CHAVOSO DA USP FALA SOBRE O RACISMO NAS UNIVERSIDADES | Cortes luideverso

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 1 окт 2024
  • Vídeo do ‪@cortesdointeligencia‬
    URGENTE: SEJA MEMBRO DO CANAL E ASSISTA A REACTS EXCLUSIVOS:
    / @luideverso
    FORMAÇÃO EM CONTEÚDO POR APENAS R$ 24,90/ MÊS: hotm.art/forma...
    INSTAGRAM: / luide
    LIVES NO SITE ROXO DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA, A PARTIR DAS 11 DA MANHÃ (procure por /luidematos)

Комментарии • 713

  • @johannfowl8653
    @johannfowl8653 Год назад +261

    FIz 4 anos de Poli - USP e sempre me senti completamente deslocado por ser pobre. É surreal quando praticamente todo mundo na sua turma faz viagem internacional nas férias, vai em um show diferente toda semana, pode comprar todos os livros das disciplinas e tem computador de última geração. É bizarro o seu colega ganhar o carro do ano do papai e você ser tão pobre que mal pode comprar uma coxinha na lanchonete.
    Eu morava em Mauá, e como não tinha grana pra alugar um quarto perto da USP (caro pra cacete), eu tinha que acordar todo dia antes das 5 pra pegar trem lotado até o Butantã. A USP oprime o pobre e você sente isso em tudo, seja nas noites mal dormidas, nos ônibus lotados, na carga horária abusiva ou nas tardes que você passa com fome.

    • @isabellavieira5082
      @isabellavieira5082 Год назад +37

      faço poli usp e é exatamente assim, fora machismo dos alunos e professores

    • @fanatics2186
      @fanatics2186 Год назад +12

      vc vai se formar la ser rico e seu filho vai ser o "filhinho de papai" que estuda la

    • @wendelhaha1
      @wendelhaha1 Год назад +12

      @@fanatics2186 esse é o sonho né? mas muito triste só ter isso pra gente

    • @mirosubway
      @mirosubway Год назад +4

      Sei bem o que é essa sensação. dói na alma

    • @GabrielFerreira-ur1xc
      @GabrielFerreira-ur1xc Год назад +6

      Aí você culpa seus pais por ter tido filho sem condições de manter e criar , só por puro egoísmo e carência afetiva , ou maldade mesmo colocar outro ser pra sofrer junto com eles numa periferia , casa 1 quarto e sala KKK

  • @JVEDICOES567
    @JVEDICOES567 Год назад +185

    O Chavoso sempre foi uma inspiração na minha vida literalmente, quando eu li a primeira vez a historia dele em uma reportagem da BBC eu chorei e nunca mais esqueci de tudo aquilo.
    Sou de quebrada tbm (ZL de sp, a região mais criminalizada da cidade) e graças ao incentivo do Chovoso eu estudei e tinha o sonho de estudar em uma Universidade publica, porem não consegui passar em uma publica, mas consegui uma bolsa de 100% para estudar Cinema em umas das melhores Universidades de SP.
    Depois de passar na Universidade minha vida mudou literalmente da aguá para o vinho, conseguir entrar na área muito rápido e já sou um profissional com experiência de ter trabalhado para as maiores empresas do Pais, e agora trabalho na sede do maior banco do Pais na Faria Lima.
    Disse que minha vida mudou da aguá para o vinho na questão financeira, porém esse tbm foi o caso para relações pessoais, agora eu não consigo mais me interessar pelos mesmo assuntos da galera da quebrada com o qual o consigo ter um dialogo e tbm não consigo abrir um canal de dialogo com os Playboy.
    Ascenção social no capitalismo ela é muito creu vc terá que passar por processos muito dolorosos e nunca mais será o mesmo, quando você vira um híbrido e tem que passar pelas regiões mais pobres e mais ricas de SP e não sei quem não buga.
    Ver pessoas no seu trabalho só falando de milhões e bilhões e saber que seu vizinho passa fome e algo muito difícil de não pirar, e falando de estudar em Universidade sendo bolsista tbm é uma merda, vc sente todos os dias que a maioria esta la só pq o pai paga que não da a mínima para nada e a maioria das vezes te atrapalha, faz vc fazer tudo sozinho para vim falar merda depois é muito complicado quando vc vem de quebrada manter o réu primário nas Universidades!
    Mas estamos ai para encarar e enfrentar o sistema e ir até final, entrar em seus meios para tentar mudar de dentro.

    • @rapha2494
      @rapha2494 Год назад +12

      Que relato embaçado... Sou de outra área e sinto essa mesma coisa q comentou sobre o ser híbrido. No meu caso o que mais me afeta é ver que quase ninguém na minha família não é traumatizado, e desestruturado por causa da vida embaixo do capitalismo e da opressão que é. Espero que consiga se camuflar melhor nesse mundo e consiga mudar ambos os mundos do teu jeito, sem pressão. Paz

    • @GughaKS
      @GughaKS Год назад

      A USP só tem filhinho de papai, no Twitter são os revolucionários que lutam por direitos iguais, e na vida real é outra coisa kk, eu sei bem como é kkkkjj

    • @MarcosSilva-bb2mj
      @MarcosSilva-bb2mj Год назад +10

      Fui bolsista na PUCPR de Curitiba e me identifico com o mesmo dilema. Parece que eu estou entre dois mundos mas não pertenço mais a nenhum deles.

    • @guilhermegarcia8750
      @guilhermegarcia8750 Год назад +1

      Pera aí, cinema foi pra faria lima?

    • @JVEDICOES567
      @JVEDICOES567 Год назад

      @@guilhermegarcia8750 sim mano, todas as empresas tem altas demandas de vídeos e estão contratando muitos profissionais para ficarem internos.

  • @alissongomes1599
    @alissongomes1599 Год назад +375

    a Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) da UFBA, foi a primeira faculdade de medicina de todo o Brasil e só agora, em 2023, tivemos um diretor da FMB negro, o primeiro em 215 anos de história. Mesmo sendo localizada na cidade mais negra do país, foram 215 anos pra alcançar o feito. Isso diz muito sobre o racismo.

    • @SrJack
      @SrJack Год назад +23

      Sou baiano, de Salvador, nunca fui atendido por um médico negro.

    • @Netcomhele567
      @Netcomhele567 Год назад +5

      ​@@SrJackFui há pouco em 40 anos.

    • @russell192
      @russell192 Год назад +9

      Realidade:ele simplesmente foi o primeiro negro a conseguir esse posto, só isso mesmo. Não tem nada de racismo no que você apontou, isso é uma falsa correlação.

    • @russell192
      @russell192 Год назад +5

      Teu argumento é basicamente:cidade X possui excesso de Y;passou-se muito tempo para Y assumir posto Z de cidade X, logo, cidade X tem discriminação contra Y. Isso não faz o menor sentido. Seguindo a lógica básica, entende-se fácil que isso não é uma dedução, mas simplesmente um argumento indutivo, existe uma série de variáveis que podem ter influenciado a ele ter sido, depois de muitos anos, o primeiro negro a assumir esse posto.

    • @russell192
      @russell192 Год назад +2

      O Brasil é um país com uma desigualdade econômica absurda, e ela se reflete nas etnias;isso explica o porquê de em quase todas as cidades do país, a população branca se concentrar nas camadas mais abastadas da cidade, enquanto pardos e negros fazem o inverso. Isso já explica o bastante do porquê de um negro ter demorado tanto a assumir esse posto, principalmente levando em conta que medicina, infelizmente, é um curso elitizado, dificilmente pessoas de classes mais baixas buscam fazer tal curso, e os que tentam sofrem muito e esforçam-se demais para seguir a caminhada. Provavelmente foi o caso desse diretor;ele provavelmente foi um ponto fora da curva, foi um cara que em meio a tantas adversidades conseguiu assumir esse posto, mas isso não significa racismo.

  • @GabrieIMachado
    @GabrieIMachado Год назад +53

    Eu estou cursando a Federal aqui da Bahia e me identifiquei com mts coisas q esse cara disse. Universidade publica no Brasil é MT elitizada, 70% é branco e playboy, uma galera q tem vivência totalmente diferente do brasileiro médio.

  • @plentyplanty
    @plentyplanty Год назад +9

    A USP tem um ambiente bem elitista mesmo. Sou brasileira com ascendencia japonesa + venho de escola pública. Isso já foi motivo de alguns colegas se juntarem e me acusarem de burlar cotas para entrar no meu curso, além de uma colega elitista falar em sala de aula que usava Ritalina, pq n pode ser, uma aluna de ensino público ter boa performance acadêmica. Só vergonha alheia mesmo.
    Hoje em dia parei de ter aulas com a minha turma de formação e já publiquei 2 artigos na revista online da USP.

  • @guernica5413
    @guernica5413 Год назад +550

    Amo o meritocrata hipotético: ele consegue superar a pobreza, a fome, ter que sustentar cinco filhos e a mãe doente, consegue atravessar inundações, guerras e desertos para conseguir trabalhar... Mas basta vir a primeira taxaçãozinha do estado ou um colega de trabalho/faculdade cotista que a sociedade já está sendo injusta com ele.

