Thiago, eu tenho que agradecer por você fazer um conteúdo maravilhoso desse em brasileiro. É muito interessante ver como em certos pontos bate certinho não só com filmes, mas com jogos também. Queria falar muito mais, mas só vou deixar o agradecimento e parabéns pelo trabalho ♥
É o que sempre digo quando alguém comenta “ah, mas pra que trazer política nesse assunto, não tem nada a ver com política”. Gente, TODA interação humana é uma interação política. Tudo é política.
As vezes eu penso, será q to sendo paranoica de achar q a indústria cultural serve a interesses de instituições específicas?? Aí descubro uma informação como essa de que o Pentágono aprova roteiros de filmes de super heróis, e vejo que não, não é paranoia.
Eu sugiro você estudar mais análise de discurso para ter mais propriedade de distinguir o que seria "paranóia" e discursos reais de poder. Nem tudo é paranóia mesmo.
O livro que citei num outro comentário, "O pacto entre Hollywood e o nazismo: Como o cinema americano colaborou com a Alemanha de Hitler", de Ben Urwand, mostra como o governo de Hitler decidia sobre os roteiros, os astros e os redatores de Hollywood. Tudo é grana, enfim; dinheiro não tem ideologia. Não é paranoia; é compreensão da vida.
Você pode procurar vídeos sobre Bauman, Theodore Adorno e Horkheimer que eles falam bastante sobre o peso do capitalismo e do imperialismo na homogeneização da cultura de massas
Olha eu não acho que é uma boa ideia a gente pensar da mesma forma que conspiracionistas. Mas vc pode definivamente entender que assim como em qualquer governo, existe a sobressalência dos artistas e dos grupos empresariais que apoiam o status quo, então os gibis americanos sempre vão existir dessa forma imperialista, pq é aquele lance de vc estar olhando o elefante de perto e n consegue ver o todo, a industria cultural é movida por capital social e economico, capital social exportando pra outras culturas os ideais, assim como é pra nós desde sempre criando defensores ávidos do sistema e capital economico com os milhares e as vezes bilhares de dolares que esses filmes arrecadam e injetam, novamente exportando o capitalismo pra outros lugares, colonizando culturalmente as mentes das pessoas então sim é óbvio q o governo gosta, ele é super a favor de imperar sobre tudo que é força de trabalho e de mercado, ou seja, nações pobres.
Basicamente, o História Cabeluda me apresentou a minha melhor aquisição de 2023 para a minha lista de inscrições. E dificilmente alguém vai desbancar. Parabéns pelo trabalho, você é muito foda!
fico feliz que as pessoas estão amadurecendo e se tocando do viés ideológico dessas produções, até um tempo atrás se você não tratasse Mulher-Maravilha ou Capitã Marvel como OS RESPONSÁVEIS PELOS AVANÇOS DOS DIREITOS DAS MULHERES!!11!!, parecia que você era automaticamente "not like the other girls"/querendo impressionar homem e cada vez mais eu to de saco cheio de histórias que vendem "representatividade" como sendo a única coisa importante, enquanto a história em si é ruim lol
Acho q n a história em si ser ruim, mas a representatividade ser vazia. Pq filme ruim existem com ou sem representatividade. O q me incomoda é esta ser vazia, só pl famoso pink money .
Meu grande heróis é o Chapolim Colorado,ele tem bom coração, é atrapalhado,latino e covarde ,porém quando precisam dele ,ele tá alí pra ajudar mesmo com as pernas tremendo e sem muitos recursos kkkkkkkk
A parte do seu vídeo sobre "o patrocínio" do governo norte-americanos nos filmes me lembrou um livro que li esse ano. Acho que vai te interessar, chama-se: "Guerra Fria e Política Editorial: A Trajetória da Edições GRD e a Campanha Anticomunista dos Estados Unidos no Brasil (1956-1968) da historiadora Laura de Oliveira, professora de História Contemporânea da UFBA. Nesse livro, a pesquisadora vai nos mostrar dentre outras coisas como a ficção científica e sobre as distopias foram usadas como campanha anticomunista, e que alguns livros foram publicados com subsídios do governo dos EUA. A distopia encarnava como seria o Brasil caso o socialismo vencesse e mobilizando o leitor dentro dessa agenda contra o governo de João Goulart.
quando vc falou sobre a quantidade de conteúdo estadunidense que a gente assiste eu lembrei de um artigo que li uma vez sobre a construção da imagem do latino no cinema que falava que no começo do cinema o EUA tinha algum esquema que as salas de cinema de países latinos tinham que ter uma porcentagem alta e fixa de filmes deles sendo passado, e isso meio que ensinou a gente a ver o mundo pela ótica deles
Aquele momento que a gente vem pra um canal brasileiro e fica "mas gente, onde que eu tava, quando tinha esse banquete aqui...". Boa demais a análise! Eu lembro de quando eu tomei breve consciência desses subtextos nas minhas histórias de mocinho e vilão favoritas, tentei me rebelar virando "torcedora de vilão" kkkkk mas claro que as propriedades colocam os monstros imorais e os "mas ele tem um ponto..." no mesmo pacote, que é pra vc não conseguir separar mesmo. A gente gosta do que gosta, mas sempre me surpreendo com criadores de entretenimento que tentam sair um pouquinho disso... (coff coff to de olho em tu hein Arcane, ta no li-mi-te do bad take bora ver o q vira na segunda temporada).
@@davioliveira9320 vixe, me segurar pra ñ fazer textão. Disclaimer: eu acho q arcane é top 2 melhor serie de 2021. A ideia de que “revolucionarios estao errados por natureza, mudança tem que vir ou do topo ou pacificamente”. Arcane quase erra nisso com o vilao, mas o Ekko existe entao ta tudo tranquilo, pq resistencia armada ainda é coisa de mocinho tmbm. “A policia facista que mata gente na subferia tem ~gente boa~ que so precisa ver a luz pra mudar os habitos”, esse ponto ta no limite pq so temos uma mocinha na situaçao (q alem de tudo é prte da aristocracia kkk). A segunda temporada vai ter que lidar com isso, a moça da subferia vai se juntar aos policiais agora pro sonho de reforma institucional ou a serie vai ser mais esperta q isso e criar um conflito maior no grande ship deles? Não é bad take ainda, mas ta ali no limite. A primeira temporada fechou ate bem, mas tem uns pontos de lore pra segunda que me preocupam kkk Tipo invasão de Noxus e Zaun tendo q se virar agora.
