Boa noite a todos, tenho um TL 1970, um dos primeiros, frente alta, comprei a alguns anos de um senhor de 85 anos, que o comprou 0km em uma agência aqui da minha cidade, tenho o manual do proprietário e a nota fiscal, está todo original, é uma relíquia, dou uma voltinha com ele nos finais de semana, quando o tempo esta bom!
@@michelfogassi Como não , ele é o segundo dono e o carro tem o manual do proprietário e a nota fiscal , ele tem uma raridade em mãos, meu vizinho tem um SCANIA 112 ano 1983 com manual e nota do primeiro dono , comprou com placa preta , hoje (sábado ) saiu com o caminhão, pelo menos uma vez por mês vai passear com o caminhão .
Cia existe encontro carros antigos e bikes nos domingos no alto lapa sp posto shell na Av. São gualter nas pracinhas ao redor dessa av. Se fizer sol ! Tem colecionadores de todos tipos : rabo de peixe sinca aerowillis d k w fusca e kombi serie prata fusca pe de boi e por ai vai sem falar nos esportivos s p 2 a d a m o e miura e b i a n co tarpan e.muura targa m o t o s har l e y d. Yamaha t t ( todo terreno) lambreta e vespas originais e bikes antigas ! Na est. Luz esta suspenso no 1 domingo de cada mes suspenso e no 3 domingo de cada mes hot em Interlagos revistas: classics show de i t u j u i Rio gde sul 4 rodas auto e técnica motor show e uma nova chamada carro ! N1 história do d k w ! Nas melhores bcas de jornais ou assine dos briguentos fusca e cia opala e chevett e cia ! Prestigiem ! 😮😊
Qualquer um que entende raridades sabe o manual do carro e nota fiscal vale muito. Assistem o Jay Leno Garage. Todos os carros antigos ele mostra, nota fiscal e uma revista da época do carro, falando sobre o modelo. Entre carros e motos ele deve ter por volta de 300 modelos. Além de pessoas que tem um carros raro, vão apresentá-los a ele.
Eu tive um TL 1974 quatro portas vermelho, isso em 1986, e apesar de ter sido usado como táxi antes de eu comprar, era um carro muito bem conservado. Fiquei pouco tempo com ele, mas o que mais me marcou foi o fato de toda vez que eu mexia no motor acabava batendo a cabeça na tampa do porta malas😂😂😂... Isso foi o fator que fez eu me livrar da TL.
Algumas frotas de táxi usavam muito o TL aqui no Rio de Janeiro. Mas tem também uma lembrança humorística: Num antigo programa dos Trapalhões, ainda na extinta TV Tupi, o Didi se gabava que só ia pro trabalho de TL e depois esclarecia que era "Trem Lotado".🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Tive uma TL 73 azul 2 portas fora regulagem dos carburadores era um carro,e depois aprendi regular os carburadores acabou dor de cabeça passei 4 anos com ela ❤❤
Meu Pai em 1971 tirou um TL 0km na VW Diauto em S.Caetano do Sul, a cor era Azul Pavão, voltei no tempo qdo vc mencionou a luz verde do painel e instrumentos, lembro que havia uma aliança ao lado do câmbio, vc acionava e saia ar quente dos difusores, andava bem para época, Parabéns!
Acho que se VW 1600 quatro portas ou Zé do caixão tivesse sido produzido com motor plano talvez fosse mais aceito pelos compradores pois com o motor plano acho poderia ter um razoável porta malas em cima do motor como na VW variant e no TL facilitando seu uso.
Acredito que nao haveria tanto ganho de carga, sem contar que esse porta malas viraria uma estufa com o calor do motor e da tampa traseira. Mas acho que o problema foi mesmo o design. O Corcel era um sedan mais bonito, espaçoso e versátil que o modelo da VW
Na realidade o zé do caixão tinha um excelente porta malas dianteiro, já que o tanque de combustível (diferente dos TL e Variant) era localizado atrás do banco traseiro.
TL 70 branco, foi meu primeiro carro, qdo. consegui comprar quase que eu dormi dentro dele de tão feliz. A lataria parecia um tanque de guerra, que sds.
No Sul do Brasil, os TL eram apelidados maldosamente de "Tereza Louca" por causa da facilidade em derrapar de traseira, problema esse causado pelo angulo de cambagem dos facões da suspensão traseira, que as deixava em cambagem positiva. Isso, mais os semieixos de tração sem articulação junto as rodas, fazia esses TL, bem como a Variant, carros inseguros em estradas cheias de curvas
0:12 O "elegante" Karmann Ghia mostrado, é um modelo alemão do final da década de 50, anterior ao que foi feito no Brasil, a partir de 1962. As principais diferenças externas eram o perfil dos paralamas dianteiros (com os faróis mais baixos), as lanternas traseiras e as grades das entradas de ar na frente. Os parachoques dependiam do Mercado a que se destinavam... Bom o vídeo.