    • @Kfezinhoo
      @Kfezinhoo Год назад +54

      Claro, o cara supera isso tudo e vem o estado e toma as vezes metade do dinheiro do trabalho dele em taxação

    • @Gabrielaraujo0
      @Gabrielaraujo0 Год назад +84

      @@Kfezinhoo o estado sólido, gasoso ou líquido? Pq todo rapaz incel vem com esses papinho de estado como se fosse um Deus que chega na tua porta e recolhe 50% do teu dinheiro pelo amor de Deus rapaz vai arranjar um emprego 😂

    • @vforvendetta2028
      @vforvendetta2028 Год назад +25

      ​@@Kfezinhoonão é as vezes é sempre, vc paga todo mês entre 20% e 40% dependendo do quanto vc ganha em impostos das mais variadas formas, se n é descontado direto do salário vem imbutido no produto que vc compra ou no serviço que vc utiliza..eu poderia dizer q no Brasil até mendigo paga imposto já que na cachaça que ele compra com a esmola tem perto dos seus 10-25% de ICMS dependendo do estado, fora outros impostos q desconheço.

    • @waltervbreis
      @waltervbreis Год назад

      @@Gabrielaraujo0 O esquisito é fã de pagar imposto pra burocrata branco de terno kkkkkkkkkkkkk Vamo ri glr

    • @Gabrielaraujo0
      @Gabrielaraujo0 Год назад +30

      @@vforvendetta2028 que burocrata rapaz? De nomes? Vocês idealizam até as pessoas, vá tomar seus remédios e sai do fake monark

  • @donadecasasaopaulo4627
    @donadecasasaopaulo4627 11 месяцев назад +8

    É surreal quando praticamente todo mundo da USP faz viagem internacional nas férias

  • @guilhermefreitas9116
    @guilhermefreitas9116 Год назад +37

    @luideverso Eu faço doutorado lá USP Leste, fiz mestrado lá também. Lá é o campus com mais diversidade da universidade e a gente é sempre meio que considerado o patinho feio da USP, pq nosso campus tem muita gente da periferia e cursos interdisciplinares. Sem falar que o ambiente é muito melhor em relação ao do Butantã por exemplo. Mas o ambiente institucional é de fato bem elitista mesmo.

  • @julianadamascenodossantos8176
    @julianadamascenodossantos8176 Год назад +133

    Poxa, eu estudei na USP de 2007 a 2014, fiz um curso de exatas, sou branca (consequentemente nunca sofri racismo), mas sou da Brasilândia, e foi bem difícil a convivência com uma galera. Acho que no meu instituto não tinha 10 pessoas negras. Muito tenso. Bom imagino o que o Chavoso passa, mas agradeço a ele por falar, expor esse assunto é muito importante.

    • @GughaKS
      @GughaKS Год назад

      A USP só tem filhinho de papai, no Twitter são os revolucionários que lutam por direitos iguais, e na vida real é outra coisa kk, Eu sei bem como q é, povo chato msm.

    • @mateusalves293
      @mateusalves293 Год назад +2

      não sofreu por ser branca simples

    • @Netcomhele567
      @Netcomhele567 Год назад +1

      Obrigada pela colocação e colaboração

    • @vidb-g6d
      @vidb-g6d Год назад +1

      e por acaso tá imune de sofrer racismo por ser branca?

    • @mateusalves293
      @mateusalves293 Год назад

      @@Netcomhele567 obvio pesquise a definição de racismo no Google ela não se aplica a brancos

  • @Fireblade3284
    @Fireblade3284 Год назад +180

    Chavoso foi foda nesse ep, traz mais reacts dele luide

  • @xcasstle469
    @xcasstle469 Год назад +38

    Isso que o Luide falou do shopping Cidade Jardim é muito louco. Eu já fui no Shopping JK Iguatemi aqui em São Paulo algumas vezes para ir ao cinema e na praça de alimentação, e o escritório que eu trabalhava era ali perto. E na época eu achava quem comprava naquelas lojas de grife muito rico, até um amigo meu me contar que no último andar do shopping tem uma área VIP, que é um restaurante que só burguês mesmo consegue entrar, e nesse lugar eles conseguiam pedir tipo "eu quero ver produto X da loja Y", e os caras traziam o produto das lojas até eles pra eles não precisarem nem andar pelo shopping e entrar nas lojas.

    • @lucasdasilva23
      @lucasdasilva23 Год назад +6

      Eu entrei nesse Cidade Jardim e fiquei até zonzo de ver tanta loja de rico. Parece outro mundo.

    • @dr.kennedys2673
      @dr.kennedys2673 Год назад +1

      Caralho mano que doideira os cara se acham deuses

    • @oWesleySilva
      @oWesleySilva Год назад

      ​@@dr.kennedys2673Porque você fala isso? E se o motivo deles já irem direto ver a roupa é por falta de tempo?
      Quem tem dinheiro valoriza mais o tempo, pois o tempo deles são caros!
      Diferente do seu que vale 1 salário mínimo.
      E por isso você não valoriza o seu tempo.

  •  Год назад +37

    Isso q vc falou sobre a geografia e a localização da USP é exatamente igual a UFRJ com a cidade universitária.

    • @canaldarkyoutube
      @canaldarkyoutube Год назад +5

      tem USP na zona leste entre o Cangaíba e Ermelino Matarazzo. Áreas nada nobres

    • @guilhermefreitas9116
      @guilhermefreitas9116 Год назад +1

      @@canaldarkyoutube eu faço doutorado lá na USP Leste, nosso campus tem muita diversidade pq tem muita gente de periferia. Eu gosto do ambiente lá, muito melhor em relação ao Butantã.

    • @_alfredoneto01
      @_alfredoneto01 Год назад +3

      ​@@diegonexus3082 n é numa area central n, é bem longe na vdd

    • @guilhermefreitas9116
      @guilhermefreitas9116 Год назад +2

      @@diegonexus3082 hoje é mais fácil. Vc desce na estação Butantã e lá mesmo no terminal pega as linhas de circular que rodam no campus. Na USP Leste é mais fácil, porque a estação da CPTM é em frente a entrada da universidade

    • @guilhermefreitas9116
      @guilhermefreitas9116 Год назад +1

      Ah e pra ir no campus de direito é bem no centro da cidade próximo a Sé e Anhangabau e no campus de medicina/enfermagem é do lado das Clínicas. Hoje em dia é fácil chegar a USP, a questão é o tempo e de onde vc vem. Mas nem se compara ao que era ir até 10, 15 anos atrás

  • @davidlima5170
    @davidlima5170 Год назад +8

    Olha gente eu sou negro ,da pra ver pela foto do perfil né. Eu assisti o video, concordei com muita coisa que ele falou ,mas... eu discordo na parte de ele ficar inscistindo que as pessoas são preconceituosas só por não saber ou conhecer o outro. Eu mesmo acreditei nisso por muito tempo na minhs vida. Mas a real é que as pessoas são preconceituosas porque isso é divertido pra elas. Elas gostam de ser preconceituosas.
    "Não existe isso de não conhecer e ser influenciado somente". Sempre tem aqueles que entedem o mundo a sua volta e mesmo assim não se importam, e eles são a maioria.

    • @GabrielFerreira-ur1xc
      @GabrielFerreira-ur1xc Год назад +3

      Desconfie sempre de pessoas que vem com discurçozinho meketefri, o ser humano é hipócrita, narcisista , tribalista e fará oq tiver que ser feito para proteger oq é seu , do preto ao amarelo, asiático e branco, a história tá aí para comprovar, o racismo é a Patrícia que o ser humano tem alto potencial de ser e usa em algum momento de raiva ou até diminuir outra pessoa.

  • @victorkinoshita9575
    @victorkinoshita9575 Год назад +45

    O Luide está 100% correto sobre a questão geográfica. Estudei lá e complemento: aquela merda foi projetada pra ir de carro. Aí, quem vai de carro? Só o riquinho da poli (engenharia) de 18 anos que o papai deu um carro de presente. O resto anda amarrotado de circular, vulgo "secular" (de século). A cada rotatória é um pai nosso, a força centrífuga inclina levemente o pau de arara. Rola uma procissão de pessoas andando 1/2 km para tentar pegar o busão um ponto antes na esperanca de ir sentado ou pegar um lugar menos apertado, mas no final dá elas por elas pq todo mundo teve a mesma ideia genial. É muito comum entre 22~23h o circular passar reto pq está muito cheio.

    • @GabrielFerreira-ur1xc
      @GabrielFerreira-ur1xc Год назад +1

      Porra vc fala com um tom de despeito como se quem nasceu de pais rico fosse abrir mão de suas mesadas e luxos para proporciona vida boa para quem eles nem conhecem e n fariam o mesmo por eles, ou vc quer acha um culpado por vc ter passado por tudo isso ? A culpa são de seus pais por ter tido você sem ao menos ter condições de manter, criar e dar boa vida , talvez vc não tivesse vivenciado todas essas frustrações e nem estaria aqui criticando quem deu sorte se nascer em berço de ouro.

