"Por Este Rio Acima" do Fausto é os Lusiadas da Musica Popular Portuguesa.. é uma obra-prima deslumbrante. Foi editado quando eu tinha 18 anos e minha irmã comprou .. tenho 61 anos e sigo ouvindo. é uma dos Albums que esta no meu samrtphone...
inspiração não nos Lusíadas mas na obra "Peregrinação" de Fernão Mendes Pinto... as viagens do ponto de vista não de um narrador imaginário, mas do próprio Fernão, um tripulante e vendedor, soldado português que lutou, foi preso, escravizado, negociado por todo o oriente no século XVI, experimentou o que foram os Descobrimentos.... a música é essa perspectiva... por este rio acima, que álbum histórico....
Felizmente há Brasil e brasileiros. Sou da sua opinião. Obrigado Johnny (não consigo ouvir Fausto sem imaginar uma super coreografia...um longo bailado da epopeia portuguesa!)
RIP, Fausto!! O meu álbum preferido de todos... " Por Este rio acima" e estou a falar de todos músicos/cantores Pts. Nem o Zeca, que eu adoro! Este Álbum é uma preciosidade.
As criações seguintes a "Por Este Rio Acima" são de valor igual ou até superior. O próprio Fausto o considerava e disse que o selo superlativo dado a este álbum foi usado como ferrete pelos críticos para desconsiderar os álbuns posteriores.
Fausto Bordalo Dias está entre os maiores da música cantada em português, tais como o estão os vossos maiores Chico, Caetano, Nilton ou Gilberto. Os brasileiros precisam conhecer mais de Fausto e da sua obra!: Com uma música de excepcional qualidade, contemporânea mas com muita inspiração na música popular portuguesa; excelentes arranjos; letras soberbas, onde a linguagem poética é muito bem cuidada na palavra e na conjugação com os ritmos; aveludada voz e serenas e emotivas interpretações; ele descreve em grande parte da sua obra a história da Lusitana Diáspora em redor do mundo. Essa obra prima, junta numa Trilogia, é composta por três duplos álbuns: "Por Este Rio Acima" de que faz parte "O Barco Vai de Saida", de 1982 (fez 40 anos e continua a ser considerado um dos melhores álbuns de sempre da música portuguesa) baseado no livro "Peregrinação", em que o autor Fernão Mendes Pinto, relata histórias e aventuras, por todo o Oriente, da Arábia ao Japão. "Crónicas da Terra Ardente" de 1994, inspirado nos naufrágios ocorridos nas viagens para a Índia e Brasil e que são relatados no livro História Trágico-Marítima de Bernardo Gomes Brito. "Em Busca das Montanhas Azuis", de 2011, baseado em relatos de vários cronistas das incursões que os portugueses fizeram pelo interior de África, entre os séculos XVI e XIX. É impossível perceber a magnitude da obra deste cantautor ouvindo apenas uma só canção, por isso deixo aqui três canções de cada album como pistas para que outros possam "viajar" por toda ela: "O Barco Vai de Saída" "Lembra-me Um Sonho Lindo" " Como Um Sonho Acordado " "Ao Som do Mar e do Vento" "Todo Este Céu" "Á Deriva Porto Rico" "E Fomos Pela Água do Rio" "Velas e Navios Sobre as Águas" "E Viemos Nascidos do Mar" (ver versão, em modo fado, interpretado por Ana Moura) Para além de muitas canções de intervenção e protesto, e não só, editadas no período anterior a 1982, os álbuns temáticos "O Despertar dos Alquimistas", 1985; "Para Além das Cordilheiras", 1987; "A Preto e Branco",1988 e "A Ópera Mágicas do Cantor Maldito Maldito" 2003, são igualmente dignos de ser ouvidos. Ouvir o álbum, gravado ao vivo, "Grande Grande é a Viagem" ou a colectânea "18 Canções de Amor e Uma de Resentido Protesto" são também uma boa opção.
