Atila, uma coisa interessante sobre essa memorização e que eu percebo no meu dia a dia, como policial militar, é que o trauma afeta as pessoas de uma maneira estranha. Vítimas, mais comumente de roubo, podem, ou esquecer COMPLETAMENTE das características do autor do roubo, não sabendo sequer dizer a cor da pele do indivíduo, ou ou contrário, em outros casos se recordam tanto que conseguem dizer até a marca das peças de roupa e calçados, estampa da camisa, manchas na pele, tatuagens etc, conseguem passar um perfil completo do autor. É como se em alguns casos aquele momento de pânico impedisse a pessoa de reter as informações daquilo que viu e presenciou e em outros casos conseguem reter detalhes absurdos de uma situação que durou poucos segundos.
As memórias traumáticas, que se tornam memórias de ab-reação, são mais fortes devido a um processo evolucional. Lembra que quanto mais traumático o acontecimento, geralmente o que põe a vida em risco, maior é a chance de você gravar ele em seu hipocampo para não repassar por ele.
As vezes aleatóriamente lembro de coisas inuteis de 10 anos atras como se fossem ontem, a mais antiga que tenho é uma memoria de 15 anos.... Agora o quanto essas coisas foram distorcidas já é outra história
Funciona muito, assim como o método SRS (proposto por Cecil Alec Mace), que é baseado na curva da memória de Ebbinghaus. Dá uma olhadinha em www.piolet.com.br
eu imagino as fórmulas em quadros, e coloco esses quadros perto de algo que se relacione com o que a formula diz, tipo, o quadro com a formula do efeito doppler eu imagino perto do portão da casa, porque daí fica perto dos carros que passam pela rua e que causam o efeito doppler, ou a fórmula da frequência, que fica em um papel em cima de um piano onde uma pessoa toca ora agudo ora grave
Beatriz Souza para que vc decora fórmulas?! Deixa eu te falar. Decorar fórmulas não vai adiantar de nada. Física em si é uma matéria difícil. Não tente decorar as fórmulas e tente entender o seu valor matemático, desenvolva as fórmulas e tente substituir uma na outra, é assim que vc faz física.
Beatriz Souza sim funciona bem, algum tempo atrás usei para lembrar as notas musicais de frente, para trás e de trás, para frente, fica muito simples. Outra coisa legal é treinar para lembrar, listas de palavras, tipo com dez palavras ou mais, fica muito simples, aí em algum encontro com amigos tu demostra, hahahaah já fiz isso é muito legal ver a cara do pessoal. Kkkkkkk.
Quando tive a disciplina de Interface Homem Máquina, houve um período que estudamos a memória (e como funciona) e teve um conceito que foi apresentado que traduz o poder de memorização que são os chunks.
Sei que o vídeo é antigo, mas pra mim, memória fotográfica sempre foi uma analogia para memória visual e não necessariamente lembrar uma cena. E gosto de lembrar o quanto essas dicas foram conteúdo de curso na minha adolescência, até cheguei participar de um de um dia só uma vez
Eu me perdia dentro das minas direto, ai eu percebi q eu sempre colocava as tochas do lado direito, então pra achar a saida eu tinha que seguir os tuneis com as tochas no lado esquerdo.
Eu só tenho a dizer: se um dia forem fazer um curso de memorização com o Carlos Alves que apareceu no fantástico uma vez... digam pra ele que ele é muito bom... eu nem lembro o rosto do cara, nem a voz, mas ele falou para trocar "Carlos" por "carro" e "Alves" por "aves"... e eu nunca esqueci essa dica e nem o nome dele... valeu cara, nem sei quem é tu, mas tu me ensinou uma técnica preciosa e agora não consigo esquecer seu nome ( deve ter pelo menos uns 8 anos isso)... 1-Mas Atila, tem motivo por se chamar Palácio? ou foi uma escolha "poética"? 2-qual a diferença de memorizar e aprender? quer dizer... muitas vezes eu sei que certas equações podem resolver meu problema, como tentar descobrir o caminho mais curto para caminhar tirando uma hipotenusa... mas muitas vezes eu não lembro como faze-la... ou melhor... cientificamente TEM DIFERENÇA entre um e outro? ou isso é mais uma lenda? No livro A arte de ler mentes do Herik Fexus (recomendo) ele fala sobre ter pessoas que preferem botar certos tipos de memorias em certos tipos de sentidos... como o banho no tato, a musica na audição, e o dragon ball na parte de visão... e um amigo meu psicólogo disse que inclusive uma forma de tratar traumas é reconhecer qual dos sentidos predominantes foi usado para guardar o trauma e tentar re-escrever essa memoria com algum sentimento melhor... ai a memoria fica mas o trauma some... podia fazer dois nerdologias ai: um de tecnologia falando sobre hds (que usam um sistema parecido quando deletam arquivos) e outro sobre como podemos mudar nossas memórias e o que se sabe sobre como o neurônio funciona, explicando esse fenômeno que citei.
li extraordinário metade desinteressado só lendo pra fazer prova e outra metade imaginando a cena, a cenas eu lembro (apesar de não lembrar o que as cenas significam), mas fiz com metamorfose e deu certo, só não lembro o nome dos cara
@@Cr7Micto eu li game of trone e o velho testamento da bíblia a um tempão e sou capaz de dizer tudo com riqueza de detalhes em sequencia do começo ao fim , suponho que por 8maginat as cenas
Faz um vídeo com o Alberto Dell'isola do canal "Super memória". Ele já hipnotizou o Pirula. Agora queremos ver o Atila sendo hipnotizado e comentando sobre detalhes científicos/psicológicos sobre o assunto.
E como fica a questão da memória eidética em casos como o de Stephen Wiltshire, um artista portador de autismo que sobrevoou Nova York, Roma, Jerusalém, Tóquio, Londres e Dubai por alguns minutos e conseguiu desenhar todo o panorama das cidades, com os mínimos detalhes?
Ele tinha uma grande habilidade de memoria e desenvolveu muito os seus desenhos, por fazer isso sempre ele ficou cada vez melhor, semelhante ao que o Kim Jung Gi faz, mas apenas copiando
Uma vez eu ouvi falar que, quanto mais sentidos uma situação ou ocasião envolve, mais tempo ela vai ficar na memoria... Por isso as vezes as pessoas em campeonatos de memorização, alem de criar o "palácio da memoria", costumam se imaginar interagindo fortemente com os objetos que serão ligados a memorização.
Eu tenho dificuldade de manter meu corpo nos lugares onde quero na imaginação. O corpo fica girando e não consigo me concentrar. Se você me pede pra eu me imaginar subindo num carro e depois ficando de pé, antes mesmo de subir o corpo fica se inclinando pra algum lado ou fica girando e isso atrapalha no uso da técnica. Quando não é isso, tento imaginar algo com a iluminação do sol mas não consigo manter por muito tempo na imaginação. A imagem é substituída por outra do mesmo lugar só que com iluminação artificial. Alguém pode me ajudar a resolver isso?
