@@silvanagoncalves435 Não há nada de lucidez, e a inevitável eternidade, será o cenário do tira-teima. Na vida por enquanto, vai prevalecendo o ceticismo.
Passei pelo mesmo processo. Já fui crente de tradição clássica protestante e presbiteriano, achando que era de um segmento mais intelectual que os demais, ainda que sempre tive certo ceticismo à literalidade de diversas passagens fantásticas, mas por estar envolvido desde criança na cultura cristã e fazendo amizades de um círculo mais fundamentalista, passei a ignorar conhecimentos científicos que eu já tinha desde criança pra anestesiar minha consciência e fazer parte da comunidade sem me sentir muito desonesto intelectualmente. Depois que fui ao seminário, aprendi como estudar a Bíblia fora do escopo confessional e mesmo que um pouco resistente no início, fui cedendo à realidade e aceitei minha desconstrução completa com mais leveza e consegui me libertar de todas as falácias coercitivas que a religião colocou em mim com os anos.
Eu tbm deixei de ser crente com o estudo da bíblia, eu tinha muita fé, um dia decidi estudar a messianidade de Jesus, me sentia na obrigação já que a faculdade estava me tomando o tempo quase que todo. Enfim, no final só tive que admitir que eu estava num engano.
Verdade. Jesus não está no at. E o Messias ia trazer paz e acabar com as guerras para sempre Isaías 11 Jesus fez o contrário. O Messias ia construir um templo físico e não espiritual Ezequiel 37. Além de Jesus ser um falso profeta em deutonomia 18 e Zacarias 11 e 13
@@andrefa6393 O reino de paz do messias já começou com a vinda de Jesus e será completada no fim dos tempos. O Reino de Deus, para os cristãos, não é limitado à paz política imediata, mas uma paz espiritual, que já se iniciou com Cristo. Ezequiel 37 foi cumprido em dois níveis. O templo espiritual, que é o corpo de Cristo e a Igreja, e a esperança de uma restauração plena no final dos tempos, quando Cristo retornará. Sobre Deuteronômio 18, Jesus, em Sua vida e ressurreição, demonstrou cumprir a Lei e as profecias. Em Zacarias 11 e 13, os textos têm várias interpretações, mas o ponto principal é que Jesus, segundo a tradição cristã, não foi um falso profeta, mas cumpriu Sua missão divina ao sacrificar-se por todos (Isaías 53). Zacarias 11:12-13: As "trinta moedas de prata" - traição de Judas, que entregou Jesus por essa quantia. Zacarias 11:7: O "pastor rejeitado" - Jesus é rejeitado por muitos em Israel. Zacarias 13:1: O "manancial de purificação" simboliza o sacrifício de Cristo, que purifica os pecados da humanidade. Zacarias 13:7: "Ferir o pastor" prefigura a prisão de Jesus, quando seus discípulos se dispersaram. Jesus não foi um falso profeta, mas cumpriu Sua missão divina ao sacrificar-se por todos e retornará para cumprir plenamente o que falta, seu Reinado e paz completa e final.
@@andrefa6393 O reino de paz do Messias já começou com a vinda de Jesus e será completado no fim dos tempos. O Reino de Deus, para os cristãos, não é limitado à paz política imediata, mas é uma paz espiritual que já se iniciou com Cristo. Ezequiel 37 foi cumprido em dois níveis: o templo espiritual, que é o corpo de Cristo e a Igreja, e a esperança de uma restauração plena no final dos tempos, quando Cristo retornará. Sobre Deuteronômio 18, Jesus, em Sua vida e ressurreição, demonstrou cumprir a Lei e as profecias. Em Zacarias 11 e 13, os textos têm várias interpretações, mas o ponto principal é que, segundo a tradição cristã, Jesus não foi um falso profeta, mas cumpriu Sua missão divina ao sacrificar-se por todos, conforme predito em Isaías 53 e Daniel 9. Zacarias 11:12-13 menciona as "trinta moedas de prata", que representam a traição de Judas, que entregou Jesus por essa quantia. Zacarias 11:7 refere-se ao "pastor rejeitado", indicando que Jesus foi rejeitado por muitos em Israel. Zacarias 13:1, ao falar do "manancial de purificação", simboliza o sacrifício de Cristo, que purifica os pecados da humanidade. Além disso, Zacarias 13:7, que diz "Ferir o pastor", prefigura a prisão de Jesus, momento em que seus discípulos se dispersaram. Portanto, Jesus não foi um falso profeta, mas cumpriu Sua missão divina ao sacrificar-se por todos e retornará para cumprir plenamente o que falta, seu reinado e a paz completa e final.
1. O Antigo Testamento é um reflexo da história da humanidade corporizada no povo judeu e povos vizinhos: temos aí todos os crimes e todas as virtudes tal como no mundo de hoje. Mas temos aí, logo a começar, uma declaração fantástica: «Deus fez o homem à sua imagem e semelhança». Resulta desta afirmação que há Deus; que todos somos filhos do mesmo pai (Deus), logo irmãos; e como filhos de um pai comum e irmãos, todos somos iguais e livres, pois não há filhos mais iguais que outros ou mais livres que outros. E, como filhos de Deus, ocupamos só por isso um lugar insubstituível (dignidade humana). Esta fraternidade, igualdade e liberdade funda-se em Deus e, por isso, não depende da boa vontade de qualquer homem ou povo e todos são responsáveis pela manutenção destes valores. Tem sido isto que tem mantido coesa e forte a sociedade ocidental, forjada pela Razão dos gregos, a organização social e o Direito dos romanos e a Antropologia e Moral judaico-cristãs. 2. Um mundo sem religião pode não ser tão bom como alguns imaginam porque, numa tal conceção, o mundo é fruto do acaso e se a nossa vida é fruto do acaso então não tem qualquer finalidade ou sentido, nem existem valores que o homem tenha de cumprir. Nem existe verdade no acaso, nem mesmo a dita científica; nem valores que se imponham a todos, como a vida, a integridade física ou a liberdade, tudo é relativo. O que é válido para mim pode não ser válido para o vizinho, hoje ou amanhã. Num mundo assim, sem sentido último, viver bem (máxima saúde, dinheiro, relacionamento sexual, etc) é a finalidade principal. Como uns homens desejam e querem dominar os outros, quem tem poder impõe a sua moral através da força ou da manipulação das mentalidades, etc. Esta moral pode dizer, por exemplo, que homens deficientes, dementes ou velhos que não conseguem trabalhar não têm que ser sustentados por outros e, por isso, devem ser eliminados. Ou pode obrigar que certos indivíduos exerçam apenas certa atividade e não possam aceder a outra; não possam ter filhos, por serem pouco inteligentes, etc. Um pequeno grupo pode dominar um país inteiro ou o mundo e impor-lhe o que quiser, porque nada existe acima deles a quem devam prestar contas. 3. Os regimes políticos ateus como o Nazismo na Alemanha ou os comunistas da URSS e na China de Mao, este com a sua revolução cultural, podem dar-nos uma ideia do que será um mundo sem Deus: mais de 100 milhões de mortos, só no século XX!
A religião matou e ainda mata muita gente ainda . O comunismo é uma insanidade , acho absurdo o pessoal esquerdista . Pra mim , esquerdista e crente , são pessoas fanáticas mas por coisas distintas . Um texto grande desse e ainda não conseguiu se provar a existencia de Deus .
Sensacional esse homem!! Sou ateu a muuuiito tempo, e também não "briguei com Deus" rs Fui ficando cada dia mais curioso/crítico e cético, e assim ele foi desaparecendo por completo.
@@sweetmimi286 poisé meu amigo! E é chato quando vem um crente que nunca se questionou sobre praticamente nada e fala e acha que a gente simplesmente "deixou de acreditar do nada". Não sabe do processo pois não tem a coragem de fazer o que nós fizemos.
O pior tipo de Cristão é aquele que mesmo tendo discernimento do que essa doutrina faz continua a defende-la simplesmente por convenção , orgulho ou medo de dizer, talvez o que eu vi até aqui não esteja condizente com quem sou hoje. Admiro demais as pessoas que em algum momento dão um passo atrás e recalcularam a rota, sejam pra se converter, desconverter, mudar de filosofia, de religião ou o que seja. Esse é o verdadeiro caminho do auto conhecimento e evolução pessoal.
