Eu tenho wishlist, mas comigo acontece o contrário kkk é q ela me ajuda bastante a não sair gastando e parcelando atoa. Eu divido em áreas (tipo vestuário, hobbies, utensílios etc) e só entra na lista coisas q eu realmente tô precisando. Vou pesquisando preços e opções e montando uma ordem das coisas mais urgentes. Com isso eu consigo montar um "calendário" de qnd eu vou comprar cada coisa. Tipo, "esse daqui q é mais urgente consigo juntar dinheiro e comprar em março, esse outro vou aproveitar a blackfriday desse ano e esse daqui não cabe no orçamento desse ano, mas a partir de julho vou juntar x por mês pra comprar ano q vem"
Discordo. Vc coloca algo na lista para comprar na Black Friday e muito possivelmente vc não está precisando daquilo, só quer comprar, então se vc conseguir segurar seu impulso de comprar e só comprar coisas quando realmente precisar sem ter uma lista pra ficar te lembrar é melhor. Pois muito provavelmente se vc não tiver esta lista nem vai lembrar de comprar tal produto na black friday e desta forma economizou dinheiro... Junta dinheiro, guarda dinheiro, fica com os rendimentos, aumente seus ganhos com os investimentos, viaja, tira férias, não compre coisas atoa, não tenha lista pra ficar te lembrando que precisa de algo, se vc realmente estiver precisando vc irá comprar assim que o dinheiro der.
Eu concordo, acabo comprando coisas desnecessárias ou que não são urgentes por não consultar minha lista. Várias vezes eu coloquei coisas na lista e depois de um tempo tirei por pensar não ser mais tão necessário também. Já a parte de visitar lojas e sites eu acho realmente que influenciam na criação de desejos desnecessários.
1- Celular uso apenas pra RUclips e whatsapp 2- Nem sempre o mais cara é o melhor 3- Compre somente oq vai usar 4- Seu lazer é o mais importante ( compre um transporte ou algo q vai lhe agregar para seu dia a dia) 5- N compre Jóias, pior compra da minha vida
Virei estatistica! A mensagem bateu exatamente com o momento, absurdo! Ótimo trabalho, me prendeu o video todo com a forma da edição e tudo mais, seguirei também! Obrigado pela mensagem!
Comecei a jns 10 anos atrás a colecionar perfumes (hobbie bem caro) e cheguei a quase 100 frascos ou mais e daí percebi que seria impossível ter todos os perfumes do mundo, mas mesmo assim queria todos os lançamentos. Em 2020, durante a pandemia, piorou meu consumo, mas em 2021 repensei meu consumo e mudei: parei de comprar e comecei a usar os que tinha e doei o que não queria mais. Resultado: entrei 2023 com 29 frascos e espero terminar o ano reduzindo a metade deles. Já destralhei sapatos, roupas, itens de maquiagem, cabelos, esmaltes, bolsas, perfumes e preciso ser minimalista em relação a comida. Vida leve 🍃
Apaguei lista de desejos, pois me gerava ansiedade. Era como se aquilo tivesse pendente na minha mente. Ficava olhando o que tinha baixado de preço, sendo que não ia comprar. Agora que acabei com isso me sinto mais leve, sem sentir esse peso. O que eu quero realmente comprar sei que não vou esquecer.
Durante essa jornada de descoberta e aprendizado no minimalismo, me percebi uma pessoa bastante consumista. Essa descoberta foi desconcertante, pois nunca me vi como consumista, visto que não comprava roupas (o gargalo da maioria das mulheres). Eu simplesmente não poderia ter um centavo que não sossegava enquanto não gastasse. Comecei então a fazer lista de absolutamente tudo que eu via e queria comprar. Anotava a data do "desejo" e valor. Semanalmente eu analisava essa lista e via o quanto eu havia economizado apenas por não comprar. Fazendo isso, compreendi que não precisa e/ou não queria de fato a maioria (ou tudo) dos itens. Percebi o quão influenciada eu estava sendo pelas imagens, páginas e referencias que eu consumia.
No meu contexto, a solução que encontrei para evitar compras desnecessárias foi justamente utilizar a lista de desejos. Antes eu comprava muita coisa na internet por impulso, hoje eu transfiro pra essa lista, faço uma ordenação por prioridade e muitas vezes retiro itens por não achar mais necessário. É como se todas as minhas compras passagem por um processo de reflexão e "triagem"... Nunca compro nada assim que vá vontade, escrevo na lista e depois reflito. As vezez o item é um gasto para resolver determinado problema, mas quando reflito sobre ele, acabo achando outra solução mais barata ou gratuita. Outras vezes o item fica ali por alguns meses, acabo vendo que não é tão necessário assim, e retiro da lista. Sou impulsivo e desatento, sem esse controle, eu estaria comprando coisas na Amazon sem nem me tocar que preciso gastar com algo mais urgente. Hoje não vivo sem essa lista.
Nossa!...Só falou verdades. Muitas vezes ajudamos sem perceber, com as nossas atitudes. Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos! Um fortíssimo abraço!!
Um hábito que eu eliminei da minha vida era de ter muitos contatos, só pra mostrar que eu tinha muitas visualizações nos meus status. Depois do minimalismo percebi que eu não preciso disso. Eu tinha contato de gente que eu nem falava e as vezes nem sabia que era. Hoje eu só tenho bem pouquinho, somente o necessário.
Nossa Junior, esse vídeo explodiu minha mente num nível que você não tem noção!! Eu tenho uma planilha de wishlist e ela NUNCA termina e isso gera uma ansiedade absurda!!! Excluindo essa lista agora 😂 Seus vídeos são muito necessários… obrigada ❤
eu tive que aprender muito em parar de ajudar quem n quer ser ajudado me ferrei muito com isso minha mente e tempo gastando a pessoa n queria mudar e nem nada! mais vivia reclamando eu n entendia isso srsrsrs nunca mais faço isso de novo!
