Realmente o maior concorrente da kombi, com sua tradicional mecânica a ar barata e confiável, vendida no Brasil pelo dobro do que valia foi o fiorino furgão, que também era barato e economico
@@marcioluisguizzardi1400 O problema e mentalidade e educação, recordo que quando foi obrigado o ABS e Airbags, houve protestos pois iria aumentar o preco dos carros, enquanto que na maioria dos paises ja eram equipados com estes sistemas ha mais de 30 anos. Quem nao investe em marcas proprias e em tecnologia nao evolui, os modelos produzidos so servem para o mercado interno, e isso pouco dinheiro da aos fabricantes, ja saiu a Ford, e outras estao na calha, porque o investimento e muito grande para acompanhar a tecnologia e pode nao ter rendimento, tudo agravado pela politica externa brasileira
Infelizmente a VW não trouxe a Kombi modelo T3, não permitiu a sua fabricação em solo nacional, nem estimulou a sua importação com preços mais acessíveis, fato este que se tornou um dos maiores erros cometido pela VW no Brasil. A estupidez dos dirigentes da VW permitiu o avanço das outras fabricantes de vans no Brasil, sendo esse segmento um dos mais disputados no mercado automotivo nacional. Concluindo, a VW subestimou o mercado automotivo nacional, cometeu um erro histórico e ficou para trás. Parabéns aos dirigentes do Canal Classe Automotiva por esse vídeo de grande teor informativo.
A extinta ASIA Motors lucrou horrores com as a van Topic mais moderna que a Kombi e com motor diesel. Até a Towner, irmã menor da Topic vendeu como sorvete no deserto!
Tem uma lenda urbana na internet que diz que sempre que chegava algum novo executivo vindo da matriz da vw no brasil, eles falavam em encerrar a fabricao da kombi, na mesma hora os outros executivos o levavam pra dar um passeio na ceasa e logo eles desistiam.
Qualquer empresa. Se não tivesse regulamentação pros itens obrigatórios de segurança estariam vendendo até hoje. Europa regula tudo, aqui se pode tudo.
Sempre falei isso! - pode fazer de qualquer jeito que os Brasileiros compram. Sâo as falas do presidente da Volkswagen no Brasil. Total desrespeito para com os Brasileiros. Nunca gostei da Volkswagen!
O relançamento do Fusca, outra piada de mal gosto da VWB, era mais fácil na época trazer do México em CKD somente a carroceria, já que aqui não foi permitido sua atualização, teríamos pelo menos um Fusca mais atualizado na época e quem sabe poderia fazer parte da linha até 2003, quando parou de vez.
Tive uma dessas, T3, cabine dupl com motor 2.1 boxer, refrigerado a água e câmbio automático e 112 cv. Bebia muito mas era extremamente confortável e valente. Depois tive uma a diesel 1,7 que era barulhenta e lenta. A estabilidade era muito boa comparada com as nossas brasileiras e os freios não davam susto nas brecadas. Sinto saudades delas, principalmente da 2,1. Já viajei nas T4, T5 e T6. As T4 com motor 2,5 a diesel e 130 ou 150 cv eram fabulosas. As com motor 2,0 Diesel e AGR, só dão dor de cabeça. A partir dos 80.000 km o radiador do agr começa se desintegrar e destrói o motor. Só instalando um radiador de 2 litros de óleo do motor para melhorar a situação. O revestimento do radiador do AGR se solta a mais de 120°C e a desgraça começa. O marcador de temperatura do óleo chegava constantemente a 128 °C no verão e as vezes chegava a 135 ! E isso com 7 litros de óleo no motor! A qualidade da VW já era …. A 5 cilindros diesel da T4, rodava mais de 600.000 km sem abrir, fazendo entre 9 e 13 km/l na versão de chassi longo.
@@framemulticom a tua T5 tem o sistema de injeção PD (Pumpedüse) . Econômica e confiável. Os pontos fracos são a correia dentada que também aciona os bicos injetores e tem que ser trocada antes do período exigido pela vw, junto com o tensor e a bomba d’água. O óleo TEM que ser trocado com no máximo 15 mil km. Melhor com 10 mil km. Ele é um tipo especial 5w40 norma vw 50501. o AGR pode ser fechado com ums junta de metal e não dá mais problema, apesar desse motor não ser o mais prejudicado por esse sistema. A qualidade do diesel e a troca do filtro de combustível é fundamental. Qualquer sujeira e o estrago é garantido. Não economize nisso de maneira alguma! Troque o óleo do câmbio a cada 100.000 km para evitar o desgaste dos rolamentos e engrenagens. Acabei de trocar o meu com 105 mil km e saiu bem escuro. Meu colega que tem um T4 e não quis trocar óleo, teve que trocar o cambio com 320 mil km. Aditivo Bardahl S10 max diesel ajuda bastante. Eu coloco 150 ml quando encho o tanque (60 litros)
A Kombi é um exemplo emblemático de como o protecionismo, que deveria proteger, na verdade destrói completamente a competitividade da indústria nacional! Como tinha reserva de mercado, não tinha incentivo para melhorar o produto e a consequência é que o carro continuou no mercado mesmo estando 50 anos defasado! Sem a ridícula lei protecionista, a kombi teria evoluído para continuar competitiva e hoje, teria tudo para ser tão boa como a Mercedes Sprinter.
Mas isso e algum protecionismo ? Como acha que a Coreia do Sul fez? Quando perguntaram ao presidente da Hyundai porque nao haver carros estrangeiros no pais a resposta foi a seguinte: Se houvesse carros estrangeiros nós não existiamos. Enquanto arranjarem desculpas pela inercia da sociedade brasileira o Brasil nao evolui! O problema foi a estagnação mental e a ausência de apoio as industrias nacionais, que para alguns sao deusas, esquecendo se que o que fabricam sao os modelos descontinuados dos paises das sedes, que ninguem ja quer e que ninguém quer comprar no mercado mundial, com excepção de paises debeis. O problema e que os japoneses vendem nesses mercados veiculos muito resistentes e com uma excelente qualidade a bom preco
A verdade tem que ser dita. Os veículos trazidos ao Brasil pelas montadoras visavam somente o lucro fácil. Em uma época que os veículos populares, como dizia o meu pai eram as carroças, os cavalos e com muito esforço as bicicletas.
Desde quando a indústria visa o consumidor? Ela só visa o lucro. Produz mercadoria péssima e nos faz engolir com muita falsa propaganda😎😎😎 Me faz lembrar as propagandas da Souza Cruz, só faltando dizer que o cigarro preveniria o câncer.
Meu neto teve 2 kombi corujinha a 1 uma 74 com motor do sp2 1.8 esse era motor preparado pois 1.8 não existia,mexi no motor para chegar nessa cilindrada foi a irmã dele caçula que deu pois era para trabalho e passeio da família isso em 1989 para 1990 ficou até 1996,pois um vizinho quis comprar e comprou não era cuidadoso acabou logo,a outra também 1974 essa foi o tio do meu filho que deu de presente essa já toda original,mas estava parada teve que arrumar isso em 1996 ficou até 2002, pois vendeu para o ferro velho não aguentou as estradas do estado do CE onde ele mora, todas as kombis que ele teve uma saiu de São Paulo que é a 1 que falei e a 2 era de São Paulo,mas estava aqui em Brasília,todas rodando foi para lá, e lá(CE), por ser litoral acabou enferrujando a lataria o que fez acabar rápido.Deus abençoe vc. Ps.sou uma senhora de 94 anos e isso é só um comentário e desabafo,pois meu falecido marido amava esses carro Fusca e Kombi, se tivesse comprado o Itamar em 1995 depois seria a Kombi com a porta corrediças que foi implantada em 1997. Correção Filho,não o neto.
@@DaniloDellaCroce Obrigada! Pois o mundo mudou, e naquela época era tudo simples,hoje são tecnologia e modernos. Estou aprendendo a lidar com isso celular e olha que era tijolao quando compramos,hoje são pequenos e tudo com aplicativos,esse que eu ganhei da minha filha,mas vou aprendendo, era só discar hoje e digitar e pronto já está falando.
