acho que a frase que mais me ajudou na crise dos 20 é: "ta tudo bem". ta tudo bem morar com os pais, ta tudo bem nao saber falar mandarim, ta rudo bem vc estar sozinha agora, ta tudo bem e vai melhor aos poucos. o que voce nao pode fazer é se contentar totalmente com a situação e estacionar. Foque nos seus novos sonhos e trabalhe neles, as vezes voce nem sonha em fazer tudo isso e so esta se cobrando por que os outros fazem. e se conhecer e entender que cada um tem sua historia é o segredo para andar no seu tempo.
isso é overthink, q é ocasionado por tempo ocioso, acho q morar sozinho me ajudou mt com essa crise ai, no geral problemas reais ficam na frente de problemas na imaginação
Eu ainda não tenho 20 anos mas tenho crises existênciais e pensamentos sobre a vida. Eu tenho 19 anos. Eu gostaria de fazer várias coisas, mas sei que não posso. Viver é sofrer, mas não é por causa disso que eu seguirei essa onda. Eu tento ser feliz na minha condição. Desejo a todos uma boa vida e espero que vcs achem a razão da vida de vcs. Acredite no seu potencial! Vc é capaz. Eu acredito em vcs!
Tenho 27, ainda dentro da faixa entre 20 e 30, e ainda passando por esse processo. A dica que eu dou é: essa época da vida é bem complexa, mas ela define muita coisa que vem mais pra frente. Então, lembrem-se de se cuidarem, estudarem algo que vcs gostam, cuidar da saúde física e mental, se esforçarem no trabalho e já comecem a juntar dinheiro desde agora. A crise dos 20 anos demora pra passar (a minha mesmo ainda não passou, mas já tô mais perto dos 30 do que dos 20), mas se a gente se esforçar, as coisas vão aos poucos melhorando!
Com 17 me identificando com tudo. Eu fico pensando… eu quero escrever, ser escritora, mas como vou conseguir dinheiro pra publicar um livro? Como vou conseguir um emprego? Como vou me sustentar com arte? Como vou fazer tudo o que quero? Eu surto todos os dias pensando o que devo fazer da minha vida e morro de medo de nunca conseguir realizar meus sonhos de tornar minhas histórias populares. A falta de dinheiro me deixa ansiosa. O “não poder fazer nada para mudar isso no momento” me consome.
Tenho 23 anos e me sinto da mesma forma, é muito bizarro como ok, antes dessa idade eu já tive essas coisas, mas a crise dos 20 e poucos é MUITO específica
Tenho 22 e o pior é aquela sensação de todo mundo estar melhor que eu, parece uma paranoia. Por exemplo: essa mina do vídeo é bonita, loira, de boa condição financeira (pelo cenário), e isso desmotiva muito pois tem pessoas que nasceram com uma ampla vantagem na vida.
Eu já tive esse pensamento é você pode seguir vários caminhos para tira ou melhorar esse pensamento, mas o melhor caminho é transformar oque você pensa dos outros em algo tangível, oque é completamente diferente do que você está fazendo agora, que é transformar oque os outros tem em uma parede inquebrável.
Esse assunto dos 20 é realmente muito louco, estou beirando os 21 e me sinto tão perdido que parece que vou surtar a qualquer momento, e putz, na minha cabeça realmente parece que nunca é o suficiente, atualmente no meu segundo emprego estou tendo oportunidades que nunca tive antes, mas sempre me coloco pra baixo, por que me acho insuficiente, sem contar no tanto de coisa que quero fazer, por exemplo ler um livro, que nunca consigo me concentrar pra ler, sla acho que eu penso de mais e isso me assusta pra k7.
Ana, faço das suas palavras as minhas! É como se... cada escolha fôssemos fazer para toda a eternidade. É loucura, porquê quando vou comentar sobre isso com pessoas mais velhas, que possivelmente já passaram por isso, dizem coisas como "Ah, espera chegar nos 40 que piora" ou "Na minha época tendo um emprego já era motivo de estar feliz" e penso: Será que isso não é um dilema geracional? Tipo, com a era da informação e tudo mais, é como se o peso das nossas escolhas multiplicassem em uma escala absurda, só pelo fato de termos acesso a toda uma visão panorâmica de mundo, mas ao mesmo tempo uma visão superficial, pouco aprofundada. Sei lá, parece que nas gerações passadas era mais aceito a ideia de "quebrar a cara" com escolhas indefinidas, como uma verdadeira roleta russa... Ao mesmo tempo que não me sinto preparado para tomar minhas decisões, a sociedade espera isso de mim.
Olha eu também sou escritor e agora com 26 eu digo... apenas segue em frente, sem medo sem correria e simplesmente com aceitação , mesmo se tudo der errado sua vida não acaba por causa disso... Sempre vc terá jm novo dia ♡ Abraço...
Isso acontece, porque talvez estejamos valorizando demais aquilo que não temos e desvalorizando demais o que temos. Há uma utilidade real na gratidão. Ela também é uma proteção contra a vitimização e o ressentimento. Quando nos preocupamos mais com o futuro do que com o presente, inevitavelmente iremos esquecer de viver o agora, e isso vai acabar resultando em angústia e ressentimento. O problema não é querer ser várias coisas, o problema é querer ser várias coisas ao mesmo tempo. O objetivo principal é tornar-se primeiro alguma coisa, e depois pensar em querer tornar-se outra coisa. Devemos criar um personagem para nos esforçarmos para ser, e não imitando apenas por aparência. Devemos ter em mente, que ser é mais importante do que apenas aparentar ser.
Isso é muito comum, e não só na sua idade, no mundo de hoje recebemos muita informação muito rápido, então está sendo mais comum pessoas com ansiedade, com medo se fez a escolha certa ou não, medo do que o futuro que nós aguarda. E quanto mais o tempo vai passando, mais essa época de pensar nesses motivos vai diminuindo, isso é algo muito comum, questionar sobre a vida. Posso ser nova dms para dar conselhos, mas o que eu mais tempo pensar e fazer é seguir com o que eu sempre quis ser, e aproveitar o tempo que temos aqui. Eu sou evangélica, mas eu tenho muitas teorias ainda sobre o que acontece quando o nosso tempo aqui acaba... E é tudo muito...louco em geral, mas eu acredito que vamos ter outras vidas, então se nessa vida por exemplo eu quero ser artista, cantora e escritora eu vou fazer isso dar certo, e lá na frente se eu pensar que desperdicei meu tempo com isso vou pensar que na minha próxima vida vou ter mais tempo para ser... o que eu quiser ser.... Enfim nem eu sei explicar meu pensamento, mas acredito que adolescentes já pensam nisso, meus pais que tem quase 50 anos pensam nisso, e eu sempre incentivo eles a fazerem o que vai deixar eles bem...
me identifiquei totalmente com você, fiz 20 em fevereiro mas já faz um tempo que me sinto desse jeito. eu me sinto tão insuficiente em tudo, mesmo eu tentando parece que não é suficiente, e eu tenho muito medo das incertezas da vida também, como se eu não tivesse um plano, eu realmente não tenho. eu nem consegui um emprego ainda e eu me pergunto se sou capaz de realmente conseguir um. e isso de ser tratado como adulta em umas ocasiões e como criança em todos é muito confuso, os meus pais mesmo não percebem o quanto eles mexem com a minha cabeça. eu sei que eles tem as melhores intenções, mas eu to cansada. eu quero respirar, e quero ter paz, mas parece que é egoísta eu pedir isso. ainda não sei como solucionar tudo isso que tô sentindo, mas desabafar ajuda.
