Acho importante esse tipo de conteúdo para sempre lembrar-mos que existe vida além da Intel e AMD. Além de ser muito informativo e educativo de como o software e Hardwere trabalham. Parabéns pela pesquisa e didática, e ansioso pela continuação dessa série.
Já eu escuto há 40 anos! Essa turma viaja demais. Os desenvolvedores já estão acostumados com as instruções x86/x86-64. O mais provável é o RISC-V competir com o ARM em Smartphones, Tablets e Notebooks não X86. Todas essas tecnologias vão conviver por causa dos padrões estabelecidos do mercado.
@@talcfrj enquanto existir programas em Clipper e Cobol por aí, o X86 será necessário. Na prática, hoje os núcleos da Intel e da AMD já fazem uma conversão de CISC para RISC para poder fazer a paralelização dos processos
Sim, eu também ouço falar muita coisa desde muito tempo. Mas na minha visão existem razões para crer que alguma mudança de paradigma é possível, a começar pela "morte" dos PCs de mesa para o usuário comum. Hoje o que manda é o celular, os dispositivos móveis, sem falar na IA e suas incertezas. Está tudo muito nebuloso.
@@ppn2024 Não podemos generalizar nunca. Temos que lembrar que existem vários tipos de usuário, inclusive com condições financeiras diferentes. A grande maioria das pessoas mais pobres, em média possui um smartphone intermediário. Pessoas com melhores condições, sempre compram Desktops. E Notebooks, devido ao problema chamado manutenção e preço, não é tão bem visto como muita gente pensa. Temos que lembrar também que o valor gasto em um Notebook mediano, compra-se um bom PC Gamer, que é o objetivo de 90% dos usuários domésticos. E pelo lado empresarial, também há preferência por Desktops, com exceção para profissionais que necessitam da mobilidade de um Notebook. Sobre IA, para mim é apenas um recurso a ser implementado, seja em nuvem ou diretamente como NPU's nos próximos processadores (Seja x86-64, Arm ou Risc-V) e nas GPU's. Sobre a morte do PC de mesa, esqueça... Todas as pessoas que conheço, seja profissional ou pessoalmente, quando se toca o assunto Desktop... "Estou querendo montar um! Já estou com essas peças, falta pouco!" (E com empolgação!)
Imagino que seria pior que o ARM para uso comercial, ainda mais se considerar que cada empresa pode modificar e patentear usos do RISC-V, seria o caos com cada empresa usando uma arquitetura diferente e ficaria totalmente preso ao SO que a fabricante forneceu visto que seria necessário 1 compilação para cada aparelho, e pior que o ARM por que teriam muitos padrões completamente diferentes gerando muita incompatibilidade
@@arthuralk ARM tem um padrão principal ainda, mesmo que possa ser personalizado ainda mantém esse padrão. Pensa que no risc-V pode mudar muito mais coisas por que é livre e cada um faz o que quiser com ele.
@@iagomorandi6543 Essa que é a vantagem do risc-v. Se colocarem um recurso fechado o que vai acontecer é que outros sistemas não vão conseguir aproveitar esse recurso. Igual é o HDMI no Linux que só funciona até 2.0 daí pra frente não é aberto o código.
Acho que aqueles que seguirem algum padrão vão se sobressair. Então podem ter arquitecturas distintas , mas com algum nível de padronização nas instruções.
O mal da juventude é achar que ela é que sabe tudo...rsta conversa existe desde os anos 80-90, nas BYTE/PC Magazine da altura, trabalhei com muito RISC/MIPS, Irix, SparcStations/Sun/Solaris, VMS, e a treta dos x86 continuaram a dar cartas, mesmo com um ridículo set de instruções, até hoje. RISC era o futuro há mais de 30 anos !!!
Você tem razão, mas a questão agora é o esforço Chinês, se o Risc-V não de certo, acabou a tecnologia para a China! Então se tornou uma questão de sobrevivência tecnológica. Não diria que bateria X86 no PC, mas sim nos notebooks, mas depois que vi o Linus TechTips mostrando uma placa mãe igual as atuais, com RAM e placa de vídeo substituível, com processador RISC-V, mudei de ideia.
