No meu livro, eu fiz o prólogo em 3 pessoa e o resto em 1, nunca vi ninguém fazer isso antes. Também sou do tipo que apoia a idéia do escritor ter liberdade de escrever como quiser.
Tem um livro no Wattpad que eu amo que tem mais de um ponto de vista, e história te envolve de um jeito maravilhoso. O nome e Família De Martino, na verdade e uma série de livros de romance. Recomendo muito vocês a lerem.
uns livros que indico para lerem, que fica mais fácil de entender como escrever em primeira pessoa e em terceira, mas com pontos de vistas individuais são os livros do Rick Riordan, vou dar exemplos dos que eu já li, Percy Jackson, os livros são em primeira pessoa, no ponto de vista do Percy como se fosse ele contando a história, Heróis do Olimpo, os livros dão pontos de vista de cada personagem em terceira pessoa (acho q é terceira, me corrijam se estiver errada), em Herois do Olimpo, nos livros cada capítulo tem o nome de um personagem e a narrativa do capítulo vai ser daquele personagem, narrando o q acontece com ele, seus pensamentos e etc, vou dar um exemplo com o primeiro parágrafo de três capitulos de "O Heroi Perdido" cap 1-Jason: Mesmo antes de ser eletrocutado, Jason estava tendo um dia péssimo. cap 3-Piper: Após uma manhã com espíritos de tempestade, homens-bode e namorados sumidos, Piper deveria estar enlouquecida. Mas, na verdade, tudo que sentia era medo. cap 5-Leo: O passeio de Leo pelo acampamento estava indo muito bem até que ele soube do dragão. agora vou dar um exemplo da narrativa em primeira pessoa em Percy Jackson e o ladrão de raios: cap 1- Sem querer, transformo em pó minha professora de iniciação à álgebra: Olhe, eu não queria ser um meio-sangue. Se você está lendo isso porque acha que pode ser um, meu conselho é o seguinte: feche este livro agora mesmo. Acredite em qualquer mentira que sua mãe ou seu pai lhe contou sobre seu nascimento, e tente levar uma vida normal. Eu tenho 12 anos e só lendo os livros do Rick Riordan, JK Rowling, C.S. Lewis e outros autores, minha escrita melhorou MUITO, então recomendo
Muito bom o vídeo. Eu queria dicas de livros com muitos personagens principais. Preciso de inspiração. Alguém tem alguma dica?
6 лет назад+25
Obrigada!! Aqui vai uma lista dos que eu lembro: Suicidas - Raphael Montes; Ninguém Nasce Herói - Eric Novello; série Os Karas - Pedro Bandeira; A Revolução dos Bichos - George Orwell; O Filho de Mil Homens - Valter Hugo Mãe; além desses que citei no vídeo: Senhor das Moscas - William Golding; As crônicas de gelo e fogo - George R. R. Martin; Admirável mundo novo - Aldous Huxley Além disso, tenho um vídeo sobre livros com muitos personagens :D ruclips.net/video/kM87rkAJe1U/видео.html
Acabei de perceber que, quando eu escrevo em 3a pessoa, eu escrevo como no exemplo 4 (laços de família), é algo natural meu, principalmente quando escrevo romances, estou sempre alternando o ponto de vista deste jeito
Wlange, eu tenho 10 anos e estou escrevendo um livro. Seus vídeos me ajudam bastante em minha jornada litéraria. Obrigado Wlange que me ajuda a continuar a escrever.
Amei o vídeo, Wlange! Você podia fazer um com dicas práticas mesmo de como escrever com dois pontos de vista. Pra não se perder na história e tal, porque eu acho complicado (?) fazer a jornada do herói pra um livro com dois protagonistas narrando hahaha. PS: amei o novo cenário ❤
Bom dia, Wlange. Eu penso da seguinte forma: Já vi problemas em histórias de escritores iniciantes que querem narrar uma história com dez personagens e dez focos narrativos. Eles acabam deixando a história confusa e sem noção. Creio que enquanto não se tem a devida experiência é melhor (só uma sugestão) narrar pelo ponto de vista de um narrador onisciente. Valeu.
Gostaria de escrever a minha história em 1° pessoa, porém, com a visão de dois personagens. Estou com dificuldades nisso, mas o vídeo ajudou. Obrigada.
Muito bom. Bem explicado dicção perfeita exemplos de livros magnífico. tirou todas minhas dúvidas. quem quer aprender SOBRE esse assunto vai fica ENCANTADO. PARABÉNS LIK COM CERTEZA
Recentemente eu escrevi um conto, Platônica, empregando as 3 pessoas narrativas e os 3 tempos verbais. Para separa-los usei os 3 asteriscos. Ficou muito interessante.
No caso de Bom dia Verônica acho bem compreensível ser dessa forma, sendo que dá a entender q seria como a Verônica imaginaria o ponto de vista da Janete que ocorreu (terceira pessoa no passado).
O primeiro livro que eu li com mais de um ponto de vista foi O Herói perdido do Rick Riordan. Levou um tempo até eu acostumar, mas quando acostumei, li os outros livros da saga Os Heróis do Olimpo sedenta pelas trocas de pontos de vista.
