Gente, que papelão! Dádiva Retirada é banida do Commander, eu havia esquecido COMPLETAMENTE disso! A galera daqui dos comentários que me lembrou do fato! Em função disso, removo Gifts Ungiven de sua sétima posição, e no lugar coloco Primal Command, que embora na maior parte do tempo seja "Tira o Planeswalker alvo e tutora uma criatura", ainda é a melhor forma que o Verde tem de tirar Planeswalkers da mesa quando ele não pode atacar. Além, claro, da versatilidade oferecida pela possibilidade de ganhar uma vidinha ou escapar de morrer de deck over!
Jóinha sempre! Elba, faz um tutorial se possível; como começar no Commander, com custo moderado, e possivelmente competitivo ( aquele deck que não vai ganhar champ, mas que não vai perder sempre ) , vlw!
Boa El! Esperava damnation pelo fato de ser útil no monoblack, mas tu me convenceu... quando à dádiva, então, errar é humano! Huehuehue o problema vai ser receber 200 mil comentários de gente que poderia penas ler o tópico fixo antes de comentar algo... um abraço! E estou na espera do ciclo de vídeos comentados com as cartas de amonkhet para o pré-release!
Elba latifundiário hehe. Sempre é bom guardar terrenos no magic. Ainda mais pra quem perdeu os terrenos apelões das anteriores a Theros. Vlw pelo video.
Cara, seu canal é excelente. Aproveitando o espaço, joguei magic a uns 8 anos atrás e tô parado (vendi minhas cartas, decks e etc) estou querendo me viciar novamente, mas sem gastar rios de dinheiro igual antes rs alguma dica de formato para adentrar?
Se você não tivesse vendido suas cartas e decks e pá, eu diria Modern sem pestanejar. Mas não sendo esse o caso, acho que depende se você quer voltar pro competitivo ou só pra se divertir! Pra competir, a boa é entrar no t2. Pra brincar, eu acho que a boa é commander, visto que tu já conhece as regras!
@@FazendoNerdice infelizmente minhas cartas foram embora :/ minha preocupação é com o cenário da minha região (VITÓRIA-ES), sei que a galera curte o T2 mas lembro que era bem caro montar e manter o deck relativamente competitivo. Acha que compensa ir atrás de deck pré montado ou compensa buscar uma lista e comprar avulso?? Valeu mesmo por responder! rs
Ah como eu gosto de craterhoof, incontáveis as vezes que matei todo mundo jogando zendikar avenger e hoof, blood moon nunca me foi um grande problema já que eu jogo de monogreen 🙃
Amigo elba tenho uma duvida!!! cyclonic com overload por falar "each", ele da alvo nas permanentes ou nao? Desde ja agradeço e continue forte com esses videos de commander hehehe
vermelho compra carta sim, só q isso depende de na maioria das vezes não ter cartas na mão assim como normalmente no preto comprar cartas depende de pagar vida, mas sim concordo com vc.
sim, vermelho compra cartas com efeitos tipo Roda da Fortuna... mas é como você falou, não é uma compra que agrega à sua mão. Você joga fora o que tem na mão, e torce pra que o que venha seja melhor!
Eu, jovem mancebo iniciante no commander, tenho montado um deck de Omnath, Locus of Rage. Entretanto, minha carta favorita, *Norin, The Way* é a que esta na minha mira para o commander agora, e eu quero muito descer ele no campo, ver o oponente rir e com 15 minutos ver ele se desmanchar em -merda- lágrimas. Então, acha viável um deck commander de Norin? Valeu!
eu gostei, no entanto, apesar de não ser jogador de comander, acho que a caverna das almas, apesar de ser ótima, tendo apenas uma cópia dela , fica extremamente restrita, fora que são 99 outras cardas. Já Linvala eu acho que essa pequena linda deusa-anjo, deveria servir como comandante. Ela é muito forte, no commander não demoraria tanto para baixá-la, sendo possível até no t2, creio, ela quebra a maioria dos bichos do adversário, ela infelizmente restrita o jogador a usar o branco, mas... e, sei lá, deixá-la ela slta no deck, fica com a mesma coisa da caverna, a chance de conseguir puxar uma belezinha dessa em tempo e colocá-la na mesa.
