A primeira coisa que eu escrevo da história é o final. Mesmo se eu for mudar depois, é onde eu me sinto mais confortável pra começar. Criar os personagens e os conflitos é como experimentar em um laboratório (você testa várias combinações e hipóteses até chegar em um que funcione); agora, escrever a história de fato é como fazer uma viagem, eu preciso saber aonde quero chegar para poder fazer a viagem da melhor maneira possível.
Socorro, Wlange, ontem mesmo eu estava procurando um vídeo que falasse sobre isso no seu canal, vi que não tinha, fiquei chateada e segui em frente na minha busca. E dai tcharam, você aparece com o tema. Menina, eu te adoro, obrigada.
A parte final de ordem sendo ruim, em que o personagem acaba não conseguindo seu objetivo faz tanto sentido, não é somente tudo ficar lindo e maravilhoso sempre que faz o final ou a ordem seguir algo bom, um excelente vídeo...
Bom, no caso da minha, eu já abri logo com um evento que irá causar algo que irá mover todos os personagens a partir dai, depois eu comecei com a apresentação do inimigo principal a ser combatido e seuas características, e por fim, o personagem principal e um flashback dele, para situar o leitor em todo o contexto geral, a partir daí foi fácil continuar tudo...
Eu começo pela parte que aparece na minha cabeça primeiro. Também acho que o início é parte mais complicada (é a parte onde você cativa o leitor para que ele continue lendo a história), por isso eu prefiro deixar por último. Ao invés de fazer um paralelo entre o início e o fim, como a Wlange disse, eu faço entre o final e o início. Se eu não me engano, uma das primeiras partes escritas dos livros de Harry Potter foi o epílogo do último livro. Saber onde você quer chegar ajuda a decidir como começar.
Sim, saber como a história termina, e o que você quer para o final também ajuda muito, pois é impressionante como isso te ajuda a ter um ritmo melhor da história e tudo acabe fluindo mais naturalmente... foi o caso de Oda com o seu One Piece, ele já tinha escrito o final, daí pra o começo e o meio foi um pulo; Tudo bem que devido ao sucesso ele acabou esticando tudo, porém ele continua mantendo o ritmo sem perder a força!
Começar não acho um trabalho muito difícil, mas sim tem o seu esforço, é um ponto crucial que o leitor tem para sustentar-se da sua história. Ter o fim e o começo feito ou bem planejado, é bom, muito bom, pois você tem na mente: "partiu deste ponto e tem que chegar a esse ponto", indiretamente e de forma não consciente, você limita-se a isso. Mas o que acho complexo e dificultoso é o meio, o desenrolar da trama, complicado manter um mesmo ritmo e conceito do começo, sendo padronizado, porém com o seu toque; isso é complicado.
7 лет назад+8
Gostei das dicas que o pessoal deu aqui! Também tenho um vídeo sobre isso: ruclips.net/video/FTEqzgZsJOE/видео.html 😊
Quando dizem em escrever uma história de suspense e terror, normalmente diz-se que devemos começar pelo final, para assim pensar em como o decorrer do plot virá a terminar dessa forma. Uma coisa que todos os leitores desses gêneros sempre cobram são aquelas reviravoltas no final que nos deixam sem chão e nos pegam de surpresa. Para meu azar, comecei minha história sem ter essa noção anteriormente. Sem contar que faço muito mais o estilo de escritor de personagens do que de situações
Escrevi um romance a partir do final. A história desenvi mentalmente durante 4 anos. Criei personagens, cenários. O protagonista e narrador, mergulha no passado vivido na zona rural, as dificuldades para realizar o sonho de ser alguém e conquistar espaços na sociedade.
Ótimo vídeo, maravilhoso canal! Estava eu indeciso, buscando definir um fim para o meu livro e eis que finalmente encontrei este vídeo repleto de dicas importantes. Um dado óptimo sobre os seus vídeos é que eles são relevantes do início ao fim. Parabéns!!
Wlange qual sua opinião sobre fazer mais de um romance simultaneamente, estou com esta vontade mas também não quero me estrepar, você pode me dar um norte? please.....obrigado.