Minha narrativa é em 3a pessoa, no presente (com alguns capítulos seguindo cada um o ponto de vista de um ou outro personagem, inclusive os vilões) e deixo para usar no passado apenas para flashbacks (e ainda jogo itálico no trecho para ficar mais claro se tratar de um flashback.
Esse vídeo era literalmente o que eu estava procurando, da forma mais específica possível... Eu te amo, sério. Você sempre me ajuda muito, amo seu canal.
Pode falar sobre escrita em 2 pessoa? Eu li uma fic recentemente, em que o personagem lia um livro em 2 pessoa, e fiquei bem curiosa sobre esse estilo.
Estou viciada nos seus vídeos. Embora eu assista tudo fora de ordem.... Meu narrador e onisciente, mas o ponto de vista oscila, atravessando o olhar de vários personagens...
Aaaah, seus videos estão me tirando varias duvidas e me ajudando tanto com a melhora da escrita do meu livro. Mais do que merece meu like pelo seu otimo trabalho
Fã de carteirinha dessa artista que é Wlange, lascando like!!!!!!!! Me ajudou e muito quando for finalizar meu livro em primeira pessoal, e fazer a mudança para terceira. Minhas duvidas foram esclarecidas, obgdd!!!! - Railson
Ótimo vídeo, Wlange! O livro Cujo de Stephen King é um exemplo bacana no que se refere a múltiplos pontos de vista, pois ele apresenta até mesmo o ponto de vista do cachorro Cujo. Ele se refere aos personagens como menino, homem, mulher, vizinho.
A história que estou escrevendo é em primeira pessoa, só que graças ao seu vídeo isso me fez perceber que eu tenho duas opções: a primeira é de escrever em primeira pessoa, se passando como personagem principal; e a segunda é de escrever em terceira pessoa, se passando como um companheiro ou sobrevivente e narrando as ações do protagonista.
Oi Wlange!!! Tudo bem..?! Excelente...chegou em boa hora esse vídeo... ainda restavam algumas dúvidas, agora estou mais tranquilo para seguir com o projeto.... Obrigado! Parabéns!
Aiiiii mdsss amo esse canal ! Eu pesquisei em todo lugar e não achei falando sobre os pontos de vista dos personagens, abri o YT e já achei esse vídeo ! 😍
Opa, era exatamente este vídeo que eu precisava! Passei a manhã assistindo seus vídeos e usando as dicas pra ir consertando os meus textos e também reescrevi alguns capítulos da minha história. Quando acho que já tenho o suficiente, encontro mais algum vídeo seu nos recomendados com outras dicas que, quando assisto, descubro que eu precisava daquilo também. Tô aprendendo muita coisa
Wlange! Adorei o vídeo, mas só uma correção: a narração da Verônica é no passado, o da Janete, em terceira pessoa, é no presente. Na época em que li ainda sim, não entendi a troca do "tempo".
6 лет назад
Obrigada! Só agora que vc falou é que percebi que eu troquei hahah valeu pela correção. Mesmo assim tbm continuo não vendo o porquê da autora ter feito isso
No meu livro o grupo principal tem 5 pessoas, então eu vou usar a narração em primeira pessoa e mudar entre capítulos por 2 personagens que são irmãos, primeiro por em alguns momentos eles estarem em lugares diferentes e pra dar a visão de mais de uma pessoa sobre a história.
Gostei muito do seu vídeo. Mas tenho uma duvida gigante, gostaria de saber se esses tipos de ponto de vista pode se encaixar em um livro onde a personagem principal está contando sua história através de um diário, e outro personagem que está lendo o diário e tbm participando da história registrando o que acontece com ele. (Obs: estou tentando esconder a distância de tempo, então não dará para saber se passou muito tempo desde quando o diário foi escrito)
Eu to pensando em escrever de uma forma que os primeiros capítulos se passem em terceira pessoa focado em um personagem e quando um outro personagem aparecer e começar a ter desenvolvimento, aí quando eu for fazer um capítulo, um vai ser em terceira pessoa focado no protagonista e outro capítulo terá os mesmos acontecimentos do capítulo, mas seria do ponto de vista do personagem. Será que fica bom?
Wlange eu tenho uma dúvida, no caso do livro que eu tô escrevendo, ele é em primeira pessoa, e me certos omentos, o protagonista que narra a historia nem sempre pode estar falando a verdade, as vezes ele pode ta falando o que ele quer acreditar que é verdade. Nesse caso como eu posso introduzir o narrador de terceira pessoa, ou como eu posso mostrar ao leitor que não se pode confiar totalmente no protagonista?
Lulinha Ferraz coloca momentos ou personagens que o contradizem e o coloquem contra a parede
6 лет назад+12
Concordo com a Mila. Você pode fazer algo no estilo 13 Reasons Why quando a Hannah fala que o Zach jogou o papel fora e o Zach depois aparece com o papel, que ele tinha guardado o tempo todo
Ficçomos é que no meu caso o protagonista vai descrever o local em que ele está, e naquile momento específico não tem ninguém que ele conhece por perto. Se um estranho chegar e começar a descrever o local do nada pro protagonista, desconstruindo a visão dele vai soar muito forçado
Não sei se eu vou ser respondido, mas eu tô escrevendo um livro e queria mudar o ponto de vista em alguns capítulos, eu posso deixar sem marcação ou preciso colocar marcação? (Tipo escrever mais ou menos assim: Evan Capítulo 10: Renascimento.)
