Trabalho todo dia de Astra sócio do posto de gasolina. É basicamente um Monza injetado. Conforto máximo, ar gelando, se pisar anda e troco a correria em casa em 1 hora com 5 ferramentas 😂
Não entendi, rss, essa correia do onix é pra trocar a cada 240 mil km ou 15 anos de uso, isso é muita coisa, e vc trocar a correia do seu agora, não quer dizer que esta fazendo o correto, no manual fala que a correia do seu monza dura pra sempre?
Isso é um carro mecânico praticamente porque,bom sempre ficar olhando correia se está tudo certinho pra não dar problema mecânico sempre vai abrir e ficar de olho.
Galera se doendo por causa da dificuldade de trocar a correia dentada kkkk deixa pra quem sabe! Mecânico está virando profissão de luxo e eu sou feliz demais por ter competência de realizar tais manutenções como essa! Minha profissão saiu de um porco q rolava na graxa, pra um técnico preparado e muito bem remunerado ❤
Corcel já tinha corrente e no entando não prestava, corrente não é garantia de nada, se quebrar, e quebra, o prejuízo é bem maior que uma simples correia. Tenho carros com correia a 40 anos e nenhum teve problema com isso.
Conselho de um mecânico com mais de 37 anos de trabalho não comprem qualquer veículo com correia banhada a óleo.todos falam da classificação do óleo tudo bem.poren temos renomados fabricantes de óleo com alta qualidade não vi nenhum técnico falar do combustível que principalmente na gasolina tem vários tipos de contaminantes realmente é uma pena que coloquem a culpa no lubrificante então o jeito é não comprar veículos com correia dentada banhada a óleo conselho de um velhinho
Exatamente. Sabemos que, carros que rodam pouca distância...o motor não trabalha na temperatura ideal de trabalho e o combustível acaba contaminando o lubrificante.
A questão do combustível é projetado pela engenharia. O que acontece de proprietários não fazer a troca correta no tempo correto ou usam lubrificantes falsificados ....
@@henriqueregrebnegiets4335 vai na css com algum problema de bico, injeção, sei lá... Primeiro coisa é o técnico culpar o combustível. Os bicos, a bomba, etc... também são projetados pelos engenheiros para o combustível. Diante disso, teu relato está errado. E digo porquê: Porque nosso combustível é contaminado com água, thinner, solvente e demais lixos que agridem sim a borracha.
Só lembrando a GM na China já parou de fabricar o Onix com esse motor a mais de 2 anos. ( Pará quem não acredita tem matéria da revista 4 Rodas sobre o assunto)
Mais você pode colaborar comprando as edições da revista o mecânico, onde você encontra esse tutorial mais na íntegra na revista, e custa menos de oito reais. Eu mesmo tenho as revistas e a assinatura. Vai lá e dá uma ajudada!
Uma coisa que aprendi na mecânica onde estou estagiando, sempre ao abrir minimamente o motor, procurar tampar(pode ser com pano) qualquer buraco que por ventura algum parafuso, arruela etc caia dentro para evitar assim ter que abrir o motor por inteiro, apenas pra tirar uma simples pecinha. E aí no vídeo não vi ele fazendo. No restante, foi uma aula de pós-doutorado. Show, parabéns doutoures.
A minha tracker ltz 1.0 com 68k recentemente saiu da garantia e já acendeu alarmes de perda de potência e falha no freio auxiliar. Levei na css e lá estava a correia esfarelando e a bomba de vácuo entupida. 5 mil e 900 o conserto. Conclusão: mesmo que o óleo seja original GM 5w30 sintético DEXOS acdelco(todas as trocas até 60k foram com esse óleo), NÃO SIGAM O MANUAL que tem intervalos de troca a cada 10 mil km. TROQUEM ESSE ÓLEO A CADA 5 MIL KM, senão o B.O. é certo. Infelizmente esse motor foi projetado pra dar prejuízo ao dono.
Aí agora acredito sim, só entrar com uma ação, pq o mecânico vai ter quê fazer laudo técnico da causa da correria tá esfarelando si ele falar quê foi o óleo tão assumindo o erro tendeu.
Cara, quem disse que se vc tivesse trocado a cada 5 mil km não teria dado problema? A correia tem que durar o especificado com a manutenção especificada. Não tem como vc processar a GM? Se vc usou o Dexos 1 (usou mesmo???) esse BO é todo da GM.
@@caioferrari conforme consta na página 234 do manual do proprietário, a garantia dessa correia é de apenas 6 meses após a retirada do veículo da css. Palhaçada recomendar a troca com 240 mil km. Essa correia aguenta no máximo 70 mil km com trocas de óleo conforme o manual, ou seja, a cada 10 mil km.
Acho "O MECÂNICO" de extrema valia para os mecânicos principalmente. Lendo os comentários, percebo que muitos são relutantes a inovação e no caso da correia banhada a óleo que foi um grande salto para diminuir a perda de atrito e longa vida no sistema de comando uma vez que a exigência de eficiência é muito maior. Tenho 64 anos e vi varias inovações sendo contestada como carburador é melhor que injeção ou que a correia dentada ( externa) não presta e melhor seria manter por varetas ou correntes e tantos outros. Apesar de não ser da área vejo uma grande oportunidade dos profissionais atualizar pois é certo que cada dia os motores vão ficando mais eficientes e complexo com vários recursos e hoje um 1L chega a 80 CV ( sem turbo) e antes era os raquíticos 50CV e tem mais!!! , consumo de hoje é muito menor e "poluindo muito menos" pasmem!!! e outros atributos.
Não é relutar, é dia a dia na oficina e ver o prejuízo que donos de carro que pagam 80 mil no seu carro e tem que trocar um cabeçote com 50 k, por causa de um ma correia no óleo não é só Chevrolet , tem as ecosporte também com problemas no motor por causa da correia, a Volkswagen manteve a correia externa, e tem motores totalmente eficientes já peguei gol 3 cilindros com 300k e a junta queimada e andando normalmente sou a favor das invasões, mas não quando prejudicam o consumidor
Realmente uma grande inovação. Eu tenho um ônix 3 cilindros e sou apaixonado pelo carro. Foi o 1.0 mais esperto que já tive! Mesmo com o ar ligado o motor não perde desempenho. Só que esse carro precisa estar atento as manutenções. Não é um carro para um dono leigo, pois não pode errar quando se trata de óleo lubrificante. Como eu mesmo faço minhas revisões fica fácil pra mim. Mas lamento que muitos postos de troca e até mesmo alguns concessionários vem errando na especificação do óleo na troca, e com isso manchando a imagem do carro.
O senhor tem boas colocações, mas as montadoras complica, pra ter um custo alto pro dono pós compra, poderia ser até banhada a óleo, mas com um sistema de lubrificação, não integrado com o motor!
Legal esse carro, cada troca de correia uma troca de motor. Com certeza o projetista quiz se vigar do mundo porque tem a mãe na Zna. Parabens pelo video aula, qualidade e didatica.
Fiquei feliz por ter um vídeo com essa riqueza de detalhes, mas muito preocupado por donos de Onix como eu. Imagine se esses carros rodam em cidades que não tenham Auto Peças e mecânicos eficientes e com o treinamento adequado. Já pensou?!? Eu tenho um Onix, adoro o carro, mas sinceramente não vejo a hora de vendê-lo e comprar um carro com corrente de comando, ex: HB20 ou Versa. Apesar do meu carro estar com 69.800km e seguir rigorosamente as manutenções, não quero ficar com ele até a hora de realizar essa manutenção. Até porque infelizmente já vi outros vídeos de relatos que não é apenas o óleo, mas também o combustível que contribui para essa deterioração da correia. Então para quem ainda não possui o carro e pretende ainda comprá-lo, pense se vale a pena...