Elba, agora fiquei na duvida eu pensava que cyclonic rift dava alvo. Como na carta fala muda target por each , pensava que criaturas com hexproof e manto escapavam dessa.
Marcos Levi Nogueira hexproof e shroud não deixam dar alvo; mas a partir do momento que a Magic tem um efeito global, hexproof e shroud não fazem a menor diferença; tipo dia do julgamento, ou eletro truque, efeitos globais.
Por favor Elba, para de incentivar as pessoas a serem ruins. Deixe a Blood Moon no Modern mesmo, não vem estragar meu commander pô. :P . Sem brincadeira ótimas cartas mesmo. Meus sinetes e tri lands estão guardadinhos. Um abraço
Vermelho é a mais fraca no commander até aparecer um goblin nervoso, Daretti. Se bem que o deck é mais artefatos, mas ainda é vermelho, e cheio dos combo infinito.
Nem menção pra Damnation! Ela não é ruim, mas ela não é espetacular, ela é só mais uma limpeza de mesa! No commander, em que o custo de mana importa tão menos, eu sempre vou preferir Decreto de Dor à Damnation!
Tá lá em cima minha resposta ao Gifts, mas o problema com Damnation é que é só um board wipe de 4 mana. O custo das mágicas não é TÃO importante assim no mesão, por isso eu preferiria um board wipe mais caro e com efeito melhor no lugar de Damnation!
Fazendo Nerdice não digo nem por ser uma carta espetacular, mas é um reprint que o pessoal do Commander tava precisando, acho que é mais pelo preço descomunal que a carta tem, em dinheiros mesmo
"mono red é o mais fraco dos decks monocolor" isso pode até ser verdade para a maioria dos decks, mas um Purphoros bem montado acaba com um mesão mais rápido que qq outro mono cor
Maralen é mono black e Ezuri é monogreen, e não é raro pra nenhum dos dois matar a mesa no turno três. Arcum Dagsson é mono blue, e não é raro combar no turno dois... Eu não estou dizendo que vermelho é ruim. Inclusive, Purphoros (e Norin também) são decks animais de fortes. Mas o Purphoros bem montado que tomar uma Declaration of Naught, Runed Halo ou um Mindslicer nos três primeiros turnos, vai ficar sentado olhando pro teto até encher a mão de novo (ou comprar uma roda da fortuna)
Verdade. Mas todos esses que vc citou tb tem seus respectivos hates e se eles não estão na mão inicial de seus oponentes até o purphoros comba rápido. Abraço!
Porque independente das cores do seu deck, é MUITO comum decks de commander terem muitos terrenos não básicos! É tão comum, inclusive, que é mais comum o cara ter um monte de terreno não básico do que o cara usar mana vermelha, então blood moon não machuca o deck vermelho, e atrapalha a vida de todos os decks não-vermelhos!
Mas tipo, pq atrapalha a vida? Travessia da montanha? Mágicas que causa dano baseado na quantidade de montanhas? Não poderem pescar com as fetch Lands?
+Mathss hmmm, cê entendeu que os terrenos viram montanhas AO INVÉS do que eram antes, certo? Seus guildgates só vão gerar mana vermelha, manlands não viram mais criatura, nada, tudo vira montanha! Contra um deck de três ou mais cores, uma blood moon impede o oponente de jogar muita coisa!
Ahhhhh sim. Entendi agora. Na verdade na ultima resposta eu considerei que pudesse ser isto, mas não achei que seria de fato. Muito bom isto, ainda mais contra quem não joga com vermelho.
Gente, que papelão! Dádiva Retirada é banida do Commander, eu havia esquecido COMPLETAMENTE disso! A galera daqui dos comentários que me lembrou do fato!