Tem como vc colocar aqui no comentário uma frase de narração de primeira pessoa no presente? Ficaria: eu faço meu café e saio atrasada? Acho meio estranho no presente, mas parece bem comum pq vc deu varios exemplos
6 лет назад+4
Essa frase que vc deu é um exemplo. Eu vejo esse tipo de narração mais em livros contemporâneos. Um exemplo bem famoso é Jogos Vorazes. Segue o primeiro parágrafo do primeiro livro: "Quando acordo o outro lado da cama está frio. Meus dedos se esticam à procura do calor de Prim, mas só encontram a cobertura áspera do colchão. Ela deve ter tido sonhos ruins e pulou para a cama de nossa mãe. É claro que foi isso. Hoje é o dia da colheita."
Ficçomos esse trecho soou menos estranho que a minha frase kkk, vou tentar escrever algo no presente um dia. Obrigada pelo exemplo, vc eh um amorzinho e super inteligente, precisamos de brasileiros assim, te desejo mt sucesso ;*
No meu livro existem 3 personagens principais. Como eu faço para trocar os pontos de vista você se pergunta, bom, dois dos três personagens viajam no tempo. Um continua em 2020, outra em 1986 e outro em 1969. Ao longo do capítulo os tempos variam, exemplo: 27 de outubro de 2020 Mikhael está agitando com o desaparecimento de Martha e Madisson etc... 27 de outubro de 1986 Marta se pergunta como ela viajou no tempo. (Obviamente eu não escrevo assim né amores, isso foi só um exemplo, eu escrevo na 1° pessoa)
Eu sei que às vezes o processo de escrita pode ser bem desanimador. Aliás , é muito trabalho e conhecimento que precisamos adquirir para finalizar um livro e neste processo surgem inúmeras perguntas. A minha história é boa? Os personagens são cativantes? Os diálogos São interessantes? O que eu preciso melhorar? Ou melhor, como melhorar?. Se você já se pegou fazendo algumas dessas perguntas , você é um escritor de primeira viagem que assim como todos os outros precisa de ajuda. Com base nisso, criei um sistema de parceria que consiste em fazer uma análise crítica de capítulo a capítulo ,pontuando aspectos positivos,negativos e oferecendo sugestões para a melhoria.sendo assim , você se torna um analista e tem um escritor e um leitor simultaneamente ( funciona por meio de trocas , eu leio seus capítulos fazendo essa análise crítica e vc o meu , assim uma incentiva o outro até a finalização da história) caso tenha interesse: (31) 993511160 Gaby Me chama , e eu te explico melhor como funciona =)
Me ajudou muito ... Mais ainda tenho um probleminha , eu estou a escrever um livro ,sobre um pouco da minha história acho que vou escrever no passado , mais eu não sei se uso a 1° pessoa ou a 3°
5 лет назад
Olá! Tenho vídeos falando sobre vantagens e desvantagens da primeira e da terceira pessoa, podem te ajudar: ruclips.net/video/tiUPm8PHTfc/видео.html ruclips.net/video/h8PEh7ENn0k/видео.html
Prefeito mais intervir entre o: 1° pessoas e a 3° pessoa. Gosto mais assim e para mudar o ponto gosto de apenas em "arcos" como uma grande briga ou discussão, algo do tipo.
Wlange, sendo meu narrador em terceira pessoa, posso torná-lo não confiável ao transitar propositalmete entre uma voz de narrador -observador para um narrador intruso e as vezes apenas onisciente de acordo com o meu foco em cada cena ou capítulo?
Estou escrevendo uma história, nela o principal ponto de vista vai ser a do protagonista. Mas terão capítulos em que teremos o ponto de vista de outros personagens. Será em terceira pessoa.
Eu sei que às vezes o processo de escrita pode ser bem desanimador. Aliás , é muito trabalho e conhecimento que precisamos adquirir para finalizar um livro e neste processo surgem inúmeras perguntas. A minha história é boa? Os personagens são cativantes? Os diálogos São interessantes? O que eu preciso melhorar? Ou melhor, como melhorar?. Se você já se pegou fazendo algumas dessas perguntas , você é um escritor de primeira viagem que assim como todos os outros precisa de ajuda. Com base nisso, criei um sistema de parceria que consiste em fazer uma análise crítica de capítulo a capítulo ,pontuando aspectos positivos,negativos e oferecendo sugestões para a melhoria.sendo assim , você se torna um analista e tem um escritor e um leitor simultaneamente ( funciona por meio de trocas , eu leio seus capítulos fazendo essa análise crítica e vc o meu , assim uma incentiva o outro até a finalização da história) caso tenha interesse: (31) 993511160 Gaby Me chama , e eu te explico melhor como funciona =)
Eu vim procurando isso porque a minha história tem o protagonista com TDI, diferentes personalidades como no filme Fragmentado. E eu ecrevo em primeira pessoa, mas eu pensei que seria melhor escrever em terceira as outras personalidades dele para não ficar super confuso.