Muito bom o vídeo, realmente a gente tem que dar o espaço que a pessoa quer ou precisa. Eu tbm ajudava a pessoa sem ela querer ajuda, e isso era bem frustrante pra mim. É muito melhor focarmos em nós mesmos e ajudar quando a pessoa pedir❤️
Tu é um exemplo pra mim. Obrigado pelo conteúdo, de verdade. Estava muito desanimado e minha mente estava caótica, o minimalismo - que chegou até mim pelos seus vídeos - tem me ajudado a superar gradativamente tudo isso.
oiJunior, eu sempre aprendo alguma coisa com seus videos. tenho mundado muito com o minimalismo e isso eu agradeço também a você por ensinar com tanta leveza. obg
Junior eu também não faço lista de desejos. A lista é faca de dois lados, te ajuda a não comprar ítens por impulso, porém você fica lembrando dos ítens de compra da lista o tempo todo. Faz sentido esta explicação. Obrigada por compartilhar conosco os bons hábitos.🙏
Wishlist é uma faca de 2 gumes. Eu uso wishlist para "memorizar" produtos q não tem muito marketing, por exemplo. Minha wishlist do Steam, por ex, tem quase 500 games. Não irei comprar todos, mas é um método q eu uso para poder acompanhar projetos menores, o que acaba criando um balanço interessante para mim. Coleção eu nunca fui adepto e nunca serei. E sim, entendo essa vontade em querer ajudar quem você gosta. Eu sempre fui proativo e demorei para perceber que o outro precisa querer para você poder participar.
Eu comecei a fazer uma wishlist para de certo modo ter controle do que, como e quando obter aquilo, mas é preciso certo discernimento para não cair na ansiedade de sair querendo tudo pra ontem, acho que acaba caindo no imediatismo, mas vi um rapaz nos comentários falando sobre a sua wishlist e como é sua logística, achei bem interessante inclusive. Agora ajudar quem não quer ser ajudado, sempre vira tema mas minhas sessões de terapia, mas aos poucos vou me distanciando do problema do outro para dedicar ao meu caminho pessoal, as vezes soa egoísmo, mas se a pessoa quer ser ajudada, terá ajuda, porém não posso perder meu tempo e energia naquilo que nem a mesma se propõe a fazer.
Eu mantenho minha wishlist como forma de definir prioridades e acompanhar os preços. Se eu continuo interessado depois de um tempo e o custo x benefício melhorou, aí eu reavalio pra comprar ou retirar da lista. 😁 Agora, os três hábitos que abandonei e potencializaram meu bem-estar foram: 1) deixei de comer carne; 2) parei de tolerar o quarto e a casa bagunçada; 3) deixei de passar tempo demais nas redes sociais. 🙌
Que vídeo maravilhoso, cabei de conhecer seu cana através da indicação do youtube, 2022 não foi fácil pra mim, realmente cheguei no fundo do poço, me afundei em dívidas, drogas, tentei ser amigo de todo mundo e isso só me trouxe decepção e quase acabou de vez com minha vida. Por volta de Setembro do ano passado eu decidi que tudo iria ser diferente e comecei a arrumar minha vida, me afastei de todo mundo que eu conhecia, que me arrastava pra droga e degradação, pessoas que não tem objetivos na vida, assim como você parei de tentar ajudar pessoas que não querem ser ajudadas, parei de sair pra balada, ainda luto contra o vicio das drogas, mas uso bem menos do que eu estava usando, coloquei em prática meus planos pra 2023, novas rotinas, estudos e etc. Esses primeiros 26 dias do ano já foram melhores que 2022 inteiro, vou me esforçar pra continuar nessa pegada. Muito obrigado por esse vídeo, ganhou mais um inscrito, grande abraço!
Eu tenho costume de entrar nos apps de lojas, e perceber que "preciso" de alguma coisa, coisa que até entrar no app eu não precisava 😅 Eu também tenho o costume de tentar ajudar quem não ter ser ajudado, e acabo sendo "controladora" pq forço uma coisa que a pessoa não quer. São coisas que a gente tem que aprender a enxergar e depois lidar com isso. Obrigada sempre pelos teus vídeos INCRÍVEIS! 💗
Só compro roupas se for necessário, emagreci e estou usando novamente as roupas que não me serviam mais e até as ajustando 😁🌻bjkas pra todos. Junior vc nos inspira muito!
Há anos, comecei a dividir minha lista de desejos em duas: "eu quero" e "eu preciso". Por exemplo: eu >preciso< de meias novas; eu >quero< um estojo para guardar maquiagens. Faço o mesmo para a itens da casa; a casa precisa de um ralador novo, a casa quer uma rede. Isso ajuda muito a ter maior clareza e intencionalidade nas minhas compras; se torna um exercício de entender o que é urgente/essencial e o que é um agrado. É interessante como tem sido fácil encontrar o equilíbrio do que adquirir de cada uma das listas. Essa mudança de mentalidade melhorou muito meus hábitos de consumo no geral. Recomendo!
Minha única wishlist é de livros na amazon também. Na minha visão, a leitura é um ótimo hábito que quero cultivar com dedicação. Então faz muito sentido eu ter essa wishlist na amazon, onde posso ir monitorando os preços e aproveitando boas oportunidades de ler bons livros. O problema seria se comprar pra deixar parados, sem ler. Comprar pra deixar na estante pegando poeira é uma coisa que precisamos cuidar para que não aconteça.
Seria legal um ' CLUBE WINE" sei lá uns 9,90 mensal descontado no cartão vc recebe um ou dois livros lê e devolve ai eles enviam outros livros respeitando sua lista, netflix começou assim com os DVDs. Sei que tem o Kindle unlimited mas eu particularmente prefiro livro físico.
Quando chegou na parte de ajudar quem quer ser ajudado eu recebi uma frase de um app que manda frases de afirmação: “(..) ajudo quem precisa da minha ajuda” perfect timing 😊
Essa sincronia bateu muito certo, Junior, ainda não conhecia seu canal, mas fez muito sentido, essa questão da acumulação e coleção, junto com as listas de compras... Colecionar livros e quadrinhos, era algo que já vinha me incomodando, mas não tinha parado para pensar ainda sobre...
Um hábito que eu tento incluir na minha vida é a intencionalidade, acredito que sendo mais intencional eu vou conseguir consequentemente excluir coisas e hábitos da minha vida. Uma coisa que me ferra muito é ser multi tarefa.
Eu tenho várias listinhas, coisas pra olhar, jogar, ler, comprar e lugares para visitar e sinceramente, funciona bem pra mim, já que sempre que eu fico com algum tempo livre pra fazer algo, eu vou nas minhas listas e escolho algo pra fazer ou então algum lugar pra ir, assim embora eu alimente essas listas, elas crescem quase ao mesmo tempo em que diminuem, assim sempre tenho coisas pra me ocupar, faz anos que não passo horas de tédio sem fazer nada por exemplo, a não ser que eu não tenha escolha, por algum motivo que seja. Mas normalmente estou sempre aprendendo algo novo ou me divertindo com alguma obra aleatória das minhas listas.