Meu pai sempre me disse para aproveitar o máximo, até os 15/18, que depois é só preocupação! 😅O que eu gostaria de ter aprendido aos 20, é que nem tudo é regra, nem sempre tudo precisa ser perfeito, pensar de mais, se preocupar de mais, é um sofrimento desnecessário. Tudo tem um tempo certo e tudo se encaixa no momento certo... "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3. Só confia em Deus e crê que tudo vai dar certo! Aos 20 eu tinha muito medo, medo de me expressar, muitos medos... então eu me fechava e ficava chateada do por quê, "que as pessoas não conseguiam adivinhar o que eu queria, ou o que eu estava pensando"... É, bem tipo isso... Então, tive que aprender a ser franca comigo mesma e com as pessoas, falar o que eu penso, me expressar, abrir meu coração, e não me preocupar com a reação, julgamentos e opinião dos outros... Vendo as frustrações e ansiedades da vida da minha mãe, de coisas que ela queria realizar e não conseguiu (não é regra, é só a minha vida, minha visão, não é exemplo e nem parâmetro para ninguém), então eu tento não fazer muita expectativa de vida, vou levando, aproveitando o hoje, sem esperar muito do amanhã... Então quando vem uma recompensa (porque sempre vem para quem se esforça), parece que a surpresa, a sensação de vitória é maior, sei lá, é assim que eu penso.
Tenho 21, e nossa é inacreditável como você descreveu muito especificamente algumas coisas que sinto... E pior é que tipo, não importa o quanto eu desabafe parece que nunca consigo acertar nas palavras sabe? Tipo não tenho nenhum problema de comunicação, e isso se torna problemático, pq não da pra explicar totalmente para ninguém, só tenho essa "certeza" em mim mesmo, que ao mesmo tempo não é certeza... Enfim, acho que vc não esta sozinha nessa, ou pelo menos, acho que essa crise é muito mais real do que parece ser, mas nem sei se pode ser chamada de crise, pq ao mesmo tempo, é como se eu tivesse gostando disso, acho que vc entende.
Eu no fundo sinto que tenho um potencial enorme, para criar várias coisas em diversas áreas, tenho ideias para fazer histórias, personagem, desenhos, e até músicas. Mas me sinto tão incapaz de realizar tudo isso, eu sei que eu tenho potencial para isso mas é como se uma força esmagadora estivesse reprimido esse potencial, infelizmente hoje com 21 eu não tenho mas forma de vontade como antes algo em mim esfriou muito, eu persegui um sonho por 10 anos me esforçando ao máximo, eu poderia realmente me tornar alguém na vida, mas não tive nenhum apoio dos meus familiares, e depois de tudo o que eu fiz fui sendo cada ver mais oprimido pelo tempo e constante me perguntavam se eu não ia arrumar um trabalho, eu relutei ao máximo para ganhar mais tempo para ver se eu poderia melhorar mais mas parecia nunca ser o suficiente, isso me quebrou por dentro, no fundo eu só queria ser um bom desenhista e queria ter um mestre assim como Leonardo da vinci, mas acho que nasci no tempo errado na família errada, hoje meu sonho se tornou um hobby vazio e sem propósito, costuma dizer que minha vida se o desenho não era nada isso era uma verdade que mas tarde me assombrou, conforme fui crescendo percebi o total interesse pelas coisas, coisas que antes me deixam feliz agora não me faziam sentir nada, eu cai num niilismo que me fez olhar para vida com indiferença, agora trabalho e moro sozinho num aluguel, a única coisa boa disso é a liberdade de não fazer nada, e está longe de pessoas. Nao verdade eu já me dei por vencido, e acho difícil acontecer um milagre até porque não acredito nessas paradas.
Você pode cogitar abrir um canal no RUclips ou no Instagram ensinando a desenhar. Você tem que ter algum diferencial nos vídeos para ser interessante nas redes, o que pode ser desde de uma música legal até o desenho ser algo diferente. Você pode tentar isso e fazer do seu jeito, querendo ou não é uma forma de se expressar.
Sabe, comecei a te acompanhar recentemente e, ironicamente, ou sei lá, "comicamente" também eu comecei a ter crise dos 20 também.... Eu, mais precisamente, faço 20 esse ano e, cara, foi peculiar o jeito q eu percebi esse "sentimento" novo dos 20 anos... Tipo, eu vi alguns vídeos seus, sobre a publicação dos seus livros(que, inclusive, tô doido pra comprar) e sobre outros assuntos como sua rotina e me peguei num pensamento doido de que eu tô perdendo muito tempo... Assim como você, também sou artista, ainda anônimo, mas só de pensar que eu deveria estar indo atrás de aprender mais sobre cinema, fazer uma facul de teatro ou música para expor minha arte ao mundo, mas que, ao invés disso, tô cursando Bacharelado em Administração e raramente cantando em eventos do colégio, me faz realmente pensar que... talvez eu seja burro? Ou sei lá, talvez eu esteja esperando portas que nunca vão se abrir, ou... Talvez eu só estivesse esperando alguém comentar sobre esse assunto pra que eu não me sentisse louco. E é nesse ponto em que a ironia chega, afinal, só comecei a pensar sobre isso depois de refletir sobre o seu exemplo artístico, sabe? E justamente você é uma pessoa que tá passando pelo mesmo... Que louco! Eu comentei sobre isso com meus amigos e real achei que tava surtando, pois nenhum deles dividia do mesmo sentimento que eu... O que me fez meio que retrair um pouco isso, por achar que seria só mais uma crise de ansiedade qualquer ou "mais uma loucura do Icaro". Mas o seu vídeo me fez colocar tudo isso pra fora de novo, só que em lágrimas kkkkk. Não de tristeza, mas de um misto de sentimentos. Alívio. Ironia. Alegria. Esperança... Ver que a pessoa a quem tomei como exemplo pra iniciar meu pensamento passa o mesmo que eu, me fez ter um choque de realidade enorme. Principalmente pela relatividade das coisas... A como me enxerguei em relação a você e como você se enxergou em relação a pessoas do seu ciclo social. Devo repetir, isso é muito irônico kkkkkk. Acho que nós, artistas, sobrevivemos através de um único neurônio que conecta todos. Ai, ai... Enfim, só queria deixar aqui o meu relato, não sei se vai ler essa odisseia que escrevi, mas gostaria de agradecer por ter feito esse vídeo. Eu precisava chorar um pouquinho pra por isso pra fora e deu certo, eu acho pelo menos. Sobre sua crise dos 20, embora haja uma relatividade entre as nossas, gostaria de dizer que independente de tudo, você é uma artista excepcional, literalmente um exemplo! Com certeza o que você faz inspira muita gente, assim como me inspirou, de certo modo. Logo, apesar do que pensa sobre o futuro, seu presente, com toda certeza, vai te permitir viver cada coisinha boa que estiver ao seu alcance. Você é incrível, Ana! E embora os mares possam parecer turbulentos ou imprevisíveis, pela honra da nossa Jolly Roger de artistas, com certeza conquistaremos os melhores tesouros que essa navegação pode nos ofertar. Enfim, sucesso pra você e içar velas!