Estou acompanhando a a informações a respeito desse tipo de arquitetura nesse processador, e a maioria delas um tendência muito otimista pra ele haja vista conflitos geoplíticos entre China e EUA no contexto tecnológico e a demonstração de grandes investimentos da china nele tbm. Acredito que, caso haja sucesso desse processador e sua arquitetura pelo mundo, haverá embargo econômico contra ele pra todo lado, pois Intel, AMD e Apple não deixará isso barato e irão exercer "lobbys" pesadíssimos contra ele para não perder o mercado ocidental que dominam
Não é bem assim, os X86 "modernos" são RISC internamente, e CISC externamente, ou seja eles "quebram" instruções CISC em RISC para então encaminhar às unidades de execução.
O futuro são processadores ARM a própria AMD e Nvidia já estão com planos para começar a produzir chips em massa, mas é interessante que tenhamos outras tecnologias assim
Uma quantidade absurda de coisas ja foi compilada pra Risc-V, é só que a Milk-V fez um trabalho porco nas imagens de sistema dela, tu pode usar as imagems que a galera distribui no RVSpace, vai passar absurdamente menos raiva, vai por mim.
...ou ele pode compilar ele mesmo "no braço" e aprender um bocado de coisa. Eu pelo menos acho compilação até tranquilo depois que você pega o jeito da coisa.
No momento só indo pelo site que deixei na descrição do vídeo, esse modelo ainda não está vendendo pelo AliExpress, mas acredito que em breve vai estar.
@@1RockmanX nessas plaquinhas, pensei um dia que raspy, orangem RISC-V, poderia ser o primeiro pc de muita gente, pois muitas pessoas tem televisão e poderia ter o "letramentos digital" porém essas plaquinhas não conseguem rodar o RUclips, sei que o Chrome não ajuda, contudo o "letramento digital" foi feito com celulares, que não são desktops completos, impedindo da pessoas estude, claro que não, contudo um desktop é mais fácil da pessoas estudar e ir trabalhar, um celular sem sistema de arquivos tradicional, linguagem de programação e tela pequenas não ajuda , por isso essas plaquinhas ajudariam muito
@@arozendojr E dificil imiginar isso porque notebook pode fazer bem esse papel. Ate cheguei comprar orangePi para testar como desktop depois como servidor porem produto atrai mais entusiastas.
Qdo vai sair o Linux microkernel (além do feito pela Apple) pra rodar mais fácil nesses processadores e outros? Ou a M$ vai fazer Windows microkernel pra rodar nesses processadores? Não só menos energia… mas menos tempo pra processar, pois os Cisc “precisam descobrir todas as informações dentro da sua biblioteca interna antes de iniciar a tarefa”, enquanto os Risc já “receberam de você exatamente o que precisam”.
É possível que quebre mesmo, mas esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores: ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
A Intel detém a patente x86. Muita coisa ainda é feita em x86 (não sei pq, devia ser tudo x64 já). A intel não vai deixar que seja feito com compatibilidade x86/arm ou x86/risc. Programas e jogos mais antigos não rodam sem essa compatibilidade e até a Steam por exemplo ainda usa 32-bit
@@raulsilva3173 Sim, mas a AMD é pouco protecionista com propriedade intelectual. Eles podiam ter batido o pé e monopolizado a arquitetura, teriam uma vantagem competitiva enorme pela diferença na eficiencia. Além de isso atrasar a tecnologia, seria ruim até pra eles.
@@carlosrfs99 não sabia que dava pra rodar x86 en processador arm desse jeito. É, pode ser que risc realmente seja o futuro. Porém e programas de linux compilados em x86, também poderiam ser rodados tranquilamente?
Entre 300 e 800, dependendo do que vier no que vc comprar. E esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores: ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
Você está completamente errado, "Adeus Intel e AMD" ? kkkkkkk a arquitetura RISC-V ainda tem um longo caminho pela frente. Acredito que essa arquitetura será igual ao Linux, nunca despontou como um OS para desktops, entretanto quando se trata de OS embarcados e Servidores a história é outra. Há e quando eu disse que você estava errado, quiz dizer que a curto e médio tempo. 😜 ( Nota: muito bem explicado, parabéns!)