Ou seja a pessoa pode ser tudo menos cristão, ela não pode escolher ser cristão segundo o seu comentário, com base na sua visão limitada de mundo, vamos todos deixar de ser cristão para estar de acordo com o que você pensa.
Entendo quem toma consciência mas continua fingindo acreditar, pois é muito difícil enfrentar todo o preconceito contra ateus. Muitos tem que manter os empregos, a reputação diante da família e até cargos dentro de igreja. Também admiro quem enfrenta tudo isso, mas é um caminho bem solitário.
Canal do prof Osvaldo é uma fonte inesgotável de cortes para o seu canal. 🤣🤣🤣 Um dos poucos canais que assino e ainda contribuo com a tradução da bíblia dele desde o lançamento do projeto. Vai ser um excelente instrumento de pesquisas.
É engraçado o professor chamar os religiosos de anacrônicos e, em seguida, colocar o rótulo de "fascistas" e "misóginos" a homens que viveram há mais de dois mil anos quando tais termos sequer existiam.
O professor fazer um julgamento pessoal não altera o que ta escrito e sua interpretação, o termo não existir não significa que o ato em si não existia. Uma coisa é chamar o ódio a mulheres no passado de misoginia, outra coisa é falar sobre a criação da terra em um contexto onde as pessoas não sabiam da existência dessa terra.
Mas existe uma diferença entre definir oq um povo passado fazia e julga-los pelo que faziam. O professor dizer q eram misoginos não significa que ele não saiba e não entenda as circunstancias daquela época que causavam esse comportamento
A realidade é que nem o Deus do antigo testamento nem do novo é Deus. Como diz um pensador meio inconformado : uma coisa é uma coisa, outra coisa, às vezes é a mesma coisa 🙂
Acho que a perturbação mental está no sentido que é um livro organizado e bem organizado. É realmente perturbador para a ciência. AI me lembro da passagem bíblica: Te louvo Pai porque ocultastes estas coisas aos sábios e inteligente se as revelastes aos pequenos. Quando vejo o Dr. Oswaldo e o escuto, sinto a inquietação. No entanto, o nosso coração só vai encontrar essa bendita paz , quando descansarmos em Deus. Quando descansarmos nesse mistério que nos ronda...
Há uma chance de estarmos vivendo numa simulação criada por um grupo de cientistas de alguma civilização que está adiantada uns 100 anos de nós. Apenas isso. Por isso a vida "correria solta" sem controle sobrenatural de deuses. As coisas acontecem, boas ou más, simplesmente porque a simulação roda sozinha, sendo só observada.
Então, uma sociedade nacionalista, centralizadora, que erigiu instituições que regulavam os aspectos mais idiossincráticos da vida cotidiana de seus cidadãos, com um pretenso senso de cultura superior a dos outros e que nutria ojeriza a cultura de outros povos não pode ser chamada de fascista porque um cara, milênios depois, repetiu tudo isso e resolveu dar um nome pra isso chamando de fascismo?
Pelo visto, grande parte das pessoas que estão aqui são frustadas pelas suas experiências pessoas, mas todos são insensíveis para ouvir a voz de Deus! Somente o Espirito para nos habilitar a ouvir a voz de Deus.
A Bíblia aborda a questão da sabedoria e da incredulidade de várias maneiras. Um versículo relevante é 1 Coríntios 1:20-21, que diz: “Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o questionador deste século? Não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Pois, visto que na sabedoria de Deus o mundo não O conheceu por meio da sabedoria, agradou a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.” Além disso, Salmos 14:1 afirma: “Diz o tolo em seu coração: 'Não há Deus.'” Este versículo sugere que a negação da existência de Deus é considerada uma tolice na perspectiva bíblica. Em Romanos 1:21-22, a Bíblia fala sobre aqueles que, conhecendo a Deus, não O glorificam e se tornam fúteis em seus pensamentos, afirmando que se tornaram sábios, mas se tornaram loucos. Esses versículos refletem a ideia de que a verdadeira sabedoria, segundo a Bíblia, está em reconhecer e honrar a Deus.
Óbvio, é uma forma inteligente de convencer uma tribo das benesses de ter uma crença, como ganhar "sabedoria", bastando para isso ser uma ovelhinha obediente de um deus imaginário, sempre daí lembrando da vigilância desse deus sobre os atos deles. É tipo uma lavagem cerebral para manter o status quo e o poder de alguns "enviados por Deus" sobre a massa, perdão, sobre uma tribo. Perceba o cenário local e a época. Era uma tribo. extremamente ignorante de tudo, quase saindo do tempo das cavernas. Não havia democracia. Não havia eleições. Não havia um estado organizado. Não tinham governantes nem leis. Só tinham uma religião como referência de certo e errado, de crime e castigo, e para funcionar tinham de fazer esse deus impor castigos ou ser bonzinho com quem colaborava. E faziam oferendas. Arcaico demais matar animais e deixar correr sangue para mostrar essa admiração a um deus. Coisa de tribo muito atrasada. Alguns chegavam a inventar que esse deus pediu para um devoto matar o próprio filho para demonstrar total rendição à vontade desse deus. Mas pega até hoje. Patético. Isso é coisa de um deus psicopata. Mas era uma forma de lavagem cerebral para fazer as pessoas submissas a esse ser imaginário. "E se você for bonzinho, o teu deus te fará um sabiozinho". O verdadeiro sábio na época, se existisse, diria que aquele deus só existia na cabeça deles.
Tudo mundo está errado.. Ele está certo..o trabalho dele é "para o futuro".. como se o seu trabalho fosse definir por fim a verdade ou"mentira da Bíblia"... Se isso não é um tipo de megalomania o que será?
Muito interessante! A igreja adventista não acredita em inferno eterno. O que é eterno é o lago de fogo e não o castigo. As pessoas confundem. Até o inferno será lançado no lago de fogo. São poucos que conseguem interpretar um texto.
@@mariadaconceicaocostasousa7027 Na verdade não. A igreja adventista acredita nos 10 mandamentos com igual importância. A questão é que ao argumentar contra várias religiões que acreditam nos outros 9 mandamentos e apenas rejeitam o sábado, muitos adventistas menos esclarecidos acabam tendo uma percepção de maior importância no sábado pelo fato de estarem sempre debatendo esse ponto. A sociedade em geral é assim, quando se debate muito um assunto, esse acaba tendo mais relevância e mais importância na sociedade. Hoje estamos presenciando uma menor tolerância da população em certos temas como racismo, violência contra mulher, violência contra animais e estamos vendo leis absurdas sendo criadas para atender essa demanda da sociedade.
@@lan4634 Eu sou ateu, mas já fui adventista muito tempo atrás e só quis demonstrar que não são todas as religiões que acham que a punição do inferno é eterna. Deve haver outras que não conheço.
Pergunta que não tem nada a ver com o tema do vídeo. Tenho uma curiosidade, tinha um vídeo que circulava no RUclips explicando o toque de Charcot, como usam hipinose nas igrejas, são esses cultos que as pessoas caem, tem até um vídeo de pastor (outro vídeo) que faz um movimento no palco e cai uma galera, de zoeira chamaram de pastor Goku. Esse vídeo (do toque de Charcot) desapareceu do RUclips (tem outros mas não explicam como esse) alguma igreja evangélica colocou na justiça e o RUclips foi obrigado a tirar? Foi provado que aquilo era falso? A pessoa que postou o vídeo foi pressionada a retirar? Porque só vejo essas alternativas. Alguém sabe?
Apesar da erudição do Dr. Ribeiro, me incomoda o tom de 'todos estão errados e apenas eu faço um trabalho relevante'; isso soa pouco científico e excessivamente pedante. Embora eu entenda sua resistência a teólogos mais devocionais, ele parece superestimar a importância de sua própria contribuição e desconsiderar a amplitude e diversidade que caracterizam o campo das ciências da religião.