Estou com 23 também, e me identifiquei tantoo, amo escrever também, mesmo tendo um pouco de vergonha por gostar disso e não conseguir publicar. Estamos no mesmo barco! Bjos adoro você 💗
Parece que a vida é uma competição, porque de fato, as pessoas que constroem nosso mundo fazem ela ser uma competição. Fazem a busca pelo mínimo, casa, comida e prazer, ser uma busca gigantesca, interminável. Sem querer ser o historiador teórico chato, mas já sendo, - como diria meu professor, nosso trabalho como historiadores é lembrar o que as pessoas querem esquecer - nós vivemos num regime econômico em que tanto o funcionamento do sistema de subsistência (ter um teto e comida), quanto a ideologia que o sustenta, apontam pro desempenho e pro acúmulo. Exploração. É como se tivesse um monte de gente te dizendo que você só pode existir plenamente enquanto ser humano, quando bater todas as metas de uma lista de afazeres (que são infactíveis pra gente na casa dos 20 e poucos), como ter uma casa, um emprego decente, um casamento, etc. Mas um primeiro passo interessante é entender que isso é uma ilusão estrutural, e que existem pessoas trabalhando pra manter essa ilusão existindo. MUITAS pessoas. Porque é interessante manter esse incômodo no nosso estômago. Isso nos aliena e nos faz produzir e produzir sem refletir. Isso nos transforma em máquinas. Nosso tempo é roubado. Ou melhor, nós o entregamos de bandeja, porque não temos outra opção. Dessa forma todo o processo de sobreviver acaba negando o processo de existir, de se entender como uma pessoa nesse mundo. Somos explorados. Então o primeiro lugar pra gente resistir, é dentro da nossa cabeça. É a primeira luta que temos que vencer: limpar nossa mente de ideologias, olhar para si, e entender o externo. Entender esse sistema que nos domina já tira parte da culpa que sentimos: não é culpa nossa que não atingimos os ideais, na verdade nem precisamos atingi-los! Assim então podemos ensinar pra nós mesmos de uma vez por todas que a vida não é uma competição, e podemos encontrar o caminho que nos dá prazer em seguir. Eu acho que a literatura tem um papel fundamental nisso tudo, é uma forma maravilhosa de resistência, de prazer, de afirmação, de reflexão, de autoconhecimento. É por isso que eu escrevo, e é por isso que eu estou aqui também, vendo seus vídeos. Você escreve, você constrói universos que sublimam seus sentimentos e o dos leitores, ao mesmo tempo em que dão boas horas de alegria e prazer. Você transforma a visão de mundo das pessoas. Isso é magnífico, complexo, poderoso; na minha opinião isso é uma das coisas mais incríveis que existem. Ler e escrever nos dá propósito, sentido, nos transforma e nos conecta. A abertura reflexiva desse vídeo foi ótima. Obrigado pela sua existência e pelo seu trabalho, camarada Jeckel. P.S.: acho que você gostaria de estudar sobre o Antônio Candido, apesar de que você já deve conhecê-lo. Eu gosto de "O direito à literatura".
Não sei se isso vai te trazer alívio ou anseio, mas eu faço 30 esse ano, e nada disso sumiu, é uma sensação que te acompanha, talvez algum sintoma do momento da história em que vivemos, mas você vai aprendendo a gerenciar isso.
Cara te conheci através da série da Disney, e parabéns você é incrível como pessoa também além de ótima atriz, uma artista completa, estou louco pra ler seus livros, é sobre o vídeo você falou tudo que significa a crise dos 20, estou passando pelo menos, e infelizmente todo mundo vai passar, é incrível mais ao mesmo tempo difícil, resumindo em uma palavra (complicado )
Querida, Letícia Pode apostar que vc não é a única que pensa assim. Como ela falou no vídeo as pessoas escondem esse sentimento numa tentativa frustrante de parece-se confiante, mas eu não sinto vergonha de afirmar que tenho esses pensamentos e que as vezes eles me fazem até pensar se vale a pena viver . - W.A.S
Estou assistindo este vídeo com 20 anos e já recebi um comentário de alguém que me respondeu que na minha idade eu já deveria estar trabalhando e morando sozinho longe dos meus pais, o cara me disse isso, mas eu sei que o processo exige tempo, não é? Eu também levo uma vida bastante solitária, estou procurando emprego e estudo em casa, estudo para ENEM/Vestibular, mas também fiz um concurso para assistente administrativo e estou esperando sair o resultado, ainda não estou fazendo faculdade, mas ainda pretendo fazer quando passar no curso dos sonhos. Provavelmente ela não vai me responder, mas a menina do vídeo parece demais a Gwen Stacy do filme Homem aranha no Aranhaverso, é linda demais e é incrível como ela parece tanto ser uma versão da Gwen Stacy na vida real, quando se trata de rosto, aparência física, daria até para ser cosplay da Gwen Stacy da animação do Aranhaverso, eu fico impressionado com tanta beleza angelical e jovial dela!
Me peguei refletindo sobre essas coisas no geral, esse ano eu faço 18 anos e é tudo realmente tão confuso e rápido. Lidar com trabalho e vc mesmo, chega a ser assustador e até sufocante, acho que no fundo todo mundo já pensou ou se sentiu dessa forma então é normal. Porém não deixa de ser algo "ruim" de certa forma no caso de tudo isso, mas ter sua liberdade. Por outro lado é bom ouvir isso de vc tbm, eu pensava que era algo só meu na minha idade mas ver pessoas mais velhas também lidando não é tão solitário, não me sinto aquele pontinho errado.
Com 20 anos me sinto completamente perdida! Quero publicar meus livros, ser reconhecida por isso, ao menos tempo que faço faculdade, moro com meu namorado, e tenho o sonho de conhecer o mar e a neve pela primeira vez. Pior ainda é a crise que sinto de ter várias profissões ao mesmo tempo que são bem distintas uma das outras.
Tenho a mesma idade e passo por esse pensamento diariamente. Fico me sentindo numa encruzilhada infinita de possíveis caminhos a se seguir. Sempre brinco com a minha mãe, dizendo que pra fazer tudo que gostaria, deveria viver pelo menos até os 200 anos kkk. Mas a verdade é que é realmente assustador pensar em tudo isso. Essa questão que tu colocou, dos amigos, me identifico muito, pois vejo eles falando com tanto conhecimento sobre vários assuntos, enquanto parece que quanto mais a gente sabe, menos a gente sabe, conhecimento raso kkkk. Ver eles seguindo seus caminhos, também traz uma autorreflexão: parece que todos estão totalmente seguros de si, sabendo exatamente o que querem e seguindo um caminho de "sucesso", enquanto nós estamos aqui, à deriva no mar da vida. Pensamos em fazer um monte de coisas, e enquanto pensamos em fazer, o tempo vai passando e a gente acaba não fazendo nada. Ao mesmo tempo em que queremos fazer tantas coisas, as pessoas ao redor, de nosso circulo, nos pressionam a reagir também. Isso cria tanto uma pressão externa quanto interna na gente de querer encontrar um caminho, e toda essa tensão acaba nos deixando confusos e acabamos sempre no mesmo lugar.
