O interessante é que no Brasil tudo que há de responsabilidade na educação sempre o professor é a única figura em evidência, esquecem que nesse processo de ensino e aprendizagem existem vários fatores que devem ser levados em consideração como : a cooperação e acompanhamento da família na vida escolar do filho, os recursos didáticos pedagógicos que na sua maioria não estão presentes nas escolas brasileiras, a condição social psicológica do aluno, o acompanhamento de outros profissionais que são de fundamental importância no espaço escolar como: psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais dentre outros.
Nesse NEM teremos que atuar no lugar de todos esses profissionais que vc citou e ainda oferecer cursos técnicos, um absurdo s e não fomos formados pra isso tudo e nem somos super heróis pra dar conta de tudo.Não podemos ajudar os alunos em todos os seus problemas cotidianos se temos nossos próprios e ninguém nos ajuda, nem sequer temos um plano de saúde para cuidar da mesma.
A explicação e a teoria é maravilhosa, no entanto é muito difícil desenvolver todas as competências quando se trabalha sozinha em uma sala multi com 20 alunos do Pré l, pré ll, 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano. Ainda há muitas escolas rurais nessas condições e infelizmente eu faço parte dessa triste história.
Eu mesma estudei na área rural, em q os professores só eram alfabetizados e faziam milagres para darem conta das crianças em todas as faixas etárias. E até hoje ainda tem professores nessas situações, porém hoje é obrigatório terem o magistério ou cursos de pedagogia e licenciatura
Todo pai de aluno deveria assistir esse video e assumir a sua parte na formação de caráter de seus filhos e seguir as suas proprias competencias gerais de educação familiar, sem transferencia de responsabilidades. Parabens pela explanação, ficou mais facil a compreenção das competencias gerais.
Sou acadêmico de licenciatura em história, moro na Amazônia ao norte do Brasil mais precisamente no baixo amazonas, com a implantação da BNCC amanhã nos nortistas estaremos aptos a disputar qualquer conhecimento educacional de igual para igual com qualquer região do pais.
Infelizmente nossas escolas ainda são pouco estruturadas para que todas essas competências sejam garantidas a todos! Cá estamos nós, professores, fazendo nosso melhor e abertos ao enfrentamento nessa missão que é a da educação.
O maior desafio hoje na educação é fazer os alunos gostar de ler e se inteirar com os fatores sociais. Vivemos num mundo onde o uso desmedido do celular tornou a juventude escrava do uso desinfreado e sem orientação do celular. A tecnologia está aí para ser utilizada e as escolas têm um desafio enorme nesta nova modalidade de ensino. Por isto, vejo que este curso vai nos ajudar muito a lidar com as novas tecnologias e incentivar ainda mais a nos modernizarmos quanto ao ensino acadêmico.
As pessoas que elaboram esses documentos não conhecem as escolas publicas em sua estrutura real. As salas são lotadas, só se tem a lousa, carteiras e cadeiras riscadas, algumas quebradas. Não se tem computador suficiente nas salas de informática e nem WIFI. Não tem material didático variado, não tem jogos suficientes para todas as salas, tendo que fazer um rodízio entre as salas. A gestão não é parceira do professor em sala e nem a família que deixa para o mesmo todo o peso da responsabilidade em fazer o aluno aprender. Do professor foi tirada toda a sua autoridade em sala de aula, o mesmo não consegue manter os alunos minimamente quietos o suficiente para aprender, pois os alunos já vem pra escola sem essa curiosidade natural de aprender coisas novas, temos uma geração de crianças cansadas, ansiosas, que passam a maior parte do tempo com seus celulares e tablets e quando chegam à escola não encontram essa tecnologia. Mais uma vez o erro está em dar a escola uma responsabilidade que ela não possuí, pois a sociedade é que deve refletir e preparar seus filhos para frequentar e respeitar a escola como uma instituição pública, porém com regras onde há direitos e deveres a serem seguidos. Na escola devem existir parcerias entre diferentes áreas como psicopedagogia, psicologia, fonoaudiólogo, assistente social,pois o professor não é capacitado para lidar com essas questões que acontecem "aos montes" em sala de aula. Essa base é tão demagógica quanto as anteriores, não resolve o problema real da Educação brasileira!
E essa senhora do vídeo preparou essa oratória abstrata pras pessoas não entenderem de verdade do que se tratam os planos a longo prazo da BNCC. AFINAL O VÍDEO É DE UM INSTITUTO FUNDADO POR UM GRANDE PRODUTOR DE ETANOL, A GRANBIO. O QUE ATRAIU O BERNARDO GRADIN DA GRANBIO PRA ESSE ASSUNTO SÃO AS PESQUISAS QUE APONTAM QUE A EDUCAÇÃO É UM DOS SETORES MAIS AQUECIDOS DO MERCADO HOJE, NÃO PREOCUPAÇÃO COM CRIANÇA POBRE E ESCOLA QUEBRADA.
Sou profª Ana Cláudia Teobaldo Teixeira do CEPI Alfredo Nasser de Buriti Alegre-GO CRE Itumbiara e trabalho com turmas de 6º ao 8º com práticas de Matemática. Estou agradecida pela oportunidade de realizar este estudo de forma gratuita e ampliar meus conhecimentos na área. Lendo os comentários abaixo e ouvindo o vídeo fica claro o quanto os professores têm sido cobrados para desenvolver competências que não são da sua alçada, porém acaba ficando tudo para nós. Estamos fazendo milagre dentro da sala de aula.