Fausto é exímio na conjugação de ritmos com palavras. A sua obra é um tesouro faustoso. Quisesse o Johnny e teria aí material de fino quilate para semanas de reacções. E agora que "O Barco Vai de Saida" Grande Grande é a Viagem: vai , com "Velas e Navios Sobre o Mar" a "Navegar Navegar "Ao Som do Mar e do Vento", "A Voar Por Cima das Águas; descansa em "A Ilha" e vai depois "Por Este Rio Acima" "Ao Longo de um Claro Rio de Água Doce" na "Nau Catrineta"
Eis aqui as palavras: "O barco vai de saída Adeus ó cais de Alfama Se agora vou de partida Levo-te comigo ó cana verde Lembra-te de mim ó meu amor Lembra-te de mim nesta aventura P’ra lá da loucura P´ra lá do equador Ah! mas que ingrata ventura bem me posso queixar Da pátria a pouca fartura Cheia de mágoas ai quebra mar Com tantos perigos ai minha vida Com tantos medos e sobressaltos Que eu já vou aos saltos Que eu vou de fugida Sem contar essa história escondida Por servir de criado a essa senhora Serviu-se ela também tão sedutora Foi pecado. Foi pecado! E foi pecado sim senhor! Que vida boa era a de Lisboa! Gingão de roda batida Corsário sem cruzado Ao som do baile mandado Em terras de pimenta e maravilha Com sonhos de prata e fantasia Com sonhos da cor do arco-íris Desvairas se os vires Desvairas magia Já tenho a vela enfunada Marrano sem vergonha Judeu sem coisa sem fronha Vou de viagem ai que largada Só vejo cores ai que alegria Só vejo piratas e tesouros São pratas são ouros São noites são dias Vou no espantoso trono das águas Vou no tremendo assopro dos ventos Vou por cima dos meus pensamentos Arrepia Arrepia E arrepia sim senhor Que vida boa era a de Lisboa O mar das águas ardendo O delírio dos céus A fúria do barlavento Arreia a vela e vai marujo ao leme Vira o barco e cai marujo ao mar Vira o barco na curva da morte Olha a minha sorte Olha o meu azar E depois do barco virado Grandes urros e gritos Na salvação dos aflitos Esfola, mata, agarra Ai quem me ajuda Reza, implora, escapa Ai que pagode Reza tremem heróis e eunucos São mouros são turcos São mouros acode Aquilo é uma tempestade medonha Aquilo vai p´ra lá do que é eterno Aquilo era o retrato do inferno Vai ao fundo Vai ao fundo E vai ao fundo sim senhor Que vida boa era a de Lisboa"
Essa musica e da obra "POR ESTE RIO ACIMA".....A mais fantástica obra da musica portuguesa, baseada na obra de Fernão Mendes Pinto que relata a epopeia dos descobrimentos. Procura o disco e ouve com atenção. Ele se serve dos vários tipos de folclore português, e resulta genial.
Um malhão em O Barco Vai de Saida; Um baile mandado algarvio em A Voar Por Cima das Águas; Uma canção popular da Beira Baixa e bombos de Lavacolhos em A Guerra é a Guerra; Adufeiras em Lembra-me Um Sonho Lindo; Um vira em Navegar Navegar; Um corridinho algarvio em De Um Miserável Naufrágio Que Passámos e um fado em Olha o Fado
Esta canção do Fausto faz parte de um duplo album do Fausto designado "Por este rio acima" Este duplo LP ( long play) foi considerado pelos mais entendidos e eu concordo, um dos melhores da música popular portuguesa da de sempre. São 16 canções e falam da gesta portuguesas dos descobrimentos. Disco 1 "É o mar que nos chama" - 2:45 "O barco vai de saída" - 3:47 "Porque não me vês" - 5:13 "A guerra é a guerra" - 4:27 "De um miserável naufrágio que passámos" - 3:05 "Como um sonho acordado" - 6:05 "A ilha" - 4:42 "A voar por cima das águas" - 3:56 "Olha o fado" - 3:56 Disco 2 "Por este rio acima" - 4:58 "O cortejo dos penitentes" - 6:21 "O romance de Diogo Soares" - 5:34 "Navegar, navegar!" - 4:08 "O que a vida me deu" - 3:40 "Lembra-me um sonho lindo" - 6:28 "Quando às vezes ponho diante dos olhos" - 7:37 convém ouvir as canções pela ordem das canções que são estas.
Para entender o contexto de "Por Este Rio Acima" vá na Wikipedia ver quem Foi Fernão Mendes Pinto e o seu Livro "Peregrinação" .. as letras deste album de Fausto baseiam-se nas peripécias pelas quais passou Fernão Mendes Pinto nas suas viagens e relatadas na "Peregrinação"...
A obra do Fausto é PRECIOSA❤.O estilo do Fausto é só genial...daí, não se enquadra no que é vulgar chamar de "estilo" . Mas, acredito que só um tuga vá até ao fundo da coisa....olha essa letra ....só me lembra da "Perigrinacão" de Fernão Mendes Pinto...Que todos deviam ler para perceber a loucura lusa....