Esse ano faço 19, e é um grande surto, tô fazendo a faculdade mas não sei com o que quero trabalhar direito, quero fazer tanta coisa, e tenho empolgação, mas se começo a pensar demais desanimo, as coisas que eu quero parecem tão distantes, e todos meus amigos parecem estar melhor que eu, mas na verdade acho que todo mundo tá doido da cabeça com alguns problemas a resolver, sei lá, é tudo muito estranho
o tempo é uma coisa que me assusta, me assusta a ideia de que um dia foi o dia mais feliz da minha vida, e que nunca mais eu vou conseguir me sentir tão bem e tão em paz quanto eu me senti nesse dia, talvez esse dia nem seja o dia que eu penso que foi, provavelmente eu nem sequer lembro desse dia, só é tão cruel pensar que o destino faz a gente esquecer o momento mais puro que um dia a gente teve
é muito dificil estar nessa etapa da vida, eu abri mão de muitas oportunidades e vivências para tentar a sorte com uma bolsa para faculdade no exterior e não consegui e agora eu sinto q perdi essa "corrida", que fracassei. E agora eu me sinto perdida em tudo, estudo ou não? trabalho ou não? insisto em ir pro exterior ou não? mudo a área pra qual eu quero trabalhar? e tudo isso me sentindo deslocada em todos os lugares em que eu estou. Me sinto burra, me sinto atrasada e estagnada. E a vdd é q não sabemos oq fazer pq nao existem um manual para seguirmos e o maximo q podemos fazer é continuar...
Eu faço faculdade, faço estágio tenho família e vou morar sozinho, parece que posso deixar minha vida me levar e seguir meu rumo, mas vendo as outras pessoas, parentes morando nos melhores lugares do mundo, conhecendo, ganhando um salário tão ruim quanto o meu porém com um trem visitando os lugares mais incríveis. Eu quero viver tudo isso, isso eu sempre quis, mas independente do que eu escolher sei lá, medo de me arrepender
É doido isso né sempre temos uma idade que a gnt pega pra olhar pra trás e entramos numa crise existencial temos muito tempo pela frente mas ao mesmo tempo muito tempo já se passou EAI bate aquilo de mds e AGR? É que nem eu terminei a escola e agora tô trabalhando e tô tipo MDS como assim eu vou mais pro trabalho do que vejo as minhas amigas e estranho não saber o final sabe saber se vai valer apena é como uma aventura que vc começa e não sabe aonde vai não sei o porquê mas acho essa sensação bizarramente boa ksksks e um pouco assustadora tbm mas né não dá pra parar
To chegando nos 20, meu aniversário de 17 é amanhã, e eu sinto que isso não é bom, eu amo tantas coisas, quero aprender tanto. Tenho dezenas de hobbies que nunca sairam de ser só um hobbie, é bizarro saber que não vou fzr nem metade doq eu quero, e muito por culpa dos outros, que não apoiam as minhas ideias. Minha ideias podem ser "ousadas" ou melhor, só fora do padrão mesmo, fico pensando, oque me garante ser feliz e bem suciedido fazendo oque eles querem, sabe, o foda é que o tempo não para enquanto a gente não faz oque queremos. Penso em só tacar o fds pra tudo que dizem e só fzr oque gosto. Enfim, vídeo muito bommm, sinto que esse ano vou evoluir bastante, espero que consiga também sempre estar em evolução ♡♡
MOÇA PELO AMOR DE DEUS eu olhei para o seu pescoço e gritei vendo o colar de relogio ksksks desde que vi a Taylor no grammy usando estou pesquisando igual doido para ter um também haha, me fala por favor onde você comprou ou só adaptou para usar no pescoço mesmo ????
vou ser sincero com voce. tenho 17. vejo no seu olhar ainda um resquisio de uma garota meiga, pura, gentil e alegre, porem quando olho pro resto vejo uma mulher confusa, perdida que acabou fazendo escolhas erradas e acreditando em coisas erradas e isso acabou machucando e confundindo voce, se voce continuar assim nessa caminho com essas crenças e visões erradas, acho que nunca vai com seguir se encontrar e se sentir de fato plena, posso dizer ppor mim mesmo que a melhor coisa que existe pra uma pessoa e dormir 100% com a consciencia limpa, sabendo que seguiu os principios certos e esta a cada dia se tornando alguem melhor, meu alerta final seria: voce esta buscando respostas e paz em algo que nunca ira te responder ou te tranquilizar, boa sorte baixinha
Oii, me identifiquei super com esse video. Ainda tenho 19 anos, mas faço 20 em julho. Vejo muitas pessoas da minha idade ou até mesmo jovens com menos idade trabalhando... e eu nunca nem tive meu primeiro emprego. Uma das coisas que mais está pertubando minha cabeça é a faculdade, ainda não estou na facul, não obtive uma nota satisfatória no ENEM de 2023. Me culpo muito por ainda não está cursando meu curso dos sonhos, tenho medo de perder algumas oportunidades também e ser julgada pela minha família por causa disso. Sou muito ansiosa e tbm tenho medo de ir trabalhar em algum lugar e decepcionar meus colegas de trabalho, medo de não dar conta por causa da ansiedade. Minha mente diz que ainda dá tempo pois sou jovem ainda, por outro lado me comparo com fulano e fulana que tem TUDO com a minha idade. A comparação me mata demais por dentro. Vou voltar a terapia, acho que vai me ajudar. Não quero desistir de mim, dos meus sonhos. É tão doido, eu já imaginava que seria desafiador, todavia NUNCA imaginei que seria tanto assim. Dói demais.
Tô exatamente assim, minha nota do Enem não foi ruim, mas não foi o bastante pro curso que eu quero e não tenho vontade de fazer outro. Mas me cobro por não está fazendo nada, principalmente familiares falando que eu preciso correr atrás das coisas, sendo que faço tudo na medida do possível. Acho que vou entrar em qualquer facul pra pararem de falar. E eu tbm tenho ansiedade, já tive crise, é foda. Ninguém da minha família sabe, são aqueles pessoais que dizem "é frescura", por isso nunca nem comentei sobre o assunto.
Muito isso eu sinto que geração passada ela tem muito e inveja da nossa juventude . Por isso ficam dizendo coisas horríveis para agente como maneira de punição. Todas as pessoas fazerem isso acho se compram .kkk😊
acho que a frase que mais me ajudou na crise dos 20 é: "ta tudo bem". ta tudo bem morar com os pais, ta tudo bem nao saber falar mandarim, ta rudo bem vc estar sozinha agora, ta tudo bem e vai melhor aos poucos. o que voce nao pode fazer é se contentar totalmente com a situação e estacionar. Foque nos seus novos sonhos e trabalhe neles, as vezes voce nem sonha em fazer tudo isso e so esta se cobrando por que os outros fazem. e se conhecer e entender que cada um tem sua historia é o segredo para andar no seu tempo.
Muito obrigada pelo comentário. Eu sei que foi para a moça do vídeo, mas me ajudou .
isso é overthink, q é ocasionado por tempo ocioso, acho q morar sozinho me ajudou mt com essa crise ai, no geral problemas reais ficam na frente de problemas na imaginação
Tô passando por essa crise com 22. Essa ideia de não ser nem tão criança e nem tão adulta é assustadora!
A vida é uma constante oscilação entre a ânsia de ter e o tédio de possuir.
Eu ainda não tenho 20 anos mas tenho crises existênciais e pensamentos sobre a vida. Eu tenho 19 anos. Eu gostaria de fazer várias coisas, mas sei que não posso. Viver é sofrer, mas não é por causa disso que eu seguirei essa onda. Eu tento ser feliz na minha condição. Desejo a todos uma boa vida e espero que vcs achem a razão da vida de vcs. Acredite no seu potencial! Vc é capaz. Eu acredito em vcs!