Oi tudo bem? O vídeo faz tempo mas comento mesmo assim. Então tenho 13 anos e estou escrevendo um livro. Queria saber como descrever as cenas melhor no ponto de vista do personagem principal
Moça eu escrevi um livro de ficção e uma pessoa me acusou de ter descrito ela no meu livro porque ela se identificou com a personagem. Gostaria de saber se isso pode trazer problemas para mim?
3 года назад+1
Se vc não conhece a pessoa ou não teve intenção de retratá-la no livro, isso não pode te causar nenhum problema. Até mesmo se vc descrever uma pessoa real no livro e mudar o nome é difícil isso causar problema
Um dos meus livros tem dois pontos de vista; para um dos protagonistas em 3 pessoa, pois o personagem já esta morto e para o outro em 1 pessoa, pois ele conta a sua história. Ambos estão no passado.
Eu tenho uma grande dúvida... Eu estou escrevendo um livro que a maioria do tempo se passa no ponto de vista de um personagem, mas eu frequentemente conto o sentimento dos outros ao seu redor. Isso seria uma narração errada, um narrador onisciente ou um livro divido em vários pontos de vistas?
Gente, eu estou tentando escrever um livro bem original, mas quando termino de escrever pelo menos um capítulo, percebo que fiz referências a outros filmes e livros... O que faço?
6 лет назад+4
Canal Milena Araujo É impossível ser 100% original. Não esquenta muito com isso ;) Só o que não pode fazer é plágio
Querendo aprender sobre mais pontos de vista. só sei mais o do narrador e o narrador pessoa que conta e vive a história, que também pode se alternar à outros personagens e nem sempre ser o principal Video de utilidade pública a gente ver por aqui
No meu livro, eu fiz o prólogo em 3 pessoa e o resto em 1, nunca vi ninguém fazer isso antes. Também sou do tipo que apoia a idéia do escritor ter liberdade de escrever como quiser.
Eu lembrei justamente de Sombra e Ossos, é maravilhoso mesmo ❤
Se não estiver enganada o livro (ou série, não sei bem) "A Maldição do Tigre" também é assim.
Como eu era antes de você, Jojo Moyes, é exatamente assim.
@@lavsdalloway eu ia comentar isso.
Prazer, eu tbm fiz exatamente isso kkkk o Prólogo do meu está em 3° pessoa kkk
Tem um livro no Wattpad que eu amo que tem mais de um ponto de vista, e história te envolve de um jeito maravilhoso. O nome e Família De Martino, na verdade e uma série de livros de romance. Recomendo muito vocês a lerem.
uns livros que indico para lerem, que fica mais fácil de entender como escrever em primeira pessoa e em terceira, mas com pontos de vistas individuais são os livros do Rick Riordan, vou dar exemplos dos que eu já li, Percy Jackson, os livros são em primeira pessoa, no ponto de vista do Percy como se fosse ele contando a história, Heróis do Olimpo, os livros dão pontos de vista de cada personagem em terceira pessoa (acho q é terceira, me corrijam se estiver errada), em Herois do Olimpo, nos livros cada capítulo tem o nome de um personagem e a narrativa do capítulo vai ser daquele personagem, narrando o q acontece com ele, seus pensamentos e etc, vou dar um exemplo com o primeiro parágrafo de três capitulos de "O Heroi Perdido"
cap 1-Jason:
Mesmo antes de ser eletrocutado, Jason estava tendo um dia péssimo.
cap 3-Piper:
Após uma manhã com espíritos de tempestade, homens-bode e namorados sumidos, Piper deveria estar enlouquecida. Mas, na verdade, tudo que sentia era medo.
cap 5-Leo: O passeio de Leo pelo acampamento estava indo muito bem até que ele soube do dragão.
agora vou dar um exemplo da narrativa em primeira pessoa em Percy Jackson e o ladrão de raios:
cap 1- Sem querer, transformo em pó minha professora de iniciação à álgebra: Olhe, eu não queria ser um meio-sangue.
Se você está lendo isso porque acha que pode ser um, meu conselho é o seguinte: feche este livro agora mesmo. Acredite em qualquer mentira que sua mãe ou seu pai lhe contou sobre seu nascimento, e tente levar uma vida normal.
Eu tenho 12 anos e só lendo os livros do Rick Riordan, JK Rowling, C.S. Lewis e outros autores, minha escrita melhorou MUITO, então recomendo
Muito bom o vídeo. Eu queria dicas de livros com muitos personagens principais. Preciso de inspiração. Alguém tem alguma dica?
Obrigada!! Aqui vai uma lista dos que eu lembro: Suicidas - Raphael Montes; Ninguém Nasce Herói - Eric Novello; série Os Karas - Pedro Bandeira; A Revolução dos Bichos - George Orwell; O Filho de Mil Homens - Valter Hugo Mãe; além desses que citei no vídeo: Senhor das Moscas - William Golding; As crônicas de gelo e fogo - George R. R. Martin; Admirável mundo novo - Aldous Huxley
Além disso, tenho um vídeo sobre livros com muitos personagens :D ruclips.net/video/kM87rkAJe1U/видео.html
Acabei de perceber que, quando eu escrevo em 3a pessoa, eu escrevo como no exemplo 4 (laços de família), é algo natural meu, principalmente quando escrevo romances, estou sempre alternando o ponto de vista deste jeito
Wlange, eu tenho 10 anos e estou escrevendo um livro. Seus vídeos me ajudam bastante em minha jornada litéraria.