Olá W. eu estou escrevendo a minha primeira tragédia e estou um pouco receoso. Em princípio projeto escrever uma trilogia. A primeira história deve terminar exatamente na desordem.
Mmarcelo Oliveira não pense grande, penso unicamente, você já tem a ideia de que tem que ser uma trilogia, você nem começou a escrever, nem tem o primeiro livro escrito. Tem que saber se a história aguenta ou necessita ser prolongada, se os personagens aguentam mais aventuras e conflitos, pense de forma única; se a história pedir uma sequência, você faz; se não, não force.
7:07 existem até series que falam sobre isso como uma chamada final space que é uma serie da netflix alerta de spoiler no final o herói garry não consegue mata o vilão salvar os amigos e termina com ele se perguntando se ele vai para um caminho que é a morte total ou vai continuar vivendo e continuara num caminho de desordem tristeza infelicidade e etc dai acaba a serie.
Ótimo vídeo! O final da minha história vai ficar meio comprida...isso é um problema? Feliz Natal Atrasado Feliz Ano Novo
7 лет назад+5
Feliz Natal e Ano Novo pra você também! Como eu falei no vídeo, o importante é não enrolar. Se seu final ficar comprido por necessidade, aí ta tudo beleza ^^
Olá!Tudo bem? Nunca escrevi um livro sequer. Mas, grita algo dentro de mim para escrever um. Até tento. Por não conseguir organizar e manter as ideias ( devido A inexperiência) fico irritado. E com isto parei Alguns meses de tentar. Porém vendo este vídeo, veio o despertar do será que agora vai? Então! Tem alguma técnica para se organizar os pensamentos ao propósito de escrever um bom livro? Claro que sim. ( risos) mas quais? Fico muito agradecido. E muitos sucessos para tu. Desde já agradeço muito.
É assim mesmo. No começo sai um monte de coisa inútil. A primeira história nunca é boa. Criar algo legal exige prática, como um esporte. As primeiras ideias também não costumam ser boas. Não se leve tão a sério e não exija demais de si mesmo, afinal você está só começando e ainda tem uma longa jornada pela frente.
Olá!! Tenho uma playlist só sobre organização. Os vídeos lá podem te ajudar ;) O link é esse: ruclips.net/p/PL87amUuml9UjcT02IG8st-ZdgUhOQVtWt Recomendo em especial esse vídeo aqui: ruclips.net/video/_AaKo6D0Kwg/видео.html E sucesso pra você também!
O vocês acham de uma história que tem seu desfecho, tudo resolvido mas depois tem um evento intrigante, que pode ser uma chamada para um próximo livro, por exemplo.. uma continuação.. será que fica a vontade de quero mais ou a decepção de ainda ter mais para contar que não está ali?
Faz um video falando de linguagens regionais... É bem aceito pelas editoras? Girias e metaforas de regioes do país podwm caber num classico conteporaneo ?
muito bom guria! mas e qdo nao se sabe como terminar? vale reler varias vezes o conto? e os finais com lição de moral ou frases de efeito, o que vc acha Wlange? parabens, virei fa! me add no Face
7 лет назад
Acho que finais com lição de moral podem ser muito bons (principalmente pro público jovem), mas também podem ficar muito panfletários, se você não tratar com cuidado. E sim, releia sua história e também leia outras histórias pra procurar referências ;)
E em "Dom Casmurro"? Qual foi o ciclo de ordem e desordem? O que acha da pergunta que ficou imortalizada na literatura brasileira? Adoro o seu canal :) bjoo
7 лет назад+1
+Belial Dom Casmurro gira em torno do relacionamento entre Bentinho e Capitu, então eu diria que a desordem começa quando o Bentinho ouve os adultos falando sobre eles dois, que é quando ele começa a se dar conta de que ama a Capitu, e a volta pra ordem seria o fim de tudo, depois que a Capitu morre e ele se encontra pela última vez com o filho, que depois morre também. Mas esse livro é bem mais complexo do que os que eu usei como exemplo no vídeo, então ele tá bem mais aberto a interpretações diferentes
7 лет назад+3
+Belial Ah e eu acho que a Capitu traiu haha Beijos!