@@annapires991 spoiler. Sim a vi se torna uma policial, a caitlyn vira cherife, e depois disso os defensore ( enforcers) passam a se chamar guardiões ( wardens, não sei como traduzir isso).
Eu queria dizer que sou fã da Contrapoints e é maravilhoso ver como alguns artistas conseguem se influenciar e se manterem autênticos da forma que você faz com tanta maestria. Esse vídeo ficou perfeito!
Menino! E não é que é? Eu nunca tinha traçado uma fronteira tão clara entra o Batman pré e após o onze de setembro. O "Batman psicopata" veio daí mesmo. Mas animações isso fica muito claro, né?! A série do Batman dos anos noventa era uma coisa completamente diferente, muito mais sobre combater crimes menores através de facetas de detetive. Em vários episódios ele até empatiza e tenta ajudar os vilões com suas patologias. Diferente do mesmo personagem em Batman do Futuro, onde o Bruce é um sujeito descrente, pessimista e desconfiado. Essas características só foram sendo mais aprofundadas e exageradas com o tempo. Bela análise! Fantástico!
vídeo perfeito como sempre. eu estou levando sempre comigo sua famosa frase "uma mão na cintura e outra na consciência" , tudo o que eu consumo eu penso nela invariavelmente kkkkk
orinha, além do texto profundo (sem ser muito difícil), o ritmo que a edição é perfeito, nem percebi o tempo passar e mesmo assim sei que vou passar um tempão pensando sobre o assunto. obrigada por mais um vídeo incrível. ❤️
Exatamente, agradeço imensamente por haver conteúdo bons como esses feito para pessoas que foram acostumadas a só consumir conteúdo se o mesmo também entreter 😂
Eu só imagino o trabalho que deu pra escrever esse roteiro!!! Incrível como sempre, vídeo surreal. Histórias de super-herói tem muitas camadas relacionadas a ideologia e crítica social, tudo bem explicado nesse conteúdo maravilhoso ❤️
Mara como o Orinha não só é profundo e divertido ao mesmo tempo, mas como ele faz umas pesquisas bacanas pra entregar esse material final: gostosinho de ver e super enriquecedor. Estou encantada com esse canal assistindo todos os vídeos
O Canal do Ora Thiago me da orgulho de ser apoiador. Eu vejo o créditos dos apoiadores inteiro, para ver o meu nome e pensei: "Caramba eu de alguma forma apoiei pra que esse canal exista". Mais uma vez, que espetaculo Thiago.
Excelente vídeo. Enquanto fã do "gênero" e criador de quadrinhos, ainda que independente, só me faz ter mais certeza que precisamos contar nossas próprias história, mostrar nossas visões em toda sua diversidade e não apenas ficar consumindo no sofá "com a boca escancarada cheia de dentes esperando a morte chegar!" Obrigado pelo conteúdo e sucesso!
nossa, orinha, seu trabalho é incrível demaissssss. esse vídeo me lembrou muito uma aula de história que tive no ensino médio sobre a criação do personagem Zé carioca e toda a política externa adotada pelos EUA durante a segunda guerra mundial. Tb me lembrou o ódio que passei semanas atrás procurando horário pra um filme nacional no cinema e descobrindo que ele passava em 2 salas enquanto um de super herói que tinha saído aí recentemente passava em umas 6. Fora que aqui na minha cidade esse filme nacional ficou em cartaz umas duas semanas e esse de herói parecia que já tava uns dois meses. enfim, obg pelo conteúdo incrível sempre tive uma sensação de ~negócio meio esquisito~ com alguns filmes de super herói e agora tudo faz sentido. (nada contra quem assiste tenho até amigos que são)
Ok, agora eu entendo perfeitamente o porquê desse ser um dos seus vídeos favoritos já feitos, Orathiago. Queria poder colar esse roteiro inteiro na minha testa, muito muito muito bom!!
Excelente vídeo, Ora.. lembro que no meu tempo de escola cheguei a apresentar um trabalho sobre como as histórias do Pica Pau representavam os estados unidos em detrimento do Leôncio (URSS) sendo a piada, o atacado e rude.. POR QUE SERÁ HEIN
Sério, a minha vontade é construir uma telão gigante (enfim o pleonasmo) no centro da minha cidade e OBRIGAR todos os cidadãos assistir seus vídeos. Orinha, eu não sei explicar o tanto que eu amo seu trabalho ❤
Às vezes o algorítmo acerta ao me recomendar um canal. Já vi dois vídeos seus (esse e o da representatividade em Senhor dos Anéis) e gostei muito, achei bem interessante.
Parei aqui por acaso e já estou revoltado que meu algoritmo não me recomendou antes. Que conteúdo incrível, inteligente, bem fundamentado. Parabéns e obrigado!
Olha, esse roteiro deve ter dado trabalho, heim! Tem um livrinho do Rogério de Campos chamado Super-Homem e o Romantismo de Aço que fala justamente do tema do vídeo, recomendo demais! (:
Esse vídeo se tornou um dos meus favoritos do canal junto com "Ainda dá tempo de falar de Watchmen?" e "O Clone: Uma análise meio estranha". Parabéns, Thiago.
Muito feliz de ter acesso privilegiado a esse vídeo. Me senti mais inteligente e mais anticolonial depois de ver essa obra. Tudo que eu precisava numa segunda-feira a noite!
16:47 Obrigado Orinha, por nos lembrarmos desse evento histórico tão relevante! O brado retumbante que eu dei com a reparação histórica feita! Sem mais. Como sempre, excelente vídeo. Obrigado pelo excelente trabalho. PS: fale de eternos em vídeo, por favor!
Meu deus como eu amo esse canal, a forma como se distrincha os tópicos vai me deixando cada vez mais fascinado e os cortes e sacadas que arranca risadas não me faz se perder no assunto. ENFIM, a minha inscrição favorita nesse site, obrigado Sra. Ora
Adorei esse vídeo, envolve assuntos ""chatos"" , que normalmente não costume assistir pra descansar. Só que com temas interessantes, tipo super-heróis. Gerando um vídeo com conteúdo informativo e divertido. Obrigado
Uma das melhores aulas de história que eu deu foi explicando sobre a origem do Capitão América nos quadrinhos e mostrando como mudava a posição dos EUA, primeiro dando soco no Hitler, antes mesmo dos EUA entrar na Guerra e depois no contexto Guerra Fria combatendo o comunismo.