Em função disso, removo Gifts Ungiven de sua sétima posição, e no lugar coloco Primal Command, que embora na maior parte do tempo seja "Tira o Planeswalker alvo e tutora uma criatura", ainda é a melhor forma que o Verde tem de tirar Planeswalkers da mesa quando ele não pode atacar. Além, claro, da versatilidade oferecida pela possibilidade de ganhar uma vidinha ou escapar de morrer de deck over!
Eu tinha parado de jogar magic, mas assistindo a esse vídeo deu vontade de voltar a jogar commander mesão. Ainda bem que não vendi minhas cartas.
"Todo deck azul deveria ter Cyclonic Rift" - PERFEITO!!!
Jóinha sempre! Elba, faz um tutorial se possível; como começar no Commander, com custo moderado, e possivelmente competitivo ( aquele deck que não vai ganhar champ, mas que não vai perder sempre ) , vlw!
Boa El! Esperava damnation pelo fato de ser útil no monoblack, mas tu me convenceu... quando à dádiva, então, errar é humano! Huehuehue o problema vai ser receber 200 mil comentários de gente que poderia penas ler o tópico fixo antes de comentar algo... um abraço! E estou na espera do ciclo de vídeos comentados com as cartas de amonkhet para o pré-release!
Elba seus vídeos são excelentes. parabéns. considero seu canal como o melhor canal de MTG do Brasil.
Elba latifundiário hehe. Sempre é bom guardar terrenos no magic. Ainda mais pra quem perdeu os terrenos apelões das anteriores a Theros.
Vlw pelo video.
Elba aprendi muito com voce mano , melhando meu deck e minhas skills graça a Carol morais e Rafael Jesus conheci esse canal maravilhoso parabens mano
Elba... acho que ja deu mais que tempo de tu fazer uma revisita nas edições do passado cavocando as TOP 10 cartas de comander, o que achas?
Cara adorei o vídeo, suas explicações são ótimas! Vou até colocar umas cartas de volta no meu deck só por causa das suas explicações ^^
EDIÇÃO: Modern Masters 2017
10 Sinetes e Trilands de Alara
9 Terminus
8 Navegador Habilidoso
7 Dádiva Retirada
6 BEHEMOTH CRATERÓPODE
5 Caverna das Almas
4 Revelação da Esfinge
3 Linvala, Guardiã do Silêncio
2 Fenda Ciclônica
1 Lua Sangrenta
Cara, seu canal é excelente. Aproveitando o espaço, joguei magic a uns 8 anos atrás e tô parado (vendi minhas cartas, decks e etc) estou querendo me viciar novamente, mas sem gastar rios de dinheiro igual antes rs alguma dica de formato para adentrar?
Se você não tivesse vendido suas cartas e decks e pá, eu diria Modern sem pestanejar. Mas não sendo esse o caso, acho que depende se você quer voltar pro competitivo ou só pra se divertir!
Pra competir, a boa é entrar no t2. Pra brincar, eu acho que a boa é commander, visto que tu já conhece as regras!
@@FazendoNerdice infelizmente minhas cartas foram embora :/ minha preocupação é com o cenário da minha região (VITÓRIA-ES), sei que a galera curte o T2 mas lembro que era bem caro montar e manter o deck relativamente competitivo. Acha que compensa ir atrás de deck pré montado ou compensa buscar uma lista e comprar avulso?? Valeu mesmo por responder! rs
Ah como eu gosto de craterhoof, incontáveis as vezes que matei todo mundo jogando zendikar avenger e hoof, blood moon nunca me foi um grande problema já que eu jogo de monogreen 🙃
Elba, o vídeo ficou show, parabéns. Agora por favor da pra postar o bendito vídeo de gameplay de commander narrado por ti?
E um que não seja zoação que nem o do primeiro de abril por obséquio
+Flavio Madeira Miranda Filho pô, aí dificulta!
Devia ter top 10 cartas de commander pra edições antigas, né...
Amigo elba tenho uma duvida!!!
cyclonic com overload por falar "each", ele da alvo nas permanentes ou nao?