Eu começei a assistir seu canal pois eu queria aprender a desenvolver uma história para usar em um jogo, mas você acha que essas dicas servem para o enredo de um jogo também? Por exemplo a última para perceber quando o jogo começa a tomar o caminho para o fim e tal
7 лет назад+3
Acho que serve pra jogo, sim. É uma mídia diferente, mas também é storytelling
no inicio da minha historia começa com uma família se mudando para uma casa esquisita ,e no meio da historia acontece um desaparecimento alguém tem alguma ideia para o final se tiverem pff me ajudem
E se o livro tiver uma continuação, acho que dá para se fazer um final ainda mais tenebroso, em que a ordem não é estabelecida e o herói não atingiu o que almejava, o que deixará um gancho para a continuação, não é mesmo?
7 лет назад+1
Aaah você que perguntou no grupo do Wattpad! Eu te respondi por lá :)
Se alguém puder me dar uma luz, eu agradeço!!!! No meu caso, já mudei o final 3 vezes, pois cometi o erro de no decorrer da historia, criar vários conflitos paralelos. Nao conseguindo dar conta de resolver eles, fui mudando o final. O problema, é que agora para retirar esses conflitos, tem q ser com muita sabedoria, pois vai ficar um rombo na historia, me forçando a reescrever outros capítulos para corrigir isso. É ai então que bate a frustração. Ou eu retiro esses conflitos e dou um rumo mais linear para a historia, tendo assim que escrever muito mais para tapar os furos q vão ficar, ou deixo os conflitos, com todos os novos personagens e prolongo o livro para uma continuação, quem sabe trilogia. Para os dois lados, tenho um caminho longo, sem contar o tempo que já percorri... Sinceramente, estou a meses sem escrever por conta disso. Não sei oq fazer....
Estou escrevendo uma história cujo final ainda é incerto e o final que até então foi planejado acaba sem resolução dos problemas, mas esse livro faz parte de uma serie de 4 livros, então eu acho que é válido deixar o final em aberto né ? para poder prosseguir com o enredo.....
7 лет назад+1
Oie! Vou copiar uma coisa que respondi no Facebook pra um moço que fez uma pergunta parecida: Acho que quando o livro tem continuação, ainda assim ele pode ter um desfecho, porque de qualquer maneira cada livro de uma série tem início, meio e fim. Mas sim, deixar um gancho (ou algumas situações em aberto) é importante, e dá pra fazer isso mesmo completando o círculo. Ex: cada livro de Harry Potter tem um final bem definido e também um gancho pra continuação. Outro ex: no segundo livro de Jogos Vorazes, Em Chamas, o final é bem tenebroso, com alguns personagens capturados pelos vilões, mas ainda assim é uma espécie de ordem restabelecida. É uma ordem bem pior do que a inicial, mas se você for olhar o grande problema que causa desordem no livro (aquela edição especial dos jogos e o plano do pessoal de se virar contra a Capital), aquilo tem uma solução parcial, ou seja, não deixa de ter uma nova ordem em relação à desordem, mas ainda fica muita coisa aberta pro próximo livro.
Entendo, agora vejo as coisas por um outro ponto de vista. Sei então que seria frustante para o leitor ler um livro que não tem solução, mas eu venho pensando em mudar esse desfecho, existe em minha lista um final alternativo bastante parecido com o primeiro, mas este seria um agravante dos problemas apresentado para o leitor no inicio do livro, problemas esse que a personagem tenta solucionar no decorrer da história, mas não consegue. (a "ordem" é estabelecida mesmo que de forma diferente, como você disse) Porém não me sinto satisfeito com nenhum desses finais, é como se estivesse faltando um desfecho de verdade nele, mas não posso acabar o livro solucionando nenhum dos problemas dentro do enredo, pois se eu fizer isso não haverá livro 2, 3 ou 4.