Todo o disco, Por este rio acima, tem a musica feita para um espectaculo de teatro do grupo de teatro "A Barraca", baseado no livro de Fernao Mendes Pinto. O nome do espectaculo era, se nao estou em erro "Fernao mentes?"
Cheguei faz pouco tempo, mas tou gostando, um dia desses temos que falar sobre José Cid 😂🎉🎉❤🇵🇹, e do álbum 10000 mil anos depois entre Venus e Marte , que tal…. 😊
Fernao Mendes assim Pintou a odisseia marítima para oriente, pelo lado oposto a Vera Cruz. Fausto? A estrutura musical, as palavras, tem mais português que isso?
O que V pode fazer agora é passar os dois álbuns porque essa é uma história só para a viagem do séc XVI. Só agora o "barco vai de saída" mas já cheira a pimenta e fantasia.
Se ninguém recomendou já, eu sugiro que pesquise o livro "Peregrinação", de Fernão Mendes Pinto. Na época chamaram-lhe mentiroso, mas actualmente é aceite que o relato se refere a factos reais, só que, ao contrário do que ele sugeria, não aconteceram com ele.
Maravilhoso. Deixo aqui uma sugestão visto não ter instagram e facebook. Podes analisar Márcia e JP Simões "A pele que há em mim" e não te vais arrepender. Obrigado
o álbum "por este rio acima" é parte de uma trilogia sobre os descobrimentos e é baseado na Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, onde relata as viagens e peripécias na Ásia no século XVI do ponto de vista de quem realmente navegava, os comerciantes, as relações com os povos locais, as prisões, batalhas, guerras, perda de companheiros... uma visão mais crua....
Na sua obra, Fausto canta a aventura, mas também a indigência; o tom épico e a farsa; o sonho e a desilusão; canta os amores, canta a viagem, canta paisagens e sentimentos, canta a resistência; canta os mares, rios e montanhas, canta lutas e guerras; canta idiossincrasias, canta com pensamento crítico.
@@LiberatoSalg exacto, e por isso o disco não foi bem visto pelos mais conservadores que propagavam a versão romântica da história. Rui Veloso fez o mesmo no Auto da Pimenta
@@linogalveias E também José Mário Branco no "Canto dos torna-viagem. Fausto, além disso, adornou a sua obra com incursões pelo diversos e genuínos ritmos da música tradicional popular portuguesa.
Olá Johnny, cumprimentos de Portugal, eu gostava de ver a sua reação á Marisa que nas jornadas mundiais da juventude que decorreram no fim de semana que passou cantou para o papa Francisco a música: foi Deus, tudo de bom e continuação de bons videos, já deixei o like.
É um dos intérpretes mais importantes da Portugal . Essa música deve ser ouvida com atenção ,como se estivesses na igreja com respeito.. O analfabetismo de música portuguesa de qualidade é confrangedor . Música também é Portugal. E já ouviram Sérgio Godinho , José Mário Branco , Zeca Afonso , Adriano Correia de Oliveira , Francisco Fanhais , Fernando Tordo,Banda do casaco,Brigada Vitor jara, Carlos do Carmo,Janita Salomé, José Barata Moura , Luís Cilia, Vitorino Salomé, José Jorge Letria. Etc.
Olá Johnny. É pena ser do Brasil que chega o Fausto. Ele faz parte de uma geração (Zeca, José Mário Branco, Vitorino,....) que lamentavelmente está a ficar esquecida. Tente ouvir do Fausto todo o álbum 'Por este rio acima' e vai poder ver toda a superioridade de Fausto, apesar da sua humildade. Abraço e mande sempre
Chico tem uma obra mais ampla e que abrange outras áreas culturais, porque a nível musical também não consigo distinguir superioridade de um em relação a outro.
Agora por pedidos. Não sei mais o que fazer para nos mostrar o Sérgio Godinho. O Fausto ,o José Mário Branco e o Sérgio Godinho os os três que pairam sobre toda a música portuguesa. Eles há poucos anos deram um concerto no Campo Pequeno ,que está no RUclips,mas para si que não os conhece bem pode ficar confuso pois cantam as canções dos outros dois e não a deles. Mas o José Mário já faleceu, o Sérgio este ano já está a receber prémios pela sua carreira e o Fausto dá muito poucos concertos. Mais uma vez lhe peço o Sérgio Godinho. Até pode ser em parceria com Caetano Veloso., em “Lisboa que amanhece”. Há várias versões.pode ser uma com solo de viola. As letras são sempre especiais. Também pode ir para intervenção política “Pão Educação Habitação”.