Muita gratidão a Revista O mecãnico, muita gratidão aos técnicos do curso de desmontagem e montagem,sou mecãnico a 52 anos, fiquei muito feliz com o trabalho de vocês, espero que venha os outros, três cilindros, banhados a óleos, pra gente ficar atualizados. QUE FELICIDADE!
Tenho um onix plus 2020 1.0 aspirado já está com 290 mil km, trabalho como motorista de aplicativo e troco o óleo rigorosamente a cada 10 mil km e uso o óleo recomendado pelo fabricante. Não estou defendendo esse sistema de correia banhada no óleo...mas seguindo as orientações pelo manual do proprietário, o conjunto é bom!
Olá Maurício bom dia! Concordo plenamente, com tudo que você falou! Somente pessoas que não tem o conhecimento compra um carro com esse tipo de engenharia": eu particularmente não tem nada contra o veículo!
@@tiagogomesalves1563 tenho um fiesta 2002 street, com 287 k km (na família desde 2006 com 70 k km) nunca mexi na corrente de comando... e olha que já rodei com óleo vencido várias vezes kkkkk nem cabeçote mexi ainda .
A diferença é que a corrente de comando o dono confia em trocar só com 240k km. Já a correia lubrificada é pânico geral e o dono precavido prefere trocar com menos de 80 mil km. Ai o que era pra ser barato fica caro.
Parabéns pela excelente matéria. Desde a infância lembro de meu pai defendendo os motores GM por sua robustez e durabilidade, algo praticamente impossível de se fazer com esses atuais motores ainda que modernos e tecnológicos. A maior mancada da GM foi ter adotado essa correria banhada a óleo no lugar da robusta corrente de comando como fez a FIAT em seus T200.
Boa tarde. De Campo Grande, MS. Agradeço aos excelentes instrutores da Daico e s Revista O Mecânico pelas elucidações dos procedimentos p/ troca da correia banhada à óleo, bem como as dicas dos sintomas primários da deterioração da correia. Parabéns pelo conteúdo, a vcs, da Equipe O Mecânico!
Isso é tecnologia! Com a redução dos índices de emissão de gases e leis mais severas se o mecânico não aprender e ficar sentado na experiência com motores antigos no futuro vai passar fome. Bora aprender e assim continuar trabalhando. Uma verdadeira aula e já providenciei minhas ferramentas para trocar esses tipos de correias.
isso é a maior lorota já contada, eles fazem essas merdas pra arrebentar mesmo e vc ir lá comprar outro motor ou carro... se fosse corrente de comando não daria essa mão de obra enorme e não alteraria o consumo/emissão. Fora que não deve ser qualquer oficina que pega esse serviço, e o cliente se vê obrigado a fazer esse serviço na concessionária.
Literalmente fantástico!!! Parabéns a vcs q expõem desse jeito. É praticamente um vídeo da mecânica 2000. Q fantástico esses vídeos de vcs!!!! Parabéns.
Ai sim, feito por profissional adequado, não vejo problema algum na aquisição deste motor. Tem muitas vantagens sobre os convencionais. Já vi muito motor fundir, travar com correia de fora do motor pela sua simplicidade de troca. Aí a vaca vai pro brejo. Uai sô.
@@flaviocastrocosta5949 esse tipo de procedimento custa caro mesmo, necessita de bons profissionais e ferramentas especificas... é o preço que se paga pra manter esse motor tecnologico em perfeito estado. Esse é o tipo do carro que não tolera proprietário desleixado.
Tenho um onix Plus turbo com 100.000km ano 2022 automático, sou taxista aqui na cidade de Fortaleza, não tive problema nenhum mais estou trocando por um Toyota!
Na empresa onde trabalho, tem Onix que já passou dos 200 mil km. Segredo? Revisões a cada 10 mil km na Css. Ai sou obrigado a ler o bostileiro médio vir falar em bomba. 😂😂😂😂
Era só colocar a corrente de comando !! Chevrolet prejudicou o onix por um custo que não vale a pena , a questão não só o óleo correto tem a interferência do nosso combustível que batizado que com certeza deve interferir no desgaste da correia .
Parabéns pelo excelente vídeo! Como mecânico fico feliz em saber que dá para ganhar dinheiro com esses carros (só mãode obrapara fazer um tipode serviço bastante comun). Já como consumidor, este vídeo me alerta a NÃO ter este modelo de veículo como minha preferência de compra. Vai aí uma pergunta que coloca uma pulga atrás da orelha.: Se não conseguimos garantir que a primeira manutenção preventiva dos seja feita na concessionária. Como é que vamos garantir uma manutenção dessa com o carro ja velhinho?
Que simplicidade, parece que da para fazer em casa com meia hora 😂. Não dava para fazer uma tampa grande na lateral e um orificio para travamento do motor...
Adoro esse carro para táxi ágil encomico e anda bem ,já é o segundo um foi até 170 mil km o atual um ano e já está com 125mil km ,tudo de boa,outros táxi que tivemos com essa kilometragem e pau, viram caco bateção com 70 mil km já tem.que trocar bomba de água gasolina , amortecedor duas vezes, esse aqui é bom em suspensão dura ,então gasto é só esse com certeza o gasto de manutenção vai ser menor que Honda city Yaris Virtus se usar o óleo certo até 200 mil km vai ser só o gasto da correia
Outro detalhe, taxista geralmente não faz revisão em concessionaria. Pelo menos a grande maioria que eu conheço não! Na minha opinião, que não entendo nada de carro e sou um engenheiro bem leigo, a maioria dos problemas, se inicia quando o proprietário relata algo a ser verificado na revisão, é o profissional da concessionária, inicia uma verificação mais afunda.
Informações muito importantes com profissionais treinados e habilitados. O problema do brasileiro é querer sempre economizar com peças e mão de obra, sem se preocupar com a qualidade do serviço e dos materiais especificados pelo fabricante. Boa parte desse problema em lidar com a manutenção correta de carros de tecnologia avançada é o alto custo dos serviços das autorizadas, o que leva muitos proprietários acostumados com carros de mecânica ultrapassada e simples, levarem seus veículos em oficinas que se dizem “preparadas” para fazer o serviço.
@buxa590 serviço complexo, demorado e caro. Mas é necessário. Tem que tirar o cárter, a tampa latetal da correia dentada...tirar a polia do virabrequim etc...
Muito bom conteúdo, lembrando que todos os retentores também devem ser trocados, e o serviço dos carros rodando hoje tem mais peças a serem trocadas por já estarem contaminados por pedaços da correia.
Motor com corrente de comando mandou abraço.. tá loco.. inacreditável.. a engenharia trabalhando para manter um carro na oficina arrancando cada centavo.. anotei todos os 3c para não me esquecer de passar longe da lista de compras.. Land Rover diesel manda lembranças. kkk
Nossa quando o mecânico sabe o quee esta fazendo e outro nível muito provável várias oficinas vai ser difícil acompanhar esta evolução, o trorque já é difícil imagina falar em ângulo então.... ótimo vídeo parabéns.
É engraçado que tudo na teoria é Lindo. Mas na prática. Essa Correia que era pra durar 240mil ou 15 anos não chega nem na metade do que tá no manual. Graças a Deus meu onix é dos mais antigos Comprei a Correia dentada Original GM e tensor AC Delco mandei trocar tudo com mão de obra deu 480 Reais esse serviço do vídeo não fica menos de 4mil
Excelente serviço! Agora te pergunto: pq a GM não colocou corrente ao invés de correia?! Olha o trabalho pra trocar, qto fica a MO de serviço?! E as peças?!🤦🏽♂️
@@helio.1981 exatamente as vezes a pessoa compra os litros de óleo tudo certinho com embalagens originais mais o conteúdo dentro da embalagem as vezes não é original aí já sabe né. A Chevrolet Matou a Fama que o Onix tinha Durável e barato de manter. Tudo isso por que ela não quis fazer o Onix mais durável ainda colocando uma Corrente de comando. Eu jamais compraria um Chevrolet com Correia banhada a Óleo
Verdade seja dita, na questão de mão de obra, ainda não vi benefícios na correia banhada a óleo, vamos ver agora se seguindo como manda dura o que sugere o fabricante.