Como alguém que referencia tudo o que diz tem a postura que você alega? Essa não é a postura dele, em momento algum o veinho Necromante apela para algo como "a minha fonte sou eu mesmo". As referências dele são teólogos e arqueólogos não devocionais. Isso fica bem claro nos vídeos dele. Você viajou legal no ad hominem.
@@tiagomoraes7890 Não creio ter feito um argumento ad hominem. Basta observar outros trechos da entrevista, nos quais ele afirma acreditar que todas as traduções disponíveis são inadequadas, preferindo consultar apenas uma versão específica por considerá-la mais precisa em algumas ocasiões - embora admita que, por vezes, faz isso por entretenimento pessoal ao explorar as aparentes fragilidades dessa mesma versão. Não tenho acesso à produção acadêmica do Dr. Ribeiro, mas, nessa entrevista, ele pareceu mais interessado em utilizar referências para exaltar suas próprias capacidades intelectuais do que em dialogar respeitosamente com suas fontes. Tenho esperanca que essa postura não se reflita em sua produção científica e que o problema observado seja apenas fruto de uma dificuldade em se comunicar de forma eficaz.
@@gabrielduartebarbosa7975 mas fez um ad hominem, em momento algum tu falou dos argumentos dele, só atacou a pessoa dele acusando-a com adjetivos e ainda por cima com espantalhos, demonstrando claramente não conhecer o trabalho dele.
@@tiagomoraes7890 Em diversos momentos da entrevista, incluindo o trecho mencionado anteriormente, o enfoque pareceu afastar-se de um diálogo crítico e construtivo, privilegiando uma defesa exclusiva de seu approach linguístico. A insistência na superioridade de sua interpretação, com a desqualificação implícita de outras contribuições relevantes, sugere uma postura menos aberta ao debate científico. No contexto acadêmico, seria mais produtivo que a troca de ideias permanecesse centrada no mérito das discussões, evitando interpretações que possam soar como desdém ou desvalorização das perspectivas de outros especialistas.
@@gabrielduartebarbosa7975 é mesmo? Olha o que o professor nessa mesma entrevista com o Gontijo diz e que contraria cabalmente sua descrição dele: _"...ame os fatos, não a verdade. Porque a verdade é uma relação discursiva entre a sua compreensão e o fato... Quando eu construo uma compreensão, essa compreensão não é a realidade, é a minha compreensão da realidade. A realidade nunca tá errada, a nossa compreensão pode está."_ Bem essa não é a declaração de alguém que se considera o dono da verdade e que todo mundo está errado, segundo você disse e que supostamente estaria em diversas falas dele. Como eu disse: um ad hominem combinado com um espantalho, isso é um resumo de seu comentário.
quando voce estuda a biblia da forma correta percebe logo que aquela mitologia foi criada por um povo e para um povo, podcast foda e o Osvaldo é muito foda
Quando eu era criança de braço, familiares ia casar na catedral da cidade, lá tinha uma replica de um Jesus dentro de um caixão de vidro, se chegasse eu perto eu virava o vento de medo, eu cresci com raiva desse Jesus, eu nunca tive religião por isso.
ele falou pra não fazer anacronismo, mas falou que aquele pessoal era misogeno e fascista. kkkk não falou muito sobre o livro, mas isso falou muito dele.
Exatamente isso. No at os desafetos de Deus eram mortos e desapareciam, não havia castigos pos morte. A partir dos evangelhos surge o inferno povoado por demonios e seu lider maximo, ausentes no judaismo, que atormentam a humanidade e levam quantos podem à condenação eterna. Deus só se preocupa em julgar e irá condenar eternamente boa parte da humanidade, como se vê em apocalipse. Em nenhuma parte da biblia se vê o amor de Deus , e sim seu desprezo pela humanidade e a ruína de quem não o serve e agrada.
Assim como o Pai enviou Jesus, Jesus enviou a Igreja para perdoar pecados . João 20,21-23. Pq todos pecaram e carecem da glória de Deus. Rm 3, 23. A glória da Santa Igreja é o perdão.
Procura por "conteúdo gore", guerras, execuções, violência extrema e vc vai entender pq Deus criou esse lugar para punir os pecadores. A humildade é pior que o diabo na hora de fazer maldades.
@@rafaelmoisesbezerradasilva7271 Blz, mas não são só essas pessoas que vão pro inferno A bíblia condena ao sofrimento eterno a pessoa por amar alguém do mesmo genero
@@LuizSouza-h7wcomo vocês cristãos mente pra preencher as lacunas de contradição e erros de vocês e da sua religião, kkkko personagem romano em sua estória nunca mandou fundar igreja 💵💰alguma , pelo contrário mandou não juntar tesouros na terra que a traça ai de comer . Nem fundou nenhuma religião o mandou construir templos em seu nome, vcs não conhecem a própria teologia de vocês.
Deus não manda ninguém para o inferno , a pesoa escolhe se segui a Deus ou o Diabo , agora para mim cada um de nos segui as suas crenças e a sua fé se você não acredita em nada ou em Deus seu espírito segui aquilo quê você acredita ninguém é vai para onde você não quer ir ou naquilo que você não acredita
Pois é... " Bíblia nunca me fará uma ateia"... Mas conhecendo Deus como conheci, por minhas próprias experiências com Deus, me fez não acreditar na Bíblia.
É exatamente como disse o Dr. Osvaldo, o ser humano de bom senso, mente aberta e que faz um bom uso de sua racionalidade, não precisa de outro instrumento para se tornar uma pessoa descrente, basta ler a própria bíblia, e com ela mesmo que aprendemos não crer na tríade divina que são os seus personagens, é através da bíblia que deixamos de acreditar e ser rotulado por qualquer que seja a religião, é através da leitura bíblica que tiramos nossas próprias conclusões de que a sua narrativa fabulosa, absurda, fantasiosas e exagerada, repleta de erros grotescos, mentiras e contradições aos milhares que deixamos de crer na em deuses mitológicos e lendários venerados por todas as religiões, todas, sem excessão, aliás é sempre bom rimar, religião é igual a ENGANAÇÃO.
Ricardo, nem os judeus acreditam nisso pois sempre foram politeístas, e acabaram de tornando MONOLATRAS (reconhecem vários deuses, mas escolheram um só pra cultuar, no caso Hashem), tão pouco os cristãos acreditam nessa crença, pois se há um diabo capaz de fazer tanto quanto Deus (na maioria das vezes bem mais que ele), fora Jesus que é igual a Deus, mesmo sendo filho, também é divindade. Só aqui já temos 3 rs. Há sim divindades, MUITAS. Mas uma só que criou tudo sozinha, desculpa aí mas você foi enganado.
@@yahvoy Jesus não é um Deus em separado Jesus é a própria encarnação de Deus Eles são a mesma coisa Agora para mim a Bíblia é na realidade um livro escrito por homens Mas para mim Deus está em todas as coisas E Jesus existiu de fato Mas eu não acredito cegamente em tudo que se falam nas igrejas Eu estou sempre buscando a minha verdade
É mais provável que não exista esse Deus formador das coisas ,do que exista. Então ele criou a terra e sumiu ? Deixou nos ai morrer em guerras, fome, doenças etc ? Não faz sentido sua frase .
Minha tradução não tem influência teológica, por isso estou fazendo esforço para que a tradução diga exatamente o que minha posição teológica diz. O Sr Necromante ainda não se desconverteu, o paradigma dele é exatamente o mesmo que de qualquer outro pastor.
Não tenho estômago. É muita misoginia, vilania, ignorância, simploriedade, mitologias muito pouco criativas e um mix de narrativas sem pé, nem cabeça. São 463 contradições. Não há nem uma estória bem contada. É um dos piores livros escritos, pois irracional do começo ao fim. O Apocalipse, por exemplo, foi escrito por alguém que tomou um coquetel de drogas bem pesadas 😂😂. Não é nem original. A Marvel é muito mais interessante.
O Dr nao tem ideia de gravidade dos crimes da humanidade. Todo mundo que ja pesquisou conteudo pesado sabe. A humanidade é pior que o diabo na hora de cometer maldades.