    • @eihit3237
      @eihit3237 Год назад +3

      @@GabrielFerreira-ur1xc sentiu dog? ele só falou que foi projetado pra ir de carro e quem vai de onibus se fode muito, nada além de fatos

  • @jacksonwww5
    @jacksonwww5 Год назад +25

    Tive três professores negros e uma delas foi muito especial pra mim porque eu tenho problemas psicológicos, nos últimos anos de escola eu mal conseguia ir pra escola por causa de fobia social, essa professora fez de TUDO pra que eu pudesse passar de ano sem precisar entrar na sala de aula e ela conseguiu, ela disse pra mim que mesmo que eu não consiga ir pra escola naquele tempo, talvez no futuro eu vá precisar do ensino médio completo e que fazendo isso, ela estaria garantindo um futuro menos difícil pra mim. Na época eu não entendia o peso disso porque naquele ponto eu já nem ligava pra minha vida, mas hoje em dia eu percebo o quão importante foi isso, e como esse esforço está me ajudando agora.

  • @monicacardoso4636
    @monicacardoso4636 Год назад +118

    Gosto muito do Chavoso, ele dá a letra e faz um trabalho de base que é essencial. Vida longa e prosperidade a ele, que se multipliquem os chavosos da USP, da Unifesp, da UNICAMP…

    • @jebaited3533
      @jebaited3533 Год назад +2

      10:02 olha como ele é legal 😊 o amor venceu..ódio do bem

    • @Allanfontenele
      @Allanfontenele Год назад

      ódio do bem não, é ódio de classe mesmo. zero amor e compaixão pelo lado de lá@@jebaited3533

    • @guipe420
      @guipe420 Год назад

      ​@@jebaited3533vc é burro assim naturalmente ou se esforça? Kkkkkkkkk coitado dos moradores de Alphaville, sofrem um preconceito mortal mesmo

    • @moejessi
      @moejessi Год назад +3

      @@jebaited3533 oxe?

    • @glxoi
      @glxoi Год назад +11

      @@jebaited3533 eita como rico sofre, a gente que é fudido tinha que se compadecer mesmo

  • @queilaportelafornel6729
    @queilaportelafornel6729 Год назад +11

    Moro em Ribeirão Preto SP, aqui a Usp fica situada num campus gigantesco, super arborizado e elitizado. Fiz cursinho popular lá em 2004 e me assustei com vários professores que se diziam playboys e adoravam humilhar a gente enquanto davam "aulas".
    PS: tenho 44 anos e nunca tive um (a) professor (a) negro (a).
    Ja vi vários alunos brancos fumando maconha lá e nenhum policial vai lá fazer abordagem violenta. Pelo contrário, a polícia acena pros "meninos" com toda cordialidade do mundo.

  • @helderduarte2030
    @helderduarte2030 Год назад +140

    Eu tive o privilegio de estudar na UnB - Universidade de Brasília, que foi uma das primeiras a adotar as cotas raciais. E já tive a alegria de ver ao mesmo tempo na biblioteca: preto, pardo, branco, indígena e amarelo.

    • @ohuguinho
      @ohuguinho Год назад +1

      a UnB realmente dá a impressão de que a universidade no Brasil é pra todos. a maioria dos meus colegas com os quais estudei (fiz sociais) eram pretos, pardos ou indígenas.
      infelizmente essa não é a realidade das demais universidades publicas no país

    • @jebaited3533
      @jebaited3533 Год назад +5

      você que rotula as pessoas com base na raça é o verdadeiro racista..pra mim são todos iguais, nem percebo se a pessoa é branca negra índio etc..trato todos igual

    • @eros8624
      @eros8624 Год назад +43

      ​@@jebaited3533Bom perfil de bait, mas tenta mudar de nome, o "Baited" entrega mt que é meme, acho que se mudar o pessoal vai acreditar mais e ficar puto com vc kk

    • @caiofranco341
      @caiofranco341 Год назад +11

      Sempre orgulhoso de fazer parte dessa universidade, mas não podemos negar que muito do que se fala sobre a USP, nós também vemos na UnB, isolada, acesso para pedestre horrível, os empreendimentos comerciais na unb super limitados, logo tudo é caro lá dentro, RU mais caro do Brasil, curso farmácia e não tive 1 professor negro ou indígena no departamento e mesmo vendo muita diversidade, também não podemos negar que a permanência desses alunos é foda, a grade flexível da UnB é quase como um "você" não pode trabalhar e estudar. A UnB oferece muuuuitas oportunidades, entretanto não são todos os alunos que tem as condições para abraça-las. Porém mesmo com as críticas foi a UnB que deu o primeiro passo para existir a possibilidade de formar acadêmicos negros, então realmente espero que essa perspectiva ainda mude, considerando que demore de 10 a 12 para formar doutores, e o programa de cotas comecou em 2009 na UnB imagino que agora começaremos a ver o impacto dessas políticas no quadro de docentes. Em especial nos cursos mais embraquecidos, só dar uma volta nos corredores da Faculdade de Saúde e os quadros de formatura falam por si só.

    • @jebaited3533
      @jebaited3533 Год назад +4

      @@eros8624 ainn é beit ainn é beit..e nada de me refutar, apenas ad homen

  • @guilhermecsmiguel
    @guilhermecsmiguel Год назад +20

    A questão da localização das universidades é mais relacionada com o periodo da ditadura militar, em tentar afastar os estudantes e professores universitários do centro das cidades (e de toda movimentação política contrária a ditadura, que em geral vinha deles). Mas é bem real isso da população se sentir afastada da universidade, mesmo quando ela está dentro da cidade. Estudei na UFSJ e a população da cidade se quer sabia que podia entrar na universidade, nem pra cortar caminho entre um lugar e outro

  • @felpipo
    @felpipo Год назад +10

    Já fui 1 vez só no Shopping Cidade Jardim quando era novinho pq queria visitar a loja da LEGO e comprar um dos brinquedos, quando eu vi os restaurantes eu vi que ou eu comia lá ou comprava a porra do LEGO kkkkkkkk nunca mais voltei lá

  • @antoniobertollo7163
    @antoniobertollo7163 Год назад +14

    Eu moro em Santo André e estudo na USP, em média eu gasto 3 horas por dia só de transporte. É completamente isolada da vida real

    • @victortavares1803
      @victortavares1803 Год назад

      Isso é razoavelmente relativo e depende de onde você mora. Moro em Osasco e pra mim é "perto", mas a USP poderia ser na zona sul e consequentemente seria longe pra mim e mais perto pra você... então é uma questão complicada

    • @GabrielFerreira-ur1xc
      @GabrielFerreira-ur1xc Год назад

      Pra melhorar só faltou você fazer 4 filhos e sustenta 2 esposas pra fica gostosinho e menos concorrência pra mim no mercado de trabalho 😁

  • @joaopaulomelo8521
    @joaopaulomelo8521 Год назад +11

    Na minha só da carro de luxo e filhinho de papai (principalmente em turnos de cursos mais elitistas). Em cursos de humanas, as turmas costumam ser mais “coloridas”.

  • @vick21ify
    @vick21ify 11 месяцев назад +4

    Eu estudo e moro na UFRJ, e é um ambiente muito elitista também, mas apesar de morar na cidade universitária, estudo no campus de duque de caxias, um campus isolado e afastado, da baixada, então não tem apoio do fundão pq simplesmente não interessa a ufrj um campus na baixada, um campus de "gente pobre".
    E outra, no fundão, eu moro no alojamento estudantil, e tem um ônibus circular q leva pra lá, é muito estranho quando descemos no alojamento as pessoas olham com uma certa repulsa, pq somos a "classe mais pobre" na faculdade, pq nao temos dinheiro nem pra alugar uma casa.
    É foda...

  • @alinecardoso9668
    @alinecardoso9668 Год назад +6

    Eu não tive estudo o suficiente para passar na USP, na época que eu terminei a escola não tinha esse incentivo nem para tentar, isso a 17 anos atrás, porém, nem se eu pudesse não ia querer estudar lá, eu me recuso a passar anos estudando em um lugar que maltrata e discrimina as pessoas, o certo seria ser para todos estudar lá, só pela dificuldade que é para entrar lá a gente já sabe que é para que o pobre não entre, eles estudam nas melhores escolas e não precisam trabalhar até se formarem.

  • @sarahmarley726
    @sarahmarley726 Год назад +11

    as ruas da cidade universitária não são boas não.........assim, lá é pouquissímo iluminado. estudo a noite na FFLCH ando por ali com medo

    • @pedrohenoc442
      @pedrohenoc442 Год назад +1

      Aquela passagem pra reitoria ali do lado da praça do relógio tá foda, faz bem 1 mês que tá sem luz ali

    • @renann3
      @renann3 Год назад +3

      Orra, na FFLCH cê tira onda ainda que fica na esquina da Luciano com a Lineu, imagina o pesoal do IB e do IF que ficam na rua do Matão kkk

    • @LucasSantos.551
      @LucasSantos.551 Год назад

      Pois é... Não sei aonde eles tiraram que lã é mil maravilhas, a noite um breu que não enxerga nada a rua principal que liga o Butantã a marginal cheia de buraco e remendo.