Ter uma sequência não quer dizer que cada livro precise ter um final totalmente aberto. Você pode deixar algumas tramas secundárias sem resolução, ou criar soluções que acarretem novos problemas, ou que sejam apenas soluções parciais, etc. Não sou muito de ler séries, mas recomendo Harry Potter, Jogos Vorazes, A Arma Escarlate e As Crônicas de Gelo e Fogo
Já faz um ano que esse vídeo foi feito (literalmente um ano), mas eu tenho uma pergunta. É um erro escrever uma história sem tramas secundárias?
6 лет назад
Não. Depende do formato da história. Um conto, por exemplo, se concentra apenas em um conflito principal. Já um romance sem conflitos secundários pode acabar ficando raso, mas não quer dizer que seja assim em todos os casos. Você pode ir experimentando, se quiser
@ Entendi, muito obrigado pela resposta. Posso fazer mais uma pergunta? É sobre o uso do travessão. Ele não é usado apenas em diálogos, certo? Existem regras para o uso dele? (Foram mais de uma pergunta xD)
Faz o seguinte: escreva pelo menos uns 10 possíveis finais diferentes pra sua história e depois jogue todos no lixo e esforce pra criar o final número 11. Esse possivelmente será o final "inesperado" que sua história precisa. Escutei esse conselho de uma menina e realmente me ajudou, talvez te ajude também.
A primeira coisa que eu escrevo da história é o final. Mesmo se eu for mudar depois, é onde eu me sinto mais confortável pra começar. Criar os personagens e os conflitos é como experimentar em um laboratório (você testa várias combinações e hipóteses até chegar em um que funcione); agora, escrever a história de fato é como fazer uma viagem, eu preciso saber aonde quero chegar para poder fazer a viagem da melhor maneira possível.
Q dica incrível! O método snow Flake também não falha
Vou adquirir seu método khjkk
QUE VÍDEO
EU AMEI
Wlange como sempre salvando autores
Wlange, o nome da moça que vai revolucionar a escrita no Brasil ... Muito obrigado, de todos nós escritores.
Socorro, Wlange, ontem mesmo eu estava procurando um vídeo que falasse sobre isso no seu canal, vi que não tinha, fiquei chateada e segui em frente na minha busca. E dai tcharam, você aparece com o tema. Menina, eu te adoro, obrigada.
Faz um vídeo falando dos seus livros favoritos desse ano
Li tão pouco esse ano :c E nem sei quais foram, nem sei se no Skoob mostra a data em que a gente leu os livros
Mas é BEAUTIFUL essa menina. Jesus.
Analisando o vídeo é verificando se meu final está de acordo... :D
A parte final de ordem sendo ruim, em que o personagem acaba não conseguindo seu objetivo faz tanto sentido, não é somente tudo ficar lindo e maravilhoso sempre que faz o final ou a ordem seguir algo bom, um excelente vídeo...
Vendo o vídeo pude perceber que meu livro termina com as tramas secundárias esquecidas. Acho que me empolguei com a trama principal.
Obg, são dicas preciosas
Está de Parabéns fechou com chave de ouro seus vídeos em 2017, aguardando demais temas para 2018 em diante...
Como ela é linda!
Sempre que quero fazer um livro pro Wattpad, a Wlange me ajuda a ser uma autora segura e responsável. Sou muito grata por isso ♥♥
Seus vídeos são muito bons, você explica super bem 👏👏
eu amei demais esse vídeo. VC É MTO LINDA. AF
O final do meu livro já estava na minha cabeça antes de ela terminar. E realmente o final é o complemento do início.
Tá, e como começar uma história? Eu acho que o mais difícil de fazer um livro é começá-lo.
Bom, no caso da minha, eu já abri logo com um evento que irá causar algo que irá mover todos os personagens a partir dai, depois eu comecei com a apresentação do inimigo principal a ser combatido e seuas características, e por fim, o personagem principal e um flashback dele, para situar o leitor em todo o contexto geral, a partir daí foi fácil continuar tudo...
Eu começo pela parte que aparece na minha cabeça primeiro. Também acho que o início é parte mais complicada (é a parte onde você cativa o leitor para que ele continue lendo a história), por isso eu prefiro deixar por último. Ao invés de fazer um paralelo entre o início e o fim, como a Wlange disse, eu faço entre o final e o início.