@@sergioa.capille9515 Sua opinião é limitada na hora de avaliar a existência do inferno porque vc não está no lugar de Deus que viu e conhece todas os crimes que a humanidade cometeu desde o começo do mundo. Vc acha injusto porque vc só tem a sua vida e os seus arredores como padrão e não faz nem ideia da gravidade de tudo que já foi feito aqui na terra.
Na bíblia, Jesus pede para sonegar impostos? Não! É um ato de cidadania pagar imposto ao império romano. Não é um valor, ou ele está velho para entender 😂
😅 Resumindo: O velhinho não gostou da ideia de ir para o caldeirão e então criou uma série de simplificações e distorções para racionalizar seu ateísmo. Precisam trocar o disco.
@@jkpyo-z4h Ajuda o velhinho aí. 1. Mostre para nós como não obrigar a entrar no Céu, quem lá não quer estar, seria um ato de despotismo e sadismo, e não o óbvio respeito ao livre arbítrio humano? 2. Supondo que o deus bíblico fosse de fato um déspota e sádico explique como isso provaria que ele não existe, justificando assim a fé ateísta?
Bom eu vi muitos milagres e feitos acontecer e creio muito em Jesus mas o Osvaldo teve a visão dele a respeito da bíblia mas respeito pois nem todos irão compreender mesmo !!!
@@Julio11889- na verdade já vi vários vídeos dele. Da pra perceber que é comunista. Ele lê as coisas de forma comunista como por exemplo fala que a classe sacerdotal inventou a bíblia pra ter controle social. Tem vídeo falando sobre classes sociais.
18 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. 19 Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
Palavras vazias jogadas ao vento, nada além disso. Por isso que Israel usa mísseis contra seus inimigos, mas crentelho BR fica esperando um velhinho barbudo invisível resolver as coisas.
Tá, mas os caras que colocaram o texto da criação na doutrina cristã, ou seja, os caras que juntaram os textos, os canonizaram e montaram a Bíblia como livro cristão sagrado, esses construtores da Bíblia entendiam que o texto falava da criação de Judá? Queriam que o texto comunicasse ao leitor a criação de Judá? Ou entendiam que se tratava da criação do mundo que eles conheciam e viam? É óbvio que o autor do Velho Testamento não sabia da existência da Terra e é quase certo que estava se referindo à Judá, mas no tempo dele não existia a Bíblia, a Bíblia é uma construção de cristãos, não de judeus. Podemos dizer que os judeus colocaram Judá n 3:19 o texto ao invés do mundo conhecido ou da Terra, mas podemos dizer que os cristãos fizeram o mesmo ao colocar o antigo texto na Bíblia? Se o autor do texto colocou Judá e os construtores da Bíblia colocaram mundo, me parece que a interpretação correta do texto judeu é Judá e a interpretação correta da Bíblia é mundo. A coisa fica ainda mais complicada se considerarmos que a interpretação dos textos canônicos continuou evoluindo após a canonização, podemos encarar isso como parte da construção da Bíblia, neste caso, se houve consenso posterior que o que a Bíblia está dizendo é Terra, não Judá nem o mundo conhecido, é isso o que a Bíblia está querendo dizer agora. Entendo que o Osvaldo não está produzindo uma tradução da Bíblia, está produzindo uma correta tradução do texto judeu.
@@CarlosSilva-jd6xmno hebraico tem 3 tipos 1 - errar o alvo 2 - quando um amigo vacila contigo (tipo perder a confiança ) 3 - é rebeldia , quando sabe que tá errado mas não que perdi perdão .
A Bíblia é o melhor livro para se tornar ateu.
Jura?😂😂😂tolos
@@eugenyashimilevityz6972 Belíssima argumentação a sua!
A leitura da bíblia pra mim foi a gota d'água.
Julio, a torcida ate que é válida, a realidade é que atrapalha. 😀
@@eugenyashimilevityz6972mais uma que está ludribriada
Obrigada, Daniel, por me apresentar essa potência tão lúcida!
@@silvanagoncalves435 Não há nada de lucidez, e a inevitável eternidade, será o cenário do tira-teima. Na vida por enquanto, vai prevalecendo o ceticismo.
Doutor Osvaldo é uma figura,adoro!!!
A verdade surge da duvida! Parabens a todos que se libertaram.
Passei pelo mesmo processo. Já fui crente de tradição clássica protestante e presbiteriano, achando que era de um segmento mais intelectual que os demais, ainda que sempre tive certo ceticismo à literalidade de diversas passagens fantásticas, mas por estar envolvido desde criança na cultura cristã e fazendo amizades de um círculo mais fundamentalista, passei a ignorar conhecimentos científicos que eu já tinha desde criança pra anestesiar minha consciência e fazer parte da comunidade sem me sentir muito desonesto intelectualmente. Depois que fui ao seminário, aprendi como estudar a Bíblia fora do escopo confessional e mesmo que um pouco resistente no início, fui cedendo à realidade e aceitei minha desconstrução completa com mais leveza e consegui me libertar de todas as falácias coercitivas que a religião colocou em mim com os anos.
Dr Oswaldo é pedra noventa, só enfrenta quem aguenta !😂😂😂😂
Foi um dos depoimentos mais interessantes que eu assisti sobre esse conto de fadas.
Me identifico 100 %
Espetacular a explanação
Eu tbm deixei de ser crente com o estudo da bíblia, eu tinha muita fé, um dia decidi estudar a messianidade de Jesus, me sentia na obrigação já que a faculdade estava me tomando o tempo quase que todo. Enfim, no final só tive que admitir que eu estava num engano.
Verdade. Jesus não está no at. E o Messias ia trazer paz e acabar com as guerras para sempre Isaías 11 Jesus fez o contrário. O Messias ia construir um templo físico e não espiritual Ezequiel 37. Além de Jesus ser um falso profeta em deutonomia 18 e Zacarias 11 e 13
Maya, eu fiz a jornada oposta. Não era cristão e me tornei um estudando esse e outros tópicos.
@@andrefa6393 O reino de paz do messias já começou com a vinda de Jesus e será completada no fim dos tempos. O Reino de Deus, para os cristãos, não é limitado à paz política imediata, mas uma paz espiritual, que já se iniciou com Cristo.
Ezequiel 37 foi cumprido em dois níveis. O templo espiritual, que é o corpo de Cristo e a Igreja, e a esperança de uma restauração plena no final dos tempos, quando Cristo retornará.
Sobre Deuteronômio 18, Jesus, em Sua vida e ressurreição, demonstrou cumprir a Lei e as profecias. Em Zacarias 11 e 13, os textos têm várias interpretações, mas o ponto principal é que Jesus, segundo a tradição cristã, não foi um falso profeta, mas cumpriu Sua missão divina ao sacrificar-se por todos (Isaías 53).
Zacarias 11:12-13: As "trinta moedas de prata" - traição de Judas, que entregou Jesus por essa quantia.
Zacarias 11:7: O "pastor rejeitado" - Jesus é rejeitado por muitos em Israel.
Zacarias 13:1: O "manancial de purificação" simboliza o sacrifício de Cristo, que purifica os pecados da humanidade.
Zacarias 13:7: "Ferir o pastor" prefigura a prisão de Jesus, quando seus discípulos se dispersaram.
Jesus não foi um falso profeta, mas cumpriu Sua missão divina ao sacrificar-se por todos e retornará para cumprir plenamente o que falta, seu Reinado e paz completa e final.
@@andrefa6393 O reino de paz do Messias já começou com a vinda de Jesus e será completado no fim dos tempos. O Reino de Deus, para os cristãos, não é limitado à paz política imediata, mas é uma paz espiritual que já se iniciou com Cristo.
Ezequiel 37 foi cumprido em dois níveis: o templo espiritual, que é o corpo de Cristo e a Igreja, e a esperança de uma restauração plena no final dos tempos, quando Cristo retornará.
Sobre Deuteronômio 18, Jesus, em Sua vida e ressurreição, demonstrou cumprir a Lei e as profecias.
Em Zacarias 11 e 13, os textos têm várias interpretações, mas o ponto principal é que, segundo a tradição cristã, Jesus não foi um falso profeta, mas cumpriu Sua missão divina ao sacrificar-se por todos, conforme predito em Isaías 53 e Daniel 9.
