Quem mandou o áudio soube explicar muito bem, além do comentário/ conhecimento do Tio complementar! Iria ser ótimo se alguém da liderança da RE do Brasil assistisse esse corte (pra marca não tomar fum0/ afundar, como o próprio título diz). Excelente vídeo, Tio Chico!
Sinto dizer mas HONDA e Yamaha já fazem isso a décadas e ninguém faz nada. Por que com a Roayal vai ser diferente. Brasileiro não sabe lutar pelos seus direitos.
Fazem sim, mas só uma parcela pequena procura seus direitos. A grande maioria concorda calado. A lei está aí para te proteger. Cabe ao consumidor se valer dela.
@@georgebessa5389 o duro é que temos Juízes e "Juízes". Entendimentos ou interesses distintos, mesmo que a lei esteja clara. Brasil infelizmente a insegurança jurídica é uma realidade.
@@RafaelGrupillo sim e não. Sinceramente, existem os erros e alguns que se acham Deuses na terra. Mas esse tipo de processo não é contaminado pela corrupção sistêmica que assola todos os Poderes da Federação. Diferente de processos com cunho político onde interesses obscuros existem sim.
@@georgebessa5389 espero que tenha razão, fico descrente com o jurídico pós tive um problema grave com um seguro do Bradesco há alguns anos, simplesmente não conseguia cancelar. O banco cobrava mensalmente e não conseguia simplesmente como cancelar, inúmeros chamados, protocolos e visitas a agência. Tentei por 6 absurdos meses, entrei com uma ação contra o banco pedindo os valores desde o momento da minha intenção de cancelar até o momento do trânsito em julgado. O Fela da p. Do juiz falou no despacho que era para o banco encerrar a cobrança e só devolver uma parte do cobrado. Que era mero aborrecimento. Pra piorar o banco quis encerrar minha conta de mais de 22 anos, conta modalidade Exclusive. Por fim não encerraram, ainda né deram uma série de vantagens. Mundo podre
Rapaz, os royal lovers, fãs boys de marca vão ficar doidos com esse corte. É uma loucura dos brasileiros esse culto imbecil a empresas. Tenho uma Dominar 400 e uma Meteor 350, estou extremamente satisfeito com ambas, mas fui criticado, pelos fãs boys da Bajaj, quando reclamei do tratamento sem equidade que a Bajaj tentou dar aos clientes. O maior apoio que podemos dar para concorrência é comprar produtos de marcas “alternativas”, porém não devemos aceitar que elas pratiquem abusos.
Caramba gostei desse áudio hein parabéns ao senhor advogado e também a você tio Chico por trazer sobriedade aos consumidores tornando aqueles que te houvem seres mais conscientes e pensamento mais crítico. Obrigado mesmo!
O duro é que as pessoas tem que se humilhar para comprar uma simples moto, quando o brasileiro deixar de ser empolgado e deixar esta ou qualquer marca sem vender nada, as coisas melhoram.
a orientação dele está corretíssima, o mesmo eu fiz com a compra do meu apartamento, está com quase dois anos de atraso, mandei logo um processo com multa diária conforme a lei e o que está no próprio contrato.
VIXX!!!👏Esse negócio de reservar num preço e vender em outro é um ABSURDO! A minha, reservei em 24 de abril...consegui pegar agora em 18/09/24 (5 meses de espera). Não tava com pressa, pois a minha Meteor 350 tava comigo. Infelizmente, ela foi furtada em agosto (ainda bem que já tinha reservado a Super Meteor 650), aí a ANSIEDADE VEIO! Mas graças a Deus, deu tudo certo, já tô com a moto *(A PREÇO DE LANÇAMENTO) entregue pela CONCESSIONÁRIA DE MOGI DAS CRUZES-SP* , que me atende super bem desde 2023 e recomendo a todos da capital paulista. Aliás, a espera até ajudou, pois consegui me organizar financeiramente pra dar mais de 70% do valor da moto como entrada e parcelar o restante no cartão, gerando um custo efetivo total (juros) de pouco mais de 3% na compra da moto. Já saí com ela de lá NO MEU NOME, emplacada e com seguro. Desejo boa sorte a todos os amigos que, infelizmente, ainda aguardam suas motos. Caso se sintam lesados e acharem que devem acionar a empresa, que o façam, pois estão no seu direito. Valeu, Chico, pelo conteúdo!
É isso ai. Você concordou em esperar e para garantir o preço. Não tem nada de errado. O que não é admissível é mudar as regras do acordo no meio do contrato.
Já sabendo dessa situação com a Super Meteor, eu JAMAIS me submeteria a isso em relação à Himalayan (ou qualquer outra marca/modelo). Bom que vou juntando mais grana até terem a moto em estoque normalmente. Dito isso comprei uma Classic 500 usada esse mês e estou curtindo demais.
E... Tio Chico... desta vez vou discordar de você. A justiça... " NÃO FALHA ", equívoco grande! Depende de contra quem você vai à justiça, nesta você foi o cinderelo, vivendo no mundo da fantasia. Abraços a TODOS do canal!
Quando critiquei ele pq não concordava com o que dizia me chamou de "trouxa emocionado". Ele acha que só ele entende de moto. Não aceita críticas kkkkkkkk. Concordo plenamente com vc chatack6246.
A justiça falha, pois é composta por homens e mulheres que também são falhos, mas é importante depositar sua confiança na justiça. Do contrário, não se tem segurança para fazer nada.
@@chicosepulveda sua boçalidade não me surpreende mais. Nunca saiu da Bahia de moto, nunca atravessou deserto, cordilheira e acha que entende de moto. Hahahahahahaha
Sem querer defender ninguém, mas nesse caso, como o Chico usou de uma expressão popular, ou um ditado, que seja: "A justiça tarda, mas não falha", o Chico usou dessa figura de linguagem como forma de incentivar aos consumidores a lutarem por seus direitos e buscar saber sobre eles, mas sim, você tem razão em "consertá-lo" ao dizer que a justiça falha e óbvio que falha, começando pela existência da nossa própria figura presidencial, então nem precisa ir longe para entender isso, e o Chico sabe disso, acontece que você está quis corrigir um ditado popular, ao qual o sentido não se limita ao literal, mas também ao moral, e a moral da história no uso dessa expressão pelo Chico foi o de conscientização e incentivo em lutarmos pelo certo. Abç!