Que vídeo fantástico, Thiago. Muito bom trazer esse olhar sobre imperialismo e América Latina em uma obra que muuuuuita gente viu como "progressista uhu" por ter protagonismo negro e feminino. Eu tenho andado reparando cada vez mais nesse uso pontual de grupos minorizados na difusão de uma mesma ideologia datada, mas agora em versões 2.0 "inclusivas" e "empoderadas". A gente segue assistindo e consumindo essas obras, mas com os olhos um pouquinho mais atentos, rsrs.
Amei amei !!! Excelente, um beijo pra vc! Senti o mesmo em relação ao novo filme da Netflix "Don't look up". Só não da certo os próprios americanos criticarem a conduta do país deles direito, pq eles não conseguem fazer isso. Eu disse pra minha irmã:" se fosse brasileiro fazendo esse filme ele sairia infinitamente melhor". Por isso q o melhor herói é o Chapolin Colorado
Percebo uma coisa,quando é um superman fascista maluco os nerdola amam agora quando o superman (que na verdade é filho do verdadeiro) é bissexual já ficam reclamando e chorando,não é atoa que meu sonho (que não sei se vai acontecer) é ver um filme da mulher maravilha que pode ser ou animação ou live action mesmo,onde no final a diana namora ou se casa com uma mulher só pra ver a mulher maravilha bissexual sendo adaptada e ver a próxima choradeira dos nerdola.
@Luka verdade,pena que foi desperdiçado para colocar um relacionamento tosco dela com o "steve trevor",que foi bem trabalhado no primeiro filme mas aqui eu sinceramente não gostei.
Na nova comic da DC, a mulher maravilha namora a supergirl. Logo no segundo capítulo já tem um beijo das duas. É um Universo Alternativo, mas já é alguma coisa kkkkk a comic chama Dark Knights of Steel e é do autor Tom Taylor, responsavel por Injustice, o novo Superman e DCeased.
A verdade é que seu discurso não é de incômodo com o cara que não quer ver uma sexualização maluca de personagem. É você que quer inserir suas vontades sexuais nos personagens. E você sabe que muitos não vão gostar e já fica ofendido. Daí já faz aquele shaming básico da galera identitarista: usa o termo nerdola como tentativa de ofensa
Eu não sou fã e nem acompanho o universo dos quadrinhos ou super heróis, mas pelo conteúdo e trabalho do Tiago conheço e me interesso bastante, você faz um excelente trabalho orathiago 😍. Sou professora de filosofia e sociologia, e ando sempre recomendando seu conteúdo para os meus alunes. Muito obrigada ❤️❤️❤️ Amo seu podcast também!
Ainda me considero novo como seguidor, mas este foi para mim o seu melhor vídeo que assisti, e tenho assistido todos desde que passei a te seguir! Sério, não só o tema, mas a narrativa e tudo mais ficou excelente. Parabéns mesmo pelo excelente trabalho a todos os envolvidos! Agora vou começar a compartilhar o vídeo!
Thiago, para mim esse é um dos melhores vídeos do seu canal. A forma como você mistura toda sua inteligência e ainda faz o espectador rir é incrível! Obrigada pelo conteúdo, fico feliz toda vez que recebo a notificação de um vídeo novo seu e sigo aqui aprendendo muito com você.
Cheguei por indicação do youtube desse vídeo e ja me apaixonei. Pelo alto nível de proposição crítica, dos tons de humor e de perspectiva que mexeram comigo mesmo nos filmes que gostei por ser nerd, e pela grande pesquisa/contextualização de informações... Deve ter dado trabalho rs. Me incomodou e me cativou. Adoro essa combinação rs. Louco pra ver os outros vídeos do seu canal. Parabéns👏🏻👏🏻😍
maravilhoso! me lembrou uma cena do filme The Holy Mountain do Alejandro Jodorowsky (um filme sem volta) onde uma empresária apresenta uma linha de revistas em quadrinhos criadas pera doutrinar crianças contra as ameaças da América Latina simplesmente intitulada "Captain Captain Against the Peruvian ¡Monster!” também me lembrou um dos episódios do Black Mirror onde soldados vestem capacetes que alteram a realidade e os fazem ver os seus inimigos como seres não humanos. uma metáfora concreta para o que a ideologia faz na mente.
Ai Orinha, olhe, parabéns viu. Roteiro IMPECÁVEL e assim, ri mt kkkk É ótimo quando você se sente mais inteligente enquanto ri (o berro que eu dei com aquela coisa da encontrar o meio do caminho entre a nádega direita e a nádega esquerda)
E pensar que eu estava guardando esse vídeo pra assistir em um momento de paz, mas foi minha irmã de 7 anos quem pediu pra gente assistir juntas. Orinha para todos os públicos kk
O comentário sobre Thor Ragnarok me faz pensar em como seria legal ver mais vídeos com essa interpretação em filmes mais "populares", do tipo capaz de fazer quem gosta do filme talvez refletir sobre essa perspectiva. Já sei que vou falar isso na próxima maratona do MCU.
Quando eu assistia a filmes de super heróis eu sempre ficava pensando como eles para salvar alguém em perigo causavam na maioria dás vezes um caos,quebravam ônibus,destruíam prédios,enfiam causavam uma confusão enorme ,mas no final de cada ato eram ovacionado como "heróis", eles nunca respondiam pelos prejuízos causados,afinal a identidade deles é protegida pelo anonimato, é algo simplista essa observação,mas quando eu comecei a assistir the boys,por exemplo,eu ficava pensando "é heróis coisa nenhuma" acho que mesmo sem tanta responsabilidade com o público que tá assistindo e vai interpretar aquilo,eles mostram esse lado obscuro e ideológico de um ser que sacrifica tudo pra fazer o bem,o grande herói,o mocinho,na verdade é o causador do caos .
Gostei muito desse enquadramento de câmera em que você fica mais perto e parece que realmente somos amigos tomando um negocinho e conversando sobre cultura pop.
não tenho nada relevante a acrescentar, só vim elogiar mesmo, e claro, dar aquele engajamento. admiro demais seu trabalho Thiago, parabéns mesmo, adoro o canal e amo seus vídeosss!
Eu fico muito Feliz que eu tenha nascido numa geração que me possibilitou ter visto esse vídeo. Muito Bom, quando eu arranjar um emprego vou apoiar esse canal com dinheiro.
Conheci o canal há algumas horas (meu primeiro dia férias e estou maratonando com gosto). Mas no comecinho desse vídeo não pude controlar a quinta série que há em mim. Nádega direita, nádega esquerda e um caminho do meio. Não pude não rir com o caminho do meio. Moço, tô muito feliz por ter encontrado seu canal (ou ele ter me encontrado).