Ja conseguiram rodar The Witcher 3 com box64+wine(wow64) no milk-v Pioneer. O Riker fez uma apresentação péssima mas realmente pelos próximos 5 anos Risc-V é só pra entuasiastas de tecnologia. Depois disso realmente Intel e AMD tão ferradas. Talvez até façam chips hibridos x86/risc-v. Seagate e várias outras empresas ja usam risc-v em seus produtos.
Sim, é mais a longo prazo mesmo, até porque o Linus TechTips, mostrou um computador com uma placa mãe estilo as atuais, que dá pra trocar memória RAM colocar SSD e placa de vídeo e tal, só que com um processador Risc-V. E as GPU AMD já rodam muito bem nele, mas ainda é notável a falta de compatibilidade de alguns drivers e softwares. Creio que daqui pra 2025 já terei uma usabilidade dessa plaquinha pelo menos semelhante a de um Raspberry Pi, com Docker rodando entre outros, pois nem nesse nível eles estão ainda.
NADA é de graça. Se não ganham no componente, precisam ganhar no ecossistema ou no futuro de forma indireta. Nada contra, pois todo esforço merece colher resultado. Mas só ora termis isso em mente. Um exemplo foram os equipamentos de telecomunicações no Brasil, praticamente financiados pelo pais asiático, o qual hoje "sabe" tudo o que acontece no Brasil, pois é de total interesse deles. Infelizmente, é uma relação não muito vantajosa pra nós brasileiros, basta ver o custo das voisas aqui. De qualquer forma, cono ferramenta, utilizada com cuidado, é muito bem vinda, assim como foram muito bem vindos os painéis solares asiáticos, com potencial de nosctrazer a independência energética. Que Deus nos desperte.
Cara desculpa, esse papo CISC X RISC é muito dos anos 90, e hoje já não faz sentido. Ambos os ISA evoluíram bastante, e essa sua explicação da diferença entre elas já não serve mais. Por exemplo, hoje tanto os Ryzen como os Raptor Lake, etc, decodificam as instruções CISC em "RISC Like" para serem executadas internamente. Outro ponto é que originalmente as instruções RISC devido a sua simplicidade eram executadas sempre a 1 ciclo de clock, hoje entretanto muitas instruções dos ARM-64 levam mais de 1 ciclo de clock, semelhante o que ocorre nos processadores CISC. Ou seja, hoje em dia, o que realmente importa é a arquitetura dos processadores, e não o ISA em si.
Mas a questão agora é o esforço Chinês, se o Risc-V não de certo, acabou a tecnologia para a China! Então se tornou uma questão de sobrevivência tecnológica. Não diria que bateria X86 no PC, mas talvez nos notebooks, no futuro é claro, mas depois que vi o Linus TechTips mostrando uma placa mãe igual as atuais, com RAM e placa de vídeo substituível, com processador RISC-V, mudei de ideia.
@@kevinyoliveira68 voltaremos aqui daqui 10 anos... RISC V está começando avançar no mercado de embarcados mas ainda em nichos e vem substituindo o MIPS e SH. A própria MIPS Technologies vem substituindo os IPs MIPS por RISC V, mas ainda são poucas as empresas de semicondutores que estão com novas arquiteturas como RISC V e Xtensa em seus portifólios A mais 10 anos estão tentando entrar com ARM no mercado de PCs, agora que embalou com a Apple e este ano, a Qualcomm apresentou o Snaodragon para PC/Windows mas ainda não sabemos se terá aceitação
@@Eng.pedroneto Aí eu concordo por hora Risc V é nicho mas num futuro é possível ele ser usado em escala mas possível não significa que irá ocorrer pelo fato do x86 ser muito consolidado
a plataforma RISC sempre foi uma promessa desde que TI era chamado de processamento de dados e de que acabaria com a arquitetura x84/64. pura promessa quem sabe daqui mais 40 anos o pessoal vem e fala que RISC vai ser futuo
🧐 Não é não, pra vc exigir essa pronúncia vc teria que escrever... The correct pronunciation is... 🎓A partir do momento que vc escreveu ou falou em português no início da frase, segue o baile em português
@@rikerlinux cara, essa pronúncia é como a fundação fundação criadora diz. O V não é vê de letra latina e sim 5 de numeral romano se fosse risc-vi seria risc six.