É curioso que alguns critiquem o TL, se esquecendo que ele e a elogiada Variant se tratam do mesmo carro, apenas com carrocerias diferentes. Quando tirei carta, em 1979, meu primeiro carro foi um TL 72. Foi uma escolha natural, pois meu pai teve várias Variant, carro em que aprendi a dirigir. Depois de alguns anos, tive outro 72, e atualmente tenho um 74 para passeios esporádicos. Alguns defeitos citados do TL se devem a provavelmente a ação de mecânicos inexperientes. O TL vinha com uma barra estabilizadora na traseira, e quando as borrachas se desgastavam, começava a fazer barulho. Em vez de substituir as borrachas, alguns mecânicos simplesmente retiravam a barra, o que prejudicava a estabilidade. A cambagem e altura da traseira podia ser regulada através do facão (como no fusca e em outros VW a ar) e para isso era necessário ter um goniômetro, ferramenta que somente mecânicos especializados em VW possuíam. A regulagem da dupla carburação também demandava conhecimento, e era mais fácil com o auxílio de um equalizador, que igualmente era uma ferramenta que somente alguns se preocupavam em ter. Até hoje é assim, e alguns mecânicos acabam convencendo os donos a retirarem a dupla carburação 32 de fuscas 1600, Brasília e Kombis e substituir por um 30 simples, o que, se facilita a regulagem, mas prejudica desempenho e consumo. Se bem regulado e com carburadores em bom estado, o TL tinha um bom desempenho e era bastante econômico, basta ler os testes das revistas especializadas e comparar com seus concorrentes. Superava a Variant em aerodinâmica, tendo velocidade final um pouco maiôs. De resto, era tão bom quanto o Fusca, apenas mais espaçoso. O erro de projeto da VW foi a abertura da tampa traseira, muito baixa, que atrapalha para mexer no motor. Essa devia abrir junto com o vidro e ter banco rebatível como na Variant. Os VW a Ar eram ótimos veículos - para a época. Comparar a tecnologia de seis décadas atrás com a atual não faz muito sentido. Há 60 anos, TVs e rádios tinham válvulas.
Minha tia teve um TL. Foi o primeiro carro que ela dirigiu já com 40 anos de idade. Infelizmente foi roubado no estacionamento de um supermercado nos anos 80.
Seu canal é muito bom, eu nem curto carro, ou seja não sou o público alvo do seu vídeo e mesmo assim fiquei até o final pelo conhecimento passado de forma bem dinâmica, parabéns, deixei o like.
7:05 As lanternas traseiras dos primeiros TL eram iguais às da Variant do mesmo ano. Já as lanternas traseiras do VW 1600, embora de formato externo semelhante, eram diferentes e únicas do modelo, com 4 lâmpadas.
Que vídeo bacana. Me fez voltar à minha infância quando meu pai tinha um TL entre 1975 e 1983. Era idêntico ao modelo exibido em 14:35, inclusive na cor. Parabéns por publicar esse conteúdo.
Parabéns pelo vídeo . O TL foi um dos meus sonhos de consumo quando era adolescente, o tempo passou , veio o Passat outro sonho de consumo, porém inviáveis para mim na época. Mais tempo passou e meu primeiro VW foi um Gol. CL, depois outro Gol e logo após um Jetta 2.0 TSI . A VW é fera , carros bonitos eficientes que sempre agradaram os Brasileiros, haja visto o SP1 e SP2 que hoje é disputadíssimo por colecionadores e nosso modelo que até a VW Alemã mantém em seu museu como um dos mais bonitos mundialmente.
Em 1979, eu comprei um T L 1971, porem não fui muito feliz com carro, talvez por descuido do antigo proprietário sua mecânica apesentava muitos problema como tb tive que fazer muitos reparos na funilaria e elétrica, mas valeu como primeiro carro, já que eu era novo de carta seviu para aprender muita coisa sobre como manter um autve, valeu!
Saudades desse Fastback da VW. Bonitas linhas e motor 1600 (o consumo era elevado para a categoria) mas tinha excelente torque. Tivemos um nos anos 70 e era uma festa ir esparramado no gigantesco bagageiro.
Meu tio, saudoso tio Alberto, tinha um TL verde com faixas pretas. Quando se fala em TL, só me lembro do meu querido tio. Saudades eternas. Que Deus o tenha!
Tive um tl verde místico 1974 por 13 anos. Só vendi para pagar o telhado de minha casa. Vendi para meu tio, de quem havia comprado. Raramente dava mecânica❤ hoje está guardado no quintal da casa dele😊
Eu tive um TL 1972 personalizado branco, retirado zero km da antiga DACOM. Não tnha a faixa preta sobre o capô, que parecia um bigode. Troquei os escapamentos por um Kadrom duplo, pois na época adorava o barulho do motor. Realmente meu maior problema era a manutenção da regulagem dos carburadores, e por isso coloquei um vacuômetro acoplado no painel, para orientar o excesso de gasto de combustível. Era um belo carro na época, seu volante e rodas do SP-2 mais as faixas laterais chamavam bastante atenção. E vendi para comprar um Passat 1977, que era o carro da época junto com o Maverick da Ford.