Obrigado Wlange que me ajuda a continuar a escrever.
Meu deus, recebi um S2 da Wlange!
VC já postou a história ou algo do tipo? Fiquei curioso sobre a história...
Sim, embora todas as histórias que postei no momento são uma espécie de teste. A história central será postada em breve ;)
Palácio do Jabba Tente entrar em contato quando lançar a história
No Wattpad? Se for me passe seu perfil.
Oi Wlange! Eu tenho 10 anos e estou escrevendo uma história e você tem me ajudado bastante a escrever o meu livro com seus ótimos vídeos e dicas! :3
Recomendo o livro "Invenção das asas", que tem os capítulos revesados entre a narrativa de duas personagens. Muito bom
Amei o vídeo, Wlange! Você podia fazer um com dicas práticas mesmo de como escrever com dois pontos de vista. Pra não se perder na história e tal, porque eu acho complicado (?) fazer a jornada do herói pra um livro com dois protagonistas narrando hahaha.
PS: amei o novo cenário ❤
Bom dia, Wlange. Eu penso da seguinte forma:
Já vi problemas em histórias de escritores iniciantes que querem narrar uma história com dez personagens e dez focos narrativos. Eles acabam deixando a história confusa e sem noção. Creio que enquanto não se tem a devida experiência é melhor (só uma sugestão) narrar pelo ponto de vista de um narrador onisciente. Valeu.
Sim, também acho.
Gostaria de escrever a minha história em 1° pessoa, porém, com a visão de dois personagens. Estou com dificuldades nisso, mas o vídeo ajudou. Obrigada.
Muito bom. Bem explicado dicção perfeita exemplos de livros magnífico. tirou todas minhas dúvidas. quem quer aprender SOBRE esse assunto vai fica ENCANTADO. PARABÉNS LIK COM CERTEZA
Wlange, eu sou seu fan, voce abriu meus olhos para escrever, so tenho a te agradecer pela ajuda que voce tem me dado
Recentemente eu escrevi um conto, Platônica, empregando as 3 pessoas narrativas e os 3 tempos verbais. Para separa-los usei os 3 asteriscos. Ficou muito interessante.
No caso de Bom dia Verônica acho bem compreensível ser dessa forma, sendo que dá a entender q seria como a Verônica imaginaria o ponto de vista da Janete que ocorreu (terceira pessoa no passado).
O primeiro livro que eu li com mais de um ponto de vista foi O Herói perdido do Rick Riordan. Levou um tempo até eu acostumar, mas quando acostumei, li os outros livros da saga Os Heróis do Olimpo sedenta pelas trocas de pontos de vista.
Essas colocações de textos, usando esse ponto de vista se torna bem colocado para forma parágrafos bem estruturados para os textos.
Minha narrativa é em 3a pessoa, no presente (com alguns capítulos seguindo cada um o ponto de vista de um ou outro personagem, inclusive os vilões) e deixo para usar no passado apenas para flashbacks (e ainda jogo itálico no trecho para ficar mais claro se tratar de um flashback.
Canais tão bons quanto o seu não são tão bem valorizados, continue com seu belo trabalho, parabéns...
Esse vídeo era literalmente o que eu estava procurando, da forma mais específica possível... Eu te amo, sério. Você sempre me ajuda muito, amo seu canal.
Pode falar sobre escrita em 2 pessoa? Eu li uma fic recentemente, em que o personagem lia um livro em 2 pessoa, e fiquei bem curiosa sobre esse estilo.
É díficil até de imaginar, mas estou curioso se há alguma obra assim.
MDS!! Seus vídeos são tudooo, me ajudam demais !
Estou viciada nos seus vídeos. Embora eu assista tudo fora de ordem....
Meu narrador e onisciente, mas o ponto de vista oscila, atravessando o olhar de vários personagens...
Eu estava exatamente com essa dúvida sobre pontos de vista para colocar no meu livro. Ajudou muito! Obrigado!!!!!
Esse vídeo caiu do céu para mim.
Muito obrigada! Vídeo ótimo!
excelente video,me ajudou muito.obrigado
Muito bom! Meu sonho é escrever livros e eu nem imagino como fazer pra organizar todas as minhas escritas, hahah
Adorei, estou escrevendo um novo livro e tenho adotado três pontos de vista, três personagens da história. 💕
Aaaah, seus videos estão me tirando varias duvidas e me ajudando tanto com a melhora da escrita do meu livro.
Mais do que merece meu like pelo seu otimo trabalho
Eu tava com problemas com isso. Sério, parece q vc lê minha mente!
Obrigado!
Amei o vídeo! Obrigada!
Fã de carteirinha dessa artista que é Wlange, lascando like!!!!!!!! Me ajudou e muito quando for finalizar meu livro em primeira pessoal, e fazer a mudança para terceira. Minhas duvidas foram esclarecidas, obgdd!!!! - Railson
Ótimo vídeo, Wlange! O livro Cujo de Stephen King é um exemplo bacana no que se refere a múltiplos pontos de vista, pois ele apresenta até mesmo o ponto de vista do cachorro Cujo. Ele se refere aos personagens como menino, homem, mulher, vizinho.