Parabéns Chico e George pelo corte super esclarecedor e altamente recomendado para a regulação desse termos negociais de fila de espera e abuso das concessionárias. Brasileiro tem que saber até onde vai aguentar e deixar a coisa correr frouxa às custas do nosso suor...
@@chicosepulveda por essas e outras que o peor canal do RUclips é diferenciado. Quem sabe além de tirar muitos trouxas do consorcio poderá também incentivar os hábitos saudáveis na educação jurídica do cidadão brasileiro tanto para defesa dos seus direitos e interesses, mas também para observância dos nossos deveres e obrigações.
Месяц назад+2
Por mais consumidores cientes dos seus direitos. Assim dá pra evoluir como país.
Fala Man boa tarde! Chico peguei uma scran 411 a moto com 10.600 km deu um problema que segundo a Royal seria motor me deram 5 dias para diagnóstico dado o tempo liguei por várias vezes na CC R10 em SP ninguém atende o telefone o descaso já começa ai depois de 15 dias foi até lá e me disseram que não fizeram o diagnóstico que teria pelo menos 10 motos na minha frente. Conversei com uma funcionária e disse que não queria mas a moto larguei lá comprei outra mas dá Yamaha gostei até da scran muito divertida de andar mas acredito que não é a hora de termos essa marca eles não tem condições de resolver problemas mais sérios.
...e caso não queira ter que passar por tudo isso, é só não comprar ou não entrar em fila. Comprar só quando tiver estoque disponivel na Concessionária.
Quem comprou sabia das vantagens e desvantagens. O problema é não respeitar o que foi acordado. A vantagem é o preço e a desvantagem é o prazo. Quem comprar depois desse período pagará mais caro.
A grande vantagem é o preço. Assim como a Meteor 350, quem comprar agora naturalmente terá uma valorização no próximo ano pois a Supermeteor certamente estará mais cara ano que vem, puxando aquelas que foram vendidas neste ano. Eu sou daqueles que prefiro esperar o primeiro ano da moto, ver os problemas crônicos que poderão aparecer, aqueles decorrente das montagens desenfreadas para atender alta demanda. No ano que vem, tranquilamente faço o teste e vejo se faz sentido comprar. Vou seguir o conselho repetido do Tio Chico e comprar um consórcio agora dessa moto, rs......
@@augustoeliasteixeiramarque4680 Eu também sou de esperar para ver se a moto é boa. Mas esse moto já estava sendo vendida no mundo tudo e o motor já era usado em outros modelos. Isso me deu segurança para adquirir.
@@augustoeliasteixeiramarque4680 As meteor 350 usadas são baratas, não se valorizaram. Agora, a 650 será totalmente diferente, ficarão caras rápido. Jaja será como as harley, só preço. Não falha.
Brasileiro tem que deixar de ser trouxa! Fui na Royal de Sorocaba conhecer a moto e fazer um teste, para minha supresa eles tinham a moto somente para exposição não faziam o teste e ainda , se eu quisesse deixaria meu tel e nome e entraria na fila kkkkkk, não espero nada ou tem para vender o que está oferecendo ou não compro simples
É algo que como muita coisa nesse país, a única ação que pode ser feita é INDIVIDUAL. Primeiro, tem a moto a pronta entrega? Não, então não compre. Fila de espera nesse país é fria. Já pagou, está esperando e pediram ágio? Cancele a compra e pegue seu dinheiro de volta. A justiça também é um caminho, mas eu não recomendo por ser mais demorado. Sabe como a Voltz enganou um monte de gente? Vendendo motos que eles não tinham a pronta entrega.
Concordo em grau gênero e número com o colega advogado... A oferta vincula o negócio jurídico, em questão de valor, prazo e produto... Ação de obrigação de fazer c/c danos morais...
Mas isso de lei é besteira, é passar raiva, não vale perder a saúde, é tudo lento e inoperante, mas a pessoa tem a opção de fazer esse negócio ou não, eu nunca envolveria Justiça, não vale a pena
Tio Chico, só um adendo aqui, você citou que eles colocam uma pequena cláusula no contrato dizendo que você está ciente que pode haver essa cobrança, porém como é uma relação consumerista, e não de cunho civil, o código de defesa do consumidor prevalece sobre o contrato e por se tratar de cláusula abusiva então a mesma se torna nula de pleno direito, já que o CDC diz claramente que a oferta que deve ser cumprida. Diferente de um contrato civil que seria Pacta sunt servanda, em que as partes DEVEM cumprir o contrato. Espero que esteja vídeo leve informação para as pessoas e que possam buscar seus direitos. Parabéns tio Chico, aquele abraço!!
Zero novidade, toda montadora faz isso, tem que ficar esperto quando assina o contrato. Já deixei de comprar um CIVIC pois "o preço pode aumentar quando o carro chegar". O que não entendo é a afobação em comprar algo que não sem a pronta entrega.
Tô começando a ficar de saco cheio da Royal ... Muitos problemas com pós venda , cai num buraco e quebrei as duas rodas da milha Classic 350 , sabe quanto a Royal Enfield quer cobrar por 2 RODAS SEM O PNEU E SEM CONTAR MAO DE OBRA PRA TROCA ? 10 MIL REAIS SENHORES !!!! É UM ABSURDO COM O CONSUMIDOR!
Só não comprar anda que não tenha na loja à pronta entrega, eu não compro se não sair do o bem na hora, por mim podem fechar todas as lojas, o consumidor é o culpado por tudo isso
A royal com todo atraso ainda é 1000x mais rápido que a justiça, não procurem justiça, não vale a pena, o consumidor deveria ser indenizado pela justiça pois ela atrasa mais que a royal
Um escritório poderia protagonizar um momento como os grupos de usuários de automóveis que acionaram coletivamente as montadoras (câmbio powershift, Fiat Tipo, Ecosport...).
Qual a base pra se dizer que nos Estados Unidos seria impossível uma cláusula de aumento de preço em caso de alteração nas condições iniciais do contrato? Sei nao...
A base é conhecimento. Lá, em alguns estados, até a palavra falada e o aperto de mão tem força de contrato. As multas indenizatórias são gigantescas. Tanto é que a maioria dos litígios são resolvidos em acordo para evitar que o juiz decida.
UM consumidor esclarecido, nunca será enganado com esse tipo de ágil praticado por essas empresas. Com certeza será penalizado pelos meus legais. 👏🏻👏🏻👏🏻
Chico, trabalhei por alguns anos como Técnico de informática em uma empresa, o dono da empresa geralmente dizia, atenda fulano primeiro pq é um cliente chato, sicrano é bonzinho ele pode esperar, é sobre isso, brasileiro é o cliente bonzinho, vai levar ferro sempre! Ótimo vídeo, abraço!