A VW deveria ter vendido as duas kombis aqui, não ter importado as novas gerações como nos anos 90, mas fabricado pra concorrer com a Topic e até com a Ducato e a Sprinter, ela entregou esse mercado de graça pra outras marcas
Moro na Europa e até aqui essa versão T3 é bem cara. Ela tem o charme dos carros da época dela, principalmente as de modelo produzida com a Westfalia que servia de Motorhomes também. porém tanto a T4 quanto a T1 e T2 não são tão valorizadas assim.
Dentro da VW tnhamos Kombis cortadas com a gabine atras e a caçamba na frente chamadas de lambretas, elas eram no comeco utilizadas para levar motores e cambios para a linha, depois que a linha foi transformada em trilhos por correntes as lambretas passaram a ser utilizadas em todas as areas como veiculos de suporte para abastecer as linhas de montagem e pre-montagens, a grande vantagem era a cacamba do carro encostar nas caixas e prateleiras, permitindo o transporte direto das peças.
Sou português a viver no Brasil e na década de 90, ainda em Portugal, tive uma T3 importada da Alemanha, ela na altura era uma carrinha espetacular em tudo e tinha o motor 1.6 a diesel. Vendi-a só pelo sistema de escape ser compacto e com pouco amortecimento, logo estando sempre partindo pela vibração de tal motor. Mas tirando isso e até se fosse hoje, não a teria vendido.
Moro na França e aqui a Kombi é un luxo a corujinha custa uns 60000€ Tive e tenho várias versões do T3. O 1600 CT a ar era uma versão westfalia (camping car) de 1980 se dirige exatamente como uma Kombi. O 2.0 CU a ar com o motor de 2l herdado do Porsche 914 é bem mais potente e da p pegar auto estrada a 130km/h tranquilo. O terceiro que ainda tenho é un Syncro(4x4) 1986 com motor 1.9l DG a água de 78cv. Na versão Multivan Agora tenho un T4 na versão multivan esse dura até a eternidade, tenho un amigo que tem um com 650000km a disel e nunca fez o motor.
En el Paraguay se vendió oficiamente del representante VW la T3. Mi padre compró en 1983 la versión completa (Bus D), bicolor, con motor 1.6 Turbo Diesel (similar a un AP....) con cambio de 4 marchas manual. Con sus 70CV DIN era manca para 5 pasajeros-equipaje, pero rendía 14 en la ciudad, y 17 en la estrada a 90-100 km-h. Tampoco podía hacer mucho mas que eso debido a su escasa potencia para el peso y aerodinámica de caja de zapatos... pero con buen torque. Recuerdo que tenía muy buenos acabados interiores, techo solar a manivela, dirección sin asistencia, y frenos bien potentes, discos adelante y tamborzones en la trasera. No era un vehículo barato ni popular como la kombi brasileira, no. Era una van familiar cara, de costo elevado. Saludos al canal. Likes!
@@framemulticom Hola y abrazos amigo. Nao, acredito que pra a T5 vair ser dificil achar pecas de reposicao ou accesorios pois ese modelo nao foi importado pra ca. Pra a T3 sim é possivel fucando nos desmanches e nos ferro velhos. Isso sem falar que é uma caminhonete muito apreciada por restauradores e tudo o disponível ja habrá sido vendido...
E se não fosse obrigada,a Kombi seria vendido até hoje com as mesmas especificações dos anos 60. E o pior,o consumidor brasileiro aceitaria com louvor.
@@irlanfernando3147se você pensar em aproveitamento de espaço é baixo custo de manutenção, a kombi foi revolucionaria.Lembro que em 2005 encontrei uma na praia e perguntei por que havia pago tão caro, se poderia por aquele valor comprar um ônibus seminovo.A resposta : custo e facilidade de manutenção
Vide a Kombi Last Edition que foi vendida a R$ 100 mil na época e muita gente comprou! E hoje essa versão está avaliada em quase R$ 200 mil, só porque é "item de colecionador". Brasileiro é burro e bobo!
Pior que aceitaria mesmo. Sempre aparece um falando que as versões novas não são Kombis de verdade por serem modernas. Essa gente não quer inovação, se acostumou com veículos que pararam no tempo e acha ótimo!
Parabéns pelo vídeo. Eu sou apaixonado pela Kombi, tenho uma 2008, já tive 1994 e, 1995. A VW Brasil nunca se importou com a Kombi, o que fabricava vendia. Acho uma falta de respeito com o consumidor. Coloquei pivô na dianteira, coisa que o Fusca a muito tempo já tinha. Uma suspensão dianteira antiga, uma folga de direção cansativa, 4 marchas. Esses modelos quadrados top nunca chegaram aqui por falta de importância. Agora quebraram a cara, perderam mercado excelente e querem trazer uma elétrica de R$ 250 mil. Fala isso para o feirante. Amei o vídeo conheci modelos que não conhecia. Me inscrevi no canal. Deus abençoe a todos. Abraços 🤗. Ingai MG.
Fá da kombosa , parabéns foi o melhor vídeo explicando sobre as gerações e versões da kombi que já vi . Infelizmente não tivemos a T3 justamente a geração que eu mais curto ,cheguei ver algumas na Argentina e Paraguay.
Hermoso Ejemplar el T3 Vw. Como Español 🇪🇸 qué resido en Uruguay 🇺🇾, tuve la bendición de pasarme de Citroën, Oltcit a Nissan Trade largo techo 2.8 de 1990 es del grupo "Ebro" "motor Iberica". De origen Español muy similar al Kombi Transporter. En Fin! Allí en Brasil prefirieron continuar con la Tipo 2 de VW Kombi en reestyling hasta 2007 si mal no recuerdo. Yo tengo una miniatura de tamaño 1/43 de ixo de un correo famoso de Brasil color amarillo. Viva Vw. Saludos desde Uruguay. Lamento no comunicar Portugués, porque mi Portugués malo. Saludos!!! 😊😊😊
Boa noite. Aqui em Portugal já vi rodando por aí às centenas dessa van Transporter geralmente no litoral usadas por surfistas alemães, portugueses, espanhóis, dentre outros. Veículo comum por aqui, e muito bonito.
Tinha uma em Porto Alegre ano 87, versão 4x4 Syncro Diesel que entregava medicamentos para a Farmácia São João, hoje ela está numa coleção em São Paulo.
Parabéns pela produção do vídeo e todo o texto nele contido. Uma verdadeira aula sobre a linha Transporter da VW e suas peculiaridades nos diferentes mercados automotivos do Mundo. Excelente, saúde e sucesso!!!
Muito bom o vídeo, ótimas informações. Vou passar duas pequenas correções, a primeira é sobre os motores a diesel que equiparam a T3, não existiu diesel boxer como falado no vídeo aos 11:11, todos os diesel que equiparam esse modelo eram em linha, semelhantes ao AP diesel que equipou a kombi brasileira. Tenho uma, T3 Westfalia 1982 a diesel, algum dia farei um vídeo dela. A outra correção seria aos 8:45 quando diz que a grade frontal dos modelos refrigerados a ar seria meramente decorativa, na verdade a grade servia uma função sim, pra entrada de ar fresco para a cabine. No mais excelente conteúdo, valeu por postar, abraço!
Kombi, prá mim, sempre foi e será um bom carro. Tenho uma furgão 98. Tô fazendo de tudo para deixar em ordem. A Volkswagen bem que poderia restaurar prá mim. De Taubaté SP Brasil
A VW até importou a Caravelle (T4) e a Eurovan (tanto na versão VW como na versão Seat, que levava o nome Inca) no final da década de 1990, mas sem fazer o mesmo sucesso da “velha senhora”. Apesar de hoje vermos mais Eurovan (e Seat Inca) nas ruas do que uma Caravelle (eu, particularmente, só vi uma Caravelle uma única vez na vida), a VW custou a acordar para atualizar a Kombi, tanto que quando a mesma saiu de linha em 2013, não lançou nenhum substituto.