Eu penso assim e uma ótimo plano educacional mais e cabe a nos educadores e pais nos permitir essa mudança.por penso eu que essa mudança tem que parti de nos educadores se nos não aceitar como e que no brasil havera uma boa educação
Eu só tenho uma dúvida: no caso dos gêneros tecnológicos, eu vou levar as páginas da internet impressos para os alunos terem acesso? Pois nas escolas que eu trabalho não existem laboratórios de informática e a internet é paga pelos professores.
Esclarecimento objetivo e claro das competências gerais reproduzidas neste vídeo e de fácil entendimento para aplicação junto a BNCC aos nossos alunos.
O professor agora além do caráter formativo em sala de aula ainda tem que se responsabilizar com a formação social/ emocional do aluno. Qual a função da família mesmo???
Explanação maravilhosa. Torna-se necessário que haja uma conscientização da importância do ambiente de aprendizagem, os recursos didáticos, integração família escola, coordenação para orientação e acompanhamento do professor. Nós professores precisamos também conhecer a fundo o Currículo. A oportunidade nessa travessia tenho certeza que vai nos ajudar bastante a imergir no currículo, e tentar colocar em prática tudo que aprendermos, porém é necessário a conscientização de todo os atores que fazem a escola caminharem juntos, para um futuro mais promissor para a sociedade.
A BNCC promove o pleno desenvolvimento cognitivo, social e cultural dos alunos. É uma ferramenta muito importante para garantir a qualidade do ensino e garantir o pleno desenvolvimento que todos os estudantes têm direito.
Gostaria de parabenizar a professora Anna Penido - sua exposição sobre as 10 competências, nós cibvuda a profundas reflexões. Muitas são as oreicuoacies para nós professores, quanto à prática das mesmas.
Espera-se que a educação no Brasil resolva sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola, aí sim vamos começar a colher os frutos.
Tém que ser revista, pois a diminuição das aulas de Educação Física, uma vez que depois da fase difícil da pandemia, trouxeram muitas perdas físicas-cognitivas para os alunos, caso não seja possível aumentá-las no médio e EJA, pelo menos aumentá-las no fundamental de 2 para 3 aulas.
Penso que muito mais importante do que essa enxurrada de teoria, é a atenção prática à educação. Isso tanto no sentido de investimento material quanto valorização dos profissionais!
Confesso que na Quarentena me debrucei na elaboração da minha carta de intenções 2020, porém creio que não será esse ano que poderei colocar as práticas com muita humildade, estudos e sabedoria e principalmente com as falas reprodutoras das crianças consegui colocar grande parte do conteúdo. Quem sabe em um futuro próximo.
Todas as habilidades são importantes o papel do professor sempre destaca em ideais. Nós professores sempre precisamos de conhecimentos atualizados porque cada aluno no surpreende com características diferenciadas o papel do super Professor precisa ser valorizado com tantos desafios diários.
Realmente, uma das principais competências a qual nossos alunos precisam se apropriar é a capacidade de comunicação. No nosso dia-a-dia nos deparamos com diversos tipos de texto e diferentes meios de comunicação. quando andamos nas ruas, estamos cercados de textos por todos os lados. As mensagens nos chegam sob diversos modos. A leitura acontece em cada instante, desde que algo tenha um sentido e nos transmita uma mensagem, vivenciamos um processo de comunicação. outro aspecto a ser destacado, mediante a fala da palestrante é a possibilidade de argumentar, com criticidade, discernimento e de forma clara, coesa e objetiva. Argumentar é entender o ponto de vista do outro, mantendo nosso posicionamento, dialogando com ele, concordando ou discordando, defendendo as próprias opiniões de forma sólida e convincente, tornando-se sujeito da própria história. Professor Sidney Freitas-Professor de Educação Básica-D.E Osasco
Gosto muito da proposta da BNCC. Tenho visto muitos comentários sobre a aplicabilidade e alguns tem mesmo fundamento mas, mesmo assim gosto da ideia de perseguir estes objetivos.
Gostei muito da maneira que Anna Penedo, explica as 10 Competências, este vídeo vai me ajudar no momento que vou replicar aos professores durante reuniões pedagógicas e no cotidiano do fazer pedagógico
Muito Obrigado foi ótima super clara e objetiva no que estava estudando, apesar das dificuldades em qual quer lugar e independente da base se vc estiver as 10 Competências e serem claras e objetivas tem mais oportunidades para um excelente desenvolvimento Educacional.
Acredito que o professor (a) precisa se dar conta de sua tarefa, pois é necessário que se doe e se preparem para oferecer uma educação que faça mais sentido aos estudantes. Obrigado pelo seu comentário, Anna Penido a propósito assistir uma palestra sua na capital mineira que foi um grande encontro, muito rico de informações dos palestrantes que se diga de passagem.
Gostei muito do conteúdo, muito rico e esclarecedor, hoje, depois de formada e buscando atualização, conhecimento e ferramentas para trabalhar na educação. É muito gostoso ver pessoas que são apaixonadas pelo que fazem, como alguns professores que tive e tenho a oportunidade de conhecer, porém falta muita infraestrutura, apoio pedagógico, apoio familiar e questões emocionais que interferem em todo o desenvolvimento. Enquanto a Educação não for prioridade vamos sempre enxugar gelo
Parabéns professora, agora com relação ao mundo digital está difícil pq a maioria das escolas não tem laboratório nem computador para os professores e as que tem não funcionam é só de enfeite dizem que os computadores estão quebrados. Sua aula é maravilhosa, vamos lutar para termos uma realidade que venhamos consegui colocar tudo em prática, trabalhamos em sala com 34 a 36 alunos no mínimo 4 com necessidades especiais e sem laudo, só o professor e Deus para alfabetizar crianças que chegaram no 5 ano sem ser alfabetizados e ao mesmo tempo acelerar os que sabem com uma sala superlotada. Nós professores das escolas públicas fazemos milagres!
