O genocídio do negro brasileiro em suas diversas formas

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 19 мар 2018
  • A história do Brasil é atravessada pelo racismo e pelo assassinato da população negra. Se já em 1978 Abdias Nascimento nos alertava sobre o processo mascarado do racismo brasileiro, hoje, 40 anos depois, constatamos com toda clareza e pesar que a prática segue tão firme quanto sempre. O genocídio está, não só em práticas concretas, mas também em marcas menos aparentes.
    Maria Lucia da Silva é psicanalista, diretora do Instituto AMMA Psique e Negritude e ativista. Em "O Racismo e o Negro no Brasil" ela discute as marcas psicológicas deixadas pelo preconceito racial e outros traumas que observa em suas análises clínicas.

Комментарии • 35

  • @Matheus-it9rw
    @Matheus-it9rw Год назад +6

    Os comentários deixam evidente que muitos nao entenderam o vídeo, nem a sociedade em que a gente vive, ta semore tão na cara o quanto a sociedade é racista, por exemplo a questão do cabelo, qualquer pessoa pode alisar o cabelo é lógico, mas muitas mulheres pretas (provavelmente a maioria) alisam o cabelo porque passam a vida inteira desde a infância, escutando preconceitos em formas de piadinhas sem graca, ou "opiniões" infelizes, fazem elas acreditarem que o cabelo delas é feio é precisam mudar, minha irma mesmo é um exemplo disso, 9 anos e quer alisar o cabelo, escuta sempre os primos fazendo "piadinhas" sobre a cor dela e a chamando e cabelo pixaim, isso gruda na cabeça de uma criança, machuca.

  • @carvalho6801
    @carvalho6801 Год назад +4

    Desconheço essa narrativa, tendo em vista que na periferia onde moro e meus colegas como eu, de menor poder aquisitivo, amarelo, branco, preto e pardo. vivemos esperiencia com autoridades de segurança diversas e um exemplo pra nós é que os policiais na sua maioria aqui são negros ou de pele escura. DIGO SOMOS Privilegiados.

  •  2 года назад +1

    Maravilhoso.

  • @larissaguimaraes4586
    @larissaguimaraes4586 2 года назад

    Excelente!

  • @barros8rafael
    @barros8rafael 4 года назад +1

    Sensacional!

  • @roseanesousa3962
    @roseanesousa3962 2 года назад

    Amei o vídeo.

  • @mariasaibert6881
    @mariasaibert6881 5 месяцев назад

    Excelente

  • @thaynaranovas1711
    @thaynaranovas1711 Год назад

    vídeo incrível!

  • @fespinn1879
    @fespinn1879 2 года назад

    Amei o vídeo

  • @raquelkekeu
    @raquelkekeu 2 года назад +3

    ótimas palavras! 👏👏
    Uma galera hoje em dia acha normal você ser negro e se denominar como branco, ou o contrario, Ser branco e se denominar negro. Isso é um genocídio. Se essa é a minha cor, preciso ser aceita por ela e viver com ela, não achar que tenho outra cor só porque acho legal, ou porque a sociedade iria me aceitar melhor.

    • @carvalho6801
      @carvalho6801 Год назад

      Diferente de minha realidade no interior.

  • @edevair82
    @edevair82 2 месяца назад

    Muitas coisas tem que ser analisadas um negro não deixa sua essencia suas raizes por alisar o cabelo o por desejar alisar seu cabelo, isso também é uma forma de querer que mesmo ele sendo negro não possa alisar seu cabelo, ou colcar lentes de contatos castanha, verde e etc, isso tem que ser de escolha dele(a) chega de querer impor regras sobre os afros descendentes, de querer que ele(a) não tenha o direito ou escolha do que fazer com sua aparência eles são livres para escolherem o que querem, querer controlar isso é racismo e preconceito também, são eles que decidem se quer levar em frente sua decendência sem alterar suas caracteristicas suas raizes, mas também tem a escolha de quereer mudar seu visual sem perder seus costumes crenças e etc.

    • @julage7895
      @julage7895 Месяц назад

      De fato não deve ser obrigado! Mas o que queremos dizer com isso ? A vontade de alisar o cabelo, usar lentes e tentar ''amenizar'' traços negros, é muitas vezes uma tentativa, inconsciente, de se encaixar em um padrão imposto pela sociedade! Nunca foi tão falado da negritude como os dias atuais (e graças a Deus por isso). O fato de se ver e não se achar ''Bonita o suficiente'', e não aceitar o seu eu natural é preocupante e são cicatrizes que negros carregam de anos de escravidão. Houve a liberdade de escravos, mas não mudaram a mentalidade sobre o negro. Como o negro era visto? Como sujo, impuro, feio, inferior e etc.. Não queremos impor a Negritude a ninguém e sim enfatizar que traços negros também são bonitos, e que ainda há existência de certos pensamentos segregacionistas, chamamos de racismo enraizado ( falas que levam a crenças irreais. Certeza que já ouviu alguma vez a fala ''cabelo ruim'', não existe isso, falas assim mexem com a mente de qualquer pessoas ouvidas cotidianamente). É tão profundo tudo isso, que talvez você não perceba o seu erro em dizer '' impor isso é racismo!''. Não é racismo. Impor algo é tirar a liberdade de alguém. E não estamos falando disso. Queremos que as próximas gerações de Negros e Negras, tenham a real escolha de alisar o cabelo porque simplesmente quer mudar, que tenham a segurança de usar o cabelo da forma que quiser usar, sem o ''medo'' e a insegurança de não ser aceito, ou ser visto de forma diferente por simplesmente ser quem é.
      Escrevo isso na intenção de uma troca saudável.