Sabe o que vão fazer . A concessionária vai ver que o Jorge tem disposição e atitude e ao invés de perder um lucro absurdo para vários omissos preguiçosos que não correm atrás do próprio dinheiro. Ela vai chamar ele pra fazer um acordo e dar um valor em danos morais. Mas só pra quem corre atrás. Ou seja se tu procurar teus direitos eles vão pagar e com juros se tu deixar pra lá perde mais de três anos do suor do teu próprio rosto. Cada um escolhe o que quer. Minha moto da yamaha funciona nova feita revisão deu problema na embreagem vou lá hoje.
A empresa já ta aumentando os preços das motos, já não basta a quantidade absurda de moto saindo bichada da concessionária Eles tem que entender que vendem motos ninhadas com motor de plástico
Bom dia, Tive uma experiência péssima com a Royal Enfield de São Paulo, Jardim Anália Franco. Isso por que nem cliente sou. Sou um cliente em potencial. Recebi um tratamento ruim. Pra mim deu: Royal Enfield nem pensar...
Tem clausula no contrato tambem informando o seguinte: "(...)0 Comprador (a)/Adquirente declara estar ciente de que, no caso de desistência, irá perder o valor do princípio de pagamento firmado no ato desta negociação.(...)"
Isso pq o Brasil é o segundo maior mercado deles. É uma falta de respeito imensa, desanimei com a RE, perdi a confiança na empresa. Sei que demora em torno de 1ano pra homologar moto no Brasil. Os lançamentos da RE tinham que esta aqui em abundancia em menos de 1 ano pos lançamento mas n, chega anos depois e nao tem moto. O barato sai caro galera, n vale a pena. Kawasaki eliminator está ai, JAPONESA
Quando o cara fala “o governo atual” , eu que já vivi 47 anos fico pensando se alguma vez o brasileiro deixou de levar fumo no final das contas. Quando você assina uma promissória tem que ler tudo, senão depois dificilmente você consegue reverter na justiça. Regra número 1. Não acredite em palavras. Vale o que estiver escrito no contrato.
Espero que no contrato não tenha uma cláusula validando o aumento de preço. Senão todo esse papo de processar a Royal vai por água abaixo. 😂 É um absurdo isso. Se vendeu por 33k, que honrem o contrato. Se for pra aumentar o valor, que aumentem para os próximos lotes, não pra quem acreditou na marca e pagou antecipado.
Eu deixei meu nome na concessionária. Não me pediram sinal, não assinei contrato nenhum. É evidente que num caso de alta procura como agora, o preço vai subir. Lei da oferta e da procura. Duvido que, existindo contrato escrito, não haja cláusula que preveja possibilidade de aumento de preço.
@@antoniosousadaconceicaomen5835 realmente no seu caso houve mera manifestação de interesse e não há elementos para garantir um espectativa de direito. Relatei minha experiência onde está tudo documentado.
Só as custas processuais para pedido liminar e demais processos sairão mais caros do que o tal ágio. O melhor é o consumidor rescindir o contrato sem multa e com correção monetária do valor de entrada. Judiciarização só é benéfico para advogados.
Isso aconteceu comigo na honda. Me entregaram a moto fora do prazo e quizeram me cobrar um reajuste. Eu ameacei processar honda...Resumindo, depois de uma discussão na concessionária eles me entregaram a moto no preço combinado quando fiz a compra.
Essa desculpa do dolar n engulo, alteração de valor do dolar vai no valor de custo da montadora, nao no agil da concessionária. Se não alterou o preço publico sugerido o dolar nao afetou o custo da moto
@@alisson2086 eu discordo. Esse atraso foi uma queimada de filme tão grande que dinheiro nenhum compensa. A empresa é toda como irresponsável e despreparada. E não tem lucro que compense uma má reputação.
Eu, enquanto advogado, discordo do colega que mandou o áudio. Se existe essa cláusula que Chico falou que tem (alteração de valor) não tem como exigir o cumprimento da promessa de venda. O consumidor foi devidamente informado quando aceitou a promessa. Não se trata de cláusula abusiva. É o mesmo caso daquelas promessas de venda (através de propaganda) limitando o número de itens para o consumidor ou limitando o número de unidade com determinado valor (300 primeiras motos, por exemplo). Entretanto, como o Direito não é uma ciência exata, existem decisões em ambos sentidos. Então, para os leigos, não há certeza de causa ganha.
@@Guilherme-tc4re Boa noite. Então, no meu caso eu tenho documento com promessa de valor e prazo. Logo, minha orientação foi com base na minha experiência. Mas cada caso deve ser analisado individualmente.
Bom dia Tio Chico seu lindo, cara me perdoe gosto do seu canal, por você ser realista, a Royal Enfield era para estar anos luz a frente de todas as marcas que estão entrando no mercado. Mas infelizmente deixaram na mãos de pessoas que não se sabe como e nem porque, não estão muito preocupados e números, quiseram elitizar a marca e jogaram ela na lama. Virou motivo de chacota. Eu deixei de comprar por mal atendimento. Lamentável mesmo.
@@chicosepulveda Cara juro você imagina o peso, de uma pessoa a qual pode não ter muitos seguidores mais seus comentários são precisos e pertinentes ao assuntos apresentados com bom senso e justa realidade. As vezes não é o que queríamos ouvir mais nos traz ao raciocínio e a realidade, eu comprei Bajaj por seus comentários, e ter ficado bravo pelo mau atendimento. Mas acredito no seu bom senso. Grato seu lindo pela atenção.
Maior decepção foi ter adquirido uma Royal Enfield. Concessionária de Campinas tem O PIOR ATENDIMENTO possível! Fujam dessa marca, optem por motos tradicionais, não corram o risco de serem tratados como um pedinte depois de comprarem uma moto e requerer apenas os seus direitos.
@@daCav_ não é sofrendo, pois o prazo já era esperado e a concordância em esperar se deu pela garantia do valor. Só disse que ao descumprirem o acordo eles estão errados e cabe ao consumidor buscar seus direitos.
Dei entrada para entrar na fila (2 mil), previsão de entrega para outubro, sexta me ligaram dizendo que chegou, mas estava com 3 mil de aumento, desisti da compra, entrei com pedido de estorno do valor pago para ficar na fila.