Aplicar o conhecimento do cotidiano e contextualizá - lo com a vida prática é uma excelente forma de desenvolver as propostas da BNCC. Teófilo Otoni/MG
é melhor feito do que perfeito. a melhoria contínua existe para melhorarmos continuamente. é impossível chegarmos a perfeição, mas, é possível mudar a nossa realidade, por menor que seja a mudança.
Bom dia , entendo que o momento é de real transformação, porém nós fomos pegos de surpresa uma vez que a nossa realidade dentro da sala de aula é outra. Concordo sim em oferecer todas as competências para os alunos e vejo que não podemos ficar engessados , temos que oferecer e o aluno vai aproveitar o que ele achar que vai ser útil para sua vida.
As competências foram bem elaboradas, mexe em toda a estrutura do aluno, resta o educador saber introduzi-las no cotidiano escolar para o desenvolvimento do seu aluno.
Estou apaixonada pelo documento e as competências da BNCC. Porém, me pergunto se no caso de haver o respeito pelo crescimento individual de cada aluno, seria o mesmo que dizer que alguns se desenvolvem naturalmente alcançando tais competências, enquanto outros, pelos mais diversos motivos, não terão a mesma capacidade ou oportunidade?
A Anna Penido está explicando como trabalhar de acordo com as 10 competências gerais, que por sinal está muito esclarecedor, gosto muito da proposta da BNCC. Com relação a tecnologia isso já é outro assunto a ser discutido.
O conteúdos proposto nas 10 competências é sem dúvida maravilho com uma dimensão estrutural de conhecimento justa e de extrema necessidade para o aprimoramento do conhecimento dos educando, mas antes de tudo isso, o profissional de educação deve fazer um apanhado geral do conhecimento que na qual o indivíduo possui entes de tentar aplicabilidade de tal formação.
Verdade. Fico preocupada com tanta negação quando é necessário mudar. Se reclamamos tanto dos resultados. Vivemos uma nova era e essa requer inovar na educação. Dirigi uma escola em que um aluno nao "queria nada " segundo os professores.. Quando o reencontrei como prof dele no superior, esse aluno se destacava, pois estava fazendo o que queria especificamente
Errei uma questão em um concurso porque gravei sua fala: Competências são conhecimentos, habilidades e atitudes, quando na verdade competências são conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. Enfim, eu deveria ter estudado mais, no entanto está equivocada também.
O conceito está sendo reelaborado. A profa nao está errada, se seguir a literatura (Fleury), mas já existem novas abordagens propondo que o conjunto CHA (Competencias, habilidades e atitudes), se ampliem nas corporaçoes para o conjunto CHAVE (Competencias, habilidades, atitudes, valores e entorno).
Interessante esses argumentos tão holísticos da BASE se ela é uma estrutura ( documento) voltada ao tecnicismo... Como será estruturado esse diálogo tão humanístico de " pensar em si e no outro" se o diálogo com a sociologia a filosofia e a história é tão precário. Acredito na necessidade de reforma da educação básica só não sei se o que fala o texto fundamenta ou conflita com o objetivo final dessa implementação.
Esse conjunto de ideias que envolvem conhecimentos , habilidades, atitudes e valores que formam a base das dez competências gerais, são muito importantes e necessárias porque norteiam todo o processo de ensino e aprendizagem nas escolas de forma organizada. Más, é importante frisar que os próprios alunos serão os protagonistas desse conjunto de conceitos porque eles são contemplados a medidas que vão construindo e se desenvolvendo ao longo da escolarização básica.
Muito interessante toda esta argumentação sobre a estrutura da BNCC, acredito e tenho muitos e muitas colegas que lutam para desenvolver todas estas competências nos seus espaços de educação, infelizmente muitas escolas não tem estrutura técnica no que compete as novas tecnologias e quanto a parte emocional, formação de caráter e cidadania precisamos de um contexto que envolve outros profissionais, tais como o psicopedagogo, psicologo , assistente social, principalmente neste momento pós pandemia onde os alunos sofreram percas, profissionais sofreram percas, muitos trazem sequelas no físico e na emoção. Professores neste momento também precisam de apoio emocional eles também sofreram e em muitas escolas este profissional não parou, continuou no trabalho remoto. Acredito nas competências sugeridas na BNCC, mas também acredito que nem todas escolas públicas não estão estruturadas para tal desafio. Contudo vamos com força para o novo Normal. Sucesso a todos colegas.
São expostas com muita maestria pela prof. No entanto muitas coisas nós preocupam, por exemplo, a diferença de tempo de aula entre os turnos matutino e noturno. Convidamos os professores de sociologia/filosofia a serem bem interativos com os assuntos didáticos às práticas pedagógicas usadas nos referidos turnos. Como melhor objetivar uma variedade de temas/assuntos com uma carta horária de uma ou duas aulas por semana. Abraço.
Para que haja se ofereça este trabalho sugerido, precisamos pelo menos 4 h de planejamento semanal, com os professores de áreas afins de modo remunerado. No caso não acontece efetivamente!