Tivemos um Volkswagem TL de luxo, cor bege, modelo 1975, duas portas, dupla carburação, motor 1600 cilindradas com calotas cromadas, muito embora não tenha vindo de fábrica. Trocamos as calotas copo pelas calotas tradicionais cromadas. Um bom carro para a época. O grande mal desses carros da Volkswagen era a facilidade de ferrugem na carroceria. Nos deu muitos problemas e um consumo médio de apenas 7 quilômetros com um litro de gasolina na cidade do Recife, na época um paraíso sem trânsito algum. Mesmo assim o consumo pra mim era grande. Na pista sem parar fazia 10 quilômetros com um litro de gasolina. Tivemos também uma Brasília verde indaiá, sendo muito mais carro que o TL e a Variant, como motor mais disposto talvez por causa do menor peso e talvez, pois não lembro, uma maior potência. A Brasília foi excelente carro.
Excelente vídeo, como é padrão no Classe Automotiva. Aos 7 m 48 s, é mostrada um anúncio em que aparece e o significado da sigla TL. Touring Luxo. Abração!!!
Meu pai teve um TL branco lindo em 1973. Fez muito sucesso entre a gente, mas realmente não podia fazer frente ao Passat, superior em absolutamente tudo, a começar pela mecânica à água. O TL foi feliz enquanto durou.
Meu falecido pai teve um TL azul água, zerado, lindo, ele vendeu, pois foi tentar transportar um bujão de gás no porta-malas traseiro e não entrou o bujão, então ele comprou uma Variant, reformou inteirinha, depois teve outra Variant e passou para o Passat 1982 LS,
Dados oficiais da VWB para o VW 1600 4 Portas (Zé do Caixão) mostram que os primeiros 21 foram feitos em janeiro de 1969 e os últimos 4 em fevereiro de 1971.
Meu primeiro carro 0km com 20 anos de idade lá em 1974 foi um TL. Comi muita gente no banco de trás dessa maquina era botão e xota a rodo. Eh tempo bom que não volta...
Tive um TL 1972 personalizado na cor laranja, com as faixas pretas. Fazia o maior sucesso nas ruas, todo mundo olhava. Troquei esse TL em 1976 por um Passat LS, que era melhor em tudo, conforme dito no vídeo. Os dois carros deixaram saudades, mas o Passat era um projeto tão moderno para a época que daria para usar hoje em dia tranquilamente, nquanto que o TL já era velho em 1976, prrincipalmente em termos de consumo, desempenho e estabilidade.
A Brasília também o integrante compacto da família VW1600, usava a mesma plataforma, porém já reestilizada pelos designers brasileiros. A família Passat e família BX foi gradativamente ocupando o lugar da família 1600.
Rapaz.....já tive o prazer de andar em VW 1600 o Zé do caixão do meu irmão e tbm em dirigir um TL azul metálico 75, último da safra, pensa em um carro gostoso de dirigir, macio firme de suspensão 😮😂😂
Tive um 1971. Bom carro, no geral, mas tinha dois problemas crônicos: O primeiro, realmente era a regulagem sincronizada dos dois carburadores. Um sufoco constante ! O segundo, ainda pior: A caixa de ventilação enferrujava, dada à entrada de água, péssimo escoamento e falta de tratamento da lata ( na Brasília foi substituída pela caixa plástica ), o que resultava em furos e água caindo nos pés do motorista e passageiro.
Quem compra manter as manutenções ela aguenta de boa , carro pintado revisado tá barato em quem compra é fazer os estofados já. Eu tenho Towner já um tempinho roda de pois tem suas limitações.
Meu avô teve o último TL e eu dirigia sempre quando lavava o carro. Eu tinha 16 anos e meu avô não se importava de me deixar dirigir, mas em ruas bem tranquilas.
Meu pai teve um 73 eu acho....frente alta azul calcinha...rsrs....minha mãe não conseguia dirigir de tão duro que era o volante...kkkkkk. Mas tenho ótimas lembranças desse carro.
O motivo do TL ter saído de linha foi o fato de nunca ter vendido muito, a Variant vendia pelo menos 10 vezes mais. A concorrência tinha produtos mais modernos e com preços similares. O Brasília era mais barato e entregava algo muito próximo, o Passat foi a pá de cao para retirar o TL de cena.
tl realmente era ruim de trabalhar no motor, a variant era bem melhor, lembro que era bom rodar com esses carros mas sem dúvida a mais confortável foi a variant ll que já possuia suspensão dianteira igual a do passat e inclusive tinha a direção perigosamente macia demais. bons tempos
2:15 tem um erro ai. A ventoinha do motor plano 4 cilindros NÃO é deitada. É verdade que ela atrás presa diretamente ao virabrequim. Mas é montada na vertical. Puxa o ar que vem da carroceria de trás para frente (no sentido do carro), e a partir de então para baixo como no Fusca. A diferença é que no Fusca a ventoinha está em cima do motor presa no mesmo eixo do alternador. Mas esse que eu falei da ventoinha montada atrás do motor vale para todo Type 3 alemão 4 cilindros, e vale também para toda Variant 1 e 2 brasileira, bem como TL e TC que também usa o chamado motor plano. Mas o VW 411 que tem uma versão 6 cilindros. Ai não sei como é o sistema de arrefecimento. Mas no caso do Chevrolet Corvair que também usa motor plano aircooled 6 cilindros traseiro este sim tem a ventoinha deitada. Já o Porsche 911 clássico a pesar de 6 cilindros a ventoinha é em pé à cima do motor como no Fusca. A diferença é que também puxa o ar de trás para frente no sentido do carro, mas depois emburra para baixo no sentido dos cilindros como todos os outros.