Para se lembrar disto,tente pensar em uma situacao viajada(nao precisa usar drogas,apenas use a sua criatividade)tipo o nerdologia fala sobre memoria,entao pense em algo como um cientista elefante que tem uma super memoria,enquanto assiste a um holograma vermelho com uma seta branca no meio,e nesse holograma esta passando um homem se banhando em uma psina de nutela enquanto mata um mendigo usando uma faca quente usando uma luva de amoeba(coisas que acontecem diaramente na plataforma youtube)dai voce se pembra que o nerdologia se passa no youtube,e que o video em que voce assistiu,fala sobre memoria!(so se lembrar da referencia do elefante cientista)e so usar a criatividade!
Faz um Nerdologia sobre leitura rápida, se é possível ler dois livros ao mesmo tempo ou até mesmo se é possível ler e assistir ao nerdologia ao mesmo tempo
O palácio da memória me lembrou muito Hannibal, na série o palácio era o espaço mental no qual ele buscava conforto enquanto na prisão, composto por lembranças dos lugares que ele tinha algum apego.
Ainda queria uma publicação onde você fizesse um TOP 15 livros que você leu no nerdologia, dizendo em qual vídeo ele foi usado e porque você recomenda ele...
há uns anos estudei sobre a arte retórica e uma dos elementos é a arte da memória, com a história sobre o Palácio da memória, atribuída ao Simonides de Ceo. Achei bem interessante.
Átila, uma sugestão: Nerdologia Teoria dos Doppelgänger, ou Duplo etéreo, ou Bilocação (São nomes de um mesmo evento). Penso que seria um tema bem curioso e interessante para explicar. Parabéns à toda equipe pelo canal!
Allex Augusto Como o Átila disse, quem treina mais é mais habilidoso. Então pelo fato de um dos sentidos naturais da pessoa ter sido perdido, alguma coisa ela precisa usar pra repor.
A falta de um sentido repõe outro? Temos nossa memória quando ouvimos e tentamos guardar uma música, mas na ausência de um sentido poderia desenvolver um tipo de memória? Nossa... FASCINANTE.... Adoro esse canal...
Assim que vi a imagem da sala, pensei: Acho que já vi essa imagem em algum lugar, consegui lembrar que tinham 6 quadros na parede, que o sofá era branco, o tapete listrado e tinha uma planta. Pode ser porque nossa memória fotográfica fica mais aguçada para assuntos que estamos mais acostumados, eu por exemplo estou cursando design de interiores, então uma cena de um ambiente fica muito mais reconhecível pra mim.
Minha memória está lamentável, preciso exercitar. Dicas? Com Deus:)
7 лет назад
Esse nerdologia me fez lembrar da série westworld, sobre um dilema de que nós temos apenas lembranças vagas e acabamos perdendo ao longo do tempo, mas para fazer um comentário com paralelo a série, seria necessário spoilers. Mas é intrigante não termos memórias mais vívidas.
Átila, também sou biólogo por formação e gostaria de ressaltar sobre algo que você comentou na apresentação do vídeo e que sempre quis esfregar na cara de muitos professores (e alunos) de graduação em relação à didática, que é a ideia de que biólogo é um profissional com alto grau de memorização e que o ensino desta ciência é mera "decoreba". Tive um professor de Ecologia Geral que o sujeito era genial que em aula ele expunha para a turma fatores físico-químicos do meio ambiente e questionava o que isso implicaria nos seres vivos e as possibilidades de resultados e as provas que ele aplicava eram perguntas nos moldes de interpreta situações e resolver problemas, muito diferente da professora de Microbiologia (perdoem aos que gostem, é uma área legal, mas não como muitos professores ensinam) em que ela apresentava um organismo, seja bactéria ou fungo, dizia qual técnica de coloração se usava para observá-lo, que doença causava e qual tratamento e na prova queria e a prova dela era um terrível pesadelo lembrar daqueles muitos detalhes minuciosos, cobrando até mesmo nome científico de espécies de bactérias até mesmo nomes de técnicas. O tempo passou, por mais que eu não tivesse escolhido seguir a área de ecologia, consigo lembrar até bem de conceitos básicos e essenciais das aulas que tive, porém, a microbiologia que tive, não guardo lembrança nenhuma depois de passar na prova e só fez sentido mesmo para quem resolveu trabalhar com isso! Abraço, e por favor, um Nerdologia sobre o aquecimento global!
Eu já havia esquecido dos "pôneis malditos" :( Um grande personagem que tem uma ótima memória fotográfica é o "Robert Langdon" (Dan Brown). Execelente aula, parabéns... Vou lembrar dele quando precisar de reforço para memoriação de assuntos para provas. abs
Átila queria saber sobre o vídeo sobre TDI. É saudável os psiquiatrias , psicólogos insentivar as outras personalidades dá pessoa ou é melhor esconde-las? obrigado vc sempre faz um ótimo trabalho.
Caraca entrei aqui que sou jogador de poker e preciso memorizar combinações que fazem certas ações, e vc me faz um video desses nerdologia? Melhor impossivel!
9:09 essa é uma informação crucial e importante para nossa vida, não havia pensado nisso antes, e usando o escândalo do Facebook como exemplo, percebermos que não é difícil que isto esteja acontecendo
Porque apesar de nosso cérebro ter muito mais "espaço de memória" e poder de processamento que um computador, não somos capazes de guardar uma simples imagem com todos os detalhes por tempo indeterminado, como um aparelho eletrônico simples? Da mesma forma, porque não conseguimos fazer cálculos como uma simples calculadora? Porque não conseguimos lembrar de algum detalhe em uma imagem, mas se nos mostram a imagem sem o detalhe, percebemos imediatamente que falta algo?
N lembro se foi no nerdologia, mas tinha visto um video chamado "o cerebro nao é um computador" (exatamente assim mesmo). A natureza de ambas é distinta por demais...
Basicamente evolução, nós nunca precisamos fazer contas ou gravar imagens para sobreviver na natureza, começamos fazer isso há alguns milênios. E os computadores mesmo sendo potentes não conseguem distinguir objetos em uma imagens tão bem quanto nós, porque nosso cérebro evolui pra isso
Excelente! Diversas vezes enquanto trabalho deixo varias abas abertas e salto entre elas, quando percebo que esqueci de alguma coisa eu volto em ordem ou na página que estava, no momento que estava pensando e lembro, funciona.
Muito legal esse episódio! importante pontuar que essa facilidade que temos em memorizar as coisas a partir de associações com elementos/objetos conhecidos por nós é explicada por alguns teóricos da Semiótica. Nos experimentos sobre memória de Lev Vygotsky, por exemplo, ele mostra como crianças na fase pré-verbal são incapazes de fazer isso (usar ferramentas do meio - signos - para auxiliar na memorização de palavras). Porém, crianças que já adquiriram linguagem são capazes de usar tais recursos semióticos para auxiliar a memória (associar palavras à cartões coloridos, por exemplo). Um adulto é capaz de internalizar essas ferramentas (signos) que estão disponíveis no meio e usá-las apenas no plano intrapsicológico para mediar processos mnemônicos. É o que caracteriza a memória como uma função mental superior. Um livro que recomendo é The Mind of a Mnemonist de Alexander Luria, um dos colaboradores de Vygotsky. Ele não trata exatamente do uso de signos que medeiam a memória. Mas é um relato interessante de um caso do que podemos chamar de "super memória" e podemos ver como o mnemonista "S" utilizada de diversas técnicas (algumas semelhantes ao palácio da memória) para não esquecer das coisas.