Tenho 27, ainda dentro da faixa entre 20 e 30, e ainda passando por esse processo. A dica que eu dou é: essa época da vida é bem complexa, mas ela define muita coisa que vem mais pra frente. Então, lembrem-se de se cuidarem, estudarem algo que vcs gostam, cuidar da saúde física e mental, se esforçarem no trabalho e já comecem a juntar dinheiro desde agora. A crise dos 20 anos demora pra passar (a minha mesmo ainda não passou, mas já tô mais perto dos 30 do que dos 20), mas se a gente se esforçar, as coisas vão aos poucos melhorando!
Com 17 me identificando com tudo. Eu fico pensando… eu quero escrever, ser escritora, mas como vou conseguir dinheiro pra publicar um livro? Como vou conseguir um emprego? Como vou me sustentar com arte? Como vou fazer tudo o que quero? Eu surto todos os dias pensando o que devo fazer da minha vida e morro de medo de nunca conseguir realizar meus sonhos de tornar minhas histórias populares. A falta de dinheiro me deixa ansiosa. O “não poder fazer nada para mudar isso no momento” me consome.
Pprt
Eu quero ser cantor e viver da minha arte,e estou tendo a mesma coisa que tu
Eu tenho 19...m
Vou fazer 20 esse ano e já tive mil crises. Tô sem emprego, não penso em fazer faculdade, fico me comparando com os meus ex colegas de colégio etc
Tenho 23 anos e me sinto da mesma forma, é muito bizarro como ok, antes dessa idade eu já tive essas coisas, mas a crise dos 20 e poucos é MUITO específica
Tenho 22 e o pior é aquela sensação de todo mundo estar melhor que eu, parece uma paranoia. Por exemplo: essa mina do vídeo é bonita, loira, de boa condição financeira (pelo cenário), e isso desmotiva muito pois tem pessoas que nasceram com uma ampla vantagem na vida.
Eu já tive esse pensamento é você pode seguir vários caminhos para tira ou melhorar esse pensamento, mas o melhor caminho é transformar oque você pensa dos outros em algo tangível, oque é completamente diferente do que você está fazendo agora, que é transformar oque os outros tem em uma parede inquebrável.
Esse assunto dos 20 é realmente muito louco, estou beirando os 21 e me sinto tão perdido que parece que vou surtar a qualquer momento, e putz, na minha cabeça realmente parece que nunca é o suficiente, atualmente no meu segundo emprego estou tendo oportunidades que nunca tive antes, mas sempre me coloco pra baixo, por que me acho insuficiente, sem contar no tanto de coisa que quero fazer, por exemplo ler um livro, que nunca consigo me concentrar pra ler, sla acho que eu penso de mais e isso me assusta pra k7.
Ana, faço das suas palavras as minhas! É como se... cada escolha fôssemos fazer para toda a eternidade. É loucura, porquê quando vou comentar sobre isso com pessoas mais velhas, que possivelmente já passaram por isso, dizem coisas como "Ah, espera chegar nos 40 que piora" ou "Na minha época tendo um emprego já era motivo de estar feliz" e penso: Será que isso não é um dilema geracional? Tipo, com a era da informação e tudo mais, é como se o peso das nossas escolhas multiplicassem em uma escala absurda, só pelo fato de termos acesso a toda uma visão panorâmica de mundo, mas ao mesmo tempo uma visão superficial, pouco aprofundada.
Sei lá, parece que nas gerações passadas era mais aceito a ideia de "quebrar a cara" com escolhas indefinidas, como uma verdadeira roleta russa...
Ao mesmo tempo que não me sinto preparado para tomar minhas decisões, a sociedade espera isso de mim.
Esse cabelo é muito legal❤
Olha eu também sou escritor e agora com 26 eu digo... apenas segue em frente, sem medo sem correria e simplesmente com aceitação , mesmo se tudo der errado sua vida não acaba por causa disso...
Sempre vc terá jm novo dia ♡
Abraço...
A crise dos 20 sempre foi uma merda, mas o fator pandemia piorou 3x essa desgraça de fase.
Isso acontece, porque talvez estejamos valorizando demais aquilo que não temos e desvalorizando demais o que temos. Há uma utilidade real na gratidão. Ela também é uma proteção contra a vitimização e o ressentimento. Quando nos preocupamos mais com o futuro do que com o presente, inevitavelmente iremos esquecer de viver o agora, e isso vai acabar resultando em angústia e ressentimento. O problema não é querer ser várias coisas, o problema é querer ser várias coisas ao mesmo tempo. O objetivo principal é tornar-se primeiro alguma coisa, e depois pensar em querer tornar-se outra coisa. Devemos criar um personagem para nos esforçarmos para ser, e não imitando apenas por aparência. Devemos ter em mente, que ser é mais importante do que apenas aparentar ser.
Isso é muito comum, e não só na sua idade, no mundo de hoje recebemos muita informação muito rápido, então está sendo mais comum pessoas com ansiedade, com medo se fez a escolha certa ou não, medo do que o futuro que nós aguarda. E quanto mais o tempo vai passando, mais essa época de pensar nesses motivos vai diminuindo, isso é algo muito comum, questionar sobre a vida. Posso ser nova dms para dar conselhos, mas o que eu mais tempo pensar e fazer é seguir com o que eu sempre quis ser, e aproveitar o tempo que temos aqui.
Eu sou evangélica, mas eu tenho muitas teorias ainda sobre o que acontece quando o nosso tempo aqui acaba... E é tudo muito...louco em geral, mas eu acredito que vamos ter outras vidas, então se nessa vida por exemplo eu quero ser artista, cantora e escritora eu vou fazer isso dar certo, e lá na frente se eu pensar que desperdicei meu tempo com isso vou pensar que na minha próxima vida vou ter mais tempo para ser... o que eu quiser ser....
Enfim nem eu sei explicar meu pensamento, mas acredito que adolescentes já pensam nisso, meus pais que tem quase 50 anos pensam nisso, e eu sempre incentivo eles a fazerem o que vai deixar eles bem...
Enfim...só um pensamento kkkk
me identifiquei totalmente com você, fiz 20 em fevereiro mas já faz um tempo que me sinto desse jeito. eu me sinto tão insuficiente em tudo, mesmo eu tentando parece que não é suficiente, e eu tenho muito medo das incertezas da vida também, como se eu não tivesse um plano, eu realmente não tenho. eu nem consegui um emprego ainda e eu me pergunto se sou capaz de realmente conseguir um.
e isso de ser tratado como adulta em umas ocasiões e como criança em todos é muito confuso, os meus pais mesmo não percebem o quanto eles mexem com a minha cabeça. eu sei que eles tem as melhores intenções, mas eu to cansada. eu quero respirar, e quero ter paz, mas parece que é egoísta eu pedir isso.
ainda não sei como solucionar tudo isso que tô sentindo, mas desabafar ajuda.
Meu pai sempre me disse para aproveitar o máximo, até os 15/18, que depois é só preocupação! 😅O que eu gostaria de ter aprendido aos 20, é que nem tudo é regra, nem sempre tudo precisa ser perfeito, pensar de mais, se preocupar de mais, é um sofrimento desnecessário. Tudo tem um tempo certo e tudo se encaixa no momento certo... "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3. Só confia em Deus e crê que tudo vai dar certo!
Aos 20 eu tinha muito medo, medo de me expressar, muitos medos... então eu me fechava e ficava chateada do por quê, "que as pessoas não conseguiam adivinhar o que eu queria, ou o que eu estava pensando"... É, bem tipo isso... Então, tive que aprender a ser franca comigo mesma e com as pessoas, falar o que eu penso, me expressar, abrir meu coração, e não me preocupar com a reação, julgamentos e opinião dos outros...