Na minha família o TL era muito mal visto. Pois o aproveitamento era muito melhor nas variants que nos TLS. Para famílias maiores que 5 pessoas era muito mais vantajoso os Variants. Meu pai mesmo gostava mais da Kombi. Chegamso a ter um TL 1973 era bem confortável. Mas ra muito ruim pra bagagens. E naquele tempo geralmente o espaço traseiro era pra acomodar a cama pra nós que ramos pequenos na época. já cheguei a viajar mais de 8 horas dormindo no "chiqueirinho" e em cima do motor ahahahahah Bons tempos e també muita sorte também. pois nunca sofremos nenhum acidente.
Em termos de design o original que deu origem a diversos clones foi a dupla SP1 e SP2. Depois dele fizeram o TL, o PASSAT, que serviu de inspiração para fazerem POLO e GOLF. Na AUTOLATINA serviu de base para o POINTER; na década passada, para o NIVUS e, neste meio tempo, a MERCEDES copiou na cara dura e fez um modelo esportivo.
Boa noite a todos, tenho um TL 1970, um dos primeiros, frente alta, comprei a alguns anos de um senhor de 85 anos, que o comprou 0km em uma agência aqui da minha cidade, tenho o manual do proprietário e a nota fiscal, está todo original, é uma relíquia, dou uma voltinha com ele nos finais de semana, quando o tempo esta bom!
O manual do proprietário não quer dizer absolutamente nada amigão,
@@michelfogassi
Como não , ele é o segundo dono e o carro tem o manual do proprietário e a nota fiscal , ele tem uma raridade em mãos, meu vizinho tem um SCANIA 112 ano 1983 com manual e nota do primeiro dono , comprou com placa preta , hoje (sábado ) saiu com o caminhão, pelo menos uma vez por mês vai passear com o caminhão .
Cia existe encontro carros antigos e bikes nos domingos no alto lapa sp posto shell na Av. São gualter nas pracinhas ao redor dessa av. Se fizer sol ! Tem colecionadores de todos tipos : rabo de peixe sinca aerowillis d k w fusca e kombi serie prata fusca pe de boi e por ai vai sem falar nos esportivos s p 2 a d a m o e miura e b i a n co tarpan e.muura targa m o t o s har l e y d. Yamaha t t ( todo terreno) lambreta e vespas originais e bikes antigas ! Na est. Luz esta suspenso no 1 domingo de cada mes suspenso e no 3 domingo de cada mes hot em Interlagos revistas: classics show de i t u j u i Rio gde sul 4 rodas auto e técnica motor show e uma nova chamada carro ! N1 história do d k w ! Nas melhores bcas de jornais ou assine dos briguentos fusca e cia opala e chevett e cia ! Prestigiem ! 😮😊
Qualquer um que entende raridades sabe o manual do carro e nota fiscal vale muito. Assistem o Jay Leno Garage. Todos os carros antigos ele mostra, nota fiscal e uma revista da época do carro, falando sobre o modelo. Entre carros e motos ele deve ter por volta de 300 modelos. Além de pessoas que tem um carros raro, vão apresentá-los a ele.
O maior problema do TÊ- ÉLE é TÊ- ÊLE.
Até hj o desing do TL me impressiona, se eu tivesse grana compraria um com certeza!
Eu tive um TL 1974 quatro portas vermelho, isso em 1986, e apesar de ter sido usado como táxi antes de eu comprar, era um carro muito bem conservado. Fiquei pouco tempo com ele, mas o que mais me marcou foi o fato de toda vez que eu mexia no motor acabava batendo a cabeça na tampa do porta malas😂😂😂... Isso foi o fator que fez eu me livrar da TL.
Algumas frotas de táxi usavam muito o TL aqui no Rio de Janeiro. Mas tem também uma lembrança humorística: Num antigo programa dos Trapalhões, ainda na extinta TV Tupi, o Didi se gabava que só ia pro trabalho de TL e depois esclarecia que era "Trem Lotado".🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
E eram quatro portas?? Aqui são muito raras.
Tive o prazer de andar no TL como criança, muito legal,na parte de trás do carro,em cima do motor!
Foi meu primeiro carro. Um modelo 1972, branco.
Um pequeno grande carro. Inesquecível.
Tive uma TL 73 azul 2 portas fora regulagem dos carburadores era um carro,e depois aprendi regular os carburadores acabou dor de cabeça passei 4 anos com ela ❤❤
Meu Pai em 1971 tirou um TL 0km na VW Diauto em S.Caetano do Sul, a cor era Azul Pavão, voltei no tempo qdo vc mencionou a luz verde do painel e instrumentos, lembro que havia uma aliança ao lado do câmbio, vc acionava e saia ar quente dos difusores, andava bem para época, Parabéns!