Olá Átila, blz? Fantástico Nerdologia de hoje, parabéns pelo trabalho! Mas tenho uma pergunta...não seria Stephen Miltshire, o artista com autismo que conseguiu desenhar a cidade de Nova York com detalhes absurdos após observa-la por 20 minutos sobrevoando a cidade, um caso de memória fotográfica? Dúvida para @Nerdologia PS: No que se refere a seu comentário no minuto 3:34, a melhor ciência é a Física!
Tem cursos militares de demolição ( nao chegam ser um teste apito para isso) mais vc tem 30 segundos para ler um manual para desarmar 4 bombas, e muitos conseguem, isso acredito ser memoria fotográfica, o fato que vc falou também e um caso. Tem outros casos tambem vistos recentes no SuperHumanos, o kara conseguia memorizar todo um baralho enfim. Acho que nao é mito nem mentira, é uma questao de treino qualquer um consegue, nosso cérebro é musculos então com praticas vc vai aperfeiçoando.
Acho que se Nerdologia desse 30 segundos para eu observar aquele quarto eu saberia dizer bastante coisa, eu pelo menos em 3 segundos consegui gravar 6 quadros e tapete listrado sofá branco e mesinha com algumas coisas encima isso eu consegui gravar. em 3 segundos. enfim o que vc acha Caio Moreira Nunes.
Concordo em partes Paulo....concordo que nós podemos "malhar" nosso cérebro para deixá-lo bombado (birl!!) a ponto de ter uma super-memória. Mas como tudo nessa vida, haveria um limite no qual não conseguiríamos notar todos os detalhes, como por exemplo se houvesse um furo no extremo canto superior esquerdo da parede do quarto que o Átila mostrou no vídeo. Mas acho que alguém conseguiria alcançar um alto patamar suficiente para considerar que sua memória é "fotográfica".
LIMITE Vc que estipula parti da sua falha, e nao existe vc limitar POR NAO SABE SE VAI CONSEGUIR, primeiro vc TENTA ou FAZ a parti da sua primeira falha e frustração vc começa a se limitar, e ao contrario do que vc disse, vc nao desiste antes de saber e se limita sem nunca antes ter tentado, ao contrario do que vc disse quando não conseguimos algo com certeza ja sabemos o limite CRIAMOS um limite aparte dessa falha mas isso nao quer dizer que vc se limita ali, vc que criou sua propiá limitação, quando vc nao consegue algo por tanto esforço ou porque vc esta exausto, vc acaba criando seu limite, porem ali nao é barreira absoluta ate que vc treina treina treina para superar esses limites, mesmo vc tendo dificuldades HOJE, amanha talvez com muito treino vc ja não tenha mais a mesma dificuldade, então vc nunca sabe seu limite de superação, vc nao sabe ate onde vc vai, porque vc pode se superar sempre, acredito que com treino é possivel, so esta FOCADO e ATENTO em seu caminho ate seu OBJETIVO final se completar.
Isso também depende muito da importância do que isso tem pra você pq até hj lembro da sequência de sílabas que tinha que digitar pra completar uma Quest num poketibia que eu jogava a um bom tempo atrás: HI MI CHOU
Eu teria problemas para fazer esse tipo de associação. Eu ia ficar tipo "certo, eu fiz uma imagem bizarra na cabaça para lembrar de alguma coisa. Qual era essa imagem bizarra?". Caso eu passasse nessa primeira fase, seria tipo "ok, era o jovem nerd cavalgando um unicornio com asas em direção a um vulcão enquanto lê turma da Mônica. O que eu deveria lembrar com isso?"
Eu tenho dificuldade de manter meu corpo nos lugares onde quero na imaginação. O corpo fica girando e não consigo me concentrar. Se você me pede pra eu me imaginar subindo num carro e depois ficando de pé, antes mesmo de subir o corpo fica se inclinando pra algum lado ou fica girando e isso atrapalha no uso da técnica. Quando não é isso, tento imaginar algo com a iluminação do sol mas não consigo manter por muito tempo na imaginação. A imagem é substituída por outra do mesmo lugar só que com iluminação artificial. Alguém pode me ajudar a resolver isso?
Muito amor por Sherlock nesse vídeo inteiro. Não só usa o Mind Palace desde o primeiro episódio, como tira sarro da "memória fotográfica" do John... rsrsrs!!
Isso me fez lembrar um artista altista chamado Stephen Wiltshire, que consegue desenhar com detalhes precisos, paisagens que ele vê por apenas alguns minutos, como no caso em que ele foi capaz de desenhar a cidade de Nova York após 20 minutos de voo sobre a cidade. Como isso é possível? Eu achava que era memoria fotográfica + habilidade aprendida. Parabéns pelo ótimo material como sempre.
Hoje na era digital temos muitas informações ao mesmo tempo, e isso faz com que pessoas consciente ou não armazenem tudo de uma vez só, e acabam não lembrando de nada. O excesso de conteúdo pode ser prejudicial.
Faz sentido, por isso indicam o método de estudo mapa mental para concursos que é praticamente um sinônimo do palácio mental, para memorizar melhor seus conhecimentos ..
Átila, com as tensões entre EUA e Coreia do Norte crescendo e as conversas sobre guerra nuclear, vocês poderiam fazer um episódio sobre o assunto ou sobre "Inverno Nuclear". Abraços!
Na brilhante e divertida série "O Mentalista" várias vezes é explicada dessa mesma forma, o que é um palácio de memória. Acho que faltou no vídeo fazer pelo menos alguma menção ao carismático Patrick Jane. Hehehe
Nessa de criar as memórias eu acabo esquecendo o que a história representa! xD Daí não adianta eu ver uma cena bizarramente criativa na minha mente se eu não lembro pra que ela serve!
Eu fiz uma construção no Minecraft com mais de 100 cômodos, consigo memorizar quase que qualquer coisa utilizando essa construção como palácio mental. Conheço ela com todos os detalhes. Isso facilitou de fato.
Ele facilita a vida pra você poder lembrar de outras coisas. Mas na pratica, como a matemática se feita só na calculadora, você acaba se perdendo na hora da pratica. Então tem seus pontos positivos e negativos.
Eu assisti um documentario há uns 10 anos atrás ou mais, sobre pessoas com sindrome de savant. Havia neste documentario, um savant com memoria fotográfica, fizeram um teste e colocaram ele em um helicoptero e fizeram um voo em volta de uma catedral que tinha inúmeros detalhes. Depois de um tempo do voo, colocaram ele em uma sala e ele fez um desenho identico da catedral com todos os detalhes.
Onde o infravermelho é filtrado então? Se você pegar um vídeo seu gravado e trabalhar na frequência infravermelho você pode ver as coisas no escuro? Ou não consegue pq não é iluminado com infravermelho?
todas as câmeras trabalham em uma freqüência baixa o suficiente para captar a luz infravermelho, mas VC não ver no século com a câmera pq simplesmente não ha luz infravermelho no ambiente rsrs
ah então perfeito, só iluminar com luz infravermelho e depois filtrar certinho pra "ver no escuro" - ilumina com infravermelho e então salva o vídeo e troca o que fo captado como infravermelho pra branco - certo? Eu achava que era filtrado pra capturar (y)
Nietzsche trata bem do tema, claro que no aspecto filosófico, em Genealogia da Moral. Eu adoraria ver Nerdologia de filosofia. Façam isso acontecer, please!