Parabéns pelo vídeo, Orinha. Sempre fico impressionado com seu nível de pesquisa, estudo e roteiro. Cada vídeo seu seria uma base perfeita pra produções acadêmicas de alto nível.
Thiago, seus vídeos são maravilhsos! Eu n sei do q eu eu gosto mais! Eu dou risada e fico reflexiva igual o meme do Faustão! Obrigada por compartilhar tanto conhecimento e fazermos refletir sobre a cultura pop!
Que conteúdo maravilhoso!! Lembrei de "Don't look up" que a nádega esquerda em peso riu, se emocionou, e saiu da sala de cinema com a certeza de que só os EUA podem resolver um grande problema no mundo.
Parabéns Thiago, ficou muito bom, mas senti falta de mencionar o filme "Pantera Negra" que ao meu ver é uma clara defesa a intervenções políticas e militares dos EUA nas guerras civis africanas.
Eu adoro como eu casualmente paro meu dia para assistir 40 minutos ou mais desse homem falando enquanto procrastino minhas obrigações e ainda agradeço no final pq o conteúdo é simplesmente incrível
Brilhante vídeo, Thiago! Por mais que eu ainda tenha um apreço por esse gênero no cinema, com o passar dos anos e uma noção política melhor desenvolvida (porém ainda bem longe de estar em uma forma mais completa) eu comecei a me incomodar com esses filmes, pois mesmo quando a ideia deles é relativamente """"""""""""""""""""""""""""""""""""""anti-imperialista/anti-estadunidense"""""""""""""""""""""""""""""""""""" ainda parece um tapa de costas de mão no máximo. Mesmo com o Capitão América enfrentando a SHIELD no segundo filme e revelando que tem membros da HIDRA infiltrados na organização (o que é uma referência ao mínimo interessante à operação Clipe de Papel) ainda parece mais que o problema é o fato de que a HIDRA "infiltrou" e "manipulou" o governo estadunidense do que o fato de que o projeto de vigilância destrutivo deles FOI CONSIDERADO DE QUALQUER FORMA. Um amigo meu interpreta essa influência da Hidra como uma representação viva desse temor pós 11/09, que leva uma nação a um comportamento absurdo desses, porém, isso implicaria que os EUA só começaram a fazer cagada depois do 11/09, o que simplesmente não é verdade. Tenho curiosidade em saber, falando de super-heróis e política: Você já leu o mangá Kamen Rider, escrito por Shotaro Ishinomori? Ele é uma releitura em mangá feita pelo próprio autor de uma série de super-heróis setentista japonesa. Ela faz comentários interessantes sobre ambientalismo e destruição capitalista/corporativista, acho que seria bacana ver a sua interpretação dessa obra (foi mal se você já fez e eu n sabia, é minha primeira vez nesse canal, o vídeo caiu na roleta do algoritmo do youtube pra mim HUSAUHSAHUASUHSAUHASUHSA) Já me inscrevi!
"O grande super poder do batman é a propriedade privada" KKKKKKKKKKK é muito sobre isso.
Conclusão: sempre que o governo dos Estados Unidos gosta de alguma coisa, suspeite.
Thiago, eu tenho que agradecer por você fazer um conteúdo maravilhoso desse em brasileiro. É muito interessante ver como em certos pontos bate certinho não só com filmes, mas com jogos também. Queria falar muito mais, mas só vou deixar o agradecimento e parabéns pelo trabalho ♥
É o que sempre digo quando alguém comenta “ah, mas pra que trazer política nesse assunto, não tem nada a ver com política”. Gente, TODA interação humana é uma interação política. Tudo é política.
Exatamente!! Principalmente no mundo do Ententerimento.
Simm
O ovo frito que eu comi hoje é liberal.
@@nateborg7286 era
soltar um barro no vaso é política ?
"O Batman é uma personificação de um trauma coletivo" , "O grande super poder do batman é a propriedade privada"- que sacadas maravilhosas.
As vezes eu penso, será q to sendo paranoica de achar q a indústria cultural serve a interesses de instituições específicas?? Aí descubro uma informação como essa de que o Pentágono aprova roteiros de filmes de super heróis, e vejo que não, não é paranoia.
Não é paranóia porque existe mas você fica paranóico porque não tem muito pra onde fugir 😫
Eu sugiro você estudar mais análise de discurso para ter mais propriedade de distinguir o que seria "paranóia" e discursos reais de poder. Nem tudo é paranóia mesmo.
O livro que citei num outro comentário, "O pacto entre Hollywood e o nazismo: Como o cinema americano colaborou com a Alemanha de Hitler", de Ben Urwand, mostra como o governo de Hitler decidia sobre os roteiros, os astros e os redatores de Hollywood. Tudo é grana, enfim; dinheiro não tem ideologia. Não é paranoia; é compreensão da vida.
Você pode procurar vídeos sobre Bauman, Theodore Adorno e Horkheimer que eles falam bastante sobre o peso do capitalismo e do imperialismo na homogeneização da cultura de massas
Olha eu não acho que é uma boa ideia a gente pensar da mesma forma que conspiracionistas. Mas vc pode definivamente entender que assim como em qualquer governo, existe a sobressalência dos artistas e dos grupos empresariais que apoiam o status quo, então os gibis americanos sempre vão existir dessa forma imperialista, pq é aquele lance de vc estar olhando o elefante de perto e n consegue ver o todo, a industria cultural é movida por capital social e economico, capital social exportando pra outras culturas os ideais, assim como é pra nós desde sempre criando defensores ávidos do sistema e capital economico com os milhares e as vezes bilhares de dolares que esses filmes arrecadam e injetam, novamente exportando o capitalismo pra outros lugares, colonizando culturalmente as mentes das pessoas então sim é óbvio q o governo gosta, ele é super a favor de imperar sobre tudo que é força de trabalho e de mercado, ou seja, nações pobres.
"O Batman é uma personificação de um trauma coletivo"
Orinha você me pegou aqui. Isso aqui é muito real.
Basicamente, o História Cabeluda me apresentou a minha melhor aquisição de 2023 para a minha lista de inscrições.
