta dúvida.
Com base em tudo que já pesquisei, concluo que Thomson acreditava na existência de algo carregado positivamente, para que se houvesse a neutralidade, mas por sua vez, não conseguiu prova-la até porque em seu modelo atômico ele não considera o próton uma partícula e sim uma massa homogênea.
A referência principal é o livro Modern Physics for Scientists and Engineers, de J. Taylor, C. Zafiratos e M. Dubson, além de alguns outros textos auxiliares.
Parabéns pela iniciativa das aulas, mas uma observação: detestei o fato de não poder em entender e enxergar com nitidez o que você escreve no quadro. Por favor, melhore isso nos próximos vídeos. No mais sua aula é muitooooooooooooo FODA!!!!!!
Além de um conhecimento detalhado, tem uma capacidade de expressão invejável. É um professor admirável! Obrigado.
Num é. Esse tipo de professor me inspira. Espero um dia me tornar tão bom quanto
Muito obrihgado pela contribuição. Sou químico e professor também. As informações fluem com tanta naturalidade que tudo parece ser fácil. Exemplo de professor a ser seguido. Na graduação e no mestrado eu não tive tanta informação sobre a teoria evolutiva dos átomos. Parabéns mesmo.
A ciência precisa de mais pessoas assim
Excelente, professor! Muito bom. Não achei em lugar nenhum uma explicação tão cara. Incrível. Obrigada e parabéns!
A sapiência desse professor é simplesmente incrível, obrigado mestre por compartilhar isso!
Procurei procurei, e não achei ninguém explicando de forma clara e objetiva como o senhor. Muito bem detalhado e de forma simplória, EXCELENTE.
2021 e eu tô aqui impressionada com a didática desse professor
terminei o Doutorado e você me inspira sobre o tipo de profissional que eu quero ser. Você engrandece o significado do que é ser um professor
QUE DIDÁTICA INCRÍVEL
Também fiquei impressionada com a capacidade de expressão do professor.
Passa o conteúdo muito bem, tá de parabéns mesmo.
Adorei, virei fã!
Olha, nem terminei de assistir ao vídeo, mas estou maravilhado com a didática e o conhecimento do professor!
Melhor aula de Química, e dada por um físico.
Obrigado. Mas esta é uma aula de física! Foram os físicos que descobriram o elétron…
@@FisicaModernaUFF qual seria o principal critério para diferenciar uma aula de física de uma de química?
Muito bom! Parabéns, professor! Que Deus abençoe! Excelente aula!
Execelente aula. Obrigado.
Só tem aula excelente. Parabéns Professor!
Deuuuus Esse professor é divino Maravilhoso
deus ñ existe
Dedicado ao ensino. Ele é nota 10. Empolgado, domínio do conteúdo e gentil com alunos. Precisamos de mais professores assim nas graduações ao invés de vários falsos pesquisadores que dominam o quadro de docentes. Excelência no ensino. Esse tipo de prof que inspira jovens.
Parabéns professor, uma aula de história da ciência. Sensacionalllll. ; )
Excelente aula! Estou estudando os modelos atômicos e o experimento de Thomson era o único que eu não tinha entendido muito bem. Essas palavras, raios catódicos, campo externo, ampola de Crookes... eram como tags soltas em minha cabeça. Agora, consegui entender! Muito obrigado!
Parabéns professor! Explica muito bem
Impecável! 👏👏👏📕📕
Se possível eu queria que postassem os vídeos na íntegra. Esse professor é genial! Queria muito ver os vídeos na íntegra, abraços!
Que aula maravilhosa! Ótimo professor, parabéns!
AULA MARAVILHOSA!
Muito obrigado por esta aula, achei maravilhosa❤
A explicação do professor é brilhante.
Sei que as aulas são voltadas ao Ensino Superior, mas estudo para o Vestibular assistindo alguma destas aulas, que são mais aprofundadas e também traz conhecimento histórico muito rico. Agradeço a postagem do vídeo.
Na verdade, na observação de Faraday já estava comprovado que o Campo Elétrico afetava os raios catódicos. João Pedro, seu ex-aluno. Abraços Jorge!
A história da física é mais legal que a própria física kkk :P
Na verdade a história da física, e da ciência em geral, é melhor que estudar qualquer disciplina, inclusive história geral.
Aula excelente!
Este professor é super e estas incríveis aulas tem me ajudado muito. Parabéns e obrigado professor.
Grande mestre! Eu tinha aprendido que Thomson não havia feito referência a "próton" ainda, apenas à carga positiva.
Thomson não fez. Foi Rutherford que fez com experimento chamado tubo de raios anódicos!!
Que professor maravilhoso!!! Apaixonei!!!