Imagina a quantidade de conectores e travas quebradas quando fizerem esse procedimento em um carro com mais de 5 anos de uso, esses carros vao sumir das ruas rapidinho
Brasileiro no geral trabalha com manutenção corretiva e não preventiva por isso tem tanto Onix dando pau, fora que a maioria dos motoristas andam com carro de modo Severo e acabam fazendo a troca de óleo com se fosse a troca normal, o que ajuda também nesse desgaste prematuro da correia, trabalho numa cooperativa de táxi aonde dois Onix romper a correia, um por esticar muito a troca de óleo sempre passava dos 10.000, e o outro fazia a troca correta porém não fez a substituição da correia e ela acabou arrebentando com 300.000 KM rodado.
@@tiagogomesalves1563 tem uso severo sim. Tá no manual (no Onix, pg 211, precede a lista de itens a serem trocados nos intevalos de manutenção padrões determinados pela marca, itens estes que devem ser trocados / inspecionados com mais frequência quando em uso severo conforme termos da garantia na pg 234). Transito urbano direto, carro que fica muito tempo parado e pouco tempo rodando, percursos curtos com o motor 'frio', todos esses poréns acabam por reduzir a vida útil dessa correia. E exato, trocar o óleo num intervalo de tempo OU um km menor vai compensar um tanto esse desgaste, ainda mais pela questão do combustível duvidoso de muito postos, que gera ainda mais contaminação no óleo. Em suma, esses idolatrados 240 mil km ou 15 anos é um tanto teórico... tem uma penca de variáveis que DEVEM ser levadas em conta (inclusive concessionária colocando o óleo errado)... Até correia dentada externa tem uso severo, basta ler o manual... Nada é essa maravilha toda não.
Parabéns pelo vídeo extremamente detalhado👏👏👏👏👏👏 Tenho um Ônix Turbo Hatch, assistindo esse vídeo fiquei tonto com todas as ferramentas e particularidades para poder fazer a troca da correia. Fico imaginando um mecânico fazendo isso sem ferramentas e sem torquímetro😬😰😱😱😱
Essa correia, segundo o manual, se troca a cada 240.000 km ou 15 anos. O óleo precisa ser de acordo o manual, com DEXOS, pois se usar outro óleo vai comprometer a correia. O carro é excelente, tenho um. Só ter cuidado com o óleo, colocar o correto que vai durar muito.
@@anglefar quando ele tiver com uns 40k pede pro seu mecânico, retirar a bomba de vácuo, ou preste a atenção no filtro velho, se tiver uns fiapo tipo pelos de pincel , pode trocar sua correia, se não vc vai ter prejuízo e grande
Eu resolvi fácil o problema da correia banhada em óleo, comprei um HB20. Deixo os problemas para quem gosta, esses carros bomba de correia banhada em óleo, só olho de longe.
A Chevrolet se superou dessas vez👏🏾 Correia banhada a óleo 😂🤦🏾♂️ olha o trampo e o tanto de ferramental específico pra fazer a troca imagina o valor dessa serviço os donos de🤡 onix turbo estão todos felizes 😂😂💰💸💸💸💸💸💸💸 e se quebrar então 💵💸💸💸💸💸💸💸💸💸 não da nem retífica 😂😂🤡🤦🏾♂️
Primeiramente parabéns pelo vídeo explicativo! Mas como sou do seguimento, especializado em motores há mais de trinta anos, gostaria de assim como milhares de brasileiros, sejam do segmento ou usuários, deixar meu repúdio e minhas críticas tamo aos motores com três cilindros e sobretudo estes com correia dentada mergulhada no lubrificante, uma tecnologia que não justifica o valor da manutenção, no final o profissional fica se desdobrando para reproduzir a fala do fabricante em alegar que o único problema é usar o lubrificante ideal, isso não é verdade, já fiz trocas destas correias em veículos que fizeram todas as trocas de óleo e filtros na revenda, tudo devidamente registrado, porém a correia se encontrava se desfazendo e contaminando todo o sistema. Eu acho que já passou do momento desses fabricantes respeitarem o consumidor e para de subestimar os profissionais que realizam reparos nestes veículos. Nossa opinião tem poder e juntos podemos informar cada vez mais os consumidores, os protegendo dessas informações falsas e que impossibilita o consumidor de possuir veículos de qualidade e manutenção mais justa. Esse Onix plus é uma verdadeira aberração da engenharia automotiva.
Buenas tardes soy de Uruguay les comento que la marca a pegado fuerte en nuestro país me gustó mucho todo en paso a paso del cambio de correa excelente la explicación me quedo en la duda el tipo de lubricante y su especificación que muy importante,saludos de Ramon de Uruguay 👋👋
4.000 ou mais fácil se o mecânico for usar essas ferramentas mostrada no vídeo fazer tudo de forma correta, agora se for um mecânico boca de porco aí o valor é esse de 1.500 mas se prepara para as gambiarras que ele vai deixar no final do serviço kkkkkkkkkkk
@@glauciomusic vi um vídeo no YT onde o cara explicava a troca da correia passo a passo e no final ele falou o valor do serviço se não me falha a memória foi 4300 ele tinha todas as ferramentas adequadas.
Eles prestam um ótimo serviço, com esses vídeos técnicos. Excelentes profissionais. Eu valorizo muito isso. Entendo que na Europa estão colocando um tipo de pulseira “melhorada” no 1.2 e 1.0 puretech, em comparação com a original que veio de fábrica e que está degradada? ❤
Por mais que tenha uma proteção química na correia, por mais que se use o óleo recomendado etc etc etc! Qualquer químico, em início de carreira sabe que o óleo, por sí só, agride borrachas ou mesmo o material sintético utilizado na sua confecção! Agora imagine esse correia em contato com um óleo a temperaturas que beiram os 100º c.... Esses motores atuais, modernos como alguns gostam de chamar, tem sua temperatura ideal de trabalho nos 90/100º c, ou bem próximo a isso, ou seja é óleo fervente em contato com essas correias. É lógico que dará problema.
O plástico Teflon (PTFE) aguenta cerca de 290 °C e é usado nos retentores de vira-brequim e comandos de válvulas dos motores modernos. Ele pode aguentar ataque químico (assim como seu semelhante em durabilidade, a borracha de Viton "FKM", aplicada nos retentores de válvulas dos motores há décadas) e é utilizado por seu baixo atrito. A Poliamida aromática (Kevlar) é uma fibra sintética que aguenta ataque químico e pode trabalhar acima dos 290 °C do Teflon, sendo usada na estrutura dos dentes da correia misturado com PA66, isto é, Poliamida alifática tipo 66 em forma de fibras (eles falam em "aramida líquida", entretanto, no site da Dayco é dito que o PTFE é impregnado nos dentes através de solução líquida, já que o Kevlar é fibroso). A base da correia é uma cinta de tecido de fibra de vidro tipo "K", que atua como reforço do corpo feito de borracha sintética Hidronitrílica (HNBR). Para 'efeito de curiosidade', correias dentadas que trabalham na parte externa do motor são feitas de uma cinta de tecido de fibra de vidro combinada com uma cinta de tecido de Poliamida alifática 66 reforçando a borracha HNBR (descrito na própria correia ">HNBR-PA66_GF
@@leonardoritter7352 Bom, se com o tanto de problemas, relatos de proprietários e oficinas, você ainda acredita que um veículo com esse tipo de correia dentada banhada a óleo não é um problema, só posso recomendar que compre um desses e seja feliz!