Vídeo muito legal e completo. Parabéns! Infelizmente vivemos num país com uma cultura estrangeira de pura exploração. Recebemos o resto do mundo e quando não, recebemos incompleto.
É a transporter T3 que a VW brasileira nunca teve vontade de trazer. Nos anos 70 e 80 do século passado tinha razão pra não trazer, já que ia ficar muito caro, mas a partir da década de 90 podia ser vendida. Mas a má vontade da nossa VW não permitiu.
Quem resumiu muito bem o mercado brasileiro foi um presidente da Volks no Brasil em 1973: "... os brasileiros desceram das árvores e aprenderam a andar de carro, por isso era o melhor lugar do mundo para vender carro..."
Errata,o motor da Kombi aleman apartir de 72 era Type 4,era plano mas nao tinha nada haver com o Type 1.Iniciou com 1.7 depois 1.8 w finalmente 2.0, o qual eu tive um nos EUA.Esse motor foi usado no VW 411 e no Porsche 914.
Lembro de um tio ter uma Kombi verde abacate antiga, íamos para o sítio de Atibaia nela, saindo de São Paulo capital. Muita gente tem histórias com Fusca, Kombi e derivados. Aí, esse mesmo tio teve Fuscas, depois, lembro de um vermelho. Meu pai teve uma Variant e outras pessoas da família também, e claro, Brasílias.
Taí mais uma prova de que o Brasil, embora seja um dos países que mais fabricam carros no mundo, por muitos anos era mais atrasado que qualquer outro país do mundo(talvez ainda seja, mas nem tanto) quando o assunto é carro. Lembro de uma novela do México, de 1989 e que o SBT exibiu dois anos depois, onde mostrava as kombis mexicanas já antigas com porta DE CORRER. Enquanto nessa mesma época as kombis brasileiras 0km ainda abriam as portas a moda antiga...
De todas as montadoras que temos aqui, acho que a VW foi a que segunda que mais tratou nosso país com desdém, vendendo produtos defasados até onde dava, aí a Fiat viu que dava certo e fez pior, deixando o Uno e o Palio por anos com a mesma estrutura, só mudando o design nos facelift, enquanto lá fora os produtos se modernizavam de verdade
Gostei muito do seu vídeo, parabéns! Já tive duas T4, uma 1997 e uma 2003, essa 2003 era de uso da VW, atualmente tenho uma T5 2006 que era da Embaixada Alemã. Uma pena esse veículo não ter feito sucesso no Brasil, é um veículo fantástico em todos os quesitos.
Eu ja tive a oportunidade de ver algumas unidades da t3 aqui em Fortaleza , essa semana vi uma t4 em um ferro velho, nao favo a menor ideia como esses carros vieram parar aqui!.
Essa geração dessa Kombi T3 Eurovan faria sucessso aqui no Brasil ....... E esse foi um erro da Volks! Preferiram ficar com a Kombi desatualizada por mais 40 anos do que trazer um carro de geração superior que viesse com várias atualizações..... Sou fã da Kombi, mas essa T3 é top! Diretoria da Volks como sempre visando somente o lucro, e o povo fica sem opções...... Que bom que aqui no Brasil tem pessoas que tem essa versão..... Belo vídeo 👏👏👏👏👏👏👏
Custo Brasil como sempre. Mas a T3 era bem parecida com os caminhões compactos da VW aqui na época. Mesmo fosse um pouco mais cara venderia bem por não ter concorrência.
Cara eu queria uma T3 4x4, na moral, a 4x2 já faz milagres em certos lugares que tem lama, imagina uma 4x4 ia ser um rally todo dia nas escolas aqui nas terras tupiniquins
Caso a VW houvesse desenvolvido a Kombi com Tração 4x4 no Brasil estaria em comercialização ate hoje, haja vista a necessidade destes utilitários nas estradas do norte e nordeste do País.
No seguimento de utilitário pesado pequeno eu so vejo HR na rua, se a vw realmente se importar-se com Brasil a kombi taria dominando esse seguimento no Brasil, principalmente equipada com motor a diesel, e provavelmente faria sucesso com furgao e mini vam, mas a escolha de não traser esses veículos para o Brasil foi bem questionável
A Kombi está perto, muito perto de perder esse posto de "carro fabricado por mais tempo no Brasil", só questão de uns 5 anos ela perde esse posto para a fiorino, lembrando que a história da fiorino não começa no uno, a história da fiorino começa no 1° carro da Fiat fabricado, o 147, na primeira linha Fiat aqui no Brasil tinha: Fiat 147, 147 pickup, pickup city e fiorino 147, depois de algum tempo veio Fiat oggi e a panorama, então a fiorino está prestes a se tornar o mais antigo do Brasil, levando em conta que ainda está em produção.
Excelente video informativo e explicativo. Aos governantes brasileiros, fica evidente a incompetencia e aos consumidores, a aceitacao das decisoes erradas.
Se a T3 tivesse sido produzida no Brasil, talvez fosse até mais fácil instalar freios ABS e airbag duplo para seguir em linha. E ao invés do motor Wasserboxer, botar o AP 1.8 deitado igual o 1.6 a diesel na T3 européia, tendo em vista que o 1.6 a diesel e o 1.8 a álcool ou gasolina tinham muita coisa em comum, a ponto de na África do Sul ter sido usado o AP 1.8 deitado para atender a exigências de peças nacionais ao invés de importar o Wasserboxer.
Essa kombi T 2 fez parte da minha enfancia nossa aqui em Minas Gerais essa kombi levavam turma pra roça na panha de café levavam enchada no teto da kombi isso pra nós brasileiro já foi um grande utilitário veicular tinha as kombi escolar ia busca as crianças na roça para estudar na cidade kkkkk !! Só que meu ponto de vista acho que a volkswagen enventava muitas desculpas para não trazer outros veiculos como kombi T3 para Brasil é sendo que é uma marca muito bem vista pelos brasileiros a própria volkswagen ela mesma ce mata por traz e lança esse projeto no Brasil e lá no Estados Unidos ate mesmo na jamaica tem esses modelos e volkswagen não fala que importação é cara kkkk o golpe tai cai quem quer
Curiosidade: a Kombi Clipper chegou a ser testada com tração 4x4: uma empresa chegou a desenvolver um protótipo do sistema, mas o projeto acabou abandonado (só não lembro se a VW encomendou ou foi independente), tanto que um dos protótipos sobrevive até hoje! Tenho uma antiga revista Fusca & Cia que mostrou ela (tanto que depois com o mesmo sistema foi aproveitado em um fora de série, o Jeg)
@@cypherfgt5092 o preço seris inviável, a kombi não tem chassis como caminhonete ou jeep, nessa época já tinha excelentes carros fora de estrada., jeep, rural, bandeirantes. Acredito que o motor da kombi não daria conta para carregar o sistema 4x4 fora o peso das mercadorias que iria transportar.
A Kombi só recebeu a T-2 em 1997, por que sua linha de produção no México foi direcionado para a produção do New Beetle, os carros fabricados no Brasil eram os mais atrasados produzidos no mundo...uma fabrica exclusiva para mercados de terceiro mundo, distribuídos pelas portas dos fundos para esses mercados.
Trouxe sim era importada cheguei trabalho com uma, empresa que eu trabalhei tinha 4 kombi sul africana,era muito cara era difícil de conseguir fazer manutenção ficava muito tempos parada.
Para o Braisil, nunca foi interessante se modenizar os veículos, sendo produzidos apenas os antigos, desatualizados, inseguros e rentáveis para o fabricante.
Achei um pouco exagerado no titulo informar que a Kombi T3 foi "proibida" no Brasil. Nada mais foi do que uma decisão da Volkswagen do Brasil não fabrica-la pois os custos seriam muito grandes e a mesma não venderia tanto quanto a Kombi T2. Outra coisa referente a Kombi Diesel era que o problema não era de superaquecimento, ate mesmo porque a mesma tinha radiador, o problema eram seus usuarios que estavam acostumados a motores a gasolina com uma faixa de RPM totalmente diferente de motores a diesel, logo assim os proprietarios "esticavam" as marchas acima da RPM ideal para o motor diesel, além de que os intervalos de revisoes eram diferentes dos motores a gasolina e os mesmos não tinham o mesmo cuidado. Como informado no video, o motor usado era exportado para paises onde a legislacao diesel permitia e não houveram problemas relacionados.
