Chegou nesse fim de ano um grande lote de cervejas que fiz o pedido e gostaria de conhecê-las, dentro desse lote estava uma cerveja que eu não tinha espectativa nenhuma, por se tratar de uma Lagger de fato não se espera complexidade alguma, mas a surpresa foi apenas em ter tomado a melhor Lagger que já tomei, Hofbräu Original, não esperava me surpreender com a simplicidade nessa cerveja, excelente cerveja, se fosse uma cerveja de custo acessível, seria uma daquelas que você tomaria litros fazendo um churrasco com os amigos, simplesmente perfeita, aproveitando isso gostaria de saber qual é a sua Lagger preferida? A hofbräu é uma delas? Saúde!!!
@@canalumacervejapordia vi o seu vídeo sobre ela agora, não sabia que ela era uma Lagger, achava que lagger não tinha complexidade, na minha mente lagger era um padrão das cervejas de massa que temos no supermercado, desculpe por isso, parece então que há Lagger complexas, bom estou conhecendo, mas a hofbräu das que não são complexas pois ela não é, é a melhor. Obrigado Rafael.
Então, a confusão comum que acontece é a seguinte: Lager é uma "família" de cervejas. Todos os estilos produzidos a partir das leveduras lagers, ou seja, leveduras de "baixa fermentação" (leveduras que fementam em BAIXAS temperaturas e atuam na parte de BAIXO do dermentador - daí a designação de BAIXA fermentação), são consideradas lagers. Dentro dessa família, temos diveros estilos: Pilsners, American Lagers, Pale Lagers, Vienna Lagers, Munich Helles, Bock, Schwazbier, Doppelbock, Eisbock, Dunkel, Festbier, Märzen, Rauchbier, Dortmunder Export, etc. A confusão começar porque alguns estilos utilizam o termo "Lager" em sua nomenclatura, como por exemplo, "American Standard Lager" ou "Intenational Pale Lager" (essas são as "tipo pilsen" que encontramos no mercado). Chamam de "tipo pilsen", por ter algumas características pareceidas, como neutralidade de aromas de leveduras, textura crispy, cor dourada ou amarela brilhante, cristalina, baixa graduação alcoólica. Mas, as semelhanças param por aí. Apesar de pilsner ser um estilo de cerveja enquadrado dentro da família lager também, traz consigo um caráter perceptível de matles e cerais claros, panificação, e principalmente, presença do lúpulo - sem exageros. No seu caso, a Hofbrau Original é uma cerveja do estilo Munich Helles, um estilo que também é da família Lager, mas que traz uma coloração mais dourada, podendo ir até um alaranjado, com presença do malte munich em primeiro plano (um toque perfumado no aroma, uma panificação levemente mais escura, casca de pão italiano, casca de pão suíço), lúpulo que usca apenas equilíbrio, e não tem tanta percepção assim. Mas é uma família com diversos estilos, alguns bem simples, outros mais complexos e ricos em características sensoriais. Essa fase de descobertas é fascinante, e acredite, ela NUNCA acaba. Saúde!!!
Chegou nesse fim de ano um grande lote de cervejas que fiz o pedido e gostaria de conhecê-las, dentro desse lote estava uma cerveja que eu não tinha espectativa nenhuma, por se tratar de uma Lagger de fato não se espera complexidade alguma, mas a surpresa foi apenas em ter tomado a melhor Lagger que já tomei, Hofbräu Original, não esperava me surpreender com a simplicidade nessa cerveja, excelente cerveja, se fosse uma cerveja de custo acessível, seria uma daquelas que você tomaria litros fazendo um churrasco com os amigos, simplesmente perfeita, aproveitando isso gostaria de saber qual é a sua Lagger preferida? A hofbräu é uma delas?
Saúde!!!
Minha lager preferida é a Paulaner Salvator, uma Doppelbock. Um espetáculo, complexa, rica em detalhes, super maltada.
Saúde!!!
@@canalumacervejapordia vi o seu vídeo sobre ela agora, não sabia que ela era uma Lagger, achava que lagger não tinha complexidade, na minha mente lagger era um padrão das cervejas de massa que temos no supermercado, desculpe por isso, parece então que há Lagger complexas, bom estou conhecendo, mas a hofbräu das que não são complexas pois ela não é, é a melhor.
Obrigado Rafael.
Então, a confusão comum que acontece é a seguinte: Lager é uma "família" de cervejas. Todos os estilos produzidos a partir das leveduras lagers, ou seja, leveduras de "baixa fermentação" (leveduras que fementam em BAIXAS temperaturas e atuam na parte de BAIXO do dermentador - daí a designação de BAIXA fermentação), são consideradas lagers.
Dentro dessa família, temos diveros estilos: Pilsners, American Lagers, Pale Lagers, Vienna Lagers, Munich Helles, Bock, Schwazbier, Doppelbock, Eisbock, Dunkel, Festbier, Märzen, Rauchbier, Dortmunder Export, etc.
A confusão começar porque alguns estilos utilizam o termo "Lager" em sua nomenclatura, como por exemplo, "American Standard Lager" ou "Intenational Pale Lager" (essas são as "tipo pilsen" que encontramos no mercado). Chamam de "tipo pilsen", por ter algumas características pareceidas, como neutralidade de aromas de leveduras, textura crispy, cor dourada ou amarela brilhante, cristalina, baixa graduação alcoólica.
Mas, as semelhanças param por aí. Apesar de pilsner ser um estilo de cerveja enquadrado dentro da família lager também, traz consigo um caráter perceptível de matles e cerais claros, panificação, e principalmente, presença do lúpulo - sem exageros.
No seu caso, a Hofbrau Original é uma cerveja do estilo Munich Helles, um estilo que também é da família Lager, mas que traz uma coloração mais dourada, podendo ir até um alaranjado, com presença do malte munich em primeiro plano (um toque perfumado no aroma, uma panificação levemente mais escura, casca de pão italiano, casca de pão suíço), lúpulo que usca apenas equilíbrio, e não tem tanta percepção assim.
Mas é uma família com diversos estilos, alguns bem simples, outros mais complexos e ricos em características sensoriais.
Essa fase de descobertas é fascinante, e acredite, ela NUNCA acaba.
Saúde!!!