@@jeffersonrodrigues514 leia o comentário anterior. Na mesma situação que a sua, o amigo ameaçou processar a concessionária e acabou recebendo a moto pelo valor combinado.
A culpa é da Harley que passou a vender motos apenas para milionários e deixou os brasileiros órfaos de uma moto custom boa e pagável para uma parcela maior da população…contém ironia.
Não existe isso, se o preço aumentar cabe o cliente pagar a diferença ou a concessionária devolver o sinal. Trabalho a mais de 10 anos em concessionárias nunca vi um cliente receber o bem sem pagar a diferença, quando tem reajuste de valor.
Não é a primeira vez que escuto isso. Como estou na fila, eu torço para que de fato o prazo seja cumprido. Na posição dele é muito delicado estabelecer uma data. Se o fez é porque tem embasamento. Torço que seja realizado.
Royal não tem peça.. sempre tem que encomendar, peças caras pra kct... ... e muitas vezes não chegam e te enrolam pra estornar... paguei R$500 EM UM ARO DIANTEIRO de classic 500. ABSURDO TOTAL.
Pra pagar advogado pra entrar com ação já gasta dinheiro. Isso é soda. Entrar com ação antes e pedir dano moral, deve ser negado. O que vc pode fazer é pagar o que te pedem e depooooois pedir a restituição em dobro do valor pago indevidamente (e TALVEZ o dano moral seja procedente). Ps.: e se todo mundo entrar na justiça e pegar indenização, o preço da moto dispara ou a empresa vai embora do Brasil. Isso é custo no final das contas.
@@chicosepulveda é verdade Chico, eu mesmo trabalho no JEC, qualquer pessoa pode fazer através da atermação mas como vc mesmo falou no vídeo, eu indico que sempre busquem (se possível) um advogado. No geral a população fica meio perdida nos processos e os que não têm representante, costumam demorar mais (todas as intimações do requerente são feitas por correios, por exemplo)
Chico, a única coisa que eu tive que fazer, foi esperar 5 meses para minha CELESTIAL BLUE, chegar. Fiz a reserva, fiz o aporte de R$ 1.500,00 e na última semana a Storm de Campinas me avisou da chegada da moto, formalizei o pagamento do saldo combinado de R$ 33.490,00 e receberei a moto nesta semana. Chico, tem que checar a veracidade das informações para não tomar partido de um lado e as informações serem duvidosas. Forte Abraço. Geraldo - Jundiaí SP
Olá Geraldo, a veracidade foi atestada, são muitos clientes aguardando sem prazo e valor garantido. Não é pq vc está satisfeito que é o padrão em todo o Brasil, o mundo não gira em torno de você. Abraço.
Quem mandou o áudio soube explicar muito bem, além do comentário/ conhecimento do Tio complementar! Iria ser ótimo se alguém da liderança da RE do Brasil assistisse esse corte (pra marca não tomar fum0/ afundar, como o próprio título diz). Excelente vídeo, Tio Chico!
Muito obrigado.
Vlw! Obrigado pelo comentário!
Tanto o conteudo quanto a forma foram sensacionais
@@dontdoeconomics9758 obrigado
@@dontdoeconomics9758 obrigado
Sinto dizer mas HONDA e Yamaha já fazem isso a décadas e ninguém faz nada. Por que com a Roayal vai ser diferente. Brasileiro não sabe lutar pelos seus direitos.
Pq a Royal não tem o tamanho das duas, simplesmente isso
Fazem sim, mas só uma parcela pequena procura seus direitos. A grande maioria concorda calado. A lei está aí para te proteger. Cabe ao consumidor se valer dela.
Como vc mesmo diz "ninguém faz nada" pois, a partir do momento que a grande massa fizer, isso para de ocorrer.
Pq a Royal ofertou e GARANTIU o preço, a HONDA e a YAMAHA informam PREÇO SUGERIDO.
A Royal quando parece que vai acertar, erra.
depois reclamam que o povo só compra honda e yamaha...
Excelente contribuição do inscrito, participação muito esclarecedora! Parabéns!
Obrigado!
Perfeita a colocação do inscrito Jorge. Espero mesmo que os juízes defiram ganho de causa nesses casos de abuso das montadoras/ concessionárias.
A lei está aí para todos. Cabe ao consumidor se valer dela para garantir seus direitos.
@@georgebessa5389 o duro é que temos Juízes e "Juízes". Entendimentos ou interesses distintos, mesmo que a lei esteja clara. Brasil infelizmente a insegurança jurídica é uma realidade.
@@RafaelGrupillo sim e não. Sinceramente, existem os erros e alguns que se acham Deuses na terra. Mas esse tipo de processo não é contaminado pela corrupção sistêmica que assola todos os Poderes da Federação. Diferente de processos com cunho político onde interesses obscuros existem sim.
@@georgebessa5389 espero que tenha razão, fico descrente com o jurídico pós tive um problema grave com um seguro do Bradesco há alguns anos, simplesmente não conseguia cancelar. O banco cobrava mensalmente e não conseguia simplesmente como cancelar, inúmeros chamados, protocolos e visitas a agência. Tentei por 6 absurdos meses, entrei com uma ação contra o banco pedindo os valores desde o momento da minha intenção de cancelar até o momento do trânsito em julgado. O Fela da p. Do juiz falou no despacho que era para o banco encerrar a cobrança e só devolver uma parte do cobrado. Que era mero aborrecimento. Pra piorar o banco quis encerrar minha conta de mais de 22 anos, conta modalidade Exclusive. Por fim não encerraram, ainda né deram uma série de vantagens. Mundo podre
Rapaz, os royal lovers, fãs boys de marca vão ficar doidos com esse corte. É uma loucura dos brasileiros esse culto imbecil a empresas. Tenho uma Dominar 400 e uma Meteor 350, estou extremamente satisfeito com ambas, mas fui criticado, pelos fãs boys da Bajaj, quando reclamei do tratamento sem equidade que a Bajaj tentou dar aos clientes. O maior apoio que podemos dar para concorrência é comprar produtos de marcas “alternativas”, porém não devemos aceitar que elas pratiquem abusos.
Infelizmente tem muito Donzelo inseguro que compra moto e acredita que isso move o seu pequeno mundo, fanboy é uma doença no motociclismo.
Fanboy é uma doença em qualquer área Tio. Ótimo vídeo.
Ajudou muito, obrigado por orientar, e obrigado chico pela paciência em ouvir tudo e manter a veracidade do áudio.
Muito obrigado
Parabéns pelas orientações, muito obrigado.