Se eu não me engano, uma das primeiras partes escritas dos livros de Harry Potter foi o epílogo do último livro. Saber onde você quer chegar ajuda a decidir como começar.
Sim, saber como a história termina, e o que você quer para o final também ajuda muito, pois é impressionante como isso te ajuda a ter um ritmo melhor da história e tudo acabe fluindo mais naturalmente... foi o caso de Oda com o seu One Piece, ele já tinha escrito o final, daí pra o começo e o meio foi um pulo; Tudo bem que devido ao sucesso ele acabou esticando tudo, porém ele continua mantendo o ritmo sem perder a força!
Começar não acho um trabalho muito difícil, mas sim tem o seu esforço, é um ponto crucial que o leitor tem para sustentar-se da sua história. Ter o fim e o começo feito ou bem planejado, é bom, muito bom, pois você tem na mente: "partiu deste ponto e tem que chegar a esse ponto", indiretamente e de forma não consciente, você limita-se a isso. Mas o que acho complexo e dificultoso é o meio, o desenrolar da trama, complicado manter um mesmo ritmo e conceito do começo, sendo padronizado, porém com o seu toque; isso é complicado.
Gostei das dicas que o pessoal deu aqui! Também tenho um vídeo sobre isso: ruclips.net/video/FTEqzgZsJOE/видео.html 😊
Não sei vcs, mas eu já curto antes de vê o vídeo. Pq as dicas já sei q serão de ouro! Parabéns pelo canal que nos ajuda tanto
Eu só sei que eu te amo. Obrigado😍😍
Quando dizem em escrever uma história de suspense e terror, normalmente diz-se que devemos começar pelo final, para assim pensar em como o decorrer do plot virá a terminar dessa forma. Uma coisa que todos os leitores desses gêneros sempre cobram são aquelas reviravoltas no final que nos deixam sem chão e nos pegam de surpresa.
Para meu azar, comecei minha história sem ter essa noção anteriormente. Sem contar que faço muito mais o estilo de escritor de personagens do que de situações
Eu amo muito esse canal.
Aquele momento em que estou maratonando os videos do Ficçomos de novo e que eles estão me ajudando de novo.💖
MELHOR CANAL! Aprendi muito com você 💖
Muito lindaaa! 💞💞💞
Aí Wlange tô procurando algo sobre Epilogos, me ajudammm🌟☺️
Adoro o conteúdo de seus vídeos..até indiquei-os para minha sobrinha que adorou... parabéns!!!
Obrigada!! :)
Fantastica!
Muito bom. Alegre, comunicativa e competente. Parabéns.
Adorei ❤❤❤ Melhor canal! Melhores dicas!
Escrevi um romance a partir do final. A história desenvi mentalmente durante 4 anos. Criei personagens, cenários. O protagonista e narrador, mergulha no passado vivido na zona rural, as dificuldades para realizar o sonho de ser alguém e conquistar espaços na sociedade.
Legal, fiz isso sem saber no meu livro.
Seu sotaque é muito fofo!
Wlangê faça um vídeo sobre fábulas POR FAVOR! Quero escrever algumas e gostaria de suas dicas carinhosas e inteligentes.
Anotado!!!
Por sua causa eu melhorei minha escrita e muito!
Ótimo vídeo, maravilhoso canal! Estava eu indeciso, buscando definir um fim para o meu livro e eis que finalmente encontrei este vídeo repleto de dicas importantes. Um dado óptimo sobre os seus vídeos é que eles são relevantes do início ao fim. Parabéns!!
A gente nem se conhece, mas sempre que to perdida volto pro seu canal. Tu é minha mentora
Adoro seu canal!
Nossa, como eu estou precisando desse vídeo!!!
Wlange qual sua opinião sobre fazer mais de um romance simultaneamente, estou com esta vontade mas também não quero me estrepar, você pode me dar um norte? please.....obrigado.
Olá W. eu estou escrevendo a minha primeira tragédia e estou um pouco receoso. Em princípio projeto escrever uma trilogia. A primeira história deve terminar exatamente na desordem.