Pior que roda e vai rodar jogos, até porque o Linus TechTips, mostrou um computador com uma placa mãe estilo as atuais, que dá pra trocar memória RAM colocar SSD e placa de vídeo e tal, só que com um processador Risc-V. E as GPU AMD já rodam muito bem. Creio que daqui pra 2025 já terei uma usabilidade dessa plaquinha pelo menos semelhante a de um Raspberry Pi, pois nem nesse nível ainda eles eles chegaram ainda.
@@rikerlinux Na minha visionfive 2(JH7110 também) por exemplo o maior problema que to tendo é a GPU PowerVR dela. Driver de OpenGL ES funciona mas o de vulkan ta esperando o shader compiler ser refeito e o de OpenGL é inesistente deixando ela dependente de GL4ES e ZINK pra rodar aplicações que foram feitas em OpenGL, e nem quero falar da ausência da stack necessária pro X11(protocolo do xorg e XWayland) funcionar.
Muito didático, muito bem explicado. Parabéns pelo canal.
Obrigado, e esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
Bom conteúdo, vou repassar na minha comunidade pois gostei da forma como explicou fácil de entender.
Acho importante esse tipo de conteúdo para sempre lembrar-mos que existe vida além da Intel e AMD. Além de ser muito informativo e educativo de como o software e Hardwere trabalham. Parabéns pela pesquisa e didática, e ansioso pela continuação dessa série.
Acho que eu já ouço essa mesma estória há mais de 30 anos.
Já eu escuto há 40 anos! Essa turma viaja demais. Os desenvolvedores já estão acostumados com as instruções x86/x86-64. O mais provável é o RISC-V competir com o ARM em Smartphones, Tablets e Notebooks não X86. Todas essas tecnologias vão conviver por causa dos padrões estabelecidos do mercado.
@@talcfrj enquanto existir programas em Clipper e Cobol por aí, o X86 será necessário. Na prática, hoje os núcleos da Intel e da AMD já fazem uma conversão de CISC para RISC para poder fazer a paralelização dos processos
Esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
Sim, eu também ouço falar muita coisa desde muito tempo. Mas na minha visão existem razões para crer que alguma mudança de paradigma é possível, a começar pela "morte" dos PCs de mesa para o usuário comum.
Hoje o que manda é o celular, os dispositivos móveis, sem falar na IA e suas incertezas.
Está tudo muito nebuloso.
@@ppn2024 Não podemos generalizar nunca. Temos que lembrar que existem vários tipos de usuário, inclusive com condições financeiras diferentes. A grande maioria das pessoas mais pobres, em média possui um smartphone intermediário. Pessoas com melhores condições, sempre compram Desktops. E Notebooks, devido ao problema chamado manutenção e preço, não é tão bem visto como muita gente pensa. Temos que lembrar também que o valor gasto em um Notebook mediano, compra-se um bom PC Gamer, que é o objetivo de 90% dos usuários domésticos. E pelo lado empresarial, também há preferência por Desktops, com exceção para profissionais que necessitam da mobilidade de um Notebook. Sobre IA, para mim é apenas um recurso a ser implementado, seja em nuvem ou diretamente como NPU's nos próximos processadores (Seja x86-64, Arm ou Risc-V) e nas GPU's. Sobre a morte do PC de mesa, esqueça... Todas as pessoas que conheço, seja profissional ou pessoalmente, quando se toca o assunto Desktop... "Estou querendo montar um! Já estou com essas peças, falta pouco!" (E com empolgação!)
O PROCESSADOR DO FUTURO. Quando vc desligar aparecerá a mensagem 'I'll be back'. 🤭
Nos anos 90 eu já escutava que RISC era o futuro.. pelo jeito ainda vai demorar.