Desde ja agradeço e continue forte com esses videos de commander hehehe
Como "each" substitui "target", acaba que o CR overload não dá alvo em nada, é como se fosse um board wipe.
Gifts Ungiven não é banido no CMD?
Sim, sim é!
"Mas você não lembrava disso?"
Não, não lembrava!
huahuahuahuah! É, só lembrei depois que vi a diferença de preço dela pra intuição ;)
vermelho compra carta sim, só q isso depende de na maioria das vezes não ter cartas na mão assim como normalmente no preto comprar cartas depende de pagar vida, mas sim concordo com vc.
sim, vermelho compra cartas com efeitos tipo Roda da Fortuna... mas é como você falou, não é uma compra que agrega à sua mão. Você joga fora o que tem na mão, e torce pra que o que venha seja melhor!
sim exatamente tanto q no vermelho vc descarta e depois compra, e no azul vc compra e depois descarta.
Rapaz que qualidade de video boa da conta é essa
Cyclonic Rift no ligamágicas funciona com o overload?
10:35 "soldado, tritão, ZUMBI, goblin, elfo...". É aquele ditado... Cadê o deck tech de zumbi?
Eu, jovem mancebo iniciante no commander, tenho montado um deck de Omnath, Locus of Rage. Entretanto, minha carta favorita, *Norin, The Way* é a que esta na minha mira para o commander agora, e eu quero muito descer ele no campo, ver o oponente rir e com 15 minutos ver ele se desmanchar em -merda- lágrimas. Então, acha viável um deck commander de Norin? Valeu!
Cara, meu deck Purphoros tem o Norin. Mano, ele é a carta que menos fica na mesa e a mais chata kk
Não sai da mesa e vive dando dano. Mto foda!
eu gostei, no entanto, apesar de não ser jogador de comander, acho que a caverna das almas, apesar de ser ótima, tendo apenas uma cópia dela , fica extremamente restrita, fora que são 99 outras cardas.
Já Linvala eu acho que essa pequena linda deusa-anjo, deveria servir como comandante. Ela é muito forte, no commander não demoraria tanto para baixá-la, sendo possível até no t2, creio, ela quebra a maioria dos bichos do adversário, ela infelizmente restrita o jogador a usar o branco, mas... e, sei lá, deixá-la ela slta no deck, fica com a mesma coisa da caverna, a chance de conseguir puxar uma belezinha dessa em tempo e colocá-la na mesa.
Elba, agora fiquei na duvida eu pensava que cyclonic rift dava alvo. Como na carta fala muda target por each , pensava que criaturas com hexproof e manto escapavam dessa.
Marcos Levi Nogueira hexproof e shroud não deixam dar alvo; mas a partir do momento que a Magic tem um efeito global, hexproof e shroud não fazem a menor diferença; tipo dia do julgamento, ou eletro truque, efeitos globais.
Marcos Levi Nogueira não cara, each é "cada", logo "cada permanente", não tem alvo mais no texto.
Fractius!!! Quero muito abrir uma caverninha das almas!!!
Poxa Elba, falou vários tribais menos os magos mano kkk
Mas curti seu video!
Venho do futuro de 2022 pra dizer que, lançou um pré construido de commander SEM sol ring.
Por favor Elba, para de incentivar as pessoas a serem ruins. Deixe a Blood Moon no Modern mesmo, não vem estragar meu commander pô. :P . Sem brincadeira ótimas cartas mesmo. Meus sinetes e tri lands estão guardadinhos. Um abraço
Emrakul é banido como comandante ou é banido no commander de qualquer forma que eu imaginar?
Magiqueiros de plantão "Emrakul, the Aeons Torn" é banido de qualquer forma!
valew amigão!
Toma joinha!
faz um video dos melhores planeswalkers para commander
+Rafael Hachul hmmmm, boa ideia!
Elba e no meu caso que tenho tribal de esqueletos, a caverna das almas também funciona ? hahahahaga
Mas claro, tem que proteger aquele Campeão das Almas Perdidas do counter!