Eu tenho dificuldade de manter meu corpo nos lugares onde quero na imaginação. O corpo fica girando e não consigo me concentrar. Se você me pede pra eu me imaginar subindo num carro e depois ficando de pé, antes mesmo de subir o corpo fica se inclinando pra algum lado ou fica girando e isso atrapalha no uso da técnica. Quando não é isso, tento imaginar algo com a iluminação do sol mas não consigo manter por muito tempo na imaginação. A imagem é substituída por outra do mesmo lugar só que com iluminação artificial. Alguém pode me ajudar a resolver isso?
É incrível como o segredo da memória está na CRIATIVIDADE!!! KKK...Quer ter uma memória excelente!? Treine sua criatividade. O segredo do sucesso não é a memória, mas sim,a criatividade. Um vídeo tão curto que me abriu uma reflexão reveladora. Obrigado, nerdologia.
Só um adendo Atila... existe tambem como forma de melhorar a memorização com sensações posivitas ou negativas... não como adestradores fazem com o sistema de recompensa ou punição mas com realmente sensações, nosso cerebro tem maior facilidade de guardar algo quando um trauma ou algo muito bom fazia parte do contexto do que voce quer lembrar...
7 лет назад+6
FAZ UM EPISÓDIO SOBRE OS SUPER-HUMANOS DE STAN LEE! POR FAVOR NUNCA PEDI NADA
Ironicamente é a segunda vez que assisto esse vídeo pq esqueci que já tinha visto
Na verdade isso aconteceu comigo
Kkkk em pleno 2020 e eu aqui vendo pela terceira vez e sem lembrar nada
"O que é que eu tô fazendo da minha vida meu Deus
Eu sou um merdaaa mermão"
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk morri
eu nesse exato momento kkkkkkkkk
KKKKKKKK
Atila, uma coisa interessante sobre essa memorização e que eu percebo no meu dia a dia, como policial militar, é que o trauma afeta as pessoas de uma maneira estranha. Vítimas, mais comumente de roubo, podem, ou esquecer COMPLETAMENTE das características do autor do roubo, não sabendo sequer dizer a cor da pele do indivíduo, ou ou contrário, em outros casos se recordam tanto que conseguem dizer até a marca das peças de roupa e calçados, estampa da camisa, manchas na pele, tatuagens etc, conseguem passar um perfil completo do autor. É como se em alguns casos aquele momento de pânico impedisse a pessoa de reter as informações daquilo que viu e presenciou e em outros casos conseguem reter detalhes absurdos de uma situação que durou poucos segundos.
Incrível mesmo. As mentes funcionam de forma diferente, dependendo de cada pessoa
Curioso, a primeira pessoa pode se lembrar apenas do acontecimento, já a segunda pode se lembrar da cena em si
As memórias traumáticas, que se tornam memórias de ab-reação, são mais fortes devido a um processo evolucional.
Lembra que quanto mais traumático o acontecimento, geralmente o que põe a vida em risco, maior é a chance de você gravar ele em seu hipocampo para não repassar por ele.
O problema de guardar tudo na memória é que não da pra esquecer daquela pessoa que partiu seu coração.
*nerdologia fells*
Imagina você lembrar a vida inteira da menina que te traiu com seu melhor amigo na 2ª série.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A primeira né cara, acho que todo mundo tem dessas
Quanto mais bizzaro , mais fácil de se lembrar.
*Faz todo sentido biologico*
kkk
#FazTodoSentidoBiologico kkkkk
isso vai dar um problema... kkkkkkkkk Já vimos do que as mentes são capazes nos nerdcasts
Narrador:" Você lembra quantos quadros tinha na foto?"
Eu:"Meus Deus! Que foto?!"
Kkkkkkk
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK EU TODINHA
Kkkkkk
Kkkkkkk
@@Carinhadeanjo911 😊
Os bglh da FT eu acertei kkkk
A técnica do Palácio da memória é simplesmente incrível de tão eficaz. Eu mesmo uso, e mesmo que vc queira esquecer vc simplesmente não vai
Já vi tudo isso no livro "super memória" do Alberto Dell'isola, o mais legal é q assistindo o vídeo eu consegui lembrar de quase tudo q eu li
Sabe onde eu vi esse lance de palácio da memoria, na serie O Mentalista, muito top essa serie.
Mais um vídeo top, parabéns mano.
Topissima
Patrick Jane da serie The Mentalist mostra o palácio da memória muito bem. Aliás, ótima serie, recomendo
MANO EU SEI QUE ESSE COMENTÁRIO A 7 ANOS MAS ME IDENTIFICO MTO QUE SÉRIE BOA VÉI UMA DAS MELHORES SÉRIES QUE JA ASSISTI DEPOIS DE CRIMINAL MINDS
Lembrei de Sherlock Holmes, ele sempre grava no “palácio da memória”
"Mind palace"= palacio mental*
@@goat3308 ?? Ue
@@cortesdoruyterofc1 só disse q não é palacio da memoria e sim palacio mental, seria a tradução mais correta.
@@goat3308 foda-se
@@goat3308 Exato
As vezes aleatóriamente lembro de coisas inuteis de 10 anos atras como se fossem ontem, a mais antiga que tenho é uma memoria de 15 anos.... Agora o quanto essas coisas foram distorcidas já é outra história
Usei a técnica do palácio da memória para gravar umas fórmulas e conceitos que tô estudando em física e posso dizer que isso realmente funciona
Funciona muito, assim como o método SRS (proposto por Cecil Alec Mace), que é baseado na curva da memória de Ebbinghaus.
Dá uma olhadinha em www.piolet.com.br
como você gravou fórmulas com palácio mental? ou gravou a ideia pra deduzir as fórmulas em si?
eu imagino as fórmulas em quadros, e coloco esses quadros perto de algo que se relacione com o que a formula diz, tipo, o quadro com a formula do efeito doppler eu imagino perto do portão da casa, porque daí fica perto dos carros que passam pela rua e que causam o efeito doppler, ou a fórmula da frequência, que fica em um papel em cima de um piano onde uma pessoa toca ora agudo ora grave
Beatriz Souza para que vc decora fórmulas?! Deixa eu te falar. Decorar fórmulas não vai adiantar de nada. Física em si é uma matéria difícil. Não tente decorar as fórmulas e tente entender o seu valor matemático, desenvolva as fórmulas e tente substituir uma na outra, é assim que vc faz física.
Beatriz Souza sim funciona bem, algum tempo atrás usei para lembrar as notas musicais de frente, para trás e de trás, para frente, fica muito simples.
Outra coisa legal é treinar para lembrar, listas de palavras, tipo com dez palavras ou mais, fica muito simples, aí em algum encontro com amigos tu demostra, hahahaah já fiz isso é muito legal ver a cara do pessoal. Kkkkkkk.
Quando tive a disciplina de Interface Homem Máquina, houve um período que estudamos a memória (e como funciona) e teve um conceito que foi apresentado que traduz o poder de memorização que são os chunks.