Imagino que seria pior que o ARM para uso comercial, ainda mais se considerar que cada empresa pode modificar e patentear usos do RISC-V, seria o caos com cada empresa usando uma arquitetura diferente e ficaria totalmente preso ao SO que a fabricante forneceu visto que seria necessário 1 compilação para cada aparelho, e pior que o ARM por que teriam muitos padrões completamente diferentes gerando muita incompatibilidade
ARM é assim tbm
Bem notado, a questão é que se as empresas desenvolverem e fechar o código, dá nisso mesmo
@@arthuralk ARM tem um padrão principal ainda, mesmo que possa ser personalizado ainda mantém esse padrão. Pensa que no risc-V pode mudar muito mais coisas por que é livre e cada um faz o que quiser com ele.
@@iagomorandi6543 Essa que é a vantagem do risc-v. Se colocarem um recurso fechado o que vai acontecer é que outros sistemas não vão conseguir aproveitar esse recurso. Igual é o HDMI no Linux que só funciona até 2.0 daí pra frente não é aberto o código.
Acho que aqueles que seguirem algum padrão vão se sobressair. Então podem ter arquitecturas distintas , mas com algum nível de padronização nas instruções.
O mal da juventude é achar que ela é que sabe tudo...rsta conversa existe desde os anos 80-90, nas BYTE/PC Magazine da altura, trabalhei com muito RISC/MIPS, Irix, SparcStations/Sun/Solaris, VMS, e a treta dos x86 continuaram a dar cartas, mesmo com um ridículo set de instruções, até hoje. RISC era o futuro há mais de 30 anos !!!
Você tem razão, mas a questão agora é o esforço Chinês, se o Risc-V não de certo, acabou a tecnologia para a China! Então se tornou uma questão de sobrevivência tecnológica. Não diria que bateria X86 no PC, mas sim nos notebooks, mas depois que vi o Linus TechTips mostrando uma placa mãe igual as atuais, com RAM e placa de vídeo substituível, com processador RISC-V, mudei de ideia.
Pois é, parecem os "Pastores do Linux Unversal" dizendo que "esse será o ano do linux". Aguardando há 30 anos.😂😂😂
Esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
Estou acompanhando a a informações a respeito desse tipo de arquitetura nesse processador, e a maioria delas um tendência muito otimista pra ele haja vista conflitos geoplíticos entre China e EUA no contexto tecnológico e a demonstração de grandes investimentos da china nele tbm. Acredito que, caso haja sucesso desse processador e sua arquitetura pelo mundo, haverá embargo econômico contra ele pra todo lado, pois Intel, AMD e Apple não deixará isso barato e irão exercer "lobbys" pesadíssimos contra ele para não perder o mercado ocidental que dominam
Esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
@@rikerlinux , já o assisti, curti e compartilhei. Parabéns pelo conteúdo
Não é bem assim, os X86 "modernos" são RISC internamente, e CISC externamente, ou seja eles "quebram" instruções CISC em RISC para então encaminhar às unidades de execução.
Esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
É verdade todos são RISC essencialmente e o legado X86 tem que ser mantido.
@@paulocavutto3601 nas instruções pode até ser, mas no consumo enérgico não, com os notebooks Arm por exemplo durando muito mais horas do que os X86
O futuro são processadores ARM a própria AMD e Nvidia já estão com planos para começar a produzir chips em massa, mas é interessante que tenhamos outras tecnologias assim
O mercado já escolheu, nenhuma empresa que não trabalhe com opensource vai desenvolver uma versão ARM e outra RISC-V
😂 a empresa pode não escolher, mas a comunidade sim 😂😂😂😂
Os chineses estão implementando em tudo devido as sanções dos Estados Unidos. Diferente do arm, a arquitetura Risc-V é livre.
Esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
Acho díficil substituir o arm e x86 mas é sempre bom ter mais opções e ainda por cima algo open source que é sempre bem-vindo
Pode ser, mas esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
Uma quantidade absurda de coisas ja foi compilada pra Risc-V, é só que a Milk-V fez um trabalho porco nas imagens de sistema dela, tu pode usar as imagems que a galera distribui no RVSpace, vai passar absurdamente menos raiva, vai por mim.
...ou ele pode compilar ele mesmo "no braço" e aprender um bocado de coisa.
Eu pelo menos acho compilação até tranquilo depois que você pega o jeito da coisa.
Esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
Que aula eim, top.
Obrigado, e esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
Simsimsim!! To roando aqui o Cyberpunk 2077 num RISC-V.
Oh wait!