Vendo as frustrações e ansiedades da vida da minha mãe, de coisas que ela queria realizar e não conseguiu (não é regra, é só a minha vida, minha visão, não é exemplo e nem parâmetro para ninguém), então eu tento não fazer muita expectativa de vida, vou levando, aproveitando o hoje, sem esperar muito do amanhã... Então quando vem uma recompensa (porque sempre vem para quem se esforça), parece que a surpresa, a sensação de vitória é maior, sei lá, é assim que eu penso.
Tenho 21, e nossa é inacreditável como você descreveu muito especificamente algumas coisas que sinto... E pior é que tipo, não importa o quanto eu desabafe parece que nunca consigo acertar nas palavras sabe? Tipo não tenho nenhum problema de comunicação, e isso se torna problemático, pq não da pra explicar totalmente para ninguém, só tenho essa "certeza" em mim mesmo, que ao mesmo tempo não é certeza... Enfim, acho que vc não esta sozinha nessa, ou pelo menos, acho que essa crise é muito mais real do que parece ser, mas nem sei se pode ser chamada de crise, pq ao mesmo tempo, é como se eu tivesse gostando disso, acho que vc entende.
Eu no fundo sinto que tenho um potencial enorme, para criar várias coisas em diversas áreas, tenho ideias para fazer histórias, personagem, desenhos, e até músicas. Mas me sinto tão incapaz de realizar tudo isso, eu sei que eu tenho potencial para isso mas é como se uma força esmagadora estivesse reprimido esse potencial, infelizmente hoje com 21 eu não tenho mas forma de vontade como antes algo em mim esfriou muito, eu persegui um sonho por 10 anos me esforçando ao máximo, eu poderia realmente me tornar alguém na vida, mas não tive nenhum apoio dos meus familiares, e depois de tudo o que eu fiz fui sendo cada ver mais oprimido pelo tempo e constante me perguntavam se eu não ia arrumar um trabalho, eu relutei ao máximo para ganhar mais tempo para ver se eu poderia melhorar mais mas parecia nunca ser o suficiente, isso me quebrou por dentro, no fundo eu só queria ser um bom desenhista e queria ter um mestre assim como Leonardo da vinci, mas acho que nasci no tempo errado na família errada, hoje meu sonho se tornou um hobby vazio e sem propósito, costuma dizer que minha vida se o desenho não era nada isso era uma verdade que mas tarde me assombrou, conforme fui crescendo percebi o total interesse pelas coisas, coisas que antes me deixam feliz agora não me faziam sentir nada, eu cai num niilismo que me fez olhar para vida com indiferença, agora trabalho e moro sozinho num aluguel, a única coisa boa disso é a liberdade de não fazer nada, e está longe de pessoas. Nao verdade eu já me dei por vencido, e acho difícil acontecer um milagre até porque não acredito nessas paradas.
Você pode cogitar abrir um canal no RUclips ou no Instagram ensinando a desenhar. Você tem que ter algum diferencial nos vídeos para ser interessante nas redes, o que pode ser desde de uma música legal até o desenho ser algo diferente. Você pode tentar isso e fazer do seu jeito, querendo ou não é uma forma de se expressar.
Cria um canal, se expresse... não deixe de fazer oq ama. Eu desejo que vc realize seu sonhos. E acredite.❤❤
Sabe, comecei a te acompanhar recentemente e, ironicamente, ou sei lá, "comicamente" também eu comecei a ter crise dos 20 também.... Eu, mais precisamente, faço 20 esse ano e, cara, foi peculiar o jeito q eu percebi esse "sentimento" novo dos 20 anos... Tipo, eu vi alguns vídeos seus, sobre a publicação dos seus livros(que, inclusive, tô doido pra comprar) e sobre outros assuntos como sua rotina e me peguei num pensamento doido de que eu tô perdendo muito tempo...
Assim como você, também sou artista, ainda anônimo, mas só de pensar que eu deveria estar indo atrás de aprender mais sobre cinema, fazer uma facul de teatro ou música para expor minha arte ao mundo, mas que, ao invés disso, tô cursando Bacharelado em Administração e raramente cantando em eventos do colégio, me faz realmente pensar que... talvez eu seja burro? Ou sei lá, talvez eu esteja esperando portas que nunca vão se abrir, ou... Talvez eu só estivesse esperando alguém comentar sobre esse assunto pra que eu não me sentisse louco. E é nesse ponto em que a ironia chega, afinal, só comecei a pensar sobre isso depois de refletir sobre o seu exemplo artístico, sabe? E justamente você é uma pessoa que tá passando pelo mesmo... Que louco!
Eu comentei sobre isso com meus amigos e real achei que tava surtando, pois nenhum deles dividia do mesmo sentimento que eu... O que me fez meio que retrair um pouco isso, por achar que seria só mais uma crise de ansiedade qualquer ou "mais uma loucura do Icaro". Mas o seu vídeo me fez colocar tudo isso pra fora de novo, só que em lágrimas kkkkk. Não de tristeza, mas de um misto de sentimentos. Alívio. Ironia. Alegria. Esperança... Ver que a pessoa a quem tomei como exemplo pra iniciar meu pensamento passa o mesmo que eu, me fez ter um choque de realidade enorme. Principalmente pela relatividade das coisas... A como me enxerguei em relação a você e como você se enxergou em relação a pessoas do seu ciclo social. Devo repetir, isso é muito irônico kkkkkk. Acho que nós, artistas, sobrevivemos através de um único neurônio que conecta todos. Ai, ai...
Enfim, só queria deixar aqui o meu relato, não sei se vai ler essa odisseia que escrevi, mas gostaria de agradecer por ter feito esse vídeo. Eu precisava chorar um pouquinho pra por isso pra fora e deu certo, eu acho pelo menos.
Sobre sua crise dos 20, embora haja uma relatividade entre as nossas, gostaria de dizer que independente de tudo, você é uma artista excepcional, literalmente um exemplo! Com certeza o que você faz inspira muita gente, assim como me inspirou, de certo modo. Logo, apesar do que pensa sobre o futuro, seu presente, com toda certeza, vai te permitir viver cada coisinha boa que estiver ao seu alcance. Você é incrível, Ana! E embora os mares possam parecer turbulentos ou imprevisíveis, pela honra da nossa Jolly Roger de artistas, com certeza conquistaremos os melhores tesouros que essa navegação pode nos ofertar.
Enfim, sucesso pra você e içar velas!
Faça das suas palavras as minhas.
Eu com 16 anos tendo os mesmos pensamentos 🥲
Estou com 23 também, e me identifiquei tantoo, amo escrever também, mesmo tendo um pouco de vergonha por gostar disso e não conseguir publicar. Estamos no mesmo barco! Bjos adoro você 💗
Parece que a vida é uma competição, porque de fato, as pessoas que constroem nosso mundo fazem ela ser uma competição. Fazem a busca pelo mínimo, casa, comida e prazer, ser uma busca gigantesca, interminável.