Sei que o vídeo é antigo, mas pra mim, memória fotográfica sempre foi uma analogia para memória visual e não necessariamente lembrar uma cena. E gosto de lembrar o quanto essas dicas foram conteúdo de curso na minha adolescência, até cheguei participar de um de um dia só uma vez
Essa trilha sonora inicial.. é simplesmente incrível ! E do meu filme predileto ! Brilho eterno de uma mente sem lembrança !
Eu sempre me perco em Minecraft
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
eu tb kkkkk. Quantas vezes eu tive que criar uma nova casa pq esqueci onde estava minha casa com meus itens.
Eu me perdia dentro das minas direto, ai eu percebi q eu sempre colocava as tochas do lado direito, então pra achar a saida eu tinha que seguir os tuneis com as tochas no lado esquerdo.
KKKK FODA MANO TAMBÉM KK
KKKKKKKK quem nunca
Como estou estudando para concursos, achei este Nerdologia altamente relevante. Obrigado, Átila! Sucesso!
Eu só tenho a dizer: se um dia forem fazer um curso de memorização com o Carlos Alves que apareceu no fantástico uma vez... digam pra ele que ele é muito bom... eu nem lembro o rosto do cara, nem a voz, mas ele falou para trocar "Carlos" por "carro" e "Alves" por "aves"... e eu nunca esqueci essa dica e nem o nome dele... valeu cara, nem sei quem é tu, mas tu me ensinou uma técnica preciosa e agora não consigo esquecer seu nome ( deve ter pelo menos uns 8 anos isso)...
1-Mas Atila, tem motivo por se chamar Palácio? ou foi uma escolha "poética"?
2-qual a diferença de memorizar e aprender? quer dizer... muitas vezes eu sei que certas equações podem resolver meu problema, como tentar descobrir o caminho mais curto para caminhar tirando uma hipotenusa... mas muitas vezes eu não lembro como faze-la... ou melhor... cientificamente TEM DIFERENÇA entre um e outro? ou isso é mais uma lenda?
No livro A arte de ler mentes do Herik Fexus (recomendo) ele fala sobre ter pessoas que preferem botar certos tipos de memorias em certos tipos de sentidos... como o banho no tato, a musica na audição, e o dragon ball na parte de visão... e um amigo meu psicólogo disse que inclusive uma forma de tratar traumas é reconhecer qual dos sentidos predominantes foi usado para guardar o trauma e tentar re-escrever essa memoria com algum sentimento melhor... ai a memoria fica mas o trauma some... podia fazer dois nerdologias ai: um de tecnologia falando sobre hds (que usam um sistema parecido quando deletam arquivos) e outro sobre como podemos mudar nossas memórias e o que se sabe sobre como o neurônio funciona, explicando esse fenômeno que citei.
Então quando leio livros, eu consigo lembra-los por muito tempo pq imagino as cenas acontecendo?
Tecnicamente sim
Sim, esse é o jeito certo de ler
li extraordinário metade desinteressado só lendo pra fazer prova e outra metade imaginando a cena, a cenas eu lembro (apesar de não lembrar o que as cenas significam), mas fiz com metamorfose e deu certo, só não lembro o nome dos cara
@@Cr7Micto eu li game of trone e o velho testamento da bíblia a um tempão e sou capaz de dizer tudo com riqueza de detalhes em sequencia do começo ao fim , suponho que por 8maginat as cenas
@@Steve42443 se vc leu apenas uma vez e lembra tudo com detalhes sua memória é extraordinária
Muitas vezes, esquecimento é uma benção
Faz um vídeo com o Alberto Dell'isola do canal "Super memória". Ele já hipnotizou o Pirula. Agora queremos ver o Atila sendo hipnotizado e comentando sobre detalhes científicos/psicológicos sobre o assunto.
E como fica a questão da memória eidética em casos como o de Stephen Wiltshire, um artista portador de autismo que sobrevoou Nova York, Roma, Jerusalém, Tóquio, Londres e Dubai por alguns minutos e conseguiu desenhar todo o panorama das cidades, com os mínimos detalhes?
Up
Up
Quando um autista tem interesse em algo ele nunca esquece, afinal nunca esqueci dos detalhes da minha infância hahaha
@@rocaurbana5607 você é ?
Ele tinha uma grande habilidade de memoria e desenvolveu muito os seus desenhos, por fazer isso sempre ele ficou cada vez melhor, semelhante ao que o Kim Jung Gi faz, mas apenas copiando
Uma vez eu ouvi falar que, quanto mais sentidos uma situação ou ocasião envolve, mais tempo ela vai ficar na memoria...
Por isso as vezes as pessoas em campeonatos de memorização, alem de criar o "palácio da memoria", costumam se imaginar interagindo fortemente com os objetos que serão ligados a memorização.
Droga, esqueci tudo, vou assistir de novo
muito eu na vida
Kkkkkk
Eu tenho dificuldade de manter meu corpo nos lugares onde quero na imaginação. O corpo fica girando e não consigo me concentrar. Se você me pede pra eu me imaginar subindo num carro e depois ficando de pé, antes mesmo de subir o corpo fica se inclinando pra algum lado ou fica girando e isso atrapalha no uso da técnica. Quando não é isso, tento imaginar algo com a iluminação do sol mas não consigo manter por muito tempo na imaginação. A imagem é substituída por outra do mesmo lugar só que com iluminação artificial. Alguém pode me ajudar a resolver isso?
Já tinha tido contado com a definição de palácio de memória. É uma excelente técnica de memorização.
Sobre o que era o vídeo mesmo?
Parece-me que alguém não entendeu a piada kkkk
Leonardo Martins esqueci
Garoto, não use drogas :D
Para se lembrar disto,tente pensar em uma situacao viajada(nao precisa usar drogas,apenas use a sua criatividade)tipo o nerdologia fala sobre memoria,entao pense em algo como um cientista elefante que tem uma super memoria,enquanto assiste a um holograma vermelho com uma seta branca no meio,e nesse holograma esta passando um homem se banhando em uma psina de nutela enquanto mata um mendigo usando uma faca quente usando uma luva de amoeba(coisas que acontecem diaramente na plataforma youtube)dai voce se pembra que o nerdologia se passa no youtube,e que o video em que voce assistiu,fala sobre memoria!(so se lembrar da referencia do elefante cientista)e so usar a criatividade!
me_irl
Sherlock é uma serie excepcional, recomendo muito!
Eu lembro de tudo como se fosse amanhã de manhã
olha só se n é o HOMEM QUE DEDUZ :p
Ganhei de você uma vez no xadrez, Sherlock.
Um Johnlock Qualquer Li o título do vídeo e na hora lembrei do Sherlock! haha
ora ora, temos um johnlock shipper por aqui ❤️❤️❤️❤️
ora ora temos um xeroque romis aqui
Eu acho minha memória incrível, eu lembro de coisas do meu primeiro período de faculdade o local que estava no meu caderno que cor estava.
As músicas das fórmulas matemáticas fazem muitas pessoas lembrarem delas, mesmo depois de pararem de estudar
Faz um Nerdologia sobre leitura rápida, se é possível ler dois livros ao mesmo tempo ou até mesmo se é possível ler e assistir ao nerdologia ao mesmo tempo
Eu usava a técnica do Palácio para estudar e nem sabia heheheheh
Funciona de verdade!!!
