Tenho 74 anos iniciei na umbanda com 3 anos. Meu comentário sobre os vidros. É mostrado vídeos de candente com suas vestimenta e danças de candonble. U cresci na umbanda sem nenhum destes adereços. Obrigado.
Excelente trabalho de pesquisa, temos ainda o Tambor de Mina, Jurema e outros, Todas as religiões de matriz afro ainda hoje enfrentam o preconceito e perseguições, hoje pelos neopentecostais,
É interessante pensar como a espiritualidade "mobilizou" escravizados para as lutas em busca da libertação! Pai Gavião 1854‼️Incrível‼️Lembrou-me da mobilização de escravizados no Haiti através do Vodu. Maravilhodo‼️
Penso, tbm, como a espiritualidade, a religião, foi suporte para essas pessoas escravizadas dando "sentido" à sua existência diante da negação de sua humanidade. Escravizados não eram vistos como pessoas humanas, mas objeto de troca, venda, herança, etc., etc.
Assisti com muito gosto as narrativas apresentadas, Li alguns comentários de pessoas que entendem bem mais que eu, sobre os estudos da Umbanda. Sou do Estado do Rio de janeiro ( Niterói), aonde esta a Casa espirita que o Sr Zélio recebeu pela primeira bez, o cabolo das 7 encruzilhadas. Nesta mesma casa ele foi proibido de incorporar o cabloco. Na cidade de São Gonçalo, aonde o Sr Zélio fundoou a Tenda Espírita, Nossa Senhora da Piedade, não existe mais esta casa, ou qualquer referência a ela, lois sofreu um incêndio e tudo foi destruído. Aqui no Estado, existem muitas casas e com vários tipos ( como os senhores citam nos comentários), e é muito querida. **Nas praias, no dia 31/12, é normal agente ir para assistir um terreiro fazendo as suas entregas e tocando os pontos para homenagear Yemanjá. Zélio, foi muito importante para que a nossa Umbanda, chegasse até o Brasil, e ganhasse a força que ela tem. Peço desculpas, se me alonguei nos comentários, e também sai um pouco do tema. Pai Oxalá, proteja a todos 😊 FELIZ 2024 PARA TODOS❤
Gratidão sou adepta do espiritismo gosto de ir Centro espírita da umbanda amo ouvir , é ver os tambores amooo falar com entidades através dos médiuns sou apaixonada pela umbanda!❤
Umbanda é a religião mais completa que conheço tudo Podemos contar com essa religião, mais é uma grande triste verdade que muitas pessoas acabam defamando a espiritualidade e não tem todos terreiros ser igual porque são muitas divindades que trabalham na necessidade de cada terreiro assim atendendo as pessoas e ou irmãos desencarnados que procuram ajuda, ser medium é incrivel acompanhar ajudar tratar as pessoas pra quem quiser entrar para umbanda vá sabendo que será um trabalho de doação de Fé de paz de espirito e de muito aprendizado salveeee umbanda!!!
Ganhou mais uma inscrita. Já fui umbandista e acabei sem religião por vários fatores que não a própria religião. Umbanda mora no meu coração até hoje, sou uma grande admiradora devido a liberdade, igualdade e caridade que nunca vi em outras religiões! Quando eu escutei "umbanda é paz e amor e com a nossa lei não há" entendi que realmente levam a grandeza de Oxalá para qualquer lugar ou coração aberto. Ficou em mim o amor que vivi com meus irmãos e irmãs e, a bondade que praticávamos ao próximo, algo que não se perde. Eu queria uma casa que carregue este vídeo na essência, precisamos mais desses estudos nos centros de umbanda e eu sentia falta. Hoje me vejo buscando esse aprendizado sozinha e a gratidão em encontrar este canal é de outra era. Quando eu digo para os demais que a umbanda "sofreu mutações" com os séculos e não devemos detrminar pormenores como cor de vestimenta de santo etc, é sobre o que está neste vídeo que estou falando. Tudo se transforma e possui um ciclo evolutivo. Na umbanda temos um conjunto gigante de tantos fatores que muita coisa caí por terra por ser simplório e não ter relevância evolutiva num debate. Fui discriminada por coisas bestas como detalhes de Orixá possuir chorão, ser amarelo ou verde etc. Tá aí a prova da irrelevância evolutiva que eu tanto falo. OBRIGADA de todo o meu CORAÇÃO!!!! Que independente de religião possamos plantar e colher fé no ser humano benevolente e caridoso! Parabéns pelo excelente caonteúdo e muita saúde, muita paz, amor e sucesso na sua vida! Desculpe o texto enorme. kkk
Tem nem o q desculpar, eu amo textão! E muito obrigado, viu? São comentários assim que nos fortalecem e incentivam demais a continuar nesta jornada. Muito axé e paz a ti!
Excelente matéria, eu digo uma coisa por experiência própria, fui de umbanda mais de 20 anos da minha vida, depois me iniciei no culto de Palo Monte Briyumba Congo e vi que umbanda é herança de Palo Monte Briyumba pois é milenar, tendo seu culto estabelecido em Cuba a mais de 300 anos, e agora está se estabelecendo aqui no Brasil também.....
Muito bom o vídeo. Apenas uma observação que pode ou não ser considerada por adeptos e simpatizantes: possuir características isoladas ou determinado símbolo de uma corrente religiosa, não transforma as manifestações em iguais. O kardecismo tem mediunidade e não é Umbanda, o catimbó tem incorporação de caboclo e não é Umbanda, o candomblé tem culto aos orixás e não é Umbanda, a Cabula tem incorporação de pretos velhos e não é Umbanda. A cruz, que é um dos maiores símbolos do cristianismo existe muito antes do Cristo encarnado. Não é negado que os elementos que compõe a Umbanda anunciada por Zélio (anunciada e não criada), já existiam antes de 1908, entretanto a Umbanda, que surge Alabanda e não Umbanda, não existia antes de 1908. Outro ponto a ser considerado é que o forma de culto da Umbanda primitiva era muito mais próximo do kardecismo do que do "africanismo", apresentando trabalhos de mesa, psicografia, doutrinação e desobsessão e estudo do pentateuco kardecista, podendo inclusive ser verificado no site da TENSP, vasto registro histórico a esse respeito. A Umbanda tal qual vemos hoje é um produto de transformação social e migração religiosa ocasionada por diversos fatores (perseguição religiosa, mudança de crença, missão religiosa, expansão territorial, etc). Um trabalho que merece atenção é o livro "As Religiões do Rio" de João do Rio, onde o renomado jornalista faz um levantamento a respeito das religiões existentes no território fluminense em 1904, não encontrando ele nem em nomenclatura, nem em forma de trabalho nada assemelhado à Umbanda preconizada e difundida por Zélio de Moraes.
Muitíssimo obrigado pela complementação, temos muito o que falar da umbanda antes de Zélio ainda que não caberiam num vídeos só. Vamos preparar uma segunda parte ainda. Vamos fazer essa leitura para no auxiliar e de muito obrigado mesmo, isso nos ajuda muito!
@@b-rulless3698ele acabou de explanar sobre a não existência da Linha de Umbanda antes de 1908. Religiões do Rio, de 1904 não menciona em momento algum essa religião. Não há registro de nada… A Umbanda foi trazida pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas em 1908… e só há registro sobre a religião após essa data. O mais antigo registro sobre Umbanda é de um artigo de Leal de Souza, de 1924.
@@lucasdesousa6557apenas pelo nome. Por que o culto ja existia. Agora eu e crio um aviao com elementos diferentes e falo que sou santos Dumont? Ai não né.
@@Villeiraa a religião não existia antes de 1908. O que existia ainda não pode ser considerada como religião de Umbanda. A manifestação de espíritos de caboclos e pretos já existiam, entretanto o que foi organizado não seguia os ditames dessas outras práticas.