A BNCC tem uma teoria eficaz e bem elaborada. Contudo, faz-se necessário que ocorra uma valorização na Educação de forma efetiva. As escolas públicas estão sucateadas e super lotadas. Professores desrespeitados e famílias omissas. É necessário um suporte e exigir limites e obrigações. A educação tem que ser levada a sério, tanto quanto a saúde. Enquanto nossos governantes não priorizarem a Educação, as competências serão bonitas muito mais no papel (que aceita TUDO), do que na realidade cotidiana das salas de aulas.
Há coisas que me dão orgulho de ser brasileiro, O Estado não pode querer e decidir pelo cidadão. Um salve ao servidores públicos do Brasil. Eu duvido que em qualquer país de primeiro mundo haja algo melhor (pode haver igual), do que o MEC e o SUS. Um salve à todos os servidores públicos do Brasil e a todas as instituições públicas.
Para que tudo se resolva na educação precisa de investimentos bem aplicados em todas escolas...escolas de periferias são diferentes das demais. investir nos primeiros anos da criança que vai fazer a diferença na vida delas.
Fala-se no desenvolvimento das 10 competências gerais que os estudantes devem desenvolver, mas estão pelo menos pensando na capacitação dos profissionais? Irão pelo menos disponibilizar uma sala de informática com um wifi potente para uso geral? Teoria é linda, mas na prática..., não adianta sonhar se não tiver os meios e os recursos necessários.
Ao meu ver já tínhamos inculcado no nosso trabalho essas competências e às vezes éramos criticados por levar os nossos alunos a vários questionamentos sobre tais propostas que estavam intrinsicamente ligadas à vida de nossos alunos. A BNCC veio legalizar essas ações em sala de aula.
Sobre a enorme defasagem nos conhecimentos matemáticos e outros, fica um convite a "BNCC", valorizem moralmente e financeiramente os Professores. Tão evidente! Outro convite aos especialistas, venham para sala de aula de uma escola no bairro do Lageado, Guaianases, SP, vivenciar as práticas pedagógicas e descobrir a realidade das escolas. Venham! Enfim, vivemos uma utopia.
É verdade, concordo com os comentários. Essas dez competências são fundamentais para serem desenvolvidas em cada aluno, mas o professor sozinho não dá conta, por mais que o mesmo se esforce e seja competente. Não basta uma sala com 42 alunos, um quadro branco e um pincel seco.
O professor tem que avaliar sua realidade do meio em que está enserido, ára poder fazer seuplanejamento com competencia ,pois oa nossa BNCC comtribui muito para desenvolvendo nossas habilidades com a realidade local do professor.
O interessante é que no Brasil tudo que há de responsabilidade na educação sempre o professor é a única figura em evidência, esquecem que nesse processo de ensino e aprendizagem existem vários fatores que devem ser levados em consideração como : a cooperação e acompanhamento da família na vida escolar do filho, os recursos didáticos pedagógicos que na sua maioria não estão presentes nas escolas brasileiras, a condição social psicológica do aluno, o acompanhamento de outros profissionais que são de fundamental importância no espaço escolar como: psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais dentre outros.
FALOU TUDO
Qqqqqqqqqaqqq
Qaaaq
Vdd, é preciso investir em qualidade e formação profissional! Facilitar a vida dos professores.
Nesse NEM teremos que atuar no lugar de todos esses profissionais que vc citou e ainda oferecer cursos técnicos, um absurdo s e não fomos formados pra isso tudo e nem somos super heróis pra dar conta de tudo.Não podemos ajudar os alunos em todos os seus problemas cotidianos se temos nossos próprios e ninguém nos ajuda, nem sequer temos um plano de saúde para cuidar da mesma.
A explicação e a teoria é maravilhosa, no entanto é muito difícil desenvolver todas as competências quando se trabalha sozinha em uma sala multi com 20 alunos do Pré l, pré ll, 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano. Ainda há muitas escolas rurais nessas condições e infelizmente eu faço parte dessa triste história.
Eu mesma estudei na área rural, em q os professores só eram alfabetizados e faziam milagres para darem conta das crianças em todas as faixas etárias. E até hoje ainda tem professores nessas situações, porém hoje é obrigatório terem o magistério ou cursos de pedagogia e licenciatura
Todo pai de aluno deveria assistir esse video e assumir a sua parte na formação de caráter de seus filhos e seguir as suas proprias competencias gerais de educação familiar, sem transferencia de responsabilidades.
Parabens pela explanação, ficou mais facil a compreenção das competencias gerais.
Os professores no Brasil fazem milagres!
Milagre?
Querem educação de primeiro mundo, DEEM PRIMEIRO AS CONDIÇÕES DO PRIMEIRO MUNDO PARA PROFESSORES E FAMÍLIAS.
É tão lindo!
Só falto chorar de tanta emoção!!!
Sou acadêmico de licenciatura em história, moro na Amazônia ao norte do Brasil mais precisamente no baixo amazonas, com a implantação da BNCC amanhã nos nortistas estaremos aptos a disputar qualquer conhecimento educacional de igual para igual com qualquer região do pais.
👏👏👏👏
Infelizmente nossas escolas ainda são pouco estruturadas para que todas essas competências sejam garantidas a todos! Cá estamos nós, professores, fazendo nosso melhor e abertos ao enfrentamento nessa missão que é a da educação.
O maior desafio hoje na educação é fazer os alunos gostar de ler e se inteirar com os fatores sociais. Vivemos num mundo onde o uso desmedido do celular tornou a juventude escrava do uso desinfreado e sem orientação do celular. A tecnologia está aí para ser utilizada e as escolas têm um desafio enorme nesta nova modalidade de ensino. Por isto, vejo que este curso vai nos ajudar muito a lidar com as novas tecnologias e incentivar ainda mais a nos modernizarmos quanto ao ensino acadêmico.