    • @edevair82
      @edevair82 Месяц назад

      @julage7895 Eu até entendo que você queira preservar as raízes e seus costumes, mas creio que tudo está em constante mudança e as escolhas devem ser respeitadas, assim como as origens e costumes de um povo, e também com suas mudanças de não querer ser mais do mesmo. Vejo muito na história questões de impor algo ou querer que alguém seja completamente submisso(a) a um costume, seja ele territorial ou estrangeiro, são essas coisas que trazem muito sofrimento. Todo e qualquer tipo de povo tem que ter seus direitos preservados, mas também ter suas próprias escolhas respeitadas, sejam elas divergentes ou não. O mundo será muito melhor se não tivermos que impor nossos próprios costumes sobre a maioria, e isso independe de cor, raça ou gênero. Uma linda mulher afro pode escolher ter seus cabelos lisos ou com lindos dreads, black power ou também cacheados com tons de diferentes cores e intensidade, isso é ter liberdade de escolha, de se identificar, sem perder suas origens, todo o preconceito acaba quando não tivermos que impor nosso achismo sobre os outros, e deixarmos que cada um tenha suas escolhas sem medo de achar o que o outro vai ou não pensar, e é essa diversidade que é maravilhosa, já imaginou se todos fossemos clone um do outro que graça haveria? Seria monótono.

  • @amandabassani4931
    @amandabassani4931 Год назад +1

    A população do Brasil tem por sua maioria a população afro descendente, nas favelas onde se tem muita criminalidade a predominância também são de pessoas afro descendentes , onde ocorrem muitos conflitos entre policiais e criminosos , infelizmente ocasionando mortes.
    E em relação a alisar o cabelo, isso e uma questão de gosto do individuo, assim como um individuo fazer tranças.
    Se queremos ser uma sociedade livre sem preconceitos temos que educar as pessoas e não querer controla -las aos padrões e gosto que elas devem seguir ou ter

  • @luznogueira396
    @luznogueira396 6 месяцев назад

    A cada dia o negro sofre preconceito,de várias maneiras.

  • @josuesylva1904
    @josuesylva1904 6 лет назад

    Ontem muitos e nem todos escravos, atualmente cidadãos alijados dos direitos sociais e constitucional ?

  • @allanlima9941
    @allanlima9941 3 года назад +1

    Morri por ser negro? Kkkk

  • @rd_pro9266
    @rd_pro9266 3 года назад +6

    Não podemos colocar a culpa nos policiais, pois muitos dos negros são mortos por associação ao crime ao tráfico de drogas. Policiais são mortos e a sociedade não se mobiliza, brancos também são mortos e onde fica a indignação. Precisamos crescer e parar de se vitimizar, aceitar que todos temos um lugar e que não será desse jeito que ocuparemos acentos mais altos. Se meu cabelo é crespo porque não posso alisar, isso não tira o fato de me sentir negra, somente me agrada mais. Paremos de hipocrisia e comecemos a lutar pelo que realmente importa.

    • @magooetepam
      @magooetepam 2 года назад +14

      Há cinco meses que você não entendeu o vídeo. Volte ao momento 1:26 e assista tudo de novo... Depois volte para o seu comentário, e siga o seu conselho "paremos de hipocrisia e comecemos a lutar pelo que realmente importa." Mas o que realmente importa É NÃO PASSE PANO PARA A POLÍCIA.

    • @marisanunes1975
      @marisanunes1975 2 года назад +3

      cala boca mana se usa foto de anime

    • @raquelguerreira3251
      @raquelguerreira3251 Год назад +2

      @@marisanunes1975 você manda a pessoa calar a boca só porque ela pensa diferente de você e usa uma foto de anime! Vocês dizem ser a favor da democracia mas é só alguém pensar diferente que começam a xingar e rotular de racista e preconceituosos! Eu sou mulher, negra, da favela e venci na vida por mim mesma. Uma dica: Parem de ser vitimistas e massa de manobra de ideologias que querem usar a causa do racismo para ganho político e financeiro! Muitos negros ainda são escravos do próprio complexo de inferioridade!