Parabens pelo trabalho!!! Não podemos jamais esquecer e permitir que a historia seja apagada!!! A partir dela, cada um que escolha e percorra seu caminho de acordo com seu coração, com suas verdades...Axé! 🙌🏼🙏🏼🕊️🤍
Parabéns pelo canal magnifico muito importante saber da historia desde o seu começo para as gerações futuras e também muito triste de ver por todo o sofrimento por nossos ancestrais passaram muita dor e sofrimento graça a eles hoje nos Umbandistas estamos aqui cada um em sua vertente nenhuma esta errada que esta religião tão linda possa sempre sobreviver trazendo o amor a paz a caridade e cura proteção aos que tem fé e batem a sua porta a procura de ajuda e socorro para suas mazelas e crescimento espiritual e evolução na senda da luz maior Assim seja assim se faça e se cumpra na lei e Ordem Divina Axé luz e Proteção para todos nós
Sou candomblecista há 12 anos. Apenas gostaria de que fizessem uma correção! Não há influência do Kardecismo no Candomblé! Mas o vídeo em si é bastante didático! Parabéns pela pesquisa!
É mais ou menos isso, aqui queremos apenas reforçar as sementes e até raízes da umbanda como a conhecemos hoje. Ela tem muita história ainda a se explorar, iremos trazer mais, esperamos que gostem!
Parabéns aos criadores do vídeo, já faz um tempo que eu tenho notado uma certa "briga" crescendo entres os umbandistas sobre essa pauta de quem criou a umbanda ou quem pode usar o nome e afins, o vídeo sintetizou muito bem e elucidou perfeitamente que as pessoas querendo ou não tem que aceitar que a Umbanda nasceu e tem varias vertentes diferentes, assim como a grande maioria das religiões de matriz africana e que se esta fazendo a caridade, se esta ajudando as pessoas e evoluindo os seres humanos, esta tudo bem. Agora o que não da é para nos começarmos a se atacar e menosprezar determinadas casas e terreiros por que acredita que a umbanda nasceu de Zélio ou que tem alguma outra vertente, isso querendo ou não é ruim só para nos mesmo. Obvio que eu também vejo olhando de uma perspectiva histórica um embranquecimento da religião e acho que é uma pauta seria a se discutir, mas assistindo um vídeo como esse nos da a noção de que que unidos independente da vertente de cada casa somos muito mais forte.
É preciso uma vez por todas deixar de falar em embranquecimento da umbanda. Brancos ou pretos e de todas a matizes somos iguais e as religiões não podem aceitar discriminações. A espiritualidade deve ser para todos, sem distinções. Não me consta que os ancestrais escravisados em seus rituais religiosos praticasem alguma discriminação .
Muito antes da umbanda nascer já havia culto a caboclos e encantados no culto da Jurema Sagrada no Nordeste. A umbanda só foi introduzindo entidades de outros cultos iguais os exus da Quimbanda, os orixas do candomble e os caboclos da Jurema Sagrada e assim faz ate os dias de hoje.
Perfeito 👏👏👏👏 Hoje em dia é muito difícil as pessoas adeptas da própria umbanda entenderem e aceitarem que a umbanda vem muito antes de Zélio. Zélio teve sim seu papel fundamental para chegarmos até hoje, mas a umbanda vem muito antes dele. Parabéns pelo conteúdo! Axé!
Nada disso. Antes era o culto aos orixás , trazidos pelos escravos. A Umbanda foi criada por um espírito que veio trazer a oportunidade de caboclos( não são africanos) e pretos velhos ( já nascidos no Brasil ) para trabalharem na caridade já que no Kardecismo não eram aceitos por puro preconceito elitista. Mas, muitos se trasmutavam e adotavam nomes para ajudar na Umbanda
Parabens pela pesquisa aprofundada,nossa amada ! Lembrando q no astral a umbanda tem mais de 5000 anos. Paz LUSsss á todos que compartilham dessa missão!
parabéns pelo Belo trabalho organizado nesse vídeo,a história contada de Zélio de Moraes é muito distorcida, quando ele se apresentou a sessão da Federação Espírita ele se comportou como um médium displicente ,Ele usou isso para lançar a umbanda mas graças a Deus a umbanda, Mas na vida tudo tem um porquê e a espiritualidade sabe porque surgiu a Umbanda no Brasil e ela é abençoada
Bom trabalho de pesquisa. Pode ainda aprofundar mais. Na minha observação simplória, estamos falando de mistérios espirituais e que se são mistérios alguns poucos talvez tenham sido revelados. É como se estivéssemos tentando definir Deus ou o sexo dos anjos. Processos históricos podemos até conseguir algumas informações mas quanto os caminhos que a espiritualidade vai se desenhando pouco sabemos. Cada época da humanidade os mesmos Processos vão sendo desenhados ou redirecionados por forças ou consciências superiores que não temos ideia e seus planejamentos são previstos e arquitetados muitos anos ou séculos antes pois eles sabem e vêem o que não vemos nem pra um dia a nossa frente. Cada um ou cada grupo vem fazer sua parte dentro dessa teia intrincada de mistérios para um propósito futuro. A nos com o quê sabemos cabe estarmos UNIDOS, trabalhando. Estudando e nos respeitando. Saudações, ASÉ e um sarará fraterno a todos!!!⚔️🏹🦅🙏
Todos tiveram um Papel importante para a fundamentação da Umbanda. Importante entender que ela é multifacetada com varias formas de ser cultuada e que todos estão certas. agora fundamental também entender que ela como religião tem como principio o amor. a fé, a humildade e a caridade.
muito bom dia!! estamos numa manhã do dia 26/12/2023, estou assistindo muito emocionado a este documentário rico em informações sobre a umbanda, pois sou umbandista, a primeira vez que pisei no terreiro meu corpo estremeceu para mi mostrar que ali a poder e esse poder é o poder do bem do amor ao próximo , do respeito a natureza, aos animais e as entidades sagradas a serviço do bem, fui e sou muito ajudado lá, e agradeço, salve a umbanda, salve zambi, 💙👍👍👍.
Gratidão ao canal por trazer um pouco de nossos ancestrais de um periodo mais antigo. Acredito que haja mais em nosso passado. Eu conhecia apenas apartir de Zélio com relação ao Brasil. Espero poder futuramente assistir mais! Somos órfãos de nossa origem e histórias pois multo do que merecemos conhecer e saber foi apagado, silenciado, enforcado, torturado e principalmente queimado. Que nossos ancestrais nos conduza a caminhos de sabedoria e aprendizado. Que a venda de nossos olhos materiais e espirituais continuem sendo arrancadas.
Olá pessoal... Tudo bem com vocês.... Excelente trabalho... informações riquicimas...e de extrema importância para o conhecimento e quebra de preconceitos de todos.... Meu irmãos...aos 07:15 e aos 08:10 minutos deste vídeo...foi dito... "encorporar divindades."... Gostaria muito se possível ...um maior esclarecimento...Por gentileza meus amigos... Preciso saber sobre isso... É muito importante pra mim... Forte abraço fraternal para todos...
Se ouvir mais um pouco, dá a entender que divindades seriam aqueles que não encarnaram e ancestralidade os que já passaram por terra pelo menos uma vez.
Otimo trabalho, Maravilhoso mesmo, vocês já fizeram algum video traçando um paralelo entre o as nações de candomble e o Omoloko? Eu gostaria de entender melhor essa situação, e por que a feitura e anos de santo, do omoloko não são aceitos nos outros candombles? Se não fizeram poderia fazer?