Fausto iniciou a carreira ainda nos anos 60 em Angola, e antes de Por Este Rio Acima de 1980 já tinha editado em Portugal 1 single, 1 EP e 4 álbuns LP.
Abraço Johnny! Reagir a obras primas, é correr um caminho muito arriscado. Gosto muito do seu trabalho. Contudo, neste caso, não foi o melhor. Peço desculpa pela ousadia. Reagir à obra de Fausto Bordalo Dias carece de muito estudo.
Fausto é um poeta extraordinário... É uma interpretação linda e dá para ouvir todo o dia! Boa tarde! Abraços
"Por Este Rio Acima" do Fausto é os Lusiadas da Musica Popular Portuguesa.. é uma obra-prima deslumbrante. Foi editado quando eu tinha 18 anos e minha irmã comprou .. tenho 61 anos e sigo ouvindo. é uma dos Albums que esta no meu samrtphone...
inspiração não nos Lusíadas mas na obra "Peregrinação" de Fernão Mendes Pinto... as viagens do ponto de vista não de um narrador imaginário, mas do próprio Fernão, um tripulante e vendedor, soldado português que lutou, foi preso, escravizado, negociado por todo o oriente no século XVI, experimentou o que foram os Descobrimentos.... a música é essa perspectiva... por este rio acima, que álbum histórico....
Fausto Bordalo Dias morreu hoje aos 75 anos, hoje a música portuguesa ficou mais pobre porque perdeu um poeta , que descanse em paz 😪😪
Que perda.....
Felizmente há Brasil e brasileiros. Sou da sua opinião. Obrigado Johnny (não consigo ouvir Fausto sem imaginar uma super coreografia...um longo bailado da epopeia portuguesa!)
RIP, Fausto!! O meu álbum preferido de todos... " Por Este rio acima" e estou a falar de todos músicos/cantores Pts. Nem o Zeca, que eu adoro! Este Álbum é uma preciosidade.
Zeca Afonso, Godinho, e o fausto, são patrimonio
As criações seguintes a "Por Este Rio Acima" são de valor igual ou até superior. O próprio Fausto o considerava e disse que o selo superlativo dado a este álbum foi usado como ferrete pelos críticos para desconsiderar os álbuns posteriores.
Fausto Bordalo Dias está entre os maiores da música cantada em português, tais como o estão os vossos maiores Chico, Caetano, Nilton ou Gilberto. Os brasileiros precisam conhecer mais de Fausto e da sua obra!:
Com uma música de excepcional qualidade, contemporânea mas com muita inspiração na música popular portuguesa; excelentes arranjos; letras soberbas, onde a linguagem poética é muito bem cuidada na palavra e na conjugação com os ritmos; aveludada voz e serenas e emotivas interpretações; ele descreve em grande parte da sua obra a história da Lusitana Diáspora em redor do mundo.
Essa obra prima, junta numa Trilogia, é composta por três duplos álbuns:
"Por Este Rio Acima" de que faz parte "O Barco Vai de Saida", de 1982 (fez 40 anos e continua a ser considerado um dos melhores álbuns de sempre da música portuguesa) baseado no livro "Peregrinação", em que o autor Fernão Mendes Pinto, relata histórias e aventuras, por todo o Oriente, da Arábia ao Japão.
"Crónicas da Terra Ardente" de 1994, inspirado nos naufrágios ocorridos nas viagens para a Índia e Brasil e que são relatados no livro História Trágico-Marítima de Bernardo Gomes Brito.
"Em Busca das Montanhas Azuis", de 2011, baseado em relatos de vários cronistas das incursões que os portugueses fizeram pelo interior de África, entre os séculos XVI e XIX.
É impossível perceber a magnitude da obra deste cantautor ouvindo apenas uma só canção, por isso deixo aqui três canções de cada album como pistas para que outros possam "viajar" por toda ela:
"O Barco Vai de Saída"
"Lembra-me Um Sonho Lindo"
" Como Um Sonho Acordado "
"Ao Som do Mar e do Vento"
"Todo Este Céu"
"Á Deriva Porto Rico"
"E Fomos Pela Água do Rio"
"Velas e Navios Sobre as Águas"
"E Viemos Nascidos do Mar" (ver versão, em modo fado, interpretado por Ana Moura)
Para além de muitas canções de intervenção e protesto, e não só, editadas no período anterior a 1982, os álbuns temáticos "O Despertar dos Alquimistas", 1985; "Para Além das Cordilheiras", 1987; "A Preto e Branco",1988 e "A Ópera Mágicas do Cantor Maldito Maldito" 2003, são igualmente dignos de ser ouvidos.