Já está salvo na minha playlist. Obrigado! Isso é mais valioso que ouro.
A história que estou escrevendo é em primeira pessoa, só que graças ao seu vídeo isso me fez perceber que eu tenho duas opções: a primeira é de escrever em primeira pessoa, se passando como personagem principal; e a segunda é de escrever em terceira pessoa, se passando como um companheiro ou sobrevivente e narrando as ações do protagonista.
Oi Wlange!!! Tudo bem..?! Excelente...chegou em boa hora esse vídeo... ainda restavam algumas dúvidas, agora estou mais tranquilo para seguir com o projeto.... Obrigado! Parabéns!
Aiiiii mdsss amo esse canal ! Eu pesquisei em todo lugar e não achei falando sobre os pontos de vista dos personagens, abri o YT e já achei esse vídeo ! 😍
Opa, era exatamente este vídeo que eu precisava! Passei a manhã assistindo seus vídeos e usando as dicas pra ir consertando os meus textos e também reescrevi alguns capítulos da minha história. Quando acho que já tenho o suficiente, encontro mais algum vídeo seu nos recomendados com outras dicas que, quando assisto, descubro que eu precisava daquilo também. Tô aprendendo muita coisa
Eu to escrevendo minha saga e tem 12 pontos de vista. Acho tao legal conseguir distinguir cada um. Nem vio video mas sei q vou amar. 💜
Você poderia falar sobre o uso dos três asteriscos. Não vi falar muito sobre isso na internet.
mulher, tu é show!
Por curiosidade a 3 forma de alternância, daria para utilizar em primeira pessoa? Com marcação no caso
LIVROS DESSE JEITO DAO UMA TRABALHEIRA PRA ENTENDER KKK MAS FICA TOP
Glaubb_ kkkkkkk ainda mais para escrever k
Mais um vídeo com excelentes dicas !
Era tudo que eu precisava saber ó... valeu Vlande! Continue oferecendo cultura ao nosso povo! 👍😉
Nossa obrigado! eu estava com essa dúvida, e você me ajudou muito. ❤❤❤
Vou fazer um pdf com os macetes desse canal hahaha brigada linda!
Você é tão linda. Obrigada por esse vídeo e por seu tempo.🥰
Esse vídeo me ajudou muito! Agora já sei exatamente como trabalhar nos pontos de vista da história que estou escrevendo :) obrigado, Wlange.
Quero escrever 3 pontos de vista: Protagonista, vilão e filho do vilão.
Faz um video sobre subtexto. Vlw!
Geraldo Ferreira Heey já tenho um ☺️ ruclips.net/video/w_DPZcNsBZg/видео.html
Wlange! Adorei o vídeo, mas só uma correção: a narração da Verônica é no passado, o da Janete, em terceira pessoa, é no presente. Na época em que li ainda sim, não entendi a troca do "tempo".
Obrigada! Só agora que vc falou é que percebi que eu troquei hahah valeu pela correção. Mesmo assim tbm continuo não vendo o porquê da autora ter feito isso
No meu livro o grupo principal tem 5 pessoas, então eu vou usar a narração em primeira pessoa e mudar entre capítulos por 2 personagens que são irmãos, primeiro por em alguns momentos eles estarem em lugares diferentes e pra dar a visão de mais de uma pessoa sobre a história.
Gostei da explicação. Muita linda e fala muito bem. Ja me inscrevi
obrigada!
Gostei muito do seu vídeo. Mas tenho uma duvida gigante, gostaria de saber se esses tipos de ponto de vista pode se encaixar em um livro onde a personagem principal está contando sua história através de um diário, e outro personagem que está lendo o diário e tbm participando da história registrando o que acontece com ele. (Obs: estou tentando esconder a distância de tempo, então não dará para saber se passou muito tempo desde quando o diário foi escrito)
Nossa, mano. Falou de Harry Potter...
Não tem como dar mais de um like, não?
Eu adoro suas dicas! São muito valiosas para mim. Meu sonho é saber que um dia você leu uma história minha....
Poxa a parte do livro da Clarice foi o mais lindo 💜
Ela é maravilhosaaa
Eu to pensando em escrever de uma forma que os primeiros capítulos se passem em terceira pessoa focado em um personagem e quando um outro personagem aparecer e começar a ter desenvolvimento, aí quando eu for fazer um capítulo, um vai ser em terceira pessoa focado no protagonista e outro capítulo terá os mesmos acontecimentos do capítulo, mas seria do ponto de vista do personagem. Será que fica bom?
Gostei, me esclareceu bastante. Adoro conversar com você. Abraço forte.
Mds eu tava procurando muito alguém para me ajudar com isso...me salvou!!!
Wlange eu tenho uma dúvida, no caso do livro que eu tô escrevendo, ele é em primeira pessoa, e me certos omentos, o protagonista que narra a historia nem sempre pode estar falando a verdade, as vezes ele pode ta falando o que ele quer acreditar que é verdade. Nesse caso como eu posso introduzir o narrador de terceira pessoa, ou como eu posso mostrar ao leitor que não se pode confiar totalmente no protagonista?