Nós comentários tbm tem bastante diferente pontos de vista que vale a pena ser estudado Eu sempre escutei que a umbanda ja existia antes de Zélio de Moraes Eu sou apaixonada por esses temas os pontos de vista diferentes Eu estou amando o trabalho de vcs
Excelente trabalho só gostaria de fazer uma observação; a Umbanda não se afastou de práticas africanas nem se aproximou de práticas Kardecistas....a Umbanda tinha uma missão naquele momento, de Zélio de Moraes, que era uma missão na terra de se estabelecer algo novo, ou seja, nem Candomblé nem Kardecismo pois os dois segmentos já estavam superados e essa era a missão do Caboclo das 7 encruzilhada,s pois o Plano Superior assim determinou. Do contrário o Plano Superior teria criado um novo Candomblé ou um novo Kardecismo e isso não aconteceu até os dias de hoje. Porque a Umbanda não nasceu em solo africano? Ou mesmo em solo francês? Porque ela não é nem um coisa nem outra. A umbanda vem de outra dimensão isso sim e tentar africaniza-la ou afranceza-la entendo que seja um erro. Essa missão veio da mais alta dimensão e são esses seres de 7a, 8a, 9a e 10a dimensão quem devemos seguir e não seres de 3a. dimensão como nós. Paz e luz para todos.
Le cuento que espíritus elevados que atiende en el Espiritismo son mismos de Umbanda. Espíritus elevados son espíritus elevados. No hay 7,ni 8. Los mundos superiores existen y se definen por otras condiciones
Não, umbandista. Assista o vídeo novamente e entenda que ZÉLIO criou uma vertente de culto ancestral, no qual deturpou e apagou muito das práticas e nomeou isso como umbanda. Não foi nada divino o que ele fez! Foi um processo de roubo cultural, já que interessava a ele e ao grupo social e comunitário a qual ele pertencia tal ajuste! Muitos brancos estavam cansados de buscar a cura nas favelas e cortiços no RJ. Não tem como defender essa versão de Zelio.
@@sincretismonafe9348 ...com todo respeito não se trata de viagem e sim de análise clara dos fatos. Onde foi que o Caboclo das 7 encruzilhadas surgiu pela primeira vez??? Num terreiro de Candomblé??? não ele surgiu num centro Kardecista na Cidade de Niterói no Rio de Janeiro o que caracteriza, por definição, que a Umbanda é Brasileira e carioca não tendo nada de África nela e, pelas palavras do próprio Caboclo das 7 encruzilhadas , a nova religião seguiria o evangelho de Jesus Cristo. Então não se trata de viagem e sim de lógica e uma religião só viria para o planeta Terra após ser criada em uma dimensão elevada , de 7a para 8a, fora do planeta Terra que é de 3a. dimensão. Peço ao amigo que estude sim sobre nossas origens, sobre Erg o décimo planeta, de como chegamos a Capela e de lá viemos exilados para Atlântida e permanecemos aqui a cerca de 4000 anos. Se a nova religião adquiriu outras práticas como o amigo mesmo menciona como Bantu e Quimbanda essa surgiram fora da determinação do Caboclo da 7 encruzilhadas e até onde eu sei nunca foram praticadas no Centro do Zélio de Moraes mas caso se possa provar o contrário eu aceitaria de bom grado. Paz, Luz e Conhecimento.
Muito esclarecedor Manoel, obrigado por nos auxiliar, ainda estamos estudando muito sobre Umbanda e o que tu disse, é a mais pura verdade. Isso nos ajuda muito a entender melhor a umbanda. Muito axé a ti!
Que conteúdo maravilhoso! Didático e esclarecedor. Nao havia encontrado essas informações de forma tão bem sintetizadas e didáticas num mesmo local. Estou compartilhando, pois luto constantemente pra explicar essas coisas pro pessoal que conheço e segue a religião. Enriqueceu meu repertório e está me ajudando na conscientização da galera. Obrigado.
Entendo que a Umbanda não veio para ser um religião, seria para pessoas espiritualizadas mas sem dogmas, cabeça aberta e sem preconceito. Algo que foi criado no mundo espiritual e trazido para nós, não inventando pelo homem.
Desculpe aí, mas: 1. não existe religião sem dogmas. Assim, a Umbanda possui dogmas. Exemplos de dogmas: a crença em divindades, na mediunidade, em espíritos, ... 2. a Umbanda Brazil traz preconceitos, sim. Observe que o revelador da Umbanda aí no Brazil disse que ela seria composta unicamente por 2 Linhas Espirituais de Trabalho: 1a. Caboclos (espíritos de índios somente daí do Brazil); e, 2a. Pretos-velhos (espíritos de negros que foram escravos aí no Brazil). (E as demais etnias, raças, povos, grupos, ...?) 3. O revelador da Umbanda aí no Brazil disse também, que todos os espíritos já vinham do plano espiritual evangelizado na doutrina de Jesus - o Cristo, e que todos os médiuns também deveriam ser evangelizados em Jesus. Só os 3 itens acima provam as existências de dogmas e de preconceitos na Umbanda. ...
De fato a Umbanda é uma das mais acolhedora religião espirita se comparada com outras vertentes. Sobre as diversidades realmente complica qdo estas são questionadas e/ou impostas pelos humanos enqto que, mesmo assim, o livre Arbítrio é respeitado pelos guias e falangeiros e, pelo que sei, nunca opinaram nas questões que implicam nestas diversidades referentes aos "tipos" de umbanda
É isso mesmo, a umbanda é acolhedora demais, é caridade e é muito trabalho. As complexidades estão mais na mente de quem quer respostas além do que se tem. Por isso, falamos aqui, mais de curiosidades e raízes, não entramos muito em polêmicas de quem está certo ou errado. Tentamos ser o mais honestos possível, com as respostas que já temos. E as que não temos, corremos atrás. Um grande abraço meu irmão!
Gostei batente do seu vídeo tem uma linguagem clara e objetiva, e sues trabalho de pesquisa são ótimos, gostaria muito de ver um vídeo seu sobres Tambor de Mina uma vertente da umbanda muito forte no Maranhão acredito que também exista em outras estados brasileiros.
Só tenho que agradecer pelo excelente trabalho!!! Me esclareceu muito, pois só conhecia a umbanda fundada pelo cabloco das 7 encruzilhadas. Salve nossa umbanda sagrada.
Primeiramente gostaria de parabenizar equipe pelo bom trabalho, video muito enriquecedor, todavia, me chamou a atenção o fato de que so foram precursores da umbanda personalidades de origem africana, o video em questão, não nos traz um cem número de pessoas, que ao longo da história religiosa do Brasil, também poderiam constar como precursores da umbanda, como rezadeiras, benzedeiras, pajés, ciganas e outros médiuns muito conhecidos do sincretismo religioso brasileiro, por quê eles não constam também como precursores? o critério é a cor da pele? porque para a umbanda parece que não.
Não teve esse critério, na verdade teremos que fazer mais vídeos sobre esse tema no futuro. Ajudados por vocês nos comentários, vimos que tem bem mais e sim, faremos algo futuro dando continuação esse tema. O tema aqui é espiritualidade e não classe, cor ou qualquer outro tema que segregue. Aprendemos muito com vocês também e estamos em busca de fazer mais temas como os sugeridos aqui. Gratidão irmão!