Realmente, alcançaremos estas metas da BNCC daqui 256 anos, como indicou o PISA. Com planejadores tão descolados da realidade do ensino público.
lindo esse discurso sobre a arte, pena que ela não estará lá pra possibilitar tudo isso. Um mergulho de cabeça no cimento, essa reforma da BNCC.
EXATAMENTE
Vdd
As pessoas que elaboram esses documentos não conhecem as escolas publicas em sua estrutura real. As salas são lotadas, só se tem a lousa, carteiras e cadeiras riscadas, algumas quebradas. Não se tem computador suficiente nas salas de informática e nem WIFI. Não tem material didático variado, não tem jogos suficientes para todas as salas, tendo que fazer um rodízio entre as salas. A gestão não é parceira do professor em sala e nem a família que deixa para o mesmo todo o peso da responsabilidade em fazer o aluno aprender. Do professor foi tirada toda a sua autoridade em sala de aula, o mesmo não consegue manter os alunos minimamente quietos o suficiente para aprender, pois os alunos já vem pra escola sem essa curiosidade natural de aprender coisas novas, temos uma geração de crianças cansadas, ansiosas, que passam a maior parte do tempo com seus celulares e tablets e quando chegam à escola não encontram essa tecnologia. Mais uma vez o erro está em dar a escola uma responsabilidade que ela não possuí, pois a sociedade é que deve refletir e preparar seus filhos para frequentar e respeitar a escola como uma instituição pública, porém com regras onde há direitos e deveres a serem seguidos. Na escola devem existir parcerias entre diferentes áreas como psicopedagogia, psicologia, fonoaudiólogo, assistente social,pois o professor não é capacitado para lidar com essas questões que acontecem "aos montes" em sala de aula. Essa base é tão demagógica quanto as anteriores, não resolve o problema real da Educação brasileira!
E essa senhora do vídeo preparou essa oratória abstrata pras pessoas não entenderem de verdade do que se tratam os planos a longo prazo da BNCC.
AFINAL O VÍDEO É DE UM INSTITUTO FUNDADO POR UM GRANDE PRODUTOR DE ETANOL, A GRANBIO.
O QUE ATRAIU O BERNARDO GRADIN DA GRANBIO PRA ESSE ASSUNTO SÃO AS PESQUISAS QUE APONTAM QUE A EDUCAÇÃO É UM DOS SETORES MAIS AQUECIDOS DO MERCADO HOJE, NÃO PREOCUPAÇÃO COM CRIANÇA POBRE E ESCOLA QUEBRADA.
mais mi mi mi
cara na boa vai pra outra profissão
Concordo plenamente!!
Eu mesma recebo alunos doentes em sala pq a escola aceita...
Sou profª Ana Cláudia Teobaldo Teixeira do CEPI Alfredo Nasser de Buriti Alegre-GO CRE Itumbiara e trabalho com turmas de 6º ao 8º com práticas de Matemática. Estou agradecida pela oportunidade de realizar este estudo de forma gratuita e ampliar meus conhecimentos na área. Lendo os comentários abaixo e ouvindo o vídeo fica claro o quanto os professores têm sido cobrados para desenvolver competências que não são da sua alçada, porém acaba ficando tudo para nós. Estamos fazendo milagre dentro da sala de aula.
ÓTIMA EXPLICAÇÃO!!!! a teoria é linda mas, na prática !!!
Eu penso assim e uma ótimo plano educacional mais e cabe a nos educadores e pais nos permitir essa mudança.por penso eu que essa mudança tem que parti de nos educadores se nos não aceitar como e que no brasil havera uma boa educação
Francisca Mateus Ótimo plano educacional?
Eu acho que vc acredita em contos de fadas.
Kkk exatamente
BEM VINDO A PÁTRIA EDUCADORA DA DILMANTA, PAULO FREIRE
Eu só tenho uma dúvida: no caso dos gêneros tecnológicos, eu vou levar as páginas da internet impressos para os alunos terem acesso? Pois nas escolas que eu trabalho não existem laboratórios de informática e a internet é paga pelos professores.
RESSUSCITA PAULO FREIRE, POIS, ISSO É SÓ TEORIA, NA PRÁTICA BALELAS
Esclarecimento objetivo e claro das competências gerais reproduzidas neste vídeo e de fácil entendimento para aplicação junto a BNCC aos nossos alunos.
O professor agora além do caráter formativo em sala de aula ainda tem que se responsabilizar com a formação social/ emocional do aluno. Qual a função da família mesmo???
professor pai.
é vdd ! na pratica não vejo a cobrança das familias.
Só falta agora ninar na hora de dormir.
Procriar!
NENHUMA
Nossa!...aprendendo e reaprendendo as " Dez Competências "... a Mestra , ama o que explica..." motiva, inova...
Explanação maravilhosa. Torna-se necessário que haja uma conscientização da importância do ambiente de aprendizagem, os recursos didáticos, integração família escola, coordenação para orientação e acompanhamento do professor. Nós professores precisamos também conhecer a fundo o Currículo. A oportunidade nessa travessia tenho certeza que vai nos ajudar bastante a imergir no currículo, e tentar colocar em prática tudo que aprendermos, porém é necessário a conscientização de todo os atores que fazem a escola caminharem juntos, para um futuro mais promissor para a sociedade.