Junior me conecto 100% com você sobre abrir mão do que não faz mais sentido. Eu também quando me mudei tive oportunidade de reavaliar todos meus itens para gastar menos na mudança. Doei minha coleção de livros, exceto um ou outro e várias roupas
Junior do céu! Veio aqui nos anúncios o primo rico 🤦🏽♂️😐😶😂 Mas sobre o vídeo estou querendo me desfazer de muita coisa aqui. Irei vender, doar ou presentear alguém especial.
Muito bom. Conheci seu canal por esse vídeo. Fiquei desconfiado de ser uma pessoa utilitarista tentando virar um robô que só usa 1 roupa, só faz amizade para usar a pessoa, que pensa a vida como um constante trabalho robótico. Mas curti muito! +1inscrito
Esse controle na thumb é um bom bait.. Haha Pensei que iria falar de games.. é uma coisa que eu gosto muuuito mas sinto que é um tempo perdido, msm sabendo que uma forma de distração e lazer. Principalmente agora adulto, com tantos deveres pra fazer no dia a dia... 😕
Eu sentia culpa também por jogar, a culpa de eu ver que ninguém na minha idade, ao meu redor, curtia jogar algo como eu e também de que eu achava que perdia tempo. Mas aí entendi que eu não tinha que parar de jogar, se eu conseguisse ser funcional na vida e não deixasse responsabilidades por causa do vídeo game. Jogue sem culpa, hoje eu não consigo ver diferença nenhuma entre viajar, ler um livro, assistir algo que gosta, passar um tempo com a família, jogar vídeo game, etc. na medida que cada um entende o que é saudável , tá certo. Tudo é tempo perdido e nada é tempo perdido. Minha busca é fazer o que me faz bem e o que faz bem praqueles q eu amo.
Se consegue conciliar tudo, está ótimo. Mas se deixas deveres e metas para o prazer momentâneo do jogo e, talvez , o caso de pensar sobre o equilíbrio. O minimalismo caminhar ao essencial, se é essencial e pq tem sentido e faz todo sentido para vc 🙂
Meu Filho comprou em dezembro com o cupom 15% -legal seria o mesmo desconto, e agora é 12%. Mas 'está valendo', pois o produto é de Qualidade. Foi meu presente de Natal aos Filho -escolhemos juntos. INSIDE é carícia na pele!
Somos muitos parecidos, eu sou minimalista doente rs, sabe aquela gavetinha de tranqueira que todo mundo tem ? Eu não tenho ! Se eu não uso eu jogo fora ou vendo, tenho uma coisa de cada (um celular, um computador, um fone...) não compro nada mais por impulso, se eu compro algo novo que preciso o velho vai pra doação ou venda. Sobre ajudar quem não quer ser ajudado também, é frustante, mas o erro é nosso pq as vezes a pessoa não quer mas tem vergonha de falar.
E tenho minhas listas de compras, viagens lugares a conhecer, já estimo o valor cadastro algumas coisa no aviso do Zoom pra pegar alguma queda de preço, feito isso geralmente já faço uma transferência programada, poupança ou num titulo do tesouro quando a meta é maior, mais de 1 ano por exemplo, mas se o com tempo não fizer mais sentido eu vou e deleto. Já teve caso de eu programar uma compra pra 7 meses e comprar em 3 ... queria um fone pro PC que custava 350,00, defini que guardaria 50,00 por mês pra isso no terceiro entrou a Black Friday e comprei por 150 reais o mesmo fone. Quanto a coleção só tive quando criança. Habito que exclui foi esse da OLX só entro quando realmente vou comprar , não fico mais procurando "oportunidades" parei de guardar caixas de produtos, que não tenho intenção de revender , tinha todas caixas de tênis , peças do PC celulares, guardar livro, coisa que tem algum valor ainda anuncio se vender em uma ou duas semanas bem senão faço doação.
No meu caso as listas funcionam justamente de forma contrária. Pois me dá tempo de repensar se eu quero ou se preciso realmente daquilo, ou se compensa pagar esse valor por aquilo. Já cansei de colocar itens em carrinhos e listas e depois deletá-los quando vejo que posso passar sem, ou que não compensa comprar aquilo naquele momento. Tenho jogos na lista de desejos da steam a muito tempo e ainda não resolvi comprá-los por não achar que ainda compensasse.
Deletei minha lista de desejos. Realmente, ela jamais acabaria porque cada 1 coisa que eu comprava, mais 3 entravam na lista. Coisas que não preciso agora e que nem tenho certeza se quero e que só serviam para me dar ansiedade e sensação de falta. A desculpa de que já tenho a pesquisa feita e o link salvo não se sustenta porque o preço, modelo e disponibilidade provavelmente serão outros até eu comprar. Por exemplo, tinha 1 drone na lista e demorei tanto para comprar que tive que substituir o modelo da lista pela atualização da peça. O mesmo com celulares. Quando for comprar, eu faço minha pesquisa de valores e satisfação antes de efetivamente finalizar a aquisição. Já me sinto menos em falta comigo mesmo por não ficar olhando pra uma lista de coisas que não tenho. E se eu fizesse uma lista do que eu tenho, pra variar?
Sobre coleção, eu acho que o importante é ter proposito. Eu por exemplo tenho Hqs, mas não saiu comprando qualquer uma só pra botar na estante, costumo a selecionar somente aquelas que realmente quero ler, caso não goste, já revendo na olx e mercado livre para não ficar acumulando Hqs "inuteis" e juntando poeira.
Vish eu mexo com drones, monto, concerto tenho uma coleçao de peças kkk que acho que um dia vou precisar quando alguma quebrar, é igual caixa de parafuso nunca tem oque vc precisa no dia que joga fora vc precisa de um de la kkkkk
Colecionismo é um dos meus maiores problemas e já reparei que por causa disso faço wishlists mentais e acabo comprando justamente quando estou numa vibe mais ansiosa ou qualquer outra emoção negativa. O espaço que eu tenho pra guardar os itens já está acabando além de sofrer co o descontrole financeiro que este hábito traz. Ainda acho um hobby muito bacana mas é muito perigoso porque é meio que infinito, já que sempre vai existir algo novo para adquirir ou mesmo algo antigo para despertar esse desejo. Resumindo, não parei de colecionar (tenho coisas que nem chegaram ainda) mas já percebi que algo errado não está certo. Parabéns pelo vídeo!