    • @danielkniss
      @danielkniss Год назад

      De dia é lindo
      De noite..........

  • @ty.5111
    @ty.5111 Год назад +6

    A maioria dos alunos que procura atendimento psicólogo na USP é negra. Pelo menos aqui na USP de Ribeirão Preto.

  • @nicolyvitoria7849
    @nicolyvitoria7849 Год назад +12

    Caras eu fazendo facul esse ano, não sendo negra, porém pobre e em facul privada com bolsa integral sofro exclusão, além de ouvir comentários de professores idiotas não estou aguentando, imagino o que uma pessoa negra/indígena passa, e ainda mais na USP, as vezes a vontade de trancar o curso por esse ambiente horrível é gigantesca.

    • @amandavitorino2172
      @amandavitorino2172 11 месяцев назад

      Isso é muito triste de se ler, sou vestibulanda e estou estudando para conseguir entrar há dois anos. Este ano tive a oportunidade de ir em duas feiras de profissões, a da USP eu gostei demais já que o pessoal que conversei vinha de escola pública e a conversa se desenvolveu e foi até acolhedora... Agora na segunda universidade que eu fui, me senti desencaixada e um monte de playboy me olhando como se eu fosse um bicho selvagem, um dos moços que conversei foi super forçado e debochou da minha escolha de curso, sabe? Sem razão nenhuma, saí muito chateada porque foi de graça. Ainda é raridade ter alunos periféricos e racializados nas universidades, imagino que a vontade de trancar o curso seja enorme, até porque a última universidade que pude visitar, me fez sentir um pequeno desejo de desistir de estar em espaços com escrotos como esses. Mas já é um passo, companheira! Tenho certeza que seus sonhos e objetivos são maiores que esses dondocos aí!

  • @GuiCmo
    @GuiCmo Год назад +20

    Caralho, Chavoso da Usp é muito sinistro... O cara é simplesmente o melhor, bizarro.

  • @Lucas.rainha
    @Lucas.rainha Год назад +23

    Chavoso é muito lúcido

  • @Gabriel-bq1gb
    @Gabriel-bq1gb Год назад +15

    Que maluco loroteiro do caralho, já topei com ele várias vezes e ngm fica fazendo cara feia pra ele, tem várias pessoas com o estilão dele lá na USP, várias. Ele só foi o primeiro a capitalizar politicamente o estilo e a origem dele, mas tem gente periférica pra caramba, ainda que sejam bem menos do que deveriam ser. Muitos pobres e favelados entraram na USP muito antes dele, ele não é novidade.
    Outra, esse negócio de que "fui na Poli pegar ônibus e sempre sofro racismo".
    Cara, a Poli tem 2 pontos de Ônibus que passam por ela, todos os ônibus que passam pela POLI passam por toda USP pq fazem conexão com o metrô ou trem, por isso pegam gente em todas as faculdades. Não existe essa de estar um ônibus que só tem os elitistas da Poli, até pq, a POLI também tem cota racial, então uma boa parte das pessoas da POLI são negras e pobres.
    Fora que pra qualquer unidade da USP, seria inadmissível ficar fazendo troça de uma pessoa periférica e apontando dedo, se uma só pessoa fizesse isso em público, já ia ser repreendida, imagina supor que foi o ônibus inteiro. Até pq o ônibus da USP não tem só pessoas brancas, na verdade, como é transporte para o pessoal mais pobre, é lá que eles andam. Os playba da USP já não andam de ônibus mesmo, quem dirá só ter brancos ricos no busão.
    Outra, esse negócio de "os caras veem que eu sou de escola pública e acham que sou analfabeto".
    Porra, ele estuda na FFLCH, a FFLCH já era uma das faculdades com maior quantidade de pessoas de escola pública da USP isso antes das cotas. Hoje, com 50% de vagas reservadas para escola pública e mais o pessoal que passa na ampla concorrência mesmo sendo de escola pública, a FFLCH deve tar na casa de seus 60% de alunos de escola pública, se não mais. Como diabos vão achar que ele é analfabeto por ser de escola pública se geral lá também é de escola pública?
    E mais ainda, ninguém na USP fica perguntando pro colega de sala se ele passou por cota ou não, nunca ouvi essa pergunta sendo feita. Claro que você consegue perceber quem é muito humilde ou muito rico, mas eu nunca soube com certeza a forma de ingresso de meus colegas e ex-colegas.
    Agora, sobre a USP ter poucos professores negros. Isso infelizmente é real e é uma realidade que vai demorar pra mudar. Leva tempo para formar um professor da USP, desde o começo da política de cotas, deve ter tido 1 ou 2 anos de negros que terminaram o doutorado então mesmo com a cota, muitas vezes você nem candidatos para a vaga tem.
    Sobre chegar na USP. Tem muitas linhas de ônibus que passam pelo Campus e muitos saem da estação Butantã que fica lá perto e tem um metrô. A Estação Cidade Universitária também fica perto de uma das entradas da USP, é outra forma de acesso, mas de fato é ruim. Uma das patifarias que aconteceu foi o reitor de anos atrás não ter aceitado que uma das linhas do metrô entrasse na USP, teria democratizado a faculdade e facilitado a vida de geral. Isso foi patifaria pura.

    • @EduardoSilva-du8bi
      @EduardoSilva-du8bi Год назад +1

      Adorei seu comentário. To estudando pra kraio pra entrar em RI na USP e conhecer a dinâmina do povo daí. Tenho minhas ideias e opiniões, mas quero ter a experiência de conviver nesse espaço, seja vdd o q vc disse ou o q chavoso disse (apesar de que vc argumentou bem pa kraio). Abraços!

    • @Gabriel-bq1gb
      @Gabriel-bq1gb Год назад +2

      @@EduardoSilva-du8bi cara, eu fiz meu mestrado no IRI. Lá é embaçado de entrar , estuda mesmo mano kkkkk .
      No IRI tem de tudo. Como é foda de entrar, é claro que tem os playboy, mas tem muita gente periférica e muita gente periférica muito inteligente justamente pq é difícil de entrar mesmo com cota. É um ambiente legal apesar da faculdade ter pouca gente , a fflch é grandona, bem mais diversa.
      A questão pra tomar cuidado é que esses caras que vivem de mídia, RUclips, e principalmente os mais radicais de esquerda ou direita vão te vender um mundo cão, onde tudo ra indo pra merda, nada é bom, só tem opressão ou etc
      Imagina se ele chegasse e falasse " não. Até que a USP é um ambiente inclusivo, legal, ninguém me enche o saco, eu consigo estudar, produzir, etc... não ia ter público.
      Mas vender opressão dá aplauso.
      A USP tem problemas, sem dúvida , mas esse chororô dele é só vitimismo

    • @EduardoSilva-du8bi
      @EduardoSilva-du8bi Год назад +2

      ​@@Gabriel-bq1gbpo cara, q maneiro, to querendo pacas entrar. Nn tenho mt esperança pq a matemática da Fuvest me degola, mas to me esforçando pra melhorar nisso o quanto puder antes da prova. Só me arrependo de ter descoberto o jeito q gosto de estudar pouco tempo atrás, deveria te-lo achado mais cedo esse ano

    • @Gabriel-bq1gb
      @Gabriel-bq1gb Год назад

      @@EduardoSilva-du8bi em vestibular não existe esperança, ou vc guenta ou não guenta kkkkk.
      Matemática é foda mas só vale 10 pontos na 1a fase e algumas questões são fáceis, a questão é você conseguir tirar os 60 e poucos e depois fazer uma 2a fase boa.
      Foca em função mas principalmente tenta se garantir em redação e história e geografia.
      Só posso te desejar boa sorte.

    • @EduardoSilva-du8bi
      @EduardoSilva-du8bi Год назад

      @@Gabriel-bq1gb vlw, mas to beeem perto da nota de corte. Fiz 64 num último simulado, e a nota de corte de um ano aí da fuvest em RI era 67. Ent falta uns pontinhos a mais aí e foi justamente exatas que eu faltei pra conseguir cavar uns 5 - 7 pontos a mais

  • @andremanzaro
    @andremanzaro Год назад +12

    Pô Luide, é um tema muito sensível. Você pode dar um espaço pra Renata Cristina Gonçalves dos Santos, mulher negra professora da UNIFESP sobre a questão feminina e negra no Brasil. Abraços!!

  • @flp1346
    @flp1346 Год назад +2

    Cara, vocês querem oq? Sendo que a USP é a melhor faculdade do país. Óbvio que é elitista.