Ouvir o álbum, gravado ao vivo, "Grande Grande é a Viagem" ou a colectânea "18 Canções de Amor e Uma de Resentido Protesto" são também uma boa opção.
"Por Este Rio Acima" - a obra prima da musica Portuguesa, obrigado grande (gigante) Fausto
Fausto é exímio na conjugação de ritmos com palavras. A sua obra é um tesouro faustoso. Quisesse o Johnny e teria aí material de fino quilate para semanas de reacções.
E agora que "O Barco Vai de Saida" Grande Grande é a Viagem: vai , com "Velas e Navios Sobre o Mar" a "Navegar Navegar "Ao Som do Mar e do Vento", "A Voar Por Cima das Águas; descansa em "A Ilha" e vai depois "Por Este Rio Acima" "Ao Longo de um Claro Rio de Água Doce" na "Nau Catrineta"
Perfeita...essa conjugação de títulos do Fausto! E podiamos continuar.
Homem, o Fausto sempre se inspirou no folclore português ,esta musica tem a batida da "chula"....pesquise as danças Minho e vai entender.
Eis aqui as palavras:
"O barco vai de saída
Adeus ó cais de Alfama
Se agora vou de partida
Levo-te comigo ó cana verde
Lembra-te de mim ó meu amor
Lembra-te de mim nesta aventura
P’ra lá da loucura
P´ra lá do equador
Ah! mas que ingrata ventura bem me posso queixar
Da pátria a pouca fartura
Cheia de mágoas ai quebra mar
Com tantos perigos ai minha vida
Com tantos medos e sobressaltos
Que eu já vou aos saltos
Que eu vou de fugida
Sem contar essa história escondida
Por servir de criado a essa senhora
Serviu-se ela também tão sedutora
Foi pecado.
Foi pecado!
E foi pecado sim senhor!
Que vida boa era a de Lisboa!
Gingão de roda batida
Corsário sem cruzado
Ao som do baile mandado
Em terras de pimenta e maravilha
Com sonhos de prata e fantasia
Com sonhos da cor do arco-íris
Desvairas se os vires
Desvairas magia
Já tenho a vela enfunada
Marrano sem vergonha
Judeu sem coisa sem fronha
Vou de viagem ai que largada
Só vejo cores ai que alegria
Só vejo piratas e tesouros
São pratas são ouros
São noites são dias
Vou no espantoso trono das águas
Vou no tremendo assopro dos ventos
Vou por cima dos meus pensamentos
Arrepia
Arrepia
E arrepia sim senhor
Que vida boa era a de Lisboa
O mar das águas ardendo
O delírio dos céus
A fúria do barlavento
Arreia a vela e vai marujo ao leme
Vira o barco e cai marujo ao mar
Vira o barco na curva da morte
Olha a minha sorte
Olha o meu azar
E depois do barco virado
Grandes urros e gritos
Na salvação dos aflitos
Esfola, mata, agarra
Ai quem me ajuda
Reza, implora, escapa
Ai que pagode
Reza tremem heróis e eunucos
São mouros são turcos
São mouros acode
Aquilo é uma tempestade medonha
Aquilo vai p´ra lá do que é eterno
Aquilo era o retrato do inferno
Vai ao fundo
Vai ao fundo
E vai ao fundo sim senhor
Que vida boa era a de Lisboa"
Letra de referência, da época dos descobrimentos ,. da partida das caravelas,. Lindo, lindo lindo
Fausto, hoje partiu ! Cantou a epopeia dos portugueses de uma maneira genial. Fausto, Zeca Afonso, os Grandes
Acho que pela primeira vez na minha vida vou repetir um video eect seguido. A cara de surpresa do Johnny vale a pena. 😃
OBRIGADO por divulgar...Cresci a ouvir Fausto... É dos melhores músicos em Portugal...Claro temos muitos outros.
Essa musica e da obra "POR ESTE RIO ACIMA".....A mais fantástica obra da musica portuguesa, baseada na obra de Fernão Mendes Pinto que relata a epopeia dos descobrimentos. Procura o disco e ouve com atenção. Ele se serve dos vários tipos de folclore português, e resulta genial.
Um malhão em O Barco Vai de Saida;
Um baile mandado algarvio em A Voar Por Cima das Águas;
Uma canção popular da Beira Baixa e bombos de Lavacolhos em A Guerra é a Guerra;
Adufeiras em Lembra-me Um Sonho Lindo;
Um vira em Navegar Navegar;
Um corridinho algarvio em De Um Miserável Naufrágio Que Passámos e um fado em Olha o Fado
Ou tavez da musica cantada em português: eu não conheço outro!