Zacarias 11:12-13 menciona as "trinta moedas de prata", que representam a traição de Judas, que entregou Jesus por essa quantia.
Zacarias 11:7 refere-se ao "pastor rejeitado", indicando que Jesus foi rejeitado por muitos em Israel.
Zacarias 13:1, ao falar do "manancial de purificação", simboliza o sacrifício de Cristo, que purifica os pecados da humanidade.
Além disso, Zacarias 13:7, que diz "Ferir o pastor", prefigura a prisão de Jesus, momento em que seus discípulos se dispersaram.
Portanto, Jesus não foi um falso profeta, mas cumpriu Sua missão divina ao sacrificar-se por todos e retornará para cumprir plenamente o que falta, seu reinado e a paz completa e final.
@@MarceloMoreira73 Curioso para saber o que você achou do vídeo...
1. O Antigo Testamento é um reflexo da história da humanidade corporizada no povo judeu e povos vizinhos: temos aí todos os crimes e todas as virtudes tal como no mundo de hoje.
Mas temos aí, logo a começar, uma declaração fantástica:
«Deus fez o homem à sua imagem e semelhança».
Resulta desta afirmação que há Deus; que todos somos filhos do mesmo pai (Deus), logo irmãos; e como filhos de um pai comum e irmãos, todos somos iguais e livres, pois não há filhos mais iguais que outros ou mais livres que outros. E, como filhos de Deus, ocupamos só por isso um lugar insubstituível (dignidade humana).
Esta fraternidade, igualdade e liberdade funda-se em Deus e, por isso, não depende da boa vontade de qualquer homem ou povo e todos são responsáveis pela manutenção destes valores.
Tem sido isto que tem mantido coesa e forte a sociedade ocidental, forjada pela Razão dos gregos, a organização social e o Direito dos romanos e a Antropologia e Moral judaico-cristãs.
2. Um mundo sem religião pode não ser tão bom como alguns imaginam porque, numa tal conceção, o mundo é fruto do acaso e se a nossa vida é fruto do acaso então não tem qualquer finalidade ou sentido, nem existem valores que o homem tenha de cumprir.
Nem existe verdade no acaso, nem mesmo a dita científica; nem valores que se imponham a todos, como a vida, a integridade física ou a liberdade, tudo é relativo. O que é válido para mim pode não ser válido para o vizinho, hoje ou amanhã.
Num mundo assim, sem sentido último, viver bem (máxima saúde, dinheiro, relacionamento sexual, etc) é a finalidade principal.
Como uns homens desejam e querem dominar os outros, quem tem poder impõe a sua moral através da força ou da manipulação das mentalidades, etc. Esta moral pode dizer, por exemplo, que homens deficientes, dementes ou velhos que não conseguem trabalhar não têm que ser sustentados por outros e, por isso, devem ser eliminados.
Ou pode obrigar que certos indivíduos exerçam apenas certa atividade e não possam aceder a outra; não possam ter filhos, por serem pouco inteligentes, etc.
Um pequeno grupo pode dominar um país inteiro ou o mundo e impor-lhe o que quiser, porque nada existe acima deles a quem devam prestar contas.
3. Os regimes políticos ateus como o Nazismo na Alemanha ou os comunistas da URSS e na China de Mao, este com a sua revolução cultural, podem dar-nos uma ideia do que será um mundo sem Deus: mais de 100 milhões de mortos, só no século XX!
A religião matou e ainda mata muita gente ainda . O comunismo é uma insanidade , acho absurdo o pessoal esquerdista . Pra mim , esquerdista e crente , são pessoas fanáticas mas por coisas distintas . Um texto grande desse e ainda não conseguiu se provar a existencia de Deus .
O nazismo era cristão. Tinha apoio do Vaticano.
Vídeo sensacional! Tamo junto, Daniel👍🏼
Fascinante!
Lúcido professor Osvaldo Luiz Ribeiro!
Seus vídeos são muito bons, mas este talvez tenha sido o melhor. Impressionante e esclarecedor no melhor sentido.
Esses cortes estão arrasadores
Conhecereis a verdade e ela te libertará, o professor Oswaldo e um mestre grande conhecimento em religião.
Professor Osvaldo é um Gênio
Excelente!!!!!!
Daniel, vc é um ótimo entrevistador! Parabéns 🎉
Excelente ❤
Bom dia, Daniel!
Maravilhoso ❤
Ótimo conteúdo ❤
Necromante super sincero e verdadeiro....mestre Oswaldo
Até o Gontijo está escandalizado com a revolta do Osvaldo...😅😅😅
Sensacional!
Dr Osvaldo é um exegeta estudioso..
Nossa ! Já apaixonei por esse homem !!!
Me representa demais ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤ amei você Oswaldo !!!😊
Tô com ciúmes, tá?, vê se para!
Sensacional esse homem!!
Sou ateu a muuuiito tempo, e também não "briguei com Deus" rs
Fui ficando cada dia mais curioso/crítico e cético, e assim ele foi desaparecendo por completo.
Também passei pela mesma jornada. Fui aos poucos me abrindo pra questionamentos e críticas. Busquei respostas. Um dia a fé desapareceu por completo.
Comigo a mesmíssima coisa!
@@sweetmimi286 poisé meu amigo!
E é chato quando vem um crente que nunca se questionou sobre praticamente nada e fala e acha que a gente simplesmente "deixou de acreditar do nada". Não sabe do processo pois não tem a coragem de fazer o que nós fizemos.
@@BraianSilveira pra quem é curioso e cético igual a gente, depois que começa a estudar sobre o assunto, é um caminho sem volta. Rsrs
@AndreRodrigues-os4gh é engraçado como ficam chocados com uma coisa tão simples da vida, como questionar.
Estes cortes são muito bons.
Grande crítica ao Deus do Novo Testamento, prof. Osvaldo.
Concordo com isso: mandar para o inferno é muito pior que matar, como fazia o Deus do VT.
Sim, essa religião me atormentou por muitos anos e fez até eu pensar em suicídio. Não é um religião digna nem de desprezo
Esta tentativa de conciliação de valores antagônicos é chamada na psicologia de Dissonância Cognitiva.
Bem pontuado, acho que a expressão que ele procurou no vídeo foi justamente essa
Resumindo é só assistir caverna do dragão que vão entender!!!😅
Com certeza curti e muito..
Incrível
Muito esclarecedor
Dr. Osvaldo é uma aura de lucidez e refutação do misticismo.
Essas são as consequências do livre exame da Bíblia!!!!
O protestantismo é a maior fábrica de ateus que existe.
Boa tarde professor assistindo agora
O pior tipo de Cristão é aquele que mesmo tendo discernimento do que essa doutrina faz continua a defende-la simplesmente por convenção , orgulho ou medo de dizer, talvez o que eu vi até aqui não esteja condizente com quem sou hoje.
Admiro demais as pessoas que em algum momento dão um passo atrás e recalcularam a rota, sejam pra se converter, desconverter, mudar de filosofia, de religião ou o que seja. Esse é o verdadeiro caminho do auto conhecimento e evolução pessoal.
Ou seja a pessoa pode ser tudo menos cristão, ela não pode escolher ser cristão segundo o seu comentário, com base na sua visão limitada de mundo, vamos todos deixar de ser cristão para estar de acordo com o que você pensa.
Entendo quem toma consciência mas continua fingindo acreditar, pois é muito difícil enfrentar todo o preconceito contra ateus. Muitos tem que manter os empregos, a reputação diante da família e até cargos dentro de igreja. Também admiro quem enfrenta tudo isso, mas é um caminho bem solitário.
Canal do prof Osvaldo é uma fonte inesgotável de cortes para o seu canal. 🤣🤣🤣
Um dos poucos canais que assino e ainda contribuo com a tradução da bíblia dele desde o lançamento do projeto. Vai ser um excelente instrumento de pesquisas.
É engraçado o professor chamar os religiosos de anacrônicos e, em seguida, colocar o rótulo de "fascistas" e "misóginos" a homens que viveram há mais de dois mil anos quando tais termos sequer existiam.
É isso mesmo. Lúcido comentário.