E dificilmente alguém vai desbancar. Parabéns pelo trabalho, você é muito foda!
kkkkkkk idem
SIM! Fico extremamente feliz de te sido apresentado ao canal do Thiago pelo História Cabeluda. Já estou maratonando o canal
fico feliz que as pessoas estão amadurecendo e se tocando do viés ideológico dessas produções, até um tempo atrás se você não tratasse Mulher-Maravilha ou Capitã Marvel como OS RESPONSÁVEIS PELOS AVANÇOS DOS DIREITOS DAS MULHERES!!11!!, parecia que você era automaticamente "not like the other girls"/querendo impressionar homem
e cada vez mais eu to de saco cheio de histórias que vendem "representatividade" como sendo a única coisa importante, enquanto a história em si é ruim lol
Acho q n a história em si ser ruim, mas a representatividade ser vazia. Pq filme ruim existem com ou sem representatividade. O q me incomoda é esta ser vazia, só pl famoso pink money .
Famoso Pinky Money, eles não ligam pra nós
@@Mikaballet isso
Meu grande heróis é o Chapolim Colorado,ele tem bom coração, é atrapalhado,latino e covarde ,porém quando precisam dele ,ele tá alí pra ajudar mesmo com as pernas tremendo e sem muitos recursos kkkkkkkk
E tinha um subtexto maravilhoso, como aquele episódio da Rússia contra os EUA
A parte do seu vídeo sobre "o patrocínio" do governo norte-americanos nos filmes me lembrou um livro que li esse ano. Acho que vai te interessar, chama-se: "Guerra Fria e Política Editorial: A Trajetória da Edições GRD e a Campanha Anticomunista dos Estados Unidos no Brasil (1956-1968) da historiadora Laura de Oliveira, professora de História Contemporânea da UFBA. Nesse livro, a pesquisadora vai nos mostrar dentre outras coisas como a ficção científica e sobre as distopias foram usadas como campanha anticomunista, e que alguns livros foram publicados com subsídios do governo dos EUA. A distopia encarnava como seria o Brasil caso o socialismo vencesse e mobilizando o leitor dentro dessa agenda contra o governo de João Goulart.
Nossa parece muito interessante
valeu a indicação!
caralho, que foda! vou procurar, valeu pela indicação!!!
quando vc falou sobre a quantidade de conteúdo estadunidense que a gente assiste eu lembrei de um artigo que li uma vez sobre a construção da imagem do latino no cinema que falava que no começo do cinema o EUA tinha algum esquema que as salas de cinema de países latinos tinham que ter uma porcentagem alta e fixa de filmes deles sendo passado, e isso meio que ensinou a gente a ver o mundo pela ótica deles
Aquele momento que a gente vem pra um canal brasileiro e fica "mas gente, onde que eu tava, quando tinha esse banquete aqui...". Boa demais a análise! Eu lembro de quando eu tomei breve consciência desses subtextos nas minhas histórias de mocinho e vilão favoritas, tentei me rebelar virando "torcedora de vilão" kkkkk mas claro que as propriedades colocam os monstros imorais e os "mas ele tem um ponto..." no mesmo pacote, que é pra vc não conseguir separar mesmo. A gente gosta do que gosta, mas sempre me surpreendo com criadores de entretenimento que tentam sair um pouquinho disso... (coff coff to de olho em tu hein Arcane, ta no li-mi-te do bad take bora ver o q vira na segunda temporada).
explique imediatamente o problema de arcane pois eu não vi
@@davioliveira9320 vixe, me segurar pra ñ fazer textão. Disclaimer: eu acho q arcane é top 2 melhor serie de 2021. A ideia de que “revolucionarios estao errados por natureza, mudança tem que vir ou do topo ou pacificamente”. Arcane quase erra nisso com o vilao, mas o Ekko existe entao ta tudo tranquilo, pq resistencia armada ainda é coisa de mocinho tmbm. “A policia facista que mata gente na subferia tem ~gente boa~ que so precisa ver a luz pra mudar os habitos”, esse ponto ta no limite pq so temos uma mocinha na situaçao (q alem de tudo é prte da aristocracia kkk). A segunda temporada vai ter que lidar com isso, a moça da subferia vai se juntar aos policiais agora pro sonho de reforma institucional ou a serie vai ser mais esperta q isso e criar um conflito maior no grande ship deles? Não é bad take ainda, mas ta ali no limite. A primeira temporada fechou ate bem, mas tem uns pontos de lore pra segunda que me preocupam kkk Tipo invasão de Noxus e Zaun tendo q se virar agora.
@@annapires991 spoiler. Sim a vi se torna uma policial, a caitlyn vira cherife, e depois disso os defensore ( enforcers) passam a se chamar guardiões ( wardens, não sei como traduzir isso).
Um banquete nos foi servido e a gente comendo a baguete gringa
posso te apresentar one punch man ? tem um vilão muito interessante lá, mas so no mangá por enquanto
Quando ele divide em partes já sei que vai ser pedrada!
Você sabia? Entre a nádega direita e a nádega esquerda, existe o CENTRALISTA ILUMINADO, representado pela sigla C.U.
Eu queria dizer que sou fã da Contrapoints e é maravilhoso ver como alguns artistas conseguem se influenciar e se manterem autênticos da forma que você faz com tanta maestria. Esse vídeo ficou perfeito!
Menino! E não é que é? Eu nunca tinha traçado uma fronteira tão clara entra o Batman pré e após o onze de setembro. O "Batman psicopata" veio daí mesmo. Mas animações isso fica muito claro, né?! A série do Batman dos anos noventa era uma coisa completamente diferente, muito mais sobre combater crimes menores através de facetas de detetive. Em vários episódios ele até empatiza e tenta ajudar os vilões com suas patologias. Diferente do mesmo personagem em Batman do Futuro, onde o Bruce é um sujeito descrente, pessimista e desconfiado. Essas características só foram sendo mais aprofundadas e exageradas com o tempo. Bela análise! Fantástico!
vídeo perfeito como sempre. eu estou levando sempre comigo sua famosa frase "uma mão na cintura e outra na consciência" , tudo o que eu consumo eu penso nela invariavelmente kkkkk
orinha, além do texto profundo (sem ser muito difícil), o ritmo que a edição é perfeito, nem percebi o tempo passar e mesmo assim sei que vou passar um tempão pensando sobre o assunto. obrigada por mais um vídeo incrível. ❤️
Exatamente, agradeço imensamente por haver conteúdo bons como esses feito para pessoas que foram acostumadas a só consumir conteúdo se o mesmo também entreter 😂
Eu só imagino o trabalho que deu pra escrever esse roteiro!!! Incrível como sempre, vídeo surreal. Histórias de super-herói tem muitas camadas relacionadas a ideologia e crítica social, tudo bem explicado nesse conteúdo maravilhoso ❤️
Mara como o Orinha não só é profundo e divertido ao mesmo tempo, mas como ele faz umas pesquisas bacanas pra entregar esse material final: gostosinho de ver e super enriquecedor. Estou encantada com esse canal assistindo todos os vídeos
Eu tbm ahah E o novo sobre q saiu essa semana sobre como o áudio visual está repleto de elementos fa2c1sta tbm está muitooo bem feito 😍
O Canal do Ora Thiago me da orgulho de ser apoiador. Eu vejo o créditos dos apoiadores inteiro, para ver o meu nome e pensei: "Caramba eu de alguma forma apoiei pra que esse canal exista". Mais uma vez, que espetaculo Thiago.