Exato!! Consumidor brasileiro ñ utiliza o produto da forma prevista, o pessoal por aqui, utilizavam a towner na rodovia e queria andar a 100 km por hora e reclamavam da falta de potência !
O motor diesel na verdade era apenas um motor ap a gasolina com cabeçote modificado. Bom seria colocar mangueiras mais grossas e um pequeno radiador de óleo
@@firmianocelsomendesdeolive8930quem adaptou esse motor em saveiro e passat,trocou justo a tubulação de água e não teve o problema de aquecimento,haja vista que também diminuio o tamanho das mangueiras,e falo os adaptados,pois teve esses mesmos modelos originais diesel na Argentina 👍
Ótimo vídeo, mas faltou lembrar dos Furgões Trafic, um modelo Diesel em 91 e depois a Gasolina em 94, custava na prática o mesmo preço da Kombi, porém mto superior, com 6,5 mts cúbicos de carga.
Faria sim sucesso mais as questões dinheraticas não deixou acontecer....afinal vendendo bem basicamente sem investimento nenhum encheu os olhos e os cofres da VW.... esse painel e volante da T3 são lindos...idênticos ao santana / quantum da 1°geração....parabéns eu não sabia que os motores ainda eram boxer!!!!
Que vergonha pra nos Brasileiro não ter tido essa Kombi quadrada mas moderna ... No Brasil a Volkwagen empurrava para o povo uma Kombi ja defasada e sem o conforto que aparentemente tinha nesse modelo de Kombi quadrada.
Quando foram abertas as importações, aí sim a VW deveria ter investido pra fabricar a T3 aqui no Brasil, muito provavelmente continuaria imbatível contra Towner, Besta e Topic, não seria contra Ducato e Sprinter por serem bem maiores, de outra categoria, mas ainda assim eu acredito que continuaria vendendo muito até nos dias atuais...
Eu nunca tive absolutamente nada contra a charmosa Kombi,mas eu achava uma baita sacanagem ela se manter igual durante tanto tempo, sendo que já existiam versões bem mais modernas que sequer eram oferecidas no Brasil. O México já tinha a opção de teto alto eporta corrediça desde, pelo menos, 1992.
A T3 não veio para o Brasil só porque a Volkswagen acreditava que os custos superaria os lucros? Se a T3 foi na década de 70, essa decisão da Volkswagen nacional pode ter ocorrido em função do assim conhecido Choque do Petróleo??? Outra dúvida que tenho é se alguma vez aqui no Brasil já teve alguma concorrência entre a Kombi, a Rural, e o Veraneio. Parabéns pelo Canal.
Lembro-me de ver uma ou duas aqui em Portugal quando era jovem mas a competição na altura era feroz com a Ford Transit a dominar o mercado. Outras marcas como a Renault Trafic também eram mais comuns.
A transferência de tecnologia só acontece com a absolencia(?) do modelo, aconteceu com a Kombi brasileira mas a Volkswagen não quis continuar produzindo a Kombi que teve atualizações importantes na Alemanha!
Fiat agradeçe a diretoria da VW alemã por proibir a T3 no Brasil, com isto ela se tornou a maior montadora de comerciais leves.
Sou obrigado a concordar
Realmente o maior concorrente da kombi, com sua tradicional mecânica a ar barata e confiável, vendida no Brasil pelo dobro do que valia foi o fiorino furgão, que também era barato e economico
Tambem vende so modelos descontinuados da europa!
@@danielabreu7812 Consumidor do Brasil é tratado como menor, é povo de Quinto mundo para eles.....
@@marcioluisguizzardi1400 O problema e mentalidade e educação, recordo que quando foi obrigado o ABS e Airbags, houve protestos pois iria aumentar o preco dos carros, enquanto que na maioria dos paises ja eram equipados com estes sistemas ha mais de 30 anos.
Quem nao investe em marcas proprias e em tecnologia nao evolui, os modelos produzidos so servem para o mercado interno, e isso pouco dinheiro da aos fabricantes, ja saiu a Ford, e outras estao na calha, porque o investimento e muito grande para acompanhar a tecnologia e pode nao ter rendimento, tudo agravado pela politica externa brasileira
Infelizmente a VW não trouxe a Kombi modelo T3, não permitiu a sua fabricação em solo nacional, nem estimulou a sua importação com preços mais acessíveis, fato este que se tornou um dos maiores erros cometido pela VW no Brasil. A estupidez dos dirigentes da VW permitiu o avanço das outras fabricantes de vans no Brasil, sendo esse segmento um dos mais disputados no mercado automotivo nacional. Concluindo, a VW subestimou o mercado automotivo nacional, cometeu um erro histórico e ficou para trás. Parabéns aos dirigentes do Canal Classe Automotiva por esse vídeo de grande teor informativo.
Volkswagen faz umas escolhas mto questionaveis, não sei como não tomou o msm caminho da Ford
Vcs que se enganam tivemos milhares desse aí rodando aqui. Porém, na forma de caminhão 3/4 essa nada mais é que a cabine do volks 5-40
Essa cabine foi usada. Até no Titan 18310 da série carga pesada . A mesma concepção 😂
Verdade
A extinta ASIA Motors lucrou horrores com as a van Topic mais moderna que a Kombi e com motor diesel. Até a Towner, irmã menor da Topic vendeu como sorvete no deserto!
A frente da T3 lembra bastante os caminhões VW antigos
A vw do Brasil usava muito óleo de peroba pois a Porta corrediça só chegou em 1997 inacreditável
E pensa numa porta que dava trabalho em estrada de chão
O que foi pior, porque essa porta cai só de olhar pra ela.
Tem uma lenda urbana na internet que diz que sempre que chegava algum novo executivo vindo da matriz da vw no brasil, eles falavam em encerrar a fabricao da kombi, na mesma hora os outros executivos o levavam pra dar um passeio na ceasa e logo eles desistiam.
No fim de vida da Kombi ainda vendia muito até mais que Corolla.
Os principais carros da VW foi assim desde do Fusca até o Golf lembrando que o Golf Sapão durou 10 anos a mais que na Europa
@@mateusgrsilvaaté porque esse Golf era um híbrido de Mk 3 com o Mk4 que só existia no Brasil, que durou aqui até chegar o Mk7 na Europa
Volks sempre tratou o consumidor brasileiro como inferior.
Sempre trata......Os caras tem aqui como QUINTO MUNDO! Isso é falta de respeito....
@@marcioluisguizzardi1400 onde eu moro a maior parte dos carros, tanto pobres quanto populares são da Volkswagen, até os abandonados
Qualquer empresa. Se não tivesse regulamentação pros itens obrigatórios de segurança estariam vendendo até hoje.
Europa regula tudo, aqui se pode tudo.
Sempre falei isso!
- pode fazer de qualquer jeito que os Brasileiros compram.
Sâo as falas do presidente da Volkswagen no Brasil.
Total desrespeito para com os Brasileiros.
Nunca gostei da Volkswagen!
O relançamento do Fusca, outra piada de mal gosto da VWB, era mais fácil na época trazer do México em CKD somente a carroceria, já que aqui não foi permitido sua atualização, teríamos pelo menos um Fusca mais atualizado na época e quem sabe poderia fazer parte da linha até 2003, quando parou de vez.
Tive uma dessas, T3, cabine dupl com motor 2.1 boxer, refrigerado a água e câmbio automático e 112 cv. Bebia muito mas era extremamente confortável e valente. Depois tive uma a diesel 1,7 que era barulhenta e lenta. A estabilidade era muito boa comparada com as nossas brasileiras e os freios não davam susto nas brecadas. Sinto saudades delas, principalmente da 2,1.