Eu faço wishlist, mas é beeeem pobre, tem pouquíssimos ítens Além disso, eu tenho uma regra: -Se não está na minha lista, eu não compro! Às vezes eu compro algo que nem lembrava que estava na minha lista E também vira e mexe eu vou lá na lista e simplesmente tiro tudo aquilo que não faz mais sentido pra mim, ou eu não quero mais, ou não preciso mais.
Minha regra dw vida em relação ao que ganho e " guardo 20% ,tenho contas 60% fixas e 20% torro sem fazer conta" seja livre sou independente financeiramente a 2 anos e estas foram munhas regras ! Sucesso galerinha!
Uma das coisas que sempre "agradeci", foi nunca ter gostado de colecionar coisas. Sei lá, eu acho que quanto mais coisas vocêUma das coisas que sempre "agradeci", foi nunca ter gostado de colecionar coisas. Sei lá, eu acho que quanto mais coisas você tem, mais "vazias" elas se tornam. Por exemplo, coleção de mangas. Eu acho interessante você ter um volume ou outro, que tem alguma coisa em específico bem importante pra você, mas colecionar centenas e centenas de volumes só por "obrigação", destrói a alma da coisa
Boa noite Júnior. Às vezes eu paro para pensar qtas cousas são desnecessárias , repentinamente tomo um decisão, e dou um ponto final nesses hábitos, só falta eu parar de colecionar perfumes kkkkk. Abração meu amigo 💙
Junior, acho que seria interessante abordar em algum video futuro a diferença de uma visão minimalista sobre a vida para com o fracasso gourmetizado. Grande abraço meu querido👊
Não vou me alongar pq acredito que não existe resposta certa ou errada, apenas o jeito como vemos as coisas. Dito isso, qual é o cerne do minimalismo? Viver uma vida essencial pra voce. Sobre o fracasso gourmetizado, uso esse termo pq antes de começar essa jornada minimalista encarava o mesmo como "não posso comprar, por isso vou minimizar esse desejo, mesmo querendo mais coisas".
eu acho que jogos é um hábito com duas vertentes, como tudo na vida, se for exagerado, é prejudicial, mas creio que se é algo que você gosta mas vc acaba sendo prejudicado em outros aspectos da vida, deve ser remanejado a não prejudica-lo mais, diminuir as horas jogadas, ou jogar apenas final de semana e tals
@@WizardPathofE desses 3 meses q se passaram desde o meu comentário, hoje meu Hobie é ler livros e fazer pedalada diariamente, e não está sendo nada ruim jovem
eu tenho o hábito de visitar a Amazon e ver preço de livros...fico colocando livros no carrinho kkkkkkk de 5 que eu coloco as vezes eu compro 1 kkkkkkkkkkkkkk
Não esquece do cupom JUNIOR12 quando for comprar na Insider Store: bit.ly/TechT-Shirt_InsidereJuniorKuyava
Eu tenho wishlist, mas comigo acontece o contrário kkk é q ela me ajuda bastante a não sair gastando e parcelando atoa. Eu divido em áreas (tipo vestuário, hobbies, utensílios etc) e só entra na lista coisas q eu realmente tô precisando. Vou pesquisando preços e opções e montando uma ordem das coisas mais urgentes. Com isso eu consigo montar um "calendário" de qnd eu vou comprar cada coisa. Tipo, "esse daqui q é mais urgente consigo juntar dinheiro e comprar em março, esse outro vou aproveitar a blackfriday desse ano e esse daqui não cabe no orçamento desse ano, mas a partir de julho vou juntar x por mês pra comprar ano q vem"
boa. tb acho q wishlists e listas como um todo são ótimas formas de controle, sobretudo diante do excesso.
achei maneiro essa didática, vou testar fazer assim tb! valeu
Eu também. Além de ter a regra: "se não está na lista, eu não compro"
Discordo. Vc coloca algo na lista para comprar na Black Friday e muito possivelmente vc não está precisando daquilo, só quer comprar, então se vc conseguir segurar seu impulso de comprar e só comprar coisas quando realmente precisar sem ter uma lista pra ficar te lembrar é melhor. Pois muito provavelmente se vc não tiver esta lista nem vai lembrar de comprar tal produto na black friday e desta forma economizou dinheiro...
Junta dinheiro, guarda dinheiro, fica com os rendimentos, aumente seus ganhos com os investimentos, viaja, tira férias, não compre coisas atoa, não tenha lista pra ficar te lembrando que precisa de algo, se vc realmente estiver precisando vc irá comprar assim que o dinheiro der.
Eu concordo, acabo comprando coisas desnecessárias ou que não são urgentes por não consultar minha lista. Várias vezes eu coloquei coisas na lista e depois de um tempo tirei por pensar não ser mais tão necessário também.
Já a parte de visitar lojas e sites eu acho realmente que influenciam na criação de desejos desnecessários.
Vou confessar que só entrei no vídeo porque achei q tu ia falar que jogar videogame é um mau hábito lkkkk essa thumb me pegou, bom vídeo aliás
O hábito 3 eu fazia muito tbm.
Me desgastava ajudando um amigo mas simplesmente nem ele se ajudava.
O 2 tbm ainda faço bastante tenho q parar kkkk
1- Celular uso apenas pra RUclips e whatsapp
2- Nem sempre o mais cara é o melhor
3- Compre somente oq vai usar
4- Seu lazer é o mais importante ( compre um transporte ou algo q vai lhe agregar para seu dia a dia)
5- N compre Jóias, pior compra da minha vida
Virei estatistica! A mensagem bateu exatamente com o momento, absurdo! Ótimo trabalho, me prendeu o video todo com a forma da edição e tudo mais, seguirei também! Obrigado pela mensagem!
Toda vez que eu sinto um pouquinho de ansiedade, eu venho ver um vídeo do Junior. Sua forma calma e tranquila de tratar os assuntos é incrível!
Fico felizão lendo isso 🥰
Eu tbm 🤧
Comecei a jns 10 anos atrás a colecionar perfumes (hobbie bem caro) e cheguei a quase 100 frascos ou mais e daí percebi que seria impossível ter todos os perfumes do mundo, mas mesmo assim queria todos os lançamentos. Em 2020, durante a pandemia, piorou meu consumo, mas em 2021 repensei meu consumo e mudei: parei de comprar e comecei a usar os que tinha e doei o que não queria mais. Resultado: entrei 2023 com 29 frascos e espero terminar o ano reduzindo a metade deles.