Muito obrigado
Parabéns pelos esclarecimentos. Temos que buscar nossos direitos.
Obrigado!
@@georgebessa5389 obrigado pela aula de direito.
Me representou! Parabéns!😊
@@MochilaNaMoto Obrigado
Caramba gostei desse áudio hein parabéns ao senhor advogado e também a você tio Chico por trazer sobriedade aos consumidores tornando aqueles que te houvem seres mais conscientes e pensamento mais crítico. Obrigado mesmo!
@@kleberBATTLE3 obrigado pelo comentário meu amigo.
Muito obrigado
Obrigado Dr pelo esclarecimento. Mais um ótimo vídeo.
O duro é que as pessoas tem que se humilhar para comprar uma simples moto, quando o brasileiro deixar de ser empolgado e deixar esta ou qualquer marca sem vender nada, as coisas melhoram.
a orientação dele está corretíssima, o mesmo eu fiz com a compra do meu apartamento, está com quase dois anos de atraso, mandei logo um processo com multa diária conforme a lei e o que está no próprio contrato.
Parabéns ao advogado, que sua orientação seja seguida por todos os consumidores!!!!
Obrigado!
VIXX!!!👏Esse negócio de reservar num preço e vender em outro é um ABSURDO!
A minha, reservei em 24 de abril...consegui pegar agora em 18/09/24 (5 meses de espera). Não tava com pressa, pois a minha Meteor 350 tava comigo. Infelizmente, ela foi furtada em agosto (ainda bem que já tinha reservado a Super Meteor 650), aí a ANSIEDADE VEIO! Mas graças a Deus, deu tudo certo, já tô com a moto *(A PREÇO DE LANÇAMENTO) entregue pela CONCESSIONÁRIA DE MOGI DAS CRUZES-SP* , que me atende super bem desde 2023 e recomendo a todos da capital paulista. Aliás, a espera até ajudou, pois consegui me organizar financeiramente pra dar mais de 70% do valor da moto como entrada e parcelar o restante no cartão, gerando um custo efetivo total (juros) de pouco mais de 3% na compra da moto. Já saí com ela de lá NO MEU NOME, emplacada e com seguro.
Desejo boa sorte a todos os amigos que, infelizmente, ainda aguardam suas motos. Caso se sintam lesados e acharem que devem acionar a empresa, que o façam, pois estão no seu direito.
Valeu, Chico, pelo conteúdo!
Muito obrigado pelo comentário e relato, Alex.
É isso ai. Você concordou em esperar e para garantir o preço. Não tem nada de errado.
O que não é admissível é mudar as regras do acordo no meio do contrato.
Muito bom esse vídeo.. a galera tem que ficar ligada
Já sabendo dessa situação com a Super Meteor, eu JAMAIS me submeteria a isso em relação à Himalayan (ou qualquer outra marca/modelo). Bom que vou juntando mais grana até terem a moto em estoque normalmente.
Dito isso comprei uma Classic 500 usada esse mês e estou curtindo demais.
E... Tio Chico... desta vez vou discordar de você.
A justiça... " NÃO FALHA ", equívoco grande!
Depende de contra quem você vai à justiça, nesta você foi o cinderelo, vivendo no mundo da fantasia.
Abraços a TODOS do canal!
Quando critiquei ele pq não concordava com o que dizia me chamou de "trouxa emocionado". Ele acha que só ele entende de moto. Não aceita críticas kkkkkkkk.
Concordo plenamente com vc chatack6246.
A justiça falha, pois é composta por homens e mulheres que também são falhos, mas é importante depositar sua confiança na justiça. Do contrário, não se tem segurança para fazer nada.
@tuliocesar meu pensamento sobre você está mantido 😂😂😂😂
@@chicosepulveda sua boçalidade não me surpreende mais. Nunca saiu da Bahia de moto, nunca atravessou deserto, cordilheira e acha que entende de moto. Hahahahahahaha
Sem querer defender ninguém, mas nesse caso, como o Chico usou de uma expressão popular, ou um ditado, que seja: "A justiça tarda, mas não falha", o Chico usou dessa figura de linguagem como forma de incentivar aos consumidores a lutarem por seus direitos e buscar saber sobre eles, mas sim, você tem razão em "consertá-lo" ao dizer que a justiça falha e óbvio que falha, começando pela existência da nossa própria figura presidencial, então nem precisa ir longe para entender isso, e o Chico sabe disso, acontece que você está quis corrigir um ditado popular, ao qual o sentido não se limita ao literal, mas também ao moral, e a moral da história no uso dessa expressão pelo Chico foi o de conscientização e incentivo em lutarmos pelo certo. Abç!
Parabéns Chico e George pelo corte super esclarecedor e altamente recomendado para a regulação desse termos negociais de fila de espera e abuso das concessionárias. Brasileiro tem que saber até onde vai aguentar e deixar a coisa correr frouxa às custas do nosso suor...
@@MachoVeiSanfoneiro Obrigado!
Muito obrigado!
@@georgebessa5389 desculpa eu tinha escutado Jorge, mas quero parabenizar sua atitude Dr George. Abraço!
@@chicosepulveda por essas e outras que o peor canal do RUclips é diferenciado. Quem sabe além de tirar muitos trouxas do consorcio poderá também incentivar os hábitos saudáveis na educação jurídica do cidadão brasileiro tanto para defesa dos seus direitos e interesses, mas também para observância dos nossos deveres e obrigações.
Por mais consumidores cientes dos seus direitos. Assim dá pra evoluir como país.
Fala Man boa tarde! Chico peguei uma scran 411 a moto com 10.600 km deu um problema que segundo a Royal seria motor me deram 5 dias para diagnóstico dado o tempo liguei por várias vezes na CC R10 em SP ninguém atende o telefone o descaso já começa ai depois de 15 dias foi até lá e me disseram que não fizeram o diagnóstico que teria pelo menos 10 motos na minha frente. Conversei com uma funcionária e disse que não queria mas a moto larguei lá comprei outra mas dá Yamaha gostei até da scran muito divertida de andar mas acredito que não é a hora de termos essa marca eles não tem condições de resolver problemas mais sérios.
Faça uma queixa no www.consumidor.gov.br e no www.reclameaqui.com.br
@@chicosepulveda valeu o toque vou fazer
Muita verdade, se o consumidor descumprir uma vírgula leva fumo até umas horas.
Mas as empresas fazem o que querem.