Tá mais facil o ARM substituir o X86.
Avanti Palestra!
Oxiiiii rsrsrs
@@jonyrutten136 kkkk sabe de nada inocente kkk
Com certeza, é esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
Todo dia um futuro diferente 😓
Esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
Faltou falar do "melhor linux de todos os tempos' da última semana. 😂😂😂
Verdade rsrs, e esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
manda o link ai pra comprar esse RISC-V - Milk-v Mars . :) aonde acho pra comprar essa placa ? valeu ! abs
No momento só indo pelo site que deixei na descrição do vídeo, esse modelo ainda não está vendendo pelo AliExpress, mas acredito que em breve vai estar.
Tem placas melhores, compra essa dai não.
@@carlosrfs99quanto maior a adoção dessa placa maior é o crescimento de usuários portando seus softwares pra ela
@@sneikychannel8876 software pra ela a comunidade ja portou boa parte. A fabricante ta mais focada no hardware das placas do que no software.
conseguiu ser melhor que o video do dio...
Muito obrigado, e esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
O preço dessa plaquinha é mais em conta que uma rasp 3 ?
Pode fazer um vídeo de performance do navegador, RUclips
Verdade uma playlist de videos mostrando o que e possivel fazer no ambiente desktop em seguida servidor.
@@1RockmanX nessas plaquinhas, pensei um dia que raspy, orangem RISC-V, poderia ser o primeiro pc de muita gente, pois muitas pessoas tem televisão e poderia ter o "letramentos digital" porém essas plaquinhas não conseguem rodar o RUclips, sei que o Chrome não ajuda, contudo o "letramento digital" foi feito com celulares, que não são desktops completos, impedindo da pessoas estude, claro que não, contudo um desktop é mais fácil da pessoas estudar e ir trabalhar, um celular sem sistema de arquivos tradicional, linguagem de programação e tela pequenas não ajuda , por isso essas plaquinhas ajudariam muito
@@arozendojr E dificil imiginar isso porque notebook pode fazer bem esse papel. Ate cheguei comprar orangePi para testar como desktop depois como servidor porem produto atrai mais entusiastas.
Vou testar depois pra ver o que dá pra fazer com ele como desktop
Esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
cartão de memória no MercadoLivre entrega no dia seguinte e a diferença de preço em relação o Aliexpress + imposto nem é muita
Eu comprei antes do novo imposto, achei barato esses HP de 128G a 39 reais
Esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
Qdo vai sair o Linux microkernel (além do feito pela Apple) pra rodar mais fácil nesses processadores e outros? Ou a M$ vai fazer Windows microkernel pra rodar nesses processadores?
Não só menos energia… mas menos tempo pra processar, pois os Cisc “precisam descobrir todas as informações dentro da sua biblioteca interna antes de iniciar a tarefa”, enquanto os Risc já “receberam de você exatamente o que precisam”.
Moço JH7110 não é CPU não, é o nome do SOC. os cores são os U74.
Esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
Já dá pra colocar o Arch Linux nele?
Ainda não
@@rikerlinux Da sim, o repo do Felix não é oficial mas é muito bem mantido. E tem imagens prontas pra as placas com o JH7110 no RVSpace.
Esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
legal
Esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
Manjaro vai quebrar no Leite5 tadinho. Primeiro update é vala
É possível que quebre mesmo, mas esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
A Intel detém a patente x86. Muita coisa ainda é feita em x86 (não sei pq, devia ser tudo x64 já). A intel não vai deixar que seja feito com compatibilidade x86/arm ou x86/risc. Programas e jogos mais antigos não rodam sem essa compatibilidade e até a Steam por exemplo ainda usa 32-bit
Interessante essa visão, resta saber pra que lado a indústria de programas vai pender
Cara o Wine com WOW64 ja roda programas de 32bits, com isso não precisa de multilib. E o Box64 ta indo muito bem.
x64 é patente da AMD, AMD64
@@raulsilva3173 Sim, mas a AMD é pouco protecionista com propriedade intelectual. Eles podiam ter batido o pé e monopolizado a arquitetura, teriam uma vantagem competitiva enorme pela diferença na eficiencia. Além de isso atrasar a tecnologia, seria ruim até pra eles.