Rubens Saraceni veio p umbamda do fazer sandisses e bobagens, está comprovado do muitos que se dizem seguidores e sacerdotes dele aí fazendo paraguaiada
Quando nasci na Umbanda ouvia que era a única religião brasileira. Depois de algumas rápidas pesquisas, foi possível ver a diversidade de religiões nascidas em nosso solo (ai coloco em dúvida a data de nacimento e se realmente são de origem brasileira, como toré, catimbó, jurema, batuque, tambor de mina, o próprio candomblé, etc) Logo depois, ouvia, sem dar crédito, que já existia Umbanda, mas afirmava que a prática umbandista existia, e não a organização religiosa (o abarcar de entidades e guias para normatizar o culto de Umbanda.) O fato de existir documentos (como citado no vídeo) nos deixa mais certo que a Umbanda já existia, (a manifestação do Espírito para a prática da caridade), claramente com outro nome (calundu, cabula, macumba, Candomblé, etc.) sobre outra filosofia ou outras doutrinas, mas fato que exista a prática, porém nao a religião de Umbanda. Particularmente, só acredito que não há, esta ou aquela maior influência dentro da religião, acho que essa influência é exercida e manifestada regionalmente através do conhecimento e prática adotada pelo sacerdote ou mentor espiritual no terreiro, que traz consigo sua cultura de origem, seja africana, européia, americana, de traços xamãnicos como os indígenas, da cultura popular, de outras religiões, etc. Umbanda não é, nem nunca foi destinada aos seres pela cor da pele, classe social, orientação sexual, ou outra característica, mas para aqueles que querem participar dela e se melhorar através do trabalho de caridade, sem ser excludente, em toda sua extensão. Acho ainda, que sempre que buscarmos na história explicações para o presente, encontraremos similaridades nos cultos, assim como a umbanda exerce hoje. Estamos nessa busca por conhecimento sobre Umbanda e espiritualidade, e dessa forma vamos conhecendo mais. Excelente pesquisa e muito bom trabalho. Axé!
Que maravilhoso ler isso, aprendo muito com os comentários e isso me dá forças para pesquisar mais e mais para continuar esse trabalho. Gratidão meu irmão, espero que esse novo ciclo que está entrando seja muito incrível para todos nós dessa religião de caridade. Um forte abraço!
A Umbanda já existia na espiritualidade a milênios. É uma religião universal. Bom trabalho.
Gratidão meu irmão, muito axé a ti!
Não é uma religião universal, ela é afrobrasileira, sem modismos pelo amor de Deus
@@RobertovandreVai de casa em casa amigo ou de terreiro a terreiro Axé pra todos
Tenho 74 anos iniciei na umbanda com 3 anos. Meu comentário sobre os vidros. É mostrado vídeos de candente com suas vestimenta e danças de candonble. U cresci na umbanda sem nenhum destes adereços. Obrigado.
AXÉ!!! ❤❤❤
Eu sou de omoloko, cara tô chorando com esse vídeo. GENIAL, QUE ESTUDO MAGNÍFICO, TUDO AMARRADINHO, COM FATOS E CAMINHOS PRAS PROVAS. 👏🏼👏🏼👏🏼
Temos um vídeo sobre Tata Tancredo, esperamos que goste e a gratidão é mutua, vcs nos fortalecem e incentivam demais a continuar!
faço do seu comentario minhas palavras @silviomartins5896
Excelente trabalho de pesquisa, temos ainda o Tambor de Mina, Jurema e outros, Todas as religiões de matriz afro ainda hoje enfrentam o preconceito e perseguições, hoje pelos neopentecostais,
Ainda quero muito falar do Tambor de Mina e Jurema. Gratidão e muito axé a ti!
@@b-rulless3698 eu conheço bem superficialmente, caso realize a pesquisa seria bem interessante!
É interessante pensar como a espiritualidade "mobilizou" escravizados para as lutas em busca da libertação! Pai Gavião 1854‼️Incrível‼️Lembrou-me da mobilização de escravizados no Haiti através do Vodu. Maravilhodo‼️
Penso, tbm, como a espiritualidade, a religião, foi suporte para essas pessoas escravizadas dando "sentido" à sua existência diante da negação de sua humanidade. Escravizados não eram vistos como pessoas humanas, mas objeto de troca, venda, herança, etc., etc.
Nossa... Não tinha pensado nisso, Gratidão e muito axé a ti!
É isso mesmo, que palavras incríveis e mque discernimento espiritual maravilhoso. É muito bom ver esse tipo de comentário, nos ajuda muito!
Assisti com muito gosto as narrativas apresentadas, Li alguns comentários de pessoas que entendem bem mais que eu, sobre os estudos da Umbanda. Sou do Estado do Rio de janeiro ( Niterói), aonde esta a Casa espirita que o Sr Zélio recebeu pela primeira bez, o cabolo das 7 encruzilhadas. Nesta mesma casa ele foi proibido de incorporar o cabloco. Na cidade de São Gonçalo, aonde o Sr Zélio fundoou a Tenda Espírita, Nossa Senhora da Piedade, não existe mais esta casa, ou qualquer referência a ela, lois sofreu um incêndio e tudo foi destruído.
Aqui no Estado, existem muitas casas e com vários tipos ( como os senhores citam nos comentários), e é muito querida.
**Nas praias, no dia 31/12, é normal agente ir para assistir um terreiro fazendo as suas entregas e tocando os pontos para homenagear Yemanjá.
Zélio, foi muito importante para que a nossa Umbanda, chegasse até o Brasil, e ganhasse a força que ela tem.
Peço desculpas, se me alonguei nos comentários, e também sai um pouco do tema.
Pai Oxalá, proteja a todos 😊
FELIZ 2024 PARA TODOS❤
Axé, muita gratidão. Feliz ano 2024 a ti tbm!
Zélio nunca foi importante, só apareceu para embranquecer a umbanda , ele é insignificante isso sim.
Gratidão sou adepta do espiritismo gosto de ir Centro espírita da umbanda amo ouvir , é ver os tambores amooo falar com entidades através dos médiuns sou apaixonada pela umbanda!❤
Gratidão Maria e muito axé a ti!
Umbanda é a religião mais completa que conheço tudo Podemos contar com essa religião, mais é uma grande triste verdade que muitas pessoas acabam defamando a espiritualidade e não tem todos terreiros ser igual porque são muitas divindades que trabalham na necessidade de cada terreiro assim atendendo as pessoas e ou irmãos desencarnados que procuram ajuda, ser medium é incrivel acompanhar ajudar tratar as pessoas pra quem quiser entrar para umbanda vá sabendo que será um trabalho de doação de Fé de paz de espirito e de muito aprendizado salveeee umbanda!!!
Salve a Umbanda!
eu desejo de todo coracao entrar para umbanda so ainda nao encontrei um terreiro.
Parabéns! Que todos os umbandistas sejam abençoados! Que Oxalá os proteja!
Axé Valdir!
Ganhou mais uma inscrita. Já fui umbandista e acabei sem religião por vários fatores que não a própria religião. Umbanda mora no meu coração até hoje, sou uma grande admiradora devido a liberdade, igualdade e caridade que nunca vi em outras religiões! Quando eu escutei "umbanda é paz e amor e com a nossa lei não há" entendi que realmente levam a grandeza de Oxalá para qualquer lugar ou coração aberto. Ficou em mim o amor que vivi com meus irmãos e irmãs e, a bondade que praticávamos ao próximo, algo que não se perde. Eu queria uma casa que carregue este vídeo na essência, precisamos mais desses estudos nos centros de umbanda e eu sentia falta. Hoje me vejo buscando esse aprendizado sozinha e a gratidão em encontrar este canal é de outra era. Quando eu digo para os demais que a umbanda "sofreu mutações" com os séculos e não devemos detrminar pormenores como cor de vestimenta de santo etc, é sobre o que está neste vídeo que estou falando. Tudo se transforma e possui um ciclo evolutivo. Na umbanda temos um conjunto gigante de tantos fatores que muita coisa caí por terra por ser simplório e não ter relevância evolutiva num debate. Fui discriminada por coisas bestas como detalhes de Orixá possuir chorão, ser amarelo ou verde etc. Tá aí a prova da irrelevância evolutiva que eu tanto falo. OBRIGADA de todo o meu CORAÇÃO!!!! Que independente de religião possamos plantar e colher fé no ser humano benevolente e caridoso! Parabéns pelo excelente caonteúdo e muita saúde, muita paz, amor e sucesso na sua vida! Desculpe o texto enorme. kkk
Tem nem o q desculpar, eu amo textão!