Parabéns pelo canal!!! Um dos melhores que ja encontrei!!
O palácio da memória me lembrou muito Hannibal, na série o palácio era o espaço mental no qual ele buscava conforto enquanto na prisão, composto por lembranças dos lugares que ele tinha algum apego.
Conheci o palácio da memória em o Mentalista. Poderiam fazer um sobre mentalismo.
Valeu, Átila! Pôneis Malditos demorou uma eternidade pra sair da minha cabeça... agora voltou.
Ainda queria uma publicação onde você fizesse um TOP 15 livros que você leu no nerdologia, dizendo em qual vídeo ele foi usado e porque você recomenda ele...
há uns anos estudei sobre a arte retórica e uma dos elementos é a arte da memória, com a história sobre o Palácio da memória, atribuída ao Simonides de Ceo. Achei bem interessante.
obrigado por me fazer lembrar "ai se eu te pego" e "pôneis malditos".... quase não foi difícil colocar no esquecimento 😑😒
Átila, uma sugestão: Nerdologia Teoria dos Doppelgänger, ou Duplo etéreo, ou Bilocação (São nomes de um mesmo evento). Penso que seria um tema bem curioso e interessante para explicar. Parabéns à toda equipe pelo canal!
Eu tô numa maratona de ver seus vídeos! Vc é demais cara!!
Bom eu não sei se sou autista mas os quatro primeiros kofs e Street fighter euos tenho todos na memória a 16 anos fora os que eu não me lembro
4:53 Eu fazia isso antes de descobrir esse palácio mental... Decorava frases da prova fazendo lembrar outras coisas que eu sabia...
pessoas cegas tem memorias diferentes? teriam mais memoria?
Pergunta interessante.
Pois é
Allex Augusto Como o Átila disse, quem treina mais é mais habilidoso. Então pelo fato de um dos sentidos naturais da pessoa ter sido perdido, alguma coisa ela precisa usar pra repor.
up pra ele responder no próximo vídeo
A falta de um sentido repõe outro? Temos nossa memória quando ouvimos e tentamos guardar uma música, mas na ausência de um sentido poderia desenvolver um tipo de memória? Nossa...
FASCINANTE.... Adoro esse canal...
vocês foram muito inteligentes colocando o tema do filme "Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças" de fundo do vídeo 😄
Melhor trilha sonora. Parabéns pela escolha.
Ja passou da hora do André ter um quadro no nerdologia.
Assim que vi a imagem da sala, pensei: Acho que já vi essa imagem em algum lugar, consegui lembrar que tinham 6 quadros na parede, que o sofá era branco, o tapete listrado e tinha uma planta. Pode ser porque nossa memória fotográfica fica mais aguçada para assuntos que estamos mais acostumados, eu por exemplo estou cursando design de interiores, então uma cena de um ambiente fica muito mais reconhecível pra mim.
Alexandre Rodrigues legal, a gente também revê memórias esquecidas se estamos nos acostumando com algo parecido
Minha memória está lamentável, preciso exercitar. Dicas?
Com Deus:)
Esse nerdologia me fez lembrar da série westworld, sobre um dilema de que nós temos apenas lembranças vagas e acabamos perdendo ao longo do tempo, mas para fazer um comentário com paralelo a série, seria necessário spoilers. Mas é intrigante não termos memórias mais vívidas.
INCRÍVEL! como eu AMO esse canal!!❤️❤️❤️❤️
O Atila fica tão lindo sorrindo
Reinivindico um nerdologia sobre como escolher bons livros! Hahah
Átila, também sou biólogo por formação e gostaria de ressaltar sobre algo que você comentou na apresentação do vídeo e que sempre quis esfregar na cara de muitos professores (e alunos) de graduação em relação à didática, que é a ideia de que biólogo é um profissional com alto grau de memorização e que o ensino desta ciência é mera "decoreba". Tive um professor de Ecologia Geral que o sujeito era genial que em aula ele expunha para a turma fatores físico-químicos do meio ambiente e questionava o que isso implicaria nos seres vivos e as possibilidades de resultados e as provas que ele aplicava eram perguntas nos moldes de interpreta situações e resolver problemas, muito diferente da professora de Microbiologia (perdoem aos que gostem, é uma área legal, mas não como muitos professores ensinam) em que ela apresentava um organismo, seja bactéria ou fungo, dizia qual técnica de coloração se usava para observá-lo, que doença causava e qual tratamento e na prova queria e a prova dela era um terrível pesadelo lembrar daqueles muitos detalhes minuciosos, cobrando até mesmo nome científico de espécies de bactérias até mesmo nomes de técnicas. O tempo passou, por mais que eu não tivesse escolhido seguir a área de ecologia, consigo lembrar até bem de conceitos básicos e essenciais das aulas que tive, porém, a microbiologia que tive, não guardo lembrança nenhuma depois de passar na prova e só fez sentido mesmo para quem resolveu trabalhar com isso!
Abraço, e por favor, um Nerdologia sobre o aquecimento global!
Eu já havia esquecido dos "pôneis malditos" :(
Um grande personagem que tem uma ótima memória fotográfica é o "Robert Langdon" (Dan Brown).
Execelente aula, parabéns... Vou lembrar dele quando precisar de reforço para memoriação de assuntos para provas.
abs
tava tentando lembrar, onde havia ouvido falar sobre palácio de memória. esse vídeo refrescou minha, ao mostrar imagens de Sherlock.
Átila queria saber sobre o vídeo sobre TDI. É saudável os psiquiatrias , psicólogos insentivar as outras personalidades dá pessoa ou é melhor esconde-las? obrigado vc sempre faz um ótimo trabalho.
Todos nos temos coisas ruins que gostaríamos de esquecer mas para lembrar é mais difícil, porem podemos anotar eventos mais importantes em agendas.
Átila, muito bom esse vídeo, irei testar estas tecnicas. Abraço.
Caraca entrei aqui que sou jogador de poker e preciso memorizar combinações que fazem certas ações, e vc me faz um video desses nerdologia? Melhor impossivel!
Átila parabéns por esse canal, te admiro muito!
Esse livro é um MUST mesmo. Átila, fala sobre as relações entre memória e aprendizado
Eu racho quando lembro do GTA San Andreas em que CARL tira uma bazuca do bolso 😂😂😂
GwU - Música Eletrônica Verdade 😂😂😂😂
GwU - Música Eletrônica
kkkkkkkkkkk
o jogo usa uma engine de 2000 inicio do ps2
Lembrei dessa cena desse vídeo: /watch?v=GJtwnANoj_M&t=488s (já tá no tempo certo) kkkk
O Batman - Feira da fruta tem a resposta disso.
“Batman, de onde você tirou esse bat-escudo?” "É claro que foi do c*, Robin!"