Já destralhei sapatos, roupas, itens de maquiagem, cabelos, esmaltes, bolsas, perfumes e preciso ser minimalista em relação a comida. Vida leve 🍃
Gesus 29? Eu tenho 1 so e olhe
La 😂😂
Apaguei lista de desejos, pois me gerava ansiedade. Era como se aquilo tivesse pendente na minha mente. Ficava olhando o que tinha baixado de preço, sendo que não ia comprar. Agora que acabei com isso me sinto mais leve, sem sentir esse peso. O que eu quero realmente comprar sei que não vou esquecer.
Durante essa jornada de descoberta e aprendizado no minimalismo, me percebi uma pessoa bastante consumista. Essa descoberta foi desconcertante, pois nunca me vi como consumista, visto que não comprava roupas (o gargalo da maioria das mulheres). Eu simplesmente não poderia ter um centavo que não sossegava enquanto não gastasse.
Comecei então a fazer lista de absolutamente tudo que eu via e queria comprar. Anotava a data do "desejo" e valor. Semanalmente eu analisava essa lista e via o quanto eu havia economizado apenas por não comprar. Fazendo isso, compreendi que não precisa e/ou não queria de fato a maioria (ou tudo) dos itens. Percebi o quão influenciada eu estava sendo pelas imagens, páginas e referencias que eu consumia.
No meu contexto, a solução que encontrei para evitar compras desnecessárias foi justamente utilizar a lista de desejos. Antes eu comprava muita coisa na internet por impulso, hoje eu transfiro pra essa lista, faço uma ordenação por prioridade e muitas vezes retiro itens por não achar mais necessário. É como se todas as minhas compras passagem por um processo de reflexão e "triagem"... Nunca compro nada assim que vá vontade, escrevo na lista e depois reflito. As vezez o item é um gasto para resolver determinado problema, mas quando reflito sobre ele, acabo achando outra solução mais barata ou gratuita. Outras vezes o item fica ali por alguns meses, acabo vendo que não é tão necessário assim, e retiro da lista. Sou impulsivo e desatento, sem esse controle, eu estaria comprando coisas na Amazon sem nem me tocar que preciso gastar com algo mais urgente. Hoje não vivo sem essa lista.
Na minha wishlist coloco tudo e espero um tempo para saber se realmente aquele item é necessário... na maioria das vezes a resposta é não! Kkkk
muito bom esse video.
muita gente precisava desses toques.
Junior, gostaria que você soubesse que acho você um cara muito maduro e super do bem. Seus vídeos têm me ajudado demais. Muito obrigada, de verdade!
Nossa!...Só falou verdades. Muitas vezes ajudamos sem perceber, com as nossas atitudes. Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos! Um fortíssimo abraço!!
Um hábito que eu eliminei da minha vida era de ter muitos contatos, só pra mostrar que eu tinha muitas visualizações nos meus status. Depois do minimalismo percebi que eu não preciso disso. Eu tinha contato de gente que eu nem falava e as vezes nem sabia que era. Hoje eu só tenho bem pouquinho, somente o necessário.
Eu também já eliminei vários contatos de pessoas. De tempo em tempo eu excluo alguns.
Nossa Junior, esse vídeo explodiu minha mente num nível que você não tem noção!! Eu tenho uma planilha de wishlist e ela NUNCA termina e isso gera uma ansiedade absurda!!! Excluindo essa lista agora 😂
Seus vídeos são muito necessários… obrigada ❤
Muito bom o vídeo, curti os conselhos, muito sensato.
Excelente Júnior!!❤
eu tive que aprender muito em parar de ajudar quem n quer ser ajudado me ferrei muito com isso minha mente e tempo gastando a pessoa n queria mudar e nem nada! mais vivia reclamando eu n entendia isso srsrsrs nunca mais faço isso de novo!
Muito bom o vídeo, realmente a gente tem que dar o espaço que a pessoa quer ou precisa. Eu tbm ajudava a pessoa sem ela querer ajuda, e isso era bem frustrante pra mim. É muito melhor focarmos em nós mesmos e ajudar quando a pessoa pedir❤️
Esse lance da wishlist pegou aqui kkkk obrigada pela reflexão
Kkkkkkkkk nossa, não esperava 🌚
Tu é um exemplo pra mim. Obrigado pelo conteúdo, de verdade. Estava muito desanimado e minha mente estava caótica, o minimalismo - que chegou até mim pelos seus vídeos - tem me ajudado a superar gradativamente tudo isso.
oiJunior, eu sempre aprendo alguma coisa com seus videos. tenho mundado muito com o minimalismo e isso eu agradeço também a você por ensinar com tanta leveza. obg
Que legal, Luciana! Fico feliz em saber diaso, um abraço!
Você me ajudou a ter roupas boas e duráveis, hehe comprei com seu cupom, valeu muito apena, uso minhas blusinhas all day 😁
Valeu Ju 👏🏽
Gosto mt dos teus videos, é uma conversa basicamente, me lembra midnight gospel
Junior eu também não faço lista de desejos. A lista é faca de dois lados, te ajuda a não comprar ítens por impulso, porém você fica lembrando dos ítens de compra da lista o tempo todo. Faz sentido esta explicação.
Obrigada por compartilhar conosco os bons hábitos.🙏
E bom sempre mudar para melhor parabéns
Essa lista de desejo é surreal, nunca tem fim mesmo. Deletando já!
Eu não faço lista de desejo, agora mesmo tô de casa nova a lista é de coisas que eu preciso🤭
Wishlist é uma faca de 2 gumes. Eu uso wishlist para "memorizar" produtos q não tem muito marketing, por exemplo. Minha wishlist do Steam, por ex, tem quase 500 games. Não irei comprar todos, mas é um método q eu uso para poder acompanhar projetos menores, o que acaba criando um balanço interessante para mim. Coleção eu nunca fui adepto e nunca serei. E sim, entendo essa vontade em querer ajudar quem você gosta. Eu sempre fui proativo e demorei para perceber que o outro precisa querer para você poder participar.
Eu comecei a fazer uma wishlist para de certo modo ter controle do que, como e quando obter aquilo, mas é preciso certo discernimento para não cair na ansiedade de sair querendo tudo pra ontem, acho que acaba caindo no imediatismo, mas vi um rapaz nos comentários falando sobre a sua wishlist e como é sua logística, achei bem interessante inclusive.