Já viajei nas T4, T5 e T6. As T4 com motor 2,5 a diesel e 130 ou 150 cv eram fabulosas. As com motor 2,0 Diesel e AGR, só dão dor de cabeça. A partir dos 80.000 km o radiador do agr começa se desintegrar e destrói o motor. Só instalando um radiador de 2 litros de óleo do motor para melhorar a situação. O revestimento do radiador do AGR se solta a mais de 120°C e a desgraça começa. O marcador de temperatura do óleo chegava constantemente a 128 °C no verão e as vezes chegava a 135 ! E isso com 7 litros de óleo no motor! A qualidade da VW já era …. A 5 cilindros diesel da T4, rodava mais de 600.000 km sem abrir, fazendo entre 9 e 13 km/l na versão de chassi longo.
Tenho uma T5 2006 com motor 1.9 Tdi, já passou um pouco dos 200.000 km, no meu caso essa AGR também da esse problema?
@@framemulticom a tua T5 tem o sistema de injeção PD (Pumpedüse) . Econômica e confiável.
Os pontos fracos são a correia dentada que também aciona os bicos injetores e tem que ser trocada antes do período exigido pela vw, junto com o tensor e a bomba d’água. O óleo TEM que ser trocado com no máximo 15 mil km. Melhor com 10 mil km. Ele é um tipo especial 5w40 norma vw 50501.
o AGR pode ser fechado com ums junta de metal e não dá mais problema, apesar desse motor não ser o mais prejudicado por esse sistema.
A qualidade do diesel e a troca do filtro de combustível é fundamental. Qualquer sujeira e o estrago é garantido. Não economize nisso de maneira alguma!
Troque o óleo do câmbio a cada 100.000 km para evitar o desgaste dos rolamentos e engrenagens. Acabei de trocar o meu com 105 mil km e saiu bem escuro. Meu colega que tem um T4 e não quis trocar óleo, teve que trocar o cambio com 320 mil km.
Aditivo Bardahl S10 max diesel ajuda bastante. Eu coloco 150 ml quando encho o tanque (60 litros)
A Kombi é um exemplo emblemático de como o protecionismo, que deveria proteger, na verdade destrói completamente a competitividade da indústria nacional! Como tinha reserva de mercado, não tinha incentivo para melhorar o produto e a consequência é que o carro continuou no mercado mesmo estando 50 anos defasado! Sem a ridícula lei protecionista, a kombi teria evoluído para continuar competitiva e hoje, teria tudo para ser tão boa como a Mercedes Sprinter.
Fonte: águas de lindóia
Mas isso e algum protecionismo ?
Como acha que a Coreia do Sul fez?
Quando perguntaram ao presidente da Hyundai porque nao haver carros estrangeiros no pais a resposta foi a seguinte:
Se houvesse carros estrangeiros nós não existiamos.
Enquanto arranjarem desculpas pela inercia da sociedade brasileira o Brasil nao evolui!
O problema foi a estagnação mental e a ausência de apoio as industrias nacionais, que para alguns sao deusas, esquecendo se que o que fabricam sao os modelos descontinuados dos paises das sedes, que ninguem ja quer e que ninguém quer comprar no mercado mundial, com excepção de paises debeis.
O problema e que os japoneses vendem nesses mercados veiculos muito resistentes e com uma excelente qualidade a bom preco
Montadoras de veículos se aliam num cartel a políticos corruptos para nos enfiar goela abaixo carros lixo a preço de ouro.
isso tornaria a kombi mais cara, inacessível aos mais pobres
@@KnowledInfinix O pobre sera sempre pobre se não se mexer!
A verdade tem que ser dita. Os veículos trazidos ao Brasil pelas montadoras visavam somente o lucro fácil. Em uma época que os veículos populares, como dizia o meu pai eram as carroças, os cavalos e com muito esforço as bicicletas.
Fora Lula, Fora VW.
@@warjacareVai procurar o que fazer, eleitor do BOZO!!
@@warjacare Sentiu o golpe, BOZO? E outra, nem carro vc tem, aposto que anda a pé!
Essa Kombi que não veio ao Brasil,Faria um sucesso até hoje...Mas como sempre o consumidor não tem opção
Desde quando a indústria visa o consumidor? Ela só visa o lucro. Produz mercadoria péssima e nos faz engolir com muita falsa propaganda😎😎😎 Me faz lembrar as propagandas da Souza Cruz, só faltando dizer que o cigarro preveniria o câncer.
Meu neto teve 2 kombi corujinha a 1 uma 74 com motor do sp2 1.8 esse era motor preparado pois 1.8 não existia,mexi no motor para chegar nessa cilindrada foi a irmã dele caçula que deu pois era para trabalho e passeio da família isso em 1989 para 1990 ficou até 1996,pois um vizinho quis comprar e comprou não era cuidadoso acabou logo,a outra também 1974 essa foi o tio do meu filho que deu de presente essa já toda original,mas estava parada teve que arrumar isso em 1996 ficou até 2002, pois vendeu para o ferro velho não aguentou as estradas do estado do CE onde ele mora, todas as kombis que ele teve uma saiu de São Paulo que é a 1 que falei e a 2 era de São Paulo,mas estava aqui em Brasília,todas rodando foi para lá, e lá(CE), por ser litoral acabou enferrujando a lataria o que fez acabar rápido.Deus abençoe vc. Ps.sou uma senhora de 94 anos e isso é só um comentário e desabafo,pois meu falecido marido amava esses carro Fusca e Kombi, se tivesse comprado o Itamar em 1995 depois seria a Kombi com a porta corrediças que foi implantada em 1997. Correção Filho,não o neto.
Oh Glória! 94 aninhos! Que alegria! Que felicidade! Fiquei feliz em conhecer essa história da senhora!
Deus abençoe a senhora!
@@DaniloDellaCroce Obrigada! Pois o mundo mudou, e naquela época era tudo simples,hoje são tecnologia e modernos. Estou aprendendo a lidar com isso celular e olha que era tijolao quando compramos,hoje são pequenos e tudo com aplicativos,esse que eu ganhei da minha filha,mas vou aprendendo, era só discar hoje e digitar e pronto já está falando.
Em 94, após a feiras aluguei uma Kombi VW Caravelle em Hannover e rodei com ela vários países. Uma viagem cheia de boas lembranças. 👍😁
Se a Volkswagen tivesse trago pelo menos a T3 atualizada daria pra adaptar o ABS e Airbarg, e não precisaria ter tirado a Kombi de linha em 2013.
Concordo, teria duas, mais opções
A VW deveria ter vendido as duas kombis aqui, não ter importado as novas gerações como nos anos 90, mas fabricado pra concorrer com a Topic e até com a Ducato e a Sprinter, ela entregou esse mercado de graça pra outras marcas
Moro na Europa e até aqui essa versão T3 é bem cara. Ela tem o charme dos carros da época dela, principalmente as de modelo produzida com a Westfalia que servia de Motorhomes também. porém tanto a T4 quanto a T1 e T2 não são tão valorizadas assim.
Olá Igor, sabe me indicar algum fornecedor de peças para a T5 ai na Europa, preciso de um parabrisas.
Dentro da VW tnhamos Kombis cortadas com a gabine atras e a caçamba na frente chamadas de lambretas, elas eram no comeco utilizadas para levar motores e cambios para a linha, depois que a linha foi transformada em trilhos por correntes as lambretas passaram a ser utilizadas em todas as areas como veiculos de suporte para abastecer as linhas de montagem e pre-montagens, a grande vantagem era a cacamba do carro encostar nas caixas e prateleiras, permitindo o transporte direto das peças.
Conheço um professor que tem uma t 3 e ele é um missionário americano aqui no 🇧🇷 ❤️
Apenas em 1999, vieram os modelos Eurovan e Caravelle, em pouca quantidade.
Sou português a viver no Brasil e na década de 90, ainda em Portugal, tive uma T3 importada da Alemanha, ela na altura era uma carrinha espetacular em tudo e tinha o motor 1.6 a diesel.
Vendi-a só pelo sistema de escape ser compacto e com pouco amortecimento, logo estando sempre partindo pela vibração de tal motor.