Que aula maravilhosa, esse professor é muito bom, rápido e didático.
simplesmente perfeito e mega avançado, ótimo! Não se restringe ao basicão
sem palavras, deixo apenas o meu obrigado...
Sensacional.
Um dia serei um professor desse nível.
Aula maravilhosa! Obrigado, em 2020
Excelente
Meu sonho seria ser teu aluno, manja demais .
Grande aula p físicos, ...
Caraca!que aula!
pô, o Thompson descobriu uma série de coisas subsequentes, devia possuir uma ótima base de conhecimento, além de uma boa criatividade pra ligar os pontos. Esses caras não estavam de brincadeira
aula perfeita, parabéns
Professor divino!
Gênio do Brasil e do mundo 🌎
Explicação muito interessante, porém, tem um erro histórico de datas. Faraday tinha apenas 9 anos quando Alessando Volta inventou a Pilha, ele ainda era uma criança. Esse experimento só foi possível através dos seus estudos posteriores ao 1820 na Royal Institution
Parabéns pela inciativaa! grande aula!!
Muito bom! Obrigado professor!
amém
ótima aula
Me inspira este professor
Ótima aula, professor. Gostaria de saber se o senhor tem alguma recomendação de livros de história da física que tratam de grandes experimentos que levaram a grandes descobertas. Desde já, muito obrigado.
Não sou um especialista no assunto, mas tenho um grande amigo que é. Trata-se do professor Allan Franklin, da Universidade do Colorado. Segue a indicação de dois livros recentes dele: 1.What Makes a Good Experiment? Reasons and Roles in Science. Pittsburgh, University of Pittsburgh Press, (2016).
2. Shifting Standards: Experiments in Particle Physics in the Twentieth Century. (2013), University of Pittsburgh Press. Divirta-se!
@@FisicaModernaUFF Muitíssimo obrigado!
Boa iniciativa!
Uma aula incrível muitíssimo bem detalhada para qualquer aluno entender orgulho desse professor brasileiros esse país vale a pena inda sim
A primeira vez na vida que uma aula acaba e eu fiquei triste ao invés de feliz
Professor fantástico
Excelente aula
Agradecimentos.
aula sensacional!!
Bela aula. Mas não entendi o que seria um íon de hidrogênio na concepção da época, já que se considerava o átomo como uma integridade. H+ é um átomo de H que perdeu algo, o elétron, que justamente não se conhecia ainda...
muito boa aula
Altamente padrão!
Calcule a energia cinética de um elétron com velocidade C/100 (c é a
velocidade da luz) em Joule e em eV
Pudim de "ameixas" kkkk
Ótima aula prof! mto obg.
buenas noches gracias por la clase.
tengo una consulta: cómo obtenían los datos del ión hidrógeno si aún no sabían lo que era un electrón?
Por que os raios catotidos não é eletricidade?
Como a descoberta da catodo e anodo precede a descoberta do átomo,?
O Sr. poderia fornecer as referências bibliográficas...
Muito bem explicado professor, mas não consigo entender como eu encontro a relação carga massa por exemplo do ion Ag+ com a carga/massa do elétron. Se puder explicar
Do íon de H, prótons, com a dos raios catódico, elétrons, né? Pode ver aqui ruclips.net/video/5QnBybstXxY/видео.html onde na descrição é indicado um bom material explicando os detalhes desse e de outros experimentos: veja www.ufjf.br/fisica/files/2010/03/Labfismodroteiro.pdf
Muito Bom!!!!!!!!
Hmmm, sobre Faraday estudar os raios catódicos menos de 2 anos após a invenção de Volta, em 1799, da pilha voltaica, parece haver um erro... Em 1799 Faraday completou 8 anos de idade!
Professor, no início do vídeo, 3 min aproximadamente, essas cargas que estão sendo atraídas pelo catodo, que não mudam de cor e são atraídas por um objeto carregado positivamente, estão pelo desenho, próximas ao polo negativo da pilha, não deveria ser no polo positivo? Obrigada
Os elétrons saem do cátodo e vão para o ânodo... Esses elétrons são os raios catódicos, que sofrem influência de corpos eletricamente carregados, sua luminosidade foi notada perto do cátodo, no primeiro experimento, mas nas condições certas se extende por todo o tubo
Ele parece com Einstein
O vídeo mais recente já faz 6 anos. Alguém sabe por que ele deixou de postar?
As disciplinas mais recentes são Termodinâmica UFF e Mecânica Clássica UFF. Confira!
@@FisicaModernaUFF vou estudar com vc! Obrigado!
preciso dessa aula escrita...