Agora ajudar quem não quer ser ajudado, sempre vira tema mas minhas sessões de terapia, mas aos poucos vou me distanciando do problema do outro para dedicar ao meu caminho pessoal, as vezes soa egoísmo, mas se a pessoa quer ser ajudada, terá ajuda, porém não posso perder meu tempo e energia naquilo que nem a mesma se propõe a fazer.
Eu mantenho minha wishlist como forma de definir prioridades e acompanhar os preços. Se eu continuo interessado depois de um tempo e o custo x benefício melhorou, aí eu reavalio pra comprar ou retirar da lista. 😁 Agora, os três hábitos que abandonei e potencializaram meu bem-estar foram: 1) deixei de comer carne; 2) parei de tolerar o quarto e a casa bagunçada; 3) deixei de passar tempo demais nas redes sociais. 🙌
Que vídeo maravilhoso, cabei de conhecer seu cana através da indicação do youtube, 2022 não foi fácil pra mim, realmente cheguei no fundo do poço, me afundei em dívidas, drogas, tentei ser amigo de todo mundo e isso só me trouxe decepção e quase acabou de vez com minha vida. Por volta de Setembro do ano passado eu decidi que tudo iria ser diferente e comecei a arrumar minha vida, me afastei de todo mundo que eu conhecia, que me arrastava pra droga e degradação, pessoas que não tem objetivos na vida, assim como você parei de tentar ajudar pessoas que não querem ser ajudadas, parei de sair pra balada, ainda luto contra o vicio das drogas, mas uso bem menos do que eu estava usando, coloquei em prática meus planos pra 2023, novas rotinas, estudos e etc. Esses primeiros 26 dias do ano já foram melhores que 2022 inteiro, vou me esforçar pra continuar nessa pegada. Muito obrigado por esse vídeo, ganhou mais um inscrito, grande abraço!
Você consegue .Boa sorte
Seu cabelo comprido é perfeito!
Valeuuu Renvil 🥰
Eu tenho costume de entrar nos apps de lojas, e perceber que "preciso" de alguma coisa, coisa que até entrar no app eu não precisava 😅
Eu também tenho o costume de tentar ajudar quem não ter ser ajudado, e acabo sendo "controladora" pq forço uma coisa que a pessoa não quer.
São coisas que a gente tem que aprender a enxergar e depois lidar com isso. Obrigada sempre pelos teus vídeos INCRÍVEIS! 💗
Só compro roupas se for necessário, emagreci e estou usando novamente as roupas que não me serviam mais e até as ajustando 😁🌻bjkas pra todos. Junior vc nos inspira muito!
Há anos, comecei a dividir minha lista de desejos em duas: "eu quero" e "eu preciso". Por exemplo: eu >preciso< de meias novas; eu >quero< um estojo para guardar maquiagens. Faço o mesmo para a itens da casa; a casa precisa de um ralador novo, a casa quer uma rede. Isso ajuda muito a ter maior clareza e intencionalidade nas minhas compras; se torna um exercício de entender o que é urgente/essencial e o que é um agrado. É interessante como tem sido fácil encontrar o equilíbrio do que adquirir de cada uma das listas. Essa mudança de mentalidade melhorou muito meus hábitos de consumo no geral. Recomendo!
Estou na mesma vibe... simplificando e apenas focando n9 que realmente importa.
Obrigado Junior por compartilhar a sabedoria que Deus lhe deu.
Eu tenho uma wishlist interminável na amazon. Mas são livros, será que pesa menos? Hahaha ótimo vídeo. Sucesso!
Minha única wishlist é de livros na amazon também.
Na minha visão, a leitura é um ótimo hábito que quero cultivar com dedicação. Então faz muito sentido eu ter essa wishlist na amazon, onde posso ir monitorando os preços e aproveitando boas oportunidades de ler bons livros.
O problema seria se comprar pra deixar parados, sem ler. Comprar pra deixar na estante pegando poeira é uma coisa que precisamos cuidar para que não aconteça.
Seria legal um ' CLUBE WINE" sei lá uns 9,90 mensal descontado no cartão vc recebe um ou dois livros lê e devolve ai eles enviam outros livros respeitando sua lista, netflix começou assim com os DVDs. Sei que tem o Kindle unlimited mas eu particularmente prefiro livro físico.
Quando chegou na parte de ajudar quem quer ser ajudado eu recebi uma frase de um app que manda frases de afirmação: “(..) ajudo quem precisa da minha ajuda” perfect timing 😊
Me identifico muito com a coleção.. não consigo ver sentido mais.
Estou aprendendo de mais com os seus vídeos, o RUclips recomendou o canal certo pra mim.
Essa sincronia bateu muito certo, Junior, ainda não conhecia seu canal, mas fez muito sentido, essa questão da acumulação e coleção, junto com as listas de compras...
Colecionar livros e quadrinhos, era algo que já vinha me incomodando, mas não tinha parado para pensar ainda sobre...
Ótimo depoimento!! Dicas muito úteis para quem compra por impulso !! Obrigado por compartilhar a sua experiência!!
Eu tenho uma modesta coleção de relógios, uns 15 relógios, mas só agora só compro um se vender outro
Um hábito que eu tento incluir na minha vida é a intencionalidade, acredito que sendo mais intencional eu vou conseguir consequentemente excluir coisas e hábitos da minha vida. Uma coisa que me ferra muito é ser multi tarefa.
Eu tenho várias listinhas, coisas pra olhar, jogar, ler, comprar e lugares para visitar e sinceramente, funciona bem pra mim, já que sempre que eu fico com algum tempo livre pra fazer algo, eu vou nas minhas listas e escolho algo pra fazer ou então algum lugar pra ir, assim embora eu alimente essas listas, elas crescem quase ao mesmo tempo em que diminuem, assim sempre tenho coisas pra me ocupar, faz anos que não passo horas de tédio sem fazer nada por exemplo, a não ser que eu não tenha escolha, por algum motivo que seja. Mas normalmente estou sempre aprendendo algo novo ou me divertindo com alguma obra aleatória das minhas listas.