O professor fazer um julgamento pessoal não altera o que ta escrito e sua interpretação, o termo não existir não significa que o ato em si não existia.
Uma coisa é chamar o ódio a mulheres no passado de misoginia, outra coisa é falar sobre a criação da terra em um contexto onde as pessoas não sabiam da existência dessa terra.
Existia misoginia só não existia o termo pra definir
Mas existe uma diferença entre definir oq um povo passado fazia e julga-los pelo que faziam. O professor dizer q eram misoginos não significa que ele não saiba e não entenda as circunstancias daquela época que causavam esse comportamento
Ele e quem fala que Jesus era comunista, os dois a 80 km/h.
Concordo com o professor...é pro futuro...ainda bem para nossa salvação real que existem pessoas como ele...
Caraca mano… deve ser muito massa ser esse Oswaldo… esse cara deve dormir e acordar se sentindo um ser iluminado na terra .. que bacana ..
Arrasoou, professor!
A realidade é que nem o Deus do antigo testamento nem do novo é Deus. Como diz um pensador meio inconformado : uma coisa é uma coisa, outra coisa, às vezes é a mesma coisa 🙂
Essa foi surpresa pra todo mundo...
a biblia o livro mais mentiroso da humanidade .....
Acho que a perturbação mental está no sentido que é um livro organizado e bem organizado. É realmente perturbador para a ciência. AI me lembro da passagem bíblica: Te louvo Pai porque ocultastes estas coisas aos sábios e inteligente se as revelastes aos pequenos. Quando vejo o Dr. Oswaldo e o escuto, sinto a inquietação. No entanto, o nosso coração só vai encontrar essa bendita paz , quando descansarmos em Deus. Quando descansarmos nesse mistério que nos ronda...
Há uma chance de estarmos vivendo numa simulação criada por um grupo de cientistas de alguma civilização que está adiantada uns 100 anos de nós. Apenas isso.
Por isso a vida "correria solta" sem controle sobrenatural de deuses. As coisas acontecem, boas ou más, simplesmente porque a simulação roda sozinha, sendo só observada.
Parabéns pelo ótimo trabalho.👏👏👏
Achava que fascismo era coisa aque começou com Mussolini no século XX porém Osvaldo cê isso num livro da antiguidade.
Carteiro Jaiminho do Chaves só quer viver de internet, não dê muito crédito as sandices que ele diz.
Então, uma sociedade nacionalista, centralizadora, que erigiu instituições que regulavam os aspectos mais idiossincráticos da vida cotidiana de seus cidadãos, com um pretenso senso de cultura superior a dos outros e que nutria ojeriza a cultura de outros povos não pode ser chamada de fascista porque um cara, milênios depois, repetiu tudo isso e resolveu dar um nome pra isso chamando de fascismo?
Porque carteiro?@@diogogauss2465
O facismo veio e tá junto com a bíblia desde sempre , facismo primitivo .
Não existe ninguém mais facista que o Deus da bíblia
Pelo visto, grande parte das pessoas que estão aqui são frustadas pelas suas experiências pessoas, mas todos são insensíveis para ouvir a voz de Deus! Somente o Espirito para nos habilitar a ouvir a voz de Deus.
Se o seu Deus disser onde está uma só criança desaparecida e ela realmente for encontrada, aí sim hein!
Peça ao seu deus curar todas as crianças com câncer no dia desse Natal. Aí sim se mostrará à altura da divindade amorosa e poderosa que dizem dele.
A Bíblia aborda a questão da sabedoria e da incredulidade de várias maneiras. Um versículo relevante é 1 Coríntios 1:20-21, que diz: “Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o questionador deste século? Não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Pois, visto que na sabedoria de Deus o mundo não O conheceu por meio da sabedoria, agradou a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.”
Além disso, Salmos 14:1 afirma: “Diz o tolo em seu coração: 'Não há Deus.'” Este versículo sugere que a negação da existência de Deus é considerada uma tolice na perspectiva bíblica. Em Romanos 1:21-22, a Bíblia fala sobre aqueles que, conhecendo a Deus, não O glorificam e se tornam fúteis em seus pensamentos, afirmando que se tornaram sábios, mas se tornaram loucos.
Esses versículos refletem a ideia de que a verdadeira sabedoria, segundo a Bíblia, está em reconhecer e honrar a Deus.
Óbvio, é uma forma inteligente de convencer uma tribo das benesses de ter uma crença, como ganhar "sabedoria", bastando para isso ser uma ovelhinha obediente de um deus imaginário, sempre daí lembrando da vigilância desse deus sobre os atos deles.
É tipo uma lavagem cerebral para manter o status quo e o poder de alguns "enviados por Deus" sobre a massa, perdão, sobre uma tribo.
Perceba o cenário local e a época. Era uma tribo. extremamente ignorante de tudo, quase saindo do tempo das cavernas. Não havia democracia. Não havia eleições. Não havia um estado organizado. Não tinham governantes nem leis. Só tinham uma religião como referência de certo e errado, de crime e castigo, e para funcionar tinham de fazer esse deus impor castigos ou ser bonzinho com quem colaborava.
E faziam oferendas. Arcaico demais matar animais e deixar correr sangue para mostrar essa admiração a um deus. Coisa de tribo muito atrasada. Alguns chegavam a inventar que esse deus pediu para um devoto matar o próprio filho para demonstrar total rendição à vontade desse deus. Mas pega até hoje. Patético. Isso é coisa de um deus psicopata.
Mas era uma forma de lavagem cerebral para fazer as pessoas submissas a esse ser imaginário. "E se você for bonzinho, o teu deus te fará um sabiozinho".
O verdadeiro sábio na época, se existisse, diria que aquele deus só existia na cabeça deles.
😂😂😂😂
O SENHOR é muito deselegante em não retornar nenhum comentário. Muito deselegante. Já cancelei minha assinatura. O senhor não precisa. Naturalmente.
Tudo mundo está errado.. Ele está certo..o trabalho dele é "para o futuro".. como se o seu trabalho fosse definir por fim a verdade ou"mentira da Bíblia"... Se isso não é um tipo de megalomania o que será?
Eu chamaria de coragem, responsabilidade e senso de dever a ser cumprido.
Eu chamaria de bom senso...
@@sergioa.capille9515 E independência.
Eu não sou ateu mais abandonei a religião quando comecei estudar a bíblia
Muito interessante! A igreja adventista não acredita em inferno eterno. O que é eterno é o lago de fogo e não o castigo. As pessoas confundem. Até o inferno será lançado no lago de fogo. São poucos que conseguem interpretar um texto.
A igreja adventista, acredita que a Lei é só guardar o sábado.
Adventista? Kkkkkkk tô fora
@@mariadaconceicaocostasousa7027 Na verdade não. A igreja adventista acredita nos 10 mandamentos com igual importância. A questão é que ao argumentar contra várias religiões que acreditam nos outros 9 mandamentos e apenas rejeitam o sábado, muitos adventistas menos esclarecidos acabam tendo uma percepção de maior importância no sábado pelo fato de estarem sempre debatendo esse ponto. A sociedade em geral é assim, quando se debate muito um assunto, esse acaba tendo mais relevância e mais importância na sociedade. Hoje estamos presenciando uma menor tolerância da população em certos temas como racismo, violência contra mulher, violência contra animais e estamos vendo leis absurdas sendo criadas para atender essa demanda da sociedade.
@@lan4634 Eu sou ateu, mas já fui adventista muito tempo atrás e só quis demonstrar que não são todas as religiões que acham que a punição do inferno é eterna. Deve haver outras que não conheço.
@@libniferreirarocha3214 testemunhas de Jeová também
😊😊😊 Adoro quando as pessoas evoluem estudano religião, e não caem na ladainha religiosa,sem fundamento científico. 😊😊
Deus imaginário
D graças a ele q ninguém t meteu uma faca
Pergunta que não tem nada a ver com o tema do vídeo.
Tenho uma curiosidade, tinha um vídeo que circulava no RUclips explicando o toque de Charcot, como usam hipinose nas igrejas, são esses cultos que as pessoas caem, tem até um vídeo de pastor (outro vídeo) que faz um movimento no palco e cai uma galera, de zoeira chamaram de pastor Goku.
