Lembrando que o primeiro metro também deve ser escavado com trado, no caso deste ensaio do vídeo o SPT do 1º metro está comprometido e não condiz com a real resistência desta camada, e o pior, está comprometido para mais, desfavorável para a segurança. Pois o amostrador vai compactando o solo até chegar no 1º metro, e quando o SPT é medido no primeiro metro ele vai da um SPT maior do que realmente é, pois ocorreu uma energia de compactação até chegar no primeiro metro, as vezes a diferença é pouca mas as vezes a diferença é muita, e nessa de "as vezes a diferença é muita" ai pode ocorrer também de "as vezes a obra cai". Já teve problemas de a obra falhar e o engenheiro conseguiu realizar outro ensaio no terreno, constatando que o primeiro ensaio tinha sido super dimensionado, e tava todo mundo crucificando o engenheiro coitado, sendo que ele nem teve culpa e sim o pessoal da empresa de sondagem.
Gostaria de agradecer a toda equipe pela demonstração de sondagem. Fiz edificações faz muitos anos. Sou apreciador de tudo que envolve engenharia. Abraços.
Parabéns pelo vídeo. Só tem que tomar alguns cuidados que a NBR recomenda. Por mais que no dia -a-dia não se use exatamente todos esses passos mas alguns devem ser feitos: - Limpeza do terreno. Deve-se limpar um raio de 2 metros pra facilitar e otimizar o trabalho do pessoal. Evita eles ficarem andando no meio desse mato e na hora de soltar o amostrador tbm... facilita no uso dos equipamentos e ferramentas.; - Cavar o primeiro metro com Trado tbm é essencial.
O vídeo é muito informativo, parabéns pelo vídeo; a galera parece ser bem gente boa também! kkk e são bem ágeis para realizar o procedimento, já devem ter certa experiência Só gostaria de pontuar que deve-se iniciar o furo com trado até o primeiro metro, e que deve-se também limpar o terreno (ou parte dele) para realizar o ensaio. Mas não compromete o entendimento do que é o ensaio, muito bom o vídeo
Bom dia, parabéns pelo trabalho... Poderia me dizer uma dúvida, quando o cano pega pressão lá embaixo principalmente na areia (praia) como faz para retirar? Tem alguma dica.? Obrigada
Bom dia, aqui na minha região não existe pessoa que trabalham com sondagem, então temos que contratar uma empresa de fora, eu gostaria de empreender, como posso realizar algum curso ou treinamento? Pq na maioria das vezes, os técnicos aprendem no campo executando o serviço. Obrigado
@@Virgemcanaa já que vc está ensinando,vc não pode começar do segundo metro companheiro,mas de qualquer forma o que vale é a intenção, obrigado abraço.
@@fearsink3346 companheiro,inicia se com o trado concha até 1metro correto,depois penetração até os 45cm.nao existe sem o cliente pedir,iniciar batendo ok,e muda sim porquê se bater a cota 0,00 tem que anotar a penetração,e com o trado concha não se anota penetração,com o trado concha vc estuda os horizontes do solo até 1 metro e outra com o amostrador ou (barrilete) a amostra vem deformada e com o trado concha a amostra vem inderformada.ok
gostei irmão mas tenho algumas duvidas tipo suponhamos que marque os 45 cm. 15-15-15 no primeiro 15 eu ultrapasse tipo 6 para 17 cm. neste caso para chegar os 30 tenho 13 eu apago e fasco mas duas marcação de 15 ou apartir do momento que marcar os 45 cm. não posso marcar mas apenas somar essa e minha duvida
É necessária a lavagem apenas quando o solo é muito rijo? Outra dúvida, depois de feita a lavagem e o ensaio for continuado, os 45 do ensaio são feitos embaixo d'água mesmo?
Fala Eduardo, sou engenheiro civil também e posso responder as suas perguntas. São dois processos, escavação 55 cm e ensaio de penetração feito em 45 cm. A escavação é feita com Trado Concha no primeiro metro. A partir do segundo é feito com Trado Helicoidal. E é assim até chegar no nível de água ( lençol freático). Somente depois de chegar no nível de água que se usa a Circulação de água com o Trépano de Lavagem. E os ensaios são feitos também abaixo do nível de água.
@@guerrill Sim, exatamente. A parte da circulação de água serve para escavação do solo abaixo do nível de água. Pense comigo, o solo para ser escavado pelo trado precisa aderir nele e ser puxado para fora do furo. Abaixo do lençol freático o solo não adere mais no trado. O único meio é pela circulação de água.
@@guerrill outra coisa Eduardo, na primeira pergunta que fez " É necessária a lavagem apenas quando o solo é muito rijo?", somente uma observação: o mais correto é dizer que o solo é de muito mole, mole, médio, rijo e duro somente se for argiloso. E se for arenoso, fofo, pouco compacto, medianamente compacto, compacto, muito compacto. Irá depender do número de golpes. Está numa tabela no final da norma NBR 6484.
Importante conhecer as normas, a norma citada e outras como 6122. Importante tbem ter o conhecimento prático né. Seria trabalhando junto a uma equipe dessa.