Esta canção do Fausto faz parte de um duplo album do Fausto designado "Por este rio acima" Este duplo LP ( long play) foi considerado pelos mais entendidos e eu concordo, um dos melhores da música popular portuguesa da de sempre. São 16 canções e falam da gesta portuguesas dos descobrimentos.
Disco 1
"É o mar que nos chama" - 2:45
"O barco vai de saída" - 3:47
"Porque não me vês" - 5:13
"A guerra é a guerra" - 4:27
"De um miserável naufrágio que passámos" - 3:05
"Como um sonho acordado" - 6:05
"A ilha" - 4:42
"A voar por cima das águas" - 3:56
"Olha o fado" - 3:56
Disco 2
"Por este rio acima" - 4:58
"O cortejo dos penitentes" - 6:21
"O romance de Diogo Soares" - 5:34
"Navegar, navegar!" - 4:08
"O que a vida me deu" - 3:40
"Lembra-me um sonho lindo" - 6:28
"Quando às vezes ponho diante dos olhos" - 7:37
convém ouvir as canções pela ordem das canções que são estas.
Para entender o contexto de "Por Este Rio Acima" vá na Wikipedia ver quem Foi Fernão Mendes Pinto e o seu Livro "Peregrinação" .. as letras deste album de Fausto baseiam-se nas peripécias pelas quais passou Fernão Mendes Pinto nas suas viagens e relatadas na "Peregrinação"...
Fausto é um dos melhores cantautores portugueses… para mim o melhor …
Respeito
E o Diogo Soares.
Fausto, espetáculo,sem igual
Obrigada, por seguir a música Portuguesa ! Garatidão !!
Esta música pertence à minha infâcia. OBRIGADA
Parabéns, o maior musico TUGA
Muitos outros ... ZÉCA AFONSO, Adriano Correia de Oliveira, Sérgio Godinho, Zé Mario Branco, Pedro Barroso, Francisco Fanhais, entre outros. 👍
É uma música muito boa, conta uma história, a letra muito boa, não conhecia a versão ao vivo, ele até ri na parte do naufragio. Genial
Eu adoro ouvir o Fausto já vai há 48 anos (Eu era uma miúda ) Adoro. ❤❤
E eu há 49: desde o P`ró Que Der e Vier
A obra do Fausto é PRECIOSA❤.O estilo do Fausto é só genial...daí, não se enquadra no que é vulgar chamar de "estilo" . Mas, acredito que só um tuga vá até ao fundo da coisa....olha essa letra ....só me lembra da "Perigrinacão" de Fernão Mendes Pinto...Que todos deviam ler para perceber a loucura lusa....
o melhor compositor portugues!
Tenho esse disco .l p .em vinil.. uma relíquia ..
A minha primeira audição foi em cassete em auto rádio: tocou tanto até pifar. Tenho agora os 3 duplos álbuns em LP.
"Soldados de Baco" - Uma letra um tanto ao quanto pesada, mas uma obra de arte. A Guerra e o drama do campo de batalha bem retratado nesta musica.
Extraordinario .Bem haja .
Enorme Fausto! Grande perda para a cultura portuguesa
Um dos se não o melhor álbum da música portuguesa
Uma obra prima
*Fausto, é,.........Genial!*
Adorei!
Senhor Johnny esta música descreve os descobrimentos dos Portugueses através das pequenas caravelas, onde tiveram várias tormentas,..
Muito 😎😍obrigado!!!
Olá Johnny, sugiro que oiça também e deste mesmo concerto no CCB, a canção " Navegar Navegar", vai gostar certamente.
Todo esse concerto é magnifico!
Quando ouvir "Como um sonho acordado", desse mesmo álbum, o queixo vai-lhe cair!
Uma canção com uma inquietante e assombrosa letra sobre o medo. Para mim a melhor composição musical da música portuguesa.
Grande Fausto!!!!!!!
❤ 🇵🇹 ❤ 🇵🇹
Ola !!
Reage a aurea coliseu the witch song
Vais adorar o vozeirão dela
Todo o disco, Por este rio acima, tem a musica feita para um espectaculo de teatro do grupo de teatro "A Barraca", baseado no livro de Fernao Mendes Pinto. O nome do espectaculo era, se nao estou em erro "Fernao mentes?"