E muito obrigado, viu?
São comentários assim que nos fortalecem e incentivam demais a continuar nesta jornada. Muito axé e paz a ti!
@@b-rulless3698 gratidão pela tua existência!!!! OBRIGADA!!!!!!!!
Riquissimo conteúdo! Sou médium e estudante dessa religião e nunca tinha encontrado um conteudo tao aprofundado assim. Gratidão
Nós que agradecemos, muito axé a ti!
Foi um dos vídeos mais esclarecedores que já ouvi obg❤
Nós que agradecemos, muito axé a ti!
Excelente matéria, eu digo uma coisa por experiência própria, fui de umbanda mais de 20 anos da minha vida, depois me iniciei no culto de Palo Monte Briyumba Congo e vi que umbanda é herança de Palo Monte Briyumba pois é milenar, tendo seu culto estabelecido em Cuba a mais de 300 anos, e agora está se estabelecendo aqui no Brasil também.....
Axé!
Amei saber sobre Luiza Pinta, tem mais vídeos desses precursores das religiões de Matriz Africana ?
Tem sim, estamos preparando mais vídeos futuros com esse tema!
@@b-rulless3698 obrigado, to aguardando ansioso
Sou muito fã do canal e agora ainda mais vendo a relação do canal com os seguidores. Não canso de parabenizar o canal.
FIcamos lisonjeados, a gratidão é mútua!
Que coisa mais linda. Salve a Umbanda.
Oxalá abençoe cada um que faz esse canal.
Gratidão, tudo em dobro a ti e muito, mas muito axé em sua vida!
Muito bom o vídeo. Apenas uma observação que pode ou não ser considerada por adeptos e simpatizantes: possuir características isoladas ou determinado símbolo de uma corrente religiosa, não transforma as manifestações em iguais. O kardecismo tem mediunidade e não é Umbanda, o catimbó tem incorporação de caboclo e não é Umbanda, o candomblé tem culto aos orixás e não é Umbanda, a Cabula tem incorporação de pretos velhos e não é Umbanda. A cruz, que é um dos maiores símbolos do cristianismo existe muito antes do Cristo encarnado. Não é negado que os elementos que compõe a Umbanda anunciada por Zélio (anunciada e não criada), já existiam antes de 1908, entretanto a Umbanda, que surge Alabanda e não Umbanda, não existia antes de 1908. Outro ponto a ser considerado é que o forma de culto da Umbanda primitiva era muito mais próximo do kardecismo do que do "africanismo", apresentando trabalhos de mesa, psicografia, doutrinação e desobsessão e estudo do pentateuco kardecista, podendo inclusive ser verificado no site da TENSP, vasto registro histórico a esse respeito. A Umbanda tal qual vemos hoje é um produto de transformação social e migração religiosa ocasionada por diversos fatores (perseguição religiosa, mudança de crença, missão religiosa, expansão territorial, etc). Um trabalho que merece atenção é o livro "As Religiões do Rio" de João do Rio, onde o renomado jornalista faz um levantamento a respeito das religiões existentes no território fluminense em 1904, não encontrando ele nem em nomenclatura, nem em forma de trabalho nada assemelhado à Umbanda preconizada e difundida por Zélio de Moraes.
Muitíssimo obrigado pela complementação, temos muito o que falar da umbanda antes de Zélio ainda que não caberiam num vídeos só. Vamos preparar uma segunda parte ainda. Vamos fazer essa leitura para no auxiliar e de muito obrigado mesmo, isso nos ajuda muito!
@@b-rulless3698ele acabou de explanar sobre a não existência da Linha de Umbanda antes de 1908. Religiões do Rio, de 1904 não menciona em momento algum essa religião. Não há registro de nada… A Umbanda foi trazida pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas em 1908… e só há registro sobre a religião após essa data. O mais antigo registro sobre Umbanda é de um artigo de Leal de Souza, de 1924.
@@lucasdesousa6557apenas pelo nome. Por que o culto ja existia. Agora eu e crio um aviao com elementos diferentes e falo que sou santos Dumont? Ai não né.
@@Villeiraaperfeito
@@Villeiraa a religião não existia antes de 1908. O que existia ainda não pode ser considerada como religião de Umbanda. A manifestação de espíritos de caboclos e pretos já existiam, entretanto o que foi organizado não seguia os ditames dessas outras práticas.
Parabens pelo trabalho!!! Não podemos jamais esquecer e permitir que a historia seja apagada!!! A partir dela, cada um que escolha e percorra seu caminho de acordo com seu coração, com suas verdades...Axé! 🙌🏼🙏🏼🕊️🤍
Amei o vídeo, me considero um embrião na umbanda...esses vídeos vai me ajudar muito.❤
Fico feliz em saber e q esse novo ciclo q está para se iniciar, seja maravilhoso na sua vida e na dos seus, muito axé a ti!
Parabéns pelo canal magnifico muito importante saber da historia desde o seu começo para as gerações futuras e também muito triste de ver por todo o sofrimento por nossos ancestrais passaram muita dor e sofrimento graça a eles hoje nos Umbandistas estamos aqui cada um em sua vertente nenhuma esta errada que esta religião tão linda possa sempre sobreviver trazendo o amor a paz a caridade e cura proteção aos que tem fé e batem a sua porta a procura de ajuda e socorro para suas mazelas e crescimento espiritual e evolução na senda da luz maior Assim seja assim se faça e se cumpra na lei e Ordem Divina Axé luz e Proteção para todos nós
AXÉ... Um ótimo ano a ti!
Sou candomblecista há 12 anos. Apenas gostaria de que fizessem uma correção! Não há influência do Kardecismo no Candomblé! Mas o vídeo em si é bastante didático! Parabéns pela pesquisa!
Gratidão pelo complemento!
Mas o kardecismo ajuda bastante a aprender sobre os espíritos
Valeu!
Imensa gratidão minha irmã!
Sem tirar a importância dele, mas é como se Zélio apenas assinasse o que ja estava pronto. O vídeo é muito esclarecedor
É mais ou menos isso, aqui queremos apenas reforçar as sementes e até raízes da umbanda como a conhecemos hoje. Ela tem muita história ainda a se explorar, iremos trazer mais, esperamos que gostem!
Concordo com você , só não acho ele importante já que dão os créditos a ele por ter criado a umbanda mas a umabanda vem muito antes dele nascer .
Parabéns aos criadores do vídeo, já faz um tempo que eu tenho notado uma certa "briga" crescendo entres os umbandistas sobre essa pauta de quem criou a umbanda ou quem pode usar o nome e afins, o vídeo sintetizou muito bem e elucidou perfeitamente que as pessoas querendo ou não tem que aceitar que a Umbanda nasceu e tem varias vertentes diferentes, assim como a grande maioria das religiões de matriz africana e que se esta fazendo a caridade, se esta ajudando as pessoas e evoluindo os seres humanos, esta tudo bem. Agora o que não da é para nos começarmos a se atacar e menosprezar determinadas casas e terreiros por que acredita que a umbanda nasceu de Zélio ou que tem alguma outra vertente, isso querendo ou não é ruim só para nos mesmo. Obvio que eu também vejo olhando de uma perspectiva histórica um embranquecimento da religião e acho que é uma pauta seria a se discutir, mas assistindo um vídeo como esse nos da a noção de que que unidos independente da vertente de cada casa somos muito mais forte.
É sobre isso!
AXÉ!!!
É preciso uma vez por todas deixar de falar em embranquecimento da umbanda. Brancos ou pretos e de todas a matizes somos iguais e as religiões não podem aceitar discriminações. A espiritualidade deve ser para todos, sem distinções.
Não me consta que os ancestrais escravisados em seus rituais religiosos praticasem alguma discriminação .
Extraordinário trabalho do canal via a primeira vez e vou me inscrever
Muitíssimo obrigado!!!