Acho que se VW 1600 quatro portas ou Zé do caixão tivesse sido produzido com motor plano talvez fosse mais aceito pelos compradores pois com o motor plano acho poderia ter um razoável porta malas em cima do motor como na VW variant e no TL facilitando seu uso.
Acredito que nao haveria tanto ganho de carga, sem contar que esse porta malas viraria uma estufa com o calor do motor e da tampa traseira. Mas acho que o problema foi mesmo o design. O Corcel era um sedan mais bonito, espaçoso e versátil que o modelo da VW
Se for pelo design o fator principal do fracasso do VW 1600 ou Zé do caixão, o Chevrolet chevette Tb contribuiu bastante para isso Tb.
Creio que o design dele foi o que fez ele ser ruim. Se não tivesse os vincos na frente talvez vendesse mais
Na realidade o zé do caixão tinha um excelente porta malas dianteiro, já que o tanque de combustível (diferente dos TL e Variant) era localizado atrás do banco traseiro.
@@RobertoRMOLA interessante. Nao sabia
TL 70 branco, foi meu primeiro carro, qdo. consegui comprar quase que eu dormi dentro dele de tão feliz. A lataria parecia um tanque de guerra, que sds.
No Sul do Brasil, os TL eram apelidados maldosamente de "Tereza Louca" por causa da facilidade em derrapar de traseira, problema esse causado pelo angulo de cambagem dos facões da suspensão traseira, que as deixava em cambagem positiva. Isso, mais os semieixos de tração sem articulação junto as rodas, fazia esses TL, bem como a Variant, carros inseguros em estradas cheias de curvas
Rsrs...era divertido, 😅 mais um perigo em altas velocidades dava pra ver o vinco central do capo entortando 😅 dirigi TL de 1994 até 2012.
Gostaria de saber quantas unidades do frente alta foram produzidas
Com a frente nova, painel preto, frisos e lanterna traseira maior...ficou SHOW DE BOLA!!! Lindo Design!!!
0:12 O "elegante" Karmann Ghia mostrado, é um modelo alemão do final da década de 50, anterior ao que foi feito no Brasil, a partir de 1962.
As principais diferenças externas eram o perfil dos paralamas dianteiros (com os faróis mais baixos), as lanternas traseiras e as grades das entradas de ar na frente. Os parachoques dependiam do Mercado a que se destinavam...
Bom o vídeo.
Meu pai teve esse "fast back", um verde. Fomos do Rio de Janeiro a Salvador. Segundo Relatos da família, o carrinho era bom. De Resende RJ, abraço
Tenho um TL 75, e até a presente data 2024, já foi muitas emoções com este carro
É curioso que alguns critiquem o TL, se esquecendo que ele e a elogiada Variant se tratam do mesmo carro, apenas com carrocerias diferentes. Quando tirei carta, em 1979, meu primeiro carro foi um TL 72. Foi uma escolha natural, pois meu pai teve várias Variant, carro em que aprendi a dirigir. Depois de alguns anos, tive outro 72, e atualmente tenho um 74 para passeios esporádicos. Alguns defeitos citados do TL se devem a provavelmente a ação de mecânicos inexperientes. O TL vinha com uma barra estabilizadora na traseira, e quando as borrachas se desgastavam, começava a fazer barulho. Em vez de substituir as borrachas, alguns mecânicos simplesmente retiravam a barra, o que prejudicava a estabilidade. A cambagem e altura da traseira podia ser regulada através do facão (como no fusca e em outros VW a ar) e para isso era necessário ter um goniômetro, ferramenta que somente mecânicos especializados em VW possuíam. A regulagem da dupla carburação também demandava conhecimento, e era mais fácil com o auxílio de um equalizador, que igualmente era uma ferramenta que somente alguns se preocupavam em ter. Até hoje é assim, e alguns mecânicos acabam convencendo os donos a retirarem a dupla carburação 32 de fuscas 1600, Brasília e Kombis e substituir por um 30 simples, o que, se facilita a regulagem, mas prejudica desempenho e consumo. Se bem regulado e com carburadores em bom estado, o TL tinha um bom desempenho e era bastante econômico, basta ler os testes das revistas especializadas e comparar com seus concorrentes. Superava a Variant em aerodinâmica, tendo velocidade final um pouco maiôs. De resto, era tão bom quanto o Fusca, apenas mais espaçoso. O erro de projeto da VW foi a abertura da tampa traseira, muito baixa, que atrapalha para mexer no motor. Essa devia abrir junto com o vidro e ter banco rebatível como na Variant. Os VW a Ar eram ótimos veículos - para a época. Comparar a tecnologia de seis décadas atrás com a atual não faz muito sentido. Há 60 anos, TVs e rádios tinham válvulas.
O TL é muito Lindo , tanto o duas, qanto o quatro portas. Raridade... Parabéns 👏🏽 pelo Vídeo 📷
Deus Abençoe 🙌🏽🙏🏽
Foi um otimo carro os modelos das variantes tl gente da volks
Minha tia teve um TL. Foi o primeiro carro que ela dirigiu já com 40 anos de idade. Infelizmente foi roubado no estacionamento de um supermercado nos anos 80.
Tive um TL duas portas ano 1974, até hoje tenho saudades desse carro.