  • @OMagela
    @OMagela Год назад +11

    Essas fitas que o Chavoso passou, já tive uns eps parecidos e porra, se sentir deslocado quando vc tá saindo pra estudar/trabalhar desmotiva pra caralho...
    É inacreditável o quanto q a Desigualdade deixa essa galera esquisita numa bolha.. gente de elite é ruim demais

    • @GabrielFerreira-ur1xc
      @GabrielFerreira-ur1xc Год назад +2

      Isso é em qualquer canto até na periferia, mostre ser diferenciado em algo que seja diferente do que as pessoas do seu convivio vivem pra tu ver o preconceito e despeito cantando solto

  • @evelynkeilaleonardodeolive3904
    @evelynkeilaleonardodeolive3904 11 месяцев назад +2

    Srtas Morelos vemos aos montes nessas faculdades, nas Vilas Madalenas, nas mídias sociais, youtubers, etc. tudo falando mais empatia, mais amor, gratidão, diversidade pipipipópópó gastura dessa gente hipócrita.

  • @joaopedromedeiros3689
    @joaopedromedeiros3689 Год назад +3

    Isso sem contar que tem duas USPs na capital. A cidade universitária (Butantã) e a USP Leste. A primeira tem um espaço gigantesco, ruas largas e praticamente todos os institutos. A EACH (USP Leste), por outro lado, é uma amálgama de cursos distintos (no mesmo lugar tem aula de Têxtil e Moda e de Biotecnologia) e ta enfiada no coração da zona leste (jardim keralux). A USP leste é a parte de baixo do tapete onde a USP joga a poeira. Não da pra ignorar o fato de que a paralisação que ta ocorrendo agora nasceu na USP leste, que teve que ouvir da vice-reitora dizer que queríamos privilégio em cima dos outros institutos por pedir professores pros nossos curso não fecharem ou por pedir um auxílio melhor para os estudantes que precisam

  • @andremarquesdealmeida1639
    @andremarquesdealmeida1639 Год назад +6

    Trabalho no shopping cidade Jardim e sim: as contradições do capital são gritantes.
    Ainda por cima as condições de trabalho são péssimas,porquê onde já se viu estrutura pros trabalhadores...

  • @anamaira1993
    @anamaira1993 Год назад +12

    Eu pensei exatamente isso quando vi esse doc, Luide. “Putz e essa nem é a burguesia de vdd”

  • @cidasouza2404
    @cidasouza2404 Год назад +20

    Chavoso, eu te amo ❤❤

  • @roselimartins1814
    @roselimartins1814 Год назад +14

    Pra quem mora na periferia é bem difícil chegar na USP, digo na questão da localidade, entre outras dificuldades.

    • @drowzeerutherford6037
      @drowzeerutherford6037 Год назад +2

      Lugar longe.

    • @caiquerossi4474
      @caiquerossi4474 Год назад +1

      Um terror pra quem nao mora no centro expandido

    • @murillohenrique8197
      @murillohenrique8197 Год назад +2

      Sim, moro no extremo leste e é um esforço fudido

    • @victortavares1803
      @victortavares1803 Год назад +1

      Ai que tá, tudo isso depende da perspectiva e da realidade de cada aluno. Moro em Osasco, pego ônibus e trem pra ir pra USP e pra mim é razoavelmente perto. Se os campus da USP fosse na zona leste seria uma "localização longe" tanto pra mim como pra tantos que moram na zona sul/oeste. Impossível ser perto pra todo mundo.

    • @gomes_julianomatteo9620
      @gomes_julianomatteo9620 Год назад +2

      ​@@victortavares1803A questão não é ser longe de lugar X... Mas se vc observar não há linhas de trem/metrô que deixam na porta e as linhas de ônibus que passam por lá em grande maioria são de bairros vizinhos... Vc não vê uma linha que sai do Terminal Jd Ângela e passa na porta do Campus, por exemplo...

  • @SimonsChannel
    @SimonsChannel Год назад +11

    Aqui em Salvador, se duvidar, eu tive mais professores negros do que brancos. Tanto na rede particular quanto rede pública. No colégio público que estudei, o diretor (que era um cara muito gente fina, melhor diretor que eu já vi) e a coordenadora eram negros também. O Brasilzão é bem diferenciado msm

    • @marianacnt63
      @marianacnt63 Год назад +2

      Mas faz sentido, a maior parte da população de Salvador é negra

  • @marcelamartins7319
    @marcelamartins7319 Год назад +5

    Esse homem é muito inteligente , desejo o melhor para vida dele , porque ele teve que passar por muitos obstáculos. Parabéns ,o estudo muda as pessoas. Fé em Deus que o Brasil vai mudar

  • @lucianamartini9909
    @lucianamartini9909 Год назад +9

    Estudo no UERJ e não tem esse preconceito de quem é cotista ou não. A universidade tem uma grande diversidade de pessoas!

    • @salomaoalenda
      @salomaoalenda Год назад +5

      Então é hora de juntar todo mundo porque tem deputadinho reaça querendo acabar com a UERJ!

    • @makedaqueen6867
      @makedaqueen6867 Год назад +5

      Ai no RJ as favelas e grudada com aérea nobre ja aqui em sP projetaram areas nobres bem longe das periferias

    • @nearscatman5544
      @nearscatman5544 Год назад +2

      @@makedaqueen6867 Faz sentido, no RJ realmente não sinto muito isso também, apesar de ter um pouco sim.

    • @makedaqueen6867
      @makedaqueen6867 Год назад +1

      @@nearscatman5544 tem bairros em.SP que a convivência de oessoas brancas e pretas e praticamente nula

  • @RodrigoRocha1980
    @RodrigoRocha1980 Год назад +6

    ### Resumo
    Neste vídeo, o autor discute o racismo nas universidades públicas, com foco na Universidade de São Paulo (USP). Ele destaca a elitização e o racismo institucional presentes na USP devido à sua localização e arquitetura que a isolam da maioria da população. O autor também menciona a falta de diversidade entre os professores, com apenas cerca de 3% de professores pretos ou pardos. Recentemente, foram aprovadas cotas raciais para concursos de professores, mas com algumas restrições que geraram críticas. O autor enfatiza como o preconceito se manifesta não apenas na universidade, mas também em outros ambientes, como a falta de contato das pessoas com diferentes realidades e a influência de programas de TV sensacionalistas que perpetuam estereótipos negativos.
    ### Destaques
    - 🎓 A USP é criticada por ser elitista e racista devido à sua localização e estrutura.
    - 📚 Apenas cerca de 3% dos professores da USP são pretos ou pardos.
    - 📝 Foram aprovadas cotas raciais para concursos de professores, mas com restrições.
    - 🏢 O autor destaca a falta de contato entre pessoas de diferentes realidades em ambientes como Alphaville.
    - 📺 Programas de TV sensacionalistas, como o Cidade Alerta, contribuem para estereótipos negativos.

  • @isabellafrancine1287
    @isabellafrancine1287 Год назад +3

    Sobre a questão geográfica a UNICAMP tem exatamente o mesmo problema, é completamente separada de Campinas. Fica extremamente longe do centro, pra chegar até lá só pegando a pista, realmente parece uma cidade à parte, isolada. Também fica na cidade universitária e é um lugar muito grande, tanto que existe um ônibus circular lá dentro. Além de se fácil de se perder pelo tamanho. Mas por incrível que pareça ela não é elitista como a USP. Claro que pra entrar nela não é fácil, mas ela ainda é bem mais acessível que a USP.

  • @JEF1483
    @JEF1483 Год назад +5

    Tenho uma profissão moderninha em TI, para os padrões brasileiros eu ganho bem. Mas trabalhando alguns anos em empresas do mercado financeiro na faria lima entendi duas coisas:
    1 - Não passo de pobre premium.
    2 - Pra essa gente sempre vou ser um pardo de periferia.
    Ali eu entendi o que é preconceito de verdade e como muitas dessas pessoas colocam um muro entre eles e o resto da sociedade, mas estou falando da elite paulsita mesmo, não de assalariado e pobre premium como eu que acha que venceu na vida por ter carro e casa quitados.
    Como passava o dia trabalhando do lado desse pessoal com o tempo passaram a me ver como parte daquele meio, foi ali que começaram falar abertamente sobre tudo comigo e outras pessoas ao meu lado.

    • @marianacnt63
      @marianacnt63 Год назад

      Diga mais, o que eles falavam?

    • @JEF1483
      @JEF1483 Год назад

      @@marianacnt63 Escutei da boca de uma mulher que um homem sair com uma mulher preta vale menos que sair com uma branca ou asiatica
      Que pobre só serve pra trazer cafe e que tem nojo de pobre.
      Que não adiantava dar trabalho para pessoas pobre e pretas, porque iriam gastor tudo com pinga.
      E todas essas pessoas que convivi, tinham dupla cidadania e estudaram nas melhores escolas e faculdades do Brasil e até do exterior. Falta de educação não era o problema.

    • @wellingtoncarvalho7023
      @wellingtoncarvalho7023 5 дней назад

      Que experiência hein, poderia falar mais??

  • @diomararaujo3303
    @diomararaujo3303 Год назад +2

    Não e só na USP aqui na UFRGS no estado do RS também uma vez liguei para UFRGS para saber sobre uma pós de engenharia de segurança do trabalho foram ignorantes comigo

  • @Ateliê_Vida
    @Ateliê_Vida Год назад +4

    Esse shopping inclusive tem um estacionamento impraticável e não há acesso à pessoas a pé: só pra funcionários. A USP foi realizada pra elite.