33:29 colocou Hamilton que eu tanto amo e one day at a time que é uma série que levou no coração 😭😭😭😭😭(mas é verdade,pior que é
Excelente vídeo. Enquanto fã do "gênero" e criador de quadrinhos, ainda que independente, só me faz ter mais certeza que precisamos contar nossas próprias história, mostrar nossas visões em toda sua diversidade e não apenas ficar consumindo no sofá "com a boca escancarada cheia de dentes esperando a morte chegar!" Obrigado pelo conteúdo e sucesso!
qual é o nome do seu projeto? pq não divulga ele no RUclips?
nossa, orinha, seu trabalho é incrível demaissssss. esse vídeo me lembrou muito uma aula de história que tive no ensino médio sobre a criação do personagem Zé carioca e toda a política externa adotada pelos EUA durante a segunda guerra mundial. Tb me lembrou o ódio que passei semanas atrás procurando horário pra um filme nacional no cinema e descobrindo que ele passava em 2 salas enquanto um de super herói que tinha saído aí recentemente passava em umas 6. Fora que aqui na minha cidade esse filme nacional ficou em cartaz umas duas semanas e esse de herói parecia que já tava uns dois meses. enfim, obg pelo conteúdo incrível sempre tive uma sensação de ~negócio meio esquisito~ com alguns filmes de super herói e agora tudo faz sentido. (nada contra quem assiste tenho até amigos que são)
Então se todo mundo sair das extremidades e chegarem ao centro dessas nádegas políticas estaremos no CUme da democracia?
Parabéns pela paciência em escolher tratar desses assuntos. Reconheço e admiro porque eu não teria 😅
Ok, agora eu entendo perfeitamente o porquê desse ser um dos seus vídeos favoritos já feitos, Orathiago. Queria poder colar esse roteiro inteiro na minha testa, muito muito muito bom!!
"tudo q todo mundo faz é político
Sempre sempre sempre sempre
Sério sempre."
♥︎♥︎
Conteúdo perfeito ♥︎
Excelente vídeo, Ora.. lembro que no meu tempo de escola cheguei a apresentar um trabalho sobre como as histórias do Pica Pau representavam os estados unidos em detrimento do Leôncio (URSS) sendo a piada, o atacado e rude.. POR QUE SERÁ HEIN
Orinha, como sempre fazendo TUDO! Que roteiro incrível!
Quase 40min, amiga você é uma documentarista. (Não estou reclamando, justo pelo contrário! Adoro você!💓)
"o Batman sempre tem que ser o bilionário que banca o miliciano" e foi aqui que eu perdi tudo
Sério, a minha vontade é construir uma telão gigante (enfim o pleonasmo) no centro da minha cidade e OBRIGAR todos os cidadãos assistir seus vídeos. Orinha, eu não sei explicar o tanto que eu amo seu trabalho ❤
Às vezes o algorítmo acerta ao me recomendar um canal.
Já vi dois vídeos seus (esse e o da representatividade em Senhor dos Anéis) e gostei muito, achei bem interessante.
Se existisse um Oscar de melhores vídeos do RUclips, o seu canal levaria melhor edição, NO MÍNIMO
Parei aqui por acaso e já estou revoltado que meu algoritmo não me recomendou antes. Que conteúdo incrível, inteligente, bem fundamentado. Parabéns e obrigado!
Olha, esse roteiro deve ter dado trabalho, heim!
Tem um livrinho do Rogério de Campos chamado Super-Homem e o Romantismo de Aço que fala justamente do tema do vídeo, recomendo demais! (:
Esse vídeo se tornou um dos meus favoritos do canal junto com "Ainda dá tempo de falar de Watchmen?" e "O Clone: Uma análise meio estranha". Parabéns, Thiago.
Eu tô tão tão tão feliz de ter encontrado esse canal 🤩
Exatamente
Muito feliz de ter acesso privilegiado a esse vídeo. Me senti mais inteligente e mais anticolonial depois de ver essa obra. Tudo que eu precisava numa segunda-feira a noite!
Poha, simplesmente o Contrapoints brasileiro KKKKKK descobri o canal semana passada e já tô maratonando tudo. Excelente conteúdo, parabéns!
16:47 Obrigado Orinha, por nos lembrarmos desse evento histórico tão relevante! O brado retumbante que eu dei com a reparação histórica feita! Sem mais.
Como sempre, excelente vídeo. Obrigado pelo excelente trabalho.
PS: fale de eternos em vídeo, por favor!
Meu deus como eu amo esse canal, a forma como se distrincha os tópicos vai me deixando cada vez mais fascinado e os cortes e sacadas que arranca risadas não me faz se perder no assunto. ENFIM, a minha inscrição favorita nesse site, obrigado Sra. Ora
Adorei esse vídeo, envolve assuntos ""chatos"" , que normalmente não costume assistir pra descansar. Só que com temas interessantes, tipo super-heróis. Gerando um vídeo com conteúdo informativo e divertido. Obrigado
Uma das melhores aulas de história que eu deu foi explicando sobre a origem do Capitão América nos quadrinhos e mostrando como mudava a posição dos EUA, primeiro dando soco no Hitler, antes mesmo dos EUA entrar na Guerra e depois no contexto Guerra Fria combatendo o comunismo.
Excelente vídeo! Adoro que vc tá sempre cutucando o público a olhar a profundidade da cultura pop ♥️
Que vídeo fantástico, Thiago. Muito bom trazer esse olhar sobre imperialismo e América Latina em uma obra que muuuuuita gente viu como "progressista uhu" por ter protagonismo negro e feminino. Eu tenho andado reparando cada vez mais nesse uso pontual de grupos minorizados na difusão de uma mesma ideologia datada, mas agora em versões 2.0 "inclusivas" e "empoderadas". A gente segue assistindo e consumindo essas obras, mas com os olhos um pouquinho mais atentos, rsrs.