Seu canal é muito bom, eu nem curto carro, ou seja não sou o público alvo do seu vídeo e mesmo assim fiquei até o final pelo conhecimento passado de forma bem dinâmica, parabéns, deixei o like.
Valeu mesmo Felipe!!
Tivi um tl 1972,era andador,muito bom
Problema de super aquecimento.
Já tive um TL 4 portas 74. Um carrão.
TL ainda é produzido... Com nome de Nivus!!!
😂😂😂😂😂😂😂😂😂
@@MarcosLeal360 👍
Não, é o Fastback da Fiat. 😂😂😂
Só que com motor decente.
Realmente o nivus de perfil é um TL
7:05 As lanternas traseiras dos primeiros TL eram iguais às da Variant do mesmo ano.
Já as lanternas traseiras do VW 1600, embora de formato externo semelhante, eram diferentes e únicas do modelo, com 4 lâmpadas.
Obrigado pela correção!!
Eu tive um tal 1972.
Coloquei um material
Motor novo,rodas de Brasília,peneu radial.
Cor laranja,todo original.
Sou.
Errata(motor).
Que vídeo bacana. Me fez voltar à minha infância quando meu pai tinha um TL entre 1975 e 1983. Era idêntico ao modelo exibido em 14:35, inclusive na cor. Parabéns por publicar esse conteúdo.
Tive um TL 1971 (mais velho que eu)! Foi o carro onde aprendi a dirigir. Bateu saudade aqui.
Um amigo meu tem um 4 portas com 8 mil km..Belo conteúdo!parabéns!
Hermoso, tan hermoso como todos los derivados del fusca. Amo mi Brasilia, no la cambio por nada. Saludos desde Uruguay.
Muito interessantes todos esses VW, tenho minha Brasilia L 81 em otimas condiçoes aqui em Uruguay. Abraço.
Veículos incríveis que fizeram parte da minha adolescência e além... Ótima recordação.
Parabéns pelo vídeo . O TL foi um dos meus sonhos de consumo quando era adolescente, o tempo passou , veio o Passat outro sonho de consumo, porém inviáveis para mim na época. Mais tempo passou e meu primeiro VW foi um Gol. CL, depois outro Gol e logo após um Jetta 2.0 TSI . A VW é fera , carros bonitos eficientes que sempre agradaram os Brasileiros, haja visto o SP1 e SP2 que hoje é disputadíssimo por colecionadores e nosso modelo que até a VW Alemã mantém em seu museu como um dos mais bonitos mundialmente.
Meu pai comprou um TL e viajamos muito pelas estradas no Brasil e nunca teve problema e logo depois comprou o Passat no seu lançamento.
Meu pai teve um LT 1970 Azul pavão frente baixa, que ele usava como taxi, fomos muito felizes com o carro 👍👍👍
Em 1979, eu comprei um T L 1971, porem não fui muito feliz com carro, talvez por descuido do antigo proprietário sua mecânica apesentava muitos problema como tb tive que fazer muitos reparos na funilaria e elétrica, mas valeu como primeiro carro, já que eu era novo de carta seviu para aprender muita coisa sobre como manter um autve, valeu!
Saudades desse Fastback da VW. Bonitas linhas e motor 1600 (o consumo era elevado para a categoria) mas tinha excelente torque. Tivemos um nos anos 70 e era uma festa ir esparramado no gigantesco bagageiro.
Meu tio, saudoso tio Alberto, tinha um TL verde com faixas pretas. Quando se fala em TL, só me lembro do meu querido tio. Saudades eternas. Que Deus o tenha!
Durante um período foi uma moda nos táxis...
Tive um tl verde místico 1974 por 13 anos. Só vendi para pagar o telhado de minha casa. Vendi para meu tio, de quem havia comprado. Raramente dava mecânica❤ hoje está guardado no quintal da casa dele😊
Eu tive um TL 1972 personalizado branco, retirado zero km da antiga DACOM. Não tnha a faixa preta sobre o capô, que parecia um bigode. Troquei os escapamentos por um Kadrom duplo, pois na época adorava o barulho do motor. Realmente meu maior problema era a manutenção da regulagem dos carburadores, e por isso coloquei um vacuômetro acoplado no painel, para orientar o excesso de gasto de combustível. Era um belo carro na época, seu volante e rodas do SP-2 mais as faixas laterais chamavam bastante atenção. E vendi para comprar um Passat 1977, que era o carro da época junto com o Maverick da Ford.
Meu primeiro carro foi um TL vinho ,era muito bom .
tive um 74 por sinal excelente carro, viajante, saudade !!!
Conheci uma vizinha minha que tinha um TL em 1984. Carro muito bonito.
Francisco Darci Alves esses carros 🚗 eram muito lindos que pena FC só a lembrança eu tive o prazer de dirigir um carro maravilhoso de
Deses
Tenho grandes lembranças destes modelos variante,tl,fusca,1200,1300,1600,perua etc.
Eram tempos bons.
Eu gosto do TL e de todos
Meu pai era restaurador de carros... é eu lembro de um TL Azul perolado que era maravilhoso.... nunca esqueci. Pena que não sobrou nenhuma foto.