Mmarcelo Oliveira não pense grande, penso unicamente, você já tem a ideia de que tem que ser uma trilogia, você nem começou a escrever, nem tem o primeiro livro escrito. Tem que saber se a história aguenta ou necessita ser prolongada, se os personagens aguentam mais aventuras e conflitos, pense de forma única; se a história pedir uma sequência, você faz; se não, não force.
Obrigado pela advertência. Vou me esforçar para não decepcionar.
Wlange, além de vc ser uma moça linda, é super inteligente e parece ter um bom humor.. sorte do cara que namorar com vc!
Velho, muito obrigada por criar esse vídeos mara
O que você tem a dizer sobre o "final aberto" com relação ao leitor?
Adorei o vídeo, eu não tenho dificuldades com o final, sempre que empaco é no meio do livro. hehehe
Amei as dicas.
Gostei muito das dicas! 🙋
7:07 existem até series que falam sobre isso como uma chamada final space que é uma serie da netflix alerta de spoiler
no final o herói garry não consegue mata o vilão salvar os amigos e termina com ele se perguntando se ele vai para um caminho que é a morte total ou vai continuar vivendo e continuara num caminho de desordem tristeza infelicidade e etc dai acaba a serie.
conheci seu canal e vi que tem talento...ja lançou um livro?
Mask Tv Não sou ela mas vou responder, físico não mas ela tem alguns livros no Wattpad
Núbia Macêdo sabe o nome?
Mask Tv Ela colocou a conta dela na descrição.
Mask Tv na descrição tem o link para o peril dela, leia, os livros são muito bons!
MorenaDoDrew valeuuuuu!
Amei! Adoro os seus vídeos. Parabéns pelo canal
Amei as suas dicas, vc e seu canal! Ganhou mais uma inscrita. Tenha um Feliz Ano Novo!
Obrigada!! Feliz Ano Novo pra você também :D
Ótimo vídeo!
O final da minha história vai ficar meio comprida...isso é um problema?
Feliz Natal Atrasado
Feliz Ano Novo
Feliz Natal e Ano Novo pra você também! Como eu falei no vídeo, o importante é não enrolar. Se seu final ficar comprido por necessidade, aí ta tudo beleza ^^
Sempre me salvando sksks
apaixonada pelo seu trabalho 😍😍
Amoooooo esse canal?
Simmmmm
Olá!Tudo bem?
Nunca escrevi um livro sequer. Mas, grita algo dentro de mim para escrever um.
Até tento. Por não conseguir organizar e manter as ideias ( devido A inexperiência) fico irritado. E com isto parei Alguns meses de tentar.
Porém vendo este vídeo, veio o despertar do será que agora vai?
Então! Tem alguma técnica para se organizar os pensamentos ao propósito de escrever um bom livro? Claro que sim. ( risos) mas quais?
Fico muito agradecido.
E muitos sucessos para tu.
Desde já agradeço muito.
É assim mesmo. No começo sai um monte de coisa inútil. A primeira história nunca é boa. Criar algo legal exige prática, como um esporte. As primeiras ideias também não costumam ser boas. Não se leve tão a sério e não exija demais de si mesmo, afinal você está só começando e ainda tem uma longa jornada pela frente.
Tem outros vídeos falando sobre isso nesse canal
Olá!! Tenho uma playlist só sobre organização. Os vídeos lá podem te ajudar ;) O link é esse: ruclips.net/p/PL87amUuml9UjcT02IG8st-ZdgUhOQVtWt
Recomendo em especial esse vídeo aqui: ruclips.net/video/_AaKo6D0Kwg/видео.html
E sucesso pra você também!
Ficçomos ,
Obrigado!
O vocês acham de uma história que tem seu desfecho, tudo resolvido mas depois tem um evento intrigante, que pode ser uma chamada para um próximo livro, por exemplo.. uma continuação.. será que fica a vontade de quero mais ou a decepção de ainda ter mais para contar que não está ali?
Faz um video falando de linguagens regionais... É bem aceito pelas editoras? Girias e metaforas de regioes do país podwm caber num classico conteporaneo ?