@@carlosrfs99 não sabia que dava pra rodar x86 en processador arm desse jeito. É, pode ser que risc realmente seja o futuro. Porém e programas de linux compilados em x86, também poderiam ser rodados tranquilamente?
Futuro lá fora porque aqui com a taxa do amor não há futuro algum.
Que papel de parede dinâmico com uma árvore é esse aí ?
É desse vídeo aqui:
ruclips.net/video/UJwuMPPc3qM/видео.html
Se você instalar o apt-build poderá instalar programas pelo código fonte, digo, por pacotes "deb" com código fonte em em de binários.
Bela dica, e esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
Qual o valor?
Entre 300 e 800, dependendo do que vier no que vc comprar.
E esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
Se não Roda Linux eu nem faço questão de Ter....nunca tive notebook Lenovo quem dirá Levelho
Mas ele só roda Linux
@@rikerlinux que Bom...Ponto pra gente
Esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
O futuro é Motherboard EATX
Você está completamente errado, "Adeus Intel e AMD" ? kkkkkkk a arquitetura RISC-V ainda tem um longo caminho pela frente. Acredito que essa arquitetura será igual ao Linux, nunca despontou como um OS para desktops, entretanto quando se trata de OS embarcados e Servidores a história é outra. Há e quando eu disse que você estava errado, quiz dizer que a curto e médio tempo. 😜 ( Nota: muito bem explicado, parabéns!)
Ja conseguiram rodar The Witcher 3 com box64+wine(wow64) no milk-v Pioneer. O Riker fez uma apresentação péssima mas realmente pelos próximos 5 anos Risc-V é só pra entuasiastas de tecnologia. Depois disso realmente Intel e AMD tão ferradas. Talvez até façam chips hibridos x86/risc-v. Seagate e várias outras empresas ja usam risc-v em seus produtos.
Sim, é mais a longo prazo mesmo, até porque o Linus TechTips, mostrou um computador com uma placa mãe estilo as atuais, que dá pra trocar memória RAM colocar SSD e placa de vídeo e tal, só que com um processador Risc-V. E as GPU AMD já rodam muito bem nele, mas ainda é notável a falta de compatibilidade de alguns drivers e softwares.
Creio que daqui pra 2025 já terei uma usabilidade dessa plaquinha pelo menos semelhante a de um Raspberry Pi, com Docker rodando entre outros, pois nem nesse nível eles estão ainda.
Esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
Creio que não.
É só um projetinho mesmo
Esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
Encomendas atrasadas devido à greve dos correios.
Achei estranho pois não saíram da China ainda e tinha mais compras da minha mãe do minha
NADA é de graça. Se não ganham no componente, precisam ganhar no ecossistema ou no futuro de forma indireta. Nada contra, pois todo esforço merece colher resultado. Mas só ora termis isso em mente.
Um exemplo foram os equipamentos de telecomunicações no Brasil, praticamente financiados pelo pais asiático, o qual hoje "sabe" tudo o que acontece no Brasil, pois é de total interesse deles. Infelizmente, é uma relação não muito vantajosa pra nós brasileiros, basta ver o custo das voisas aqui. De qualquer forma, cono ferramenta, utilizada com cuidado, é muito bem vinda, assim como foram muito bem vindos os painéis solares asiáticos, com potencial de nosctrazer a independência energética.
Que Deus nos desperte.
Esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
Além do bsd Berkeley nos deu o lsd😂
O bitcoin core provavelmente roda nesta máquina.
Com certeza, e esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
Risc - reduced instruction set code
Uhum, e esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
Não sei por que sempre ouço esse dejavu há mais de 60 anos e não muda nada, esse Mini PCs não rodam nem GTA V kkkk
e essa luvinha do cs 1.6
Estava muito frio nesse dia
Esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
Cara desculpa, esse papo CISC X RISC é muito dos anos 90, e hoje já não faz sentido. Ambos os ISA evoluíram bastante, e essa sua explicação da diferença entre elas já não serve mais. Por exemplo, hoje tanto os Ryzen como os Raptor Lake, etc, decodificam as instruções CISC em "RISC Like" para serem executadas internamente. Outro ponto é que originalmente as instruções RISC devido a sua simplicidade eram executadas sempre a 1 ciclo de clock, hoje entretanto muitas instruções dos ARM-64 levam mais de 1 ciclo de clock, semelhante o que ocorre nos processadores CISC. Ou seja, hoje em dia, o que realmente importa é a arquitetura dos processadores, e não o ISA em si.