Mas tirando isso e até se fosse hoje, não a teria vendido.
Moro na França e aqui a Kombi é un luxo a corujinha custa uns 60000€
Tive e tenho várias versões do T3. O 1600 CT a ar era uma versão westfalia (camping car) de 1980 se dirige exatamente como uma Kombi.
O 2.0 CU a ar com o motor de 2l herdado do Porsche 914 é bem mais potente e da p pegar auto estrada a 130km/h tranquilo.
O terceiro que ainda tenho é un Syncro(4x4) 1986 com motor 1.9l DG a água de 78cv. Na versão Multivan
Agora tenho un T4 na versão multivan esse dura até a eternidade, tenho un amigo que tem um com 650000km a disel e nunca fez o motor.
Posta sua página para vermos seu hobby. Abs
Eu vi e andei na t5 no México, é um modelo muito elegante especialmente com as rodas de aço
En el Paraguay se vendió oficiamente del representante VW la T3. Mi padre compró en 1983 la versión completa (Bus D), bicolor, con motor 1.6 Turbo Diesel (similar a un AP....) con cambio de 4 marchas manual. Con sus 70CV DIN era manca para 5 pasajeros-equipaje, pero rendía 14 en la ciudad, y 17 en la estrada a 90-100 km-h. Tampoco podía hacer mucho mas que eso debido a su escasa potencia para el peso y aerodinámica de caja de zapatos... pero con buen torque. Recuerdo que tenía muy buenos acabados interiores, techo solar a manivela, dirección sin asistencia, y frenos bien potentes, discos adelante y tamborzones en la trasera. No era un vehículo barato ni popular como la kombi brasileira, no. Era una van familiar cara, de costo elevado. Saludos al canal. Likes!
Olá, sabes se no Paraguai encontro peças para a T5?
@@framemulticom Hola y abrazos amigo. Nao, acredito que pra a T5 vair ser dificil achar pecas de reposicao ou accesorios pois ese modelo nao foi importado pra ca. Pra a T3 sim é possivel fucando nos desmanches e nos ferro velhos. Isso sem falar que é uma caminhonete muito apreciada por restauradores e tudo o disponível ja habrá sido vendido...
En Paraguay se vendía la T3 4x4 ?
As fábricas empurraram produtos defasados no Brasil, o problema é sempre ter quem compre, mesmo um carro custando caro, pelo que oferece.
Vdd, sempre tem os trouxas que compram
E se não fosse obrigada,a Kombi seria vendido até hoje com as mesmas especificações dos anos 60. E o pior,o consumidor brasileiro aceitaria com louvor.
Exatamente! O cidadão médio, formado em sua maioria por coroas, veneram a Volks e sua linha antiga como se fossem o supra sumo da indústria automotiva
@@irlanfernando3147se você pensar em aproveitamento de espaço é baixo custo de manutenção, a kombi foi revolucionaria.Lembro que em 2005 encontrei uma na praia e perguntei por que havia pago tão caro, se poderia por aquele valor comprar um ônibus seminovo.A resposta : custo e facilidade de manutenção
A Kombi era a unica van de passageiros que dá para dirigir usando a carteira B de habilitação porque a maioria era disponível com 9 lugares.
Vide a Kombi Last Edition que foi vendida a R$ 100 mil na época e muita gente comprou! E hoje essa versão está avaliada em quase R$ 200 mil, só porque é "item de colecionador". Brasileiro é burro e bobo!
Pior que aceitaria mesmo. Sempre aparece um falando que as versões novas não são Kombis de verdade por serem modernas. Essa gente não quer inovação, se acostumou com veículos que pararam no tempo e acha ótimo!
Parabéns pelo vídeo. Eu sou apaixonado pela Kombi, tenho uma 2008, já tive 1994 e, 1995. A VW Brasil nunca se importou com a Kombi, o que fabricava vendia. Acho uma falta de respeito com o consumidor. Coloquei pivô na dianteira, coisa que o Fusca a muito tempo já tinha. Uma suspensão dianteira antiga, uma folga de direção cansativa, 4 marchas. Esses modelos quadrados top nunca chegaram aqui por falta de importância. Agora quebraram a cara, perderam mercado excelente e querem trazer uma elétrica de R$ 250 mil. Fala isso para o feirante. Amei o vídeo conheci modelos que não conhecia. Me inscrevi no canal. Deus abençoe a todos. Abraços 🤗. Ingai MG.
Valeu pelo elogio e parabéns pela Kombi!!😃
Trazer uma elétrica por 250 mil Reais a Volks tá chamando o povo de trouxa!
Antes a elétrica pudesse comprar mas não pode comprar! Só pode alugar acredita ?
@@felipefernandes9053 Essa elétrica é por assinatura! Mais bizarro ainda....
@@marcioluisguizzardi1400 Isso msm!
Fá da kombosa , parabéns foi o melhor vídeo explicando sobre as gerações e versões da kombi que já vi .
Infelizmente não tivemos a T3 justamente a geração que eu mais curto ,cheguei ver algumas na Argentina e Paraguay.
Valeu pelo elogio!! Eu também gosto bastante dessa geração!!
Esteve tão perto,
Mas tão longe.
Esse é nosso Brasil.
Hermoso Ejemplar el T3 Vw. Como Español 🇪🇸 qué resido en Uruguay 🇺🇾, tuve la bendición de pasarme de Citroën, Oltcit a Nissan Trade largo techo 2.8 de 1990 es del grupo "Ebro" "motor Iberica". De origen Español muy similar al Kombi Transporter. En Fin! Allí en Brasil prefirieron continuar con la Tipo 2 de VW Kombi en reestyling hasta 2007 si mal no recuerdo. Yo tengo una miniatura de tamaño 1/43 de ixo de un correo famoso de Brasil color amarillo. Viva Vw. Saludos desde Uruguay. Lamento no comunicar Portugués, porque mi Portugués malo. Saludos!!! 😊😊😊
Sem problemas, meu espanhol é horrível também, utilizei o tradutor!!!
Boa noite. Aqui em Portugal já vi rodando por aí às centenas dessa van Transporter geralmente no litoral usadas por surfistas alemães, portugueses, espanhóis, dentre outros.
Veículo comum por aqui, e muito bonito.
Tinha uma em Porto Alegre ano 87, versão 4x4 Syncro Diesel que entregava medicamentos para a Farmácia São João, hoje ela está numa coleção em São Paulo.
Parabéns pela produção do vídeo e todo o texto nele contido. Uma verdadeira aula sobre a linha Transporter da VW e suas peculiaridades nos diferentes mercados automotivos do Mundo. Excelente, saúde e sucesso!!!
Muito obrigado!!
Muito bom o vídeo, ótimas informações. Vou passar duas pequenas correções, a primeira é sobre os motores a diesel que equiparam a T3, não existiu diesel boxer como falado no vídeo aos 11:11, todos os diesel que equiparam esse modelo eram em linha, semelhantes ao AP diesel que equipou a kombi brasileira. Tenho uma, T3 Westfalia 1982 a diesel, algum dia farei um vídeo dela. A outra correção seria aos 8:45 quando diz que a grade frontal dos modelos refrigerados a ar seria meramente decorativa, na verdade a grade servia uma função sim, pra entrada de ar fresco para a cabine.
No mais excelente conteúdo, valeu por postar, abraço!
Kombi, prá mim, sempre foi e será um bom carro. Tenho uma furgão 98. Tô fazendo de tudo para deixar em ordem. A Volkswagen bem que poderia restaurar prá mim. De Taubaté SP Brasil
Ainda bem que hoje temos muitas opções de Vans no mercado
A VW até importou a Caravelle (T4) e a Eurovan (tanto na versão VW como na versão Seat, que levava o nome Inca) no final da década de 1990, mas sem fazer o mesmo sucesso da “velha senhora”.
Apesar de hoje vermos mais Eurovan (e Seat Inca) nas ruas do que uma Caravelle (eu, particularmente, só vi uma Caravelle uma única vez na vida), a VW custou a acordar para atualizar a Kombi, tanto que quando a mesma saiu de linha em 2013, não lançou nenhum substituto.