Contra Tudo e Contra Todos Anotado!
muito bom guria! mas e qdo nao se sabe como terminar? vale reler varias vezes o conto? e os finais com lição de moral ou frases de efeito, o que vc acha Wlange? parabens, virei fa! me add no Face
Acho que finais com lição de moral podem ser muito bons (principalmente pro público jovem), mas também podem ficar muito panfletários, se você não tratar com cuidado. E sim, releia sua história e também leia outras histórias pra procurar referências ;)
Legal esse video amei
marvilhosoooooooo
Werter,lembrou a mesma ordem ,Romeu e Julieta.
E em "Dom Casmurro"? Qual foi o ciclo de ordem e desordem? O que acha da pergunta que ficou imortalizada na literatura brasileira?
Adoro o seu canal :)
bjoo
+Belial Dom Casmurro gira em torno do relacionamento entre Bentinho e Capitu, então eu diria que a desordem começa quando o Bentinho ouve os adultos falando sobre eles dois, que é quando ele começa a se dar conta de que ama a Capitu, e a volta pra ordem seria o fim de tudo, depois que a Capitu morre e ele se encontra pela última vez com o filho, que depois morre também. Mas esse livro é bem mais complexo do que os que eu usei como exemplo no vídeo, então ele tá bem mais aberto a interpretações diferentes
+Belial Ah e eu acho que a Capitu traiu haha
Beijos!
JURA? HAHAHAH
ACHEI QUE ERA O ÚNICO!!!!!!!!!!!!!!!!!!
PRECISO saber porque você acha isso hahahaha
Eu começei a assistir seu canal pois eu queria aprender a desenvolver uma história para usar em um jogo, mas você acha que essas dicas servem para o enredo de um jogo também? Por exemplo a última para perceber quando o jogo começa a tomar o caminho para o fim e tal
Acho que serve pra jogo, sim. É uma mídia diferente, mas também é storytelling
Ok, muito obrigado. Seus vídeos são muito bons, continue assim 😆
No meu conto eu sigo esta estrutura e nem sabia kk
Você é maravilhosa
E quando vc tem várias ideias novas, escreve algo novo, mas ainda pensa em uma história q está inacabada?
Seria um bom tema p/ vídeo
Eu gosto de finais abertos, apesar de me deixarem um pouco ansiosa.
*Show*
no inicio da minha historia começa com uma família se mudando para uma casa esquisita ,e no meio da historia acontece um desaparecimento alguém tem alguma ideia para o final se tiverem pff me ajudem
Eu na verdade quero fazer três finais na minha história:um bom (que vai ser o canônico), um neutro e um ruim
E se o livro tiver uma continuação, acho que dá para se fazer um final ainda mais tenebroso, em que a ordem não é estabelecida e o herói não atingiu o que almejava, o que deixará um gancho para a continuação, não é mesmo?
Aaah você que perguntou no grupo do Wattpad! Eu te respondi por lá :)
Como descrever sum de telefone em um livro?
Se alguém puder me dar uma luz, eu agradeço!!!!
No meu caso, já mudei o final 3 vezes, pois cometi o erro de no decorrer da historia, criar vários conflitos paralelos. Nao conseguindo dar conta de resolver eles, fui mudando o final. O problema, é que agora para retirar esses conflitos, tem q ser com muita sabedoria, pois vai ficar um rombo na historia, me forçando a reescrever outros capítulos para corrigir isso. É ai então que bate a frustração. Ou eu retiro esses conflitos e dou um rumo mais linear para a historia, tendo assim que escrever muito mais para tapar os furos q vão ficar, ou deixo os conflitos, com todos os novos personagens e prolongo o livro para uma continuação, quem sabe trilogia. Para os dois lados, tenho um caminho longo, sem contar o tempo que já percorri... Sinceramente, estou a meses sem escrever por conta disso. Não sei oq fazer....
Wlange, como entro em contato com Vc? Coloca no comentário pfv
Estou escrevendo uma história cujo final ainda é incerto e o final que até então foi planejado acaba sem resolução dos problemas, mas esse livro faz parte de uma serie de 4 livros, então eu acho que é válido deixar o final em aberto né ? para poder prosseguir com o enredo.....