Beeeeeeem mais tranquilo que do ford ka 3 cilindros, mas ainda sim é muiuuuuto trampo, sem contar a quantia de trava que pode acabar se quebrando durante a desmontagem, ainda mais com carros com muito tempo de uso
quiero felicitarlos por el gran video que han realizado!! Un enorme trabajo de producción!! y poder verlo en youtube gratis, me pone muy contento!!! Muy prolijo, paso a paso, cuidando los detalles en la explicación! Son unos genios Muchas gracias por el video, dejo mi like y también me suscribo al canal!! abrazo hermanos brasileros!!!
Hoje troquei a correia de comando de um Monza 2.0 1990 gasolina. Caramba, que diferença ... A gente era feliz e não sabia.
Exatamente, domingo que vem vou trocar do meu Kadett 91 1.8, acho que em 40min consigo trocar, sem bronca, sem dor de cabeça.
Está correia banhada a óleo você troca em menos de 4 meses..😅
Trabalho todo dia de Astra sócio do posto de gasolina. É basicamente um Monza injetado. Conforto máximo, ar gelando, se pisar anda e troco a correria em casa em 1 hora com 5 ferramentas 😂
Tem um mecânico na minha cidade que fez uma adaptação e colocou uma corre de comando em um onix tô acompanhando ele já andou 40 mil km e sem diferença
Não entendi, rss, essa correia do onix é pra trocar a cada 240 mil km ou 15 anos de uso, isso é muita coisa, e vc trocar a correia do seu agora, não quer dizer que esta fazendo o correto, no manual fala que a correia do seu monza dura pra sempre?
Resposta simples rápida e pratica, troca de Carro urgente, isso é uma bombinha alegria de mecânicos
Isso é um carro mecânico praticamente porque,bom sempre ficar olhando correia se está tudo certinho pra não dar problema mecânico sempre vai abrir e ficar de olho.
😂😂😂😂😂😂😂
Galera se doendo por causa da dificuldade de trocar a correia dentada kkkk deixa pra quem sabe! Mecânico está virando profissão de luxo e eu sou feliz demais por ter competência de realizar tais manutenções como essa! Minha profissão saiu de um porco q rolava na graxa, pra um técnico preparado e muito bem remunerado ❤
Esse vídeo faz qualquer inteligente desistir da compra deste carro e do tracker também.
Esqueceu da Montana
Mais fácil fazer uma cirurgia cerebral.
Imagina o preço da mão de obra kkkkk
@@gustavosobral5033 para a troca da correia fica entorno de 3.000 reais.
Média de 7 mil reais@@gustavosobral5033
Minha nossa, não existe mais isso de correia montadoras, adotem corrente!!! Otimo conteúdo
Corrente tem seus problemas tbm, faz mais barulho...
@@organismovivo5684 coloca na balança aí e vê o melhor custo benefício
Corcel já tinha corrente e no entando não prestava, corrente não é garantia de nada, se quebrar, e quebra, o prejuízo é bem maior que uma simples correia. Tenho carros com correia a 40 anos e nenhum teve problema com isso.
Conselho de um mecânico com mais de 37 anos de trabalho não comprem qualquer veículo com correia banhada a óleo.todos falam da classificação do óleo tudo bem.poren temos renomados fabricantes de óleo com alta qualidade não vi nenhum técnico falar do combustível que principalmente na gasolina tem vários tipos de contaminantes realmente é uma pena que coloquem a culpa no lubrificante então o jeito é não comprar veículos com correia dentada banhada a óleo conselho de um velhinho
bom comentário : não sabia essa dos combustíveis das muito sentido !
Exatamente. Sabemos que, carros que rodam pouca distância...o motor não trabalha na temperatura ideal de trabalho e o combustível acaba contaminando o lubrificante.
Cara parabéns você falou a verdade tmj
A questão do combustível é projetado pela engenharia. O que acontece de proprietários não fazer a troca correta no tempo correto ou usam lubrificantes falsificados ....
@@henriqueregrebnegiets4335 vai na css com algum problema de bico, injeção, sei lá... Primeiro coisa é o técnico culpar o combustível. Os bicos, a bomba, etc... também são projetados pelos engenheiros para o combustível. Diante disso, teu relato está errado. E digo porquê: Porque nosso combustível é contaminado com água, thinner, solvente e demais lixos que agridem sim a borracha.
O mecânico vcs abusaram na informação do conteúdo, foi tudo muito bem feito. Parabéns!! E isso que precisamos de informação.
Só lembrando a GM na China já parou de fabricar o Onix com esse motor a mais de 2 anos. ( Pará quem não acredita tem matéria da revista 4 Rodas sobre o assunto)
É geralmente é assim quando eles começam a jogar essas coisas fora vem parar no Brasil
na china não tem as exigências de poluentes que temos por aqui
É mesmo!?
Acredito em vc!!
Um absurdo no Brasil ainda está fabricando.
A China não é referência de mercado pro Brasil e muito menos vice e versa
Vi um vídeo em Onix no México tem correia dentada....show ..mais aqui é de borracha pra dar B.O.
Esse video é um CURSO! Deveria ser pago e está de graça. Parabens!🎉
Mais você pode colaborar comprando as edições da revista o mecânico, onde você encontra esse tutorial mais na íntegra na revista, e custa menos de oito reais. Eu mesmo tenho as revistas e a assinatura. Vai lá e dá uma ajudada!
Eu já comprei a minha, compre a sua também
Nada é de graça, RUclips paga visualizações. É o que brasileiro ta acostumado a ser roubado e pagar "cursos" de 1,2 ,3 mil reais.
Matéria nota 1000. Fico feliz em ter feito parte da produção! Tamo junto, rapaziada 👏🏼👊🏼
Dónde consigo esa correa?
tu é cumplice dessa bomba ambulante kkkkkkk
😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Parabéns pelo vídeo,antes eu tinha medo desse motor.Agora eu tenho pavor.😂😂
Tudo isso para trocar uma correia dentada. Carro com a correia para o lado de fora muito melhor simples a manutenção.
Uma coisa que aprendi na mecânica onde estou estagiando, sempre ao abrir minimamente o motor, procurar tampar(pode ser com pano) qualquer buraco que por ventura algum parafuso, arruela etc caia dentro para evitar assim ter que abrir o motor por inteiro, apenas pra tirar uma simples pecinha. E aí no vídeo não vi ele fazendo. No restante, foi uma aula de pós-doutorado. Show, parabéns doutoures.
Que trabalheira. Quanto mais assisto esses vídeos mais gosto do meu Honda.
Vocês deram aula de mecânica atualizada pra muitos profissionais que não assistem you Tube Top
Um dos melhores vídeos explicativo que já vi na internet , parabéns pelo trabalho e me ajuda a nunca comprar um carro com correira banhada a oleo
A minha tracker ltz 1.0 com 68k recentemente saiu da garantia e já acendeu alarmes de perda de potência e falha no freio auxiliar. Levei na css e lá estava a correia esfarelando e a bomba de vácuo entupida. 5 mil e 900 o conserto. Conclusão: mesmo que o óleo seja original GM 5w30 sintético DEXOS acdelco(todas as trocas até 60k foram com esse óleo), NÃO SIGAM O MANUAL que tem intervalos de troca a cada 10 mil km. TROQUEM ESSE ÓLEO A CADA 5 MIL KM, senão o B.O. é certo. Infelizmente esse motor foi projetado pra dar prejuízo ao dono.
Aí agora acredito sim, só entrar com uma ação, pq o mecânico vai ter quê fazer laudo técnico da causa da correria tá esfarelando si ele falar quê foi o óleo tão assumindo o erro tendeu.