A KOMBI era muito cara pelo que ela era.
Não era nada mais que um fusca com espaço melhor aproveitado
@@firmianocelsomendesdeolive8930Um Fusca com entreeixos aumentado!
Vídeo muito legal e completo. Parabéns!
Infelizmente vivemos num país com uma cultura estrangeira de pura exploração. Recebemos o resto do mundo e quando não, recebemos incompleto.
Tivemos só a T1, T1 e meia( frente da T1 com corpo de T2), T2, e T4 (nossa eurovam) depois não tivemos mais atualizações
Na AVAPE (subsidiária da Volkswagen) vi uma Eurovan 1999 rodando.
Saudações , a Kombi aqui no Brasil deveria ter continuado a fabricar com novas gerações , com um motor a diesel dianteiro .
Rapaz que coisa linda, devia ter lançado ela aqui, até hoje,se lançar venderia muito
É a transporter T3 que a VW brasileira nunca teve vontade de trazer. Nos anos 70 e 80 do século passado tinha razão pra não trazer, já que ia ficar muito caro, mas a partir da década de 90 podia ser vendida. Mas a má vontade da nossa VW não permitiu.
Quem resumiu muito bem o mercado brasileiro foi um presidente da Volks no Brasil em 1973: "... os brasileiros desceram das árvores e aprenderam a andar de carro, por isso era o melhor lugar do mundo para vender carro..."
COM certeza ira fazer muito suseso
Top demais nem imaginava que a Kombi teria sua 3 geração acho que venderia bem sim aqui no Brasil
Excelente trabajo hermano, lo felicito.
Saludos
Isla de Margarita Venezuela
Errata,o motor da Kombi aleman apartir de 72 era Type 4,era plano mas nao tinha nada haver com o Type 1.Iniciou com 1.7 depois 1.8 w finalmente 2.0, o qual eu tive um nos EUA.Esse motor foi usado no VW 411 e no Porsche 914.
Obrigado pela correção!!
@@classeautomotiva parece a Ford Falcon a versão quadrada
Parabéns meu amigo 👏👏👏 o seu vídeo está muito bom ✌️
Valeu Helton!! Tmj!!
Lembro de um tio ter uma Kombi verde abacate antiga, íamos para o sítio de Atibaia nela, saindo de São Paulo capital. Muita gente tem histórias com Fusca, Kombi e derivados. Aí, esse mesmo tio teve Fuscas, depois, lembro de um vermelho. Meu pai teve uma Variant e outras pessoas da família também, e claro, Brasílias.
Se ainda hoje fosse lançada a Kombi 4 x 4 aqui no Brasil certamente compraria uma, a Kombi é admirável, jamais será esquecida.
Os duzentos mil reais nos somos tirado mesmo
Taí mais uma prova de que o Brasil, embora seja um dos países que mais fabricam carros no mundo, por muitos anos era mais atrasado que qualquer outro país do mundo(talvez ainda seja, mas nem tanto) quando o assunto é carro.
Lembro de uma novela do México, de 1989 e que o SBT exibiu dois anos depois, onde mostrava as kombis mexicanas já antigas com porta DE CORRER. Enquanto nessa mesma época as kombis brasileiras 0km ainda abriam as portas a moda antiga...
De todas as montadoras que temos aqui, acho que a VW foi a que segunda que mais tratou nosso país com desdém, vendendo produtos defasados até onde dava, aí a Fiat viu que dava certo e fez pior, deixando o Uno e o Palio por anos com a mesma estrutura, só mudando o design nos facelift, enquanto lá fora os produtos se modernizavam de verdade
Esse vídeo mostra o quanto políticos atrapalham a vida das pessoas encareceram os carros e inviabilizaram muitos modelos bons e baratos.
Gostei muito do seu vídeo, parabéns! Já tive duas T4, uma 1997 e uma 2003, essa 2003 era de uso da VW, atualmente tenho uma T5 2006 que era da Embaixada Alemã. Uma pena esse veículo não ter feito sucesso no Brasil, é um veículo fantástico em todos os quesitos.
Show de vídeo, estória completa !!
Quando morava em Teresina no Piauí tinha um engenheiro do DNOCS que fica perto de o de eu morava tinha uma dessas meu pai dizia que era a Kombi alemã
Muito bom. Fale sobre a Eurovan
Eu ja tive a oportunidade de ver algumas unidades da t3 aqui em Fortaleza , essa semana vi uma t4 em um ferro velho, nao favo a menor ideia como esses carros vieram parar aqui!.
Essa geração dessa Kombi T3 Eurovan faria sucessso aqui no Brasil ....... E esse foi um erro da Volks! Preferiram ficar com a Kombi desatualizada por mais 40 anos do que trazer um carro de geração superior que viesse com várias atualizações..... Sou fã da Kombi, mas essa T3 é top! Diretoria da Volks como sempre visando somente o lucro, e o povo fica sem opções...... Que bom que aqui no Brasil tem pessoas que tem essa versão..... Belo vídeo 👏👏👏👏👏👏👏
Custo Brasil como sempre. Mas a T3 era bem parecida com os caminhões compactos da VW aqui na época. Mesmo fosse um pouco mais cara venderia bem por não ter concorrência.
VW LT você diz né?
VW 6.80/6.90
que mané custo brasil, para de ficar repetindo asneiras, o que fode o brasil é a lei ferrari e esse protecionismo imbecil
Custo Brasil.uma ova.
Lucro Brasil.
A Combi antiga era caríssima e oferecia conforto lixo.
Motor de fusca e carcaça maior.
No real, lixo
Parabéns pelo vídeo e pela completa seleção de imagens...
Valeu!!
Já vi algumas T3 no brasil. não sei como vieram parar aqui. Inclusive na minha cidade tinha uma cinza.
Cara eu queria uma T3 4x4, na moral, a 4x2 já faz milagres em certos lugares que tem lama, imagina uma 4x4 ia ser um rally todo dia nas escolas aqui nas terras tupiniquins
Caso a VW houvesse desenvolvido a Kombi com Tração 4x4 no Brasil estaria em comercialização ate hoje, haja vista a necessidade destes utilitários nas estradas do norte e nordeste do País.
No seguimento de utilitário pesado pequeno eu so vejo HR na rua, se a vw realmente se importar-se com Brasil a kombi taria dominando esse seguimento no Brasil, principalmente equipada com motor a diesel, e provavelmente faria sucesso com furgao e mini vam, mas a escolha de não traser esses veículos para o Brasil foi bem questionável
A Kombi e sempre sucesso.
Esse veículo lembra uma frente de caminhão do mesmo fabricante.
Trabalho como motorista hoje atraves da kombi a primera kombi que eu dirigir foi una cirugía 74 eu adoro a kombi.
Cirugía 😂
Esse modelos iram fazer sucesso aqui que pena que não vieram as 4x4 modelos diesel
Ótimo vídeo parabéns 👏👏👏
A Kombi está perto, muito perto de perder esse posto de "carro fabricado por mais tempo no Brasil", só questão de uns 5 anos ela perde esse posto para a fiorino, lembrando que a história da fiorino não começa no uno, a história da fiorino começa no 1° carro da Fiat fabricado, o 147, na primeira linha Fiat aqui no Brasil tinha: Fiat 147, 147 pickup, pickup city e fiorino 147, depois de algum tempo veio Fiat oggi e a panorama, então a fiorino está prestes a se tornar o mais antigo do Brasil, levando em conta que ainda está em produção.
A T4 em diante é difícil de chamar de kombi, está mais para Van, embora a Kombi seja uma
Meu vizinho tem uma T4 vermelha até hoje, top de mais. Uma pena não ter sido fabricado aqui.
Excelente video informativo e explicativo.
Aos governantes brasileiros, fica evidente a incompetencia e aos consumidores, a aceitacao das decisoes erradas.