Esse vídeo (do toque de Charcot) desapareceu do RUclips (tem outros mas não explicam como esse) alguma igreja evangélica colocou na justiça e o RUclips foi obrigado a tirar? Foi provado que aquilo era falso? A pessoa que postou o vídeo foi pressionada a retirar? Porque só vejo essas alternativas.
Alguém sabe?
Apesar da erudição do Dr. Ribeiro, me incomoda o tom de 'todos estão errados e apenas eu faço um trabalho relevante'; isso soa pouco científico e excessivamente pedante. Embora eu entenda sua resistência a teólogos mais devocionais, ele parece superestimar a importância de sua própria contribuição e desconsiderar a amplitude e diversidade que caracterizam o campo das ciências da religião.
Como alguém que referencia tudo o que diz tem a postura que você alega? Essa não é a postura dele, em momento algum o veinho Necromante apela para algo como "a minha fonte sou eu mesmo". As referências dele são teólogos e arqueólogos não devocionais. Isso fica bem claro nos vídeos dele. Você viajou legal no ad hominem.
@@tiagomoraes7890 Não creio ter feito um argumento ad hominem. Basta observar outros trechos da entrevista, nos quais ele afirma acreditar que todas as traduções disponíveis são inadequadas, preferindo consultar apenas uma versão específica por considerá-la mais precisa em algumas ocasiões - embora admita que, por vezes, faz isso por entretenimento pessoal ao explorar as aparentes fragilidades dessa mesma versão. Não tenho acesso à produção acadêmica do Dr. Ribeiro, mas, nessa entrevista, ele pareceu mais interessado em utilizar referências para exaltar suas próprias capacidades intelectuais do que em dialogar respeitosamente com suas fontes. Tenho esperanca que essa postura não se reflita em sua produção científica e que o problema observado seja apenas fruto de uma dificuldade em se comunicar de forma eficaz.
@@gabrielduartebarbosa7975 mas fez um ad hominem, em momento algum tu falou dos argumentos dele, só atacou a pessoa dele acusando-a com adjetivos e ainda por cima com espantalhos, demonstrando claramente não conhecer o trabalho dele.
@@tiagomoraes7890 Em diversos momentos da entrevista, incluindo o trecho mencionado anteriormente, o enfoque pareceu afastar-se de um diálogo crítico e construtivo, privilegiando uma defesa exclusiva de seu approach linguístico. A insistência na superioridade de sua interpretação, com a desqualificação implícita de outras contribuições relevantes, sugere uma postura menos aberta ao debate científico. No contexto acadêmico, seria mais produtivo que a troca de ideias permanecesse centrada no mérito das discussões, evitando interpretações que possam soar como desdém ou desvalorização das perspectivas de outros especialistas.
@@gabrielduartebarbosa7975 é mesmo? Olha o que o professor nessa mesma entrevista com o Gontijo diz e que contraria cabalmente sua descrição dele:
_"...ame os fatos, não a verdade. Porque a verdade é uma relação discursiva entre a sua compreensão e o fato... Quando eu construo uma compreensão, essa compreensão não é a realidade, é a minha compreensão da realidade. A realidade nunca tá errada, a nossa compreensão pode está."_
Bem essa não é a declaração de alguém que se considera o dono da verdade e que todo mundo está errado, segundo você disse e que supostamente estaria em diversas falas dele. Como eu disse: um ad hominem combinado com um espantalho, isso é um resumo de seu comentário.
Leva no seu canal o professor Fábio Sabino.... Vai ser bom também..
quando voce estuda a biblia da forma correta percebe logo que aquela mitologia foi criada por um povo e para um povo, podcast foda e o Osvaldo é muito foda
Quando eu era criança de braço, familiares ia casar na catedral da cidade, lá tinha uma replica de um Jesus dentro de um caixão de vidro, se chegasse eu perto eu virava o vento de medo, eu cresci com raiva desse Jesus, eu nunca tive religião por isso.
Estudei a Bíblia e teologia sistemática de forma crítica e cheguei a conclusão que Deus é real e sua palavra é certa, até os milagres acontecem.
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Estuda novamente querido 😅
Quero passar longe desse curso
Eita viés de confirmação em, criacionistas são hilários kkkkkkkkkkkkkkkkk
Deus lhe abençoe.
ele falou pra não fazer anacronismo, mas falou que aquele pessoal era misogeno e fascista. kkkk não falou muito sobre o livro, mas isso falou muito dele.
"Eu fui um crente verdadeiro" uma ova!
Herege! Agindo como deus onisciente?
Igreja para seguir é a Santa Madre Igreja, que foi fundada por Cristo.
Exatamente isso. No at os desafetos de Deus eram mortos e desapareciam, não havia castigos pos morte. A partir dos evangelhos surge o inferno povoado por demonios e seu lider maximo, ausentes no judaismo, que atormentam a humanidade e levam quantos podem à condenação eterna. Deus só se preocupa em julgar e irá condenar eternamente boa parte da humanidade, como se vê em apocalipse. Em nenhuma parte da biblia se vê o amor de Deus , e sim seu desprezo pela humanidade e a ruína de quem não o serve e agrada.
Assim como o Pai enviou Jesus, Jesus enviou a Igreja para perdoar pecados . João 20,21-23.
Pq todos pecaram e carecem da glória de Deus. Rm 3, 23.
A glória da Santa Igreja é o perdão.
@@LuizSouza-h7wcada um é responsável pelo seu pecado
Procura por "conteúdo gore", guerras, execuções, violência extrema e vc vai entender pq Deus criou esse lugar para punir os pecadores. A humildade é pior que o diabo na hora de fazer maldades.
@@rafaelmoisesbezerradasilva7271 Blz, mas não são só essas pessoas que vão pro inferno
A bíblia condena ao sofrimento eterno a pessoa por amar alguém do mesmo genero
@@LuizSouza-h7wcomo vocês cristãos mente pra preencher as lacunas de contradição e erros de vocês e da sua religião, kkkko personagem romano em sua estória nunca mandou fundar igreja 💵💰alguma , pelo contrário mandou não juntar tesouros na terra que a traça ai de comer . Nem fundou nenhuma religião o mandou construir templos em seu nome, vcs não conhecem a própria teologia de vocês.
Deus não manda ninguém para o inferno , a pesoa escolhe se segui a Deus ou o Diabo , agora para mim cada um de nos segui as suas crenças e a sua fé se você não acredita em nada ou em Deus seu espírito segui aquilo quê você acredita ninguém é vai para onde você não quer ir ou naquilo que você não acredita
Pois é... " Bíblia nunca me fará uma ateia"... Mas conhecendo Deus como conheci, por minhas próprias experiências com Deus, me fez não acreditar na Bíblia.
Conte uma de suas experiências?
Deus resiste ao soberbo!
É exatamente como disse o Dr. Osvaldo, o ser humano de bom senso, mente aberta e que faz um bom uso de sua racionalidade, não precisa de outro instrumento para se tornar uma pessoa descrente, basta ler a própria bíblia, e com ela mesmo que aprendemos não crer na tríade divina que são os seus personagens, é através da bíblia que deixamos de acreditar e ser rotulado por qualquer que seja a religião, é através da leitura bíblica que tiramos nossas próprias conclusões de que a sua narrativa fabulosa, absurda, fantasiosas e exagerada, repleta de erros grotescos, mentiras e contradições aos milhares que deixamos de crer na em deuses mitológicos e lendários venerados por todas as religiões, todas, sem excessão, aliás é sempre bom rimar, religião é igual a ENGANAÇÃO.
O Ateu diz que se tornou Ateu lendo a Bíblia Mas independente do que tá escrito na Bíblia Existe sim um Deus formador de todas as coisas
Ricardo, nem os judeus acreditam nisso pois sempre foram politeístas, e acabaram de tornando MONOLATRAS (reconhecem vários deuses, mas escolheram um só pra cultuar, no caso Hashem), tão pouco os cristãos acreditam nessa crença, pois se há um diabo capaz de fazer tanto quanto Deus (na maioria das vezes bem mais que ele), fora Jesus que é igual a Deus, mesmo sendo filho, também é divindade. Só aqui já temos 3 rs.