  • @funkytraficantecat1439
    @funkytraficantecat1439 Год назад +4

    Eu curso Medicina veterinária, na zona leste, isso mesmo na zona leste mais preciso no Tatuapé, se eu falar que uns 3/4 alunos tem uma condição mais humilde, e com toda ctz eu estou incluso, é surreal como os pessoal vive em uma bolha, tem pessoas inclusive eu que trabalha o dia todo pelo menos 6 dias na semana, pra a noite ir pra faculdade, ter que escutar da maioria dos alunos que quem não faz estagio quem não quer, meu e muito irreal a bolha que o pessoal vive

  • @edusmelo
    @edusmelo Год назад +7

    Tem mais de um campus da USP. Eu moro no extremo da zona leste e me formei na USP no campus da Zona Leste.
    Tem também o campus de São Carlos

  • @gustavosoares489
    @gustavosoares489 Год назад +11

    Tive um professor negro de português no ensino médio, ele foi uma das minhas inspirações para eu me tornar professor.

  • @karensilva2689
    @karensilva2689 Год назад +11

    Tive pouquíssimas progessoras e professores negros. A que mais me marcou foi uma professora de literatura, a única que me tratava com um pingo de carinho naquele lugar

  • @raulandrade5561
    @raulandrade5561 8 месяцев назад +1

    Para eu que moro relativamente perto da USP, uns 7km mais ou menos, e ainda tô na luta para entrar lá kkkk
    De fato, é de difícil acesso ao povo pobre, até geograficamente falando, pois quaise não têm ônibus para lá, não tem uma estação de metrô dentro da USP, algo que poderia ter, mas foi feito pra quem tem carro

  • @Renato_Pinheiro.9
    @Renato_Pinheiro.9 Год назад +5

    Esse documentário que ele falou eu já assisti e eu tive a impressão essa que o Luigi falou mas existe um documentário mais antigo que esse sim é sobre ricos que é "UM LUGAR AO SOL" Sobre a vida dos ricos que moram em coberturas caras em capitais do Brasil

  • @joaomiranar4902
    @joaomiranar4902 Год назад +11

    luide vale muito a pena assistir todo mundo odeia o cris ate hj em dia mesmo, a serie é mt boa kkkk

  • @purpledelrey
    @purpledelrey Год назад +7

    O luide surpreso com esquerdistas atacando maconheiros kkkkkkkkkkkk oh luide vontade de abraçar voce na cabeça e dizer que ta tudo bem acordar pra realidade...

  • @carlinhospereira9883
    @carlinhospereira9883 Год назад +1

    Faculdade é perca de tempo hoje em Dia tudo que vc aprende lá vc consegue aprender pela internet sem ter que sujeitar a passar raiva com pessoas vitimistas , progressistas e comunistas vamos ser sinceros só passa por essas humilhações em faculdade quem quer .
    Francamente estamos em 2023 ano da tecnologia e do trabalho home office parem de achar que faculdade é o único caminho principalmente no nosso país

  • @donadecasasaopaulo4627
    @donadecasasaopaulo4627 11 месяцев назад +1

    É surreal quando praticamente todo mundo da USP faz viagem internacional nas férias

  • @larissamatos6970
    @larissamatos6970 Год назад +7

    Tive muito mais professores negros retintos em escola particular de bairro voltada para pessoas pobres do que em uma escola particular pra classe média alta que eu estudei depois

  • @soutoabn
    @soutoabn Год назад +3

    Muito comentário lucido muita gente boa, porém tem muito verme e comentário de dar asco, muita ignorância e burrice, pena que luide não é politizado

  • @dri-q5i
    @dri-q5i Год назад +7

    Realmente o luide tem razão, até porque eu lembro que só tive 1 professora negra na minha vida em todo o meu ano letivo(e ela se chamava rosana e era uma ótima professora de história e também uma tutora substituta de inglês).

  • @helenlusvardi6555
    @helenlusvardi6555 Год назад +9

    Estudei em escola pública e tive alguns professores negros, porém o de história me marcou muito pq ele parecia um ator americano muito elegante.

  • @denisovermelho5791
    @denisovermelho5791 Год назад +3

    na UFPA o comportamento na faculdade de ciências humanas é de respeito em 5 anos nunca presenciei tal comportamento mesquinho

  • @rafaelb1619
    @rafaelb1619 Год назад +5

    Esse menino me deixa emocionado pela sua inteligência e visão e compreensão da vida. Realmente os cursos mais concorridos das universidade públicas são um choque imenso de realidades. Oportunidade também para os mais afortunados terem um outra visão da vida, se souberem aproveitar todos crescem muito como pessoas.

  • @diegonevesafonso70
    @diegonevesafonso70 Год назад +3

    7:10 PQP ESSE PONTO AQUI É SENSACIONAL! A galera se ilude demais com ganhar bem

  • @FelipeReis-lk3mf
    @FelipeReis-lk3mf Год назад +3

    O cara não quer que generalize que quem mora na favela é bandido mas generaliza que todo polícia é corrupto 😂

  • @donadecasasaopaulo4627
    @donadecasasaopaulo4627 11 месяцев назад +1

    Racismo nas Universidades Públicas é Comum

  • @RuntaBRkot
    @RuntaBRkot Год назад +6

    Faço poli e, embora seja bixo e branco, nunca vi uma situação dessas. Não sei quando o Chavoso da USP visitou lá mas sei q mudou bastante com o aumento das cotas (agora está no máximo, em 50%). Vejo vários movimentos negros, principalmente dos grupos de extensão. Imagino e espero que melhore ainda mais, mas PESSOALMENTE nunca presenciei um evento desses q ele citou ai não, mas obviamente posso não ter reparado pq não me atinge diretamente né. O que eu sinto que tem lá é uma separação por serem grupos com vivências totalmente diferentes, não necessariamente um sendo superior ao outro. Tipo, é comum ter um grupo de amigas negras na sala, porque viveram coisas parecidas na vida e deve ser muito estranho se relacionar com alguém que pagou 10k/mês de escola. Também, talvez alguns sintam que os cotistas são mais burros, mas eu acho que isso tem mais haver com a enorme diferença entre o corte de AC-PPI do que de racismo puro, mas tenho dificuldade em definir o que pesa mais. Outra observação é que os professores estão facilitando um pouco as provas para não rolar um massacre de notas com o aumento de cotas + pandemia. Só contando minha experiência de um semestre e pouco lá.

    • @sidssouza
      @sidssouza Год назад +6

      Se há "vários movimentos negros" então é pq há necessidade de luta. Você pode até não ter presenciado, mas saca só:
      1. Vivência diferente não segrega quando as pessoas têm mente aberta.
      2. Não é pq elas são negras que tiveram experiências semelhantes.
      3. Não há nada de estranho em se relacionar com pessoas mais ou muito mais ricas. O mesmo vale do contrário.
      4. Nota de corte não define inteligência, mas é um indicador da qualidade de ensino. Há diversos tipos de inteligência. E mesmo assim, não é por causa de uma média entre pessoas racializadas que isso deve refletir em todas, pra começar nem devia refletir nada.
      5. Por fim, facilitar a prova? Qual o teor do comentário? Tornar as provas mais acessíveis e priorizar a eficiência do aprendizado... Não vejo problemas. Mas e aí, será que você nunca presenciou mesmo?

    • @RuntaBRkot
      @RuntaBRkot Год назад +1

      @@sidssouza
      1 pelo o que eu observei, logo no primeiro dia já surgiu um grupo na minha sala só de meninas negras, então acho que de alguma forma elas se conectaram. Não sei se por coincidência ou por pelo menos uma "conexão inicial" - mesmo que com experiências distintas que ajudou o primeiro contato.
      2. Concordo
      3. Eu acho que há sim uma estranheza nesse tipo de relação, não to falando q é algo ruim e que nao deveria ocorrer, mas que é um ponto que chama a atenção, se destaca e, portanto, é "estranho", foi nesse sentido que quis dizer, talvez tenha me expressado mal.
      4. Concordo plenamente, só estava comentando do pensamento de algumas pessoas da poli.
      5. Acho que você me entendeu errado, eu nunca disse que considero ruim o que os professores fizeram, só que realmente as provas estão num nível mais fácil e isso é nítido. Foi mais uma constatação. Pessoalmente eu acho que você mina a qualidade de ensino da poli e o nome dela facilitando as provas, a minha ideia de solução para o problema seria a seguinte (se achar algum problema, me avise): todos que passaram por cota com nota abaixo do corte de AC, devem fazer um ano de cursinho preparatório para nivelar o ensino. Te garanto que isso não é uma solução muito custosa, tendo em vista a grana que está sendo utilizada no ensino superior para os cotistas (ao menos na poli) que muitas vezes, infelizmente, não conseguem se formar (porque reprovam muito, é a realidade atual - não estou dizendo que são burros ou que são culpados, a poli é bem difícil e muitas vezes é inviável recuperar as lacunas de ensino + lidar com a poli simultaneamente).
      Genuinamente, na minha experiência, não presenciei nenhum caso, que tenha notado, de racismo tão explícito quanto o que o Chavoso descreveu naquele ônibus. Acredito com certeza que ocorreu, só não presenciei e imagino que esses casos estejam diminuindo bastante nos últimos anos.
      Edit: gostei dos questionamentos que você fez e agradeço o seu tempo

    • @sidssouza
      @sidssouza Год назад +1

      @@RuntaBRkot valeu pela resposta e posicionamento!!! realmente te interpretei errado, ainda bem que não julguei, rs!! sobre o lance do cursinho, eu acho uma boa ideia, o sistemas de cotas ainda é bem questionável em vários sentidos mesmo, fui cotista na estadual do meu estado aqui e fui vitima de racismo inúmeras vezes, mas o pior mesmo foi a universidade meio que te larga ali, você trabalha 8 ou 10 horas por dia, sem assistência alguma por parte da instituição, ou assistência mínima, não tem como comparar um jovem que trabalha CLT desde os 15 ou 16 com a jornada de alguém que tem um cartão de crédito disponível forever sem demandar algum esforço... a gente não sabe se cursinho, preparatório, ou algo assim, mas de fato como é hoje ou ao menos 10 anos atrás, pode melhorar muito. também, conscientizar todos os alunos para evitar situações semelhantes com a do chavoso.