E os mecânicos acham bom
@ruysteinjunior37 que bom compartilhou sua situação tenho uma LT com 4 anos e 20 km. Fui olhar óleo e veio na vareta 1 pedaço vestígio preto suspeito
Cara, quem disse que se vc tivesse trocado a cada 5 mil km não teria dado problema? A correia tem que durar o especificado com a manutenção especificada. Não tem como vc processar a GM? Se vc usou o Dexos 1 (usou mesmo???) esse BO é todo da GM.
@@caioferrari conforme consta na página 234 do manual do proprietário, a garantia dessa correia é de apenas 6 meses após a retirada do veículo da css. Palhaçada recomendar a troca com 240 mil km. Essa correia aguenta no máximo 70 mil km com trocas de óleo conforme o manual, ou seja, a cada 10 mil km.
Ainda bem que já tem esses vídeos para ajudar os mecânicos na troca 🙂👍
Acho "O MECÂNICO" de extrema valia para os mecânicos principalmente. Lendo os comentários, percebo que muitos são relutantes a inovação e no caso da correia banhada a óleo que foi um grande salto para diminuir a perda de atrito e longa vida no sistema de comando uma vez que a exigência de eficiência é muito maior. Tenho 64 anos e vi varias inovações sendo contestada como carburador é melhor que injeção ou que a correia dentada ( externa) não presta e melhor seria manter por varetas ou correntes e tantos outros. Apesar de não ser da área vejo uma grande oportunidade dos profissionais atualizar pois é certo que cada dia os motores vão ficando mais eficientes e complexo com vários recursos e hoje um 1L chega a 80 CV ( sem turbo) e antes era os raquíticos 50CV e tem mais!!! , consumo de hoje é muito menor e "poluindo muito menos" pasmem!!! e outros atributos.
Não é relutar, é dia a dia na oficina e ver o prejuízo que donos de carro que pagam 80 mil no seu carro e tem que trocar um cabeçote com 50 k, por causa de um ma correia no óleo não é só Chevrolet , tem as ecosporte também com problemas no motor por causa da correia, a Volkswagen manteve a correia externa, e tem motores totalmente eficientes já peguei gol 3 cilindros com 300k e a junta queimada e andando normalmente sou a favor das invasões, mas não quando prejudicam o consumidor
@@tecnodigital2114 vou resumir isso,erro de engenharia nao calculou a contaminaçao do oleo pelo combustivel,com corrente isso nao acontece.
Realmente uma grande inovação. Eu tenho um ônix 3 cilindros e sou apaixonado pelo carro. Foi o 1.0 mais esperto que já tive! Mesmo com o ar ligado o motor não perde desempenho. Só que esse carro precisa estar atento as manutenções. Não é um carro para um dono leigo, pois não pode errar quando se trata de óleo lubrificante. Como eu mesmo faço minhas revisões fica fácil pra mim. Mas lamento que muitos postos de troca e até mesmo alguns concessionários vem errando na especificação do óleo na troca, e com isso manchando a imagem do carro.
O senhor tem boas colocações, mas as montadoras complica, pra ter um custo alto pro dono pós compra, poderia ser até banhada a óleo, mas com um sistema de lubrificação, não integrado com o motor!
Resumindo um baiiiiita duma😢 bucha para trocar a correia
Legal esse carro, cada troca de correia uma troca de motor. Com certeza o projetista quiz se vigar do mundo porque tem a mãe na Zna. Parabens pelo video aula, qualidade e didatica.
😂😂😂😂😂
Na verdade eles foram obrigados pelo novo protocolo de emissões.
@@peterbilt578 mas o projeto da correia não tem a ver com emissões, poderiam ter adotado corrente de comando.
Fiquei feliz por ter um vídeo com essa riqueza de detalhes, mas muito preocupado por donos de Onix como eu. Imagine se esses carros rodam em cidades que não tenham Auto Peças e mecânicos eficientes e com o treinamento adequado. Já pensou?!? Eu tenho um Onix, adoro o carro, mas sinceramente não vejo a hora de vendê-lo e comprar um carro com corrente de comando, ex: HB20 ou Versa. Apesar do meu carro estar com 69.800km e seguir rigorosamente as manutenções, não quero ficar com ele até a hora de realizar essa manutenção. Até porque infelizmente já vi outros vídeos de relatos que não é apenas o óleo, mas também o combustível que contribui para essa deterioração da correia. Então para quem ainda não possui o carro e pretende ainda comprá-lo, pense se vale a pena...
A resposta é Nao. Não vale apena
Muita gratidão a Revista O mecãnico, muita gratidão aos técnicos do curso de desmontagem e montagem,sou mecãnico a 52 anos, fiquei muito feliz com o trabalho de vocês, espero que venha os outros, três cilindros, banhados a óleos, pra gente ficar atualizados. QUE FELICIDADE!
Tenho um onix plus 2020 1.0 aspirado já está com 290 mil km, trabalho como motorista de aplicativo e troco o óleo rigorosamente a cada 10 mil km e uso o óleo recomendado pelo fabricante. Não estou defendendo esse sistema de correia banhada no óleo...mas seguindo as orientações pelo manual do proprietário, o conjunto é bom!
Rapaz eu tenho medo de trocar o óleo com 10 mil km , eu também trabalho de motor6de aplicativo e troco o óleo a cada 5 mil km
290 e ainda não trocou a correia,???
@@rogeriosouza7353 troquei quando estava com 219 k a correia estava em estado de zero...se pudesse ver dentro eu iria esperar mais um pouco...
Tenho um aspirado troco com mil ou até antes as vzs, tá com 120 km sem problema nenhum
@@rogeriosouza7353 sim...troquei quando ele estava com 219 mil km.
Olá Maurício bom dia! Concordo plenamente, com tudo que você falou! Somente pessoas que não tem o conhecimento compra um carro com esse tipo de engenharia": eu particularmente não tem nada contra o veículo!
Apesar de todo o trabalho, foi muito bom e instrutivo o vídeo. Duas coisas precisam estar atualizadas: O dono e o mecânico desse carro.
Que bucha!!!! Tenho toyota a 13.anos e zero dor de cabeça; corrente de comando manda um abraço
a cada 240 mil km ou 15 anos, seu toyota tem 240 mil km rodados já?
@@tiagogomesalves1563 opa. Estou na marca a 13 anos; mas meu outro carro vendi com 200.000km e meu atual está com 160.000; ambos peguei zero km
@@tiagogomesalves1563 corrente de comando tem a mesma vida útil do motor
@@tiagogomesalves1563 tenho um fiesta 2002 street, com 287 k km (na família desde 2006 com 70 k km) nunca mexi na corrente de comando... e olha que já rodei com óleo vencido várias vezes kkkkk nem cabeçote mexi ainda .
A diferença é que a corrente de comando o dono confia em trocar só com 240k km. Já a correia lubrificada é pânico geral e o dono precavido prefere trocar com menos de 80 mil km. Ai o que era pra ser barato fica caro.
Parabéns pela excelente matéria.
Desde a infância lembro de meu pai defendendo os motores GM por sua robustez e durabilidade, algo praticamente impossível de se fazer com esses atuais motores ainda que modernos e tecnológicos. A maior mancada da GM foi ter adotado essa correria banhada a óleo no lugar da robusta corrente de comando como fez a FIAT em seus T200.
Melhor carro que já tive. Faz 5 anos. Zero problemas!!!
muito bom ver esse vídeo,assim já sei qual carro não devo comprar
Verdadeira aula de engenharia! Canal fantástico!
Muito bom o vídeo, muito bem explicativo, agora a mão de obra de um serviço desse.....
Parabens!🎉Esse video é um CURSO! Deveria ser pago e está de graça. gostei merece meu joinha. kkkk
Esse motor e alegria dos mecânicos
Ta mais pra pesadelo
Alegria são os fáceis de mexer.