Sou Igualzinhooo rs
Felizmente, nunca fui de ficar visitando sites para conhecer produtos e minha única wishlist é a lista do supermercado 🤣
Haha eu
Bate com o momento certo sim! Já não acesso mais ML, vou ficar sem OLX tbem 🤣🤣🤣
Junior me conecto 100% com você sobre abrir mão do que não faz mais sentido. Eu também quando me mudei tive oportunidade de reavaliar todos meus itens para gastar menos na mudança. Doei minha coleção de livros, exceto um ou outro e várias roupas
Junior do céu! Veio aqui nos anúncios o primo rico 🤦🏽♂️😐😶😂
Mas sobre o vídeo estou querendo me desfazer de muita coisa aqui. Irei vender, doar ou presentear alguém especial.
O último hábito acho que foi oq me pegou mais, sempre quero ajudar alguém mas , lembro de fazer minhas coisas e n ficar preso nisso pra n me frustrar
Seus vídeos me ajudam muito. Vários insights importantes, coisas que realmente mudaram os rumos da minha vida. Muito obrigado, Júnior.
belo video Junior, energia boa
Gratidão Junior!! Disse tudo que eu queria e precisava ouvir!!
Isso é muito particular pq eu adoro minha wishlist mas criei um método de “se o item passou mais de x meses nela, talvez eu não precise”.
Tinha uma coleção de tênis , uns 40 pares para mais , comecei a usá-los , faz uns 5 anos que não compro , pois ainda tenho muitos.
Muito bom. Conheci seu canal por esse vídeo. Fiquei desconfiado de ser uma pessoa utilitarista tentando virar um robô que só usa 1 roupa, só faz amizade para usar a pessoa, que pensa a vida como um constante trabalho robótico. Mas curti muito! +1inscrito
Faz sentido , se vc esquece que "precisa "comprar uma coisa, possivelmente vc não precisa de vdd comprar aquilo
Hmmmm saudades de ver seus vídeos Junior, é sempre bom ter vídeos novos no canal.
Esse controle na thumb é um bom bait.. Haha
Pensei que iria falar de games.. é uma coisa que eu gosto muuuito mas sinto que é um tempo perdido, msm sabendo que uma forma de distração e lazer.
Principalmente agora adulto, com tantos deveres pra fazer no dia a dia... 😕
Kkkkkk um joguinho tem que ter, que o caba não é de ferro
Eu sentia culpa também por jogar, a culpa de eu ver que ninguém na minha idade, ao meu redor, curtia jogar algo como eu e também de que eu achava que perdia tempo. Mas aí entendi que eu não tinha que parar de jogar, se eu conseguisse ser funcional na vida e não deixasse responsabilidades por causa do vídeo game. Jogue sem culpa, hoje eu não consigo ver diferença nenhuma entre viajar, ler um livro, assistir algo que gosta, passar um tempo com a família, jogar vídeo game, etc. na medida que cada um entende o que é saudável , tá certo. Tudo é tempo perdido e nada é tempo perdido. Minha busca é fazer o que me faz bem e o que faz bem praqueles q eu amo.
Se consegue conciliar tudo, está ótimo. Mas se deixas deveres e metas para o prazer momentâneo do jogo e, talvez , o caso de pensar sobre o equilíbrio. O minimalismo caminhar ao essencial, se é essencial e pq tem sentido e faz todo sentido para vc 🙂
A falta de dinheiro faz o povo cortar gastos. Nesse caso tem que pensar muito o que comprar, pois a grana é curtíssima.
Vejo que sigo as pessoas certas quando uma indica ou se inspira em outra que já sigo. ❤️
É sério isso. Alguém tem prazer em esperar a compra chegar? Kkkk exatamente por isso não gosto d compra on
muito mais do que vc imagina kkkk
Meu Filho comprou em dezembro com o cupom 15% -legal seria o mesmo desconto, e agora é 12%. Mas 'está valendo', pois o produto é de Qualidade. Foi meu presente de Natal aos Filho -escolhemos juntos.
INSIDE é carícia na pele!
Somos muitos parecidos, eu sou minimalista doente rs, sabe aquela gavetinha de tranqueira que todo mundo tem ? Eu não tenho ! Se eu não uso eu jogo fora ou vendo, tenho uma coisa de cada (um celular, um computador, um fone...) não compro nada mais por impulso, se eu compro algo novo que preciso o velho vai pra doação ou venda. Sobre ajudar quem não quer ser ajudado também, é frustante, mas o erro é nosso pq as vezes a pessoa não quer mas tem vergonha de falar.
E tenho minhas listas de compras, viagens lugares a conhecer, já estimo o valor cadastro algumas coisa no aviso do Zoom pra pegar alguma queda de preço, feito isso geralmente já faço uma transferência programada, poupança ou num titulo do tesouro quando a meta é maior, mais de 1 ano por exemplo, mas se o com tempo não fizer mais sentido eu vou e deleto. Já teve caso de eu programar uma compra pra 7 meses e comprar em 3 ... queria um fone pro PC que custava 350,00, defini que guardaria 50,00 por mês pra isso no terceiro entrou a Black Friday e comprei por 150 reais o mesmo fone. Quanto a coleção só tive quando criança. Habito que exclui foi esse da OLX só entro quando realmente vou comprar , não fico mais procurando "oportunidades" parei de guardar caixas de produtos, que não tenho intenção de revender , tinha todas caixas de tênis , peças do PC celulares, guardar livro, coisa que tem algum valor ainda anuncio se vender em uma ou duas semanas bem senão faço doação.
No meu caso as listas funcionam justamente de forma contrária. Pois me dá tempo de repensar se eu quero ou se preciso realmente daquilo, ou se compensa pagar esse valor por aquilo. Já cansei de colocar itens em carrinhos e listas e depois deletá-los quando vejo que posso passar sem, ou que não compensa comprar aquilo naquele momento.
Tenho jogos na lista de desejos da steam a muito tempo e ainda não resolvi comprá-los por não achar que ainda compensasse.
Pra mim também visito encho o carrinho 🛒 e não levo nada 😂adoro mais de livros não abro mão,, excluir a alguns ja
Deletei minha lista de desejos. Realmente, ela jamais acabaria porque cada 1 coisa que eu comprava, mais 3 entravam na lista. Coisas que não preciso agora e que nem tenho certeza se quero e que só serviam para me dar ansiedade e sensação de falta. A desculpa de que já tenho a pesquisa feita e o link salvo não se sustenta porque o preço, modelo e disponibilidade provavelmente serão outros até eu comprar. Por exemplo, tinha 1 drone na lista e demorei tanto para comprar que tive que substituir o modelo da lista pela atualização da peça. O mesmo com celulares. Quando for comprar, eu faço minha pesquisa de valores e satisfação antes de efetivamente finalizar a aquisição. Já me sinto menos em falta comigo mesmo por não ficar olhando pra uma lista de coisas que não tenho. E se eu fizesse uma lista do que eu tenho, pra variar?