Lembrando que o primeiro metro também deve ser escavado com trado, no caso deste ensaio do vídeo o SPT do 1º metro está comprometido e não condiz com a real resistência desta camada, e o pior, está comprometido para mais, desfavorável para a segurança. Pois o amostrador vai compactando o solo até chegar no 1º metro, e quando o SPT é medido no primeiro metro ele vai da um SPT maior do que realmente é, pois ocorreu uma energia de compactação até chegar no primeiro metro, as vezes a diferença é pouca mas as vezes a diferença é muita, e nessa de "as vezes a diferença é muita" ai pode ocorrer também de "as vezes a obra cai".
Já teve problemas de a obra falhar e o engenheiro conseguiu realizar outro ensaio no terreno, constatando que o primeiro ensaio tinha sido super dimensionado, e tava todo mundo crucificando o engenheiro coitado, sendo que ele nem teve culpa e sim o pessoal da empresa de sondagem.
Tem razão..... O atrito entre o solo e o amostrador está inflenciando na profundidade...... De modo geral todo o ensaio foi comprometido.
depois de avançar no primeiro metro vc avança mais 55cm para pegar os últimos 45cm deste segundo metro certo ou nao
Gostaria de agradecer a toda equipe pela demonstração de sondagem. Fiz edificações faz muitos anos. Sou apreciador de tudo que envolve engenharia. Abraços.
Valeu Eng. Presley e pessoal. Muito obrigado por compartilhar vosso conhecimento com a gente.
Valeu. Indique aos seus clientes antes de comprar o lote, fazerem o estudo de sondagem do mesmo e consultar a um engenheiro especialista.
Parabéns pelo vídeo. Só tem que tomar alguns cuidados que a NBR recomenda. Por mais que no dia -a-dia não se use exatamente todos esses passos mas alguns devem ser feitos:
- Limpeza do terreno. Deve-se limpar um raio de 2 metros pra facilitar e otimizar o trabalho do pessoal. Evita eles ficarem andando no meio desse mato e na hora de soltar o amostrador tbm... facilita no uso dos equipamentos e ferramentas.;
- Cavar o primeiro metro com Trado tbm é essencial.
Não tenho empresa de Sondagem. Fizemos o vídeo no intuito de ccompartilhar o CONHECIMENTO.
Parabéns pela iniciativa
Simplesmente "BÁRBARO"
OBRIGADO AOS HOMENS DE BOA VONTADE.
A FÉ SEM OBRAS É MORTA.
Sou Cesar Chini engenheiro civil, gostei muito do video. Pratico e esclarecedor.
Parabens pelo video, bem explicativo e mostra a pratica realmente!
Parabéns Presley , excelente vídeo ! Ajudou bastante no entendimento .
Nossa que video bom, primeiro video que mostra toda a sondagem. Obrigado e parabéns.
O vídeo é muito informativo, parabéns pelo vídeo; a galera parece ser bem gente boa também! kkk e são bem ágeis para realizar o procedimento, já devem ter certa experiência
Só gostaria de pontuar que deve-se iniciar o furo com trado até o primeiro metro, e que deve-se também limpar o terreno (ou parte dele) para realizar o ensaio. Mas não compromete o entendimento do que é o ensaio, muito bom o vídeo
Muito bom deu para ter uma boa noção dos riscos para elaboração do PCMAT que estou elaborando.
GOSTEI MUITO DESSE VIDEO POIS SE VE NA PRATICA O QUE ENSINA NA TEORIA...OBRIGADO GOSTEI MUITO
muito boa essa aula prática. gostei muito.
Excelente vídeo, meu nobre. Parabéns!
Inicia se o furo Com o trado concha.
favor fazer os vídeos com todos os EPIs adequados.
Excelente vídeo, excelente explicação! Obrigada!
Obrigado Luana.
Muito legal, parabéns
Bom dia, parabéns pelo trabalho...
Poderia me dizer uma dúvida, quando o cano pega pressão lá embaixo principalmente na areia (praia) como faz para retirar? Tem alguma dica.? Obrigada
Mole só a lama..... trabalho pesado! Parabéns aos Homens!
Muito bom aprendendo cada vez mais. Tem o resultado da sondagem o spt?
muito bom!!
Parabéns pelo profissionalismo.
Show de bola
Muito bom. Inscrito no canal!
O que acontece quando o furo “rouba” a água? Ela some toda dentro do buraco
Bom dia, aqui na minha região não existe pessoa que trabalham com sondagem, então temos que contratar uma empresa de fora, eu gostaria de empreender, como posso realizar algum curso ou treinamento? Pq na maioria das vezes, os técnicos aprendem no campo executando o serviço. Obrigado
Gostei do procedimento
Mas o primeiro metro tem que ser no trado .cielson sondador
Sim, mas nem sempre se faz a trado. As vezes faz o furo com o próprio amostrador.
Todo furo de sondagem começa com o trado
A não ser que comece o spt apaartir de 00
P barrilete tem que estar livre das paredes
Valeu rapaz!