Sem querer ser o historiador teórico chato, mas já sendo, - como diria meu professor, nosso trabalho como historiadores é lembrar o que as pessoas querem esquecer - nós vivemos num regime econômico em que tanto o funcionamento do sistema de subsistência (ter um teto e comida), quanto a ideologia que o sustenta, apontam pro desempenho e pro acúmulo. Exploração. É como se tivesse um monte de gente te dizendo que você só pode existir plenamente enquanto ser humano, quando bater todas as metas de uma lista de afazeres (que são infactíveis pra gente na casa dos 20 e poucos), como ter uma casa, um emprego decente, um casamento, etc. Mas um primeiro passo interessante é entender que isso é uma ilusão estrutural, e que existem pessoas trabalhando pra manter essa ilusão existindo. MUITAS pessoas. Porque é interessante manter esse incômodo no nosso estômago. Isso nos aliena e nos faz produzir e produzir sem refletir. Isso nos transforma em máquinas. Nosso tempo é roubado. Ou melhor, nós o entregamos de bandeja, porque não temos outra opção. Dessa forma todo o processo de sobreviver acaba negando o processo de existir, de se entender como uma pessoa nesse mundo. Somos explorados.
Então o primeiro lugar pra gente resistir, é dentro da nossa cabeça. É a primeira luta que temos que vencer: limpar nossa mente de ideologias, olhar para si, e entender o externo. Entender esse sistema que nos domina já tira parte da culpa que sentimos: não é culpa nossa que não atingimos os ideais, na verdade nem precisamos atingi-los! Assim então podemos ensinar pra nós mesmos de uma vez por todas que a vida não é uma competição, e podemos encontrar o caminho que nos dá prazer em seguir. Eu acho que a literatura tem um papel fundamental nisso tudo, é uma forma maravilhosa de resistência, de prazer, de afirmação, de reflexão, de autoconhecimento. É por isso que eu escrevo, e é por isso que eu estou aqui também, vendo seus vídeos. Você escreve, você constrói universos que sublimam seus sentimentos e o dos leitores, ao mesmo tempo em que dão boas horas de alegria e prazer. Você transforma a visão de mundo das pessoas. Isso é magnífico, complexo, poderoso; na minha opinião isso é uma das coisas mais incríveis que existem. Ler e escrever nos dá propósito, sentido, nos transforma e nos conecta. A abertura reflexiva desse vídeo foi ótima. Obrigado pela sua existência e pelo seu trabalho, camarada Jeckel.
P.S.: acho que você gostaria de estudar sobre o Antônio Candido, apesar de que você já deve conhecê-lo. Eu gosto de "O direito à literatura".
Não sei se isso vai te trazer alívio ou anseio, mas eu faço 30 esse ano, e nada disso sumiu, é uma sensação que te acompanha, talvez algum sintoma do momento da história em que vivemos, mas você vai aprendendo a gerenciar isso.
Cara te conheci através da série da Disney, e parabéns você é incrível como pessoa também além de ótima atriz, uma artista completa, estou louco pra ler seus livros, é sobre o vídeo você falou tudo que significa a crise dos 20, estou passando pelo menos, e infelizmente todo mundo vai passar, é incrível mais ao mesmo tempo difícil, resumindo em uma palavra (complicado )
Amo muito o seu jeito reflexiva, fico feliz que não seja só eu kkkkk às vezes penso que sou maluca!
Querida, Letícia
Pode apostar que vc não é a única que pensa assim. Como ela falou no vídeo as pessoas escondem esse sentimento numa tentativa frustrante de parece-se confiante, mas eu não sinto vergonha de afirmar que tenho esses pensamentos e que as vezes eles me fazem até pensar se vale a pena viver .
- W.A.S
Estou assistindo este vídeo com 20 anos e já recebi um comentário de alguém que me respondeu que na minha idade eu já deveria estar trabalhando e morando sozinho longe dos meus pais, o cara me disse isso, mas eu sei que o processo exige tempo, não é? Eu também levo uma vida bastante solitária, estou procurando emprego e estudo em casa, estudo para ENEM/Vestibular, mas também fiz um concurso para assistente administrativo e estou esperando sair o resultado, ainda não estou fazendo faculdade, mas ainda pretendo fazer quando passar no curso dos sonhos. Provavelmente ela não vai me responder, mas a menina do vídeo parece demais a Gwen Stacy do filme Homem aranha no Aranhaverso, é linda demais e é incrível como ela parece tanto ser uma versão da Gwen Stacy na vida real, quando se trata de rosto, aparência física, daria até para ser cosplay da Gwen Stacy da animação do Aranhaverso, eu fico impressionado com tanta beleza angelical e jovial dela!
Me peguei refletindo sobre essas coisas no geral, esse ano eu faço 18 anos e é tudo realmente tão confuso e rápido. Lidar com trabalho e vc mesmo, chega a ser assustador e até sufocante, acho que no fundo todo mundo já pensou ou se sentiu dessa forma então é normal.
Porém não deixa de ser algo "ruim" de certa forma no caso de tudo isso, mas ter sua liberdade. Por outro lado é bom ouvir isso de vc tbm, eu pensava que era algo só meu na minha idade mas ver pessoas mais velhas também lidando não é tão solitário, não me sinto aquele pontinho errado.
Sei comé q é tanto e tão pouco TEMPO S2 !!! Por isso escolheria THE BEST of THE BEST (você)🤗
Eu tô tipo assim,a crise dos 15 kkk ,mas você representou tudo tão bem!! Não se preocupe nalu,você eh incrível ❤
Com 20 anos me sinto completamente perdida! Quero publicar meus livros, ser reconhecida por isso, ao menos tempo que faço faculdade, moro com meu namorado, e tenho o sonho de conhecer o mar e a neve pela primeira vez. Pior ainda é a crise que sinto de ter várias profissões ao mesmo tempo que são bem distintas uma das outras.
cara vc ficou tão fofinha loira❤
o maior erro do ser humano é pensar dms
Sim eu tenho 24 e tenho esses pensamentos 😢 as vezes parece que estamos tendo eles sozinhos,mas com esse vídeo vejo que não
Tenho a mesma idade e passo por esse pensamento diariamente. Fico me sentindo numa encruzilhada infinita de possíveis caminhos a se seguir. Sempre brinco com a minha mãe, dizendo que pra fazer tudo que gostaria, deveria viver pelo menos até os 200 anos kkk. Mas a verdade é que é realmente assustador pensar em tudo isso. Essa questão que tu colocou, dos amigos, me identifico muito, pois vejo eles falando com tanto conhecimento sobre vários assuntos, enquanto parece que quanto mais a gente sabe, menos a gente sabe, conhecimento raso kkkk. Ver eles seguindo seus caminhos, também traz uma autorreflexão: parece que todos estão totalmente seguros de si, sabendo exatamente o que querem e seguindo um caminho de "sucesso", enquanto nós estamos aqui, à deriva no mar da vida. Pensamos em fazer um monte de coisas, e enquanto pensamos em fazer, o tempo vai passando e a gente acaba não fazendo nada. Ao mesmo tempo em que queremos fazer tantas coisas, as pessoas ao redor, de nosso circulo, nos pressionam a reagir também. Isso cria tanto uma pressão externa quanto interna na gente de querer encontrar um caminho, e toda essa tensão acaba nos deixando confusos e acabamos sempre no mesmo lugar.
Vc e incríve! Simplesmente pensativa❤....
Esse ano faço 19, e é um grande surto, tô fazendo a faculdade mas não sei com o que quero trabalhar direito, quero fazer tanta coisa, e tenho empolgação, mas se começo a pensar demais desanimo, as coisas que eu quero parecem tão distantes, e todos meus amigos parecem estar melhor que eu, mas na verdade acho que todo mundo tá doido da cabeça com alguns problemas a resolver, sei lá, é tudo muito estranho
Te amo por esse vídeo cara ❤
Eu fiz 20 anos e literalmente virou uma chave horrível na minha cabeça, eu literalmente nao paro de chorar desde que eu fiz 20 anos.