Muito bom o vídeo, um hábito que eu larguei foi utilizar o cartão de crédito, liberdade.
Sobre coleção, eu acho que o importante é ter proposito. Eu por exemplo tenho Hqs, mas não saiu comprando qualquer uma só pra botar na estante, costumo a selecionar somente aquelas que realmente quero ler, caso não goste, já revendo na olx e mercado livre para não ficar acumulando Hqs "inuteis" e juntando poeira.
Eu faço isso tb, coleciono dvds mas desfaço de alguns que não quero na coleção pra não virar acumulação grande
Junior, já estudou sobre temperamentos? você tem uma cara de ter um temperamento fleumático, hahaha 💙
sua calma transparece isso!
Vish eu mexo com drones, monto, concerto tenho uma coleçao de peças kkk que acho que um dia vou precisar quando alguma quebrar, é igual caixa de parafuso nunca tem oque vc precisa no dia que joga fora vc precisa de um de la kkkkk
Colecionismo é um dos meus maiores problemas e já reparei que por causa disso faço wishlists mentais e acabo comprando justamente quando estou numa vibe mais ansiosa ou qualquer outra emoção negativa. O espaço que eu tenho pra guardar os itens já está acabando além de sofrer co o descontrole financeiro que este hábito traz. Ainda acho um hobby muito bacana mas é muito perigoso porque é meio que infinito, já que sempre vai existir algo novo para adquirir ou mesmo algo antigo para despertar esse desejo. Resumindo, não parei de colecionar (tenho coisas que nem chegaram ainda) mas já percebi que algo errado não está certo. Parabéns pelo vídeo!
Eu faço wishlist, mas é beeeem pobre, tem pouquíssimos ítens
Além disso, eu tenho uma regra:
-Se não está na minha lista, eu não compro!
Às vezes eu compro algo que nem lembrava que estava na minha lista
E também vira e mexe eu vou lá na lista e simplesmente tiro tudo aquilo que não faz mais sentido pra mim, ou eu não quero mais, ou não preciso mais.
Também tenho uma lista do que faz sentido pra mim.
Minha regra dw vida em relação ao que ganho e " guardo 20% ,tenho contas 60% fixas e 20% torro sem fazer conta" seja livre sou independente financeiramente a 2 anos e estas foram munhas regras ! Sucesso galerinha!
Uma das coisas que sempre "agradeci", foi nunca ter gostado de colecionar coisas. Sei lá, eu acho que quanto mais coisas vocêUma das coisas que sempre "agradeci", foi nunca ter gostado de colecionar coisas. Sei lá, eu acho que quanto mais coisas você tem, mais "vazias" elas se tornam.
Por exemplo, coleção de mangas. Eu acho interessante você ter um volume ou outro, que tem alguma coisa em específico bem importante pra você, mas colecionar centenas e centenas de volumes só por "obrigação", destrói a alma da coisa
Terceiro hábito : necessário! 💥🔥💓
Eu uso o carrinho online pra eu pensar bem antes de concluir a compra 🤭
Então a thumb citando vídeo games e cartões de crédito é só um chamativo... a mizeravi
Boa noite Júnior. Às vezes eu paro para pensar qtas cousas são desnecessárias , repentinamente tomo um decisão, e dou um ponto final nesses hábitos, só falta eu parar de colecionar perfumes kkkkk. Abração meu amigo 💙
Acho que vale a pena uma coleção com seus perfumes favoritos, uns 5 perfumes ou menos. E ficar repondo eles.
@@vitoriaesilva45 Vc está certa .Com tantos, não sei como usa - los. Boa noite ❤
Minha wish list parece um deserto, nunca tem nada, nem lembro dela na verdade 😂
Eu vi o controle na thumb e já pensei "ah pronto." 🤣
Um joguin não pode faltar né, que o caba né de ferro
Junior, acho que seria interessante abordar em algum video futuro a diferença de uma visão minimalista sobre a vida para com o fracasso gourmetizado.
Grande abraço meu querido👊
Fala João! Se vc puder, explica melhor essa ideia pra ver se eu entendi direito. Abraço mano
Não vou me alongar pq acredito que não existe resposta certa ou errada, apenas o jeito como vemos as coisas. Dito isso, qual é o cerne do minimalismo? Viver uma vida essencial pra voce. Sobre o fracasso gourmetizado, uso esse termo pq antes de começar essa jornada minimalista encarava o mesmo como "não posso comprar, por isso vou minimizar esse desejo, mesmo querendo mais coisas".
Que vídeo perfeito! 🥹
Obrigado lindona
JESUS é o caminho, a verdade e a vida! ❤️
Fala beleza? Não sei se já possui esse tipo de vídeo, mas como é a rotina de alimentação e de estudos de um minimalista? Valeu e abraço!
3 hábitos q exclui
1 Jogos 🎮
2 Farra 🍻
3 Comprar só pra me sentir bem 🌝
eu acho que jogos é um hábito com duas vertentes, como tudo na vida, se for exagerado, é prejudicial, mas creio que se é algo que você gosta mas vc acaba sendo prejudicado em outros aspectos da vida, deve ser remanejado a não prejudica-lo mais, diminuir as horas jogadas, ou jogar apenas final de semana e tals
@@WizardPathofE desses 3 meses q se passaram desde o meu comentário, hoje meu Hobie é ler livros e fazer pedalada diariamente, e não está sendo nada ruim jovem
@@pablw2266 isso é otimo, só evolução
Quando se resolve ser minimalista um monte de coisa perde a graça. Hoje eu me sinto melhor assim.
Descobri que sou o cara mais minimalista de todos kkkkkkkkkk
Eu coleciono moedas antigas :)
Excluí redes sociais
Vdd👍
eu tenho o hábito de visitar a Amazon e ver preço de livros...fico colocando livros no carrinho kkkkkkk de 5 que eu coloco as vezes eu compro 1 kkkkkkkkkkkkkk
Eu faço isso de livros não abro mão
eu amo esse canal
🥰🥰🥰
...aos Filhos!
Wishlist: Insider
Amigo pelo amor de deus cria um grupo no dsicord