Esqueci foi de dar os parabéns aos produtores....Excelnte vídeo. .
Gratidão demais irmão!
Que vídeo bem feito! Desejo que o canal faça sucesso!
Obrigada pelo elogio, isso nos fortalece e incentiva demais!
Galera
Sou de omoloko ,
Ótima esse video !
Tudo que é ensinado no nosso terreiro ,ta ai !!
Parabens
Muito antes da umbanda nascer já havia culto a caboclos e encantados no culto da Jurema Sagrada no Nordeste. A umbanda só foi introduzindo entidades de outros cultos iguais os exus da Quimbanda, os orixas do candomble e os caboclos da Jurema Sagrada e assim faz ate os dias de hoje.
É isso mesmo, ainda traremos mais histórias como essa para esclarecer melhor.
Pelo pouco que vivencio, está de parabéns a pesquisa. Não vi melhor abordagem.
Obrigadão Júlio, muito axé a ti!
Perfeito 👏👏👏👏
Hoje em dia é muito difícil as pessoas adeptas da própria umbanda entenderem e aceitarem que a umbanda vem muito antes de Zélio. Zélio teve sim seu papel fundamental para chegarmos até hoje, mas a umbanda vem muito antes dele.
Parabéns pelo conteúdo!
Axé!
Gratidão e muito axé a ti!
Nada disso. Antes era o culto aos orixás , trazidos pelos escravos. A Umbanda foi criada por um espírito que veio trazer a oportunidade de caboclos( não são africanos) e pretos velhos ( já nascidos no Brasil ) para trabalharem na caridade já que no Kardecismo não eram aceitos por puro preconceito elitista. Mas, muitos se trasmutavam e adotavam nomes para ajudar na Umbanda
Parabens pela pesquisa aprofundada,nossa amada ! Lembrando q no astral a umbanda tem mais de 5000 anos.
Paz LUSsss á todos que compartilham dessa missão!
Nós que agradecemos, muito axé a ti!
Excelente trabalho, como aprendizado pra mim, que não conhecia os verdadeiros precursores da nossa, querida Umbanda. Gratidão.
Nós que agradecemos, forte abraço!
parabéns pelo Belo trabalho organizado nesse vídeo,a história contada de Zélio de Moraes é muito distorcida, quando ele se apresentou a sessão da Federação Espírita ele se comportou como um médium displicente ,Ele usou isso para lançar a umbanda mas graças a Deus a umbanda, Mas na vida tudo tem um porquê e a espiritualidade sabe porque surgiu a Umbanda no Brasil e ela é abençoada
Com toda certeza meu irmão!
Muito bom conhecer se aprofundar mais sobre o assunto
Gratidão irmão, q esse novo ciclo q está para se iniciar, seja maravilhoso na sua vida e na dos seus, muito axé a ti!
Bom trabalho de pesquisa. Pode ainda aprofundar mais. Na minha observação simplória, estamos falando de mistérios espirituais e que se são mistérios alguns poucos talvez tenham sido revelados. É como se estivéssemos tentando definir Deus ou o sexo dos anjos. Processos históricos podemos até conseguir algumas informações mas quanto os caminhos que a espiritualidade vai se desenhando pouco sabemos. Cada época da humanidade os mesmos Processos vão sendo desenhados ou redirecionados por forças ou consciências superiores que não temos ideia e seus planejamentos são previstos e arquitetados muitos anos ou séculos antes pois eles sabem e vêem o que não vemos nem pra um dia a nossa frente. Cada um ou cada grupo vem fazer sua parte dentro dessa teia intrincada de mistérios para um propósito futuro. A nos com o quê sabemos cabe estarmos UNIDOS, trabalhando. Estudando e nos respeitando. Saudações, ASÉ e um sarará fraterno a todos!!!⚔️🏹🦅🙏
Nós agradecemos demais, muito axé a ti!
Parabéns a toda equipe que montarão esse vídeo tão bem
Os narradores parabéns obrigada a todos por nus manter tão bem atualizados gratidão
Gratidão!
Parabéns pela iniciativa. É o conhecimento que nos dá a chance de evoluirmos.
Nós que agradecemos, muito axé a ti!
Excelente documentário!! 🕊️🤍
Salve Umbanda querida 🙏🏾
Nós também agradecemos seu feedback, boa virada de ano!
Quero parabenizar o canal devido ao excelente trabalho histórico. Parabéns!
Obrigado pelo elogio, isso nos fortalece e incentiva demais!
Todos tiveram um Papel importante para a fundamentação da Umbanda. Importante entender que ela é multifacetada com varias formas de ser cultuada e que todos estão certas. agora fundamental também entender que ela como religião tem como principio o amor. a fé, a humildade e a caridade.
É isso msm Ney, Axé!
Excelente comentário.
muito bom dia!! estamos numa manhã do dia 26/12/2023, estou assistindo muito emocionado a este documentário rico em informações sobre a umbanda, pois sou umbandista, a primeira vez que pisei no terreiro meu corpo estremeceu para mi mostrar que ali a poder e esse poder é o poder do bem do amor ao próximo , do respeito a natureza, aos animais e as entidades sagradas a serviço do bem, fui e sou muito ajudado lá, e agradeço, salve a umbanda, salve zambi, 💙👍👍👍.
Nós que agradecemos, q esse novo ciclo q está para se iniciar, seja maravilhoso na sua vida e na dos seus, muito axé a ti!
Tambem estou assistindo na mesma data
Adorei a arte do seu vídeo 🥰🙌🏿🙏🏿🇧🇷❤️🌈
Gratidão!
Muito bom esse trabalho, parabéns por mostrarem elementos culturais que estavam esquecidos pela história.
Nós agradecemos demais, muito axé a ti!
Perfeito! Gratidão Mestre Magno por indicar o vídeo.
Nós que agradecemos, muito axé a ti!
❤❤bem explicado eu ja li varios livros de umbanda mas nao tive conhecimento o que vc explicaram aqui.parabens
Gratidão
Vcs bem que poderiam fazer um ou uns videos descrevendo as origens reais e as encumbencias de cada entidade da Umbanda !
Vamos deixar o tema anotado aqui, para estudarmos melhor e podermos falar dele com mais clareza.
Mais uma vez só posso dar os parabéns
Muito Axé a vcs e muito mais vídeos está me ajudando muito nos meus estudos
Axé 🕊️🪘📿
Excêntrico sua observação eu tal nem sei como funciona espiritualidade gostava muito de saber se poderíamos sermos amigos
Apoio
Gratidão ao canal por trazer um pouco de nossos ancestrais de um periodo mais antigo. Acredito que haja mais em nosso passado. Eu conhecia apenas apartir de Zélio com relação ao Brasil.
Espero poder futuramente assistir mais! Somos órfãos de nossa origem e histórias pois multo do que merecemos conhecer e saber foi apagado, silenciado, enforcado, torturado e principalmente queimado.
Que nossos ancestrais nos conduza a caminhos de sabedoria e aprendizado.
Que a venda de nossos olhos materiais e espirituais continuem sendo arrancadas.
Nós agradecemos demais, muito axé a ti!
Olá pessoal... Tudo bem com vocês.... Excelente trabalho... informações riquicimas...e de extrema importância para o conhecimento e quebra de preconceitos de todos.... Meu irmãos...aos 07:15 e aos 08:10 minutos deste vídeo...foi dito... "encorporar divindades."... Gostaria muito se possível ...um maior esclarecimento...Por gentileza meus amigos... Preciso saber sobre isso... É muito importante pra mim... Forte abraço fraternal para todos...
Nós que agradecemos e já está anotado para fazermos um tema mais esclarecedor no futuro. Encorporação está nas próximas pautas!
Se ouvir mais um pouco, dá a entender que divindades seriam aqueles que não encarnaram e ancestralidade os que já passaram por terra pelo menos uma vez.