Ótimo vídeo
Depois que assisti este vídeo troquei meu onix premier 2020 num cruze ltz 2022 melhor negócio que fiz na vida vida e
Novo Marea da Chevrolet.!.🎉🎉
Marea virou brinquedo de criança kkkk
Eu não consigo entender como a GM conseguiu destruir o ONIX
@@jorgesouza89 era só turbinar o VHC 1.4 kkkk
@@Mestredaeletronica pensa que maravilha, ou até mesmo usar o velho 1.8 da spin que continua excelente, tanto que pra 2025 ainda sera usado
@@jacitdm um vhce 1.4 forjado turbo ia ser a receita perfeita o carro é muito bonito.
Boa tarde. De Campo Grande, MS. Agradeço aos excelentes instrutores da Daico e s Revista O Mecânico pelas elucidações dos procedimentos p/ troca da correia banhada à óleo, bem como as dicas dos sintomas primários da deterioração da correia. Parabéns pelo conteúdo, a vcs, da Equipe O Mecânico!
Isso é tecnologia! Com a redução dos índices de emissão de gases e leis mais severas se o mecânico não aprender e ficar sentado na experiência com motores antigos no futuro vai passar fome. Bora aprender e assim continuar trabalhando. Uma verdadeira aula e já providenciei minhas ferramentas para trocar esses tipos de correias.
isso é a maior lorota já contada, eles fazem essas merdas pra arrebentar mesmo e vc ir lá comprar outro motor ou carro... se fosse corrente de comando não daria essa mão de obra enorme e não alteraria o consumo/emissão. Fora que não deve ser qualquer oficina que pega esse serviço, e o cliente se vê obrigado a fazer esse serviço na concessionária.
Nem sempre quem determina o sucesso ou não de uma marca é o usuário final.
qualquer mecânico das antigas troca essa correia . Porém é um motor ruim .
Video exclarecer e bem feito, uma informação crucial, esse video me fez entender que vou ficar com meu Fiat Mobi por MUITO TEMPOOO......
Imagina se tivesse q troca essa correia a cada 30.000 km! É muito trabalho,não dá pra levar em qualquer mecânico. Vcs estão de parabéns !!.
Imagina o preço
Saudacoes/ hoje com o auxilio desse video, pude averiguar as etapas de operacao desse trabalho .
Muito obg.
Literalmente fantástico!!! Parabéns a vcs q expõem desse jeito. É praticamente um vídeo da mecânica 2000. Q fantástico esses vídeos de vcs!!!! Parabéns.
Bom dia, sou um especialista da GM e dou nota 10 para voceis, parabéns
Motores antigos 4 canecos mandam um abraço pra esses novos três pangarés complicados...
Ai sim, feito por profissional adequado, não vejo problema algum na aquisição deste motor. Tem muitas vantagens sobre os convencionais. Já vi muito motor fundir, travar com correia de fora do motor pela sua simplicidade de troca. Aí a vaca vai pro brejo.
Uai sô.
Rapaz q trabalheira pra trocar uma correia, praticamente tem q desmanchar o carro 😅😅😅😅😅ao invés de descomplicar as coisas ,as vezes faz e dificulta
Acho que a mão de obra dessa deverá sair em torno de 800 a 1100 reais fora as peças
🤦🤦🤦🤦
@@ricierigaliotto7727 1500 com as peças. E a minha troquei a toa pq aos 102 mil km estava perfeita. Bom que e agora dura uma vida mais.
Vou continuar nos japoneses com corrente de comando obrigado.
parabéns pelas dicas agora que eu não quero motor com correia banhada a óleo .
@@flaviocastrocosta5949 esse tipo de procedimento custa caro mesmo, necessita de bons profissionais e ferramentas especificas... é o preço que se paga pra manter esse motor tecnologico em perfeito estado. Esse é o tipo do carro que não tolera proprietário desleixado.
É difícil mais com paciência e dedicação resolve muita calma nessa hora gostei bastante do vídeo parabéns aos mecânicos e o produto do vídeo.👌
Tenho um onix Plus turbo com 100.000km ano 2022 automático, sou taxista aqui na cidade de Fortaleza, não tive problema nenhum mais estou trocando por um Toyota!
😂😂 será por que né
Seguro morreu de velho! kkkkkkkkkk
Na empresa onde trabalho, tem Onix que já passou dos 200 mil km. Segredo? Revisões a cada 10 mil km na Css. Ai sou obrigado a ler o bostileiro médio vir falar em bomba. 😂😂😂😂
@@cefasfontanacardoso8156 hola tengo un onix plus 1.2 30mil km... vale la pena cambiarlo a los 60mil?
Desmontaram o motor que tecnologia .
Era só colocar a corrente de comando !! Chevrolet prejudicou o onix por um custo que não vale a pena , a questão não só o óleo correto tem a interferência do nosso combustível que batizado que com certeza deve interferir no desgaste da correia .
Excelente Vídeo!!!! Parabéns pela Gama de Informações sobre a troca da Correia Dentada do Novo Ônix!!!! Muito Bom mesmo!!!!👏👏👏👏👏
Parabéns mecânico gostei você é 10 tem que ser bom
Parabéns pelo excelente vídeo! Como mecânico fico feliz em saber que dá para ganhar dinheiro com esses carros (só mãode obrapara fazer um tipode serviço bastante comun). Já como consumidor, este vídeo me alerta a NÃO ter este modelo de veículo como minha preferência de compra.
Vai aí uma pergunta que coloca uma pulga atrás da orelha.: Se não conseguimos garantir que a primeira manutenção preventiva dos seja feita na concessionária. Como é que vamos garantir uma manutenção dessa com o carro ja velhinho?
Que simplicidade, parece que da para fazer em casa com meia hora 😂. Não dava para fazer uma tampa grande na lateral e um orificio para travamento do motor...
Conteúdo excepcional, parabéns! Tem que tirar o chapéu pelo profissionalismo.
Conteúdo top!!!
Pra ter mais credibilidade, deveria ter feito com um motor que rodou 100.000 km rodados usando o óleo recomendado.
Pensei o mesmo, pois daria pra fazer uma avaliação melhor.
Fazer isso num carro novo, aí é fácil
Belo trabalho isso é qualidade de mão de obra. Cara vcs são super profissional.
De 5h a 6h pra efetuar a troca da correia e 12h a 24h pra esperar a cola secar e muito preparo do mecanico.
Não é isso tudo, não, a substituição da correia não leva 2 horas ...
Diferença do outro fole em @@Dill47
Moleza pai, dá pra trocar ate embaixo de um cajueiro, so alegria!
Dezenas de novo onix aqui no RS andando como taxi na praça durando tranquilo 200mil km. Basta usar o óleo correto.
Adoro esse carro para táxi ágil encomico e anda bem ,já é o segundo um foi até 170 mil km o atual um ano e já está com 125mil km ,tudo de boa,outros táxi que tivemos com essa kilometragem e pau, viram caco bateção com 70 mil km já tem.que trocar bomba de água gasolina , amortecedor duas vezes, esse aqui é bom em suspensão dura ,então gasto é só esse com certeza o gasto de manutenção vai ser menor que Honda city Yaris Virtus se usar o óleo certo até 200 mil km vai ser só o gasto da correia
Outro detalhe, taxista geralmente não faz revisão em concessionaria. Pelo menos a grande maioria que eu conheço não! Na minha opinião, que não entendo nada de carro e sou um engenheiro bem leigo, a maioria dos problemas, se inicia quando o proprietário relata algo a ser verificado na revisão, é o profissional da concessionária, inicia uma verificação mais afunda.
Só pode usar UM OLEO e elea foram bem claros no video!!! Não adianta ter a mesma especificação! Tem que ser o Oleo Original! Vendido na GM!
@@joshep8919pois é. A GM queria colocar óleo sem ser dexxos no meu. Confia...