A música, de 1982 não foi feita para o espectáculo: o espectáculo, em 1999 é que usou a musica como banda sonora.
Não sejas parvo…. Respeita o Fausto.
Johnny ouça a Carminho cantando para o Papa a Estrela no encontro mundial da juventude ao vivo como você gosta. Um grande abraço
Paz à sua alma.
Pêsames à família.
Fabulosa
Se gostaste desta provavelmente vais gostar de A Guerra é a Guerra, Navegar Navegar e a Nova Brigada dos Coronéis de Lápis Azul.
Recomendo-te ver Heróis dos Mar - Alegria.
Como nós costumamos dizer cá em Portugal, é uma "ganda" malha!
Obrigado 😘
Esta e outras músicas de Fausto inspiradas no livro Peregrinação de Fernão Mendes Pinto!
Johnny, gostaria de ouvir a tua reação a música de Sara Tavares e também a de Tiago Bettencourt, dois bons músicos.
@Johnny do Carmo, reaja/veja, o Sr, Limpinho (Miguel 7 Estacas) , comédia diferenciada, só em Portugal é que existe tal comédia.
Muito bom.......já conheço como era esperar. Uma sugestão. SÃO INUTEIS AS PALAVRAS por Amalia Rodrigues e Marco Rodrigues .
eu pedi obrigado grande abraço
O ritmo é o ritmo do malhão, ritmo tradicional de Portugal, só que com arranjo!
Não é o "malhão " e uma "chula"
Cheguei faz pouco tempo, mas tou gostando, um dia desses temos que falar sobre José Cid 😂🎉🎉❤🇵🇹, e do álbum 10000 mil anos depois entre Venus e Marte , que tal…. 😊
Ele já reagiu a músicas desse álbum faz muito tempo.
Fala sobre as náus da expansão ultramarina
Fernao Mendes assim Pintou a odisseia marítima para oriente, pelo lado oposto a Vera Cruz. Fausto? A estrutura musical, as palavras, tem mais português que isso?
Já ouviram a nossa Dulce Pontes? Recomendo e se ouvirem o amor a Portugal, é lágrima no canto do olho com toda a certeza 😊😊
O Johnny já reagiu, e até já cantou o Amor a Portugal
O que V pode fazer agora é passar os dois álbuns porque essa é uma história só para a viagem do séc XVI. Só agora o "barco vai de saída" mas já cheira a pimenta e fantasia.
Se ninguém recomendou já, eu sugiro que pesquise o livro "Peregrinação", de Fernão Mendes Pinto. Na época chamaram-lhe mentiroso, mas actualmente é aceite que o relato se refere a factos reais, só que, ao contrário do que ele sugeria, não aconteceram com ele.
Baseado nas crônicas de Fernão Lopes. Um abraço.
Não! Baseado no livro "Peregrinação" de Fernão Mendes Pinto.
Maravilhoso. Deixo aqui uma sugestão visto não ter instagram e facebook. Podes analisar Márcia e JP Simões "A pele que há em mim" e não te vais arrepender. Obrigado
Não seria melhor o senhor obter o disco "Por este rio acima"? Iria conhecer muito mais e entender a razão de tudo
Boa ideia! Quem sabe isso pode render uma live
Apoiado!!@@JohnnydoCarmooficial
o álbum "por este rio acima" é parte de uma trilogia sobre os descobrimentos e é baseado na Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, onde relata as viagens e peripécias na Ásia no século XVI do ponto de vista de quem realmente navegava, os comerciantes, as relações com os povos locais, as prisões, batalhas, guerras, perda de companheiros... uma visão mais crua....
Na sua obra, Fausto canta a aventura, mas também a indigência; o tom épico e a farsa; o sonho e a desilusão; canta os amores, canta a viagem, canta paisagens e sentimentos, canta a resistência; canta os mares, rios e montanhas, canta lutas e guerras; canta idiossincrasias, canta com pensamento crítico.
@@LiberatoSalg exacto, e por isso o disco não foi bem visto pelos mais conservadores que propagavam a versão romântica da história.
Rui Veloso fez o mesmo no Auto da Pimenta
@@linogalveias E também José Mário Branco no "Canto dos torna-viagem. Fausto, além disso, adornou a sua obra com incursões pelo diversos e genuínos ritmos da música tradicional popular portuguesa.
nao esqueça GUIDA LIMA com o tema ALMA GEMEA abraçao
Já alguém aqui explicou que é o ritmo do malhão
Olá Johnny, cumprimentos de Portugal, eu gostava de ver a sua reação á Marisa que nas jornadas mundiais da juventude que decorreram no fim de semana que passou cantou para o papa Francisco a música: foi Deus, tudo de bom e continuação de bons videos, já deixei o like.