Sabe aquela sensação de quando a gente sai de uma aula muito boa? Eu tô assim depois desse vídeo. Caramba, orinha, muito obrigada
Nossa o gosto que me dá de assinar e financiar o canal, Orinha... Olha... esse vídeo só tem um defeito grotesco, realmente: ele acaba.
finalmente um vídeo falando sobre isso, pq quando eu falava isso as pessoas achavam que eu tava vendo politica em tudo.
Seus vídeos são, além de uma aula de história, uma aula de como fazer roteiros. Parabéns!
Amei amei !!! Excelente, um beijo pra vc! Senti o mesmo em relação ao novo filme da Netflix "Don't look up". Só não da certo os próprios americanos criticarem a conduta do país deles direito, pq eles não conseguem fazer isso. Eu disse pra minha irmã:" se fosse brasileiro fazendo esse filme ele sairia infinitamente melhor". Por isso q o melhor herói é o Chapolin Colorado
Percebo uma coisa,quando é um superman fascista maluco os nerdola amam agora quando o superman (que na verdade é filho do verdadeiro) é bissexual já ficam reclamando e chorando,não é atoa que meu sonho (que não sei se vai acontecer) é ver um filme da mulher maravilha que pode ser ou animação ou live action mesmo,onde no final a diana namora ou se casa com uma mulher só pra ver a mulher maravilha bissexual sendo adaptada e ver a próxima choradeira dos nerdola.
@Luka verdade,pena que foi desperdiçado para colocar um relacionamento tosco dela com o "steve trevor",que foi bem trabalhado no primeiro filme mas aqui eu sinceramente não gostei.
Na nova comic da DC, a mulher maravilha namora a supergirl. Logo no segundo capítulo já tem um beijo das duas. É um Universo Alternativo, mas já é alguma coisa kkkkk a comic chama Dark Knights of Steel e é do autor Tom Taylor, responsavel por Injustice, o novo Superman e DCeased.
Esses nerds são nerds apenas no nome. O que não falta por aí são heróis LGBT faz tempo! O preconceito selectivo dessa malta dá até vergonha alheia
A verdade é que seu discurso não é de incômodo com o cara que não quer ver uma sexualização maluca de personagem. É você que quer inserir suas vontades sexuais nos personagens. E você sabe que muitos não vão gostar e já fica ofendido. Daí já faz aquele shaming básico da galera identitarista: usa o termo nerdola como tentativa de ofensa
Você sabe que o canal é bom quando nem dá vontade de acelerar o vídeo. O ritmo é perfeito
Eu não sou fã e nem acompanho o universo dos quadrinhos ou super heróis, mas pelo conteúdo e trabalho do Tiago conheço e me interesso bastante, você faz um excelente trabalho orathiago 😍. Sou professora de filosofia e sociologia, e ando sempre recomendando seu conteúdo para os meus alunes. Muito obrigada ❤️❤️❤️ Amo seu podcast também!
Ainda me considero novo como seguidor, mas este foi para mim o seu melhor vídeo que assisti, e tenho assistido todos desde que passei a te seguir! Sério, não só o tema, mas a narrativa e tudo mais ficou excelente. Parabéns mesmo pelo excelente trabalho a todos os envolvidos! Agora vou começar a compartilhar o vídeo!
A América Latina não será o futuro enquanto os EUA não forem passado.
Mano, que canal bom, descobri recentemente, estou cativado pelas reflexões!
Thiago, para mim esse é um dos melhores vídeos do seu canal. A forma como você mistura toda sua inteligência e ainda faz o espectador rir é incrível! Obrigada pelo conteúdo, fico feliz toda vez que recebo a notificação de um vídeo novo seu e sigo aqui aprendendo muito com você.
Desculpa o atrevimento, mas este é o vídeo mais importante do seu canal até agora e um dos mais graves sobre o tema.
Cheguei por indicação do youtube desse vídeo e ja me apaixonei. Pelo alto nível de proposição crítica, dos tons de humor e de perspectiva que mexeram comigo mesmo nos filmes que gostei por ser nerd, e pela grande pesquisa/contextualização de informações... Deve ter dado trabalho rs. Me incomodou e me cativou. Adoro essa combinação rs. Louco pra ver os outros vídeos do seu canal. Parabéns👏🏻👏🏻😍
maravilhoso! me lembrou uma cena do filme The Holy Mountain do Alejandro Jodorowsky (um filme sem volta) onde uma empresária apresenta uma linha de revistas em quadrinhos criadas pera doutrinar crianças contra as ameaças da América Latina simplesmente intitulada "Captain Captain Against the Peruvian ¡Monster!”
também me lembrou um dos episódios do Black Mirror onde soldados vestem capacetes que alteram a realidade e os fazem ver os seus inimigos como seres não humanos. uma metáfora concreta para o que a ideologia faz na mente.
Ai Orinha, olhe, parabéns viu. Roteiro IMPECÁVEL e assim, ri mt kkkk É ótimo quando você se sente mais inteligente enquanto ri (o berro que eu dei com aquela coisa da encontrar o meio do caminho entre a nádega direita e a nádega esquerda)
Nossa, me identifiquei muito com seu canal. Esta vídeo eu tô rindo muito. A terceira via entre a nádega direita e a esquerda hauahauhauaha
E pensar que eu estava guardando esse vídeo pra assistir em um momento de paz, mas foi minha irmã de 7 anos quem pediu pra gente assistir juntas. Orinha para todos os públicos kk
Bom demais, obrigado João Carvalho por me apresentar este canal maravilhoso
Não deixem de comentar em todos os vídeos pra bombar o algoritmo ✌🏼
UP
O comentário sobre Thor Ragnarok me faz pensar em como seria legal ver mais vídeos com essa interpretação em filmes mais "populares", do tipo capaz de fazer quem gosta do filme talvez refletir sobre essa perspectiva. Já sei que vou falar isso na próxima maratona do MCU.
Basicamente estou pensando seriamente em só ver os filmes do USA no Stremio agora, e só ir em cinema pra ver filme nacional
Esse vídeo abriu minha mente de uma forma que eu realmente não esperava. Muito bom!