@@henriquenascimento3424 ai os caras tão brincando!!! Como pode...unica função dos mecanicos lá é atender a propria linha deles.....
Bom dia senhores e aq q sempre falo pra quem vai compra o onix com corrrei a banhada a óleo minha gente é isso aí estão de parabéns aí os mecânicos .?
Ótimo vídeo, parabéns pelo trabalho.
É bom pra verem o porquê de certos custos na oficina.
Saber fazer e ter as ferramentas e peças de qualidade custam dinheiro.
E muitos querem só preço.
Parabens , agora ja sei a bucha que me espera com 240.000 km , kkkk obrigado pela aula.
Informações muito importantes com profissionais treinados e habilitados. O problema do brasileiro é querer sempre economizar com peças e mão de obra, sem se preocupar com a qualidade do serviço e dos materiais especificados pelo fabricante. Boa parte desse problema em lidar com a manutenção correta de carros de tecnologia avançada é o alto custo dos serviços das autorizadas, o que leva muitos proprietários acostumados com carros de mecânica ultrapassada e simples, levarem seus veículos em oficinas que se dizem “preparadas” para fazer o serviço.
Troque tbm a correia da bomba de óleo.
Não só o ataque dos componentes do óleo usado mas também da oxidação do combustível queimado.
Como troca essa?
@buxa590 serviço complexo, demorado e caro.
Mas é necessário.
Tem que tirar o cárter, a tampa latetal da correia dentada...tirar a polia do virabrequim etc...
Muito bom conteúdo, lembrando que todos os retentores também devem ser trocados, e o serviço dos carros rodando hoje tem mais peças a serem trocadas por já estarem contaminados por pedaços da correia.
Motor com corrente de comando mandou abraço.. tá loco.. inacreditável.. a engenharia trabalhando para manter um carro na oficina arrancando cada centavo.. anotei todos os 3c para não me esquecer de passar longe da lista de compras.. Land Rover diesel manda lembranças. kkk
Nem precisa ir tão longe, um motor eTorq já vale mais a pena que essas bombas.
Vc pode me dizer quais são 3c
Nossa quando o mecânico sabe o quee esta fazendo e outro nível muito provável várias oficinas vai ser difícil acompanhar esta evolução, o trorque já é difícil imagina falar em ângulo então.... ótimo vídeo parabéns.
Troquei 3 com 60k fazendo revisões em css, estavam desmanchando a correia, teve que fazer limpeza no motor todo interno
É engraçado que tudo na teoria é Lindo. Mas na prática. Essa Correia que era pra durar 240mil ou 15 anos não chega nem na metade do que tá no manual.
Graças a Deus meu onix é dos mais antigos
Comprei a Correia dentada Original GM e tensor AC Delco mandei trocar tudo com mão de obra deu 480 Reais esse serviço do vídeo não fica menos de 4mil
pagou quanto mano ??
Excelente serviço!
Agora te pergunto: pq a GM não colocou corrente ao invés de correia?! Olha o trabalho pra trocar, qto fica a MO de serviço?! E as peças?!🤦🏽♂️
o que mais tem é técnico colocando óleo errado, mesmo em concessionária
@@helio.1981 exatamente as vezes a pessoa compra os litros de óleo tudo certinho com embalagens originais mais o conteúdo dentro da embalagem as vezes não é original aí já sabe né.
A Chevrolet Matou a Fama que o Onix tinha Durável e barato de manter. Tudo isso por que ela não quis fazer o Onix mais durável ainda colocando uma Corrente de comando. Eu jamais compraria um Chevrolet com Correia banhada a Óleo
Verdade seja dita, na questão de mão de obra, ainda não vi benefícios na correia banhada a óleo, vamos ver agora se seguindo como manda dura o que sugere o fabricante.
Imagina a quantidade de conectores e travas quebradas quando fizerem esse procedimento em um carro com mais de 5 anos de uso, esses carros vao sumir das ruas rapidinho
melhor video que ja vi sobre macanica
Bora desenvolver uma Corrente metalica e vender pra substituir essa correia de borracha rsrs
Brasileiro no geral trabalha com manutenção corretiva e não preventiva por isso tem tanto Onix dando pau, fora que a maioria dos motoristas andam com carro de modo Severo e acabam fazendo a troca de óleo com se fosse a troca normal, o que ajuda também nesse desgaste prematuro da correia, trabalho numa cooperativa de táxi aonde dois Onix romper a correia, um por esticar muito a troca de óleo sempre passava dos 10.000, e o outro fazia a troca correta porém não fez a substituição da correia e ela acabou arrebentando com 300.000 KM rodado.
Isso prova q guenta os 240 mil km... Mas brasileiro devia andar de Brasília.
Coitado do segundo dono.
Ainda tem o cálculo de uso severo.
Ninguém fala do custo.
Eu gosto de CORRENTE IMERSA EM ÓLEO 😂😂😂😂😂😂
PARABÉNS PELO PROGRAMA
não tem uso severo do caso da correia, e sim troca do óleo com tempo menor, e a correia a cada 240 mil km ou 15 anos, de onde vc tirou isso?
Uso severo? 😂😂😂 Meu Deus Tiozao do zap zap
@@tiagogomesalves1563 tem uso severo sim. Tá no manual (no Onix, pg 211, precede a lista de itens a serem trocados nos intevalos de manutenção padrões determinados pela marca, itens estes que devem ser trocados / inspecionados com mais frequência quando em uso severo conforme termos da garantia na pg 234). Transito urbano direto, carro que fica muito tempo parado e pouco tempo rodando, percursos curtos com o motor 'frio', todos esses poréns acabam por reduzir a vida útil dessa correia. E exato, trocar o óleo num intervalo de tempo OU um km menor vai compensar um tanto esse desgaste, ainda mais pela questão do combustível duvidoso de muito postos, que gera ainda mais contaminação no óleo. Em suma, esses idolatrados 240 mil km ou 15 anos é um tanto teórico... tem uma penca de variáveis que DEVEM ser levadas em conta (inclusive concessionária colocando o óleo errado)... Até correia dentada externa tem uso severo, basta ler o manual... Nada é essa maravilha toda não.
Parabéns pelo vídeo extremamente detalhado👏👏👏👏👏👏
Tenho um Ônix Turbo Hatch, assistindo esse vídeo fiquei tonto com todas as ferramentas e particularidades para poder fazer a troca da correia.
Fico imaginando um mecânico fazendo isso sem ferramentas e sem torquímetro😬😰😱😱😱
Essa correia, segundo o manual, se troca a cada 240.000 km ou 15 anos. O óleo precisa ser de acordo o manual, com DEXOS, pois se usar outro óleo vai comprometer a correia. O carro é excelente, tenho um. Só ter cuidado com o óleo, colocar o correto que vai durar muito.
Quantos km tem o seu
@@tecnodigital2114 o meu é 2023 com 12000 km no momento
@@anglefar quando ele tiver com uns 40k pede pro seu mecânico, retirar a bomba de vácuo, ou preste a atenção no filtro velho, se tiver uns fiapo tipo pelos de pincel , pode trocar sua correia, se não vc vai ter prejuízo e grande
Lembrando que se mexer na bomba de vacuo, precisa trocae junta, não vende junta a a parte, ja compre uma bomba nova! @@tecnodigital2114
Meu tá com 210km vou trocar a correia agora só usu óleo dexos 5w30 acada 7 mil trabalho de uber tô satisfeito Meu e 2020
Excelente matéria e extremamente enriquecedora. Parabéns.
Eu resolvi fácil o problema da correia banhada em óleo, comprei um HB20.
Deixo os problemas para quem gosta, esses carros bomba de correia banhada em óleo, só olho de longe.