A BNCC promove o pleno desenvolvimento cognitivo, social e cultural dos alunos. É uma ferramenta muito importante para garantir a qualidade do ensino e garantir o pleno desenvolvimento que todos os estudantes têm direito.
Tudo muito lindo no papel. Vai para as escolas públicas e volta pra contar...
Triste realidade
Gostaria de parabenizar a professora Anna Penido - sua exposição sobre as 10 competências, nós cibvuda a profundas reflexões.
Muitas são as oreicuoacies para nós professores, quanto à prática das mesmas.
Espera-se que a educação no Brasil resolva sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola, aí sim vamos começar a colher os frutos.
Eu concordo com o assunto abordado. O relacionamento é fundamental, entre escolas e estudantes.
Tém que ser revista, pois a diminuição das aulas de Educação Física, uma vez que depois da fase difícil da pandemia, trouxeram muitas perdas físicas-cognitivas para os alunos, caso não seja possível aumentá-las no médio e EJA, pelo menos aumentá-las no fundamental de 2 para 3 aulas.
É projeto meu colega
Penso que muito mais importante do que essa enxurrada de teoria, é a atenção prática à educação. Isso tanto no sentido de investimento material quanto valorização dos profissionais!
Confesso que na Quarentena me debrucei na elaboração da minha carta de intenções 2020, porém creio que não será esse ano que poderei colocar as práticas com muita humildade, estudos e sabedoria e principalmente com as falas reprodutoras das crianças consegui colocar grande parte do conteúdo. Quem sabe em um futuro próximo.
Todas as habilidades são importantes o papel do professor sempre destaca em ideais. Nós professores sempre precisamos de conhecimentos atualizados porque cada aluno no surpreende com características diferenciadas o papel do super Professor precisa ser valorizado com tantos desafios diários.
Realmente, uma das principais competências a qual nossos alunos precisam se apropriar é a capacidade de comunicação. No nosso dia-a-dia nos deparamos com diversos tipos de texto e diferentes meios de comunicação. quando andamos nas ruas, estamos cercados de textos por todos os lados. As mensagens nos chegam sob diversos modos. A leitura acontece em cada instante, desde que algo tenha um sentido e nos transmita uma mensagem, vivenciamos um processo de comunicação. outro aspecto a ser destacado, mediante a fala da palestrante é a possibilidade de argumentar, com criticidade, discernimento e de forma clara, coesa e objetiva. Argumentar é entender o ponto de vista do outro, mantendo nosso posicionamento, dialogando com ele, concordando ou discordando, defendendo as próprias opiniões de forma sólida e convincente, tornando-se sujeito da própria história. Professor Sidney Freitas-Professor de Educação Básica-D.E Osasco
Precisamos tornar efetivas na prática as teorias!
Gosto muito da proposta da BNCC. Tenho visto muitos comentários sobre a aplicabilidade e alguns tem mesmo fundamento mas, mesmo assim gosto da ideia de perseguir estes objetivos.
Parabéns, adorei, excelente didática e expressão. Explanação Inspiradora
Gostei muito da maneira que Anna Penedo, explica as 10 Competências, este vídeo vai me ajudar no momento que vou replicar aos professores durante reuniões pedagógicas e no cotidiano do fazer pedagógico
Muito Obrigado foi ótima super clara e objetiva no que estava estudando, apesar das dificuldades em qual quer lugar e independente da base se vc estiver as 10 Competências e serem claras e objetivas tem mais oportunidades para um excelente desenvolvimento Educacional.
Acredito que o professor (a) precisa se dar conta de sua tarefa, pois é necessário que se doe e se preparem para oferecer uma educação que faça mais sentido aos estudantes. Obrigado pelo seu comentário, Anna Penido a propósito assistir uma palestra sua na capital mineira que foi um grande encontro, muito rico de informações dos palestrantes que se diga de passagem.
Gostei muito do conteúdo, muito rico e esclarecedor, hoje, depois de formada e buscando atualização, conhecimento e ferramentas para trabalhar na educação. É muito gostoso ver pessoas que são apaixonadas pelo que fazem, como alguns professores que tive e tenho a oportunidade de conhecer, porém falta muita infraestrutura, apoio pedagógico, apoio familiar e questões emocionais que interferem em todo o desenvolvimento. Enquanto a Educação não for prioridade vamos sempre enxugar gelo
Tudo muito bonito na teoria,esquecem que vivemos num caos total. principalmente na desvalorização dos professores a começar pelo salário.
Que fluência maravilhosa na exposição do assunto! Parabéns!
gostei demai da aula da senhora, parabens pela aula, bem reflexiva e dinamica....
Parabéns professora, agora com relação ao mundo digital está difícil pq a maioria das escolas não tem laboratório nem computador para os professores e as que tem não funcionam é só de enfeite dizem que os computadores estão quebrados. Sua aula é maravilhosa, vamos lutar para termos uma realidade que venhamos consegui colocar tudo em prática, trabalhamos em sala com 34 a 36 alunos no mínimo 4 com necessidades especiais e sem laudo, só o professor e Deus para alfabetizar crianças que chegaram no 5 ano sem ser alfabetizados e ao mesmo tempo acelerar os que sabem com uma sala superlotada. Nós professores das escolas públicas fazemos milagres!
parabéns pela explanação do tema .
Aplicar o conhecimento do cotidiano e contextualizá - lo com a vida prática é uma excelente forma de desenvolver as propostas da BNCC. Teófilo Otoni/MG
é melhor feito do que perfeito. a melhoria contínua existe para melhorarmos continuamente. é impossível chegarmos a perfeição, mas, é possível mudar a nossa realidade, por menor que seja a mudança.