Muito bom o vídeo parabéns , só tem que dar um prêmio pro cara que ficava atendendo o telefone hahahahah
É, a galera da sondagem sofre amigo, e o salário é realmente mínimo!
João Paulo pois é meu amigo, realmente é assim mesmo.
São necessários quantos furos??
Equipamento não atende a NBR em questão.
Mais em dois puxando o cabo é ruim acaba se atrapalhando nos trabalhamos em dois só cada sonda
Retirar a lama, no caso de encontrar água no solo correto?
Sim. Com o uso do amostrador padrão, e com o ensaio sendo realizado pro lavagem.
Engraçado é o operador procurando ouro, ou outro minério na lavagem, muito bom! 😂
Vocês vão me desculpar,mas a amostra 0,00 não se bate,so se o cliente pedir correto,a cravação do amostrador é feita após tradar o furo até um metro.
Amigo amostra foi retirada no segundo metro. Só para seu conhecimento. Abç
🙏
Mas oqq muda tirar com o trado ou batendo? Se ele disse que ignorou o primeiro metro....
@@Virgemcanaa já que vc está ensinando,vc não pode começar do segundo metro companheiro,mas de qualquer forma o que vale é a intenção, obrigado abraço.
@@fearsink3346 companheiro,inicia se com o trado concha até 1metro correto,depois penetração até os 45cm.nao existe sem o cliente pedir,iniciar batendo ok,e muda sim porquê se bater a cota 0,00 tem que anotar a penetração,e com o trado concha não se anota penetração,com o trado concha vc estuda os horizontes do solo até 1 metro e outra com o amostrador ou (barrilete) a amostra vem deformada e com o trado concha a amostra vem inderformada.ok
Top
ÓTIMO VÍDEO, PARABÉNS...QUANTO CUSTA UMA SONDAGEM HOJE EM DIA PARA UM TERRENO DE 250M2?
O custo é variável de região para região. Aqui no Pará, região sudeste em torno de 800 a 1200 reais por
furo.
Ok...Entendi, também varia de acordo com a profundidade certo?
O tripé está muito deitado se pegar um pedregulho e prender a ferramenta pode invergar o tripé
como a pessoa que puxa sabe que são exatos 75cm?
Marca com giz na haste. Porém sabemos que há variação pequena né.
Legal, no meu terreno umas 15 batidas dessas não entra nem 20cm ,pense num solo duro.
Muito bom...
gostei irmão mas tenho algumas duvidas tipo suponhamos que marque os 45 cm. 15-15-15 no primeiro 15 eu ultrapasse tipo 6 para 17 cm. neste caso para chegar os 30 tenho 13 eu apago e fasco mas duas marcação de 15 ou apartir do momento que marcar os 45 cm. não posso marcar mas apenas somar essa e minha duvida
Nesse caso, você anotaria a quantidade de golpes até encerrar o primeiro ensaio e prosseguiria para o próximo metro.
Marca mas dois 15
video exelente parabens, mas uma capina em volta seria bom nè..rsrs
É necessária a lavagem apenas quando o solo é muito rijo? Outra dúvida, depois de feita a lavagem e o ensaio for continuado, os 45 do ensaio são feitos embaixo d'água mesmo?
Fala Eduardo, sou engenheiro civil também e posso responder as suas perguntas. São dois processos, escavação 55 cm e ensaio de penetração feito em 45 cm. A escavação é feita com Trado Concha no primeiro metro. A partir do segundo é feito com Trado Helicoidal. E é assim até chegar no nível de água ( lençol freático). Somente depois de chegar no nível de água que se usa a Circulação de água com o Trépano de Lavagem. E os ensaios são feitos também abaixo do nível de água.
@@igorfernandes4635 entendi. O trepano de lavagem tira os 55 então? Que era o que os trados faziam?
@@guerrill Sim, exatamente. A parte da circulação de água serve para escavação do solo abaixo do nível de água. Pense comigo, o solo para ser escavado pelo trado precisa aderir nele e ser puxado para fora do furo. Abaixo do lençol freático o solo não adere mais no trado. O único meio é pela circulação de água.
@@igorfernandes4635 muito obrigado!!!!! Você me tirou uma dúvida que me corroia
@@guerrill outra coisa Eduardo, na primeira pergunta que fez " É necessária a lavagem apenas quando o solo é muito rijo?", somente uma observação: o mais correto é dizer que o solo é de muito mole, mole, médio, rijo e duro somente se for argiloso. E se for arenoso, fofo, pouco compacto, medianamente compacto, compacto, muito compacto. Irá depender do número de golpes. Está numa tabela no final da norma NBR 6484.
tem que ter curso pra trabalhar com isso?
Importante conhecer as normas, a norma citada e outras como 6122. Importante tbem ter o conhecimento prático né. Seria trabalhando junto a uma equipe dessa.
o uso dos Epi's e essênciais
De nada! Obg pela sua contribuição
Esse ssondador montouo o trihpe muito baixo
top
Engenheiro nem contou perguntou o cara pqp 😂
E furo saí em 2040
Bate em metro em metro meu fiii
Lava 4 bate.1.
Que merda. Não explicou PN. Peão é Peão.