Mas a questão agora é o esforço Chinês, se o Risc-V não de certo, acabou a tecnologia para a China! Então se tornou uma questão de sobrevivência tecnológica. Não diria que bateria X86 no PC, mas talvez nos notebooks, no futuro é claro, mas depois que vi o Linus TechTips mostrando uma placa mãe igual as atuais, com RAM e placa de vídeo substituível, com processador RISC-V, mudei de ideia.
Esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
não vai rolar...
Esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
RISC sempre foi e será a melhor arquitetura. Só me pergunto como um fã de eletrônica conseguiria montar uma máquina com esse tipo de tecnologia.
Fato, e esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
Mas não é mesmo.
Nem mesmo os ARM utilizados em mobile serão substituídos pelo RISC V
Argumentos
@@kevinyoliveira68 voltaremos aqui daqui 10 anos...
RISC V está começando avançar no mercado de embarcados mas ainda em nichos e vem substituindo o MIPS e SH. A própria MIPS Technologies vem substituindo os IPs MIPS por RISC V, mas ainda são poucas as empresas de semicondutores que estão com novas arquiteturas como RISC V e Xtensa em seus portifólios
A mais 10 anos estão tentando entrar com ARM no mercado de PCs, agora que embalou com a Apple e este ano, a Qualcomm apresentou o Snaodragon para PC/Windows mas ainda não sabemos se terá aceitação
@@Eng.pedroneto Aí eu concordo por hora Risc V é nicho mas num futuro é possível ele ser usado em escala mas possível não significa que irá ocorrer pelo fato do x86 ser muito consolidado
Esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
a plataforma RISC sempre foi uma promessa desde que TI era chamado de processamento de dados e de que acabaria com a arquitetura x84/64. pura promessa quem sabe daqui mais 40 anos o pessoal vem e fala que RISC vai ser futuo
Esse vídeo novo complementa esse do porque o RISC-V é o Futuro dos processadores:
ruclips.net/video/NwFSZNfuDTw/видео.html
A pronúncia é risc five
🧐 Não é não, pra vc exigir essa pronúncia vc teria que escrever... The correct pronunciation is... 🎓A partir do momento que vc escreveu ou falou em português no início da frase, segue o baile em português
@@rikerlinux V é cinco em numerais romanos!
Então se fala em latim
Amigo eu falo em português e não em inglês 🤝
@@rikerlinux cara, essa pronúncia é como a fundação fundação criadora diz. O V não é vê de letra latina e sim 5 de numeral romano se fosse risc-vi seria risc six.
Não roda jogos não quero nem saber 😂
Roda minetest, supertuxkart e emulador de PSP(PPSSPP)
Pior que roda e vai rodar jogos, até porque o Linus TechTips, mostrou um computador com uma placa mãe estilo as atuais, que dá pra trocar memória RAM colocar SSD e placa de vídeo e tal, só que com um processador Risc-V. E as GPU AMD já rodam muito bem.
Creio que daqui pra 2025 já terei uma usabilidade dessa plaquinha pelo menos semelhante a de um Raspberry Pi, pois nem nesse nível ainda eles eles chegaram ainda.
@@rikerlinux Na minha visionfive 2(JH7110 também) por exemplo o maior problema que to tendo é a GPU PowerVR dela. Driver de OpenGL ES funciona mas o de vulkan ta esperando o shader compiler ser refeito e o de OpenGL é inesistente deixando ela dependente de GL4ES e ZINK pra rodar aplicações que foram feitas em OpenGL, e nem quero falar da ausência da stack necessária pro X11(protocolo do xorg e XWayland) funcionar.
agora tudo na computação se resume a jogo, que merda hein.
@@edneimarques120 É por causa dos canais de 'hardware' mais populares terem crescido falando de jogo, testando em jogos.
Mais ou menos quando Jesus voltar esse delírio será realidade.