9:09 essa é uma informação crucial e importante para nossa vida, não havia pensado nisso antes, e usando o escândalo do Facebook como exemplo, percebermos que não é difícil que isto esteja acontecendo
Muito bom o diálogo com os inscritos !! As vezes, a dúvida de um pode ser de muitos !
e quando nós lembramos não é exatamente oque vemos, mas sim uma projeção
Porque apesar de nosso cérebro ter muito mais "espaço de memória" e poder de processamento que um computador, não somos capazes de guardar uma simples imagem com todos os detalhes por tempo indeterminado, como um aparelho eletrônico simples? Da mesma forma, porque não conseguimos fazer cálculos como uma simples calculadora? Porque não conseguimos lembrar de algum detalhe em uma imagem, mas se nos mostram a imagem sem o detalhe, percebemos imediatamente que falta algo?
N lembro se foi no nerdologia, mas tinha visto um video chamado "o cerebro nao é um computador" (exatamente assim mesmo).
A natureza de ambas é distinta por demais...
Rama Gtr. Adventures. Up
Basicamente evolução, nós nunca precisamos fazer contas ou gravar imagens para sobreviver na natureza, começamos fazer isso há alguns milênios. E os computadores mesmo sendo potentes não conseguem distinguir objetos em uma imagens tão bem quanto nós, porque nosso cérebro evolui pra isso
O cérebro tem muitas funções sendo executadas ao mesmo tempo e isso meio que limita.
pq uma batata nao voa ? nos nao fomos evoluindo voltado para isso
Excelente! Diversas vezes enquanto trabalho deixo varias abas abertas e salto entre elas, quando percebo que esqueci de alguma coisa eu volto em ordem ou na página que estava, no momento que estava pensando e lembro, funciona.
O problema de lembrar de tudo é lembrar das coisas ruins tbm
Playando por isso nós "fomos feitos" para esquecer.
Playando Da pra fazer uns exercícios mentais, hipnose ou autohipnose pra esquecer das coisas ruins...
Playando tu não sabe de nada
GAY
Mortes, ou relacionamentos?
Muito legal esse episódio! importante pontuar que essa facilidade que temos em memorizar as coisas a partir de associações com elementos/objetos conhecidos por nós é explicada por alguns teóricos da Semiótica. Nos experimentos sobre memória de Lev Vygotsky, por exemplo, ele mostra como crianças na fase pré-verbal são incapazes de fazer isso (usar ferramentas do meio - signos - para auxiliar na memorização de palavras). Porém, crianças que já adquiriram linguagem são capazes de usar tais recursos semióticos para auxiliar a memória (associar palavras à cartões coloridos, por exemplo). Um adulto é capaz de internalizar essas ferramentas (signos) que estão disponíveis no meio e usá-las apenas no plano intrapsicológico para mediar processos mnemônicos. É o que caracteriza a memória como uma função mental superior.
Um livro que recomendo é The Mind of a Mnemonist de Alexander Luria, um dos colaboradores de Vygotsky. Ele não trata exatamente do uso de signos que medeiam a memória. Mas é um relato interessante de um caso do que podemos chamar de "super memória" e podemos ver como o mnemonista "S" utilizada de diversas técnicas (algumas semelhantes ao palácio da memória) para não esquecer das coisas.
Olá Átila, blz? Fantástico Nerdologia de hoje, parabéns pelo trabalho! Mas tenho uma pergunta...não seria Stephen Miltshire, o artista com autismo que conseguiu desenhar a cidade de Nova York com detalhes absurdos após observa-la por 20 minutos sobrevoando a cidade, um caso de memória fotográfica?
Dúvida para @Nerdologia
PS: No que se refere a seu comentário no minuto 3:34, a melhor ciência é a Física!
Tem cursos militares de demolição ( nao chegam ser um teste apito para isso) mais vc tem 30 segundos para ler um manual para desarmar 4 bombas, e muitos conseguem, isso acredito ser memoria fotográfica, o fato que vc falou também e um caso. Tem outros casos tambem vistos recentes no SuperHumanos, o kara conseguia memorizar todo um baralho enfim. Acho que nao é mito nem mentira, é uma questao de treino qualquer um consegue, nosso cérebro é musculos então com praticas vc vai aperfeiçoando.
Acho que se Nerdologia desse 30 segundos para eu observar aquele quarto eu saberia dizer bastante coisa, eu pelo menos em 3 segundos consegui gravar 6 quadros e tapete listrado sofá branco e mesinha com algumas coisas encima isso eu consegui gravar. em 3 segundos. enfim o que vc acha Caio Moreira Nunes.
fisica melhor ciencia com ctz, pena q n entendo nada -_-
Concordo em partes Paulo....concordo que nós podemos "malhar" nosso cérebro para deixá-lo bombado (birl!!) a ponto de ter uma super-memória. Mas como tudo nessa vida, haveria um limite no qual não conseguiríamos notar todos os detalhes, como por exemplo se houvesse um furo no extremo canto superior esquerdo da parede do quarto que o Átila mostrou no vídeo. Mas acho que alguém conseguiria alcançar um alto patamar suficiente para considerar que sua memória é "fotográfica".
LIMITE Vc que estipula parti da sua falha, e nao existe vc limitar POR NAO SABE SE VAI CONSEGUIR, primeiro vc TENTA ou FAZ a parti da sua primeira falha e frustração vc começa a se limitar, e ao contrario do que vc disse, vc nao desiste antes de saber e se limita sem nunca antes ter tentado, ao contrario do que vc disse quando não conseguimos algo com certeza ja sabemos o limite CRIAMOS um limite aparte dessa falha mas isso nao quer dizer que vc se limita ali, vc que criou sua propiá limitação, quando vc nao consegue algo por tanto esforço ou porque vc esta exausto, vc acaba criando seu limite, porem ali nao é barreira absoluta ate que vc treina treina treina para superar esses limites, mesmo vc tendo dificuldades HOJE, amanha talvez com muito treino vc ja não tenha mais a mesma dificuldade, então vc nunca sabe seu limite de superação, vc nao sabe ate onde vc vai, porque vc pode se superar sempre, acredito que com treino é possivel, so esta FOCADO e ATENTO em seu caminho ate seu OBJETIVO final se completar.
Isso também depende muito da importância do que isso tem pra você pq até hj lembro da sequência de sílabas que tinha que digitar pra completar uma Quest num poketibia que eu jogava a um bom tempo atrás: HI MI CHOU
Eu teria problemas para fazer esse tipo de associação. Eu ia ficar tipo "certo, eu fiz uma imagem bizarra na cabaça para lembrar de alguma coisa. Qual era essa imagem bizarra?". Caso eu passasse nessa primeira fase, seria tipo "ok, era o jovem nerd cavalgando um unicornio com asas em direção a um vulcão enquanto lê turma da Mônica. O que eu deveria lembrar com isso?"
Sugestão de tema. Como seria a anatomia de um centauro? Órgãos internos, esqueleto e tals. Faz ou não todo sentido biológico?
Pôneis malditos
Pôneis malditos
Venha com a gente atolar
Odeio barro
Odeio lama (Que nojinho!)
Não vou sair do lugar
"Te quiero"
??