Pudim de passas! :D
Alguém sabe a música da intro?
apenas perfeito
Professor, pergunta boba, qual razão para afirmar que o átomo é neutro? Se não fosse, o que ocorreria com os átomos?
Pense em qual seriam as consequências perceptíveis macroscopicamente se os átomos não fossem neutros - quais seriam as propriedades elétricas dos objetos do nosso cotidiano?
Bem louco!
uau! muito legal! obg!
das perfect...wundabar
Todas as aulas desse professor são ótimas!!! Pena que o vídeo está muito editado...
Um feixe de luz pode ser afetado por uma grande colossal força magnética. Como pergunta.
muito bom
Muito bom :)
Cara, a força gravitacional é diretamente proporcional da massa do corpo. Qual é a dúvida nisso? Certamente isso não está entre os principais assuntos curriculares, além do mais, o que tem haver com o vídeo?
Gente, mas nao foi o Rutherford quem descobriu o próton? Tô bastante encucada com isso, porque toda vida ouvi que Thomson descobriu o elétron (a relação carga/massa de uma partícula negativa, mais precisamente), Chadwick descobriu o nêutron e Rutherford descobriu o próton. Eu não sei se eu não entendi direito o vídeo ou se o professor realmente falou isso!
P.S.: E, até porque, se fosse Thomsom, de fato, quem houvesse descoberto o próton, seu modelo atômico não seria de um próton gigante encrustado de elétrons, acredito eu.
Em 1886, o físico alemão Eugen Goldstein criou um tubo e observou que, quando ocorriam descargas elétricas através do tubo contendo um gás rarefeito, surgiam raios que apresentavam massa e cargas elétricas positivas. Esses raios foram denominados de raios canais. Posteriormente, o inglês Ernest Rutherford verificou que os raios canais(ou anódicos) originários do hidrogênio possuíam a menor carga positiva conhecida até então. A essa unidade eletricamente carregada positivamente deu-se o nome de próton.
hcmichele O Rutherford descobriu o núcleo e que este é positivo. Rutherford também previu teoricamente o neutron , pois esta particula explicaria a estabilidade do nucleo com vários protons. Thompson quando descobriu o elétron e este sendo negativo, concluiu a existencia de outra partícula que fosse positiva. Tudo isso para manter o átomo neutro.
Na verdade não, ele acabou de dizer que quem descobriu o próton foi J.J. Thomson, Ernest Rutherford descobriu a forma em que o átomo se organizava bombardeando partículas alfa em uma folha de ouro de espessura da ordem de E-6 o que foi batizado por modelo do sistema solar, mas isso foi refutado por Bhor pois o modelo de Rutherford possuía um pequeno erro, os elétrons estavam ali soltos rodando ao redor de algo que os atraia a lógica temporal seria dos elétrons colidirem com este algo que é o núcleo, uma vez havendo a junção de cargas que naturalmente se atraem ocorreria um colapso da matéria, provavelmente Bhor deve ter pensado se tudo ainda existe ele esta um pouco errado, mas Bhor se calçou em outros caras antes. Espero que a esta altura já não tenha mais esta dúvida.
Com base em tudo que já pesquisei, concluo que Thomson acreditava na existência de algo carregado positivamente, para que se houvesse a neutralidade, mas por sua vez, não conseguiu prova-la até porque em seu modelo atômico ele não considera o próton uma partícula e sim uma massa homogênea.
Alguém sabe o livro que ele está adotando ?
A referência principal é o livro Modern Physics for Scientists and Engineers, de J. Taylor, C. Zafiratos e M. Dubson, além de alguns outros textos auxiliares.
FisicaModernaUFF trunks :)
❤🎉😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮
Tá professor, mas e se não for um objeto, se for só um efeito no éther , aí tudo vir lixo né.
vc tb acha q a Terra é plana?
@@SirPetten_Physicist eu acredito nas fotografias autênticas da terra e do átomo.
Parabéns pela iniciativa das aulas, mas uma observação: detestei o fato de não poder em entender e enxergar com nitidez o que você escreve no quadro. Por favor, melhore isso nos próximos vídeos. No mais sua aula é muitooooooooooooo FODA!!!!!!
será que não é a resolução que ta configurado teu youtube? aqui ta dando pra ver direitinho..
seria bom se todos os professores foce que nem ele.
Inclusive os de Português 😉
pede a esse mestre ai, ensinar aos alunos a lei da gravidade de marte e lei da gravidade de alfa centauro
Pudim de passas eu acho. -.
Quem assistindo em 2021?
velho doido
Também fiquei impressionada com a capacidade de expressão do professor.
Passa o conteúdo muito bem, tá de parabéns mesmo.
Adorei, virei fã!