Que vídeo bem feito e bem explicado, meus parabéns ao criador desse maravilhoso conteúdo
Obrigado pelo elogio, isso nos fortalece demais a continuar!
Muito bom o texto do vídeo, mas dois livros do Saraceni como referência? O texto dialoga mais com os livros do Luiz Antonio Simas.
Otimo trabalho, Maravilhoso mesmo, vocês já fizeram algum video traçando um paralelo entre o as nações de candomble e o Omoloko?
Eu gostaria de entender melhor essa situação, e por que a feitura e anos de santo, do omoloko não são aceitos nos outros candombles?
Se não fizeram poderia fazer?
Podemos fazer sim, vamos adentrar nessas pesquisas
Acho que zelo aproximou as pessoas ! Quebrou as barreiras ! Conheci muito católico que foi pra umbanda!
Com certeza
Conteudo riquíssimo, parabéns
Obrigado pelo elogio, Axé!
Parabéns pelo canal , realmente muito bom!!!! Traga mais coisas sobre a umbanda tracada com jeje
Muito obrigado!
Agora sim, Parabéns🎉🎉🎉🎉
Gratidão e muito axé a ti!
Nós comentários tbm tem bastante diferente pontos de vista que vale a pena ser estudado
Eu sempre escutei que a umbanda ja existia antes de Zélio de Moraes
Eu sou apaixonada por esses temas os pontos de vista diferentes
Eu estou amando o trabalho de vcs
Os comentários nos ajudam demais, a gente aprende junto com vcs e isso é muito gratificante!
Agradeço o excelente trabalho. 🙌 🙏.
Nós também agradecemos seu feedback, boa virada de ano!
Excelente trabalho só gostaria de fazer uma observação; a Umbanda não se afastou de práticas africanas nem se aproximou de práticas Kardecistas....a Umbanda tinha uma missão naquele momento, de Zélio de Moraes, que era uma missão na terra de se estabelecer algo novo, ou seja, nem Candomblé nem Kardecismo pois os dois segmentos já estavam superados e essa era a missão do Caboclo das 7 encruzilhada,s pois o Plano Superior assim determinou. Do contrário o Plano Superior teria criado um novo Candomblé ou um novo Kardecismo e isso não aconteceu até os dias de hoje. Porque a Umbanda não nasceu em solo africano? Ou mesmo em solo francês? Porque ela não é nem um coisa nem outra. A umbanda vem de outra dimensão isso sim e tentar africaniza-la ou afranceza-la entendo que seja um erro. Essa missão veio da mais alta dimensão e são esses seres de 7a, 8a, 9a e 10a dimensão quem devemos seguir e não seres de 3a. dimensão como nós. Paz e luz para todos.
Que viagem doida e essa mano. Te tanta divisão 7 8 e 9. Leia sobre as práticas religiosas Bantu e sobre Quimbanda.
Le cuento que espíritus elevados que atiende en el Espiritismo son mismos de Umbanda. Espíritus elevados son espíritus elevados. No hay 7,ni 8. Los mundos superiores existen y se definen por otras condiciones
Não, umbandista. Assista o vídeo novamente e entenda que ZÉLIO criou uma vertente de culto ancestral, no qual deturpou e apagou muito das práticas e nomeou isso como umbanda. Não foi nada divino o que ele fez! Foi um processo de roubo cultural, já que interessava a ele e ao grupo social e comunitário a qual ele pertencia tal ajuste! Muitos brancos estavam cansados de buscar a cura nas favelas e cortiços no RJ. Não tem como defender essa versão de Zelio.
@@sincretismonafe9348 ...com todo respeito não se trata de viagem e sim de análise clara dos fatos. Onde foi que o Caboclo das 7 encruzilhadas surgiu pela primeira vez??? Num terreiro de Candomblé??? não ele surgiu num centro Kardecista na Cidade de Niterói no Rio de Janeiro o que caracteriza, por definição, que a Umbanda é Brasileira e carioca não tendo nada de África nela e, pelas palavras do próprio Caboclo das 7 encruzilhadas , a nova religião seguiria o evangelho de Jesus Cristo. Então não se trata de viagem e sim de lógica e uma religião só viria para o planeta Terra após ser criada em uma dimensão elevada , de 7a para 8a, fora do planeta Terra que é de 3a. dimensão. Peço ao amigo que estude sim sobre nossas origens, sobre Erg o décimo planeta, de como chegamos a Capela e de lá viemos exilados para Atlântida e permanecemos aqui a cerca de 4000 anos. Se a nova religião adquiriu outras práticas como o amigo mesmo menciona como Bantu e Quimbanda essa surgiram fora da determinação do Caboclo da 7 encruzilhadas e até onde eu sei nunca foram praticadas no Centro do Zélio de Moraes mas caso se possa provar o contrário eu aceitaria de bom grado. Paz, Luz e Conhecimento.
Muito esclarecedor Manoel, obrigado por nos auxiliar, ainda estamos estudando muito sobre Umbanda e o que tu disse, é a mais pura verdade. Isso nos ajuda muito a entender melhor a umbanda. Muito axé a ti!
Parabéns,conhecendo hoje o canal , perfeito 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Muito obrigado 😊
Que conteúdo maravilhoso! Didático e esclarecedor. Nao havia encontrado essas informações de forma tão bem sintetizadas e didáticas num mesmo local.
Estou compartilhando, pois luto constantemente pra explicar essas coisas pro pessoal que conheço e segue a religião. Enriqueceu meu repertório e está me ajudando na conscientização da galera.
Obrigado.
Gratidão irmão, isso fotalece demais e incentiva muito a continuarmos, muito obrigado mesmo!
Maravilhosa sua explicação, era o que eu precisava para mim entender, entender minha raiz.
Gratidão, muito axé a ti!
Nossa vcs estão de parabéns linda as histórias amei ❤
Muito obrigado!
Excelente trabalho.. perfeito... parabéns
Muito obrigado Daniela!
Muito bom mais um vídeo maravilhoso 👏
Muito obrigado!
É só Alegria Vitória do Amor 💜
Que o Sol Sempre Brilhe em Nossas Vidas ☀️💜☀️
Gratidão 🙏🏿💜🙏
Nós agradecemos imensamente, muito axé a ti!
Parabéns, gostei
Muito obrigado!
Videoi muito instrutivo, axé, gratidão!
Nós que agradecemos, PAZ e AXÉ!!!
Meu Deus 😢 luzia de angola existiu mesmo , não tô ficando louca
Sim sim!
Parabéns pelo excelente trabalho que nos deixa esclarecidos de muitas questões antes não faladas.
A gratidão é mutua, vcs nos fortalecem e incentivam demais a continuar!
Tudo junto ....misturado ....os Espíritos não tem preconceitos 🎉❤
Com a mais absoluta certeza. AXÉ!
Axé ❤
Ótimo vídeo. Bastante esclarecedor. Obrigada!❤
Gratidão! AXÉ!!! ❤❤❤
Entendo que a Umbanda não veio para ser um religião, seria para pessoas espiritualizadas mas sem dogmas, cabeça aberta e sem preconceito. Algo que foi criado no mundo espiritual e trazido para nós, não inventando pelo homem.
É isso mesmo, Axé irmão e um ótimo ano a ti!
Desculpe aí, mas:
1. não existe religião sem dogmas.
Assim, a Umbanda possui dogmas.
Exemplos de dogmas: a crença em divindades, na mediunidade, em espíritos, ...
2. a Umbanda Brazil traz preconceitos, sim.
Observe que o revelador da Umbanda aí no Brazil disse que ela seria composta unicamente por 2 Linhas Espirituais de Trabalho:
1a. Caboclos (espíritos de índios somente daí do Brazil);
e,
2a. Pretos-velhos (espíritos de negros que foram escravos aí no Brazil).