Eu te amoooooo ❤
Tenho amigos que são pais, trabalham, estão no exército, faculdade.
E eu me sinto parada no tempo
Obrigado por esse vídeo Ana ❤
eu simplesmente não sei oque dizer sobre isso hahahaha, mas agradeço por mensagem Ana, você me ajudou muito mesmo, obrigado
Faltam 6 anos pra minha terceira crises dos 20 e é uma delícia! Não se preocupe.
Desabafo ouvido. Acredite no que vou te "dizer". Você vai ficar bem.
me representou tanto .
Um erro nosso é comparar nosa vida com as das outras pessoas
Adorei o video ❤ to com 22 agora e tava pesquisando sobre isso.
o tempo é uma coisa que me assusta, me assusta a ideia de que um dia foi o dia mais feliz da minha vida, e que nunca mais eu vou conseguir me sentir tão bem e tão em paz quanto eu me senti nesse dia, talvez esse dia nem seja o dia que eu penso que foi, provavelmente eu nem sequer lembro desse dia, só é tão cruel pensar que o destino faz a gente esquecer o momento mais puro que um dia a gente teve
é muito dificil estar nessa etapa da vida, eu abri mão de muitas oportunidades e vivências para tentar a sorte com uma bolsa para faculdade no exterior e não consegui e agora eu sinto q perdi essa "corrida", que fracassei. E agora eu me sinto perdida em tudo, estudo ou não? trabalho ou não? insisto em ir pro exterior ou não? mudo a área pra qual eu quero trabalhar? e tudo isso me sentindo deslocada em todos os lugares em que eu estou. Me sinto burra, me sinto atrasada e estagnada.
E a vdd é q não sabemos oq fazer pq nao existem um manual para seguirmos e o maximo q podemos fazer é continuar...
Eu faço faculdade, faço estágio tenho família e vou morar sozinho, parece que posso deixar minha vida me levar e seguir meu rumo, mas vendo as outras pessoas, parentes morando nos melhores lugares do mundo, conhecendo, ganhando um salário tão ruim quanto o meu porém com um trem visitando os lugares mais incríveis. Eu quero viver tudo isso, isso eu sempre quis, mas independente do que eu escolher sei lá, medo de me arrepender
Exatamente mano, exatamente
É doido isso né sempre temos uma idade que a gnt pega pra olhar pra trás e entramos numa crise existencial temos muito tempo pela frente mas ao mesmo tempo muito tempo já se passou EAI bate aquilo de mds e AGR? É que nem eu terminei a escola e agora tô trabalhando e tô tipo MDS como assim eu vou mais pro trabalho do que vejo as minhas amigas e estranho não saber o final sabe saber se vai valer apena é como uma aventura que vc começa e não sabe aonde vai não sei o porquê mas acho essa sensação bizarramente boa ksksks e um pouco assustadora tbm mas né não dá pra parar
Leiam o livro Essencialismo, ele vai ajudar vcs, pelo menos me ajudou.
To chegando nos 20, meu aniversário de 17 é amanhã, e eu sinto que isso não é bom, eu amo tantas coisas, quero aprender tanto. Tenho dezenas de hobbies que nunca sairam de ser só um hobbie, é bizarro saber que não vou fzr nem metade doq eu quero, e muito por culpa dos outros, que não apoiam as minhas ideias.
Minha ideias podem ser "ousadas" ou melhor, só fora do padrão mesmo, fico pensando, oque me garante ser feliz e bem suciedido fazendo oque eles querem, sabe, o foda é que o tempo não para enquanto a gente não faz oque queremos. Penso em só tacar o fds pra tudo que dizem e só fzr oque gosto.
Enfim, vídeo muito bommm, sinto que esse ano vou evoluir bastante, espero que consiga também sempre estar em evolução ♡♡
Mandei textão pela primeira vez des de q criei a conta no yt KKKK
Caramba eu to passando por tudo isso agora .
MOÇA PELO AMOR DE DEUS eu olhei para o seu pescoço e gritei vendo o colar de relogio ksksks desde que vi a Taylor no grammy usando estou pesquisando igual doido para ter um também haha, me fala por favor onde você comprou ou só adaptou para usar no pescoço mesmo ????
Tenho 32 não tenho a menor idéia que estou fazendo na vida
eu faço programação e a sindrome de impostor bate forte todos os dias da vontade de me taca na frente de um caminhao
Eu queria falar tanta coisa, mas nem sei por onde começar hahaha
Credo estou tendo a crise dos 20 com 13
literalmente eu ai
vou ser sincero com voce. tenho 17.
vejo no seu olhar ainda um resquisio de uma garota meiga, pura, gentil e alegre, porem quando olho pro resto vejo uma mulher confusa, perdida que acabou fazendo escolhas erradas e acreditando em coisas erradas e isso acabou machucando e confundindo voce, se voce continuar assim nessa caminho com essas crenças e visões erradas, acho que nunca vai com seguir se encontrar e se sentir de fato plena, posso dizer ppor mim mesmo que a melhor coisa que existe pra uma pessoa e dormir 100% com a consciencia limpa, sabendo que seguiu os principios certos e esta a cada dia se tornando alguem melhor, meu alerta final seria: voce esta buscando respostas e paz em algo que nunca ira te responder ou te tranquilizar, boa sorte baixinha
🖖🍀🧚♀️🍓
Oq
Você é tão bonita p mim q dói
Oii, me identifiquei super com esse video. Ainda tenho 19 anos, mas faço 20 em julho. Vejo muitas pessoas da minha idade ou até mesmo jovens com menos idade trabalhando... e eu nunca nem tive meu primeiro emprego. Uma das coisas que mais está pertubando minha cabeça é a faculdade, ainda não estou na facul, não obtive uma nota satisfatória no ENEM de 2023. Me culpo muito por ainda não está cursando meu curso dos sonhos, tenho medo de perder algumas oportunidades também e ser julgada pela minha família por causa disso. Sou muito ansiosa e tbm tenho medo de ir trabalhar em algum lugar e decepcionar meus colegas de trabalho, medo de não dar conta por causa da ansiedade. Minha mente diz que ainda dá tempo pois sou jovem ainda, por outro lado me comparo com fulano e fulana que tem TUDO com a minha idade. A comparação me mata demais por dentro. Vou voltar a terapia, acho que vai me ajudar. Não quero desistir de mim, dos meus sonhos. É tão doido, eu já imaginava que seria desafiador, todavia NUNCA imaginei que seria tanto assim. Dói demais.
Tô exatamente assim, minha nota do Enem não foi ruim, mas não foi o bastante pro curso que eu quero e não tenho vontade de fazer outro. Mas me cobro por não está fazendo nada, principalmente familiares falando que eu preciso correr atrás das coisas, sendo que faço tudo na medida do possível. Acho que vou entrar em qualquer facul pra pararem de falar. E eu tbm tenho ansiedade, já tive crise, é foda. Ninguém da minha família sabe, são aqueles pessoais que dizem "é frescura", por isso nunca nem comentei sobre o assunto.
a crise dos ricos , quer dizer dos que tem 20 milhões
Tão natural quanto a luz da lanterna do meu celular.
Faz melhor
@@Star_chase2004 Já faço, trabalho.
Muito isso eu sinto que geração passada ela tem muito e inveja da nossa juventude . Por isso ficam dizendo coisas horríveis para agente como maneira de punição.
Todas as pessoas fazerem isso acho se compram .kkk😊