Lulinha Ferraz coloca momentos ou personagens que o contradizem e o coloquem contra a parede
Concordo com a Mila. Você pode fazer algo no estilo 13 Reasons Why quando a Hannah fala que o Zach jogou o papel fora e o Zach depois aparece com o papel, que ele tinha guardado o tempo todo
Ficçomos é que no meu caso o protagonista vai descrever o local em que ele está, e naquile momento específico não tem ninguém que ele conhece por perto. Se um estranho chegar e começar a descrever o local do nada pro protagonista, desconstruindo a visão dele vai soar muito forçado
@@llulinhaferraz01 De sinais claros de que o protagonista não descreve a realidade, antes dessa cena que você comentou.
Isso se chama narrador não confiável. Pesquise sobre isso. Há livros clássicos com esse tipo de narrador. Dom Casmurro é um deles.
Eu fiz um assim! Que muda o ponto de vista no MEIO dos caps
Não sei se eu vou ser respondido, mas eu tô escrevendo um livro e queria mudar o ponto de vista em alguns capítulos, eu posso deixar sem marcação ou preciso colocar marcação? (Tipo escrever mais ou menos assim:
Evan
Capítulo 10: Renascimento.)
Tem como vc colocar aqui no comentário uma frase de narração de primeira pessoa no presente? Ficaria: eu faço meu café e saio atrasada? Acho meio estranho no presente, mas parece bem comum pq vc deu varios exemplos
Essa frase que vc deu é um exemplo. Eu vejo esse tipo de narração mais em livros contemporâneos. Um exemplo bem famoso é Jogos Vorazes. Segue o primeiro parágrafo do primeiro livro:
"Quando acordo o outro lado da cama está frio. Meus dedos se esticam à procura do calor
de Prim, mas só encontram a cobertura áspera do colchão. Ela deve ter tido sonhos ruins e
pulou para a cama de nossa mãe. É claro que foi isso. Hoje é o dia da colheita."
Ficçomos esse trecho soou menos estranho que a minha frase kkk, vou tentar escrever algo no presente um dia. Obrigada pelo exemplo, vc eh um amorzinho e super inteligente, precisamos de brasileiros assim, te desejo mt sucesso ;*
No meu livro existem 3 personagens principais. Como eu faço para trocar os pontos de vista você se pergunta, bom, dois dos três personagens viajam no tempo. Um continua em 2020, outra em 1986 e outro em 1969. Ao longo do capítulo os tempos variam, exemplo:
27 de outubro de 2020
Mikhael está agitando com o desaparecimento de Martha e Madisson etc...
27 de outubro de 1986
Marta se pergunta como ela viajou no tempo.
(Obviamente eu não escrevo assim né amores, isso foi só um exemplo, eu escrevo na 1° pessoa)
Eu sei que às vezes o processo de escrita pode ser bem desanimador. Aliás , é muito trabalho e conhecimento que precisamos adquirir para finalizar um livro e neste processo surgem inúmeras perguntas. A minha história é boa? Os personagens são cativantes? Os diálogos São interessantes? O que eu preciso melhorar? Ou melhor, como melhorar?. Se você já se pegou fazendo algumas dessas perguntas , você é um escritor de primeira viagem que assim como todos os outros precisa de ajuda. Com base nisso, criei um sistema de parceria que consiste em fazer uma análise crítica de capítulo a capítulo ,pontuando aspectos positivos,negativos e oferecendo sugestões para a melhoria.sendo assim , você se torna um analista e tem um escritor e um leitor simultaneamente ( funciona por meio de trocas , eu leio seus capítulos fazendo essa análise crítica e vc o meu , assim uma incentiva o outro até a finalização da história) caso tenha interesse:
(31) 993511160 Gaby
Me chama , e eu te explico melhor como funciona =)
@@gabrielafeuerschutte4016 Olá, eu poderia chamar também? Caso não seja possível há alguém para indicar ?
Eu estou fazendo assim: intercalando por capítulos, sempre em terceira pessoa.
Era tudo o que eu queria. S2
Me ajudou muito ... Mais ainda tenho um probleminha , eu estou a escrever um livro ,sobre um pouco da minha história acho que vou escrever no passado , mais eu não sei se uso a 1° pessoa ou a 3°
Olá! Tenho vídeos falando sobre vantagens e desvantagens da primeira e da terceira pessoa, podem te ajudar:
ruclips.net/video/tiUPm8PHTfc/видео.html
ruclips.net/video/h8PEh7ENn0k/видео.html
Muito obg
valeu a dica
Wlange te amo 😍❤ sdd dessa voz
Prefeito mais intervir entre o: 1° pessoas e a 3° pessoa. Gosto mais assim e para mudar o ponto gosto de apenas em "arcos" como uma grande briga ou discussão, algo do tipo.
escrevo em terceira, indireto livre e no estilo do quarto modelo.
Wlange, sendo meu narrador em terceira pessoa, posso torná-lo não confiável ao transitar propositalmete entre uma voz de narrador -observador para um narrador intruso e as vezes apenas onisciente de acordo com o meu foco em cada cena ou capítulo?