...e caso não queira ter que passar por tudo isso, é só não comprar ou não entrar em fila.
Comprar só quando tiver estoque disponivel na Concessionária.
Exatamente.
Quem comprou sabia das vantagens e desvantagens. O problema é não respeitar o que foi acordado. A vantagem é o preço e a desvantagem é o prazo. Quem comprar depois desse período pagará mais caro.
A grande vantagem é o preço. Assim como a Meteor 350, quem comprar agora naturalmente terá uma valorização no próximo ano pois a Supermeteor certamente estará mais cara ano que vem, puxando aquelas que foram vendidas neste ano. Eu sou daqueles que prefiro esperar o primeiro ano da moto, ver os problemas crônicos que poderão aparecer, aqueles decorrente das montagens desenfreadas para atender alta demanda. No ano que vem, tranquilamente faço o teste e vejo se faz sentido comprar. Vou seguir o conselho repetido do Tio Chico e comprar um consórcio agora dessa moto, rs......
@@augustoeliasteixeiramarque4680 Eu também sou de esperar para ver se a moto é boa. Mas esse moto já estava sendo vendida no mundo tudo e o motor já era usado em outros modelos. Isso me deu segurança para adquirir.
@@augustoeliasteixeiramarque4680 As meteor 350 usadas são baratas, não se valorizaram. Agora, a 650 será totalmente diferente, ficarão caras rápido. Jaja será como as harley, só preço. Não falha.
Melhor vídeo do ano! 🎉🎉🎉
Brasileiro tem que deixar de ser trouxa! Fui na Royal de Sorocaba conhecer a moto e fazer um teste, para minha supresa eles tinham a moto somente para exposição não faziam o teste e ainda , se eu quisesse deixaria meu tel e nome e entraria na fila kkkkkk, não espero nada ou tem para vender o que está oferecendo ou não compro simples
povo é ansioso demais aí as empresas se aproveitam, negócio é esse mesmo, só comprar a pronta entrega.
Isso vai de cada concessionária. Em Campinas e Piracicaba tem moto de monte pra se fazer test ride, além de um atendimento top
Por isso que Honda é tão cara, o custo de operação aqui do Brasil é impossível de segurar. 😂
É algo que como muita coisa nesse país, a única ação que pode ser feita é INDIVIDUAL. Primeiro, tem a moto a pronta entrega? Não, então não compre. Fila de espera nesse país é fria. Já pagou, está esperando e pediram ágio? Cancele a compra e pegue seu dinheiro de volta. A justiça também é um caminho, mas eu não recomendo por ser mais demorado. Sabe como a Voltz enganou um monte de gente? Vendendo motos que eles não tinham a pronta entrega.
Concordo em grau gênero e número com o colega advogado... A oferta vincula o negócio jurídico, em questão de valor, prazo e produto... Ação de obrigação de fazer c/c danos morais...
As motos RE vendidas nos EUA são pela modalidade de CBU Completed Built Unit. São montadas na Índia e enviadas já montadas.
Mas isso de lei é besteira, é passar raiva, não vale perder a saúde, é tudo lento e inoperante, mas a pessoa tem a opção de fazer esse negócio ou não, eu nunca envolveria Justiça, não vale a pena
9:20 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK AÍ FOI DE LASCAR
Tio Chico, só um adendo aqui, você citou que eles colocam uma pequena cláusula no contrato dizendo que você está ciente que pode haver essa cobrança, porém como é uma relação consumerista, e não de cunho civil, o código de defesa do consumidor prevalece sobre o contrato e por se tratar de cláusula abusiva então a mesma se torna nula de pleno direito, já que o CDC diz claramente que a oferta que deve ser cumprida. Diferente de um contrato civil que seria Pacta sunt servanda, em que as partes DEVEM cumprir o contrato.
Espero que esteja vídeo leve informação para as pessoas e que possam buscar seus direitos.
Parabéns tio Chico, aquele abraço!!
Muito obrigado pela informação, Ednei.
rapaz cada vez mais me sinto feliz de não estar na fila.... pensa na raiva que ia me da.
O maior problema é não existir motos, lançam e não existem motos
Vai chover de ação!! 👏👏👏👏
Zero novidade, toda montadora faz isso, tem que ficar esperto quando assina o contrato. Já deixei de comprar um CIVIC pois "o preço pode aumentar quando o carro chegar". O que não entendo é a afobação em comprar algo que não sem a pronta entrega.
Vi um vídeo do Ceo da Royal é ele disse que devolverá o dinheiro de todos que quiserem, mas que ainda esse ano ele começa a entregar as motos.
Tô começando a ficar de saco cheio da Royal ... Muitos problemas com pós venda , cai num buraco e quebrei as duas rodas da milha Classic 350 , sabe quanto a Royal Enfield quer cobrar por 2 RODAS SEM O PNEU E SEM CONTAR MAO DE OBRA PRA TROCA ? 10 MIL REAIS SENHORES !!!! É UM ABSURDO COM O CONSUMIDOR!
Bom dia!! Por isso que desisti de comprar uma RE. Não tenho confiança na marca.
Só não comprar anda que não tenha na loja à pronta entrega, eu não compro se não sair do o bem na hora, por mim podem fechar todas as lojas, o consumidor é o culpado por tudo isso
A royal com todo atraso ainda é 1000x mais rápido que a justiça, não procurem justiça, não vale a pena, o consumidor deveria ser indenizado pela justiça pois ela atrasa mais que a royal
Não sabia que o Mario Sergio Cortella andava de moto. kkk Abraço, Chicão!
Um escritório poderia protagonizar um momento como os grupos de usuários de automóveis que acionaram coletivamente as montadoras (câmbio powershift, Fiat Tipo, Ecosport...).
Qual a base pra se dizer que nos Estados Unidos seria impossível uma cláusula de aumento de preço em caso de alteração nas condições iniciais do contrato? Sei nao...
A base é conhecimento. Lá, em alguns estados, até a palavra falada e o aperto de mão tem força de contrato. As multas indenizatórias são gigantescas. Tanto é que a maioria dos litígios são resolvidos em acordo para evitar que o juiz decida.
UM consumidor esclarecido, nunca será enganado com esse tipo de ágil praticado por essas empresas. Com certeza será penalizado pelos meus legais. 👏🏻👏🏻👏🏻
É isso mesmo. Obrigado pela moral!
Chico, trabalhei por alguns anos como Técnico de informática em uma empresa, o dono da empresa geralmente dizia, atenda fulano primeiro pq é um cliente chato, sicrano é bonzinho ele pode esperar, é sobre isso, brasileiro é o cliente bonzinho, vai levar ferro sempre!