    • @RuntaBRkot
      @RuntaBRkot Год назад +2

      @@sidssouza
      :)
      Concordo que o sistema de cotas é bem ineficiente para resolver o problema que temos. Eu sinto que é uma solução "nobre", porque tenta resolver um causa sensível, mas isso faz com que automaticamente qualquer crítica ao modelo seja tida como racismo e fica sem perspectiva de melhora. Claro que é melhor do que sem, mas há tantos problemas. Por exemplo, você sabia que por 3 fucking anos consecutivos o sistema de cotas atrapalhou a entrada de cotistas em alguns cursos? Porque a nota de corte de cotas era maior q a de AC (em alguns cursos de humanas na USP) e ninguém se deu o trabalho de perceber isso. Pra mim isso mostra o descaso com a eficiência dessa solução.
      Pelo menos, existem alguns grupos de extensão que acho que fazem um bom trabalho nisso, eu estou no processo seletivo da Poli Júnior (empresa de universitários) e um projeto muito daora que eu vi lá se chama Projeto Casulo. Basicamente, o processo seletivo é bem difícil e você precisa saber minimamente de Excel, Powerpoint e alguns conceitos de economia para passar, então a solução foi criar um "curso" pré processo seletivo para quem entrou por cotas e possa não ter tido contato com essas ferramentas. Então é muito mais do que cotas, é capacitação para os que passarem e para os que não passarem, afinal o curso é antes do processo. Gostei demais do projeto, espero que dê resultados e expanda.

    • @victortavares1803
      @victortavares1803 Год назад

      @@RuntaBRkot e a prova de mecanica i ontem hein?

  • @phdelvalle1
    @phdelvalle1 Год назад +2

    0:38 iniciou falando bosta, porque a USP é colada das maiores favelas da Zona Oeste, principalmente o lado do Hospital, o bagulho é do lado da São Remo e da outra favela que fica na Rua Pangaré, tanto que você passa perto das partes da acomodação cheio de embalagens descartadas de você sabe o que... a USP é elitista em sua seleção e dentro do campos você já sente o drama com os carros. outra coisa que afasta também é aquela "Loucademia de Policia" que fica la dentro.

  • @andersonsmont
    @andersonsmont Год назад +2

    Momento 14:25 , é aí que o cara perde a razão completa..... só se preocupa com um lado, que é o favalado, e joga os policiais pra o esquecimento, tou nem aí eles que se fodam, sendo que esses mesmos policiais, praças, são favelados....
    Quando não se pensa no todo, nas razões e circunstâncias que o mundo tá desse jeito, não vamos pra lugar algum aliás piora a situação pois um polícial ou a classe toda escuta um cara desses já vai para o modo de.defesa, do tipo, ahhhh já que não se importam com a gente também não nos importarem os com vocês....
    Putz, fica difícil assim...

  • @kinstreamer
    @kinstreamer Год назад +2

    tive uma professora negra, de matematica, e eu não gostava dela,... "ela me cobrava demais."

  • @hunterxyas
    @hunterxyas Год назад +5

    Acho que algo muito complicado que não vejo muitos comentando é sobre a entrada de pessoas com condições financeiras muito boas nas universidades federais e estaduais, tirando vagas daqueles que não têm condições de pagar uma universidade particular. Talvez seja algo mais radical, mas eu acho um ABSURDO existirem pessoas que tem plenas condições financeiras de irem para uma universidade particular, pegarem vagas de pessoas mais pobres para estudar numa universidade pública. Essas mesmas pessoas se apropriam de movimentos esquerdistas e de igualdade, sendo que tiram proveito dessas brechas para pegar vagas de quem realmente precisa. Totalmente hipócritas e vivem em outra realidade. Nojo total.

    • @mulan-jinglesemusicas1513
      @mulan-jinglesemusicas1513 Год назад

      pq iriam para particular se elas são piores?

    • @marianacnt63
      @marianacnt63 Год назад

      Pare e pense, você acha mesmo que a qualidade de federal seria a mesma com pessoas que vieram de escolas públicas e sao pobres? Não seria meu bem, e nem falo isso de forma preconceituosa, falo porque eles sabem disso e fizeram de propósito e digo mais, vai continuar dessa forma. É como ele comentou, tudo isso é planejado. Como fica os empresários sem a mão de massa com eles entrando numa faculdade que tona boa parte do seu tempo( inclusive, olha só, outro argumento pra que o pobre não tenha acesso a isso)

    • @EduardoSilva-du8bi
      @EduardoSilva-du8bi Год назад +1

      É extremamente radical a sua proposta. O cara mais rico e o cara mais pobre do Brasil são igualmente cidadãos brasileiros e usufruem e estão sujeitos (ou ao menos deveriam), respectivamente, aos mesmos direitos e deveres em 99% das situações - salve algumas exceções como cotas.
      Logo, se o pobre tem direito de usar instituições públicas de saúde, educação, segurança, etc. o rico também tem. Aliás, na educação básica a coisa inverte: As escolas públicas são para os pobres e as privadas para os ricos. O mesmo acontece com a saúde.
      Então, a dinâmica é invertida nas universidades por questões de orçamento.
      O rico vai atrás do melhor e onde está o melhor ele muitas vezes consegue acessar. O pobre, por sua vez, não, mas se tivesse condição estaria fazendo engenharia na USP e com uma cobrança de plano de saúde do Einstein na mesa.

    • @GabrielFerreira-ur1xc
      @GabrielFerreira-ur1xc Год назад

      ​@@marianacnt63cabe as pessoas terem mais consciência e pararem de fazer filhos sem condições de criar e manter caso contrário só viraram buxas de canhão

  • @fernandokings
    @fernandokings Год назад +3

    Não tem como entrar a pé no Shopping Cidade Jardim, nunca fui mas minha ex trabalhou lá. Desde que fiquei sabendo disso risquei da minha lista.

    • @EduardoSilva-du8bi
      @EduardoSilva-du8bi Год назад +1

      SIM KKKKKKK, cara, eu tenho zero asco de rico e acho odiá-los uma coisa mt retardada das ideia, mas ambas classes altas e baixas tem coisas ridículas para se dar risada. E a questão do Cidade Jardim parece uma esquete de comédia zoando gente rica. Não pode entrar a pé num shopping, tipo, KKKKKKK, então um rico que quis ir a pé nn pode, mas um pobre num parati entra de boa. Além disso, se um dia SP e toda a região metropolitana for urbanisticamente decente, as pessoas, ricas ou pobres, evitarão usar carro se poderão ir andando com segurança e conforto na rua e no transporte público, e nesse cenário o Cidade Jardim que vai leva no toba pq nn tem um acesso a pé. Até o palácio real que é o Iguatemi na vila olímpia tem portas ridiculamente grandes ao ponto de serem imponentes e o Cidade Jardim nn tem. Tipo, vai pro Krlh os arquiteto esquisito que planejaram aquela poha. kkkkkkkkkkkkkk

  • @ty.5111
    @ty.5111 Год назад +2

    Cara, na Poli e na FEA só tem tipelho liberal, crente e bolsonarista. É generalizado demais.

    • @oaltercante1653
      @oaltercante1653 Год назад +1

      Tem bem mais liberal e bolsonarista que a média das outras faculdades, mas não é tanto assim. Odonto, direito e medicina têm um pessoal bem reacionário também. Crentes têm pouco trânsito relativo nas classes mais altas, que é o que compõe essas faculdades. Eles não têm muita presença lá.