Eu sempre mudo um ponto de vista de um título para o outro... O passado sempre coloco em 3° pessoa
Orelhaaaa kkkkk
Maravilhosa sempre ♥
Estou escrevendo uma história, nela o principal ponto de vista vai ser a do protagonista. Mas terão capítulos em que teremos o ponto de vista de outros personagens. Será em terceira pessoa.
Eu sei que às vezes o processo de escrita pode ser bem desanimador. Aliás , é muito trabalho e conhecimento que precisamos adquirir para finalizar um livro e neste processo surgem inúmeras perguntas. A minha história é boa? Os personagens são cativantes? Os diálogos São interessantes? O que eu preciso melhorar? Ou melhor, como melhorar?. Se você já se pegou fazendo algumas dessas perguntas , você é um escritor de primeira viagem que assim como todos os outros precisa de ajuda. Com base nisso, criei um sistema de parceria que consiste em fazer uma análise crítica de capítulo a capítulo ,pontuando aspectos positivos,negativos e oferecendo sugestões para a melhoria.sendo assim , você se torna um analista e tem um escritor e um leitor simultaneamente ( funciona por meio de trocas , eu leio seus capítulos fazendo essa análise crítica e vc o meu , assim uma incentiva o outro até a finalização da história) caso tenha interesse:
(31) 993511160 Gaby
Me chama , e eu te explico melhor como funciona =)
Tenho uma dúvida, o narrador onisciente pode escrever na mesma frase sobre dois personagens? Por exemplo: "Maria pensou, assim como João"
Pode sim! É um narrador que consegue transitar entre todos os pontos de vista
Eu vim procurando isso porque a minha história tem o protagonista com TDI, diferentes personalidades como no filme Fragmentado. E eu ecrevo em primeira pessoa, mas eu pensei que seria melhor escrever em terceira as outras personalidades dele para não ficar super confuso.
Wlange, eu posso começar a escrever em primeira pessoa a diante depois de ter escrito toda a metade do livro em terceira?
Oi tudo bem? O vídeo faz tempo mas comento mesmo assim. Então tenho 13 anos e estou escrevendo um livro. Queria saber como descrever as cenas melhor no ponto de vista do personagem principal
Bom vídeo. Parabéns.
Mas e aí? Se uma história contiver quatro pontos de vista, dois em primeira pessoa e mais dois em terceira? O que vocês acham?
Moça eu escrevi um livro de ficção e uma pessoa me acusou de ter descrito ela no meu livro porque ela se identificou com a personagem.
Gostaria de saber se isso pode trazer problemas para mim?
Se vc não conhece a pessoa ou não teve intenção de retratá-la no livro, isso não pode te causar nenhum problema. Até mesmo se vc descrever uma pessoa real no livro e mudar o nome é difícil isso causar problema
@ Obrigado moça por responder ❤️.
cara, eu só tenho doze anos e to aqui apenas pra escrever uma fanfic kkkk
Um dos meus livros tem dois pontos de vista; para um dos protagonistas em 3 pessoa, pois o personagem já esta morto
e para o outro em 1 pessoa, pois ele conta a sua história. Ambos estão no passado.
Eu tenho uma grande dúvida... Eu estou escrevendo um livro que a maioria do tempo se passa no ponto de vista de um personagem, mas eu frequentemente conto o sentimento dos outros ao seu redor. Isso seria uma narração errada, um narrador onisciente ou um livro divido em vários pontos de vistas?
Continua que estás a ir bem. (escreve-se: "pontos de vista"). Beijinhos. 🇵🇹
@@manuelferreira2873 brigada ae 👍
Vc eh tão fofa mds
Vou tentar escrever em primeira pessoa, mas como se fosse também em terceira kkkk Vai ser uma boa experiência.
Gente, eu estou tentando escrever um livro bem original, mas quando termino de escrever pelo menos um capítulo, percebo que fiz referências a outros filmes e livros... O que faço?
Canal Milena Araujo É impossível ser 100% original. Não esquenta muito com isso ;) Só o que não pode fazer é plágio
Ficçomos Obaaaa! Você me respondeu! Obrigada ♥️
Últimos dias de krypton é um livro que tem vários pontos de vista.
Querendo aprender sobre mais pontos de vista. só sei mais o do narrador e o narrador pessoa que conta e vive a história, que também pode se alternar à outros personagens e nem sempre ser o principal
Video de utilidade pública a gente ver por aqui
Eu prefiro escrever em primeira pessoa mais eu não sei como troca para outra pessoa e continua no primeiro ponto de vista
Reconstruindo Amélia da Kimberly McCreight faz isso alternando os capítulos, tipo o capítulo 9 é da mãe e o 10 é da Amélia
Janete
Eu tenho que ler muito para saber interpretar uma história. Certo?
você acha que fica confuso se for feito em primeira pessoa para o presente narrativo, mas, também, em terceira pessoa para o passado narrativo?
Eu não fujo do meu velho e irritante clichê do protagonista falando e narrando a história.
Kkkkkkkkkkk
Eu estou presa nesta prisão
Otimo video amei
*Gente, alguém sabe onde posso publicar meu livro gratuitamente?*
Wattpad, Spirit entre outros
Eu queria escrever com ponto de vista de uma criança