Acredito que a BNCC é o primeiro passo para mudar a educação de nosso país. Estou dentro desta empreitada.
Muito bom, a BNCC aponta para as necessidades de os alunos serem capazes de utilizar os saberes que adquirem para dar conta do seu dia a dia.
Muito agradável sua explicação! Parabéns professora
Bom dia , entendo que o momento é de real transformação, porém nós fomos pegos de surpresa uma vez que a nossa realidade dentro da sala de aula é outra. Concordo sim em oferecer todas as competências para os alunos e vejo que não podemos ficar engessados , temos que oferecer e o aluno vai aproveitar o que ele achar que vai ser útil para sua vida.
Estou assistindo em horários diferentes or causa do trabalho. Mas gostaria de ter acesso alista e presenca
As competências foram bem elaboradas, mexe em toda a estrutura do aluno, resta o educador saber introduzi-las no cotidiano escolar para o desenvolvimento do seu aluno.
Estou apaixonada pelo documento e as competências da BNCC. Porém, me pergunto se no caso de haver o respeito pelo crescimento individual de cada aluno, seria o mesmo que dizer que alguns se desenvolvem naturalmente alcançando tais competências, enquanto outros, pelos mais diversos motivos, não terão a mesma capacidade ou oportunidade?
A Anna Penido está explicando como trabalhar de acordo com as 10 competências gerais, que por sinal está muito esclarecedor, gosto muito da proposta da BNCC. Com relação a tecnologia isso já é outro assunto a ser discutido.
O conteúdos proposto nas 10 competências é sem dúvida maravilho com uma dimensão estrutural de conhecimento justa e de extrema necessidade para o aprimoramento do conhecimento dos educando, mas antes de tudo isso, o profissional de educação deve fazer um apanhado geral do conhecimento que na qual o indivíduo possui entes de tentar aplicabilidade de tal formação.
Riquíssima explicação, voltarei, obrigada!
Que lindo !!!!! Parabéns ❤️🇧🇷amei ! Deus continue abençoando nosso país !
Show a explicação das dez competências. Ficou bem claro.
Ainda vejo dificuldades na escola em que trabalho, em aplicar à proposta da BNCC.
Que bom, mais uma vez elucidar este envolvimento humano. Obrigado
Tudo muito lindo....No papel.
Verdade... Kkk
E para quem está de fora tbm
Se cada um fizer sua parte tudo caminha certo!
Lendo alguns comentários aqui escritos, podemos perceber o quanto necessitamos desenvolver essas competências, que tanto falta em nós.
Verdade. Fico preocupada com tanta negação quando é necessário mudar. Se reclamamos tanto dos resultados. Vivemos uma nova era e essa requer inovar na educação. Dirigi uma escola em que um aluno nao "queria nada " segundo os professores.. Quando o reencontrei como prof dele no superior, esse aluno se destacava, pois estava fazendo o que queria especificamente
bem isso.
Errei uma questão em um concurso porque gravei sua fala: Competências são conhecimentos, habilidades e atitudes, quando na verdade competências são conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. Enfim, eu deveria ter estudado mais, no entanto está equivocada também.
O conceito está sendo reelaborado. A profa nao está errada, se seguir a literatura (Fleury), mas já existem novas abordagens propondo que o conjunto CHA (Competencias, habilidades e atitudes), se ampliem nas corporaçoes para o conjunto CHAVE (Competencias, habilidades, atitudes, valores e entorno).
@Thiago Lobo percebi isto também!
@Thiago Lobo , Obrigada por avisar. Por isso que constam vários comentários de que é tudo lindo no papel, mas a realidade é outra
ela trocou as competências 6 e 7, a 6 fala sobre o projeto de vida e a 7 sobre argumentação.
6° Competências:Trabalho e projeto de vida e 7°Competência Argumentação.A senhora inverteu a ordem das Competências.
Interessante esses argumentos tão holísticos da BASE se ela é uma estrutura ( documento) voltada ao tecnicismo...
Como será estruturado esse diálogo tão humanístico de " pensar em si e no outro" se o diálogo com a sociologia a filosofia e a história é tão precário. Acredito na necessidade de reforma da educação básica só não sei se o que fala o texto fundamenta ou conflita com o objetivo final dessa implementação.
RECOmendação da professora de cdpei:ótima recomendação .🙂🤩
Excelente abordagem. Gostei muito das reflexões e esclarecimentos.
Gratidão pela sua explicação ❤
Esclarecedor! Hás braços! E vamos para a a nova proposta na esperança de dias melhores para a nossa educação brasileira...
Esse conjunto de ideias que envolvem conhecimentos , habilidades, atitudes e valores que formam a base das dez competências gerais, são muito importantes e necessárias porque norteiam todo o processo de ensino e aprendizagem nas escolas de forma organizada. Más, é importante frisar que os próprios alunos serão os protagonistas desse conjunto de conceitos porque eles são contemplados a medidas que vão construindo e se desenvolvendo ao longo da escolarização básica.
Nossa .....apaixonante! Pena que a realidade é brochante! Rsr
Muito interessante toda esta argumentação sobre a estrutura da BNCC, acredito e tenho muitos e muitas colegas que lutam para desenvolver todas estas competências nos seus espaços de educação, infelizmente muitas escolas não tem estrutura técnica no que compete as novas tecnologias e quanto a parte emocional, formação de caráter e cidadania precisamos de um contexto que envolve outros profissionais, tais como o psicopedagogo, psicologo , assistente social, principalmente neste momento pós pandemia onde os alunos sofreram percas, profissionais sofreram percas, muitos trazem sequelas no físico e na emoção.