Ótimo vídeo, abraço!
Valeu!
Sabe o que vão fazer . A concessionária vai ver que o Jorge tem disposição e atitude e ao invés de perder um lucro absurdo para vários omissos preguiçosos que não correm atrás do próprio dinheiro. Ela vai chamar ele pra fazer um acordo e dar um valor em danos morais. Mas só pra quem corre atrás. Ou seja se tu procurar teus direitos eles vão pagar e com juros se tu deixar pra lá perde mais de três anos do suor do teu próprio rosto. Cada um escolhe o que quer. Minha moto da yamaha funciona nova feita revisão deu problema na embreagem vou lá hoje.
É isso! Obrigado pela moral!
Adivinha Tio Chico, comercial da Brosta 160 no seu vídeo kkk
Bom e esclarecedor.
@@sergionazareth1027 Obrigado
Estava na fila para SM e já desisti, comprei uma Yamaha.
A empresa já ta aumentando os preços das motos, já não basta a quantidade absurda de moto saindo bichada da concessionária
Eles tem que entender que vendem motos ninhadas com motor de plástico
Bom dia,
Tive uma experiência péssima com a Royal Enfield de São Paulo, Jardim Anália Franco. Isso por que nem cliente sou. Sou um cliente em potencial. Recebi um tratamento ruim. Pra mim deu: Royal Enfield nem pensar...
Tem clausula no contrato tambem informando o seguinte:
"(...)0 Comprador (a)/Adquirente declara estar ciente de que, no caso de desistência, irá perder o valor do princípio de pagamento firmado no ato desta negociação.(...)"
Isso pq o Brasil é o segundo maior mercado deles. É uma falta de respeito imensa, desanimei com a RE, perdi a confiança na empresa.
Sei que demora em torno de 1ano pra homologar moto no Brasil. Os lançamentos da RE tinham que esta aqui em abundancia em menos de 1 ano pos lançamento mas n, chega anos depois e nao tem moto.
O barato sai caro galera, n vale a pena. Kawasaki eliminator está ai, JAPONESA
Quando o cara fala “o governo atual” , eu que já vivi 47 anos fico pensando se alguma vez o brasileiro deixou de levar fumo no final das contas.
Quando você assina uma promissória tem que ler tudo, senão depois dificilmente você consegue reverter na justiça.
Regra número 1.
Não acredite em palavras. Vale o que estiver escrito no contrato.
O Royal Brasil e a Royal mundo estão vacilando com o Brasil!
Uma aula grátis. 🤑
Dólar também depende da economia global, só fazendo uma observação aqui.
Cansei de fica na fila e desisti eles pega nosso dinheiro e não entrar pegando nosso dinheiro e ganhando em cima do nosso dinheiro
Espero que no contrato não tenha uma cláusula validando o aumento de preço. Senão todo esse papo de processar a Royal vai por água abaixo. 😂
É um absurdo isso. Se vendeu por 33k, que honrem o contrato. Se for pra aumentar o valor, que aumentem para os próximos lotes, não pra quem acreditou na marca e pagou antecipado.
Eu deixei meu nome na concessionária. Não me pediram sinal, não assinei contrato nenhum.
É evidente que num caso de alta procura como agora, o preço vai subir. Lei da oferta e da procura.
Duvido que, existindo contrato escrito, não haja cláusula que preveja possibilidade de aumento de preço.
@@antoniosousadaconceicaomen5835 realmente no seu caso houve mera manifestação de interesse e não há elementos para garantir um espectativa de direito.
Relatei minha experiência onde está tudo documentado.
Encomendei uma super meteor não entregaram no prazo, tive que fazer reclamação no Procon e reclamar aqui para eles devolver o sinal um absurdo isso
Só as custas processuais para pedido liminar e demais processos sairão mais caros do que o tal ágio. O melhor é o consumidor rescindir o contrato sem multa e com correção monetária do valor de entrada. Judiciarização só é benéfico para advogados.
Isso aconteceu comigo na honda. Me entregaram a moto fora do prazo e quizeram me cobrar um reajuste. Eu ameacei processar honda...Resumindo, depois de uma discussão na concessionária eles me entregaram a moto no preço combinado quando fiz a compra.
@@abnerrosa2137 Exato. Um consumidor que sabe seus direitos não é enganado.
Só observando a caminhada da RE até chegar a himalayan 450. Continuar essas pegadinhas, pulo fora e vou pra binaria não se incomodar
Ágio? Tem que pegar em flagrante, extorsão clara.
Pronco de João Pessoa até pelo ZAP da entrada.
Tive duas REs, mas deixei a marca por conta dessa forma de pensar deles.
Essa desculpa do dolar n engulo, alteração de valor do dolar vai no valor de custo da montadora, nao no agil da concessionária. Se não alterou o preço publico sugerido o dolar nao afetou o custo da moto
Nada tira da minha cabeça que esse atraso é proposital pra forçar um aumento no preço da moto.
@@alisson2086 eu discordo. Esse atraso foi uma queimada de filme tão grande que dinheiro nenhum compensa.
A empresa é toda como irresponsável e despreparada.
E não tem lucro que compense uma má reputação.
@@georgebessa5389 concordo, mas brasileiro é emocionado, carente e tem memória curta.
Eu, enquanto advogado, discordo do colega que mandou o áudio. Se existe essa cláusula que Chico falou que tem (alteração de valor) não tem como exigir o cumprimento da promessa de venda. O consumidor foi devidamente informado quando aceitou a promessa. Não se trata de cláusula abusiva. É o mesmo caso daquelas promessas de venda (através de propaganda) limitando o número de itens para o consumidor ou limitando o número de unidade com determinado valor (300 primeiras motos, por exemplo). Entretanto, como o Direito não é uma ciência exata, existem decisões em ambos sentidos. Então, para os leigos, não há certeza de causa ganha.
Por isso mesmo, oriento aos inscritos que não aceitem contratos com esse tipo de cláusula abusiva.
@@Guilherme-tc4re Boa noite. Então, no meu caso eu tenho documento com promessa de valor e prazo. Logo, minha orientação foi com base na minha experiência. Mas cada caso deve ser analisado individualmente.