  • @Cawan-tz1eh
    @Cawan-tz1eh Год назад +2

    cara só discordo com a parte onde voce flw q o branco e o preto nn interagem, claramente voce nn vive na periferia entt, inventou uma divisão surreal q nn existe

    • @makedaqueen6867
      @makedaqueen6867 Год назад +2

      Branco de periferia sao nordestinos que tambem sao discriminado por terem mistura

    • @PrometheusGhost
      @PrometheusGhost Год назад

      ​@@makedaqueen6867parça eu sou branco e moro em periferia, mas não sou filho de nordestinos

    • @makedaqueen6867
      @makedaqueen6867 Год назад +2

      @@PrometheusGhost nao existe favela com descendentes de europeus

  • @gabrielmonteiro4470
    @gabrielmonteiro4470 Год назад +13

    A USP já foi no centro no inicio do século XX, só quem conseguiu ficar na região foi a faculdade de direito no largo São Francisco. A USP em geral foi sempre uma faculdade da elite paulista e é um ambiente bem hostil para quem é da classe trabalhadora.

    • @xtlp8433
      @xtlp8433 Год назад +2

      Se vocês sabem disso pq insistem em colocar os ''mano'' da favela lá dentro? Separem o joio do trigo.

    • @ozueiro4042
      @ozueiro4042 Год назад +2

      @@xtlp8433 então a solução é manter a população pobre sem acesso ao ensino superior de qualidade?

    • @xtlp8433
      @xtlp8433 Год назад +1

      @@ozueiro4042 a solução e criar uma universidade voltada para a classe trabalhadora e não para as elites do país.

    • @ozueiro4042
      @ozueiro4042 Год назад +1

      @@xtlp8433 como se isso fosse interesse do Estado... não faz sentido essa segregação a solução seria o Estado investir em ensino público base de qualidade, isso iria inferir diretamente na quantidade de pessoas pobres em universidades e consequentemente diminuir a segregação de classe. porém novamente, esse não é um interesse da elite e do Estado.

    • @GabrielFerreira-ur1xc
      @GabrielFerreira-ur1xc Год назад

      ​@@xtlp8433Se n colocar o mano da favela lá pra servir como bucha de canhão , como as pessoas que lucram com esses discurso iram financia suas viagens para Disney ? Kkkk

  • @cuador257
    @cuador257 Год назад +3

    Aquela cena de Todo mundo odeia o Chris q o Greg dorme na casa do Chris e chega com sono pq acordou muito cedo e Sra. Morelo corre pra socorrer ele achando q ele tava bêbado kkkkkkkk essa cena é muito boa

  • @Fabiok-ue9qo
    @Fabiok-ue9qo Год назад +1

    A USP é assim cheio de gente que quer faculdade pública ,mas não quer estudar em escola pública.

  • @felipexavierdequeiroz
    @felipexavierdequeiroz Год назад +5

    Na moral se alguém riu dele talvez não seja por racismo. as vezes é pela falta de bom senso em usar joias e acessórios kkk. o cara mete 5 correntes no pescoço e 10 pulseiras NOS DOIS PULSOS !!!, kkk na moral é no minimo bizonho.

    • @makedaqueen6867
      @makedaqueen6867 Год назад

      Brancos com grana nao suportam conviver com pretos e pardos eu falo porqur trabalho nesse meio

  • @flaviosoares7189
    @flaviosoares7189 Год назад +4

    Atlanta é uma serie muito boa, o Donald Glover é fora da curva, além do Episodio 9 da primeira temporada "juneteenth" eu recomendo o "Três bofetadas", primeiro episodio da 4ª temporada

    • @arthurr3990
      @arthurr3990 Год назад

      Todos os episódios são muito bons, 4 temporada, muito surrealista.

  • @jeffersonpi000
    @jeffersonpi000 Год назад +1

    Rapaz vendo esse video eu concluir de novo: eu não me daria bem em cidade grande, É muito mimimi em cada detalhe.🤣

    • @gerente9074
      @gerente9074 Месяц назад

      Se sua mente n aguenta é melhor assim mesmo

  • @ojeanpedro
    @ojeanpedro Год назад +13

    Luide sobre sua fala do “pobre metáforico” é muito real. Eu moro em uma cidade do interior de SP onde o reacionarismo é enorme, trabalhava na prefeitura municipal como cargo de confiança já que eu vim de família petista e a vice é o do PT ( o prefeito é do mdb). Pois bem, até a eleição de lula eu e outras pessoas eram super necessárias afinal estudamos fora e éramos muito anti bozo, pois bem, eu e mais 12 pessoas do partido fomos mandado embora fazem 3 meses pois pediram nossa cabeça (já que o PT aqui vai disputar a prefeitura é o vice será um pastor do PL), e a justificativa foi que éramos muitos extremistas, é que nossas pautas não são necessárias na cidade.

  • @lauratorres8072
    @lauratorres8072 Год назад +2

    Apenas para título de curiosidade, a USP tem um campus na Zona Leste (EACH USP). O campus foi criado em 2005. Mesmo com a localização periférica, grande parte dos alunos vieram de condições socioeconômicas extremamente elitizada

  • @viniciusramos9843
    @viniciusramos9843 Год назад +3

    "Chavoso da USP", o cara já é zoado só por ser ele, pqp

  • @arthurgonzagadasilva5719
    @arthurgonzagadasilva5719 Год назад +2

    "Ele também consegue fazer as coisas" é de fuder pensar que realmente tem gente que pensa assim

  • @neppoyeppo
    @neppoyeppo Год назад +2

    mas eu te juro q eu pensava q já era de conhecimento geral da população brasileira q racismo rola solto em tudo q é uni publica e principalmente estadual/federal

  • @maikontotti1
    @maikontotti1 Год назад +1

    Estudante de engenharia sendo preconceituoso,nem parece que vão precisar das nossas 5 estrelas quando trabalharem no Uber.

  • @guilhermeandradedaveiga5605
    @guilhermeandradedaveiga5605 Год назад +2

    Todo mundo odeia o chris passava depois dos programas de igreja e de fanboy de polícia 😂😢

  • @juliocesardossantosmiguel1827
    @juliocesardossantosmiguel1827 Год назад +1

    Quem e Chavoso?
    é Nome?

  • @vanderleisouza7355
    @vanderleisouza7355 Год назад +3

    Puxa, ele fala isso com certa tristeza. Fico mto feliz que ele esteja em uma universidade tao importante.

  • @jollyrogers258
    @jollyrogers258 Год назад +4

    eu sabia que ele iria usar esse exemplo do filho da moça! foi o que me marcou também!

  • @netofernandes9993
    @netofernandes9993 Год назад +3

    Luide nunca assistiu "todo mundo odeia o Chris"? Nem gente é então...

  • @marven1374
    @marven1374 Год назад

    Eu também iria rir ! Se você se presta a ficar com o rosto tatuado - clara referência aos matadores de polícia -, óbvio que vai ser marginalizado ! Quer fazer cosplay de bandido achando que vai ser louvado... Se fode ae !

  • @gokucriansa
    @gokucriansa Год назад +1

    falando sobre o dinheiro causar uma falsa sensação de superioridade eu ja trabalhei com uma faixa salarial grande quase ganhando muito bem mas sabe no fim das contras eu era mais rico que todos aqueles funcionarios que ganhavam mais que eu suhaushuahsuahsu

  • @jotasilva6997
    @jotasilva6997 Год назад +1

    tambem existe preto rico e branco pobre tá, lembre-se disso

    • @BernardoSoares-iq7it
      @BernardoSoares-iq7it 2 месяца назад

      O olho da análise crítica deles é vetorialmente monocromático, se tá na pobreza é negro, se é rico é branco, qualquer coisa que fuja disto é invisível aos olhos deles.

  • @mocajovem2999
    @mocajovem2999 Год назад

    Eu moro no Centro de São Paulo e só conheço a Realidade do Centro de São Paulo. O que eu vejo sobre a Favela é o que a #RecordTV passa : Cidade Alerta São Paulo , Balanço Geral Sao Paulo com Gottino.

  • @mocajovem2999
    @mocajovem2999 Год назад

    Eu moro no Centro de São Paulo e só conheço a Realidade do Centro de São Paulo. O que eu vejo sobre a Favela é o que a #RecordTV passa : Cidade Alerta São Paulo , Balanço Geral Sao Paulo com Gottino.

  • @mocajovem2999
    @mocajovem2999 Год назад

    Eu moro no Centro de São Paulo e só conheço a Realidade do Centro de São Paulo. O que eu vejo sobre a Favela é o que a #RecordTV passa : Cidade Alerta São Paulo , Balanço Geral Sao Paulo com Gottino.

  • @mocajovem2999
    @mocajovem2999 Год назад

    Eu moro no Centro de São Paulo e só conheço a Realidade do Centro de São Paulo. O que eu vejo sobre a Favela é o que a #RecordTV passa : Cidade Alerta São Paulo , Balanço Geral Sao Paulo com Gottino.

  • @mirsa_sanaxoraonaveia109
    @mirsa_sanaxoraonaveia109 Год назад

    Pq ela é racista? Ele é branco... nem sei como conseguiu cota namoral, vc desce pra qualquer praia qualquer caiçara pode ter nascido cor de leite vai ficar da cor dele.... é um branquelo queimado de sol kkkkkkk

  • @paulolemosmessias9460
    @paulolemosmessias9460 Год назад +5

    Puxa vida!