Há sim divindades, MUITAS. Mas uma só que criou tudo sozinha, desculpa aí mas você foi enganado.
Kkkkkkkkkkkkkkkkk
@@yahvoy Jesus não é um Deus em separado Jesus é a própria encarnação de Deus Eles são a mesma coisa Agora para mim a Bíblia é na realidade um livro escrito por homens Mas para mim Deus está em todas as coisas E Jesus existiu de fato Mas eu não acredito cegamente em tudo que se falam nas igrejas Eu estou sempre buscando a minha verdade
É mais provável que não exista esse Deus formador das coisas ,do que exista. Então ele criou a terra e sumiu ? Deixou nos ai morrer em guerras, fome, doenças etc ? Não faz sentido sua frase .
Evidência?
Todos os deuses foram invenções humanas.
Algo sobre o "povo de Deus" não pode ser pequeno, local. Daí a criação da terra,...
Minha tradução não tem influência teológica, por isso estou fazendo esforço para que a tradução diga exatamente o que minha posição teológica diz. O Sr Necromante ainda não se desconverteu, o paradigma dele é exatamente o mesmo que de qualquer outro pastor.
Qual a posição teológica do Osvaldo?
Deu até preguiça.
Ele disse isso? Em qual trecho?
Tenha misericórdia senhor 😢
Você está pedindo a um deus supostamente misericordioso para que tenha misericórdia. Não é uma redundância desnecessária de sua parte?
Eu leio a Biblia, como uma obra de ficção.
Não tenho estômago. É muita misoginia, vilania, ignorância, simploriedade, mitologias muito pouco criativas e um mix de narrativas sem pé, nem cabeça.
São 463 contradições.
Não há nem uma estória bem contada.
É um dos piores livros escritos, pois irracional do começo ao fim.
O Apocalipse, por exemplo, foi escrito por alguém que tomou um coquetel de drogas bem pesadas 😂😂.
Não é nem original.
A Marvel é muito mais interessante.
Se se há um lobby judaico / cristão do mundo todo pra que a criação de Gênesis seja a do mundo e não de Judá .
O Dr nao tem ideia de gravidade dos crimes da humanidade. Todo mundo que ja pesquisou conteudo pesado sabe. A humanidade é pior que o diabo na hora de cometer maldades.
E...?
@@sergioa.capille9515 Sua opinião é limitada na hora de avaliar a existência do inferno porque vc não está no lugar de Deus que viu e conhece todas os crimes que a humanidade cometeu desde o começo do mundo. Vc acha injusto porque vc só tem a sua vida e os seus arredores como padrão e não faz nem ideia da gravidade de tudo que já foi feito aqui na terra.
Na bíblia, Jesus pede para sonegar impostos? Não! É um ato de cidadania pagar imposto ao império romano. Não é um valor, ou ele está velho para entender 😂
Eu nem perco meu tempo em ler biblia.
Tenho uma impressão que quem faz teologia pra aprofundar a fé acaba virando ateu. 😂😂😂 Vou dar essa dica pro meu irmão fundamentalista.
😅
Resumindo: O velhinho não gostou da ideia de ir para o caldeirão e então criou uma série de simplificações e distorções para racionalizar seu ateísmo.
Precisam trocar o disco.
Essa pérola da ignorância acadêmica foi o máximo que conseguiu? Tente melhorar seu argumento.
@@fellippobruno Logo depois do velhinho melhorar o dele. Essa de "o caldeirão é uma ideia horrivel, logo não existe" é bem fraquinho.
Zzzzz
Você não curtiu o velhinho te mostrar que o seu deus é um personagem déspota e infinitamente sádico?
@@jkpyo-z4h Ajuda o velhinho aí.
1. Mostre para nós como não obrigar a entrar no Céu, quem lá não quer estar, seria um ato de despotismo e sadismo, e não o óbvio respeito ao livre arbítrio humano?
2. Supondo que o deus bíblico fosse de fato um déspota e sádico explique como isso provaria que ele não existe, justificando assim a fé ateísta?
Bom eu vi muitos milagres e feitos acontecer e creio muito em Jesus mas o Osvaldo teve a visão dele a respeito da bíblia mas respeito pois nem todos irão compreender mesmo !!!
Osvaldo era crente e virou comunista.
Você concluiu isso só porque ele citou "fascistas"?
@@Julio11889- na verdade já vi vários vídeos dele. Da pra perceber que é comunista.
Ele lê as coisas de forma comunista como por exemplo fala que a classe sacerdotal inventou a bíblia pra ter controle social. Tem vídeo falando sobre classes sociais.
a unica parte que nao gosto dele , ser esquerdopata.
Na verdade, sempre foi. Esse pessoal é tão desajustado das ideias, que eles não veem contradição em ser cristão e socialista/comunista.
@@Julio11889-mas ele é mesmo. É só ver o canal dele.
Meu amigo, esse cidadão "necromante", tem uma interpretação própria, não é científico e não tem respaldo de nada!
É pura generalização.
18 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
19 Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
Nossaaaaaaa mano, você viu isso aonde mesmo?
Concordo totalmente o Deus de alguns é seu próprio raciocínio,ele pensa que pode perceber toda a realidade e dar um veredito final.
Toda religião é um presídio de segurança máxima. 🤔👍
Palavras vazias jogadas ao vento, nada além disso. Por isso que Israel usa mísseis contra seus inimigos, mas crentelho BR fica esperando um velhinho barbudo invisível resolver as coisas.
Todos vão pro mesmo lugar sheol sepultura
Salmo 82 está escrito que todos nós somos deuses. Verdade ???? Coisa nenhuma.
Misericórdia Jesus tô fora Satanás eu hein
Eu sempre enxerguei a bíblia como livro de mitologia
Tá, mas os caras que colocaram o texto da criação na doutrina cristã, ou seja, os caras que juntaram os textos, os canonizaram e montaram a Bíblia como livro cristão sagrado, esses construtores da Bíblia entendiam que o texto falava da criação de Judá? Queriam que o texto comunicasse ao leitor a criação de Judá? Ou entendiam que se tratava da criação do mundo que eles conheciam e viam? É óbvio que o autor do Velho Testamento não sabia da existência da Terra e é quase certo que estava se referindo à Judá, mas no tempo dele não existia a Bíblia, a Bíblia é uma construção de cristãos, não de judeus. Podemos dizer que os judeus colocaram Judá n 3:19 o texto ao invés do mundo conhecido ou da Terra, mas podemos dizer que os cristãos fizeram o mesmo ao colocar o antigo texto na Bíblia? Se o autor do texto colocou Judá e os construtores da Bíblia colocaram mundo, me parece que a interpretação correta do texto judeu é Judá e a interpretação correta da Bíblia é mundo. A coisa fica ainda mais complicada se considerarmos que a interpretação dos textos canônicos continuou evoluindo após a canonização, podemos encarar isso como parte da construção da Bíblia, neste caso, se houve consenso posterior que o que a Bíblia está dizendo é Terra, não Judá nem o mundo conhecido, é isso o que a Bíblia está querendo dizer agora.
Entendo que o Osvaldo não está produzindo uma tradução da Bíblia, está produzindo uma correta tradução do texto judeu.
E o conceito de "pecado "?
Que pecado?
@@winniethechelli viste as aspas
@@CarlosSilva-jd6xmno hebraico tem 3 tipos
1 - errar o alvo
2 - quando um amigo vacila contigo (tipo perder a confiança )
3 - é rebeldia , quando sabe que tá errado mas não que perdi perdão .
@@TheJfaces isso, mas não tem um peso místico, sobrenatural, essa parte é invenção.
@@danbrianese sim
Qual a diferença de você Daniel para um crente ?
Pois Narciso vê o que é espelho
O Deus bíblico é o Demiurgo, ele é mau e criador do mundo material!
E também claro que trocaram os nomes mas isso não tira o sacrifícios que cristo fez por voceis😊
Gostei muito da proposta da Bíblia, só existem biblias com viesses ideologicos ibutidos na análises nas traduções
GRAÇAS À ZEUS