Pensar nessas coisas é aterrorizante, mas o seu humor preciso salva a minha sanidade mental. Obrigada, Orinha
Quando eu assistia a filmes de super heróis eu sempre ficava pensando como eles para salvar alguém em perigo causavam na maioria dás vezes um caos,quebravam ônibus,destruíam prédios,enfiam causavam uma confusão enorme ,mas no final de cada ato eram ovacionado como "heróis", eles nunca respondiam pelos prejuízos causados,afinal a identidade deles é protegida pelo anonimato, é algo simplista essa observação,mas quando eu comecei a assistir the boys,por exemplo,eu ficava pensando "é heróis coisa nenhuma" acho que mesmo sem tanta responsabilidade com o público que tá assistindo e vai interpretar aquilo,eles mostram esse lado obscuro e ideológico de um ser que sacrifica tudo pra fazer o bem,o grande herói,o mocinho,na verdade é o causador do caos .
acho que essa é a melhor abertura que vc já fez aqui no canal orinha entregando excelência sempre mas dessa se superou!! o tsunami de carisma
Vídeo que vou rever mil vezes pq é muito bom pra absorver de uma vez
Nao assisto nenhum filme de super herói mas sou viciada nos teus vídeos, como pode? Obra prima, esse vídeo. Beijo no glúteo esquerdo!
Gostei muito desse enquadramento de câmera em que você fica mais perto e parece que realmente somos amigos tomando um negocinho e conversando sobre cultura pop.
não tenho nada relevante a acrescentar, só vim elogiar mesmo, e claro, dar aquele engajamento. admiro demais seu trabalho Thiago, parabéns mesmo, adoro o canal e amo seus vídeosss!
Eu fico muito Feliz que eu tenha nascido numa geração que me possibilitou ter visto esse vídeo. Muito Bom, quando eu arranjar um emprego vou apoiar esse canal com dinheiro.
Orinha, seus vídeos realmente um melhor que o outro, visse? Agradecida pelo seu trabalho
Conheci seu canal pelo João Carvalho, muito bom mesmo!!
Muito bom Thiago, vídeo obrigatório para a cultura pop! Abrir mentes sempre ❤️
Conheci o canal há algumas horas (meu primeiro dia férias e estou maratonando com gosto). Mas no comecinho desse vídeo não pude controlar a quinta série que há em mim. Nádega direita, nádega esquerda e um caminho do meio. Não pude não rir com o caminho do meio. Moço, tô muito feliz por ter encontrado seu canal (ou ele ter me encontrado).
Parabéns pelo vídeo, Orinha. Sempre fico impressionado com seu nível de pesquisa, estudo e roteiro. Cada vídeo seu seria uma base perfeita pra produções acadêmicas de alto nível.
Eu adoro esse vídeo... Vim pegar o link pra espalhar a palavra e aproveitei pra assistir de novo. Procrastinando com QUALIDADE
ainda não tive tempo de assistir esse mas já posso dizer que está incrível
100% impactado com esse vídeo pois agr tudo faz sentido, agr todas as peças se encaixaram kk. Orinha smp fazendo tudo!! 🤧
Thiago, seus vídeos são maravilhsos! Eu n sei do q eu eu gosto mais! Eu dou risada e fico reflexiva igual o meme do Faustão! Obrigada por compartilhar tanto conhecimento e fazermos refletir sobre a cultura pop!
Que conteúdo maravilhoso!!
Lembrei de "Don't look up" que a nádega esquerda em peso riu, se emocionou, e saiu da sala de cinema com a certeza de que só os EUA podem resolver um grande problema no mundo.
Amo ser aluna da universidade federal ora thiago
Você é muito bom Thiago! Parabéns pelo excelente conteúdo. Conheci vc através do react no canal História Cabeluda. Tamo junto camarada.
Parabéns Thiago, ficou muito bom, mas senti falta de mencionar o filme "Pantera Negra" que ao meu ver é uma clara defesa a intervenções políticas e militares dos EUA nas guerras civis africanas.
Eu ainda sonho com algum yt que critique esse filme kkkkk
meu deus que video perfeito, nem é piada como posso citar vc no tcc?????????w
Esse vídeo é ótimo, tem informação, história e cultura. Pena que é coisa demais para a cabeça virgem dos nerdolas absorverem......
Eu adoro como eu casualmente paro meu dia para assistir 40 minutos ou mais desse homem falando enquanto procrastino minhas obrigações e ainda agradeço no final pq o conteúdo é simplesmente incrível
Muito bom estar na nádega esquerda do espectro político
Ora Thiago poderia ser uma disciplina da universidade pois agrega MUITO conhecimento
é normal se sentir completamente sem esperança na humanidade e no futuro do Brasil depois desse videos?
"Tudo é político" caralho, que CANAL ABENÇOADO ESSE OBG POR APARECER NA MINHA TIMELINE
Imagina que louco se isso fosse ensinado nas escolas. Melhor professor não haveria.
P.S.: Amei a cena pós crédito. :)
Brilhante vídeo, Thiago!
Por mais que eu ainda tenha um apreço por esse gênero no cinema, com o passar dos anos e uma noção política melhor desenvolvida (porém ainda bem longe de estar em uma forma mais completa) eu comecei a me incomodar com esses filmes, pois mesmo quando a ideia deles é relativamente """"""""""""""""""""""""""""""""""""""anti-imperialista/anti-estadunidense"""""""""""""""""""""""""""""""""""" ainda parece um tapa de costas de mão no máximo. Mesmo com o Capitão América enfrentando a SHIELD no segundo filme e revelando que tem membros da HIDRA infiltrados na organização (o que é uma referência ao mínimo interessante à operação Clipe de Papel) ainda parece mais que o problema é o fato de que a HIDRA "infiltrou" e "manipulou" o governo estadunidense do que o fato de que o projeto de vigilância destrutivo deles FOI CONSIDERADO DE QUALQUER FORMA. Um amigo meu interpreta essa influência da Hidra como uma representação viva desse temor pós 11/09, que leva uma nação a um comportamento absurdo desses, porém, isso implicaria que os EUA só começaram a fazer cagada depois do 11/09, o que simplesmente não é verdade.
Tenho curiosidade em saber, falando de super-heróis e política: Você já leu o mangá Kamen Rider, escrito por Shotaro Ishinomori? Ele é uma releitura em mangá feita pelo próprio autor de uma série de super-heróis setentista japonesa. Ela faz comentários interessantes sobre ambientalismo e destruição capitalista/corporativista, acho que seria bacana ver a sua interpretação dessa obra (foi mal se você já fez e eu n sabia, é minha primeira vez nesse canal, o vídeo caiu na roleta do algoritmo do youtube pra mim HUSAUHSAHUASUHSAUHASUHSA)
Já me inscrevi!