Cuidado se for o turbo
Eu prefiro um TSI correia convencional bem mais tranquilo a troca e a mão de obra bem mais em conta
Que vídeo didático!!! Parabéns pela boa vontade. Quando for trocar do meu carango, vou procurar vcs ! Será que posso?😂😂
eu tenho uma Tracker com essa correia,vou vender antes de fazer a troca dessa correia ,que trabalho pra fazer a troca ,desmonta o motor quase todo
Telecurso 20000 no RUclips ótimo vídeo, assistindo sm sabe mecânica, apena amo mecânica .
Pensei que era difícil mas não deste jeito. Não compraria carro com correia banhada a óleo.
Isso é uma manutenção pra 200 mil km!
Não compraria porquê, e você quem vai trocar?
Parabéns a Infini e a equipe Dayco. Vídeo sensacional.
A Chevrolet se superou dessas vez👏🏾 Correia banhada a óleo 😂🤦🏾♂️ olha o trampo e o tanto de ferramental específico pra fazer a troca imagina o valor dessa serviço os donos de🤡 onix turbo estão todos felizes 😂😂💰💸💸💸💸💸💸💸 e se quebrar então 💵💸💸💸💸💸💸💸💸💸 não da nem retífica 😂😂🤡🤦🏾♂️
Já vi casos que cobram pouco mais de 4Mil pelo serviço
🤯
Pq ela não colocou a desgraça de uma corrente!!! Mds!!!
Primeiramente parabéns pelo vídeo explicativo! Mas como sou do seguimento, especializado em motores há mais de trinta anos, gostaria de assim como milhares de brasileiros, sejam do segmento ou usuários, deixar meu repúdio e minhas críticas tamo aos motores com três cilindros e sobretudo estes com correia dentada mergulhada no lubrificante, uma tecnologia que não justifica o valor da manutenção, no final o profissional fica se desdobrando para reproduzir a fala do fabricante em alegar que o único problema é usar o lubrificante ideal, isso não é verdade, já fiz trocas destas correias em veículos que fizeram todas as trocas de óleo e filtros na revenda, tudo devidamente registrado, porém a correia se encontrava se desfazendo e contaminando todo o sistema. Eu acho que já passou do momento desses fabricantes respeitarem o consumidor e para de subestimar os profissionais que realizam reparos nestes veículos. Nossa opinião tem poder e juntos podemos informar cada vez mais os consumidores, os protegendo dessas informações falsas e que impossibilita o consumidor de possuir veículos de qualidade e manutenção mais justa. Esse Onix plus é uma verdadeira aberração da engenharia automotiva.
Buenas tardes soy de Uruguay les comento que la marca a pegado fuerte en nuestro país me gustó mucho todo en paso a paso del cambio de correa excelente la explicación me quedo en la duda el tipo de lubricante y su especificación que muy importante,saludos de Ramon de Uruguay 👋👋
Estou pesquisando p comprar um semi novo,e devido a esta correia banhada a óleo,descartei o ônix. Vou acabar indo para o Toyota yaris.
Pensei a mesma coisa. Como confiar que o antigo dono utilizou o óleo recomendado em todas as trocas?
Cê ta louco meu irmão.....amo meu Honda....
$1500,00 de mão de obra + correia, tensor, rolamento de apoio, tampa inferior, junta da tampa de válvulas, óleo, filtro de óleo = SE LASCOU 😂😂😂😂
Quem dera se fosse 1500 a mão de obra
@@marcelomarazul1234 muito mais
4.000 ou mais fácil se o mecânico for usar essas ferramentas mostrada no vídeo fazer tudo de forma correta, agora se for um mecânico boca de porco aí o valor é esse de 1.500 mas se prepara para as gambiarras que ele vai deixar no final do serviço kkkkkkkkkkk
@@glauciomusic vi um vídeo no YT onde o cara explicava a troca da correia passo a passo e no final ele falou o valor do serviço se não me falha a memória foi 4300 ele tinha todas as ferramentas adequadas.
Parabéns aos profissionais uma aula rica em detalhes
Tem de começar o trabalho em janeiro, para trocar a correia e terminar o serviço em agosto...😂
Vdd
Pense na mão de obra que o Dono desse carro irá pagar
Eles prestam um ótimo serviço, com esses vídeos técnicos. Excelentes profissionais. Eu valorizo muito isso. Entendo que na Europa estão colocando um tipo de pulseira “melhorada” no 1.2 e 1.0 puretech, em comparação com a original que veio de fábrica e que está degradada? ❤
Um serviço desses não pode ser cobrado menos de R$ 3000. É muita responsabilidade e tempo em apenas um carro.
Nesse vídeo,meus parabéns só para o mecânico.
Por mais que tenha uma proteção química na correia, por mais que se use o óleo recomendado etc etc etc! Qualquer químico, em início de carreira sabe que o óleo, por sí só, agride borrachas ou mesmo o material sintético utilizado na sua confecção! Agora imagine esse correia em contato com um óleo a temperaturas que beiram os 100º c.... Esses motores atuais, modernos como alguns gostam de chamar, tem sua temperatura ideal de trabalho nos 90/100º c, ou bem próximo a isso, ou seja é óleo fervente em contato com essas correias. É lógico que dará problema.
E tem mais trabalham esticada, com todo calor, começando a desfragmentar.
Kkkkkk os caras falam como se fosse engenheiros
O plástico Teflon (PTFE) aguenta cerca de 290 °C e é usado nos retentores de vira-brequim e comandos de válvulas dos motores modernos. Ele pode aguentar ataque químico (assim como seu semelhante em durabilidade, a borracha de Viton "FKM", aplicada nos retentores de válvulas dos motores há décadas) e é utilizado por seu baixo atrito. A Poliamida aromática (Kevlar) é uma fibra sintética que aguenta ataque químico e pode trabalhar acima dos 290 °C do Teflon, sendo usada na estrutura dos dentes da correia misturado com PA66, isto é, Poliamida alifática tipo 66 em forma de fibras (eles falam em "aramida líquida", entretanto, no site da Dayco é dito que o PTFE é impregnado nos dentes através de solução líquida, já que o Kevlar é fibroso). A base da correia é uma cinta de tecido de fibra de vidro tipo "K", que atua como reforço do corpo feito de borracha sintética Hidronitrílica (HNBR). Para 'efeito de curiosidade', correias dentadas que trabalham na parte externa do motor são feitas de uma cinta de tecido de fibra de vidro combinada com uma cinta de tecido de Poliamida alifática 66 reforçando a borracha HNBR (descrito na própria correia ">HNBR-PA66_GF
@@leonardoritter7352 Bom, se com o tanto de problemas, relatos de proprietários e oficinas, você ainda acredita que um veículo com esse tipo de correia dentada banhada a óleo não é um problema, só posso recomendar que compre um desses e seja feliz!
Beeeeeeem mais tranquilo que do ford ka 3 cilindros, mas ainda sim é muiuuuuto trampo, sem contar a quantia de trava que pode acabar se quebrando durante a desmontagem, ainda mais com carros com muito tempo de uso
Uma enciclopédia trocar essa correia, c é loco, não compro um carro desse nem ferrando, e a mão de obra quanto deve custar 😅😅😅
Verdade não temos mecânicos capacitado pra isso 😂😂😂
esperar 12h a 24h para andar ... para curar o silicone kkkkk
só pode ser sacanagem
@@eld791 pois é 😅
Parabéns mais espricado do q isso não tem como
Tá maluco!!!
Uma bomba felógio ambulante.
Conhecido pelos amantes de carros como verdadeiras LASANHAS
quiero felicitarlos por el gran video que han realizado!! Un enorme trabajo de producción!! y poder verlo en youtube gratis, me pone muy contento!!! Muy prolijo, paso a paso, cuidando los detalles en la explicación! Son unos genios Muchas gracias por el video, dejo mi like y también me suscribo al canal!! abrazo hermanos brasileros!!!