Oie! Vou copiar uma coisa que respondi no Facebook pra um moço que fez uma pergunta parecida:
Acho que quando o livro tem continuação, ainda assim ele pode ter um desfecho, porque de qualquer maneira cada livro de uma série tem início, meio e fim. Mas sim, deixar um gancho (ou algumas situações em aberto) é importante, e dá pra fazer isso mesmo completando o círculo. Ex: cada livro de Harry Potter tem um final bem definido e também um gancho pra continuação. Outro ex: no segundo livro de Jogos Vorazes, Em Chamas, o final é bem tenebroso, com alguns personagens capturados pelos vilões, mas ainda assim é uma espécie de ordem restabelecida. É uma ordem bem pior do que a inicial, mas se você for olhar o grande problema que causa desordem no livro (aquela edição especial dos jogos e o plano do pessoal de se virar contra a Capital), aquilo tem uma solução parcial, ou seja, não deixa de ter uma nova ordem em relação à desordem, mas ainda fica muita coisa aberta pro próximo livro.
Entendo, agora vejo as coisas por um outro ponto de vista. Sei então que seria frustante para o leitor ler um livro que não tem solução, mas eu venho pensando em mudar esse desfecho, existe em minha lista um final alternativo bastante parecido com o primeiro, mas este seria um agravante dos problemas apresentado para o leitor no inicio do livro, problemas esse que a personagem tenta solucionar no decorrer da história, mas não consegue. (a "ordem" é estabelecida mesmo que de forma diferente, como você disse) Porém não me sinto satisfeito com nenhum desses finais, é como se estivesse faltando um desfecho de verdade nele, mas não posso acabar o livro solucionando nenhum dos problemas dentro do enredo, pois se eu fizer isso não haverá livro 2, 3 ou 4.
Mas finais tristes?
E o vídeo sobre como fazer casais?
Vou postar no início de janeiro!
No meu livro, todos os personagens principais morrem. Eu sou mau? Assassino de personagens?
E se for mais de um livro?
Ter uma sequência não quer dizer que cada livro precise ter um final totalmente aberto. Você pode deixar algumas tramas secundárias sem resolução, ou criar soluções que acarretem novos problemas, ou que sejam apenas soluções parciais, etc. Não sou muito de ler séries, mas recomendo Harry Potter, Jogos Vorazes, A Arma Escarlate e As Crônicas de Gelo e Fogo
Obrigado Wlange! Estou lendo Harry Potter, Jogos Vorazes e As Crônicas de Gelo e Fogo há um tempo.
Ei como posso colocar um palavrão tipo, eu coloco censura, ou só coloco o palavrão mesmo ?
Só o palavrão mesmo. Não tem nenhuma problema, a não ser que seu livro seja para um público infantil
@ valeu falou
Já faz um ano que esse vídeo foi feito (literalmente um ano), mas eu tenho uma pergunta. É um erro escrever uma história sem tramas secundárias?
Não. Depende do formato da história. Um conto, por exemplo, se concentra apenas em um conflito principal. Já um romance sem conflitos secundários pode acabar ficando raso, mas não quer dizer que seja assim em todos os casos. Você pode ir experimentando, se quiser
@ Entendi, muito obrigado pela resposta. Posso fazer mais uma pergunta? É sobre o uso do travessão. Ele não é usado apenas em diálogos, certo? Existem regras para o uso dele?
(Foram mais de uma pergunta xD)
tenho dificuldade de fazer os finais de minhas histórias, acho que acabam ficando muito "chochos' ou anticlímax
Faz o seguinte: escreva pelo menos uns 10 possíveis finais diferentes pra sua história e depois jogue todos no lixo e esforce pra criar o final número 11. Esse possivelmente será o final "inesperado" que sua história precisa.
Escutei esse conselho de uma menina e realmente me ajudou, talvez te ajude também.
Estamos num ano bem apropriado para falar de finais
meu sobrinho te ama, Wlange...
Aaah que ótimo 😍