Professores neste momento também precisam de apoio emocional eles também sofreram e em muitas escolas este profissional não parou, continuou no trabalho remoto.
Acredito nas competências sugeridas na BNCC, mas também acredito que nem todas escolas públicas não estão estruturadas para tal desafio. Contudo vamos com força para o novo Normal. Sucesso a todos colegas.
Equívocos de ordem à parte. As informações aqui contida, são muito didáticas e com certeza contribui para nosso melhor entendimento.
GILCIMAR EDUARDO
Servo, Discípulo, Filho, Amigo da Vida, da Verdade com Muita Fome e Sede da Justa Justiça dO ETERNO
A proposta da BNCC é perfeita , o problema é colocá-la em prática, pois nossas escolas não tem estrutura suficiente para garantia dssas competências.
São expostas com muita maestria pela prof. No entanto muitas coisas nós preocupam, por exemplo, a diferença de tempo de aula entre os turnos matutino e noturno.
Convidamos os professores de sociologia/filosofia a serem bem interativos com os assuntos didáticos às práticas pedagógicas usadas nos referidos turnos.
Como melhor objetivar uma variedade de temas/assuntos com uma carta horária de uma ou duas aulas por semana.
Abraço.
Explicação maravilhosa!!
Clara e objetiva! Excelente!!!
Para que haja se ofereça este trabalho sugerido, precisamos pelo menos 4 h de planejamento semanal, com os professores de áreas afins de modo remunerado. No caso não acontece efetivamente!
A BNCC tem uma teoria eficaz e bem elaborada. Contudo, faz-se necessário que ocorra uma valorização na Educação de forma efetiva. As escolas públicas estão sucateadas e super lotadas. Professores desrespeitados e famílias omissas. É necessário um suporte e exigir limites e obrigações. A educação tem que ser levada a sério, tanto quanto a saúde. Enquanto nossos governantes não priorizarem a Educação, as competências serão bonitas muito mais no papel (que aceita TUDO), do que na realidade cotidiana das salas de aulas.
Excelente explicação. Parabéns.
Há coisas que me dão orgulho de ser brasileiro, O Estado não pode querer e decidir pelo cidadão. Um salve ao servidores públicos do Brasil. Eu duvido que em qualquer país de primeiro mundo haja algo melhor (pode haver igual), do que o MEC e o SUS. Um salve à todos os servidores públicos do Brasil e a todas as instituições públicas.
Para que tudo se resolva na educação precisa de investimentos bem aplicados em todas escolas...escolas de periferias são diferentes das demais. investir nos primeiros anos da criança que vai fazer a diferença na vida delas.
Curso muito bom, precisamos inovar!
Muito bom .
Excelente aula.
Parabéns ótimo conteúdo e uma excelente explicação!
Essa nova BNCC foi feita sem ouvir os gestores escolares e professores, ou seja foi feita sem conhecer a realidade educacional do País.
Fala-se no desenvolvimento das 10 competências gerais que os estudantes devem desenvolver, mas estão pelo menos pensando na capacitação dos profissionais? Irão pelo menos disponibilizar uma sala de informática com um wifi potente para uso geral? Teoria é linda, mas na prática...,
não adianta sonhar se não tiver os meios e os recursos necessários.
Fala extremamente esclarecedora, muito obrigado...
Ao meu ver já tínhamos inculcado no nosso trabalho essas competências e às vezes éramos criticados por levar os nossos alunos a vários questionamentos sobre tais propostas que estavam intrinsicamente ligadas à vida de nossos alunos. A BNCC veio legalizar essas ações em sala de aula.
Tema interessante, mas que se constitui em um grande desafio para o professor e profissionais da Educação. Professora da SEEDF.
Professores sem família do educando não faz milagres
A IDEIA É ÓTIMA! VAMOS PARA A PRÁTICA!
Sobre a enorme defasagem nos conhecimentos matemáticos e outros, fica um convite a "BNCC", valorizem moralmente e financeiramente os Professores. Tão evidente!
Outro convite aos especialistas, venham para sala de aula de uma escola no bairro do Lageado, Guaianases, SP, vivenciar as práticas pedagógicas e descobrir a realidade das escolas. Venham!
Enfim, vivemos uma utopia.
Excelente informações...
Parabéns 👏👏
O Problema já começa nas gestões das escolas. Para quem trabalha no Ens. Fund sabe muito bem do que eu estou falando.
Explicações muito boas, muito esclarecedoras, porém, a professora trocou as competências 6 e 7. A 6 é trabalho e Projeto de Vida; a 7 é argumentação.
Aqui em Guarulhos SP não tem professor de matemática ciências e aí como fica
É verdade, concordo com os comentários. Essas dez competências são fundamentais para serem desenvolvidas em cada aluno, mas o professor sozinho não dá conta, por mais que o mesmo se esforce e seja competente. Não basta uma sala com 42 alunos, um quadro branco e um pincel seco.
Amei tua explicação
O professor tem que avaliar sua realidade do meio em que está enserido, ára poder fazer seuplanejamento com competencia ,pois oa nossa BNCC comtribui muito para desenvolvendo nossas habilidades com a realidade local do professor.
Concordo com o comentário da Kercia.
Video curto e objetivo!
Vamos dar uma aula de Educação Física, não tem nem uma bola para dar aula, quadras em péssimos estado, como vou aplicar essas competências afffe