Eu acho esse carro lindo, pra mim é um dos mais belos automóveis dos anos 70, adoraria ter um, e de preferência 4 portas.
Sempre achei o TL um carro lindo!! tenho o desejo de ter um!!👍👍🍺🍺
Na minha opinião, até hoje os vw daquela epoca tinham linhas de designer fantásticas.
Amigo de tempos outrora teve um TL na cor bordõ metálico com rodas talalarga. O carro ficou muito lindo. Bateu saudades.😊😊
O TL tem seu charme até hoje.
Tivemos um Volkswagem TL de luxo, cor bege, modelo 1975, duas portas, dupla carburação, motor 1600 cilindradas com calotas cromadas, muito embora não tenha vindo de fábrica. Trocamos as calotas copo pelas calotas tradicionais cromadas. Um bom carro para a época. O grande mal desses carros da Volkswagen era a facilidade de ferrugem na carroceria. Nos deu muitos problemas e um consumo médio de apenas 7 quilômetros com um litro de gasolina na cidade do Recife, na época um paraíso sem trânsito algum. Mesmo assim o consumo pra mim era grande. Na pista sem parar fazia 10 quilômetros com um litro de gasolina. Tivemos também uma Brasília verde indaiá, sendo muito mais carro que o TL e a Variant, como motor mais disposto talvez por causa do menor peso e talvez, pois não lembro, uma maior potência. A Brasília foi excelente carro.
Excelente vídeo, como é padrão no Classe Automotiva.
Aos 7 m 48 s, é mostrada um anúncio em que aparece e o significado da sigla TL. Touring Luxo.
Abração!!!
Valeu!! Abraços!!!
Meu pai teve um TL branco lindo em 1973. Fez muito sucesso entre a gente, mas realmente não podia fazer frente ao Passat, superior em absolutamente tudo, a começar pela mecânica à água. O TL foi feliz enquanto durou.
Meu falecido pai teve um TL azul água, zerado, lindo, ele vendeu, pois foi tentar transportar um bujão de gás no porta-malas traseiro e não entrou o bujão, então ele comprou uma Variant, reformou inteirinha, depois teve outra Variant e passou para o Passat 1982 LS,
Aprendi numa variant 1969, mas minha preferida é a TL !
Dados oficiais da VWB para o VW 1600 4 Portas (Zé do Caixão) mostram que os primeiros 21 foram feitos em janeiro de 1969 e os últimos 4 em fevereiro de 1971.
Meu primeiro carro 0km com 20 anos de idade lá em 1974 foi um TL.
Comi muita gente no banco de trás dessa maquina era botão e xota a rodo.
Eh tempo bom que não volta...
O que é BOTÃO E XOTA A RODO?. 🤔
@@dinaldoandrade9078 comi os gayzim curiosos e as Marias gasolina.
Comilão mentiroso.
@@brunorocha9508 ai pai, paraaaa!
kkkkkkkkkkkkkkk
Tive tl excelente carro para época parabéns pelo vídeo
Muito obrigado!!
Tive um TL 1972 personalizado na cor laranja, com as faixas pretas. Fazia o maior sucesso nas ruas, todo mundo olhava. Troquei esse TL em 1976 por um Passat LS, que era melhor em tudo, conforme dito no vídeo. Os dois carros deixaram saudades, mas o Passat era um projeto tão moderno para a época que daria para usar hoje em dia tranquilamente, nquanto que o TL já era velho em 1976, prrincipalmente em termos de consumo, desempenho e estabilidade.
O contraste era tão grande que isso abreviou em vários anos a história do TL no Brasil
A Brasília também o integrante compacto da família VW1600, usava a mesma plataforma, porém já reestilizada pelos designers brasileiros. A família Passat e família BX foi gradativamente ocupando o lugar da família 1600.
O finado Evaldo Braga morreu em um tl nos anos 70
Sim foi em 1973
O cantor sertanejo BELMONTE também em Itápolis 1972
Rapaz.....já tive o prazer de andar em VW 1600 o Zé do caixão do meu irmão e tbm em dirigir um TL azul metálico 75, último da safra, pensa em um carro gostoso de dirigir, macio firme de suspensão 😮😂😂
Meu pai teve um TL branco… excelentes recordações
Eu já tive todos desta linha
A TL marcou época mesmo não sendo uma grande vendedora!
Muito bom o vídeo. Parabéns. Já dei o like.
Muito obrigado!!!
Ba tarde! Tive um Maron Caravela 4 portas, 73, adorava, me arrependo ate hoje de ter vendido.
Tive um 1971. Bom carro, no geral, mas tinha dois problemas crônicos: O primeiro, realmente era a regulagem sincronizada dos dois carburadores. Um sufoco constante ! O segundo, ainda pior: A caixa de ventilação enferrujava, dada à entrada de água, péssimo escoamento e falta de tratamento da lata ( na Brasília foi substituída pela caixa plástica ), o que resultava em furos e água caindo nos pés do motorista e passageiro.
Meu pai teve um verde. Uma vez começou a pegar fogo, talvez por falta de manutenção, já que meu pai era bem desleixado com carro.