Vermelho é a mais fraca no commander até aparecer um goblin nervoso, Daretti. Se bem que o deck é mais artefatos, mas ainda é vermelho, e cheio dos combo infinito.
Elba, qual o nome do comando preto??
Rei do Sofá "Comando Profano"
Nem mençao para damnation?
Nem menção pra Damnation! Ela não é ruim, mas ela não é espetacular, ela é só mais uma limpeza de mesa! No commander, em que o custo de mana importa tão menos, eu sempre vou preferir Decreto de Dor à Damnation!
toxic delicia, pra tirar aqueles generais indestrutiveis...
Gifts é banido, coloca Damnation na lista pô
Tá lá em cima minha resposta ao Gifts, mas o problema com Damnation é que é só um board wipe de 4 mana. O custo das mágicas não é TÃO importante assim no mesão, por isso eu preferiria um board wipe mais caro e com efeito melhor no lugar de Damnation!
Fazendo Nerdice não digo nem por ser uma carta espetacular, mas é um reprint que o pessoal do Commander tava precisando, acho que é mais pelo preço descomunal que a carta tem, em dinheiros mesmo
"mono red é o mais fraco dos decks monocolor" isso pode até ser verdade para a maioria dos decks, mas um Purphoros bem montado acaba com um mesão mais rápido que qq outro mono cor
Maralen é mono black e Ezuri é monogreen, e não é raro pra nenhum dos dois matar a mesa no turno três. Arcum Dagsson é mono blue, e não é raro combar no turno dois...
Eu não estou dizendo que vermelho é ruim. Inclusive, Purphoros (e Norin também) são decks animais de fortes. Mas o Purphoros bem montado que tomar uma Declaration of Naught, Runed Halo ou um Mindslicer nos três primeiros turnos, vai ficar sentado olhando pro teto até encher a mão de novo (ou comprar uma roda da fortuna)
Verdade. Mas todos esses que vc citou tb tem seus respectivos hates e se eles não estão na mão inicial de seus oponentes até o purphoros comba rápido.
Abraço!
Pq Blood Moon é tão forte?
Porque independente das cores do seu deck, é MUITO comum decks de commander terem muitos terrenos não básicos! É tão comum, inclusive, que é mais comum o cara ter um monte de terreno não básico do que o cara usar mana vermelha, então blood moon não machuca o deck vermelho, e atrapalha a vida de todos os decks não-vermelhos!
Mas tipo, pq atrapalha a vida? Travessia da montanha? Mágicas que causa dano baseado na quantidade de montanhas? Não poderem pescar com as fetch Lands?
+Mathss hmmm, cê entendeu que os terrenos viram montanhas AO INVÉS do que eram antes, certo? Seus guildgates só vão gerar mana vermelha, manlands não viram mais criatura, nada, tudo vira montanha!
Contra um deck de três ou mais cores, uma blood moon impede o oponente de jogar muita coisa!
Ahhhhh sim. Entendi agora. Na verdade na ultima resposta eu considerei que pudesse ser isto, mas não achei que seria de fato.
Muito bom isto, ainda mais contra quem não joga com vermelho.
Ninvala acaba com o meu Arcum Dagson
p multicolor c/ vermelho q usa bloodmoon, no minimo tem q ter um prismatic omen e uma lanterna cromatica ou uma outra porralhada d mana rock
Elba, o deck não precisa ter duas ou mais cores para usar a caverna, veja o exemplo dos Commanders de Eldrazi hahahaahah
eu tinha falado "uma ou mais", mas é verdade, basta ser tribal, hahahhah
navegador habilidoso e thragtusk kkk 6 manas: 3 fichas 3/3 e 15 de vida
Linvala > resto.
E Danação?
PQ ficou de fora?
+Ítalo Bruno Freires da Silva porque ela é só um board wipe de 4 mana, numa cor que já tem os melhores board wipes do formato!
Gifts é banido
E não é que é mesmo?