É um dos intérpretes mais importantes da Portugal . Essa música deve ser ouvida com atenção ,como se estivesses na igreja com respeito.. O analfabetismo de música portuguesa de qualidade é confrangedor . Música também é Portugal. E já ouviram Sérgio Godinho , José Mário Branco , Zeca Afonso , Adriano Correia de Oliveira , Francisco Fanhais , Fernando Tordo,Banda do casaco,Brigada Vitor jara, Carlos do Carmo,Janita Salomé, José Barata Moura , Luís Cilia, Vitorino Salomé, José Jorge Letria. Etc.
Olá Johnny. É pena ser do Brasil que chega o Fausto. Ele faz parte de uma geração (Zeca, José Mário Branco, Vitorino,....) que lamentavelmente está a ficar esquecida. Tente ouvir do Fausto todo o álbum 'Por este rio acima' e vai poder ver toda a superioridade de Fausto, apesar da sua humildade. Abraço e mande sempre
E Sérgio Godinho.
@@LiberatoSalg sem dúvida, embora diferente, mais "apadrinhado", mas bom na mesma (estava nas reticências)
❤❤❤❤
É mesmo 4:10
Não esqueça das músicas da Rosinha
Podes compartilhar o link do meu Blog???
Fausto ao vivo
Navegar navegar
Eu sempre pedi o Fausto todo, tudo etc. Ponho ao nível do Chico ou mais ainda, pelo menos eu ponho, e adoro a Chico…
Chico tem uma obra mais ampla e que abrange outras áreas culturais, porque a nível musical também não consigo distinguir superioridade de um em relação a outro.
a versão do álbum é ainda melhor
😂❤ tá desculpado😂😂
Agora por pedidos. Não sei mais o que fazer para nos mostrar o Sérgio Godinho. O Fausto ,o José Mário Branco e o Sérgio Godinho os os três que pairam sobre toda a música portuguesa.
Eles há poucos anos deram um concerto no Campo Pequeno ,que está no RUclips,mas para si que não os conhece bem pode ficar confuso pois cantam as canções dos outros dois e não a deles.
Mas o José Mário já faleceu, o Sérgio este ano já está a receber prémios pela sua carreira e o Fausto dá muito poucos concertos.
Mais uma vez lhe peço o Sérgio Godinho. Até pode ser em parceria com Caetano Veloso., em “Lisboa que amanhece”. Há várias versões.pode ser uma com solo de viola. As letras são sempre especiais.
Também pode ir para intervenção política “Pão Educação Habitação”.
Johnny reage às 10 invenções portuguesas que todos usamos
💖🇵🇹
Jota, podes dar-me atenção???
Não sei se haverá capacidade para comentar este artista.
Canal Daniela João Portugal no RUclips !!!
Ouve, skinny
A música tem a ver com acepipa dos descobrimentos ,!
essa musica e que o lançou
Fausto iniciou a carreira ainda nos anos 60 em Angola, e antes de Por Este Rio Acima de 1980 já tinha editado em Portugal 1 single, 1 EP e 4 álbuns LP.
John, você deveria se interessar mais pelos assuntos para depois comentar. Os albuns de Fausto deveriam ser estudados
Abraço Johnny!
Reagir a obras primas, é correr um caminho muito arriscado.
Gosto muito do seu trabalho. Contudo, neste caso, não foi o melhor.
Peço desculpa pela ousadia. Reagir à obra de Fausto Bordalo Dias carece de muito estudo.
Como historiador que é, ele vai sentir curiosidade e pesquisar mais.
Interessante, me lembrou do Alceu Valença. Johnny, e a Thaís Motta com a música Odeon, de Ernesto Nazareth e letra de Vinicius de Moraes?
Música de intervenção política. 🇵🇹
São músicas de época anos. 80, música de intervenção de ordem pulitica na época.
Este trabalho não é considerado música de intervenção.
Musica de intervenção !!
Esta não é o original, o original é muito melhor.
É original em versão ao vivo.
oiça entao outra cançao do fausto
uns vao bem outros mal....~
oiça bem e vai gostar
eh portuga pois eh mas bom o maior.
Não vales uma casca de ovo
nunca gostei do fausto...sao manias...
@Johnny do Carmo, reaja/veja, o Sr, Limpinho (Miguel 7 Estacas) , comédia diferenciada, só em Portugal é que existe tal comédia.