Chicom meu amigo
Cadê sua malacabada rsrs
Foi vendida no primeiro semestre de 2024
Bom dia Tio Chico seu lindo, cara me perdoe gosto do seu canal, por você ser realista, a Royal Enfield era para estar anos luz a frente de todas as marcas que estão entrando no mercado. Mas infelizmente deixaram na mãos de pessoas que não se sabe como e nem porque, não estão muito preocupados e números, quiseram elitizar a marca e jogaram ela na lama. Virou motivo de chacota. Eu deixei de comprar por mal atendimento. Lamentável mesmo.
Entendo sua chateação, mas a nova gestão tem uma visão diferente, com um intuito de se aproximar do cliente.
@@chicosepulveda Cara juro você imagina o peso, de uma pessoa a qual pode não ter muitos seguidores mais seus comentários são precisos e pertinentes ao assuntos apresentados com bom senso e justa realidade. As vezes não é o que queríamos ouvir mais nos traz ao raciocínio e a realidade, eu comprei Bajaj por seus comentários, e ter ficado bravo pelo mau atendimento. Mas acredito no seu bom senso. Grato seu lindo pela atenção.
Maior decepção foi ter adquirido uma Royal Enfield. Concessionária de Campinas tem O PIOR ATENDIMENTO possível! Fujam dessa marca, optem por motos tradicionais, não corram o risco de serem tratados como um pedinte depois de comprarem uma moto e requerer apenas os seus direitos.
Ótimo conteúdo 😊
Muito obrigado!
Obrigado!
Já sabemos qual será o preço dessa moto ano que vem. 46 mil nos aguarda. Ai é melhor pegar de outras marcas e deixar essa dai encalhar.
Vitória-es: reservas novas só em janeiro
Eu particularmente desistir . !
A royal ta querendo virar banco.
Eu tive uma Royal, e aconselho depois de 3 anos. Vá de eliminator 500 ou vulcan
Comprou a moto antes de ser lançada e agora está sofrendo na mão da Concessionária? Fufumentol neles 😂
@@daCav_ não é sofrendo, pois o prazo já era esperado e a concordância em esperar se deu pela garantia do valor. Só disse que ao descumprirem o acordo eles estão errados e cabe ao consumidor buscar seus direitos.
Dei entrada para entrar na fila (2 mil), previsão de entrega para outubro, sexta me ligaram dizendo que chegou, mas estava com 3 mil de aumento, desisti da compra, entrei com pedido de estorno do valor pago para ficar na fila.
@@jeffersonrodrigues514 leia o comentário anterior. Na mesma situação que a sua, o amigo ameaçou processar a concessionária e acabou recebendo a moto pelo valor combinado.
Nós somos r0ubad0s neste país!
Fujam da Royal Enfield enquanto é tempo !! A não ser que você queira dor de cabeça...aí compre uma que vai ser sucesso!!
Só não comprar ué, simples.
A culpa é da Harley que passou a vender motos apenas para milionários e deixou os brasileiros órfaos de uma moto custom boa e pagável para uma parcela maior da população…contém ironia.
A pandemia ensinou as montadoras que a estoque em baixa dá mais lucro. Olha o que a honda esta fazendo com a sahara e a tornado.
Motos feias em de baixa cilindrada, as de alta todas tem motos boas mais de baixa a amaioria e ruim ou feia
Não existe isso, se o preço aumentar cabe o cliente pagar a diferença ou a concessionária devolver o sinal. Trabalho a mais de 10 anos em concessionárias nunca vi um cliente receber o bem sem pagar a diferença, quando tem reajuste de valor.
Pau que bate em Chico... bate em Francisco. Lá ele kkkk
Lá ele!
Excelente video e um ótimo inicio de semana chico deus abençoe vc e sua família
Idem! Muito obrigado!
GABRIEL PATINI garantiu que a fila de espera da Super Meteor 650 termina em 31/10/2024.
Todos receberão as suas motos.
DEVEMOS ACREDITAR ?
Não é a primeira vez que escuto isso. Como estou na fila, eu torço para que de fato o prazo seja cumprido. Na posição dele é muito delicado estabelecer uma data. Se o fez é porque tem embasamento.
Torço que seja realizado.
O camarada assinou e concordou com a situação era só não concorda e pronto sem problema
saia da fila, o mesmo que fizeram com a cb300f
Royal não tem peça.. sempre tem que encomendar, peças caras pra kct... ... e muitas vezes não chegam e te enrolam pra estornar... paguei R$500 EM UM ARO DIANTEIRO de classic 500. ABSURDO TOTAL.
Estao me cobrando 10 mil pelo conjunto de liga leve da minha Classic 350 !
@@leonardohartur2971 hahahaha, os caras são malucos... Lá fora não custa 2k o conjunto de liga leve. Que imposto e lucro é esse?? Surreal!!!
Também sou Advogado e o colega foi COMPLETAMENTE CIRÚRGICO!!
@@gabrielabreu9514 obrigado colega.
Essa roubalheira começou com Honda e sua Sahara 💩
Pra pagar advogado pra entrar com ação já gasta dinheiro. Isso é soda. Entrar com ação antes e pedir dano moral, deve ser negado. O que vc pode fazer é pagar o que te pedem e depooooois pedir a restituição em dobro do valor pago indevidamente (e TALVEZ o dano moral seja procedente). Ps.: e se todo mundo entrar na justiça e pegar indenização, o preço da moto dispara ou a empresa vai embora do Brasil. Isso é custo no final das contas.
No Juizado Especial não sera necessária a representação do advogado(a)
@@chicosepulveda é verdade Chico, eu mesmo trabalho no JEC, qualquer pessoa pode fazer através da atermação mas como vc mesmo falou no vídeo, eu indico que sempre busquem (se possível) um advogado. No geral a população fica meio perdida nos processos e os que não têm representante, costumam demorar mais (todas as intimações do requerente são feitas por correios, por exemplo)
Chico, a única coisa que eu tive que fazer, foi esperar 5 meses para minha CELESTIAL BLUE, chegar. Fiz a reserva, fiz o aporte de R$ 1.500,00 e na última semana a Storm de Campinas me avisou da chegada da moto, formalizei o pagamento do saldo combinado de R$ 33.490,00 e receberei a moto nesta semana. Chico, tem que checar a veracidade das informações para não tomar partido de um lado e as informações serem duvidosas. Forte Abraço. Geraldo - Jundiaí SP
Olá Geraldo, a veracidade foi atestada, são muitos clientes aguardando sem prazo e valor garantido. Não é pq vc está satisfeito que é o padrão em todo o Brasil, o mundo não gira em torno de você. Abraço.