Teve um TL 71 verde bancos pretos e foro das portas vermelho, meu amigo apelidou de melancia, vendi e tenho saudade da melancia
Quem compra manter as manutenções ela aguenta de boa , carro pintado revisado tá barato em quem compra é fazer os estofados já. Eu tenho Towner já um tempinho roda de pois tem suas limitações.
Meu avô teve o último TL e eu dirigia sempre quando lavava o carro. Eu tinha 16 anos e meu avô não se importava de me deixar dirigir, mas em ruas bem tranquilas.
Meu pai teve ul TL Azul Picina Bons tempos e Lembrancas boas
Eu tive um verde .meu primeiro veiculo muito confortavel gostava muito dele.
Meu pai teve um verde hippie com os detalhes pretos, tinha um adesivo do Cobra Kai atrás, carro lendário, o velho fazia sucesso com aquele carro
Conheci o TL no Amazonas e achava muito bonito seu desenho
Meu pai teve um 73 eu acho....frente alta azul calcinha...rsrs....minha mãe não conseguia dirigir de tão duro que era o volante...kkkkkk. Mas tenho ótimas lembranças desse carro.
Excelente vídeo
O TL foi um bom lancamento, principalmente os ultimos modelos.
Meu pai teve um TL 1972, azul escuro, duas portas.
O motivo do TL ter saído de linha foi o fato de nunca ter vendido muito, a Variant vendia pelo menos 10 vezes mais. A concorrência tinha produtos mais modernos e com preços similares. O Brasília era mais barato e entregava algo muito próximo, o Passat foi a pá de cao para retirar o TL de cena.
tl realmente era ruim de trabalhar no motor, a variant era bem melhor, lembro que era bom rodar com esses carros mas sem dúvida a mais confortável foi a variant ll que já possuia suspensão dianteira igual a do passat e inclusive tinha a direção perigosamente macia demais. bons tempos
A série da frente alta dos modelos TL, Variant e VW 1600 sedan com os farois duplos, esses eram dos DKW Fissore e últimos modelos Vemaguete e Belcar.
Muito bom o vídeo
Meu pai teve um TL 1973 verde claro onde aprendi dirigir com 11 anos!
Meu tio tinha um TL branco que tinha cheiro de banheiro de rodoviária misturado com galinheiro e chulé.
Toda vez que andava nele eu passava mal 😂😂😂😂😂
2:15 tem um erro ai. A ventoinha do motor plano 4 cilindros NÃO é deitada. É verdade que ela atrás presa diretamente ao virabrequim. Mas é montada na vertical. Puxa o ar que vem da carroceria de trás para frente (no sentido do carro), e a partir de então para baixo como no Fusca. A diferença é que no Fusca a ventoinha está em cima do motor presa no mesmo eixo do alternador.
Mas esse que eu falei da ventoinha montada atrás do motor vale para todo Type 3 alemão 4 cilindros, e vale também para toda Variant 1 e 2 brasileira, bem como TL e TC que também usa o chamado motor plano.
Mas o VW 411 que tem uma versão 6 cilindros. Ai não sei como é o sistema de arrefecimento. Mas no caso do Chevrolet Corvair que também usa motor plano aircooled 6 cilindros traseiro este sim tem a ventoinha deitada. Já o Porsche 911 clássico a pesar de 6 cilindros a ventoinha é em pé à cima do motor como no Fusca. A diferença é que também puxa o ar de trás para frente no sentido do carro, mas depois emburra para baixo no sentido dos cilindros como todos os outros.
Tive três variante, carro bem bom
Aos 12:29 você menciona _"entradas de ar na coluna C"_ . Na realidade são *saídas* de ar para melhorar a circulação de ar interna.
Eu tive um TL, amava meu azulzinho.
Meu sobrinho já teve um ,samos aqui de Minas Gerais
Um amigo de Indaiatuba tinha um branco na década de 90
Tive um TL. Era um luxo na época. O problema eram os carburadores irregulávbeis.
Lembro, de criança, que o sistema de dois carburadores era uma dor de cabeça para sincronizar.
Na minha família o TL era muito mal visto. Pois o aproveitamento era muito melhor nas variants que nos TLS. Para famílias maiores que 5 pessoas era muito mais vantajoso os Variants. Meu pai mesmo gostava mais da Kombi. Chegamso a ter um TL 1973 era bem confortável. Mas ra muito ruim pra bagagens. E naquele tempo geralmente o espaço traseiro era pra acomodar a cama pra nós que ramos pequenos na época. já cheguei a viajar mais de 8 horas dormindo no "chiqueirinho" e em cima do motor ahahahahah Bons tempos e també muita sorte também. pois nunca sofremos nenhum acidente.
Em termos de design o original que deu origem a diversos clones foi a dupla SP1 e SP2. Depois dele fizeram o TL, o PASSAT, que serviu de inspiração para fazerem POLO e GOLF. Na AUTOLATINA serviu de base para o POINTER; na década passada, para o NIVUS e, neste meio tempo, a MERCEDES copiou na cara dura e fez um modelo esportivo.
Em 1972, meus pais trocaram o fusquinha 1964 por um TL 1972. Foi como sair de uma quitinete para um sala/dois quartos.