(E as demais etnias, raças, povos, grupos, ...?)
3. O revelador da Umbanda aí no Brazil disse também, que todos os espíritos já vinham do plano espiritual evangelizado na doutrina de Jesus - o Cristo,
e que todos os médiuns também deveriam ser evangelizados em Jesus.
Só os 3 itens acima provam as existências de dogmas e de preconceitos na Umbanda.
...
Isso aí é o embranquecimento e espiritização da umbanda. A umbanda é uma religião afro-indígena herança bantu e nativa com influencia europeia.
Concordo
Não tem o que dizer... Trabalho maravilhoso o de vocês!
Muitíssimo obrigado!
De fato a Umbanda é uma das mais acolhedora religião espirita se comparada com outras vertentes. Sobre as diversidades realmente complica qdo estas são questionadas e/ou impostas pelos humanos enqto que, mesmo assim, o livre Arbítrio é respeitado pelos guias e falangeiros e, pelo que sei, nunca opinaram nas questões que implicam nestas diversidades referentes aos "tipos" de umbanda
É isso mesmo, a umbanda é acolhedora demais, é caridade e é muito trabalho. As complexidades estão mais na mente de quem quer respostas além do que se tem. Por isso, falamos aqui, mais de curiosidades e raízes, não entramos muito em polêmicas de quem está certo ou errado. Tentamos ser o mais honestos possível, com as respostas que já temos. E as que não temos, corremos atrás. Um grande abraço meu irmão!
Gostei batente do seu vídeo tem uma linguagem clara e objetiva, e sues trabalho de pesquisa são ótimos, gostaria muito de ver um vídeo seu sobres Tambor de Mina uma vertente da umbanda muito forte no Maranhão acredito que também exista em outras estados brasileiros.
Faremos sim
Gratidão
AXÉ!!! ❤❤❤
Que vídeo maravilhoso , aprendi muito com vcs , obrigada 😊
Muito obrigado!
Só tenho que agradecer pelo excelente trabalho!!! Me esclareceu muito, pois só conhecia a umbanda fundada pelo cabloco das 7 encruzilhadas. Salve nossa umbanda sagrada.
Nós que agradecemos, muito axé a ti!
Excelente material
Muito obrigado!!!
@@b-rulless3698 eu é que agradeço. Saravá meu irmão
Parabéns pela pesquisa 🎉🎉
A gratidão é mútua, axé!
Primeiramente gostaria de parabenizar equipe pelo bom trabalho, video muito enriquecedor, todavia, me chamou a atenção o fato de que so foram precursores da umbanda personalidades de origem africana, o video em questão, não nos traz um cem número de pessoas, que ao longo da história religiosa do Brasil, também poderiam constar como precursores da umbanda, como rezadeiras, benzedeiras, pajés, ciganas e outros médiuns muito conhecidos do sincretismo religioso brasileiro, por quê eles não constam também como precursores? o critério é a cor da pele? porque para a umbanda parece que não.
Não teve esse critério, na verdade teremos que fazer mais vídeos sobre esse tema no futuro. Ajudados por vocês nos comentários, vimos que tem bem mais e sim, faremos algo futuro dando continuação esse tema. O tema aqui é espiritualidade e não classe, cor ou qualquer outro tema que segregue. Aprendemos muito com vocês também e estamos em busca de fazer mais temas como os sugeridos aqui. Gratidão irmão!
Muito boom, faz mais vídeos sobre essa religião maravilhosa, ❤
Faremos mais!
Muito bom !
Obrigado, muito axé a ti!
Parabéns. Sr. Manoel Marcos. 8:52 Tenho o mesmo entendimento.....
Nós agradecemos imensamente, muito axé a ti!
Faltou comentar sobre a Umbanda Sagrada de Rubens Saraceni
Sim sim, é a que eu sigo na verdade e onde mais me baseio pros meus vídeos aqui. Vamos fazer um vídeo só dela no futuro, muito axé a ti!
Rubens Saraceni veio p umbamda do fazer sandisses e bobagens, está comprovado do muitos que se dizem seguidores e sacerdotes dele aí fazendo paraguaiada
Lindo vídeo, muita informação importante. ❤❤❤❤❤
Que bom que gostou, muito axé a ti!
Gostei muito
Gratidão e muito axé a ti!
MUITO BOM AMEI PARABÉNS já me inscrevi vou acompanhar seu trabalho
Gratidão!
AXÉ!!! ❤❤❤
Aí podemos ver como a espiritualidade ave tentaram cala-la, mas não conseguiram.
Excelente! Parabéns pela seriedade da pesquisa.
Nós agradecemos demais, muito axé a ti!
Aprendizado nunca é demais! Salve a nossa Umbanda
Assim seja!
Ótimo trabalho ❤
Muitíssimo obrigado, axé!
Quero muito saber...
Ganhou mais uma segidora, explica muito bem.
Parabéns ❤
Gratidão!
AXÉ!!! ❤❤❤
Quando nasci na Umbanda ouvia que era a única religião brasileira. Depois de algumas rápidas pesquisas, foi possível ver a diversidade de religiões nascidas em nosso solo (ai coloco em dúvida a data de nacimento e se realmente são de origem brasileira, como toré, catimbó, jurema, batuque, tambor de mina, o próprio candomblé, etc)
Logo depois, ouvia, sem dar crédito, que já existia Umbanda, mas afirmava que a prática umbandista existia, e não a organização religiosa (o abarcar de entidades e guias para normatizar o culto de Umbanda.)
O fato de existir documentos (como citado no vídeo) nos deixa mais certo que a Umbanda já existia, (a manifestação do Espírito para a prática da caridade), claramente com outro nome (calundu, cabula, macumba, Candomblé, etc.) sobre outra filosofia ou outras doutrinas, mas fato que exista a prática, porém nao a religião de Umbanda.
Particularmente, só acredito que não há, esta ou aquela maior influência dentro da religião, acho que essa influência é exercida e manifestada regionalmente através do conhecimento e prática adotada pelo sacerdote ou mentor espiritual no terreiro, que traz consigo sua cultura de origem, seja africana, européia, americana, de traços xamãnicos como os indígenas, da cultura popular, de outras religiões, etc.
Umbanda não é, nem nunca foi destinada aos seres pela cor da pele, classe social, orientação sexual, ou outra característica, mas para aqueles que querem participar dela e se melhorar através do trabalho de caridade, sem ser excludente, em toda sua extensão.
Acho ainda, que sempre que buscarmos na história explicações para o presente, encontraremos similaridades nos cultos, assim como a umbanda exerce hoje. Estamos nessa busca por conhecimento sobre Umbanda e espiritualidade, e dessa forma vamos conhecendo mais.
Excelente pesquisa e muito bom trabalho.
Axé!
Que maravilhoso ler isso, aprendo muito com os comentários e isso me dá forças para pesquisar mais e mais para continuar esse trabalho. Gratidão meu irmão, espero que esse novo ciclo que está entrando seja muito incrível para todos nós dessa religião de caridade. Um forte abraço!
Muito sábio!! Está aberto ao conhecimento...admirável sua umildade.@@b-rulless3698
Mais um vídeo muito bom.
Gratidão ❤
Nós que agradecemos!
Tambem acredito que a umbanda é milenar na espiritualidade, Zélio divulgou aqui no Brasil .
....perfeito Walquíria Mendes, muito mais que milenar, ela é extra galáxia.....a Umbanda veio de Sírius!!!!!!!!
Muito bom, estão de parabéns, nota dez pelo trabalho.
Nós agradecemos demais, muito axé a ti!
Gostei muito! Gratidão irmão pelo vídeo maravilhoso!
Muito obrigado!
Gratidão pelo lindo trabalho... muito esclarecedor.
Nós que agradecemos, muito axé a ti!