@@patipris8800 pôneis malditos lalala
Bela memória
Eu tenho dificuldade de manter meu corpo nos lugares onde quero na imaginação. O corpo fica girando e não consigo me concentrar. Se você me pede pra eu me imaginar subindo num carro e depois ficando de pé, antes mesmo de subir o corpo fica se inclinando pra algum lado ou fica girando e isso atrapalha no uso da técnica. Quando não é isso, tento imaginar algo com a iluminação do sol mas não consigo manter por muito tempo na imaginação. A imagem é substituída por outra do mesmo lugar só que com iluminação artificial. Alguém pode me ajudar a resolver isso?
Muuuucho
Muito amor por Sherlock nesse vídeo inteiro. Não só usa o Mind Palace desde o primeiro episódio, como tira sarro da "memória fotográfica" do John... rsrsrs!!
Isso me fez lembrar um artista altista chamado Stephen Wiltshire, que consegue desenhar com detalhes precisos, paisagens que ele vê por apenas alguns minutos, como no caso em que ele foi capaz de desenhar a cidade de Nova York após 20 minutos de voo sobre a cidade. Como isso é possível? Eu achava que era memoria fotográfica + habilidade aprendida. Parabéns pelo ótimo material como sempre.
Hoje na era digital temos muitas informações ao mesmo tempo, e isso faz com que pessoas consciente ou não armazenem tudo de uma vez só, e acabam não lembrando de nada. O excesso de conteúdo pode ser prejudicial.
faltou abordar a função das emoções para selecionar memórias que armazenamos por mais tempo
Faz sentido, por isso indicam o método de estudo mapa mental para concursos que é praticamente um sinônimo do palácio mental, para memorizar melhor seus conhecimentos ..
Quanto amor por essas referências a Sherlock Holmes
Ainda bem que o Atila nao tava atualizado nas musicas, pensei que ele ia falar um sucesso do momento que eu graças a deus ja esqueci!
NAAAAAAAÃOOOOOOO!
Você lembrou desses sons horrendos que demorei tanto tempo para conseguir esquecer.
heher
Valeu.
Átila, com as tensões entre EUA e Coreia do Norte crescendo e as conversas sobre guerra nuclear, vocês poderiam fazer um episódio sobre o assunto ou sobre "Inverno Nuclear". Abraços!
"Quanto aquela que não reconheceu a melhor ciência" hahaahha!
Na brilhante e divertida série "O Mentalista" várias vezes é explicada dessa mesma forma, o que é um palácio de memória. Acho que faltou no vídeo fazer pelo menos alguma menção ao carismático Patrick Jane. Hehehe
Como eu amo esse canal!
editor se divertiu muito fazendo essas montagens
Nessa de criar as memórias eu acabo esquecendo o que a história representa! xD
Daí não adianta eu ver uma cena bizarramente criativa na minha mente se eu não lembro pra que ela serve!
Eu fiz uma construção no Minecraft com mais de 100 cômodos, consigo memorizar quase que qualquer coisa utilizando essa construção como palácio mental. Conheço ela com todos os detalhes. Isso facilitou de fato.
Que vídeo maravilhoso !
Mostrou a Olívia, já é o melhor episódio de Nerdologia.
A tecnologia atual está prejudicando a nossa memória? Como por exemplo usar o Google em excesso ao invés de decorar ou memorizar algo
Ele facilita a vida pra você poder lembrar de outras coisas. Mas na pratica, como a matemática se feita só na calculadora, você acaba se perdendo na hora da pratica. Então tem seus pontos positivos e negativos.
@@Smileyzik4 exatamente, a calculadora, bom exemplo disso.
Com Deus:)
Cara eu tava analisando isso. Eu acho que a overdose de informação inútil causada pelas redes sociais acaba prejudicando boa parte da nossa memória
A maioria das coisa q eu lembro é do google
Mas a tecnologia também pode levar a excesso de informações, o que é prejudicial.
Eu assisti um documentario há uns 10 anos atrás ou mais, sobre pessoas com sindrome de savant.
Havia neste documentario, um savant com memoria fotográfica, fizeram um teste e colocaram ele
em um helicoptero e fizeram um voo em volta de uma catedral que tinha inúmeros detalhes.
Depois de um tempo do voo, colocaram ele em uma sala e ele fez um desenho identico da catedral
com todos os detalhes.
nerdologia:visao noturna(animais, cameras)
ilumina com infravermelho e depois usa uma câmera que "vê" infravermelho (infravermelho está fora do espectro de luz que podemos ver)
William Antônio Siqueira todas as câmeras captam a luz infravermelho
Onde o infravermelho é filtrado então? Se você pegar um vídeo seu gravado e trabalhar na frequência infravermelho você pode ver as coisas no escuro? Ou não consegue pq não é iluminado com infravermelho?
todas as câmeras trabalham em uma freqüência baixa o suficiente para captar a luz infravermelho, mas VC não ver no século com a câmera pq simplesmente não ha luz infravermelho no ambiente rsrs
ah então perfeito, só iluminar com luz infravermelho e depois filtrar certinho pra "ver no escuro" - ilumina com infravermelho e então salva o vídeo e troca o que fo captado como infravermelho pra branco - certo? Eu achava que era filtrado pra capturar (y)
Nietzsche trata bem do tema, claro que no aspecto filosófico, em Genealogia da Moral. Eu adoraria ver Nerdologia de filosofia. Façam isso acontecer, please!
Muito bom Átila!! Vocês querem saber como funciona nossa memória sob tortura? Confiram lá no Dispersciência :)
Dispersciência recomendo
Dispersciência up
Dispersciência ótimo vídeo mesmo!
como chama o vídeo?
Eu tenho dificuldade de manter meu corpo nos lugares onde quero na imaginação. O corpo fica girando e não consigo me concentrar. Se você me pede pra eu me imaginar subindo num carro e depois ficando de pé, antes mesmo de subir o corpo fica se inclinando pra algum lado ou fica girando e isso atrapalha no uso da técnica. Quando não é isso, tento imaginar algo com a iluminação do sol mas não consigo manter por muito tempo na imaginação. A imagem é substituída por outra do mesmo lugar só que com iluminação artificial. Alguém pode me ajudar a resolver isso?
É incrível como o segredo da memória está na CRIATIVIDADE!!! KKK...Quer ter uma memória excelente!? Treine sua criatividade. O segredo do sucesso não é a memória, mas sim,a criatividade. Um vídeo tão curto que me abriu uma reflexão reveladora. Obrigado, nerdologia.
7:22 grafeno? De quem vocês lembram quando ouvem essa palavra???
Mistério niobio
Sheldon Cooper
Bolsonaro
Doutor ENÉAS
Doutor Enéas.
Só um adendo Atila... existe tambem como forma de melhorar a memorização com sensações posivitas ou negativas... não como adestradores fazem com o sistema de recompensa ou punição mas com realmente sensações, nosso cerebro tem maior facilidade de guardar algo quando um trauma ou algo muito bom fazia parte do contexto do que voce quer lembrar...
FAZ UM EPISÓDIO SOBRE OS SUPER-HUMANOS DE STAN LEE! POR FAVOR NUNCA PEDI NADA
Tenho 15 anos parece que consigo tirar fotos com os olhos é tão legal.
Como funciona a memoria em um ambiente que exerce pressão no sujeito (prova)
Vinicius Santos assiste ao video sobre Memória que já foi feito aqui no Nerdologia.
Lembro de tudo que quero esquecer e esqueço do que quero lembrar.