Se a T3 tivesse sido produzida no Brasil, talvez fosse até mais fácil instalar freios ABS e airbag duplo para seguir em linha. E ao invés do motor Wasserboxer, botar o AP 1.8 deitado igual o 1.6 a diesel na T3 européia, tendo em vista que o 1.6 a diesel e o 1.8 a álcool ou gasolina tinham muita coisa em comum, a ponto de na África do Sul ter sido usado o AP 1.8 deitado para atender a exigências de peças nacionais ao invés de importar o Wasserboxer.
Essa kombi T 2 fez parte da minha enfancia nossa aqui em Minas Gerais essa kombi levavam turma pra roça na panha de café levavam enchada no teto da kombi isso pra nós brasileiro já foi um grande utilitário veicular tinha as kombi escolar ia busca as crianças na roça para estudar na cidade kkkkk !! Só que meu ponto de vista acho que a volkswagen enventava muitas desculpas para não trazer outros veiculos como kombi T3 para Brasil é sendo que é uma marca muito bem vista pelos brasileiros a própria volkswagen ela mesma ce mata por traz e lança esse projeto no Brasil e lá no Estados Unidos ate mesmo na jamaica tem esses modelos e volkswagen não fala que importação é cara kkkk o golpe tai cai quem quer
Curiosidade: a Kombi Clipper chegou a ser testada com tração 4x4: uma empresa chegou a desenvolver um protótipo do sistema, mas o projeto acabou abandonado (só não lembro se a VW encomendou ou foi independente), tanto que um dos protótipos sobrevive até hoje!
Tenho uma antiga revista Fusca & Cia que mostrou ela (tanto que depois com o mesmo sistema foi aproveitado em um fora de série, o Jeg)
Qual é a vantagem de a kombi ser 4x4? A kombi foi feita para vias urbanas.
@@rogeriopereira2360 O Modelo provavelmente seria para andar em estradas em situação mais precária e de terra
@@cypherfgt5092 o preço seris inviável, a kombi não tem chassis como caminhonete ou jeep, nessa época já tinha excelentes carros fora de estrada., jeep, rural, bandeirantes. Acredito que o motor da kombi não daria conta para carregar o sistema 4x4 fora o peso das mercadorias que iria transportar.
e as montadoras continuam capando ao máximo os carros para ter lucro máximo
Sou de Moçambique, e aqui só tivemos a versão T2 e as outras versões em diante, uma vez que no meu país não se produzem carros, vivemos de importação
A Kombi só recebeu a T-2 em 1997, por que sua linha de produção no México foi direcionado para a produção do New Beetle, os carros fabricados no Brasil eram os mais atrasados produzidos no mundo...uma fabrica exclusiva para mercados de terceiro mundo, distribuídos pelas portas dos fundos para esses mercados.
Trouxe sim era importada cheguei trabalho com uma, empresa que eu trabalhei tinha 4 kombi sul africana,era muito cara era difícil de conseguir fazer manutenção ficava muito tempos parada.
Aqui teve uma Kombi 4x4 , foi em uma reportagem nos anos 80 eu vi uma T3 aqui no Rio
Para o Braisil, nunca foi interessante se modenizar os veículos, sendo produzidos apenas os antigos, desatualizados, inseguros e rentáveis para o fabricante.
Vídeo começa em 8:30
Que video top,nunca ouvi e vi nada sobre o tema da Kombi.Parabens!
Valeu!!
Ótimo vídeo!
Abraços...
Valeu abraços!!!
Achei um pouco exagerado no titulo informar que a Kombi T3 foi "proibida" no Brasil. Nada mais foi do que uma decisão da Volkswagen do Brasil não fabrica-la pois os custos seriam muito grandes e a mesma não venderia tanto quanto a Kombi T2.
Outra coisa referente a Kombi Diesel era que o problema não era de superaquecimento, ate mesmo porque a mesma tinha radiador, o problema eram seus usuarios que estavam acostumados a motores a gasolina com uma faixa de RPM totalmente diferente de motores a diesel, logo assim os proprietarios "esticavam" as marchas acima da RPM ideal para o motor diesel, além de que os intervalos de revisoes eram diferentes dos motores a gasolina e os mesmos não tinham o mesmo cuidado. Como informado no video, o motor usado era exportado para paises onde a legislacao diesel permitia e não houveram problemas relacionados.
Exato!! Consumidor brasileiro ñ utiliza o produto da forma prevista, o pessoal por aqui, utilizavam a towner na rodovia e queria andar a 100 km por hora e reclamavam da falta de potência !
@beneditotadeugomes1085 O brasileiro é trouxa
O motor diesel na verdade era apenas um motor ap a gasolina com cabeçote modificado. Bom seria colocar mangueiras mais grossas e um pequeno radiador de óleo
@@firmianocelsomendesdeolive8930quem adaptou esse motor em saveiro e passat,trocou justo a tubulação de água e não teve o problema de aquecimento,haja vista que também diminuio o tamanho das mangueiras,e falo os adaptados,pois teve esses mesmos modelos originais diesel na Argentina 👍
Muito bom o video 😊
a t3 transporter foi reprovada na latincap vi um crash test dela da versão picape dupla
Ótimo vídeo, mas faltou lembrar dos Furgões Trafic, um modelo Diesel em 91 e depois a Gasolina em 94, custava na prática o mesmo preço da Kombi, porém mto superior, com 6,5 mts cúbicos de carga.
Eu tenho uma kombi 1995 clipper e ela roda bem até hoje
Parabéns 👏👏👏 pelo conteúdo 😊, eu jamais imaginei que a Kombi tivesse outros modelos, ganhou mais um inscrito 😊👍
Muito obrigado!!
Ela teria feito sucesso logo depois da chegada das vans asiáticas em 1993.
Faria sim sucesso mais as questões dinheraticas não deixou acontecer....afinal vendendo bem basicamente sem investimento nenhum encheu os olhos e os cofres da VW.... esse painel e volante da T3 são lindos...idênticos ao santana / quantum da 1°geração....parabéns eu não sabia que os motores ainda eram boxer!!!!
Que vergonha pra nos Brasileiro não ter tido essa Kombi quadrada mas moderna ... No Brasil a Volkwagen empurrava para o povo uma Kombi ja defasada e sem o conforto que aparentemente tinha nesse modelo de Kombi quadrada.
Quando foram abertas as importações, aí sim a VW deveria ter investido pra fabricar a T3 aqui no Brasil, muito provavelmente continuaria imbatível contra Towner, Besta e Topic, não seria contra Ducato e Sprinter por serem bem maiores, de outra categoria, mas ainda assim eu acredito que continuaria vendendo muito até nos dias atuais...
Esse vídeo me esclareceu muita coisa
Eu nunca tive absolutamente nada contra a charmosa Kombi,mas eu achava uma baita sacanagem ela se manter igual durante tanto tempo, sendo que já existiam versões bem mais modernas que sequer eram oferecidas no Brasil. O México já tinha a opção de teto alto eporta corrediça desde, pelo menos, 1992.
Também houveram versões de 6 cilindros boxer refrigerado a água, pois a VW passou para a OKRASA a fabricação e desenvolvimento de motores boxer.
A T3 não veio para o Brasil só porque a Volkswagen acreditava que os custos superaria os lucros? Se a T3 foi na década de 70, essa decisão da Volkswagen nacional pode ter ocorrido em função do assim conhecido Choque do Petróleo??? Outra dúvida que tenho é se alguma vez aqui no Brasil já teve alguma concorrência entre a Kombi, a Rural, e o Veraneio. Parabéns pelo Canal.
Lembro-me de ver uma ou duas aqui em Portugal quando era jovem mas a competição na altura era feroz com a Ford Transit a dominar o mercado. Outras marcas como a Renault Trafic também eram mais comuns.
A transferência de tecnologia só acontece com a absolencia(?) do modelo, aconteceu com a Kombi brasileira mas a Volkswagen não quis continuar produzindo a Kombi que teve atualizações importantes na Alemanha!
Em 1970, nos USA, a KOMBI tinha opcionalmente direção hidráulica e câmbio automático e motor de 2.000cc.